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Pesquisa inédita confirma relevância da TV na publicidade

O Dia dos Namorados é uma das datas mais lucrativas para o comércio no Brasil, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Em 2023, mais de 100 milhões de pessoas devem ir às compras no país no próximo dia 12, cerca de 7,5% a mais que no ano passado. E para garantir o sucesso das vendas, além das estratégias de marketing digital, grandes marcas têm aumentado seus investimentos na TV aberta e paga, que são tradicionais mídias.

E é isto que comprova um minucioso estudo da Tunad, plataforma de moment marketing, que analisou as buscas no Google dos principais anunciantes na televisão durante a semana dos namorados (entre 6 e 12 de junho) nos anos de 2020, 2021 e 2022, como O Boticário, Vivo, Cacau Show, Claro, Clear, Heineken, Ferrero Rocher, Beats e Rexona. “As tradicionais mídias impactam mais de 205 milhões de brasileiros anualmente, sobretudo em datas tão significativas para o comércio como esta”, comenta Cesar Sponchiado, fundador e CEO da Tunad.

De acordo com o levantamento, em números absolutos, os maiores destaques foram O Boticário, Vivo e Cacau Show, todas em um patamar acima de 450 mil buscas em 2022. Além disso, as marcas Heineken (97 mil), Ferrero Rocher (74 mil), Beats (52 mil) e Rexona (12 mil), conseguiram superar o resultado dos anos anteriores. Por outro lado, Claro e Clear tiveram menos procura do que em 2021. 

Com relação ao impacto que os anúncios na TV (Aberta e PayTV) dessas marcas tiveram no público e analisando o aumento de lift (indicador do impacto da mídia paga no tráfego orgânico de um aplicativo) em buscas no Google nos 10 minutos após cada inserção, Beats foi a marca com o maior aumento (11,7%). Já em aumento de lifts absolutos, Cacau Show e O Boticário, que são marcas mais consolidadas, principalmente nessas datas, tiveram os maiores destaques superando 24 mil novas buscas.

Considerando o uplift no Google por marca em 2022, Rexona (Proj. +59%), Ferrero Rocher (Proj. +36%), Claro (Proj. +22%), Heineken (Proj. +13%) e Cacau Show (Proj. +8%) têm as maiores expectativas de crescimento em nível percentual de pesquisas no Google para o período de 06/06 até 12/06 de 2023, comprovando a importância da TV como complemento às estratégias de marketing omnichannel ao promover mais interações do público com a marca. 



Nextin aposta no poder dos dados e Inteligência Artificial

Presente em 23 estados brasileiros com alcance a mais de 100 mil unidades e ainda 300 mil usuários no Brasil e no exterior, a Nextin Brasil, com o seu aplicativo Nextin Home, se prepara para aportar no mercado um novo ecossistema que utiliza de recursos de Inteligência Artificial (IA) para modernizar e melhorar a performance da gestão condominial. Desta forma, a empresa alavanca nesta fase digital e globalizada para qual o mundo caminha.

Trata-se do Gestão X. Resultado dos mais de dez anos de experiência no segmento condominial que guiou a corporação para identificar os dez principais indicadores vitais e que compõem o índice de maturidade dos condomínios.

“No fundo, o Gestão X é um dashboard administrativo que fornece indicadores estratégicos atualizados em tempo real sobre as principais ações da rotina condominial como o volume de encomendas, número de acessos na portaria com filtros por dias e horários com uma visão otimizada de mapa de calor, número de moradores cadastrados, grau de confiabilidade dos cadastros, entre diversos outros dados que permitem conhecer a fundo a saúde do condomínio para uma tomada de decisão rápida e baseada em dados consistentes”, esclarece Giorgio Caldeira, fundador e diretor de tecnologia da Nextin.

Giorgio ressalta que o sistema de Inteligência Artificial da Nextin, nomeado de Next IA, é usado para monitorar os altíssimos volumes de informações geradas pelos condomínios trazendo análises estratégicas dos dados para apoiar decisões dos síndicos com foco em segurança, eficiência, agilidade e redução de custos.

“Inicialmente, a Next IA atuará na produção automatizada de textos como comunicados, convocações de assembleia e infrações e, já há evoluções previstas para a funcionalidade de diagnóstico da gestão e as sugestões da Inteligência Artificial para melhoria dos indicadores dos condomínios com base no índice de maturidade Nextin. Nosso objetivo é que a Next IA se torne uma grande aliada dos síndicos, otimizando seu tempo, recursos, e contribuindo para o aumento da sua performance sempre com foco em resultados”, acrescenta a cofundadora e diretora de mercado da Nextin, Luana Caldeira.

O Nextin Home também está do lado das construtoras. Neste caso, há uma solução de aplicativo White Label que oferece uma entrega de valor aos empreendimentos com tecnologia e integração, tornando mais ágil a experiência dos clientes antes mesmo das entregas das chaves.

Com o recurso, um síndico profissional, que administra até dezenas de condomínios, pode encontrar facilidades quando tem em suas mãos um aplicativo no qual ele pode através de um único login para acessar todos os condomínios que estão sob sua tutela. Neste sentido, a empresa verifica os quesitos da organização, velocidade, economia e segurança como alguns dos indicadores que orientam e elevam a gestão condominial a patamares melhores.

“Gerir um condomínio não é fácil, gerir mais de um condomínio é ainda mais desafiador. Nossa missão é ajudar os síndicos profissionais a escalarem seus negócios. Ajudamos estes profissionais a melhorarem o modo no qual desenvolvem a gestão multicondominial”, finaliza Leonardo Mascarenhas, diretor comercial e embaixador do Nextin Home.



Zygon lança solução para mensuração do fluxo a lojas

A Zygon, empresa especializada em soluções baseadas em dados e mídia digital para negócios, lançou neste primeiro semestre de 2023, seu novo produto chamado de Footfall Zygon. Trata-se de uma tecnologia que permite identificar a quantidade de pessoas que visitam um local físico após verem determinados anúncios digitais.

O Footfall Zygon permite que os anunciantes compreendam melhor o impacto de seus anúncios digitais na visita de consumidores às lojas físicas. Essa tecnologia, desenvolvida com base em algoritmos avançados e técnicas de análise de dados comportamentais, se propõe a mapear a jornada dos consumidores desde o momento em que são expostos aos anúncios digitais até quando pisam em uma loja física. 

Lucas Reis, CEO da Zygon e PhD em Data Analytics, destaca que “o Footfall Zygon oferece aos anunciantes mais uma ferramenta para mensurar os resultados da publicidade digital, oferecendo insumos para otimizar sua estratégia e melhorar seus resultados.” 

O Footfall Zygon segue a tendência maior de Proximity marketing e baseia-se em uma combinação de técnicas de geolocalização, identificação de dispositivos e análise de dados comportamentais. Quando um consumidor visualiza um anúncio digital, seu dispositivo é registrado e monitorado anonimamente, respeitando as legislações de privacidade brasileira e internacionais. Assim, quando essa pessoa visita um local, o sistema é capaz de correlacionar os dados e identificar essa jornada do consumidor. “É como conectar os pontos entre o mundo digital e o mundo físico, permitindo que você compreenda melhor o impacto dos seus anúncios e otimize suas estratégias de marketing”, afirma Marília Duarte, Head de Operações da Zygon e Mestre em Relações internacionais.

O principal público alvo do Footfall Zygon são os anunciantes com pontos de venda físicos, pois ao analisar os dados coletados, é possível identificar quais anúncios digitais estão gerando maior impacto e influenciando as visitas à sua loja. Com essas informações em mãos, pode-se ajustar as campanhas, direcionar melhor seus recursos e, em última análise, impulsionar suas vendas. 

O Footfall Zygon é mais um exemplo da visão global da Zygon, empresa que foi passou pelos programas de aceleração internacionais Startup Beta, do Web Summit Lisboa e Scale Up, da Endeavor. “Estamos sempre acompanhando as tendências globais e trazendo soluções sempre que identificamos algo que, na nossa avaliação, irá agregar ao mercado brasileiro”, afirma Lucas Reis, que foi selecionado em 2022 como uma das lideranças empresariais das américas pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, e passou uma imersão em Chicago, Illinois.  

