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Bruno Lacerda conta como a criação de conteúdo impulsiona a trajetória digital

De acordo com os dados mais recentes da pesquisa do Cetic (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), 84% da população brasileira tem acesso à internet, um aumento em relação aos 81% observados em 2020, demonstrando uma rápida mudança no acesso à internet no país que, além disso, conta com 152,4 milhões de usuários de redes sociais, o equivalente a 70,6% da população.

Os criadores de conteúdo para a internet surgem em meio a este cenário, tornando-se essenciais no ambiente digital, especialmente quando se trata de pesquisas referentes ao marketing de influência. O relatório do Influencer Marketing Hub indicou que a previsão para todo o ano de 2023 é de um mercado que deve alcançar US$ 21,1 bilhões, com 83% dos entrevistados indicando a eficiência das parcerias entre influenciadores e marcas.

Com isso, o uso de ferramentas de gerenciamento de mídias sociais se torna relevante, otimizando a gestão das redes, tanto para as marcas quanto para os criadores de conteúdo, através da análise de dados e da automação de tarefas. Mónica Medina, especialista em marketing e Country Manager da LiveDune, conta que o uso destas plataformas permite que os criadores tenham mais tempo para explorar a criatividade, se concentrando na criação do conteúdo, que é fundamental para ter destaque em um universo digital cada vez mais exigente.

O amadurecimento da criação de conteúdo

Bruno Lacerda, especialista de marketing digital e criador de conteúdo para redes sociais, conta: “o humor é muito bom para começar conversas que a gente não quer ter”. Em entrevista, Bruno fala sobre a trajetória inicial, contando como busca criar um impacto duradouro na audiência, inicialmente gerando risadas e, depois, provocando reflexões. “Queria que as pessoas tivessem aquela reação de risada vendo o conteúdo e depois parassem para pensar ‘Peraí, o que ele tá falando é verdade!”.

Para Bruno, começar a criar conteúdo para as redes sociais foi um momento de transformação na carreira. Com humor, ele destaca a importância de ser visto para ser lembrado: “a produção de conteúdo veio para mim nesse sentido, os clientes e as marcas começaram a chegar a partir do conteúdo que eu estava produzindo”.

Com uma análise de concorrentes, onde é possível identificar a performance dos conteúdos e compreender mais sobre o público-alvo de outros perfis através dos dados, Bruno, que também fala de temas relacionados à relação saudável com o trabalho, conta sobre uma mudança dos conteúdos iniciais para abordagens mais sérias, informativas e didáticas, demonstrando a importância do amadurecimento do conteúdo, principalmente ao alcançar um público cada vez maior.

“Hoje em dia, ainda uso bastante o humor, mas trago coisas mais sérias, não somente apontando as dores das situações que levanto, como também trago um pouco mais de solução”, conta. Ele destaca como um objetivo importante para os criadores de conteúdo, falar sobre assuntos com mais propriedade e tornar o conteúdo mais robusto e embasado para o público.

Além disso, as marcas entendem, cada vez mais, que a autenticidade e a relevância do conteúdo são essenciais para o sucesso da parceria, não o número de seguidores. “Hoje, as empresas estão procurando influenciadores que tenham um conteúdo que faça sentido com o produto ou serviço delas. A partir do momento em que analisar pelo número de seguidores já não faz mais sentido, deve-se observar a qualidade e a autenticidade do conteúdo”.

A compreensão do público e o entendimento das métricas

Bruno Lacerda destaca a importância de escolher a plataforma certa para manter uma presença online e analisar dados neste momento, “escolhi o Linkedin porque o meu público está aqui”. O publicitário reconheceu o Linkedin como uma plataforma estratégica, consciente de que seu público-alvo estava ativamente envolvido na rede social, “às vezes, a galera quer criar conteúdo em diferentes plataformas, mas é crucial ir onde o seu público está”.

Optando por se destacar não apenas seguindo as tendências, mas também abordando pontos de discussão específicos nas redes sociais, Bruno comenta “alguns influencers estão em trends, mas no meu caso, poderia falar sobre criatividade e sobre o mercado de trabalho como um todo, que, curiosamente, eram temas que não eram falados no Linkedin. As discussões rodavam muito em volta das mesmas coisas. O meu intuito foi ajudar as pessoas e quebrar alguns tabus”.

Além disso, Bruno destaca a importância de estudar o público e analisar as métricas do conteúdo utilizando dados, “olhar as métricas é importante para entender o público, como está sendo o alcance e o engajamento das publicações, por exemplo, o que é fundamental. Hoje eu sei quais são as empresas e o mercado que tem mais pessoas que me seguem, qual é o setor que as pessoas estão inseridas, entre vários outros dados”, comenta o especialista.

O uso de ferramentas de gestão de mídias sociais

Com a Black Friday se aproximando, Mónica Medina conta como as plataformas de gestão de redes sociais desempenham um papel fundamental para quem trabalha com estes canais, desde os criadores de conteúdo, até empresas e agências, a fim de impulsionar a estratégia digital com insights direcionados aos negócios, através da análise de dados.

Para ela, o planejamento de marketing nas redes sociais é um processo contínuo, que requer planejamento, execução, monitoramento e ajustes, afinal, as tendências mudam constantemente, afetando o comportamento do público e, portanto, seu engajamento com o conteúdo.

“Através do uso das ferramentas, os criadores de conteúdo e as marcas podem não apenas entender melhor essas etapas, mas também agir de forma mais eficaz, otimizando sua presença online e alcançando os objetivos da estratégia das redes sociais de maneira mais eficiente”, complementa Mónica.



Prêmio homenageia Brasileiros de destaque em Orlando-EUA

No próximo dia 28 de novembro, a comunidade brasileira de Orlando, nos Estados Unidos, se reunirá para prestigiar e homenagear 60 pessoas de destaque ​​durante o Prêmio Tudo Para Brasileiros. O evento, que será realizado no Hotel Hilton – Embassy Suites, em Orlando, promete ser uma noite de reconhecimento, celebração e networking.

O Prêmio Tudo Para Brasileiros destaca empresários, autoridades e artistas brasileiros que se destacam nos Estados Unidos, especialmente na região de Orlando. No entanto, a premiação não se limita apenas a essa cidade, contemplando também homenageados de Miami, do estado da Califórnia e também do Brasil.

“Para nós, do Tudo Para Brasileiros, é uma alegria imensa reunir tantos brasileiros de destaque em nosso evento. São pessoas, profissionais e empresas, que com suas histórias servem de inspiração e exemplo para todos nós. Tenho certeza que será uma noite especial para a comunidade brasileira em Orlando, nos Estados Unidos”, destaca o jornalista Géro Bonini, CEO do Tudo Para Brasileiros.

Este evento especial visa não apenas celebrar o talento individual, mas também considera as contribuições significativas dos profissionais brasileiros que empreendem na América do Norte. A cerimônia oferece uma plataforma única para entretenimento, networking, desenvolvimento de novos negócios e troca de conhecimentos.

Os participantes do Prêmio Tudo Para Brasileiros terão a oportunidade de interagir com uma comunidade diversificada de profissionais e líderes de diferentes setores.

O evento será marcado pela cerimônia de entrega dos troféus, com um jantar completo, no Embassy Suites by Hilton.  A cobertura do Prêmio Tudo Para Brasileiros na mídia nacional e internacional ampliará a visibilidade dos premiados e do concorrido evento.

 

Instagram: @tudoparabrasileiros



Aegea: Fato Relevante – Licitação Jaru (RO)

São Paulo, 23 de novembro de 2023 – Para fins do disposto na Resolução CVM nº 44, de 23 de agosto de 2021, a Aegea Saneamento e Participações S.A. (“Aegea” ou “Companhia”), anuncia que, nesta data, sagrou-se vencedora da Concorrência Pública (“Licitação”) nº 004/2023, cujo objeto consiste na concessão plena dos serviços públicos de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário pelo prazo de 35 anos no município de Jaru, em Rondônia (“Concessão”), com uma população de, aproximadamente, 50 mil habitantes. A companhia irá promover a execução de obras de infraestrutura, melhorias, manutenção e operação.

