Home Blog Page 870

Frete grátis e compras em grupo conquistam consumidores

O brasileiro aprendeu e gostou de fazer compras pela Internet. Estudo da Nielsen|Ebit aponta que o e-commerce brasileiro atingiu um faturamento de R$ 262 bilhões em 2022, crescimento de 1,6% em relação a 2021 (R$ 258,5 bilhões). A praticidade de comprar sem sair de casa aliado a condições exclusivas são alguns dos principais fatores que explicam esse movimento. Porém, outro estudo, do CX Trends 2023, realizado pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, revela que 63% dos consumidores que compram online já desistiram de finalizar um pedido por causa do preço elevado da entrega. Por isso, o desafio das empresas é se livrar do frete para impulsionar as vendas.

É o que acontece com a Facily, plataforma de social commerce, que tem frete grátis em 100% dos pedidos realizados. E tudo é possível com o apoio dos Pontos de Retirada, espalhados por todas as cidades em que atua. A empresa lançou no Brasil um modelo que usa a conexão entre pessoas, como uma rede social, para dispor de preços baixos, até mesmo menores que os atacadistas.

Essa conexão acontece desde as compras coletivas, onde um grupo de usuários da plataforma se une para comprar um determinado produto, o que garante os descontos. Assim, a empresa obtém um modelo de negócio digital e crescimento sustentável, que minimiza os impactos da insegurança alimentar onde ela atua.

Outro desafio do e-commerce brasileiro é alcançar a maioria da população brasileira, e não somente os que possuem mais recursos. A Facily apresenta um crescimento de 40% nas vendas nos últimos meses, com novos compradores e pessoas que voltam a comprar, com um aumento de quase o dobro do ticket médio a cada novo pedido efetuado. Entre os principais compradores da plataforma estão consumidores das classes C/D/E.

Diego Dzodan, CEO e Co-founder da empresa, explica como funciona a lógica do negócio: “Priorizamos o preço baixo e a comodidade, essa é a regra. A estratégia é reduzir ao máximo os custos para os nossos clientes e entregar bem próximo de suas casas, por isso, nosso frete é grátis”.

A empresa vende em grupo e garante uma via de democratização e poder de compra à população em geral. “O maior incentivo é ver milhares de pessoas e suas famílias expandindo seus horizontes, garantindo acesso e maior conforto para realizar suas compras”, completa o executivo. 

A empresa está presente em mais de 70 cidades do estado de São Paulo, incluindo a capital e a região metropolitana. A iniciativa abre uma porta de possibilidades para as classes C/D/E, que conseguem efetuar compras online, muitas vezes, pela primeira vez na vida.

“Como não trabalhamos com pedido mínimo, nem taxa de entrega, essa movimentação abre um leque gigantesco de novos clientes, pessoas que o mercado tradicional não alcança. Por isso a Facily é tão popular e abraça a tantos clientes”, pontua.

Como funciona:

Os consumidores podem baixar o aplicativo, disponível na App Store e Google Play Store e criar uma conta, tudo gratuitamente. A partir daí, basta que acompanhem as ofertas e efetuem as compras. O aplicativo tem ofertas exclusivas todos os dias.

Apesar do sucesso das compras coletivas, o cliente pode comprar sozinho, se preferir. “Executamos, por aqui, um propósito: pagar melhor para quem produz e vender mais barato para quem precisa”, acrescenta.

De acordo com Diego, muito se fala de e-commerce, mas poucas pessoas falam de ter preços acessíveis para quem está na base da pirâmide e é isso que precisa ser visto cada vez mais pelas empresas. “É necessário mais atrativos que atinjam esse público, como frete grátis, comodidade, capacidade de inovação e disrupção necessárias para tal, e é assim que atuamos”, conclui o executivo.

A plataforma, que tem um dos custos operacionais mais baratos do Brasil, foi lançada em 2018 e, desde então, já conta com mais de 16 milhões de downloads. 

O site da Facily é: faci.ly.



Mês de maio é marcado por momentos decisivos na história da telecomunicação

O ano de 2023 marca datas de grande relevância no cenário das telecomuniicações, que iniciaram no dia 3 de maio, com a aprovação e o lançamento do Relatório Anual de Gestão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), referente ao exercício de 2022, onde consta o aniversário de 25 anos da agência.

Já no dia 14, a entidade estatal assinou o memorando de entendimento junto ao Ministério das Comunicações (MCom) e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China.

E no dia 17 desse mês, foi comemorado o Dia Mundial das Telecomunicações, estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas, sob o tema anual de celebração “Capacitação dos países menos desenvolvidos através das tecnologias de informação e comunicação”.

 Os 25 anos a Anatel

Celebrados no dia 04 de novembro de 2022, os 25 anos da Anatel constam do Relatório Anual de Gestão publicado e aprovado no dia 03 de maio deste ano. Dentre outras questões, houve destaque para a revisão do planejamento estratégico e o combate ao telemarketing, com a adoção do código 0303 e a implementação de medidas cautelares contra as chamadas automáticas, mais conhecidas como robocalls.

De acordo com Carlos Baigorri, presidente da agência, em afirmação ao portal do Ministério das Comunicações, “o ano de 2022 ficou marcado pelo aniversário de 25 anos da Agência. A maturidade da Anatel coincide com a maturidade também das telecomunicações no Brasil”.  

O Relatório de Gestão Anual da Anatel referente ao exercício de 2022 dá acesso livre à sociedade por meio do seu portal oficial.

Parceria entre Brasil e China

Baseado no compartilhamento de informações sobre pautas de tecnologia de informação e comunicação discutidas em foros nacionais, o memorando estabelecido entre o Brasil e a China integra assinatura do Ministério das Comunicações (MCom), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, que aconteceu no dia 14 de maio.

Temas como tecnologias de comunicação sem fio, computação em nuvem, big data, inteligência artificial, Internet das coisas e tecnologias para indústria, educação, saúde e meio ambiente são as áreas entre os países.

Dia Mundial da Telecomunicações

Instituído no dia 17 de maio de 1865, o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação foi escolhido como data celebrativa pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Ficou, portanto, evidenciada a data 17 de maio como um dia em há o estímulo e o reconhecimento da função transformadora da comunicação ligada a novas tecnologias, já que é código universal de encurtamento de fronteiras, sociedades e cooperações diversas. 

De acordo com Paulo Henrique Silva, gerente de vendas da Conectel Telecom Multioperadora, “o mês de maio de 2023 pode ser considerado marco histórico no meio corporativo das telecomunicações, já que contribuiu de forma incisiva para o desenvolvimento seguro das prestadoras de serviço do ramo no país”.

Para maiores informações, é possível acessar o portal www.conectel.com.br



BCB São Paulo começa segunda com lançamentos e tendências da coquetelaria

Dos drinks sem álcool às releituras de clássicos como rabo de galo e caipirinha, o que deve ganhar espaço nas cartas de bares, baladas, restaurantes e, mais importante, nos copos e taças dos consumidores ainda este ano? O universo da coquetelaria cresce junto com novas técnicas de preparo e ousadia nos ingredientes e criações. Por isso, um encontro como o BCB São Paulo, feira de destilados para profissionais do setor de bebidas que começa na segunda (5), funciona como uma grande vitrine de tendências e espaço para ideias, degustações e lançamentos.  

O BCB tem a proposta de conectar o mercado e o público da América Latina com o cenário mundial. É um ecossistema plural, onde o simples e a sofisticação disputam de forma amistosa a atenção dos visitantes. A brasilidade é um ponto importante, tanto que a cachaça, com seu valor histórico e possibilidades de aplicação, é um dos destaques. Entre as atrações da edição, inclusive, está o Concurso Rabo de Galo, competição que celebra a cachaça e desafia bartenders na apresentação de releituras do famoso coquetel, além de homenagear Mestre Derivan, sumidade no assunto.

Outra atração que deve movimentar o Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, local de realização, é o World Class Competition. Responsável por revelar talentos do ano na coquetelaria nacional, o concurso, promovido pela Diageo, terá sua fase final durante o BCB. Sobre isso, Daniel Pereira, gerente do evento, diz: “É a validação de como o mercado considera o BCB um canal estratégico”. Na edição passada, o bartender Vinicius Damien, 24, conquistou o título e a oportunidade de representar o país no World Class Global em Sidney, na Austrália.

