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Smartly incorpora Reddit à sua plataforma de publicidade com tecnologia de IA

A Smartly, empresa de tecnologia de publicidade baseada em IA e reconhecida como líder no ‘The Forrester Wave™: Creative Advertising Technologies’, anunciou hoje a integração do Redditàsua plataforma unificada. Este lançamento permite que as marcas ativem, administrem e dimensionem campanhas do Reddit com a mesma automação, inteligência criativa e orquestração entre canais que definem o enfoque líder do setor da Smartly.

Com mais de 108 milhões de usuários únicos e ativos diariamente, e mais de 100.000 comunidades vibrantes, o Reddit é onde mais da metade das menções online sobre decisões de compra ocorrem (Brandwatch, Global, outubro de 2023 – março de 2024). À medida que a plataforma expande sua principal solução de compras, os Anúncios Dinâmicos de Produtos, a Smartly proporciona aos anunciantes ferramentas necessárias para envolver o público-alvo do Reddit, orientado por intenção, com precisão, agilidade e relevância criativa.

“Nossas comunidades prosperam com conversas reais e interesses compartilhados que são naturalmente comerciais, tornando o Reddit um lugar excepcionalmente poderoso para as marcas se conectarem com compradores ativamente atuantes”, disse Jen Wong, Diretor de Operações do Reddit. “Através de nossa integração com a Smartly, os anunciantes podem aproveitar esta energia de modo eficiente, ao veicular campanhas oportunas, autênticas e alinhadasàintenção de compra existente no Reddit.”

O Reddit se une ao crescente ecossistema de plataformas suportadas pela Smartly, que abrange CTV, mídias sociais e a web aberta, permitindo que anunciantes lancem e otimizem campanhas nos ambientes digitais mais influentes da atualidade. Esta integração marca mais um passo na missão da Smartly de unificar mídia e conteúdo criativo em um fluxo de trabalho exclusivo e inteligente, que transforma complexidade em clareza e potencial em desempenho.

“Ao integrar o Redditàplataforma Smartly, estamos ajudando as marcas a se conectar com a comunidade do Reddit com a criatividade adequada, no momento certo, com a velocidade e a agilidade necessárias para acompanhar o ritmo da conversa”, disse Laura Desmond, Diretora Executiva da Smartly. “Nosso foco é combinar perfeitamente a autenticidade da mensagem, o reconhecimento da marca e o desempenho para impulsionar o crescimento dos negócios.”

Para mais informações, acesse: https://www.smartly.io/product/reddit

Sobre a Smartly

A Smartly é a empresa de tecnologia de publicidade com tecnologia de IA, classificada como líder no ‘The Forrester Wave™: Creative Advertising Technologies’. Nossa plataforma unifica a criatividade e a mídia para produzir conteúdo criativo inteligente: ativos de imagem e vídeo dinâmicos e com base em dados, otimizados para ativação contínua em todos os canais. As marcas administram, otimizam e dimensionam campanhas de alto desempenho em um só lugar, com obtenção de resultados validados pela PwC, incluindo um retorno sobre investimento publicitário (ROAS) de 5,5x e economia de 42 minutos a cada hora. Com parcerias estratégicas nas principais plataformas de mídia, incluindo Amazon, Google, Meta, Pinterest, Reddit, Snap e TikTok, ajudamos empresas da Fortune 500 a veicular publicidade relevante com rapidez e escala. Acesse Smartly.io para saber mais.

Sobre a Reddit, Inc.

O Reddit é uma comunidade de comunidades. Criado com base em interesses, paixão e confiança compartilhados, abriga as conversas mais abertas e autênticas da internet. Todos os dias, os usuários do Reddit enviam mensagens, votam e comentam sobre temas que mais lhes interessam. Com mais de 100.000 comunidades ativas e cerca de 108 milhões de visitantes únicos e ativos diariamente, o Reddit é uma das maiores fontes de informação da internet.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Mídia

Sara Griggs | Sara.Griggs@smartly.io

Fonte: BUSINESS WIRE



Arábia Saudita revela TOURISE: uma plataforma mundial ousada pronta para redefinir e moldar um novo horizonte para o turismo em larga escala

O Ministro do Turismo da Arábia Saudita, Sua Excelência Ahmed Al-Khateeb, lançou oficialmente hoje a TOURISE, uma nova e ousada plataforma mundial criada para moldar um novo horizonte e traçar um roteiro compartilhado para os próximos 50 anos do turismo.

Criada para a ambição e respaldada pela visão, a TOURISE irá reunir pela primeira vez um grupo dinâmico de gigantes dos setores público e privado. Líderes visionários com experiência em turismo, tecnologia, investimento, sustentabilidade e cultura estarão conectados para enfrentar desafios cruciais, gerar oportunidades transformadoras e definir a agenda para um setor sustentável, equitativo e com visão de futuro.

Junto com parceiros internacionais, desde instituições multilaterais até líderes do setor privado, a TOURISE foi criada para liberar um fluxo de negócios importante e sem precedentes, com oportunidades de investimento de alto valor e acesso a tecnologias inovadoras que serão anunciadas e ativadas através da plataforma.

A TOURISE não é um evento comum; é uma plataforma mundial estruturada para gerar impacto em larga escala durante todo o ano mediante cooperação digital, grupos de trabalho temáticos e parcerias intersetoriais com foco em transformar o setor a longo prazo. Isso irá incluir a criação de uma série de documentos técnicos e índices internacionais visando o turismo, a sustentabilidade e a economia mundial, desenvolvidos em conjunto com organizações internacionais líderes, que definem novos padrões para o setor do turismo.

A edição inaugural do TOURISE Summit irá ocorrer em Riad de 11 a 13 de novembro de 2025. O programa, que também será transmitido ao vivo, irá se concentrar em quatro temas principais: O Futuro do Turismo Impulsionado por IA – Inovar ou Desaparecer; O Grande Reinício do Turismo – Modelos de Negócios e Investimentos Disruptivos; Reiniciando a Experiência de Viagem – Atualização em Curso; e Turismo que Funciona – para as Pessoas, o Planeta e o Progresso. Uma Zona de Inovação dedicada irá apresentar tecnologias e soluções inovadoras de PMEs, além de médias e grandes corporações, abrangendo IA, mobilidade, sustentabilidade e muito mais, de inovadores dos setores público e privado.

Segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), este ano o turismo está em uma forte trajetória ascendente, com o setor projetado para contribuir com US$ 11,7 trilhões para a economia mundial (10,3% do PIB global ), evidenciando uma intensa recuperação. Contudo, desafios como a mudança na dinâmica do mercado, a evolução das preferências dos viajantes e as restrições de capacidade continuam representando riscos para a manutenção do progresso. Nesta conjuntura crítica, a TOURISE oferece o apoio estratégico necessário para superar estes obstáculos e manter o impulso.

Ao falar no lançamento virtual de hoje, o Ministro do Turismo e Presidente da TOURISE, Sua Excelência Ahmed Al-Khateeb, disse: “O turismo é uma das forças mais dinâmicas e conectivas da economia mundial, gerando um em cada dez empregos em todo o mundo. Mas,àmedida que o mundo evolui, o setor também precisa evoluir. Seja para se adaptaràdisrupção tecnológica e às mudanças nas expectativas dos viajantes, seja para atender aos apelos urgentes por sustentabilidade e uma abordagem mais equitativa às viagens, a TOURISE será a plataforma imprescindível para moldar o futuro do turismo. Ela irá unir as pessoas adequadas para desenvolver soluções inovadoras e formar parcerias, permitindo que o setor do turismo seja mais resiliente, conectado e inclusivo do que nunca.”

Julia Simpson, Presidente e Diretora Executiva do Conselho Mundial de Viagens e Turismo e Membro do Conselho Consultivo da TOURISE, que se uniuàSua Excelência para lançar oficialmente a TOURISE, disse: “Temos o prazer de ser parte desta iniciativa mundial e dar continuidadeànossa cooperação de longa data em todo o ecossistema do turismo. Para que este setor evolua e alcance todo o seu potencial, a cooperação entre os setores público e privado é crucial para o sucesso contínuo do setor de viagens e turismo a nível mundial. Juntos, podemos enfrentar os desafios de hoje, enquanto criamos em conjunto um futuro sustentável e inovador para o futuro.”

A TOURISE é respaldada por um conselho consultivo presidido por Sua Excelência, com especialistas internacionais de agências de viagens online, operadoras de turismo, hoteleiros, órgãos mundiais de turismo, entretenimento e mídia, incluindo: Mario Enzesberger, Fundador e Diretor Executivo do Liberty International Tourism Group; Mo Gawdat, Fundador da One Billion Happy; Stephane Lefebvre, Presidente do Cirque du Soleil Entertainment Group; Luis Maroto, Diretor Executivo da Amadeus; Julia Simpson, Diretora Executiva do World Travel & Tourism Council (WTTC); e Thomas Woldbye, Diretor Executivo do Aeroporto de Heathrow.

Os prêmios inaugurais do TOURISE Awards também foram anunciados hoje, um programa de reconhecimento excepcional que celebra a excelência em destinos turísticos em todo o ecossistema turístico mundial. Os prêmios irão destacar conquistas notáveis ​​em sustentabilidade, transformação digital, turismo inclusivo, preservação cultural e desenvolvimento da força de trabalho. As inscrições para indicações serão abertas em 2 de junho, e os vencedores serão anunciados na noite de abertura do TOURISE Summit.

A TOURISE tem por base o crescente papel da Arábia Saudita como um importante contribuinte e impulsionador do panorama turístico internacional, junto com importantes organizações do setor, incluindo a ONU Turismo, o WTTC e o Fórum Econômico Mundial (WEF). Apenas em 2024, a Arábia Saudita atingiu seu objetivo da Visão 2030 de 100 milhões de visitantes anuais, sete anos antes, sendo que o setor do turismo contribuiu com quase 5% para o PIB nacional, perdendo apenas para a produção de petróleo. Isto ressalta a crescente influência da Arábia Saudita e seu compromisso a longo prazo em apoiar o turismo como um impulsionador do progresso e crescimento mundiais. Ao desenvolver a TOURISE com parceiros internacionais, de instituições multilaterais a líderes do setor privado, a Arábia Saudita irá garantir que sua liderança gere impacto mundial.

Para registrar seu interesse e formar parte da plataforma que molda o próximo capítulo do turismo mundial, acesse www.tourise.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para consultas da mídia, entre em contato com: media@tourise.com

Fonte: BUSINESS WIRE



LBT Holdings Ltd. adquire o Gonet Bank & Trust Limited e apresenta o Bank of Nassau, mantendo as melhores tradições do Private Banking

A LBT Holdings Ltd., em parceria com a Gonet SA, tem o prazer de anunciar a aquisição bem-sucedida do Gonet Bank & Trust Limited, um renomado banco privado com sede nas Bahamas, que anteriormente pertenciaàGonet SA. A transação, que recebeu aprovação regulatória completa da Autoridade de Supervisão do Mercado Financeiro Suíço (FINMA), do Banco Central das Bahamas (CBOB) e da Comissão de Valores Mobiliários das Bahamas (SCB), representa um marco significativo para ambas as empresas.

