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Consórcios de motocicletas registram crescimento no Brasil

O consórcio de motocicletas registrou um crescimento de 5% no número de adesões no acumulado de dez meses. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o resultado dos créditos comercializados acompanhou essa evolução, junto do avanço no tíquete médio de outubro. Foram disponibilizados mais de R$ 10 bilhões para aquisição de veículos no segmento das duas rodas, com cerca de 610 mil contemplações. 

O setor, que iniciou o ano com uma projeção de aumento de 9% nos emplacamentos, atualmente já encosta na casa dos 20%, segundo informações da Fenabrave. O segmento vive uma de suas melhores fases considerando, principalmente, a consolidação da mudança de comportamento do consumidor, no pós-pandemia, com o aumento do transporte individual. 

A produção de motocicletas também segue a projeção feita pela indústria e mostrou um crescimento contínuo e consolidado, principalmente no primeiro semestre do ano, para atender a demanda do mercado. 

Ainda de acordo com a Fenabrave, assim como as motos a combustão, as motos elétricas também registraram alta no acumulado do ano. Entre janeiro e outubro deste ano, foram emplacadas 7.276 motocicletas movidas a bateria contra 6.216 no mesmo período de 2022. O resultado demonstra alta de 17,05% na venda desse tipo de moto na comparação com os dez primeiros meses do ano passado.

Para Alexandre Laudimiro, diretor comercial da Ativa Consórcios, plataforma especializada em motos Kawasaki, existe uma demanda por mobilidade urbana e, por isso, é esperado um crescimento consolidado para o setor. “Com o alto preço dos automóveis, combustível caro, trânsito nas grandes cidades e as altas taxas de juros, cada vez mais brasileiros estão enxergando nos veículos de duas rodas um meio de transporte mais prático e econômico”, afirma. 

Informações da Abraciclo, que representa os fabricantes de veículos de duas rodas, também destacam que a modalidade “à vista + consórcio” é a mais escolhida na hora das compras no varejo nacional, ultrapassando a escolha pelo financiamento. 

O representante da Ativa destaca também que, por mais que a escolha seja da maioria, existem pontos de atenção no que diz respeito às vantagens e desvantagens. “A principal desvantagem do consórcio é que o item adquirido não é visto imediatamente, o que pode ser negativo para quem tem pressa em adquirir um bem.  Por outro lado, essa pode ser uma boa opção para quem gosta de programar, sem falar na possibilidade de agilizar o recebimento da carta de crédito por meio de lances”, explica Alexandre. 

Sobre a empresa

A Ativa Consórcios foi criada em 2015 por profissionais com experiência no mercado financeiro e segmento de consórcios, sendo a maior parte deles voltados a atender empresas (B2B) e operações através de uma venda consultiva.  Por meio de sua plataforma, busca auxiliar os clientes a tomar decisões mais assertivas relacionadas aos seus investimentos e planejar as conquistas de forma econômica, através deste modelo de compra compartilhada.

Para mais informações, basta acessar: https://www.ativaconsorcios.com.br/



Empresas e personalidades recebem prêmio por práticas ESG

O IRES – Instituto de Responsabilidade Socioambiental da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – premiou as organizações que mais se comprometeram com as melhores práticas de sustentabilidade e das dimensões ESG. Ao todo, 10 empresas foram premiadas, além de outros 3 destaques sociais e da entrega do prêmio “Personalidade Público Socioambiental”, ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.  A cerimônia foi realizada no Salão do Circolo Italiano, localizado no Edifício Itália, em São Paulo.

Receberam a distinção do IRES por suas práticas sustentáveis e sociambientais: Green 4T, que atua em soluções de tecnologia e infraestrutura digital; Associação Comercial de São Paulo; Predilecta Alimentos, Eneva, operadora de gás natural; a indústria metalúrgica Barga Brasil, JOG Engenharia, Renault, Hospital Albert Einstein, Ifood e MBIGUCCI Construtora. o Instituto Amor em Mechas, organização sem fins lucrativos que arrecada mechas de cabelos para gerar perucas que são doadas para pacientes da quimioterapia ou alopecia; e Rádio Alpha FM foram homenageadas por suas ações de voluntariado e doação, com o Destaque Social.

“Estamos vivendo momentos disruptivos em que os eventos extremos chamam atenção e as mudanças climáticas demonstram uma necessidade absolutamente urgente de tomarmos medidas compensatórias, por isso, é necessário fazermos e nossa parte. E hoje a ADVB vem para premiar empresas e pessoas que estão ligadas e conectadas ao tema”, salientou o presidente Miguel Ignatios.

O prefeito Ricardo Nunes, homenageado com o prêmio Personalidade Público Socioambiental, ressaltou em sua fala os trabalhos realizados pela Secretaria Especial de Mudanças Climáticas, com ações como os jardins de chuva; e os trabalhos com pessoas em situação de rua, dentre outros e o fato de São Paulo ser a única cidade do país a ter uma Secretaria de Mudanças Climáticas. “Tenho muita coisa para falar e é uma alegria receber o prêmio TOP Sustentabilidade da ADVB. Porque o tempo todo tem sido feito um trabalho muito importante, que é exemplo para o Brasil e para o mundo”.

O prefeito salientou sobre o trabalho de preservação ambiental realizado pela prefeitura. “Estamos dentro de uma área de preservação ambiental e temos 48% de área de cobertura ambiental monitorada. Neste ano, chegamos a 54,15% da área de cobertura ambiental. Nós participamos do C40, que une as prefeituras das grandes cidades do mundo e a meta da cidade, é que as cidades atinjam 30% de área de cobertura vegetal e sempre que vou nas reuniões dos prefeitos, faço questão de levantar a mão e registrar os nossos números”, afirmou.

E também pontuou sobre a troca da frota de ônibus. “Estamos fazendo a substituição dos ônibus, a cidade de São Paulo, que tem 12 mil ônibus, 62% dos veículos que circulam pela cidade emitem dióxido de carbono, 7 milhões de veículos, 1,1 milhão de motos, e metade dessa emissão de dióxido de carbono são provenientes dos veículos a diesel, principalmente de todos os veículos de transporte coletivo a diesel. Até o final do ano teremos mais de 2 mil ônibus elétricos”. Além do prefeito os representantes das empresas premiadas pontuaram sobre os projetos premiados.

PESQUISA

Realizada pelo IRES – Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental, a 15ª edição da Pesquisa Nacional sobre Sustentabilidade nas Organizações e aplicação das dimensões ESG, apontou que 97,3% das organizações pesquisadas têm a sustentabilidade integrada à sua visão estratégica. Dentre elas, 73% das organizações desenvolvem ações sociais e ambientais. Tendo como beneficiários dos projetos de sustentabilidade, 64,9% a comunidade em geral e 54,1% os jovens.

Além disso, o estudo apontou também que 78,4% das empresas sinalizaram a adoção de práticas mais responsáveis e preocupadas com o meio ambiente e passaram a reciclar seus resíduos. Dentre elas, 24,3% compensam com plantio de árvores e utilização de créditos de carbono.



ANS define limite de reajuste para planos de saúde: Impactos

A recente decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de estabelecer limites para o reajuste dos planos de saúde individuais e familiares está definindo o cenário para mudanças significativas nas clínicas médicas em 2024. Essa medida, considerada um marco regulatório importante, visa equilibrar os custos com a manutenção da qualidade dos serviços de saúde.

Especialistas do setor de saúde debatem as possíveis consequências dessa decisão para as clínicas médicas. Alguns veem como uma oportunidade para revisar e otimizar processos internos, enquanto outros expressam preocupação com os impactos financeiros. 

Thyfani Sabbag, CEO da Athyva Faturamento Médico, oferece uma análise perspicaz sobre as consequências dessa regulamentação nas clínicas médicas. “Esta mudança na regulamentação da ANS exige que as clínicas médicas reavaliem suas estratégias de faturamento e atendimento ao paciente para garantir a sustentabilidade,” observa Sabbag.