A Aegea já opera em outras 4 (quatro) concessões no Estado de Rondônia e, com essa vitória, passará a operar em 506 municípios de 14 estados do país, agregando expertise e diferentes modelos de contrato no atendimento a mais de 31 milhões de pessoas.

Esta conquista representa a concretização de mais uma importante etapa do planejamento estratégico da Aegea, que visa o seu crescimento qualificado e a contribuição para o desenvolvimento do saneamento básico no Brasil.

O presente material tem caráter exclusivamente informativo nos termos da legislação em vigor.

 

André Pires de Oliveira Dias
Vice-Presidente de Finanças e
Diretor de Relações com Investidores



A Technology Holdings assessora a WINNING Consulting, especialista em transformação digital e líder em consultoria de gestão, em sua venda estratégica para a Alan Allman Associates

A Technology Holdings, um banco de investimentos global com escritórios na América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico, tem o prazer de anunciar que atuou como consultor financeiro exclusivo da WINNING Consulting, empresa de consultoria em gestão e tecnologia com sede em Lisboa, em sua venda estratégica para a Alan Allman Associates, um ecossistema de empresas de transformação digital com sede na França e listada na Euronext.

A WINNING Consulting é uma premiada empresa de consultoria de gestão e tecnologia orientada por dados, com capacidades de execução de transformação digital em toda a Península Ibérica. Fundada em 2012, a empresa conta hoje com mais de 250 funcionários e é conhecida como a primeira empresa de consultoria do mundo a adotar em todas as suas atividades o modelo de gestão científica, mantendo parcerias com as principais plataformas de transformação digital, incluindo Microsoft, UIPath, Celonis, Bonita BPM, entre outras.

Com a aquisição da WINNING Consulting, a Alan Allman Associates desenvolve ainda mais suas capacidades de consultoria de gestão, reforça sua estratégia de marcas fortemente hiperespecializadas e expande sua presença na Península Ibérica, incluindo Portugal e Espanha.

“A Technology Holdings foi nosso parceiro chave ao longo do processo. A equipe demonstrou enorme profissionalismo, conhecimento e dedicação. Sua compreensão do espaço de Consultoria de Gestão e Transformação Digital é incomparável. Gostaria de destacar especialmente sua capacidade de atrair jogadores com potencial global e características que se encaixam nos requisitos que tínhamos definido. A jornada é complexa, e sem eles teria sido impossível chegar com sucessoàlinha de chegada”, disse Leandro F. Pereira, CEO da WINNING Consulting.

Vivek Subramanyam, fundador e CEO da Technology Holdings disse: “Estamos muito satisfeitos por termos fechado essa transação no setor de consultoria de gerenciamento e transformação digital. Esta é a nossa 33ª transação de transformação digital e a 22ª transação de consultoria, o que ressalta nossa profunda experiência na área. Estamos satisfeitos com o resultado alcançado pela empresa e entusiasmados com as possibilidades futuras da WINNING Consulting em conjunto com a Alan Allman Associates.”

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Kate Geary

Gerente sênior de marketing

E-mail: kate@technologyholdings.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Desafio do Ministério da Defesa da França: Thales realiza hack de IA soberana com sucesso e apresenta soluções de segurança avançadas para IA militar e civil

Desafio da segurança de IA do Ministério da Defesa da França

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231123776023/pt/

@Thales

@Thales

Os participantes do desafio CAID tiveram que realizar duas tarefas:

1. Em um determinado conjunto de imagens, determinar quais imagens foram usadas para treinar o algoritmo de IA e quais foram usadas para o teste.

Uma aplicação de reconhecimento de imagem baseado em IA aprende com um grande número de imagens de treinamento. Ao estudar o funcionamento interno do modelo de IA, a equipe Friendly Hackers da Thales determinou quais imagens foram usadas para criar a aplicação, obtendo informações valiosas sobre os métodos de treinamento usados e a qualidade do modelo.

2. Encontrar todas as imagens sensíveis de aeronaves usadas por um algoritmo de IA soberana protegido por técnicas de “desaprendizado”.

Uma técnica de “desaprendizado” consiste em excluir os dados usados para treinar um modelo, como imagens, a fim de preservar sua confidencialidade. Essa técnica pode ser usada, por exemplo, para proteger a soberania de um algoritmo em caso de exportação, roubo ou perda. Por exemplo, no caso de um drone equipado com IA, ele deve ser capaz de reconhecer uma aeronave inimiga como potencial ameaça. No entanto, o modelo da aeronave do seu próprio exército precisaria ser aprendido para ser identificado como amigável e depois apagado por uma técnica conhecida como desaprendizado. Dessa forma, mesmo que o drone fosse roubado ou perdido, os dados sensíveis de aeronaves contidos no modelo de IA não poderiam ser extraídos para fins maliciosos. No entanto, a equipe Friendly Hackers da Thales conseguiu reidentificar os dados que deveriam ter sido apagados do modelo,ignorando o processo de desaprendizado. Exercícios como esse ajudam a avaliar a vulnerabilidade dos dados de treinamento e dos modelos treinados, que são ferramentas importantes e oferecem um desempenho excepcional, mas também representam novos vetores de ataque para as forças armadas. Um ataque a dados de treinamento ou a modelos treinados pode ter consequências catastróficas em um contexto militar, onde esse tipo de informações pode dar vantagem aos adversários. Os riscos incluem roubo do modelo, roubo dos dados usados para reconhecer equipamentos militares ou outros recursos em uma zona de operações e injeção de malware e backdoors para comprometer a operação do sistema usando a IA. Embora a IA em geral, e a IA generativa em particular, proporcionem benefícios operacionais substanciais e ofereçam aos militares ferramentas de suporteàdecisão extensivamente treinadas para diminuir sua carga cognitiva, a comunidade de defesa nacional deve priorizar o enfrentamento de novas ameaças a essa tecnologia.

Abordagem da Thales BattleBox para lidar com vulnerabilidades de IA

A proteção dos dados de treinamento e dos modelos treinados é fundamental no setor de defesa. A cibersegurança da IA está se tornando cada vez mais fundamental e deve ter autonomia para combater as diversas ameaças que surgem com o avanço da IA. Em resposta aos riscos e ameaças relacionados ao uso de inteligência artificial, a Thales desenvolveu um conjunto de contramedidas chamado BattleBox para fornecer proteção avançada contra possíveis violações.

  1. O BattleBox Training oferece proteção contra envenenamento de dados de treinamento, evitando que hackers introduzam um backdoor.
  2. O BattleBox IP marca digitalmente o modelo de IA para garantir sua autenticidade e confiabilidade.
  3. O BattleBox Evade tem como objetivo proteger modelos contra ataques de injeção de prompt, que podem manipular prompts para contornar medidas de segurança de chatbots que usam grandes modelos de linguagem (LLMs), e combater ataques de adversários em imagens, como a inclusão de um patch para enganar o processo de detecção em um modelo de classificação.
  4. O BattleBox Privacy oferece um framework para treinar algoritmos de aprendizado de máquina, usando criptografia avançada e protocolos seguros de compartilhamento de segredos para garantir altos níveis de confidencialidade.

Para evitar a invasão de modelos de IA durante as tarefas do desafio CAID, contramedidas como a criptografia do modelo de IA poderiam ser uma das soluções implementadas.