Com efeito imediato, a LBT Holdings Ltd. assume 100% da propriedade do Gonet Bank & Trust Limited. Como parte dessa mudança estratégica, o Gonet Bank & Trust Limited será rebatizado como Bank of Nassau 1982 Limited, evidenciando sua visão renovada e dedicaçãoàexcelência em private banking e gestão de patrimônio.

Esta aquisição consolida a posição de todos os envolvidos no setor global de serviços financeiros, permitindo ofertas de serviços expandidas e mantendo os mais elevados padrões de serviços bancários com foco no cliente. O Bank of Nassau 1982 Limited manterá a valiosa parceria com a Gonet & Cie SA, uma subsidiária da Gonet SA com sede na Suíça, garantindo a continuidade perfeita dos serviços bancários prestados a clientes em todo o mundo.

A continuidade da liderança é um alicerce essencial desta mudança, com Jonathan Cartwright permanecendo como CEO e Patrick Guye-Bergeret assumindo a posição de chefe de Private Banking. A competência de ambos conduzirá o Bank of Nassau 1982 Limited ao seu próximo capítulo de crescimento e inovação.

Sobre a LBT Holdings Ltd.

A LBT Holdings Ltd. é uma parceria estratégica entre a Levant Advisors e a Quantfury, unindo décadas de experiência em serviços bancários internacionais, investimentos e gestão de patrimônio.

A Levant Advisors, fundada por Antoine Bastian e Anthony Ferguson e com sede nas Bahamas, detém a liderança em gestão de patrimônio, supervisionando ativos de mais de US$ 2 bilhões e se especializando em conformidade regulatória para fundos de investimento, estruturas fiduciárias e empresas privadas.

A Quantfury, criada em 2017 por Lev Mazur, é uma corretora de renome mundial que oferece negociações sem cobrança de comissão e investimentos a preçosàvista em tempo real nas principais bolsas de valores, alcançando um volume de negociação anualizado que ultrapassa US$ 250 bilhões em 2025.

Declarações da liderança

“Estamos entusiasmados em continuar o legado histórico do Gonet Bank & Trust Limited, incentivando a inovação e proporcionando valor incomparável aos nossos clientes”, disse Anthony Ferguson, fundador e diretor da LBT Holdings Ltd.

Henric Immink, presidente do conselho do Gonet Bank & Trust Limited, disse que: “Esta aquisição representa o início de uma nova era empolgante. Estamos confiantes de que, com a liderança da LBT Holdings Ltd., acreditamos que o banco alcançará um crescimento sustentado e continuará a superar as expectativas dos clientes”.

Jonathan Cartwright, CEO do Gonet Bank & Trust Limited, comentou: “Esta aquisição de caráter transformador aprimora nossa capacidade de oferecer serviços bancários privados de classe mundial. Com a combinação da experiência da LBT Holdings Ltd. e de nossa equipe dedicada, estamos preparados para elevar a experiência do cliente, preservando a confiança e a excelência que nossos clientes merecem”.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para mais informações, entre em contato com:

Gonet Bank & Trust Limited

Nassau, Bahamas

Jonathan Cartwright

+1 242 676 6200

jcartwright@bankgonet.com

LBT Holdings Ltd.

Nassau, Bahamas

Anthony Ferguson

+1 242 605 1116

aferguson@levantadvisors.bs

Fonte: BUSINESS WIRE



Andersen Consulting adiciona a 2i Solutions à sua rede de colaboradores

A Andersen Consulting expande suas capacidades tecnológicas e de transformação por meio de um Acordo de Colaboração com a 2i Solutions, uma empresa de consultoria em tecnologia que oferece profundo conhecimento em ERP e outras tecnologias especializadas para fornecer soluções de transformação digital de ponta a ponta aos clientes.

Fundada em 2005, a 2i Solutions assessora clientes na transformação tecnológica empresarial, especializando-se em implementação, suporte e personalização de SAP. Com forte foco no fornecimento de soluções de negócios inteligentes, a empresa oferece serviços de migração para SAP S/4HANA, habilitação em nuvem, análise de dados, IA e automação empresarial. A 2i Solutions trabalha com uma variedade de clientes nos setores de serviços públicos, seguros, farmacêutico e manufatura, incluindo o setor público. Suas soluções específicas para cada setor e capacidades globais permitem auxiliar empresas que buscam agilidade, escalabilidade e inovação em seu cenário de TI.

“Estamos entusiasmados com a colaboração com a Andersen Consulting, pois ela aprimora nossa capacidade de ser um provedor de serviços de primeira linha neste ecossistema em crescimento e nos proporciona uma presença geográfica mais ampla para melhor atender nossos clientes”, declarou Praveen Kumar, diretor administrativo da 2i Solutions. “Juntos, capacitaremos as empresas a navegar pela complexidade e alcançar resiliência digital por meio de soluções tecnológicas mais inteligentes e eficientes.”

“Esta colaboração reforça ainda mais nossas capacidades de transformação de negócios e tecnologia para ajudar os clientes a acelerar a inovação e alcançar a excelência operacional”, disse Mark L. Vorsatz, presidente global e CEO da Andersen. “Praveen e sua equipe possuem amplo conhecimento em SAP, tecnologia em nuvem e IA, e sua adição fortalece nossa presença globalàmedida que avançamos na expansão de nossa plataforma para fornecer aos nossos clientes soluções de consultoria integradas e contínuas.”

A Andersen Consulting é uma empresa global de consultoria que oferece um conjunto abrangente de serviços que incluem estratégia corporativa, negócios, tecnologia e transformação de IA, bem como soluções de capital humano. A Andersen Consulting integra-se ao modelo de serviços multidimensional da Andersen Global, oferecendo consultoria de classe mundial, além de expertise em impostos, direito, avaliação, mobilidade global e assessoria em uma plataforma global com mais de 20.000 profissionais em todo o mundo e presença em mais de 500 localidades por meio de suas firmas-membro e colaboradoras. A Andersen Consulting Holdings LP é uma sociedade limitada e fornece soluções de consultoria por meio de suas firmas-membro e colaboradoras em todo o mundo.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

mediainquiries@Andersen.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Dupla comemoração exibiu melhores curtas de festival global

A marca São Paulo São e o Festival MegaCities ShortDocs celebraram uma década de sua criação, promovendo um encontro no Museu de Imagem e do Som (M.I.S.) em São Paulo, no último sábado (17), com a exibição dos melhores curtas-metragens nacionais e internacionais da década no concurso e que enfrentam desafios urbanos nas grandes cidades.

Reunindo curtas documentais que destacam iniciativas de enfrentamento da crise climática global e dos desafios urbanos e sociais de grandes metrópoles mundiais, o festival foi criado em Paris, em 2015, pela ONG Métropole du Grand Paris. Ele chegou ao Brasil em 2022, trazido por Mauricio Machado, da São Paulo São, marca que também está comemorando uma década de conexões, criatividade e projetos que visam um futuro urbano mais amistoso, humano e sustentável.

“Vivemos um momento crucial, que nos provoca a pensar propostas e iniciativas que traduzam a essência e a potência de nossas cidades e façam diferença no dia a dia das pessoas. E, diante da urgência climática e até da insensibilidade de parte dos gestores e governantes, hoje veremos soluções em curtas-metragens inspiradores, mostrando ações de transformação e reflexão em diversas áreas urbanas do mundo que podem provocar mudanças”, disse Machado, na apresentação da sessão especial dos filmes.

Foram exibidos os dez melhores filmes de até quatro minutos da primeira década do MegaCities ShortDocs. Entre os curtas nacionais, estavam “O Plantador” (SP), de Rafael Machado, sobre um morador da Zona Leste que plantou, sozinho, milhares de árvores no Parque Tiquatira, recuperando o espaço urbano e deixando um legado para as futuras gerações. “Lavando Almas” (SP), de Rafael Machado dos Santos e Luis Guilherme Chagas, apresenta o projeto Banho Solidário Sampa, que oferece dignidade a pessoas em situação de rua em São Paulo. Outro destaque foi “Morro do Fubá” (RJ), de Dandara Pires e Jonathan Roditi (ONG La Colline Du Mais), que acompanha ações de um grupo crianças, para criar um espaço de convívio em uma área dominada pela milícia no Rio de Janeiro. 

O público também acompanhou histórias internacionais, que mostram a complexidade e a universalidade dos desafios urbanos, como em “Eu sou assim” (França), de Clarisse Girardet, Ugo Dirrig, Michel Roullier, Mathis Faudrit, Mathieu Delvalet, que revela a precariedade do trabalho de um entregador, imigrante em Paris, que vive com medo constante pela sua situação irregular. Já “Os Mexilhões Atlantis” (Indonésia), de Rachmat Kurniawan Idrus e Azyd Aqsha Madami, apresenta uma comunidade costeira em Jacarta, que usa conchas e entulho para elevar suas casas e evitar os frequentes alagamentos.  

Também foram exibidos “Debaixo da ponte” (Brasil – SP), de Felipe Moraes; “Eles não precisam saber” (Indonésia), de Yogi Tujuliarto; Lixo no Lixo (Brasil – RJ), de Haroldo Cesar de Castro Silva e Yara Leitão; “Progresso de Quem?” (Brasil – SP), de Izadora Andrade; e “Vila de recipientes” (Congo), de Nizar Saleh, École des Beaux Arts. 

Após a exibição dos filmes, a São Paulo São promoveu um debate com os vereadores da Frente Parlamentar de Direito à Cidade Sustentável da Câmara Municipal de São Paulo: Nabil Bonduki (PT), Renata Falzoni (PSB) e Marina Bragante (REDE). 

O trio, que atua em conjunto em iniciativas de sustentabilidade, urbanismo e mobilidade ativa, sendo os principais coordenadores das propostas sobre esses temas, comentou sobre a rotina de trabalho e articulações políticas na Câmara e alguns dos grandes desafios atuais da cidade de São Paulo. 

10 anos: São Paulo São apresenta Festival MegaCities ShortDocs

Oferecimento: ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Evolve. Apoio: MMA – Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, TV Cultura e Heineken. Apoio de mídia: Revista Piauí, Meio & Mensagem e Revista Trip.
Mídia oficial: CicloVivo



Taxa Selic alta pressiona o setor produtivo

O Banco Central vem subindo a taxa básica juros da economia, a Selic, desde setembro do ano passado. Com o nível atual, de 14,75%, definido na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, o Brasil ocupa a terceira colocação no ranking de país com o maior juro real do mundo, atrás apenas de Turquia e Rússia.

