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Especialista avalia que plataforma vai trazer mais segurança ao mercado de ouro

Uma plataforma que vai permitir que compradores verifiquem a origem do ouro. Essa é a ferramenta criada por pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Mineração da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Brasileiro de Mineração. Na ferramenta foram cruzados dados e reunidas informações públicas de diversos órgãos fiscalizadores como a Receita Federal, Ibama, Agência Nacional de Mineração (ANM) e também agências ambientais estaduais.

“O uso dessa plataforma pela ANM e Polícia Federal vai tornar mais eficiente o combate ao garimpo ilegal. Quando começar sua utilização pelas DTVMs (Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários) para consulta vai ajudar a trazer ainda mais segurança para o setor”, afirma Carlos Henrique, Diretor-Executivo de Compliance da OM DTVM (Ourominas).

A PCRO (Plataforma de Compra Responsável de Ouro) está em fase inicial e é gratuita. Ela vai permitir identificar se o ouro comercializado provém de fontes legalizadas, ou seja, áreas com permissão de lavra garimpeira (PLG) autorizadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Garimpeiros e compradores do metal poderão avaliar e, se necessário, adequar seus procedimentos à legislação, a partir de consulta à PCRO.

“A plataforma e a criação da Nota Fiscal Eletrônica vão proporcionar maior rastreabilidade, proteção e controle da origem e comercialização do ouro no Brasil. Isso é muito importante para quem vende e compra ouro e traz mais credibilidade a esse importante mercado para economia do país”, diz Carlos Henrique.



Pratos quentes de inverno podem ser harmonizados com vinhos

No dia 21 de junho, a época mais fria do ano, o inverno, inicia-se no hemisfério Sul, estendendo-se até o dia 23 de setembro. Durante esse período, o consumo de vinho pode ser, com sua variedade de sabores e aromas, uma boa pedida para o acompanhamento de refeições quentes. 

A harmonização, como é chamada a combinação de pratos com bebidas alcoólicas, dessa maneira, é capaz de transformar uma refeição em uma experiência sensorial. Ao escolher o vinho, é possível intensificar sabores, equilibrar temperos e criar uma harmonia entre a comida e a bebida. 

As opções são variadas. Para Brunno Magnavita, fundador da Elite Vinho, os vinhos mais procurados durante as temporadas mais frias são os tintos. De acordo com ele, alguns dos vinhos mais vendidos no inverno incluem os Bordeaux franceses, os Barolos italianos, os Malbec argentinos e os Cabernet Sauvignon californianos. “Eles são mais encorpados e têm um teor alcoólico maior, o que ajuda a aquecer os corpos frios”, explica.

As melhores harmonização de vinhos 

Para carnes vermelhas grelhadas ou assadas, um Cabernet Sauvignon ou um Malbec podem ser escolhas acertadas, indica o fundador da Elite Vinho. Já pratos de aves com molhos encorpados combinam bem com um Pinot Noir ou até mesmo um Chardonnay. “Para a cozinha italiana com seus molhos de tomate ricos, a escolha pode ser um frutado Sangiovese ou um Nero d’Avola siciliano”, aponta.

É interessante notar que, apesar de os vinhos tintos serem os mais associados ao inverno, isso não significa que os brancos e espumantes devem ser esquecidos”, ressalta Brunno Magnavita. 

As principais combinações para o inverno

Um dos principais pratos quentes da estação mais fria do ano é o fondue, que pode harmonizar bem e de formas diferentes a partir da base da iguaria, pontua Magnavita. Em relação ao fondue de queijo, os vinhos brancos de alta acidez são os mais indicados. “Aqui, um Riesling alemão, com sua acidez característica e notas de maçã verde e cítricos, pode ser uma maravilhosa escolha”, aponta Magnavita. 

Já em relação ao fondue de carne, o fundador da Elite Vinho explica que os tintos de médio corpo, como um Pinot Noir ou um Merlot bem equilibrado, são boas combinações. Por fim, o fondue de chocolate, Brunno Magnavita comenta que pode ser bem acompanhado por um vinho do Porto ou um espumante demi-sec.

Um dos motivos pelos quais determinados vinhos são mais apreciados no inverno tem a ver com sua estrutura e teor alcoólico, diz Magnavita. Segundo ele, os vinhos tintos encorpados, tendem a aquecer mais, criando uma sensação aconchegante e confortável.  “Além disso, esses vinhos também possuem taninos mais presentes e sabores mais intensos, que harmonizam bem com pratos típicos da estação, como ensopados, assados e queijos curados”, entretanto, é necessário ressaltar a importância de beber com moderação.

Para saber mais, basta acessar: www.elitevinho.com.br



E-commerce impulsiona empresas para atender ao próprio setor

O comércio eletrônico brasileiro alcançou a receita recorde de R$ 262,7 bilhões em 2022, um crescimento de 1,6% em comparação ao ano precedente, conforme indicativos da NielsenIQEbit. Segundo o estudo, o número de pessoas que consomem por meio do e-commerce no país avançou 24% em 2022, em relação a 2021.

Para os próximos anos, as perspectivas também são positivas. A modalidade deve crescer 55,3% até 2025, segundo uma projeção do relatório Global Payments Report, divulgado pela Worldpay from FIS, No Brasil, as vendas on-line devem aumentar 95% nos próximos dois anos. 

Thiago Camargo, CEO da Shipack, empresa do setor de embalagens, chama a atenção para o fato de que a expansão do e-commerce impactou na criação de serviços e produtos específicos para atender aos empreendimentos que atuam na área.

“A crescente demanda do comércio eletrônico abriu espaço para que as empresas de tecnologia, logística, ERPs, emissores de nota fiscal, e tudo aquilo que rodeia esse universo, pudessem criar soluções para ajudar os vendedores de e-commerce”, afirma.

Camargo explica que, com o crescimento do comércio on-line, tornou-se evidente a necessidade dos lojistas em adquirir embalagens e insumos de qualidade voltados para a área.

“Nós, como lojistas do e-commerce, sentimos a dor desse setor com a falta de embalagens adequadas e, principalmente, a alta demora de envio dos insumos após a compra – o que atrasa o envio das vendas realizadas nas plataformas virtuais, acarretando o descontentamento dos clientes”, acrescenta.

Sendo assim, prossegue Camargo, a expansão do e-commerce fez com que os vendedores on-line precisassem de rapidez e agilidade no envio de suas compras de insumos, e que pudessem confiar na qualidade da embalagem ou produto para que não o deixassem na mão no momento da crescente de vendas.

“Dessa forma, a criação dos insumos pela Shipack  para as vendas digitais se deu, de modo específico, devido à ‘dor’ dos lojistas frente à crescente demanda da modalidade e a necessidade de uma marca voltada 100% para essa demanda”, acrescenta.

O CEO da Shipack explica que diversas soluções podem ser empregadas nas empresas que atuam com e-commerce, como etiquetas térmicas para a impressão dos dados de envios, notas fiscais e envelopes de segurança para percorrer grandes distâncias para o envio em todas as regiões possíveis.

“Além disso, o mercado já oferece outros produtos para o comércio eletrônico, como fitas autocolantes, caixas de papelão dos tamanhos mais utilizados no mercado, e acessórios aplicados à expedição, como tesoura, estiletes e passa fita, entre outros necessários para uma loja do segmento que precisa enviar os produtos para os clientes”, conta Camargo. 

Para mais informações, basta acessar: https://www.shipack.com/



Segmento de saúde cresce dentro do setor de franquias

O Brasil é o quinto mercado de franquias do mundo, tendo experimentado crescimento significativo na última década, de acordo com o artigo Brazil Country Commercial Guide, publicado pela International Trade Administration (ITA). A publicação também explica que o setor de franquia brasileiro está avançado em termos de práticas de negócios e capacidade de adequação dos franqueadores estrangeiros e nacionais, o que corrobora para o atual cenário positivo em que o ramo se encontra.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor nacional cresceu 12,6% no último trimestre de 2022, sendo a melhor performance, em faturamento, dos últimos 3 anos. As franquias brasileiras oferecem vários tipos de serviços e produtos, distribuídas em diferentes segmentos, sendo que as áreas que registraram maior crescimento foram alimentação (21,5%); hotelaria e turismo (24,5%) e saúde, beleza e bem-estar (21,5%).

Para Camila Oliveira, cofundadora da Dental Company, empresa de franquias para investidores em clínicas odontológicas, a evolução do setor de saúde representa um panorama otimista, principalmente para as direcionadas ao ramo odontológico, que estão inseridas nessa divisão. “O segmento de Saúde é o terceiro maior setor no Brasil, com 13% dentre as 50 maiores franquias, como aponta a pesquisa da ABF. E isso pode ser um atrativo para os investidores”, explica Camila. 

