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Supercomputadores: nova tendência que deve mudar a informática do futuro

Ter um computador de alto desempenho com processamento instantâneo, grande velocidade de rede, memória e armazenamento ilimitado, sem custos com máquinas potentes e manutenção do hardware, pode parecer apenas um sonho para alguns. Mas esses supercomputadores, como são conhecidos, já são uma realidade através da computação em nuvem. É o chamado internacionalmente de VDI e traduzido como Infraestrutura de Desktop Virtualizado. Trata-se de uma das aplicações da tecnologia cloud e que aponta como uma das tendências promissoras no campo da computação.

Esses supercomputadores já podem ser encontrados em centros de pesquisa, laboratórios científicos e empresas que necessitam de um poder computacional intensivo para rodar aplicações pesadas. No entanto, segundo especialistas, a tendência é que a sua popularização deve ser acelerada devido ao aumento exponencial da adesão de empresas e profissionais que já utilizam infraestrutura em nuvem. Segundo uma pesquisa recente da Canalys divulgada pela Revista Forbes, os gastos mundiais com serviços de cloud aumentaram 34%, chegando a US$ 55,9 bilhões no primeiro trimestre de 2022. O valor foi US$ 2 bilhões superior ao trimestre anterior e US$ 14 bilhões a mais do que no primeiro trimestre de 2021.

“Com o avanço da computação em nuvem, é possível estender a capacidade de processamento e virtualizar aplicações para além dos limites físicos dos computadores tradicionais, gerando aumento expressivo de produtividade, especialmente em negócios que dependem de sistemas que constantemente travam pela baixa qualidade das máquinas ou da internet. Os supercomputadores usam a rede e o armazenamento em nuvem, com velocidade impressionante, impactando na rapidez de tudo que se faz na web, seja no uso ou atualização de um software ou renderização, download e upload de arquivos”, detalha Patrick Machado, CEO da DataEnv, empresa de infraestrutura de cloud computing que lançou este ano o Nomad, um dos primeiros desktops virtualizados do mercado nacional.

Desktop virtualizado em nuvem garante supercomputadores

Através desses supercomputadores em nuvem, é possível fornecer acesso remoto a um ambiente de computação de alto desempenho a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. “A solução permite fornecer desktops virtuais para usuários, através de servidores que entregam as aplicações e o ambiente de trabalho. Os programas e aplicativos são executados no servidor e o usuário acessa esses aplicativos a partir de um cliente VDI, que pode ser um thin client, mini PC ou um laptop”, explica o especialista.

De acordo com Patrick Machado, essa tendência tem o potencial de revolucionar a forma como as pessoas utilizam computadores. “Ao invés de dependerem de máquinas caras e potentes, os usuários podem simplesmente acessar um desktop virtualizado em nuvem, que utiliza recursos de processamento compartilhados em servidores remotos. A economia com a compra de máquinas será expressiva”, complementa.

Outra vantagem dos supercomputadores é que os dados armazenados tem backup automatizado, garantindo que as informações não se percam em uma eventual pane da máquina. “A transformação digital das empresas chega com força ao uso de computadores, dando aos gestores a possibilidade de desmobilizar seu investimento em equipamentos e usarem o dinheiro em outra área, além de reduzir prejuízos por perda de dados por roubo ou problemas com o HD”, resume o CEO da DataEnv.



Plataforma tecnológica ajuda empresas a implantar modelo Indústria 4.0 no Brasil

A indústria 4.0 traz cada dia mais discussões acerca da conexão entre pessoas, máquinas e processos para proporcionar resultados assertivos para o país. Em Manaus, consultor Industrial e pós-doutor pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Sandro Breval desenvolveu o PIMM4.0. A plataforma tecnológica ajuda empresas a iniciar o processo de adaptação e implantação desse novo modelo industrial.

Breval afirma existir evidências de que quando as empresas investem em projetos ou POCs com a temática da indústria 4.0, manufatura avançada ou transformação digital sem o diagnóstico, os seus projetos não são tão efetivos.

“Surgiu a necessidade de adaptação das empresas às novas tecnologias e ao novo ambiente de negócios que se formou em termos de demanda, qualidade, customização e eficiência. Com isso, as empresas tinham de iniciar a implantação. A grande questão é por onde começariam e quais ações de maior impacto nas organizações?”, diz o consultor que é pós-doutorando pela USP – Escola Politécnica, Departamento de Engenharia Mecatrônica . 

O especialista explica que, por isso, o surgimento de modelos de maturidade e prontidão, que segundo o especialista, medem as lacunas da empresa quanto aos requisitos da indústria 4.0.

Sandro Breval conta que em 2018 percebeu essa necessidade nas empresas industriais e foi buscar densidade científica para o desenvolvimento de um modelo orientado para a realidade brasileira, o que culminou no Pós Doc na Univ do Porto. “Após o estágio doutoral iniciamos os testes em campo com empresas do Polo Industrial de Manaus permitindo uma melhor visão de possíveis ajustes no modelo”, lembra o pós-doutor em Indústria 4.0.

O PIMM4.0 foi desenvolvido com robusta base científica, usabilidade na indústria brasileira e plataforma tecnológica. Hoje a plataforma possui 8 dimensões de medição como Produtos, Manufatura, Estratégia, Modelo de negócios, Cadeia de Suprimentos, Interoperabilidade, Pessoas-Cultura, Sustentabilidade e Governança que totalizam em cerca de 80 variáveis e são medidas de forma transversal e integrada com um modelo matemático resultando em 4 níveis (digital, tecnológico, transição e avançado).

Por que as empresas precisam do modelo?

O especialista explica que as empresas precisam do modelo para entender melhor suas lacunas empresariais em relação à indústria 4.0, evitando investimentos sem ROI ou que não tenham impactos na cadeia de valor da empresa. A aplicação do modelo PIMM4.0 está voltado para a realidade brasileira. Entendendo cada uma e suas relações será possível identificar seu grau de maturidade e prontidão e seu posicionamento na indústria 4.0.

Como a plataforma funciona

A plataforma PIMM4.0 funciona via web com ambiente tecnológico avançado, coleta de dados multinível (operacional, gerencial e estratégico), visão gerencial do processo de medição com dashboards e relatórios que permitem à empresa um elevado grau de assertividade dos resultados apurados. E ainda, ela possui um módulo de Roadmap no qual é possível criar as ações em uma “A3” eletrônico com total integração com o diagnóstico. 

A plataforma PIMM4.0 é disponibilizada para as empresas através de um link específico e único para cada organização, permitindo o máximo de segurança e confidencialidade dos dados. Para hospedagem é utilizado o serviço da AWS (EC2 e RDS). Além disso, todos os dados estão protegidos de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados brasileira; os endereços possuem certificados SSL – com segurança HTTPS

Comprovação

Uma empresa do setor de estruturas automobilísticas instalada em São Paulo, fabricante de componentes estruturais de nível 2 para os mercados de veículos leves e comerciais e utiliza na sua cadeia de suprimentos o “just-in-time”. 

Para o início do processo de digitalização foi utilizada a metodologia de medição da maturidade e prontidão da indústria 4.0 (PIMM4.0) e sua plataforma tecnológica para o desenvolvimento do diagnóstico. Em meados de fevereiro de 2021 aconteceu o kick-off do projeto e uma sensibilização dos conceitos utilizados pela coleta de dados contemplou todos os níveis hierárquicos da organização (multinível). Os gestores da empresa relataram o grau de assertividade do diagnóstico e a importância estratégica das informações contidas, as quais propiciaram uma priorização das ações.

O modelo PIMM4.0, atualmente, é utilizado por fábricas do Sul/Sudeste do país em parceria com consultorias como a KPMG, na empresa Suzano, a PPI-Multitask na empresa Vittia e a Nordika, no IBMP. Breval ainda afirma que através do projeto Jornada Amazônia 4.0 com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), 20 empresas do Polo Industrial de Manaus como Midea, BIC, Tutiplast, NanSen, Tenneco, Steck, Eternit entre outras, já receberam o projeto de medição da maturidade. Vale ressaltar que o PIMM4.0 já foi utilizado pela SEMP TCL, Philco, Foxconn, Calcomp, Multilaser dentre outras empresas.

Para Sandro Breval, a indústria brasileira ganha na geração de valor ao investir na identificação de seu posicionamento quanto a indústria 4.0 pois, isso permitirá que suas ações sejam mais orientadas e assertivas. “As organizações precisam buscar cada vez mais congruência de seus objetivos, agilidade, responsividade e melhor posicionamento. O suporte tecnológico é imprescindível para esse avanço”, conclui o pós-doutor em Indústria 4.0 e criador da plataforma PIMM4.0.

Mais informações sobre a plataforma tecnológica podem ser encontradas no @pimm4.0 ou pelo e-mail contato@pimm40.com.br.



Sumsub se reposiciona para oferecer padrão ouro antifraudes

A Sumsub, um dos principais fornecedores globais de verificação de usuário, acaba de anunciar que está adotando novo posicionamento no mercado com sua plataforma de verificação de ciclo completo, agitando as fronteiras de KYC (conheça-seu-cliente), KYB (conheça-seu-negócio), e de combate à lavagem de dinheiro. A mudança de foco visa oferecer novos padrões ouro de verificação.