“Faz sentido que os juros fiquem em um patamar restritivo por mais tempo. Agora o momento é de pensar como vamos reagir, e não o que vamos fazer”, declarou o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, em evento em São Paulo, referindo-se à incerteza internacional decorrente da política tarifária do governo dos Estados Unidos.

Os efeitos sobre a economia real de juros tão altos são bem conhecidos: retração dos investimentos, queda na criação de empregos e limitação do crescimento das empresas. “Uma Selic neste nível impõe uma pesada carga sobre o setor produtivo brasileiro”, diz José Roberto Colnaghi, presidente do Conselho de Administração da Colpar Brasil, grupo que atua em diversos segmentos industriais e do agronegócio.

O próprio Banco Central reconhece os impactos adversos que essa política traz para as companhias. Conforme aponta o Relatório de Estabilidade Financeira divulgado pela instituição, a escalada da Selic começa a comprometer a saúde financeira tanto das empresas quanto das famílias.

Os dados mostram que o nível de endividamento corporativo segue alto, enquanto o índice que avalia a capacidade das empresas de honrar seus encargos financeiros sofreu queda acentuada. Há uma tendência clara de deterioração na capacidade de pagamento do setor empresarial. O relatório ainda alerta para uma rentabilidade mais baixa das companhias em comparação ao período da pandemia, num cenário no qual o custo para captar recursos deve continuar subindo.

No caso das famílias, os indicadores de renda, emprego e atividade econômica são positivos. No entanto, mesmo diante dessas boas notícias, o comprometimento da renda familiar com o pagamento de dívidas está historicamente elevado e crescendo. O Banco Central observa que, entre os tomadores de crédito no sistema financeiro, esse comprometimento aumentou em praticamente todas as faixas de renda.

O relatório aponta para um cenário internacional ainda incerto por influência da condução da política econômica dos Estados Unidos. As indefinições sobre a política comercial do governo Trump levanta dúvidas sobre a trajetória da inflação global e da desaceleração da atividade na maior economia do mundo, o que impacta os demais países.

“Não há dúvidas de que este ambiente de incerteza afeta a economia global, mas é difícil de entender porque os juros no Brasil alcançam patamares muito mais elevados do que vemos nos nossos vizinhos na América Latina”, pontua José Roberto Colnaghi.

Instrumentos de crédito como Letras de Crédito Imobiliárias (LCI), Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA), Debêntures Incentivadas de Infraestrutura são mecanismos que dão aos setores beneficiados alternativas de financiamento mais em conta.

Neste contexto, a indústria é mais penalizada porque não dispõe do mesmo arsenal que os outros segmentos. Recentemente, instituições de fomento como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) começaram a operar com a Letra de Crédito do Desenvolvimento (LCD), um título de renda fixa oferecido ao mercado pelo setor financeiro.

A expectativa é que a LCD possa dar novo funding a esses bancos de fomento e, ao fim, beneficiar o setor industrial, além dos demais segmentos que recorrem a essas instituições. Vale ressaltar que o crédito caro inibe ainda a aquisição de bens por parte da população porque os financiamentos ficam caros, o que também prejudica a indústria.

Para José Roberto Colnaghi, embora o controle da inflação seja uma missão legítima da política de juros, o rigor excessivo pode sufocar a espinha dorsal da economia. “É preciso encontrar um equilíbrio que preserve a estabilidade sem comprometer a vitalidade do setor produtivo. Caso contrário, corremos o risco de minar não apenas a recuperação econômica imediata, mas também as bases do crescimento sustentável a longo prazo”, finaliza Colnaghi.



Dia Nacional da Mata Atlântica é comemorado em 27 de maio

O Dia Nacional da Mata Atlântica é uma homenagem a Carta de São Vicente. A data ressalta a importância deste documento, escrito por Padre Anchieta em 1560, onde descreveu pela primeira vez a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas.  

A Lei de Proteção da Vegetação Nativa, também conhecida como o novo Código Florestal Brasileiro, estabelece que cada propriedade dentro da área da Mata Atlântica tenha pelo menos 20% de cobertura vegetal. Se a determinação for cumprida corretamente, os 32 milhões de hectares de vegetação nativa existentes atualmente passariam a ser de 37 milhões.

“Leis e áreas de proteção são importantes para que o trabalho seja efetivo. Por exemplo, na Constituição Federal de 1988, a Mata Atlântica foi decretada Patrimônio Nacional e a UNESCO a considera Reserva da Biosfera”, salienta Vininha F. Carvalho, economista, ambientalista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

Em 2006, foi criada a lei da Mata Atlântica (lei 11.428/2006), que é o principal instrumento para proteger esse bioma. Além disso, existem hoje na Mata Atlântica mais de 433 Unidades de Conservação, que são reservas protegidas por lei, com fauna e flora intocada, sendo 41 delas abertas para a visitação.

A Mata Atlântica é um bioma essencial para a conservação da biodiversidade, o equilíbrio climático e a disponibilidade de água. Ocupa 8% (1.422.742 km²) da América do Sul; 92% da Mata Atlântica estão no Brasil (1.309.579,7 km²), 6% no Paraguai (86.071,62 km²), e 2% na Argentina (27.090,57 km²).  .

Dentro do território brasileiro existem apenas duas grandes áreas contínuas de vegetação nativa na Mata Atlântica. Estão localizadas na Serra do Mar, entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro; e o Alto Paraná, na região de fronteira com a Argentina e o Paraguai, onde está presente o Parque Nacional de Iguaçu. 

“A preservação da Mata Atlântica, um dos mais ricos biomas do planeta, é vital por sua importância ambiental, além de garantir a sobrevivência de espécies ameaçadas da fauna e da flora e manter os serviços ecossistêmicos fornecidos pela floresta”, conclui Vininha F. Carvalho.

 



Projeto oferece curso gratuito a 360 artesãs em 10 estados

A economia criativa ganha força com um projeto que tem como objetivo impactar a vida de 360 mulheres produtoras artesanais e nanoempreendedoras da economia criativa em dez estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Durante cinco meses, elas participarão de uma formação on-line gratuita para profissionalizar seus produtos e negócios, com foco em fortalecer a produção artesanal, aumentar as vendas e consolidar relações com clientes.

A Escola de Design é uma iniciativa da Rede Asta, organização social que há 19 anos potencializa nanoempreendedoras, produções artesanais e economias locais, e será realizada através do patrocínio da Transpetro, companhia de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Voltada para nanoempreendedoras dessas regiões, a Escola de Design oferece, além da formação, bolsas de estudo para as participantes ao longo do curso. Além disso, 36 delas serão premiadas com R$ 1.000 em capital semente para investir em seus negócios, visando fomentar suas trajetórias como protagonistas da economia criativa brasileira.

Ações como essa se alinham ao crescente movimento de empreendedorismo no Brasil, como demonstrado pelos dados recentes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que apontam a criação de 2,8 milhões de pequenas empresas em 2024.

Alice Freitas, codiretora da Rede Asta, destaca a relevância da realização de projetos como esse: “Nosso compromisso é proporcionar às participantes ferramentas reais para evoluírem como empreendedoras, melhorando seus produtos e conectando-se com o mercado. Além do impacto financeiro, o programa visa fortalecer a autoestima e a identidade dessas mulheres como protagonistas do setor artesanal no Brasil”.

O potencial transformador do empreendedorismo é evidenciado por pesquisas que apontam seu impacto significativo em grupos como mulheres, pessoas de baixa renda e a população negra e parda. No Brasil, entre os 17,9 milhões de moradores de comunidades de baixa renda, 5,2 milhões são empreendedores. No entanto, apenas 37% desses negócios estão formalizados.

“O projeto irá auxiliar na formação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social, propiciando perspectivas de emprego e renda por meio do artesanato. Essa parceria irá capacitar e desenvolver 360 mulheres em diversas localidades do país, fortalecendo a proposta da Transpetro de ir aonde o Brasil precisar”, afirma o presidente da companhia, Sérgio Bacci.

Os conteúdos do curso incluem desde fundamentos criativos e construção de identidade até estratégias de vendas e gestão de negócios, fornecendo ferramentas práticas para o aprimoramento dessas mulheres.

Para enriquecer ainda mais o aprendizado, além dos conteúdos, serão realizadas quatro lives temáticas abertas ao público, abordando assuntos relevantes para o desenvolvimento das participantes, como cultura e ancestralidade para agregar valor ao produto, melhor aproveitamento de materiais para reduzir custos, estratégias para o sucesso empreendedor e o impacto da confiança e do comprometimento nas vendas.

Como se inscrever no curso

As inscrições para o projeto já estão abertas e podem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário on-line, disponível aqui. Para participar da seleção, as interessadas devem atender aos critérios do projeto e completar a inscrição até o dia 30 de maio de 2025.

Podem se inscrever para a Escola de Design mulheres das seguintes cidades: Distrito Federal (DF): Brasília; Goiás (GO): Senador Canedo, Santo Antônio do Descoberto, Bela Vista de Goiás, Alexânia, Abadiânia e Bonfinópolis; Bahia (BA): Itabuna, Jequié, Candeias, Madre de Deus e Itajibá; Ceará (CE): Fortaleza e São Gonçalo do Amarante; Maranhão (MA): São Luís; Pernambuco (PE): Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca; Rio Grande do Norte (RN): Guamaré; Sergipe (SE): Aracaju; Amazonas (AM): Coari; Pará (PA): Belém. Não há número de vagas definido por cidade, permitindo que mulheres de diferentes localidades possam se inscrever livremente, desde que atendam aos critérios do projeto.

A parceria tem como objetivo investir na formação de mulheres que atuam na economia criativa e no setor artesanal no Brasil.

Sobre a Transpetro

Operando 48 terminais (27 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 33 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras. A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 160 clientes.

Sobre a Rede Asta

Fundada em 2005, a Rede Asta é uma organização de impacto social que busca transformar a realidade de nanoempreendedores e seus produtos artesanais através de educação, produtos de impacto e iniciativas locais. Nos 19 anos de atuação, gerou mais de R$ 20 milhões em renda para 30 mil pessoas em 369 cidades brasileiras, atuando como uma organização potencializadora da economia artesanal. A Rede Asta acredita que as produções artesanais são catalisadoras de uma economia local mais sustentável, resiliente e diversa, com poder de criar um impacto sistêmico e apoiar a redução da desigualdade social.

Para mais informações sobre o projeto, basta entrar em contato com a Rede Asta pelo e-mail: contato@redeasta.com.br ou pelos canais disponíveis no site: https://www.redeasta.com.br/contato/fale-conosco

Para mais informações, basta acessar: www.redeasta.com.br ou enviar um e-mail para: contato@redeasta.com.br



Projeto prevê inovação para estabilizar pista de voo

A Rede Voa é a atual administradora de 16 aeroportos voltados à aviação executiva em diferentes regiões do Brasil. Com o aumento das chuvas nos últimos anos e os desafios naturais impostos por esse cenário, a segurança da infraestrutura aeroportuária passou a exigir soluções técnicas mais robustas. Um desses desafios surgiu na cabeceira 19 do Aeroporto de Sorocaba, onde ocorreram deslizamentos de terra que colocaram em risco a estabilidade da pista.