“A IA oferece benefícios operacionais consideráveis, mas exige níveis elevados de proteção e cibersegurança para evitar violações e uso indevido de dados. A Thales implementa uma ampla gama de soluções baseadas em IA para diversos casos de uso civil e militar. Elas são explicáveis, incorporáveis e integradas a sistemas críticos robustos, além de serem desenvolvidas para serem soberanas, frugais e confiáveis, graças aos métodos e ferramentas avançados usados para qualificação e validação. A Thales conta com experiência em IA e na área de negócios necessária para incorporar essas soluções em seus sistemas e melhorar suas capacidades operacionais significativamente”, afirmouDavid Sadek, vice-presidente de pesquisa, tecnologia e inovação da Thales responsável por inteligência artificial.

Thales e AI

Nos últimos quatro anos, a Thales desenvolveu as capacidades técnicas necessárias para testar a segurança de algoritmos de IA e arquiteturas de redes neurais, detectar vulnerabilidades e propor contramedidas eficazes. A equipe Friendly Hackers da Thales, com sede no laboratório ThereSIS em Palaiseau, foi uma das aproximadamente doze equipes que participaram do desafio de IA e conquistou o primeiro lugar em ambas as tarefas.

A Thales ITSEF (Information Technology Security Evaluation Facility) é credenciada pela Agência Nacional Francesa de Cibersegurança (ANSSI) para realizar avaliações de segurança pré-certificação. Durante a European Cyber Week, a equipe da ITSEF apresentou também o primeiro projeto do tipo no mundo que visa manipular as decisões de uma IA embarcada por meio da radiação eletromagnética do seu processador.

As equipes consultoria e auditoria em cibersegurança da Thales disponibilizam essas ferramentas e metodologias aos clientes que desejam desenvolver os próprios modelos de IA ou criar um framework para uso e treinamento de modelos comerciais.

Em consonância com as necessidades críticas de seus negócios de defesa e segurança, muitas vezes com implicações para a segurança da vida, a Thales estabeleceu uma estrutura ética e científica para o desenvolvimento de IA confiável baseada nos quatro pilares estratégicos de validade, segurança, explicabilidade e responsabilidade. As soluções da Thales contam com o know-how de mais de 300 especialistas seniores em IA e mais de 4.500 especialistas em cibersegurança e a experiência operacional do Grupo nos setores aeroespacial, defesa terrestre, defesa naval, espacial e outros negócios de defesa e segurança.

Sobre a Thales

A Thales (Euronext Paris: HO) é líder internacional em tecnologias avançadas em três domínios: defesa e segurança, aeronáutica e espaço, e identidade e segurança digital. A empresa desenvolve produtos e soluções que ajudam a fazer do mundo um lugar mais seguro, ecológico e inclusivo.

O Grupo investe cerca de € 4 bilhões por ano em Pesquisa e Desenvolvimento, principalmente em áreas-chave como tecnologias quânticas, computação de borda, 6G e cibersegurança.

A Thales tem 77 mil funcionários em 68 países. O Grupo gerou vendas de € 17,6 bilhões em 2022.

ACESSE

Grupo Thales

Segurança

1Conference on Artificial Intelligence for Defence (Conferência sobre Inteligência Artificial para Defesa)

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

CONTATO COM A IMPRENSA

Thales, relações com a mídia

Segurança, cibernética, IA

Marion Bonnet

marion.bonnet@thalesgroup.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Nordeste: estudo inédito traz dados sobre consumo, xenofobia e representatividade

Em uma pesquisa inédita desenvolvida pela potiguar Juliana Freitas em parceria com a jornalista Thaís Ribeiro, Luiz Gonzaga, Juliette e Alceu Valença são apontados como figuras públicas que mais representam a cultura nordestina. “Meu Nordeste Todo” aponta caminhos para a criação de ações de publicidade e foi elaborado através da plataforma v-tracker, uma importante ferramenta de monitoramento de dados ou social listening.

Realizada em outubro com pessoas que declararam residir em um dos nove estados da região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe), a análise teve a participação de mais de 265 pessoas de todas as faixas etárias com o objetivo entender a representatividade nordestina através do olhar dos próprios habitantes da região.

“Costumo dizer que o dado zero também é um dado. E na posição de profissional e pesquisadora de comunicação, eu procurei e não encontrei os dados do Nordeste sobre ele mesmo. Pode até existir muito conteúdo, mas raramente sobre o que ele pensa de si mesmo. O time v-tracker concordou em expandir a pesquisa por todo o Brasil e forneceu sua ferramenta v-ask para investigar, o que foi rico e proporcionou uma base para o lançamento do estudo”, declara Juliana Freitas.

O levantamento apresenta, além do perfil demográfico, percepções sobre a preservação e valorização da cultura nordestina, divulgação nos meios de comunicação, consumo de programação cultural e comentários negativos sobre a área.

“Enquanto o povo da região nordestina é frequentemente estereotipado como desaculturado, ignorante e carente de referências, ele, na verdade, consome e promove a cultura local. Cerca de 95% das pessoas participam de eventos culturais”, destaca a pesquisadora potiguar.

“O Brasil desconhece as diversas realidades existentes. E é crucial conhecê-las. E, acima de tudo, não se trata do Nordeste como um bloco homogêneo, mas sim do Nordeste composto por estados e dialetos diferentes, basicamente um mosaico”, conclui a pesquisadora.

“Meu Nordeste Todo” aponta que o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, é o maior representante da cultura nordestina na mídia hoje, de acordo com os respondentes. A cantora Juliette aparece em segundo lugar, por estar presente na mídia nacional e redes sociais. Dentre os 16 nomes citados, dez são do segmento musical, (tais como Ivete Sangalo, Alceu Valença e Elba Ramalho com 8% cada), três são humoristas (Tiririca, Whindersson e Renato Aragão), duas são figuras históricas (Lampião e Maria Bonita) e um é ator (Lázaro Ramos). 

O levantamento aponta ainda que 95% frequentam eventos de cultura da região (independentemente de sua frequência), enquanto apenas 5% nunca participam deles.

Repercussão 

“Meu Nordeste Todo” tem sido noticiado em jornais e blogs, principalmente da região Nordeste destacando o ineditismo e a importância da publicação. Nas redes sociais, pesquisadores e comunicadores têm compartilhado avaliações positivas sobre os dados apontados. 

“As pesquisas como a da Juliana Freitas favorecem o entendimento sobre assuntos importantes”, relata um usuário no LinkedIn, plataforma de mídia social focada em negócios e emprego.

“Importante demais ter esses dados, um ponto de partida e referência! Assim como é importante que as marcas e agências tenham times plurais que possam falar de um Brasil que vai além do que se vê no eixo que todo mundo sabe qual é, para que tenhamos comunicações e campanhas menos engessadas em achismos ensimesmados. Parabéns pelo estudo, muito bacana os insights”, comenta outra pessoa também na mesma plataforma.

O estudo completo pode ser acessado de forma gratuita através do link: https://dataismo.com.br/

Sobre as autoras: 

Juliana Freitas

Formada em Marketing, pós-graduanda em Digital Business na USP/ESALQ. Trabalha no mercado e na academia de comunicação desde 2008. Tem passagem pela Artplan, Grupo Abril Digital e Accenture, atuando como Team Lead em projetos de consumo e e-commerce no Brasil e América do Sul. Selecionada no Programas Editoriais do LinkedIn (Linkedin Creators Editorial Program Set/23). Idealizadora e criadora de conteúdo no projeto de conteúdo Dataísmo – Histórias Guiadas por Dados, atualmente com mais de agora tem 25 mil visitas por mês, de acordo com o Similar Web (dados de outubro de 2023), e um dos 5 maiores portais sobre dados e consumo no Brasil (Similar Web, 2023). Já publicou o capítulo Brand awareness e monitoramento de redes sociais no livro do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (2017). Sobre cultura nordestina, escreveu “A presidência democrática em cordel: comunicações e representações” (2010) e “O sistema do cordel: a literatura da comunicação (2009)”, ambas monografias.