A nova plataforma une verificação de usuários e negócios, monitoramento de transações, prevenção de fraudes e soluções de gerenciamento de casos em um único painel. Esse novo posicionamento antecipa mudanças do setor, atendendo aos desafios e despesas que as empresas podem enfrentar – além de ajudá-las a ficar à frente das tendências aceleradas.

De acordo com Andrew Sever, cofundador e CEO da Sumsub, foi a percepção de que o setor precisava de uma solução mais abrangente para lidar com a crescente escalada de atividades fraudulentas – durante toda a jornada do usuário – que levou a empresa a se reposicionar. “A partir de estatísticas internas, numa base de clientes superior a 2.000 instituições, foi possível detectar que alarmantes 70% das tentativas de fraude ocorrem após o estágio de identificação do cliente (KYC), indicando a necessidade urgente de adaptação, já que isoladamente as verificações KYC não se mostram mais suficientes”.

A nova configuração da plataforma de verificação de identidade permite que as empresas orquestrem seus fluxos de verificação sem limites de personalização, sem código e em pouco tempo. “Capacitada por tecnologias de IA (inteligência artificial), a plataforma analisa e monitora uma grande quantidade de dados para detectar padrões suspeitos, impedindo tentativas avançadas de fraude”.

Ao realizar verificações cruzadas dos dados do usuário em todas as etapas e consolidar um perfil de risco, Sever diz que a plataforma passa a combater a fraude durante toda a jornada do usuário, eliminando a necessidade de vários provedores de serviços e aumentando a produtividade das equipes internas. “Isso é feito em vários idiomas, de acordo com as regras de cada país”.

A plataforma da Sumsub foi projetada para abordar as quatro principais tendências globais nesse segmento:

  1. Proporcionar meios mais eficazes de se combater a escalada de fraudes;
  2. Oferecer verificação não documental e IDs digitais;
  3. Atender a regulamentações mais rígidas em vários setores e de vários países;
  4. Buscar aperfeiçoamentos e inovação fazendo uso de IA – já que esse recurso também é utilizado nas deepfakes e fraudes sintéticas.

“Nossos especialistas internos em produtos, jurídicos e de conformidade, juntamente com consultores externos, uniram seus insights para o desenvolvimento adicional da plataforma de ciclo completo a fim de antecipar novas ameaças cibernéticas, mudanças regulatórias e cenários digitais em constante mudança”, diz o CEO.

De acordo com Vyacheslav Zholudev, cofundador e CTO da Sumsub, “a nova plataforma atende uma equação com três variáveis: conversão, combate à fraude e conformidade – questões que muitos líderes do setor de verificação ainda estão lutando para resolver”.

Como a Sumsub compartilha abertamente suas taxas de conversão, Zholudev diz que é fundamental avançar por novas fronteiras, trazendo experiências de alto nível, personalizadas para diferentes jurisdições, com as maiores taxas de aprovação em países emergentes e desenvolvidos. “Além disso, trabalhamos incansavelmente para oferecer soluções de atualização de mercado. Um bom exemplo é a solução Travel Rule, desenvolvida para a indústria de criptografia ou verificação sem documentos, que permite integração rápida e inclusiva para usuários em mercados emergentes como Índia, Brasil, Nigéria etc.”.

O novo posicionamento da Sumsub visa contribuir para um futuro digital seguro, acessível e inclusivo para usuários e empresas. Ao eliminar fraudes e obstáculos de verificação, a empresa colabora para um mundo em que qualquer pessoa, independentemente da idade, localização ou habilidades de computação, possa acessar e usar qualquer serviço com segurança. O objetivo é inovar e melhorar a plataforma para eliminar fraudes e obstáculos de verificação, além de impulsionar um futuro digital amigável para as pessoas.

Mais informações: https://sumsub.com/blog/new-sumsub-beyond-kyc/



CSC Lança Inovadora Rede de Bloqueio Digital Domaincasting

CSC, um registrador de domínio de classe empresarial e líder mundial na mitigação de ameaças de domínio e sistema de nomes de domínio (DNS), lançou hoje sua nova rede de bloqueio digital DomaincastingSM, um complemento a seus atuais serviços de aplicação. Usando a inteligência mundial de nossa rede de parcerias, a CSC ajuda as organizações a bloquear e derrubar domínios que estão se aproveitando de suas marcas confiáveis para cometer fraudes.

Desenvolvida pela plataforma DomainSecSM de propriedade da CSC, a Domaincasting é a maior rede de bloqueio mundial que inclui dados maliciosos referentes a domínios, podendo ser utilizada durante a aplicação contra agentes mal-intencionados com remoções. Ela pode compartilhar dados maliciosos e ameaças com parceiros quase em tempo real. A rede de bloqueio compartilha dados com parceiros, como provedores internacionais de serviços de Internet (ISPs), provedores de segurança, operadoras de navegadores como Google®, sistemas de gerenciamento de eventos de informações de segurança (SIEM), provedores de telecomunicações, registradores, provedores de hospedagem na web e agências de aplicação da lei.

“A rede de bloqueio Domaincasting da CSC é parte integrante da postura de segurança de domínio de uma organização e modelo com confiança zero. Esta tecnologia de ponta irá ajudar diretores de segurança da informação e profissionais de segurança a bloquear e corrigir vetores de ameaças direcionadosàsuperfície de ataque externa, como phishing, malware, DNS e ataques visando marcas”, disse Ihab Shraim, Diretor de Tecnologia da Divisão de Serviços de Marca Digital da CSC. “Os diretores de segurança da informação podem integrar dados do vetor de ameaças Domaincasting em seu centro de operações de segurança e fazer a fusão dos mesmos com seus próprios dados internos de ameaças, proporcionando uma visão abrangente do panorama de ameaças.”

“Como parte de nossa plataforma DomainSec, a Domaincasting oferece a nossos clientes acesso a uma inovadora rede de bloqueio para monitorar continuamente nomes de domínio suspeitos ativos e inativos, além de seus registros DNS correspondentes”, disse Mark Calandra, Presidente da Divisão de Serviços de Marca Digital da CSC. “Como um registrador de domínio de classe empresarial com a maior presença online mundial, a CSC pode detectar e mitigar fraudes e abuso de marca com mais rapidez, ao criar uma lista de permissão essencial para proteger empresas, seus funcionários e clientes de domínios fraudulentos.”

Saiba mais sobre como usar a rede de bloqueio digital Domaincasting da CSC ao acessar nosso site em cscdbs.com.

Sobre a CSC

A CSC é o fornecedor confiável de segurança e inteligência contra ameaças, oferecendo soluções de segurança de domínio para Forbes Global 2000 e 100 Best Global Brands®, incluindo gerenciamento seguro de portfólio de domínio, sistema de nome de domínio (DNS), gerenciamento de certificado digital, bem como marca digital e proteção contra fraude. À medida que as empresas internacionais fazem investimentos significativos em sua postura de segurança e continuam os esforços para proteger sua superfície de ataque externa, a CSC pode ajudá-las a compreender seus riscos de segurança de domínio e como isto se alinha a seu modelo de confiança zero. Ao aproveitar a tecnologia de propriedade da CSC, as empresas podem consolidar sua postura de segurança para se proteger contra vetores de ameaças cibernéticas que visam seus ativos online e reputação de marca, que as ajuda a evitar perdas devastadoras de receita e penalidades financeiras significativas devido a políticas como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR). A CSC também provê proteção de marca online, a combinação de monitoramento de marca online e atividades de aplicação, ao adotar uma abordagem holística para proteger ativos digitais, junto com serviços de proteção contra fraude para combater phishing. Com sede em Wilmington, Delaware, EUA, desde 1899, a CSC tem escritórios nos EUA, Canadá, Europa e região da Ásia-Pacífico. A CSC é uma empresa internacional apta a fazer negócios onde quer que nossos clientes estejam, e conseguimos isto ao empregar especialistas em todos as empresas que atendemos. Acesse cscdbs.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Joyson Cherian

W2 Communications

CSC@w2comm.com

Sala de Redação da CSC

Fonte: BUSINESS WIRE



LGPD estabelece diretrizes para proteção de dados no segmento da saúde

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) estabelece diretrizes claras sobre a coleta, o armazenamento, o uso e a divulgação de dados pessoais, visando proteger a privacidade dos indivíduos. Isso se aplica também às informações coletadas no âmbito da saúde, como nome, endereço, número do CPF, entre outras informações solicitadas para a prestação de serviços de saúde, como hospitais, consultórios, plano de saúde e farmácias. 

A falta de regulação na coleta dos dados representa um dos principais problemas para a troca de informações e tem se mostrado um grande desafio para os sistemas de saúde no mundo todo. 

Com a implementação da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), é possível dar um passo significativo para superar esse desafio, pois, ela proporcionará a integração e padronização dos dados em saúde, permitindo que as informações essenciais sejam compartilhadas de forma eficiente entre os diferentes sistemas e instituições de saúde. 

