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Exploração de potássio no Brasil é pauta de debate na CI

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) reuniu-se no último dia 21 de novembro para debater a exploração de potássio no Brasil, mais especificamente na região Amazônica. A pauta, que está em constante discussão por parte de órgãos responsáveis e empresas interessadas no tema em questão, foi levada à reunião devido a um requerimento feito pela senadora Tereza Cristina (PP-MS). 

A produção de fertilizantes em território nacional é requerida por empresas, grupos políticos e mobilizações do segmento de desenvolvimento agropecuário, que levam em consideração a pouca qualidade do solo em determinadas áreas do país e, ao mesmo tempo, o alto custo de importação de minerais. Informações do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) pontuam que, no primeiro semestre de 2023, o potássio foi responsável pela maior parcela de importações minerais, correspondendo a 44% do total. 

A importância do ativo está diretamente ligada às necessidades de produção agrícola nacional. De acordo com um estudo da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, o potássio (K) trata-se de um nutriente essencial para o desenvolvimento de algumas espécies de plantas, conhecido também como macronutriente primário juntamente com o nitrogênio (N) e fósforo (P). Ainda segundo informações do órgão, “a produção de fertilizantes está diretamente ligada à produção agrícola e à disponibilidade de matérias-primas básicas produzidas a custos economicamente viáveis”. 

Representantes trazem suas percepções

A reunião da comissão também contou com a presença do diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Matérias-Primas para Fertilizantes, Bernardo Silva, do representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Bruno Santos Caligaris, do presidente da Potássio do Brasil, Adriano Espeschit, entre outros representantes de órgãos e grupos que acompanham o andamento do projeto.

Para o presidente da Potássio do Brasil, empresa que ainda está passando pelas fases de licenciamento para poder iniciar o processo de extração e tratamento do minério de potássio no município de Autazes (AM), a exploração do mineral na região, quando feita com responsabilidade ambiental, pode representar uma oportunidade econômica para a Amazônia. “O agronegócio é o principal ativo da economia nacional e, por vezes, passa por dificuldades para obtenção do cloreto de potássio devido a questões que influenciam na importação, principalmente os custos envolvidos”, comenta Adriano. 

Andamento do projeto

O projeto para extração do minério exige uma série de etapas, estipuladas por órgãos nacionais de controle e proteção ambiental, como, nesse caso, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). A depender da região em que se propõe a construção das instalações, demais instituições, como a FUNAI, juntamente com lideranças de povos indígenas amazonenses, também atuam para garantir que a delimitação do território a ser utilizado respeite os direitos dessas comunidades. 

A Potássio do Brasil iniciou o desenvolvimento do projeto em 2009, dando início à pesquisa mineral. Após, houve a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), que são obrigatórios para a participação no licenciamento. Em 2023, a liberação para seguir as próximas determinações do projeto segue em debate, com intuito de verificar seu impacto no meio ambiente e, ao mesmo tempo, os possíveis benefícios da produção do fertilizante em território nacional. 



Bacardi Gifting celebra marco de sustentabilidade

A empresa familiar Bacardi anunciou que não está apenas diminuindo plástico descartável de suas embalagens de presente, mas também irá reduzir o número de caixas de presente de papelão para algumas de suas marcas emblemáticas.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231128878991/pt/

The new limited-edition label for Bacardi-owned BOMBAY SAPPHIRE eliminates the need for a gift pack. The striking design was inspired by the gin brand’s 100% sustainably sourced botanicals. (Photo: Business Wire)

The new limited-edition label for Bacardi-owned BOMBAY SAPPHIRE eliminates the need for a gift pack. The striking design was inspired by the gin brand’s 100% sustainably sourced botanicals. (Photo: Business Wire)

Há quatro anos, a Bacardi definiu para si mesma a meta ambiciosa de remover 100% de plástico descartável de sua linha de presentes até o fim de 2023. Graças a novos designs inovadores, a empresa removeu com sucesso quase 275 toneladas de plástico descartável usado por ano.

“Temos muito orgulho do que conquistamos até agora, mas queremos dar um passo adiante”, disse Rodolfo Nervi, Vice-Presidente de Segurança, Qualidade e Sustentabilidade na Bacardi. “Não queremos apenas dar um novo design a nossas embalagens ao remover o plástico, queremos também fazer todo o possível para reduzir nossas embalagens de papelão.”

Levando isto em conta é que a Bacardi irá começar agora a reduzir o número de caixas de presente de papelão para marcas como o gim BOMBAY SAPPHIRE®, o uísque escocês ‘blended’ com rótulo branco DEWAR’S® e os vinhos espumantes MARTINI®. Esta medida irá diminuir o uso de papelão pela empresa em cerca de 100 toneladas apenas no primeiro ano.

Onde a Bacardi continua usando papel e papelão para suas embalagens, ela é certificada pelo Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC) ou pelo Forest Stewardship Council® (FSC®).

“Não estamos parados. Estamos constantemente inovando. Por mais de 160 anos, nossas marcas emblemáticas refletiram as mudanças nos gostos de cada nova geração de consumidores. Hoje, os consumidores querem bebidas feitas do modo mais responsável possível com o meio ambiente e nós também”, acrescentou Rodolfo.

Descubra mais sobre a Bacardi e seus compromissos de ESG (ambientais, sociais e de governança), incluindo seu alinhamento com as Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em www.bacardilimited.com/good-spirited.

Sobre a Bacardi

Bacardi Limited, a maior empresa privada internacional de bebidas destiladas, produz, comercializa e distribui bebidas destiladas e vinhos. O portfólio da Bacardi Limited abrange mais de 200 marcas e rótulos, incluindo rum BACARDÍ®, tequila PATRÓN®, vodca GREY GOOSE®, uísque escocês ‘blended’ DEWAR’S®, gin BOMBAY SAPPHIRE®, vermute e vinhos espumantes MARTINI®, tequila 100% agave azul CAZADORES® e outras marcas líderes e emergentes, incluindo conhaque D’USSE®, uísque ANGEL’S ENVY® American Straight e licor de flor de sabugueiro ST-GERMAIN®. Fundada há mais de 161 anos em Santiago de Cuba, a Bacardi Limited, de propriedade familiar, emprega atualmente cerca de 9.000 pessoas, opera instalações de produção em 11 países e vende suas marcas em mais de 160 mercados. A Bacardi Limited se refere ao grupo de empresas Bacardi, incluindo a Bacardi International Limited. Acesse www.bacardilimited.com ou siga-nos no LinkedIn ou Instagram.

Beba sempre com responsabilidade.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Consultas de mídia:

Andrew Carney, Diretor de Comunicação Corporativa na Bacardi, acarney@bacardi.com

Jessica Merz, Vice-Presidente de Comunicação Corporativa na Bacardi, jmerz@bacardi.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Cibersegurança: empresa brasileira atua com solução de MSS

Com o objetivo de proteger informações cruciais e, ao mesmo tempo, manter a atenção na geração de valor para seus respectivos negócios, as empresas estão cada dia mais inclinadas a externalizar suas estruturas de segurança. Tendo isso em vista, a Brasiline, empresa de cibersegurança, oferece uma solução no modelo MSS (Managed Service Security – Serviços de Segurança Gerenciados, em português).

Clerio Almeida, CEO da Brasiline, explica que o MSS simboliza um setor do mercado reservado para MSSPs (Empresas Provedoras de Serviços Gerenciados de Segurança).

“Conforme indicação do Gartner, essas empresas [MSSPs] são responsáveis por monitorar e gerenciar ambientes de TI de maneira remota, fazendo uso coletivo dos SOC (Centros de Operação de Segurança”, afirma.

Ainda nas palavras de Almeida, a tendência seguida pelas companhias de externalizar as estruturas de segurança é alcançada através da adoção do modelo de MSS SOC: “Os serviços gerenciados de segurança são uma alternativa para as corporações que buscam por uma solução robusta e confiável para a proteção dos dados corporativos”, diz o CEO.

Segundo um levantamento conduzido pela Fortinet, cerca de 75% das empresas de OT (Tecnologia Operacional) sofreram ao menos um ciberataque em 2022. A análise “Estado da Tecnologia Operacional e Cibersegurança 2023” destaca que os ataques mais frequentes foram: invasões de malware (56%), phishing (49%) e ransomware (32%).

Além disso, o estudo aponta que, apesar de ter havido uma melhora do ano passado para 2023 no número de organizações que não sofreram invasão de cibersegurança (6% para 25%, respectivamente), ainda há mais oportunidades de melhorias, já que três quartos das organizações de OT registraram ao menos uma invasão em 2022. 

“O MSS Brasiline fornece as soluções de cibersegurança como serviço, sustentando e garantindo a continuidade das soluções ofertadas. Ao fornecer as soluções, garantimos a continuidade e manutenção das mesmas”, conclui Almeida.

