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Cooperativas financeiras são reconhecidas pelo Recip

No último dia 13 de novembro, o “Recip – Reconhecimento Inovação com Propósito no Cooperativismo Financeiro – 2º Ciclo” reuniu autoridades do cooperativismo e representantes do Sistema Financeiro Nacional (SFN) em Brasília (DF). A cerimônia aconteceu na sede do Banco Central do Brasil (BC), em formato híbrido, presencial e on-line.

Iniciativa da Fenasbac, implementada pelo Instituto Fenasbac e apoiada pelo BC e pela UNFCU-ONU (United Nations Federal Credit Union), o Recip tem como objetivo analisar o potencial de inovação com propósito das cooperativas financeiras, reconhecer as melhores práticas, indicar referenciais de gestão e demonstrar o valor do segmento no país.

Paulo Aragão, presidente do Conselho Gestor da Fenasbac, fez a abertura oficial do evento, que também teve a participação de Fabíola Nader, gerente geral do Sistema OCB, e de Ailton Aquino, diretor de fiscalização do BC.

Aragão chamou a atenção para a importância da iniciativa para a sustentabilidade do cooperativismo financeiro: “Por meio do Recip, levantamos dados que nos mostram em quais aspectos existe espaço para melhorias e como podemos, juntos, criar estratégias de crescimento”. Ele também destacou o pioneirismo do Recip, que assumiu a vanguarda na elaboração de um modelo que analisa propósito no cooperativismo financeiro, na prática.

Já a gerente geral do Sistema OCB falou sobre o diferencial do cooperativismo financeiro e ressaltou que é importante mostrá-lo a todo o Brasil. “Esse é o nosso grande desafio, de todas as cooperativas. E a gente vê, então, no Instituto Fenasbac mais uma iniciativa da gente conseguir mostrar isso para a sociedade”.

Ainda de acordo com Nader, a COP28 (28ª conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023, na Expo City, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos), receberá um painel específico sobre cooperativismo. “A OCB levará os cases das cooperativas de crédito brasileiras e das cooperativas agropecuárias para mostrar os impactos do cooperativismo na sociedade”, diz.

Ailton Aquino falou sobre o desafio de preservar e cultivar princípios em um panorama de inovação: “[O Recip] reforça, incentiva e induz esse movimento permanente e necessário de inovação, ao mesmo tempo que nos lembra que todo o processo deve estar acompanhado e lastreado por propósito”.

Ao longo da programação, representantes dos sistemas das cooperativas participantes do Recip e autoridades do SFN ocuparam duas mesas de diálogos. Harold Espínola, chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias do BC mediou uma das mesas e destacou que o propósito e os princípios do cooperativismo devem ficar claros para todos.

Para Espínola, “não basta fazer ou ter princípios, isso tem que ser percebido pelos cooperados e pela sociedade”, o que mostra a importância de iniciativas como a do Recip, que busca organizar a apresentação do que parte das pessoas já fazem e incentivar a outros que também façam.

Telma Galletti, superintendente da Confebras, diz que é importante apoiar iniciativas como o Recip, que promove um ganho para todo o ecossistema. Em sua fala, durante o segundo painel, ela citou um estudo do Mackenzie que indica que os jovens querem se conectar com as instituições que têm propósito. “Se nós somos um movimento com mais de 300 milhões de cooperados ao redor do mundo e, no Brasil, mais de 18 milhões, e se precisamos fazer a diferença, a gente tem que apoiar”, diz.

Cooperativas financeiras de todo o país participaram do ciclo. A participação das singulares, com destaque às regiões Norte (+250%) e Centro-Oeste (+120%) cresceu 22% em relação à última edição. As cooperativas reconhecidas na dimensão global foram convidadas a participar, junto à Fenasbac e ao Comitê Técnico do Recip, do 6º UIS – United in Sustainability Summit, que acontece no dia 30 de novembro de 2024, em Washington, nos Estados Unidos, sob o mote “Construindo resiliência através de ações sustentáveis”.

No encerramento, realizado pelo Comitê Técnico do Recip, a Coordenadora Geral, Carolina Castro, informou que o 3º ciclo acontecerá em 2024 e que iniciará em fevereiro: “O nosso olhar está focado em inovação com propósito, em resultados não financeiros. Desse modo, cooperativas financeiras de […] todos os estados do Brasil participam com igualdade de condições.” Nesta edição, 26 cooperativas foram elegíveis ao reconhecimento. A seguir, é possível conferir a lista das reconhecidas e suas dimensões:

Inovação Colaborativa

Sicredi Centro Sul MS

Sicredi Ouro Verde MT

Viacredi Alto Vale

Inovação Participativa

Sicredi Cerrado GO

Sicredi Sudoeste MT/PA

Viacredi Alto Vale

Inovação no Desenvolvimento de Capacidades

Evolua (Ailos)

Sicoob Sarom

Unicred União

Inovação ESG

Sicredi Cerrado GO

Sicredi Sudoeste MT/PA

Viacredi Alto Vale

Inovação em Finanças Verdes

Sicredi Cerrado GO

Sicredi Ouro Verde MT

Sicredi Sudoeste MT/PA

Inovação com Propósito Global

Sicoob Coopemata

Sicredi Conexão

Viacredi

Para mais informações, basta acessar: https://reconhecimento.ifenasbac.com.br/



Detetives do Prédio Azul retomam temporada no teatro

A produção Detetives do Prédio Azul, conhecida pela série televisiva, cinema e peças teatrais, volta aos palcos em nova turnê pelo Brasil com uma nova história: “D.P.A. A Peça 2 – Um Mistério Musical em Magowood”. A turnê iniciou no Rio de Janeiro e terminou no dia 19 de novembro. Agora, as apresentações seguem pelo sul do Brasil.

A peça teatral é inspirada na série “D.P.A. – Detetives do Prédio Azul”, produção do canal “Gloob”, que segue há mais de dez anos no ar e está indo para sua 18ª temporada. A cada episódio, o trio de detetives envolve o público com histórias cheias de magia, mistérios e aventuras.

Além da TV, o público infantil já pôde conferir o universo D.P.A. nos cinemas, com três filmes lançados e no teatro, com a peça “D.P.A. A Peça 1 – Um Mistério no Teatro”. Agora, toda turma do Prédio Azul volta aos palcos para uma nova aventura.

Novos atores e atrizes

A temporada do espetáculo vai percorrer capitais brasileiras por um período, portanto, a direção preparou substitutos para eventuais faltas no elenco principal. A atriz Gabi Amaral foi uma das selecionadas para ser a substituta da personagem Anabel, interpretada pela atriz Luísa Perissé. A atriz destaca que está bastante feliz com a oportunidade e reitera que os pais sempre destacaram o quanto é importante a cultura e a arte em sua vida.

“Meus pais me ensinaram que no teatro como na vida nós precisamos sempre nos preparar para as oportunidades que surgirem. Quando entrei para estagiar na peça, não tinha ideia que essa oportunidade fosse surgir. Mas quando ela veio eu a agarrei com toda a força”, destaca a atriz.

Novidades na produção

A nova peça está repleta de novidades para o público. Os detetives Max (Samuel Minervino) e Zeca (Stéfano Agostini) ganham a companhia do novo detetive da capa vermelha, Mel, interpretada por Emilly Puppim. A investigadora estreante chega à série na 18ª temporada e já está convocada para sua primeira missão no teatro.

As irmãs feiticeiras Berenice (Nicole Orsini) e Brisa (Cleo Faria) também fazem sua primeira participação no espetáculo. As apresentações contarão ainda com as participações especiais de Heloísa Périssé, que vive a bruxa Cassandra Brum, e Luisa Périssé, como a bruxa Anabel. Também estão confirmadas as presenças do mago Theobaldo (Charles Myara), de Leocádia (Claudia Netto) e do porteiro Severino Capim (Ronaldo Reis).

Escrita por Flávia Lins e Silva e Pedro Henrique Lopes, com direção de Ernesto Piccolo, “D.P.A. A Peça 2 – Um Mistério Musical em Magowood” é uma realização da Ziss Produções, com direção de produção da Elisa Padilha, coprodução e marketing da Inova Brand, coprodução e apoio da Gloss Produções, e curadoria de conteúdo do Gloob. O espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Brasilprev.

 

 

 



Como os latino-americanos realizam seus pagamentos? Mastercard revela as preferências por trás dos métodos de pagamento escolhidos na América Latina e Caribe.

A digitalização da economia foi impulsionada no mundo todo, e a região da América Latina e Caribe não ficou para trás. Em um mundo em constante mudança, as inovações tecnológicas estão alterando a forma como interagimos diariamente, e isso se estendeàindústria de pagamentos, transformando a maneira como os pagamentos cotidianos são realizados e como as pessoas gastam ou gerenciam seu dinheiro.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231129599578/pt/

(Graphic: Business Wire)

(Graphic: Business Wire)

Para saber mais sobre os principais métodos de pagamento e fatores que os consumidores levam em consideração no momento de fazerem suas escolhas, a Mastercard apresentou, durante o Mastercard LAC Innovation Forum 2023, sua nova pesquisa, que investiga os comportamentos de pagamento dos consumidores em 14 países na América Latina e no Caribe.

Entre as principais descobertas está que, nos últimos anos, o uso de vários métodos de pagamento alternativos aumentou: 77% dos consumidores utilizaram pagamentos eletrônicos, sendo o crédito e débito os instrumentos de pagamento mais utilizados tanto online quanto em lojas físicas. O débito foi destacado como o método de pagamento digital mais importante, sendo utilizado por 63% dos consumidores.

“A digitalização na América Latina é um fenômeno que veio para ficar, pois se apresenta como uma solução para as necessidades que os latino-americanos enfrentam diariamente. A Mastercard é conhecida por estar na vanguarda das tendências tecnológicas mais atuais, o que inclui inovar no ritmo dos consumidores. Novos métodos de pagamento tornaram-se ferramentas que facilitam pagamentos e transações, razão pela qual a Mastercard se associou a várias carteiras digitais em diversos mercados na América Latina e no Caribe, com o objetivo de proporcionar a melhor experiência de pagamento a todos os consumidores”, afirmou Walter Pimenta, Vice-Presidente Executivo de Produtos e Engenharia para a América Latina e o Caribe da Mastercard.

De braços abertos: consumidores latino-americanos estão abertos ao uso de tecnologias em pagamentos

As pessoas na América Latina e no Caribe continuam a demonstrar que estão abertos a testarem novos métodos de pagamento eàadoção de métodos de pagamento eletrônicos. Nesse sentido, os cartões continuam sendo o meio preferido, e o uso de métodos digitais alternativos aumentou exponencialmente, enquanto o uso de dinheiro em espécie diminuiu.

O uso de dinheiro em espécie tem diminuído nos últimos anos, com um terço dos consumidores indicando que sua preferência por essa opção foi deslocada pela digitalização dos pagamentos. Além disso, mais da metade dos consumidores que participaram da pesquisa (63%) afirmaram sentir-se muito confortáveis utilizando novas tecnologias. Nesse contexto, vale ressaltar:

  • Cartões de débito são o método de pagamento mais utilizado, com uma taxa de uso de 55% e 41% para compras em lojas físicas e online, respectivamente. Nesse cenário, o Chile é o país com a maior penetração de cartões de débito, tanto em lojas físicas (82%) quanto online (72%).
  • 50% dos consumidores indicam que a adoção de pagamentos eletrônicos é motivada pela redução do uso de dinheiro em espécie. A segunda razão, com 45%, deve-seàvelocidade da transação. Mais do que em qualquer outro mercado na região, 60% dos usuários argentinos carregam menos dinheiro físico consigo.
  • Embora a introdução de novos métodos de pagamento tenha aumentado, os consumidores preferem carteiras digitais ao fazer uma compra em uma loja devidoàconveniência (45%), rapidez (44%) e acessibilidade/experiência do usuário (44%).