Além de apresentar lançamentos e técnicas, o BCB conta com a presença de profissionais nacionais e estrangeiros reconhecidos, como Rodolfo Bob, Tony Harion, Simon Ford, Nico de Soto e Gustavo Vocke. Mais de 150 marcas expositoras estão confirmadas, incluindo a AMBEV, que levará ao pavilhão seus produtos prontos para consumo, como Mike’s Ice, Isla, Beats, Beefeater Gin & Tonic e Tônica Antártica.

Estão entre os patrocinadores: Diageo, Bacardi, Campari, Amázzoni Gin, Beam Suntori, Brown-Formam, Prata e EasyIce. O Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac) é um parceiro oficial e a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), apoio institucional. Além desses, os visitantes poderão conferir nomes como Jack Daniel’s e Fords Gin, do portfólio da Brown-Forman, com apresentação de produtos e a participação de mixologistas.

A Aurora Fine Brands apostará em bourbons e tequilas. A Azuma destacará sua linha de saquês saborizados, enquanto a Britvic Brasil levará a marca francesa de xaropes Mathieu Teisseire para degustações e experiências imersivas. Já  a Underberg do Brasil, que participa do evento pela terceira vez, apresentará duas novidades: Semper Gin e Licor Gurktaler.

Este ano, quem visitar o estande da Weber Haus poderá conhecer o mais recente lançamento da marca, que são os licores finos. Disponíveis na versão cachaça com mel (Honey) e cachaça com canela (Fire), podem ser consumidos puros ou utilizados na produção de drinks.

O evento também contará com uma extensa programação de palestras, abordando temas como a latinidade brasileira na coquetelaria, saúde física e mental, NFTs nos bares, dicas de negócios, gestão e produtos versáteis. Serão 27 apresentações com o objetivo de ampliar o conhecimento e a técnica dos participantes.

Pela primeira vez no BCB, a Pios Rede B2B, uma aceleradora de marcas voltada para potencializar o crescimento de pequenas empresas e as que estão ingressando no mercado, reúne marcas de bitter, xarope, cachaça, cachaça de jambu e gin de jambu em seu portfólio. Fundada por Thiago Pio e Rafael Mariachi, profissionais da indústria de bebidas e coquetelaria, tem como foco oferecer às marcas de menor porte a mesma estrutura comercial das grandes empresas, incluindo o relacionamento com bares, educação em mixologia e análise de mercado.

A Preshh, líder em sistemas de gaseificação de bebidas, apresentará lançamentos e disponibilizará consultoria, cursos e treinamentos para gestores e profissionais da área, visando melhorar o uso e a aplicação dos produtos, bem como auxiliar no desenvolvimento de cartas de drinks.

Cachaça

O Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) terá uma ilha institucional, onde os visitantes poderão conhecer mais sobre a história e os diferenciais da cachaça, uma das principais bebidas nacionais. “É uma oportunidade excelente para valorizarmos a cachaça, seus 500 anos de história e como ela representa a diversidade do nosso país, refletida na variedade de aromas e sabores, que são seu maior patrimônio”, afirma Thiago de Oliveira Mota, gerente executivo do IBRAC.

Mais informações disponíveis no site oficial do BCB São Paulo.



Empresas investem no fortalecimento das marcas

Em meio à concorrência acirrada, investir em identidade visual é uma das estratégias utilizadas pelas empresas para se destacarem no mercado e fortalecer o engajamento com os clientes. Esse movimento, com foco em projetos gráficos e visuais, passou a ganhar mais força e representatividade no meio empresarial ao longo dos últimos anos, conforme pesquisas divulgadas na mídia.

Segundo especialistas, quem aposta em uma marca forte aumenta a presença no mercado, desperta a atenção dos consumidores e potencializa os negócios. Prova disso é o Estudo Marcas Brasileiras Mais Valiosas 22/23, realizado pela Interbrand e que confirma a importância de ser bem posicionado e lembrado pela clientela. Pelo levantamento, os bancos e cervejas estão em destaque, o que acontece de forma histórica. Em comum, as marcas com maior crescimento na atual edição do estudo apontam três fatores que contribuíram para o resultado positivo: alinhamento, empatia e presença.

Em Minas Gerais, a Nansen Instrumentos de Precisão desenvolveu uma nova marca para destacar uma divisão de negócios criada recentemente no segmento de energia solar. A nova unidade de negócios é responsável pela produção de uma linha completa de equipamentos de alta performance do segmento de energia fotovoltaica. Com complexo fabril sediado em Ningbo, na China, a empresa tem capacidade para produzir 300 mil inversores por ano.

Com design que mantém a tipografia da marca original, o visual da Nansen Solar possui a predominância do laranja e preto, que foram escolhidos intencionalmente com a ideia de trazer as cores e a temperatura do sol para a logomarca e para os produtos, já que produz inversores monofásicos e trifásicos on-grid, inversores híbridos e soluções de armazenamento de energia (baterias). Além disso, está previsto o lançamento de microinversores. “A empresa não divulga valores que serão investidos no Brasil, mas assegura que não poupará recursos e esforços para tornar a marca Nansen Solar uma das mais fortes e desejadas pelo mercado”, explica Alexandre Suprizzi, CEO da empresa. 

“Com a nova marca, a companhia tem como objetivo fortalecer e aumentar a sua participação no segmento fotovoltaico e se aproximar, cada vez mais, dos parceiros e clientes, sem perder a sua essência original”, ressalta Regis Gonzaga, gerente de Negócios da nova divisão.

Para ele, a nova marca não é simplesmente um novo nome, mas a afirmação do objetivo da organização. “Queremos enfatizar ao mercado a força da marca Nansen como alavanca para esse segmento. Somos uma empresa consolidada no Brasil e no mercado há quase 100 anos, temos quase 1.000 colaboradores no país, ou seja, não somos novatos ou entrantes no ramo de energia de forma geral; além disso temos o suporte, respaldo e toda tecnologia do Grupo Aux, um dos 500 maiores da China.



Cellebrite Lança Tecnologia Inovadora para Encerramento de Caso; Eleva o Nível das Investigações Modernas

PETAH TIKVA, Israel e TYSONS CORNER, Va., June 05, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — A Cellebrite DI Ltd. (Nasdaq: CLBT), líder global em soluções de Inteligência Digital (ID) dos setores público e privado, anunciou hoje o lançamento da sua nova solução UFED Ultra, que expande e acelera a capacidade de acesso, extração, decodificação e revisão de dados das agências de aplicação da lei em todo o mundo, para fornecimento de evidências digitais prontas para o tribunal.

O UFED Ultra da Cellebrite aprimora o conjunto completo de soluções, ampliando o acesso aos dispositivos e sistemas operacionais, agilizando o fluxo de trabalho investigativo e acelerando a coleta de evidências. Essa tecnologia e infraestrutura fornecem recursos de acesso e extração incomparáveis, o que significa que todas as agências com tecnologia Cellebrite, independentemente do tamanho, estão equipadas para resolver com confiança mais crimes mais rapidamente.

“Com o UFED Ultra, todos os terminais da Cellebrite agora têm capacidade avançada de extração e desbloqueio quando convertidos para o Ultra”, disse o diretor de produtos e tecnologias da Cellebrite, Ronnen Armon. “Esta tecnologia inovadora representa um avanço significativo na tecnologia forense digital, pois acelera a velocidade da extração, amplia o escopo dos dispositivos acessíveis e aumenta a quantidade de artefatos digitais que produzem evidências impactantes. Com o UFED Ultra, nossos clientes poderão acelerar a justiça, concluindo casos com sucesso para investigações que dependem da identificação de evidências digitais valiosas”.

“A Cellebrite continua a canalizar seus esforços de P&D para agilizar o fluxo de trabalho investigativo; o UFED Ultra aumenta a abertura da extração de evidências, precisamente quando esse estágio do fluxo de trabalho forense está se tornando mais tecnologicamente desafiador para as agências em todo o mundo”, disse a Dra. Alison Brooks, Vice-Presidente de Pesquisa da International Data Corporation.  

