Home Blog Page 857

Descarte indevido de resíduos amplia riscos de enchentes e alagamentos

As enchentes são eventos naturais que podem ocorrer devido às chuvas intensas, transbordamento de rios, entre outros fatores. Já os alagamentos, ocorrem em meio urbano, decorrente do acúmulo de água em ruas devido à problemas de drenagem e impermeabilização do solo.  

Um fator cada vez mais presente que acelera essas ocorrências artificiais de acúmulo de água é o descarte inadequado de resíduos. Quando resíduos como plásticos, garrafas, sacolas e outros são jogados nas ruas, eles acabam obstruindo os bueiros e impedindo o escoamento adequado das águas pluviais, potencializando o processo de alagamento. 

De acordo com a CNM (Confederação Nacional de Municípios), em 2022, a cada desastre natural ocorrido no Brasil, aproximadamente 3,4 mil pessoas foram diretamente afetadas, sendo que as fortes chuvas, enxurradas, inundações e alagamentos representaram 15, 7% desses eventos. 

Esses números alarmantes destacam a necessidade urgente de conscientização e mudança de comportamento por parte da população. O descarte inadequado de resíduos não apenas obstrui as redes de drenagem, mas também causa um impacto negativo na qualidade de vida da população, causando poluição difusa, assoreamento em corpos d’água e atraindo vetores de importância sanitária que encontram condições propícias para se proliferarem em um ambiente de acúmulo de lixo 

Uma das soluções mais eficazes para evitar que os resíduos urbanos sejam levados pela chuva até as bocas de bueiros ou aos rios, é o uso da conteinerização. Esse método consiste em acondicionar os resíduos em contêineres até o momento do serviço de coleta municipal, em vez de deixá-los expostos em calçadas e ruas. No Brasil, segundo Nathalia Costa, responsável por projetos na empresa Contemar Ambiental, especializada em conteinerização de resíduos sólidos no país, os contentores e papeleiras colocados estrategicamente em muitos municípios têm cumprido um papel essencial na limpeza urbana e na redução do risco de alagamentos 

De acordo com o Panorama de 2022 da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), os benefícios de uma gestão adequada de resíduos sólidos são vários e de consideráveis proporções, em termos ambientais, climáticos, sociais, de saúde e econômicos, a demonstrar que o descaso e a indiferença com esse setor não podem mais prevalecer. 
 
Portanto, é fundamental que cada indivíduo assuma a responsabilidade pela destinação correta do lixo gerado e estabeleça suas próprias ações para a preservação do meio ambiente. Isso inclui o uso de lixeiras apropriadas, a separação dos materiais recicláveis, o apoio aos programas de coleta seletiva e a conscientização sobre os danos que o descarte incorreto do lixo pode causar. 

 



Tecnologia alemã permite apartamentos com conforto térmico

A construtora BC Genera decidiu utilizar na capital mato-grossense a tecnologia alemã StoTherm, que é um sistema de revestimento de fachadas proporcionando isolamento térmico contínuo para a edificação, reduzindo os custos de energia e proporcionando um clima mais agradável dentro da residência.

Mesmo nos dias mais quentes, nos apartamentos do Terraço Brasil Beach, por exemplo, o morador sempre terá o imóvel com temperatura menor do que em relação ao ambiente externo. Além disso, os custos de energia elétrica vão pesar menos no bolso em um imóvel mais fresco.

A tecnologia passou a ser utilizada na construção civil brasileira desde 2014 e há décadas é usada na Europa, em razão das baixas temperaturas durante o inverno.

De acordo com o diretor comercial da BC Genera, Bernardo Bonilha, os sistemas Stotherm são desenhados para dar proteção ao interior contra as agressões que vêm de fora, servindo como uma “pele” do edifício. O isolamento térmico evita a passagem do calor ou do frio, por isso é utilizado em locais com temperaturas extremas das mais geladas ou quentes, como é o caso de Cuiabá.

“Só quem mora em Cuiabá sabe o desespero que é quando as temperaturas começam a bater na casa dos 40ºC e sensação térmica é muito maior do que a marcada pelos termômetros. Por isso, morar em um lar que tenha conforto térmico não é luxo, mas uma necessidade”, disse Bernardo.

A entrega do empreendimento está prevista para janeiro de 2025.



ENTENDA OS CUIDADOS ESPECIAIS COM OS PETS DURANTE O FRIO

por Dra. Monique Rodrigues*

O inverno de 2023 tem início em 21 de junho, às 11h58. Com a chegada da estação mais fria do ano, é importante prestar atenção a algumas mudanças na rotina do seu animal de estimação para garantir sua saúde e bem-estar, pois durante esse período há um aumento na incidência de doenças respiratórias. Assim como acontece com os seres humanos, enfermidades como gripe, pneumonia e outras patologias também podem afetar os pets. Por isso, é fundamental conhecer medidas para evitar tais doenças e protegê-los adequadamente.

A principal forma de prevenir que seu animalzinho adoeça é através da vacinação. Manter a carteira de vacinação do seu pet atualizada é de suma importância para que eles possam enfrentar os períodos de baixas temperaturas com maior segurança. As vacinas desempenham um papel crucial na prevenção de doenças, estimulando o sistema de defesa do animal, também conhecido como sistema imunológico.

Além da vacinação, existem outros cuidados que também merecem atenção especial para garantir a qualidade de vida do seu pet durante o inverno. É importante oferecer uma alimentação balanceada, com os nutrientes necessários. Em caso de dúvidas, é recomendado buscar uma orientação personalizada, pois alguns alimentos são mais nutritivos do que outros durante essa época fria, quando os animais podem precisar acumular um pouco mais de gordura. Investir em cobertores e roupas adequadas também é uma boa opção para mantê-los aquecidos.

Evite circular nas ruas em horários mais frios, contudo continue estimulando a prática de atividades físicas do seu amigo de 4 patas. Limpe-os com frequência, capriche na secagem pós-banho e evite a aglomeração de pets. Embora a vacina da gripe canina não seja obrigatória, é altamente recomendada para pets que têm contato frequente com outros animais, pois oferece uma proteção significativa. Garantir que seu pet receba essa imunização é um importante fator de prevenção.

Caso seu pet comece a apresentar sintomas gripais como: secreção nos olhos, espirros, tosse, coriza (secreção no nariz), febre, mudança de comportamento (mais quieto), perda de apetite e/ou dificuldade respiratória, não faça uso de medicamentos, principalmente de humanos, sem orientação profissional. Nesses casos, é essencial procurar um veterinário especializado o mais rápido possível para evitar a progressão desses sintomas. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para garantir a recuperação do seu pet e prevenir complicações.

*Médica veterinária especializada em animais de pequeno porte e CEO da Clinicão – rede de clínicas pet



Vídeo de pescador com centenas de carrapatos viraliza

Nas margens dos rios, onde a pesca é uma atividade frequente, pescadores enfrentam um desafio adicional além das águas turbulentas e da busca por peixes: o contato com carrapatos. Esses pequenos aracnídeos parasitas podem se tornar uma presença indesejada na vida dos pescadores, especialmente quando dividem o ambiente com um dos maiores roedores do mundo, a capivara. 

Os rios são habitats ricos em biodiversidade, onde várias espécies de animais e plantas coexistem. Nas margens, é comum encontrar capivaras, mamíferos herbívoros que se adaptaram bem aos ambientes aquáticos. As capivaras, além de sua importância ecológica, podem atrair carrapatos, que encontram nelas um hospedeiro ideal para se alimentar e se reproduzir.

Os carrapatos, também conhecidos como parasitas externos, têm um ciclo de vida complexo. Eles passam por diferentes estágios (larva, ninfa e adulto) e requerem hospedeiros vertebrados para completar seu desenvolvimento. Quando os carrapatos se alimentam do sangue de um hospedeiro infectado, eles podem transmitir doenças, como a febre maculosa, a babesiose e a doença de Lyme.

Pescadores que passam longas horas às margens dos rios estão sujeitos ao contato direto com carrapatos, especialmente quando as capivaras também estão presentes na área. As capivaras são hospedeiros preferenciais desses parasitas, que podem se desprender dos roedores e se fixar nos pescadores em busca de um novo hospedeiro.