  • Dois terços dos consumidores utilizam carteiras digitais para transações online ou em lojas físicas. Os países que mais fazem uso desse tipo de pagamento são Argentina e Uruguai, onde mais de 80% dos consumidores já o utilizaram.
  • As carteiras digitais atraem, principalmente, jovens adultos, ainda mais quando falamos em pagamentos online. 44% dos consumidores entre 18 e 30 anos citaram a conveniência como o principal fator que impulsiona suas preferências de pagamento online.

  • Ao fazer uma compra, 44% dos consumidores utilizam um dispositivo móvel para realizar transações.O país onde esses dispositivos são mais usados para pagamentos é o Brasil (86%), enquanto na Jamaica é o oposto, e esse tipo de pagamento não foi implementado na maioria dos casos (13%).

Segurança: um fator chave no uso de cartões

Dentro do ecossistema de pagamentos, os consumidores buscam experiências sem atritos que lhes permitam realizar e receber pagamentos de forma fácil, rápida e, principalmente, segura. A segurança – e especificamente o medo de fraudes – é o principal fator que determina o comportamento do consumidor em relação aos métodos de pagamento que utilizam. Na verdade, 83% dos latino-americanos indicaram que as características de segurança são o aspecto mais influente ao escolher qual método de pagamento usar, seguido pela proteção das informações financeiras do consumidor, com 79%.

Quando se trata de pensar em métodos de pagamento seguros, os cartões de débito ocupam a primeira posição. De acordo com os entrevistados, os cartões de débito são o método de pagamento no qual confiam plenamente (36%), seguidos por transferência bancária (34%) e cartões de crédito (27%). Neste caso, os respondentes uruguaios se destacam, sendo 67% daqueles que se sentem mais seguros ao realizar transações com seus cartões de débito, enquanto os colombianos são os que os consideram menos seguros (11%).

“Sabemos que os ciberataques são uma preocupação crescente na região da América Latina para todos os consumidores. As pessoas merecem ter a capacidade de realizar pagamentos de forma conveniente, rápida e fácil sem comprometer sua segurança. É por isso que a Mastercard está, continuamente, tomando as medidas necessárias para fortalecer a proteção de nossos consumidores por meio de uma estratégia abrangente de cibersegurança. Para garantir um ecossistema digital seguro, utilizamos análise de dados e inteligência artificial para identificar vulnerabilidades antecipadamente e ativar escudos de proteção automáticos para todos os nossos consumidores,” disse Pimenta.

Privacidade como uma prioridade máxima.

Os consumidores na América Latina e no Caribe estão altamente preocupados com a privacidade de seus dados no mundo das transações digitais, uma vez que 73% dos entrevistados afirmaram que a privacidade é uma prioridade máxima e que sempre escolhem métodos de pagamento que protegem os dados do usuário.

Além disso, 96% afirmam que adotam medidas para proteger seus dados. Entre as principais medidas que os entrevistados tomam para proteger sua privacidade estão:

  1. Utilizar plataformas de pagamento seguras e confiáveis – 45%

  2. Evitar o compartilhamento de informações financeiras sensíveis online – 45%

  3. Utilizar senhas fortes e únicas para contas financeiras – 44%

O novo estudo completo da Mastercard sobre o Comportamento de Pagamento do Consumidor da está disponível aqui.

Escopo e metodologia da pesquisa

Os mercados estudados foram Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, México, República Dominicana, Jamaica e Porto Rico. A pesquisa ocorreu entre 1 de novembro de 2023 e 19 de novembro de 2023 e foi realizada com 9.489 adultos com 18 anos ou mais.

SOBRE A MASTERCARD (NYSE:MA)

A Mastercard é uma empresa de tecnologia na indústria global de pagamentos. Nossa missão é conectar e impulsionar uma economia digital inclusiva que beneficie a todos, em todos os lugares, tornando as transações seguras, simples, inteligentes e acessíveis. Utilizando dados e redes protegidas, parcerias e paixão, nossas inovações e soluções ajudam indivíduos, instituições financeiras, governos e empresas a alcançarem seu maior potencial. Nosso índice de decência, ou DQ, orienta nossa cultura e tudo o que fazemos dentro e fora da nossa empresa. Com conexões em mais de 210 países e territórios, estamos construindo um mundo sustentável que abre possibilidades inestimáveis para todos.

www.mastercard.com

https://www.instagram.com/mastercardlatam/

Contato:

Mastercard

Rob Vila

rob.vila@mastercard.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Julgamento da ADI 6.309 segue sem data definida

O julgamento da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 6.309, que contesta as mudanças da Reforma da Previdência na aposentadoria especial do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) na idade mínima, no cálculo e na conversão de tempo para pedir o benefício, segue sem data definida.

A análise no plenário virtual do STF (Supremo Tribunal Federal) havia sido retomada em junho deste ano, quando o ministro Dias Toffoli pediu o destaque do processo. Com isso, o julgamento deve voltar à “estaca zero”, no plenário físico. 

O relator da ação, o ministro Luís Roberto Barroso, votou contra os pedidos da CNTI (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria). Já o ministro Edson Fachin divergiu de Barroso, que considerou as mudanças da reforma constitucionais.

Até a Reforma da Previdência, realizada em 2019, a aposentadoria especial era um benefício concedido em três modalidades: após 15 anos para mineiros que trabalhavam no subsolo; após 20 anos para mineiros que atuavam na rampa da superfície ou com exposição a amianto; ou após 25 anos para os profissionais sujeitos a agentes nocivos, como biológicos, químicos, cancerígenos, de ruído, calor e radiação ionizante, entre outros.

A partir da atualização previdenciária, em vigência há quatro anos, a aposentadoria especial deixou de ter natureza preventiva e passou a exigir idade mínima de 55 anos para mineiros do subsolo, 58 anos para mineiros na rampa e de 60 anos para os demais profissionais sujeitos a agentes nocivos.

Além disso, deve ser observada uma regra de transição. Ao lado do tempo mínimo de exposição (15, 20 e 25 anos), foi fixada a pontuação de 66 pontos para aposentadoria de 15 anos, de 76 para aposentadoria de 20 e de 86 para aposentadoria de 25 anos.

João Adolfo de Souza, proprietário da João Financeira, portal de notícias focado em informações para beneficiários do INSS, demonstra otimismo com relação aos benefícios que a mudança na idade mínima para aposentar poderia trazer, a começar pela promoção da justiça social.

“Nem todos têm a mesma trajetória de vida e trabalho. Alguns trabalhos são mais desgastantes física ou emocionalmente, e permitir que essas pessoas se aposentem mais cedo, sem a restrição de uma idade mínima, seria um reconhecimento justo do esforço e da contribuição que elas deram à sociedade”, afirma.

Além disso, para Souza, a remoção da idade mínima para aposentadoria poderia incentivar uma melhor distribuição de empregos. “Em um cenário em que os brasileiros conseguem se aposentar mais cedo, surgem mais vagas no mercado de trabalho, o que pode ser uma oportunidade para os jovens”, articula.

O desemprego no país chegou a 7,7% no terceiro trimestre de 2023, uma baixa de 0,3 ponto percentual na comparação com o segundo trimestre, segundo dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada nesta quarta-feira (22) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo o balanço, a redução foi observada nos Estados do Acre, Maranhão e São Paulo. Em Roraima, a taxa cresceu, enquanto as outras Unidades da Federação se mantiveram estáveis. No mesmo período, em 2022, o indicador estava em 8,7% – 1 ponto percentual acima do atual registro. 

“A renovação [da aposentadoria especial] também pode trazer novas ideias e inovações para diversas áreas, estimulando o crescimento e a modernização de diversos setores”, complementa.

Para o empresário, outro ponto que deve ser considerado é a qualidade de vida. “A possibilidade de se aposentar mais cedo pode dar aos cidadãos mais tempo para desfrutar de suas vidas pessoais”, diz Souza. “Com mais tempo, também é possível se dedicar a hobbies, viajar ou curtir a família – o que pode ter um impacto positivo na saúde mental e física dos indivíduos, reduzindo o estresse e aumentando o bem-estar geral”, afirma.

Na visão do proprietário da João Financeira, o fim da idade mínima para aposentadoria pode ser um passo para uma sociedade mais flexível e adaptada às necessidades individuais. “Em um mundo em constante mudança, adaptar nossos sistemas sociais para serem mais inclusivos e justos é essencial”, considera. Para ele, a medida poderia ser um exemplo de como podemos reestruturar sistemas tradicionais para melhor atender às necessidades de todos.

Para mais informações, basta acessar: 

https://joaofinanceira.com.br/blog-da-joao-financeira-como-acelerar-seu-processo-de-aposentadoria-por-invalidez/



Pesquisa indica que exercícios podem prevenir osteoartrite

Uma pesquisa conduzida pela Annals of Internal Medicine fornece novas perspectivas sobre a eficácia dos exercícios físicos como medida preventiva para a osteoartrite do joelho. Ao analisar 189 pacientes diagnosticados com a condição e com histórico de dor, o estudo comparou terapias de exercícios de alta dose (com 11 exercícios, totalizando 70 a 90 minutos) e baixa dose (com 5 exercícios, totalizando 20 a 30 minutos).

Sob a supervisão de fisioterapeutas, programas personalizados foram aplicados, abrangendo exercícios globais (aeróbicos), semiglobais (multissegmentares) e locais (específicos para articulações), realizados três vezes por semana ao longo de 12 semanas. Os resultados indicaram benefícios associados aos exercícios em altas doses, especialmente no que diz respeito à função do joelho em atividades esportivas e recreativas, assim como na qualidade de vida.

A osteoartrite, também conhecida como artrose, é uma condição comum que afeta as articulações, resultando no desgaste progressivo da cartilagem que as reveste. Esse desgaste prejudica a capacidade da cartilagem de amortecer impactos e proporcionar uma superfície de deslizamento suave entre os ossos, levando a sintomas como dor, inchaço e limitação de movimento nas articulações afetadas. A osteoartrite pode impactar significativamente a qualidade de vida, sendo uma das principais causas de dor crônica e restrição funcional.

Segundo o médico ortopedista Dr.Marco Aurélio S. Neves, o estudo demonstrou que a prática de uma atividade física regular seria extremamente benéfica aos portadores de osteoartrite, reduzindo a dor e a rigidez nas articulações, aumentando a flexibilidade, a força muscular, a saúde do coração e a resistência ao esforço.

“Muito além de fazer bem para o organismo e para a saúde como um todo, a prática de atividades físicas também é fundamental para o fortalecimento dos ossos”, diz Neves, ressaltando que isso se deve ao fato de que o exercício físico feito de maneira regular aumenta a força muscular, auxiliando, assim, no fortalecimento dos ossos e das articulações.

Publicado na revista Lancet em agosto de 2023, um estudo do Instituto para IHME (Métricas e Avaliação em Saúde) dos Estados Unidos projeta que, até 2050, a osteoartrite poderá afetar mais de 1 bilhão de pessoas. No Brasil, dados do INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia) revelam que mais de um terço dos pacientes diagnosticados no Instituto apresentam osteoartrite.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) destaca que a maioria dos casos ocorre em indivíduos com mais de 55 anos, sendo que 60% são do sexo feminino. Acometendo principalmente o joelho, com uma prevalência de 365 milhões, essa condição articular prevalece, seguida pelo quadril e pela mão. No total, aproximadamente 528 milhões de pessoas são afetadas com a patologia em todo o mundo.

