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Projeto aproveita resíduos de origem animal para produzir alimentos saudáveis

No Centro Universitário IMEPAC, o Projeto Integrador Aproveitamento e Manejo de Resíduos de origem Animal está causando um impacto positivo, tanto na formação dos alunos do curso de Medicina Veterinária, quanto no desenvolvimento das crianças do Centro Educacional Municipal Tenente Coronel Vilagran Cabrita, em Araguari (MG). O projeto, coordenado pelo professor, Nutricionista e Médico Veterinário Sílvio André Pereira Mundim, tem como objetivo utilizar os resíduos de bovinos, após o devido tratamento, como fonte de matéria orgânica para a produção de hortaliças a serem utilizadas na merenda escolar.

A iniciativa envolve os alunos matriculados no 4º e 5º períodos do curso de Medicina Veterinária. Os estudantes escolhem uma escola para a implantação do projeto e, a partir daí, eles passam a trabalhar em conjunto com as crianças, que participam ativamente das práticas de preparação dos canteiros, sementeira, transplante de mudas, controle de ervas daninhas e colheita. Essa experiência vai além do simples ato de comer, pois envolve o cultivo dos alimentos e proporciona um contato direto com a natureza, despertando o interesse das crianças por uma alimentação mais saudável.

“À medida que os pequenos se envolvem, desperta neles o gosto pela alimentação saudável. Nesse sentido, vamos plantando a semente da alimentação saudável no coração de cada participante para que cresça com bons hábitos alimentares e com senso de que é a chave para uma vida longa”, ressalta o coordenador do projeto.

Além de estimular o consumo de alimentos saudáveis, o projeto também promove a educação ambiental, mostrando às crianças a importância da preservação do planeta e do cuidado com a natureza. Através do contato direto com a terra, as sementes e as mudas, as crianças desenvolvem uma consciência de sustentabilidade e aprendem sobre a importância do cultivo sustentável e do uso de adubos de origem animal.

“Priorizar o contato com a natureza é de fundamental importância na educação das crianças e o trabalho com horta garante aos alunos essa conexão, além de ser um espaço a mais de aprendizado. Ao mexer com a terra, com as sementes, com as mudinhas de vegetais, com a água e com as minhocas, as crianças estabelecem mais relações com o meio no qual estão inseridas. Assim, começam a desenvolver a consciência do cuidado e se aproximam de atitudes sustentáveis e de socialização”, destaca Sílvio.

Além dos benefícios para as crianças, o projeto tem um impacto significativo na formação dos alunos do IMEPAC. Michelly Dias de Oliveira, aluna do 4º período do curso de Medicina Veterinária, relata que participar do projeto tem sido uma experiência incrível. “Além de poder aplicar na prática os conhecimentos que estamos adquirindo em sala de aula, estamos aprendendo a trabalhar em equipe e a desenvolver habilidades de organização e liderança”, afirma Michelly.

Com o sucesso do projeto, é esperado que o mesmo possa ser expandido para outras escolas da região, promovendo uma alimentação mais saudável para as crianças e contribuindo para a formação acadêmica e profissional dos alunos do IMEPAC. O engajamento da comunidade escolar, incluindo pais e funcionários, é fundamental para o desenvolvimento e o sucesso dessa iniciativa, que valoriza a natureza como fonte de vida e promove a consciência ambiental desde a infância.



Edtech oferece cursos de psicologia por streaming

O EaD (Ensino a Distância) cresceu 474% no Brasil em uma década. É o que revela o Censo da Educação Superior 2021, divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e pelo MEC (Ministério da Educação). O resultado foi observado entre os anos de 2011 e 2021, quando a soma de ingressantes em cursos presenciais diminuiu 23,4%.

De acordo com o balanço, em 2011, os ingressos por meio de EaD correspondiam a 18,4% do total. Já em 2021, essa taxa cresceu para 62,8%. Segundo a série histórica da pesquisa, as duas modalidades de ensino tendem a se afastar cada vez mais.

A ampla adesão à educação a distância fomenta iniciativas que visam capacitar estudantes e profissionais de diversos segmentos nos mais variados temas, como edtechs. Exemplo disso, a Ser Psicólogo foi criada em 2021 e já se tornou a maior plataforma de streaming da área de psicologia do Brasil.

Guilherme Pontes Junior, CEO e cofundador da Ser Psicólogo, explica que o sistema é exclusivo para psicólogos e estudantes de psicologia e surgiu em resposta à crescente procura de psicólogos por educação.

“A plataforma surgiu em plena pandemia, quando eu me uni às psicólogas Margarida Ferreira e Rosana Brito. De início, a proposta era desenvolver alguns cursos que já eram realizados de forma presencial”, explica.

Ele conta que, depois disso, o grupo percebeu que o sistema era uma oportunidade para que profissionais e acadêmicos pudessem se capacitar em diversos temas, “criando uma referência que já existia em outras áreas, mas não na psicologia”.

O empresário conta que a plataforma apresenta diversas inovações no ensino de psicologia e, por isso, disponibiliza diversos cursos para os psicólogos. “Todos os meses, são lançados de dois a seis cursos novos, que podem ser assistidos de qualquer lugar. O ensino a distância permite que o conteúdo chegue mais rápido e acessível para todos”.

Para concluir, o CEO da Ser Psicólogo sublinha que “a plataforma tem como missão trazer o material que todo psicólogo precisa para aprimorar a sua prática clínica. Com isso, buscamos produzir novos materiais sempre ouvindo o nosso assinante”, explica. 

Para mais informações, basta acessar: https://www.serpsicologo.com/



Número de divórcios cai 10% no Brasil em 2022

Entre os meses de janeiro e novembro de 2022, foram registrados 68,7 mil divórcios no território brasileiro, menor número coletado no país desde 2018, segundo o Colégio Notarial do Brasil (CNB). Tal cenário representa uma queda de 10% em relação a 2021.  

Ainda de acordo com o levantamento da CNB, há 2 anos o Brasil registrou o recorde de divórcios: 76,6 mil. Em relação a 2020, primeiro ano da pandemia, a queda foi de 3,8% – naquele ano, foram registrados 71 mil divórcios. 

Segundo a legislação brasileira, há duas possibilidades de processos quando um casal decide pela separação: o judicial e o extrajudicial. “No procedimento extrajudicial, o casal está de acordo com o divórcio, bem como em relação à divisão de bens, e poderá realizá-lo em qualquer cartório de notas do país, devendo, para tanto, contratar um advogado, para que o divórcio seja realizado de acordo com a legalidade”, explica Rodolfo Renault de Paula Pimenta, advogado especialista.

No caso de um divórcio litigioso, ou seja, ao contrário de consensual ou amigável, a via para resolução sempre será judicial – o mesmo vale caso haja filhos menores de idade ou incapazes envolvidos. “Após concluído o processo, não há consequências diferentes para um divórcio judicial ou extrajudicial. As diferenças estão no caminho procedimental e no tempo”, conta Pimenta.

Outras diferenças

A decisão pelo modelo processual de divórcio implica em diferentes ações necessárias e também afeta prazos para conclusão. No divórcio extrajudicial, é necessário que seja agendado um dia e hora para o comparecimento do casal no cartório, em companhia de um advogado escolhido, e não há necessidade de um profissional para representar cada cônjuge, podendo haver apenas um, para condução do ato junto ao tabelião do cartório.

“No divórcio judicial, é necessário a contratação de um profissional capacitado, apresentando, para tanto, certidão de casamento, certidão de nascimento dos filhos (se houver), cópias do RG e CPF de cada um, documentos relacionados aos bens móveis e imóveis”, detalha Pimenta. 

A partir de então, será ajuizada uma ação, com o fim de dirimir todas as questões relacionadas aos interesses da parte representada pelo advogado contratado. 

Quando existe consenso entre o casal sobre o divórcio, o processo todo leva em torno de três meses. No entanto, quando o divórcio é litigioso, o trâmite é mais demorado, e em alguns casos pode levar dois anos ou mais.

