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Retenção de talentos nas organizações ainda é um desafio

A retenção de talentos nas organizações vem se mostrando um dos fatores que mais desafiam as lideranças e áreas de RH nas empresas nos últimos anos. Mesmo num contexto de crise global, que em tese dificulta a busca por novos empregos e, por consequência, favorece a permanência do colaborador por mais tempo, os números apontam que muitas empresas ainda têm no combate à rotatividade um de seus maiores desafios.

De acordo com um estudo conduzido com CEOs pela Robert Half, a rotatividade de colaboradores (ou turnover) no Brasil teve o maior aumento do mundo durante a pandemia, à frente de países como França, Bélgica e Reino Unido. Esse aumento ocorreu inclusive nos desligamentos voluntários, que saltaram de 33% para 48% entre 2020 e 2021.

Para além da rotatividade em si, nos últimos anos surgiram também tendências como o “quiet quitting” (em tradução livre, ‘demissão silenciosa’), que é o ato de o trabalhador fazer estritamente aquilo que é estipulado em contrato de trabalho – e nada além disso. 

De acordo com especialistas, esse comportamento seria ligado a uma busca por melhor qualidade de vida, e embora não esteja diretamente conectado à decisão de deixar o emprego, pode acabar impactando também nas métricas de retenção de talentos nas organizações no médio e longo prazo. E independente de a pessoa decidir sair ou não da empresa, ambos os casos podem ser prejudiciais aos negócios. 

“O turnover gera perda de qualidade com a saída de profissionais adaptados ao trabalho, além de custos com atração e treinamento de novos colaboradores. E o quiet quitting é um sintoma muito forte de perda de conexão com o trabalho, o que também gera impactos”, afirma Daniel Santa Cruz, fundador da consultoria Santo Caos, especializada em projetos de cultura e clima organizacional, comunicação interna e diversidade e inclusão.

Ainda segundo o especialista, a rotatividade e o “quiet quitting” são, por natureza, custos que poderiam ser prevenidos, seja com o desenvolvimento das pessoas e melhor esclarecimento de papeis para que elas possam desempenhar bem; seja com a preocupação em engajar e cuidar do bem-estar desses empregados para evitar que saiam da empresa.

Essa preocupação com o bem-estar dos colaboradores e a qualidade de vida parece ser também uma exigência cada vez maior por parte dos trabalhadores. Uma pesquisa da multinacional Randstad, lançada em 2023, e que entrevistou mais de 35 mil profissionais em todo o mundo, aponta que 93% dos entrevistados consideram o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional um fator primordial na escolha de emprego. Além disso, 83% dos participantes da pesquisa afirmaram priorizar horários de trabalho flexíveis ao buscar um novo emprego.

Nesse sentido, outra tendência muito recente nas organizações é a adoção da semana de 4 dias de trabalho, que já vem sendo testada oficialmente em diversos países, e adotada de forma pioneira por algumas empresas no Brasil. Além de um benefício voltado para o bem-estar, a aposta é que esse novo modelo de trabalho também contribua para a retenção de talentos nas organizações.

“Desde que começamos a testar a semana de 4 dias de trabalho, percebemos que o bem-estar das pessoas aumentou, com mais tempo para fazer atividades que antes não conseguiam. E a percepção da qualidade do nosso serviço se manteve nesse período”, afirma Daniel Santa Cruz, da Santo Caos, que adotou a filosofia de manter a mesma produtividade trabalhando menos horas em janeiro de 2023, e até o momento vem mantendo esse regime, sem redução salarial ou de benefícios para os colaboradores.

Essa nova filosofia de trabalho é um exemplo dentre vários fatores positivos que as empresas podem oferecer a potenciais colaboradores, e que acabam sendo um diferencial. De acordo com pesquisa realizada pela Universum, dentre os 1.600 líderes empresariais entrevistados, 86% priorizaram o tema de employer branding (ou marca empregadora) em 2022. Marca empregadora é a percepção que uma empresa constrói como local para se trabalhar, e como mostram os dados, a construção de uma marca empregadora forte vem sendo um fator muito buscado pelas organizações visando a atração de novos funcionários.

No reverso da moeda, outro fator que vem impactando bastante as métricas de retenção de talentos nas organizações são os chamados layoffs, termo que no Brasil vem sendo utilizado como sinônimo de demissão em massa, embora seu significado original seja a suspensão temporária do contrato de trabalho. 

A área de tecnologia, anteriormente encarada como um setor que disputava a contratação de profissionais, havia contabilizado até fevereiro de 2023 um total de mais de 103 mil demissões em todo o mundo, de acordo com o portal Layoffs.fyi. Em geral associadas a reestruturações estratégicas ou financeiras das organizações, as demissões em massa vêm atingindo um número maior de profissionais a cada dia. E a decisão de demitir em massa não impacta somente quem sai, mas também quem fica.

“O senso comum diz que manter o emprego é a melhor coisa que poderia acontecer. Porém, estar numa organização que passa por cortes frequentes é algo que gera muita insegurança no trabalhador. A pergunta que sempre fica é: eu serei o próximo?”, aponta Santa Cruz, da consultoria Santo Caos.

Seja em empresas que estão disputando mão de obra com concorrentes ou demitindo em massa, a retenção de talentos nas organizações ainda é um tema que permeia os debates sobre o mundo do trabalho atualmente. Na esteira de inovações tecnológicas como o recente boom das inteligências artificiais, um fator mais antigo ainda parece ter um papel central: o humano.



Encontro debaterá “Gestão da comunicação em empresas com múltiplas áreas de RI”

O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e a ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas) promovem evento sobre Relações com Investidores e Mercado de Capitais em 26 e 27 de junho de 2023. O Encontro Internacional será realizado no Teatro B32, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3.732, no Itaim Bibi, em São Paulo (SP).

O segundo painel do 24º Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais ocorrerá em 26 de junho de 2023, das 16:30 às 18:00, e terá como tema “A Gestão da comunicação em empresas com múltiplas áreas de RI”. O painel será moderado por Geraldo Soares, Presidente do Conselho de Administração do IBRI, e terá como debatedores: Alfredo Setubal, Diretor-Presidente e Diretor de Relações com Investidores da Itaúsa, e Paulo Rogério Caffarelli, CEO da Holding financeira do Grupo Simpar.

O evento tratará de temas como: ações da CVM para 2023 e 2024; a gestão da comunicação em empresas com múltiplas áreas de RI; o que o investidor espera do RI; a comunicação em situações de crise; ESG – Evolução e Regulamentação; tendências globais para um RI Digital; além da divulgação da Pesquisa IBRI Deloitte sobre “Evolução da agenda ESG: o valor das ações de responsabilidade no mercado de capitais”.

O 24º Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais é patrocinado pelas empresas: B3; Banco do Brasil; blendON; BNY Mellon; Bradesco; BTG Pactual; Cescon Barrieu Advogados; DATEV; Deloitte; Gorila; Greenberg Traurig; Itaú Unibanco; Luz Capital Markets – Printer; MZ; Petrobras; S&P Global Market Intelligence; Stocche Forbes; TheMediaGroup e Valor Econômico.

Além disso, o evento conta com o apoio institucional das seguintes entidades: ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar); ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital); AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais); ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais); ANCORD (Associação Nacional das Corretoras de Valores); APIMEC Brasil (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais); FACPCS (Fundação de Apoio aos Comitês de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade); IBEF-SP (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo); e IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil).

Credenciamento de Imprensa: credenciamento@digitalassessoria.com.br

Para mais informações e inscrições, basta acessar: https://www.encontroderi.com.br/



Empresa atua desde a criação de produtos ao marketing

O e-commerce brasileiro alcançou o faturamento recorde de R$ 262,7 bilhões no último ano, uma expansão de 1,6% em relação a 2021, segundo dados da NielsenIQEbit. De acordo com a análise, o número de e-consumidores – como são chamados os indivíduos que consomem no ambiente on-line – avançou 24% no país em 2022, quando comparado aos resultados alcançados no ano precedente.

A nível mundial, o comércio eletrônico espera crescer 55,3% até 2025, de acordo com uma estimativa presente no relatório Global Payments Report, divulgado pela Worldpay from FIS, No Brasil, as expectativas também são positivas: as vendas no universo virtual podem aumentar 95% nos próximos dois anos. 

Alberto Silva, CEO da Rede de produtos e comunicação RPN, destaca que o crescimento contínuo do e-commerce, impulsionado pela digitalização e pelo aumento do uso de dispositivos móveis, desperta o interesse de cada vez mais novos empreendedores. “Estes [empresários], por sua vez, veem o desenvolvimento de produtos próprios como uma oportunidade para explorar mercados como o de saúde e bem-estar”, acrescenta.

Silva conta que, atenta a este fator, a RPN (Rede de Produtos e Comunicação) trabalha de maneira integrada para proporcionar uma experiência completa para os empreendedores que desejam desenvolver seus produtos. O trabalho começa com o conceito e se estende até as ações de marketing para a promoção do mesmo no mercado.

“Inicialmente, quando um cliente demonstra interesse, a RPN inicia uma conversa detalhada para entender as expectativas e desejos em relação ao produto a ser desenvolvido: o tipo, a forma e a utilidade, entre outros aspectos”, afirma. “A partir dessas informações, é realizada uma pesquisa de mercado para determinar a viabilidade comercial. O cliente é informado se o mesmo tem, ou não, potencial de vendas baseado nessa pesquisa”, explica.

Após a aprovação do conceito, prossegue o empresário, a RPN recorre a sua rede de químicos e farmacêuticos espalhados por todo o Brasil para estudar a formulação e realizar testes de bancada. Paralelamente, é desenvolvido um rótulo para o produto que chama a atenção e destaca as suas características.

“Uma vez que o produto foi criado, a RPN cuida do registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e comunica à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), assegurando que o mesmo está de acordo com as regulamentações aplicáveis e pronto para a venda”, completa Silva.

Depois disso, segundo ele, o produto é levado para o estoque, onde a RPN assume a logística. “Graças à integração, o produto é adquirido e enviado aos clientes em até 24 horas, seja por correio ou transportadora, garantindo uma entrega rápida e eficiente”.