Revolucionando o fluxo da forense digital, o UFED Ultra oferece o potencial de capacitar mais de 40.000 examinadores em todo o mundo que dependem da Cellebrite para ficaràfrente dos criminosos experientes em tecnologia digital, mantendo os mais altos padrões da indústria.

Para mais informação sobre o UFED Ultra, visite aqui.

Sobre a Cellebrite
A Cellebrite (Nasdaq: CLBT) tem como missão viabilizar que seus clientes protejam e salvem vidas, acelerem a justiça e preservem a privacidade em comunidades em todo o mundo. Somos líderes globais em soluções de Inteligência Digital dos setores público e privado, capacitando as organizações a dominar as complexidades das investigações digitais legalmente autorizadas, simplificando os processos de inteligência. Utilizada por milhares de agências e empresas líderes em todo o mundo, a plataforma e as soluções de Inteligência Digital da Cellebrite transformam a forma como os clientes coletam, revisam, analisam e gerenciam dados para investigações legalmente autorizadas. Para mais informação visite-nos em www.cellebrite.comhttps://investors.cellebrite.com, ou siga-nos no Twitter em @Cellebrite.

Contato da Cellebrite 

Media  

Victor Cooper 
Diretor Sênior de Comunicações Corporativas + Operações de Conteúdo 
Victor.cooper@cellebrite.com 
+1 404.804.5910 

Relações com Investidores 
Andrew Kramer
investors@cellebrite.com 


Primary Logo

GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 8852031)



Matrículas de Imóveis passam a ter numeração nacional

O Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) implementou, na última quarta-feira (24), o Programa Gerador e Validador de Código Nacional de Matrícula (PGV-CNM).

Atendendo ao disposto no art. 101 da Lei n. 13.465/2017, o ONR desenvolveu toda a estrutura do PGV-CNM, que contribui para que cada imóvel no Brasil tenha uma numeração única nacional, o Código Nacional de Matrícula (CNM), em substituição aos antigos números de matrícula.

“Esse é um grande passo em favor da universalização do acesso aos serviços registrais, com reflexos relevantes para atender ao interesse público, bem como aumentar a segurança jurídica em operações imobiliárias. Com isso, todos ganham: Poder Judiciário, Administração Pública, cidadãos e o mercado imobiliário”, explica Bianca Castellar de Faria, Vice-Presidente do ONR.

A implementação do CNM garante que haja uma identificação única de cada imóvel, semelhante ao que é o número de CPF para pessoas físicas. Desta forma, quando o cidadão precisar realizar a solicitação de certidões, será necessário informar apenas esse dado, dando mais agilidade ao processo, pois o número do CNM já identificará em qual o Estado, Cidade e Cartório o imóvel está registrado.

A partir de agora, cada nova matrícula imobiliária já passará a ter o CNM. Para os imóveis antigos, o prazo de transição para o novo sistema é de até 1 (um) ano e será realizado pelos mais de 3.600 Cartórios de Registro de Imóveis em todo o Brasil.

Acessando o site https://cnm.onr.org.br, o usuário dos serviços de registro de imóveis poderá utilizar o sistema para a verificação da validade e autenticidade de um CNM e a respectiva situação de uma matrícula, podendo saber se ela está ativa, encerrada, cancelada, anulada ou se é inexistente.          

A regulamentação do PGV-CNM foi dada pelo Provimento nº 143, de 25/04/2023, da Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).



Com mais de 6.000 baforadas, o Power Alpha libera você do inconveniente de ter que recarregar seu vape

A SMOORE tem se fortalecido com sua solução pioneira, o Power Alpha – uma solução sem necessidade de recarga que oferece mais de 6.000 baforadas e que, consequentemente, cria uma “experiência de vaping mais conveniente”. O Power Alpha apresenta várias tecnologias de ponta que lidam com os problemas irritantes que os usuários de produtos descartáveis enfrentam – uma bateria de curta duração e o incômodo da recarga.

A bateria de alta densidade do Power Alpha, produzida com materiais inovadores para os eletrodos positivo e negativo, atinge uma capacidade maior de bateria de 2.000 mAh com o mesmo tamanho, uma atualização significativa das baterias de 950 mAh típicas, encontradas em dispositivos de 3.000 baforadas.

O que torna o Power Alpha exclusivo é seu potencial eletromecânico estabilizado, alcançado por uma película de Interfase de Eletrólito Sólido (SEI) estável e aprimorada. Isso reduz significativamente a taxa de descarga automática, tornando o Power Alpha o líder do setor em retenção de energia. Ele apresenta uma perda de energia excepcionalmente baixa, de apenas 1% em seis meses e 3% em um ano, muito longe das baterias padrão que perdem 25% de energia por ano. Isso garante a vida útil mais longa do setor para o Power Alpha.

Um vaper de longa data dos EUA sugeriu que o Power Alpha é perfeito para usuários em movimento, especialmente para turistas. O Power Alpha é a escolha perfeita se você deseja uma experiência de vaping de 6.000 baforadas ininterruptas, sem o estresse de ficar sem energia quando não há lugar para fazer a recarga.

Sobre a FEELM

Como uma das principais marcas de tecnologia da SMOORE, a FEELM é a maior fornecedora do mundo de soluções de sistemas fechados de vaporização. Aproveitando o poder da tecnologia de aquecimento de bobina de cerâmica e da autêntica tecnologia de reprodução de sabor, a FEELM combina inovação e eletrônica para oferecer a melhor sensação e uma experiência de vaporização premium.

Sobre a SMOORE

Fundada em 2009, a SMOORE é líder mundial em soluções de tecnologia de atomização, abrangendo produtos de risco reduzido, tecnologias de atomização médicas, farmacêuticas e de beleza. Com pesquisa interdisciplinar de atomização e um portfólio diversificado de produtos, a SMOORE está empenhada em se tornar uma plataforma avançada que aspira tornar a vida melhor.

Com investimento contínuo em P&D e capacidade de fabricação de primeiro nível, a SMOORE possui 14 centros de pesquisa de tecnologia no mundo inteiro e seus produtos estão disponíveis em mais de 50 países e regiões. A SMOORE anunciou sua entrada na bolsa de valores de Hong Kong em 10 de julho de 2020.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Ruiqi Wang

ruiqi.wang@smooretech.com

Fonte: BUSINESS WIRE



A Patient Safety Movement Foundation conclui seu 10o Encontro Anual da Cúpula Mundial de Segurança do Paciente, Ciência e Tecnologia

Bill Clinton, 42º Presidente dos Estados Unidos, foi destaque no segundo dia do 10º Encontro Anual da Cúpula Mundial de Segurança do Paciente, Ciência e Tecnologia, apresentada pela Patient Safety Movement Foundation (PSMF).

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230602005419/pt/

Joe Kiani, founder of the Patient Safety Movement Foundation, discusses efforts to improve patient safety worldwide with former President Bill Clinton at the 10th Annual World Patient Safety, Science & Technology Summit in Newport Beach, California. (Photo: Business Wire)

Joe Kiani, founder of the Patient Safety Movement Foundation, discusses efforts to improve patient safety worldwide with former President Bill Clinton at the 10th Annual World Patient Safety, Science & Technology Summit in Newport Beach, California. (Photo: Business Wire)

Defensor da segurança do paciente há muito tempo, o ex-presidente Clinton falou da necessidade de desenvolver o que ele chamou de “cultura da transformação”, segundo a qual a maioria das pessoas dentro do sistema de saúde se sente empoderada para implementar práticas comprovadas para eliminar danos evitáveis dentro dos hospitais.

“Já temos conhecimento suficiente para cortar o problema atual pela metade ou mais”, ele afirmou. “Um dos maiores problemas que se tem em toda sociedade grande e complicada é que há uma resistência incrivelmente enraizada a ser a segunda, terceira, quarta ou 100a pessoa a seguir determinada coisa, mesmo que tenha sido comprovado que essa coisa funciona. Isso é exatamente o contrário do que deveríamos estar fazendo”.