No contexto da saúde, os profissionais assumem a importante responsabilidade de proteger os dados pessoais de seus pacientes e clientes, mantendo a conformidade com a LGPD. Nesse sentido, é essencial fornecer informações claras sobre como esses dados serão tratados.

Os profissionais da saúde, possuem a responsabilidade de proteger os dados pessoais de seus pacientes e no caso das farmácias, dos clientes, de acordo com as regulamentações da LGPD. 

Já os pacientes, possuem direitos específicos em relação aos seus dados pessoais, incluindo o direito de acessar, corrigir e excluir essas informações. 

Proteção de dados em farmácias: Abordagens e desafios

A proteção dos dados pessoais que são coletados em farmácias é uma preocupação essencial para o cumprimento da LGPD. As farmácias, como estabelecimentos que lidam com dados pessoais e sensíveis, devem adotar medidas adequadas para garantir a segurança e a privacidade desses dados.

As farmácias devem garantir que os dados sejam coletados de forma transparente e em conformidade com as normas estabelecidas em Lei. Além disso, é fundamental que elas adotem medidas técnicas e organizacionais para proteger para proteger esses dados contra o acesso indevido, perda, roubo ou qualquer forma de processamento não autorizado.

É importante ressaltar que as farmácias devem informar de maneira clara e acessível aos clientes sobre como os dados serão utilizados, compartilhados e armazenados. Os titulares dos dados também possuem o direito de acessar, corrigir, atualizar e solicitar a exclusão de suas informações pessoais, conforme previsto na LGPD.

Recentemente (12/05/2023), a ANPD divulgou uma nota técnica informando que vai intensificar a fiscalização em farmácias devido a coleta excessiva de dados pessoais.

De acordo com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, que tem monitorado o tratamento de dados pessoais em farmácias desde 2020, foram identificadas algumas práticas que ainda não estavam totalmente em conformidade com a LGPD. Entre elas, constava a falta de transparência em relação ao compartilhamento de dados pessoais com terceiros sem o consentimento dos titulares dos dados. 

Alguns apontamentos da nota técnica 

  • Identificou-se a falta de transparência quanto ao compartilhamento sem consentimento de dados pessoais a terceiros;
  • Foram apontados indícios da utilização do tratamento de dados pessoais para finalidades diferentes das indicadas aos titulares e coleta excessiva de dados, incluindo dados sensíveis, como por exemplo a coleta de biometria;
  • Redes de farmácias que possuem programas de fidelização por vezes não entram em detalhes sobre sua metodologia e sob quais condições os dados de titulares são tratados;
  • Alguns sites de farmácia nem mesmo disponibilizam informações sobre suas políticas de privacidade. 

A ANPD continuará monitorando de perto as atividades do setor farmacêutico e adotando as medidas necessárias para garantir a conformidade com as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), visando o respeito aos direitos dos titulares de dados.

Farmácias Pague Menos implanta sistema de gestão para a LGPD com a Privacy Tools visando a privacidade de seus clientes

Com a entrada em vigor da LGPD, em setembro de 2020, as empresas passaram a priorizar projetos de adequação, visando a privacidade e proteção de dados dos seus clientes. Essa foi uma das iniciativas da Farmácias Pague Menos, empresa das regiões Norte e Nordeste, que implementou as ferramentas de gerenciamento de privacidade da Privacy Tools. 

De acordo com o DPO e Gerente Executivo de Governança de TI e Segurança da Informação da Pague Menos, Clayton Soares “Lidamos com B2C e são muitas áreas de negócio, cada uma com seus gestores e necessidades específicas, precisávamos de um parceiro não apenas de um fornecedor”.

Case completo: Farmácia Pague Menos.

Sobre Privacy Tools

A Privacy Tools é uma ferramenta de privacidade que visa auxiliar empresas no processo de cumprimento com as obrigações das diferentes legislações, como LGPD e GDPR. 



Machu Picchu é o pano de fundo da batalha colossal em Transformers: O Despertar das Feras

A estreia de Transformers: O Despertar das Feras foi um sucesso. A megaprodução filmada no Peru inclui as mais belas e antigas paisagens das regiões de Cusco (Machu Picchu) e San Martín (Tarapoto). Lorenzo di Bonaventura, produtor do filme, confessou: “Sempre quis ir para Machu Picchu. Era um dos meus maiores desejos e o melhor de Transformers é que ele permite visitar e conhecer esses lugares maravilhosos. A cultura peruana e a selva são incríveis”.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230611749050/pt/

Transformers scenario: "The Rise of the Beasts" (Photo: Business Wire)

Transformers scenario: “The Rise of the Beasts” (Photo: Business Wire)

A acolhida do Peru durante as filmagens, em plena pandemia, foi elogiada pelo diretor Steven Caple Jr., que escolheu Cusco para apresentar os Maximals, uma nova raça de robôs: “O Peru é um dos lugares mais bonitos do planeta. A equipe e as pessoas são maravilhosas. Os espectadores vão adorar a cultura, a história. É legal ir lá e fotografar tudo, mas também estar presente e curtir o momento. É um dos lugares mais mágicos do mundo”.

Dominique Fishback destacou a energia e o misticismo de Cusco : “Um xamã veio abençoar a terra. Foi uma experiência incrível”. Anthony Ramos acrescentou: “O Peru é o protagonista do filme, do festival, das pessoas, de seus figurinos, da arte… dá para sentir isso”, referindo-seàcelebração Inti Raymi, que foi recriada no filme com 800 figurantes.

Pela primeira vez na saga, um robô falará quíchua, a principal língua nativa do Peru: “É a minha parte favorita do filme, nunca tivemos um Transformer falando em outro idioma além do inglês. Queríamos respeitar a cultura nativa e sua herança. Uma das mensagens do filme é que o Optimus confie nas pessoas e esta cena mostra esta ligação”, disse Di Bonaventura.

Durante entrevistas com uma equipe da PROMPERÚ que viajou para Nova York (EUA), os atores e diretores receberam painéis com desenhos cusquenhos e correntes de prata peruana com o logotipo dos Autobots.

A produção audiovisual contou com o apoio da PROMPERÚ, por meio da FilmInPerú, oferecendo uma experiência inesquecível. O Peru é um destino ideal para rodar os filmes por causa de sua incrível cultura, infraestrutura, conectividade e inúmeros locais para contar todos os tipos de histórias.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

filminperu@promperu.gob.pe

Fonte: BUSINESS WIRE



Jetimob integra ChatGPT em sua plataforma imobiliária

O ChatGPT é a sigla para Generative Pre-Trained Transformer, um assistente virtual desenvolvido pela OpenAI, lançado em novembro de 2022. Um protótipo que despertou a atenção de milhares de pessoas pela precisão e detalhamento de informações, gerando fãs e críticos ao redor do mundo. Atualmente, essa inteligência artificial já está na sua quarta atualização, promovida no dia 15 de março de 2023, para os usuários do ChatGPT Plus, versão GPT-4. 

A utilização dessa tecnologia, apesar da função principal ser de um chatbot, é considerada versátil. Por exemplo, é permitido solicitar a escrita e depuração de programas de computador, responder perguntas, criar descrições, utilizá-lo como um auxiliar de insights em processos criativos, gerar conteúdo, otimizar palavras-chave, criar legendas para as redes sociais, entre outros.

Dessa forma, esses conteúdos solicitados ao ChatGPT só são entregues aos usuários devido aos dados de treinamento dessa IA, que incluem páginas de manual e informações, já presentes na internet, junto a uma linguagem de programação de alto nível, denominada como Python.

Como o ChatGPT está transformando o mercado imobiliário

É imprescindível que o mundo dos negócios, no que se refere a todo o processo que envolve construção, compra, venda ou locação de imóveis, em algum momento será impactado e receberá apoio de um dispositivo tecnológico. “Desde a forma como os imóveis são construídos até a maneira como são divulgados, os avanços tecnológicos imperam, ou pelo menos deveriam imperar”, afirma Eduarda Tolentino, sócia-presidente da conselho da BRZ Empreendimentos em seu relato à Exame

Dessa maneira, o ChatGPT no mercado imobiliário está de forma acelerada promovendo transformações na rotina profissional de corretores, corretoras e imobiliárias no Brasil. Esse avanço possibilita que profissionais sejam auxiliados nas respostas frequentes, enviadas para o seu negócio imobiliário, fornecendo as informações certas sobre sua empresa, produtos e serviços. Além de contribuir para o marketing automatizado dos corretores(as) autônomos, das imobiliárias e construtoras, essa IA auxilia na programação, prevendo possíveis bugs, fornecendo sugestões de códigos e análise de dados para qualificar a experiência do cliente.

A partir disso, o ChatGPT foi e ainda é motivo para refletir sobre o futuro de diversas profissões. Principalmente aos profissionais que estão no mercado imobiliário, pois quando bem utilizado, essa inteligência torna-se algo impressionante. Sendo assim, Andres Asion, corretor do Miami Real Estate Group, em uma entrevista à CNN, afirmou “estou usando há mais de um mês e não consigo me lembrar da última vez que algo me impressionou tanto”, disse.