Para saber mais, basta acessar: www.rodolfopimenta.com.br 



Quatro soluções de educação digital para instituições de ensino

As escolas e universidades precisam otimizar o tempo e os recursos disponíveis para ensinar e apoiar os alunos, minimizando suas cargas de trabalho e custos administrativos. As soluções digitais mais recentes podem oferecer suporte a esse objetivo com base na automação de processos e ferramentas que ajudam estudantes, professores, equipe administrativa e gerentes de TI a trabalhar de forma mais eficaz e produtiva.  

Para instituições de ensino de todos os tipos e tamanhos, ajudar os alunos a atingir seu potencial de aprendizado é a principal prioridade. Por isso, muitas instituições estão adotando uma série de novas tecnologias. Elas permitem acelerar processos de rotina e agilizar o gerenciamento de colaboradores e estudantes com base em insights de dados em tempo real. Isso também tem ajudado os educadores a planejarem aulas mais rapidamente. 

Abaixo, há 4 benefícios das soluções de educação digital para instituições de ensino. 

  1. Otimização do tempo dos professores e alunos

Com as mais recentes tecnologias de sala de aula digital, incluindo monitores digitais interativos, os docentes podem compartilhar recursos de aprendizagem com os alunos com um toque. Essas soluções permitem que os professores baixem apps de ensino de terceiros, possibilitando uma variedade de ferramentas valiosas em seus planos de aula. Essa tecnologia também oferece suporte para escrita, gravação, preparação e instrução convenientes por meio do painel de exibição interativo. Os monitores digitais interativos também reduzem a dependência de livros didáticos e materiais impressos. Além de reduzir custos, isso ajuda a economizar recursos naturais e minimizar os impactos ambientais.

  1. Aumento da eficiência para as equipes de administração

As mais recentes tecnologias utilizam dados de vídeo capturados por câmeras para automatizar o gerenciamento de atendimento, sem a necessidade de fazer a chamada manualmente. Isso é feito por meio de tecnologia baseada em IA, que – com o consentimento dos pais e dos próprios alunos – identifica os alunos presentes e ausentes e registra as informações da chamada para uso posterior. Com isso, os administradores podem entender as tendências de frequência centralmente por meio de uma interface de painel, auxiliando na geração de relatórios e apoiando iniciativas para garantir que o maior número possível de alunos compareça às aulas. 

  1. Tornar as informações escolares mais acessíveis

Essas plataformas digitais também permitem atribuir a cada sala de aula seu próprio painel de informações exclusivo. Chamados de ‘sinalização digital’, esses painéis podem exibir informações como horários de aula, atividades diárias, vídeos, fotos e assim por diante. Alunos e professores podem usar essa ferramenta para manter e monitorar registros de frequência, rastrear altas temperaturas, bem como verificar relatórios de frequência individual e outras informações acadêmicas. 

  1. Vantagens para a equipe de TI 

Algumas soluções de educação digital agora fornecem uma visualização de painel único de todos os dispositivos conectados à rede – com ferramentas simples que aceleram a configuração, o gerenciamento e a solução de problemas de TI. Isso ajuda a melhorar a qualidade dos serviços de TI para funcionários e alunos, ajudando a otimizar as experiências de ensino e aprendizagem.  

 

 



Incorporadora lança o empreendimento residencial Vista Alta

A incorporadora Arqos anunciou, no início de maio, o lançamento oficial do empreendimento Vista Alta, um residencial localizado na região de Alphaville, zona oeste de SP, em uma área que tem previsão de se transformar no bairro Arqos. O Vista Alta Condomínio Residencial ocupará uma área total de quase 150.000 m2, onde a Incorporadora construirá unidades de casas cercadas por mais de 100.000 m2 de natureza preservada. Serão 919 m2 de área verde, na média, por unidade.

Para a empresa, o bairro e a comunidade existem com o objetivo de conectar pessoas, locais e paisagens. Essas são premissas do novo urbanismo que, na Arqos, formam os pilares do desenvolvimento sustentável. Segundo Felipe Chukr, CEO da empresa, além da preocupação com os clientes, do entorno, do bairro e dos impactos urbanísticos e sociais da região, a incorporadora tem um pensamento amplo, que coloca a preservação do meio ambiente como protagonista. Por isso, apesar de ser uma empresa nova, a Arqos já trabalha com metas ESG (Environmental, Social and Governance) e é signatária do Pacto Global da ONU pelo Meio Ambiente.

Com o início das obras do Vista Alta, a expectativa é que cerca de 500 empregos sejam gerados, além de um impacto na cadeia de construção criando outras 260 vagas. Pela estimativa de empregos usando base de cálculos do BNDES, outros 846 postos de trabalho devem ser criados, além da mão de obra de longo prazo que será demandada após a entrega do condomínio, estimada em 143 vagas.

Vista Alta

O empreendimento é um projeto pensado nos futuros moradores, mas que vai ter impacto em toda a região. “Sustentabilidade no Vista Alta não será apenas um conceito, mas uma realidade para o dia a dia, provando que é possível morar e viver preservando o planeta”, completa o CEO.

O residencial tem o projeto arquitetônico e de áreas comuns realizados pelo escritório de arquitetura FGMF, sendo o primeiro elaborado pela empresa na região de Alphaville. Entre os projetos da empresa, destacam-se a Japan House e a Casa Cigarra, no interior de São Paulo. Os sócios e arquitetos, Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz, partem da estaca zero em cada projeto, usando o desenho como instrumento de pesquisa para elaborar uma nova visão de edifícios, objetos e cidades.

O Botânico Ricardo Cardim, conhecido por suas florestas urbanas, cuida do projeto paisagístico do Vista Alta. A marca de seu trabalho é o uso e o resgate dos elementos botânicos da Mata Atlântica em seus trabalhos. “Essa floresta foi o norte de nosso projeto, e nos inspirou a criar um paisagismo que flui junto à biodiversidade nativa, incluindo muitas espécies frutíferas como uvaias, pitangueiras e jabuticabeiras”, comenta Ricardo.

Toda a comunicação visual e sinalização do residencial foi elaborada pelo Estúdio Porú, especialista nos segmentos residencial, corporativo e em intervenções e projetos de pontos de venda e stands.

A construção do Vista Alta será executada pela BN Engenharia, que atua no mercado há mais de 45 anos e com 152 trabalhos já entregues, nos mais variados segmentos de obras. A BN figura entre as maiores construtoras do país de acordo com o Ranking INTEC, ocupando a 20ª colocação.

O desenho urbanístico do Residencial ficou a cargo dos profissionais da Strato Urbanismo, uma equipe capacitada com atuação em todo o Brasil e no exterior. Os sócios Márcio Penna e Hugo Serra apresentam em seus currículos, além de sólida formação acadêmica, passagens de mais de 10 anos pela Alphaville Urbanismo.

Sobre a Arqos

Com foco em projetos residenciais de alto e médio padrão, a Arqos possui a experiência de seus executivos no mercado imobiliário. Seus projetos unem a arquitetura contemporânea conectada à sustentabilidade e pensam no urbanismo, com espaços que vinculam pessoas ao meio ambiente.

Segundo o CEO da Arqos, apesar da empresa estar iniciando sua trajetória, seu grupo de acionistas possui mais de 30 anos de mercado imobiliário. “O Bairro Arqos e o Residencial Vista Alta são resultados de todos esses anos de trabalho e de conhecimento acumulado”, completa.



AVEVA reconhecida como líder no IDC MarketScape: Avaliação Mundial de Provedores de Sistema de Execução de Manufatura por Processo 2023

A AVEVA, líder global em software industrial, impulsionando transformação digital e sustentabilidade, anunciou que foi posicionada na Categoria Líderes do IDC MarketScape: Avaliação Mundial de Provedores de Sistema de Execução de Manufatura por Processo 2023 (documento no. EUR150526323, abril de 2023).