O primeiro deslizamento significativo foi registrado em fevereiro de 2023. Em março de 2025, após novas chuvas intensas, uma nova ocorrência comprometeu ainda mais o terreno próximo à cabeceira 19. As rachaduras no pavimento e a instabilidade do solo levantaram um alerta urgente: era preciso agir para evitar o comprometimento da operação do aeroporto.

Segundo o sócio-proprietário da Granieri Engenharia, Douglas Granieri, o projeto de contenção de taludes nos aeroportos de Jundiaí e Sorocaba foi um desafio significativo, principalmente pela dinâmica das chuvas intensas. “A equipe tem se dedicado para garantir que a solução seja eficiente, segura e de baixo custo. Utilizamos sacos de ráfia intertravados, preenchidos com material granular, e implementamos uma compactação artesanal, o que garante uma aderência melhor ao solo e estabilidade a longo prazo. Além disso, o uso de cama de brita no pé do talude auxilia no escoamento da água, evitando futuros deslizamentos”, explica.

O profissional ainda destaca que, no Aeroporto de Jundiaí, os desafios são semelhantes. “Conseguimos aplicar soluções eficazes, aprendendo com cada situação para garantir que os dois projetos sejam bem-sucedidos. A experiência nesses aeroportos mostra como nossa abordagem técnica e a parceria com os clientes são fundamentais para superar obstáculos e oferecer segurança e qualidade em nossos serviços, afirma Granieri.

A Granieri Engenharia assumiu o desafio com agilidade e conhecimento técnico. A solução proposta e executada envolveu: nivelamento do terreno, de forma manual e com uso de trator, para regularização da superfície; compactação artesanal, garantindo maior aderência e estabilidade; contenção com sacos de ráfia preenchidos com material granular, posicionados de forma intertravada para resistência estrutural; instalação de cama de brita na base do talude, auxiliando na drenagem da água da chuva e prevenindo a reincidência do problema.

“A intervenção resultou em um sistema de contenção eficaz, com baixo custo operacional e alta eficiência de execução. O risco de novos deslizamentos foi neutralizado, a pista teve sua segurança restabelecida e as operações no aeroporto seguiram normalmente”, finaliza Granieri.



Empresa aposta em soluções estratégicas para uma saúde corporativa inteligente

A Safe Care Benefícios acaba de lançar o Safe OnDemand, um serviço que busca trazer flexibilidade e personalização para empresas de diferentes portes. Com uma abordagem focada na eficiência e no bem-estar, a novidade visa atender necessidades específicas de seus clientes, oferecendo acesso sob demanda a soluções estratégicas que combinem tecnologia e cuidado humanizado.

Com foco no apoio aos setores de Recursos Humanos e Diretoria Financeira, o Safe OnDemand disponibiliza ferramentas como auditorias de custos médicos, gestão de absenteísmo, gestão de afastados e ações e programas voltados à saúde e bem-estar dos colaboradores. “Nosso objetivo é estar ao lado das empresas em suas principais dores, oferecendo serviços ajustados às suas realidades, mesmo para aquelas que não conseguem contratar todo o nosso portfólio”, destaca Kátia de Boer, CEO e fundadora da Safe Care.

Impactos reais e resultados expressivos

Em 2024, a Safe Care analisou mais de R$ 100 milhões em despesas médicas e encontrou cerca de R$ 20 milhões em inconsistências e conseguiu chegar em até 4% de glosa dessas inconsistências junto às seguradoras e operadoras de saúde. “As empresas precisam tratar os benefícios de saúde com estratégia, controlando sua utilização para que se tornem um ativo e não apenas um custo fixo”, reforça Kátia.

“A adoção de estratégias eficazes em gestão de afastados, permite resultados impressionantes, como a redução de 70% no absenteísmo, a diminuição de 90% nos riscos de acidentes de trabalho e a mitigação de 50% dos afastamentos. Esses ganhos não apenas impactam positivamente a saúde financeira das empresas, mas também reforçam a qualidade de vida dos colaboradores”, pontua a executiva.

Cuidado integral e prevenção

Além de reduzir custos, a Safe Care promove programas voltados à prevenção e conscientização, incluindo ações para saúde mental, acompanhamento de gestação e doenças crônicas, controle de obesidade, e realização de workshops e da Blitz da Saúde, uma iniciativa realizada em parceria com o Hospital e Maternidade Sepaco para realizar a aferição de pressão arterial, medição de glicemia e bioimpedância dos funcionários.

“Com o Safe OnDemand, reforçamos nossa missão de transformar a gestão da saúde em uma estratégia diferencial. Nosso objetivo é que mais empresas reconheçam que investir em saúde e qualidade de vida não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas uma decisão inteligente para garantir o sucesso sustentável”, conclui Kátia de Boer.

O Safe OnDemand representa mais um avanço na trajetória da empresa, reafirmando seu compromisso com a inovação e a entrega de resultados que impactam positivamente tanto as empresas quanto seus colaboradores. O serviço busca promover uma cultura organizacional mais sustentável, produtiva e orientada ao bem-estar coletivo.



Atual cenário político cria alerta para a democracia

A democracia, tradicionalmente um dos pilares da organização social, volta a ocupar posição de destaque no debate público brasileiro. Com a aproximação das eleições de 2026, o cenário político nacional apresenta-se em constante transformação, marcado pela atuação de diferentes atores e pela diversidade de pautas em discussão. A expectativa é de que o processo eleitoral reflita a pluralidade do eleitorado brasileiro.

Na avaliação do estrategista político, professor, especialista em marketing eleitoral e fundador da agência LabCaos, Yuri Almeida, “é fundamental compreender por que apenas eleições não garantem uma democracia saudável”. O estrategista reforça que a democracia não pode se limitar à escolha periódica de líderes. “No Brasil e em outros países, o povo não governa; apenas vota. Essa visão prática expõe uma vulnerabilidade: líderes autoritários podem conquistar o poder de forma legítima e, depois, enfraquecer as instituições que os elegeram”, afirma Yuri Almeida.

O professor destaca três pontos essenciais para entender a evolução histórica da democracia e os riscos que a ameaçam. “Primeiro, é preciso lembrar dos postulados de Norberto Bobbio, que aponta que a democracia promete mais do que entrega: poder real ao cidadão, transparência e participação ativa. A distância entre discurso e realidade gera frustração — e, nesse vácuo, surgem figuras que prometem ‘salvar o sistema’ atacando as próprias bases democráticas”, explica.

O segundo ponto, de acordo com Almeida, é compreender que a democracia é um processo contínuo, ainda que mesmo sistemas maduros estejam sujeitos ao domínio de grupos econômicos e à manipulação da opinião pública. “A apatia política abre espaço para populistas e ameaça o equilíbrio democrático”, alerta.

Por fim, o terceiro aspecto destacado pelo especialista trata do comportamento dos eleitores. Almeida aponta que, muitas vezes, eles agem apenas como consumidores. “Esse comportamento facilita a ascensão de líderes populistas com discursos simples e soluções fáceis — um alerta de que a democracia precisa de muito mais que eleições”, pontua.

Como fortalecer a democracia

Desde a popularização da televisão e, mais recentemente, com o fenômeno das redes sociais, o processo de decisão do voto ganhou novas ambiências e dinâmicas. Para Yuri Almeida, “as redes sociais e a TV reforçam líderes carismáticos, ignorando o debate de ideias. Quando a imagem vale mais que o conteúdo, a democracia perde força”, adverte.

O estrategista ressalta que fortalecer a democracia exige ações além do momento das urnas. “É preciso estimular a participação ativa, garantir transparência, investir em educação política e fortalecer instituições sólidas. Modelos participativos, como assembleias populares e consultas públicas, surgem como alternativas para tornar a democracia mais viva e menos vulnerável”, conclui Yuri Almeida.



Tributação Digital pode moldar a nova política fiscal

A implementação da Reforma Tributária, prevista para começar em 2026, conforme estabelecido na Emenda Constitucional nº 132/2023, demandará das empresas uma reestruturação significativa de suas operações financeiras e contábeis. A transição para o novo modelo, que introduz um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual — composto pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de competência dos estados e municípios, e pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de competência federal — implicará em profundas mudanças nos processos internos das organizações.

Segundo o Ministério da Fazenda, a transição será gradual e ocorrerá entre 2026 e 2033, período no qual os tributos atuais (como ICMS, ISS, PIS e Cofins) coexistirão com os novos impostos, sendo extintos ao final do processo (Ministério da Fazenda, 2023). Isso exigirá que as empresas ajustem seus sistemas de gestão, atualizem processos fiscais e contábeis, e capacitem equipes para lidar com o novo cenário regulatório.

Regina Calil, vice-presidente da Bravo, empresa especialista em soluções inteligentes para a área fiscal e contábil, destaca que a reforma tributária representa uma transformação estrutural no ambiente corporativo, exigindo que as empresas ajustem seus sistemas de gestão, revisem suas estratégias fiscais e capacitem suas equipes para lidar com as novas regras.

“Para se preparar adequadamente para essa transição, é fundamental realizar um diagnóstico detalhado da estrutura tributária atual, investir em tecnologias e sistemas de gestão que possam se adaptar às mudanças e buscar orientação especializada para garantir conformidade e maximizar os benefícios da reforma. Planejar com antecedência, acompanhar de perto as novidades legislativas e estar atento às oportunidades são passos essenciais para minimizar riscos, potencializar o crescimento e conquistar maior eficiência diante dessa nova estrutura tributária”, enfatiza.

Segundo pesquisa do Thomson Reuters Institute, 74% dos profissionais de departamentos fiscais e tributários de grandes empresas acreditam que a reforma trará uma sobrecarga de trabalho a partir de 2026, devido à necessidade de operar simultaneamente sob os dois regimes tributários durante o período de transição. Além disso, 62% apontam o aumento dos custos com a adaptação a novos sistemas como um dos principais desafios. 

A mesma pesquisa indica que 64% dos entrevistados esperam que as soluções de gestão tributária facilitem a transição, com melhorias na automação dos cálculos tributários, geração de obrigações acessórias e implementação de novos documentos fiscais eletrônicos.

Tecnologia como aliada na transição tributária

A adoção de soluções tecnológicas é apontada como fundamental para tornar o processo de transição mais eficiente e seguro. De acordo com o relatório da Thomson Reuters, 64% dos entrevistados esperam que as soluções de gestão tributária facilitem a transição, com melhorias na automação dos cálculos tributários, geração de obrigações acessórias e implementação de novos documentos fiscais eletrônicos.