Thais Ribeiro 

Jornalista e videomaker. Atualmente é Marketing na ferramenta de dados e pesquisas de mercado v-tracker e passagem também na ferramenta brasileira mLabs, além de experiência em redação na BKW. No seu portfólio, tem os estudos nas redes sociais sobre “A Pequena Sereia: live action”,  “Racismo: Vini Jr.”, “Análise de Acidentes do Trabalho”.



Abdominoplastia não impede paciente de engravidar

A abdominoplastia é um dos procedimentos plásticos mais realizados segundo a Revista Brasileira de Cirurgia Plástica. Diante disto, um melhor contorno abdominal, através do procedimento estético, poderá ser obtido de acordo com a escolha da técnica adotada pelo especialista, que deverá dominar o formato anatômico alinhado com a paciente.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é imprescindível ter boas condições de saúde para se submeter à abdominoplastia. É importante não ter nenhuma doença que possa comprometer o processo de cicatrização, expectativas realistas em relação ao resultado e também não ser fumante.

Quem faz abdominoplastia pode engravidar?

Vitor Nunes, cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Plástica, esclarece: “Quem fez abdominoplastia pode engravidar sim, sem nenhum problema. Por mais que tenha puxado a pele, esticado e corrigido a diástase abdominal, deixando a barriga mais firme e com mais tonicidade. Isso não atrapalha o processo de gravidez”.

O dr. Vitor ainda afirma que a nova mamãe deve seguir seu curso de gestação normalmente, sendo acompanhada por um ginecologista obstetra. E caso seu abdômen volte a ter flacidez, é possível passar por uma nova avaliação para saber o que pode ser feito e melhorado após a gestação.

Para quem a abdominoplastia é indicada?

O cirurgião plástico aponta que o procedimento estético é indicado para pessoas que têm flacidez, excesso de pele e muitas estrias abaixo do umbigo. Pessoas com esses aspectos geralmente perderam peso de maneira significativa, tiveram queda de hormônios, passaram por um processo de envelhecimento ou múltiplas gestações. 

Depois da cirurgia, é importante seguir as recomendações do cirurgião

O dr. Vitor alerta que é fundamental ter cuidado com a cicatriz e os curativos, evitar o sol, esforço físico, ser cautelosa com a posição de dormir, deitar, andar e ficar encurvada. O cirurgião escolhido pela paciente deverá passar mais detalhes das precauções do pós-operatório em uma consulta médica, por isso, é importante ser acompanhada por um profissional experiente.

Vitor Nunes, RQE 92622



Projeto Deca Águas do Pantanal convida à reflexão sobre a preservação da morada

A importância da preservação da natureza, como consciência fundamental para o presente e futuro do morar é destaque na CASACOR Mato Grosso, com o projetoDeca Águas do Pantanal, do arquiteto Ivã Guimarães, que provoca uma reflexão sobre o cuidado com o meio ambiente, trazendo a Bacia Hidrográfica do Pantanal como referência.

Neste habitat, as águas surgem junto a vegetação nativa que abriga, protege e necessita de atenção. No espaço, o arquiteto faz uso de elementos que evidenciam essa rica diversidade.

Ele conta que a escolha de louças, metais e revestimentos foi feita pensando na história que o ambiente quer contar. ” Defini os chuveiros de parede Jader Almeida em Black Matte para evocar a ideia de que todo indivíduo tem o direito ao cuidado com o corpo, destacando a importância da preservação das águas”.

Remetendo ao leito de um rio, louças e metais foram dispostos em uma ampla bancada. “Criei composições com as Cubas Inox Redonda de Apoio em Black Matte com Misturadores para Lavatório Arthur Casas; Cubas Gota de Apoio Branco Fosco com Torneiras para Lavatório Tube Black Matte, além de Cubas Slim Redonda de Apoio Branca com Torneiras Orion em textura Bloom, de Ricardo Bello Dias Black Matte, que completam a cena”.

O profissional fez também um percurso pelo ambiente, unindo revestimentos e tapeçaria para uma alusão ao solo pantaneiro. “A escolha aqui foi o piso da coleção Maracangalha, da Portinari, que junto aos tapetes com desenhos de folhas e aos pufes, convidam o visitante à contemplação”.

Ao final, o visitante se depara com um espaço de reflexão. “A Banheira Deca Senses com Apoio e Misturador para Banheira Arthur Casas de Piso em Black Matte foram colocados diante de um poema sobre as águas do Pantanal. A sustentabilidade reforça a mensagem de alerta de que o  corpo humano habita essa morada”. 

A Deca está presente na mostra em outros 16 ambientes assinados por Ana Elise Pereira; Ana Paula Bonadio; Bruna Dorileo e Wlliam Magaiver; Bruno Gabriel e Jessica Candido; Carolina Fagundes; Danielle Lucialdo; Lise Bokkorni; Érika Queiroz; Flavia França; Giovanna Trojan; Fernando Costa; Paulo Magno; Roberta Bertazzo; Rosana Fiovaranço e Suzana Vilela; Thaís Rodrigues; Josué Assis e Val Assis. A CASACOR Mato Grosso acontece até 10 de dezembro de 2023.



Empresa brasileira de minimercados anuncia expansão para os Estados Unidos

A SmartStore, empresa no segmento de minimercados para condomínios e empresas, inaugura nesta semana três lojas em condomínios da Flórida, nos Estados Unidos. Em franca expansão no Brasil, a empresa projeta fechar 2023 com um faturamento de cerca de R$ 200 milhões. A meta para o próximo ano é dar continuidade à internacionalização da marca na maior economia do mundo.

Contextualizando o cenário brasileiro, a SmartStore possui atualmente 1,4 mil lojas em condomínios e empresas de todos os estados do país. A rede licencia aproximadamente 50 minimercados por mês, com a expectativa de atingir 2 mil unidades no próximo ano. O modelo de negócios, embora não seja comum nos Estados Unidos, visa exportar uma abordagem viável e consolidada no Brasil, oferecendo uma experiência mais completa para os cidadãos americanos, sem que precisem sair de casa, conforme destaca o diretor de expansão da SmartStore, Oberdan Siqueira.

“A SmartStore é uma das primeiras empresas brasileiras consolidadas no ramo de minimercados para condomínios e empresas a replicar o modelo nos Estados Unidos”, afirma Siqueira.

As três lojas iniciais ficarão em condomínios de Miami e região, e a expectativa é inaugurar mais três unidades no próximo mês. Em dois anos, a empresa projeta ter 120 unidades em atividade na América do Norte. A escolha da região de Miami se justifica pela significativa concentração de brasileiros na área, habituados com o modelo de negócio.

Criada em novembro de 2019, a empresa vem transformando a experiência em condomínios com seus minimercados. Atualmente, conta com mais de 1400 lojas em todos os estados do país, abrindo em média 40 lojas por mês. A SmartStore é uma rede de minimercados que proporciona conveniência, conforto e segurança para condomínios e empresas, simplificando o dia a dia dos usuários.



Mais de 50% das empresas optam por sistemas integrados de RH

A alta demanda por soluções tecnológicas revolucionou a forma como todos os setores lidam com a gestão de processos. Para o RH das empresas, o movimento não é diferente. A necessidade de um ecossistema de soluções integradas para o gerenciamento de recursos humanos é uma das principais tendências do mercado.

Esse movimento pode ser notado por meio da parceria entre a Propay, integradora de soluções tecnológicas para RH e a Unico, empresa especializada em soluções de identidade digital. A procura pela digitalização total do RH das empresas, ofertado por meio do Unico People,  tecnologia incorporada à cartela de serviços da Propay, já representa 57% do total de integrações desenvolvidas em 2023.