O CEO da Rede de produtos e comunicação RPN destaca que o trabalho da RPN não termina com a entrega do produto. A empresa entende que, para que um produto de qualidade chegue ao seu público-alvo, é necessária uma estratégia de marketing robusta.

Por isso, avança, a empresa desenvolve ações de marketing personalizadas para cada produto, considerando as suas especificidades e o perfil do público-alvo. Essas ações podem incluir SEO, marketing de conteúdo, publicidade em redes sociais e e-mail marketing, entre outras estratégias.

“O objetivo é oferecer uma solução completa, desde a concepção do produto até a sua entrega e promoção no mercado, apoiando o empreendedor em cada etapa do processo”, diz ele.

De acordo com Silva, a abordagem integrada é um diferencial significativo em um mercado competitivo por vários motivos:

  • Eficiência: ao lidar com todos os aspectos, elimina-se a necessidade de interação com várias partes, o que simplifica o processo para o cliente e aumenta a eficiência;
  • Responsabilidade: com a centralização da responsabilidade, não há incerteza sobre quem é responsável em qualquer etapa e fica mais simples cumprir prazos;
  • Conhecimento: ao ser envolvida nos estágios da criação e venda, a responsável adquire pleno conhecimento do produto, o que gera ações de marketing eficazes;
  • Prioridade ao cliente: o cliente final deve ser, sempre, a prioridade máxima – o que deve ser considerado desde o design do produto até as estratégias de marketing;
  • Compromisso com prazos: a pontualidade é fundamental para a satisfação do cliente. Por isso, é preciso entregar os produtos dentro do prazo prometido.

Para mais informações, basta acessar: https://rededeprodutos.com/ @albertosilvabr 



Congresso Brasileiro de T&D 2023 tem programação definida

A Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) anuncia a programação completa da 38ª edição do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD), que ocorrerá entre os dias 21 e 23 de junho.

Com o tema “Humanizar para prosperar: construindo conexões e cultivando o engajamento”, o evento reunirá mais de 200 atividades diversificadas, proporcionando uma experiência “figital”, que combina os mundos físico e digital. A plataforma e o aplicativo exclusivos do evento já estão disponíveis para acesso antecipado aos inscritos, oferecendo atividades imediatamente após a inscrição.

Entre os destaques das atrações, estarão nomes como Izabella Camargo, Os Barbixas, Valeria Almeida, Reginaldo Leme e Zeca Camargo, além da Plenária Top 5, com a participação de Inês Cozzo, Karim Khoury, Edu Zugaib, Marcos Fabossi e Dan Porto.

O CBTD também oferecerá quatro tipos de atividades distintas para atender às diversas necessidades dos participantes: palestras clássicas, cases inspiradores, salas de experiências imersivas e os “inspiras”, tudo isso dentro dos 4 pilares fundamentais da ABTD, Capital Humano, Desenvolvimento de Liderança, Metodologias e Processos de Aprendizagem e Planejamento e Avaliação de Processos de Aprendizagem.

A Expo CBTD, feira gratuita do evento, reunirá mais de 60 expositores e, como forma de promover ainda mais o intercâmbio de experiências e a ampliação do conhecimento, contará com diversas atividades de capacitação gratuitas para todos os visitantes, inclusive na plataforma e aplicativo.

O Congresso Brasileiro de T&D 2023 é pensado e realizado para profissional de Recursos Humanos, Treinamento e Desenvolvimento e pessoas que buscam seu desenvolvimento pessoal. 

Mais informações e inscrições pelo site oficial do CBTD 2023.



Número de graduandos mais velhos está em alta no Brasil

De acordo com o Censo da Educação Superior, pesquisa realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), cerca de 11% dos estudantes matriculados em cursos de Medicina no Brasil em 2020 tinham mais de 30 anos. A pesquisa também aponta que o de Medicina está entre os 10 maiores cursos de graduação com relação ao número de matrículas: foram 224.192 estudantes matriculados em 2021 no país.

A pesquisa mais recente da instituição, divulgada em novembro de 2022, revelou que, nos últimos dez anos, a quantidade de calouros com 40 anos ou mais quase triplicou nas universidades brasileiras: foi de 221.337, em 2012, para cerca de 600 mil, em 2021.

O professor Thiago Carvalho, diretor do curso MetaMED, avalia como positiva essa tendência de aumento da faixa etária dos graduandos. “Estudantes mais velhos que buscam admissão em cursos de Medicina demonstram um alto grau de determinação e comprometimento”, diz ele. “Além disso, eles podem levar para a sala de aula uma variedade de experiências pessoais e profissionais prévias, o que, indiretamente, acaba enriquecendo não só a aprendizagem, por oferecer a troca de conhecimentos entre alunos de idades distintas, mas também a profissão como um todo.”

Um dos fatores que pode explicar esse aumento na faixa etária dos estudantes é a maior expectativa de vida da população, o que faz com que a idade já não seja encarada como um empecilho para a realização de sonhos. Carvalho salienta, contudo, que aqueles que ingressam mais tarde em um curso acadêmico, principalmente em uma graduação tão concorrida como a de Medicina, podem enfrentar maiores desafios. “Essas pessoas têm, muitas vezes, uma carreira e uma família já estabelecidas. Dessa forma, conciliar o cotidiano acadêmico com as outras áreas da vida pode ser complexo, exigindo uma organização mais rigorosa do tempo.”

Para ele, outra dificuldade que se interpõe no caminho de alunos mais velhos é o elevado ritmo de estudos exigido por um curso como o de Medicina, o que demanda deles muito empenho e resiliência para lidar com estresse mental e físico. “Além disso, há a necessidade de atualizar-se em conceitos acadêmicos e adaptar-se à tecnologia educacional atual”, alerta o diretor do MetaMED.

Thiago Carvalho frisa, ainda, que aqueles que almejam voltar aos estudos depois de alguns anos longe dos bancos escolares deparam com o primeiro desafio de todos: passar pelo processo do vestibular. Para vencer esse obstáculo, ele aconselha que sejam desenvolvidos uma rotina e um plano de estudos que abarque todas as matérias que precisam ser relembradas. 

“Cursos preparatórios também podem ser uma ferramenta eficaz nessa retomada de estudos para um vestibular tão concorrido quanto o de Medicina, pois oferecem a estrutura e os recursos de aprendizagem necessários aos vestibulandos”, afirma.

Para saber mais, basta acessar: https://www.metamed.net/



Cadeia de soja e biodiesel é destaque no PIB do agronegócio

A soja e o biodiesel estão no topo dos produtos negociados no âmbito do agronegócio brasileiro, de acordo com o relatório “PIB, Emprego e Comércio Exterior na Cadeia da Soja e do Biodiesel”, levantamento realizado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo), em parceria com a Abiove, Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais.

No ano passado, a cadeia produtiva da soja e do biodiesel desempenhou um papel significativo de 27% do PIB Agro nacional, o que equivale a impressionantes R$ 673,7 bilhões. Segundo dados da pesquisa, em 2010, quando a série histórica foi iniciada, essa parcela correspondia a 9%, indicando um crescimento notável de 58% ao longo desse período.

Além disso, é importante destacar que a participação dessa cadeia no PIB total do Brasil também aumentou, passando de 2% em 2010 para 7% em 2022.

O levantamento aponta, ainda, que a cadeia da soja e do biodiesel foi responsável por 10,8% dos empregos gerados no agronegócio brasileiro. E os indicadores referentes à oferta de postos de trabalho também foram recordes: em 2022, foram disponibilizadas 2,05 milhões de vagas, o que, comparado ao número registrado uma década atrás (1,14 milhão), revela um crescimento expressivo de 80% no número de pessoas empregadas no setor.

André Lavor, CEO da Binatural, empresa especializada em biocombustível que atua no mercado desde 2006, avalia que a cadeia da soja e do biodiesel tem impactado de maneira positiva a economia do país. 

“Esse setor tem proporcionado oportunidades de emprego e crescimento para todos, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e proporcionando sustento para milhões de trabalhadores e suas famílias”, afirma o especialista.

Para saber mais, acesse www.binatural.com.br



Fintechs atuam para driblar cenário negativo no Brasil

Indicativos do mais recente “Mapeamento do Ecossistema Brasileiro de Startups – 2022” revelam que as startups do país faturaram, em média, cerca de R$ 850.561,89 em 2022. A análise, realizada pela Abstartups (Associação Brasileira de Startups) em parceria com a Deloitte, teve como base referencial 14.000 empresas em estágio inicial.

De acordo com o levantamento, dentre as iniciativas avaliadas, quase metade (45,8%) começaram a operar a partir de 2020. O ano de 2021, por sua vez, foi marcado por 779 transações e por um investimento recorde: US$ 9,4 bilhões (R$ 47,34 bilhões), quantia 2,5 vezes maior do que a registrada no ano precedente, conforme dados do Inside Venture Capital, relatório produzido pelo Distrito, com o suporte do Bexs. 

“As fintechs revolucionaram o mercado brasileiro. Hoje, temos startups em vários setores como crédito, bancos e contas digitais, meios de pagamento, open finance e outros”, observa Carlos Fonseca, cofundador da valePay, meio de pagamentos exclusivo para o setor de turismo.

Para ele, a questão é que muitas startups ainda não chegaram no breakeven (ponto de equilíbrio, em tradução livre), e estão precisando de dinheiro para conseguir crescer e, consequentemente, atingir o lucro.

“Apesar disso”, prossegue Fonseca, “o investimento em empresas em estágio inicial vem diminuindo desde o último ano, o que fez com que muitas startups tivessem que se adaptar à nova realidade. Como resultado, essas iniciativas foram obrigadas a diminuir as suas despesas”, afirma. 

Com efeito, após a quebra de recordes no financiamento de startups e volume aportado em investimentos de Venture Capital vivenciado, em todo o mundo todo, em 2021, o ano de 2022 foi marcado por um período conturbado para as empresas de tecnologia, conforme análise da Distrito.

Na análise publicada em meados daquele ano, a plataforma destacou que as “gigantes” Big Techs estadunidenses perderam mais de 16% em valor de mercado, o que equivale a mais de US$ 1,8 trilhões (R$ 9,05 trilhões). No Brasil, a Nubank, maior fintech do país, acumulava, à época, mais de 60% de perda do valor das suas ações desde que estreou na bolsa de valores americana NYSE, quando precificou sua ação a US$ 9,00 (R$ 45,23). 