Bravo apresenta plataforma para gestão fiscal integrada

A Bravo desenvolveu a plataforma Bravo Intelligence Hub, voltada à centralização e integração de soluções aplicadas à operação de backoffice. A ferramenta consolida dados fiscais, financeiros, contábeis e de compliance, com foco na gestão integrada de processos relacionados à tributação, finanças, contabilidade, automação e governança.

Entre as funcionalidades, estão a visualização de processos fiscais em um painel unificado, o monitoramento de certidões, o controle de contas correntes e o acompanhamento de indicadores com filtros configuráveis. A plataforma também permite o gerenciamento integrado de processos e comunicações, com geração automatizada de relatórios e registro estruturado das entregas realizadas.

“Com a Bravo Intelligence Hub, reafirmamos nossa posição de liderança no mercado de tecnologia aplicada ao backoffice, consolidando-se como uma verdadeira ‘one-stop-shop’ para seus clientes e parceiros. Nós combinamos inovação e expertise de campo para oferecer o melhor portfólio de produtos, garantindo agilidade, segurança e eficiência na gestão empresarial”, destaca Marcos Gimenez, CEO da BRAVO.



Novidades do marketing digital impulsionam e-commerces

O impulso gerado pela adoção de novas tecnologias no marketing digital tem atualizado também o comportamento dos consumidores que optam pelo e-commerce.

Com o uso crescente de inteligência artificial, destacado no Relatório de Tendências de Negócios de IA para 2025 do Google, a popularização da busca por voz e a integração de canais de vendas on-line e off-line, o setor vem adaptando suas estratégias para atender a um consumidor cada vez mais conectado.

No marketing digital aplicado ao e-commerce, diferentes tendências vêm ganhando relevância, influenciando diretamente a experiência de compra, os formatos de conteúdo e as estratégias de venda adotadas pelas empresas.

Um estudo realizado pela PWC no fim do ano passado ajuda a entender como a união entre inovação digital e o toque humano — tanto on-line quanto na loja — geralmente é o fator-chave para aumentar a receita e fortalecer a fidelidade à marca.

Busca por voz muda padrão de buscas e exige revisão no SEO

A popularização de assistentes de voz como Alexa, Siri e Google Assistant têm alterado a forma como os consumidores pesquisam produtos na internet. As consultas são feitas com frases completas e linguagem natural, o que exige mudanças nas estratégias de otimização para buscadores (SEO).

Para se ter uma ideia, na América Latina, a adoção da tecnologia ultrapassa 50%, com destaque para o uso via smartphones.

Essa mudança tem levado empresas a priorizarem conteúdos mais conversacionais e voltados à intenção de busca, e não apenas ao uso de palavras-chave isoladas.

Live commerce e vídeos interativos crescem como canais de conversão

O formato de vendas ao vivo, conhecido como live commerce, tem ganhado espaço em plataformas como TikTok, Instagram e YouTube. Durante as transmissões, os produtos são apresentados por marcas ou influenciadores, com possibilidade de interação em tempo real.

Vídeos interativos também estão sendo utilizados para engajar o consumidor, com funcionalidades como botões de ação e comentários. Esse formato tem sido aplicado principalmente em campanhas promocionais e lançamentos de produtos.

Um levantamento feito pela Wyzowl, que reuniu as estatísticas de marketing de vídeo entrevistando 205 pessoas entre consumidores finais e profissionais de marketing no final de 2024, aponta que:

  • O vídeo como ferramenta é usado por 89% das empresas;
  • Entre os efeitos de conversão para o público destacam-se que: 87% das pessoas foram convencidas a comprar um produto ou serviço assistindo a um vídeo;
  • Dos consumidores, 91% afirmam que a qualidade do vídeo impacta sua confiança em uma marca. Um aumento em relação aos 87% registrados no relatório produzido pela empresa divulgado no começo de 2024 e ainda;
  • Dos profissionais de marketing de vídeo, 84% dizem que o vídeo aumentou diretamente as vendas.

Conteúdo gerado por usuários e funcionários ganha relevância

Avaliações, fotos, vídeos e depoimentos de consumidores vêm sendo incorporados a estratégias de marketing digital, sob o conceito de conteúdo gerado por usuários (User Generated Content ou UGC). O material é usado tanto em redes sociais quanto nas páginas de produto de e-commerces, com o objetivo de reforçar a credibilidade das marcas.

Além disso, colaboradores também vêm sendo incentivados a produzir conteúdos espontâneos relacionados às empresas. Essa prática, chamada de employee advocacy, vem apresentando bons resultados segundo o Digital Marketing Institute.

Integração de canais fortalece omnichannel e social commerce

A jornada de compra passou a se distribuir entre múltiplos canais, exigindo integração entre loja física, e-commerce, redes sociais e marketplaces. 

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a estratégia omnichannel busca oferecer uma experiência fluida e contínua, independentemente do ponto de contato com o consumidor.

Paralelamente, o social commerce — que permite a finalização da compra diretamente dentro das redes sociais — tem transformado plataformas em ambientes de venda, aproximando o consumidor do produto sem sair do aplicativo.

Segundo a Hostinger, o comércio social está em plena ascensão e deve ultrapassar a marca de um trilhão de dólares até 2028, impulsionado por uma taxa de crescimento anual estimada em 13,7%. Plataformas como Facebook, Instagram, YouTube, TikTok e Pinterest continuam sendo peças-chave na consolidação desse cenário dinâmico e em constante transformação.

Inteligência artificial personaliza jornada de compra

O uso de inteligência artificial e machine learning permite que e-commerces personalizem a experiência do usuário com base em dados de navegação, histórico de compras e comportamento de consumo.

A personalização está presente em recomendações de produtos, campanhas de e-mail marketing, anúncios segmentados e até no atendimento por chatbots. 

Apesar da automação, especialistas ressaltam a importância do fator humano na interpretação de dados e na tomada de decisões. Segundo Rafael Monteiro, sócio e diretor de operações da agência de performance digital Fizzing 360º:

“A gente nunca pode querer trocar por um robô algo que é tão intrínseco nosso. A inteligência artificial, como o próprio nome já diz, é artificial. Ela traz dados duros, sem interpretação humana, sem um contexto que respeite o momento, respeite o que está acontecendo no dia aqui fora.”

Inovação digital passa a ser requisito básico no varejo

Com a transformação digital em ritmo acelerado, o marketing digital passou a ocupar um papel central nas estratégias do e-commerce para conversão, fidelização e retenção de clientes.

Para se manterem competitivas, empresas do setor têm investido em tecnologias que combinem dados, automação e experiência do usuário. Considerando o recente Relatório de Identidade e Fraude 2025 da Serasa Experian que revela que 82% dos consumidores brasileiros fazem pelo menos uma compra online por mês, o acompanhamento de novas tendências tornou-se uma prática incorporada às rotinas do mercado.



Agência Meu Marketeiro oferece 80 soluções em um contrato

No dinâmico mundo do marketing, empresas que faturam acima de R$ 100 mil por mês enfrentam desafios distintos para escalar suas vendas e aprimorar seu posicionamento no mercado. De acordo com a pesquisa do Instituto Locomotiva, encomendada pelo banco Itaú Empresas, “78% dos empreendedores indicam que a concorrência é um dos principais obstáculos a ser superado. A partir disso, ter apoio especializado para garantir um planejamento estratégico e crescimento sustentável pode resultar em um círculo virtuoso”. Para enfrentar esses desafios, dois profissionais fundaram a Meu Marketeiro, uma agência de marketing que oferece diversos serviços em um único contrato, com foco em flexibilidade e agilidade.

Fabio Soares, que atuou em empresas como Claro Brasil, Decathlon e Cogna e Pedro Olagbaju, que já trabalhou em empresas como Ambev, Yahoo! e DPZ&T, ambos com mais de 13 anos de experiência em publicidade, decidiram atuar sobre uma situação recorrente no mercado de agências: a rigidez contratual. “Em diversos contextos contratuais, é comum que clientes estejam vinculados a escopos de trabalho e entregas previamente definidas por períodos estendidos”, disse Pedro. A proposta da Meu Marketeiro segue uma abordagem distinta, voltada à revisão dos modelos tradicionais de contratação e entrega de serviços em marketing, permitindo que os clientes alterem o escopo de trabalho conforme suas necessidades. Fabio afirma: “A Meu Marketeiro flexibiliza os serviços, pois a lógica é simples: em determinado mês, a sua agência pode precisar de um gestor de tráfego para Google Ads e Instagram Ads, e no outro mês, por motivos estratégicos da própria empresa, poderá alterar para o serviços de webdesign e assessoria de imprensa para obter uma matéria em grandes portais de notícias. Perceba que a necessidade é fluida, e precisamos acompanhar a estratégia dos clientes, jamais engessá-los.

Com mais de 80 serviços disponíveis, desde consultoria, tráfego pago, social media e Analytics, a Meu Marketeiro presta uma extensa gama de serviços de marketing para empresas que buscam marketing integrado. Através de um plano de horas mensais, as empresas podem ajustar os serviços conforme a demanda. A proposta também tem o objetivo de centralizar serviços que, em outros casos, exigiriam a coordenação de diferentes fornecedores, como múltiplas agências ou freelancers.

Além disso, a Meu Marketeiro estrutura suas soluções de marketing com base na experiência profissional de seus fundadores, incluindo ações que envolvem a veiculação em portais de notícias e a produção de comerciais com atores que já participaram de produções da rede Globo — estratégias que podem contribuir para a percepção da marca por parte de potenciais consumidores.

Além dos serviços operacionais, a Meu Marketeiro também oferece consultoria estratégica de marketing, com planos pontuais ou anuais, voltados para empresas que buscam orientação especializada para tomadas de decisão com estratégia. Outro serviço que oferecem é a consultoria em inteligência artificial (IA) aplicada ao marketing, com o objetivo de automatizar processos, gerar insights com dados e implementar ferramentas de IA de forma funcional e eficiente. Essa linha de atuação tem sido adotada por empresas que buscam adaptar suas estratégias em contextos de mercado caracterizados por transformações digitais significativas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 97,9% das indústrias que utilizam alguma tecnologia digital avançada relatam ter observado benefícios com essa adoção.

“A regra da Meu Marketeiro é flexibilizar de maneira rápida, adaptando-se às necessidades de cada cliente. Entendemos que: Se o meu cliente tem flexibilidade para mudar a estratégia, ele vai faturar mais, e assim, ele ficará feliz com nosso trabalho. Todas as decisões são pensadas no sucesso dos nossos clientes”, reforça Pedro Olagbaju. Pedro acredita que cada cliente possui características específicas e merece uma abordagem personalizada, proporcionando soluções que atendam às suas estratégias de crescimento, por isso conta com consultores de marketing com mais de dez anos de mercado.