Jetimob integra o ChatGPT

Fundada em 2015, a Jetimob está em fase final de testes para a integração do ChatGPT com sua plataforma, sendo pioneira no mercado imobiliário com esse recurso no Brasil. A funcionalidade por ChatGPT está vinculada ao módulo de imóveis, dentro do sistema Jetimob, no campo específico de descrição do imóvel. 

No momento do cadastro ou edição de um imóvel, o usuário terá acesso na área de descrição, a possibilidade de utilizar o ChatGPT para auxiliá-lo. Ou seja, dentro do sistema serão captadas todas as informações cadastradas do imóvel como comodidades, infraestrutura, características, entre outros. Com essas informações, a funcionalidade permite a criação de algumas particularidades. 

O usuário pode optar pelo tipo de linguagem que deseja na descrição. Sendo mais informal, formal, publicitária e entre outros, deixando o copy o mais direcionado possível ao objetivo que o cliente busca. Basicamente, é possível optar pelos dados a serem colocados, e assim o ChatGPT automaticamente insere as informações no texto referente a descrição para o imóvel. “Essas demais informações que estão sendo apresentadas na descrição, realizada pelo ChatGPT, são parametrizáveis perante o cliente. Tem muito cliente que não gosta de exibir o valor, por exemplo, então deixamos como opção para marcar dentro do sistema, exatamente as informações que ele preferir incluir no texto” afirma Nícolas Karow, Product Manager da Jetimob.

Outro fator é a possibilidade de edição dentro da plataforma Jetimob, após o primeiro resultado fornecido pelo ChatGPT, no qual o usuário tem a liberdade de realizar edições no texto já pronto. Para Diego Godoy, cliente da Jetimob, sócio-fundador da Bravier Imóveis e voluntário para experimentar essa nova funcionalidade, afirma que  “nossa empresa conseguiu ter mais dinamismo, permitir que o corretor fizesse outras funções, além do foco em um texto criativo”, finaliza.

A Jetimob acredita que a utilização da inteligência artificial em seu sistema, contribuirá para que os processos de descrições estejam mais completos, rápidos e objetivos. Esse é o primeiro passo para a inserção da IA na plataforma imobiliária, de muitas outras iniciativas que serão disponibilizadas aos usuários.

Para mais informações, basta acessar:

https://www.jetimob.com/ 



A Jornada de Dados: como tornar a análise de dados mais rápida e efetiva para os negócios

por Cesar Ripari

Quem está atento ao mercado já deve ter ouvido falar de que os dados são o novo petróleo. Motivos não faltam: é a partir das informações coletadas nos mais diversos ambientes que as empresas podem criar melhores produtos e serviços, otimizar o atendimento, gerar experiências mais atraentes, etc.

No entanto, à medida que o papel dos dados se consolida como um fator imperativo para os negócios, mais os líderes de dados precisam ter acesso a insights e analytics em tempo real – algo que o Business Intelligence (BI) tradicional já não é capaz de atender, uma vez que essa abordagem quase sempre permite mostrar apenas o que aconteceu no passado.

É neste mundo que demanda agilidade que o analytics precisa evoluir e oferecer soluções cada vez mais focadas na tomada de decisão em tempo real, através da integração e análise dos dados.

A tomada de decisão baseada em dados nos remete a um modelo que propõe a inteligência contínua em que a tecnologia e os processos são ininterruptamente trabalhados para que decisões sejam imediatas, a partir de dados atualizados e em tempo real.

Esse formato, que vai além do BI tradicional, pode ser utilizado em diversos níveis e áreas para a criação de alertas e insights acionáveis, que podem avaliar questões como a experiência do cliente, detecção de fraudes e produção acionada por Internet das Coisas, entre outras aplicações.

Esse conceito vai ao encontro da crescente demanda das organizações que buscam um modelo mais dinâmico e prático para extrair o real potencial das informações. Estimativas apontam que mais de 85% dos líderes de C-Level afirmam que uma de suas maiores prioridades para os próximos cinco anos é tornar suas empresas mais inteligentes e preparadas para tomar ações a partir de analytics (análise de dados).

Essa é uma necessidade urgente: transformar os registros em conhecimento e informação prática para a tomada de decisões.

Para atender essa demanda, além de reunir e encontrar as informações certas no momento certo, recursos de Augmented Analytics (Análise Aumentada), que usam Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina para criar contextos e análises automatizadas são imprescindíveis.

Além disso, essa abordagem traz como diferencial a integração de dados de diversos tipos e formas, combinando registros atuais e históricos para criar conjuntos dinâmicos que aumentam a oportunidade de descoberta de insights úteis, únicos e surpreendentes.

De forma prática, essa linha cria um conduíte multidirecional para o fluxo contínuo de dados e informações em toda a organização – unindo e automatizando o controle e operação de soluções para ingestão de dados, integração, transformação, entrega, analytics, colaboração e storytelling que, atualmente, não são mescladas em um pipeline de BI tradicional.

Esse pipeline inteligente e ativo de análise de dados permite que os usuários visualizem as informações do presente, de forma organizada e governada, assim que elas entrarem no sistema.

Ao permitir a maior integração e agilidade, é possível fechar as lacunas da inteligência de negócios tradicional, criando uma imensa oportunidade para reforçar a inovação, acelerar o valor e aumentar a vantagem competitiva das organizações.

Não por acaso, cerca de 75% das empresas que já adotaram esse modelo de integração e análise de dados ponta-a-ponta relataram o aumento da eficiência operacional e de receitas após a inclusão dessas ferramentas.

Outro benefício é a capacitação das pessoas. Com painéis automatizados e centrados no contexto dos negócios, o processo de alfabetização de dados dos colaboradores se torna mais fácil e intuitivo, entregando e mostrando valor real aos dados coletados em cada camada e processo.

Especialistas estimam que menos de 25% da força de trabalho mundial se sente confortável em relação a suas capacidades de ler, trabalhar, analisar e argumentar com os dados e analytics.

Simplificar esse aprendizado e utilização é um passo que pode não somente representar os ganhos imediatos, com os painéis, mas também a evolução da cultura data-driven das organizações como um todo.

À partir dessa perspectiva, pode-se aprimorar a capacidade dos times de compreender o passado, agir no presente e planejar o futuro das operações. Esse potencial não pode ser deixado de lado pelas lideranças de todas as áreas – e não apenas TI.

Em um mundo de incertezas, sempre em constante transformação, agilizar as respostas com mais informação e contexto é uma oportunidade a ser vista com atenção. A tecnologia já está disponível. Resta saber quais serão as empresas que sairão à frente dos concorrentes dando os primeiros passos no uso inteligente de analytics. Certamente para elas os desafios de negócios serão mais facilmente endereçados.

Cesar Ripari é diretor de pré-vendas da QLIK para a América Latina



Doenças crônicas impactam a saúde da mulher

A saúde da mulher merece ações perenes de conscientização e alertas para reforçar a importância da prevenção de doenças crônicas como diabetes, obesidade e distúrbios hemorrágicos. O acompanhamento médico e tratamento regulares de quem já possui o diagnóstico, especialmente diante de um cenário preocupante que envolve o crescimento do número de casos, também precisa ser reforçado.

No Brasil, o diabetes é um problema de saúde significativo para as mulheres. Os dados divulgados recentemente pelo Estudo Observatório de Atenção Primária em Saúde, da Umane, com base na pesquisa Vigitel – Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – de 2021 do Ministério da Saúde, apontam que as mulheres representam 57% das pessoas com hipertensão e com diabetes nas principais capitais brasileiras. Outro dado relevante apontado foi que, em 15 anos, os casos de diabetes cresceram 54% no público feminino.

A obesidade também é uma preocupação crescente no Brasil, dados desse mesmo estudo reforçam esta séria questão. O país tem mais de 19,5 milhões de pessoas com obesidade ou sobrepeso, sendo que 29,6% dos casos acometem mulheres. É importante lembrar que a obesidade, além de ser uma doença crônica por si só, está associada também a diversas outras comorbidades, incluindo diabetes, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer, em especial os cânceres frequentes em mulheres como os de mama, ovário, endométrio e intestino que têm forte associação com o excesso de peso. No que se refere à fração de câncer atribuível ao sobrepeso e obesidade, mais de 5% dos cânceres em mulheres são atribuíveis a este fator de risco na população acima de 30 anos de idade no Brasil.

A mortalidade materna é outro cenário que também apresenta piora e que não pode deixar de ser mencionado. Mesmo após a pandemia, os números ainda permanecem altos. Em 2021, a razão de mortalidade materna apontava que, a cada 100 mil nascidos vivos, 113 mortes de gestantes e puérperas foram registradas. Esse número é quase o dobro do que foi registrado em 2019. E as mortes, na maioria dos casos, foram por causas evitáveis como hipertensão, hemorragias e infecções, segundo dados do Ministério da Saúde, compilados pelo Observatório Obstétrico Brasileiro.

Os dados e estatísticas citados aqui ressaltam a importância de programas de prevenção, conscientização e acesso a cuidados de saúde adequados para as mulheres no Brasil. Promover hábitos de vida saudáveis, oferecer atendimento médico especializado e educar sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado são fundamentais para reduzir a prevalência e os impactos dessas doenças crônicas na saúde feminina.