Ainda segundo a OMS, a atividade física regular é um fator chave de proteção para prevenção e controle das inúmeras doenças, tais como as cardiovasculares, diabetes tipo 2, diversos tipos de cânceres e doenças das articulações. O Dr. Marco Aurélio S. Neves afirma que os exercícios físicos são importantes não só para a saúde geral, mas também são uma maneira de fortalecer seus ossos e articulações, melhorar seus movimentos e aliviar a dor. “Mesmo um treino moderado pode diminuir os sintomas da artrite reumatoide”, disse.

Para saber mais, basta acessar: http://www.drmarcoaurelio.com.br



EFD-Reinf 2023: atualizações afetam agências de publicidade

A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf), obrigação fiscal em que as empresas informam ao governo sobre as retenções de impostos e contribuições sociais realizadas, passou por uma nova atualização, em setembro. Via de regra, a pessoa jurídica tomadora de serviços será quem procederá com a entrega da EFD-Reinf, informando sobre as retenções federais que estão relacionadas aos pagamentos ou créditos efetuados. Entretanto, quando a operação em questão for sujeita à autorretenção, tanto o prestador irá informar na EFD-Reinf (Evento R-4080), quanto o tomador (Evento R-4020).

De acordo com a legislação tributária brasileira, as pessoas jurídicas que pagam ou creditam valores a outras pessoas jurídicas por serviços de propaganda e publicidade devem aplicar uma alíquota de 1,5% de imposto na fonte. Essa regra está relacionada à autorretenção, na qual as agências de publicidade são responsáveis por reter e recolher o imposto de renda nessa mesma porcentagem como prestadoras de serviço.

Para Robson Araújo, CEO da SmartSolve, empresa de consultoria financeira, essas modificações trazem novos desafios para as agências de propaganda e anunciantes. “Existe uma melhora significativa na qualidade da informação para o fisco e para as agências, que tinham um trabalho manual maior ao realizar os informes de rendimentos com um prazo curto, para que os anunciantes pudessem fazer o preenchimento da DIRF”, diz.

Principais pontos da atualização:

Segundo Robson, é fundamental que donos de agências e seus clientes estejam cientes das novas regras e procedimentos para evitar possíveis penalidades e garantir o correto recolhimento do imposto. Ele cita os pontos das principais mudanças referentes ao segmento:

Antes da obrigatoriedade da REINF, por exemplo, prossegue o CEO da SmartSolve, a agência de propaganda informava o valor do imposto na DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais) e fornecia um documento comprobatório ao anunciante, que por sua vez estava obrigado a preencher as informações na DIRF.

“Agora, após as mudanças, as agências de propaganda devem preencher a informação da autorretenção no evento R-4080 detalhadamente por documento fiscal. E os anunciantes, enquanto tomadores de serviços, devem informar na REINF, realizando a informação no evento R-4020 detalhadamente por documento fiscal sem destaque de retenções”, explica.

Todas as informações adicionais sobre a atualização da EFD-Reinf podem ser consultadas na publicação oficial de Normas da Receita Federal. 

Obrigações tributárias de agências 

De acordo com o levantamento da Cortex e Mundo Marketing, o Brasil conta com mais de 180 mil CNPJs ativos no ramo de agências de marketing e comunicação, com faturamentos de até R$ 360 mil. Desse total, 78,3% são microempresas; 14,8%, pequenas; 1,2%, médias; e 5,7% são grandes.

Esses números representam uma crescente demanda de contribuição e recolhimento fiscal, englobando pagamento de impostos sobre lucros, como IRPJ e CSLL; retenção e recolhimento de impostos na fonte, como IRRF e COFINS; e entrega de declarações fiscais, como DCTF e ECF. 

A busca por orientação especializada, como consultorias contábeis, pode ajudar as agências a lidar de forma adequada com obrigações tributárias para manter a gestão contábil em dia, garantir o cumprimento das leis fiscais e evitar possíveis problemas com autoridades. 

Para mais informações basta acessar: https://servicos.smartsolve.com.br/contabilidade-agencia



Site lento: plano de hospedagem é um dos fatores

Um relatório divulgado pela Conversion revelou que, no mês de outubro, o comércio eletrônico teve um pico de 2,47 bilhões de visitas em um único mês. Esse pico de usuários certamente contribui para uma lentidão na navegação, mas não é o único elemento que pesa nessa balança.

Há diversos fatores que podem influenciar quando se fala em um site que passa por lentidão, e estes vão além do número de usuários. Os três principais serão detalhados a seguir. 

  1. Plano de hospedagem

Um dos primeiros pontos que afeta o número de acessos que um site consegue suportar é o plano de hospedagem contratado. Logo, ao planejar a criação de uma página é importante pensar não apenas no estágio inicial, mas também no que se deseja a longo prazo. 

Para quem trabalha com loja virtual, por exemplo, o período de Black Friday pode exigir planos mais robustos para suportar um número maior de acessos. Dentre os principais tipos de hospedagem, segundo a HostGator, empresa especialista na área, podemos destacar: 

  • Compartilhada: conta com múltiplos sites dividindo a infraestrutura de um servidor, sendo a mais econômica para iniciantes; 
  • VPS: opção de servidor virtual dedicado, oferecendo um pouco mais de controle por ter um espaço voltado apenas para um site; 
  • Dedicada: conta com um servidor exclusivo, além de oferecer total controle e suportar altas demandas de acessos; 
  • Nuvem: conta com diversos recursos em rede, além de alta disponibilidade pelo fato de todas as informações ficarem em servidores diferentes; 
  • WordPress: otimizada para WordPress, apresenta recursos importantes para quem quer trabalhar com esse tipo de site. 

“Caso a loja tenha picos simultâneos acima de 100 acessos, é recomendado usar os planos VPS ou dedicado, onde um ambiente isolado é criado para o cliente. Nessa área, é possível escalar recursos para o site, e em caso crítico usar o auxílio da CloudFlare para ter melhor aproveitamento dos recursos”, explica Igor de Andrade, SysOps sênior da HostGator

  1. Otimização do site

Outro fator importante quando se fala no número de acessos que um site suporta é o quão otimizado ele está. Quanto mais leve forem os elementos em sua composição, mais rápido ele fica por não exigir um tempo muito grande em seu carregamento. 

Neste ponto, um elemento importante a ser observado é o tipo de imagem que utilizado e se a página possui um número grande de vídeos. Se esses elementos estiverem de acordo, a experiência do usuário na página será melhor. 

Também vale mencionar que tanto os códigos quanto o banco de dados do site devem ser otimizados, garantindo uma melhoria no desempenho da página. 

“Seu desenvolvedor deve ser atento para coletar padrões que tragam degradação de performance de sua aplicação, como, por exemplo, querys lentas no banco de dados escolhido. Por conta disso, recomenda-se uma boa modelagem de banco no desenvolvimento”, continuou o funcionário da HostGator.

“Além disso, outra boa prática é a criação de índices no banco de desenvolvimento, conferindo ‘inteligência’ nas consultas que teu banco vai fazer e encontrando items em bancos maiores, por exemplo”, comenta Andrade. 

  1. Segurança

Por fim, outro aspecto que pode afetar os acessos a um site é a segurança. Nesse sentido, mecanismos para detectar e mitigar ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS) ajudam a manter a disponibilidade do site em situações de tráfego excessivo malicioso. 

“A ferramenta que citamos acima, CloudFlare, disponibiliza por padrão mecanismos de defesa contra ataques DDoS de forma gratuita, assim como a opção ‘Estou sob ataque’, que pode ser usada de forma gratuita”, explicou o especialista da HostGator.

“Outra recomendação é colocar validação de bots automatizados com proteção de captchas, e o CloudFlare também fornece isso de maneira gratuita”, finaliza Andrade. 



Festival “Dia de Rock” chega pela terceira vez em Juiz de Fora

Fomentando a cena musical autoral de Minas Gerais, o Festival Dia de Rock acontece mais uma vez, nos dias 1 e 2 de dezembro de 2023, em Juiz de Fora. Após duas edições na Praça da Estação, o Dia de Rock acontece dessa vez na Cultural, tradicional casa de shows da cidade, porém não perde a essência democrática: a entrada continua gratuita, mediante a retirada de ingressos na ticketeira Uniticke. Na terceira edição, o evento vem com um espaço ainda maior para bandas locais e da região se apresentarem. Entre os diversos grupos inscritos, foram selecionados dez, de várias regiões de Minas Gerais.

A programação do Festival contará com cinco bandas selecionadas e uma nacional por dia. As duas já consolidadas na cena musical, presentes no line-up, são Dead Fish e Project46 – que já passaram por grandes festivais, como o Rock in Rio. A Dead Fish completou três décadas de atuação em 2021 e é reconhecida pelas letras engajadas. Já a Project46 nasceu em 2018 como cover de Slipknot.

Com a mostra de bandas da região, a iniciativa é uma forma de refrescar a cena mineira do rock com novidades, oferecendo espaço para artistas se desenvolverem e mostrarem seu trabalho. “O Dia de Rock assume um papel na resistência do rock n’ roll. Agora, em uma manobra madura, entra para dentro de uma casa fechada, o Cultural. A expectativa para o evento é muito grande. É a primeira vez que vamos fazer dentro de um local fechado, vão ser dois palcos, então terminou uma banda, já começa outra. Vai ser um festival intenso, com muito rock and roll.” comenta Guilherme Sânzio, um dos idealizadores.

Guilherme ainda comenta sobre o crescimento de inscrições ao longo dos anos e do maior espaço para os grupos locais atualmente. “Na segunda edição, nós selecionamos quatro bandas via mostra, apresentando duas bandas por dia. Só que tivemos quase 50 inscrições, o que nos levou a fazer essa terceira edição voltada para a mostra. Agora, selecionamos 10 bandas, a partir de quase 100 inscrições. Foi um trabalho muito desafiador, mas gratificante, porque recebemos trabalhos de vários locais do estado. Nós estamos muito ansiosos para tê-las no palco e estamos trabalhando muito para entregarmos a melhor qualidade técnica possível”, destaca. 

O Festival Dia de Rock conta com o patrocínio da Claro por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais,  e apoio da Cervejaria São Bartolomeu e Zine Cultura. A idealização e produção é da 04M Produções e do Peixe Tolo, gestão Através. Realização: Governo de Minas Gerais – Governo Diferente, Estado eficiente.

 

BANDAS SELECIONADAS 

 

Sexta

Obey! 

Dead Fish 

Arc Over 

 

Sábado

One Inch Galaxy 

Zona Blue 

Legrand

Cidade Fantasma 

Morcegula 

Last Warning 

Kymera  

Project46 

Valla 

 

SERVIÇO:

Festival Dia de Rock 

Sexta-feira (01/12)

Abertura da casa 22h – encerramento às 03:00

 

Sábado (02/12)

Abertura da casa às 18:00 – encerramento às 03:20

 

Local: Cultural Bar

Av. Deusdedith Salgado, 3955 – Teixeiras

Juiz de Fora (MG)

 

Entrada gratuita, mediante a retirada de ingressos, na ticketeira Uniticket

 

Mais informações: odiaderock.com.br



Vendas de veículos têm alta acumulada de 9,7% no ano

Os últimos dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostram que, no mês de outubro, foram vendidas 217,8 mil unidades, o que representou uma média diária de 10,4 mil unidades. Esse número, segundo a entidade, já se aproxima do patamar de vendas de antes da pandemia, que girava em torno de 11 mil veículos comercializados por dia. O número de unidades vendidas em outubro representa um aumento de 10,2% a mais que no mês de setembro. No acumulado do ano, a alta nas vendas é de 9,7%.