Anunciantes e agências que queiram veicular campanhas com o Footfall Zygon podem entender mais sobre a tecnologia, seu funcionamento operacional e possibilidades do proximity marketing num curso gratuito oferecido pela Zygon. As inscrições podem ser feitas neste link: https://zygon.digital/zchool/curso-proximity-marketing-essentials/. Para aprofundar ainda mais e saber como incorporar esta estratégia nas campanhas de mídia digital, os anunciantes podem contar com o apoio dos estrategistas da Zygon, solicitando apoio pelo e-mail: contato@zygon.digital



Link dedicado possibilita mais capacidade de conexão

Um link dedicado, também conhecido como internet dedicada ou link full, é uma conexão de internet de alta velocidade que é exclusivamente reservada para uso de uma única empresa ou organização. Em comparação com os serviços de internet compartilhada, onde várias empresas ou indivíduos compartilham a mesma largura de banda, um link dedicado oferece uma conexão com alta disponibilidade, proporcionando maior velocidade, confiabilidade e segurança.

Ao optar por um link dedicado, uma empresa recebe uma conexão de internet de alta qualidade que não é afetada por picos de tráfego ou congestionamento causados ​​por outros usuários. Isso garante que o negócio tenha acesso constante à largura de banda contratada, independentemente do uso de outros usuários. Além disso, a velocidade de upload e download é geralmente simétrica, o que é importante para empresas que precisam transferir grandes quantidades de dados ou executar aplicativos em nuvem que exigem uma conexão estável e rápida.

A pesquisa TIC Domicílios 2022, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), revelou que, dos 149 milhões de usuários de internet no país, aproximadamente 62% (92 milhões) acessam a internet exclusivamente por meio de dispositivos móveis. A internet atinge cerca de 60 milhões de residências no Brasil, abrangendo 80% do total.

Em relação aos tipos de conexão, o cabo e a fibra óptica são os mais comuns, presentes em 38 milhões de domicílios, especialmente na região Sul, com 72% de cobertura. Na região Norte, a rede móvel de 3G ou 4G é a principal forma de acesso, representando 27% dos acessos.

De acordo com o gerente de marketing da WZnet Internet LEM, Moacir Leão, diferente das conexões compartilhadas, como a conexão a cabo, no link dedicado a empresa possui toda a capacidade de conexão para si, o que resulta em maior estabilidade, velocidade e qualidade de sinal para a internet da empresa. 

“Isso evita congestionamentos e lentidão durante os períodos de pico de uso, o que é especialmente importante para empresas que dependem da internet para suas operações diárias, como transações online, videoconferências, transferência de dados ou acesso a aplicativos hospedados na nuvem”, ressalta.

Para o gerente de marketing, uma das vantagens adicionais do link dedicado é a segurança avançada. Ele explica que os links dedicados costumam incluir medidas de segurança avançadas, como firewalls e criptografia, para proteger a rede da empresa contra ameaças cibernéticas. “Isso é especialmente relevante para empresas que lidam com dados sensíveis ou confidenciais”, disse.

Para saber mais, basta acessar: https://wznet.com.br



Caem investimentos em máquinas e equipamentos

Informações até o mês de abril, provenientes da pesquisa de indicadores econômicos da ABIMAQ, apontam para a continuidade da desaceleração dos investimentos em maquinários e equipamentos no Brasil. Após um crescimento de 25,5% no mês de março em relação a fevereiro, ou 4,1% com ajuste sazonal, o mês de abril registrou uma queda de 19,2% (-8,1% ajustado sazonalmente), intensificando a queda acumulada no ano de 2023 para 6,5% (em comparação com 5,2% em março de 2023).

Em comparação com o mesmo mês de 2022, houve uma diminuição de 10,5% na receita líquida de máquinas e equipamentos, marcando a 11ª queda consecutiva nesse tipo de comparação. Conforme os dados apresentados no relatório publicado pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) em março deste ano, o desempenho da indústria de máquinas e equipamentos em janeiro de 2023 apresentou uma redução de 6,4% em relação a janeiro de 2022. Por outro lado, no segmento de importação de maquinários e equipamentos, houve uma diminuição de 4,1% em janeiro quando comparado ao mês precedente.

Ainda sobre os dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), as informações indicam uma redução de 7,8% na receita líquida de vendas da indústria nacional de equipamentos e maquinários em fevereiro deste ano, comparado ao mesmo mês do ano anterior. O montante de vendas registrado foi de R$ 21,76 bilhões, representando a nona diminuição consecutiva nesse ramo. No acumulado do primeiro período de dois meses, o setor registrou uma queda de 7,1%. No entanto, em relação ao mês precedente, ocorreu um aumento de 7%. Conforme divulgado pela Abimaq, após uma diminuição de 2% em janeiro, o setor apresentou uma recuperação de 2,7% na ocupação da capacidade total instalada em fevereiro, atingindo 77,6% de sua capacidade máxima. Apesar desta recuperação, a capacidade do setor ainda se encontra 2% abaixo do nível registrado em 2022 (79,2%).

Apesar do desempenho registrado no começo de 2023, as projeções para este ano no ramo de comercialização de dispositivos, maquinários e equipamentos voltados à construção são positivas. A análise sobre o segmento de aluguel e venda de equipamentos para a indústria da construção civil revelou um período de reabilitação e crescimento, com potencial para aumentar as vendas ao longo de 2023. O 17º Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, conduzido pela Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), prevê um incremento de cerca de 4% nas vendas ao longo do ano, tanto para o ramo de maquinários da categoria “linha amarela” quanto para o setor global de equipamentos destinados à construção.

Conforme o relatório divulgado pela Abimaq, o segmento de venda ao exterior da indústria de equipamentos e maquinários ultrapassou a marca de US$ 1 bilhão em fevereiro de 2023. De acordo com os dados fornecidos, esses montantes estão mais comuns, sendo que somente em 2022 houve oito meses em que as exportações apresentaram resultados semelhantes. Esse desfecho fortalece o momento positivo vivenciado pela divisão exportadora da indústria de equipamentos e maquinários, resultados dessa magnitude só haviam sido observados anteriormente em 2012. Essa tendência ascendente não se limita aos aspectos financeiros e também se manifesta quando analisamos o volume de bens exportados.

De acordo com José Antônio Valente, diretor da companhia de locação de máquinas Trans Obra, a atual conjuntura requer seguir o planejamento conforme as perspectivas favoráveis traçadas para 2023, a fim de atender às demandas do setor da construção civil. “Apesar da queda nos investimentos dedicados a máquinas e equipamentos a indústria deve manter o foco na qualidade dos produtos oferecidos sejam eles para venda destes de equipamentos de grande e pequeno porte como também a aluguel de todos os equipamentos necessários para o bom funcionamento de todo o processo da indústria. Como no caso de locação de politriz e alisadora de concreto, bombas de água, mangotes ou betoneiras. O engajamento de todas as equipes de trabalho somados à qualidade de produtos e serviços oferecidos deve ser a prioridade entre as empresas do setor para contornar qualquer impacto negativo da queda de investimentos e resultados no setor neste início de 2023”.



Kenyon International Emergency Services apresenta sessões estratégicas de preparação para furacões para gerentes e residentes da comunidade

A empresa de planejamento de emergência e resposta a incidentes .Kenyon International Emergency Services anunciou o lançamento de um novo serviço que oferece extensas sessões de preparação para furacões. Com a temporada de furacões de 2023 em andamento, essas sessões de planejamento visam fornecer informações e ajudar a gerenciar grupos, proprietários de edifícios e gerentes de comunidade a estabelecer protocolos adequados para se preparar para possíveis desastres naturais.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230607005966/pt/

“O impacto deste programa é triplo. A preparação adequada para furacões mantém os residentes seguros e as comunidades protegidas, reduz os custos de reparo pós-tempestade e proporciona uma sensação de segurança no que pode ser um cenário incrivelmente caótico”, disse Matt Walton, vice-presidente da Kenyon para as Américas. “Qualquer um que tenha enfrentado um desastre natural sabe que a paz de espírito não tem preço e estamos orgulhosos de apoiar isso por meio de nossas novas sessões de preparação

Por mais de 115 anos, a Kenyon, adquirida pela Air Partner, uma empresa Wheels Up e o principal grupo global de serviços de aviação em 2021, respondeu com eficácia a desastres naturais e provocados pelo homem em todo o mundo – incluindo os ataques terroristas de 11 de setembro, o furacão Katrina e o Terremotos no Haiti. Agora eles estão compartilhando seus valiosos conhecimentos e percepções com comunidades vulneráveis, ​​começando na Costa do Golfo. Esses esforços ajudarão a mitigar e minimizar significativamente os riscos tanto para a propriedade quanto para a segurança pessoal. Durante a temporada de furacões, é vital que as empresas de serviços de emergência ofereçam soluções eficazes de tempo crítico para clientes corporativos e residenciais para melhor se preparar para emergências. Embora as tempestades possam ser previstas, sua intensidade e trajetória sempre podem mudar no último minuto e, por isso, é essencial ter um plano para cuidar daqueles que estão na trajetória destas tempestades.