Sabbag salienta a necessidade de as clínicas encontrarem um equilíbrio entre a manutenção da alta qualidade dos serviços e a adaptação a um cenário econômico mais limitado. Isso pode envolver a revisão de acordos com fornecedores e a adoção de tecnologias mais eficientes na gestão de custos.

A decisão da ANS reflete uma tendência de regulamentações mais rígidas no setor de saúde, visando proteger os consumidores de aumentos excessivos nos custos dos planos de saúde. Enquanto isso, as clínicas precisarão adaptar suas estratégias para se alinharem com as novas regulamentações sem comprometer a qualidade do atendimento.

As implicações dessa medida para o setor de saúde serão mais claras nos próximos anos, conforme as clínicas médicas e outros prestadores de serviços de saúde ajustam suas operações para se adequarem ao novo cenário regulatório.



Will Bank inaugura loja nostálgica em São Paulo

Ao pedir um brinquedo ou outro item de desejo durante a infância, quem nunca ouviu de seus pais ou responsáveis a famosa frase “Na volta a gente compra”? A expressão, utilizada para desviar o foco dos pequenos, é também um retrato da dismorfia financeira, tema do estudo homônimo lançado este ano pelo will Bank, banco digital com 6 milhões de clientes em todo o país. De acordo com a pesquisa, 79% dos brasileiros têm desejo de consumir hoje muitas coisas que não puderam ter na infância ou adolescência.

Para dar uma segunda chance aos adultos que já ouviram a famosa frase, o will Bank criou uma loja exclusiva na região da Rua 25 de março, no Centro de São Paulo. A loja “Na volta a gente compra” estará aberta ao público nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, e deve receber mais de mil pessoas neste período. Todos os produtos nostálgicos disponíveis foram selecionados por meio de uma pesquisa nas redes sociais, considerando os itens de desejo citados na internet.

De bicicleta a batom de moranguinho: os itens mais desejados na internet

Direto dos anos 80, a bicicleta Caloi Cross ambienta a loja, junto a um autorama, aquaplay, pogobol e até um boneco do Cavaleiros do Zodíaco. Já o Tamagotchi, sensação na década de 90, divide espaço com o batom de Moranguinho, a boneca Fofolete, o brinquedo Pula-pirata, videogame de bolso Tetris e outros.

Os itens de papelaria também são bastante variados: estão disponíveis cadernos com capas de diversas celebridades, como  cantores – em especial os sertanejos – e atores e atrizes que faziam sucesso na televisão décadas atrás. Há mochilas das  apresentadoras de programas infantis da época e outros personagens, como Pica-pau, estojos de lata dos Tiny Toons e Animaniacs. As bonecas Moranguinho e Suzi, e os bonecos dos Power Rangers e Rebeldes também estão confirmados na loja que conta ainda com papéis de carta e outros itens. 

“A gente entende que relembrando o passado é possível ver  a evolução do presente e assim, suavizar a dismorfia financeira ao perceber que o hoje é melhor do que ontem”, diz Felipe Félix, CEO do will Bank. “Acreditamos que essa experiência não apenas oferece às pessoas uma oportunidade de se reconectarem com  memórias afetivas, mas também as ajuda a compreenderem os efeitos da dismorfia financeira em suas vidas, de modo que passem a ter uma relação mais saudável e equilibrada com as finanças pessoais”, finaliza.

A íntegra do estudo Dismorfia Financeira pode ser baixada gratuitamente pelo link willbank.com.br/dismorfiafinanceira.



Andalusia Labs obtém US$ 48 milhões em financiamento da Série A com avaliação de US$ 1 bilhão e abre sede global em Abu Dhabi

A Andalusia Labs, anteriormente conhecida como RiskHarbor, líder global em infraestrutura de gerenciamento de riscos para ativos digitais, arrecadou com sucesso US$ 48 milhões na rodada de financiamento da Série A, posicionando a avaliação do patrimônio da empresa acima de US$ 1 bilhão. A proeminente empresa de capital de risco do Vale do Silício, Lightspeed Venture Partners, liderou a rodada com a participação da Mubadala Capital, a subsidiária de gestão de ativos da Mubadala Investment Company, um investidor soberano global de US$ 280 bilhões com sede em Abu Dhabi, e dos investidores existentes Pantera Capital, Framework Ventures, Bain Capital Ventures e Digital Currency Group. Outros investidores existentes incluem a gigante do setor Coinbase, Proof Group, Nima Capital, Naval Ravikant e fundadores, parceiros gerais e executivos de organizações globais líderes.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231213858223/pt/

Andalusia Labs Secures $48 Million in Series A Funding at $1 Billion Valuation, Opens Global HQ in Abu Dhabi (Photo: AETOSWire)

Andalusia Labs Secures $48 Million in Series A Funding at $1 Billion Valuation, Opens Global HQ in Abu Dhabi (Photo: AETOSWire)

Em conjunto com a rodada, a Andalusia Labs anunciou a inauguração de sua sede global no Centro Financeiro de Abu Dhabi, Abu Dhabi Global Markets. Para a Andalusia Labs, essa mudança estratégica destaca o compromisso da empresa em expandir sua presença global e destaca Abu Dhabi como um importante centro financeiro para ativos digitais, que estimula o crescimento e promove a inovação por meio de sua estrutura regulatória progressista, conectividade única com mercados orientais e ocidentais, e por abrigar alguns dos maiores fundos soberanos do mundo, proporcionando amplo acesso a capital institucional.

“A Andalusia Labs está abordando um dos desafios mais marcantes do setor de blockchain atualmente,” disse Ravi Mhatre, sócio da Lightspeed Venture Partners. “As instituições financeiras e as empresas de blockchain lutam contra a ausência de tecnologias robustas de gerenciamento de riscos para proteger seus ativos. Raouf, Drew e sua equipe são os primeiros a preencher essa lacuna, fornecendo infraestrutura de gerenciamento de risco de missão crítica que não apenas abre caminho para uma adoção institucional mais ampla em uma ordem de magnitude, mas também capacita os desenvolvedores a criar novos aplicativos que são inerentemente seguros e protegidos desde o primeiro dia. A Lightspeed está entusiasmada com a parceria com eles, pois pretendem levar sua infraestrutura a todas as instituições, desenvolvedores e consumidores do setor.”

A Andalusia Labs é uma coleção de soluções tecnológicas líderes que abordam os desafios de segurança predominantes na indústria blockchain, incluindo Karak, uma infraestrutura revolucionária de gerenciamento de risco para ativos digitais; Subsea, um mercado pioneiro de gestão de risco para ativos digitais; e Watchtower, uma plataforma de segurança institucional para ativos digitais.

Em resposta às crescentes preocupações com segurança e riscos financeiros no setor de blockchain, a Andalusia Labs se dedica a fornecer ambientes seguros para instituições, desenvolvedores e consumidores.

  • A Karak é uma blockchain de Camada 2 que introduz uma nova infraestrutura de gestão de riscos para blockchain, Web3 e serviços financeiros globais, que prioriza a segurança financeira mantendo os mais altos padrões de segurança, escalabilidade e acessibilidade. Unindo gestão de riscos, restaking e infraestrutura de IA, o Karak representa uma nova abordagem para garantir uma ampla variedade de produtos e serviços financeiros para blockchain, Web3 e serviços financeiros globais.

  • A Subsea, construída nativamente na blockchain Karak, é o principal mercado de gestão de riscos para ativos digitais do mundo, pioneiro em um mecanismo de detecção completamente automatizado, transparente e imparcial para proteger os usuários contra riscos, hacks e ataques de ativos digitais. Subsea já garantiu mais de US$ 1 bilhão em ativos digitais e construiu mais de 100 integrações com diferentes blockchains e aplicações financeiras.

  • A Watchtower é uma plataforma de segurança institucional para ativos digitais. Ao contrário dos modelos de mercado atuais que carecem de realismo, a Watchtower está criando simulações de mercado realistas em tempo real com dados reais pela primeira vez. Atualmente, a Watchtower está em fase beta privada. A combinação da Subsea e da Watchtower construída na blockchain Karak fornecerá a gestão de riscos e segurança fundamentais necessárias para criar um ambiente seguro para o setor.