Apesar do aumento de vendas e emplacamentos, como os registrados no último mês, a produção de veículos em 2023 ainda não decolou. Segundo a Anfavea, em outubro a produção foi 4,4% menor que no mês de setembro, com 199,8 mil unidades produzidas. No acumulado do ano, foram produzidas 1.951 mil unidades, 11 mil a menos que em 2022, o que representa uma queda de 0,6%. As principais quedas foram nos segmentos de caminhões (-37,8%) e ônibus (35,2%).

Para driblar um cenário ainda incerto na produção industrial, especialmente no que se refere à indústria automobilística, o engenheiro industrial Luizandro Duarte explica que um caminho é apostar em uma transformação que já vem sendo notada no setor, em que técnicos e engenheiros com raízes na ferramentaria estão se tornando peças-chave não apenas na linha de produção, mas também nas discussões estratégicas de gestão. Como exemplo, ele cita a importância de profissionais com profundo conhecimento sobre a produção no chão de fábrica para orientar as decisões referentes à assistência técnica ao cliente, vendas e suporte.  

“Para esclarecer melhor: um profissional com experiência como ferramenteiro possui um profundo conhecimento de todos os processos de fabricação do produto, habilitando-se a discutir, em reuniões executivas, prazos e estratégias para mitigar os desafios enfrentados pelos clientes”, explica, acrescentando que esta prática se tornou bastante difundida nas próprias montadoras, que incorporam técnicos e engenheiros especializados como ferramenteiros em diversas áreas de gestão. “Além disso, desempenham um papel fundamental como EQF (Engenheiro de Qualidade de Fornecedores), tanto para os fornecedores internos quanto externos”, pontua.

Com 20 anos de experiência na área de produção industrial, o engenheiro observa que o tradicional papel desses especialistas, conhecidos por sua expertise em processos de fabricação, está se expandindo para além das linhas de produção e adentrando os espaços executivos das grandes empresas, especialmente no setor automotivo.

“Como exemplo mais comum dentro das montadoras de automóveis, é possível observar ferramenteiros com formações em diversos campos migrarem para a área de qualidade e gestão de fornecedores. Essa transição ocorre com o propósito de colaborar na solução de problemas e dificuldades encontradas com produtos e peças durante o processo de montagem. Esse profissional não vai apenas apontar os erros, mas ajudar toda a cadeia a fazer com que a engrenagem funcione de forma simples e correta”, destaca.

Luizandro Duarte diz acreditar que é preciso reconhecer a importância de envolver técnicos qualificados no processo fabril, visando sua atuação futura como assistentes técnicos ou gestores em áreas como qualidade e comercial. Segundo ele, a capacidade de participar ativamente de reuniões executivas, discutindo tópicos nos quais possui domínio e expertise prática, é fundamental, e essa habilidade não apenas diferencia, mas também é crucial para efetuar uma contribuição significativa para a indústria.

“Dentro da indústria sabemos que todos os setores são interligados e uma visão estratégica de vários setores vai colaborar para o sucesso de qualquer companhia”, conclui.



FAEP promove evento de conscientização sobre o assédio nas empresas

Realidade que, infelizmente, ainda permeia muitos espaços da sociedade, deixando uma marca indelével nas vítimas, o assédio é um problema que precisa ser cada vez mais abordado e combatido com urgência. De acordo com uma pesquisa recente da IAUDIT, empresa especializada em auditorias, canais de denúncias e compliance com mais de 20 anos de experiência, assédio moral, abuso de poder, agressão física e desvios de comportamento correspondem a mais de 45% das mais de 5.000 denúncias recebidas em empresas brasileiras.

Diante desse cenário, no dia 2 de dezembro, a partir das 10h, Edilaine Daniel, empreendedora social e professora de Pedagogia e Teologia na FAEP, ministrará na instituição, situada na região noroeste de São Paulo, uma palestra com o tema: Combatendo o Assédio: construindo um ambiente seguro.

Nas palavras da educadora, “é tempo de iluminar as sombras, de desafiar o status quo e construir espaços onde a segurança e o respeito são inabaláveis”. Por isso, a professora afirma que a palestra não trará apenas uma abordagem teórica, mas uma chamada à ação para a construção de um ambiente onde o respeito seja a norma e o assédio seja uma relíquia do passado. Na ocasião, Edilaine desvendará estratégias eficazes para prevenir o assédio, criar espaços seguros e oferecer apoio às vítimas. “Trata-se de um convite para todos nós, enquanto sociedade, desafiarmos as normas, construirmos ambientes seguros e apoiarmos uns aos outros na luta contra o assédio.”

Ao longo da palestra, também serão explorados temas como assédio moral e sexual, gestão por injúria, agressões pontuais e comportamentos inadequados. A educadora trará à luz não apenas os desafios enfrentados pelas vítimas, mas também as responsabilidades das instituições em criar ambientes que rejeitem e combatam ativamente o assédio. “Um ambiente contaminado por essas práticas não apenas prejudica a empresa, mas principalmente seus funcionários, as principais vítimas dessas ações. Empresas que toleram o assédio moral correm o risco de enfrentar processos judiciais e danos à sua reputação, além de impactos negativos na produção e retenção de talentos”, afirma.

Por isso, a educadora da FAEP destaca a importância de as empresas adotarem medidas preventivas: “Em tempos de redes sociais, estamos presenciando casos de assédio moral que afetam a imagem das empresas. É crucial que as organizações criem mecanismos e políticas claras para a prevenção e combate ao assédio moral, promovendo uma cultura de paz, respeito e empatia.”

Edilaine não se limita ao ambiente acadêmico; ela é conhecida por seus projetos sociais voltados para o mercado de trabalho e educação. Entre eles, destaca-se o “Quebrada Atualizada”, realizado em parceria com a FAEP, que oferece educação básica para jovens e adultos, destinando uma porcentagem das vagas a mulheres vítimas de violência doméstica. Esse projeto visa proporcionar oportunidades educacionais e apoio para que essas mulheres conquistem independência por meio dos estudos e inserção no mercado de trabalho.

Inclusive, é por meio da conscientização que a educadora visa combater problemas ainda tão agravantes como a violência e o assédio e, por isso, destaca a importância da realização de eventos como o que acontecerá no dia 2 de dezembro.

A palestra será aberta a todos que desejam contribuir para a construção de um mundo mais seguro e inclusivo. A entrada é gratuita, e as inscrições podem ser feitas pelo Sympla.

Serviço:

Assédio: construindo um ambiente seguro

Local: FAEP: Rua Cordeiro da Silva, 185, Taipas, São Paulo

Data: 02/12/23, às 10h

Inscrições pelo Sympla



Casa de Maria lança coleção Capiba em São Paulo e Recife

Depois do lançamento em São Paulo, na Casa Nordestesse do Shopping Iguatemi, onde continuará sendo vendida, a Coleção Capiba será lançada em evento na sede do Aria Social, no Grande Recife, em 12 de dezembro. A coleção de bolsas, acessórios e itens de decoração tem direção criativa da designer Luly Vianna, inspirada nos figurinos de Beth Gaudêncio para o musical “Capiba, pelas ruas eu vou”, que comemorou os 30 anos do Aria Social. O lançamento será num desfile em parceria com as marcas pernambucanas Caroll Falcão (roupas de linho), Vitalina (sandálias) e Verde Joias, que desenvolveram peças especialmente para a ocasião, em harmonia com a Coleção Capiba. 

A Coleção Capiba tem o crochê como destaque e traz nove modelos de bolsa (além de pochete, mochila e carteiras), chapéu bucket e até chaveiros. Seis modelos de almofadas, quatro modelos de vaso e uma fruteira são os objetos de decoração que completam a coleção. “Criamos com os artesãos da Casa de Maria uma coleção que apresenta a alma pernambucana por meio do espírito vibrante do frevo e inova a forma de trabalhar com crochê”, diz a designer Luly Vianna. Os produtos são agrupados em cinco temas: frevo, Missa Armorial, papangu, carnaval anos 30 e rosa amarela, dentro do universo do compositor pernambucano. As peças são confeccionadas com materiais sustentáveis, como barbante ecológico, fio de seda, brim, junco e palha de jornal.

A Casa de Maria foi fundada em 2017 e tem como missão impulsionar o empreendedorismo social das mães e outros familiares dos alunos do Aria Social por meio da capacitação em um artesanato que tem como base a sustentabilidade e as tradições locais. Nasceu dentro do Aria Social, quando as mães e responsáveis dos alunos começaram a trocar experiências em crochê enquanto aguardavam seus filhos nas aulas. O movimento foi percebido pela presidente do Aria Social, Cecília Brennand, que encampou a ideia e passou a oferecer oficinas de artesanato nas instalações do Aria. Passados seis anos, a Casa de Maria se firma como um ponto de apoio, aprendizado e convivência, onde mães e familiares de alunos encontram suporte para impulsionar seus sonhos, garantindo a capacitação profissional e o empoderamento e gerando renda para mais de 140 famílias em situação de vulnerabilidade econômica assistidas diretamente todo ano. O objetivo é fomentar a produção e comercialização de acessórios e objetos de decoração feitos manualmente, com insumos em sua maioria reciclados. As artesãs da Casa de Maria são remuneradas pelas peças produzidas e vendidas pelo projeto, com parte do valor revertida para a manutenção da instituição.

A cada temporada, um designer conhecido nacionalmente assina uma coleção em conjunto com as artesãs do projeto: o mato-grossense Sergio Mattos, a carioca Marcia Kemp (da marca de bolsas Nanacay) e a pernambucana Gisela Moraes são alguns dos criativos que já assinaram coleções para Casa de Maria. Os sousplats feitos com Sergio Mattos também estarão à venda na Casa Nordestesse do Iguatemi.

A Casa de Maria é o braço empreendedor e de design do Aria Social. Criado em 1991 pela bailarina Cecilia Brennand, o Aria é, desde 2004, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que educa e profissionaliza através da arte. Sua missão é “promover a transformação humana através da arte-educação de qualidade, oferecendo a formação e profissionalização em música e dança a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social”. O Aria Social cerca de 450 crianças e jovens entre 6 e 25 anos, com aulas de dança e música, atividades complementares como português e raciocínio lógico e, ainda, atendimento psicológico.

Localizado em Jaboatão, na Grande Recife, no mesmo prédio onde crianças e jovens se profissionalizam em dança e música, o Casa De Maria hoje tem loja própria e espaço para oficinas de tricô; bordado com pedraria; tecelagem em jornal; crochê; macramê; costura iniciante e avançada. A origem do nome Casa de Maria vem da fusão do “m” de mãe com a palavra Aria. “Foi uma maneira que encontramos de homenagear tanto o projeto que nos deu luz como aquelas que por meio de suas mãos nos ajudam a tecer essa história”, diz Cecília Brennand.

Serviço:

Onde encontrar a Coleção Capiba:
Casa Nordestesse – loja pop-up no Shopping Iguatemi SP
Loja física e showroom: Aria Social – Av. Ayrton Senna da Silva, 748 – Piedade – Jaboatão dos Guararapes-PE – 54410-240
Instagram: @projetocasademaria
Compras online: 81 99442-8231 (WhatsApp)



NetApp e AWS propiciam aumento de desempenho em nove vezes para Amazon FSx for NetApp ONTAP

NetApp® (NASDAQ: NTAP), empresa de infraestrutura de dados inteligente, anunciou na re:Invent, sistemas de arquivos escaláveis FSx for ONTAP® mediante sua cooperação com a AWS. Os sistemas de arquivos escaláveis oferecem desempenho de armazenamento até nove vezes maior quando comparados a sistemas de arquivos existentes, permitindo que os clientes executem aplicativos de alto desempenho na AWS de modo mais rápido e eficiente.