Alguns dos 80 serviços que a agência oferece:

  • Tráfego de mídia paga
  • Redes sociais
  • Designer
  • Webdesigner (criação de sites, landing page e e-commerce)
  • Inteligência artificial aplicada ao Marketing e vendas
  • Automatização no marketing
  • Edição de vídeos
  • Marketing de eventos on-line e off-line
  • Dados e Analytics
  • Consultoria de marketing
  • Portais de notícias (O Globo, Terra, Valor Econômico)
  • Comerciais com atores da Rede Globo

Para empresas que buscam soluções voltadas para o aumento de vendas e posicionamento estratégico em mercados competitivos, a Meu Marketeiro oferece alternativas direcionadas a organizações com faturamento superior a R$ 100 mil por mês.

Para mais informações sobre a agência Meu Marketeiro:

Site: www.meumarketeiro.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/meumarketeiro.com.br/

Telefone: (11) 5192-9359



Evento global sobre competências do futuro chega a São Paulo

São Paulo receberá entre os dias 10 e 12 de junho o Future Skills Masterclass, evento global voltado para capacitação profissional em competências essenciais diante dos desafios do mercado contemporâneo. A iniciativa, que já passou por cidades como Miami, Londres e Milão, terá ainda neste ano edições programadas para Estocolmo, Dubai, Buenos Aires e Cidade do México.

Segundo o relatório “The Future of Jobs“, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, aproximadamente 44% das competências atualmente exigidas no mercado de trabalho precisarão ser atualizadas até 2027. Entre essas habilidades, destacam-se pensamento criativo, resolução de problemas complexos e competências digitais avançadas.

O Future Skills Masterclass em São Paulo promoverá palestras e workshops com especialistas reconhecidos internacionalmente, abordando temas como inovação, criatividade e liderança adaptativa. O objetivo é fornecer ferramentas e métodos atualizados para profissionais que desejam acompanhar as rápidas mudanças do mercado global.

Benito Berreta, diretor da Hyper Island Americas, enfatiza a importância da atualização constante dos profissionais: “Vivemos um momento em que a capacidade de aprender continuamente é tão crucial quanto o conhecimento técnico. Eventos como o Future Skills permitem que profissionais se mantenham relevantes e preparados para as constantes mudanças do mercado”, destaca Berreta.

Além de reunir profissionais de diversos setores, o evento busca fortalecer o diálogo e networking entre pessoas de diferentes segmentos do mercado, alinhando necessidades e expectativas na formação de trabalhadores preparados para desafios futuros.

Mais informações sobre programação e inscrições estão disponíveis em www.hyperisland.com.br/pages/future-skills-sao-paulo



Holdings e consórcios ganham espaço na gestão de bens

No contexto de um cenário econômico que exige cada vez mais planejamento e proteção patrimonial, estruturas como as holdings familiares e os consórcios vêm se consolidando como estratégias para a aquisição, organização e preservação de bens no Brasil. As soluções são consideradas alternativas viáveis para quem busca segurança, economia tributária, planejamento sucessório e formas de aquisição patrimonial sem descapitalização imediata.

A holding patrimonial é uma estrutura que permite a centralização de imóveis e outros ativos em uma pessoa jurídica, facilitando a gestão, reduzindo a carga tributária e evitando conflitos entre herdeiros. Ao permitir a antecipação da sucessão sem a necessidade de inventário – processo que pode ser longo e oneroso, a holding oferece mais controle e proteção aos bens familiares. 

Já o consórcio tem sido usado como uma alternativa viável para a aquisição planejada de bens, sem a incidência de juros, sendo utilizado como parte de alavancagem patrimonial. A combinação dessas duas ferramentas tem ganhado espaço entre investidores que buscam segurança jurídica, economia tributária e crescimento estruturado do patrimônio.

“Cada vez mais investidores estruturam suas aquisições via consórcio e incorporam esses ativos à holding, criando uma estratégia integrada de proteção e crescimento patrimonial”, afirma Jefferson Floriano, CEO da Via Direta, consultoria especializada em soluções financeiras.

Crescimento dos consórcios reforça mudança no comportamento do investidor

O consórcio tem demonstrado resultados expressivos e consolida-se como uma alternativa de aquisição planejada. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o sistema encerrou o primeiro trimestre deste ano com o maior volume de adesões dos últimos vinte anos: foram 1,23 milhão de cotas comercializadas, representando um crescimento de 26% em relação ao mesmo período de 2024. 

Os negócios realizados no período somaram R$ 105,38 bilhões, alta de 36,4%. Enquanto outros produtos financeiros, como a caderneta de poupança, apresentaram queda real, os ativos administrados pelos consórcios cresceram 22,5% entre 2020 e 2024. 

“Optar pelo consórcio é mais do que uma escolha financeira: é uma estratégia de construção patrimonial com planejamento e visão de longo prazo. Cada cota representa um passo rumo à aquisição de ativos sem comprometer o capital de imediato”, destaca Jefferson Floriano, CEO da Via Direta.

O consórcio, assim como a holding patrimonial, demanda planejamento e alinhamento com os objetivos de quem pretende investir. A orientação de consultorias financeiras e jurídicas especializadas pode contribuir para a estruturação dessas estratégias de forma personalizada, com atenção à conformidade legal, à organização patrimonial e à gestão dos ativos.

Website: viadiretaconsultoria.com.br



Conselho consultivo pode acelerar inovação nas empresas

Uma pesquisa feita pelo Boston Consulting Group (BSG) apontou que 83% das empresas veem a inovação como uma de suas três maiores prioridades. No entanto, apenas 3% das organizações se dizem prontas para colocá-la em prática, segundo o estudo que ouviu mais de mil executivos de diferentes países. 

Além disso, apenas 48% acreditam que sua empresa faz algum esforço para vincular as estratégias de negócios e de inovação. A pesquisa apontou ainda que a maioria dos negócios está nos estágios iniciais de uso de inteligência artificial (IA) generativa – ramo da tecnologia focado na criação de novos conteúdos.

Para Gillian Borges, presidente da Associação dos Conselheiros TrendsInnovation, as empresas precisam ter em mente que inovar não é mais uma escolha, mas um imperativo. Inovação, porém, não se resume à adoção de novas tecnologias ou ao desenvolvimento de produtos disruptivos, afirma a especialista.

Ela defende que a inovação esteja presente na estratégia, nos modelos de negócios e na cultura organizacional. Nesse contexto, a implementação de um conselho consultivo desempenha um papel importante, acrescenta Borges.

“Criar um conselho consultivo, por exemplo, é uma maneira de inovar na gestão. Companhias de capital aberto têm obrigação legal de constituírem um conselho de administração. Mas um conselho faz sentido também em empresas de capital fechado, familiares, de pequeno ou médio porte e até em startups e scaleups”, argumenta.

Dessa forma, a presidente da Associação dos Conselheiros TrendsInnovation diz que a inovação traz a capacidade de ampliar perspectivas estratégicas e preparar empresas para cenários futuros.

Papel do conselho consultivo

Mas qual o papel do conselho consultivo? Segundo Borges, ele cumpre uma série de funções. “Entre elas, estimular um mindset inovador dentro da organização, questionando práticas obsoletas e sugerindo novas abordagens e incentivar a criação de um ambiente psicológico seguro, no qual ideias podem ser testadas e o erro seja visto como parte do aprendizado”, diz.

“O conselho consultivo apoia também a construção de uma cultura de experimentação, em que se investe na transformação digital e na adaptação às tendências emergentes, e acompanhar o impacto das inovações na competitividade do negócio, garantindo que elas sejam sustentáveis e alinhadas à estratégia de longo prazo”, complementa.

A mesma visão é compartilhada por Márcio Teschima, membro do Conselho Consultivo e presidente da Associação dos Conselheiros TrendsInnovation na gestão 2023. “Muitas empresas sofreram e ainda sofrem com os efeitos da pandemia, e sabemos como é difícil tomar decisões sozinho ou de forma isolada”, diz ele.

Como salienta Borges, o conselho pode ajudar a evitar o que foi constatado na pesquisa do BSG: negócios que reconhecem a importância da inovação, mas não conseguem implementá-la.

“A prática da chamada ambidestria organizacional – ou seja, equilibrar eficiência operacional no presente com inovação para o futuro – deve ser promovida pelo conselho como uma diretriz essencial”, reforça a especialista.

Borges afirma que cabe aos conselheiros desafiarem o status quo: fazer perguntas difíceis, provocar discussões estratégicas e questionar modelos de negócio que já não acompanham a dinâmica do mercado.

Eles devem também criar pontes para o futuro, conectando a empresa a tendências globais, novas tecnologias e insights de diferentes setores, garantindo que a inovação esteja integrada à governança corporativa, diz a especialista.

Segundo ela, na hora de constituir um conselho consultivo, os negócios não podem se esquecer da diversidade. “Conselhos compostos por profissionais com formações e experiências variadas aumentam a capacidade da organização de antecipar riscos e oportunidades. Empresas com conselhos diversos tomam decisões mais bem fundamentadas e possuem melhores resultados financeiros e ambientais”, ressalta.

Mais do que diversidade demográfica, Borges diz ser fundamental que haja combinação de olhares voltados para finanças, tecnologia, ESG (boas práticas ambientais, sociais e de governança), comportamento do consumidor e inovação.

“Acredito que o futuro dos negócios será determinado pela capacidade das organizações de se reinventarem continuamente. E para isso, o papel do conselho consultivo será cada vez mais relevante”, ressalta.

Para saber mais, basta acessar: https://conselheiros.pro/



Diligent adquire Vault, marcando o início de uma nova era de ética e conformidade com tecnologia de IA

Diligent, líder de IA em soluções SaaS de governança, risco e conformidade (GRC), anunciou hoje a aquisição da Vault, uma solução de ética e conformidade com tecnologia de IA que capacita organizações a promover uma cultura de opinião aberta, mitigar riscos de conduta indevida e reforçar a conformidade. Ao reconhecer as limitações de sistemas de ética e conformidade obsoletos, esta aquisição representa um movimento rumo a uma nova era de integridade proativa. Ao integrar a tecnologia de ponta Speak Up da Vaultàplataforma GRC da Diligent, as organizações podem detectar riscos mais cedo, responder com mais rapidez e gerar maior confiança entre funcionários e partes interessadas.

A tecnologia de IA da Vault expande a capacidade da Diligent de atender empresas multinacionais com recursos de conformidade localizados, canais de denúncia multilíngues e assistência para cumprir regulamentações internacionais. Ao definir o padrão para ferramentas de conformidade integradas, intuitivas e eficazes, a Vault capacita os funcionários a relatar preocupações com segurança, enquanto proporciona às organizações o conjunto de investigação e informações necessárias para impulsionar mudanças significativas.