Tecnologia para otimizar a gestão de pessoas  

Entre os principais diferenciais da tecnologia que garante uma gestão de Recursos Humanos 100% digital, destaca-se a possibilidade de fazer admissões em até 20 minutos, assinar eletronicamente arquivos, OCR e análise humana para validar mais de 400 tipos de documentos, além da disponibilização de módulos de benefícios personalizáveis para admissão. 

‘’Acreditamos e defendemos que a gestão de RH deve ser cada vez mais fluída e tecnológica. Essa parceria tem um grande potencial para ambos os lados e já conta com números que comprovam isso. A união dos nossos serviços garante muito mais capilaridade geográfica e força comercial’’, ressalta Leandro Bonetti, presidente da Propay.

De acordo com a sondagem ‘’Transformação Digital nas Empresas Brasileiras” realizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o índice de digitalização entre empresas brasileiras, que varia de 0 a 200, somou 120,7 pontos no segundo trimestre, alta de 2,8 pontos, em relação ao primeiro trimestre de 2023. A elevação demonstra um cenário promissor para os serviços que baseiam seu core business em tecnologia e inovação.

‘’As boas práticas e facilidades disponibilizadas por essas tecnologias demonstram-se muito mais práticas e efetivas do que a gestão feita nos moldes tradicionais. Por isso, continuamos vendo cada vez mais empresas migrando para a gestão de RH 100% digital. A tendência é que esse movimento ganhe ainda mais força nos próximos anos’’, explica Dayse Araújo, gerente de canais e parcerias da Unico.   

Sustentabilidade e responsabilidade ambiental

Para além das facilidades que a digitalização garante, a adesão dessas tecnologias impulsionam a sustentabilidade, responsabilidade ambiental e economia, já que excluem a necessidade de uso de papel. Considerando somente esse tipo de insumo, em média 3% do lucro das empresas são direcionados para a compra de papel, isso porque segundo a consultoria Gartner, cada funcionário gasta cerca de 10 mil folhas por ano. Outro dado preocupante, é que 50% do desperdício das empresas está relacionado ao descarte de papéis. 

‘’Sustentabilidade, integração de sistemas, dinamismo e economia são valores indispensáveis para a era em que vivemos. O aumento percentual de procura por esses serviços demonstra que as empresas estão trilhando um caminho positivo para o gerenciamento e sustentabilidade de seus negócios’’, finaliza o presidente da Propay. 



Cirion apresenta SASE: serviços de rede sempre protegidos

Um dos principais desafios dos CISO e dos responsáveis por segurança nas organizações é o de garantir serviços de rede seguros a partir de qualquer lugar onde o usuário possa se conectar.  Esta necessidade aumenta à medida que as empresas adotam SD-WAN cada vez mais para otimizar o desempenho de suas redes e surgem novas ameaças além do “perímetro de segurança” estabelecido.

Pensando nisto, a Cirion apresenta sua solução SASE (Secure Access Service Edge)que combina a segurança e a conectividade de redes WAN, LAN, Cloud e de acesso remoto em uma única solução. Fornece uma infraestrutura segura e escalável para acessar aplicações e serviços na nuvem, permitindo às organizações proteger e otimizar o tráfego de rede de forma eficiente.

Entre outros benefícios, Cirion SASE fornece desempenho e escalabilidade para otimizar as aplicações críticas.  Baseado em Secure SD-WAN como parte integral da solução, acrescenta os benefícios do acesso remoto de confiança zero (ZTNA) para oferecer políticas de acesso granular personalizadas para o usuário, o dispositivo, a localidade e a função. Além disto, agrega a proteção e a gestão da LAN, com e sem fio.  A flexibilidade e visibilidade são outros pontos fortes da solução; é possível administrar a conectividade e a segurança a partir de uma única plataforma de gestão que permite uma visibilidade mais clara do panorama do desenho da rede, aumentando a produtividade.

Em um contexto vertiginoso no qual as ameaças cibernéticas tornam-se mais complexas e multiplicam-se em volume quase diariamente, esta ferramenta é crucial para manter-se na dianteira: as atualizações contínuas são fornecidas automaticamente e controladas de forma centralizada.

Os componentes sobre os quais SASE é construído

Cirion SASE integra diversos produtos de networking, gestão de dados e segurança para que as empresas possam continuar liderando em um mundo dinâmico e competitivo, ao mesmo tempo em que minimizam seus riscos.  Entre seus componentes estão:

  • Secure SD-WAN. A base sobre a qual Cirion SASE é construído: gestão de rede para esta era hiperdistribuída, na qual imperam o trabalho remoto, as bordas e o acesso ubíquo aos dados. Fornece otimização de links, roteamento inteligente, controle de tráfego, recursos de VPN e controle de aplicações.
  • Managed Secure SD-LAN e NAC. Solução integral que oferece segurança no acesso à rede LAN e WiFi a partir de diversos dispositivos. Fornece visibilidade, controle e análise dos dispositivos, minimizando a superfície de ataque.
  • Cloud Security. Proteção integral dos ambientes de nuvem, como se estivessem dentro da empresa.
  • Zero Trust Network Access (ZTNA). Foco de “confiança zero” para que os usuários acessem suas aplicações de forma mais transparente e segura, levando em conta também a localização de seus dispositivos.

“A aceleração da transformação digital, a nuvem e a borda levaram os dispositivos, os dados e as aplicações muito além do perímetro da organização, o que implica novos riscos e ameaças que exigem a adoção de novas estratégias”, observou Alejandro Girardotti, Diretor Sênior de Produto, Inovação e Parcerias Estratégicas da Cirion. “Com SASE, procuramos integrar a segurança e a conectividade em uma única solução, para minimizar a superfície de ataque e oferecer proteção de ponta a ponta”.

Sobre a Cirion:

A Cirion é uma provedora de infraestrutura digital e tecnologia, oferecendo um conjunto abrangente de soluções de redes de fibra, conectividade, colocation, infraestrutura em nuvem e comunicação e colaboração com o objetivo de promover o progresso da América Latina através da tecnologia. A Cirion atende a mais de 5.500 clientes latino-americanos e multinacionais, incluindo empresas, agências governamentais, provedores de serviços em nuvem, operadoras, ISPs e outras empresas líderes. A Cirion possui e opera um portfólio de redes e data centers próprios, com ampla cobertura abrangendo toda a região América Latina.  



Varejo investe em comunicação para movimentar a economia

A recuperação do poder de compra, a melhora da renda, queda da inflação e o início da redução da taxa de juros são fatores promissores para o varejo. Essa combinação vem gerando crescimento no setor, mesmo que a passos mais lentos. Segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a comparação anual demonstra a retomada do nível de atividade do varejo, com quatro altas seguidas e com o mês de setembro com maior crescimento desde 2020, garantindo também ao varejo o melhor terceiro trimestre dos últimos três anos. Já no mês de outubro, segundo pesquisa Stone e Cielo, o segmento registrou queda.

Frente a esse cenário, os varejos regionais precisaram investir em comunicação ainda mais direcionada e com produtos que gerem impacto, uma vez que as pessoas estão cada vez mais multiconectadas. Fazer com que algo chame atenção pelo ineditismo, mesmo que por alguns segundos, é o desafio dos dias de hoje.

O Koerich, varejista catarinense que tem tradição de investir na comunicação e no diálogo focado no consumidor, vem investindo na irreverência para superar os desafios mercadológicos. “Tivemos um primeiro trimestre de incertezas e não podíamos apenas esperar que o mercado reagisse. Resolvemos experimentar”, explica Rafael Dantas, gerente de marketing. Dantas conta que a grande provocação partiu do presidente do grupo, Antonio Koerich. “Ele foi certeiro com a frase: Não se deixe influenciar por visões externas. Se o mercado não crescer, busque formas de aumentar sua participação”.