“Nós precisamos continuar lutando pelo acesso à informação de qualidade e ao tratamento. É importante lembrar que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o acompanhamento médico e a distribuição de medicamentos para diversas doenças crônicas. E que é importante esclarecer que doenças crônicas, como diabetes e obesidade, precisam desse cuidado a longo prazo, pois não têm cura e dependem, muitas vezes, de atendimento com diferentes especialistas”, diz Priscilla Mattar, endocrinologista e diretora médica da Novo Nordisk.

É importante ressaltar que a consulta regular a profissionais de saúde é essencial para acompanhar o bom funcionamento do organismo, bem como para receber orientações personalizadas. Além disso, seguir as diretrizes e recomendações médicas é fundamental para a prevenção e o controle de doenças crônicas. Mas, algumas medidas servem tanto para prevenir o surgimento das doenças crônicas quanto para ajudar as pessoas que já têm o diagnóstico e estão em tratamento, a ter uma vida ativa e com muito mais qualidade. Entre as principais medidas estão:

– Adotar alimentação saudável baseada em dieta equilibrada;

– Diminuir o consumo de alimentos ricos em açúcares, gorduras saturadas e sódio;

– Manter um peso saudável e adequado ao tipo físico;

– Praticar atividade física regularmente que possa ser incorporada na rotina diária.

– Evitar o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas;

– Gerenciar o estresse e ter boa qualidade sono;

– Realizar exames de rotina como testes de glicemia, colesterol, pressão arterial, eletrocardiograma, mamografia e papanicolau, de acordo com as recomendações médicas. Esses exames podem ajudar na detecção precoce de doenças e na definição do tratamento adequado.

 

 



Visagismo assegura um atendimento mais humanizado no salão de beleza

Agregar valor ao serviço prestado, ao produto oferecido ou mesmo à marca de uma empresa costuma aumentar o número de clientes e, consequentemente, o faturamento. No concorrido mercado de beleza, a estratégia pode ser fundamental para ter sucesso. E uma das formas mais destacadas para agregar valor ao atendimento de forma humanizada em um salão de beleza é oferecer consultoria Visagista.

Em dois anos, entre 2020 e 2022, mais de 343 mil salões de beleza foram abertos no Brasil, de acordo com dados da plataforma Mapa de Empresas, do Ministério da Economia. Diante o crescente aumento da concorrência, a diferenciação pode ser a saída para encantar e aumentar a clientela.  

O Visagismo ajuda na criação de uma imagem personalizada para cada estilo de vida – pessoal, profissional, social e midiático – e perfil físico. O método considera a imagem atual e o desejo da pessoa, o tom de pele, a cor dos olhos e o cabelo (cor, espessura e tipo), dentre outras características singulares que permitem a promoção de uma imagem única que valoriza da melhor maneira as características de cada pessoa.

“O Visagismo não é um simples corte de cabelo, colocação de lentes de contato nos dentes ou aplicação de um botox. É uma proposta de mudança. É uma ciência que pode potencializar a autoestima, alavancar a carreira, tornar alguém mais jovial ou mais refinado e sênior, dependendo do objetivo de vida da pessoa”, declara Robson Trindade, mestre e doutor em Visagismo.

A criação do Visagismo é atribuída ao maquiador francês Fernand Audry, que teria passado a usar o termo a partir de 1936. Audry valorizava ressaltar a beleza individual de cada cliente. Ele costumava dizer que não existe mulher sem beleza, mas, sim, belezas escondidas, não reveladas.

A historiadora e jornalista Ana Carlota Vita diz em seu livro História da Maquiagem, da Cosmética e dos Penteados: “Podemos afirmar então que a preocupação em se diferenciar, se destacar e ser original acompanha a vida humana desde o início”.

Povos chineses, há mais de cinco mil anos, já buscavam identificar o caráter e a personalidade de cada pessoa por meio do formato dos rostos e de algumas características singulares, como a dentição.

O Visagismo atual promove a construção de uma imagem personalizada, que concilia a beleza estética e as qualidades interiores da pessoa. A proposta é o que a maior parte da clientela dos salões de beleza busca.

“O visagismo envolve captar a essência da cliente. O atendimento é feito de maneira humanizada. O profissional aprende a ouvir a cliente e a ler suas características de acordo com a linguagem corporal e visual”, destaca a professora e mestre em consumo de imagem Tania Trindade. Já dizia Coco Chanel: “Não é a aparência, é a essência”.

O método é apontado como uma ferramenta de autoconhecimento. O profissional auxilia o cliente a externar a imagem que pretende passar para os diversos momentos da vida e necessidades que se apresentam no mundo.

“Muitas vezes, a cliente nunca parou para pensar na imagem que pretende transmitir ao mundo, na mensagem que passa por meio da sua imagem. E é através da consultoria em Visagismo que é feito um mapeamento das características, da personalidade, do gestual intuitivo, análise cromática, estilo de vida e a movimentação corporal”, explica Tania.

Os profissionais destacam que é fundamental ter uma boa formação para oferecer o método acadêmico. E que o investimento no conhecimento logo é recuperado. “O Visagismo é um impulsionador de carreira também para o profissional que trabalha com a estética da imagem. É um divisor de águas. O atendimento, o acolhimento que é dado ao cliente, a conexão, é absolutamente diferente do atendimento regular, e isso se reflete na agenda e no valor do serviço”, conclui Róbson.



Atraso de incorporações na saúde afeta mais vulneráveis

As novas tecnologias na área da saúde são atualizadas em uma velocidade que o sistema público de saúde encontra dificuldades em acompanhar. A incorporação e dispensação de tecnologias médicas, principalmente para pessoas com condições crônicas não transmissíveis (CCNTs) não é simplificada, como mostram os números entre 2012 e 2019 da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde, a Conitec. Nos 671 processos de avaliação de tecnologia, 45,2% passam para incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) e 24,3% não obtêm a incorporação, enquanto outras aparecem com diferentes status temporários ou definitivos.

A Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no Brasil trabalha por meio de conhecimentos que objetivam a promoção da saúde como medicamentos, produtos, procedimentos, sistemas organizacionais, educacionais, de informação e de suporte e os programas e protocolos assistenciais por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde são prestados à população. Ela é responsável por subsidiar a Conitec nas suas recomendações referentes às solicitações de incorporação de tecnologias no sistema público de saúde.

A partir dessas definições, o Profº Dr. Gonzalo Vecina, Professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, destaca que no multiverso em que vivemos e com interesses pessoais de cada um, a meta é unir esforços e estratégias em conjunto de modo a atuar lado a lado e de forma intersetorial. Para ele, a questão da incorporação e dispensação de tecnologias é crítica, principalmente pela desigualdade social. “O papel da incorporação de tecnologias é fundamental para que as pessoas possam viver mais e melhor. A tecnologia, portanto, será responsável diretamente por salvar vidas, mas seu custo é elevado, então precisaríamos discutir quanto vale uma vida?”, provoca o especialista com um questionamento que é de suma importância para entender o impacto da incorporação de novas tecnologias.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apresenta ações necessárias para que a incorporação de tecnologias seja agilizada, como ressalta Maurício Nunes, Diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS. “Temos uma série de atores, como o poder judiciário e legislativo, para incorporações de tecnologias que variam entre 120 e 180 dias. Os contratantes também são muito importantes, já que atualmente são 50 milhões de beneficiários nos planos de saúde, cerca de 35 milhões são vinculados coletivamente e 11 milhões apenas pelas indústrias”, declara Nunes. Há leis que alteraram substancialmente os prazos dessas incorporações, a partir de recomendações positivas da Conitec. Como a Lei nº 14.307, reduz os prazos de incorporação da ANS para 60 dias.

De acordo com informações da Conitec, desde a sua criação em 28 de abril de 2011, são mais de 1.090 demandas avaliadas ou em avaliação, mais de 710 consultas públicas realizadas (média de 59 consultas por ano), desses resultados são mais de 400 tecnologias incorporadas ao SUS (média de 33 incorporações anuais), além de 740 recomendações sobre tecnologias avaliadas.

Tais tecnologias possibilitam que os avanços farmacológicos, imunobiológicos e de equipamentos propiciem um melhor gerenciamento de condições como diabetes, câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias, assim como complicações ocasionadas por elas. Por essa razão, Ricardo Batista, Coordenador de Políticas Públicas no Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), ressalta que os investimentos precisam ser feitos no SUS, pois o financiamento privado deve potencializar os serviços de saúde e melhorar o acesso à população.

“É de suma importância que o ritmo de incorporação de novas tecnologias na saúde pública não fique defasado, de modo a melhorar a qualidade de vida das pessoas, prevenir doenças e complicações, e salvar vidas. Com isso, reduzimos desigualdades sociais e garantimos que todos tenham acesso às inovações em saúde que necessitem”, finaliza Dr. Mark Barone, Coordenador Geral do FórumDCNTs.

Mais informações estão disponíveis em www.ForumDCNTs.org.



Game terá estreia mundial no Big Festival 2023, em SP

O BIG Festival (Brazil’s International Games, na sigla em inglês) 2023, festival de jogos independentes da América Latina, vai sediar a estreia mundial do jogo “Martial Arts Tycoon: Brazil”, em São Paulo (SP), no próximo dia 30 de junho. O evento contará com a presença de Chance Glasco, cofundador da Infinity Ward e criador da franquia Call of Duty.