Fonseca conta que, diante desses fatores, as startups têm o desafio de atuar em um cenário adverso, procurando meios para crescer no mercado e manter uma atuação relevante no segmento.

“Mesmo com o ‘inverno’ das fintechs, muitas estão se sobressaindo”, pontua. A título de exemplo, ele informa que a ValePay, que é a primeira fintech do setor de turismo, conseguiu crescer mesmo em um ambiente desafiador.

“Mantivemos um time enxuto e fizemos boas parcerias com adquirentes e bancos. Sempre fomos conservadores em relação às despesas e estamos à procura de novos parceiros que possam agregar novos produtos”, afirma

O cofundador da ValePay destaca que hoje a fintech está fazendo parceria com várias empresas do setor de turismo, devido ao grande conhecimento de mercado  do fundador Eduardo Camargo com mais de 25 anos de experiência no setor.

“Sempre estamos abertos a novas ideias. Com isso, conseguimos diminuir nossos custos e continuamos aumentando nossa receita”, pontua Fonseca. “Atualmente, estamos em todos os estados do Brasil e temos mais de 900 agências cadastradas”, completa.

Para mais informações, basta acessar: https://valepay.com.br/



Rinoplastia funcional ajuda a melhorar a respiração

A rinoplastia é popularmente conhecida como um procedimento estético no nariz. Porém, apesar de ser uma das principais causas pela busca da cirurgia, não é a única delas. Muito além da aparência, a chamada rinoplastia funcional também pode corrigir disfunções relacionadas à respiração, reparando a estrutura interna e/ou externa do nariz.

De acordo com o relatório anual da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês), divulgado em janeiro deste ano, a rinoplastia está entre os cinco procedimentos de cirurgia plástica mais populares em 2021. 

Por mais que sejam diferentes, ambos os procedimentos podem ser realizados em conjunto. De acordo com o Dr. José Roberto Parisi Jurado, presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), na maioria das vezes, as cirurgias andam juntas, tanto a estética como a funcional.

“A principal diferença entre os procedimentos é que a rinoplastia funcional visa corrigir as estruturas anatômicas e internas no nariz para melhorar a capacidade respiratória do paciente. Já a rinoplastia estética tem como objetivo melhorar a aparência do nariz em relação ao restante do rosto, proporcionando mais harmonia e simetria ao rosto. E a estética pode ser realizada junto da funcional”, explica Jurado.

Recomendada para diversos tratamentos de problemas respiratórios, o procedimento funcional contribui para casos de anomalias estruturais ou funcionais que ocorrem durante o crescimento e desenvolvimento da face, para casos em que o paciente teve algum trauma na região ou pacientes que possuam outros problemas respiratórios associados.

A cirurgia de rinoplastia funcional deve ser indicada após o diagnóstico claro do problema, por meio do exame detalhado do nariz, feito em consultório otorrinolaringológico por especialista, que analisa a região e define se o paciente possui algum tipo de obstrução nasal.

Benefícios 

Para restabelecer as estruturas do nariz, oferecendo mais conforto respiratório ao paciente, a cirurgia inclui correção das válvulas nasais, ajustes de desvio de septo, patologia dos seios da face e traumas ou lesões na região.

Além disso, a rinoplastia funcional também pode tratar as insuficiências de válvulas nasais, tanto a interna como a externa, que são regiões anatômicas do nariz importantes para a passagem de ar. O tratamento ajuda a evitar uma possível dificuldade de respiração pelo nariz.

“Pacientes que têm quadros recorrentes de sinusite também podem ser tratados por meio da rinoplastia funcional, em que são acessados os seios da face e pode, por exemplo, desobstruir a drenagem destas estruturas, evitando o acúmulo de secreção e a ocorrência de infecções”, esclarece Jurado.

Outro possível benefício é a melhora das dores de cabeça que podem ser decorrentes de alterações nasais, como desvios de septo e hipertrofia de cornetos (estruturas do interior das cavidades nasais que ajudam a filtrar, aquecer e umedecer o ar). 

“Nestes casos, os pacientes alegam dores tipicamente atrás dos olhos ou mesmo ao redor da órbita, que muitas vezes se assemelham a quadros de sinusite. Isto se dá pelo fato de a mucosa interna do nariz ter inervação de nervos sensitivos, que podem ser estimulados a partir de alterações no fluxo de ar ou pontos de contato interno”, completa o presidente da ABORL-CCF.

Fazer uma cirurgia para a melhora na função nasal ou qualquer outra condição física que dificulte a respiração faz diferença na qualidade de vida do paciente. Por isso, após o diagnóstico médico, a rinoplastia funcional pode ser benéfica e o ponto-chave de melhoria da saúde respiratória e da auto-estima.



Inovação e gestão empresarial em um único evento

Mais de 120 palestras, 30 horas de conteúdo, 80 expositores, rodadas de negócios, shows, happy hour e premiações em um ambiente preparado para proporcionar experiências. O Viasoft Connect 2023 já se consolidou como um dos mais importantes eventos de inovação em gestão empresarial do Brasil. Desenhado para levar conhecimento e criar conexões para um público amplo, o encontro já faz parte da agenda de diretores, CEOs, gerentes, analistas e profissionais das mais diversas áreas de negócios. Todos em busca de insights, conhecimento e estratégias para alavancar os negócios.

Realizado em três dias (21, 22 e 23 de junho), o Viasoft Connect 2023 espera receber mais de 13 mil pessoas com uma programação completa. Estão confirmadas as palestras com: Caito Maia, fundador da Chilli Beans; Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista olímpico e ganhador da medalha Pierre de Coubertin; Ricardo Rocha, Head de Plataforma Seller na Luizalabs | Magazine Luiza; Fabio Scabeni, CEO do Grupo Viasoft; Martha Gabriel, palestrante e especialista em estratégias digitais de negócios; Eugênio Mussak, palestrante e consultor; e Flávia Saturnino de Sá, Vice-Presidente de Pessoas e Operações do Grupo Viasoft.

Da presença de profissionais renomados no mercado até os shows que encerram cada dia do evento, tudo foi pensado com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do ecossistema de inovação do Paraná e do Brasil. “Neste quinto ano de realização, estamos com uma programação ainda mais robusta e a participação maciça dos principais players privados e públicos do Estado”, destaca Itamir Viola, presidente do Grupo Viasoft.

Parcerias geram crescimento

Em sua 5ª edição, o Viasoft Connect fará parte da programação do Connect Week – Semana de Inovação do Paraná. A iniciativa é resultado de uma parceria com a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, o Sebrae/PR, a Secretaria Estadual de Inovação, Transformação Digital e Modernização e a Assespro/Acate-PR.

Além de ter acesso à programação dos auditórios, os participantes poderão utilizar salas de coworking, visitar a feira de negócios e acompanhar a final da 2ª edição do Prêmio Empresa Inovadora. A premiação teve 351 empresas de todo o Estado inscritas, com 50 finalistas nas categorias Indústria, Serviços, Varejo e Cooperativas.

O evento também será palco para a semifinal e a final do Rocket Startup, realizado pela RPC (Rede Paranaense de Comunicação). A diversidade da programação é fruto das parcerias nas quais a Viasoft tem trabalhado ao longo de sua história no mercado, conforme explica Viola: “Esta construção vem sendo criada há alguns anos e estarmos hoje neste patamar só foi possível graças a um trabalho de muita qualidade e credibilidade, reconhecido pelo mercado”.

Summit

Qualificado como produto Premium do Viasoft Connect 2023 o Summit Connect Week é direcionado a profissionais C-Level, presidentes e diretores de empresas. Com programação focada em gestão e inovação. É realizado em parceria com a HSM e a Gestão do Amanhã, responsável pelo maior evento de gestão empresarial do Brasil.

Estão confirmadas as palestras de: José Salibi Neto e Sandro Magaldi (Gestão do Amanhã); Reynaldo Gama, Ricardo Cavallini, Leandro Matos e Poliana Abreu (HSM); Sergio Cortella (pensador e filósofo); Peter Kronstrom (futurista); João Cordeiro (palestrante e escritor) e Fernando Ferreira (Estrategista chefe e Head de Research na XP Inc).

Resultados

Os números da edição 2022 do Viasoft Connect mostram o imenso potencial de geração de negócios. Foram mais de 10 mil participantes ao longo dos três dias, que teve 80 horas de atividades, gerou cerca de 17 mil leads qualificados para os patrocinadores. A interação com plataformas online e redes sociais gerou o equivalente a R$ 1 milhão e 500 mil em mídia espontânea – foi a primeira vez que o evento contou com um aplicativo próprio, que registrou mais de 1 milhão de interações.

O aplicativo seguirá como a principal plataforma de comunicação e negócios para quem participar do Viasoft Connect 2023, acompanhado de uma ampla campanha de divulgação em mídias. O app está disponível nas plataformas Android e IOS, pelo nome Connect Week, ou no link: https://viasoftconnect2023.yazo.app.br/app-links.

O crescimento vem acompanhado de outra novidade: o espaço de eventos dentro da Universidade Positivo agora se chama Viasoft Experience. O anúncio oficial aconteceu em janeiro, quando o time Viasoft compartilhou a notícia com empresários e lideranças paranaenses. Com 1.500 m², o centro de exposições é o principal espaço de eventos do Paraná. “Abrimos este espaço para discutir a inovação, fazer conexões, crescer coletivamente e contribuir para o fomento da economia e do desenvolvimento”, conclui Viola.

Os ingressos já estão à venda e os valores do primeiro lote vão de R$ 145 para um dia do evento a R$ 290 o full pass, para os três dias.

Mais informações: www.viasoftconnect.com.br.

Serviço: Viasoft Connect 2023

Dias: 21, 22 e 23 de junho (quarta a sexta-feira)

Local: Viasoft Experience – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Curitiba- PR

Informações: www.viasoftconnect.com.br



Contabilista lança curso online de análise de dados em BI

Dentro do ambiente empresarial, a empresa que ignora os dados gerados no decorrer de suas operações, está correndo risco de tomar decisões erradas que podem gerar perdas financeiras.