Refletindo sobre seu tempo na presidência nos anos 1990, Bill Clinton afirmou que podíamos aprender muito com o exemplo do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela quando se trata de unir as pessoas por uma causa comum pelo bem.

“Todos querem acreditar que têm alguma peça a acrescentar ao grande quebra-cabeças da vida”, exprimiu. “É preciso pessoas transformadoras para que algo grande seja feito, e termos mais transformadores zelosos. Nelson Mandela foi um gênio nesse sentido. Ele era o melhor que já vi. Ele nunca tentou fazer as pessoas se sentirem mal por coisas que não fizeram. Ele tentava fazer as pessoas se sentirem bem sobre as coisas que elas poderiam fazer”.

Ativista de longa data sobre os perigos da epidemia de opioides e apoiador da PSMF desde seu início, o ex-presidente sugeriu que é importante focar em colaboração para o bem futuro ao invés de culpar e envergonhar quando se trata de erros médicos.

“Ninguém quer ver pessoas inocentes morrerem, e pouca gente é tão insensível a ponto de não se importar”, ele afirmou. “Você não tem que salvar todo mundo; você tem que salvar todo mundo que você conseguir”.

O Dr. Michael Ramsay, CEO da PSMF, falou ao público que há muitos motivos para otimismo quando se trata de alcançar a meta de zero mortes evitáveis até 2030. “Acho que há um futuro para a segurança do paciente”, ele exprimiu. “Acho que as coisas vão começar a acontecer de forma extremamente rápidas. A tecnologia está mudando, estamos coletando mais dados e temos cada vez mais pessoas envolvidas nesse movimento”.

Jeremy Hunt, ministro das finanças do Reino Unido, enviou uma mensagem por vídeo ao Encontro. Na mensagem, aplaudiu a diferença que a PSMF fez na última década. “Agora temos anualmente o Dia Mundial da Segurança do Paciente da Organização Mundial de Saúde, um plano de 10 anos para reduzir mortes evitáveis, e tivemos a cúpula ministerial neste ano em Montreux na Suíça com mais de 100 países sendo representados. Estamos fazendo um ótimo progresso, mas há muito trabalho a realizar. Mesmo uma única morte evitável significa muito. Devemos almejar zero mortes”.

Após as considerações do ex-presidente Clinton sobre a criação da cultura certa para mudança dentro do sistema de saúde, Anthony Staines, diretor do programa de segurança do paciente da Fédération des hôpitaux vaudois da Suíça, descreveu a necessidade de abordar as falhas da ciência da implementação, um tópico também coberto na palestra de Francisco Valero-Cuevas, professor da Universidade do Sul da Califórnia.

“Há muitas soluções de prevenção e mitigação, mas elas são aplicadas apenas de maneira parcial e não sistemática”, afirmou Staines. “A ciência nos traz um corpo crescente de conhecimento. O problema é que não chega aos pacientes”.

Houve outras palestras de Peter Ziese, diretor médico da Philips, e Michelle Schreiber do Centers for Medicare & Medicaid Services. Schreiber falou ao público que, embora o sistema de saúde nos Estados Unidos tenha passado por melhorias em segurança do paciente, a pandemia ilustrou como nossos sistemas ainda não são duráveis e resilientes o suficiente para momentos de estresse, e lacunas nos cuidados e na infraestrutura podem continuar persistindo.

Também discursaram Mike Durkin e Sanaz Massoumi, presidente e CEO da PSMF, respetivamente, e os temas da discussão incluíram o papel da mídia na cobertura da segurança do paciente, segurança de opioides e passos que podem ser tomados na jornada rumo a zero danos. Marcelo Ebrard Casaubón, secretário de relações internacionais do México, recebeu o prêmio Joe Kiani Humanitarian Award por seu trabalho em segurança do paciente.

Por fim, Kiani, fundador da PSMF, refletiu sobre a década de realizações e o caminho a seguir adiante. “Começamos como uma organização voluntária e o movimento voluntário contribuiu muito”, afirmou. “Acho que nosso próximo passo é exigir que os candidatos eleitos fixem a segurança do paciente em nosso sistema e alinhem os incentivos para que cada hospital implemente práticas baseadas em evidências”.

SOBRE A PATIENT SAFETY MOVEMENT FOUNDATION

Em 2012, Joe Kiani fundou a organização sem fins lucrativos Patient Safety Movement Foundation (PSMF) para eliminar os erros médicos evitáveis em hospitais. Sua equipe trabalhou com especialistas em segurança do paciente do mundo inteiro para criar as Práticas acionáveis baseadas em evidências (AEBP), que abordam os principais desafios. As AEBP estão disponíveis on-line gratuitamente para os hospitais. As instituições médicas são incentivadas a assumir um compromisso formal para atingir ZERO mortes evitáveis, enquanto as empresas de tecnologia de saúde são solicitadas a assinar o “Open Data Pledge” para compartilhar seus dados para o desenvolvimento de algoritmos preditivos capazes de identificar erros antes que se tornem fatais. O Encontro Anual da Cúpula Mundial de Segurança do Paciente, Ciência e Tecnologia reúne todas as partes interessadas, incluindo pacientes, profissionais de saúde, empresas de tecnologia médica, empregadores do governo e pagadores privados. A PSMF foi estabelecida com o apoio da Fundação Masimo para Ética, Inovação e Concorrência em Saúde. Para mais informações, acesse psmf.org.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Patient Safety Movement Foundation

Irene Mulonni, irene@mulonni.com | (858) 859-7001

Fonte: BUSINESS WIRE



Consequências da Inteligência Artificial impactam futuro do trabalho

Com o enfoque principal de discutir o impacto da Inteligência Artificial nas rotinas de RH que, em pouco tempo, poderá conduzir contratações, treinamentos, reuniões e colaboração no ambiente de trabalho, bem como as consequências dessas mudanças nas corporações, a Comissão de Inovação e Empreendedorismo da Brazil-Florida Business Council, Inc. (BFBC) organizou, no dia 16 de maio, o webinar “AI and the Future of Work: HR in the Age of Digital Transformation” (IA e o futuro do trabalho: RH na era da transformação digital).

Para abrir o evento, mediado por Fernando Cariello, cofundador e presidente do Comitê Inovação & Empreendedorismo, Sueli Bonaparte, presidente fundadora da BFBC, apresentou o time de especialistas, estando presentes os nomes de Erica Castelo, CEO e fundadora da The Soul Factor; Nina Hirota, diretora sênior de Aprendizagem e Gestão de Talentos Empresariais da Jabil; Lázaro Malta, CEO e fundador da Ahgora; Patricia Barboza, sócia-fundadora da CGM Advogados; e Lucas Mendes, cofundador da Revelo.

Fernando inicia o debate abordando sobre os comentários recentes repercutidos na internet em razão da preocupação das pessoas em perder os empregos por conta da Inteligência Artificial. “Esses comentários na verdade são uma preocupação das pessoas, pois há um estigma que todos os empregos irão sumir, e a IA irá substituir. Na verdade, a gente está buscando entender o que que vai acontecer com isso e quais seriam os skills mais valorizados para isso”, explica.

“Atualmente o LinkedIn promoveu uma disrupção no que chamamos de banco de dados. Se antigamente existiam os bancos de dados locais, hoje com a tecnologia da rede social, por exemplo, a gente tem um banco de dados mundial global real time”, diz Erica Castelo, exaltando a eficiência da plataforma na oferta de candidatos. e acrescenta: “Eu tenho um olhar mais múltiplo e consigo perceber num candidato local americano, por exemplo, se ele tem os skills de adaptação que muitas vezes uma empresa de recrutamento americana também não consegue perceber”.

Ela diz ainda que a tecnologia também entra na seleção dos candidatos. “Se antigamente o que bastava era o currículo, era o tempo de casa, ou era a faculdade que determinada pessoa fez, hoje a gente está falando de outros skills, que são comportamentais e diversos outros. Então a tecnologia hoje me possibilita me trazer muito mais recursos, muito mais pessoas disponíveis neste banco de dados mundial e ao mesmo tempo triar essas pessoas de acordo com os skills necessários a determinadas posições. Isso torna o recrutamento muito mais diverso”, opina Erica.