A iniciativa de preparação para furacões da Kenyon permite que a empresa ofereça treinamento adequado e planejamento aprofundado com serviços pré-tempestade e pós-tempestade, incluindo o desenvolvimento de um Plano de Resposta a Emergências personalizado que descreve as funções, responsabilidades e ações de uma equipe de resposta dedicada quando um furacão atinge uma região, além de fornecer sessões de preparação para furacões aos residentes, cobrindo procedimentos de evacuação, demonstrações de suprimentos e equipamentos, planos de comunicação e preparação de apartamentos.

Para obter mais informações sobre os Kenyon International Emergency Services, visite www.kenyoninternational.com. Para obter mais informações sobre o Air Partner, visite www.airpartner.com Siga o Air Partner no Instagram @airpartner, Twitter @airpartnerusa e Facebook @airpartnerplc.

Sobre o Air Partner Group, a Wheels Up Company

Fundado em 1961, o Air Partner Group, uma empresa Wheels Up, é um grupo de serviços de aviação internacional líder mundial que oferece fretamento de aeronaves, soluções de segurança e proteção de aviação e serviços gerenciados para a indústria, comércio, governos e indivíduos do setor privado, assim como organizações civis e militares.

O Air Partner Group tem duas divisões: a Air Partner Charter e a Air Partner Services (anteriormente Segurança e Proteção). A Air Partner Charter inclui serviços de fretamento para grupos, jatos particulares, carga e especializados. O Group Charter freta grandes aeronaves para o transporte de grupos de qualquer tamanho. A Private Jets oferece o exclusivo esquema JetCard pré-pago da empresa e fretamento sob demanda para até 19 pessoas. O serviço Cargo freta aeronaves de todos os tamanhos para o transporte de quase todas as cargas em qualquer lugar, a qualquer momento.

A Air Partner Services compreende a Baines Simmons, a Redline Assured Security Ltd e a Kenyon International Emergency Services. A Baines Simmons oferece gerenciamento de segurança na aviação e gerenciamento de risco de fadiga humana. A Redline Assured Security oferece treinamento, consultoria e soluções de segurança padrão do governo para ambientes regulamentados, de alto valor e de alto risco de ameaças. A Kenyon International Emergency Services é líder mundial em planejamento de emergência e resposta a incidentes.

A Air Partner trabalha com os especialistas da Climate Impact Partners em clima e desenvolvimento para permitir que os clientes compensem as emissões de carbono em apoio a projetos que não apenas reduzem o carbono, mas também aliviam a pobreza e melhoram vidas.

A Air Partner Limited é uma empresa Wheels Up, o principal fornecedor de aviação privada sob demanda nos EUA e uma das maiores empresas de aviação privada do mundo. A sede da Wheels Up está localizada na cidade de Nova York e atua em 25 locais em três continentes, além de empregar 2.700 profissionais no mundo todo. O Air Partner Group está em conformidade com a ISO 9001:2015 para soluções de empresas aéreas comerciais e jatos particulares no mundo inteiro. Mais informações estão disponíveis no site da empresa (www.airpartnergroup.com)

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Hawkins International, uma empresa da FINN Partners

(212) 255-6541

HIPR_airpartner@finnpartners.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Exportação de máquinas e equipamentos supera US$ 1 bilhão

Segundo o relatório da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o setor de exportação da indústria de máquinas e equipamentos superou US$ 1 bilhão em fevereiro de 2023. Ainda segundo os dados informados, essas quantias estão mais habituais, somente em 2022 ocorreram oito meses em que as exportações registraram desempenhos comparáveis. Esse desfecho fortalece a fase favorável experimentada pela divisão exportadora da indústria de maquinários e dispositivos, resultados dessa mesma escala só haviam sido vistos anteriormente em 2012. Essa tendência ascendente não se restringe aos valores financeiros, e também se manifesta ao analisarmos o volume de bens exportados.

Apesar dos valores em exportações alcançados pela indústria de máquinas e equipamentos a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) divulgou informações que indicam uma redução de 7,8% na receita líquida de vendas da indústria nacional de máquinas e equipamentos em fevereiro deste ano, comparado ao mesmo período do ano anterior. O montante de vendas registrado foi de R$ 21,76 bilhões, representando a nona diminuição consecutiva nesse ramo. No acumulado do primeiro bimestre, o setor registrou uma queda de 7,1%. No entanto, em relação ao mês anterior, ocorreu um aumento de 7%. 

Mesmo considerando o desempenho do primeiro bimestre, as previsões para 2023 no ramo de comercialização de máquinas e equipamentos destinados à construção são positivas. A análise sobre o setor de locação e venda de dispositivos para a construção civil demonstrou que esse segmento está experimentando um momento de recuperação e crescimento, com potencial de aumento nas vendas em 2023. O 17º Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Dispositivos para Construção, conduzido pela Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), estipula que as vendas em 2023 terão um incremento de aproximadamente 4% tanto para o ramo de máquinas de cor amarela como para todo o setor de equipamentos voltados à construção.

Com relação ao ano anterior, principalmente a partir do segundo semestre, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) já havia revisado a sua perspectiva de crescimento da construção civil para 2022. A projeção já havia sido alterada para 3,5%. Sendo em 2022 o segundo ano consecutivo de crescimento do setor superior ao da economia nacional. Um ponto informado sobre a indústria da construção foi o da redução de custos. Sobre custos de mão de obra e matéria-prima, dados publicados pela FGV sobre o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) mostraram que os números fecharam no ano de 2022 com alta de 9,40%, menor que os 13,84% registrados no ano anterior.

José Antônio Valente, diretor da empresa de locação de equipamentos para construção civil Trans Obra, afirma que o setor de exportação tem capacidade de alavancar os resultados das empresas do setor mesmo com os números totais da indústria de máquinas e equipamentos terem ficado abaixo nesse início de ano se comparado com o primeiro bimestre de 2022. “Acreditamos que o momento é de planejamento para os próximos meses pois o setor de exportação tem contribuído para que os números do primeiro bimestre não tragam impactos negativos naquilo que já foi planejado no final do ano anterior quanto ao oferecimento de recursos em máquinas e equipamentos para indústria da construção civil e até mesmo o agronegócio. As empresas devem estar preparadas para oferecer todo o suporte que a indústria precisa a qualquer momento e com equipamentos, máquinas ou peças variadas dando opções de qualidade para o alcance dos resultados esperados em todo o setor. Desde máquinas da linha amarela, grandes equipamentos até mesmo pequenas peças como no aluguel de bombas de água, alisadoras, politriz, mangotes e betoneiras”.



Soluções de tecnologia são aliadas ao cumprimento da LGPD

Quando se trata das informações de clientes, há alguns cuidados que se fazem necessários, especialmente porque as empresas precisam cumprir as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). E sendo assim, a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo.

Segundo relatório do Notas do IT Chronicles, são gerados cerca de 2 quintilhões de bytes de dados todos os dias em todos os setores de empresas. Esses dados valerão cerca de US $ 77 bilhões em 2023. Até 2025, especialistas indicam que mais de 463 exabytes de dados serão criados a cada dia.

No mercado competitivo, em busca de uma fatia de mercado, as empresas procuram se reinventar e, cada vez mais, entender o que o consumidor deseja, assim como, seu comportamento de compra, para poder gerar mais valor e ganhar vantagem competitiva. Portanto, fazer a análise de dados dos clientes é uma estratégica muito importante.

Relatório de 2020 da MicroStrategy indica que cerca de 94% das empresas acreditam que dados e análises serão essenciais para o crescimento do seu negócio e transformação digital. Contudo, apenas 26%, afirmam ter alcançado uma cultura orientada a dados, apesar dessa enorme quantidade de criação de dados.