Thiago Henrique Fantini, diretor da série Fishing Factor, relatou ter ficado assustado com o número de carrapatos que contraiu durante a gravação de um dos episódios da produção brasileira sobre a pesca esportiva que estreou em janeiro na Amazon Prime internacional:

“Enquanto estávamos filmando às margens do rio, eu me vi cercado por esses pequenos parasitas. Apesar de termos tomado medidas de proteção, como o uso de repelentes e roupas adequadas, foi impressionante a quantidade de carrapatos que encontrei em meu corpo. Isso destacou a importância de estar constantemente vigilante e adotar medidas preventivas para evitar problemas de saúde”, afirmou Thiago.

Israel Moreno da Silva Ferreira, biólogo e também participante dos episódios da série, compartilhou uma experiência surpreendente que teve no passado, a qual deu origem ao vídeo viral publicado na sua página do Instagram em colaboração com a página da produtora:

“Durante uma expedição anterior, cheguei a encontrar mais de 400 carrapatos em meu corpo, de 4 espécies diferentes. E acabei postando esse vídeo dos carrapatos junto com a página da produtora Clube da Pesca.org e o vídeo viralizou”, disse Israel.

Esses relatos reforçam a importância de conscientizar os pescadores sobre os riscos dos carrapatos e a necessidade de adotar medidas preventivas durante suas atividades. 

Embora seja difícil evitar completamente o contato com carrapatos nas áreas onde as capivaras estão presentes, alguns cuidados podem ser tomados pelos pescadores para minimizar os riscos à saúde:

  1. Utilização de roupas de manga longa, calças compridas e chapéus para cobrir o corpo;
  2. Uso de repelentes de insetos, especialmente aqueles eficazes contra carrapatos;
  3. Realização de verificações regulares do corpo para identificar e remover carrapatos aderidos;
  4. Evitar o contato direto com capivaras, mantendo uma distância segura e respeitando sua natureza selvagem;
  5. Consultar um profissional de saúde caso ocorra uma picada de carrapato ou se desenvolverem sintomas incomuns após o contato.



E-commerce deve faturar R$ 185 bilhões em 2023, diz estudo

De acordo com um estudo elaborado pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o e-commerce irá atingir R$ 185,7 bilhões em 2023. Em 2024, o mercado deve chegar a R$ 205 bilhões e saltar para R$ 225 bilhões em 2025. Para 2026, a entidade projeta que a área irá gerar uma receita de R$ 248 bilhões, número que deve saltar para R$ 273 bilhões em 2027.

Paralelamente, dados da NielsenIQEbit revelam que o número de brasileiros que consomem no ambiente on-line aumentou 24% em 2022, em relação a 2021, mesmo com o fim das medidas de quarentena e isolamento social por conta da pandemia de Covid-19 que, até então, inviabilizaram o comércio tradicional.

Cristina Boner, presidente do Conselho Fiscal do grupo Drexell, observa que o e-commerce acompanhou a evolução da internet no país. “Antes da fibra óptica, existia a internet discada. Nessa época, o carregamento das informações era bastante lento. A qualidade da conexão impedia a expansão do comércio virtual”, pontua.  “Com o avanço da tecnologia, porém, as coisas começaram a andar”, complementa.

Boner explica que o comércio virtual é uma modalidade de transação realizada por meio de aparelhos eletrônicos conectados à internet, como computadores, smartphones e tablets. “O e-commerce se tornou ainda mais popular no pós-pandemia, com grande abrangência e audiência”.

Ela também destaca que, embora o tipo mais comum de e-commerce seja a loja virtual, o marketplace, espécie de shopping virtual, foi o grande catalisador do avanço do segmento no país. De fato, os marketplaces foram reconhecidos como o principal canal utilizado por e-consumidores, de acordo com a pesquisa “Jornada de Compra do Consumidor Omnichannel – varejo de moda (roupas, calçados e acessórios)”, realizada pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), em parceria com o Instituto Qualibest.

Segundo a análise, 98% dos entrevistados pesquisam antes de comprar itens de moda. Dentre os brasileiros ouvidos, 40% pesquisam antes de comprar acessórios, calçados e peças de vestuário em sites de busca, seguido por 22% em marketplaces.

“Vale observar, também, que as vendas por redes sociais e a televisão digital também são gêneros de comércio eletrônico e, por assim dizer, a ‘nova onda’”, acrescenta Boner. “Nesse panorama, é preciso inovar para não desaparecer. Esse é o desafio diário de centenas de milhares de empresas que se ‘digladiam’ no mundo corporativo em busca de espaço no mercado”, articula.

Para concluir, a presidente do Conselho Fiscal do grupo Drexell ressalta que a transformação digital tem promovido disrupções no mercado – mudanças que não permitem retrocessos. “Alguns setores sentem mais e se beneficiam desse impacto, como os segmentos de energia, hoteleiro, financeiro, de saúde, varejo, alimentício, de comunicação e mídia, como aqueles que tiveram forte impacto, não só pela transformação digital, mas pelas mudanças no comportamento do consumidor”.

Para mais informações, basta acessar: www.cristinaboner.com.br 



Games: universidade promove VXP para comunidade brasileira

A Full Sail University, universidade com sede em Orlando, nos Estados Unidos, realiza a edição de junho do VXP (Virtual Experience) entre os dias 19 a 22 deste mês. O “Games Industry, Ambassador Edition – Junho 2023” é um programa on-line, com 12 horas de duração, voltado à comunidade brasileira e contará com a participação de graduados da Full Sail University para falar sobre o mercado de games. 

A VXP acontece ao vivo, pelo Zoom, e deve conectar profissionais do mercado com educadores da Full Sail University e seus graduados e embaixadores no Brasil. A iniciativa busca conectar profissionais da área de games e alimentar o networking que permite o crescimento profissional e da indústria como um todo.

Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail, conta que, ao longo de doze horas, os participantes terão acesso às principais tendências do mercado, além de compartilhar experiências e receber inspiração de quem já atua no segmento.

“O mercado de games é um dos que mais cresce no mundo e é fundamental passarmos para o lado da economia que cria games, ao invés de estarmos somente majoritariamente ao lado de quem consome games”, pontua. Com efeito, o mercado brasileiro de videogames pode duplicar até 2026, segundo projeções do relatório sobre entretenimento e mídia da PwC 2022-2026

Em 2021, o país superou o México e se consolidou como o maior mercado do setor da América Latina, com uma receita de US$ 1,4 bilhões (R$ 6,99 bilhões) e, agora, pode chegar a US$ 2,8 bilhões (R$ 13,99 bilhões) nos próximos três anos.

Para Olival, os jovens devem se atentar para as carreiras possíveis dentro da indústria dos jogos, e é para isso que a universidade dos EUA oferece a experiência. “Além de partilhar conhecimento, vamos compartilhar experiências de profissionais que já são reconhecidos no mercado pelo trabalho que desenvolvem na indústria”, afirma.

“Ficamos satisfeitos por oferecer esse tipo de interação para jovens, aspirantes e profissionais em início de carreira”, adiciona a Community Outreach Director da Full Sail.  “Além disso, ficamos agradecidos aos palestrantes que aceitaram o convite para contribuir com esse programa trazendo inspiração e histórias de vida”, destaca.

Durante o VXP, os participantes serão desafiados a criar e apresentar um projeto com o objetivo de desenvolver e autoanalisar suas capacidades de vender os projetos, serviços ou produtos e, até mesmo, seu posicionamento profissional no mercado.

Participarão do evento, com seus respectivos temas, os profissionais:

  • Nando Guimarães: Do Indie ao Corporate: uma visão do dinamismo do mercado dos Games.
  • Daniel Tavares: De Maceió aos Estados Unidos and Back.
  • Tamir Nadav: O cenário internacional dos criadores de games.
  • SJ Santos: E-sports e suas oportunidades para profissionais da área de Games.
  • Fernando Tsukumo: O Poder do Lúdico no Aprendizado.
  • Roger Haubrichs: Como a indústria do cinema está se unindo a indústria dos jogos com a criação de sets virtuais.
  • Vitor Hette: O cenário indie no Brasil.