De acordo com Lourival Melo, professor especialista em análise de dados, com mais de 20 anos de experiência prática em contabilidade, a análise estratégica de dados é a chave para aprimorar o desempenho e tomar decisões assertivas dentro de qualquer empresa, desde pequenas à grandes empresas.

“Os dados são como um tesouro escondido, esperando para serem explorados. A empresa que sabe valorizar e analisar os dados para tomadas de decisões, pode se beneficiar de vantagens competitivas no mercado”, afirma o professor Lourival.

“Por exemplo, a empresa que ignora analisar os dados de vendas, pode chegar a ter prejuízos no decorrer do ano. Se uma empresa não sabe quais são seus produtos mais vendidos, quais produtos geram maior lucratividade, como essa empresa vai investir em estoque, sem cometer erros na hora da compra?”, complementa.

Lourival explica que as empresas que dominam a arte da análise de dados têm a capacidade de antecipar tendências, identificar oportunidades de mercado, oferecendo soluções personalizadas aos clientes, resultando em mais lucros na empresa.

A capacidade de valorizar e analisar esses dados se tornou um diferencial competitivo no mundo dos negócios. Saber interpretar as informações corretamente e tomar decisões embasadas é essencial para o sucesso e crescimento de uma empresa.

Em 2015, a Microsoft lançou uma ferramenta de análise de dados chamada Power BI. E a boa notícia é que essa ferramenta veio para facilitar a vida dos especialistas em análise de dados.

O professor explica que a demanda por especialistas em análise de dados cresceu com a chegada da pandemia do Covid-19, quando em seu momento mais crítico, foram decretadas medidas de quarentena e isolamento social.

“Os empresários de todo o mundo precisaram manter suas empresas funcionando, e como a grande maioria dos funcionários estava trabalhando em home office, foi nesse momento crítico que as empresas enxergaram no Power BI a ferramenta essencial para realizar análise de dados, permitindo que toda a equipe, mesmo em home office, tivesse acesso aos dados da empresa em tempo real”, afirma Lourival.

O Power BI permite a criação de visualizações interativas e dinâmicas, facilitando a compreensão e interpretação dos dados para tomadas de decisões importantes dentro do ambiente empresarial.

Demanda que está gerando novas oportunidades no mercado de trabalho

A demanda por profissionais que dominam ferramentas de análise de dados tem crescido exponencialmente. Empresas de todos os setores estão em busca de talentos capazes de coletar, organizar, analisar e interpretar os dados de forma estratégica.

Lourival afirma que esse é um ótimo momento para os profissionais, principalmente jovens, se qualificarem e obterem conhecimentos para dominar o uso da ferramenta.

“Esse é o tipo de conhecimento que agrega um grande diferencial no currículo, gerando oportunidades incríveis no mercado de trabalho”, afirma Lourival.

Como aprender o Power BI?

Para os profissionais que desejam aprender do zero ou se aprofundar no universo da análise de dados, o professor Lourival Melo desenvolveu o curso online Power BI sem Segredo.

Lourival Melo, professor responsável da Escola de Cursos Online Excel Sem Segredo, conta que a ideia do novo curso surgiu como resposta aos pedidos dos alunos que já participam de outros cursos da escola online.

“Os alunos dos nossos cursos trouxeram para nossa escola a necessidade e desejo de fazer um curso completo de Power BI com um preço acessível, abordando conhecimentos de como usar os principais recursos da ferramenta para trabalhar com análise de dados de forma simples e prática, atendendo as necessidades das empresas”, explica.

O curso online foi recentemente lançado e está com as inscrições abertas para profissionais de todo Brasil que tem a necessidade ou desejo de adquirir conhecimentos essenciais para se tornarem especialistas em análise de dados e impulsionarem suas carreiras profissionais através do conhecimento adquirido na ferramenta.

“Poder compartilhar meus conhecimentos com outros profissionais, principalmente jovens que ainda não tem experiência, mas estão em busca de ter um currículo preparado e alinhado com o que as empresas precisam é muito satisfatório”, complementa o professor Lourival.

Para maiores informações sobre cursos e valores:

Whatsapp: (14) 99121-3638

Canal Youtube: https://www.youtube.com/@cursopowerbionline

Site Oficial do Curso: https://powerbisemsegredo.com.br/



Seminário de Gestores Públicos discute inovação e sustentabilidade

O Centro de Eventos do Ceará será palco da 11ª edição do Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2023, nos dias 06 e 07 de junho. Com o tema “Inovação e Sustentabilidade: Novos Caminhos para a Gestão”, o seminário abordará temas como tecnologia, sustentabilidade e eficiência na gestão pública, oferecendo insights e soluções para os desafios enfrentados na área administrativa. Com uma expectativa de 1.000 participantes, incluindo inscritos na programação de inovação, expositores, visitantes e fornecedores, o evento contará com expositores de 07 estados: Bahia, Ceará, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.

A programação técnica do evento será composta por 06 painéis sobre: ​​”Gestão Pública Eficiente e o Desenvolvimento Sustentável”, “Inovação na Gestão Pública”, “Financiamento da Saúde”, “Recursos Financeiros”, “Gestão Pública e Primeira Infância”. Além disso, haverá palestras voltadas para a área ambiental, com temas como saneamento, tecnologia, responsabilidade social, emendas impositivas e gestão bem avaliada. Os painéis contarão com a participação do Secretário Executivo do Ministério das Cidades (MCID), Hildo Rocha; do Diretor do Fundo Nacional da Saúde, Dárcio Guedes Júnior; da Secretária de Saúde do Estado do Ceará, Tânia Mara; da Superintendente Estadual do Banco do Nordeste no Ceará, Eliane Libânio Brasil de Matos; e do Executivo Sênior do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), José Rafael Neto. 

Nesta edição, participam o Governador do Ceará, Elmano de Freitas; o Prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira; Valdomiro Távora, Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE); Manuel Pinheiro, Procurador-Geral de Justiça do Ceará; Edilberto Carlos Pontes, Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB); Esther Dweck, Ministra de Estado da Gestão e Inovação em Serviços Públicos; Paulo Henrique Saraiva Câmara, Presidente do Banco do Nordeste; Júnior Castro, Presidente da Associação dos Municípios do Ceará (APRECE); e Toim Braga, Presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC); Gardel Rolim, Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza; Ricardo Cavalcante, Presidente da Federação das Indústrias do Ceará.

Para o Presidente da APRECE, Júnior Castro, é importante que todos os gestores participem do evento. “O seminário é uma oportunidade única para os gestores municipais trocarem experiências, conhecerem boas práticas e discutirem os desafios enfrentados na administração pública. Além disso, o evento oferece um ambiente propício para o estabelecimento de parcerias e networking”.

A participação no evento é gratuita, bastando apenas fazer as inscrições no site https://gestorespublicosce.com.br/. O evento é uma promoção da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE), do Diário do Nordeste e do Instituto Future, realizado pela Prática Eventos, com o apoio institucional do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), do Instituto Plácido Castelo (IPC) e da União dos Vereadores do Ceará (UVC).

 

 



Preparação de um funenal após a partida

Quando alguém parte, uma pessoa da família tem a responsabilidade de organizar o funeral desse ente, informar aos parentes e cuidar de todos os detalhes necessários para garantir que a pessoa tenha uma despedida digna e da forma como ela gostaria. A partida de uma pessoa da família ou amigos próximos se torna menos difícil quando é de conhecimento exatamente como proceder.

Por isso, é interessante ter em mente as etapas do planejamento de um velório e entender como isso funciona, para não ter que lidar com imprevistos em um momento que, por si só, já é complicado. Depois de notificar familiares e amigos próximos do ente querido sobre seu falecimento, o primeiro passo é avaliar se a pessoa será enterrada ou cremada. Antes de sua morte, caso tenham essa vontade, muitas pessoas já sinalizam o interesse pela cremação. Um exemplo é a cantora Rita Lee, que havia manifestado sua preferência pela cremação há anos. Escolhido o tipo de funeral, é preciso entrar em contato com um cemitério ou crematório para planejar os detalhes. É a hora de decidir qual o tipo de caixão a ser utilizado, se haverá um velório ou cerimônia de despedida, e se é desejada a participação de algum líder religioso. Todas essas opções serão apresentadas com delicadeza e agilidade pelos atendentes responsáveis do estabelecimento escolhido.

Outro ponto importante é o planejamento financeiro prévio, tendo em vista que organizar a partida de uma pessoa envolve custos. Ter uma reserva financeira para arcar com essas despesas é fundamental, para que o ente querido possa ter uma despedida digna e seja lembrado como gostaria.

Também fazem parte do processo outras questões mais práticas, como a decoração e serviços na sala ou capela onde será realizada a cerimônia, a forma de transporte do caixão e detalhes na lápide onde a pessoa vai descansar, caso fique em um cemitério. Conhecer esse passo a passo permite trazer tranquilidade para a família em um momento difícil como a morte e resolver a situação rapidamente.

*Por João Paulo Magalhães, sócio do Grupo Colina dos Ipês



Curitiba sedia a primeira edição do Summit Connect Week

Nos dias 21, 22 e 23 de junho, Curitiba vai sediar o Summit Connect Week, evento de conteúdo e relacionamento destinado a profissionais C-Level, presidentes e diretores de empresas. Com programação focada em gestão e inovação, o evento é assinado pelo Viasoft Connect em parceria com a HSM e a Gestão do Amanhã.

O Summit Connect Week é um produto Premium do Viasoft Connect 2023, direcionado para profissionais que participam ou almejam participar das decisões estratégicas das organizações. Tem como objetivo ampliar os conhecimentos dos tomadores de decisão de grandes empresas, tratando exclusivamente de temas que estão mudando o rumo dos negócios.

“Vamos abordar tendências mundiais relacionadas a este momento de mudanças extremas, principalmente na economia, na inteligência artificial e na área de inovação. Os grandes decisores precisam entender todos esses movimentos do mercado para saber como posicionar suas empresas”, explica Itamir Viola, Presidente do Grupo Viasoft.