Aliado a esses fatos, a importância da segurança da informação e a proteção de dados dos clientes tornou-se ainda mais importante e a tecnologia pode ajudar muito neste processo com a utilização de softwares de gestão ERP.

Com a LGPD em vigor, o software ERP auxilia no cumprimento das regras, pois é responsável por integrar e centralizar todos os dados da empresa que precisam estar adequados às normas e a segurança das operações devem estar em concomitância com a automação de processos. 

Para evitar problemas legais, as empresas precisam cumprir as regras determinadas referentes ao tratamento de dados pessoais de clientes que visam garantir a sua proteção. De acordo com Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia, o sistema ERP pode ajudar nesse processo centralizando as informações em um único lugar e também, pode ser integrado a outros softwares de gerenciamento de acesso aos usuários controlando os níveis de permissão de cada usuário ao sistema de uma empresa.

Possuir um bom software ERP configurado para atender às demandas das empresas, ainda auxilia no cumprimento da LGPD em várias frentes, como:

  1. Gerenciamento de dados pessoais: os softwares de ERP podem ser configurados para armazenar e gerenciar adequadamente os dados pessoais dos clientes, funcionários e parceiros de negócios e oferecer recursos para categorizar os tipos de dados pessoais coletados, definir os prazos de retenção e implementar medidas de segurança apropriadas para proteger esses dados.

  1. Consentimento e preferências: os softwares de ERP incluem recursos que permitem às organizações obter consentimento dos indivíduos para coletar, armazenar e processar seus dados pessoais, além disso, podem permitir que os usuários gerenciem suas preferências de privacidade e escolham quais informações desejam compartilhar.

  1. Acesso e transparência: os softwares de ERP podem fornecer recursos para rastrear e registrar o acesso aos dados pessoais, garantindo que apenas pessoas autorizadas tenham permissão para acessá-los. Além disso, eles podem permitir que os usuários visualizem e solicitem uma cópia de seus dados pessoais, conforme exigido pela LGPD.

  1. Anonimização e exclusão de dados: os softwares de ERP podem oferecer recursos para anonimizar ou pseudonimizar os dados pessoais, a fim de proteger a identidade dos indivíduos. Eles também podem ajudar as organizações a cumprir solicitações de exclusão de dados, removendo informações pessoais quando necessário.

  1. Auditoria e conformidade: os softwares de ERP geram relatórios e registros de atividades relacionadas aos dados pessoais, facilitando a auditoria interna e a demonstração de conformidade com a LGPD. Esses recursos permitem que as organizações identifiquem e resolvam rapidamente quaisquer violações ou incidentes de segurança de dados.

Segundo Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia, é importante ressaltar que o cumprimento da LGPD não depende exclusivamente de um software de ERP. Ele é um componente importante, mas as organizações também devem adotar políticas e procedimentos internos adequados, além de fornecer treinamento adequado aos funcionários para garantir a conformidade com a legislação de proteção de dados. Além disso, contar com uma consultoria especializada em sistemas de gestão ERP irá ajudar muito no processo de adequação do sistema à cada particularidade da empresa e proporcionar melhor desempenho da infraestrutura tecnológica a favor do crescimento do negócio.



Casamentos.com.br vai sortear R$ 50 mil para quem se casar até agosto de 2024

O número de casamentos deste ano deve superar em 5% a quantidade de enlaces realizados em 2019, apesar do aumento dos preços em todos os setores da economia. A previsão é de Casamentos.com.br, diretório on-line de profissionais do setor nupcial do Brasil. Considerando que a inflação pode representar problemas para os casais na hora de organizar o casamento que sempre sonharam, a marca lança a campanha “Ganhe 50 mil reais para o casamento de seus sonhos!” e irá sortear o valor para casais com a celebração e festa marcadas para acontecer entre setembro de 2023 a agosto de 2024. 

O prêmio é maior do que o valor médio dos matrimônios brasileiros, que atualmente custam, em média, R$ 44 mil, segundo estudos da marketplace, e busca incentivar o setor nupcial que viveu duros anos por conta de milhares de celebrações adiadas pela pandemia de COVID-19.

Mesmo com as dificuldades, somente no ano passado, os casamentos geraram R$ 40 bilhões para a economia brasileira, com mais de 930 mil enlaces realizados, de acordo com dados do Portal da Transparência. Estudos de Casamentos.com.br, entretanto, revelam também que metade dos recém-casados foi afetada pelas circunstâncias econômicas do período. 

De acordo com Juliana Gallo, vice-presidente de vendas da The Knot Worldwide, grupo internacional ao qual pertence Casamentos.com.br, é necessário adotar estratégias para continuar ativando o setor. “A situação econômica não afeta apenas os brasileiros, como também casais de outros países em que atuamos. O desejo de se casar permanece, mas os fornecedores estão trabalhando para evitar um incremento de preços e os casais estão ajustando o número de convidados para manter o orçamento. Por isso, nossa intenção com esse prêmio é poder ajudar a ambos nesse momento”, explica.

Para poder participar do sorteio, os casais devem estar inscritos na plataforma e ter o casamento realizado entre 01 de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024. Quem ainda não está registrado no portal, deve criar o seu perfil até o dia 31 de julho. O valor de R$ 50 mil deverá ser usado para contratar até 10 profissionais ou empresas presentes em Casamentos.com.br.

Ao total, são 30 categorias e mais de 70 mil fornecedores disponíveis, que oferecem os serviços de local do casamento, buffet, decoração, fotografia, música, e mais. A única categoria que não poderá ser contratada pelos ganhadores do prêmio é a de lua de mel.

Para mais informações, é possível consultar aqui as bases legais do sorteio e, aqui, as perguntas frequentes.



Grupo BBF atua na descarbonização da Amazônia

Para ter acesso a energia elétrica, a população das localidades isoladas da Amazônia Legal brasileira tem de conviver diariamente com a queima do diesel S500. Atualmente, 212 localidades da região não estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e são atendidas por usinas termelétricas movidas, principalmente, por combustíveis fósseis.

Há 15 anos, o Grupo BBF (Brasil BioFuels) disponibiliza uma solução para a região: a geração de energia elétrica a partir de biodiesel e biomassa oriundos da produção da palma de óleo, também conhecida como dendezeiro.

O Grupo BBF possui hoje 38 usinas termelétricas na região, com capacidade total de geração de 238 MW. Atualmente, 25 usinas estão em operação com capacidade de gerar 86,8 MW, atendendo 140 mil pessoas. Com isso, o Grupo BBF retira mais de 106,4 milhões de litros de diesel fóssil da Amazônia por ano e reduz a emissão de cerca de 250 mil toneladas de carbono equivalente na atmosfera.

“Somos uma empresa que opera 100% com biodiesel B100 em substituição ao diesel fóssil em escala comercial nos Sistemas Isolados. Existem mais de 200 localidades na região Norte que pertencem aos Sistemas Isolados, ou seja, que não estão conectados com o Sistema Interligado Nacional de abastecimento de energia elétrica. Nestas comunidades, há pequenas usinas para fornecer eletricidade, sendo a maioria movida a diesel S500”, explica Milton Steagall, CEO do Grupo BBF.

De acordo com o executivo, a Amazônia está “intoxicada” pela queima do diesel usado no transporte e na geração de energia elétrica para as comunidades isoladas. Para se ter ideia, o diesel S500, mais utilizado para a geração de energia na região, contém alto teor de enxofre (500 mg/kg) e alto percentual de Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPA), substâncias comprovadamente cancerígenas. Além disso, o combustível contribui para a ocorrência de chuvas ácidas.

“O biodiesel de óleo de palma não contém enxofre, não emite substâncias cancerígenas e evita a emissão de carbono. Este produto se mostrou uma solução estratégica para ajudar a limpar a matriz da região, descarbonizar o pulmão do mundo e garantir segurança no abastecimento de energia”, diz Steagall, que desde o início dos anos 2000 estuda os desafios energéticos da região amazônica.

Produção sustentável, emprego e renda

A produção da palma de óleo da região também ajuda na solução de outros problemas enfrentados pela população: a falta de emprego e de renda, além da ocupação de áreas antes desmatadas.

O cultivo da planta segue uma das legislações mais rígidas do mundo, o Zoneamento Agroecológico da Palma de Óleo, definido pelo Governo Federal no decreto de 7.172 de maio de 2010. Segundo a legislação, a palma de óleo só pode ser cultivada em áreas degradadas da região até dezembro de 2007. Ao todo, 31 milhões de hectares no Brasil estão aptos a cultivar a palma de óleo.