“Estamos empolgados em dar as boas vindasàequipe e aos clientes da Vault na Diligent. Esta aquisição reforça nosso profundo compromisso em aproveitar a tecnologia de IA de ponta para aperfeiçoar a transparência, a integridade e as práticas éticas em empresas multinacionais”, disse Amanda Carty, Diretora Geral de Conformidade na Diligent. “Agora, podemos garantir que as organizações estejam equipadas com as ferramentas adequadas para cumprir de modo proativo leis em constante evolução, como a Diretriz de Denúncia de Irregularidades da UE e outras estruturas regulatórias ao redor do mundo, que reduz ainda mais sua exposição a riscos, enquanto forma uma cultura de integridade mais intensa.”

Esta aquisição marca o início de um novo capítulo na tecnologia de ética e conformidade, que reforça a confiança e o compromisso dos funcionários ao garantir canais de denúncia seguros, confidenciais e fáceis de usar, como aplicativos móveis, plataformas web e linhas diretas com tecnologia de IA. As organizações agora contam com uma solução completa de conformidade e ética, com visibilidade de ponta a ponta das tendências de conduta indevida, o que faz com que os programas de conformidade sejam mais efetivos e defensáveis.

“Estamos extremamente animados em nos uniràDiligent. A Vault sempre expandiu os limites da tecnologia ética. Agora, com a Diligent, nossa plataforma inovadora pode chegar a um público mais amplo e realmente mudar o modo como as organizações formam culturas éticas e mitigam grandes riscos”, disse Neta Meidav, Fundadora e Diretora Executiva da Vault. “Nossa nova oferta combinada será incomparável no mercado, e estamos na expectativa de transformar a maneira como a ética é tratada em todas as organizações.”

Este anúncio ocorreu logo após a aquisição pela Diligent da Spark Compliance, empresa líder mundial especializada em criar programas de ética e conformidade, no início deste ano. Esta aquisição estratégica da Vault reforça o compromisso da Diligent em aproveitar a tecnologia de IA para dotar profissionais de GRC com as melhores soluções, a fim de realmente esclarecer riscos e elevar a governança.

A District Capital Partners atuou como consultoria financeira, e a Willkie Farr & Gallagher LLP atuou como consultoria jurídica da Diligent. A Raz. Dlugin & Co. atuou como consultoria jurídica da Vault.

A Diligent irá organizar um seminário online, O Futuro da Integridade Corporativa: Diligent + Vault Redefinindo Ética e Conformidade, na terça-feira, 3 de junho.Inscrições aqui.

Para saber mais sobre a aquisição da Vault pela Diligent, acesse https://www.diligent.com/vault.

Sobre a Diligent

A Diligent é líder de IA em soluções SaaS de governança, risco e conformidade (GRC), auxiliando mais de 1 milhão de usuários e 700.000 membros de conselho a esclarecer riscos e aprimorar a governança. A plataforma Diligent One oferece aos profissionais,àalta administração e ao conselho administrativo uma visão consolidada de toda a sua prática de GRC, para que possam gerenciar riscos com mais eficácia, desenvolver maior resiliência e tomar melhores decisões e com mais rapidez. Saiba mais em diligent.com.

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Sobre a Vault

A Vault é líder em Integridade Ativa, modernizando os programas Speak Up com uma plataforma digital habilitada para IA para Speak Up, investigações e relatórios de dados. Como sistema operacional para integridade corporativa, a Vault atua como um centro de controle para gerenciar relatórios de conduta indevida, investigações e análises integradas, tudo a partir de uma solução central que forma uma cultura de opinião aberta em toda a empresa. A Vault é uma startup de tecnologia premiada que atraiu investimentos dos principais investidores de capital de risco, como a Gradient, o fundo de IA em estágio inicial do Google, e a Illuminate Financial.

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Michele Steinmetz

Diretora Sênior de Comunicações na Diligent

+1-215-817-5610

msteinmetz@diligent.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Smart Lockers reduzem custos na logística first mile

Segundo dados do E-commerce Trends, o consumidor brasileiro está cada vez mais digital. A pesquisa, realizada em parceria entre Opinion Box e Octadesk revelou que 88% dos brasileiros fizeram compras online ao menos uma vez por mês em 2024. Essa crescente demanda do e-commerce tem impulsionado a busca por soluções inovadoras na logística, especialmente na chamada first mile – a primeira etapa do envio de mercadorias. Neste cenário, os smart lockers (armários inteligentes) emergem como ferramentas que funcionam como pontos de entrega (drop-off points) que facilitam e agilizam o início do fluxo logístico.

Gabriel Peixoto, CEO da Meu Locker, explica que esses dispositivos permitem que vendedores, pequenos lojistas e até mesmo pessoas físicas depositem suas encomendas em locais acessíveis e totalmente automatizados, sem a necessidade de horários comerciais restritos ou a presença de atendentes. “Essa flexibilidade acelera o processo de coleta pelas transportadoras, que podem otimizar suas rotas e consolidar volumes de forma mais eficiente”, afirma.

Para o CEO, a utilização de armários inteligentes na first mile contribui significativamente para a redução de custos operacionais, tanto para quem envia quanto para quem coleta, ao minimizar o tempo de espera e os deslocamentos desnecessários. E, além disso, amplia a capilaridade da rede logística, especialmente em grandes centros urbanos, onde a pulverização de pontos de coleta se torna um diferencial competitivo.

“Os smart lockers são aliados importantes na descentralização da coleta, transformando a dinâmica da primeira milha. Eles oferecem conveniência para o remetente e eficiência para a transportadora, otimizando rotas e, consequentemente, tornando toda a cadeia de suprimentos mais ágil e econômica desde o seu ponto de partida”, analisa Gabriel Peixoto.

“Com a consolidação dessa tecnologia, espera-se uma maior integração dos smart lockers aos sistemas de gestão das transportadoras, proporcionando ainda mais visibilidade e controle sobre o fluxo de pacotes, e solidificando seu papel como peça fundamental na modernização da logística”, conclui.



Grupo Lenovo: resultados financeiros do quarto trimestre e do exercício fiscal de 2024/25

O Lenovo GroupLimited (HKSE: 992) (ADR: LNVGY), juntamente com suas subsidiárias (“o Grupo”), anunciou hoje os resultados do quarto trimestre e do ano completo para o exercício fiscal de 2024/25, relatando aumentos significativos na receita e no lucro geral do Grupo. No caso do ano completo, a receita cresceu 21% em relação ao ano anterior, para US$ 69,1 bilhões, marcando a segunda maior receita anual da história do Grupo. O lucro líquido aumentou 36% em relação ao ano anterior, chegando a US$ 1,4 bilhão, sem levar em conta as normas de relatórios financeiros de Hong Kong (não-HKFRS[1]]). Os mecanismos de crescimento diversificado do Grupo continuam a se acelerar, com o mix de receitas não relacionadas a PCs incrementando quase cinco pontos percentuais em relação ao ano anterior, chegando a 47%. Todos os grupos de negócios apresentaram boa saúde e solidez e atingiram suas metas estratégicas e financeiras, e todas as regiões geográficas de vendas obtiveram um crescimento de receita de dois dígitos em relação ao ano anterior, refletindo a força dos negócios diversificados do Grupo e sua intensa presença internacional.

Os resultados foram impulsionados não apenas pelo foco do Grupo na execução de uma estratégia clara, mas também por suas operações globais integradas de ponta a ponta (design, previsão de demanda, compras, fabricação, marketing, vendas e serviços), modelo de fabricação ODM+ e seu modelo de recursos globais/entrega local. Nos últimos 20 anos de atividade internacional, a Lenovo estabeleceu uma presença de fabricação que conta com mais de 30 centros de manufatura (internos ou terceirizados) em 11 mercados diferentes ao redor do mundo. A combinação desses fatores dá ao Grupo o máximo de flexibilidade e capacidade para navegar pelas incertezas e se adaptar melhor às condições do mercado.

A Lenovo continua priorizando o investimento em inovação, com um aumento de 13% das despesas de P&D em relação ao ano anterior, chegando a US$ 2,3 bilhões. O ano passado foi de vários anúncios, investimentos e marcos importantes do Grupo como parte de sua estratégia de IA híbrida. Isso inclui o lançamento de PCs com IA, onde a Lenovo agora é a líder mundial na categoria de PCs com IA do Windows; o lançamento do primeiro telefone dobrável com Moto AI; o hipercrescimento no negócio de servidores com IA; a criação de soluções e recursos de serviços essenciais com o Lenovo Hybrid AI Advantage e, mais recentemente, o lançamento dos primeiros superagentes de IA pessoal e empresarial do Grupo em seu evento Tech World em Xangai (China).

Pensando no futuro, a Lenovo continua confiando que seu foco em inovação e IA híbrida, seus negócios globalmente equilibrados e uma cadeia de suprimentos flexível e resiliente não apenas manterão, mas também incrementarão, sua competitividade no mercado.

O Conselho de Administração da Lenovo declarou um dividendo final de 3,9 centavos de US$ (ou 30,5 centavos de HK) por ação para o exercício fiscal encerrado em 31 de março de 2025.

Citação do presidente do conselho e CEO, Yuanqing Yang:

“Este foi um dos nossos melhores anos até agora, mesmo diante de uma incerteza macroeconômica significativa. Alcançamos um forte crescimento de receita, com um aumento de dois dígitos em todos os nossos grupos de negócios e regiões geográficas de vendas, e nosso resultado final aumentou ainda mais rápido. Nossa estratégia de focar na IA híbrida impulsionou um progresso significativo na IA pessoal e empresarial, estabelecendo uma base sólida para a liderança nesta era da IA. Com 20 anos de liderança em um negócio global e superando desafios, tenho certeza de que nossa excelência operacional e o investimento contínuo em inovação não só sustentarão, mas também fortalecerão nossa competitividade”.

Destaques financeiros:

 

EF 24/25

em milhões de US$

EF 23/24

em milhões de US$

Variação

 

 

4T EF 24/25

em milhões de US$

4T EF 23/24

em milhões de US$

Variação

Receita do Grupo

69,077

56,864

21%

 

16,984

13,833

23%

Receita bruta

1,481

1,365

8%

 

178

309

(42)%

Receita líquida

(lucro atribuível aos acionistas)

1,384

1,011

37%

 

90

248

(64)%

Receita líquida

(lucro atribuível aos acionistas – não-HKFRS)[1]

1,441

1,060

36%

 

278

223

25%

 

Ganhos básicos por ação (em centavos de US$)

11.30

8.41

2.89

 

0.73

2.02

(1.29)

Desempenho do Grupo no quarto trimestre do exercício fiscal de 24/25: a receita e o lucro líquido não-HKFRS[1]aumentam mais de 20%, com crescimento anual de dois dígitos em todos os negócios

  • A receita do Grupo cresceu 23% em relação ao ano anterior, atingindo US$ 17 bilhões, com um crescimento anual de dois dígitos em todos os negócios.
  • O lucro líquido aumentou 25% em relação ao ano anterior sem levar em conta as normas HKFRS[1], para US$ 278 milhões.
  • O Grupo de Dispositivos Inteligentes (IDG) ampliou ainda mais sua liderança no mercado de PCs e aumentou em mais um ponto a diferença para o segundo colocado no ranking anual. Ao mesmo tempo, a receita de smartphones superou o mercado em 12 pontos e sua classificação mundial de smartphones por receita agora é a quarta em todos os mercados fora da China.
  • Grupo de Soluções de Infraestrutura (ISG) obteve rentabilidade pelo segundo trimestre consecutivo,com um hipercrescimento de receita de mais de 60% em relação ao ano anterior.
  • O Grupo de Soluções e Serviços (SSG) apresentou um crescimento de receita de 18% em relação ao ano anterior e uma margem operacional recorde de 22,7%.