Para mais informações, basta acessar: https://brasiline.com.br/ ou seguir @brasilinetecnologia



Consumidores priorizam experiência personalizada

Segundo o Relatório Anual do Engajamento do Cliente feito pela Twilio, 66% dos clientes das empresas participantes afirmaram que deixariam de usar um serviço que não oferecesse experiência personalizada. A mesma pesquisa revelou que os consumidores gastam em média 21% a mais quando a experiência do cliente é personalizada pela marca.

Esse dado faz parte de um cenário em que 60% das marcas participantes do estudo afirmam que o investimento em engajamento do cliente digital melhorou a performance da empresa em atender às necessidades dos clientes. Os dados indicam também que esse investimento aumentou a receita média das empresas em 90% em 2022, contra 70% em 2021.

A organização responsável pela pesquisa define engajamento do cliente digital como “a maneira como as marcas criam relacionamentos com clientes novos e existentes por meio de canais digitais”. Com base nos dados coletados, o relatório conclui, então, que a personalização da experiência tem forte impacto nos gastos do consumidor e pode definir o sucesso das empresas.

Tiago Batista é head de marketing da GWCloud, empresa de Tecnologia da Informação, e aponta que “as estratégias de engajamento digital personalizadas refletem a importância de reconhecer e responder às necessidades e preferências individuais dos clientes”. Ele pontua que, “ao adaptar o engajamento digital para cada cliente, as empresas não só aumentam a relevância de suas comunicações, mas também fortalecem relações de longo prazo, melhoram a satisfação do cliente e, por consequência, os resultados dos negócios”.

A pesquisa da Twilio ouviu mais de 6.000 consumidores em todo o mundo. Nessa pesquisa, também se constatou que 87% das marcas aumentaram o investimento em engajamento digital em 2022, e 97% esperam quase dobrar esse investimento em três anos.

Batista explica que, em relação a esses dados, uma tendência que se encaixa nesse cenário é o investimento em Total Experience (TX). “O conceito de Total Experience (TX) pode ser benéfico no meio corporativo, pois aborda a experiência de maneira holística, integrando User Experience (UX), Customer Experience (CX), Employee Experience (EX) e Multiexperience (MX). Ao adotar a abordagem do TX, as empresas podem criar uma experiência coesa que transcenda as fronteiras entre clientes, funcionários e usuários de tecnologia”, esclarece o profissional.

A análise de todos os dados do relatório levou a cinco principais conclusões, detalhadas no estudo. A primeira delas é que os consumidores não vão mais aceitar experiências impessoais. Além disso, outra conclusão é que os consumidores confiam menos nas marcas do que elas imaginam.

Batista explica como o conceito de Total Experience responde a essas conclusões. “Por exemplo, melhorar a experiência do funcionário (EX) pode levar a um atendimento ao cliente mais eficiente e engajado, o que, por sua vez, aprimora a experiência do cliente (CX). Da mesma forma, focar na Multiexperience (MX), que envolve a criação de experiências consistentes e integradas em vários pontos de contato e dispositivos, pode elevar a User Experience (UX), resultando em maior confiança e lealdade do cliente.”

As outras conclusões principais do relatório se referem ao aumento da vida útil do cliente, com o uso de personalização em tempo real, e ao desejo dos consumidores por um “futuro sem cookies”. A pesquisa, por sua vez, apontou que “o equilíbrio entre experiência e segurança do cliente é essencial”.

“Essas outras conclusões indicam que, além de abraçar o conceito de TX, é crucial que as empresas invistam em tecnologias emergentes, como inteligência artificial e análise de dados”, avalia Batista. O especialista em tecnologia da informação finaliza: “Por fim, a ética e a privacidade do cliente devem ser sempre priorizadas ao implementar essas estratégias, garantindo que a personalização não invada a privacidade ou a confiança do cliente”.

Para saber mais, basta acessar InsideCloud ou Newsletter LinkedIn



Apagões: monitoramento de subestações móveis reduz espera por energia

A primavera mais quente já registrada no Brasil tem elevado o risco de quedas de energia. No último grande apagão em São Paulo, no início deste mês, somente o setor de turismo e alimentação sofreu prejuízos de R$ 500 milhões. Para recompor a energia em regiões afetadas, as distribuidoras de energia recorrem a subestações móveis. E para garantir que estas plenamente, algumas companhias têm feito um monitoramento em tempo real das condições de transporte desses equipamentos.

Segundo serviços de meteorologia, o verão deve ser ainda mais quente, aumentando também o risco de interrupções de energia e de perdas para consumidores e empresas. Em situações como essas, as subestações móveis podem garantir o restabelecimento mais rápido da energia em grandes regiões afetadas.

Esses equipamentos são grandes carretas equipadas com transformadores elétricos para atender a necessidades emergenciais ou de manutenção da rede elétrica. No entanto, para atender a população com agilidade, esses equipamentos precisam enfrentar um desafio: o transporte entre uma região e outra sem danificar componentes sensíveis – caso contrário, o tempo para o restabelecimento da energia será ainda maior.

Para garantir o pleno funcionamento das subestações móveis, algumas distribuidoras têm recorrido a um dispositivo denominado Shocklog, que registra qualquer impacto ou trepidação sofrida pelo equipamento durante o trajeto e que possa causar algum dano aos componentes elétricos.

Caso ocorra um impacto acima do limite tolerado pelo fabricante, a distribuidora recebe um alerta ainda durante o deslocamento da subestação móvel e já pode se preparar para o conserto ou troca do componente, com mais agilidade.

“O registrador de impactos emite relatórios via satélite, durante o transporte da subestação. Portanto, se houver qualquer anomalia no trajeto, ações corretivas já podem ser planejadas com antecedência e executadas assim que o equipamento chegar ao seu destino. Isso evita a perda de mais tempo na religação de energia, em caso de apagões – o que reduz também as perdas financeiras para todos”, explica Afonso Moreira, CEO da AHM Solution, empresa especializada em gestão de segurança e produtividade em operações logísticas.

 

Mais informações em https://www.ahmsolution.com.br/



EIG adquirirá a Ocyan por US$ 390 milhões

A EIG, investidora institucional com liderança nos setores globais de energia e infraestrutura, anunciou hoje que firmou acordos definitivos com a Novonor S.A. (“Novonor”) e com o Banco Nacional do Desenvolvimento (“BNDES”) para adquirir a Ocyan Participações S.A. (“Ocyan” ou a “Empresa”), provedora brasileira de soluções para a indústria de gás e petróleo offshore, por um valor total de US$ 390 milhões, considerando US$ 283 milhões pela participação acionária de 100% da Novonor e a quantia restante para liquidação do saldo devedor de títulos sem direito a votos relacionadosàEmpresa.

O resultado monetário da transação relacionadoàparticipação acionária da Novonor será diretamente pagoàBNDESPAR, segundo o acordo fiduciário executado anteriormente pelas partes a fim de liquidar uma parte da dívida da Novonor.

A Ocyan tem um histórico de 23 anos de fornecimento de soluções de manutenção de alta qualidade para o setor de gás e petróleo offshore, incluindo a operação de projetos de construção e descomissionamento submarino. Sendo a única operadora brasileira na indústria de Unidade Flutuante de Armazenamento e Transferência (“FPSO”, Floating Production Storage and Offloading), a Ocyan atualmente opera quatro unidades offshore através de um empreendimento conjunto 50/50 com a Altera Infrastructure, tendo contratos de longo prazo com a Libra Consortium, Karoon Energy e 3R Petroleum. A Empresa, com mais de 3.000 funcionários exclusivos, recentemente fundou a divisão de Novas Energias, focada na digitalização de contratos do setor de gás e petróleo e engenharia, aquisição e construção (“EPC”, engineering, procurement and construction) para projetos de energia renovável.

A EIG investiu mais de US$ 2 bilhões no Brasil desde 1998. A aquisição da Ocyan reflete a estratégia brasileira abrangente e a longo prazo da EIG, focada em infraestrutura que apoia a produção de alta qualidade de petróleo bruto em águas profundas, atividades de descomissionamento responsável e investimentos em projetos de baixo carbono e energias renováveis. Após a conclusão da transação, a Ocyan se beneficiará da profunda expertise técnica da EIG em FPSOs e sinergias potenciais com a Prumo Logística, empresa do portfólio da EIG, e sua subsidiária, Porto do Açu.

“Conheço e respeito a Ocyan há décadas”, afirmou R. Blair Thomas, presidente e CEO da EIG. “A resiliência da empresa e a força do seu negócio ajudaram a superar turbulências econômicas significativas, ao passo em que mantiveram um balanço patrimonial saudável, colocando a Ocyan em uma posição de crescimento a longo prazo. O Brasil abriga mais de 25% das frotas de FPSO globais, e acreditamos que a dinâmica do mercado no futuro quantoàinfraestrutura de gás e petróleo no Brasil é muito favorável, ressaltando nosso compromisso duplo com o apoio ao crescimento e ao desenvolvimento nessa região importante, ao passo em que cria valor para nossos investidores. Estamos também animados por apoiar os empreendimentos da Ocyan no espaço de energias renováveis para ajudar a impulsionar a transição energética”.