Ao criar tecnologias inovadoras voltadas para a proteção dos interesses financeiros de bilhões de pessoas e promover a colaboração do setor, a Andalusia Labs tem a finalidade de criar os padrões de segurança do setor, instilar confiança e resiliência em todo o setor de blockchain e Web3 e ajudar a integrar essa tecnologia transformadora aos serviços financeiros globais no mundo inteiro.

A Andalusia Labs pretende usar os fundos para acelerar o desenvolvimento de produtos, fortalecer parcerias institucionais e continuar a expansão global. A equipe está expandindo rapidamente e contratando em diversas áreas, como finanças, desenvolvimento de negócios, IA, criptografia, sistemas distribuídos e engenharia de segurança, entre muitas outras funções.

“A blockchain ainda está nos primeiros estágios, e estamos empolgados em ter parceiros como Lightspeed e Mubadala, que compartilham nosso compromisso e visão de construir a principal infraestrutura de gestão de riscos para o mundo,” disseram Raouf Ben-Har e Drew Patel, fundadores da Andalusia Labs. “Esse financiamento nos permitirá continuar desenvolvendo produtos de primeira linha para nossos usuários, desbloqueando o potencial de ativos digitais e impulsionando a inovação nos serviços financeiros globais em todo o mundo.”

“Estamos honrados em construir nossa parceria com Raouf, Drew e a equipe da Andalusia Labs. A abertura de sua sede global em Abu Dhabi catalisará seus esforços de expansão global e posicionará estrategicamente a empresa para um crescimento inédito. Estamos ansiosos para apoiá-los no próximo capítulo de sua jornada para moldar o futuro do blockchain e do gerenciamento de risco paramétrico da Web3,” disse Shaun Lee, sócio da Mubadala Capital

Sobre a Andalusia Labs

A Andalusia Labs é um conjunto de soluções tecnológicas líderes, incluindo Karak, Subsea e Watchtower. A Andalusia Labs conta com o apoio da Coinbase, Lightspeed, Mubadala, Bain Capital, Pantera Capital, Framework Ventures, Digital Currency Group, Proof Group, Nima Capital e Naval Ravikant, além de fundadores, sócios gerais e executivos de organizações líderes mundiais, como Founders Fund, Google e Coinbase, entre muitas outras.

Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Jesse Matthews

E-mail: press@andalusia-labs.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Solução de IA da GFT elimina déficit na produção de software

Muitas empresas lutam para tornar a produção de software tão eficiente quanto seus outros processos. Para agravar o problema, a escassez de especialistas necessários para criar software está piorando a cada dia. Isso resulta em um grave déficit técnico para muitas organizações que não conseguem desenvolver softwares com rapidez suficiente.

A nova solução GFT AI Impact Beta, parte do GFT AI.DA Marketplace, agiliza e acelera o processo de produção de software aproveitando a Inteligência Artificial Generativa. Ele aumenta a produtividade geral do Ciclo de Vida de Desenvolvimento de Software (SDLC) em 25%1. A solução está atualmente sendo testada internamente na GFT e em vários bancos de nível 1.

“O software impulsiona o sucesso dos negócios e a transformação digital. No entanto, a criação de software tornou-se um processo problemático para muitas empresas, um obstáculo no caminho para a transformação digital”, afirma Marika Lulay, CEO da GFT. “O GFT AI Impact Beta quebra essas barreiras. Aproveitamos a IA Generativa para acelerar a criação de software e eliminar déficits técnicos. Isto abre um novo caminho rápido para a transformação digital”.

Alessandro Buonopane, CEO Brasil da GFT Technologies, acrescenta: “O GFT AI Impact Beta acelera o desenvolvimento de software em um ritmo notável. Isso eleva todo o processo a um novo nível, como nossas métricas demonstram claramente”.

Sete ferramentas de IA conectadas ajudam a resolver desafios de criação de software

O GFT AI Impact integra a IA Generativa em todo o processo. Várias etapas são automatizadas e blocos de construção pré-configurados são usados. Isto resolve desafios frequentes ao criar, manter ou atualizar o software. Especificamente, compreender o código, suas funções e dependências pode ser demorado. Muitas vezes os projetos carecem de documentação, complicando a integração de novos desenvolvedores. Da mesma forma, corrigir bugs e vulnerabilidades pode consumir recursos significativos.

Com o lançamento Beta, o GFT AI Impact consiste em sete ferramentas:

  • O Coding Assistant pode economizar de 35 a 45% do tempo de codificação real.
  • O Code Reviewer pode acelerar o processo de revisão em 25 a 30%.
  • O Code Fixer reduz o tempo para correções de bugs e reparos de vulnerabilidades em 35 a 45%.
  • O Documenter economiza de 40 a 50% do tempo gasto com documentação.
  • O Story Point Calculator fornece uma perspectiva de complexidade na metade do tempo que normalmente levaria.
  • O Story Creator economiza de 40 a 50% do tempo para dividir as necessidades de negócios em histórias e tarefas.
  • O Code Tester busca o contexto no qual o código será inserido para teste, reduzindo também pela metade o tempo do processo.

No contexto de todo o Ciclo de Vida de Desenvolvimento de Software (SDLC), estas melhorias resultam em um aumento de produtividade de 25%. Mais ferramentas direcionadas a outras partes do SDLC estão em desenvolvimento e programadas para serem lançadas com versões posteriores do GFT AI Impact.

Por exemplo, o Code Fixer, uma das principais ferramentas do GFT AI Impact, automatiza todo o processo de correção de bugs e vulnerabilidades. O envolvimento humano é necessário apenas para a verificação final do código reparado.

O Code Fixer executa a tarefa de correção de bugs cerca de 35 a 40% mais rápido do que usar o processo tradicional2. A ferramenta pode otimizar módulos inteiros de uma vez. Além disso, os usuários têm controle total de prompts, resultando em melhor gerenciamento e controle de segurança, compliance, padronização de código e vieses éticos.

A IA acelera o aprendizado e a integração de programadores e desenvolvedores

Com o GFT AI Impact Beta, programadores e desenvolvedores também ganham velocidade em sua curva de aprendizado e integração. Até mesmo os programadores iniciantes se beneficiam do GFT AI Impact imediatamente, com integração nos projetos mais ágil.

O GFT AI Impact Beta não está vinculado a nenhuma tecnologia ou modelo de IA. Para cada caso de uso, pode-se escolher o modelo mais adequado ou os clientes podem utilizar a tecnologia de sua preferência. A solução também oferece total transparência. Ele cria automaticamente um registro de todos os prompts inseridos e resultados produzidos. Isto significa que cada linha de código é completamente rastreável, minimizando o espaço para a introdução de código malicioso.

GFT AI.DA Marketplace

O GFT AI Impact Beta é parte do GFT AI.DA Marketplace, um sistema modular recém-lançado com mais de 20 soluções industriais para atender à crescente demanda dos clientes por tecnologias de IA preditivas e generativas. O termo AI.DA significa Inteligência Artificial e Dados.

Com sua biblioteca de casos de uso, metodologias, arquiteturas de referência e soluções pré-configuradas, o GFT AI.DA Marketplace acelera o design e a implementação de aplicações baseadas em IA. Ao mesmo tempo, a GFT continua a expandir a sua experiência nesta área por meio do programa interno “AI first”, no qual todos os profissionais da GFT estão sendo treinados no uso da IA. Espera-se que isso aumente a produtividade em todas as áreas da empresa.

1 2 Fonte: Levantamento GFT Technologies 



Brasil tem mais de 2 milhões de novas empresas em 2023

Nos primeiros sete meses de 2023, foram abertas aproximadamente 2,3 milhões de empresas no Brasil. Considerando que 1,2 milhão de negócios foram fechados nesse mesmo período, o saldo positivo ficou em cerca de 1 milhão, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Com isso, levando em conta os dados fornecidos até julho, o país chegou a 21,6 milhões de empresas ativas, incluindo negócios de diferentes portes e segmentos. Os dados são vistos com otimismo pelo advogado Nilton Serson, especializado em negociação e mercado de capitais pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

“Trata-se de um indicativo de recuperação econômica vigorosa”, diz Serson. “Há vários fatores que podem explicar esse aumento significativo no número de empresas abertas. Primeiramente, as medidas de estímulo econômico e políticas de apoio ao empreendedorismo desempenharam um papel crucial.”