A varejista sempre teve a comunicação com um de seus pilares.  “Além de focarmos no resultado, nas vendas, precisávamos unir dois pilares, o primeiro deles era fazer com que as pessoas voltassem a olhar os comerciais de televisão, assim como faziam nos anos 90, quando a publicidade brasileira era uma referência criativa”, explica o gerente de marketing Koerich. “E, o segundo, era chamar e conquistar a atenção do consumidor. Juntamos esses dois elementos em criações com linguagem extremamente simples, onde as pessoas não precisam pensar sobre o que estão assistindo. Uma maneira que a gente conseguiu de trazer entretenimento para o intervalo comercial”, completa Rafael Dantas.

Com isso, a empresa catarinense registrou seis meses consecutivos de crescimento, sendo o mês de outubro o com maior crescimento ante os últimos anos, dado que contrapõem os números nacionais do varejo. E os primeiros dias do mês de novembro também apontam para a manutenção deste crescimento. “No último dia 11 tivemos uma venda recorde em relação a um dia normal de vendas, sem conexão com uma data comercial”, explica Dantas. Ao longo de 2023 a linha branca é que puxa a alta, com produtos como ar-condicionado, refrigerador e lavadora de roupas, impulsionando também o segmento de móveis.

Irreverência

A virada de chave na comunicação teve como pontapé inicial o Dia das Mães. Com uma personagem regional, a Dona Maricotinha, Koerich lançava uma provocação: não compre, peça de presente para o seu filho. Ainda em maio, a varejista aproveitou um meme que nasceu no ambiente virtual, se apropriando da brincadeira e colocando o seu mascote, o Kerito, junto a um comunicador, na mesma cena, para divulgar um feirão. “Tivemos também, na ocasião, o maior resultado de vendas da história dos feirões”, explica o gerente de marketing Koerich.

Na sequência, a empresa trouxe para a linha de frente de sua comunicação o bordão “Chique é economizar”, fazendo uma autocrítica aos  comerciais de varejo que eram muito gritados. “Colocamos a Sinfonia de Mozart no lugar do locutor chamando as ofertas. Depois disso, fizemos uma brincadeira com Dom Pedro na Semana da Independência, e mais uma vez uma campanha musical, com um ritmo popular, o chorinho”, pontua Rafael Dantas.

Para a Black Friday, uma das datas com maior relevância para o varejo no país, além de a empresa ter antecipado negociação com marcas e indústrias garantindo preços e prazos de entrega, o Koerich apresentou para o mercado muita irreverência para chamar atenção para as ofertas do período. O esquenta Black começou com o ator tocando um bolero, sem que o público preste muita atenção, mas ele faz questão de dizer para as pessoas não esperarem até o dia da black, pois essas ofertas anunciadas não ficaram mais baratas nesta data. Na sequência, a empresa trouxe a Banda Massacration para anunciar as ofertas. “Toda essa transformação da comunicação visa também superar uma dificuldade para as marcas locais estarem conectadas ao entretenimento, já que são concentradas no eixo Rio e São Paulo, nas mãos de grandes anunciantes”, justifica o gerente de marketing. Dantas ressalta que a intenção era surpreender com algo que as pessoas não esperam de um varejo tradicional. “Queremos mostrar para as pessoas que aqui é um lugar de encontros, onde todos são bem-vindos, a extensão da casa dos catarinenses, resgatando um dos primeiros bordões da varejista: Koerich, casa de amigos”, comenta Dantas.

Perspectivas de vendas para 2024

No acumulado de 2023, a expectativa é de um crescimento de 4,96% para o varejo ampliado brasileiro, enquanto o varejo restrito deve crescer 1,74%, conforme projeção da Ibevar. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo prevê alta real de 2% das vendas em 2023. Segundo a Sociedade Brasileira de Consumo as quase 5,5 milhões de empresas de comércio em atividade no Brasil também comemoram o aumento de clientes, o que também tem contribuído para a geração de novos postos de trabalho. Segundo dados do IBGE, uma em cada quatro vagas são geradas pelo varejo, dentre os trabalhadores formais, 23% estão no comércio. “Nessa linha, o Koerich, com seu plano de expansão também vem contribuindo para o fortalecimento da economia, com mais de 200 novos postos de trabalho nos últimos 24 meses”, explica o diretor comercial, Eduardo Koerich.

Para 2024 a expectativa é positiva. “Continuaremos a gerar confiança na economia para garantir crescimento, contribuindo não apenas com a criação de novas vagas, mas também na redução do endividamento da população, com programas de renegociação e concessão de crédito e entendendo as demandas de nosso público, com produtos e tendências que se adequem as tendências”, finaliza Eduardo Koerich.



Da produção à comercialização: etapas da fabricação de medicamentos

Cercado por diversos mitos, o processo de criação de um medicamento, desde o início dos estudos, até chegar nas prateleiras das farmácias, passa por um longo e rigoroso procedimento de validação. Questionamentos como – será que esse remédio faz mal? O mais barato funciona? Quais são os efeitos colaterais? – fazem parte do trabalho diário de um farmacovigilante, profissional responsável por cuidar da segurança dos medicamentos. O objetivo é sempre buscar alternativas e soluções a fim de melhorar a qualidade de vida de quem convive com uma doença crônica, como diabetes, obesidade, entre outras.

No entanto, esse trabalho, muitas vezes, pode ser corrompido por fake news ou informações sem embasamento, que podem fazer com que as pessoas deixem de se medicar ou se automediquem. Laura Orlando, gerente de qualidade, farmacovigilância e atendimento ao cliente da Novo Nordisk, explica que, dentro da indústria, existe um processo super rígido por meio do qual são coletadas evidências técnicas para seguirem todos os padrões que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e as autoridades correlatas exigem em cada país.

“Temos um dossiê que é preparado para cada medicamento, contendo todas as informações presentes na bula. É nesse documento que temos fatos, números e dados científicos que comprovam o quê está sendo informado. Temos a preocupação, junto com a autoridade sanitária, de colocar tudo em evidências técnicas, que corroboram e comprovam o risco e o benefício do medicamento”, explica.

A especialista conta que é comum que pessoas se coloquem em risco por interromperem tratamentos contínuos por ouvirem informações erradas, deixando, assim, de tratar a doença. Outro ponto de atenção está relacionado aos usuários que optam por medicamentos vendidos fora de estabelecimentos seguros, e muitas vezes podem ser enganados pelo preço mais “atrativo”. “A partir do momento em que você compra um medicamento que não sabe a origem, está correndo o risco de adquirir um produto que não foi produzido e armazenado corretamente ou não estava em temperatura adequada e, com isso, a eficácia pode ser comprometida. Qualquer fármaco que não passe por um processo de fiscalização é irregular e pode ocasionar uma série de efeitos danosos para a saúde.”

Laura ainda afirma que existe uma regulamentação específica para o preço dos medicamentos, usado muitas vezes como isca para vendas ilegais. “Assim como os pontos de vendas, que devem ser regulamentados, os preços dos medicamentos também são. A Câmara de Regulação de Mercado do Medicamento (CMED) é o órgão responsável por definir o preço dos medicamentos do Brasil. Infelizmente, assim como as falsificações de produtos como, roupas, acessórios, entre outros, o mesmo ocorre com os medicamentos. Dessa forma, caso a pessoa perceba que o valor está diferente do encontrado nos pontos de vendas oficiais, deve desconfiar”.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50% dos medicamentos de cadeia fria chegam danificados aos pacientes por causa de falhas na cadeia de distribuição, de armazenamento e de condições de dispensação.

O processo de registro de um medicamento envolve a submissão para a autoridade sanitária de documentações complexas com a comprovação técnica e científica dos riscos e benefícios do medicamento, somente após a aprovação do registro é possível a comercialização.