Flavio Valle, diretor-presidente da EIG e chefe no Brasil, afirmou: “FPSO é uma classe de ativos atrativa para as oportunidades de capital e dívida, e estamos contentes por aprofundar nossa presença na indústria. Admiramos a Ocyan há muitos anos e ficamos impressionados com sua habilidade de desenvolver projetos ambiciosos em ambientes econômicos desafiadores. Com a nossa presença global e nossos recursos locais, que agora estão aprimorados por significativos compromissos de capital de clientes locais, acreditamos que a EIG está em uma posição única para entregar esta transação complexa e conduzir a Ocyan em uma nova fase de crescimento”.

Héctor Nuñez, CEO da Novonor, afirmou: “Este é outro marco importante do Novonor Group quanto a cumprir seus compromissos com as partes interessadasàmedida em que visa reestabelecer o foco da empresa em operações diversificadas no setor de engenharia, estabelecido há quase 80 anos. Estamos muito orgulhosos da Ocyan e da sua equipe, que são reconhecidas por sua excelência operacional e técnica, e estamos certos de que sua trajetória de sucesso continuará”.

Roberto Prisco Paraiso Ramos, CEO da Ocyan, afirmou: “A Ocyan construiu e operou mais de US$ 4 bilhões de plataformas de perfuração, embarcações de apoio a assentamentos de tubulações e FPSOs, independentes ou em empreendimentos conjuntos, sempre aproveitando o suporte bastante sólido dos seus acionistas e da Novonor. Essa aquisição não impacta os contratos e as operações atuais com nossos clientes e fornecedores. Este é outro capítulo importante da nossa história e que, sem dúvidas, criará novas oportunidades para a Ocyan”.

A conclusão da transação está sujeita a certas condições costumeiras de fechamento e, espera-se que ocorra no primeiro trimestre de 2024.

A Lakeshore Partners (“Lakeshore”) atuou como conselheira financeira exclusiva da EIG, sendo que a recém-fundada afiliada da Lakeshore, Lake Capital, forneceu os serviços de gestão de ativos. A Mattos Filho e a White & Case atuaram como conselheiras jurídicas da transação e a Stocche Forbes, como consultora de fundos. A EY atuou como conselheira financeira exclusiva do BNDES e a Lacaz Martins, como a conselheira jurídica da transação. A VMB Jurídica atuou como conselheira jurídica da transação para a Novonor.

Sobre a EIG

A EIG é uma investidora institucional com liderança nos setores de energia e infraestrutura com US$ 23 bilhões sob gestão em 30 de setembro de 2023. A EIG é especializada em investimentos privados em energia e infraestrutura relacionadaàenergia em uma base global. Durante seus 41 anos de história, a EIG comprometeu mais de US$ 45,9 bilhões no setor de energia por meio de 400 projetos ou empresas em 42 países nos seis continentes. Os clientes da EIG incluem muitos dos principais planos de pensão, empresas de seguros, fundos patrimoniais, fundações e fundos soberanos nos EUA, na Ásia e na Europa. A EIG tem sua sede em Washington, D.C. e escritórios em Houston, Londres, Sydney, Rio de Janeiro, Hong Kong e Seul. Para mais informações, acesse o site da EIG em www.eigpartners.com.

Sobre a Novonor

A Novonor é um grupo global de origem brasileira. Seu propósito é contribuir para a construção de um futuro sustentável, servindo a sociedade através da transformadora capacidade das suas soluções inovadoras e de engenharia em setores importantes, como petroquímico, imobiliário, gás e petróleo, industrial, naval, mobilidade e logística portuária. Em todo os seus quase 80 anos de história, a empresa fez importantes contribuições para o desenvolvimento do Brasil e de mais de 30 países na qual atua. Sua reconhecida capacidade e qualidade de entrega e seu compromisso com o trabalho dentro dos mais altos padrões técnicos, de produtividade, governança e eficiência guiam suas operações. Para mais informações, acesse o site da Novonor em www.novonor.com.

Sobre o BNDES

O Banco Nacional do Desenvolvimento (“BNDES”) é o principal agente de financiamento para o desenvolvimento no Brasil. Desde a sua fundação em 1952, o BNDES desempenha um papel fundamental em estimular a expansão da indústria e da infraestrutura no país. Ao longo da história do Banco, suas operações evoluíram de acordo com os desafios socioeconômicos brasileiros e, agora, incluem suporte a exportações, inovação tecnológica, desenvolvimento socioambiental e a modernização da administração pública. Para mais informações, acesse o site do BNDES em www.bndes.gov.br.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Mídia

EIG

FGS Global

Kelly Kimberly / Brandon Messina

+1 212-687-8080

EIG@fgsglobal.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Segurança é fator determinante na escolha de condomínios

Uma pesquisa recente realizada pela Real Time Big Data para o programa Fala Brasil, veiculado no portal de notícias R7, destaca que a segurança desempenha um papel preeminente na tomada de decisão dos indivíduos ao escolherem condomínios como sua residência. Segundo o levantamento, 69% dos participantes mencionaram a segurança como o fator determinante nessa escolha. Além disso, o conforto também foi citado como um motivo para a opção de morar em condomínios.

Esse estudo revelou que aproximadamente 20% da população brasileira reside em condomínios, com 85% desses moradores expressando sua satisfação em viver nesse ambiente. Contudo, a pesquisa identificou obstáculos associados à vida condominial. Cerca de 21% dos entrevistados apontaram a convivência como um desafio significativo. Outros 17% manifestaram preocupações quanto à privacidade e 11% referiram questões relacionadas à interação entre moradores.

Além disso, 15% dos entrevistados tiveram experiências negativas com vizinhos, enquanto 41% presenciaram conflitos no ambiente condominial. A pesquisa também detalhou a distribuição geográfica, com 74% dos moradores de condomínios em edifícios concentrados na região Sudeste.

Para o diretor da Easyseg, Michael Hoppe, a pesquisa que aponta a segurança como o fator primordial na escolha de condomínios é extremamente relevante e corrobora com a importância da portaria remota em atender essa necessidade. 

“Ela é uma alternativa que aprimora a segurança de maneira eficiente, permitindo um controle de acesso rigoroso, registro de entrada e saída de visitantes, além de sistemas de monitoramento avançados”, destaca. “Para além do condomínio residencial, o uso da portaria remota pode ser feito no empresarial, ajustando horários e datas específicas para adentrar nas dependências, dificultando que sejam realizados acessos não programados, evitando casos de intrusão ao local”, complementa. 

Hoppe explica que a empresa responsável pela segurança tem como função realizar projetos personalizados. “A implementação de câmeras com inteligência artificial, rondas motorizadas e até mesmo a inclusão de um seguro predial, são fatores determinantes no momento de concluir um projeto de segurança”, pontua. 

De acordo com Hoppe, as novas tecnologias do setor ampliam a busca do serviço, tendo em vista que as pessoas estão cada vez mais acostumadas à utilização de tecnologia em seus smartphones. “As atuais ferramentas da portaria se utilizam de diversas tecnologias similares, como o acesso biométrico, leitor facial e acesso por QR Code”, salienta.

O setor de portaria remota no Brasil teve um aumento em sua utilização nos últimos anos. Um estudo realizado pelo portal Sindiconet em 2021 apontou um crescimento de 86% nos últimos três anos. Já uma pesquisa promovida pela Abese (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança) sinaliza que o setor de portaria remota no país está projetado para um aumento de aproximadamente 19% neste ano.

Para saber mais, basta acessar: https://easyseg.com



Série de vídeos ajuda jovens a aprender educação financeira

O Tino Econômico, periódico do Brasil sobre economia e finanças voltado para o público juvenil, preparou uma trilha de aprendizagem para ajudar adolescentes a iniciar a fase adulta com conhecimento sobre educação financeira. A série conta com 13 episódios em vídeo, trazendo dicas e informações sobre o assunto. O conteúdo é gratuito e pode ser acessado no link.

Com uma linguagem adequada à geração Z, a trilha promove uma introdução ao universo financeiro e ensina como começar a poupar, a importância de ter maior controle do dinheiro, a diferença entre as modalidades de pagamento e as melhores práticas para ser um consumidor mais consciente.

“Aumentar o acesso dos adolescentes à informação de qualidade sobre assuntos financeiros e econômicos vai ajudá-los a lidar de forma mais responsável com o dinheiro, a desenvolver o senso crítico, e torná-los mais capacitados para contribuir com a saúde financeira do país. Por isso, a economia não deve ser um assunto exclusivo da fase adulta, ela faz parte de todas as etapas da vida”, explica a editora-chefe do Tino Econômico, Camila Pamplona.

Quase 50% dos jovens entre 18 e 24 anos no Brasil não controla as próprias finanças, segundo um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Entre os motivos estão não saber fazer esse controle (19%), sentir preguiça (18%), a falta de hábito ou disciplina (18%) e a ausência de rendimentos (16%).