Outro motivo citado é o avanço da tecnologia. Graças à digitalização, é possível abrir e operar um negócio de maneira totalmente on-line, o que agiliza e facilita todo o processo. 

“Também é possível que muitos indivíduos tenham se voltado para o empreendedorismo como resposta à perda de empregos ou mudanças no mercado de trabalho devido à pandemia”, pontua. “Esse cenário representa uma diversificação na economia e uma adaptação às novas realidades globais”, completa o especialista.

O desafio de manter uma empresa “viva” e lucrativa

Apesar do saldo positivo, a taxa de mortalidade das empresas ainda traz preocupação, especialmente a dos pequenos negócios. De acordo com dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 29% dos MEIs (Microempreendedores Individuais) encerram suas atividades em um intervalo de cinco anos.

Essa porcentagem é de 21,6% nas microempresas e de 17% naquelas que se enquadram como de pequeno porte. Para garantir a estabilidade do negócio, Serson orienta que os empreendedores adotem estratégias e ferramentas que vão da inovação ao uso do marketing digital. 

“É importante estar sempre buscando novas ideias e abordagens para se manter à frente da concorrência. Além disso, a gestão financeira sólida é essencial para garantir a sustentabilidade e o crescimento da empresa”, recomenda o especialista. 

O foco no cliente é outro ponto apontado como crucial. Os negócios precisam entender o perfil do seu público, suas necessidades e oferecer condições vantajosas no intuito de fidelizá-lo, explica.

Em um cenário de constantes transformações, Serson ressalta que todos devem estar atentos a novidades e tendências que forem surgindo em seu nicho, especialmente as que envolvem tecnologia, análise de dados e inteligência artificial.

“As empresas devem estar preparadas para se adaptar rapidamente. A capacidade de ser resiliente e flexível em tempos de incerteza pode ser a chave para a sobrevivência e sucesso a longo prazo de qualquer negócio.”

Para saber mais, basta acessar: http://niltonserson.com/



Full Sail University faz retrospectiva dos eventos de 2023

A Full Sail University, instituição de ensino com sede em Orlando, nos Estados Unidos, oferece programas de graduação e pós-graduação presencial e on-line, desenvolvidos para capacitar profissionais para trabalhar no mundo do entretenimento e das tecnologias emergentes.

Com mais de 40 anos de atuação na área da educação, a instituição defende uma abordagem criativa e imersiva cujo intuito é garantir aos estudantes uma experiência de aprendizado que reflita o atual fluxo do mercado de trabalho. Entre as opções de cursos de bacharelado estão, por exemplo, animação por computador, ciência da computação, segurança cibernética, marketing digital e escrita criativa.

“Nosso objetivo sempre foi levar adiante a ideia de que é possível investir em uma carreira criativa, e isso ainda garante um resultado expressivo no currículo e na vida dos estudantes”, pontua Carol Olival, community outreach director da Full Sail.

Retrospectiva 2023

Olival comemora o fato de 2023 ter sido um ano cheio de eventos com escolas parceiras em prol do aprendizado. Ela cita o Game Jam,  projeto que, segundo ela, abre oportunidade a alunos e escolas parceiras de criar e apresentar o pitch de um jogo digital na tentativa de convencer investidores da viabilidade de seu desenvolvimento.

De acordo com a diretora da Full Sail, o Game Jam deste ano contou com a participação de mais de 270 estudantes de 36 escolas, com a submissão de 178 projetos.

Houve também, ao longo do ano, as Eletivas 2023, programa de investimento para carreiras do futuro através de atividades que desenvolvem o aprendizado sobre as áreas de tecnologia, arte e design, games, entre outros. Neste, foram mais de 20 escolas e 2.000 alunos.

Outra conquista da universidade, segundo Carol Olival, foi a repercussão da Creativity Marathon, uma competição cinematográfica voltada a estudantes do Ensino Médio cujo objetivo foi a produção de um vídeo que apresentasse soluções para um ou mais objetivos do desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Olival conta que houve 2.193 estudantes e 127 escolas participantes, que produziram ao todo 294 vídeos.

Ela cita também o evento online VXP (Virtal Experience), com embaixadores da Full Sail e convidados que disseminaram dicas e tendências do mercado criativo aos participantes. Foram 10 edições ao longo do ano. 

Já o Techfest 2023 instou alunos de escolas parceiras a cumprir três desafios relacionados a design: o desenho de um super-herói em 3D, o projeto de um protótipo de um novo aplicativo móvel e o desenvolvimento de um jogo interativo. A community outreach director da Full Sail destaca que 369 estudantes de 46 escolas parceiras se inscreveram no programa, e comenta sobre a realização dos 172 projetos realizados pelos participantes.

“Além de gratificante, o trabalho de levar desafios e aprendizados para as escolas é mais do que importante, pois acreditamos que o mundo de hoje precisa se reconectar através das escolas e dos profissionais de educação”, conclui Olival.

Para saber mais, basta acessar: https://www.instagram.com/fullsailbrazilcommunity/



AOP Health Recebe Autorização de Comercialização para Landiolol no Canadá

No fim de novembro de 2023, a AOP Orphan Pharmaceuticals GmbH (AOP Health), uma empresa farmacêutica austríaca com sede em Viena, recebeu autorização da Autoridade de Saúde Canadense (Health Canada) para seu Landiolol, bloqueador β1 cardiosseletivo de ação ultracurta. O medicamento é utilizado em terapia intensiva para tratar fibrilação atrial e palpitação atrial (taquicardia supraventricular), além de taquicardia sinusal não compensatória, ou seja, quando o batimento cardíaco acelera de modo agudo sem causa identificável. A autorização permite que um determinado grupo de pacientes em terapia intensiva tenha acesso a uma opção terapêutica adicional. Além disto, abre as portas ao mercado norte-americano para a AOP Health.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231213323744/pt/

Martin Steinhart, CEO, AOP Health;
Copyright: AOP Health/Studio Koekart

Martin Steinhart, CEO, AOP Health;
Copyright: AOP Health/Studio Koekart

O Landiolol, que já está autorizado na UE, vem sendo repetidamente apresentadoàcomunidade médica canadense em congressos médicos internacionais. No Canadá, o Landiolol apenas estará disponível em hospitais.

Martin Steinhart, Diretor Executivo da AOP Health: “A aprovação do Landiolol no Canadá é um grande sucesso para nós, pois mostra que ajudamos a expandir as opções de terapia a pacientes em terapia intensiva mediante nossas atividades de pesquisa e desenvolvimento.”

Distribuidor Local

O Landiolol será lançado e distribuído através de um parceiro local, Trimedic Therapeutics Inc.

Csilla Repas, Diretora da Aliança Corporativa de Saúde da AOP, explica: “Como uma parte interessada estabelecida no setor de saúde canadense e especialista no campo de medicina de terapia intensiva, a Trimedic Therapeutics Inc. possui o conhecimento necessário para acompanhar com sucesso a entrada no mercado. Sentimos o prazer de ter podido adquirir um sólido parceiro na Trimedic Therapeutics Inc. para esta importante tarefa.”

Sobre a Taquicardia Supraventricular

A taquicardia supraventricular (incluindo fibrilação atrial e palpitação atrial) pode ocorrer em pacientes com e sem doença cardíaca. Uma vez que estas condições podem prejudicar a função cardíaca e, assim, ocasionar problemas críticos do sistema cardiovascular, necessitam atenção médica imediata. Quando comparado a outros betabloqueadores seletivos β1, os betabloqueadores de ação ultracurta da AOP Health são caracterizados por um início de efeito mais rápido e uma ligeira redução da frequência cardíaca sem diminuir significativamente a pressão arterial. O uso deste betabloqueador administrado por via intravenosa é limitado a situações agudas e emergências, não sendo pretendido para tratar arritmias cardíacas crônicas.