No geral, os brasileiros têm abraçado esse modelo de empresa, com empreendedores optando por franquias para iniciar no mercado corporativo. O CEO da Dental Company, Mario de Almeida Jr, vê potencial nessa estratégia de negócio, em particular as voltadas para o setor de saúde, e comenta a seguir sobre o setor e a implementação de franquias odontológicas.

O que explica esse crescente aquecimento do segmento de franquias nos últimos anos?

O setor de franquias brasileiras tem sido influenciado principalmente pela série de benefícios associados à essa estratégia de negócios, que vem desde a possibilidade de marca comprovada até o suporte e treinamento de gestão, distribuição e marketing, o que acaba por atrair os profissionais que almejam empreender, mas não possuem experiência em como administrar uma empresa.

Como vê o franchising do setor de odontologia no país atualmente?

O ramo de odontologia tem demonstrado um crescimento notável, assim como todo o segmento de saúde, e isso é devido as franquias apresentarem uma estrutura padronizada de atendimento e serviços, o que pode gerar confiança nos pacientes. E além disso, a crescente demanda por serviços odontológicos, impulsionada pela conscientização sobre saúde bucal e pelo envelhecimento da população, também contribui para o progresso do setor de odontologia.

É possível investir neste segmento mesmo sem ser um profissional formado em Odontologia? Como?

Sim, é plenamente possível, pois deve funcionar como uma parceria. Os investidores sem formação em odontologia que optam por investir em uma franquia geralmente têm a vantagem de trazer conhecimentos e experiências nas áreas comerciais e de marketing. Pois, embora os dentistas tenham uma sólida formação clínica durante a universidade, muitas vezes eles não recebem uma instrução completa em aspectos de gestão de negócios. No geral, a combinação das habilidades comerciais e de marketing dos investidores com a expertise clínica dos profissionais de odontologia pode ser uma fórmula para a atuação e o desenvolvimento de uma clínica odontológica franqueada.

Quais os desafios que uma clínica franqueada pode encontrar?

Como toda franquia, em qualquer segmento, a implementação desse modelo enfrenta desafios comuns. Acredito que os principais sejam o custo de operação devido aos impostos e às burocracias normativas, os custos de mão de obra e a falta de profissionais qualificados são fatores importantes para considerar antes de abrir uma franquia.  

Para finalizar, quais as vantagens que uma clínica franqueada oferece?

Clínicas odontológicas de propriedade de investidores podem trazer uma perspectiva de gestão profissional, que demonstram habilidades empresariais sólidas para a administração da clínica; capital e recursos que podem ser usados para expandir a clínica, investir em equipamentos, tecnologia e infraestrutura; e recursos adicionais, como expertise em marketing e branding, que tem potencial para desenvolver estratégias para promover a clínica e atrair novos pacientes.

Para saber mais, basta acessar: www.dentalcompany.com.br



Como ajudar as crianças e os adolescentes com a ansiedade pré-provas?

A maior parte das escolas brasileiras ainda faz uso de avaliações formais como instrumento de verificação de aprendizagem. Segundo relatório do Pisa – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, a ansiedade em momentos de avaliação está associada à percepção das provas serem ameaçadoras.

Essa ansiedade em período de provas é uma das emoções que podem interferir no processo de aprendizagem. Por isso, as famílias e as escolas devem se juntar para ajudar os alunos nesse período para reduzir a ansiedade deles. 

A psicóloga Shannon Brady, professora da Universidade Wake Forest diz que “é importante que paremos de definir as provas como algo inerentemente negativo”. Assim, as instituições de ensino podem trabalhar com os estudantes quais são os objetivos reais de uma avaliação contribuindo para o entendimento dela como fonte de aprendizagem e de diagnóstico das competências desenvolvidas.

Segundo o educador e psicólogo Rossandro Klinjey, em entrevista para o jornal Estado de Minas, é importante que os responsáveis validem o sentimento dos filhos. Dessa forma, de acordo com ele, “validar significa mostrar ao seu filho que entende o que ele está sentindo e que não está errado por se sentir assim”.

O importante é acolher e estimular a criança e o adolescente a encarar os desafios e a entender que o erro faz parte do processo de aprender.



Empresas de cibersegurança lutam contra o cibercrime pelo domínio das IAs

De acordo com especialistas em cibersegurança do Netskope Threat Labs, ferramentas de IA (Inteligência Artificial) podem ser usadas para o desenvolvimento de malware, phishing e códigos maliciosos . O levantamento do Netskope Threat Labs revela que cibercriminosos estão utilizando chatbots, assistentes virtuais e ou plataformas de Inteligência Artificial para a realização de práticas criminosas. Testes realizados pelas empresas de cibersegurança Forcepoint e Kaspersky mostraram que um assistente virtual com um modelo de linguagem de IA, ou seja, desenvolvido para processar linguagem natural e responder a perguntas e conversas online, pode criar vírus poderosos se as perguntas certas forem feitas .

André Kupfer, líder LATAM de engenharia de vendas da Hillstone Networks, explica que embora o assistente virtual não armazene dados de usuários, nem tenha acesso a informações pessoais, a menos que lhe sejam providas, gangues digitais podem utilizar técnicas de engenharia social e outras táticas para enganar os usuários e obter informações confidenciais. “Algumas pesquisas mostram que os autores de malware podem, também, desenvolver software avançado com a IA, como um vírus polimórfico, que altera seu código para escapar de detecção”, relata o executivo.

Para André, a história prova que todas as ferramentas tecnológicas podem ser usadas para fins negativos. Ele conta que as estratégias das gangues digitais para manipular o chatbot são variadas e vão desde o desenvolvimento de malware, e-mails de phishing e spam até ransomware, roubo de dados e o chamado BEC (Business email compromise, Comprometimento de e-mail empresarial), ataque de engenharia social no qual um criminoso usa e-mail para enganar alguém da organização, levando a pessoa a compartilhar dados confidenciais da empresa ou enviar dinheiro. “Os softwares de segurança costumam detectar ataques de BEC identificando padrões. Entretanto, um ataque de BEC criado com a IA poderá burlar filtros de segurança”, alerta Kupfer.

Segundo o executivo da Hillstone Networks, uma outra preocupação legítima é que no caso de e-mails de phishing, cibercriminosos usarão as ferramentas de IA para escrever e-mails de phishing que pareçam ter sido escritos por um profissional experiente de um banco, por exemplo. “A verdade é que em poucos segundos, o assistente virtual pode escrever textos com a expressão e o estilo de uma pessoa real. A capacidade do assistente virtual de fazer-se passar por pessoas poderia resultar em fraudes mais convincentes”, ressalta o executivo.

André conta que é um fato o crescente número de esquemas, onde golpistas se passam por Elon Musk , dono do Twitter, Tesla Motors e SpaceX, e criam falsas criptomoedas ligadas ao seu nome e assim trapaceiam investidores amadores para tirar-lhes milhões. “Tais esquemas seriam ainda mais atraentes quando escritos com o estilo de Elon por um chatbot de IA”, explica Kupfer.

No entanto, Kupfer conta que para vencer ataques baseados em Inteligência Artificial, em muitos casos, a melhor estratégia é usar soluções do mesmo naipe para proteger a organização. Um estudo da Precedence Research indica que o tamanho do mercado global de Inteligência Artificial em segurança cibernética foi avaliado em USD 17,4 bilhões em 2022 e deve atingir algo em torno de USD 102,78 bilhões até 2032. “A razão para isso é clara: as técnicas de IA são muito promissoras nas áreas de análise, detecção e resposta às ameaças”, aclara André.

O executivo da Hillstone conta que hoje, grandes empresas já estão investindo em IA, mas, que por não terem pessoal interno qualificado, nem sempre conseguem colocar em prática seus projetos. Ele afirma isso com base no estudo da (ISC)2 , de janeiro de 2023, indicando que, em todo o mundo, há uma demanda por mais de 3,4 milhões de profissionais de cibersegurança. “Uma parte desse total diz respeito a vagas em aberto na área de projeto, implementação e gestão de soluções de segurança baseadas em IA”, revela Kupfer.

O executivo explica que a implementação de um sistema de IA exige conhecimento técnico para lidar com raciocínio complexo de máquina e, a partir de uma abordagem customizada para cada negócio, implementar a solução de cibersegurança IA que contemple a heterogeneidade da organização. Para ele, a escassez de talentos treinados é um dos maiores desafios para o avanço dos projetos de IA em todos os setores, seguida por falta de financiamento, falta de acesso à tecnologia apropriada e falta de acesso a dados de usuários. André conta que por mais que a jornada de adoção de soluções de segurança baseadas em AI tenha questões a serem equacionadas, parece haver um consenso em relação ao valor que esta tecnologia aporta ao time de ICT Security.

Para o porta-voz da Hillstone, a capacidade de aplicar, em escala, técnicas avançadas de análise e baseadas em lógica pode aliviar a carga sobre os gestores de segurança. A meta é ajudar esses profissionais a atuar de forma proativa e preditiva contra ameaças construídas com ajuda de plataformas de AI.