De acordo com Lucas Mendes, o mundo parece ter acordado para inteligência artificial quando a OpenAI lançou o ChatGPT, mas o fato é que os especialistas têm usado a ferramenta há bastante tempo. “O núcleo da tecnologia do ChatGPT vem sendo desenvolvida há muitos anos, há muitas décadas, e ela chegou num nível de maturidade muito mais acessível agora, e é essa popularização que torna ela tão fantástica, o fato de qualquer pessoa no mundo agora poder usar isso e não só os especialistas”, explica.

Em relação ao mercado de trabalho, Lucas diz que a IA é uma ameaça aos empregos, comparando com outros cenários onde a tecnologia atual interferiu. “A inteligência artificial é uma ameaça, do mesmo jeito que a internet foi, do mesmo jeito que o telefone foi, do mesmo jeito que a programação foi. Então, da mesma maneira que essas interfaces pareciam mágica naquela época, hoje a inteligência artificial parece mágica para a gente. Então, sim, vai ter uma revolução no mundo do trabalho”. Ele afirma ainda que da mesma forma que alguns tipos de trabalho ficarão obsoletos, novos trabalhos, especialmente aqueles que conseguem aliar o potencial humano com o potencial da tecnologia, vão surgir e tornar o mercado mais interessante.

Dando sua contribuição ao debate, Nina Hirota lembra, ao ministrar aulas antes da pandemia em 2020, falando sobre as novas profissões, como doutor por telemedicina, consultor de realidade virtual, curador de mídia social, enfatizando que, há cinco anos atrás, o mundo já estava inserido em novas transformações oriundas da Inteligência Artificial. “Quando eu penso em inteligência artificial, eu acho que a gente precisa fundamentalmente manter essa destreza digital, porque não tem mais volta”, pontua.

Na sequência, Lázaro Malta conta que a computação hoje permite usar os algoritmos com mais eficiência, mas que já são conhecidos há bastante tempo. “A capacidade computacional aumentou bastante para se ter o machine learning, por exemplo, que é a máquina aprendendo e tomando decisões automáticas para a evolução dos sistemas”. O fundador da Ahgora destaca, porém, que toda a infraestrutura tecnológica, que presta serviço em nuvem para descobrir se uma rotina está atrapalhando ou evoluindo, precisa de alguma inteligência artificial.

Já Patricia Barboza coloca que a inteligência artificial não é uma coisa nova. Ela já existe nas empresas, inclusive no RH. “Vamos pensar em uma atividade que seja repetitiva que envolve um processamento manual de informação, cálculo, a chance de um erro causado por cansaço, por distração do trabalhador fica muito diminuída quando a atividade é apoiada pela Inteligência Artificial”, exemplifica, dando ênfase ainda que a IA favorece para uma melhor performance e mais espaço pra contar com contribuições de caráter mais criativo do lado humano, conclui Patricia.



Programação do São João 2023 em Natal-RN é divulgada

O São João 2023 em Natal teve sua programação divulgada e conta até com artistas nacionais. A lista, além de muita música, dá destaque à cultura local com os arraiais de rua e feirinhas com comidas típicas.

Com música para todos os gostos, concursos, gastronomia e muito mais, a programação conta com diversos expoentes da música nacional, como Léo Santana, Claudia Leitte, Bruno e Marrone, mas também dá destaque aos artistas e à cultura local.Ou seja, para quem quer dançar aquele forró nordestino, viver de perto o clima de festa junina e matar a saudade de assistir aos festivais de quadrilhas juninas, essa oportunidade não pode passar despercebida.

As festas já começam no início do mês de junho com o Ahayá de Rua nos dias 07 e 08 em Potilândia. De 10 de junho a 1º de julho, shows musicais agitam o tradicional Espaço Cultural Ruy Pereira, Centro Histórico da cidade. No dia 17, a festa se estende por Ponta Negra com o Arraiá do Outro Par. E para finalizar, entre 20 e 25 de junho, a festa continua no Arena das Dunas com o São João de Natal “Comidas Típicas de Rua” e o Festival de Quadrilhas Juninas.

Para Amanda Corrêa, supervisora do setor de reservas do Esmeralda Praia Hotel, localizado na Praia de Ponta Negra, em Natal-RN, “um evento dessa magnitude traz uma série de benefícios para a cidade e é uma ótima oportunidade para o setor hoteleiro local, visto que muitas pessoas virão visitar a cidade para prestigiar essa festa que é tão importante para a nossa região”.



Consórcio Nacional Bancorbrás apresenta alta de 131% na venda de novas cotas

A venda de consórcios registrou alta no primeiro trimestre de 2023. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC) , a modalidade cresceu 12,8% na venda de novas cotas, entre os meses de janeiro e março de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O segmento que mais avançou foi o de veículos pesados (32,7%), seguido pelo de imóveis (22%). Especialistas apontam que um dos principais motivos para o aumento é a facilidade para a aquisição do bem ou serviço.

O Consórcio Nacional Bancorbrás vem acompanhando os bons números do setor e no primeiro trimestre do ano apresentou alta de 131%, em comparação com 2022. “Os números positivos mostram que os clientes têm acreditado cada vez mais no mercado de consórcio como investimento para o futuro”, afirma comenta José Climério Silva Souza, Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás. Na empresa, o segmento que mais cresceu foi o de Bens Móveis, com 192% de aumento na venda de novas cotas.

O diretor aponta que, além da facilidade para adquirir o bem ou serviço, os valores atrativos das parcelas e a segurança financeira são outros critérios dos consorciados para a escolha do investimento. “O consórcio permite que os clientes planejem a realização de objetivos de vida, podendo ser a casa própria, o carro novo ou a sonhada cirurgia estética”, afirma. “A modalidade é segura e permite que o consorciado organize as suas finanças, sem prejudicar o orçamento familiar e empresarial, para adquirir o bem ou o serviço desejado”.

Como funciona?

O consórcio é uma modalidade de crédito para aquisição de bens e serviços. O grande diferencial para outros tipos de financiamento é que o consórcio é organizado por um grupo, no qual todos os integrantes contribuem com uma quantia definida, todo mês, durante certo período, criando uma poupança conjunta. A cada mês, os consorciados têm a possibilidade de contemplação por sorteio e, também, de oferecer lances, podendo embutir parte do valor ofertado utilizando a carta de crédito. O sorteio define apenas a ordem dos participantes a serem premiados, pois ao final do tempo estipulado todos serão contemplados.



Biodiesel vai gerar cerca de R$ 4 bilhões de investimentos

O CBIE – Centro Brasileiro de Infraestrutura, consultoria especializada no setor de energia, afirma que o Brasil precisa assegurar elevação da mistura do biodiesel ao óleo diesel para descarbonizar setores econômicos, gerar negócios mais sustentáveis e reduzir a dependência externa do óleo diesel. Ampliar a produção e o uso de biodiesel é uma relação ‘ganha-ganha’ para o Brasil e os brasileiros, avalia o CBIE.

Ampliar a mistura de biodiesel é positivo para a economia e o meio ambiente. Segundo o diretor Bruno Pascon, vai gerar R$ 3,8 bilhões de investimentos no curto prazo na capacidade produtiva e em logística; descarbonizar setores de transporte, agronegócio e indústria, com redução nas emissões de GEE em até 94%, ou seja, ar mais limpo para os brasileiros; gerar economia ao reduzir as importações de diesel – serão menos 4 bilhões de litros até 2026, o que representa 25% do que o Brasil importou de óleo diesel em 2022.

Para multiplicar esses benefícios, o diretor do CBIE diz que é preciso assegurar uma “âncora de demanda”, ou seja, fator que provoca maior produção de biodiesel. No caso, o aumento gradual da mistura de biodiesel ao óleo diesel. O governo autorizou elevação anual do teor até chegar a 15% a partir de 2026. Com isso, afirma Pascon, a produção brasileira deve passar de 6,3 bilhões de litros em 2023 para mais de 10 bilhões de litros em um período de 3 anos.