Na ocasião, Glasco, que é graduado pela Full Sail University, Universidade que está presente em uma série de projetos acadêmicos no Brasil, especialmente na área dos games, irá revelar o primeiro trailer do jogo de artes marciais ambientado no Rio de Janeiro (RJ). Desenvolvido pela Good Dog Studios, estúdio de desenvolvimento de games focada em funcionários com sede em Orlando, nos Estados Unidos, o jogo mistura elementos de magnata, simulação e RPG e está programado para ser lançado para PCs em 2024.

“Estou emocionado por estrear o teaser trailer de Martial Arts Tycoon: Brazil no BIG Festival. Este evento tem sido um palco fundamental para mostrar a criatividade e a inovação que impulsionam a indústria de jogos”, afirma Glasco. “Não há um grupo de jogadores mais apaixonados do que no Brasil e eles merecem um jogo de qualidade representando o seu país”, complementa.

O cofundador da Infinity Ward conta que o game convida os jogadores a entrar na pele de Lucas, herdeiro da academia de jiu-jitsu de seu tio Renato, que guia o sobrinho e tem uma capivara de estimação, Raphael. À medida que navegam pelos desafios enfrentados pela comunidade onde se localiza o estabelecimento, incluindo questões climáticas e de saúde, os jogadores treinam lutadores para competições, expandem sua academia e se envolvem com diversos NPCs, cada um com suas próprias histórias e motivações para ingressar na academia.

“O cenário cultural do jogo, combinado com questões da vida real enfrentadas pelas comunidades brasileiras, diferencia ‘Martial Arts Tycoon: Brazil’ de outros jogos de magnatas no mercado”, explica. “Os jogadores não apenas devem administrar sua academia, mas também tomar decisões estratégicas para melhorar sua comunidade local, abordar questões ambientais e causar um impacto tangível no mundo do jogo”, detalha.

Além do lançamento, o evento contará com palestra de Glasco sobre o desenvolvimento do jogo, seus recursos e a importância de abordar questões climáticas e de saúde por meio de games. “O trailer cinematográfico mostra visuais que buscam capturar a essência da cultura vibrante da ‘Cidade Maravilhosa’ e oferecer uma experiência autêntica de jiu-jitsu brasileiro para os jogadores mergulharem”, diz o cofundador da Infinity Ward.

Gustavo Steinberg, CEO do BIG Festival, destaca que é positivo trabalhar com Glasco e apresentar ‘Martial Arts Tycoon: Brazil’ como uma estreia mundial durante o BIG 2023. “Pelo que vimos até agora, o jogo transborda de realismo e dá vida à vibrante, diversificada e eclética cultura brasileira”, afirma.

Mercado em crescimento

O mercado brasileiro de videogames pode duplicar até 2026, de acordo com projeções do relatório sobre entretenimento e mídia da PwC 2022-2026, Em 2021, o país superou o México e se tornou o maior do setor da América Latina, com uma receita de US$ 1,4 bilhões (R$ 6,99 bilhões). Além disso, o faturamento pode chegar a US$ 2,8 bilhões (R$ 13,99 bilhões) nos próximos três anos.

Uma vez confirmadas as perspectivas, o Brasil poderá responder por 47,4% da receita total da região. Aliás, o mercado de games deve seguir com uma CAGR (taxa de crescimento anual composto) de 15,2%, ainda conforme dados do levantamento.

Para mais informações, basta acessar: https://www.gooddogstudios.com/



Melhora da autoestima é um dos efeitos da rinoplastia, afirmam especialistas

A rinoplastia é um dos cinco procedimentos estéticos mais procurados no Brasil. O desejo de mudar a aparência do nariz de forma permanente, deixando-o mais harmônico com a face, resultou em pelo menos 78.720 operações em 2021 no País, de acordo com o relatório anual da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês), divulgado esse ano.

Mais que uma remodelação para um nariz bonito, a rinoplastia funcional, pode trazer benefícios para a saúde respiratória, melhora na qualidade de vida e no bem-estar emocional, elevando a autoconfiança e autoaceitação dos pacientes, segundo especialistas.

Para orientar a população sobre o assunto, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e a Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF), com o apoio da Sociedade Brasileira da Rinoplastia (SBR), promovem a 3ª Semana da Rinoplastia até sexta-feira (16/06).

“Este ano, um dos principais focos é explicar a relação da rinoplastia com aumento da autoestima dos pacientes. Em consultório, ouvimos muitas queixas quanto ao incômodo com o visual do nariz, que prejudica a maneira como a pessoa se enxerga e se relaciona com o mundo a sua volta”, explica o diretor da ABCPF e um dos coordenadores da campanha, Dr. Eduardo Dolci.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) investigou o impacto da cirurgia plástica na autoestima e constatou que os pacientes que passaram por procedimentos cirúrgicos estéticos relataram melhora nesta área, nas relações interpessoais e na harmonia interna (entre corpo e mente).

“A maior satisfação pessoal após o procedimento é uma característica recorrente de quem passa por essa cirurgia, seja por motivação estética ou funcional”, complementa a Dra. Michelle Lavinsky, diretora da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face.

Durante a semana, médicos otorrinolaringologistas intensificam a divulgação de conteúdos informativos nas redes sociais, esclarecendo as razões que motivam a realização da rinoplastia, os tipos dessa cirurgia, os seus benefícios e impactos na autoestima, além de contextualizar sobre os critérios que devem ser levados em conta na hora de escolher um especialista médico.  A ação também ocorre simultaneamente com o 2º Congresso Brasileiro da Rinoplastia, realizado em São Paulo esta semana, nos dias 15 a 17 de junho.

O nariz é uma das partes mais importantes do rosto e influencia na harmonia e na expressão facial. A ABORL-CCF e a SBR alertam: para que os resultados da cirurgia sejam satisfatórios e seguros, é fundamental escolher um profissional reconhecido pelo Conselho de Medicina. Os otorrinolaringologistas têm uma formação dedicada ao entendimento da fisiologia e da funcionalidade do nariz, além do estudo da harmonia facial, o que os habilita para este procedimento cirúrgico.

“A rinoplastia exige técnica, precisão e sensibilidade. O objetivo não é criar um nariz padrão, mas sim um formato que combine com o rosto e as características de cada pessoa. O otorrino pode fazer esse procedimento por ser um especialista que trata dos problemas dessa região e tem o conhecimento para avaliar a melhor técnica, preservando a respiração e a beleza da face,” afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Rinoplastia, Dr. Caio Soares.

A rinoplastia vem se tornando mais acessível nos últimos anos. Em todo o mundo, em 2021, foram mais de 995.149 procedimentos desse tipo, um aumento de 16,7% quando comparado a 2020, segundo o levantamento da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética

“O surgimento de novas técnicas e a evolução da medicina têm favorecido melhores resultados, trazendo naturalidade e sem transparecer o visual de um nariz operado. Associado a isso, vemos que as pessoas têm se preocupado mais com o autocuidado e a autoimagem, fatores que colaboram para o aumento de rinoplastias”, avalia o Dr. Cezar Berger, diretor da Sociedade Brasileira de Rinoplastia e um dos responsáveis pela coordenação da Semana da Rinoplastia em 2023.

O Brasil é o país que mais realizou esse tipo de procedimento, de acordo com o ranking que avaliou 10 países, entre eles Estados Unidos, Turquia e México, divulgado pela organização internacional ISAPS.

Serviço
3ª Semana da Rinoplastia

Data: de 12 a 16 de junho

Informações: Blog, Instagram e Facebook



Auditorias ajudam a identificar erros de arrecadação

As empresas brasileiras precisam recolher impostos, além de obrigações previdenciárias e trabalhistas, de acordo com as folhas de pagamentos dos seus colaboradores – que têm sua atuação regulamentada por contratos de trabalho. Recentemente, a 7ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista movimentou R$ 1.193.595.980,47, de acordo com dados do Painel da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista.

O evento é realizado pela Justiça do Trabalho uma vez ao ano em todo o Brasil e busca solucionar o maior número de processos de forma consensual. Entre os dias 22 a 26 de maio, o mutirão atendeu mais de 346,1 mil pessoas, realizou mais de 80 mil audiências e homologou 23.788 acordos. Ainda segundo o levantamento, foram arrecadados R$ 202,6 milhões de recolhimentos fiscais e previdenciários.

Ao cumprir com os seus compromissos com o governo, os empreendimentos garantem não apenas o pagamento do seguro-desemprego e das férias anuais, como também o direito dos trabalhadores ao auxílio-maternidade, verbas rescisórias e aposentadoria.

“Os empregadores, por sua vez, podem, e devem, ficar atentos a fim de evitar possíveis erros de arrecadação de encargos”, afirma Jorge Gonzaga Matsumoto, sócio da área trabalhista do escritório de advocacia Bichara Advogados.

Ele explica que as auditorias realizadas por profissionais especializados são uma alternativa para os empreendimentos brasileiros. “As auditorias podem identificar excesso de recolhimento de encargos trabalhistas e previdenciários em empresas”, afirma.