Sobre a AOP Health

O AOP Health Group incorpora diversas empresas, incluindo a AOP Orphan Pharmaceuticals GmbH com sede em Viena, Áustria (“AOP Health”). O AOP Health Group é o pioneiro na Europa em terapias integradas para doenças raras e em cuidados intensivos. Nos últimos 25 anos, o Grupo se tornou um provedor estabelecido de soluções terapêuticas integradas, ao operar desde sua sede em Viena, suas subsidiárias e escritórios de representação em toda a Europa e Oriente Médio, bem como por meio de parcerias ao redor do mundo. A indicação “Necessidades. Ciência. Confiança.” resume a base de sucesso do Grupo: criar confiança através de um nível continuamente elevado de investimento em pesquisa e desenvolvimento e uma orientação altamente consistente e pragmática às necessidades de todas as partes interessadas, sobretudo pacientes e suas famílias, bem como profissionais de saúde que os tratam.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Nota de Consulta

DI Isolde Fally

Isolde.Fally@aop-health.com

+43-676-500 4048

Fonte: BUSINESS WIRE



Standard Chartered comemora 50 anos no Brasil

Standard Chartered Bank Brasil (o “Banco”) comemora orgulhosamente seu 50º aniversário, assinalando um marco significativo em seu legado de prestação de serviços financeiros excepcionais, promovendo o crescimento e contribuindo para o desenvolvimento econômico do Brasil.

Fundado em 1973, o negócio do Standard Chartered no Brasil tem sido dedicado a facilitar o comércio e os fluxos de investimento entre as Américas, Ásia, África, Oriente Médio e Europa. Oferece uma variedade de produtos financeiros, como Financiamento do Comércio, Gerenciamento de Caixa, Finanças Corporativas, Mercados de Capitais de Dívida e outros produtos offshore para instituições financeiras, multinacionais e determinadas corporações latino-americanas. Ao longo do último meio século, evoluiu junto com o dinâmico cenário econômico do Brasil, adaptando-se e inovando consistentemente para atender às necessidades dos clientes.

Germana Cruz, CEO e diretora de Instituições Financeiras do Standard Chartered América Latina, disse: “Estamos orgulhosos e entusiasmados em celebrar este notável marco de nosso escritório. Nosso desempenho é sustentado por colegas talentosos e comprometidos que estão trabalhando arduamente para fazer nosso negócio crescer. Aliadoàconfiança inabalável, ao apoio eàparceria de nossos clientes e comunidades, isso nos permitiu nos tornar uma das instituições financeiras mais respeitadas da região.”

“O Brasil é uma das maiores economias da América Latina e tem fortes conexões com a rede global do Standard Chartered”, disse Steven Cranwell, CEO e diretor regional de Cobertura de Clientes do Standard Chartered Americas. “Nos últimos 50 anos, o serviço dedicado, a inovação, a resiliência e o comprometimento de nossa equipe no Standard Chartered Brasil apoiaram o crescimento e a ambição de nossos clientes, ao mesmo tempo em que causaram um impacto positivo na comunidade local. Continuamos animados com as oportunidades contínuas que o trabalho em estreita colaboração com nossos clientes em um mercado tão dinâmico apresenta.”

Sobre o Standard Chartered

Somos um importante grupo bancário internacional, com presença em 52 dos mercados mais dinâmicos do mundo e atendendo clientes em mais 64. Nosso propósito é impulsionar o comércio e a prosperidade por meio de nossa diversidade única, e nossa herança e valores são expressos em nossa promessa de marca, aqui para o bem.

Nossa história nos EUA remonta a 1902 e, atualmente, estamos presentes em oito locais nas Américas. Nossa franquia nas Américas concentra-se em instituições financeiras e corporações selecionadas e desempenha um papel crucial na facilitação dos fluxos de comércio e investimento entre as Américas e a Ásia, a África, o Reino Unido e a Europa e o Oriente Médio.

O Standard Chartered PLC está listado nas bolsas de Londres e Hong Kong.

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Fonte: BUSINESS WIRE



Empresas familiares do segmento de decoração crescem no país

No cenário econômico do Brasil, as empresas familiares representam cerca de 90% dos negócios no país. Elas têm uma presença significativa na economia, sendo expressivas no setor de design e mobiliário. Estas empresas desempenham um papel na manutenção da cultura empresarial e na introdução de novas ideias, mas enfrentam desafios específicos, incluindo questões relacionadas à sucessão e à gestão de mercado.

De acordo com a consultoria PwC, somente 30% dessas empresas sobrevivem à segunda geração, e apenas 12% alcançam a terceira geração. Essa realidade destaca a necessidade de uma gestão ágil e de um compromisso duradouro com o negócio, além de uma forte cultura organizacional, para garantir a continuidade e o sucesso.

No setor de design e mobiliário, empresas se adaptam a essas necessidade e exemplificam os benefícios da gestão familiar, como a tomada de decisão rápida, a flexibilidade e a lealdade dos funcionários, ao mesmo tempo em que enfrentam desafios como a profissionalização e a modernização da gestão sem perder a essência familiar.

Leandro Libman, diretor comercial Abra Casa, empresa do setor mobiliário, expressa o desafio de equilibrar a tradição com as necessidades do mercado “A Abra Casa e Abra Cadabra nasceram do desejo de nossos pais de criar um espaço onde o design acessível encontrasse o lar dos brasileiros. Quarenta anos depois, esse sonho não apenas se concretizou, mas se expandiu além das nossas expectativas iniciais. Como segunda geração, nosso desafio é manter a essência da marca enquanto navegamos por um mercado em constante mudança”.

A mesma visão é compartilhada por Felipe Carniatto da Artelassê, que enfatiza a importância dos valores familiares em cada aspecto do negócio, que também possui 40 anos. “É importante que os sucessores sejam preparados desde cedo, com uma base de educação formal e prática de negócios, assegurando uma comunicação efetiva entre as gerações e o alinhamento de objetivos pessoais com os empresariais”, enfatiza.

A inovação é o que impulsiona as empresas familiares para além de suas tradições, garantindo sua relevância e competitividade em um mercado em constante evolução, ao mesmo tempo em que preserva os valores e o legado que formam sua essência única. “A utilidade e o conforto através do design e qualidade devem vir em primeiro lugar”, completa Giulia Poveda da UP+Casa.

Na intersecção entre tradição e inovação, há o equilíbrio entre o legado do passado e as possibilidades do futuro, garantindo um crescimento sustentável e significativo em todas as gerações. Para Ricardo Saad, diretor da St. James “é importante continuar a inovar, honrando nossa tradição e história, mas sempre com um olho no futuro é nossa responsabilidade”, diz Saad.

Os conflitos familiares podem ser tanto um desafio quanto uma oportunidade para o crescimento. Estes conflitos muitas vezes surgem de diferenças de opinião sobre a gestão do negócio, a distribuição de responsabilidades e a sucessão de liderança.”Administrar o Grupo Bell’Arte ao lado do meu irmão é uma jornada empolgante que mescla tradição familiar com a busca incessante pela inovação. Nos últimos 36 anos, crescemos e evoluímos, sempre com o objetivo de levar conforto e design aos nossos clientes”, fala Thayse Freiberger, co-diretora do Grupo.

É fundamental que a família estabeleça mecanismos claros de resolução de conflitos, como reuniões regulares e a consultoria de conselheiros externos, para garantir que essas disputas sejam resolvidas de maneira construtiva, preservando a harmonia familiar e a integridade do negócio.

E, por fim, estar a frente do mercado, antecipar tendências e adaptar-se às preferências dos consumidores, impulsionando o crescimento e as vendas. A Evviva, especialista em móveis planejados, destaca a importância da inovação e do design para atender às demandas de um consumidor moderno e consciente.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Móveis (ABIMÓVEL), o setor, com uma presença marcante de empresas familiares, mantém-se em crescimento, adaptando-se a novas tecnologias e tendências de consumo. No Brasil, onde o setor moveleiro impacta significativamente a economia, com um faturamento de R$ 68,5 bilhões em 2021, essas empresas não apenas contribuem para a economia, mas também influenciam o estilo de vida e a cultura.