Como um perito na área de segurança cibernética, André conta que seja por meio de chatbots, seja através de outras plataformas, a Inteligência Artificial chegou para ficar, e intensificou ainda mais a guerra cibernética. “Cabe aos gestores das organizações estudarem estratégias para garantir que essa tecnologia produza crescimento, e não as perdas em cascata causadas por ataques automatizados e customizados baseados em IA”, conclui Kupfer.



Fremax alerta para sintomas de problemas no disco de freio com efeito azulado

Com a função de reduzir a velocidade e até parar totalmente o automóvel, o sistema de freio, composto por vários componentes, como cilindro mestre, servo freio, cilindros de roda, pinças, tubulações, fluido, pastilhas, discos, sapatas e tambores, entre outros, está ligado diretamente à segurança do veículo e precisa estar com a manutenção em dia.

A Fremax destaca alguns problemas que podem ocorrer no sistema e que possuem relação direta com o componente que a marca produz. Desenvolvido para suportar altas temperaturas, o disco de freio trabalha em conjunto com as pastilhas gerando atrito para redução de velocidade ou parada total do veículo. Sendo um dos principais componentes do sistema, suas condições afetam diretamente o desempenho da frenagem.

“Um dos problemas comumente encontrados em avaliações técnicas do sistema de freio é o disco ‘azulado’. O termo indica que a peça foi exposta a superaquecimento, chegando ao ponto de a área de contato com a pastilha ficar marcada. O disco fica com aspecto ‘azulado’ devido à exposição ao calor excessivo”, explica Leandro Leite, coordenador da Assistência Técnica Fremax.

Segundo Leite, esse efeito ocorre logo após a substituição das pastilhas e/ou discos e as principais causas são: uso inadequado do freio durante o período de pré-assentamento, torque residual da pinça elevado (pinça presa), material de atrito de baixa qualidade, pastilha nova em disco desgastado e uso abusivo dos freios em declive com o veículo desengrenado.

Importante processo após a manutenção do sistema de freio, o pré-assentamento tem como objetivo aumentar a área de contato entre discos e pastilhas recém-instalados. Para fazer esse processo é necessário realizar de 8 a 10 frenagens reduzindo de 60 km/h para 40 Km/h, depois repetir a operação de 8 a 10 vezes reduzindo de 40 Km/h até a parada total do veículo, sempre de forma suave e com espaçamento de 300 metros entre as frenagens. Para finalizar, orientar o cliente a utilizar o freio de forma moderada nos primeiros 300 km percorridos.

Antes de instalar pastilhas e/ou discos novos, é importante que o aplicador verifique o torque residual das pinças e nunca remova o material de atrito das pastilhas para compensar desgaste do disco, além de não reaproveitar discos riscados ou abaixo da espessura mínima.

Vale ressaltar ainda que o problema de disco “azulado” não possui cobertura de garantia por parte do fabricante.

Para garantir o bom funcionamento do sistema de freio a manutenção preventiva é a melhor solução. Seguir as recomendações do manual do veículo, assim como o reparador orientar o motorista sobre a maneira correta de utilizar o sistema de freio, são boas práticas que preservam e prolongam a vida útil dos componentes do sistema.



Pipefy anuncia Mark Pinard como Chief Marketing Officer

SÃO FRANCISCO, May 31, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — Pipefy, líder global em automação de processos no-code, anunciou que o líder de marketing Mark Pinard foi nomeado para Chief Marketing Officer (CMO) da empresa, com a missão de supervisionar programas globais de marketing. Pinard, com mais de 17 anos de experiência na área, reúne profundo conhecimento em produtos de tecnologia.

“Mark tem quase duas décadas de experiência em marketing, com uma bagagem robusta no desenvolvimento de estratégias escaláveis de entrada em mercados para outras startups”, afirma Alessio Alionço, CEO da Pipefy. “Ele já transformou o time de marketing ao impulsionar nosso crescimento e aproveitar ações bem-sucedidas.”

Pinard ingressou na Pipefy em dezembro de 2021, como Diretor Sênior de Product and Partner Marketing. Antes, ele ocupou cargos de liderança na Lob, como Head de Product Marketing, e na Recurly, como Diretor Sênior de Product Marketing. Na Mynd, empresa de administração de propriedades, Pinard atuou como Head de Marketing e Vendas. Na Xero, empresa de software de contabilidade, ocupou vários cargos, incluindo o de Diretor Global de Product Marketing e Estratégia.

“Estou animado para assumir como CMO neste momento crucial, aproveitando o sucesso que a Pipefy já alcançou”, conta Pinard. “Pipefy fornece soluções de automação consistentes, que melhoram muito a eficiência operacional de processos e ajudam clientes a aproveitar melhor as soluções tecnológicas que já usam. Nossa solução de automação de processos permite que usuários implementem integrações e automações de fluxos de trabalho sem precisar de uma linha de código.”

Sobre a Pipefy
Pipefy é a plataforma de automação de processos no-code/low-code que aumenta a produtividade e a eficiência das equipes, centralizando dados e padronizando processos para áreas de TI, Financeiro, RH, Operações com Clientes e muito mais. Por meio de sua automação de fluxos de trabalho que dispensa o uso de código, o Pipefy ajuda empresas conectando ferramentas tecnológicas já existentes e garantindo processos de excelência para todas as equipes, em diversos departamentos. Entre seus muitos reconhecimentos recentes, a Pipefy foi nomeada para o Deloitte Technology Fast 500™, ranking das 500 empresas de crescimento mais rápido na América do Norte em novembro de 2022.

Para mais informações, entre em contato com:
communication@pipefy.com


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Sinais de desgaste do coxim do amortecedor podem ser observados na hora da manutenção

O coxim é uma peça de metal revestida de borracha, também denominada suporte do amortecedor e tem como função de ligá-lo à carroceria para fazer o isolamento das vibrações. Desta forma, evita choques da suspensão para que haja conforto e estabilidade durante a condução do veículo. Por isso, é importante manter a atenção a quaisquer indícios de comprometimento da peça. “Identificar problemas no coxim de amortecedor nem sempre pode ser fácil já que os sinais podem confundir o motorista ou reparador. 

Pneus desgastados de forma irregular indicam problemas e um deles pode ser sinal de deterioração do coxim do amortecedor. Isso acontece porque o coxim de amortecedor comprometido faz com que a roda fique pulando em superfícies irregulares comprometendo o contato do pneu com o solo.

O coxim desgastado pode também alterar ângulos da geometria da direção fazendo com que eles se alterem e comprometam a dirigibilidade, principalmente em condição de pisos irregulares.

O principal sintoma de coxim desgastado é o ruído, especialmente, ao trafegar por pisos irregulares.

Segundo Leandro Leite, coordenador de assistência técnica e garantia da Fremax, a recomendação é que o usuário fique atento a esses sinais e se notar qualquer irregularidade como as descritas acima procure um profissional habilitado para fazer o diagnóstico e correção do problema.

“A suspensão, sistema em que o coxim de amortecedor está inserido, é fundamental para garantir a segurança no trânsito. Por isso, é importante estar em boas condições para rodar com o veículo e não ocasionar acidentes”, afirma o gerente.



Inovação no país: FNDCT recomposto e taxas Finep mais baixas

No último mês duas notícias movimentaram o cenário de inovação do país: a aprovação do PLN 01 de 2023, que recompõe o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e a modificação da Lei nº 11.540/07, que altera a taxa base para financiamentos via Finep de TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) para TR (Taxa Referencial).

Se analisado o cenário nacional, o auge dos investimentos P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) dos últimos 20 anos foi em 2015, que registrou o valor de 1,37% em relação ao PIB. O último relatório do MCTI, divulgado em maio deste ano e que considera o ano de 2020 como o mais recente, indicou a queda dos investimentos para 1,14% com relação ao PIB, uma redução de mais de R$2 bilhões em valores brutos. 

Além disso, de acordo com esse mesmo indicador do MCTI, as finanças públicas passaram por grandes desafios que impactaram essa redução, diminuindo os investimentos do setor privado em PD&I, enquanto o setor público teve um ligeiro aumento nessa porcentagem, a partir da adoção de políticas anticíclicas de estímulo à economia.

Essas medidas resultaram em um aumento substancial no déficit fiscal entre 2020 e 2021, furando o teto de gastos e aumentando endividamento público, trazendo como consequência a alta da taxa de juros e a atual decisão do Copom de manter a taxa Selic pelo 6º mês consecutivo na base de 13,75%.

Nesse cenário de queda de investimentos em P&D e do compromisso do MCTI em recuperar os investimentos da pasta, houve o descontingenciamento de cerca de R$4,2 bilhões do FNDCT em 2023, que haviam sido limitados pela MP 1.136/22. Alinhado a essa medida, o atual governo articulou com sucesso a nova Lei 14.554/23, que retorna para a TR a base de indexadora nos financiamentos via Finep.