Matsumoto explica que a possível arrecadação em excesso pode ocorrer por conta de alguma desatualização por parte dos empregadores em relação à legislação e jurisprudência trabalhista e previdenciária, que são sempre dinâmicas.

De acordo com o sócio do escritório de advocacia Bichara Advogados, a auditoria faz uma análise detalhada sobre os lançamentos e rubricas de folha de pagamento. “Além disso, a auditoria faz o enquadramento sindical correto no que tange à aplicação de direitos previstos em normas coletivas, análise do CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) da empresa e SAT (Serviço de Administração Tributária)”, afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://www.bicharalaw.com.br/



Marketing digital auxilia empresas a atrair novos clientes

Um estudo realizado pela IAB Brasil, associação que representa o mercado de publicidade digital no país, apontou que os investimentos em campanhas de publicidade digital no primeiro semestre de 2022 alcançaram a cifra de R$ 14,7 bilhões, o que significa um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2021.

Tais números são apenas um exemplo de como as empresas têm buscado novas formas de divulgar e vender seus produtos e serviços, adaptando-se às transformações ocorridas, nos últimos anos, no comportamento, nas necessidades e no estilo de vida da sociedade contemporânea. A evolução tecnológica e a pandemia de covid-19, por exemplo, mudaram radicalmente os hábitos de consumo da população, levando as organizações a repensarem suas estratégias.

Para auxiliá-las nessa tarefa, há consultorias de marketing especializadas em orientar estratégias no ambiente digital. O serviço delas inclui a criação de um conjunto de ações e estratégias que promovam produtos ou serviços no meio digital, contribuindo para o desenvolvimento da identidade de uma marca e potencializando as oportunidades de negócios.

Alberto Silva, especialista em marketing digital, afirma que uma consultoria especializada na área é capaz de colaborar com a implementação de ações estratégicas alinhadas com os principais objetivos e metas definidos para o crescimento de uma companhia. 

“Melhorar a presença on-line de uma empresa envolve a criação de um plano abrangente de marketing digital, focado nas especificidades de cada negócio, incluindo diferentes frentes de atuação”, esclarece.

Marketing de conteúdo e de mídias sociais

Alberto Silva destaca que essas ferramentas e estratégias estão entre as principais que podem ser adotadas para aumentar a visibilidade de uma marca, aprimorar a interação com os clientes e impulsionar vendas.

O primeiro, por sua vez, é uma estratégia de atração de clientes com base na criação e na publicação de conteúdo relevante, como matérias, vídeos, postagens em redes sociais, visando atingir o público-alvo dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. 

Uma pesquisa recente, realizada pela Conversion e a consultoria Leap/KPMG, indicou que 66% dos entrevistados, em um universo de 400 respondentes, disseram que terão mais recursos para investir em campanhas de marketing neste ano de 2023 – dentre as estratégias citadas, o marketing de conteúdo foi lembrado por 53% dos empresários.

Já em relação às mídias sociais, elas apresentam como diferencial sua grande capacidade de interação com o público e engajamento dele com a marca, estreitando a relação entre ambos. A mesma pesquisa, neste sentido, apontou que 45% das empresas pretendem aumentar a presença no YouTube e, 43%, no Instagram.

Na avaliação de Alberto Silva, cada organização deve usar uma combinação de ferramentas e estratégias que melhor se adequem ao seu modelo de negócio. “Além disso, é preciso considerar que desenvolver e implementar uma estratégia de marketing digital eficaz é um processo contínuo, deve-se sempre identificar o que está e o que não está funcionando, fazendo ajustes para aprimorar os resultados, quando necessário”, conclui.

Para saber mais, basta acessar: @albertosilvabr



Hub One recorre à tecnologia da Dawex para criar a sua plataforma de troca de dados aeroportuários “Hub One DataTrust”

A Dawex, a empresa líder em tecnologia de soluções de troca de dados, anunciou que a Hub One, uma filial do Groupe ADP, escolheu a tecnologia Troca de dados para implementar a sua plataforma de troca de dados aeroportuários “Hub One DataTrust”.

Para reunir e valorizar o ambiente de dados aeroportuários, a Hub One recorreuàtecnologia da Dawex para criar um ambiente seguro e de confiança que cumpre os requisitos regulamentares, em particular o Regulamento Governação de Dados que define o papel dos fornecedores de serviços de intermediação de dados. A Dawex foi escolhida devidoàsua experiência eàflexibilidade e sofisticação da sua solução de troca de dados na sequência de um processo de concurso internacional.

“A valorização dos dados aeroportuários é um desafio estratégico e económico para a Hub One”, afirmou Jean-Sébastien Mackiewicz, diretor-geral da Hub One DataTrust, filial da Hub One. “A criação de um ambiente de dados está no centro desta estratégia pelo que para criar o nosso mercado de dados optámos pela plataforma de troca de dados mais robusta do mercado. A nossa escolha incidiu sobre a Dawex devidoàsua experiência na área setorial, tecnológica e regulamentar para agilizar a circulação de dados entre os nossos parceiros, fornecedores e clientes.”

A solução Data Exchange Platform da Dawex permite às organizações distribuir e partilhar produtos de dados com plena confiança. Graçasàsua arquitetura aberta, segura e em conformidade com os regulamentos de dados, a solução de troca de dados da Dawex implementa os princípios do Trust Framework de Gaia-X e facilita a estruturação de ambientes de dados para obter rapidamente benefícios operacionais.

“Estamos muito felizes pelo facto de a Hub One ter escolhido a tecnologia Troca de dados da Dawex para a sua plataforma de troca de dados aeroportuários “Hub One DataTrust”. A Dawex demonstrou o seu avanço tecnológico e permite às organizações implementar plataformas de troca de dados seguras onde as transações de dados são realizadas com plena confiança, declarou Fabrice Tocco, co-CEO da Dawex. “A troca de dados é um motor potente de inovação que é essencial nos dias de hoje para responder aos desafios ambientais, económicos e sociais enfrentados no mundo.”

Para este projeto, a Hub One recorreu igualmenteàFujitsu como integrador da plataforma de desenvolvimento de projetos de dados da Dataiku.

Sobre a Dawex

A Dawex é a empresa líder em tecnologia de soluções de troca de dados para partilhar e distribuir produtos de dados com plena confiança para todos os casos de uso de negócios. Graçasàplataforma de troca de dados da Dawex, as organizações criam ambientes de dados baseados em mercados de dados e data hubs que cumprem os requisitos regulamentares e são capazes de enfrentar os desafios de rastreabilidade e de segurança. Distinguida com o prémio Pioneiro Tecnológico pelo Fórum Económico Mundial, a Dawex realiza um programa internacional de estandardização “Trusted Data Transaction”. Fundada em 2015, a Dawex é uma empresa francesa cuja atividade comercial está em expansão na Europa, Ásia, América do Norte e Médio Oriente.

Contato:

Contacto para a imprensa

Isabelle Joulot

Vice-presidente de Comunicação e Marketing

press@dawex.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Setor têxtil encontra novas formas de empreender

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o segmento conta com mais de 22 mil empresas produtivas formais, é o 2º maior empregador da indústria de transformação no Brasil e, ainda, segundo a entidade, é a maior cadeia têxtil do Ocidente, englobando uma cadeia produtiva que vai desde a fabricação do algodão até as vendas dos produtos, além de abranger importantes desfiles de moda.

Esses números se refletem nas vendas. Uma pesquisa da Visa Consulting & Analytics apontou o crescimento acima de 16% nas compras de vestuário no ano passado. Reforçando a tendência, o portal E-commerce Brasil listou os produtos mais vendidos on-line no primeiro bimestre de 2023 e a categoria Moda e Acessórios ficou atrás apenas de Eletrônicos e Tecnologia.

Diante deste cenário, dentre as diversas modalidades de atuação no setor têxtil, uma das possibilidades encontradas por empreendedores é atuar em todas as fases da cadeia produtiva, da fabricação à venda nas plataformas on-line. É o caso da Kessler, empresa de moda masculina de luxo, fundada em 2016. João Otávio Moretti, CMO da empresa, falou sobre os desafios enfrentados neste modelo de negócio.

Como vê a tendência de empreendedores atuando em negócios que contemplem toda a cadeia produtiva do produto, da fabricação à venda em plataformas digitais? 

A cadeia produtiva no setor têxtil é complexa e demanda uma atenção meticulosa para assegurar uma experiência impecável ao consumidor final que realiza suas compras on-line. Nesse contexto, assumimos total responsabilidade sobre todo o processo, desde a produção com controle de alta qualidade com custos otimizados até a entrega ao cliente.

As lojas on-line que vendem moda e produzem têm um sucesso maior, pois conseguem reproduzir seus produtos que mais vendem e ter mais profundidade de estoque sem depender de um fornecedor que produz coleções e para de fabricar o produto depois da estação.

Quais os desafios e as vantagens de atuar dessa maneira?

O tempo que leva para desenvolver e fabricar os produtos e o custo total da cadeia é bem maior do que você comprar direto de um fornecedor. Para fabricar uma camiseta como a da Kessler, nós levamos até 45 dias, pois existem muitos processos e revisões de qualidade.