Entidades pedem prorrogação em benefício da folha de pagamento

 
Entes da área legislativa, empresários e dirigentes de entidades se reuniram em Porto Alegre-RS para tratar da prorrogação da desoneração da folha de pagamento, conforme proposto no Projeto de Lei 334/23. O evento contou com a presença de deputados federais, além de representantes do Seprorgs, como o presidente, Rafael Krug, e o diretor Financeiro, Edgar Serrano, entre outras autoridades de diversas representações. 
 
Serrano, que também é diretor de Relações Institucionais e ex-presidente da Fenainfo, informa que o encontro teve o objetivo de aprofundar a discussão sobre os impactos negativos que o fim do incentivo fiscal proposto pode gerar na economia do Rio Grande do Sul.

As lideranças presentes compartilharam suas perspectivas, discutiram estratégias e uniram esforços para buscar soluções voltadas a preservar a saúde econômica do estado e promover o desenvolvimento sustentável, especialmente no que diz respeito à manutenção e criação de empregos.

Além disso, os participantes afirmaram que a pauta sempre foi debatida com cuidado em relação ao diálogo entre 17 setores, visando a beneficiar todos os interessados. 

Agora, as entidades aguardam a decisão, que será tomada em Brasília, sobre a manutenção ou derrubada do veto que, por enquanto, não prorroga a desoneração da folha de pagamento.

 
“A decisão de veto presidencial impactará significativamente 17 setores estratégicos para a geração de emprego no país. Setores cruciais, como tecnologia, confecção e vestuário, calçados, construção civil, call center, comunicação, entre outros, enfrentarão os desafios decorrentes da manutenção da contribuição previdenciária de 20% sobre a folha de salários”, avalia o presidente do Seprorgs, Rafael Krug. “Em parceria com a Fenainfo, viemos trabalhando esta pauta há anos, e esperamos agora obter uma nova conquista para o país”, finaliza. 



Empresas de ônibus se beneficiam com a alta na procura por passagens rodoviárias

Entre janeiro e setembro deste ano, o Brasil registrou mais de um milhão de viagens por transportes rodoviários em 2023. É o que revela o mais recente levantamento apresentado pela Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI), em publicação realizada pela Agência Gov. Em um comparativo com 2022, o número de viagens realizadas pelo setor aumentou em média 20,6%.

Com este cenário favorável ao turismo interno, grupos empresariais que tem alta oferta em rotas turísticas se beneficiam frente a concorrência. Um exemplo disso é o Grupo Guanabara que opera nas 5 regiões do país destinos como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Fortaleza, Natal, Recife, Goiânia e Florianópolis.

A Guanabara vem investindo desde 2022 na retomada definitiva do setor rodoviário pós-pandemia, para isso adquiriu frota nova e ônibus double decker (dois andares) com o propósito de oferecer classes premium de serviços, inclusive nas rotas onde operava essencialmente com veículos clássicos de um só piso e classe de serviço. O capital investido desde o ano passado já ultrapassa os R$ 320 milhões e não se restringe apenas à frota, mas a toda jornada do viajante desde o primeiro contato com a marca.

Hoje, as empresas regulares de transportes terrestres vivem um momento favorável de recuperação dos prejuízos sofridos na pandemia, tanto no volume de passageiros embarcados quanto na qualidade dos serviços. 

“Preço dinâmico, app para motoristas utilizando gamificação, manutenção prevista por inteligência artificial, as empresas de ônibus evoluíram muito na crise e a tecnologia tomou conta das garagens e rodoviárias, o que era um setor tradicional mudou muito ao abraçar a IOT (ou internet das coisas) para trazer mais qualidade para os consumidores e retorno para os empresários”, detalha Letícia Pineschi, diretora de marketing do grupo Guanabara.

Para comprovar as boas expectativas o grupo citado ainda observou que entre os dias 15 e 31 de dezembro já ampliou expressivamente a oferta e abriu 873 horários extras para viagens em todo o país, e as passagens compradas com antecedência saem pela metade do preço, além de benefícios em seu programa de fidelidade. Os bilhetes rodoviários podem ser buscados nos canais da empresa.



Bruxismo afeta cerca de 30% da população mundial

De acordo uma pesquisa realizada pela OMS e noticiada pela Agência Brasil, o bruxismo é comum em boa parte das pessoas e cerca de 30% da população mundial sofre com tal condição – este índice pode ser ainda maior entre os brasileiros, chegando a 40%.

O cuidado com os dentes vai muito além de questões estéticas e podem até mesmo estarem ligados a questões psicossomáticas. Ao contrário do que alguns podem imaginar, o bruxismo não é distúrbio, mas sim um comportamento ou hábito de atividade muscular mastigatória que pode acontecer durante o sono ou durante a vigília, como divulgado pelo Segundo Consenso Internacional de 2018.

O problema que pode ocorrer em todas as idades, em muitos casos, só possui diagnóstico através de uma consulta ao dentista que poderá constatar alguns sintomas visíveis como o desgaste do dente e do esmalte, ou até mesmo relatos do próprio paciente sobre dores na mandíbula e face. 

Para o dentista, pesquisador e professor em bruxismo André Porporatti, o comportamento que ocorre, principalmente, em vigília (acordado) tem uma relação próxima com fatores emocionais como estresse, ansiedade, nervosismo e concentração.

Em uma população com cada vez mais índices de ansiedade, como mostra um levantamento da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), o índice de comportamento do bruxismo pode se agravar e justificar o aumento no número de pessoas que sofrem com o problema. O especialista também esclarece algumas principais dúvidas sobre o assunto:

Quais são os principais sintomas?

“Em primeiro lugar, o travamento de boca e dificuldades de movimentá-la ao acordar e, em segundo lugar, o desconforto, cansaço ou dor nos músculos da face. Há ainda outros sintomas comuns como: desgaste ou fratura no dente; hipertrofia muscular, podendo levar a assimetrias no rosto; dentes móveis, língua e bochechas com marcas; e, ainda, dores de cabeça pela manhã de forma recorrente.”

Existem tipos diferentes de bruxismo?

“Sim, atualmente existem dois tipos: do sono (que acontece quando a pessoa está dormindo) e o da vigília (quando a pessoa está acordada). Atualmente, existem estudos na literatura mostrando que o Bruxismo pode estar associado a várias doenças e fatores sistêmicos importantes, como: síndromes genéticas, como Síndrome de Down; obstrução das vias aéreas, como desvios de septo; problemas alérgicos, como asma e rinites; distúrbios do sono, como apneias do sono; refluxo gastroesofágico; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); drogas e medicamentos, como antidepressivos; fumo, álcool e café; estresse e fatores psicológicos, como ansiedade, nervosismo e concentração; e alterações neurológicas, como Parkinson e Alzheimer.”

O professor André Porporatti também esclarece que antes mesmo de discutir um tipo de tratamento, é importante que uma avaliação seja feita por um Cirurgião-Dentista capacitado e especializado em bruxismo e dores orofaciais, para avaliar as possíveis causas secundárias citadas anteriormente. 

“Após o diagnóstico correto, os tratamentos podem envolver algumas opções como: orientações para o sono, para o autocuidado, para saúde física e mental, placas oclusais (de material rígido), compressas quentes ou geladas dependendo dos sintomas, técnicas de biofeedback, laserterapia etc.”

Para saber mais, basta acessar: www.andreporporatti.com ou @andreporporatti



Análise do IEG reflete tendência na automação de processos

Em média, 1 em cada 4 CSCs (Centro de Serviços Compartilhados) do Brasil já utilizam alguma tecnologia para captura de contas de consumo, como água, luz, condomínio, internet e telefone. A informação integra uma análise da MIA (Market Intelligence Application Shared Services) – plataforma de dados sobre CSC do IEG (Instituto de Engenharia de Gestão). O dado chama a atenção para a importância da tecnologia no aprimoramento das operações de negócios, pois o recurso diminui o risco de receber uma multa por atraso de pagamento de despesas do tipo.