De acordo com os organizadores, o curso deve ser assistido de forma síncrona. Não serão oferecidas gravações das aulas do programa e, para concluir e receber o certificado, é necessário participar ao vivo e cumprir todas as tarefas do programa, inclusive a submissão e apresentação do projeto final.

Para mais informações, basta acessar: https://www.fs-courses.com/vxp/2023/jun-pt/



Autora lança livro sobre empreendedorismo pós-pandemia em SP

A recuperação pós-pandemia é uma das principais dificuldades dos brasileiros à frente de pequenos negócios. A conclusão integra uma pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizada em setembro do último ano e divulgada em janeiro de 2023. 

Segundo o estudo “Dores dos Pequenos Negócios“, os empresários destacaram que têm de lidar com os desafios para se reerguer e se reinventar em um contexto de retomada econômica, pós-crise sanitária.

Atenta a este fator, Cristina Boner, presidente do Conselho Fiscal do grupo Drexell, escreveu o livro “Passos para a estabilidade do seu empreendimento na pós-pandemia”, pela Editora Autografia, que tem lançamento programado para setembro de 2023 na livraria Cultura, em São Paulo (SP). 

Boner conta que, para além de pequenos negócios, o livro pode ajudar empresários que lideram empreendimentos de diversos portes e setores. “Os negócios mudam, bem como as economias, mas isso não altera o fato de vendedor e cliente precisarem trabalhar em conjunto para fechar bons negócios”, afirma. 

A autora defende que marketing e vendas são duas áreas estratégicas para o crescimento de qualquer negócio. “Ambos os setores [marketing e vendas] precisam unir forças desde o início para compartilhar inteligência de processo e fornecer ao cliente uma experiência de compra fantástica, do início ao fim, e implementar táticas em toda a jornada de compra”.

Na visão de Boner, o futuro será uma batalha para conectar pessoas, ideias e produtos e serviços. “O novo poder não é acumulação, mas canalização. Ele se move horizontalmente e conecta as pessoas de maneiras que nunca foram feitas antes”. 

“Estamos conectados”, prossegue, “em qualquer lugar com largura de banda ilimitada disponível a qualquer momento para uma conexão instantânea para quem precisa – ou deseja algo diferente do que você tem”.

De acordo com a presidente do Conselho Fiscal do grupo Drexell, a principal motivação para escrever a obra consiste no fato de que não existe um único caminho para o sucesso.

“O conhecimento,  este  sim,  é  uma  herança  eterna que a vida nos permite dar em forma de livro”, considera. “Esta obra contém uma boa parte do que vivi e aprendi e é a prova de que as mulheres são capazes de fazer ‘magia’. Espero que esse trabalho ajude a formar o perfil de um empreendedor do futuro”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: www.cristinaboner.com.br 



Viajar com animais de estimação exige planejamento

O Brasil possui uma das maiores populações de animais de estimação do mundo, totalizando 167,6 milhões de pets, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET). São 67,8 milhões de cães, 41,3 milhões de aves canoras e ornamentais, 36,6 milhões de gatos, 22,2 milhões de peixes ornamentais e mais 2,7 milhões de outros animais (como répteis e pequenos mamíferos), que entre 2021 e 2022, apresentaram um crescimento médio acumulado de 3,6%.

Nos setores de comércio e serviços, os dados da associação também revelam que o país ocupa a terceira posição mundial no faturamento da indústria pet, que gira em torno de US$ 149,8 bilhões ao ano, atrás apenas dos EUA e da China. O faturamento da indústria pet nacional (incluindo os segmentos de alimentação, acessórios e medicamentos), cresceu 17,20%, entre 2021 e 2022, totalizando R$ 41,96 bilhões/ano.       

Seguindo essa tendência de alta, o setor de turismo também vem acompanhando a procura por viagens nacionais, segundo dados da pesquisa do Canal do PET (IG). No Google, por exemplo, o crescimento nas buscas por hotéis com serviços pet friendly foi de 300%, em 2020. A plataforma Hoteis.com revela que, ao final de 2020, 82% dos brasileiros que participaram da pesquisa desejam viajar com os pets, enquanto 67% já haviam viajado com os animais. Em 2021, a Airbnb Brasil incluiu a opção de hospedagens com animais de estimação e em dois meses hospedou mais de 450 mil pets.

“Essa tendência reflete uma mudança no estilo de vida de tutores, que buscam cada vez mais incluir seu pet. De olho no cenário atual, o setor do turismo se apressa a multiplicar as ofertas do maior número de atrativos com opções pet friendly”, afirma Rodrigo Raineri, CEO da Destinos Inteligentes, startup especializada em turismo que desenvolveu o guia turístico digital gratuito que oferece aos usuários a possibilidade de planejar a viagem com o pet por milhares de atrativos e empreendimentos localizados em dezenas de cidades no Brasil.  

“Seja em viagens de férias, finais de semana prolongados ou até mesmo em deslocamentos a trabalho, os animais de estimação estão se tornando verdadeiros membros da família, seu bem-estar e presença tornaram-se prioridades para muitos brasileiros”, observa o CEO da Destinos Inteligentes. “Nesse contexto, empresas do setor turístico têm se adaptado para atender a essa demanda, oferecendo serviços e infraestrutura adequados para garantir o conforto e a segurança dos animais durante as viagens”. 

Guia Pet Friendly gratuito

Com foco em tornar o planejamento de passeios e viagens mais ágil e seguro, a plataforma Destinos Inteligentes disponibiliza filtros específicos para atrações pet friendly em sua ferramenta de buscas. O Guia Pet Friendly é gratuito e está disponível nas principais lojas de aplicativos para celular e tablet, além da versão para computador.

Até o momento, são 1176 locais pet friendly geolocalizados em 45 cidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Pará. Desses, 188 são atrativos turísticos, 165 são meios de hospedagem, 320 locais de alimentação (entre restaurantes, lanchonetes, padarias, docerias, etc.), 203 comércios e 109 serviços que aceitam animais de estimação.  

“A oferta de empreendimentos pet friendly do Guia Turístico Digital aumenta a cada dia e está sendo constantemente atualizada, primeiramente pelas prefeituras e, em breve, pelos próprios empreendimentos”, destaca Rodrigo Raineri.



Uso da tecnologia otimiza atendimento a investidores

A oferta crescente de fundos e ativos financeiros no mercado brasileiro, aliada aos investimentos no exterior e a possibilidade de adesão a diversas contas em diferentes instituições financeiras, têm moldado o setor de investimentos no país.

Conforme os dados mais recentes divulgados pelo Banco Central (BC), referentes a maio de 2023, os brasileiros já possuem, em média, 5,18 relacionamentos com instituições financeiras diferentes, o que inclui contas correntes, investimentos, além de outros bens. Esse cálculo foi feito dividindo o número de CPFs e CNPJs ativos e com algum vínculo no Sistema Financeiro Nacional pelo número total de relacionamentos identificados pelo BC no período analisado.

Para uma comparação, em maio de 2018, esse número de relacionamentos era de apenas 2,17. Portanto, houve aumento de quase 140% em cinco anos.

De alguns anos para cá, a abertura de contas em bancos ou corretoras tornou-se algo descomplicado, um processo menos burocrático e que pode ser feito de forma 100% digital, via aplicativos.

Com o avanço do setor, há cada vez mais alternativas para a diversificação dos investimentos à disposição no mercado.

De acordo com Maxim Wengert, CEO da Quantum Finance, empresa especializada em ferramentas de inteligência de mercado e soluções para gestão estratégica de carteiras, os profissionais do setor de investimentos têm recorrido a tecnologias avançadas para lidar com a organização do volume de informações financeiras dos investidores, espalhadas em diversas instituições.

“Esse movimento já ocorre de forma mais intensa em economias desenvolvidas como Estados Unidos, Reino Unido e outras nações europeias. Nessas localidades, a utilização de consolidadores ou agregadores de dados financeiros e de investimentos avança a passos largos”, afirma o CEO. O especialista explica ainda que, no Brasil, isso tudo está apenas começando e irá ganhar mais impulso com modelo Open Finance.