Porém, você não fica refém de seu fornecedor e consegue baixar em até 50% o preço de custo do produto. Nós perdemos tempo e orçamento para uma fabricação grande e ganhamos com um produto de maior qualidade e mais lucrativo.

Quais são as especificidades de atuar no mercado têxtil desse modo?

A cadeia completa vai desde a compra do fio de algodão até a lavanderia que faz o acabamento nas camisetas. Então, é necessário saber todo o processo produtivo e também ter os prestadores de serviço certos que conseguem entregar um produto de qualidade. Na Kessler nós temos um tecnólogo em Produção Têxtil que é nosso gerente de produção e garante todo o processo de fabricação das nossas camisetas.

Sobre a Kessler

Fundada em 2016 em Balneário Camboriú, a Kessler atua com foco na moda masculina de luxo minimalista. Com mais de R$ 3 milhões de faturamento, a empresa conta com processo produtivo 100% nacional e tem como seu único produto importado o foi de algodão Pima, de origem peruana, de fibras mais longas e resistentes.

Com seu e-commerce lançado em 2019, a marca projeta a realização de vendas em multimarcas e abertura de pop-up stores e quiosques em shoppings centers, com o objetivo de ampliar a oportunidade de clientes experimentarem os produtos pessoalmente.

Para mais informações, basta acessar: www.kesslerclothing.com.



MIR4 atualiza “Miragem de Navio” que percorre mundos de várias dimensões

O exitoso MMORPG MIR4 da Wemade revelou uma nova área, Miragem de Navio,em 13 de junho.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230613867419/pt/

O exitoso MMORPG MIR4 da Wemade revelou uma nova área, Miragem de Navio, em 13 de junho (crédito: Wemade)

O exitoso MMORPG MIR4 da Wemade revelou uma nova área, Miragem de Navio, em 13 de junho (crédito: Wemade)

Miragem de Navio é uma nave alimentada por Pedras de Espírito para percorrer os mundos de várias dimensões diferentes. Os usuários poderão embarcar neste navio através do Deserto de Phantasia.

Por meio da Miragem de Navio, os usuários poderão se deslocar para campos localizados em diferentes dimensões. Novos bosses de campo “Touro Fantasma do Vazio” e “Demônio de Gelo Celeste” aparecem nos campos e várias recompensas serão dadas aos usuários que derrotarem esses inimigos. Os usuários também poderão concluir várias missões e lutar contra monstros poderosos no “Compartimento Interno da Miragem de Navio” e na “Casa de Máquinas da Miragem de Navio”, que são conteúdos exclusivos da Miragem de Navio.

Além disso, o nível máximo do personagem será aumentado para 190 e os personagens receberão uma caixa com “Pedra de Aprimoramento de Artefato de Dragão do Dragão Divino” e “Erva de Alma Preta e Branca Lendária” ao atingir o nível 190. Os estágios máximos de Conquista, Constituição e Força Interior também serão aumentados, melhorando as estatísticas do personagem.

Vários eventos estão programados para celebrar a atualização da “Miragem de Navio” no MIR4.

Primeiro, a “Loja de Troca de Bússola de Tempo e Espaço do Goblin” estará aberta de13 a 26 de junho. Os usuários poderão levar a “Bússola de Tempo e Espaço” obtida do campo de caça e de monstros do portal para o NPC “Goblin Perdido”, localizado em cada cidade principal, para trocar por itens como quatro novos tipos de Crachás de Códex, “Caixa de Presente do Dragão Amarelo Épico” com “Bilhete de Invocação de Material de Dragão” e “Caixa de Presente do Dragão Prateado Épico” contendo vários Bilhetes de Invocação e Pedras de Aprimoramento.

O “Evento de Presença de 14 dias de Miragem de Navio” vai ocorrer até o dia 10de julho. Todos os usuários podem receber presentes, incluindo “Bilhete de Bênção do Dragão Divino ” e “Pedra de Aprimoramento Obscura Lendária”, dependendo dos dias em que comparecer.

Os usuários também poderão participar da “Bênção do Dragão Divino”, que lhes dará a oportunidade de tentar combinar itens novamente, bem como do “Evento de Celebração da Miragem de Navio: Desconto de Bilhete de Invocação”, que vende nove tipos de itens de convocação na loja por 500 cobres.

Da minha batalhaànossa guerra! Mais informações sobre o MIR4 no seu site oficial.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Wemade Co., Ltd. (112040: KOSDAQ)

Jennifer Jung, gerente de RP

jennifer@wemade.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Pipefy lança funcionalidades de IA

CURITIBA, Brasil, June 13, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — A Pipefy, líder global em automação de processos no-code, anuncia o lançamento da Pipefy AI, tecnologia inédita que combina inteligência artificial com a sua plataforma de gerenciamento e automação de processos no-code. A Pipefy AI pretende transformar radicalmente a forma como empresas gerenciam processos, empoderando qualquer profissional a construir fluxos de trabalho em segundos e a extrair dados e insights desses processos. Basta que perguntemàinteligência artificial aquilo que precisam saber.

A Pipefy AI aproveita o poder da OpenAI e do GPT-4 para aprimorar a análise de dados e ajudar equipes na modelagem e otimização de processo. “Em questão de segundos, a Pipefy AI pode ajudar os líderes de negócios e suas equipes a detectar tendências, descobrir as causas principais de problemas e automatizar processos de maneira mais fácil e rápida do que nunca”, ressalta Alessio Alionço, CEO do Pipefy.

Com Pipefy AI, usuários podem fazer qualquer pergunta sobre seus processos ou sobre dados de sua operação, recebendo uma resposta em segundos. Além de analisar dados, Pipefy AI automatiza diversas tarefas anteriormente manuais.

Outro componente da Pipefy AI é a capacidade de personalizar processos, com parâmetros e requisitos descritos pelo solicitante. O objetivo é construir a versão mais eficiente do processo pedido. Basta informar no chat o tipo de fluxo de trabalho desejado, quais dados devem ser coletados e quaisquer outras características que os usuários gostariam de ver em seus processos – e a Pipefy AI faz o resto, em segundos.

A Pipefy AI estará disponível para os usuários atuais do Pipefy nas próximas semanas. Quem deseja experimentar pode entrar na lista de espera, e receberá uma notificação quando os recursos estiverem disponíveis.

Sobre o Pipefy
O Pipefy é a plataforma de automação de processos no-code que aumenta a produtividade e a eficiência da equipe, centraliza dados e padroniza processos para equipes de TI, Financeiro, RH, Atendimento ao Cliente, Vendas e muito mais. Por meio de sua automação de fluxos de trabalho sem código, a ferramenta ajuda as empresas a conquistar eficiência operacional e excelência para processos de todos os departamentos.

Sediada em Curitiba, no Brasil, e em São Francisco, nos Estados Unidos, a Pipefy foi nomeada para o Deloitte Technology Fast 500™, ranking das 500 empresas que mais crescem na América do Norte, em novembro de 2022.

Contato:
communication@pipefy.com


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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 8856719)



Brisanet se une à Microsoft para ampliar a cobertura de internet no Nordeste

A Brisanet acaba de anunciar uma importante iniciativa criada em prol da população nordestina. A Brisanet Telecom fez uma parceria com a Microsoft para expandir sua infraestrutura de rede e trazer conectividade para o Nordeste brasileiro. O projeto deve começar a partir de julho e a estimativa é de que impacte cerca de 11 milhões de pessoas, apoiando o desenvolvimento social e econômico da região.

O projeto terá duração de três anos e levará conectividade para áreas rurais e urbanas em localidades do Nordeste. A cobertura será voltada principalmente para escolas, unidades básicas de saúde, centros comunitários, associações, agricultores e áreas menos favorecidas.

A iniciativa visa aumentar a cobertura de internet de alta velocidade e apoiar o desenvolvimento sustentável da região, por meio de acessos digitais como: alfabetização digital, telemedicina, acesso à tecnologia e geração de empregos, além de promover oportunidades econômicas para as populações mais vulneráveis.

“Fornecer acesso de qualidade para todos os nordestinos é um plano desafiador, mas que faz parte do propósito da Brisanet. Essa parceria com a Microsoft contribui diretamente com a nossa busca por desenvolvimento tecnológico da região, de forma a impactar na área social e econômica de diversas cidades nordestinas. Estamos levando oportunidades e investimentos por meio da inclusão digital, movimentação da economia e geração de empregos”, afirma o CEO da Brisanet, Roberto Nogueira.

“Ao trabalhar com a Brisanet para estender o acesso à internet de alta velocidade para 11 milhões de pessoas, estamos fazendo um progresso significativo em direção ao compromisso global da Microsoft de ampliar o acesso à internet de alta velocidade para 250 milhões de pessoas até o final de 2025 e estreitar o fosso digital”, disse German Otalora, líder da iniciativa Microsoft Airband para a América Latina. “Juntamente com parceiros como a Brisanet, podemos fazer progressos significativos no desenvolvimento da infraestrutura necessária para conectar comunidades a serviços digitais vitais e oportunidades transformadoras.”



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