A programação do Summit Connect Week trará nomes que são referência em gestão empresarial no Brasil e uma programação imersiva dividida em três macro temas. No dia 21/06 (quarta-feira), José Salibi Neto e Sandro Magaldi vão apresentar a prática da Imersão e Mentoria Gestão do Amanhã.

O dia 22/06 (quinta-feira) vai abordar as megatendências que devem impactar a economia, a sociedade e os negócios daqui por diante. Trará Mario Sergio Cortella (pensador e filósofo), Peter Kronstrom (futurista), João Cordeiro (palestrante e escritor) e Fernando Ferreira (Estrategista chefe e Head de Research na XP Inc).

Para encerrar, o dia 23/06 (sexta-feira) terá o HSM Day, dedicado a jornadas de aprendizagem conduzidas por altos executivos como Reynaldo Gama, Ricardo Cavallini, Leandro Matos e Poliana Abreu.

São esperadas 4500 pessoas contando com passaportes Day Pass e Full Pass. A regra é: Conteúdo qualificado e muito networking.

Os participantes do Summit também têm acesso ao Viasoft Connect 2023 e toda a sua programação. Neste ano são cinco plenárias de conteúdo simultâneas com mais de 200 palestras e diversas atrações, dentre elas, a final do Rocket Startup e do Prêmio Empresa Inovadora.

Serviço – Summit Connect Week

Datas: 21, 22 e 23 de junho de 2023

Local: Teatro Positivo (Rua R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido, Curitiba – PR)

Ingressos e informações: https://summitconnectweek.com.br/



Domos combinam aproveitamento da luz natural e maior conforto térmico

Não é de hoje que os arquitetos e projetistas recorrem à iluminação natural. Construtores da Roma Antiga já projetavam igrejas e habitações com claraboias envidraçadas. Porém, com o avanço das tecnologias construtivas, agora o mercado conta com alternativas mais práticas, que combinam o aproveitamento da luz do sol, o conforto térmico e a facilidade de instalação.

Uma delas é o domo. Ainda que tenham um conceito similar ao das claraboias – permitir a passagem de luz -, os domos podem oferecer benefícios adicionais. No caso dos fabricados pela catarinense Planefibra, a sobreposição de uma telha superior incolor e uma inferior leitosa, ambas de compósitos, cria um bolsão de ar, elemento que contribui para isolar o ambiente.

“Além de oferecer naturalidade na difusão da luz do dia, o que permite a dispersão mais homogênea, nossos domos reduzem de forma significativa a absorção do calor externo. Isso resulta em mais conforto e maior economia de energia elétrica com a climatização do espaço”, detalha Valério Heuchling, gerente comercial da Planefibra.

Denominado Termoplan, o domo da Planefibra conta ainda com camada dupla de filme poliéster, material que protege contra os raios ultravioleta. “Em paralelo, há elevado índice de passagem de luz branca, tornando o ambiente mais iluminado”, salienta Heuchling.

O produto da Planefibra foi lançado em 2018 e, de lá para cá, já fez parte de construções de galpões industriais, universidades e centros de distribuição, inclusive em outros países, como Paraguai e Peru.

“A instalação dos domos Termoplan é bastante simples, pois o sistema de fixação é em onda alta, sem a necessidade de calços. Essa característica também dá maior segurança e estanqueidade à cobertura”, completa o gerente comercial da Planefibra.



Programa de recuperação de bacia hidrográfica é implementado no Brasil

Com o nome Juntos pelo Araguaia, está em curso um dos maiores programas de recuperação de bacia hidrográfica do planeta. Ele é inovador em recomposição florestal, com conservação do solo e água, engajamento social, enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e fortalecimento do agronegócio com a finalidade de revitalizar a bacia hidrográfica do Rio Araguaia, nos Estados de Goiás e Mato Grosso.  

O programa foi lançado em 5 de junho de 2019. A secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andréa Vulcanis, explica que não há aplicação de dinheiro público nesse projeto. “A ideia sempre foi, desde o início, envolver várias mãos numa proposta de recuperar uma bacia com apoio dos proprietários rurais da região. Queremos reconfigurar a relação dos moradores locais com a terra e mudar a forma como se ocupa o território” .

A ideia do programa é mudar o mindset, levando a ideia de recuperar, de plantar, de fazer cercamento, de chegar a uma área de gestão governamental do meio ambiente com parcerias e cooperação. “Vamos construir uma nova realidade para aquele território. O Juntos pelo Araguaia não é só uma recuperação de olhar, é uma recuperação de cultura, de como fazer política pública que não seja só com os instrumentos tradicionais de comando e controle”, afirma a secretária.

Escritório executivo

Um escritório executivo será responsável pela articulação de todas essas partes, que vai fazer toda a gestão do território, monitoramento, que vai acompanhar os executores, acompanhar o papel dos órgãos ambientais, dos doadores, vai fazer a divulgação do programa. “O escritório também deverá fazer a gestão documental e dos registros históricos. “O escritório oficial e que tem tarefas muito claras e definidas com relação ao acompanhamento de todo o programa”, completa Vulcanis.

Para o secretário executivo do escritório de projetos do programa, Rodrigo Vilaça, são vários os seus objetivos. “Entre eles (os objetivos), destaco: melhoria da qualidade do rio Araguaia, reabastecimento de mananciais, preservação do meio ambiente, regeneração de áreas degradadas, realização de serviços ambientais, captura de carbono e mudança de cultura”.

O secretário executivo afirma que esse conjunto de ações visa a promover a recuperação de áreas degradadas e o reflorestamento no bioma cerrado, na bacia hidrográfica do Rio Araguaia, em Goiás e Mato Grosso, visando ao aumento da produção e disponibilidade de água com qualidade para apoio e fortalecimento dos serviços ecossistêmicos, garantia de segurança hídrica para o abastecimento humano e apoio à indústria do agronegócio.

O trabalho, de acordo com Vilaça, será feito em consonância com as premissas do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa de Recuperação Ambiental (PRA), bem como com o Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa, o Desafio de Bonn e Iniciativa 20×20, a qual possui como meta restaurar 20 milhões de hectares de áreas degradadas na América Latina e no Caribe. “Como complemento, pretendemos contribuir com a preservação do cerrado até a Amazônia”, explica.

Segundo o governador Ronaldo Caiado, o programa visa a conscientização e participação direta dos produtores rurais, com harmonia e entendimento. “Com certeza, esse é um exemplo não só para o Brasil, mas para o mundo, de que é possível cuidar e preservar a natureza, fomentando o social e o profissional”, finaliza Andréa Vulcanis.



Começa o 10o Encontro Anual da Cúpula Mundial de Segurança do Paciente, Ciência e Tecnologia

O primeiro dia do 10º Encontro Anual da Cúpula Mundial de Segurança do Paciente, Ciência e Tecnologia, apresentado pela Patient Safety Movement Foundation (PSMF), viu as lideranças do mundo todo em segurança do paciente pedirem uma maior urgência na hora de abordar a questão dos danos evitáveis na área da saúde.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230601006142/pt/

Joe Kiani, founder of the Patient Safety Movement Foundation, speaks at the 10th Annual World Patient Safety, Science & Technology Summit in Newport Beach, California. (Photo: Business Wire)

Joe Kiani, founder of the Patient Safety Movement Foundation, speaks at the 10th Annual World Patient Safety, Science & Technology Summit in Newport Beach, California. (Photo: Business Wire)

Comemorando o 10º aniversário da PSMF, o Dr. Michael Ramsay, CEO da PSMF, refletiu sobre o papel que a crescente disponibilidade de dados hospitalares sobre erros médicos poderia desempenhar na redução de danos. “Sou muito otimista de que realmente veremos uma diferença na saúde”, disse ele. “A tecnologia está mudando. Agora podemos obter dados reais. Sabemos quais são os resultados nos hospitais. Somos todos humanos, somos todos um pouco competitivos e reagimos aos dados. Isso vai marcar a diferença.”

Em um discurso de abertura, Don Berwick, MD, MPP, FRCP, ex-administrador dos Centros de Serviços Medicare e Medicaid, apontou que um em cada quatro pacientes hospitalares sofre lesões como resultado de seus cuidados.

“O atendimento médico é muito inseguro”, afirmou Berwick. “É possível eliminar uma grande parcela dos problemas de segurança do paciente. Existem hospitais neste país [EUA] que reduziram certos tipos de infecções a zero e praticamente eliminaram o risco de pneumonia das máquinas de ventilação.”

Berwick sugeriu que os sistemas de saúde podem aprender com muitas das práticas de segurança que a indústria da aviação implementou com sucesso. “Atualmente, você teria que voar continuamente em um voo comercial por mais de 6 mil anos para ter 50% de chance de ser ferido como passageiro”, explicou. “Grosso modo, isso significa que você está mais de 2 milhões de vezes mais seguro em um assento de avião do que em um hospital.”

Jannicke Mellin-Olsen, ex-presidente da Federação Mundial de Sociedades de Anestesiologistas, usou seu discurso de abertura para pedir que mais sistemas de saúde abracem pacientes e familiares daqueles que sofreram danos, a fim de ajudar a promover melhores práticas. “Isso significa ouvir a voz do paciente em todos os níveis do serviço”, comentou.

O primeiro dia da Cúpula também contou com uma palestra de Sir Liam Donaldson, ex-diretor médico do Reino Unido, que discutiu o impacto da Covid-19 na segurança do paciente e como a pandemia ilustrou a falta de resiliência em nossas estruturas de saúde. “Não se pensou muito na segurança do paciente durante o planejamento da pandemia que precedeu a Covid”, disse Donaldson. “As falhas no desenvolvimento de instalações de controle de infecção de classe mundial colocam em risco tanto os profissionais de saúde quanto os pacientes, mas também houve problema nas transições dos cuidados médicos, que afetaram muito os pacientes idosos e levaramàpropagação do vírus em lares de idosos. Isso deveria ter feito parte do nosso pensamento desde uma perspectiva de segurança do paciente.”

Neelam Dhingra, que lidera a Iniciativa Transformadora da Organização Mundial da Saúde (OMS), enfatizou a necessidade de melhorar a segurança do paciente em países de baixa e média renda. Dhingra apontou como, quando a OMS realizou uma pesquisa em 102 países em 2022, somente 27% havia desenvolvido um plano nacional de ação para a segurança do paciente e apenas 18% havia estabelecido metas nacionais de redução de danos relacionados a medicamentos.