O FSx for ONTAP possibilita que os clientes usem recursos de gerenciamento de dados da ONTAP para uma ampla gama de cargas de trabalho, como compartilhamentos de arquivos de usuários e aplicativos, bancos de dados relacionais (SAP HANA), armazenamentos de dados para nuvem VMware na AWS, bem como backup e recuperação de desastres. Com os novos aprimoramentos, os clientes podem agora usar o FSx for ONTAP para uma ampla variedade de casos de uso de alto desempenho, como computação de alto desempenho (HPC), automação de design eletrônico (EDA), efeitos visuais (VFX) e edição de filmes, ciências da vida, análise sísmica, aprendizagem automática e IA generativa.

Organizações de todos os portes vêm migrando cargas de trabalho locais para a AWS ou implantando cargas de trabalho nativas da nuvem para acelerar a inovação, aumentar a agilidade, melhorar a segurança e reduzir custos. Com o FSx for ONTAP, os clientes têm acesso a toda a gama de recursos do ONTAP. Estes incluem acesso multiprotocolo a dados, cópias e replicação de Snapshot™ com eficiência de espaço e momento no tempo para proteção de dados, clonagem fina para eficiência operacional e de custos, bem como níveis, desduplicação e compactação de dados para maior economia de custos. Os sistemas de arquivos escaláveis ampliam todos estes benefícios com melhor desempenho e escalabilidade de capacidade.

Um único sistema de arquivos escalável do Amazon FSx for NetApp ONTAP pode fornecer até 36 GB por segundo de taxa de transferência e 1,2 milhão de operações de entrada/saída SSD por segundo (IOPS), uma melhoria de nove vezes no desempenho quantoàtaxa de transferência atual de 4 GB por segundo e limite de 160.000 SSD IOPS. Até seis pares de servidores de arquivos, cada um fornecendo até 6 GB de taxa de transferência por segundo e 200.000 SSD IOPS com latências de operação de arquivos inferiores a um milissegundo, operam como um único cluster de armazenamento. Os aplicativos de computação se beneficiam do maior desempenho agregado e de um espaço de nomes em escala de petabyte único, ao simplificar o gerenciamento de grandes conjuntos de dados em um único sistema de armazenamento. Os clientes podem facilmente elevar e mover, ampliar ou implantar novas cargas de trabalho de alto desempenho na AWS, aproveitando ao mesmo tempo os recursos de gerenciamento de dados do ONTAP junto com a agilidade, escalabilidade e segurança da AWS.

“Para se manter no ritmo atual de inovação, sobretudo em áreas que exigem vasto processamento de dados, as organizações precisam de armazenamento escalável que possa servir como uma base sólida às suas cargas de trabalho de computação de alto desempenho”, disse Ronen Schwartz, Vice-Presidente Sênior e Diretor Geral de Armazenamento em Nuvem na NetApp. “Nosso foco com estes novos recursos está centrado em aumentar o desempenho e a escala para estas cargas de trabalho inovadoras, enquanto mantém os sólidos recursos de gerenciamento de dados em áreas como ciclo de vida de dados, backup, recuperação de dados e movimentação de dados que impulsionam o Amazon FSx for NetApp ONTAP. Com estes novos recursos, mais clientes podem aproveitar nossas capacidades com liderança de mercado em gerenciamento de dados e segurança,àmedida que recorremànuvem para dimensionar operações ou se adaptar com rapidez às mudanças nas condições do mercado.”

“Os clientes estão cada vez mais executando e dimensionando cargas de trabalho com uso intensivo de computação na AWS, ao aproveitar a ampla seleção de serviços de análise, IA e ML da AWS, além de infraestrutura virtualmente ilimitada para obter informações com mais rapidez e acelerar a inovação”, disse Edward Naim, Diretor Geral de Armazenamento de Arquivos na AWS. “Com sistemas de arquivos escaláveis FSx for ONTAP, os clientes podem agora trazer e executar suas cargas de trabalho do ONTAP com maior uso de computação para a AWS sem precisar mudar o modo como gerenciam seus dados.”

“Acompanhar o ritmo rápido da inovação em nuvem exige soluções ágeis, de alto desempenho e seguras”, disse David Miller, Diretor Sênior e Membro de Arquitetura de TI na Arm. “Ao testar o novo Amazon FSx for NetApp ONTAP, estamos aproveitando com sucesso os benefícios da nuvem para liberar um novo conjunto de recursos de armazenamento escaláveis e maior desempenho para nossas cargas de trabalho internas de HPC.”

Os recursos mais recentes abrem novos casos de uso para parceiros da NetApp e AWS, a fim de ajudar os clientes a aproveitar ao máximo o Amazon FSx for NetApp ONTAP para acelerar a migração de cargas de trabalho para a AWS ou implantar novos aplicativos de computação e uso intensivo de dados na AWS para aprimorar a eficiência e agilidade dos negócios.

“As organizações de hoje exigem agilidade e inovação para proporcionar experiências digitais perfeitas, a qualquer hora, em qualquer lugar”, disse Juan Orlandini, Diretor de Tecnologia da Insight Enterprises na América do Norte. “Um fator muito comum para a transformação é o grande volume de dados e a velocidade com que esses dados precisam ser processados. As melhorias de desempenho e escalabilidade do Amazon FSx for NetApp ONTAP irão possibilitar que nossos clientes dos principais setores, como energia, saúde, varejo e transporte, otimizem sua IA generativa, simulação de design de chips, computação estatística, computação de borda analítica e cargas de trabalho de computação de alto desempenho.”

Os recursos de escalabilidade da Amazon FSx for NetApp ONTAP agora estão disponíveis nas seguintes regiões da AWS: Leste dos EUA (Ohio, Virgínia do Norte); Oeste dos EUA (Oregon); Europa (Irlanda); e Ásia-Pacífico (Sidney).

Sobre a NetApp

A NetApp é a empresa de infraestrutura de dados inteligente que combina armazenamento unificado de dados, serviços de dados integrados e soluções CloudOps para transformar um mundo de disrupção em oportunidades a todos os clientes. A NetApp cria uma infraestrutura sem silos e aproveita a capacidade de observação e IA para possibilitar o melhor gerenciamento de dados. Sendo o único serviço de armazenamento a nível empresarial integrado nativamente nas maiores nuvens do mundo, nosso armazenamento de dados oferece flexibilidade contínua e nossos serviços de dados permitem uma vantagem de dados através de resiliência cibernética superior, governança e agilidade de aplicativos. Nossas soluções CloudOps proporcionam otimização contínua de desempenho e eficiência mediante capacidade de observação e IA. Não importa o tipo de dados, carga de trabalho ou ambiente, transforme sua infraestrutura de dados para tornar real suas possibilidades de negócios com a NetApp. Saiba mais em www.netapp.com ou siga-nos no X, LinkedIn, Facebook e Instagram.

NETAPP, o logotipo da NETAPP e as marcas relacionadas em www.netapp.com/TM são marcas registradas da NetApp, Inc. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas registradas de seus respectivos proprietários.

Recursos Adicionais

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato de mídia: 

Kenya Hayes 

NetApp 

kenya.hayes@netapp.com

Contato com investidores: 

Kris Newton 

NetApp 

kris.newton@netapp.com 

Fonte: BUSINESS WIRE



Além dos gols: empresas brilham na final da Libertadores

O mês de novembro deste ano marcou a grande final da Conmebol Libertadores no Rio de Janeiro. A cidade se preparou para receber a decisão continental, além de jogadores, comissões técnicas e diretorias de Fluminense e Boca Juniors, que vivenciaram por longas semanas a partida. Mas outros profissionais de diferentes segmentos também “entraram em campo”.

A começar pela fan zone do evento, montada na praia de Copacabana, cartão-postal da cidade. O espaço dedicado aos torcedores, com entrada gratuita, ofereceu diversas atrações para os visitantes, como museu da competição, área gastronômica e cultural, exposição do troféu da Libertadores e atividades em quadra de futebol de areia.

Com formato inovador, no qual a área foi desenvolvida a partir do formato da taça, a fan zone recebeu mais de 40 mil pessoas em cinco dias de portas abertas, promovendo muita integração entre os fãs e entretenimento. A agência Effect Sport foi a responsável pelo projeto, com 40 profissionais envolvidos diretamente, sendo mais de 200 de maneira indireta.

“A gente teve um briefing muito desafiador, que era dar vida aos assets da Conmebol. Daí veio a ideia de construir o espaço no formato da taça, que representa a maior conquista do continente. Foi um grande desafio, mas que superamos com muito empenho por parte de toda a equipe. E é muito gratificante você entregar inúmeras emoções aos torcedores”, conta o sócio-fundador e CMO da empresa, Thiago Oliveira.

Se a fan zone chamou a atenção de quem passava pela orla de Copacabana, outra ação também impactou moradores e turistas que estavam no Rio de Janeiro durante a semana da final da Conmebol Libertadores. Patrocinadora master do Fluminense, finalista e que se sagrou campeão do torneio, a Betano espalhou a camisa do clube por 150 pontos da cidade, deixando o “Rio Tricolor”.

Os torcedores do clube interagiam com a peça, que continha um QR code para que eles realizassem check-in naquele ponto, premiando os com maior número de checagens. O atacante John Kennedy foi rápido em campo para marcar o gol do título, assim como foi a agência Alob Sports, que assinou a campanha com curtíssimo prazo para promover desenvolvê-la e impactou mais de 32 milhões de pessoas.

“Espalhamos centenas de camisas do Fluminense pela cidade, dando ao torcedor o senso de pertencimento com a gamificação da ação. Tivemos apenas três dias de produção, então foi tudo muito bem executado e em tempo recorde. A adrenalina do jogo pode ser comparada ao que sentimentos com a ação ‘Rio Tricolor'”, exemplifica o coordenador de atendimento da agência, Glauber Diniz.

A Alob Sports criou ainda a “Coração Tricolor”, ação para a Leve Saúde, também patrocinadora do Fluminense. Nela, torcedores puderam verificar gratuitamente como estava a saúde na véspera da grande final da Conmebol Libertadores, já imaginando que fortes emoções estavam por vir. Além disso, eles ainda tiveram a honra de conhecer grandes ídolos do clube, como Washington, Romerito e Aílton. “Os jogadores têm os desafios deles dentro de campo, enquanto nós também temos os nossos. E fazemos tudo com muita dedicação para fazer do jogo um grande sucesso”, complementa o CEO da agência, Bernardo Pontes.

E quando a ação depende do resultado?

Todos os movimentos supracitados foram desenvolvidos pré-jogo, aumentando a expectativa dos torcedores. Mas e quando a ação depende do que vai acontecer em campo? É sempre o caso da Braziline, licenciada oficial de clubes brasileiros e internacionais. A empresa parceira do Fluminense preparou um modelo especial de camisa para celebrar a tão sonhada conquista. Porém, a produção só pode ser iniciada em caso de vitória e, se confirmada, o timing passa a ser o desafio.

“Criamos o modelo da camisa, validamos com o clube e torcemos pelo resultado positivo (risos). Depois que o juiz apita o fim da partida e a vitória está consolidada, no segundo seguinte já damos início ao processo de produção. E ainda tem a logística da entrega nas lojas, porque o torcedor vai querer o produto já no dia seguinte”, explica o diretor de negócios da Braziline, Carlo Mossi. “Por isso contamos com uma equipe muito qualificada para dar conta de todo o processo. E tem dando muito certo, já que produzimos as camisas especiais para os dois últimos campeões da Libertadores, Flamengo (2022) e Fluminense (2023)”, finaliza.