A implementação do Open Finance no país já está em curso, seguindo uma agenda do Banco Central. O objetivo é oferecer mais liberdade para clientes e investidores escolherem com quais instituições querem se relacionar, por meio do compartilhamento de dados financeiros de seus interesses.

 

Tecnologia para o mercado financeiro

Considerando o cenário promissor, a Quantum Finance desenvolveu uma solução de consolidação e monitoramento de carteiras. Com a utilização da ferramenta, assessores, consultores, planejadores financeiros e gestores de patrimônio que indicam ativos ou assessoram os investidores, podem ter a visão global do portfólio dos investidores.

“Acompanhar os investimentos em uma única ferramenta contribui para o desenvolvimento de estratégias alinhadas aos objetivos de cada investidor”, explica Wengert, que realizou diversas pesquisas com clientes para o desenho da funcionalidade.

O consolidador de carteiras gera gráficos, indicadores e relatórios que buscam auxiliar os clientes na tomada de decisões. Também é possível fazer a gestão e análise de carteiras, a partir de informações como rentabilidade, risco, liquidez, ganho financeiro e contribuição de cada ativo ou estratégia nos resultados globais.

Além disso, a ferramenta permite acompanhar eventos passados e futuros relacionados aos ativos como dividendos, cupons, amortizações e vencimentos dos papéis.

E, quanto às movimentações, os profissionais têm a possibilidade de fazer a importação automática e massiva dos dados das transações direto no sistema.

O CEO da Quantum sinaliza que a interação com os investidores também pode ser fortalecida. “Os usuários podem gerar relatórios e compartilhar diretamente com os investidores via e-mail ou por acesso mobile”, observa. Uma das consequências do uso da tecnologia para automatizar processos é liberar tempo para as atividades consideradas estratégicas. “Assim o assessor pode focar na análise técnica das carteiras, no atendimento ao cliente e na captação de novos clientes”, ressalta Wengert.

No que diz respeito à base de dados, a solução reúne informações que permitem avaliações quantitativas e qualitativas de fundos, dados de segmentos específicos do universo de investimentos, indicadores fundamentalistas de companhias abertas, produtos disponíveis nas prateleiras das plataformas digitais de investimentos e bancos, informes sobre tendências e notícias do mercado.

Uma funcionalidade recentemente implementada foi a Política de Custos, que busca contemplar diferentes formas de cobrança de taxas de administração e performance sobre as carteiras geridas. Outro lançamento em destaque foi o de targets personalizados, que permitem fazer um eficiente controle de risco de enquadramento para checar o limite inferior e superior de alocação dos investimentos, ou seja, faixas percentuais que podem ser aportadas em cada ativo.

“Temos muitas outras funcionalidades no nosso pipeline de desenvolvimento, que logo serão lançadas”, avisa Maxim Wengert, CEO da Quantum.

Ele destaca também que soluções Quantum Finance contam com a tecnologia exclusiva Atom Expert System (AES), lançada há 10 anos e em constante evolução, que usa inteligência artificial para fazer cruzamentos de dados e oferecer informações. 

 

Para mais informações sobre tecnologia para o mercado financeiro, basta acessar o site da Quantum.



Consumo de espumantes cresce no Brasil em 2022

O espumante caiu no gosto dos brasileiros. Segundo dados da Ideal Consulting, empresa de inteligência de mercado referência no segmento, o espumante brasileiro apresentou crescimento de 2% nas vendas no ano passado e os importados registraram acréscimo de 28%, se comparados a 2021.

A pesquisa apontou também uma retração no mercado de vinhos. Segundo a empresa, no Brasil foram movimentados 438,8 milhões de litros no ano passado, volume que representa uma redução de 10% sobre o total comercializado em 2021.

“O consumo de espumantes e champagnes no Brasil tem se tornado cada vez mais popular ao longo dos anos”, avalia Danilo Bianculli, Sócio-fundador da Elite Vinho. “Ainda que sejam tradicionalmente associados a celebrações e ocasiões especiais, é perceptível uma tendência de desmistificação dessas bebidas, sendo cada vez mais consumidas no dia a dia e em casas noturnas”.

Normalmente, as épocas de maior consumo coincidem com o final do ano, durante as festas de Natal e Ano Novo, e também em datas comemorativas como o Dia dos Namorados e aniversários.

Diferença entre espumante e champagne

Apesar de todo champagne ser tecnicamente um espumante, nem todo espumante pode ser chamado de espumante. A principal diferença entre as bebidas reside na origem. O nome “Champagne” é protegido por uma denominação de origem controlada e só pode ser usado para os vinhos espumantes produzidos na região de Champagne, na França

“Eles são produzidos a partir de três variedades de uvas: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier, seguindo o método champenoise ou tradicional, que consiste em uma segunda fermentação da bebida dentro da própria garrafa”, explica Bianculli.

Já o termo “espumante” é usado para descrever qualquer vinho que possui uma quantidade significativa de gás carbônico, resultante de uma fermentação natural. Espumantes podem ser produzidos em diferentes regiões do mundo e através de diferentes processos como, por exemplo, o método charmat que realiza a segunda fermentação em tanques de aço inoxidável, antes de o vinho ser engarrafado.

“Apesar das diferenças de origem e método de produção, a qualidade de um espumante não é necessariamente inferior à de um champagne. Há espumantes de excelente qualidade produzidos em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil, que vem ganhando reconhecimento internacional, especialmente os da região da Serra Gaúcha”, finaliza Bianculli.

Para saber mais, basta acessar: www.elitevinho.com.br 



Responsabilidade ambiental aumenta na produção de vinhos

A preocupação com a sustentabilidade já não é novidade no dia a dia de pessoas, governantes, negócios e indústria. Símbolo desse compromisso global, a Agenda 2030 das Nações Unidas (ONU) conta com 17 objetivos e 169 metas globais. O segundo item da lista é denominado “Fome zero e agricultura sustentável”; o nono, “Indústria, inovação e infraestrutura”; e o décimo segundo, “Consumo e produção responsáveis”. 

Exemplo de como a preocupação com o meio ambiente vem aumentando pode ser visto em pesquisas como a realizada pelo Instituto Akatu, em parceria com a GlobeScan, que entrevistou pessoas em 31 países e, entre outros resultados, mostrou que 86% dos brasileiros desejam reduzir seu impacto individual sobre o meio ambiente e a natureza; a média mundial foi de 73%.

O levantamento mostrou também que 85% das pessoas estão muito ou um pouco preocupadas com os impactos ambientais da fabricação e processamento de alimentos. Na mesma linha, dados da Food Connection indicam que 68% dos negócios brasileiros tinham estratégias ESG (Environmental, Social and Governance), em português “sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa” em 2022, 26% mais que em 2021.

Do prato à garrafa

Neste contexto, uma indústria que também demonstra preocupação com sustentabilidade na cadeia de produção é a de vinhos, champanhes e bebidas de luxo. Gradativamente, o setor passou a aderir a práticas responsáveis e encontrou espaço diante de consumidores cada vez mais atentos à origem e impacto ao meio ambiente. No Brasil, a Embrapa informa que o país conta com o  Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil, que já foi responsável pela fabricação de 173,90 milhões de litros de vinhos de mesa e 43,47 milhões de vinhos finos em 2021. 

Tal produção está em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. Assim como no Brasil, produtores ao redor do mundo buscam implementar ações de respeito à natureza. Na França, por exemplo, a região de Bordeaux tem o compromisso de adotar 100% de práticas sustentáveis, orgânicas ou biodinâmicas até 2025. Na Oceania, a Nova Zelândia conta com 96% das uvas certificadas pela produção sustentável.

Diante desse panorama, Ricardo Castilho, sócio-fundador da Elite Vinho, empresa especializada na importação e distribuição de vinhos finos, falou sobre a preocupação dos fabricantes da região de Champagne com a sustentabilidade, além de comentar o cenário dos champagnes de luxo no Brasil e no mundo.

Você vê a responsabilidade ambiental com uma preocupação de produtores da região de Champagne?

O mercado de champagne está se adaptando às demandas dos consumidores por práticas mais sustentáveis. Muitas vinícolas de Champagne estão implementando práticas de viticultura orgânica e biodinâmica, além de buscar certificações de sustentabilidade.