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230601005066/pt/

Keith Chambers, Vice-President, Operations Management Software, AVEVA. (Photo: Business Wire)

Keith Chambers, Vice-President, Operations Management Software, AVEVA. (Photo: Business Wire)

De acordo com o IDC MarketScape, “O sistema de execução de manufatura (MES, Manufacturing Execution System) da AVEVA é uma solução baseada em modelos que suporta a modelagem de fluxos de trabalho operacional, processos de produção e equipamentos. Essa abordagem de gestão de processo empresarial configurável permite a padronização de processos operacionais em operações em vários locais e fornece uma plataforma de gestão centralizada para análise de dados com visualização”. Ao explicar os pontos fortes do MES da AVEVA, o relatório citou: “A abordagem impulsionada por modelos e baseada em processos tem sido um dos pontos fortes principais da AVEVA há muito tempo. Isso é um diferencial da empresa, alinhando-se com as necessidades dos principais setores atendidos pela AVEVA. Com o tempo, a empresa também desenvolveu um conhecimento completo de domínio em manufatura por processo tanto pelo lado de execução de manufatura quanto otimização do design da planta. Esses recursos são essenciais para impulsionar transformação digital em todo o ciclo de vida operacional e dos ativos para os setores de capital intensivo. Essas características, junto com uma dinâmica forte em inovação rumoànova arquitetura da nuvem, contribuirão para o sucesso a longo prazo da AVEVA em manufatura por processo”.

Lorenzo Veronesi, diretor adjunto de pesquisas da IDC Manufacturing Insights, afirmou: “As empresas em setores de processo contínuo ou em lotes e híbrido devem considerar um sistema de execução de manufatura que fornece uma forte agilidade operacional nas suas várias instalações e unidades.”

Keith Chambers, vice-presidente de software de gestão operacional da AVEVA, exprimiu:“Estamos orgulhosos com o reconhecimento da AVEVA como Líder no IDC MarketScape: Avaliação Mundial de Provedores de Software de Sistema de Execução de Manufatura por Processo 2023. Os fabricantes continuam vendo a enorme ruptura nos links das suas cadeias de valor. Com essa avaliação, eles podem ficar seguros de que o MES da AVEVA fechará a lacuna na colaboração empresa-planta e melhorará a eficiência das suas redes de manufatura, por meio de agilidade e resiliência quando for extremamente necessário”.

O IDC MarketScape observou o seguinte entre uma lista de recursos diferenciados do MES da AVEVA:

  • “Abordagem baseada em modelos: O MES da AVEVA inclui uma funcionalidade completa integrada de gestão de processo empresarial. Os modelos de fluxo de trabalho pré-configurados fornecem uma opção reutilizável para a execução de lógica empresarial em fluxos de trabalho padrão do operador. Isso permite a padronização e a utilização em várias unidades, a padronização de indicadores-chave de desempenho (KPIs, key performance indicators) mundialmente, melhores práticas da indústria e melhoria contínua.
  • Análise de otimização de produção: A AVEVA Insight é uma ferramenta baseada na nuvem na qual se encontram recursos/modelos de IA nativos da nuvem, e onde dados são analisados para fornecer avisos preditivos e ações prescritivas. No futuro, a empresa pretende fornecer recursos de inteligência artificial (IA)/aprendizado de máquina (AM) para o MES da AVEVA como serviços na nuvem com valor agregado na AVEVA Insight, conectando o MES da AVEVA no local e os dados históricos do PI Systemànuvem.

  • Amplitude das soluções adjacentes: A AVEVA fornece uma ampla linha de soluções para complementar as funcionalidades do seu produto MES, incluindo gestão de desempenho de ativos e otimização de cadeia de valor (recursos integrados de planejamento, programação e execução de produção). O AVEVA System Platform e o AVEVA PI System são também integrados com o MES para habilitar conectividade do dispositivo agnóstico e do sistema de controle para detecção do evento de produção e coleta automática e semiautomática de dados”.

A AVEVA tem uma presença significante nos setores de manufatura de processo, alimentos e bebidas e bens de consumo embalados, com referências importantes citadas no relatório, incluindo Danone, Henkel, Valmet Automotive, Barry Callebaut e Borg Manufacturing.

Em fevereiro, a AVEVA lançou seu sistema de execução de manufatura AVEVA 2023, que ajuda a padronizar e introduzir melhores práticas mais rapidamente e em escala, para melhorar eficiência operacional e eficiência de custo e promover sustentabilidade. O novo produto também promove maior resiliência da cadeia de suprimentos e agilidade com visibilidade unificada, geração de relatórios e KPIs em operações com várias localidades.

Uma cópia gratuita do trecho do relatório está disponível no site da AVEVA em https://engage.aveva.com/IDC-MarketScape-Worldwide-Process-Manufacturing-Execution-Systems.html

Sobre o IDC MarketScape:

O modelo de avaliação de provedores do IDC MarketScape foi concebido para oferecer uma visão geral da adequação competitiva dos fornecedores de TIC (tecnologia da informação e comunicação) em um determinado mercado. A metodologia de pesquisa utiliza uma metodologia de pontuação rigorosa com base em critérios qualitativos e quantitativos que resulta em uma única ilustração gráfica da posição de cada provedor em um determinado mercado. O IDC MarketScape fornece uma estrutura clara segundo a qual as ofertas de produtos e serviços, recursos e estratégias, fatores de sucesso de mercado atuais e futuros de provedores de TI e telecomunicações podem ser significativamente comparados. A estrutura também fornece aos compradores de tecnologia uma avaliação em 360° dos pontos fortes e fracos dos provedores atuais e potenciais.

-FIM-

Sobre a AVEVA

A AVEVA é líder mundial em software industrial, despertando engenhosidade para promover o uso responsável dos recursos mundiais. A segura plataforma industrial na nuvem e os aplicativos da empresa permitem que as empresas aproveitem o poder de suas informações e melhorem a colaboração com clientes, fornecedores e parceiros.

Mais de 20 mil empresas em mais de 100 países contam com a AVEVA para ajudá-las a fornecer o essencialàvida: energia segura e confiável, alimentos, medicamentos, infraestrutura e muito mais. Ao conectar as pessoas com informações confiáveis e insights enriquecidos com IA, a AVEVA permite que as equipes desenvolvam a engenharia com eficiência e otimizem as operações, impulsionando o crescimento e a sustentabilidade.

Considerada uma das empresas mais inovadoras do mundo, a AVEVA oferece suporte aos clientes com soluções abertas e a experiência de mais de 6,4 mil funcionários, 5 mil parceiros e 5,7 mil desenvolvedores certificados. A empresa, que tem operações no mundo inteiro, possui sua sede em Cambridge (Reino Unido). Saiba mais em www.aveva.com

Copyright © 2023 AVEVA Solutions Limited. Todos os direitos reservados. A AVEVA Solutions Limited é propriedade do Grupo AVEVA. AVEVA, os logotipos da AVEVA e os nomes de produtos da AVEVA são marcas comerciais ou marcas registradas do AVEVA Group plc ou de suas subsidiárias no Reino Unido e em outros países. Outras marcas e nomes de produtos são marcas registradas de suas respectivas empresas.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Catherine Singh

catherine.singh@aveva.com

Fonte: BUSINESS WIRE



PPG define metas de descarbonização para 2030 baseadas na ciência e relata seu progresso em sustentabilidade de 2022

PPG (NYSE:PPG) anunciou suas metas de sustentabilidade a curto prazo para 2030, incluindo metas de emissões de gases de efeito estufa (GEE) que foram validadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi). A empresa também registrou significativo progresso quanto às suas prioridades ambientais, sociais e de governança (ESG), ao relatar aumento nas vendas de produtos com vantagens sustentáveis, operações mais eficientes, forte empenho para atingir metas de diversidade, equidade e inclusão, maior sustentabilidade da cadeia de fornecedores e fortalecimento do suporte às comunidades onde opera.

“A PPG está há muito comprometida em reduzir o impacto ambiental de suas operações e estamos orgulhosos de ter validado as metas de emissões de GEE com base na ciência e alinhadas às expectativas do Acordo de Paris”, disse Diane Kappas, vice-presidente global de sustentabilidade da PPG. “Ao elevar nossas ambições de sustentabilidade e aumentar as vendas de soluções sustentáveis para nossos clientes, a PPG vem avançando em sua liderança no setor de tintas e revestimentos.”