“Nos países de baixa e média renda, ainda estamos muito longe de procedimentos simples quando se trata de segurança do paciente”, destacou Dhingra. “Os estudos desses países são limitados, mas as estimativas que temos sugerem que a cada minuto pelo menos cinco pacientes morrem no hospital. Isso significa que o ônus dos danos na saúde é imensamente subestimado.”

Konrad Reinhart, presidente fundador da Global Sepsis Alliance, destacou a necessidade contínua de melhorar a conscientização pública sobre a sepse e pressionar os hospitais a cumprir as práticas recomendadas. “Dado o número de mortes por sepse no mundo todo, que são maiores do que o câncer, o potencial para reduzir os danos é enorme”, afirmou.

Houve palestras adicionais do campeão mundial de segurança do paciente, Peter Pronovost, junto com Stephanie Mercado, diretora executiva da National Association for Healthcare Quality, e Peter Lachman, que lidera o Programa de Fellowship da PSMF. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, discursou no encontro, em uma mensagem de vídeo pré-gravada.

Os painéis de discussão incluíram contribuições de membros do Conselho de Consultores de Ciência e Tecnologia da Casa Branca (EUA), que apresentaram seu próximo relatório sobre segurança do paciente, bem como uma avaliação de lideranças na área de saúde sobre o potencial da análise preditiva e IA para melhorar a segurança do paciente.

Outros painéis abordaram assuntos que vão desde a necessidade de participação do paciente e da família no atendimento médico até propostas para a formação de um Conselho Nacional de Segurança do Paciente nos EUA. O programa do dia terminou com uma exibição privada do documentário da HBO Bleed Out.

SOBRE A PATIENT SAFETY MOVEMENT FOUNDATION

Em 2012, Joe Kiani fundou a organização sem fins lucrativos Patient Safety Movement Foundation (PSMF) para eliminar os erros médicos evitáveis em hospitais. Sua equipe trabalhou com especialistas em segurança do paciente do mundo inteiro para criar as Práticas acionáveis baseadas em evidências (AEBP), que abordam os principais desafios. As AEBP estão disponíveis on-line gratuitamente para os hospitais. As instituições médicas são incentivadas a assumir um compromisso formal com ZERO mortes evitáveis, enquanto as empresas de tecnologia de saúde são solicitadas a assinar o “Open Data Pledge” para compartilhar seus dados para o desenvolvimento de algoritmos preditivos capazes de identificar erros antes que se tornem fatais. O Encontro Anual da Cúpula Mundial de Segurança do Paciente, Ciência e Tecnologia reúne todas as partes interessadas, incluindo pacientes, profissionais de saúde, empresas de tecnologia médica, empregadores do governo e pagadores privados. A PSMF foi estabelecida com o apoio da Fundação Masimo para Ética, Inovação e Concorrência em Saúde. Para mais informações, acesse psmf.org.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Patient Safety Movement Foundation

Irene Mulonni, irene@mulonni.com | (858) 859-7001

Fonte: BUSINESS WIRE



Gestão de emoções pode evitar ambiente de trabalho tóxico

No mundo contemporâneo, a discussão sobre comportamento e emoções tóxicas tem ganhado cada vez mais relevância. O impacto desses aspectos na sociedade é motivo de preocupação, já que afeta tanto o indivíduo quanto o coletivo. No ambiente de trabalho não é diferente: as emoções desempenham um papel crucial na saúde mental e na produtividade dos funcionários. Mas o que isso significa exatamente e como uma cultura emocional negativa afeta o desempenho dos funcionários?

Um estudo populacional, conduzido por pesquisadores da University of South Australia, revelou que enfrentar um ambiente de trabalho tóxico aumenta o risco de depressão em 300%. Os dados indicam que os colaboradores de organizações que não priorizam a saúde mental de seus funcionários têm um risco três vezes maior de desenvolver depressão do que outros trabalhadores. A autora principal do estudo, Dra. Amy Zadow, afirmou ao jornal da universidade que a má saúde mental no local de trabalho pode ser atribuída a práticas, prioridades e valores de gestão inadequados.

Charles Betito, especialista em treinamento de lideranças e promoção de saúde mental no trabalho, alerta para à influência poderosa que as emoções de uma pessoa podem exercer sobre as outras em um grupo ou ambiente compartilhado: “as emoções expressas pelos líderes têm o potencial de influenciar diretamente o estado emocional dos funcionários. Esse contágio pode ocorrer de maneira positiva ou negativa”. Betito alerta que é essencial que os líderes estejam cientes desse contágio de emoções e assumam a responsabilidade de criar uma cultura emocional positiva para suas equipes.

O profissional ressalta que uma cultura emocional negativa pode acarretar sérias consequências para o desempenho dos funcionários já que emoções negativas estão associadas ao estresse exagerado, que pode levar a problemas de saúde física e mental. “A negatividade prejudica a motivação e o comprometimento da equipe, impactando diretamente na produtividade. Em um ambiente onde predominam as emoções negativas, os funcionários se sentem menos inclinados a se esforçar”, explica ele, apontando que, em geral, esse comportamento se manifesta como silêncio, mesmo em ambientes abertos e cheios de gente.

Esse estresse profissional causado pelo comportamento apontado por Betito, é mencionado pelo britânico Peter Frost no livro “Toxic Emotions at Work and What to Do About Them”. Segundo a obra, o impacto na produtividade chega a custar cerca de US$ 300 bilhões anualmente à economia americana, estimados em absenteísmo, diminuição da produtividade, rotatividade de pessoal, pagamentos diretos de seguros, médicos e jurídicos, e violência no local de trabalho.

Com isso em mente, Betito argumenta que em um ambiente de trabalho cada vez mais mutável, complexo e incerto, o conceito de agenda emocional se torna ainda mais relevante. “A agenda emocional descreve a maneira como as coisas são feitas em uma organização e é influenciada pelas emoções das equipes envolvidas”, explica. Ele aponta que a gestão adequada das emoções desempenha um papel crucial no desempenho da agenda técnica, que representa os resultados tangíveis do trabalho. Isto é, quando as emoções não são bem gerenciadas, surgem obstáculos que interferem no progresso das atividades. “Isso pode se manifestar por meio de relacionamentos disfuncionais, resistência silenciosa à adoção de novas tecnologias e até mesmo a desistência silenciosa, o famoso ‘quiet quitting'”, explica.

Para o especialista, que tem mais de 13 anos de experiência no ensino desse assunto em grandes organizações, ao promover um clima organizacional saudável e desenvolver maior inteligência emocional, os líderes estabelecem as bases para uma equipe motivada, engajada e produtiva. “Para isso, os líderes precisam desenvolver habilidades de inteligência emocional para lidar com essa dinâmica. Compreender, gerenciar e influenciar as emoções no ambiente de trabalho são atributos valorizados na liderança contemporânea”, completa.  

A Gestão das emoções tóxicas: criando um ambiente saudável e produtivo

Um conceito apontado por Charles Betito para lidar com as emoções negativas no ambiente de trabalho é o dos “Gestores de Toxicidade” ou “Toxic Handlers”. Segundo ele, esses indivíduos assumem a responsabilidade de absorver, neutralizar e processar as emoções tóxicas no ambiente de trabalho. “Eles atuam como filtros, lidando com a carga emocional negativa e contribuindo para um ambiente saudável e produtivo”, diz.

Os líderes que desejam se tornar excelentes gestores de toxicidade devem desenvolver três atributos principais, como aponta Betito: em primeiro lugar, é necessário cultivar a percepção, por meio da presença e atenção plena, para identificar o fluxo das emoções dentro da organização. Em seguida, é fundamental praticar a escuta ativa, promovendo a transparência emocional e permitindo que os conflitos sejam expostos. Por fim, o líder deve exercer uma influência positiva, criando ativamente um ambiente genuinamente positivo que estimule a colaboração entre as pessoas.

“Ao investir em treinamento e desenvolvimento de habilidades emocionais, as organizações podem construir equipes mais resilientes, motivadas e produtivas”, finaliza o profissional.



AOP Health: conclusão de estudo reforça programa de desenvolvimento clínico para o ropeginterferon alfa-2b (BESREMi®) na policitemia vera

Com a publicação dos resultados finais do estudo LOW-PV no New England Journal of Medicine Evidence conduzido pela Fondazione per la Ricerca dell’Ospedale di Bergamo (FROM) sob a liderança do professor Tiziano Barbui, a AOP Health anunciou um importante avanço que reforça seu programa de desenvolvimento clínico para o ropeginterferon alfa-2b (BESREMi®) na policitemia vera (PV), um câncer de sangue raro. O estudo acadêmico LOW-PV apoiado e financiado pela AOP Health e organizações públicas na Itália complementa uma série de ensaios realizados pela empresa ao longo de mais de 10 anos para obter a autorização de comercialização na Europa e no Oriente Médio. Com estes estudos clínicos, entre os quais PEGINVERA,PROUD-PV e CONTINUATION-PV, a AOP Health abriu uma nova área de opções de tratamento para pacientes que sofrem de PV. Um estudo adicional (PEN-PV) foi realizado para desenvolver uma caneta injetora que permite a fácil autoadministração, com a dosagem exata e sem desperdício do medicamento. O programa de desenvolvimento completo da AOP Health em PV é considerado por muitos líderes de opinião importantes como o avanço mais significativo no campo do tratamento de PV nas últimas três décadas.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230601005765/pt/

Dr. Rudolf Widmann, Founder and Board Member of the AOP Health Group/ Copyright: Studio Koekart: Natasche Unkart & Isabella Köhler (Photo: Business Wire)

Dr. Rudolf Widmann, Founder and Board Member of the AOP Health Group/ Copyright: Studio Koekart: Natasche Unkart & Isabella Köhler (Photo: Business Wire)

Esta série de estudos permitiu a obtenção de autorizações de comercialização em vários países, além dos territórios da AOP Health na União Europeia, Suíça, Liechtenstein e Israel, e permite que os pacientes tenham acesso ao BESREMi® em países como Taiwan, Coreia do Sul, EUA e Japão. Mais estudos estão em andamento para corroborar a segurança e eficácia a longo prazo do BESREMi®. Um estudo de segurança pós-aprovação (BESREMI-PASS) com um período de recrutamento de cerca de três anos acaba de concluir a seleção dos pacientes.