O cenário da inadimplência entre os jovens adultos brasileiros também reforça a necessidade de instruir a nova geração sobre o assunto. De acordo com o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa de setembro, pessoas de 18 a 25 anos representam 12,2% dos negativados por não conseguirem pagar suas contas em dia.

Na trilha de aprendizagem sobre educação financeira, os adolescentes ainda vão aprender conceitos e ferramentas que fazem parte da rotina, como o uso do cartão de crédito, a mecânica dos juros, os tipos de empréstimos disponíveis e quais os mais propícios para cada situação. Entender como começar a se planejar e os primeiros passos para investir também compõem a série, disponível online.



Marca SEBRAE tem o alto renome reconhecido pelo INPI

Com a assessoria do escritório de advocacia Gruenbaum, Possinhas & Teixeira, especializado em Propriedade Intelectual, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE conquistou, na semana passada, o alto renome da marca SEBRAE.

O status é concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) após análise minuciosa e criteriosa de evidências de que determinada marca extrapolou seu escopo primitivo de proteção em razão de sua alta distintividade e do grande reconhecimento perante o mercado. Desta forma, a marca SEBRAE entrou para um seleto time de pouco mais de 100 marcas reconhecidas pelo INPI como de Alto Renome.

Em razão do nível de reconhecimento alcançado, as Marcas de Alto Renome recebem tratamento diferenciado em relação a marcas comuns, sendo protegidas, pelo período de 10 anos, em todos os ramos de atividade. A proteção extensiva tem o objetivo de evitar o aproveitamento parasitário por terceiros e a diluição do poder distintivo das marcas que atingiram esse status.

Dentre os documentos apresentados pelo escritório Gruenbaum, Possinhas & Teixeira para embasar o requerimento de alto renome, constava uma pesquisa de opinião pública conduzida pela empresa KG CESÁRIO, que constatou que 97,9% dos entrevistados reconheceram espontaneamente a marca SEBRAE, o que equivale a um reconhecimento por mais de 161 milhões de brasileiros com mais de 16 anos.

Há mais de 50 anos o Sebrae desempenha um papel relevante no fomento e desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil. A parceria bem-sucedida com o escritório Gruenbaum, Possinhas & Teixeira fortaleceu ainda mais a posição e a credibilidade da marca SEBRAE, consolidando-a como referência no seu segmento.

“O reconhecimento do alto renome pelo INPI apenas chancelou algo que já sabíamos: a marca SEBRAE está presente na mente e no coração dos brasileiros, até mesmo daqueles que não são empreendedores, tendo em vista a importância dela para o país – é impossível alguém dizer que não conhece o SEBRAE”, afirma a advogada associada Isadora Lima, que atuou no processo de requerimento do alto renome.

Andréa Possinhas, sócia sênior do escritório e responsável pela área de Propriedade Intelectual e Marcas, relata: “estamos extremamente felizes pelo reconhecimento do Alto Renome da marca SEBRAE. Essa conquista é um testemunho do nosso compromisso com a excelência e da parceria sólida que estabelecemos com o SEBRAE, uma das entidades que mais estimula o empreendedorismo no Brasil”.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, essa nova conquista do Sebrae coroa um trabalho que a instituição realiza há 51 anos em defesa do empreendedorismo e dos donos de pequenos negócios no país. “No primeiro semestre deste ano, nós já havíamos sido reconhecidos como a sexta marca mais forte do Brasil, segundo o ranking da Brand Asset Valuator (BAV). Agora, com o título de Marca de Alto Renome, concedido pelo INPI, alcançamos um novo patamar de credibilidade. Isso é motivo de muito orgulho, mas também uma enorme responsabilidade”.

Sobre o Escritório Gruenbaum, Possinhas & Teixeira

Fundado na capital do Rio de Janeiro no ano de 1969, o escritório construiu sua reputação na área de Propriedade Intelectual. Em 2012, o escritório alterou seu quadro societário com a entrada da sócia Andréa Possinhas e passou a ser denominado Gruenbaum, Possinhas & Teixeira, com o objetivo de incrementar e reafirmar sua atuação, aliando tradição e contemporaneidade, através de uma aproximação maior com seus clientes e uma renovação nas práticas dos serviços prestados.

Com uma trajetória consolidada, o escritório tem se destacado pela sua atuação, expertise e abordagem personalizada, além do compromisso com a satisfação do cliente.

Entre os clientes encontram-se grupos empresariais nacionais e estrangeiros, concessionárias de serviços públicos, além de pequenos e médios empreendedores e pessoas físicas, em todos os setores da indústria, especialmente nas áreas farmacêutica, de petróleo e gás, química, mecânica, tecnologia, têxtil, entretenimento, tabaco, alimentos, bebidas, calçados e cosméticos.



Deepfakes crescem 830% no Brasil em um ano, aponta estudo

A Sumsub – plataforma internacional de verificação que protege cada etapa da jornada do usuário – está lançando o Sumsub Identity Fraud Report 2023. Em sua terceira edição, o relatório anual traz a análise de mais de dois milhões de tentativas de fraude em 224 países e territórios e em 28 segmentos. Enquanto o Brasil apresentou uma taxa relativamente baixa de fraude de identidade em comparação com os demais países da América Latina – ocupando o 20º e último lugar (imagem) -, o volume de fraudes mais sofisticadas, baseadas em inteligência artificial (IA), foi o mais alto da região.

As Top 5 fraudes que mais se destacaram entre 2022 e 2023 foram:

  1. Deepfake. Fraude alimentada por Inteligência Artificial (IA). Deepfake envolve a criação de conteúdos sintéticos que podem ser notícias, documentos, áudios e imagens produzidos com auxílio de inteligência artificial (IA). A partir de uma grande quantidade de arquivos reais de determinada pessoa, e com o uso de um algoritmo de aprendizado de máquina (machine learning), é possível criar situações que parecem reais e normalmente lesam a reputação ou as finanças da vítima.

 

  1. Money Muling. Usar “mula de dinheiro” é uma forma cada vez mais recorrente de lavagem de dinheiro. Consiste em aliciar pessoas comuns que, mediante compensação financeira, aceitam que sua conta bancária seja usada para receber e transferir recursos de terceiros envolvidos com lavagem de dinheiro e outros crimes (lembrando que acabam sendo cúmplices da fraude).

 

  1. Carteira de identidade falsa. As carteiras de identidade representam quase 75% de todas as atividades fraudulentas envolvendo documentos de identidade. Estimativas apontam que somente no Brasil circulam mais de 16 milhões de carteiras de identidade (RG) falsas – que podem ser usadas para fazer compras de alto valor, contratar empréstimos, e participar de outros tipos de crimes em que se quer passar incólume e impune. Já a carteira brasileira de motorista é o documento menos falsificado no mundo todo.

 

  1. Invasões de conta. Neste caso, o golpista tem acesso aos dados bancários das vítimas após enviar um link falso via e-mail ou mensagem de texto para os celulares dos correntistas. De posse dos dados, membros do grupo criminoso do qual faz parte passam a fazer ligações como se fossem funcionários do banco e induzem os clientes a fornecer a senha da conta com a finalidade criminosa de subtrair valores. Estatísticas internas da Sumsub mostram que esse tipo de incidente aumentou 155% globalmente em 2023.

 

  1. Verificação forçada. A verificação forçada emergiu como uma tendência crescente em todo o mundo. Tem-se visto um padrão de verificação forçada em que visivelmente a pessoa que tirou uma fotografia ou que está fazendo prova de presença está sob pressão de terceiros, fazendo isso involuntariamente. Há casos reportados em que a pessoa verificada está obviamente sob efeito de substâncias entorpecentes – o que significa que não está participando ativa e voluntariamente do processo KYC (conheça-seu-cliente, do inglês know-your-client). A suspeita de verificação forçada alerta para crime e fraude financeira se não for detectada e impedida a tempo. O relatório aponta que o número de casos de verificação forçada cresceu 305% globalmente entre 2022 e 2023.

 

O relatório destaca um aumento, no mundo todo, de 10 vezes no número de deepfakes detectados em todos os setores no período de um ano. As diferenças regionais chamam atenção, já que, enquanto a América do Norte registrou um aumento de 1.740% de deepfakes, na América Latina o aumento médio foi de 410% – o menor entre todas as regiões do mundo.

Entretanto, no Brasil, o crescimento de deepfake entre 2022 e 2023 foi o maior da região: 830%. Isoladamente, o país mais atacado por deepfake foi a Espanha (a cada dez ataques desse tipo que ocorrem no mundo, um acontece nesse país europeu). Já o passaporte dos Emirados Árabes Unidos foi o documento mais falsificado no mundo, enquanto a mídia online foi o segmento mais explorado pelos fraudadores.   

De acordo com Pavel Kalaydin, chefe de IA e ML da Sumsub, dependendo de suas habilidades, os fraudadores podem tentar enganar o sistema de várias maneiras. “As falsificações de documentos de identidade estão cada vez mais sofisticadas, impondo um esforço maior para diferenciar um documento falso de um original”. 