Portanto, na hora de escolher um champagne, além de considerar o preço, o sabor e a marca, os consumidores também estão cada vez mais levando em consideração a sustentabilidade e a ética na produção.

Como avalia as previsões para o mercado de champagne referentes ao ano de 2023? 

Nos últimos anos, o Brasil tem visto um crescimento substancial no consumo de vinhos, incluindo vinhos espumantes. Essa tendência pode continuar nos próximos anos, impulsionada pela maior apreciação dos brasileiros por vinhos e espumantes de qualidade. 

Após a pandemia de COVID-19, a economia brasileira começou a se recuperar. Isso pode aumentar a demanda por produtos de luxo, como o champagne, à medida que as pessoas têm mais renda disponível para gastar.

Além disso, a sustentabilidade se tornou uma questão importante para muitos consumidores brasileiros. Isso pode afetar suas escolhas de compra, favorecendo produtos que são produzidos de maneira ambientalmente amigável.

Muitos produtores de Champagne têm adotado práticas mais sustentáveis, o que pode ser um ponto positivo para eles neste mercado. Existe uma percepção no Brasil de que produtos importados, incluindo champagnes, são melhores do que produtos nacionais. Isso pode continuar a impulsionar a demanda por champagne.

De que maneira, de forma mais específica, o segmento de luxo se apresenta dentro deste mercado? Quais as principais características dos champagnes de luxo?

O segmento de luxo no mercado de champagne se caracteriza por diversas nuances. Estas vão desde a seleção cuidadosa das uvas e do processo de fermentação, até o envelhecimento prolongado e o design da embalagem. Os champagnes de luxo geralmente são produzidos em quantidades limitadas e podem ser feitos de uvas de um único vinhedo (conhecido como “single vineyard”) ou de uma única safra excepcional (“vintage”).

Além disso, esses champagnes muitas vezes passam por um período de envelhecimento em garrafa mais longo, o que contribui para a complexidade e profundidade de sabor. Marcas de champagne de luxo também investem bastante na apresentação, com embalagens elegantes e distintas que refletem o status do produto.

Sobre a Elite Vinho

A Elite Vinho é uma empresa especializada na importação e distribuição de vinhos finos de diversas regiões do mundo. Conta com mais de 120 produtores de vinhos provenientes dos países e regiões mais tradicionais, como França, Itália, Espanha, Portugal, Chile, Argentina, entre outros.

A empresa também oferece serviços de consultoria em vinhos, com profissionais que podem ajudar na escolha e harmonização de vinhos para eventos corporativos, casamentos, jantares e outros tipos de ocasiões.

Para mais informações, basta acessar: www.elitevinho.com.br



João Adolfo promove curso para trabalhar com o YouTube

Um levantamento recente revelou que o Brasil é o terceiro país com mais usuários do YouTube em 2023. De acordo com o balanço, realizado pela plataforma on-line Cuponation, cerca de 142 milhões de brasileiros assistiram a conteúdos na plataforma de streaming do Google apenas em janeiro.

O primeiro e o segundo lugar da lista são ocupados pela Índia e pelos EUA, com 467 milhões e 245 milhões de usuários mensais, respectivamente. A análise também destaca que o YouTube surgiu em 2005 e está disponível em mais de 100 países, permanecendo como o segundo site mais acessado do mundo, ficando atrás apenas do Google, com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente. 

Nesse panorama, o empresário e especialista em YouTube João Adolfo de Souza desenvolveu um curso voltado a pessoas que administram canais da plataforma no Brasil. Ele conta que o método SMY foi desenvolvido para promover o crescimento e a aceleração de canais da plataforma.

“Usando esse método, tenho mais de dezesseis canais monetizados, seis placas de 100 mil inscritos e duas placas com 1 milhão de inscritos”, informa. “O método consiste em unir os principais atalhos para crescer com agilidade na plataforma e ensina o passo a passo tanto para iniciantes, como para pessoas já avançadas a ferramenta”, completa.

De acordo com Souza, por se tratar de um método, o conteúdo do curso pode ser aplicado por qualquer pessoa. “Para empresários, além de gerar receita, um canal no YouTube pode proporcionar o marketing da empresa, atraindo novos clientes todos os dias”.

A título de exemplo, ele explica que, ao atuar com o público idoso, os seus canais geram renda passiva e monetização através do seu negócio, a João Financeira – empresa de empréstimo consignado que atende pessoas interessadas em empréstimos que vêm, muitas vezes, por meio dos vídeos disponibilizados nos canais do YouTube.

“Basicamente, o método SMY aborda como crescer, tornar-se autoridade e acelerar na rede social. O YouTube é peça-chave no marketing digital dos dias atuais. Ao longo dos anos, sempre surgiram novos canais digitais, mas esta plataforma não apenas se manteve, como cresceu”, afirma.

Souza também destaca que, por ser uma plataforma ligada diretamente ao Google, além de permitir imprimir seus resultados dentro do YouTube, ela também sugere seus vídeos no Google, o maior mecanismo de buscas do mundo. “Por isso, estar no streaming de vídeos é um dos principais pontos para quem quer crescer no marketing digital”.

O responsável pela João Financeira chama a atenção para o fato de que muitas pessoas não conhecem as configurações básicas ou, até mesmo, as avançadas de um canal de YouTube.

Segundo Souza, também é importante:

  • Conhecer o que funciona em um canal e saber adaptar para outro;
  • Saber quais são os pontos importantes ao fazer uma descrição;
  • Entender como inserir as tags de um vídeo; 
  • Buscar ideias de vídeos virais;
  • Fazer vídeos que tenham um bom engajamento;
  • Estimular os usuários a interagirem com o conteúdo;
  • Ganhar dinheiro com a plataforma.

“Como vimos, é preciso saber onde inserir as palavras-chave corretas, qual a importância de um bom título e de uma boa thumbnail, por exemplo. A plataforma oferece uma série de ferramentas que, quando utilizadas da forma correta, podem levar a resultados assertivos”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://ojoaoadolfooficial.com.br/



Tecnologia é aliada de hospitais ao otimizar gestão e custo

A automatização dos processos de gestão empresarial chegou até o setor da saúde. Isso porque é cada vez mais comum encontrar clínicas e hospitais que aderiram aos sistemas de softwares de soluções em saúde em suas unidades, sejam públicas ou privadas. A tecnologia se tornou um instrumento de integração na saúde e impacta desde a entrada na unidade hospitalar ao acompanhamento do paciente. 

Segundo a pesquisa TIC Saúde, realizada há 10 anos pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, cerca de 80% dos enfermeiros tiveram acesso a dados dos pacientes de forma digital no ano passado

No quesito gestão, as mudanças geradas pelo uso da tecnologia durante o exercício das instituições de saúde também são significativas: otimização de custos, tempo demandado por funcionários para a realização de tarefas manuais e melhora da qualidade do atendimento são alguns exemplos. Além disso, o uso da tecnologia nos processos de gestão torna as operações mais seguras, já que os softwares tendem a possuir configurações confiáveis, a exemplo do rastreamento de dados.

De acordo com Mário Lonczynski, CEO da SPDATA, empresa de softwares de gestão de saúde, a tecnologia se tornou essencial para o bom funcionamento dos hospitais. “A tecnologia está revolucionando a gestão hospitalar, oferecendo soluções inovadoras para otimizar a eficiência operacional e reduzir custos. A automação de processos, a gestão eficiente de dados e os sistemas de monitoramento são apenas alguns exemplos de como a tecnologia se tornou uma aliada essencial para os hospitais. Ao adotar essas soluções, as instituições de saúde podem melhorar a qualidade dos cuidados, aumentar a eficiência e garantir que os recursos sejam utilizados de forma mais inteligente”, explica.

Ainda segundo Mário, a tecnologia desempenha um papel fundamental em todos os setores do ecossistema hospitalar. “Ao adotar soluções tecnológicas específicas para cada área, mas integradas entre si, é possível otimizar processos, melhorar a qualidade do atendimento e reduzir custos, beneficiando tanto os profissionais de saúde quanto os pacientes. As Santas Casas de Misericórdia, instituições filantrópicas que geralmente possuem orçamentos limitados, podem se beneficiar significativamente com a adoção de tecnologias no ambiente hospitalar. Essas instituições enfrentam desafios financeiros constantes para manter a qualidade do atendimento, e a tecnologia pode ajudar a superar essas dificuldades”, completa. 