“As autorizações globais de comercialização do BESREMi®, todas elas baseadas no programa de desenvolvimento clínico da AOP Health realizado na Europa, são prova da nossa experiência integrada de desenvolvimento e comercialização de medicamentos. Nosso sucesso e know-how nos permitem perseguir ainda mais nosso objetivo de disponibilizar opções de tratamento para doenças raras para pacientes do mundo inteiro”, disse o Dr. Rudolf Widman, fundador e membro do Conselho do AOP Health Group.

Sobre o BESREMi®

O BESREMi® é o primeiro e atualmente único interferon aprovado para policitemia vera, uma neoplasia mieloproliferativa (MPN), indicado na União Europeia como monoterapia em adultos para tratamento da policitemia vera sem aumento sintomático do baço. Sua segurança e eficácia gerais foram demonstradas em vários estudos clínicos.

O BESREMi® (ropeginterferon alfa-2b) é um interferon prolina mono-peguilado de ação prolongada (ATC L03AB15). Ele é autoadministrado com uma caneta injetora (250 e 500 ug) uma vez a cada duas semanas inicialmente, ou até a cada quatro semanas após a estabilização dos parâmetros hematológicos. O BESREMi® foi projetado para ser autoadministrado por via subcutânea com uma caneta carregada previamente.

Para ver o Resumo das características do produto da EMA, acesse: BESREMi®

Link: https://www.ema.europa.eu/en/documents/product-information/besremi-epar-product-information_en.pdf

O princípio ativo ropeginterferon alfa-2b foi descoberto pela PharmaEssentia, parceira de longa data da AOP Health. Em 2009, a AOP Health licenciou os direitos exclusivos para desenvolvimento clínico e comercialização do ropeginterferon alfa-2b em policitemia vera e outras neoplasias mieloproliferativas, como leucemia mieloide crônica (LMC), para os mercados da Europa, Comunidade de Estados Independentes (CEI) e Oriente Médio.

Sobre a AOP Health

O AOP Health Group incorpora várias empresas, incluindo a AOP Orphan Pharmaceuticals GmbH, com sede em Viena (Áustria). O AOP Health Group é o pioneiro europeu em terapias integradas para doenças raras e em cuidados intensivos. Nos últimos 25 anos, o Grupo se tornou um fornecedor estabelecido de soluções de terapia integradas operando a partir de sua sede em Viena, suas subsidiárias e escritórios de representação em toda a Europa e Oriente Médio, bem como através de parceiros no mundo inteiro. O slogan “Needs. Science. Trust.” resume a base do sucesso do Grupo: estabelecer confiança por meio de um alto nível de investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento e uma orientação altamente consistente e pragmática para as necessidades de todas as partes interessadas – em especial os pacientes e suas famílias, bem como os profissionais de saúde que os tratam.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para mais informações:

DI Isolde Fally

Isolde.Fally@aop-health.com

+43-676-500 4048

Nos EUA: 011-43-676-500 4048

Fonte: BUSINESS WIRE



Previsão, monitoramento e KI – Inteligência coletiva para transição energética na EM-Power Europe

A transição energética não só altera as tecnologias de geração de energia que usamos, como também requer que as redes elétricas sejam atualizadas. Hoje, ao invés de uma dúzia de usinas elétricas de larga escala, um coletivo enorme de usinas elétricas alimenta nossa rede: vários milhares de parques de energia eólica e mais de 2,6 milhões de sistemas fotovoltaicos foram instalados apenas na Alemanha, e a tendência ao crescimento desse número é acentuada. Isso torna nossa geração de energia dependente do clima: em dias sem vento ou nublados, o fornecimento de energia pode não atender a demanda, levando a gargalos, ou pior, a apagões. Para manter a frequência da rede em estáveis 50,2 hertz, os operadores precisam de previsões de rendimento. A inteligência artificial (IA) ajuda a processar essas informações altamente complexas e integrá-las ao sistema de energia.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230601005578/pt/

Exibição EM-Power Europe (Foto: Solar Promotion GmbH)

Exibição EM-Power Europe (Foto: Solar Promotion GmbH)

Com milhões de instalações solares, wallboxes, bombas de calor e sistemas de armazenamento residencial e baterias de carros que algum dia conseguirão alimentar eletricidade de voltaàrede, o sistema de rede elétrica atual já é tão complexo que os operadores de rede e serviços de utilidade pública estariam perdidos sem seus sistemas digitalizados. Quanto mais eles sabem quando, onde e como a eletricidade está sendo produzida, alimentada na rede e demandada pelos consumidores, com mais precisão eles conseguem alinhar o seu fornecimentoàdemanda. Isso também os torna mais lucrativos, já que compensar pela falta de energia é caro. Quando a geração não cobre o consumo dentro de um grupo de compensação, os operadores de rede são forçados a pagar pelos custos de compensação. Quanto mais precisa for a previsão do tempo e do rendimento para as usinas de energia solar e eólica, mais sucesso as empresas terão. Pessoas físicas que queiram otimizar seu autoconsumo usando baterias ou consumidores controláveis como carros elétricos ou bombas de calor também requerem previsões para determinar para que a eletricidade deve ser usada. O mesmo acontece para a gestão de energia predial.

Previsão do tempo para o setor de energia

Na EM-Power Europe, exibição internacional de gestão de energia e soluções energéticas integradas, empresas de todo o mundo apresentam conceitos de digitalização bem como tecnologias inovadoras e serviços para a rede otimizada do futuro. “O aprendizado de máquina e a IA desempenham um papel crucial na previsão de irradiação”, explicou Jan Remund, chefe do Departamento de Energia e Clima da Meteotest AG, provedora suíça de previsão do tempo. A empresa consegue prever o movimento das nuvens combinando modelos físicos com algoritmos de autoaprendizado baseado em imagens de satélites. “A precisão dos modelos físicos para as próximas horas é bastante alta. Quanto maior o intervalo de tempo, menor precisão terão as previsões”, afirmou Remund. Sua empresa coleta dados de irradiação e temperatura e os usa para fazer análises, traçar perfis e realizar previsões que podem ser integrados no respectivo software de controle ou monitoramento fotovoltaico. As empresas podem usar as previsões do tempo como base para calcular irradiação solar usando o software exclusivo ou comprar tais cálculos. Os operadores de rede contam com as previsões de irradiação para equilibrar a entrada e saída da rede com base nas previsões de produção e demanda.

A meteocontrol, empresa especialista em monitoramento e previsão do sul da Alemanha, faz cálculos de rendimento com base em dados de diferentes provedores de previsão do tempo. A empresa também investiga como aerossóis, como cinzas, e areia afetam a formação das nuvens. “Nos dias 3 e 4 de março de 2021, nosso projeto de pesquisa “PermaStrom” exemplificou quão importante essa questão é”, afirmou Stijn Stevens, CEO da meteocontrol. “Havia muita poeira saariana na Europa nesses dois dias. Graças às previsões otimizadas, cerca de três milhões de euros foram economizados para equilibrar os custos de energia apenas na Alemanha.

A integração de aplicativos inteligentes e IA no sistema de rede elétrica cria uma inteligência digital coletiva. Ao combinar as previsões de geração e consumo de energia com a capacidade das usinas elétricas convencionais, os operadores de rede podem prever quando e onde as redes e os transformadores alcançarão sua capacidade máxima. Isso permite que eles tomem as precauções necessárias.

Consumidores proativos: importantes atuantes que são subestimados

Os consumidores proativos desempenharão um papel vital nos sistemas de energia do futuro: por exemplo, pessoas físicas particulares e lares domésticos podem alimentar a rede com o excesso de eletricidade de seus carros elétricos, contribuindo significantemente para a estabilidade da rede. A empresa Hive Power já oferece um software, chamado Vehicle-to-Grid, para retorno intermitente de eletricidade das baterias de carros para a rede. A inteligência artificial também ajuda nesse sentido: o software aprende quando os veículos estão em uso e quando não estão, permitindo alimentar eletricidade na rede quando há excesso de capacidade. Os consumidores proativos podem ganhar até 1.000 euros por ano dessa forma.

Tecnologia inteligente para prédios

As previsões de tempo e rendimento também são cruciais para a gestão de energia predial. As bombas de calor podem carregar o dispositivo de armazenamento de calor quando o sol está brilhando, e alimentar a energia no circuito de aquecimentoànoite. Com o software correto, as bombas de calor aplicam as previsões de rendimento fornecidas pelo sistema de gestão de energia aos cronogramas operacionais. Isso previne que as bombas de calor usem eletricidade fornecida pela rede para aquecer o armazenamento de energia térmica quando energia solar suficiente é esperada dentro da próxima hora. Outra possibilidade é cronometrar o carregamento dos veículos elétricos de modo que isso maximize o compartilhamento da energia solar. Os sistemas da Solar-Log são baseados no mesmo princípio. Eles fornecem autoconsumo ideal de energia para prédios de escritórios e instalações industriais através de armazenamento de bateria e cargas flexíveis, como bombas de calor ou estações de carregamento.

Além das empresas mencionadas acima, vários outros expositores apresentarão suas soluções de previsão do tempo e de rendimento, conexãoàrede e software de análise e monitoramento na EM-Power Europe em Munique, de 14 a 16 de junho. Os visitantes podem aprender sobre as possibilidades dos sistemas de previsão e monitoramento na sessão “Previsão e monitoramento: sempre um passo adiante” (“Forecasting & Monitoring: Immer einen Schritt voraus sein”) do fórum EM-Power Forum.