A recomposição do FNDCT

O Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico é um importante instrumento de financiamento para pesquisa e desenvolvimento no Brasil. Durante o último ano, foram inúmeras discussões em relação à recomposição do fundo, mas foi somente em 26 abril deste ano que o Congresso aprovou a PLN 01 – agora Lei nº 14.577/23, que o recompõe integralmente, disponibilizando quase R$10 bilhões para investimentos em ciência, tecnologia e inovação, aumentando em quase 50% o valor disponível para 2023.

A medida não só libera recursos de mais de R$4,1 bilhões do fundo para 2023, como também tem efeito sobre todo o antigo bloqueio parcial do ano anterior, que previa o contingenciamento até 2026. De acordo com André Moro Maieski, especialista em inovação e sócio fundador da Macke Consultoria, quando se considera o contingenciamento realizado em 2022, o orçamento e as projeções de 2023 até o ano de 2026, o país poderia sofrer uma perda direta de mais de R$15 bilhões de reais no setor durante esse período.

O especialista afirma ainda que a recomposição do FNDCT é uma excelente notícia para o país, uma vez que a MP 1136/2022, que contingenciava esses recursos, andava contra o real propósito do fundo, de que ele deveria ser destinado para aplicação em Ciência e Tecnologia, além de ter uma devolutiva para a sociedade e agentes da economia que aplicaram recursos e aguardaram resultados de alguma forma.

A alteração do indexador Finep

A Finep, entidade vinculada ao MCTI e principal agência de fomento à pesquisa e inovação do país, atuava até 24 de abril deste ano com taxas de financiamentos reembolsáveis indexados na base da TJLP, que giravam em torno de 6,94% ao ano.

A vantagem da Finep sobre outras instituições financeiras é o fato de que as suas taxas tendem a ser mais atrativas, chegando a ser até 10% mais baixas, uma vez que as instituições tradicionais trabalham normalmente com CDI + 3%, oferecendo taxas acima de 14% a.a. Entretanto, a utilização da TJLP não estava favorecendo o setor, fazendo com que muitas empresas segurassem ou desistissem dos financiamentos.

A MP 1.139/2022, medida vigente até maio, já havia alterado em setembro de 2022 a TJLP para a TR, aumentando em 56,2% a demanda em relação à média dos últimos 4 anos, segundo dados da Finep. A MP caducou em fevereiro e teve novamente o indexador alterado para a TJLP, até que, em abril, houve a modificação da Lei 11.540/07 e a TR se tornou a taxa base.

Agora, a taxas que eram em média de 6,94% a.a., passaram a ser de 4,49% a.a., queda de 35%. Celso Pansera, presidente da Finep, comemorou a conquista e destacou que a recomposição do FNDCT abre um novo caminho para a inovação no país. Espera-se que as taxas mais atrativas impulsionem o setor e incentivem o uso dos recursos disponíveis pelas empresas.

Para Maieski, a troca do indexador de financiamentos, associada ao maior orçamento do fundo contábil FNDCT, tende a potencializar de maneira efetiva os investimentos em PD&I no Brasil para os próximos anos. “Esse é um excelente momento para que empresas privadas invistam em inovação através da Finep, as taxas para as três principais linhas estão em mesmo valor: 5,3%a.a., indicando cenário favorável e grande potencial de crescimento”, finaliza.

Os próximos passos da retomada de PD&I no país

A retomada dos investimentos em P&DI é de fundamental importância para impulsionar o progresso tecnológico, a competitividade e o crescimento econômico sustentável. A inovação, no entanto, exige um ambiente econômico favorável, pois carrega grandes incertezas e demanda recursos significativos.

Nesse sentido, Alana Peters, mestra em desenvolvimento econômico e em assuntos internacionais, ressalta a importância de políticas públicas de suporte e financiamento à inovação, como fundos destinados a empresas inovadoras, que estão presentes também em outros países. Ela cita como exemplo o “European Innovation Council (EIC)”, um fundo criado pela Comissão Europeia e que soma mais de €10 bilhões, destinados a apoiar empresas inovadoras desde os estágios iniciais até a fase de comercialização.

Espera-se que as atuais políticas operacionais da Finep, aliadas à recomposição do FNDCT, fomentem a realização de investimentos estratégicos para o país e contribuam para que investimentos complementares a inovação, tais como modernização e expansão contribuam para o aumento dos índices de investimento da economia de modo geral.



Foodbytes anuncia um novo hub de conexão online para impulsionar startups

O Foodbytes, braço de inovação do Rabobank em todo o mundo, anuncia um novo hub de conexão online para gerar impactos cada vez mais sustentáveis na indústria de alimentos e agricultura. O objetivo é colaborar com os principais desafios do setor dando oportunidade para ampliar o alcance e a exposição de startups a possíveis parceiros, ao mesmo tempo em que ajuda empresas e investidores a descobrirem startups para inovar com eficiência, se manterem atualizadas sobre tendências, insights e em contato com líderes do segmento.

Desde 2015, o Foodbytes estimula a colaboração em toda a cadeia de valor – com parcerias, investimentos, aquisições, pesquisa e desenvolvimento de pilotos. Ao longo dos anos, evoluiu de uma competição de propostas para um programa virtual trimestral e, agora, consiste em um hub online de conexões entre startups, empresas e investidores globais.

As iniciativas de inovação do Rabobank, incluindo o Foodbytes, apoiam a missão do banco de cultivar um mundo melhor e gerar um impacto substancial nas transições de energia, alimentos e uma sociedade inclusiva. “O Foodbytes já atua globalmente como uma conexão confiável entre empresas da cadeia de alimentos e agronegócio, e este novo hub online atuará como uma importante ferramenta para superar os desafios que impedem a inovação e a colaboração entre empresas, investidores e startups”, disse Roland van der Vorst, Head de Inovação, Wholesale e Rural, e CEO do Carbon Bank, no Rabobank.

Outra novidade do hub online para este ano será o acesso contínuo a conteúdos e insights de especialistas do Foodbytes e do Rabobank, como análises mensais de previsões e tendências da indústria, relatórios temáticos e perspectivas específicas do setor.

A inscrição pode ser realizada no site: www.foodbytesworld.com.



Ecossistema da inovação: cinco dicas para engajar a equipe

Quando uma empresa inicia um novo projeto, o resultado depende em grande parte do equilíbrio que se estabelece no ecossistema de inovação. Ou seja, é necessário que os cinco pilares de sustentação de gestão sistêmica para a inovação estejam atuando em sincronia. São eles: liderança, estratégia, cultura, gestão e processos. Ao gestor cabe identificar bloqueadores, analisando cada um dos pilares, para verificar se algum deles está efetivamente impedindo o progresso e o resultado bem-sucedido do ecossistema.

O maior risco envolvido, quando se negligencia essa análise minuciosa e não se resolve esse bloqueador a tempo, é desperdiçar todo investimento destinado ao desenvolvimento de capacidades dinâmicas. Daí a importância de assegurar que haja um perfeito alinhamento entre a estratégia da inovação e a estratégia competitiva da empresa. Estudo publicado no Journal of General Management (Sage) revela que gerentes precisam exercer uma liderança transformacional, a fim de motivar seus funcionários a se engajarem em processos de inovação aberta.

Segundo Durval Garcia, diretor de inovação da consultoria multinacional G.A.C. Brasil, na contramão das taxas de insucesso no lançamento de novos produtos ou serviços – que oscilam entre 70% e 80% – empresas que atuam e inovam de forma sustentável, acumulando um sucesso atrás do outro, se mostram mais cuidadosas com a liderança transformacional e atentas aos principais fatores de sucesso para alinhar inovação e desempenho competitivo.  “Antes mesmo de se estabelecer um sistema de inovação dentro de uma empresa, é preciso elaborar um diagnóstico de inovação, uma análise holística das capacidades de inovação da empresa. Isso torna possível sustentar o processo de criação de valor”.

Garcia diz que investir na estruturação para inovação é o primeiro passo para atingir os objetivos desejados. “O alinhamento interno dos diversos setores da empresa e o engajamento dos colaboradores são fundamentais na estrutura para inovação, mas não são os únicos fatores preponderantes. Ao todo, é preciso atuar em quatro eixos centrais: oferta de inovação, entendimento do usuário/cliente, organização interna e abertura para o mercado/ecossistema externo”.

“É na etapa de organização que se estabelece como será o modelo operacional mais adequado para inovar dentro do contexto da organização e como se desenvolverá a capacidade de aprendizado da organização. Nesse ambiente, é necessário estabelecer como se dará a gestão de mudanças, a fim de que os colaboradores possam se adaptar ao novo momento da empresa e todos possam assumir seus papéis e responsabilidades dentro da equipe”, diz Garcia. “A identificação de talentos internos para a condução dos novos processos é seguida pela capacitação dos líderes. Por isso é tão importante que todos estejam sintonizados no mesmo canal, tenham o mesmo objetivo em mente”.