As dificuldades financeiras das instituições filantrópicas são motivadas pela falta de atualização da tabela do SUS. É o que aponta o Conselho Federal de Medicina (CFM). Como resultado, existem perdas acumuladas pelas instituições nos últimos anos. O uso da tecnologia, nesse caso, é uma alternativa para minimizar custos e aumentar a efetividade da prestação de serviços. 

SPDATA

A SPDATA é uma empresa de soluções em softwares de gestão empresarial aplicada ao setor da saúde que atua há 35 anos no mercado. Com sede em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, a empresa atende instituições de saúde de todo o Brasil, como clínicas, hospitais públicos, privados e filantrópicos. 

Um dos principais serviços oferecidos pela SPDATA são produtos de gestão automatizada que buscam atender todo o ecossistema hospitalar. Essas soluções tecnológicas são desenvolvidas para otimizar a operação hospitalar, melhorar a eficiência e reduzir custos. Além de terem o objetivo de ajudar a simplificar processos, melhorar a comunicação interna e facilitar a tomada de decisões.



Saneamento básico de Uberlândia se destaca em ranking do Instituto Trata Brasil

O saneamento é um dos fatores importantes para a qualidade de vida dos moradores de uma cidade. Uberlândia, no interior de Minas Gerais, ocupou o terceiro lugar nacional e primeiro do estado no Ranking do Saneamento 2023 do Instituto Trata Brasil, que traz dados preocupantes: atualmente, mais de 100 milhões de brasileiros não têm rede de esgoto e 35 milhões não têm acesso a água potável.

A cidade do triângulo mineiro está à frente da média nacional neste setor. Na última edição do ranking do instituto, a liderança é ocupada pela cidade paulista de São José do Rio Preto com quase 100% da população com água tratada e coleta de esgoto com índice de tratamento de 80%. Já Macapá (AP) ocupa o último lugar, com média de acesso à água potável em 80% e menos de 30% de coleta de esgoto, com 18% tratado.

Responsável pelo saneamento em Uberlândia, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) é a segunda melhor autarquia municipal do setor no Brasil. No ranking, Uberlândia obteve a nota máxima em atendimento total de água (10), esgoto (10) e tratamento de esgoto referente a água consumida (10).

Para o diretor geral do Dmae, Renato Rezende, o bom resultado no ranking está diretamente relacionado aos investimentos no setor, dentro do planejamento de crescimento da cidade com ampliação nas áreas de tratamento e abastecimento de água, bem como coleta e tratamento de esgoto.

“Desde 2017, foram investidos aproximadamente meio bilhão de reais em saneamento em Uberlândia. Neste ano estamos executando novas adutoras para interligação do anel hidráulico entre os três sistemas que abastecem a cidade”, afirmou.

Investimentos e parcerias público-privadas

Renato Rezende destacou que a autarquia tem se antecipado ao crescimento de Uberlândia com um planejamento que prioriza a demanda de atendimento atual de saneamento e a futura expansão, contando também com participação do setor privado.

Uma delas é do bairro planejado Granja Marileusa, que iniciou, em novembro de 2022, as obras de uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE) para atender a comunidade local, com capacidade para bombear 200 litros por segundo e atender uma área de até 6 milhões de metros quadrados. Com previsão para conclusão entre julho e agosto deste ano, a obra está 70% concluída. Quando estiver pronta, o bairro terá 100% do esgoto bombeado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha do DMAE.

“Isso zera os lançamentos feitos pós-tratamento do esgoto no Córrego Perpétua. Estamos pensando lá na frente, quando o córrego não suportará a capacidade mesmo após o tratamento, por isso é necessário bombear para a ETE Uberabinha”, explicou Edina Franco Gouveia, diretora de operações do Granja Marileusa.

Sobre a EEE do Granja Marileusa, o diretor geral do DMAE, Renato Rezende, afirma que a nova elevatória trará melhorias significativas para o saneamento. “Temos um novo equipamento que possibilitará o desenvolvimento socioeconômico para os bairros deste setor de Uberlândia, atendendo a demanda atual e futura no tratamento e coleta de esgoto conforme os padrões do saneamento básico”, afirmou.

Melhorias para o meio ambiente

O geógrafo e especialista em Gestão Ambiental Bruno Michelotto, explica que a interrupção do lançamento de esgoto (mesmo após tratamento), irá auxiliar na recuperação ambiental da bacia do córrego Perpétua, particularmente no que se refere à qualidade de suas águas. Tem-se ainda a retomada do potencial turístico da bacia do córrego, que apresenta diversas cachoeiras.

“Espera-se, portanto, que essa recuperação possa contribuir para o aumento da diversidade e riqueza de peixes, organismos aquáticos (micro invertebrados), recuperação da vegetação ribeirinha e aumento da disponibilidade para a população que faz uso do recurso hídrico (irrigação e dessedentação de animais)”, afirma Michelotto.



Interesse por DIU como método contraceptivo aumenta 105% no Brasil

As buscas por informações no Google relacionadas ao DIU aumentaram 105% entre 2017 e 2022, segundo dados disponibilizados pelo Google Trends. A crescente procura mostra um interesse maior das mulheres por esse método contraceptivo. 

Para Vinicius Guadagnin, médico ginecologista, obstetra e sexólogo do Eco Medical Center, qualquer mulher que tenha o desejo ou a necessidade, pode colocar o DIU. “As pacientes têm procurado cada vez mais um método contraceptivo de longa duração, que traga segurança, conforto e um impacto hormonal menor. Por isso as mulheres têm escolhido o DIU. Independente do fato de ser o DIU de cobre ou o hormonal, esse é um dos métodos mais eficazes para evitar uma gravidez, e apresenta diversos benefícios em relação às pílulas anticoncepcionais”, afirma Guadagnin. 

Além de evitar o risco de uma gravidez por esquecer de tomar as pílulas diariamente e no horário certo, o DIU proporciona mais segurança na prevenção de uma gestação e apresenta uma interferência menor no metabolismo, segundo Guadagnin. “O DIU é muito superior ao anticoncepcional quando falamos em qualidade contraceptiva, até porque ele protege muito mais de acordo com os estudos. Ele tem duração de 5 anos, pode ser retirado a qualquer momento, e interfere menos no metabolismo e na produção de hormônios sexuais femininos”, explica.

Tipos de DIU

Atualmente existem dois tipos de DIU. Os não hormonais, que são de cobre ou cobre com prata, e os hormonais (Mirena e Kyleena), ambos compostos por uma progesterona chamada levonorgestrel. A diferença é que, além de atuar como contraceptivo, o DIU hormonal proporciona um controle do sangramento uterino normal e diminuição de cólicas, sendo uma das principais indicações para mulheres com endometriose.

Precisa de anestesia para colocar o DIU?

O processo para colocar o DIU é rápido, prático, seguro e muitas vezes indolor. O médico ginecologista explica que algumas mulheres mais resistentes à dor preferem o procedimento sem anestesia, mas normalmente é aplicada anestesia local para fazer a inserção do DIU. “Algumas pacientes, inclusive, têm um limiar de dor mais baixo. Essas pacientes são elegíveis para que se realize a inserção do DIU em centro cirúrgico, com sedação. O mesmo é indicado para meninas e mulheres que ainda não tiveram a primeira relação sexual mas desejam o colocar o DIU”, afirma o Dr. Vinicius, que ressalta que o DIU não tem restrição mínima ou máxima de idade. 

A coordenadora e gestora do Centro Cirúrgico do Eco Medical Center, Laís Fuchs diz que os benefícios de colocar o DIU em um centro cirúrgico vão desde a diminuição de risco de infecções, até o conforto e a tranquilidade durante todo o procedimento. “A paciente não sentirá dor ou qualquer desconforto, uma vez que estará sedada, e acompanhada com equipe multidisciplinar (médico, anestesista, equipe de enfermagem e farmácia). Após recuperação, a paciente é encaminhada para ultrassonografia transvaginal para avaliação do posicionamento do DIU”, afirma. 