Jornalista Ailton Santos lança livro de romance “Ninguém no Espelho”

O poeta, jornalista e advogado, Ailton Santos, lança o seu romance, o livro, “Ninguém no Espelho” no dia 29 de novembro (quarta-feira), em uma noite de autógrafos, na Drummond Livraria (Av. Paulista, 2073, loja 153 do Cj. Nacional), a partir das 19 horas.     

“Ninguém no Espelho”, segundo o autor, leva esse título enfatizando um momento crucial da obra, quando o protagonista se vê sem identidade, em uma possível situação delirante, tentando se encontrar, uma experiência que qualquer pessoa, em algum momento talvez já tenha passado por algo parecido.   

“O interessante desse romance que levou duas décadas para ganhar vida é que não há definições específicas para a construção dele. Tudo se baseia em vivências, observações, pensamentos. É um livro intrigante com grandes surpresas”, declara o poeta mineiro e autor do livro, Ailton Santos.      

“O meu objetivo com esse livro foi transformar todo o enigma que há nele em uma história com palavras que tocam a alma e trazem reflexão sobre as nossas próprias escolhas e jornadas. Desejo uma boa leitura para você”, enfatiza Ailton Santos.  

Além da obra, “Ninguém no Espelho”, o autor lançará em breve outro romance e também uma seleção de textos de humor publicados na coluna Contraponto, da Folha de São Paulo.  Ainda em dezembro, será lançado pela Editora da Universidade Federal da Paraíba seu e-book de poemas, o “Dançando no Labirinto”, vencedor do Concurso Nacional da UFPB, também promovido pela instituição. A obra está disponível na Nova Alexandria (editoranovaalexandria.com.br), nas principais livrarias, inclusive on-line.   

Sobre o autor  

Ailton Santos, advogado, poeta e jornalista. Nasceu na zona rural de Muzambinho, interior de Minas, onde viveu até os 9 anos, quando mudou-se para a cidade, já fascinado pelo mundo fantástico das primeiras histórias infantis, sendo o seu primeiro encontro com a poesia. No início do curso de Direito, em Belo Horizonte, teve vários poemas selecionados e publicados na Revista Literária da Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais. E desde que se transferiu para São Paulo, na década de 70, dedica-se à advocacia, ao jornalismo – contribuindo também com textos de humor político para a coluna Contraponto do jornal Folha de São Paulo – e à literatura. Dessa trajetória, marcada por profunda identificação com o campo desde a infância, ele extraiu episódios e personagens para sua primeira obra de ficção.  

Ficha Técnica

Livro: Ninguém no Espelho

Editora: NOVA ALEXANDRIA

Autor: Ailton Santos

A obra está à venda nas principais livrarias online do país. 



Desafios na formação de preços em meio à pós-pandemia

A crise sanitária provocada pela Covid-19 trouxe inúmeras mudanças na realidade de empresas de diferentes setores e portes, impactando diretamente a gestão de custos e a formação de preços. De acordo com dados trazidos pelo Portal de Notícias G1, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumula alta de 2,91% no ano de 2022 e de 4,51% nos últimos 12 meses (setembro 2022), impactando diretamente nos preços dos produtos em todo o país. Nesse cenário desafiador, o foco em resultados e lucro ganha ainda mais relevância. 

Edílson Bezerra das Chagas, Mestre em Administração com Ênfase em Finanças Corporativas e coordenador na UniPaulistana, bem como consultor empresarial, destaca a importância dessas considerações estratégicas.

Independentemente do ramo de atuação (indústria, comércio ou serviços); do porte da empresa (micro, pequena, média ou grande); da concorrência (direta e indireta); e das particularidades do negócio (empresa recém-criada, familiar ou madura), a gestão de custos e a formação de preços se mostram cruciais para determinar o sucesso ou fracasso de uma organização.

A análise da lucratividade é: 

  • A relação entre o que sobra das receitas (preço dos produtos ou serviços multiplicado pela quantidade vendida); 
  • Os custos (despesas necessárias para obter o produto ou prestar o serviço);
  • As despesas (gastos para controle e aumento de receitas, incluindo juros pagos) e; 
  • Outros fatores (taxas e impostos), é um ponto central nessa equação. 

Um dos métodos de precificação mais utilizados por empresários é a baseada na concorrência, também conhecida como precificação dinâmica. Mas isso pode  ser sinal de um controle inadequado dos custos, o que pode resultar em margens de lucro baixas ou até mesmo negativas.

O conceito de rentabilidade, por outro lado, está relacionado aos recursos investidos na empresa, como máquinas, equipamentos, móveis, utensílios, reformas, softwares e outros. A rentabilidade se refere ao retorno sobre esses investimentos e é importante entender que o que muitas vezes parece lucro, na realidade, é o retorno de recursos que já pertencem à empresa, seja o capital do sócio ou empréstimos com juros.

Aliás, o professor alerta que é crucial não confundir receita com lucro. Um exemplo simples, mas esclarecedor, é quando o dinheiro disponível no caixa da empresa é usado para despesas pessoais e, posteriormente, faltam recursos para cumprir compromissos importantes, como aluguel ou pagamento de salários. 

Esses são fatores diretamente ligados à gestão de custos e à formação de preços, e a negligência nesses aspectos pode comprometer seriamente o futuro da empresa.

Edílson enfatiza que a quebra de uma empresa não ocorre de forma instantânea quando há atrasos nos pagamentos de aluguel ou salários, mas sim ao longo do tempo, devido à falta de margem de lucro, baixo volume de vendas, custos elevados e outros fatores relacionados ao ambiente externo, como desemprego ou inflação. 

Tais responsabilidades recaem sobre os sócios, donos, empresários ou empreendedores, que, em tempos pós-pandêmicos, enfrentam não apenas escolhas, mas exigências.

A formação de preços e a gestão de custos se tornam ainda mais críticas no contexto pós-pandêmico e as empresas devem estar atentas a essas questões para garantir sua sustentabilidade e sucesso.



Projeto piloto PUMA RE:SUEDE transforma tênis experimental em composto

A empresa esportiva PUMA demonstrou que pode transformar uma versão experimental do seu clássico tênis SUEDE em composto com certas condições industriais adaptadas, anunciando os resultados de seu experimento RE:SUEDE, realizado em um período de dois anos.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231129847436/pt/

Sports company PUMA showed that it can successfully turn an experimental version of its classic SUEDE sneaker into compost under certain tailor-made industrial conditions, as it announced the results of its two-year-long RE:SUEDE experiment. (Photo: Business Wire)

Sports company PUMA showed that it can successfully turn an experimental version of its classic SUEDE sneaker into compost under certain tailor-made industrial conditions, as it announced the results of its two-year-long RE:SUEDE experiment. (Photo: Business Wire)

Em 2021, a PUMA criou 500 pares do RE:SUEDE experimental, usando camurça curtida Zeology, sola de TPE e fibras de cânhamo. Os RE:SUEDE foram usados durante meio ano por voluntários na Alemanha para testar o conforto e a durabilidade dos calçados antes que a PUMA os enviasse a uma área de compostagem industrial especialmente equipada operada por sua parceira Grupo Ortessa nos Países Baixos.

Foi necessário estabelecer um procedimento especial para transformar os calçados em composto. Primeiro, eles foram triturados e misturados com outros resíduos domésticos verdes e colocados em um túnel de compostagem. Em seguida, eles foram pulverizados com água de lixiviação da compostagem anterior que contém nutrientes e aquecidos naturalmente devidoàatividade biológica eàcirculação de ar controlada no túnel. Após cerca de 3,5 meses, os materiais pequenos o suficiente (<10 mm) para passar por uma peneira foram vendidos como composto de Grau A para uso agrícola (segundo os padrões dos Países Baixos), enquanto os materiais restantes retornaram ao túnel de compostagem até serem reduzidos ao nível desejado (<10 mm). O Grupo Ortessa atendeu a todos os requisitos legais para compostagem aplicáveis em suas instalações nos Países Baixos durante esse processo.

“Embora o RE:SUEDE não pudesse ser processado de acordo com os procedimentos operacionais padrão de compostagem industrial, os calçados eventualmente se transformaram em adubo”, disse Anne-Laure Descours, diretora de fornecimento da PUMA. “Continuaremos a inovar com nossos parceiros para determinar a infraestrutura e as tecnologias necessárias para tornar o processo viável em uma versão comercial do RE:SUEDE, incluindo um esquema de devolução, em 2024”.

A transparência é outro pilar importante da experiência RE:SUEDE, e a PUMA compartilhará suas ideias em um relatório detalhado, para que seus pares e outras partes interessadas possam aprender com a experiência e aplicar os aprendizados às suas próprias iniciativas.

“Aprendemos muito durante o teste do RE:SUEDE e como melhorar nosso processo de compostagem industrial para incluir itens que demoram mais para se decompor”, afirmou Marthien van Eersel, gerente de materiais e inovações da Ortessa. “Embora todos os materiais RE:SUEDE se decomponham, a sola do RE:SUEDE exigiu mais pré-processamento e tempo adicional no túnel de compostagem para se decompor completamente.”

Como resultado do feedback recebido das pessoas que usaram o RE:SUEDE por meio ano, a PUMA melhorará o conforto em futuras versões dos sapatos, melhorando o ajuste geral com o uso de um novo padrão de materiais na parte superior e na palmilha.

O experimento RE:SUEDE foi o primeiro programa, juntamente com o novo programa de reciclagem de poliéster RE:FIBRE, que será lançado como parte do “Circular Lab” da PUMA, um centro de inovação liderado por especialistas em inovação e design da PUMA com o objetivo de criar o futuro dos programas de circularidade da empresa.

Para mais informações, acesse www.Foreverbetter.com e ortessa.com

PUMA

A PUMA é uma das principais marcas esportivas do mundo que projeta, desenvolve, vende e comercializa calçados, roupas e acessórios. Há mais de 75 anos, a PUMA promove incansavelmente o esporte e a cultura ao criar produtos rápidos para os atletas mais rápidos do mundo. A PUMA oferece produtos de desempenho e estilo de vida inspirados nos esportes em categorias como futebol, corrida e treinamento, basquete, golfe e esportes motorizados. A empresa colabora com designers e marcas de renome para levar as influências do esporte para a cultura de rua e para a moda. O Grupo PUMA é proprietário das marcas PUMA, Cobra Golf e stichd. A empresa distribui seus produtos em mais de 120 países, emprega cerca de 20 mil pessoas no mundo inteiro e tem sede em Herzogenaurach, Alemanha.