Frente do biodiesel aponta fatores positivos para o setor produtivo

A Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) do Congresso Nacional articulou esse cronograma de mistura junto aos órgãos de governo e seu presidente, deputado Alceu Moreira, diz que os benefícios mencionados pelo CBIE “são apenas alguns dos principais benefícios decorrentes de uma maior produção e uso do biodiesel. Este biocombustível é bom para a qualidade de vida das pessoas e para os setores produtivos porque, além de proporcionar a descarbonização, gera negócios para os segmentos de logística, como transporte e armazenagem, para a indústria, agricultura, proteína animal, entre outros”, diz o presidente.

Investimentos de até R$ 3,8 bilhões

A expansão da produção de biodiesel em mais de 4 bilhões de litros até 2026 exigirá investimentos de aproximadamente R$ 3,8 bilhões “seja na ampliação das plantas existentes ou na construção de dez novas plantas previstas pelo pelo mercado nos próximos anos”, diz Pascon.

Em 2022, os produtores de biodiesel entregaram 6,3 três bilhões de litros para atender a uma demanda embasada no teor de mistura de 10% (B10). Para atender a uma demanda de 12% (B12, teor atual), o país vai aumentar a produção em mais de 1 bilhão de litros, o que leva para uma estimativa de 7,4 bilhões de litros em 2023.

Ele justifica o aumento da mistura para gerar investimentos na cadeia produtiva e na logística relacionada aos biocombustíveis. “Quanto mais clara for a demanda, através da mistura no diesel, mais você estimula os investimentos na capacidade produtiva e, resolvendo gargalos logísticos de distribuição em todo o território nacional, é um ‘ganha-ganha’ para a população”, diz.

Ele complementa que, assim, “você vai ter maior produção chegando mais próxima do mercado com mais bases de distribuição instaladas no Brasil. E para isso, temos que ter uma demanda-âncora e ela é exatamente a mistura no diesel aumentando, como foi anunciado este ano”. Pascon fez essas afirmações em entrevista ao Canal Rural .



Inteligência artificial na bagagem: como a tecnologia mudará as férias

A indústria do turismo está prestes a passar por uma revolução impulsionada pela inteligência artificial (IA). De acordo com especialistas, essa tecnologia inovadora tem o potencial de transformar completamente a maneira como as férias são planejadas e desfrutadas. Com a IA desempenhando um papel cada vez mais proeminente, as viagens se tornarão mais personalizadas, convenientes e seguras.

Um artigo recente publicado no Journal of Tourism Futures destacou o papel da Inteligência Artificial (IA) e da Robótica na indústria do turismo e como essas tecnologias podem melhorar a experiência do viajante, desde o planejamento até a estadia no destino escolhido. Segundo o artigo, a IA pode oferecer serviços de viagem automatizados, personalizados e perspicazes, além de impulsionar um crescimento de aproximadamente 20% na receita do turismo nos próximos três anos.

A personalização será uma das principais vantagens proporcionadas pela IA. Com algoritmos avançados e análise de dados em tempo real, os sistemas de IA serão capazes de criar itinerários e pacotes de viagens sob medida para cada indivíduo. Os turistas terão acesso a recomendações personalizadas de destinos, atividades, restaurantes e atrações, de acordo com suas preferências e interesses específicos.

Além disso, a IA também desempenhará um papel fundamental na simplificação dos processos de reserva e check-in. Chatbots e assistentes virtuais, alimentados por IA, serão capazes de responder a perguntas e fornecer informações instantâneas sobre voos, hotéis e outras questões relacionadas à viagem. Isso reduzirá o tempo de espera e a necessidade de interações humanas, oferecendo conveniência e eficiência aos viajantes.

No que diz respeito à segurança, a IA terá um impacto significativo na prevenção e detecção de ameaças. Por meio do processamento de grandes volumes de dados e algoritmos de aprendizado de máquina, a IA poderá identificar padrões suspeitos e agir rapidamente para evitar riscos à segurança dos turistas. Desde a detecção de atividades criminosas até a análise de riscos relacionados à saúde, a IA se tornará um aliado fundamental na proteção dos viajantes.

No entanto, mesmo com os benefícios proporcionados pela IA, é importante destacar a necessidade de equilíbrio e controle humano. “A IA é uma ferramenta poderosa, mas deve ser usada com sabedoria”, afirma Maria Santos, especialista em tecnologia de viagens na Eu + Viagens. “É essencial garantir que a tecnologia esteja alinhada com os valores humanos e priorize a privacidade e a segurança dos usuários”, complementa Santos.

A inteligência artificial na bagagem está prestes a transformar as férias, proporcionando uma experiência personalizada, conveniente e segura aos viajantes. Com o avanço contínuo da tecnologia, podemos esperar um futuro onde a IA desempenhará um papel cada vez mais central na indústria do turismo, melhorando significativamente a forma como as viagens são vivenciadas.



Nomus incorpora sessões de mentoria em implantação de ERP

A Nomus, desenvolvedora de sistema para gestão ERP para indústrias, lança nesta segunda-feira, 5, sessões de mentoria como novo canal de atendimento para seu método de implantação e acelerar os projetos. 

Uma mentoria é o processo de aceleramento de aprendizagem através da troca de experiência com um especialista no assunto, neste caso, em implantação de ERP em fábricas. A empresa já disponibiliza o método de implantação que aborda as funcionalidades essenciais de uma indústria chamado “Nomus Lean”, validado por centenas de fábricas brasileiras desde 2019, composto por reuniões ao vivo e particulares com o analista e também treinamento em vídeoaulas organizados na plataforma de ensino à distância Universidade Nomus. 

A inovação no método se dá na disponibilização de um especialista para sessões de mentoria em grupo duas vezes por semana, com a duração de uma hora cada encontro, durante o período de quatro meses. Será formada uma turma em junho, com no máximo 50 empresas, que terão acesso a este canal extra com o engenheiro para tirar dúvidas a respeito das parametrizações no software e demonstração ao vivo na ferramenta. 

De acordo com o CEO da empresa Nomus, Rafael Netto, o objetivo é acelerar o tempo de conclusão dos projetos de implantação através de um canal a mais, já que a média geral de tempo para finalizar esta fase nos projetos no segmento de fornecedores de ERP é de 6 meses a um ano, podendo ser estendido conforme a complexidade da empresa. “Dessa maneira, as pequenas e médias fábricas poderão observar um impacto na sua gestão ainda em 2023 e estarem mais bem preparadas para o mercado industrial, que é tão competitivo, já no início do próximo ano”, destacou Rafael. 

“As dúvidas gerais, selecionadas conforme o cronograma estabelecido para a implantação, poderão ser tiradas nas sessões de mentoria em grupo, já que muitos podem apresentar questionamentos em comum, além dos treinamentos gravados. Já as questões extremamente específicas do negócio ou com informações consideradas sensíveis, continuarão sendo abordadas nas reuniões particulares com o analista”, explicou o diretor de implantação, Celso Monteiro. 

Para que as equipes possam ampliar o uso da ferramenta e ter agilidade nas parametrizações, também serão disponibilizados mais dois acessos simultâneos no sistema para esses novos projetos, explicou Celso. “É importante frisar que este é um canal extra para impulsionar a digitalização nos pequenos negócios, que totaliza 32 horas de dedicação, não substituindo as atividades normais de implantação, que servem para parametrizar as ferramentas de gestão para cada cenário fabril”, destacou o diretor. 

“Já que queremos incentivar a melhoria contínua na gestão das indústrias de porte menor e médio do Brasil, estes dois serviços, a mentoria e os acessos simultâneos, não terão nenhum custo extra para os projetos anuais do sistema Nomus ERP Industrial de implantação Lean”, concluiu Celso Monteiro.

Os interessados em aplicar para receber uma avaliação técnica de aderência da ferramenta para sua indústria através de uma reunião de demonstração com o especialista devem acessar o site https://material.nomus.com.br/especialista



A vanguarda dos ensaios não destrutivos: IA e IoT transformam a indústria

A tecnologia tem sido a grande aliada da indústria na busca por soluções mais eficientes e menos custosas, e os ensaios não destrutivos (END) não ficaram à margem dessa revolução. Dados apresentados pela Experfly mostram como os avanços da Inteligência Artificial (IA) e da Internet das Coisas (IoT) estão revolucionando esse setor, oferecendo novas possibilidades para inspeções visuais e coleta de informações.