Contraindicações

Mulheres que apresentam anormalidades anatômicas que podem distorcer a cavidade uterina, infecções pélvicas atuais, sangramento vaginal inexplicado, gestação ou câncer de colo de útero ou de endométrio conhecido não têm indicação médica para inserção do DIU e devem conversar com um ginecologista para avaliar outros métodos contraceptivos se necessário. 



Exercício físico no inverno requer cuidados

Segundo um estudo recente conduzido pela Cleveland Clinic, um estilo de vida sedentário apresenta um risco 500% maior de mortalidade relacionada a todas as causas, se comparado com pessoas mais ativas. A pesquisa considerou o sedentarismo mais prejudicial à saúde do que fumar, ter diabetes ou doenças cardíacas. 

Publicado no periódico JAMA Network Open, o estudo analisou retrospectivamente 122.007 pacientes submetidos a testes de esteira ao longo de um período de mais de duas décadas e revelou que o sedentarismo é um fator de risco significativo para a mortalidade, superando até mesmo condições médicas graves. Além disso, a pesquisa apontou que não há limite de idade para se beneficiar do exercício físico e que os mais bem condicionados têm menor mortalidade.

Exercícios no Inverno 

No entanto, é importante destacar que durante o inverno há um aumento nos riscos de lesões musculares e articulares pela combinação de atividade física intensificada e mudanças súbitas de temperatura.

Segundo o Dr. Antônio Krieger, médico ortopedista especialista em cirurgia da coluna, a falta de aquecimento adequado aumenta o risco de estiramentos musculares, principalmente pela manhã, quando as pessoas tendem a realizar atividades físicas com pressa. Ele ressalta a importância de um aquecimento adequado, que proporciona uma transição progressiva do estado de repouso para o de ação, ativando a circulação sanguínea local e preparando o corpo para o exercício.

“O inverno é um ótimo momento para quem deseja se exercitar – se você está buscando desenvolver o corpo e os músculos, a academia é uma boa opção. Para aqueles que desejam se manter em forma ou perder alguns quilos, é possível alternar entre dias de atividades ao ar livre e dias de treino funcional”, comenta Krieger. 

Durante o repouso, o fluxo sanguíneo para os músculos é baixo, variando entre 15% e 20%. No entanto, durante o exercício, esse fluxo pode aumentar para níveis entre 70% e 90%. “Um músculo só pode alcançar seu desempenho máximo e otimizado quando a circulação sanguínea local está plenamente ativada. Por isso, o aquecimento é essencial, pois permite uma transição gradual do estado de repouso para o de atividade”, explica Krieger.

Essa restrição sanguínea em repouso, aliada ao frio característico do inverno, também pode trazer prejuízos para a saúde do coração. Segundo o cardiologista Dr. Francisco Pupo, a estação mais fria do ano é também a época em que aumenta a incidência de infarto e AVC devido à vasoconstrição das artérias, ou seja, estão mais comprimidas e levando menos oxigênio aos órgãos. 

“Você deve proteger e aquecer principalmente a região do tórax, onde estão os principais órgãos relativos à vida. Quando você for fazer atividade física em um dia frio é importante começar devagar, fazer um aquecimento adequado, ter um profissional de atividade física que oriente como começar, como alongar, como prosseguir e evoluir no exercício”, explica Pupo. “E se em algum momento sentir algum mal-estar ou pressão no tórax, pare imediatamente e chame 192”, finaliza o cardiologista.

Exercícios são os melhores ‘remédios’ para prevenção de problemas na coluna

Ainda segundo o Dr. Antônio Krieger, manter uma rotina de atividades físicas promove o fortalecimento do “escudo muscular” que estabiliza a coluna e previne dores no futuro. “Quando pensamos em saúde da coluna, precisamos considerar duas coisas: evitar a desidratação precoce do disco e criar uma estrutura que permita que os movimentos sejam feitos de uma maneira harmônica e mecanicamente eficiente, a fim de não permitir o desenvolvimento de quadros dolorosos”, explica o ortopedista.

Em adultos, a medicina recomenda de 150 a 300 minutos de atividade por semana moderadas ou intensas. Como moderadas estão bicicleta e natação. Atividades intensas são o futebol, luta, musculação, corrida e até CrossFit.



Alopecia areata atinge 1% dos brasileiros

Uma das doenças de pele que poucos conhecem a fundo é a chamada alopecia areata, que provoca a queda dos cabelos e pêlos corporais. Ela despertou mais interesse no público ao ser abordada pela novela Vai na Fé, da TV Globo, onde a personagem Marlene, interpretada por Elisa Lucinda, passa pelo processo de aceitação da doença, abandonando o uso da peruca e iniciando um tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Antes disso, na cerimônia do Oscar 2022, o assunto repercutiu por causa da bofetada que o ator Will Smith deu no rosto do comediante Chris Rock, motivado por uma piada que ele fez com a aparência da esposa, a atriz Jada Pinkett Smith, que tem alopecia. 

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), estima-se que 1% dos brasileiros sofrem com a doença, que afeta diretamente o nascimento dos fios. Segundo o médico dermatologista e patologista Charles Godoy, professor do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), ela ocorre quando o bulbo capilar é atacado por células de defesa do corpo humano, que acabam alterando o metabolismo do bulbo e impedindo o crescimento do cabelo. 

Existem sete tipos de alopecia e cada um deles é provocado por causas variadas, como herança genérica, dermatite ou traumas, estresse e outras doenças autoimunes, a exemplo da Tireoidite de Hashimoto (que causa desequilíbrio nos hormônios da tireoide). “O tipo mais comum, inclusive, que o leigo chama de ‘pelada’, é onde surge uma área circunscrita sem cabelo. Não apresenta descamação, mas a região pode ficar dolorida ou coçar”, exemplifica Godoy. 

Alguns tipos raros da doença, como a alopecia totalis e a alopecia universalis, podem fazer com que a pessoa perca não só o cabelo, mas também os pelos pubianos, cílios e sobrancelhas. A literatura médica aponta que isso pode acontecer em até 10% dos pacientes com a doença. 

Em diversos casos, a alopecia não tem cura, mas possui alguns tratamentos, que podem controlar a perda dos cabelos. Uma alternativa é o tratamento com uso de medicamentos, a depender da faixa etária e do grau de extensão. Outra opção é a infiltração de corticóides, que são injeções aplicadas no local afetado. 

Um dos mais novos tratamentos é com o metotrexato, mas o dermatologista chama a atenção para que o paciente procure auxílio médico para o tratamento apropriado. “O metotrexato é uma formulação utilizada nos tratamentos mais recentes, mas não pode ser utilizado por todos. É fundamental procurar um dermatologista para obter a prescrição dos medicamentos, se for o caso, uma vez que eles podem apresentar importantes efeitos colaterais. Então, tem que ter o cuidado médico. Não dá para se automedicar no tratamento da alopecia areata”, alerta Charles.

Para além das medicações, a psicoterapia também é indicada como auxílio no tratamento da doença, principalmente em crianças ou quando há relação direta da alopecia com o estresse ou outros fatores psicológicos e emocionais. 



FinanZero conquista selo Great Place to Work (GPTW)

A FinanZero acaba de receber o seu primeiro selo Great Place to Work, a certificação é concedida por meio de uma pesquisa com os colaboradores, realizada com os métodos da consultoria GPTW. A certificação reflete as ações internas que buscam a melhoria contínua na gestão, ambiente organizacional, benefícios e demais pontos que são relacionados aos colaboradores. 

“Nossa missão é fazer com que todos tenham orgulho do trabalho que fazemos, da mudança que causamos na vida de milhares de brasileiros. O resultado do nosso trabalho a cada dia é gigantesco e cada colaborador da companhia está engajado em cumprir nosso propósito”, comentou Laerte Gama, Gerente de Recursos Humanos da Fintech. 

Os resultados da pesquisa foram motivo de alegria para a gestão da FinanZero, já que as questões de avaliação demonstraram que os objetivos da liderança estão sendo atingidos. “Buscamos por um ambiente que agrade todos os colaboradores, que seja saudável e alinhado com a missão da empresa. Receber o certificado é motivo de orgulho e de comprovação de que estamos no caminho certo”, complementa Laerte.