A partir dessa estruturação é possível lançar mão de técnicas de geração de ideias, como o brainstorming. Segundo o especialista em inovação, uma das práticas mais recomendadas é a criação de um programa interno de ideias orientado às necessidades e aberto às contribuições de todos aqueles que tiverem sugestões de inovações, sejam para melhorias ou desenvolvimento de produtos, serviços, processos e até mesmo do modelo de negócio da empresa.

Diante da importância do engajamento para o sucesso do ecossistema da inovação, o executivo da G.A.C. Brasil revela cinco dicas para estimular a contribuição dos colaboradores com novas ideias:

  1. Estabelecer um processo aberto, transparente e colaborativo. “É necessário criar um ambiente agradável, respeitoso, em que as pessoas sejam estimuladas a expor suas ideias, bem como a apresentar sugestões e contribuições em relação a ideias de outras pessoas. O objetivo não é julgar a ideia de alguém, mas ampliar e complementar, para que ela ganhe corpo e abrangência. Caso uma ideia seja impugnada, ninguém deve se sentir pessoalmente ofendido ou criticado. Quando os conflitos se estabelecem de forma proveitosa, todos ganham”.
  2. Estimular profissionais a serem flexíveis. “Uma das principais características de um gestor eficiente é usar a negociação e a comunicação para transformar situações críticas, com alto potencial para colocar todo esforço a perder, em episódios de crescimento interno. É importante saber moderar discussões e estimular os colaboradores a defender suas ideias sem que para isso seja necessário desqualificar o trabalho ou a ideia de seus pares”.
  3. Atrair pessoas positivas para o time faz toda a diferença. “Muito se fala em inteligência emocional. Contar com pessoas com as denominadas ‘soft skills’, focadas na solução, flexíveis, que valorizam o trabalho em equipe e sabem ouvir atentamente sem fazer qualquer juízo do interlocutor acrescenta muito valor para qualquer projeto e torna o dia a dia no trabalho mais leve e estimulante”.
  4. Evitar a perda de energia que se segue a cada falha. “Pessoas em empresas inovadoras não podem ver becos sem saída, nem achar que erros e falhas são motivos para desistir. Toda falha traz algum aprendizado. Quem está envolvido numa atividade com alto grau de incerteza precisa ser mais do que apenas otimista; precisa ter capacidade de aprender.  Empreendedores que se agarram às suas chances de sucesso, ainda que pareçam ínfimas, costumam se empenhar mais e convencer outros profissionais a colaborar até alcançarem o resultado desejado”.
  5. Investir na educação de toda a empresa é vantagem competitiva. “Para que as melhores práticas de inovação se difundam em uma organização, é importante que se ensine a desenvolver ideias e como transformar boas ideias para que elas cheguem ao mercado. Essas lições devem ser transmitidas tanto para os futuros líderes dentro da empresa, quanto para a base que acabará por desempenhar um papel significativo no sucesso da inovação. O elemento positivo da criação de um amplo ecossistema de inovação é que os grupos envolvidos em projetos inovadores entrarão em contato uns com os outros diretamente para resolver problemas – criando uma cultura de inovação, em vez de uma governança de cima para baixo. Assim é mais certo que ideias inovadoras sejam elaboradas, prosperem e cresçam”.



LAURA PAUSINI É NOMEADA PERSONALIDADE DO ANO 2023 DE A ACADEMIA LATINA DA GRAVAÇÃO™

A Academia Latina da Gravação™ anunciou que a ganhadora do Latin GRAMMY® e do GRAMMY®, Laura Pausini, será a Personalidade do Ano 2023 de A Academia Latina da Gravação™.

Pausini será homenageada por sua carreira como artista multifacetada e multilíngue, bem como por seu compromisso contínuo de apoiar causas de justiça social que lhe são caras, incluindo os direitos das mulheres e da comunidade LGBTQ+ e o combateàfome no mundo.

“Laura Pausini é uma das artistas mais talentosas e queridas de sua geração cujo compromisso com a defesa e a igualdade de direitos é exemplar”, disse Manuel Abud, CEO de A Academia Latina da Gravação. “Ao longo de sua carreira de mais de três décadas, sua voz extraordinária continuamente rompe barreiras entre idiomas e gêneros, criando um vínculo especial com o público em todo o mundo.”

Por sua vez, Pausini disse “Sinto-me extremamente honrada por receber esse incrível reconhecimento de A Academia Latina da Gravação. Ser nomeada Personalidade do Ano neste momento em que estou comemorando 30 anos de carreira é algo que ainda não consigo descrever. Só posso sentir uma profunda gratidão pela Academia Latina e seus membros, por meus colegas que sempre me receberam de braços abertos, mas, acima de tudo, por meu amado público, que transformou um sonho nascido em minha cidade natal, na Itália, em uma bela realidade e que me levou a lugares que nunca sonhei que iria com minha música. A língua espanhola abriu as portas para mim desde muito jovem, fez com que eu me sentisse em casa, me inspirou a seguir em frente e a explorar e a viver a música sem barreiras ou limites. Dizer hoje que receberei esse importante reconhecimento me enche de orgulho, de alegria e de força para continuar dando passos fortes para inspirar a nova geração de artistas que levam a música que carregam em seus corações para o alto. Obrigado do fundo do meu coração, estou muito emocionada. Vejo vocês em breve em Sevilha”.

Laura Pausini é uma das artistas mais famosas da música latina atual. Ela traduziu com perfeição a emoção por trás de seus sucessos de âmbito global em seis idiomas diferentes, inclusive no mercado de língua espanhola, onde lançou seu primeiro álbum em 1994. Pausini já vendeu mais de 70 milhões de álbuns em todo o mundo e está comemorando 30 anos no mercado da música este ano. Além de suas realizações profissionais, ela também usou sua plataforma para apoiar iniciativas filantrópicas e humanitárias relacionadas aos direitos LGBTQ+, direitos das mulheres, fome, pobreza, mudanças climáticas, além de apoiar entidades que combatem a violência contra a mulher. Pausini foi homenageada com o Starlite Humanitarian Award, o Global Gift Humanitarian Award e foi nomeada Pessoa do Ano pelo Diversity Media Awards por seu apoioàcomunidade LGBTQ+. Em 1995, ela escreveu e lançou “Il Mondo che Vorrei /El Mundo Que Soñé” para a UNICEF e foi nomeada porta-voz da LILA, a Liga Italiana da Luta contra a AIDS, em 2004. Em 2014, a artista também foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade do Programa Mundial de Alimentos e organizou e participou de shows que levaram ajuda a áreas afetadas por desastres naturais no Chile, Peru, Beirute e Itália. Em 2021, ela ganhou um Globo de Ouro de Melhor Canção Original por “Io Sì (Seen)”, que escreveu em parceria com Diane Warren para o filme La vita davanti a sé. A música também lhe rendeu uma indicação ao Oscar. No ano passado, ela lançou o filme original da Amazon Laura Pausini: Pleased to Meet You. A cantora está compondo as músicas de seu 11º álbum de estúdio em espanhol e iniciará uma extensa turnê mundial no próximo verão do hemisfério norte.

Pausini será celebrada em uma apresentação de gala especial repleta de estrelas, com um concerto de tributo emocionante, incluindo interpretações de seu renomado repertório executado por uma série de artistas e amigos notáveis. Os detalhes do cobiçado evento a ser celebrado durante a Semana do Latin GRAMMY de 2023 em Sevilha, Espanha, serão anunciados em uma data posterior.

A cerimônia Personalidade do Ano de A Academia Latina da Gravação reconhece os músicos de herança ibero-americana e honra suas realizações artísticas na indústria musical latina, assim como seus esforços humanitários. Os artistas anteriormente homenageados são: Marco Antonio Solís (2022), Rubén Blades (2021), Juanes (2019), Maná (2018), Alejandro Sanz (2017), Marc Anthony (2016), Roberto Carlos (2015), Joan Manuel Serrat (2014), Miguel Bosé (2013), Caetano Veloso (2012), Shakira (2011), PlácidoDomingo (2010), Juan Gabriel (2009), Gloria Estefan (2008), Juan Luis Guerra (2007), Ricky Martin (2006), José José (2005), Carlos Santana (2004), Gilberto Gil (2003), Vicente Fernández (2002), Julio Iglesias (2001) e Emilio Estefan (2000).

A receita líquida arrecadada com a cerimônia da Personalidade do Ano de A Academia Latina irá para instituições beneficentes da Fundação Cultural Latin GRAMMY.