Na análise do head de negócios em desenvolvimento da América Latina e Ibéria, Guilherme Terrengui, apesar de todos os países latino-americanos terem registrado aumento de fraudes, a situação mudou. “Entre 2021 e 2023, por exemplo, o percentual de fraudes de identidade no México triplicou, enquanto o da Colômbia dobrou e o do Brasil, embora tenha quase duplicado (cresceu 1,8 vez), ainda se manteve o menor da região”.

Mas o executivo diz que, para o próximo ano, o Brasil deve concentrar esforços no combate à fraude impulsionada pela IA e na implementação de sistemas de prevenção de fraude de ciclo completo. “Afinal, o Brasil teve quase tantos casos de deepfake quanto todos os demais países latino-americanos juntos, principalmente nos segmentos de Criptomoedas, Fintechs e iGaming”.  

Como a inteligência artificial deve ser o foco principal das regulamentações em 2024, o executivo diz que a segurança da IA se tornará parte integrante das atividades nas empresas. “Além das dicas de prevenção de fraudes baseadas em IA, o relatório Sumsub fornece uma visão geral exclusiva das regulamentações da inteligência artificial. Os leitores encontrarão um resumo dos principais esforços para regular as deepfakes em quatro jurisdições-chave: China, União Europeia, Reino Unido e Estados Unidos.”

Segundo Terrengui, websites de notícias, serviços de streaming, plataformas sociais e publicidade digital – que integram o segmento de meios de comunicação online – notadamente foram os maiores alvos de fraudadores. Entre 2021 e 2023, o setor de mídia online registrou o maior aumento (274%) na taxa de fraude de identidade em todo o mundo. “Para combater o aumento dos ataques nos meios de comunicação online, especialistas acreditam que as empresas do setor devam implementar regras mais rigorosas, como a identificação obrigatória”.

Interessados devem acessar https://sumsub.com/fraud-report-2023?utm_source=pr&utm_medium=article&utm_campaign=fraud_report2023.



Líderes de cuidados de saúde citam a automação e o esgotamento do trabalhador como os principais motivadores de integrações tecnológicas, apontam os resultados do estudo da MGMA e Laserfiche

Nova pesquisa do Medical Group Management Association (MGMA, Associação de Gestão de Grupo Médico) e da Laserfiche — o provedor líder de SaaS de gerenciamento inteligente de conteúdo e automação de processos de negócios​ — revela que as principais prioridades da maioria das empresas de serviços de saúde, quando considera-se as tecnologias integrativas, são a eliminação do trabalho manual, a mitigação do esgotamento dos médicos/trabalhadores e a economia de tempo.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231128787646/pt/

Discover the opportunities and challenges for medical practice leaders in evaluating their platforms for workflow, electronic forms, document and records management and more. (Graphic: Business Wire)

Discover the opportunities and challenges for medical practice leaders in evaluating their platforms for workflow, electronic forms, document and records management and more. (Graphic: Business Wire)

“O setor de cuidados de saúde foi perturbado pelo crescimento de visitas virtuais, expectativas por mais pessoal, acesso mais rápido aos cuidados e resultados clínicos de pacientes, além do crescimento da IA”, disse Grace Nam, gerente de soluções estratégicas, cuidados de saúde, na Laserfiche. “Estas tendências criaram um desafio crescente de gestão, processamento e aproveitamento de uma enxurrada de dados que exigem colaboração interfuncional, e muitas vezes incluem empresas externas, como laboratórios e outros médicos”.

O estudo entrevistou administradores de clínicas médicas, médicos, líderes de cobrança e codificação e trabalhadores de tecnologia da informação em saúde (HIT) para saber suas opiniões sobre os registros de saúde eletrônicos (EHR) ou sistemas de gestão de prática (PM), automação comercial e muito. De acordo com o relatório, a maioria das empresas do setor de saúde não pretende mudar para um novo sistema EHR ou PM e quase 80% dos entrevistados classificaram o seu sistema EHR atual como “muito bom” ou “bom”. Entretanto, quando chegou a hora de avaliar os atributos individuais de sistemas EHR, essas classificações caíram. Somente metade dos entrevistados classificaram seus sistemas EHR como “muito bons” ou “bons” em termos de economia de tempo; 47% disseram que eram muito bons ou bons em economizar dinheiro; e apenas 40% disseram que eram muito bons ou bons em minimizar o esgotamento de médicos/trabalhadores.

“Empresas com problemas de tempo precisam de tecnologias integradas para extrair o valor dos dados, sem acrescentar mais alguma coisaàlonga lista de tarefas manuais para funcionários já sobrecarregados”, acrescentou Nam. “Os investimentos em sistemas que permitem a automação de processos, enquanto facilitam a governança de informações, são essenciais para a capacidade das empresas do setor de saúde de aproveitar dados e reter funcionários para proporcionar, ao mesmo tempo, uma experiência moderna ao paciente. Apoiar o back office (operações do grupo), incluindo a cobrança e codificação médica, e trabalhar com companhias de seguros terceirizadas, para aumentar a velocidade e a precisão será fundamental para pagamentos dentro do prazo que impactam as receitas​.”

“O negócio de cuidados de saúde e o seu futuro estão diretamente ligadosàcapacidade de gerir e tomar decisões com base em dados para apoiar os cuidados de alta qualidade aos pacientes”, afirma o relatório. “Enquanto a quantidade dos dados gerados em cuidados de saúde aumenta cerca de 47% ao ano, a necessidade de gerenciar volumes crescentes de registros de maneira segura e compatível é inconfundível.”

Para baixar uma cópia do relatório Intelligent Automation in Healthcare (Automação inteligente em cuidados de saúde), acesse https://info.laserfiche.com/resource/intelligent-automation-healthcare.

Para saber mais sobre as soluções da Laserfiche para o setor de cuidados de saúde, visite laserfiche.com/solutions/healthcare.

Sobre a Laserfiche

Laserfiche é líder no fornecimento de SaaS de gestão de conteúdo inteligente e automação de processos comerciais. Mediante poderosos fluxos de trabalho, formulários eletrônicos, gerenciamento e análise de documentos, a plataforma Laserfiche® centraliza informações, estrutura dados clínicos e agiliza processos administrativos para que os profissionais de saúde possam se concentrar em oferecer o mais alto padrão de atendimento ao paciente.

Há 30 anos, a Laserfiche atende empresas do setor de saúde como um sistema confiável para o gerenciamento de documentos e registros, permitindo que profissionais médicos recuperem rapidamente os registros quando necessário com ferramentas robustas de segurança e conformidade para apoiar a conformidade com a HIPAA e a confidencialidade do paciente. Ao simplificar a papelada, informações e dados usando formulários digitais e fluxos de trabalho automatizados, a Laserfiche permite que a administração, os profissionais de saúde e os médicos eliminem tarefas manuais repetitivas, ganhem visibilidade nas operações, apoiem uma abordagem holística ao atendimento ao paciente e se concentrem na melhoria dos resultados dos pacientes. Soluções pré-construídas e integrações com aplicações de negócios comuns e específicas do setor ampliam ainda mais as iniciativas de transformação digital das empresas.

Hoje, a abordagem de desenvolvimento em nuvem da Laserfiche incorpora inovações em aprendizagem de máquina e IA para apoiar as empresas de saúde na capacitação da equipe, simplificar a experiência do paciente, apoiar a conformidade com a HIPAA e proporcionar a melhor experiência possível ao paciente.

Saiba mais em laserfiche.com/solutions/healthcare.

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Contato:

Linda Domingo

Diretora, Relações Públicas, Laserfiche

Linda.domingo@laserfiche.com | 562-988-1688 x 234

Fonte: BUSINESS WIRE



Projeto Algodão Paraíba reúne empresas em desfile de moda

Diante das mudanças de atitude no consumo, o mercado da moda sustentável tem registrado um crescimento significativo nos últimos anos. De acordo com dados da Ethical Fashion Global Market, a indústria da moda ética vale atualmente mais de US$ 6,5 bilhões. A expectativa é que esse número alcance US$ 15 bilhões até 2030. Espera-se que o segmento orgânico, com uma taxa composta de crescimento anual projetada de 16,2%, seja o segmento de crescimento mais rápido.

De olho na demanda de mercado, o Projeto Algodão Paraíba com indústrias têxteis e de confecção de diversos estados vai apresentar um desfile na 7ª edição da semana de moda sustentável Brasil Eco Fashion Week (BEFW), em São Paulo. Os modelos exibirão as peças das empresas têxteis Companhia Industrial Cataguases, Dalila Têxtil, Ecosimple, Santa Luzia Redes, Decoração e Texpar (do grupo Unitêxtil). As empresas de vestuário e acessórios serão representadas por D’Cotton, Dona Chica, Makano e Natural Cotton Color. As peças estarão combinadas entre si. Os calçados da Trópicca estarão ao lado de outros garimpados no mercado popular na Paraíba.