Grupo Ortessa

Ortessa é um grupo de cinco empresas de gestão de resíduos: veyzle, Lammertyn.net, van Kaathoven, Rondo e Valor Composting. Juntas, as subsidiárias abrangem todos os elos de gestão, coleta e processamento de resíduos e comprovam diariamente o poder das parcerias inteligentes. Cada uma delas é especializada em uma área da gestão de resíduos, mas têm uma missão conjunta clara: serem abertas em relação aos resíduos. Com uma visão realista, pragmática e orientada para resultados, o Grupo Ortessa ajuda os clientes a lidar com desafios relacionados a resíduos.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Samantha Du Plessis – PUMA SE – samantha.duplessis@puma.com

M. Schepers – Ortessa – communicatie@ortessa.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Wella Company demonstra três anos consecutivos de momento de crescimento ao comemorar aniversário

A Wella Company, líder global inovadora no segmento de cabelos e unhas de US$ 100 bilhões da indústria de beleza, comemorou hoje o seu terceiro ano como uma empresa independente, demonstrando um crescimento generalizado equilibrado entre marcas, categorias e áreas geográficas. A Wella Company alcançou alto crescimento de um dígito em moeda constante no ano fiscal de 2023 (FY23), encerrado no final de junho, consolidado sua posição como uma das empresas de crescimento mais rápido no setor. O portfólio da Wella Company de marcas icônicas de produtos profissionais e de varejo para cabelos, unhas e de tecnologia de beleza inclui a Wella Professionals, O·P·I, ghd, Briogeo, Nioxin, Sebastian Professional e Clairol.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231129253938/pt/

Wella Professionals Ultimate Repair Product Line, including Miracle Hair Rescue, a patented, leave-on hair repair treatment that can reverse hair damage in 90 seconds. (Photo: Business Wire)

Wella Professionals Ultimate Repair Product Line, including Miracle Hair Rescue, a patented, leave-on hair repair treatment that can reverse hair damage in 90 seconds. (Photo: Business Wire)

Desde sua criação em 2020, a Wella Company comunicou crescimento ano a ano tanto em mercados desenvolvidos quanto emergentes. Continuando com o sucesso de sua marca líder de coloração profissional para cabelos, a Koleston Perfect (KP), que vendeu 1,5 bisnagas por segundo globalmente no ano fiscal de 2023, a empresa estabeleceu sua credencial em cores profissionais como a Marca No 1 no mundo em Cores Profissionais para salões, e continua a investir para elevar a sua base por meio da expansão em cuidados com os cabelos, assim como do portfólio de tecnologia para unhas e beleza. A empresa também cresceu no segmento de vendas eCommerce (comércio eletrônico) a uma taxa de mais de 2 vezes o crescimento do mercado, aumentando o número de parcerias com os principais varejistas eCommerce, investindo na criação de marcas digital first e aprimorando consistentemente a experiência do usuário em sua própria plataforma eComm, a WellaStore, para atender às necessidades dos profissionais de salões de beleza.

“Olhando para 2023, estamos começando a perceber os benefícios das transformações de marcas bem-sucedidas em nosso portfólio e das inovações revolucionárias. Também estamos vendo nosso negócio amadurecer e se expandir através de canais e mercados. Todas as nossas marcas e áreas geográficas estão crescendoàfrente da categoria, o que é um indicador de que temos uma tremenda vantagem que ainda deve ser liberada”, disse Annie Young-Scrivner, diretora executiva da Wella Company. Ela acrescentou: “No ano fiscal de 2023, aumentamos nosso faturamento e lucratividade e expandimos nossa participação de mercado; esperamos que o ano fiscal de 2024 continue com essa trajetória de crescimento”.

Inovações revolucionárias e experiências de marca modernizadas conquistam as maiores vitórias

Com a Wella Professionals estabelecida como Marca nº 1 em colorações para salões de beleza no mundoi, a O·P·I também reivindicou sua posição como a Marca No 1 de esmaltes para salões de beleza no mundo inteiro. Além disso, o portfólio da Wella Company de marcas é o No 1 em Cuidados profissionais com os cabelos no Brasil, um dos mercados de maior crescimento da empresa. As inovações da empresa promoveram a tecnologia patenteada em várias áreas, enquanto continuam a elevar a aparência e experiência de seu portfólio de marcas.

  • Para tratar das principais preocupações dos consumidores em relação ao dano capilar, a Wella Company lançou inovações revolucionárias em produtos para cabelos, combinando resultados de velocidade e desempenho. Linha Ultimate Repair da Wella Professionals com o seu Miracle Hair Rescue, é um tratamento patenteado de reparo capilar sem enxágue com a capacidade para reverter os danos aos cabelos por dentro e fora em 90 segundos. O Ultimate Repair é a entrada da Wella Professionals no segmento de prestígio de cuidados com o cabelo e foi um dos lançamentos mais bem-sucedidos da empresa em Care (Cuidados) até o momento. Após apenas alguns meses no mercado, a linha Ultimate Repair está conquistando rapidamente participação em salões de beleza e no varejo de prestígio. Para complementar os serviços com maior demanda no salão, o glaze Shinefinity, o produto profissional de cor com extrabrilho e a nova entrada de categoria do ano passado, continua a impulsionar o crescimento gradual. A marca agora tem mais de 40 tonalidades em mais de 30 mercados do mundo inteiro como resultado de sua ampla popularidade.

  • A Wella Professionals renovou sua embalagem no segmento da linha de cuidados com os cabelos, incluindo shampoos e condicionadores, contribuindo para o crescimento de receita de dois dígitos no mundo todo.

  • ghd, a marca líder global em tecnologia de beleza e a marca de estilo nº 1 recomendada por profissionais no Reino Unido, criou uma nova categoria em wet-to-dry (molhado para seco) com a introdução do ghd Duet Style. O Duet Style é o primeiro modelador 2 em 1 do tipo wet-to-dry que seca e estiliza ao mesmo tempo, sem danos térmicos e com consumo de energia 45% menor. Desde o seu lançamento em fevereiro, o ghd Duet Style é o 3º produto mais vendido da marca, atrás dos modeladores Platinum+ e Gold.

  • Para tratar da tendência crescente em cuidados do couro cabeludo, a Wella Company introduziu dois participantes de desempenho superior nesse segmento. O Nioxin Ultimate Power Serum é um tratamento altamente eficaz sem enxágue para o couro cabeludo idealizado para fortalecer os fios a partir da raiz e aumentar a fixação dos cabelos. O Nioxin Ultimate Power Serum foi lançado em maio em um varejista on-line e registrou um crescimento de dois dígitos na América do Norte. O Ultimate Power Serum está atraindo novos usuários, com 93% dos compradores sendo usuários de primeira vez da marca Nioxin. As classificações do produto estão motivando a preferência, com 91% dos avaliadores em um site compartilhando que recomendariam o produto a um amigo e mais da metade dos avaliadores em outro site dando classificação de 5 estrelas.

  • A Briogeo, a premiada linha de cuidados capilares totalmente natural e inclusiva, entrou na categoria de cuidados para o couro cabeludo em janeiro, com o lançamento do Destined for Density, um sistema holístico de cuidados com o couro cabeludo + cabelo para aumentar a densidade para um cabelo mais espesso, mais cheio e com aparência mais saudável. Até o momento, a coleção, que inclui o Density Serum, shampoo, condicionador e suplementos, foi o lançamento de maior e melhor desempenho da marca. O SKU herói, o Density Serum, se tornou o SKU No 1 da marca em um dos varejistas de beleza de maior prestígio na América do Norte durante o lançamento.

  • A Clairol também repaginou a lendária marca de coloração de cabelo caseira apresentada na campanha It’s So Me, parte de um esforço plurianual para apresentar a Clairol a uma nova geração de usuários de colorações DIY (faça você mesmo). It’s So Me destaca o portfólio completo da Clairol, incluindo marcas herdadas como a tintura de cabelo permanente Nice ’n Easy, e inovações para 2023: Natural Instincts Bold, tonalizantes de brilho cristalino Blonde It Up e o spray 2-em-1 Root Touch Up. Estas iniciativas ajudaram o negócio de varejo de cabelo nos Estados Unidos a alcançar níveis recordes de participação de 13,5% nos últimos 6 meses, encerrados em setembro de 2023ii, e mais de 10 meses consecutivos de crescimento de participação.iii
  • A O·P·I apresentou várias inovações de destaque este ano que impulsionaram a participação recorde de mercado da O·P·I de mais de 4 pontos versus a YAiv no varejo de alta qualidade dos EUA e mais 2 pontos de participação em relaçãoàYA no canal Food, Drug, Mass dos EUA na categoria Cor e Tratamentos de Unhas.v Globalmente, a marca também está conquistando participação nos canais de varejo e profissional.viO·P·I Repair Mode, um tratamento de construção de ligação patenteado para reparar danos nas unhas de dentro em 6 dias, é uma entrada importante no segmento de preços premium e superou sua previsão de vendas para o primeiro ano. Outro lançamento importantíssimo nos Estados Unidos foi o O·P·I xPRESS/ON Press-On Nails, que entrou com sucesso no segmento de maior crescimento em unhas, unhas artificiais. A coleção O·P·I x Barbie, o filme nesta primavera foi a maior parceria no segmento de unhas até o momento em 2023 no FDM dos EUA.vii E o primeiro verniz natural para unhas da marca, o O·P·I Nature Strong, continua a obter participação no canal Food, Drug, Mass dos EUA, alcançando 35% do total da categoria Naturalsviii, e as vendas até o momento do ano calendário de 23 no varejo de alta qualidade dos EUA são mais de 2 vezes maiores do que a marca líder de unhas naturais do mercado de massa.ix

Relatório inaugural de impacto ambiental e social da Wella Company é lançado hoje

A Wella Company publicou hoje o seu relatório de Impacto Ambiental e Social de 2022, a primeira análise de medição dos esforços da empresa para impactar positivamente as Pessoas, o Planeta e por meio de seus Produtos. Os principais destaques incluem:

  • Pessoas: durante 2023, a Wella Company implantou com sucesso o We Own Our Way (WOW), um programa amplo de propriedade dos funcionários que garante que todos os empregados da Wella Company tenham um interesse financeiro adquirido no futuro da empresa. Agora, os funcionários da Wella Company em todos os níveis têm a oportunidade de se beneficiar com a geração de riqueza quando a Wella Company tiver sucesso.x Ao fazer progressos nos fatores DEIB (Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento), a empresa aumentou a representação feminina em 59% em sua população global de funcionários, e 58% em seu conselho de administração. A empresa também realizou o seu compromisso com 100% de paridade salarial entre homens e mulheres em todos os níveis um ano antes da meta.
  • Planeta: empenhados com a redução da pegada de carbono, assim como com a utilização e desperdício da água, a Wella Company 2022 reduziu as emissões de carbono de escopo 1-2 em 10% e alcançou a marca de zero resíduos para aterro em 2 de suas 3 fábricas e em todos os 8 centros de distribuição controlados diretamente. A empresa também reduziu a captação de água em 5,5% e os resíduos gerados em 13,7% por unidade produzida em suas três fábricas.
  • Produtos: ganhos obtidos incluem 80% dos ingredientes do produto em volume sendo biodegradáveis e 77% do total das embalagens sendo recicláveis, reutilizáveis ou recarregáveis. A empresa também continua a transição de todo o portfólio para embalagens produzidas em materiais reciclados, incluindo bisnagas de alumínio, caixas de papel e tampas.

“Para uma empresa tão jovem em nossa gestão, acreditamos que estamos progredindo em nossa jornada de impacto ambiental e social com a força certa e cumprindo nossas ambições declaradas com integridade e propósito”, disse Hilary Crnkovich, diretora de Comunicações e Sustentabilidade da Wella Company.

Sobre a Wella Company

Somos a Wella Company, líder global inovadora na indústria de beleza que combina sua história icônica de mais de 140 anos e experiência no setor com o seu status emergente como empresa líder de alto crescimento na categoria.Desde 2020, a Wella Company incentivou a transformação de nossos negócios e marcas para se tornar uma das empresas de mais rápido crescimento no setor de beleza. Nosso portfólio de marcas com liderança nos segmentos profissional e de varejo para cabelos, unhas e tecnologia de beleza incluem a Wella Professionals, O·P·I, ghd, Briogeo, Nioxin, Sebastian Professional e Clairol. A Wella Professionals é a Marca nº 1 em colorações para salões de belezaxi e a OPI é a Marca No 1 de esmaltes para salões de beleza do mundo inteiro. Com ambição de se tornar a melhor empresa de beleza na indústria, inspiramos os consumidores e profissionais de beleza por meio de nossas marcas para parecerem, sentirem e serem eles mesmos. Abordamos o processo de criação do produto com a combinação rigorosa de ciência, tecnologia e talento artístico para desenvolver produtos orientados para o desempenho, frequentemente distinguidos por tecnologia patenteada, uma marca da lendária diferença da Wella.