Para os especialistas, a regra é clara – se o produto não está aprovado pela Anvisa, significa que não foi assegurado pela autoridade responsável para ser comercializado no Brasil. Além disso, é importante que, além de ler a bula, o paciente busque orientações de um profissional de saúde ou de um farmacêutico e não se automedique.

É comum que as pessoas estejam habituadas a tomar o remédio ‘à sua própria maneira’, ou deixem de se medicar por algum tipo de fake news, ou efeito colateral, e isso é extremamente perigoso.

Por fim, é importante que, durante todo o processo de utilização, o paciente reporte informações de segurança para um profissional da área da saúde – seja um efeito colateral, apresentação divergente, etc. – ou eventuais dúvidas sobre a utilização do medicamento.



Paraná registra mais de 44 mil acidentes de trabalho ao ano

Somente em 2022, o Paraná teve 44.786 notificações de acidentes de trabalho. O número corresponde a 8% dos 612,9 mil registros no país, de acordo com os dados do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, coordenado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

De acordo com a Fundação do Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities (Facop), entre as principais causas de acidentes e doenças ligadas à atividade profissional estão a falta de treinamento e capacitação dos trabalhadores; condições de trabalho inadequadas, muitas vezes com máquinas defeituosas e ausência de equipamentos de proteção; falta de conscientização e cultura de segurança; problemas ligados à ergonomia, como posturas inadequadas ou movimentos repetitivos que podem levar a lesões musculoesqueléticas; e ambientes estressantes, que podem contribuir não apenas com lesões físicas como também com problemas de saúde mental, levando ao absenteísmo.

A adoção de boas práticas voltadas à segurança e à saúde no trabalho traz benefícios econômicos, melhoria da produtividade, maior satisfação profissional, sustentabilidade e boa imagem corporativa às organizações. Ciente desta realidade, a Facop, por meio do serviço especializado em engenharia de segurança e medicina do trabalho (SESMT Coletivo), capacita e orienta empresas e colaboradores em relação às boas práticas laborais. 

A entidade incentiva, por exemplo, os trabalhadores a praticarem o cuidado ativo, uma abordagem que visa prevenir acidentes e doenças ocupacionais por meio da conscientização e do envolvimento de todos. Desta forma, cada colaborador se torna responsável pela segurança no local de trabalho e sabe que tem um papel a desempenhar para evitar ocorrências negativas. 

O cuidado ativo é baseado em três pilares: cuidar de si, onde cada pessoa é responsável por tomar medidas para garantir a própria segurança; cuidar do outro, que envolve estar atento aos colegas e aos perigos e riscos que eles podem estar enfrentando; e se deixar cuidar, estando aberto a receber feedback e orientações de colegas e profissionais de segurança do trabalho sobre as melhores práticas de prevenção. 

Segundo o Engenheiro de Segurança do Trabalho da fundação, Silvioney Cavalheiro, a Facop tem como missão auxiliar os clientes na implementação e manutenção de programas eficazes de segurança. Isso inclui uma série de atividades, como avaliação de riscos, elaboração de novas políticas, desenvolvimento de procedimentos eficazes, treinamentos, ações de conscientização, inspeções, análises de incidentes, investigações de situações específicas, gestão, revisão e atualização de práticas voltadas à saúde ocupacional. 

“A Facop presta toda uma consultoria personalizada para atender as necessidades específicas de cada cliente na implementação e manutenção da segurança e saúde do trabalho, oferecendo conhecimento especializado, apoio técnico e prático para ajudar os clientes a manterem um ambiente de trabalho seguro e saudável. O objetivo é garantir o cumprimento das regulamentações e promover a melhoria contínua das práticas de segurança, gerando ambientes livres de acidentes e de doenças ocupacionais”, diz Cavalheiro. “Ao investir em boas práticas, as empresas criam um ambiente de trabalho mais positivo, promovendo o senso de pertencimento e aumentando a satisfação e o engajamento dos funcionários”, complementa o engenheiro.



Pesquisa revela como a IA pode afetar mulheres no trabalho

Uma pesquisa recente, conduzida pela Kenan-Flagler Business School da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, aponta para um desafio significativo que as mulheres podem enfrentar no mercado de trabalho: o impacto da inteligência artificial generativa no meio corporativo.

O estudo revelou que aproximadamente 79% das mulheres trabalhadoras, totalizando quase 59 milhões, ocupam posições suscetíveis a interrupções e automação. Esse número contrasta com os 58% dos homens trabalhadores em situação semelhante.

Segundo a empresária e especialista em tecnologia, Cristina Boner, a pesquisa que destaca como as mulheres podem ser mais afetadas pela IA no mercado de trabalho é uma chamada crucial para a ação.

“A inteligência artificial, como ferramenta, é neutra, mas o seu desenvolvimento e aplicação muitas vezes refletem os vieses existentes na sociedade”, diz. “Se os dados usados para treinar algoritmos de IA não forem cuidadosamente selecionados e se a diversidade não for uma prioridade, existe um risco real de perpetuação e ampliação das desigualdades de gênero.”

Boner avalia que as mulheres podem ser desproporcionalmente afetadas, especialmente em setores onde já são sub-representadas. “Por isso, é vital que haja uma conscientização e uma abordagem proativa para garantir que a inteligência artificial seja uma força de inclusão, e não de exclusão”, salienta.

A empresária ressalta, ainda, a importância de se considerar a educação e o treinamento contínuo como instrumentos essenciais para mitigar os impactos negativos da inteligência artificial no emprego das mulheres. “Isso inclui não só a formação em competências técnicas, mas também a promoção do pensamento crítico, criatividade e habilidades interpessoais – áreas em que a IA ainda não pode substituir a capacidade humana”, explica.

Para mais informações, basta acessar: Cristina Boner | LinkedIn e https://www.guiaempreendedor.com/guia/cristina-boner-professora-megaempresaria-ti



Dia nacional de compromisso com educação acontece este mês

No próximo dia 21, é celebrado no Brasil o Dia Nacional do Compromisso com a Criança, o Adolescente e a Educação. A data foi instituída por lei em 2012 e o dia 21 de novembro, escolhido em homenagem à Declaração dos Direitos da Criança, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) nesta data em 1959.

O principal objetivo da data nacional é conscientizar a população sobre a importância da educação. O autor da proposta de lei, o então senador Cristovam Buarque, destacou na época a necessidade de educar para combater as desigualdades e ensinar o exercício da cidadania.

A Declaração dos Direitos da Criança de 1959, inspiração para a data nacional, traz dez princípios para guiar a garantia dos direitos das crianças, dentre os quais está o direito a receber educação em condições de igualdade. O princípio 7 da Declaração estabelece que toda criança deve receber educação que a permita  “desenvolver as suas aptidões, sua capacidade de emitir juízo e seu senso de responsabilidade moral e social, e a tornar-se um membro útil da sociedade”.

“Após 11 anos de Lei, precisamos reafirmar nosso compromisso com a criança e o adolescente, protegendo-os e garantindo uma educação de qualidade para que o futuro lhes traga boas oportunidades”, afirma Jones Augusto Silva, diretor da Urmes Urgências Médico Escolares. Silva lembra que a data é uma oportunidade de ressaltar o papel da educação na formação para a cidadania, com participação ativa da comunidade de estudantes e suas famílias.

Em junho deste ano, o governo federal já lançou uma iniciativa de compromisso com a educação, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Oficializado no Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, dia 12 de junho, a proposta tem como principal objetivo garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o fim do 2º ano do ensino fundamental.

A política completa inclui ainda eixos de trabalho para apoiar as escolas a aprimorarem áreas como formação de profissionais e infraestrutura física e pedagógica. “Precisamos entender que a concepção de qualidade da educação, que antes era ligada ao fornecimento das condições básicas, evoluiu.  Sabemos que a qualidade na escola exige o compromisso e participação de todos os sujeitos do processo educativo, incluindo alunos e familiares”, explica Silva.