Modelo de produção é referência e busca uma certificação internacional

O Projeto Algodão Paraíba engloba oito municípios na região do semiárido do Estado. Com mais de 600 hectares de área plantada, o projeto envolve cerca de 300 famílias de agricultores de assentamentos rurais e comunidades quilombolas organizados em cooperativa. O modelo de produção dos campos de algodão tornou-se referência em estudos de caso com temas relacionados a Arranjos Produtivos Locais (APL) e sustentabilidade já que o cultivo é feito mediante contrato de compra garantida pelos empresários com cooperativa de agricultores que incluem comunidades quilombolas.

Francisca Vieira, CEO da marca Natural Cotton Color e mentora do Projeto Algodão Paraíba, destaca a importância da colaboração da indústria têxtil. Segundo ela, a presença das empresas do setor é crucial para a moda ética e sustentável, uma vez que a produção de roupas demanda malhas e tecidos de qualidade. “Essas parcerias têm sido essenciais não apenas no fornecimento de insumos, mas também na contribuição para a infraestrutura local, com máquinas de beneficiamento que estão promovendo uma verdadeira revolução nos campos da Paraíba”, diz.

O desfile representa o resultado alcançado pelo Projeto Algodão Paraíba que agora se empenha em conquistar o Global Organic Textile Standard (GOTS). A certificação internacional define critérios ambientais de alto nível em toda a cadeia de fornecimento de produtos têxteis orgânicos — abrangendo desde a colheita até a produção e comercialização de produtos.

Moda ética e sustentável em evento segmentado

As marcas reunidas no desfile destacam-se pelo posicionamento na indústria da moda ética e sustentável. Algumas, como a Natural Cotton Color, exibem o algodão em tonalidades naturais com nuances de bege e marrom do algodão colorido da Paraíba que já nasce com as cores. Outras, como as peças confeccionadas pela Dalila Têxtil e Santa Luzia são provenientes da reciclagem de tecidos desfibrados. Esses resíduos são cuidadosamente separados por cor e, sem a necessidade de tingimento, são reconstituídos para criar peças únicas e sustentáveis, refletindo assim os princípios da moda circular.

Armando Dantas, diretor executivo da Santa Luzia, destaca que a presença da empresa reflete a interseção entre moda e decoração, especialmente no contexto do estilo de vida contemporâneo. Na passarela alguns itens como mantas de sofá serão ressignificados como xales para o corpo. “Os consumidores comprometidos com a sustentabilidade estão atentos a todas as escolhas, seja de uso pessoal, alimentação ou produtos para a casa. Trata-se de um estilo de vida”, diz.

Rafael Morais, diretor executivo do BEFW, tem acompanhado de perto o desenvolvimento do Projeto Algodão Paraíba desde 2017, ano em que lançou a semana de moda sustentável e uniu diversas iniciativas para consolidar o evento, que agora, em 2023, celebra sua sétima edição. Morais destaca que convidou as empresas participantes do projeto para reproduzirem o impactante desfile que ele mesmo viu como convidado no Dia da Colheita, ocorrido em outubro, em Ingá, na Paraíba.

Morais declarou que o BEFW ofereceu espaço tanto na passarela quanto no salão de negócios para que essas empresas ampliem a divulgação do Projeto Algodão Paraíba. Para ele, esta é uma ação de benefício mútuo, pois o evento atende às demandas crescentes do mercado que busca por insumos como fios e tecidos sustentáveis e produtos de moda, especialmente aqueles provenientes do algodão agroecológico e orgânico. “Essa sinergia demonstra o comprometimento do BEFW em ser um catalisador para iniciativas inovadoras, endossando a missão de contribuir para uma mudança positiva na indústria da moda”, concluiu.

Desfile Projeto Algodão Paraíba – 7 de dezembro às 20:30
Centro de Convenções Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569, 4º andar, Consolação, São Paulo-SP
Para participar é preciso se inscrever.
As inscrições são gratuitas no site Brasil Eco Fashion. 

Para entrevistas e mais informações, entre em contato com
Francisca Vieira, WhatsApp 83 99640-4584
Rafael Morais 11 94573-7923 ou e-mail imprensa@befw.com.br

Assessoria de Imprensa:
Sandra Vasconcelos – SandraVasconcelos.press@gmail.com



Guardiões Das Águas chega às plataformas digitais

O documentário Guardiões das Águas, já pode ser assistido pelas plataformas digitais e no YouTube. Com duração de 50 minutos mostra a trajetória percorrida pelo ecoesportista Dan Robson, conhecido como “Guardião das Águas”, em seu caiaque equipado especialmente para a expedição. Ele navegou por rios e represas do Estado de São Paulo: Rio Pinheiros, Rio Tietê, Represa Billings, Represa Guarapiranga, em São Paulo; além do Rio do Peixe, em Guarujá, e Rio Jaguariúna, em Jaguariúna.

Guardiões das Águas é uma produção das agências La Mela e Usina, com direção de Luanna Negreiros e roteiro do jornalista Roberto Gazzi. Para o documentário também foram realizadas entrevistas com importantes personagens que atuam pela consciência ambiental pelos rios que permeiam as grandes cidades, em sua jornada Dan fez a coleta de amostras de água de cada um dos reservatórios. Essas amostras foram encaminhadas para estudo do Laboratório de Análise Ambiental da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), sob coordenação da docente e bióloga Marta Angela Marcondes.

Durante a expedição, Dan Robson e Marta Marcondes, que coordena o Projeto Índice de Poluentes Hídricos da USCS (IPH/USCS), também realizaram palestras em diversas cidades para falar sobre o projeto; além de promoverem oficinas de roteiro e produção audiovisual para alunos e professores da Rede Pública de Ensino.

O ecoesportista é reconhecido por remar por inúmeros rios e represas brasileiras em seu caiaque, analisando as condições da água e seus principais indicadores de poluição em diferentes estados brasileiros. Suas expedições pioneiras já lhe renderam inúmeras premiações nos Estados Unidos e na Europa por seus trabalhos em defesa do meio ambiente.

A bióloga está à frente do IPH/USCS há 20 anos, projeto que teve início no Grande ABC e hoje realiza estudos ambientais nos principais rios e reservatórios do estado de São Paulo, além de Brumadinho e Rio Doce (MG) – em parceria com o projeto SOS Mata Atlântica, após a queda das barragens nos dois locais.

“O Guardiões das Águas é uma iniciativa de extrema importância, que desempenha um papel fundamental na proteção e preservação dos recursos hídricos, como rios, lagos, córregos e aquíferos. Algumas razões pelas quais esse tipo de projeto é significativo: o projeto contribui para a conservação desses recursos, garantindo que a água esteja disponível para as gerações presentes e futuras”, afirma Rita Reis, diretora-executiva da agência La Mela, produtora do documentário, juntamente com Mário Faria, da Agência Usina.

“Dirigir e produzir o documentário Guardiões das Águas é entrar em um universo de uma grandeza universal sem fim. Desafios em todo o tempo,  alegrias e choros, esperança por um mundo hoje melhor, mais saudável, com vida. É entender que depende muito mais de mim na unificação como um todo, como um ser vivente nesse planeta, com a vontade de passar para o mundo a energia que a água possui, que ela nos salva, nos alimenta, e nos rega:  o físico, o espiritual e é a salvação e o pedido de ajuda para todos que aqui habitam.  Dirigir essa obra, fechou um ciclo e me abriu um novo, de resiliência, coragem, força e de muita batalha para que possamos passar através dessa obra audiovisual a mensagem de que somos água, e que possamos salvar a nós mesmo todos os dias”, diz a diretora Luanna Negreiros.

“Este documentário vai ao encontro da necessidade de haver maior visibilidade para os corpos hídricos, fazendo com que as pessoas repensem sua relação com eles. A água é essencial a todos os seres e é isso que buscamos reforçar”, explica a bióloga Marta Marcondes.

O documentário tem classificação indicativa livre, com tradução em libras, audiodescrição e legendas descritivas.

Projeto Guardiões das Águas

O projeto foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura, Pronac (191154). Executado pelas agências La Mela e Usina, All Records e Ministério da Cultura, com patrocínio Klabin, Ambev e Ibema.

Ficha técnica:

Título: Guardiões das Águas

Direção e Produção:  Luanna Cavalcante Negreiros

Roteirista: Roberto Gazzi

Diretor de fotografia: Carlos Eduardo Rosenfeld Gonçalves

Roteirista e diretor: Vinicius Ferreira Feller

Diretor de fotografia: Giovani Gasparetto

Diretor de produção: Mario Vinicius Tacach Garcia

Fotografia e montagem: Vitor Hugo Martins

Making Of: Laura Beatriz Lori Machado

Diretor de som: Vitor Alecsandro Rodrigues Machado

Diretora de Arte: Maria Paula Vaz Ferreira

Diretor de Marketing: Fernando Lucchesi

Assistente de produção: Tiago Caldeira Montenegro

Ecoesportista: Dan Robson Pereira Dias

Still e Fotografia: Giovana Aurelio

Assessoria de Imprensa: Communica Brasil

Duração: 50 minutos  

País: Brasil 

Link https://youtu.be/Sis3Gh46CcA



Mater Dei Premium realiza hemodiálise contínua na UTI Pediátrica

O Hospital Mater Dei Premium Goiânia foi responsável por um marco significativo na medicina pediátrica de Goiás, ao realizar a primeira hemodiálise contínua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica. Sob os cuidados da Dra. Alessandra Vitorino Naghettini, nefropediatra, a equipe médica conduziu o procedimento em um bebê de apenas 6 meses de idade, pesando 3kg. A operação foi um sucesso e representa uma esperança adicional para pacientes pediátricos com lesão renal aguda.