Devido às características da planta, o cultivo da palma de óleo não pode ser mecanizado. “É por isso que defendemos que além de ser uma cultura que recupera áreas degradadas da Amazônia, é também uma solução para a geração de emprego e renda na região. A gente só vai ter um país justo e falar de impedir o desmatamento quando pudermos oferecer emprego para essa população. Atualmente, cerca de 29,6 milhões de pessoas vivem na região amazônica, segundo o IBGE. É fundamental criar oportunidades de emprego e renda para essa população, desde que se mantenha a floresta em pé”, afirma Steagall.

O Grupo BBF atua da região amazônica com seis mil empregos diretos e 18 mil indiretos gerados. A companhia possui mais de 75 mil hectares cultivados com a palma de óleo nos estados do Pará e Roraima. A expectativa é dobrar o número de empregos gerados nos próximos anos com o plantio adicional de mais 100 mil hectares de palma de óleo na região e a inauguração de uma biorefinaria para produção do Diesel Verde (HVO) e do Combustível Sustentável de Aviação (SAF).

Sobre o Grupo BBF

O Grupo BBF (Brasil BioFuels), empresa brasileira fundada em 2008, é produtora de óleo de palma, com área cultivada superior a 75 mil hectares e produção de cerca de 200 mil toneladas/ano de óleo. A empresa atua na criação de soluções sustentáveis para a geração de energia renovável nos sistemas isolados, com usinas termelétricas movidas a biocombustíveis produzidos na região. Sua atividade agrícola recupera áreas que foram degradadas até 2007 na Amazônia, seguindo o Zoneamento Agroecológico da Palma de Óleo (ZAE), aprovado pelo Decreto 7.172 do Governo Federal, de 7 de maio de 2010.

O Grupo BBF criou um modelo de negócio integrado em que atua do início ao fim da cadeia de valor – desde o cultivo sustentável da palma de óleo, extração do óleo bruto, produção de biocombustíveis, biotecnologia, até a geração de energia renovável – com ativos totalizando cerca de R$ 2,1 bilhões e atividades gerando mais de 6 mil empregos diretos na região Norte do Brasil. As operações do Grupo BBF estão situadas nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e Pará, compreendendo 38 usinas termelétricas (25 em operação e 13 em implementação), 3 unidades de esmagamento de palma de óleo, uma extrusora de soja e uma indústria de biodiesel.

A empresa está expandindo sua oferta de biocombustíveis e firmou parcerias para produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) e de Óleo Vegetal Hidrotratado (HVO), também chamado de diesel verde. Os novos combustíveis sustentáveis serão produzidos a partir de 2026 na primeira Biorrefinaria do país, em fase de construção na Zona Franca de Manaus.



Como a multicanalidade impulsiona vendas e traz maior visibilidade para lojistas

Um levantamento conduzido pela Magic5, empresa que desenvolve soluções para integração com comércio eletrônico, apontou que o e-commerce segue em ascensão. Somente em 2021, foram 139 bilhões de dólares, com previsão de chegar a 4,9 trilhões em 2025. Com essa constante evolução e também com o advento da tecnologia móvel, as vendas multicanal tornaram-se uma estratégia essencial para o sucesso do varejo moderno. 

A multicanalidade é uma estratégia que envolve o uso de vários canais de vendas simultaneamente, como lojas físicas, comércio eletrônico, aplicativos móveis, redes sociais e até mesmo assistentes de voz. Essa abordagem permite que as empresas alcancem um público mais amplo e ofereçam uma experiência de compra mais assertiva e personalizada.

Impulsionando vendas 

Um levantamento realizado pela empresa de desenvolvimento de software, Open Text, mostra que 73%, dos 2 mil brasileiros entrevistados, compram de marcas que apostam na personalização do atendimento, o que comprova que um dos principais impulsionadores do aumento das vendas multicanal é a preferência dos consumidores por uma experiência de compra fluida e personalizada.

Hoje em dia, uma das jornadas de compra mais comuns é poder pesquisar um produto online, visitar uma loja física para experimentá-lo e, em seguida, fazer a compra final em um aplicativo móvel ou site. As empresas que conseguem oferecer essa variação de canais têm uma vantagem competitiva significativa.

Benefícios das vendas multicanal

As vendas multicanal oferecem benefícios tanto para as empresas quanto para os consumidores. Para as empresas, a diversificação dos canais de vendas pode reduzir a dependência de um único canal e ajudar a aumentar as vendas totais. Isso acontece porque diferentes canais podem atrair diferentes tipos de clientes e atender preferências individuais.

Para os consumidores, as vendas multicanal são mais diversificadas e flexíveis. Eles podem escolher o canal de compra que melhor se encaixa às suas necessidades e preferências em um determinado momento. Além disso, a presença de vários canais permite que os consumidores comparem preços, leiam avaliações e pesquisem informações adicionais sobre um produto antes de fazer a compra.

Como implementar

Para implementar a estratégia de vendas multicanal é preciso que as empresas conheçam seu público-alvo bem como cada característica dos canais de comunicação que serão utilizados na estratégia. Além disso, é necessário investir em tecnologia e ferramentas que tornem a experiência do cliente descomplicada e personalizada nas etapas do processo de compras.

O Meu Catálogo Digital, startup de tecnologia, criou uma plataforma que funciona como uma vitrine virtual de produtos. Ela oferece uma solução que pode ajudar muitos empreendedores a implantarem a estratégia de vendas multicanal em seus negócios, é o que explica a Coordenadora de Marketing da startup, Lorena Moraes.

“O Instagram e o WhatsApp são não só redes sociais, mas também canais de vendas importantes para o varejo e estar presente neles reflete parte da multicanalidade. Através da plataforma do Meu Catálogo Digital o lojista consegue gerar um link, obter um canal específico de vendas e tornar mais simples o processo para quem chega por meio de canais digitais e online como as redes sociais”, explica Lorena.

À medida que a tecnologia evolui, é possível que as vendas multicanal cresçam ainda mais no cenário do varejo. As empresas que conseguirem se adaptar a essa tendência terão maiores chances de alcançar mais resultados e atender às constantes mudanças no comportamento dos consumidores.

“Portanto, o Meu Catálogo Digital é uma plataforma que utiliza da tecnologia para otimizar ainda mais os canais de comunicação de empreendedores”, conclui a coordenadora.



Goiânia sedia reuniões de diretores e gerentes técnicos estaduais de TIC

A cidade de Goiânia sediou, nos dias 25 e 26 de maio, a 137ª Reunião do Fórum dos Diretores Técnicos e a 38ª Reunião dos Gerentes Técnicos das Associadas da ABEP-TIC – Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação. O encontro fomentou o debate sobre vários temas relacionados à inovação tecnológica com foco no cidadão e também contou com a participação de empresas privadas do segmento, que apresentaram inúmeras soluções que podem ser implementadas tanto nos estados como no Governo Federal.

As reuniões, que compõem a agenda oficial da Associação, foram conduzidas por Roberto Tostes, presidente da Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (PRODEMGE-MG) e vice-presidente de tecnologia da ABEP-TIC. De acordo com ele, o evento abordou vários temas relevantes para o desenvolvimento tecnológico brasileiro.

“A apresentação do GTD.Gov (Grupo de Transformação Digital dos Estados e do DF) trouxe uma série de abordagens, como a segurança cibernética, destacado inclusive pelos fornecedores presentes, o que demostra que todos estão entendendo a importância desse assunto. Também tivemos a presença do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), apresentando como as Prods (empresas públicas de TIC dos estados), podem se aproximar mais do Serpro para atender o cidadão, em nível federal, estadual e municipal”, detalhou Roberto.

Willian Ferreira, da Subsecretaria de Tecnologia da Informação do Estado de Goiás, também destacou temas do evento. “Um momento importante, que trouxe discussões técnicas relevantes e de nível nacional, como a contratação de Cloud Pública. Essa ata surgiu de uma necessidade de várias Prods que têm intenção de migrar alguns serviços para a nuvem. Isso ter sido feito de forma colaborativa, com todos tendo a oportunidade de participar e somar é muito bom, pois conseguimos melhor preço e melhores condições para as adesões”, explicou Willian.