Orientados por valores de nossa empresa e liderados pelo propósito de gerar impacto positivo nas pessoas por meio de nossos produtos e para o nosso planeta e sociedade, entregamos um crescimento sustentável a todas as partes interessadas. Apoiamos com orgulho a indústria de salões de beleza e os artistas e estilistas que atendemos em 127 países nos quais atuamos. Todos os dias, impactamos uma comunidade diversificada de mais de 91 milhões de amantes da beleza e profissionais da indústria, influenciadores sociais, embaixadores, seguidores, funcionários, clientes e fornecedores do mundo inteiro. Esta é a nossa Wella Family (Família Wella). Nossa crença de sermos melhor fazendo o melhor orienta nossos negócios e nosso progresso ambiental e social. Ao continuar nossa jornada rumoàsustentabilidade para a melhoria de nossos produtos, redução de nosso impacto no ambiente e criação de uma cultura onde todos os funcionários lideram como proprietários investidos em nosso sucesso compartilhado, garantimos que a Wella Company prospere para as futuras gerações. Para mais informações sobre a Wella Company, acesse www.wellacompany.com e siga-nos no LinkedIn e Instagram.

i Com base nas vendas em dólares americanos da marca Wella Master de acordo com o Estudo de cuidados capilares para salões de beleza de 2022 para a categoria de produtos de coloração de cabelo publicado pela Kline

ii Fonte: Nielsen, últimos 6 meses encerrados em setembro de 2023

iii Fonte: banco de dados Nielsen, ano até a data sem 28/10/2023

iv Fonte: NPD dos EUA, janeiro a setembro de 2023

v Fonte: Nielsen Discover 52 sem 04/11/2023

vi Fonte: Euromonitor e Kline, ano calendário de 2022

vii Fonte: Nielsen Discover, 31 de janeiro a outubro de 2023

viii Fonte: Nielsen Discover 52 sem 04/11/2023

ix Fonte: NPD dos EUA, janeiro a setembro de 2023

x O programa We Own Our Way (WOW) é um programa de benefícios financeiros pago após a transição bem-sucedida da propriedade total do proprietário majoritário da Wella Company, KKR, Inc. Todos os funcionários elegíveis são registrados na contratação, sem necessidade de contribuição financeira pessoal.

xi Com base nas vendas em dólares americanos da marca Wella Master no Estudo de cuidados capilares para salões de beleza de 2022 para a categoria de produtos de coloração de cabelo publicado pela Kline

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Contato:

Contatos da mídia:

Hilary Crnkovich

646-217-1700

Hilary.crnkovich@wella.com

Alix Dunn

203-722-9591

Alix.dunn@wella.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Perdas por fraudes em cartões de crédito chegam a US$ 49 bi

De acordo com o relatório “Card Fraud Losses Worldwide”, da Nilson Report, publicação comercial que cobre a indústria global de cartões de pagamento, em todo o mundo, as cifras de perdas causadas por fraudes em cartões de crédito atingirão a marca de 49 bilhões de dólares até 2030. O estudo prevê, ainda, que no mesmo período, o volume de cifras gerado por todos os cartões de pagamento atinja 79 trilhões de dólares.

Segundo a edição 2023 do “Data Breach Investigations Report” da Verizon, somente nos EUA, dados de cartões de pagamento foram comprometidos em 37% das violações ocorridas em 2022 no mercado norte-americano. No Brasil, dados da pesquisa “Impressões Digitais e sua relação com as pessoas e as empresas” revelam que 2 em cada 10 brasileiros já sofreram fraudes de cartão de crédito. De acordo com o Banco Central, em maio de 2023 o Brasil contava com 190,8 milhões de cartões de crédito. Isso representa quase o dobro da população economicamente ativa do país (107,4 milhões de pessoas, segundo o IBGE).

Guilherme Longanezi, Solutions Engineer da F5 Brasil, explica que nos últimos cinco anos, o perfil das aplicações financeiras mudou muito. Ele conta que em vez de serem códigos monolíticos, os Apps atuais são construídos usando-se um acervo de bibliotecas JavaScript – em sua maioria, de terceiros. “Isso é uma porta aberta para os criminosos digitais”, afirma Longanezi.

O executivo conta que a operadora de cartão de crédito depende de código de entidades externas para suportar o negócio e que essa realidade faz com que as empresas não tenham visibilidade ou controle do código sobre o que está, de fato, sendo executado em seus websites.

Longanezi conta que muitas gangues digitais são capazes de extrair dados pessoais e informações sobre pagamentos, assumir o controle e desfigurar websites, além de apresentar conteúdo falso, criar formulários ou alterar formulários legítimos. “A meta é a fraude e a apropriação de contas por parte de criminosos”, ressalta o porta-voz da F5.

De acordo com Guilherme, a venda de informações pessoalmente identificáveis na dark web é uma grande dor de cabeça para os emissores de cartões, pois frequentemente, esses dados são usados para abrir novas contas de crédito com a intenção de fraudar.

Para evitar essas violações e inibir as ações dos cibercriminosos e até mesmo diminuir as perdas, Guilherme Longanezi conta que as empresas de cartão de crédito devem dar um salto em direção a maturidade em cibersegurança. Ele conta que é necessário que as empresas de cartões de crédito construam e mantenham uma rede segura, que essas empresas protejam os dados do titular do cartão e gerenciem as vulnerabilidades do sistema. “Torna-se essencial monitorar e acompanhar todos os acessos aos dados do titular do cartão, testar regularmente os processos de segurança e manter uma política de segurança da informação”, finaliza Guilherme Longanezi.



SwissAI otimiza infraestrutura de carregamento em todos os continentes

A Mercedes-Benz Mobility AG escolheu a SwissAI como fornecedora de inteligência artificial para planejamento de rede e seleção de locais para criar sua primeira rede. A SwissAI fornece ao seu parceiro automotivo uma plataforma SaaS de análise e previsão baseada em IA de última geração – AIOME. O software acelera a seleção de locais e os planos de implantação da infraestrutura de carregamento, aumentando a rentabilidade para o parceiro automotivo e para seus valiosos clientes.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231128414949/pt/

SwissAI’s AIOME platform factors in drivers’ behaviors as they move from place to place in their day to day lives. Based on future demand, the platform selects charger locations that offer maximum comfort and convenience, including long-distance travel demand. (Graphic: Business Wire)

SwissAI’s AIOME platform factors in drivers’ behaviors as they move from place to place in their day to day lives. Based on future demand, the platform selects charger locations that offer maximum comfort and convenience, including long-distance travel demand. (Graphic: Business Wire)

Esta parceria emocionante apoia o desenvolvimento de uma rede global de carregamento de alta potência. Até ao final da década, a Mercedes-Benz Mobility AG planeia construir aproximadamente 2.000 centros de carregamento e 10.000 carregadores de alta potência em todo o planeta – começando na China, América do Norte e Europa. A plataforma AIOME da SwissAI desempenha um papel essencial na América do Norte e na Europa.

Ao utilizar essa plataforma, os usuários simulam os impactos de diferentes cenários sem a necessidade de sua implementação física, obtêm respostas para questões cruciais, como otimização de locais e estratégias de implantação de equipamentos, e garantem uma cobertura de rede abrangente. Para isso, a SwissAI leva em conta a evolução da demanda de recarga e outros fatores relevantes, como as mudanças tecnológicas e o comportamento das pessoas. A AIOME garante uma experiência de cobrança premium para o cliente e, ao mesmo tempo, escolhe a rede mais rentável em todo o continente.

“A SwissAI permite que nossos clientes escolham seu futuro otimizado. Onde estão os melhores locais para a demanda presente e futura do cliente? Como a concorrência e a tecnologia evoluirão? Ao aproveitar a inteligência artificial para responder às necessidades em evolução dos motoristas e avanços tecnológicos, nossos parceiros podem escolher estrategicamente locais economicamente ótimos que garantam a satisfação do cliente e a rentabilidade”, comentou Anna Gawlikowska, CEO da SwissAI. “Estamos comprometidos em criar valor e permitir que nossos parceiros planejem e implementem o caminho ideal para a eletromobilidade.”

A SwissAI AG é uma das principais fornecedoras de Software como Serviço (SaaS) para sistemas de energia e mobilidade. Desde seu início, em 2008, a empresa sediada na Suíça tem estado na vanguarda do desenvolvimento tecnológico, apoiando empresas multinacionais e instituições públicas na Europa, Japão e EUA. A SwissAI tem se empenhado em criar estruturas de simulação para vários setores, incluindo transição de energia, mobilidade eletrônica, logística, imóveis, varejo e cidades inteligentes. A AIOME fornece acesso a milhares de camadas de dados e algoritmos anônimos para uma avaliação abrangente do investimento em infraestrutura e uma previsão diária detalhada. Os parceiros, incluindo a Mercedes-Benz Mobility AG, utilizam o software da SwissAI para escolher as estratégias de energia e mobilidade mais lucrativas e de menor risco, como também as localizações de ativos nos países da OCDE e no Sudeste Asiático. Com uma plataforma de simulação que abrange uma área de mais de 1,6 bilhão de pessoas, a SwissAI está na vanguarda da definição do futuro da energia e da mobilidade.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

SwissAI AG

Michael Jankovic

pr@swissai.com

+41 41 210 11 95

www.swissai.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Decisão histórica do STF dispensa a separação judicial para o divórcio

Na sessão do dia 08 de novembro de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que as regras do Código Civil sobre a separação judicial não são mais válidas desde a entrada em vigor da Emenda Constitucional (EC) 66/2010. A decisão destaca que, após a retirada dessa exigência da Constituição Federal, o divórcio passou a não ter mais nenhum requisito além da vontade dos cônjuges. Essa questão específica foi abordada no Recurso Extraordinário (RE) 1.167.478, correspondente ao Tema 1.053 da repercussão geral.

Antes dessa decisão, o texto original da Constituição Federal previa o divórcio civil, mas exigia a separação judicial prévia por mais de um ano ou a comprovação da separação de fato por mais de dois anos. A EC 66/2010 eliminou essa exigência, mas o Código Civil não foi alterado na mesma direção.

O Plenário do Supremo Tribunal Federal entendeu que, com a mudança na Constituição, a separação judicial não é mais uma forma de dissolução do casamento, mesmo que as normas sobre o tema ainda permaneçam no Código Civil. O colegiado argumentou que a figura da separação judicial não pode mais existir como uma norma autônoma.

O ministro relator, Luiz Fux, argumentou em seu voto que a nova regra constitucional possui eficácia plena e aplicação imediata, não necessitando de regulamentação adicional para ser efetiva.

Na visão do advogado de divórcio Magnus Rossi, o entendimento do Supremo Tribunal Federal representa um significativo avanço para sociedades que valorizam a liberdade individual e buscam simplificar os trâmites processuais.

“A decisão do STF estabelece que, se o casal decidir encerrar a relação, basta solicitar o divórcio, seja de forma unilateral ou consensual. Não é necessário expor os motivos, uma vez que não há condições ou a obrigação de obter a concordância da outra parte”, destaca Magnus Rossi.

O advogado finaliza que o divórcio potestativo reconhece a capacidade das pessoas de exercerem sua autonomia nas decisões relacionadas ao casamento.

 



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