A PPG se comprometeu a reduzir emissões absolutas de suas operações (escopo 1 e 2) em 50% até 2030, referente ao ano base de 2019. Além disso, se comprometeu a reduzir emissões absolutas de GEE de escopo 3 de bens e serviços adquiridos, processamento de produtos vendidos e tratamento final de resíduos de produtos vendidos em 30% no mesmo período. A estratégia de redução de emissões da empresa para suas operações inclui projetos de eficiência energética e fornecimento de energia renovável. Dentro da cadeia de valor, ou escopo 3, a PPG está cooperando com fornecedores para identificar oportunidades de redução de emissões de GEE e fontes de matéria-prima com baixo teor de carbono. A PPG assinou recentemente um contrato com a NRG Energy Inc. que permitirá que quatro instalações de fabricação de tintas e revestimentos da empresa e 62 lojas PPG PAINTS™ no Texas operem com 100% de eletricidade renovável.

Além de suas metas de emissão com base na ciência, as outras metas de ESG da PPG para 2030 (em relaçãoàlinha de base de 2019) incluem:

  • 50% das vendas de produtos com vantagens sustentáveis;

  • Redução de 15% na intensidade da água em locais prioritários;

  • Redução de 25% na intensidade de resíduos;

  • Reutilização, reciclagem ou recuperação de 100% dos resíduos de processo;

  • Investimento adicional de US$ 5 milhões para a iniciativa COLORFUL COMMUNITIES®, incorporando um elemento de sustentabilidade em cada projeto, totalizando um investimento de US$ 15 milhões desde 2015;

  • 100% dos principais fornecedores avaliados em critérios de sustentabilidade e responsabilidade social;

  • 100% dos funcionários retornando aos seus lares com segurança, todos os dias;

  • Redução anual de 5% na taxa de vazamentos e derramamentos .

Além disto, a empresa destacou os principais progressos de 2022, incluindo:

  • O desenvolvimento de inovações sustentáveis que atendem as crescentes necessidades dos clientes, como o lançamento do PPG INNOVEL® PRO, um revestimento sem bisfenol / sem BPA, que garante o mínimo de deterioração e proteção às latas de alumínio para bebidas, enquanto promove a circularidade.

  • A colaboração com a Steelcase, fabricante norte-americana de produtos de arquitetura, móveis e tecnologia, para aumentar ainda mais a circularidade dos revestimentos em pó da PPG. A companhiadesenvolveu processos para reciclar tintas em pó em spray gerando novos revestimentos, os quais a Steelcase usa em suportes, dentro de gavetas e outras superfícies menos visíveis em seus produtos.

  • Investimento contínuo na iniciativa Colorful Communities (Comunidades Coloridas) da PPG. A empresa já realizou mais de 470 projetos, impactando mais de 8 milhões de pessoas desde 2015.

  • Forte avanço referente às metas de diversidade, equidade e inclusão de 2025, incluindo:

    • Aumento de 19% no número de funcionários negros não operacionais dos EUA;

    • Aumento de 16% no número de latinos não operacionais nos EUA;

    • Aumento de 8% no número de funcionários asiáticos não operacionais nos EUA;

    • 31% de representação de profissionais do sexo feminino não operacionais; uma melhoria de 180 pontos-base em relação a 2021.

“Continuamos comprometidos com nossa jornada de promover uma comunidade mais diversa e inclusiva dentro e fora da PPG”, afirma Marvin Mendoza, head global dediversidade, equidade e inclusão da PPG. “Sabemos que equipes diversas performam melhor e nosso progresso em 2022 vem permitindo um futuro com mais equidade e inclusão, onde os funcionários se sintam ainda mais encorajados a serem eles mesmos no trabalho.”

O progresso adicional de 2022 é descrito com mais detalhes no recém-lançado Relatório Ambiental, Social e de Governança (ESG) de 2022 da PPG em ppg.com/sustainability (em inglês)

A iniciativa Science Based Targets (SBTi) mobiliza empresas para definirem metas baseadas em ciência e aumentarem sua vantagem competitiva na transição para a economia de baixo carbono. É uma parceria entre o CDP – o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF). A chamadaàação da SBTi é um dos compromissos da We Mean Business Coalition. A iniciativa define e promove as melhores práticas na definição de metas com base na ciência, oferece recursos e orientação para reduzir barreirasàadoção, bem como avalia e aprova de modo independente as metas das empresas.

PPG: WE PROTECT AND BEAUTIFY THE WORLD®

Na PPG (NYSE:PPG), trabalhamos todos os dias para desenvolver e entregar tintas, revestimentos e materiais especiais nos quais nossos clientes confiam há 140 anos. Com dedicação e criatividade, solucionamos os maiores desafios de nossos clientes, ao cooperar de perto para encontrar o caminho certo a seguir. Com sede em Pittsburgh, operamos e inovamos em mais de 70 países e registramos vendas líquidas de US$ 17,7 bilhões em 2022. Atendemos clientes em formação, produtos de consumo, mercados industriais e de transporte, além de mercados de reposição. Para saber mais, acesse www.ppg.com.

PPG Paints é uma marca comercial e Colorful Communities,Innovel, o logotipo da PPG e We protect and beautify the world são marcas registradas da PPG Industries Ohio, Inc.

CATEGORIA Sustentabilidade

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Contato:

Greta Edgar Borza

Corporate Communications

+1 724 316 7552

edgar@ppg.com

www.ppg.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Alimentação saudável ganha destaque em spas

De acordo com um estudo realizado pelo The Good Food Institute (GFI) Brasil em parceria com o Ibope e divulgado no Valor Investe em 2021, quase metade dos brasileiros (49%) demonstraram interesse em melhorar seus hábitos alimentares. Além disso, uma pesquisa global sobre hábitos alimentares durante a pandemia de Covid-19, conduzida pela One Poll, revelou que 51% das pessoas aumentaram o consumo de frutas e verduras. Esses dados indicam uma tendência crescente de busca por uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), neste mesmo sentido, apontou um crescimento significativo de 98% no setor de alimentação saudável nos últimos anos no Brasil. Além disso, dados do relatório Brasil Food Trends indicaram que o mercado de alimentação saudável tem apresentado uma taxa média de crescimento anual de 12,3%.

Consoante com esta tendência, estabelecimentos como spas têm dedicado um amplo espaço à questão da oferta de alimentos saudáveis aos hóspedes. Segundo o médico e proprietário do SPA Posse do Corpo, Dr. Alfredo Cury, a alimentação balanceada é fundamental para proporcionar cuidados personalizados com a saúde física e mental. 

“A alimentação saudável não só contribui para a melhora do bem-estar físico, mas também desempenha um papel fundamental no relaxamento e no combate à ansiedade”, ressalta. “Uma alimentação balanceada pode melhorar a qualidade de vida, independentemente dos objetivos individuais de cada pessoa”, acrescenta Cury.

O médico ressalta que alimentos saudáveis, ricos em nutrientes, fornecem a energia necessária para as atividades diárias e ajudam a evitar fadiga e cansaço excessivos. “Uma alimentação equilibrada também promove uma melhor qualidade de sono, o que contribui para a vitalidade e o bem-estar geral”, avalia.

Para Cury, a alimentação saudável capacita o paciente a desfrutar plenamente da experiência do spa, com mais energia, vitalidade e felicidade. “Os nutrientes necessários ajudam a prevenir doenças e fortalecem o sistema imunológico, entre outros benefícios”, finaliza o médico.



Empresas ficam de olho em quem deseja montar um negócio próprio

Cerca de 99% de todas as empresas no Brasil são micro e pequenas, totalizando aproximadamente 20 milhões de companhias, incluindo nessa categoria os microempreendedores individuais (MEI). Esse tipo de negócio é responsável por 72% dos quase 1,9 milhão de empregos gerados em 2022.

A julgar por levantamentos recentes, como o Índice de Confiança das Micro e Pequenas Empresas (IC-MPE)  permanece um clima de otimismo com as expectativas para um futuro próximo principalmente no que se refere ao setor de Serviços. Segundo os dados apresentados em abril, houve um recuo de 0,8 ponto do índice, após dois meses de aumento. Caindo de 88,5 para 87,7 pontos, de acordo com os dados da Sondagem Econômica da MPE, feita todo mês em parceria entre o Sebrae e a Fundação Getulio Vargas (FGV). Porém, dos  três setores analisados, os pequenos negócios do Serviços apresentaram um aumento de 0,3 ponto. Indústria da Transformação e Comércio tiveram, respectivamente, quedas de 1,6 e 3,8 pontos. 