Na ocasião, Vânia Bareicha, coordenadora do GTD.Gov pelo Consad (Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração), apresentou os avanços e desafios da rede que conta com mais de 1200 especialistas em TIC de todo o país. “Eu tenho o maior orgulho em dizer que a gente está fazendo uma revolução e de fato apoiando a construção de governos digitais nos estados. Nosso sonho é evoluir a nossa plataforma para um ambiente interativo em que a gente possa conectar todos os atores do ecossistema de transformação digital do Brasil e onde a gente possa compartilhar informações dos estados e dos municípios”, disse. Na oportunidade, Vânia formalizou o convite aos diretores e gerentes técnicos para participarem do Consad Express, evento que será realizado em Manaus (AM), nos dias 15 e 16 de junho, com o tema “Sustentabilidade e Inovação na Pauta da Gestão Pública Brasileira”.

Reafirmando a importância do trabalho conjunto entre os estados e o governo federal, a ABEP-TIC recebeu mais uma vez a presença do Serpro, na pessoa da Dulcimara Delfes, gerente do Departamento de Negócio e Soluções Inteligentes de Governo Digital, que falou sobre como a plataforma GOV.BR pode ajudar a acelerar a transformação digital nos estados. Segundo ela, todo o investimento que o Brasil tem feito em tecnologia tem refletido na entrega de valor à população. “Acho que o Brasil tem se destacado. Tão verdade que hoje somos o segundo país em transformação digital do mundo. Temos tido uma experiência muito rica, inclusive com vários outros países”, ressaltou.

A ABEP aproveitou para avançar em assuntos internos que envolvem a participação dos representantes estaduais, como definições acerca da contratação de serviços, o compartilhamento de ideias de parcerias entre as Associadas e o andamento dos Grupos de Trabalho da entidade.



Celulares e redes sociais contribuem para a insônia

A insônia é um dos problemas de saúde que afeta a maior parte da população global, incluindo aproximadamente 72% dos brasileiros, segundo um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Outra pesquisa, a Acorda Brasil, divulgada em 2021 pela plataforma Persono e pela consultoria Unimark/Longo, aponta que 62% dos brasileiros dormem mal, um índice muito acima da média mundial apurada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Essa condição de sono irregular pode ser desencadeada por diversos elementos, que vão desde desequilíbrios hormonais até a utilização excessiva de aparelhos eletrônicos, como smartphones, internet e mídias sociais. A própria pesquisa Acorda Brasil mostra que 78% dos brasileiros têm o costume de levar o celular para a cama, o que é seguido principalmente pelos mais jovens e entre as mulheres.

“A insônia pode se manifestar de diferentes maneiras, como insônia inicial, em que a pessoa demora a pegar no sono ao se deitar, e insônia intermediária, em que a pessoa acorda várias vezes durante a noite. Também existe a insônia transitória, que é de curta duração e está geralmente relacionada a eventos pontuais de estresse, ansiedade ou preocupação”, explica a psicóloga do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (Napps) da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), Tatiana Carvalho Socorro.

As causas da insônia podem variar, incluindo fatores ambientais, como mudanças no ambiente de sono, temperatura, ruídos e iluminação inadequada. Problemas emocionais, como estresse, ansiedade, depressão e transtornos mentais, também podem desencadear a insônia. Além disso, doenças físicas, uso de medicamentos, consumo de álcool, cafeína e hábitos inadequados de sono a longo prazo podem contribuir para o desenvolvimento da insônia.

O diagnóstico da insônia é geralmente feito com base na história clínica do paciente, considerando seus hábitos de sono, fatores emocionais e outros sintomas relatados. O tratamento da insônia pode envolver abordagens não farmacológicas, como a terapia cognitivo-comportamental, que inclui técnicas de higiene do sono, relaxamento e controle dos estímulos que interferem no sono. Em casos mais graves, quando a insônia está relacionada a distúrbios como ansiedade e depressão, pode ser indicado o uso de medicamentos específicos.

“Adotar bons hábitos de sono é fundamental para combater a insônia. Algumas dicas incluem estabelecer uma rotina de sono regular, evitar o consumo de estimulantes antes de dormir, criar um ambiente propício para o sono, evitar sonecas durante o dia e praticar exercícios físicos regularmente”, explica a psicóloga.

Se os sintomas persistirem e afetarem significativamente a qualidade de vida, é importante buscar ajuda médica. Um clínico geral ou um especialista em medicina do sono podem fornecer o diagnóstico adequado e orientar o tratamento mais adequado para cada caso.

Em suma, a insônia é um problema de saúde comum que afeta muitas pessoas. No entanto, com o tratamento adequado, mudanças nos hábitos de sono e adoção de medidas saudáveis, é possível controlar e melhorar a qualidade do sono, proporcionando um impacto positivo na vida das pessoas afetadas pelo distúrbio.



São José tem a maior valorização imobiliária em maio no país

O estado de Santa Catarina vem conquistando cada vez mais espaço no cenário nacional, não apenas por suas belezas naturais e representatividade no produto interno bruto do país, com cinco municípios entre os 100 maiores PIBs do Brasil, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. E Santa Catarina concentra também as cidades com maior valorização imobiliária no país. Segundo levantamento FipeZap do mês de maio, São José foi a cidade do Brasil que registrou a maior alta no preço de imóveis. O aumento foi de 2,38%, chegando a 6.490,00 por metro quadrado. A pesquisa mensal monitora o preço de imóveis anunciados para venda residencial em 50 municípios brasileiros.

O empresário Victor Koerich, diretor da WKoerich, destaca que nos últimos anos São José vem se consolidando como uma cidade de desenvolvimento, descaracterizando-se da imagem de cidade dormitório. “Hoje os empreendimentos na cidade são dos mais diversos e a evolução é perceptível em negócios locais como gastronomia, hotelaria, esportes e setor da saúde. Estes exemplos contribuem para a geração de empregos, oportunidades de crescimento profissional e outros ramos vão se beneficiando em paralelo do aumento da atividade econômica”. E mais: “o desenvolvimento de uma cidade é um processo lento, mas alguns fatores podem potencializar as motivações que favoreçam esse crescimento. Alguns motivos como a conveniência de contar com facilidades perto de onde morar, segurança, belezas naturais, visão de oportunidades, fatores que estão favorecendo que cada vez mais pessoas queiram fazer parte dessa região”, explica Koerich.

O economista Guilherme Alano destaca que o estado vem passando por um processo de valorização imobiliária, especialmente na área do litoral. “É uma valorização acima da média nacional e alguns pontos podem estar contribuindo para isso. Primeiro, é a pujança econômica de Santa Catarina. É um dos estados que mais cresce já a algum tempo, e que durante a pandemia, foi um dos que menos sofreu, dada a diversidade da economia catarinense. Observa-se isso também, pelo índice de desemprego, que Santa Catarina tem o menor do país (aqui falta mão de obra). Essa atividade econômica aquecida, obviamente aumenta a demanda por imóveis. Por fim, é importante colocar que Santa Catarina sempre foi um dos estados mais desenvolvidos em termos de qualidade de vida. Pelo IDH, Santa Catarina só perde para o Distrito Federal e São Paulo. Ou seja, no contexto de pandemia, que possibilitou muita gente trabalhar remotamente, muita gente acabou optando por vir pra Santa Catarina (isso explica também, a opção pela área litorânea)”, explica o economista.

Um fator importante é que o avanço da construção civil em São José permite que pessoas e empresas se instalem em edifícios modernos, com os diferenciais que o cliente busca, seja em termos de tamanho das unidades, variedade de áreas comuns ou qualidade dos acabamentos. “Com o crescimento de novos projetos, potencializam-se as novas centralidades, principalmente dos bairros Campinas e Kobrasol, contribuindo para a valorização imobiliária em São José, impulsionando o progresso da região e criando oportunidades de investimento promissoras”, completa Koerich.

Sobre a continuidade da valorização imobiliária, Alano destaca que o fator da economia catarinense ser mais resiliente e aponta que a expectativa da redução de juros tende a fortalecer ainda mais o cenário no estado. “Se os juros forem cortados, como se espera para os próximos meses, isso deve dar novo fôlego ao mercado imobiliário e a valorização tende a potencializar ainda mais cidades”, completa. E mais, todo esse cenário potencializa também a cadeia produtiva e corrobora o fortalecimento de dados como o mostrado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que coloca Santa Catarina como um dos estados com maior saldo de empregos do Brasil em 2023.