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Fonte: BUSINESS WIRE



Carbios e Indorama Ventures reafirmam parceria para construir a primeira usina de biorreciclagem de PET na França

Carbios (Euronext Growth Paris: ALCRB), uma empresa de biotecnologia que desenvolve e industrializa soluções biológicas para reinventar o ciclo de vida do plástico e de produtos têxteis, e Indorama Ventures Public Company Limited (IVL) (código Bloomberg IVL.TB), um produtor químico sustentável mundial, anunciaram hoje a assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) não vinculante para formar uma Joint Venture e construir a primeira usina de biorreciclagem de PET do mundo na França1.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230601005879/pt/

Carbios and Indorama Ventures reaffirm partnership to build first-of-a-kind PET biorecycling plant in France

Carbios and Indorama Ventures reaffirm partnership to build first-of-a-kind PET biorecycling plant in France

Com base e sujeito aos termos abrangentes estabelecidos no MOU, a Indorama Ventures planeja mobilizar cerca de € 110 milhões para a Joint Venture em capital e financiamento de empréstimos não conversíveis2, documentação final de engenharia pendente e estudos finais de viabilidade econômica. Ambas as partes reconheceram seu apoio mútuo para implementar o projeto e sua intenção de finalizar a documentação do contrato antes do fim de 2023.

Sujeito ao desempenho bem-sucedido desta primeira fábrica na França, a Indorama Ventures confirma sua intenção de expandir potencialmente a tecnologia a outros locais de PET para desenvolvimentos futuros.

Sob o contrato assinado hoje, a Carbios, que solicitou o licenciamento da planta em dezembro de 2022, deve adquirir 13 hectares de terra da planta de PET existente da Indorama Ventures em Longlaville e espera receber licenças até o terceiro trimestre de 2023, permitindo o início da construção até o fim de 2023 e visando a entrada em operação em 2025. A superfície do terreno oferece a possibilidade de duplicar a capacidade. Segundo este MOU, a Indorama Ventures deve garantir 100% da repolimerização de saída, sendo que ambos os parceiros devem cooperar para garantir o fornecimento de matéria-prima.

O investimento total de capital para a nova fábrica é estimado em cerca de € 230 milhões, considerando o impacto recente da inflação. Os custos do projeto serão financiados pelas somas mobilizadas pela Indorama Ventures, pelos subsídios do estado francês e da região de Grand-Est disponíveis para o projeto3, bem como pela capitalização da Joint Venture pela Carbios. Parte da injeção de capital da Carbios na Joint Venture será financiada por uma parte da atual posição de caixa da Carbios (ou seja, € 86 milhões em 30 de abril de 2023). A Carbios está examinando ativamente as melhores opções de financiar sua injeção de capital restante na Joint Venture e irá escolher a solução e o cronograma mais adequados com base nas condições do mercado.

O projeto é parte da ambição Vision 2030 da Indorama Ventures de estabecer sua liderança como uma empresa química sustentável internacional. Os compromissos de ESG da empresa incluem gastar US$ 1,5 bilhão para aumentar sua capacidade de reciclagem para 50 bilhões de garrafas PET ao ano até 2025 e 100 bilhões de garrafas ao ano até 2030. Para alcançar estas metas, a Indorama Ventures, maior produtor mundial de resina PET reciclada usada em garrafas de bebina, está investindo em novas tecnologias de reciclagem, incluindo reciclagem avançada, além de expandir sua presença mundial de locais de reciclagem mecânica, incluindo dois na França.

A Carbios desenvolveu uma tecnologia disruptiva de despolimerização enzimática que permite a reciclagem eficiente sem solventes de plástico PET e resíduos têxteis em produtos virgens, visando atingir a verdadeira circularidade. A Carbios tem planos ambiciosos de se tornar líder em fornecer tecnologia em reciclagem avançada de PET até 2035. Após operações bem-sucedidas em sua fábrica de demonstração em Clermont-Ferrand, na França, a Carbios coopera com a Indorama Ventures há mais de um ano para avaliar as viabilidades comercial e técnica da tecnologia. A primeira fábrica de reciclagem enzimática de PET em escala industrial em Longlaville terá capacidade para processar cerca de 50.000 toneladas de resíduos de PET pós-consumo ao ano, incluindo resíduos que não são recicláveis mecanicamente, o equivalente a 2 bilhões de garrafas PET coloridas ou 2,5 bilhões de bandejas PET.

Yash Lohia, Presidente do Conselho de ESG da Indorama Ventures, disse: “Estamos encorajados pelos resultados positivos da devida diligência que nossas equipes realizaram até agora sobre a solidez técnica da tecnologia da Carbios. Estamos confiantes de que este desenvolvimento inovador pode ser uma adição valiosaàgama de soluções para economia circular de plásticos e fibras de PET. Sujeito ao desempenho bem-sucedido do Projeto Longlaville, estamos considerando expandir a tecnologia da Carbios a outros locais ao redor do mundo para desenvolvimento futuro.”

Emmanuel Ladent, Diretor Executivo da Carbios, disse: “O anúncio de hoje é um marco significativo em nossa parceria com a Indorama Ventures e um grande passo adiante em concretizar nossa primeira planta conjunta de bioreciclagem de PET. A diligência devida técnica realizada em conjunto com a Indorama comprova a robustez da tecnologia disruptiva da Carbios.”Na Carbios, estamos comprometidos em trazer plástico e produtos têxteisàeconomia circular. Nossa primeira unidade de referência em Longlaville é um trampolim para nossa implantação industrial e comercial em todo o mundo, a fim de atingir nossas metas de liderança em reciclagem avançada de PET.”

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Sobre a Carbios:

Carbios é uma empresa de biotecnologia que desenvolve e industrializa soluções biológicas para reinventar o ciclo de vida do plástico e produtos têxteis. Inspirada pela natureza, a Carbios desenvolve processos baseados em enzimas para decompor o plástico com a missão de evitar a poluição plástica e têxtil, bem como acelerar a transição a uma economia circular. Suas duas tecnologias disruptivas para a biorreciclagem de PET e a biodegradação de PLA vêm alcançando escalas industrial e comercial. Sua planta de demonstração de bioreciclagem está em operação desde 2021 e uma unidade de referência inédita, em parceria com a Indorama Ventures, deve entrar em operação em 2025. A Carbios recebeu reconhecimento científico, notadamente com a capa da Nature, sendo respaldada por marcas de prestígio nas indústrias de cosméticos, alimentos, bebidas e vestuário para aumentar a capacidade de reciclagem e a circularidade de seus produtos. Nestlé Waters, PepsiCo e Suntory Beverage & Food Europe são membros de um consórcio de embalagens fundado pela Carbios e L’Oréal. On, Patagonia, PUMA, PVH Corp. e Salomon cooperam com a Carbios em um consórcio têxtil.

Acesse www.carbios.com/en para saber mais sobre a biotecnologia impulsionando a circularidade do plástico e de produtos têxteis.

Twitter: Carbios / LinkedIn: Carbios / Instagram: insidecarbios

Informação sobre ações da Carbios:

Código ISIN: FR0011648716

Código Ticker: Euronext Growth: ALCRB

LEI: 969500M2RCIWO4NO5F08

Carbios, fundada em 2011 pela Truffle Capital, é elegível para o PEA-PME, um programa do governo que permite que os residentes franceses que investem em PMEs se beneficiem de descontos no imposto de renda.

Sobre a Indorama Ventures

A Indorama Ventures Public Company Limited, cotada na Tailândia (código Bloomberg IVL.TB), é um dos principais produtores petroquímicos do mundo, com presença mundial em fabricação na Europa, África, Américas e Ásia-Pacífico. O portfólio da empresa abrange PET combinado, óxidos e derivados integrados, além de fibras. Os produtos da Indorama Ventures atendem aos principais setores de FMCG e automotivo, ou seja, segmentos de bebidas, higiene, cuidados pessoais, pneus e segurança. A Indorama Ventures tem cerca de 26.000 funcionários ao redor do mundo e receita de US$ 18,7 bilhões em 2022. A empresa está cotada no Dow Jones Emerging Markets e no World Sustainability Indices (DJSI).

Isenção de responsabilidade sobre declarações prospectivas e fatores de risco:

Certas informações contidas neste comunicadoàimprensa são declarações prospectivas, não dados históricos, e não devem ser interpretados como garantia de que os fatos e dados declarados irão ocorrer. Estas declarações prospectivas estão baseadas em dados, suposições e estimativas consideradas razoáveis pela Carbios. A Carbios opera em um ambiente competitivo e em rápida evolução. Portanto, não está em posição de antecipar todos os riscos, incertezas ou outros fatores que possam afetar seu negócio, seu potencial impacto em seus negócios ou a medida em que a materialização de um risco ou combinação de riscos possa conduzir a resultados que diferem significativamente daqueles citados em qualquer declaração prospectiva. A Carbios chama a atenção para o fato de que as declarações prospectivas não são de modo algum, garantia de seu desempenho futuro e que sua atual situação financeira, resultados e fluxos de caixa, e o desenvolvimento do setor em que a Carbios opera, possam diferir significativamente daqueles propostos ou sugeridos pelas declarações prospectivas contidas neste documento. Além disto, mesmo que a posição financeira, resultados, fluxos de caixa e desenvolvimentos da Carbios no setor em que opera sejam consistentes com as informações prospectivas contidas neste documento, tais resultados ou desenvolvimentos podem não ser uma indicação confiável dos resultados futuros ou desenvolvimentos da Carbios. Os leitores são aconselhados a considerar com cuidado os fatores de risco descritos no documento de registro universal apresentadoàautoridade de mercado francesa (“AMF”), bem como no relatório financeiro semestral disponível gratuitamente no site da empresa. Se todos ou parte destes fatores de risco se materializarem ou outros, em nenhum caso a Carbios será responsável por qualquer decisão tomada ou ação tomada em conjunto com as informações e/ou declarações neste comunicado de imprensa ou por quaisquer danos relacionados. Esta informação é dada apenas a partir da data deste comunicadoàimprensa. A Carbios não se compromete a publicar atualizações destas informações ou das suposições nas quais estão baseadas, exceto conforme qualquer obrigação legal ou regulamentar que seja aplicável a ela.

1 Consulte o comunicadoàimprensa publicado pela Carbios e Indorama Ventures em 23 de fevereiro de 2022

2 Tanto o financiamento de capital como o empréstimo não conversível da Indorama Ventures devem ser feitos apenas na Joint Venture e não na Carbios

3 Consulte o comunicadoàimprensa publicado pela Carbios em 31 de maio de 2023

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

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Fonte: BUSINESS WIRE



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