O estudo também mostra que 60% dos CSCs brasileiros utilizam portais de fornecedores. Com a solução em automação, é possível aumentar a eficiência dos processos de compras e acessar dados e informações atualizadas de forma simplificada.

Lara Pessanha, sócia e responsável pela Área de Inteligência de Mercado do IEG, destaca que essas e outras soluções de automação estão ajudando os CSCs a aumentar ainda mais a sua eficiência operacional. Como resultado, os processos se tornam ainda mais céleres e estratégicos, o que diminui os riscos para os negócios.

“A pesquisa reforça o quanto as empresas estão buscando embarcar mais tecnologia em suas operações a fim de trazer ganhos não apenas financeiros, mas também de qualidade para os processos e entregas”, diz ela.

Para Pessanha, quando bem implementada, a tecnologia desempenha um papel importante para o aprimoramento das operações de negócios, pois traz mais velocidade e acuracidade para as empresas.

O IEG elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para as organizações. A empresa consolida informações de mais de 200 empresas que possuem um CSC no Brasil por meio de diversas pesquisas realizadas com o objetivo de traçar um panorama do mercado. A maior parte das estatísticas são disponibilizadas na MIA.

Para mais informações, basta acessar: https://ieg.com.br/



Tattoo Week conta com novo sócio rumo à expansão de mercado

Após onze edições, com o objetivo de expandir o evento para outras cidades brasileiras e outros países no mundo, a família Conte e Gawendo, que administra a Tattoo Week, decidiu dar um novo passo, a partir da entrada de um novo sócio, que promete fazer grandes mudanças.

O novo sócio e parceiro que estará junto ao projeto é Alan Spadone, micropigmentador, que criou uma grande academia de micropigmentação, referência na América Latina. Já formou mais de 100 mil profissionais da micropigmentação de forma presencial e 80 mil online, tem base em 22 países e possui mais de 100 unidades de franquias no país.Também fabrica e comercializa produtos com a marca própria. Ele migrou do marketing do mercado farmacêutico para a micropigmentação.

“Vamos promover uma grande mudança. Podem esperar, que vem muita coisa boa vindo por aí”, enfatiza o novo sócio, que será o CEO da empresa e pretende trazer governança para o evento em todas as áreas como marketing, jurídico, administração, etc.

Segundo Spadone, a família Conte e Gawendo, idealizadora do projeto, continua sendo a cabeça e a cara da Tattoo Week. O contrato já está assinado e o novo sócio assume logo após a realização da Tattoo Week Rio, que acontece nos dias 19, 20 e 21 de janeiro de 2024, no Rio de Janeiro.

Enio Conte, idealizador da Tattoo Week, se emociona diante da concretização de um sonho. “Abrimos portas no mercado, lutamos contra preconceitos e resistências de patrocinadores. Agora, em tamanho gigante, sentimos a necessidade de uma nova gestão. Com a parceria, acredito na governança profissionalizada, na melhoria e no crescimento do evento para o Brasil e o mundo. Sempre tendo como meta a valorização da arte da tatuagem e dos tatuadores”, destaca.

Universidade da tatuagem

Após a realização da Tattoo Week Rio, Spadone assume como CEO da Tattoo Week. “Será uma nova era na Tattoo Week. Traremos para o projeto tudo que há de melhor no mundo e vamos valorizar ainda mais a arte e o mercado da tatuagem”, revela Spadone.

Grandes investimentos serão feitos na área educacional para elevar o nível da tatuagem, criando uma plataforma digital educacional voltada ao tatuador. Uma “universidade da tatuagem”, para ensinar os profissionais a trabalharem o marketing digital, gestão, biossegurrança e muito mais.

“Quero que por meio da minha expertise e experiência na micropigmentação, consiga somar na Tattoo Week, para dar início a uma nova era na tattoo. Tudo o que fiz e construí até hoje através da micropigmentação, quero trazer também para a Tattoo Week. Quero transformar a Tattoo Week, em um Lollapalooza, para ampliar o público e trazer tudo o que seja possível agregar a esse crescimento, como por exemplo, trazendo atrações cada vez mais incríveis ao evento e melhorando a qualidade da premiação aos profissionais”, enfatiza.

Ampliação

A nova gestão pretende levar a Tattoo Week para outras partes do país e para outros países. A partir desta parceria, a ideia é elevar a marca Tattoo Week em nível internacional, trazendo linhas de produtos e licenciamento. “Quero ouvir o que os tatuadores têm a dizer, como podemos melhorar, que tipo de premiação eles acreditam que seja a ideal, o que gostariam que mudasse. Essa troca será fundamental nessa virada de chave da Tattoo Week”, afirma o novo CEO.

Esther Gawendo, atual CEO da Tattoo Week, trouxe ao evento o seu lado feminino, criando ações sociais relevantes como a doação de micropigmentação de sobrancelhas e aréolas para pacientes oncológicas; doação de tatuagens de segurança para pacientes crônicos entre outros projetos como a instalação de uma área kids no evento. “Todas as ações sociais vão prosseguir e serão ampliadas. A Tattoo Week mostra que a tatuagem pode salvar vidas e projetos podem estar conectados ao apoio de causas sociais como mulheres que sofrem violência, refugiados ou ações de sustentabilidade. Tudo isso será ampliado”, garante.



Moda Plus Size movimentará R$ 15 bilhões em 2027, diz estudo

O mercado de moda Plus Size no Brasil movimentará R$ 15 bilhões em 2027, de acordo com um levantamento realizado pela ABPS (Associação Brasil Plus Size). Segundo o relatório, o segmento cresceu 75% no país nos últimos 10 anos – o mesmo estudo apontou um faturamento de R$ 9,6 bilhões do segmento em 2021.

Nathalia Cercós Aguirre, CEO da Naguirre Shop, avalia que o crescimento do mercado plus size no Brasil acontece devido à necessidade de uma moda inclusiva, abrangente a públicos que vivem à margem das ditas normas de beleza convencionais. 

“As mídias sociais e os movimentos de positividade desempenharam um papel muito importante para dar voz à diversidade, influenciando a mudança de paradigmas na indústria de moda”, explica Aguirre.

“Essa combinação de fatores trouxe relevância para pessoas que não se enquadram nos padrões convencionais e ditados pela maioria das fast-fashions”, complementa a empresária. De acordo com pesquisa realizada pela MindMiners no Brasil, 61% das pessoas obesas sentem dificuldade para encontrar roupas do seu tamanho nas lojas mais populares. 

Para Aguirre, as empresas de vestuário aos poucos responderam às necessidades do mercado, trazendo em suas linhas tamanhos e estilos para atender um público mais diversificado e com muito poder de compra. 

Moda inclusiva e autoestima

Aguirre também reforça que a moda plus size oferece mais do que simplesmente roupas, é um veículo de expressão pessoal e autoaceitação. “Ao proporcionar uma gama diversificada de opções de vestuário, a moda plus size permite que as consumidoras se sintam representadas, confiantes e confortáveis em sua própria pele”, afirma.

Uma pesquisa, publicada na edição de setembro da revista Body Image, entrevistou  participantes de 65 países e revelou que a aceitação do próprio corpo está diretamente ligada ao bem-estar psicológico e à satisfação com a vida. O Brasil ficou na 56ª posição do ranking de apreciação corporal. 

O estudo global “What Women Want” revelou que 64% dos brasileiros entrevistados acreditam que as marcas de moda são as que mais ajudam na construção da autoestima. Aguirre explica que o crescimento do segmento no Brasil reflete também um avanço social e cultural. “Isso não só reforça a autoestima, mas também desafia os estigmas associados aos corpos fora do padrão, promovendo uma cultura de aceitação e inclusão”.

A empresária acredita que a moda plus size desempenha um papel fundamental no ‘empoderamento’ e inclusão “À medida que continuamos a quebrar barreiras e a celebrar a diversidade, estabelecemos um caminho para uma indústria mais diversa e representativa”, defende Aguirre.

Para saber mais, basta acessar: www.naguirreshop.com.br



Brasil é o país com mais dentistas no mundo

De acordo com informações do Conselho Regional de Odontologia (CFO), o Brasil conta, atualmente, com mais de 400 mil dentistas, número expressivo que, segundo relatório elaborado pela Unimed, coloca o país com o maior detentor de profissionais desta especialidade no mundo.

Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais concentram a maior parte dos profissionais e, além disso, 52% dos cursos de odontologia estão nessas localidades. Os dados indicam também que o Brasil conta com mais de 52 mil clínicas odontológicas, sendo 31,22% localizadas no estado de São Paulo.

Diante deste panorama, o Fernando Cordeiro de Albuquerque, cirurgião-dentista que atua em Curitiba, vê o segmento com tendência à saturação no país, ao se observar as características do mercado, que conta com clínicas particulares, franquias, planos de saúde e profissionais independentes.

Segundo ele, apesar de o mercado de odontologia estar em expansão no mundo, o Brasil tem particularidades que contrastam com a média mundial de 5,59% de crescimento entre 2018 a 2023.

“Com certeza existe uma saturação. A cada dia mais faculdades de odontologia são inauguradas, além de novas franquias o que, por sua vez, diminui a remuneração, principalmente dos novos profissionais, aumentando a carga de trabalho”, pondera.

Embora a competitividade seja grande, o Brasil segue como referência mundial na área. Exemplo recente disso foi a premiação recebida pelo curso de Odontologia da USP (Universidade de São Paulo) que, segundo o ranqueamento QS World University Ranking by Subject, obteve a 14ª posição por área entre todos os países, sendo a melhor colocada no país, contribuindo para a liderança nacional na América Latina.

Neste cenário de mercado acirrado e qualificado, Albuquerque considera fundamental que o dentista busque se especializar, além de aperfeiçoar suas habilidades de administração e marketing.

“Creio que é ainda mais importante estar sempre atualizado sobre novas técnicas e tecnologias que a cada dia estão mais avançadas no nosso meio, para que assim possamos oferecer aquilo que as grandes franquias não conseguem acompanhar”, afirma.

Por fim, ele acredita que o relacionamento com outros profissionais também é importante. “Um dos pontos principais é buscar parcerias com outros colegas, igualmente capacitados e atualizados, de especialidades diferentes, para que assim possamos manter um tratamento diferenciado e de alto nível em todas as especialidades da odontologia”, finaliza.

Mais informações e contato no LinkedIn.



Compositor brasileiro usa orquestra virtual em seus projetos

Nos últimos anos, o crescente desenvolvimento das tecnologias possibilitou que artistas de diversos segmentos passassem a dispor de uma gama de novas ferramentas tecnológicas para realizar seu trabalho.

É o caso do compositor, orquestrador e arranjador brasileiro Antonio Ibrahine, que em seu processo de criação faz uso de uma tecnologia de instrumentos virtuais que simulam o som e o comportamento de uma orquestra acústica tradicional. O resultado disso são orquestrações ultrarrealistas. A exemplo disso, é possível citar as faixas compostas para o catálogo de “History Tones” e “Earth Tones” da ExtremeMusic, braço da Sony Music Publishing para licenciamento de música. 

“Nesse processo, além de instrumentos virtuais apropriados e de um computador potente, o conhecimento musical e a percepção cirúrgica do produtor/compositor são fundamentais. No final, o produtor se torna uma espécie de regente moderno”, avalia Ibrahine.

Ao discorrer sobre a utilidade das simulações com “orquestras virtuais”, o profissional destaca a significativa diminuição, para os clientes, dos custos de produção, preservando-se a qualidade sonora.

Antonio Ibrahine ressalta que, em grande parte dos trabalhos que realiza com Bleeding Fingers, uma joint venture do compositor de Hollywood Hans Zimmer, o som de uma orquestra completa é criado por meio de sons eletrônicos. 

“Há 30 anos, para obter esse resultado, seria necessário gravar em estúdios de excelência com cerca de 70 músicos por sessão, mais outras tantas pessoas envolvidas em uma gravação; hoje, porém, os instrumentos virtuais eliminam esses custos”, afirma.

Sobre o compositor

Ibrahine graduou-se em composição pela Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), dando sequência a seus estudos ingressando em um curso de música para cinema na Filmuniversität Babelsberg, instituição de cinema da Alemanha e por último, fez o curso “música para filme/TV” na USC/Los Angeles

Desde 2022, Ibrahine trabalha como arranjador e orquestrador no estúdio e gravadora Tim Janis Ensemble, cujo proprietário é o compositor norte-americano de new age Tim Janis, que já teve 10 discos no ranking global da revista Billboard e conta com mais de 1,5 milhão de seguidores no YouTube. “O desafio, nesse caso, consiste em fazer produções orquestrais complexas sem perder a conexão emotiva com o público-alvo de Tim, mantendo sempre um equilíbrio entre simplicidade e refinamento”, salienta.

No ano passado, Ibrahine também atuou como orquestrador para o Big Apple Circus, circo com sede em Nova York que se tornou atração turística da cidade, preparando partituras para serem executadas ao vivo.

Recentemente, em 2023, desenvolveu trabalhos como orquestrador e arranjador para o produtor musical brasileiro Daniel Figueiredo, que produz trilhas para TV. Entre as diversas produções das quais participou, Ibrahine destaca a telenovela “Reis”, exibida pela Record TV. “Este foi um dos trabalhos de que eu mais gostei, pois tive a oportunidade de aliar som orquestral épico com sons eletrônicos e elementos de época na música”, relembra.

Para saber mais, basta acessar www.antonioibrahine.com ou https://www.instagram.com/antonio.ibrahine/



Renato Mesquita e Gabi Topázio participam do Natal Iluminado

Durante todo o mês de dezembro, o município de Embu das Artes, situado na região metropolitana de São Paulo, receberá o evento Natal Iluminado, que contará com diversas atrações artísticas gratuitas, com barracas de comidas e bebidas e com a tradicional Feira de Artes e Artesanato, além, é claro, de decoração natalina, presépio e Papai Noel. A programação cultural será divulgada semanalmente, e pode ser conferida no site da prefeitura de Embu das Artes.

A rádio oficial do evento será a Rádio Disney, que promoverá alguns eventos especiais. A convite da rádio, no dia 15 de dezembro, Renato Mesquita e Gabi Topázio farão uma apresentação ao vivo com repertório inédito aos visitantes. Esta será a terceira vez que ambos se apresentam no evento de fim de ano do município.

“Poder participar de um evento dessa magnitude é um privilégio e uma honra, e agradecemos especialmente ao Secretário de Turismo de Embu das Artes, Rogerio Castro”, afirma Mesquita. Ele destaca que, graças às plataformas de streaming e às redes sociais, o registro em vídeo que será feito das apresentações poderá ser visto por pessoas de todo o país e até mesmo de outros lugares do mundo, ampliando o alcance de seu nome e do de Embu das Artes para outros públicos. Mesquita agradece, também, o diretor Kaju e a locutora Pati Liberato, da Rádio Disney

Renato Mesquita, cantor, ator e compositor nascido em Embu das Artes, escolheu sua cidade natal para o lançamento de seu mais novo DVD, no final de agosto. Entre os convidados que participaram da gravação está a cantora, bailarina e compositora mineira Gabi Topázio. O trabalho, que é totalmente autoral, dedica-se a um repertório do gênero reggaeton.

No evento especial da Rádio Disney, os artistas farão shows individuais. Segundo Mesquita, neles serão apresentadas canções inéditas de um álbum que será lançado em 2024. Gabi Topázio ressalta sua alegria e sua gratidão por ter, junto com Mesquita, a oportunidade de representar o reggaeton brasileiro no evento, “especialmente como artistas independentes, sem o suporte de uma grande gravadora”.

Tal convite, segundo ela, é um testemunho do poder da diversidade musical e da capacidade de unir culturas por meio da arte. “Ele nos possibilita não apenas celebrar nossa identidade musical, mas também mostrar ao mundo a riqueza e a diversidade que o Brasil tem a oferecer.”

O Natal Iluminado acontece na Praça das Artes, no Largo 21 de Abril, situado na região central de Embu das Artes.

Para saber mais, basta acessar https://www.renatomesquita.com/



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