Os ensaios não destrutivos são processos de inspeção que não alteram as propriedades do material ou comprometem sua utilidade, sendo essenciais para garantir a qualidade e a segurança de equipamentos e estruturas. Eles são utilizados em diversos setores, como na indústria aeronáutica, naval, de petróleo e gás, automotiva, entre outros.

As tecnologias de IA e IoT estão proporcionando uma mudança significativa nesse campo. Através de algoritmos inteligentes, é possível detectar e classificar defeitos com mais precisão, melhorando a confiabilidade dos processos. Além disso, com a IoT, é possível monitorar e coletar dados em tempo real, facilitando a análise e a tomada de decisão.

“A IA e a IoT são o futuro dos ensaios não destrutivos“, diz Fernanda Gebrael, diretora da METAL-CHEK. “Elas oferecem novas ferramentas para a detecção de defeitos, reduzindo a necessidade de intervenções manuais e melhorando a eficiência dos processos.”

Essas tecnologias também são fundamentais para a implementação de estratégias de manutenção preditiva. Ao identificar potenciais problemas antes que eles ocorram, as empresas podem prevenir falhas catastróficas, melhorar a segurança e reduzir os custos de reparo e manutenção. 

A revolução tecnológica nos ensaios não destrutivos ainda está em sua fase inicial, mas o potencial é imenso. À medida que a IA e a IoT continuam a se desenvolver, é provável que vejamos avanços ainda maiores na eficiência e na confiabilidade desses processos. E, ao mesmo tempo, podemos esperar uma redução significativa dos custos, tornando essas tecnologias cada vez mais acessíveis para empresas de todos os tamanhos.

Em suma, a transformação digital está remodelando o futuro dos ensaios não destrutivos. A IA e a IoT estão à vanguarda dessa revolução, oferecendo novas possibilidades para a inspeção visual, a coleta de dados e a manutenção preditiva. À medida que essas tecnologias continuam a evoluir, a indústria como um todo colherá os benefícios.



Podcast – Você conhece a Confraria do Empreendedor e seus Confrades?


Veja e ouça agora o Podcast e compartilhe nas redes sociais

Podcast no Estúdio

Veja agora o Podcast e compartilhe nas suas redes sociais


Podcast em áudio

PARA OUVIR ESTE PODCAST CLIQUE NO PALAYER

Procure sempre por Podcast Vida Moderna

Neste Podcast conversei com Natália Lazarini, Co-fundadora e diretora da Confraria do Empreendedor. Em poucos anos a Confra conseguiu angariar mais de três mil Confrades – como são chamados seus membros – e vem ajudando e facilitando a jornada de quem é empreendedor aqui no Brasil e também em Portugal.

Para conhecer essa iniciativa ouça ou veja agora o Podcast, curta o canal do YouTube, inscreva-se nele e deixe seu comentário.

Podcast Vida Moderna – Além de excelente conteúdo, entregamos Conhecimento


OUÇA TAMBÉM OS ÚLTIMOS 10 PODCASTS | PARA ACESSAR TODOS CLIQUE AQUI



Estudantes participam de simulação da ONU

Entre os dias 1 e 3 de junho, os alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio do Colégio Galois terão a experiência de personificar diplomatas das Organização das Nações Unidas e debater questões importantes que estão dominando o cenário mundial. É o Simulois (Simulação de Organismos Nacionais e Internacionais do Colégio Galois) – uma conferência na qual os estudantes representam diversos países no complexo contexto das relações internacionais, vivenciando situações de crises em que precisam se posicionar, dialogar e construir soluções pacíficas. Durante o evento, alunos do 6º ano do fundamental à 3ª série do ensino médio se reunirão em diferentes comitês ou agências, que este ano abordarão assuntos como o Conflito Rússia e Ucrânia, Narcotráfico na América Latina, Internacionalização da Amazônia, Crise na Venezuela e empreendedorismo.

O Simulois permite que os alunos participem de discussões – muitas vezes acaloradas – na busca de soluções viáveis para problemas da política externa. Ao se tornarem protagonistas nestes debates, treinando habilidades como oratória e negociação, os jovens adquirem conhecimento e desenvolvem uma percepção mais crítica do mundo. Para Lucas Garcia, diretor pedagógico do Fundamental II, é interessante pensar que esses jovens serão as vozes do mundo buscando a paz, a união, a justiça e a prosperidade. “Por meio de ações, eles poderão moldar um futuro melhor. Um dos pontos mais importantes dessa jornada de discussões é estar disposto a aprender um com os outros, ver além das diferenças e encontrar um terreno comum. Acolhendo as divergências e trabalhando juntos é possível superá-las”, comenta ele.

Aluno do 8º ano, Felipe Menezes está entusiasmado com a possibilidade de representar a Ucrânia no Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) e ‘defender os interesses de sua pátria da melhor forma possível frente aos outros diplomatas’.  “É mesmo muita responsabilidade, pois esse é o principal tópico desse comitê”, explica. Para ele, as notícias diárias sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia criam uma oportunidade de analisar o assunto de forma democrática. “Todos os participantes terão a chance de expor seu ponto de vista e propor soluções eficientes para que nações em conflito possam entrar em acordo. Estou me preparando muito para dialogar e defender a posição da Ucrânia nesta batalha que afeta o futuro da população mundial”, afirma Felipe.  “Com eventos assim, incentivamos o espírito crítico, o trabalho em equipe, o raciocínio, integração, postura, além de intensificar o entendimento sobre questões atuais da diplomacia internacional”, assegura Mariana Ribeiro, coordenadora de projetos do colégio.

Uma Noite Cultural marcará o encerramento do evento com estandes para apresentar aos convidados um pouco da história, tradições e aspectos geopolíticos dos países representados. “O objetivo é promover a diversidade cultural e, ao mesmo tempo, criar um ambiente de união e cooperação entre todos”, finaliza a professora Liège Pinheiro, coordenadora do Ensino Médio do Galois e organizadora da Feira.



Produção de cosméticos: processo é complexo e tem exigências

O Relatório de Gestão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) referente ao ano de 2022, divulgado neste mês de maio, indicou que o órgão regularizou 73.999 cosméticos e que 64% das notificações de eventos adversos, relacionados a estes produtos, foram realizadas por cidadãos.

O grande volume de produtos dessa natureza regularizados pela agência está de acordo com uma resolução publicada pelo Ministério da Saúde (MS), em setembro de 2022, que  especifica os cosméticos que precisam de registro – mesmo os produtos desobrigados desta medida ainda devem comunicar a comercialização previamente à Anvisa, que possui em seu site a possibilidade da consulta da situação de cosméticos e outros produtos regulados pelo órgão.

Manter-se atualizado com as regulamentações e diretrizes da Anvisa e de outros órgãos reguladores, desse modo, pode ser desafiador para empresas do setor, já que exige um investimento significativo em conformidade e uma compreensão profunda das leis e regulamentações. O processo de desenvolvimento dos cosméticos, por exemplo, possui um passo a passo bem específico.

“É um processo meticuloso e segue etapas bem estabelecidas para garantir a segurança, eficácia e qualidade dos produtos. A etapa inicial envolve a realização de estudos de mercado”, explica o CEO da RPN, empresa que atua na criação e venda de produtos, criação de produtos para terceiros, incluindo o desenvolvimento de projetos, desde a concepção até a implementação, Alberto Silva, que atua na linha de frente da empresa, comandando os processos de desenvolvimento e fabricação.

Pesquisa e fabricação

As pesquisas são realizadas para entender a demanda do consumidor e as tendências emergentes. É com base nestes dados que os químicos e farmacêuticos irão trabalhar para desenvolver fórmulas que atendam a essas necessidades e preferências do mercado.