Empresa dá dicas para a escolha de cabos elétricos para instalações subterrâneas

Fazer a instalação elétrica subterrânea é uma tarefa bastante comum atualmente. Entre as suas vantagens está o fato de os componentes ganharem maior proteção contra quedas de árvores e fenômenos meteorológicos, como fortes chuvas, ventos e raios. Além disso, os condutores elétricos ao serem instalados embaixo do solo contam com maior vida útil e ainda há a questão estética, pois é possível diminuir a poluição visual.

Porém, para que a instalação elétrica subterrânea funcione corretamente e com segurança, é fundamental planejar impecavelmente toda a instalação e escolher de maneira adequada os fios e cabos que serão utilizados. O professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno, que também é consultor técnico da COBRECOM, explica que pela natureza da instalação, os cabos que serão especificados, devem ser resistentes aos esforços mecânicos, como impactos, perfurações e esmagamentos. Também devem ter boa resistência a água e agentes químicos em geral. 

“A utilização de condutores isolados sem cobertura diretamente enterrados no solo, a falta de identificação da localização dos cabos enterrados e algumas pessoas que tiram a isolação de cabos rígidos para instalar como se fossem cabos de cobre Nu TMD são alguns dos principais erros cometidos quando o assunto é instalação elétrica subterrânea”, alerta Paulo Sandrini Pozetti, que é instrutor técnico da COBRECOM.

De acordo com Hilton Moreno, o uso de condutores dotados apenas de isolação, conhecidos como cabos 450/750 V, somente é admitido em uma situação muito específica, quando em eletroduto enterrado se, no trecho enterrado, não houver nenhuma caixa de passagem e/ou derivação enterrada e for garantida a estanqueidade do eletroduto.

Para a escolha correta dos fios e cabos elétricos para instalações subterrâneas, Hilton Moreno e Paulo Sandrini Pozetti fornecem dicas fundamentais.

1 – As linhas elétricas subterrâneas devem utilizar cabos unipolares ou multipolares, ou seja, aqueles que têm condutor metálico, isolação e cobertura. Em baixa tensão, são os cabos mais conhecidos como 0,6/1 kV e possuem isolação em PVC, HEPR ou XLPE.

2- Em instalações elétricas subterrâneas podem ser especificados tanto o fio sólido como também o cabo flexível.

“A escolha por condutor sólido ou flexível é independente da instalação ser subterrânea ou não. Trata-se de uma decisão do projetista ou instalador, que tem por base a facilidade de manuseio em obra. As propriedades elétricas dos dois tipos de condutores são iguais”, revela o consultor técnico da COBRECOM.

3- Em alguns casos, os condutores podem ser aplicados diretamente no solo. A norma ABNT NBR 5410 (Instalações elétricas de baixa tensão) permite a instalação de cabos diretamente enterrados, desde que sejam dotados de proteção mecânica.

4- Segundo Paulo Sandrini Pozetti, em instalações elétricas subterrâneas podem ser utilizados tanto os fios e cabos elétricos de cobre, como também os de alumínio, desde que sejam seguidas as recomendações das normas regulamentadoras.

“A norma ABNT NBR 5410 permite a instalação de cabos em linhas subterrâneas com condutor de cobre ou alumínio. Não há nenhuma restrição ao emprego de condutores de cobre, porém os condutores de alumínio são proibidos em instalações residenciais e em locais de afluência de público, como shopping centers, hotéis, hospitais, aeroportos, entre outros. Além disso, em locais comerciais, a seção mínima do condutor de alumínio deve ser de 50 mm² e industriais é de16 mm²”, esclarece Moreno.

De acordo com ele, como explicado na própria norma, as restrições ao uso do alumínio não se referem ao condutor em si, mas às conexões realizadas com esse tipo de metal, que devem ser feitas por pessoal treinado, que utilize conectores e ferramentas especiais.

5- A norma ABNT NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão é a que deve ser aplicada nas linhas elétricas subterrâneas do consumidor.

6- Existem duas formas para instalação de linhas subterrâneas: com cabos diretamente enterrados ou com cabos instalados no interior de dutos (eletrodutos ou canaletas) enterrados.

“Nos dois casos, é necessária a abertura de uma valeta no solo e a colocação dos cabos ou dos dutos. No caso dos cabos diretamente enterrados, caso não possuam armação, é necessária a instalação de uma proteção mecânica. Já as linhas elétricas enterradas devem ser sinalizadas, ao longo de toda a sua extensão, por um elemento de advertência (por exemplo, fita colorida) não sujeito a deterioração, situado, no mínimo, a 0,10 m acima da linha”, explica Moreno.

Além disso, os condutores elétricos ou dutos devem estar perfeitamente alinhados e apoiados e o solo devidamente compactado.

7- Os cabos também devem ser protegidos contra as deteriorações causadas por movimentação de terra, contato com corpos rígidos, choque de ferramentas em caso de escavações, bem como contra umidade e ações químicas causadas pelos elementos do solo.

8- As regras para o dimensionamento de uma linha elétrica subterrânea são as mesmas das outras maneiras de instalar e estão contidas na NBR 5410, como: dimensionamento por seção mínima, capacidade de corrente, queda de tensão, sobrecarga e curto-circuito.

9- Conforme a NBR 5410, como prevenção contra os efeitos de movimentação de terra, os cabos devem ser instalados, em terreno normal, pelo menos a 0,70 m da superfície do solo.

Essa profundidade deve ser aumentada para 1 m na travessia de vias acessíveis a veículos, incluindo uma faixa adicional de 0,50 m de largura de um lado e de outro dessas vias.

Além disso, essas profundidades podem ser reduzidas em terreno rochoso ou quando os cabos estiverem protegidos, por exemplo, por eletrodutos que suportem sem danos as influências externas presentes.

10- Com relação à proximidade das linhas elétricas subterrâneas com árvores ou grandes estruturas, Hilton Moreno explica que não há na NBR 5410 nenhuma advertência específica sobre estes casos, porém a norma menciona que os cabos subterrâneos devem ser protegidos contra o contato com corpos rígidos, o que inclui raízes de árvores e estruturas enterradas.

11- Com relação aos eletrodutos que podem ser especificados em instalações subterrâneas, o mais comum utilizado em linhas enterradas é o do tipo corrugado fabricado em polietileno de alta densidade, conforme NBR 15715.



Roberto Livianu, Presidente do Instituto Não Aceito Corrupção é indicado ao CNJ

O Ministério Público do Estado de São Paulo indicou na última terça-feira (06/06), o Procurador de Justiça Roberto Livianu para disputar a vaga destinada aos Ministérios Públicos estaduais no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Neste mês em que completa trinta e um anos de caminhada no Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), o Procurador e Presidente do Instituto Não Aceito Corrupção (INAC) Roberto Livianu, candidato único à indicação recebeu expressiva votação da instituição que representa. A eleição, por voto eletrônico, aconteceu das 9 às 17 horas, com a participação de 90,6 % do total de votantes.

Roberto Livianu comemorou o “grau significativo de participação da instituição” e disse que se sente “muito honrado, legitimado e fortalecido pela expressa votação recebida para lutar para representar o Ministério Público do Estado de São Paulo no CNJ”.

Com o apoio do Procurador-Geral de Justiça Mário Sarrubbo e do Presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Paulo Penteado, Livianu também poderá ser indicado, para estar na lista tríplice, na votação que ocorrerá na quarta-feira (14/06), no Conselho Nacional de Procuradores Gerais, endereçada à Procuradoria Geral da República (PGR).

Sobre

Livianu, que é doutor em direito pela USP, ingressou no MPSP com 23 anos de idade, tendo atuado no litoral como Promotor Substituto, além do Júri em Santo Amaro, Promotorias Criminais da Capital e Procuradorias de Justiça de Direitos Difusos e Coletivos e na área Criminal. Também integrou o gabinete do Procurador-Geral de Justiça por 10 anos, nas áreas de comunicação e relações institucionais, informatização, cidadania, meio ambiente e Assessoria Jurídica do patrimônio público.

Atualmente também é presidente do Instituto Não Aceito Corrupção (INAC), uma associação civil, nacional e apartidária, sem fins econômicos, fundada em 2015. Hoje já é admitido junto à OEA e membro do Pacto Global da ONU.