Desempenho no ano completo:

Grupo de Dispositivos Inteligentes (IDG): reforço da liderança no mercado e vitória no campo da IA pessoal

Desempenho do exercício fiscal de 24/25:

  • A receita geral do IDG cresceu 13% em relação ao ano anterior, para US$ 50,5 bilhões, com uma margem operacional na faixa historicamente alta de mais de 7%.
  • Os PCs expandiram sua liderança de mercado, aumentando a diferença para o segundo colocado em quase um ponto (para 3,6 pontos) e mantiveram a rentabilidade líder do setor.
  • Os PCs com IA superaram a meta de volume para o ano, e a Lenovo agora é líder mundial da categoria de PCs com IA do Windows.
  • A receita de smartphones atingiu seu ponto mais alto desde a aquisição da Motorola Mobility, com um hipercrescimento de 27% em relação ao ano anterior. Houve um crescimento robusto nos mercados da Ásia-Pacífico e EMEA, complementando as fortalezas tradicionais da América Latina e América do Norte.
  • O negócio de tablets alcançou um crescimento anual de dois dígitos no volume de vendas.
  • Ao longo do exercício fiscal de 2024/25, foram lançados produtos inovadores em todo o portfólio de PCs e smartphones com IA da Lenovo, incluindo o ThinkBook Plus Gen 6 com uma tela rolável, o console de jogos portátil Legion Go S e as edições ultra-premium do ThinkPad e Yoga Aura. A Motorola expandiu sua liderança em dispositivos dobráveis com o mais recente motorola razr, agora com Moto AI.
  • Pensando no futuro, o IDG continuará construindo um ecossistema de aplicativos orientados por IA para oferecer experiências fluidas entre dispositivos e ecossistemas, além de desenvolver ainda mais os superagentes de IA que foram lançados recentemente no evento Tech World do Grupo em Xangai.

Grupo de Soluções de Infraestrutura (ISG): hipercrescimento, rentável no segundo semestre do ano,impulsiona a infraestrutura híbrida

Desempenho do exercício fiscal de 24/25:

  • O ISG teve um ano de hipercrescimento, com um aumento de 63% na receita em relação ao ano anterior, atingindo um recorde de US$ 14,5 bilhões.A margem operacional melhorou muito e o ISG atingiu o ponto de equilíbrio no segundo semestre do exercício fiscal.
  • O negócio de provedores de serviços em nuvem (CSP) continuou crescendo ao longo do ano, com uma rentabilidade autossustentável.
  • Os negócios de grandes empresas e PMEs (E/SMB) experimentou um forte impulso, com um aumento de 20% na receita em relação ao ano anterior, atingindo um recorde.
  • O negócio de servidores de IA também alcançou um hipercrescimento graçasàdemanda cada vez maior por infraestrutura de IA, com as soluções de resfriamento líquido Neptune™ da Lenovo, líderes do setor, como uma força importante por trás desse rápido crescimento.
  • Pensando no futuro, o ISG continuará executando sua estratégia de CSP e E/SMB, simplificando seu portfólio de produtos, fortalecendo suas capacidades de comercialização e aumentando a resiliência operacional para impulsionar um crescimento estável e equilibrado em todas as regiões geográficas, bem como uma rentabilidade sustentável.

Grupo de Soluções e Serviços (SSG): mecanismo de transformação de alta margem e alto crescimento, liberando a vantagem da IA híbrida

Desempenho do exercício fiscal de 24/25:

  • O SSG solidificou ainda mais seu papel como o mecanismo de transformação do Grupo, com a receita crescendo 13% em relação ao ano anterior (para US$ 8,5 bilhões), com uma margem operacional de 21,1%.
  • O negócio de serviços de suporte manteve seu crescimento constante, elevando a experiência do usuário de hardware.
  • O negócio de soluções e “as-a-service” cresceu ainda mais rápido, respondendo agora por quase 60% da receita do SSG, com as ofertas de IA, em particular, gerando impulso.
  • Pensando no futuro, o SSG continuará desenvolvendo capacidades dentro da estrutura Lenovo Hybrid AI Advantage, ao mesmo tempo que expande e aprofunda seu portfólio de soluções empresariais.

Destaques em ESG

A Lenovo fez progressos em seus compromissos ambientais, sociais e de governança no exercício fiscal de 2024/25 e está no caminho certo para atingir suas metas de redução de emissões para 2030, alinhadas com a iniciativa Science Based Targets. A Lenovo se orgulha de ter recebido reconhecimentos mundiais no ano passado, como o Prêmio de Ouro na categoria Empresas/organizações mais sustentáveis dos Prêmios de Melhor Governança Corporativa e ESG organizados pela HKICPA, bem como a Medalha de Platina da EcoVadis, que coloca a Lenovo entre as 1% melhores de todas as empresas classificadas pela EcoVadis no mundo inteiro. A Lenovo também recebeu o reconhecimento AAA na classificação ESG da MSCI e o reconhecimento A-list do CDP para Liderança em mudanças climáticas (A) e água (A-). A inclusão de pessoas de todas as origens e habilidades é fundamental para a visão da Lenovo de fornecer tecnologia mais inteligente para todos. Em 2024, a Lenovo foi homenageada como o “Melhor lugar para se trabalhar em termos de inclusão de deficientes” pelo quarto ano nos EUA, com expansão para o Brasil e Reino Unido. Como parte do objetivo da Lenovo de proporcionar IA mais inteligente para todos, a empresa adotou princípios de governança que reforçam o desenvolvimento, a implementação e a utilização responsáveis, éticos e seguros da IA. A Lenovo fortaleceu sua governança interna ao se comprometer com iniciativas públicas como o Pacto de IA da Comissão Europeia. Mais detalhes sobre o progresso da empresa serão divulgados em seu relatório anual de ESG, publicado no final de junho.

[1] A medida não-HKFRS foi ajustada com a exclusão das variações líquidas do valor justo de ativos financeiros pelo valor justo por meio do resultado, amortização de ativos intangíveis resultantes de fusões e aquisições, encargos relacionados a fusões e aquisições, ganho com a alienação considerada de uma subsidiária, redução ao valor recuperável e baixa de ativos intangíveis, crédito único de imposto de renda; reestruturação e outros encargos, ganho com a remensuração de um passivo de opção de venda por escrito, variação do valor justo de passivos financeiros derivativos relacionados a bônus de subscrição e juros nocionais de títulos conversíveis; e os efeitos correspondentes do imposto de renda, se houver.

Sobre a Lenovo

A Lenovo é uma potência tecnológica mundial com receita de US$ 69 bilhões, classificada em 248º lugar na Fortune Global 500, e que atende milhões de clientes todos os dias em 180 mercados. Focada em uma visão ousada para fornecer Tecnologia mais inteligente para todos, a Lenovo construiu seu sucesso como a maior empresa de PCs do mundo com um portfólio completo de dispositivos habilitados para IA, prontos para IA e otimizados para IA (PCs, estações de trabalho, smartphones, tablets), infraestrutura (servidor, armazenamento, borda, computação de alto desempenho e infraestrutura definida por software), software, soluções e serviços. O investimento contínuo da Lenovo em inovações que mudam o mundo está edificando um futuro mais equitativo, confiável e inteligente para todos, em todos os lugares. A Lenovo está listada na bolsa de valores de Hong Kong como Lenovo Group Limited (HKSE: 992) (ADR: LNVGY). Para saber mais, acesse https://www.lenovo.com e leia as últimas notícias em nosso StoryHub.

GRUPO LENOVO

RESUMO FINANCEIRO

Para o trimestre e ano encerrados em 31 de março de 2025

(em milhões de US$, exceto por dados de participação)

 

 

4T EF 24/25

4T

EF 23/24

 

VARIAÇÃO ANO/ANO

 

 

EF 24/25

 

EF 23/24

 

VARIAÇÃO ANO/ANO

Receita

 

 

16,984

13,833

23%

 

69,077

56,864

21%

Lucro bruto

 

2,783

 

2,428

 

15%

 

11,098

9,803

13%

Margem de lucro bruto

 

 

16.4%

 

17.6%

 

(1.2) pts

 

16.1%

17.2%

(1.1) pts

Despesas operacionais

 

 

(2,452)

 

(1,939)

 

26%

 

(8,934)

(7,797)

15%

Despesas de P&D

(incluído nas despesas operacionais)

 

(644)

 

 

(532)

 

21%

 

(2,288)

(2,028)

13%

Relaçãodespesas/receita

 

 

14.4%

 

14.0%

 

0.4 pts

 

12.9%

13.7%

(0.8) pts

Lucro operacional

 

 

331

 

489

 

(32)%

 

2,164

2,006

8%

Outras receitas/(despesas) não operacionais – líquidas

 

(153)

 

 

(180)

 

 

(15)%

 

(683)

(641)

7%

Receita bruta

 

 

178

 

309

 

(42)%

 

1,481

1,365

8%

Tributação

 

 

(54)

 

(56)

 

(4)%

 

(19)

(263)

(93)%

Lucro no período/ano

 

 

124

 

253

 

(51)%

 

1,462

1,102

33%

Participações societárias minoritárias

 

 

(34)

 

(5)

 

551%

 

(78)

(91)

(16)%

Lucro atribuível aos acionistas

 

 

90

248

 

 

(64)%

 

1,384

1,011

37%

Lucro atribuível aos acionistas – não-HKFRS[1]

 

278

223

 

 

25%

 

1,441

1,060

36%

Lucro por ação (em centavos de US$)

Básico

Diluído

 

 

0.73

0.71

 

2.02

1.95

 

(1.29)

(1.24)

 

 

11.30

10.62

 

8.41

8.05

 

2.89

2.57

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Contato:

Assessoria de Imprensa

Hong Kong – Angela Lee, angelalee@lenovo.com, +852 2516 4810

London – Charlotte West, cwest@lenovo.com, +44 7825 605720

Zeno GroupLenovoWWcorp@zenogroup.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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