Segundo a Dra. Alessandra Naghettini, realizar hemodiálise contínua em crianças com menos de um ano de idade apresenta desafios únicos, incluindo o acesso vascular, a necessidade de ajuste cuidadoso da prescrição da diálise e o monitoramento rigoroso de fluidos, eletrólitos e temperatura.

A hemodiálise contínua oferece vantagens significativas, como maior estabilidade hemodinâmica, a possibilidade de proporcionar nutrição adequada e a prevenção de variações rápidas de líquidos e eletrólitos, evitando complicações, como alterações cerebrais e síndrome de desequilíbrio. “A necessidade desse tipo de hemodiálise é determinada, especialmente, em crianças criticamente doentes com instabilidade hemodinâmica, que podem não suportar a remoção rápida de fluidos, associada à hemodiálise convencional”, diz a nefrologista. 

Crianças, devido à sua sensibilidade às variações de líquido e eletrólitos, bem como às alterações de pressão intracraniana, requerem uma abordagem mais precoce, proporcionando maior estabilidade ao paciente durante o procedimento. A Dra. Marcela Borges, Diretora Clínica e Coordenadora do Serviço de Nefrologia do Hospital Mater Dei Premium Goiânia, enfatizou a complexidade do procedimento, destacando sua importância para a recuperação de pacientes graves, que não são aptos à hemodiálise convencional ou diálise peritoneal.

A Dra. Alessandra destaca a importância do trabalho em equipe, ressaltando a necessidade de todos trabalharem em prol do bem-estar do paciente e do crescimento das competências individuais. “Essa conquista no Hospital Premium não só representa um avanço na medicina pediátrica em Goiás, mas também destaca o compromisso da equipe médica em proporcionar tratamentos inovadores para pacientes pediátricos, oferecendo esperança e melhorando a qualidade de vida”, diz.



Projeto Aroeira traz apartamento pensado para receber bem

A arquiteta e designer de interiores Ana Weege assina o projeto Aroeira. Com 200m2, o apartamento residencial está localizado em Alphaville, São Paulo e foi projetado para um jovem casal que ama receber, cozinhar e tinha o desejo de ter um espaço surpreendente.

Ana explica que eles queriam um apartamento que fosse o mais integrado possível, que tivesse bar, closets espaçosos e muita personalidade. Ainda, segundo a arquiteta, já na primeira reunião os proprietários pediram para que o projeto fosse fora do comum e que todos, ao entrarem, se surpreendessem com o imóvel.

“Escolhemos a coleção Make, da Portinari, para revestir todo o back splash da bancada da cozinha, circundando até o espaço gourmet. Na cozinha, os metais cromados da linha Deca You, como a Bica de Mesa Redonda e Acionamento Wave, trazem leveza estética e funcionalidade. Já os armários da casa foram elaborados em Nogueira Flórida, da Linha Design, lançamento da Duratex, exaltando o poder da naturalidade”, diz a arquiteta.

“A aplicação do revestimento cerâmico Make WH NAT, da Portinari, da maneira que especifiquei deu ainda mais unidade ao projeto, atendendo ao pedido de espaços que fossem o mais integrado possível e com muita personalidade”, finaliza.



Hábito de ingerir água evita problemas causados pela desidratação

desidratação é um problema de saúde que se caracteriza pela baixa concentração não só de água, mas também de sais minerais e líquidos orgânicos no corpo, a ponto de impedir que ele realize as funções normais. A condição ocorre quando a quantidade de perda de líquidos é maior que a reposição no organismo, sendo mais   comum em dias com temperaturas elevadas e, principalmente, durante o verão, devido à exposição ao calor e a pouca ingestão de água.  

O médico nefrologista Dr. João Luiz Carneiro, do Hospital VITA, em Curitiba, relata que a desidratação pode afetar pessoas de todas as idades, mas idosos e crianças (especialmente recém-nascidos e lactentes) são as mais vulneráveis.

Segundo ele, dentre os sintomas mais comuns estão mal-estar e fraqueza, ressecamento de mucosas, como olhos, nariz e boca, longos períodos sem urinar, aumento da irritabilidade, câimbras, tontura, dor de cabeça e enjoo. Além disso, em quadros mais graves, podem ocorrer vômito, hemorragia, alterações de consciência, desmaio, disfunção de múltiplos órgãos e até risco de morte. 

O médico explica que o volume ingerido de líquido diariamente deve ser equivalente às perdas que o corpo sofre, incluindo a transpiração resultante de atividades físicas e do clima. Algumas variáveis podem alterar na quantidade diária de consumo de água, como: esforço físico, idade, gênero, temperatura do local e em caso de gravidez.

quantidade de água que deve ser ingerida varia de acordo com o peso da pessoa, no entanto, em média, a OMS (Organização Mundial de Saúde) aconselha o consumo médio de dois litros de água potável por dia para adultos. Para saber a quantidade necessária de ingestão diária de água basta calcular por meio da fórmula matemática: 35 ml X peso corporal em quilos (o valor deve ser número inteiro). 

De acordo com o nefrologista, o corpo humano é composto por 60% a 70% de água, a qual é responsável pela hidratação, já que leva sais minerais e nutrientes até as células e elimina as substâncias tóxicas do organismo, pelo suor e pela urina. Ao ingerir água, ela é enviada a todas as células para que cada uma delas execute as funções de forma adequada. “Inúmeras funções corporais, vitais para a sobrevivência, dependem da água, como transporte sanguíneo, absorção de nutrientes, filtragem de substâncias, transpiração e controle da temperatura. A água é necessária para que o organismo funcione corretamente. Além disso, há uma série de elementos químicos presentes na água que são fundamentais para a saúde e bem-estar”, ressalta o nefrologista. 

O Dr. Carneiro alerta que se a pessoa não tomar a quantidade adequada de água, ela vai ficar com pouco líquido nos rins, o que é prejudicial para todo o funcionamento do corpo. “Quando o rim percebe que há pouco líquido no organismo, ele concentra a urina como reserva de água. Nesses casos, podem se formar pedras nos rins e na bexiga, o chamado cálculo renal, explica o médico. 

Para evitar problemas de saúde, em períodos de temperaturas mais quentes é necessário redobrar a atenção quanto à ingestão de água. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos no calor e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco. “A água participa de vários processos metabólicos, como a manutenção da temperatura do corpo, funcionamento dos rins e intestinos, por isso nunca pode ser esquecida”, salienta o Dr. Carneiro. 

Para prevenir a desidratação, o Dr. Carneiro recomenda que além de ingerir muita água, deve-se consumir alimentos in natura ou minimamente processados, usar roupas adequadas para a estação e permanecer em ambientes bem arejados e, preferencialmente, na sombra.



Kenvue participará da Conferência Global de Consumo e Varejo do Morgan Stanley em 6 de dezembro de 2023

A Kenvue Inc. (NYSE: KVUE) (“Kenvue”), a maior empresa de saúde do consumidor do mundo por receita, anunciou hoje a participação da empresa na Conferência Global de Consumo e Varejo do Morgan Stanley, em Nova York. O CEO e diretor, Thibaut Mongon, e o diretor financeiro, Paul Ruh, participarão de um bate-papo na quarta-feira, 6 de dezembro de 2023, às 11h45, horário do leste dos EUA. Um webcast ao vivo da sessão estará disponível em https://investors.kenvue.com e uma reprise estará disponível no site após o evento.

Sobre a Kenvue

A Kenvue é a maior empresa de saúde do consumidor do mundo em termos de receita. Construída com mais de um século de tradição, nossas marcas icônicas, incluindo Aveeno®, BAND-AID® Brand Adhesive Bandages, Johnson’s®, Listerine®, Neutrogena® e Tylenol®, são respaldadas pela ciência e recomendadas por profissionais de saúde do mundo inteiro. Na Kenvue, acreditamos no poder extraordinário do cuidado diário, e nossas equipes trabalham todos os dias para colocar esse poder nas mãos dos consumidores e conquistar um lugar em seus corações e lares. Saiba mais em www.kenvue.com.

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Contato:

Relações com investidores:

Tina Romani

Kenvue_IR@kenvue.com

Relações com a mídia:

Melissa Witt

media@kenvue.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Quectel brilha no Enlit Europe 2023 com produtos e dispositivos ao cliente, ajudando a acelerar soluções inteligentes de energia

A Quectel Wireless Solutions, provedora global de soluções de IoT (internet das coisas), apresentará sua linha abrangente de módulos e antenas no seu stand no. 7.2 J123 na Enlit Europe. Além disso, a Quectel compartilhará detalhes sobre os casos de uso que estão ajudando a acelerar a implementação de soluções inteligentes de energia ao redor do mundo.