A entidade atua em quatro frentes: pesquisa, políticas públicas, educação e mobilização da sociedade utiliza dados concretos para realizar discussão profunda, crítica e qualificada de leis e projetos de lei, de modo a contribuir para a edificação e aprimoramento de regras eficientes no enfrentamento do mau uso dos recursos públicos. Livianu foi presidente por três mandatos do Movimento do Ministério Público Democrático.



Embaixada da Inter se reúne para a final da Champions League

Sábado, 10 de junho, às 16 horas, horário de Brasília, Internazionale de Milão e Manchester City decidem o título da Uefa Champions League. O City goleou o Real Madrid por 4 a 0 na Inglaterra para garantir a vaga na decisão. A Inter de Milão passou pelo rival Milan no clássico italiano da semifinal. Em caso de empate no tempo normal, os times disputarão uma prorrogação, com dois tempos de 15 minutos. Se a partida continuar empatada, a decisão será nos pênaltis.

O City busca o seu primeiro título europeu, enquanto a Inter busca o tetracampeonato (foi campeã em 1964, 1965 e 2010). O último título contou com vários jogadores brasileiros como Júlio César, Maicon e Lúcio. Além disso, o clube construiu vínculo com o Brasil através de outros craques ao longo de sua história. Jair da Costa, Ronaldo, Adriano e Zé Elias, entre outros, fizeram sucesso com a camisa azul e preta. 

Essa conexão será revivida sábado. A equipe milanesa contará com a a torcida dos alunos da Inter Academy Brazil, rede de escolas de futebol do clube, que conta com 70 unidades no país. “Somos a embaixada da Inter no país e vamos nos reunir para torcer juntos”, explica o CEO da Inter Academy Brazil, Marcelo Bernardo. O local escolhido para ser o estádio virtual será o Saul Beach Bar, que terá decoração temática para levar o clima italiano à Vila Olímpia, em São Paulo. “Será uma honra abrigar em nosso espaço os torcedores da Inter, clube que sempre acolheu bem os jogadores brasileiros”, explica Rafael Alarcon, sócio do Saul Beach Bar.

A decisão será em Istambul, na Turquia, com expectativa de estádio lotado, já que todos os ingressos foram vendidos antecipadamente.



Inteligência Artificial está em 41% das empresas do Brasil

A popularidade global do ChatGPT continua a crescer, tornando 2023 o ano da Inteligência Artificial. De acordo com uma pesquisa da Gartner, a IA é atualmente considerada a tecnologia de maior impacto em empresas de diversos setores, receitas e tamanhos. 

No entanto, apesar disso, menos da metade das empresas brasileiras usam atualmente a IA em suas soluções e ferramentas. Um estudo da IBM indicou que apenas 41% fazem uso da tecnologia ativamente. 

Embora o caminho para o aproveitamento dessa tecnologia possa ser desafiador, os benefícios prometidos são inegáveis. Este é considerado por especialistas como o momento perfeito para que as empresas estudem a IA e se preparem para usá-la. 

Marcos Davi Mendes, CDO e Cofundador da Online Applications, afirmou durante uma discussão no webinar “Como usar a IA no meu negócio“, que apesar de ser uma tecnologia já conhecida há décadas por profissionais de TI, a democratização da Inteligência Artificial ainda está apenas no início.  

“Empresas como a Microsoft estão introduzindo novos recursos em suas soluções para melhorar a comunicação e as habilidades de escrita, além de acelerar e melhorar o desempenho dos sistemas. É importante lembrar que não devemos depender totalmente dessas ferramentas, mas elas certamente vão eliminar muitos dos serviços repetitivos que fazemos ou deixamos de fazer”, conclui Marcos Davi.  



CCEE entrega certificado de excelência à NEC

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) concedeu à NEC o Certificado de Excelência pelos serviços de suporte de rede prestados pela empresa à entidade, ao longo de 2022. O reconhecimento é dado, anualmente, pela câmara aos fornecedores que atingem um alto nível de pontuação dentro da avaliação, incluindo os aspectos técnico, comercial e de compliance. 

Esta é a terceira vez que a multinacional japonesa recebe esse certificado, o que demonstra o grau de satisfação da CCEE com relação ao trabalho desenvolvido pela empresa, ano após ano. Segundo José Renato Gonçalves, presidente da NEC no Brasil, o reconhecimento concedido pela Câmara exalta, acima de tudo, uma das principais virtudes da companhia, que é o profundo conhecimento acerca das tecnologias dos seus parceiros, os fabricantes mais importantes do mercado global.     

“É importante destacar que o prestígio de ser repetidamente reconhecida como fornecedora de excelência pela Câmara representa o profissionalismo e o alto padrão de atendimento que a NEC oferta aos clientes. Outro fator importante nessa equação é o fato da companhia se posicionar como especialista nas tecnologias dos principais fabricantes do mercado, o que reforça seu papel como orquestradora”, afirma o executivo.  

Sobre a NEC no Brasil

Com uma trajetória de 54 anos no mercado brasileiro, a NEC posiciona-se como orquestradora de tecnologias voltadas às redes de comunicação e à segurança pública e cibernética, atendendo operadoras de telecomunicações, empresas e governos. A empresa detém expertise de décadas na implementação e na integração de projetos e soluções fim a fim, de grande complexidade. A empresa é subsidiária da NEC Corporation, grupo que tem mais de 120 anos de atuação.



Selo Verde para o aftermarket automotivo já conta com 200 empresas certificadas

Visando contribuir para diminuir o impacto ao meio ambiente, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva oferece a certificação ambiental Selo Verde, que visa reconhecer o compromisso de empresas do segmento que adotem práticas sustentáveis e responsáveis.

Aplicável a diversos segmentos do mercado automotivo, a certificação pode ser obtida por oficinas mecânicas, retíficas de motores, comércios varejistas de autopeças, centros de reciclagem, locadoras e outras áreas relacionadas. Essa certificação atende aos principais requisitos da ISO 14001, adaptados especificamente para o aftermarket.

Além de trazer benefícios ambientais significativos, a certificação do Instituto oferece vantagens econômicas às organizações, uma vez que facilita o acesso a financiamentos em instituições bancárias públicas e a participação em licitações governamentais. Até o momento, mais de 210 empresas já conquistaram esse certificado, incluindo a Swissport Brasil e a Renova Ecopeças.

“A preocupação com o meio ambiente deixou de ser uma mera tendência e se tornou uma questão crucial para garantir o futuro das próximas gerações”, afirma Sérgio Fabiano, gerente de Serviço Automotivos do IQA. “O Selo Verde demonstra para os clientes e ao mercado que a empresa está comprometida com a sustentabilidade.”

A iniciativa visa contribuir para a redução dos impactos ao meio ambiente, como emissões significativas de gases de efeito estufa, poluição do ar, consumo excessivo de recursos naturais e geração de grandes volumes de resíduos sólidos.

Etapas de certificação  

A certificação é voluntária e tem validade de dois anos. Inicia-se com uma pré-auditoria, em o IQA realiza uma avaliação inicial da empresa e elabora um relatório diagnóstico. Em seguida, é realizada a auditoria inicial, que deverá ser de forma presencial. Caso a empresa atenda aos requisitos, recebe o certificado de conformidade e tem o direito de utilizar o selo de certificação.

Entre os itens avaliados, estão as instalações e a organização da empresa. É verificado se está em conformidade com as documentações e registros ambientais necessários para a sua região e área de atuação comercial.

Também são verificados os processos relacionados ao meio ambiente, incluindo a coleta seletiva, armazenamento e disposição adequada dos resíduos, o consumo de água e energia elétrica, bem como a utilização de equipamentos e ferramentas obrigatórias. Nas oficinas de reparação automotiva, por exemplo, é verificada a presença e o funcionamento correto da caixa separadora de água e óleo.

Para mais informações sobre a certificação Selo Verde, basta acessar o site do Instituto da Qualidade Automotiva ou entrar em contato via e-mail fale@iqa.org.br ou telefone (11) 3181-9181 (disponível WhatsApp).

Sobre o IQA

Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade, com objetivo de proporcionar mais segurança ao consumidor, a partir de produtos, sistemas e pessoas com qualidade assegurada através de certificações compulsórias ou voluntárias.

Representante de órgãos internacionais e acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro como organismo de certificação, promove treinamentos presenciais e online, conteúdo técnico em publicações/estudos técnicos, inspeções e ensaios de laboratório, com uma cultura de inovação e proximidade às necessidades das organizações e sociedade.



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