Em seguida, vem a seleção da matéria-prima. Este é o momento de escolher os ingredientes desta receita e garantir a qualidade da matéria-prima pode ser um desafio. Afinal, as variações na qualidade ou disponibilidade de ingredientes naturais podem afetar a consistência do produto final. “Nesta etapa, é importante se certificar de não escolher produtos químicos prejudiciais, e optar por produtos naturais de fornecedores credenciados com rigor de qualidade”, afirma Alberto Silva. 

Chegado o momento da fabricação, é fundamental que os laboratórios onde os produtos serão desenvolvidos possuam as devidas autorizações de órgãos reguladores competentes – esta é uma das garantias dos padrões de segurança e qualidade.

Testes e registro

A etapa de teste pode ser demorada e cara, mas é tão importante quanto as anteriores e não deve ser suprimida. Nela são realizados diferentes tipos de análises, como testes de estabilidade, eficácia, segurança e, no caso de cosméticos, testes dermatológicos. “Todos os produtos devem ser submetidos a rigorosos testes de qualidade e segurança antes de serem liberados para venda”, reitera Silva. 

O registro e a comunicação à Anvisa é um dos pontos mais importantes de todo este processo. Para os suplementos que contêm enzimas ou probióticos o registro na Anvisa é obrigatório. Da mesma forma, produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes que se enquadram no art. 34 da RDC nº 752, de 2022, precisam de registro. Para outros produtos, a empresa precisa apenas comunicar previamente à Anvisa sobre a comercialização. 

Após todas as aprovações necessárias, finalmente chega o momento de lançar o produto no mercado, considerado altamente competitivo. É importante que a empresa se destaque com estratégias de marketing eficazes e garanta uma logística eficiente, desde a fabricação até a entrega ao cliente.

Qualificação do mercado 

Uma das estratégias que podem ser adotadas por empresas é o desenvolvimento de produtos sob demanda para parceiros. De acordo com Alberto Silva essa medida permite uma diversificação no mercado. 

“Quando um produto é criado especificamente para atender às necessidades de um determinado cliente ou público-alvo, isso leva a um grau mais alto de personalização e uma maior variedade de produtos que atende a diferentes nichos do mercado”, explica o CEO da RPN.

Uma variedade maior de produtos disponíveis gera mais competição no mercado. Isso pode elevar a qualidade dos produtos e serviços, afinal as empresas vão precisar se esforçar para se destacar.  Além disso, uma empresa com capacidade de responder rapidamente a um produto de sucesso e produzi-lo em grande escala assegura a continuidade do abastecimento e a satisfação do cliente.

“O desenvolvimento de produtos sob demanda qualifica o mercado porque além de elevar o nível de satisfação do cliente, leva à inovação e a competitividade”, conclui o CEO Alberto Silva.  

Para saber mais, basta acessar: @albertosilvabr



Yachin amplia operação paraibana e expande para Pernambuco

Há cinco anos administrando um patrimônio imobiliário avaliado hoje em R$150 milhões, a Yachin Empreendimentos vai ampliar o tamanho da sua base operacional na região do Conde, na Paraíba, e expandir a atuação para Pernambuco. Estão estimados R$ 100 milhões de investimento para execução dos dois projetos.

No Condomínio Logístico da Paraíba, que conta, atualmente, com inquilinos como Grupo Mateus, Mercado Livre e Centauro, que realizam sua logística a partir da região para todo o Nordeste, a meta do fundo privado de acionistas é ampliar de 50 mil m² para 70 mil m² sua área bruta locável (ABL).

Já em Pernambuco, está em fase de negociação a instalação de um Centro de Distribuição (CD) no Cabo de Santo Agostinho, que deve receber, ainda este ano, a operação da Yachin em uma área de 100 mil m², com ABL de 40 mil m².

Para executar os projetos, a meta do fundo privado que teve início com aporte de 19 acionistas e atualmente conta com 44, é captar investimentos privados de interessados em aderir ao fundo, com aporte a partir de R$500 mil.

“Abrimos para que os interessados possam aportar capital privado e atuar nesse segmento que tem um rendimento de 9,50% ao ano + IPCA (valor líquido)”, explica Marcelo Cherpak, diretor administrativo da Yachin Empreendimentos.

Segundo Cherpak, além da rentabilidade do investimento, a empresa atua com base em uma governança estruturada pela participação de conselheiros experientes e conceituados no mercado pernambucano, como Paulo Drummond, Edson Menezes, Rodrigo Carneiro Leão e Jorge Figueiras.

“Através dos dados, conseguimos comprovar a rentabilidade deste negócio, que começou de forma modesta, mas que hoje está consolidado como um investimento de baixo risco e oportunidades de expansão”, reforça Jorge Figueiras, presidente do Conselho Administrativo da Yachin.

Segundo dados da SiiLa, plataforma de informações sobre o mercado imobiliário comercial latino-americano, em 2022, o Brasil foi recordista no surgimento de novo estoque de condomínios logísticos, com a entrada de mais 2,7 milhões de metros quadrados de galpões de alto padrão.  Com a entrega de 333 mil metros quadrados de novos CDs, o Nordeste chegou aos 2,4 milhões de ativos no final do ano passado e superou o Sul (2,3 milhões) – que até o ano passado era o segundo maior mercado de condomínios logísticos.



Marketing Médico aponta mudanças a partir de 2023

Em meio ao dinamismo constante do setor de saúde, as estratégias de marketing médico estão adaptando-se e evoluindo rapidamente. O ano de 2023 traz para o setor de saúde uma série de inovações e mudanças, impulsionadas por desenvolvimentos tecnológicos, mudanças demográficas e o amadurecimento dos padrões de atendimento ao paciente. Observa-se o aumento no número de médicos no Brasil, que, segundo dados do CREMESP, cresceu mais de 665% nos últimos 50 anos, e isso intensifica a competitividade do mercado.

A telemedicina, já em curso e impulsionada pela necessidade durante a pandemia da Covid-19, apresenta o potencial de se tornar uma forma ainda mais comum de atendimento ao paciente. Esse formato possibilita que médicos e pacientes interajam de maneira eficiente e segura, independentemente da distância física entre eles. Assim, clínicas e consultórios médicos encontram-se em um momento de reconsideração e adaptação de suas estratégias.

Diogo Rodrigues, CEO e fundador da Agência do Médico, com mais de uma década de experiência em marketing médico, destaca a importância da adaptação. “À medida que a tecnologia se torna mais comum e de fácil acesso, a experiência do paciente passa a ser não apenas presencial, mas também digital. Isto requer uma nova abordagem no marketing médico”, afirma.

Além da telemedicina, Diogo Rodrigues ressalta a importância dos dados no marketing médico. Com o avanço da tecnologia, surge a possibilidade de acesso a uma quantidade crescente de dados de pacientes. Isso fornece oportunidades significativas para personalização do atendimento e um entendimento mais amplo das audiências. “A utilização de dados no marketing médico pode facilitar uma compreensão mais profunda das necessidades e comportamentos dos pacientes”, diz Diogo Rodrigues.

A ênfase no marketing médico orientado a dados não se limita à personalização. A análise de dados também pode se tornar uma ferramenta poderosa para identificar tendências e fazer previsões. Com a ajuda da inteligência artificial, grandes conjuntos de dados podem ser analisados rapidamente, dando suporte para decisões embasadas. “As decisões baseadas em dados podem melhorar a eficácia do marketing médico, aumentando a eficiência e a eficácia da comunicação com os pacientes”, destaca Diogo.

Diogo Rodrigues aponta, ainda, para o crescimento do marketing de conteúdo no setor médico. Nota-se que os pacientes estão buscando cada vez mais informações online sobre suas condições de saúde e possíveis tratamentos. Esta realidade apresenta uma oportunidade para os médicos se posicionarem como líderes de pensamento em suas áreas de especialização, fornecendo conteúdo educacional de alta qualidade. “Os pacientes valorizam a informação médica confiável. Fornecer esse tipo de conteúdo não apenas informa o paciente, mas também constrói confiança e credibilidade”, conclui o CEO da Agência do Médico.

Em 2023, observa-se que as mudanças previstas no marketing médico representam tanto desafios quanto oportunidades. A constante atualização e adaptação tornam-se importantes em um cenário de intensa competição e evolução.”



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias

Translate »