SOBRE A ACADEMIA LATINA DA GRAVAÇÃO:

A Academia Latina da Gravação™ é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a fomentar, celebrar, homenagear e engrandecer a música latina e seus criadores. Referência internacional da música latina, a organização é composta por profissionais da música e produz a Entrega Anual do Latin GRAMMY®, A Noite Mais Importante da Música Latina™, que reconhece a excelência nas artes e ciências da gravação, além de oferecer programas educacionais e assistenciais para a comunidade musical por meio da sua Fundação Cultural Latin GRAMMY®. Para mais informações, favor visitar LatinGRAMMY.com.

SOBRE A FUNDAÇÃO CULTURAL LATIN GRAMMY:

A Fundação Cultural Latin GRAMMY® é uma instituição beneficente, tipo 501(c)(3), que foi criada por A Academia Latina da Gravação™ em 2014 para aumentar o interesse e o apreço internacionais sobre as contribuições significativas da música latina e de seus criadores para a cultura mundial. A Fundação concede bolsas universitárias e subvenções, assim como promove programas educacionais para a pesquisa e a preservação de seu rico legado e patrimônio musical, e até o momento já doou mais de 7,6 milhões de dólares com o apoio de membros de A Academia Latina da Gravação, artistas, patrocinadores corporativos e outros doadores generosos. Para mais informações ou se você quiser fazer uma doação, favor visitar latingrammyculturalfoundation.com, Amazon Smile ou nossa página do Facebook. E siga-nos em @latingrammyfdn no Twitter e no Instagram, e Latin GRAMMY Cultural Foundation no Facebook.

Contato:

CONTATO PARA MEIOS DE COMUNICAÇÃO:

A Academia Latina da Gravação

Iveliesse Malavé

ive@grammy.com

305.576.0036

Fonte: BUSINESS WIRE



Boomi Designa Megan Barbier como Diretora de Recursos Humanos

Boomi™, líder em conectividade inteligente e automação, anunciou hoje a nomeação de Megan Barbier como Diretora de Recursos Humanos, responsável por agregar valor mediante construção e execução da estratégia mundial de capital humano da empresa.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230531005056/pt/

Boomi Appoints Megan Barbier as Chief Human Resources Officer (Photo: Business Wire)

Boomi Appoints Megan Barbier as Chief Human Resources Officer (Photo: Business Wire)

“A Boomi teve um primeiro ano intenso como empresa independente, marcado por diversos marcos, incluindo novas reservas recordes, forte crescimento anual de receita recorrente (ARR) e reconhecimento contínuo do setor”, disse Steve Lucas, Diretor Executivo da Boomi. “Temos o prazer de receber Megan na Boomi,àmedida que continuamos a acelerar nosso crescimento, mantendo foco em fornecer um dos melhores locais de trabalho aos principais talentos de hoje. Megan traz experiência de classe mundial como líder global estratégica e inovadora, bem como um histórico comprovado de traduzir a visão de uma empresa em lucratividade, crescimento e engajamento dos funcionários.”

“Boomi é líder do setor, reconhecida não apenas por sua excelência em produtos, mas também por sua cultura premiada, concentrada em tornar o mundo um lugar melhor ao conectar todos a tudo, em qualquer lugar”, disse Barbier. “A Boomi exemplifica minha paixão por criar um ambiente de trabalho empático, compassivo, inclusivo e direcionado a propósitos. Estou na expectativa de ajudar a levar esta empresa ao que sei será um futuro ainda mais brilhante pela frente.”

Barbier traz mais de 20 anos de experiência em liderança de RH em organizações emergentes e de grande porte. Mais recentemente, Barbier atuou como vice-presidente global de pessoas e cultura da Jumio, onde liderou a equipe em um período de alto crescimento, ao escalar suas operações corporativas e movimentação de talentos, além de lançar iniciativas culturais significativas que transformaram a empresa em um melhor empregador de sua classe.

Antes da Jumio, Barbier foi vice-presidente de operações de pessoas na Wrike, onde escalou a equipe através do hipercrescimento, lançou capacitação internacional e serviu como catalisador de mudança para a transição da empresa ao portfólio Vista Equity. Também ocupou diversas funções na Bosch, atuando como líder global de RH para a divisão de tecnologia de saúde, M&A e consultora de liderança para divisões da empresa na América do Norte.

Barbier tem MBA pela Loyola Marymount University e bacharelado pela Santa Clara University. Também concluiu o programa Women in Governance através da UCLA.

A designação de Barbier segue a adição de diversos novos líderes executivos ao banco de liderança existente da Boomi, incluindo:

Como pioneira da plataforma de integração como serviço (iPaaS) nativa de nuvem, a Boomi comemora a maior base de clientes entre os fornecedores de plataformas de integração; uma crescente comunidade de mais de 100.000 membros e uma das maiores matrizes de integradores de sistemas globais (GSIs) no espaço iPaaS. A empresa possui uma rede mundial de parceiros, incluindo Accenture, Deloitte, SAP e Snowflake, trabalhando com os maiores provedores de serviços em nuvem hyperscaler, incluindo Amazon Web Services, Google e Microsoft, entre outros.

Incluída na listas Deloitte Technology Fast 500™ e Inc. 5000 como uma das empresas de tecnologia mais inovadoras e de crescimento mais rápido da América, a Boomi foi recentemente nomeada para a lista de “Hot Companies to Watch in 2023” (Empresas de Destaque a Observar em 2023) da Nucleus Research. A empresa também ganhou diversos prêmios como empregador de sua escolha, incluindo sua listagem como um dos Melhores Locais de Trabalho da Inc. Magazine e um Prêmio Comparável de Melhor Empresa para Crescimento de Carreira. A Boomi também ganhou três prêmios internacionais Stevie®, como Empresa do Ano (dois anos consecutivos) e Inovação de Produtos; o Gold Globee® Award na categoria Plataforma como Serviço (PaaS); o Prêmio Mérito de Tecnologia na categoria Serviços de Nuvem; o Stratus Award como Líder Global em Computação em Nuvem 2022, tendo recebido a prestigiada classificação 5 estrelas no Guia de Programas de Parcerias CRN durante dois anos consecutivos.

Recursos Adicionais

Sobre a Boomi:

A Boomi visa tornar o mundo um lugar melhor conectando todos a tudo, em qualquer lugar. Como pioneira da plataforma de integração baseada em nuvem como serviço (iPaaS) e agora uma empresa internacional de software como serviço (SaaS) líder na categoria, a Boomi oferece a maior base de clientes entre os fornecedores de plataformas de integração e uma rede mundial com cerca de 800 parceiros, incluindo Accenture, Capgemini, Deloitte, SAP e Snowflake. Organizações internacionais recorremàplataforma premiada da Boomi para descobrir, gerenciar e orquestrar dados, enquanto conectam aplicativos, processos e pessoas para obter melhores resultados com mais rapidez. Para mais informação, acesse http://www.boomi.com.

© 2023 Boomi, LP. Boomi, o logotipo ‘B’ e Boomiverse são marcas comerciais da Boomi, LP ou suas subsidiárias ou afilhadas. Todos os direitos reservados. Outros nomes ou marcas podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato de mídia:

Kristen Walker

Comunicações Corporativas Globais

kristenwalker@boomi.com

+1-415-613-8320

Fonte: BUSINESS WIRE



Dia Mundial do Meio ambiente é comemorado em 5 de junho

Em 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a Conferência de Estocolmo.

Esta data visa conscientizar a sociedade sobre a crescente necessidade de proteger e cuidar do meio ambiente, além de ser uma oportunidade de abordar os impactos que as empresas causam ao planeta.

“Em um mundo no qual a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade estão em constante crescimento, é crucial que todas as áreas da sociedade se envolvam na adoção de práticas mais conscientes e responsáveis. Esta data é importante para refletirmos sobre as nossas práticas, como estamos inseridos nesse contexto e de que forma podemos evoluir ainda mais neste sentido”, salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios.

Conectadas a esses objetivos, algumas empresas vêm revolucionando o mercado, trazendo modelos de negócios inovadores e que corroboram para que seja possível atingir a agenda da ONU até 2030.

“Cuidar do ecossistema ambiental é fundamental para nossa geração e as futuras. Não existe planeta B, não existe “jogar fora”. Por isso, emissões de carbono, economia circular, geração de energia limpa e renovável, reciclagem de resíduos sólidos e orgânicos, são pontos fundamentais para que a iniciativa privada exerça seu papel de empresa cidadã”, comenta Hugo Bethlem, cofundador e chairman do Instituto Capitalismo Consciente Brasil.

Segundo o estudo global Vida Saudável e Sustentável 2022, 84% dos brasileiros querem reduzir o impacto pessoal sobre o planeta. O levantamento ainda mostra que na percepção do consumidor, marcas de cuidado pessoal, de produtos de limpeza, e de alimentos e bebidas estão mais empenhadas em serem ecologicamente corretas.