Diante do considerável contingente de negócios dessa modalidade associado ao clima ainda de confiança do mercado, a Roland DG, fabricante de impressoras jato de tinta de grandes formatos e equipamentos de corte, mantém como foco investir em profissionais que desejam montar um negócio próprio na área gráfica, mas que não podem ou não querem fazer um grande aporte financeiro para iniciar no ramo de empreendedorismo. “O desenvolvimento de uma nova solução atende a estratégia da empresa no Japão de investir mundialmente em máquinas voltadas a pequenas empresas”, revela Anderson Clayton, presidente da Roland DG no Brasil.

Quem já trabalha ou deseja aturar em segmentos como arte de parede em grande escala, desenhos de camisetas (transfer), placas e sinalizações, ímãs de geladeira, etiquetas, adesivos, rótulos e design de interior seriam os beneficiados em potencial dessas novidades disponíveis no mercado.

 

 



Mercado de TI busca profissionais qualificados

O mercado de Tecnologia da Informação está em ascensão no Brasil. De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o Brasil precisará de aproximadamente 420 mil profissionais da área até 2024 – para 2025, o número estimado é de 797 mil talentos.

Há uma gama diversificada de cargos e funções em TI e os profissionais desse segmento devem ter conhecimentos específicos, técnicos e práticos, e cada área de atuação é diferente e possui suas peculiaridades. Mesmo aquecido, ainda segundo o estudo da Brasscom, o país forma apenas 46 mil especialistas capacitados para trabalhar nesse nicho por ano.

“Essa escassez de talentos qualificados ocorre porque o setor de TI evolui rapidamente, e nem sempre há profissionais suficientemente atualizados com as competências necessárias para ocupar as novas posições”, acredita Matheus Lúcio, especialista em Tecnologia.

É válido ressaltar que a diversidade na área de TI não se restringe apenas a cargos técnicos, mas também a funções de gestão e liderança. Dentre as variadas funções, algumas estão em destaque, segundo Lúcio. Uma delas compete ao engenheiro de Dados, que é responsável por projetar, desenvolver e gerenciar sistemas de armazenamento e processamento de dados, além de garantir a integridade e a segurança das informações.

“Vemos também muita demanda para cargos como o de cientista de Dados, que coleta, analisa e interpreta grandes volumes de dados, a fim de obter insights valiosos para o negócio; ou o de desenvolvedor de Software, que escreve, testa e mantém o código de software, seja para aplicativos, sistemas web ou soluções corporativas”, exemplifica o especialista.

Outras funções buscadas pelas empresas são as de especialista em Segurança da Informação, encarregada de proteger os sistemas e dados de uma organização contra ameaças internas e externas, e o arquiteto de soluções, que projeta a arquitetura de sistemas e aplicativos, garantindo a integração e o desempenho adequados.

Capacitação e diversidade

Com tantas demandas, algumas empresas buscam desenvolver os talentos que já possuem em seus quadros. Incentivar a formação e a capacitação dos profissionais de TI, por meio de programas educacionais e treinamentos especializados é uma das ações realizadas.

Além disso, é preciso avaliar a diversidade de funcionários da área de TI. “A inclusão de mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+ e outros grupos sub-representados é fundamental para a construção de um setor mais inclusivo, criativo e inovador”, conclui o especialista.

Para saber mais, basta acessar: https://mathz.dev 



Aurora Fine Brands apresenta novidades na 3a edição do Bar Convent São Paulo

A Aurora Fine Brands participa pela terceira vez do BCB São Paulo, principal evento de bebidas destinado à comunidade da coquetelaria e mixologia, que será realizado na Bienal do Ibirapuera, nos dias 5 e 6 de junho. Neste ano, a importadora conta com quatro espaços – World of Tequila by Casa Cuervo, Zamora Company, Sazerac Co. e um próprio onde irá apresentar todas as marcas do seu portfólio. Entre os lançamentos estão bourbons, vodka e tequilas.

BCB São Paulo é uma das principais feiras de destilados para profissionais que trabalham com bebidas em bares, restaurantes, hotéis e eventos no Brasil e na América do Sul. A primeira edição, realizada em 2019, foi bem recebida pelo setor pela mescla de negócios, networking e conteúdo qualificado, reunindo grandes referências nacionais e internacionais. O BCB São Paulo traz para o país o conceito bem-sucedido da Alemanha, onde acontece desde 2007, e nos Estados Unidos, desde 2018.

“Para a Aurora Fine Brands participar do BCB 2023 é uma grande oportunidade para conectar as marcas que representamos, com nossos clientes e o mercado”, diz Daniela Tobias, Diretora de Marketing, da Aurora Fine Brands.

“Estamos animados com o que vamos mostrar no BCB, um dos eventos mais importantes do segmento e ótimo momento para trazer as novidades e falar sobre as tendências”, comenta Marcelo Pereira, Gerente de Marketing de Destilados da Aurora Fine Brands.

No World of Tequila by Casa Cuervo, além da linha completa de Jose Cuervo, os destaques são as tequilas da marca voltadas para o público A. “As tequilas do segmento de alta gama são nossas grandes apostas para o mercado brasileiro. Nos Estados Unidos, por exemplo, estamos vivendo um boom dos destilados mexicanos, sendo a segunda bebida mais consumida, ultrapassando o whisky em 2022”, diz o executivo.

Já a Zamora Company, representada por Villa Massa, Martin Miller’s e pela família Licor 43 traz em seu estande um bar onde o drinque autoral Carajillo, feito com o Licor 43 Original, ganha degustações com diferentes cafés e apresentação de sua nova versão “batido”.

A americana Sazerac Co. oferecerá espaços com experiências para cada uma das marcas de seu portfólio. Fora isso, apresentará novos Bourbons da linha Buffalo Trace. 

E, no espaço próprio, o público poderá conferir todo o portfólio da Aurora Fine Brands e ainda provar drinques elaborados com os principais destilados representados pela companhia

As marcas que compõem o portfólio de bebidas da Aurora Fine Brands são: Jose Cuervo, 1800 Tequila, Maestro Dobel, Licor 43, Villa Massa, Martin Miller’s, Fireball, Buffalo Trace, Southern Comfort, Eagle Rare, 1792 Small Batch, Stoli Vodka, De Kuyper, Peachtree, Mozart, Boudier, Tito’s Handmade Vodka, Gekkeikan, Schlichte, Capel, Lepanto, Carpano, Fernet Branca e o vinho Jerez Tio Pepe.

Serviço BCB São Paulo

Data: 5 e 6 de junho (segunda e terça-feira)

Local: Pavilhão da Bienal do Ibirapuera – São Paulo/SP

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Ibirapuera – São Paulo

Credenciamento: https://www.barconventsaopaulo.com.br/pt-br.html.

Valores de 1º lote: R$ 90 (um dia) e R$ 168 (dois dias)

Evento para maiores de 18 anos.

Mais informações podem ser acessadas no site www.barconventsaopaulo.com.br

Sobre a Aurora Fine Brands

Com 75 anos de experiência, a Aurora Fine Brands  foi fundada em 1921 em Hamburgo, na Alemanha, e hoje é consolidada na importação e distribuição de bebidas e alimentos finos no Brasil, para onde a companhia migrou em 1946.

Estruturada em 4 divisões: Alimentos, Confectionery, Destilados & Licores, e Vinhos (divisão também conhecida como Inovini), representa e desenvolve mais de 60 marcas internacionais em seu portfólio, entre elas o snack de arroz Kalassi, conservas Bonduelle, mostardas Maille, geleias St Dalfour, chocolates Baci Perugina, tequila Jose Cuervo, Licor 43 e, na Inovini, os vinhos Gonzalez Byass, Louis Latour, Penfolds entre outras.



Fundos imobiliários são uma boa opção de investimento?