A Enlit Europe 2023 espera receber mais de 12 mil visitantes, mais de 700 expositores internacionais e 500 palestrantes em dois palcos de conferência. O evento trata de cada aspecto da pauta sobre energia e foca nas pessoas, nos projetos e nas tecnologias que estão moldando a transformação do setor de energia.

“Estamos animados por trazer nossos módulos, antenas e kits de avaliação para a Enlit Europe 2023, assim os visitantes podem ver e aprender sobre nossos produtos”, afirmou Norbert Muhrer, presidente e diretor de segurança da Quectel Wireless Solutions. “É ainda mais empolgante estar no evento com nossos clientes e seus dispositivos para mostrar as aplicações do mundo real que estamos ajudando a possibilitar e compartilhar nossas demonstrações de iSIM. Esperamos receber vocês no stand no. 7.2 J123.”

A Quectel terá uma ampla linha em exibição de seus produtos LTE Cat 1 e Cat 4, 5G Sub-6 GHz e RedCap, e dos módulos inteligentes. Além disso, os populares módulos Quectel Wi-Fi e Bluetooth, além do módulo FGH100M Wi-Fi HaLow estarão no stand. Os módulos Quectel Cat-M, de banda estreita e EGPRS LPWA e os módulos do portfólio de satélite e GNSS da empresa também estarão em exposição.

Uma linha abrangente de antenas para atender a uma ampla variedade de casos de uso também será exibida. Isso inclui as antenas 5G e 4G/LTE da Quectel, Wi-Fi e antenas Bluetooth, e a antena combo YEMN016AA 5 em 1 5G/4G e GNSS.

Para os desenvolvedores, a Quectel também demonstrará seus populares kits de avaliação para UMTS e LTE, Wi-Fi, 5G e módulos inteligentes.

Para ilustrar a variedade de dispositivos aos quais os produtos Quectel podem ser integrados, dispositivos da Andra estarão em exibição, com dois dispositivos empregados no mercado europeu, além de dispositivos da Voltalis, que desenvolveu uma solução de eficiência energética e poder de compra. A Aurum com seu EnergyGRIP demonstrará um dispositivo de IoT de controle e monitoramento de energia e a Fludia apresentará componentes inteligentes de energia.

Além desses dispositivos, a Quectel demonstrará uma solução SIM virtual (vSIM) disponível para seus clientes europeus. Com base no módulo Quectel EG915U com vSIM, a demonstração ilustrará três casos de IoT, incluindo casa inteligente para monitoramento, cidade inteligente para rastreamento e um caso médico sobre cuidado do idoso. A placa de demonstração inclui sensores de temperatura e umidade, um sensor de luz ambiente e um sensor de frequência cardíaca e oxímetro. Sensores adicionais como de O2 e sensores de gestos podem ser adicionados e os usuários podem acessar características como painel de controle de serviço, gestão do SIM, gestão de regras e funções de relatórios.

Sobre a Quectel

A paixão da Quectel por um mundo mais inteligente nos impulsiona a acelerar a inovação da IoT. Como organização altamente centrada no cliente, somos um provedor mundial de soluções de IoT com suporte e serviços de excelência. Nossa crescente equipe internacional de 5.900 profissionais define o ritmo da inovação em celular, GNSS, módulos de Wi-Fi e Bluetooth bem como antenas e serviços.

Com escritórios e suporte no mundo inteiro, nossa liderança internacional é dedicada ao avanço da IoT e ajuda a construir um mundo mais inteligente.

Para mais informações, acesse: www.quectel.com, LinkedIn, Facebook e X.

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Contato:

Contato para a mídia: media@quectel.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Festival MegaCities ShortDocs recebe inscrições até janeiro

O MegaCities ShortDocs, festival de documentários cidadãos, lançado há 9 anos em Paris, e que chegou ao Brasil numa parceria da marca São Paulo São e a ONG Métropole du Grand Paris entra na reta final e recebe inscrições até o próximo dia 15 de janeiro pelo site www.megacities-shortdocs.org (na versão em português).

O Festival é válido para realizadores em cidades com mais de um milhão de habitantes (530 no mundo, 17 no Brasil). Destaca, através da produção audiovisual, iniciativas que abordam os desafios urbanos, ambientais e sociais de impacto positivo para melhorar a vida das pessoas nas maiores cidades do mundo.

O MegaCities ShortDocs é aberto para todos os cidadãos que queiram produzir um curta-metragem de, no máximo, 4 minutos, destacando uma iniciativa local que responda a um desafio urbano e a uma questão econômica, social ou ambiental em suas cidades.

Os curtas devem testemunhar soluções concretas imaginadas por e para os habitantes, mas também por associações locais, metropolitanas ou internacionais, setor público, instituições e empresas. 

As categorias

  • Melhor Curta Documentário.
  • Melhor Curta Estudante.

Prêmio – menção para os assuntos

  • Crise Climática Urbana (4 e/ou 15 minutos).
  • Proximidade Feliz – Cidade de 15 minutos (4 e/ou 15 minutos).
  • Melhor Iniciativa Urbana.

No Brasil, o júri escolhido pela São Paulo São, integrado por especialistas e convidados ligados ao tema, vai avaliar os concorrentes em cinco categorias. Melhor Curta Documentário, Melhor Curta Estudante e aqueles que se destacaram ao traduzir os temas Crise Climática Urbana, A Cidade em 15 minutos e Melhor Iniciativa Urbana. .

A partir da seleção dos melhores pelos jurados, serão concedidos 6 prêmios nesta 9ª edição, com um valor total de € 11.500. Três dos vencedores também serão convidados para o Festival de Cinema de Cannes e o melhor curta premiado subirá as escadas do Festival em 24 de maio de 2024.

A iniciativa no Brasil conta com o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, da TV Cultura, da ESPM – Escola Superior de Propaganda & Marketing, da CCFB – Câmara de Comércio França Brasil, do Consulado Francês, da Aliança Francesa Brasil e da ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade.



Desempenho da indústria melhora em agosto

Segundo relatório publicado no Portal da Indústria, no mês de agosto, o índice de evolução da produção alcançou a marca de 51,7 pontos. De acordo com os critérios estabelecidos, a pontuação acima de 50 pontos indica um aumento na produção em comparação com o mês de julho. Analisando o gráfico, verifica-se que este resultado representa o primeiro movimento acima da linha divisória desde o mês de maio do mesmo ano.

Ainda segundo o relatório, apesar desse avanço, nota-se que o indicador ainda se mantém em um nível inferior ao que é considerado usual para este período. O resultado do mês de agosto se encontra 0,9 ponto abaixo da média histórica para os meses de agosto, que é de 52,6 pontos. Isso sugere que, tradicionalmente, o mês de agosto é caracterizado por um aumento na produção. No entanto, o crescimento registrado em agosto de 2023 em comparação com o mês anterior foi mais moderado e menos disseminado em comparação com anos anteriores.

A análise desses dados aponta para uma melhoria no cenário de produção, mas ainda abaixo dos padrões históricos para o mês de agosto, segundo informações do relatório publicado. O documento afirma que especialistas e economistas continuam atentos às tendências futuras para entender melhor os fatores subjacentes a esse comportamento e suas implicações no setor industrial. Segundo a publicação feita no Portal da Indústria, no mês de agosto deste ano, observou-se um crescimento na produção industrial, acompanhado pelo aumento na utilização da capacidade instalada e pela aproximação dos níveis de estoque efetivo em relação ao planejado. Esses indicativos apontam para uma melhoria no desempenho do setor industrial durante o período em questão.

José Antônio Valente, diretor da empresa de aluguel de máquinas para construção Aluga Máquinas Sul afirmou que com os dados apresentados, a expectativa com relação aos investimentos no setor aumenta quando vemos um uma pontuação acima dos 50 pontos na produção industrial. “Todo setor industrial, inclusive o setor de máquinas e equipamentos deve estar atento pois com o aumento da produção é possível avaliar novos investimentos, desde dos pequenos, como na locação de compressor de ar, para atender pedidos específicos em serviços, como também na venda de grandes máquinas e equipamentos para indústria geral, desde que seja observado uma consistência no crescimento nos últimos meses”.

Ainda sobre o documento publicado, no mês de agosto de 2023, o índice de evolução do número de empregados registrou 49,6 pontos. O relatório aborda que embora essa pontuação permaneça ligeiramente abaixo da marca de 50 pontos, que é considerada o limite de referência, o indicador revela que as variações no emprego foram mínimas na transição de julho para agosto do mesmo ano.

Perguntado sobre o assunto, José Antônio, afirmou que mesmo não havendo grande alteração no número de empregados é importante notar que, segundo o que foi informado no relatório, o emprego costuma cair nesse período do ano, porém a queda, dessa vez, foi menor do que habitualmente acontece.



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