“É preciso conscientizar a sociedade sobre a importância reduzir, monitorar e incentivar a fiscalização dos contaminantes emergentes, que são substâncias, geradas pelos processos produtivos industriais e contidos nos materiais e produtos  domésticos, que por meio dos efluentes que geram, alcançam e contaminam o meio ambiente”, explica Diogo Taranto, especialista em gestão e tecnologias ambientais, diretor de Desenvolvimento de Negócios no Grupo Opersan.

O compromisso das empresas com a responsabilidade socioambiental e a transparência na divulgação de atributos de sustentabilidade de produtos e ações em ESG são fundamentais, principalmente para auxiliar a escolha do consumidor.

“A sustentabilidade é um caminho sem volta e representa muito mais que uma tendência. Temos observado eventos climáticos extremos, como: altas temperaturas, derretimento de geleiras e aumento do nível dos oceanos, tempestades severas que vêm causando enchentes e deslizamentos de terras, aumento da seca e dos períodos de estiagem, além do aumento do volume e frequência de chuvas. Cuidar de todas as formas de vida, da economia, da saúde e do meio ambiente é preciso para garantir a sobrevivência no planeta”, finaliza Vininha F. Carvalho



Casa do Fitness apresenta nova comunicação visual

A Casa do Fitness, rede de lojas conceito de equipamentos fitness, anunciou recentemente a sua nova identidade visual. Com o objetivo de modernizar e revitalizar a marca, o novo logo foi desenvolvido a partir de uma estratégia que busca equilibrar tradição e inovação.

O novo logo apresenta uma letra “F” estilizada, que remete diretamente à palavra “fitness”. Desenhada de forma a lembrar um telhado, a letra sugere a ideia de proteção, segurança e abrigo. Essa imagem foi pensada para remeter ao conceito clássico da marca.

Outro destaque da nova identidade visual é a escolha da cor. O vermelho, que sempre foi uma das cores principais da marca, ganhou um novo tom, reforçando a ideia de dinamismo, energia e vitalidade.

Mais sobre a Casa do Fitness.

A Casa do Fitness é uma rede de lojas conceito de aparelhos e produtos fitness, que possui variedade de produtos para diferentes tipos de treinos. A empresa busca incentivar um estilo de vida saudável para transformar vidas, independentemente de hábitos e rotinas, proporcionando mais saúde, bem-estar e liberdade de escolha a todas as pessoas.

Com o objetivo de reforçar o conceito e a autenticidade da marca, foi criado o novo logotipo, mas sem perder as referências que ajudaram a posicionar a Casa do Fitness no setor de venda de equipamentos fitness.

Com a proposta de ser o “shopping do seu treino”, a Casa do Fitness é voltada para todas as pessoas que desejam adotar uma rotina saudável e fortalecer o autocuidado, trazendo mais saúde e bem-estar para suas rotinas através de equipamentos e acessórios que trazem mais praticidade, qualidade e segurança para seus treinos.

De acordo com a sócia-diretora Julia Gabas, “O branding é muito mais que o logo, é todo um universo que constrói essa marca que a gente passa a reconhecer a marca”. Com a nova identidade visual, a Casa do Fitness espera consolidar ainda mais a sua posição no mercado de equipamentos e produtos fitness.

Foi criado um vídeo manifesto, contando um pouco da história e da trajetória da empresa, apresentando as marcas e por fim a nova identidade visual. O vídeo pode ser visto clicando aqui.



Projeto Jovem Empreendedor continua com inscrições abertas para cursos

O Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social – IMais continua com inscrições abertas para o Projeto Jovem Empreendedor, que oferece 12 cursos online gratuitos, com 10 horas/aula cada, voltados para inovação e empreendedorismo para jovens na região da Grande São Paulo.

O Projeto Jovem Empreendedor oferece seis cursos na modalidade EAD, com foco em Gestão e Desenvolvimento Pessoal (Desenvolvendo o Plano de Negócios, Marketing/Vendas, Gestão Financeira básica, Gestão de Redes Sociais, Como abrir uma empresa, regimes tributários e Marketing Pessoal) e outros seis profissionalizantes como Programação Web, YouTuber, Música, Photoshop, Corel Draw e Pacote Office (Word, Excel, PowerPoint). Após liberado o acesso aos alunos, a plataforma online poderá ser utilizada por 12 meses.

“Como isso, totalizamos 120 horas de qualificação, que ficarão gravados e disponíveis na plataforma, para acesso aos alunos, que contarão com videoaulas, apostilas, fóruns de debate e todo o suporte de apoio. O objetivo é oferecer ferramentas que ajudem estes jovens em seus negócios como empreendedores, de acordo com seus interesses ou área de atuação”, diz Lopes.

Os cursos serão todos ministrados em plataforma própria aliando autoconhecimento, o desenvolvimento da autoestima e de habilidades pessoais com técnicas de gestão e negócios por meio de encontros virtuais e presenciais.

Coaching para os jovens

O Projeto Jovem Empreendedor prevê ainda a realização de um programa de Coaching para os negócios, que será oferecido de forma presencial para 120 alunos participantes do projeto e disponibilizado na plataforma EAD para que todos os alunos tenham acesso.

Os encontros de mentoria buscam estimular o preparo emocional dos jovens empreendedores para que possam se preparar para as intempéries das várias fases de um empreendimento, se tornando pessoas resilientes.  “Os temas comportamentais serão abordados por meio de sessões de coaching em grupo para o fortalecimento da autoestima, superação de crenças, autoconhecimento e conceitos de gestão e planejamento para micro e pequenos negócios”, explica Lopes. Serão abordados ainda temas como maximizar a produtividade, definir ações e estratégias, melhorar questões como liderança, gestão de tempo, negociação e formular objetivos claros, entre outros.



Bring IT marca presença no Brasil

A Bring ITanunciou hoje que adquiriu duas empresas: a AltaPlus e a Liu Consulting. Com a expansão para a região da América Latina, a nova empresa Bring IT Brasil poderá aproveitar o sistema ERP na nuvem líder do setor para ajudar as duas empresas a melhorar a eficiência operacional e criar novas oportunidades de receita.

“À medida que ampliamos a novos mercados, a ideia era estabelecer uma forte presença em uma região que está se tornando um importante centro tecnológico. O Brasil, o maior mercado da América Latina, foi uma decisão óbvia. Queremos priorizar nosso foco em uma abordagem local que nos permitirá implementar nossos serviços nesta região. Esta nova oportunidade abrirá portas para captarmos novos clientes, novos parceiros e expandir nosso banco de talentos de especialistas estratégicos do setor com habilidades únicas”, disse Omar Palacios, CEO e cofundador da Bring IT.

Ao gerar uma forte presença no Brasil, o maior centro econômico da América Latina, a Bring IT poderá alavancar seu domínio e experiência em produtos para explorar novas oportunidades de mercado que promoverão a expansão mundial. Além disso, a Bring IT poderá ajudar as duas empresas a alcançar a eficiência geral do sistema e do processo e obter um vasto conjunto de talentos com amplo conhecimento do comportamento do mercado e requisitos fiscais/tributários.

Como parte desta nova aquisição, a Bring IT Brasil fornecerá os recursos e metodologias necessários para desenvolver experiência e conhecimento cruciais para navegar em softwares que permitirão a eficiência nos negócios. As duas empresas estavam ansiosas com a venda, a fim de garantir valor agregado e oportunidades para sua base de clientes e equipe de consultoria. A aquisição pela Bring IT acelerou sua abordagem de entrada no mercado, que será fundamental para crescer, expandir e fortalecer sua presença.

“Estamos vendo muitas oportunidades capazes de garantir nosso compromisso contínuo com empresas internacionais com este novo lançamento. Colaborar com nossa experiência de sucesso do cliente e introduzir serviços de valor agregado promoverá novas parcerias e consolidará nossa presença mundial”, afirmou Pascoal Koutras, gerente geral em Estratégia da Bring IT na América Latina.