Mesmo em um cenário de juros elevados, em que grande parte dos investidores opta pela segurança da renda fixa, o investimento em FIIs é uma opção de médio e longo prazo para quem busca uma renda mensal adicional e um portfólio mais diversificado e resiliente. Abreviação para Fundo de Investimento Imobiliário, trata-se de um tipo de investimento para quem quer apostar no mercado imobiliário sem a necessidade de adquirir um imóvel físico. Na prática, esse tipo de fundo permite viver com a renda de aluguéis sem ter que comprar um imóvel ou se preocupar com custos de condomínio, reformas e IPTU. Outros pontos que chamam a atenção é que esses fundos são obrigados por lei a distribuir 95% do resultado líquido das suas operações, uma opção para quem quer incrementar a renda mensal. Além disso, os rendimentos desse tipo de investimento são isentos de imposto de renda.

Na hora de escolher, é possível optar pelos chamados fundos de tijolos, que investem em ativos reais, como shopping centers, galpões logísticos, complexos hoteleiros e prédios de escritórios; fundos de papel, que compram títulos ligados ao mercado imobiliário; e os fundos híbridos, que mesclam papéis do segmento imobiliário (como fundos imobiliários e CRIs) e investimentos diretos em imóveis. Outro ponto de atenção é a classificação do chamado potencial de retorno. Com retorno, em geral, superior às opções tradicionais de renda fixa e resultados mais previsíveis do que os das empresas listadas na Bolsa, os FIIs de papel podem ser classificados em high grade e high yield. Os fundos high grade são os considerados de baixo risco, mas com baixo retorno esperado. Já os high yield são os investimentos considerados de alto risco e com retorno esperado elevado.

O Hectare (HCTR11) é um fundo de papel que se encaixa nessa última categoria. Um dos pioneiros no mercado de high yield, o Fundo Imobiliário Hectare CE foi constituído em setembro de 2018 e suas cotas são negociadas com o ticker HCTR11 na B3. Um dos seus diferenciais é o fato de mirar uma maior rentabilidade por meio da exposição a segmentos diversos e operações de estrutura mais complexa. Sua atuação é marcada principalmente pelo investimento em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e outros títulos de crédito.

“FIIs de papel como o HCTR11 têm maior liquidez de mercado e não sofrem com as taxas de vacância, algo que costuma impactar os FIIs de tijolo, mas estão expostos ao risco de inadimplência das operações em carteira”, explica Lucas Elmor, sócio e diretor de gestão da Hectare Capital. “Além disso, o fundo entregou o maior volume acumulado de dividendos entre os FIIs que compõem o IFIX desde julho de 2019 e está por trás da recente alta do índice”. Em 2022, o HCTR foi considerado o melhor fundo de papel em ranking elaborado pelo Infomoney-Ibmec de Melhores Fundos. O levantamento analisa os rendimentos ajustados ao risco dos fundos disponíveis no mercado brasileiro em um período de três anos.

Uma opção de investimento em expansão no país

Hoje, o Brasil conta com mais de 400 Fundos Imobiliários registrados na B3, com um patrimônio total estimado em R$ 80 bilhões. É também a B3 que criou o IFIX – Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários, que tem como objetivo ser o indicador do desempenho médio das cotações desses fundos negociados nos mercados de bolsa e de balcão organizado na instituição. 

Para investir em FIIs, o interessado precisar ter uma conta ativa em uma corretora de valores, transferir recursos para essa conta e escolher o(s) fundo(s) que mais se adequa(m) ao seu perfil. “Qualquer pessoa pode investir em FIIs, mas é importante pesquisar o perfil de cada tipo de investimento, que precisa estar em linha com os objetivos e preferências do investidor”, reforça Elmor. Outro ponto importante, segundo o executivo, é buscar informações em fontes confiáveis. “Hoje em dia vemos uma infinidade de sites, canais e influenciadores com dicas de investimento aparentemente infalíveis. Cabe ao interessado estar atento a possíveis armadilhas e opiniões enviesadas”, explica.

Os recursos captados pelos fundos imobiliários por meio da emissão de cotas podem ser utilizados para a aquisição de imóveis rurais ou urbanos, prontos ou em construção, comerciais ou residenciais. Outra opção é a aquisição de títulos e valores mobiliários ligados ao segmento imobiliário, como cotas de outros FIIs, Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI), além de ações de companhias do setor imobiliário, entre outras opções.

“Todo FII conta com um regulamento que determina a política de investimento do fundo, garantindo a transparência para o investidor”, destaca Elmor. Essa política orienta todas as tomadas de decisão do FII, como o investimento apenas em imóveis prontos destinados ao aluguel de salas comerciais; imóveis prontos em geral ou em construção, que poderão ser alugados ou vendidos, entre outros. A renda do fundo vem da locação, venda ou arrendamento dos imóveis adquiridos. Caso o fundo opte por aplicar em títulos e valores mobiliários, a renda será originada a partir dos rendimentos distribuídos pelos ativos ou pela diferença entre o preço de compra e venda. “Independentemente do formato, em geral, os rendimentos do FII são distribuídos periodicamente aos seus cotistas”, conclui o executivo.



TecToy incentiva mais um esporte no Brasil, por meio do Beach Tennis

A TecToy, reconhecida por ser uma das maiores empresas brasileiras de eletrônicos, é patrocinadora oficial do Campeonato de Beach Tennis Open by Sofia Cimatti. O evento acontece entre os dias 1 e 4 de junho, na Arena Nacional, localizado no bairro Água Branca, em São Paulo (SP). O objetivo da marca é continuar incentivando o esporte brasileiro seja em competições nas quadras, na areia ou no eSports. Além disso, a marca leva o portfólio de produtos eletrônicos para o público de todas as idades e tribos.

Durante a competição, a TecToy sorteará produtos para o público presente e disponibilizará alguns brindes como chaveiro, viseiras e diversos cupons de desconto que poderão ser utilizados no e-commerce da empresa. Além disso, a interação também se dará com o quiosque de autoatendimento TecToy K2, produto que faz parte da mais nova vertical de negócio: automação comercial. Com ele, os competidores e a plateia poderão responder a um “quiz” sobre os jogos, com processos totalmente automatizados e intuitivos, por meio de sistema Android, compartilhando a experiência do autoatendimento que o mercado busca para estabelecimentos comerciais. Junto a automação comercial, a TecToy também possui produtos dos terminais de meios de pagamentos como novo portfólio.

“A TecToy é uma empresa que sempre buscou incentivar o esporte no país, visto que ele é um dos principais meios para gerar oportunidades positivas para todos. O Beach Tennis é uma modalidade que está ganhando espaço nos corações dos brasileiros, além de conquistar cada vez mais pessoas para a prática deste esporte, permitindo a nós também levarmos nossos produtos para um público que gosta de inovação e tecnologia, sem perder o momento de diversão em família”, explica Valdeni Rodrigues, CEO da TecToy.

O evento terá premiação de R$ 15 mil para a categoria Open, que consiste nas categorias Profissionais e A. O Campeonato também contará com as categorias B, C e D, bem como de veteranos 30+, 40+, 50+ e 60+. Além disso, as inscrições foram abertas para as categorias Pais e Filhos, Mães e Filhos, Pais e Filhas, Mães e Filhas.

“Estamos muito felizes em participar de mais um projeto que, além de visar chances de crescimento do esporte, as famílias possam curtir juntos este mais novo esporte que ganha espaço no Brasil. A TecToy marcou gerações sem deixar de proporcionar diversão em todas as fases da vida”, finaliza Rodrigues. 

Serviço: 

Beach Tennis Open Arena Nacional by Sofia Cimatti 

Quando: de 1º até 4 de junho 

Horário: Quinta-feira e Sexta-feira às 18h30 | Sábado e Domingo às 8h. 

Endereço: Av. Marquês de São Vicente, 2477 – Água Branca, São Paulo 

Para saber mais, basta acessar:   

Site oficial da TecToy: www.tectoy.com.br   

Twitter: @tectoyoficial   

Facebook: @tectoyoficial   

YouTube: @tectoyoficial   

LinkedIn: @tectoy   



Plataforma de pedidos online lança novo recurso de pagamento

plataforma de pedidos online e cardápio digital Cardapex acaba de anunciar a integração do Pix como uma opção de pagamento, acompanhando a crescente adoção dessa modalidade pelos consumidores. A inclusão do Pix na plataforma visa atender à demanda por formas de pagamento mais práticas e ágeis, oferecendo uma solução financeira conveniente tanto para os clientes quanto para os estabelecimentos do setor comercial.