Cultura Sueca

A gestão da FinanZero faz jus à herança da cultura sueca, país de origem do Olle Widen, CEO da Fintech. A cultura organizacional da empresa contribui para um ambiente humanizado: mais igualitário e menos hierarquizado, com comunicação horizontal. “Estar presente no escritório, trabalhando ao lado dos colaboradores faz parte da minha gestão, não vejo motivos para ficar distante do meu time”, Comenta Olle. 

“Minha origem reflete na organização da FinanZero, contribuindo para uma gestão que reconhece cada colaborador, respeitando suas individualidades e buscando um ambiente mais acolhedor, empático e com oportunidades iguais para todos que fazem parte do nosso time”, complementa o CEO. 

Os colaboradores reconhecem o ambiente que se diferencia das demais empresas do mercado financeiro. “A cultura da FinanZero é realmente diferente de qualquer lugar em que já trabalhei, percebo que existe uma preocupação real com os colaboradores e as ações internas contribuem para que o time permaneça unido”, comenta Isadora Toledo, Coordenadora de Conteúdo da Fintech. 

Próximos Passos

Com o selo de GPTW, a FinanZero recebeu um relatório com os pontos fortes e de evolução da empresa, de acordo com os critérios da pesquisa com os colaboradores. “Em conjunto com as pesquisas de clima, vamos continuar investindo para entender as necessidades dos colaboradores, promovendo melhorias em nosso ambiente de trabalho, atingindo sempre os objetivos da companhia e evoluirmos como time”, completa Laerte. 

A Fintech afirma que os próximos passos são dar continuidade às ações internas que reforçam a cultura da empresa e encontrar os pontos de melhoria que irão contribuir com o seu clima organizacional.

Sobre a FinanZero

Fundada em 2016, a FinanZero é um correspondente bancário que tem como missão a desburocratização do empréstimo no Brasil.  Com mais de 70 bancos parceiros, a Fintech oferece até 10 ofertas pré-aprovadas de crédito para que o cliente compare e escolha a melhor opção. 



Encontro de RI realizará debate sobre a comunicação em situações de crise

O 24º Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais realizará debate no painel 4 com o tema “A Comunicação em situações de crise”, no dia 27 de junho de 2023, das 11:00 às 12:30, no Teatro B32, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3732, no Itaim Bibi, em São Paulo (SP).

Marco Geovanne Tobias da Silva, Vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores do Banco do Brasil, será o moderador do painel, que terá como debatedores: Salvador Dahan, Diretor Executivo de Governança e Conformidade da Petrobras, e Tereza Kaneta, Sócia do Grupo Brunswick.

Promovido anualmente pelo IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e pela ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), a 24ª edição do Encontro de RI ocorrerá nos dias 26 e 27 de junho de 2023.

O evento tratará de temas como: ações da CVM para 2023 e 2024; a gestão da comunicação em empresas com múltiplas áreas de RI; o que o investidor espera do RI; a comunicação em situações de crise; ESG – Evolução e Regulamentação; tendências globais para um RI Digital; além da divulgação da Pesquisa IBRI Deloitte sobre “Evolução da agenda ESG: o valor das ações de responsabilidade no mercado de capitais”.

O 24º Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais é patrocinado pelas empresas: B3; Banco do Brasil; blendON; BNY Mellon; Bradesco; BTG Pactual; Cescon Barrieu Advogados; DATEV; Deloitte; Gorila; Greenberg Traurig; Itaú Unibanco; Luz Capital Markets – Printer; MZ; Petrobras; S&P Global Market Intelligence; Stocche Forbes; TheMediaGroup e Valor Econômico. 

Além disso, o evento conta com o apoio institucional das seguintes entidades: ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar); ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital); AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais); ANCORD (Associação Nacional das Corretoras de Valores); APIMEC Brasil (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais); FACPCS (Fundação de Apoio aos Comitês de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade); IBEF-SP (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo); e IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil).

Credenciamento de Imprensa:

credenciamento@digitalassessoria.com.br

Para mais informações e inscrições, basta acessar:

https://www.encontroderi.com.br/



CSC adquire Eddystone Financial Services, expandindo oferta de agências de empréstimos na Austrália e Ásia

A CSC, líder em prestar serviços comerciais, jurídicos, fiscais e de marca digital, anunciou hoje a aquisição da Eddystone Financial Services, provedor de serviços de agências de empréstimos corporativos. A aquisição continuará expandindo soluções corporativas e de agência da empresa aos mercados da Austrália e Nova Zelândia.

A Eddystone Financial Services fornece agentes de instalações, administradores de segurança, caução e serviços financeiros relacionados de Sydney, Melbourne e Auckland. A empresa possui uma grande equipe de profissionais experientes em agências de empréstimos e uma reputação de excepcional atendimento ao cliente.

A aquisição segue uma parceria exclusiva entre a Delaware Trust Company, uma subsidiária integral da CSC, e a Eddystone Financial Services para expandir a confiança corporativa e as soluções de agências nos mercados australiano e neozelandês. A transação irá permitir que a CSC aumente ainda mais sua gama de ofertas de serviços de agências de empréstimos e expanda significativamente sua presença na Austrália e Ásia.

John Hebert, Presidente da CSC Global Capital Markets, Presidente e Diretor Executivo da Delaware Trust, disse: “Este é um momento promissor para a CSC, pois continuamos crescendo e reforçando nossa posição no setor mundal de agências de empréstimos, e damos as boas-vindasàEddystone Financial Services e sua equipe ao grupo.

O mercado australiano de agências de empréstimos experimentou um significativo crescimento nos últimos anos. Esta aquisição está alinhada com nossas metas estratégicas e irá nos permitir atender melhor nossos clientes com capacidades expandidas e experiência no mercado, ao reforçar nossa abordagem independente de colocar o cliente em primeiro lugar. Estamos empenhados em oferecer a nossas partes interessadas o mais alto nível de serviço e na expectativa de oportunidades que este novo capítulo trará.”

Barnaby Webb, Diretor Geral e Fundador da Eddystone Financial Services, disse: “Temos o prazer de formalizar a aquisição, tendo trabalhado em estreita cooperação com a CSC e a Delaware Trust há algum tempo. A Eddystone conseguiu descobrir uma empresa, cujos valores se alinham aos nossos e esperamos crescer juntos com uma oferta agora realmente internacional.”

A CSC e a equipe da Delaware Trust têm recursos dedicados a apoiar empresas privadas e públicas nas Américas, Europa e Ásia-Pacífico, sendo a Eddystone uma extensão natural destes serviços. A CSC oferece suporte a gestores de ativos alternativos em uma gama de estratégias de fundos, participantes de mercados de capitais em mercados públicos e privados, bem como corporações e instituições que requerem suporte fiduciário e de governança em mais de 140 jurisdições ao redor do mundo.

Sobre a CSC

A CSC é a parceira de confiança escolhida por mais de 90% das empresas da Fortune 500®, mais de 90% da 100 Best Global Brands® e mais de 70% do PEI 300. Somos líder mundial em oferecer soluções de conformidade e administração de negócios internacionais, serviços de administração especializados para gestores de ativos alternativos em uma gama de estratégias de fundos, transações envolvendo participantes do mercado de capitais em mercados públicos e privados, gerenciamento de sistemas de nomes de domínio e marcas digitais, além de proteção contra fraudes e soluções corporativas de software tributário. Fundada em 1899 e com sede em Wilmington, Delaware, EUA, a CSC se orgulha de ser privada e administrada profissionalmente durante mais de 120 anos. A CSC possui escritórios e recursos em mais de 140 jurisdições na Europa, Américas, Ásia-Pacífico e Oriente Médio. Somos uma empresa internacional capaz de fazer negócios onde quer que nossos clientes estejam, e conseguimos isto ao empregar especialistas em todas as empresas que atendemos. Somos a empresa por trás do negócio (We are the business behind business®). Saiba mais em cscglobal.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Cynthia Lamb

Gerente de Relações Públicas

cynthia.lamb@cscglobal.com

CSC® Newsroom

Fonte: BUSINESS WIRE



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias

Translate »