Sobre a Bring IT

A Bring IT fornece soluções especializadas em consultoria de negócios e tecnologia 360° para mais de 300 clientes, desde startups até corporações multinacionais. Com expertise consolidada em promover a transformação de negócios e gerar valor para seus clientes, a empresa seguirá expandindo seu amplo foco setorial.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Brooke Bathie, editora de Conteúdo de Marketing

brooke.bathie@bringitps.com

(910) 610-3664

Daniela Torres, especialista em Marketing (América Latina)

daniela.torres@bringitps.com

+ 57 317 288-2384

Fonte: BUSINESS WIRE



Diretora de sustentabilidade da The LYCRA Company participará de painel de discussão na reunião anual da Rede de Moda Consciente e Estilo de Vida da ONU

The LYCRA Company, líder mundial no desenvolvimento de soluções tecnológicas e de fibras inovadoras e sustentáveis para os setores de vestuário e cuidados pessoais, anunciou hoje que é parceira de apoio da Rede de Moda Consciente e Estilo de Vida da ONU no dia 1o de junho. Jean Hegedus, diretora de sustentabilidade da empresa, será uma das palestrantes da reunião que acontecerá na sede das Nações Unidas, na cidade de Nova York, e que reunirá a mídia, as partes interessadas do setor e os representantes das Nações Unidas para destacar ações, soluções e progresso dos setores de moda e estilo de vida para avançar o conhecimento e fortalecer o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230531005033/pt/

The LYCRA Company’s sustainability director, Jean Hegedus, joins a panel discussion at the United Nations Conscious Fashion and Lifestyle Network Annual Meeting, which takes place at United Nations Headquarters in New York City on June 1. (Photo: Business Wire)

The LYCRA Company’s sustainability director, Jean Hegedus, joins a panel discussion at the United Nations Conscious Fashion and Lifestyle Network Annual Meeting, which takes place at United Nations Headquarters in New York City on June 1. (Photo: Business Wire)

Hegedus participará do painel de discussão sobre “Indústria, inovação e infraestrutura: projetando um futuro melhor” em apoio ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número nove. Ela destacará a colaboração anunciada anteriormente pela The LYCRA Company com a Qore® para usar seu produto QIRA® com o objetivo de reduzir significativamente a pegada de carbono da fibra LYCRA ® em até 44%*.

Produzido a partir de milho cultivado em campo, o QIRA® é um ingrediente-chave que será usado para fabricar a fibra LYCRA® bio-derivada. Com 70% de conteúdo renovável, essa nova fibra pode ser usada em uma grande variedade de aplicações, incluindo roupas de banho, jeans e fraldas.

“A LYCRA Company visa fornecer soluções que ajudem nossos clientes a reduzir sua pegada ecológica e apoiar suas metas de sustentabilidade”, disse Hegedus. “Nossa colaboração com a Qore® nos permite abordar a descarbonização com a escala e a velocidade necessárias”.

A fibra LYCRA® renovável com QIRA® oferecerá funcionalidade equivalente e cumprirá os mesmos padrões de desempenho da fibra tradicional. Como resultado, as fábricas, marcas e varejistas apreciarão o fato de que isso não exigirá a reengenharia de processos, padrões de vestuário ou tecidos.

“Estamos muito contentes em receber Jean Hegedus novamente em nossa segunda reunião anual”, disse Kerry Bannigan, diretora executiva do Fashion Impact Fund. “Como membro da Rede de Moda Consciente e Estilo de Vida das Nações Unidas, a The LYCRA Company mostrou seu compromisso em criar um caminho para um futuro mais sustentável, e o trabalho colaborativo que está fazendo com os parceiros do ramo ajuda a apoiar os avanços progressivos do setor para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

*Estimativa da avaliação do ciclo de vida desde a extração de matérias-primas até o produto final (cradle-to-gate) para uma unidade de fabricação de fibras LYCRA® representativa, junho de 2022, preparada pela Ramboll US Consulting, Inc.

Sobre a The LYCRA Company

A The LYCRA Company inova e produz soluções em fibra e tecnologia para os setores de vestuário e cuidados pessoais, e possuindo marcas líderes de consumo e comércio como: LYCRA®, LYCRA HyFit®, LYCRA® T400®, COOLMAX®, THERMOLITE®, ELASPAN®, SUPPLEX®, e TACTEL®. Com sede em Wilmington (EUA), a The LYCRA Company é reconhecida mundialmente por seus produtos inovadores, experiência técnica, soluções sustentáveis, suporte de marketing e mercado LYCRA ONE™. A The LYCRA Company visa agregar valor aos produtos de seus clientes, desenvolvendo inovações exclusivas criadas para atender às necessidades do consumidor em conforto e desempenho duradouro. Para mais informações, acesse lycra.com.

LYCRA® é uma marca comercial da The LYCRA Company.

QIRA® é uma marca comercial da Qore®.

Sobre a Rede de Moda Consciente e Estilo de Vida da ONU

A Rede de Moda Consciente e Estilo de Vida é uma plataforma on-line hospedada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para as partes interessadas do setor, meios de comunicação, governos e entidades do sistema da ONU. A rede apresenta e possibilita colaborações que aceleram a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Rede de Moda Consciente e Estilo de Vida da ONU é uma iniciativa conjunta do Escritório das Nações Unidas para Parcerias e do Fashion Impact Fund. https://sdgs.un.org/partnerships/action-networks/conscious-fashion-and-lifestyle-network

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Karie J. Ford

karie.j.ford@lycra.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Final global da Huawei ICT Competition 2022-2023 realizada em Shenzhen — 146 equipes de 36 países e regiões ganham prêmios

Hoje, a final global da Huawei ICT Competition 2022-2023 foi encerrada em Shenzhen, chegando ao fim a sétima edição desta competição. A primeira a ser realizada presencialmente desde 2019, o ponto culminante do evento foi uma competição entre finalistas de 146 equipes de 36 países. Antes da final, mais de 120.000 estudantes de mais de 2.000 universidades em 74 países e regiões ao redor do mundo participaram da ICT Competition.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230529005087/pt/

Huawei ICT Competition 2022–2023 Global Final Closing and Awarding Ceremony (Photo: Huawei)

Huawei ICT Competition 2022–2023 Global Final Closing and Awarding Ceremony (Photo: Huawei)

Equipes do Shenzhen Polytechnic, da Guilin University of Electronic Technology, do Guangzhou College of Commerce, da Yangtze Normal University e do Hunan Industry Polytechnic ganharam o Grande prêmio de Network Track. Equipes da Guilin University of Electronic Technology, do Shenzhen Polytechnic e do Nanning College for Vocational Technology ganharam o Grande prêmio de Cloud Track. A equipe do Shenzhen Polytechnic ganhou o Grande prêmio de Computing Track. As equipes da Jilin University e da Ahmadu Bello University ganharam o Grande prêmio da competição de inovação. A equipe imin da Tsinghua University ganhou o Grande prêmio de Smart Road e o Jsgroup da Xi’an Jiaotong University ganhou o Grande prêmio de Electric Power Digitalization.

Xiao Haijun, presidente do Departamento de vendas e desenvolvimento de parceiros globais do Huawei Enterprise Business Group, disse: “O talento digital e as habilidades digitais serão a base para o desenvolvimento da economia digital. No futuro, a Huawei levará recursos educacionais de ICT para mais escolas em todo o mundo. Planejamos construir um total de 7.000 Huawei ICT Academies até 2026, treinar mais de 1 milhão de alunos todos os anos, melhorando consideravelmente a alfabetização digital e as habilidades dos alunos para um mundo digital mais dinâmico e inclusivo.”

Stefania Giannini, diretora-geral adjunta de Educação da UNESCO, enviou uma mensagem para a Huawei ICT Competition por meio de um vídeo. Ela disse que a Huawei ICT Competition não apenas melhorou as habilidades digitais dos alunos, mas também explorou soluções viáveis para o desenvolvimento sustentável. Ela expressou que a UNESCO apoia totalmente os esforços da Huawei no setor educacional para melhorar a conectividade global e as habilidades digitais.

Xiao Ran, vice-presidente do Huawei Strategic Research Institute, afirmou que a Huawei está construindo um robusto ecossistema de talentos em ICT e acelerando o progresso da digitalização do mundo ao lançar mais Huawei ICT Academies, divulgar white papers sobre talentos e realizar a Huawei ICT Competition.

O professor Mohan Munasinghe, Prêmio Nobel da Paz em 2007, Prêmio Planeta Azul em 2021, ex-vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), fez um discurso por meio de um vídeo. Ele afirmou que a ICT tem um papel fundamental a desempenhar na harmonização do triângulo de desenvolvimento sustentável de economia, meio ambiente e sociedade. Enquanto a tecnologia digital ajuda a aumentar a produtividade e o crescimento, facilita a produtividade e o crescimento econômico e fortalece a inclusão e a cooperação. A Huawei ICT Competition incentiva os alunos a inovar e fazer avanços críticos que ajudam a alcançar um crescimento equilibrado, inclusivo e verde globalmente.

Vicky Zhang, vice-presidente do Departamento de comunicações corporativas da Huawei, disse: “A Huawei criou o Women in Tech Award para incentivar concorrentes do sexo feminino, promovendo a igualdade de gênero na indústria de ICT e a inclusão social. Este ano, a proporção de competidoras na final global ultrapassou 21%, um aumento de 8% em comparação com 3 anos atrás.

Como um projeto-chave da iniciativa Seeds for the Future 2.0 da Huawei, a Huawei ICT Competition visa oferecer uma plataforma para estudantes universitários globais competirem e se comunicarem uns com os outros no campo de ICT. Até o final de 2022, a Huawei cooperou com 2.200 universidades para construir Huawei ICT Academies, ajudando a treinar mais de 200.000 estudantes por ano. Desde o seu lançamento inicial em 2015, mais de 580.000 estudantes de 85 países e regiões ao redor do mundo participaram da competição.

Contato:

corporate.comms@huawei.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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