Com a popularidade do Pix em ascensão, cada vez mais pessoas têm aderido a essa modalidade de transação eletrônica no Brasil. Sua praticidade e rapidez têm conquistado consumidores, que buscam alternativas seguras e eficientes para efetuar pagamentos.

Um levantamento da Associação Brasileira de Bancos (Febraban) com base em números do Banco Central aponta que o Pix se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros. Desde 16 de novembro de 2020, data em que a ferramenta começou a funcionar no país, até o último dia 30 de setembro de 2022 foram 26 bilhões de transações feitas no sistema financeiro nacional e a movimentação chegou a R$12,9 trilhões. 

Ao incorporar o Pix como uma opção de pagamento, o cardápio digital Cardapex possibilita que os clientes realizem transações de forma simples e instantânea. Através de um código QR ou chave de pagamento gerado pelo estabelecimento, os consumidores podem efetuar o pagamento diretamente da conta bancária para o destinatário desejado, sem a necessidade de inserir dados adicionais ou enfrentar burocracias.

A decisão de implementar o Pix no gestor de pedidos Cardapex está alinhada com as tendências de mercado e a demanda dos consumidores por formas de pagamento digitais. O objetivo é proporcionar uma experiência de compra ainda mais ágil e segura, eliminando a dependência de dinheiro físico ou transações com cartões de crédito ou débito.

Bruno Machado, cofundador do Cardapex Pedidos Online, destaca que “o Pix é uma opção de pagamento cada vez mais utilizada pelos consumidores brasileiros. Ao integrá-lo à nossa plataforma, estamos atendendo às necessidades dos clientes e acompanhando as demandas do mercado, garantindo uma experiência de compra mais moderna e conveniente”.

O Cardapex Pedidos Online é uma ferramenta criada para estabelecimentos que realizam vendas online. Além do novo recurso de pagamento via Pix, a plataforma oferece a criação de cardápios digitais interativos, controle de pedidos online e outras funcionalidades para facilitar o atendimento aos clientes e gestão de negócio.

A integração do Pix como opção de pagamento já está disponível para todos os estabelecimentos cadastrados na plataforma de cardápio digital Cardapex. Com isso, os clientes têm mais uma alternativa prática e segura para efetuar pagamentos em seus pedidos, garantindo uma experiência de compra ainda mais fluida.

Sobre o Cardapex

O Cardapex é uma plataforma de pedidos online e cardápios digitais que foi lançada em 2017, sendo a primeira ferramenta para cardápio digital via WhatsApp e gestão de pedidos online desenvolvida. A empresa tem como objetivo auxiliar na venda e gestão de pedidos, oferecendo uma solução inteligente e prática. Através de sua plataforma, diversos tipos de estabelecimentos podem criar menus online interativos, receber pedidos, gerar relatórios e agora também receber pagamentos online.

Website: www.cardapex.com.br

Instagram: www.instagram.com/cardapex 



Rio de Janeiro recebe semifinal do Hult Prize 2023

Em 3 de junho, a capital carioca vai receber o Hult Prize 2023, premiação que vai dar U$ 1 milhão para a startup que tiver a melhor ideia de sustentabilidade aplicada ao mundo da moda. Organizado pela ONG Hult Prize Foundation, em parceria com a Education First e a The Clinton Foundation, o evento tem como tema os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Será a primeira vez na história do prêmio que uma semifinal acontece no Brasil. A final acontecerá na capital mundial da moda, Paris, no dia 20 de setembro e vai reunir grandes jurados e convidados para a escolha do vencedor, dentre eles, Camila Farani, empreendedora brasileira, representando a América Latina no Prêmio.

No evento, que já conta com Paula Mageste, CEO da Vogue, Diego Barreto, VP de finanças do iFood e Luiza Brasil, fashion expert, colunista da Glamour como jurados, duas equipes serão selecionadas para uma aceleração on-line de três semanas, em julho. Durante o treinamento, as 24 equipes, selecionadas nas demais semifinais pelo mundo, serão capacitadas por empreendedores, convidados, representantes de big techs e empresas referências no setor de inovação e da moda.

Após a aceleração, as 12 melhores equipes vão passar por um processo presencial, em agosto, na sede da Hult International Business School, que fica na França, para que seis equipes escolhidas se apresentem na final, que acontece em setembro. A aceleração busca capacitar ainda mais as equipes, para que todas consigam investimentos e gerem impacto global, mesmo concedendo o prêmio a apenas uma vencedora.

O evento vai contar ainda com presenças de autoridades e convidados que são referências no setor, como a Miss Brasil de 2019, Júlia Horta, que participa como voluntária do Hult Prize Regional Rio de Janeiro, apoiando a equipe da semifinal.



Realização de transplante capilar demanda atenção e cuidados

O transplante capilar é uma técnica que vem sendo difundida com os anos e, atualmente, é a cirurgia mais comum para calvície entre homens e mulheres. De acordo com informações da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (ABCRC), os primeiros procedimentos de restauração capilar datam de 1939. Hoje, já existem diferentes métodos desenvolvidos e até mesmo com auxílio de robôs.

A técnica mais popularmente conhecida é chamada de Follicular Unit Extraction (FUE) ou Extração de Unidades Foliculares, que consiste na retirada de unidades foliculares de uma área não suscetível a quedas (partes lateral ou posterior da cabeça) e implantação na área calva. Ainda de acordo com a ABCRC, caso o procedimento não seja realizado corretamente ou seja feito por um profissional sem treinamento e licença, podem surgir cicatrizes esbranquiçadas e a área doadora corre o risco de ficar danificada.

Para o Dr. Álvaro Tulio Fortes, responsável técnico da Clínica THT Hair Transplant, especializada em tratamentos e cirurgias capilares, um procedimento de transplante capilar realizado corretamente pode trazer também benefícios psicológicos ao paciente. “Pode-se considerar que um transplante capilar e seus resultados irão além do que uma simples cirurgia estética, influi diretamente na qualidade de vida e bem estar daqueles que o fazem”, afirma.

O médico também explica que a técnica é composta de etapas delicadas, que devem ser executadas com atenção redobrada por parte dos profissionais. “ São passos cirúrgicos que foram criados por médicos e, com eles, é possível realocar os folículos capilares ainda saudáveis, transferindo-os para a região que está sofrendo com a calvície”, salienta o especialista.

Além de intervenções cirúrgicas, como o transplante, a calvície pode ser tratada com outros métodos. O Dr. Álvaro Tulio Fortes salienta que o especialista é quem poderá indicar e sugerir o tratamento mais direcionado para obtenção de melhores resultados. “O paciente deve procurar por clínicas especializadas, com certificações nos métodos oferecidos. Pesquisar em sites confiáveis, verificar avaliações de pacientes anteriores e, é claro, considerar que nem sempre o valor mais barato será sinônimo de qualidade, assim como valores exorbitantes também não são garantia de efetividade”, indica.

 

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Segurança e resistência influenciam no uso de chapas de alumínio em ônibus

Dentro de transportes públicos diversos materiais são usados, vidros nas janelas, tecido nos bancos, espuma para o estofado e o alumínio na estrutura são alguns dos exemplos mais comuns. No entanto, um deles é amplamente aproveitado: o alumínio. Ele está presente no acabamento de janelas e portas, nos puxadores, nos apoios, nas escadas, paredes, teto e no piso dos veículos. Segundo a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), entre as vantagens do alumínio estão a leveza, resistência, durabilidade e capacidade de variação nos acabamentos. 

Essas vantagens são alguns pontos que favorecem o uso do material, pois ele permite que o veículo não fique pesado e dispensa certos cuidados que outros materiais demandam, como a fragilidade do vidro ou a pouca durabilidade da madeira que pode ser prejudicada pela água em excesso e pela ação de pragas.   

Diferente da aplicação lisa utilizada no exterior dos ônibus, no interior o alumínio é encontrado no chão de chapas xadrez, que combinam sua resistência com a segurança que a textura proporciona por tornar a superfície antiaderente. Graças ao relevo que as chapas deste estilo apresentam, nos dias de chuva, os usuários sentem mais aderência ao caminhar ou passar com cadeiras de rodas pelo piso. 

“As chapas podem ser xadrez, stucco ou lisas, cada uma tem sua finalidade e uso indicado. No caso da xadrez, o maior diferencial e vantagem é a textura, que permite sua aplicação em locais que precisam de antiaderência sem perder resistência e garantindo facilidade na limpeza”, explica o especialista em alumínios e gestor da divisão de laminados da franquia Mundo Serralheiro, Trajano Neto.

Trajano reforça que a estabilidade e a durabilidade do alumínio são as características que mais influenciam no uso em veículos. “Ele (alumínio) oferece vantagens que outros materiais não conseguem proporcionar. Por isso, se torna a opção mais utilizada para essa finalidade”. 



M3Corp e Privacy Tools anunciam parceria para proteção de dados

A M3Corp, uma empresa de soluções de tecnologia, anuncia parceria com a Privacy Tools, uma PrivacyTech voltada para apoiar a conformidade regulatória em privacidade e proteção de dados das organizações com forte dependência de dados pessoais. A plataforma desenvolvida pela Privacy Tools tem como objetivo ajudar as empresas a lidar com os desafios da conformidade com as legislações globais de privacidade, como LGPD e GDPR.

A parceria entre a M3Corp e a Privacy Tools representa uma união estratégica de duas empresas do mercado da tecnologia e privacidade. A plataforma da Privacy Tools é conhecida por oferecer módulos adaptáveis para diferentes segmentos do mercado. Já a M3Corp, por sua vez, oferece soluções tecnológicas para empresas de diversos setores.

Por meio dessa parceria, a M3Corp e a Privacy Tools têm como propósito, auxiliar organizações com as crescentes exigências regulatórias relacionadas à privacidade e proteção de dados. As empresas possuem soluções de tecnologia, e com a parceria visam oferecer uma abordagem abrangente para atender as necessidades específicas de cada organização, capacitando-as a estabelecerem uma base sólida de conformidade, promovendo segurança dos dados e a confiança dos clientes.

Para marcar esse momento importante, a M3Corp e a Privacy Tools organizaram um webinar de lançamento da marca no portfólio M3Corp, que ocorreu no dia 12 de maio de 2023. Durante a transmissão, Adelor Junior, Diretor Comercial da M3Corp, e Diego Bork, Head Comercial da Privacy Tools, apresentaram as soluções oferecidas pela plataforma e os benefícios da parceria.

A parceria entre a M3Corp e a Privacy Tools reforça a importância da privacidade e da proteção de dados em empresas. De acordo com o Head Comercial da Privacy Tools, Diego Bork, é necessário que haja atenção e adaptação para garantir a conformidade das empresas. “As organizações precisam estar atentas às exigências regulatórias e se adaptarem a elas para garantir a segurança e privacidade de seus clientes e colaboradores.”, complementa.



ABB vai modernizar planta da ArcelorMittal na França

A suíço-sueca ABB vai modernizar os sistemas de automação da fábrica de bobinas de aço da ArcelorMittal Construction em Contrisson, França. Em comunicado, as empresas disseram ter firmado um contrato para equipar a unidade com novos sistemas de gestão de manufatura, além de controles de qualidade e de medidas, com implantação a ser concluída no primeiro trimestre de 2024.

“Na perspectiva da ArcelorMittal Construction da França, [a modernização] vai permitir oferecer a nossos clientes produtos ainda mais inovadores, descarbonizados e sustentáveis”, afirmou no texto Frédéric Geoffroy, responsável pelo departamento de automação e processos da empresa.

Entre os sistemas que a unidade vai receber está o controle de manufatura baseado em analytics ABB Ability™ MOM4Metals. A solução foi desenvolvida especificamente para organizar as rotinas de produção, coletar e compartilhar dados e monitorar equipamentos das linhas de fabricação de diferentes tipos de metais.

A fábrica de Contrisson também vai receber soluções RGC, de prevenção a falhas de continuidade em lâminas de aço, e AGC, de padronização de medidas, para modernizar os controles de qualidade da instalação.

Há mais de um século, a ABB fornece soluções para a indústria de metais entre equipamentos elétricos, sistemas de automação e de gestão de processos de manufatura. 

A empresa já modernizou anteriormente outras unidades da ArcelorMittal.



Psicóloga fala sobre a importância da educação respeitosa

Educação respeitosa é um movimento bastante novo que tem como proposta ensinar e estabelecer limites em crianças de maneira empática e sem utilizar castigos físicos. Apesar de já existir a Lei nº 13.010, conhecida como a Lei do Menino Bernardo que ampara na proteção de crianças e a proibição de palmadas entre outros tipos de violência física e emocional, ainda se tem um índice altíssimo de violência infantil.

De acordo com os dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, analisados em estudo produzido pelo comitê científico do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), no Brasil são registrados 673 casos de violência contra crianças de até 6 anos por dia, ou 28 a cada hora, e na maioria dos casos os suspeitos por agressão são pais, madrastas, padrastos ou avós.

Diante desse cenário, as discussões sobre a saúde mental infantil são acendidas e geram preocupações quanto aos limites da educação. Para Carol Bitar, psicóloga, especialista em neurociência e defensora de uma infância protegida, a educação positiva pode ser um meio de romper o ciclo de violência e mostrar que é possível educar e estabelecer limites de maneira respeitosa.

“Educar de maneira respeitosa não deveria ser olhado como uma forma diferente de educar, afinal, o respeito deve existir em todos os tipos de relações. Ainda carregamos uma cultura de violência muito forte dentro das estruturas familiares, e as crianças são as mais vulneráveis”, diz Carol.

A psicóloga explica que educar de maneira respeitosa não tem relação com permissividade, como muitos acreditam. Ela diz que é possível ensinar valores, respeito e regras sem machucar ou comprometer a integridade física e emocional da criança.

“Educar de maneira respeitosa vai exigir dos pais estudo sobre infância e maneiras de condução. Estudamos para tudo nessa vida, inclusive até para amamentar, mesmo sendo algo natural e instintivo, ainda assim precisamos de orientação. Por que não estudar sobre educação e infância? Os pais e adultos, de forma geral, que lidam com crianças precisam levar isso a sério. Muitos prejuízos emocionais estão sendo causados pela falta de conhecimento dos adultos”.

Sobre as palmadas

As palmadas ainda são muito utilizadas pelos pais como método educativo, e isso vem sendo debatido pela ciência sobre os inúmeros prejuízos dessas ações. De acordo com a pesquisa “Childhood maltreatment predicts adult inflammation in a life-course study”, crianças criadas em famílias duras são propensas a doenças crônicas mais tarde na vida. Para Carol, que também é especialista em comportamento, crianças submetidas ao medo, punições e todo um estresse constante, ficará registrada em sua memória imunológica, aumentando o risco de adoecimento físico e emocional a curto, médio e até longo prazo.

“Todo estresse e medo causado na infância gera uma inflamação natural no nosso corpo. Quanto mais cedo esse indivíduo for submetido ao estresse, consequentemente, mais processos inflamatórios serão desenvolvidos, ocasionando assim, o que chamamos de ‘memória imunológica’, ou seja, essa inflamação ficará marcada nas células desse sujeito”.

Carol destaca que as palmadas podem falar muito sobre a falta de estratégias e ferramentas de como conduzir as crianças no dia a dia, como também sobre a pouca capacidade de diálogo entre pais e filhos, por isso a importância de estudar sobre educação.

“Além disso, o ato de bater também está muito relacionado à infância desses pais. Adultos que apanharam na infância aprendem esse repertório comportamental e replicam com os próprios filhos. Por isso, precisamos urgentemente quebrar o ciclo de violência”.

Uma pesquisa recente feita nos EUA que foram incluídos 75 estudos em 13 países, concluiu que a palmada aumenta significativamente o risco de resultados negativos e problemas. Nessa mesma pesquisa foi observado que o apanhar não estava ligado com o bom comportamento da criança, ao invés disso, a palmada estava conectada ao pior comportamento da criança. 

“Muitos pais acreditam que devemos punir crianças para ensinar, mas o mais interessante é que dentro das outras diversas relações familiares, ninguém bate no marido, a esposa ou amigos para ensinar. Mas quando se trata de criança, muitos se justificam que é educação”.

Instagram: @carolbitar_



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