O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a importância da participação distribuída do governo, sociedade e professores nos compromissos com a educação durante o lançamento do Compromisso Nacional. Silva relaciona essa responsabilidade com o compromisso da escola, como “centro de referência da educação”, de estar sempre evoluindo, investindo em serviços especiais e buscando alternativas. 

“Hoje, entendemos que a escola precisa ir além nisso que chamamos de compromisso com a educação. Atendimento médico dentro da escola e treinamento de alunos, professores e demais colaboradores para situações de emergência são exemplos desse trabalho”, finaliza o profissional.

Para saber mais, basta acessar http://www.urmes.com.br



Estudo global projeta aumento de casos de lombalgia

Um estudo publicado no periódico científico The Lancet estimou que 837 milhões de pessoas serão afetadas pela lombalgia até 2050. Os pesquisadores trabalharam com dados de 1990 a 2020 e foi apontada a incidência de mais de meio bilhão de casos desde 2017. Foram analisados cerca de 204 países e territórios.

Corroborando sua grande ocorrência, a OMS calcula que 80% da população mundial já teve ou terá dor na coluna. Por sua vez, a Sociedade Brasileira de Reumatologia informa que entre 65% a 80% da população desenvolve a lombalgia em algum momento de sua vida e que 50% dos pacientes podem melhorar espontaneamente em 1 semana.

No entanto, o Dr. Felipe Figueira, neurocirurgião especialista em doenças da coluna, alerta que há diferentes tipos de lombalgia, com prevenção e tratamentos que podem variar de acordo com as condições de saúde, idade e hábitos do paciente. Segundo o médico, há 4 principais tipos de lombalgia:

  1. Lombalgia Mecânica: esse tipo de dor nas costas é a mais comum. Ela ocorre quando os ossos, músculos, ligamentos ou discos da coluna estão sob pressão ou se movendo de maneira errada. Geralmente, é causada por má postura, levantamento de objetos pesados de maneira incorreta ou esforço excessivo. A dor pode ser intermitente e piorar com certos movimentos.
  2. Lombalgia Radicular: nesse caso, a dor é resultado da compressão de um nervo na coluna. Isso pode causar dor que irradia para as pernas, conhecida como ciática. A dor pode ser acompanhada de formigamento ou dormência nas pernas e pés. Normalmente, é provocada por hérnias de disco ou estreitamento dos espaços onde os nervos passam.
  3. Lombalgia Inflamatória: este tipo de lombalgia está relacionado a condições inflamatórias, como a espondilite anquilosante. A dor geralmente é mais persistente e piora com o repouso, melhorando com o movimento. Pode haver rigidez matinal que dura mais de 30 minutos.
  4. Lombalgia Crônica: quando a dor nas costas dura mais de 12 semanas, é considerada crônica. Pode ser devido a uma variedade de causas, como lesões antigas, doenças crônicas, ou simplesmente o envelhecimento. A dor crônica nas costas pode ser debilitante e requer cuidados a longo prazo.

Com efeito, o estudo publicado na The Lancet aponta que a lombalgia é mais comum em idosos, que devem ter cuidados redobrados. Além disso, mulheres sofrem mais que homens e hábitos prejudiciais como o tabagismo, excesso de peso e fatores ocupacionais são agravantes das dores nas costas.

Prevenção

O Dr. Felipe Figueira afirma que alguns hábitos são essenciais para prevenir a lombalgia: “Manter uma boa postura, evitando curvar as costas ao levantar objetos ou ao sentar. As costas devem estar retas. Use os músculos das pernas ao levantar algo pesado. Além disso, faça exercícios regularmente”, alerta. “Fortalecer os músculos das costas, abdômen e pernas pode ajudar a prevenir a lombalgia. Exercícios como natação, caminhada, pilates e ioga são ótimas opções”, complementa.

Ainda, o especialista reitera a importância de controlar o peso: “O excesso de peso coloca pressão extra nas costas. Manter um peso saudável é importante para evitar dores nas costas.”

Ele lembra do cuidado com a postura ao sentar: “Cadeiras com um bom suporte lombar são indicadas, evite ficar sentado por longos períodos. Faça pausas e levante-se regularmente”, finaliza. Conforme a orientação da OMS, o Dr. Figueira reitera que o tabagismo pode prejudicar a circulação sanguínea na coluna e aumentar o risco de dor nas costas.

Tratamento

Segundo os responsáveis pelo artigo publicado na The Lancet, citado acima, a dor lombar já é a principal causa de incapacidade no mundo e faltam abordagens mais consistentes por parte das autoridades de saúde locais, além de opções limitadas de tratamento. O Dr. Felipe Figueira listou os principais tratamentos, conforme a gravidade e intensidade das dores.

  1. Repouso e autocuidado: se sentir dor nas costas, o indivíduo deve descansar por um curto período e evitar atividades que pioram a dor. Aplicar gelo ou calor na área afetada pode ajudar a aliviar o desconforto.
  2. Fisioterapia: um fisioterapeuta pode ensinar exercícios específicos para fortalecer os músculos das costas e melhorar a flexibilidade.
  3. Medicamentos: em alguns casos, o médico pode recomendar analgésicos, anti-inflamatórios ou moduladores centrais para aliviar a dor e a inflamação.
  4. Infiltrações com medicações: em situações de dor intensa, o médico pode administrar infiltrações com uma série de medicações na área afetada para reduzir a inflamação.
  5. Cirurgia (em casos graves): a cirurgia é geralmente a última opção e é considerada apenas quando outras formas de tratamento não funcionam ou quando há um problema sério na coluna, como uma hérnia de disco que está pressionando um nervo.

Por fim, o médico aconselha: “é importante lembrar que, se você estiver enfrentando dor nas costas, é fundamental consultar um médico, como um neurocirurgião especializado em doenças da coluna, para um diagnóstico preciso e recomendações de tratamento adequadas”. E finaliza: “cada tipo de lombalgia requer abordagens específicas para aliviar o desconforto e melhorar a qualidade de vida”.

Para mais informações, basta acessar: https://drfelipefigueira.com.br/



Giuliana Flores aposta em Black Friday 2023 e prevê crescimento de 15%

A Black Friday, marcada para 24 de novembro, deve chegar à marca de R$ 7,1 bilhões de faturamento no comércio eletrônico, aumento de 17% na comparação com o ano anterior. A estimativa é da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). O período analisado para essa projeção acontece desde o início da semana da Black Friday, no dia 20 de novembro, até 27 de novembro, dia da Cyber Monday, que fecha o ciclo da data.

Além das categorias principais, como eletrônicos, eletrodomésticos e moda, o segmento de perfumaria, cosméticos e beleza está entre os que mais cresceram em número de buscas nos últimos meses.

Neste ano, a Giuliana Flores, empresa que atua no ramo de flores e presentes, apresenta as expectativas para a Black Friday, tradicional temporada de compras. Depois de um 2022 com números poucos expressivos no comércio, a recuperação da economia neste ano tem animado os varejistas brasileiros. A empresa espera um crescimento de 15% comparado com o ano passado, no período de 20 a 24 de novembro.

Pensando em criar novas experiências, a marca oferece uma ampla variedade de produtos e, além disso, o recém lançado clube de assinaturas, Clube da Giu, que promove imersão no universo da Giuliana Flores com arranjo com vaso, sachê perfumado e playlist musical todos os meses na casa dos clientes.

“Desde sua criação, a Giuliana Flores se compromete a proporcionar experiências por meio de seus presentes e se orgulha em fazer parte do dia a dia dos brasileiros. Nossa missão é estar nesses momentos”, diz Clóvis de Souza, CEO e fundador da empresa.

Pronta para mais uma celebração, a Giuliana Flores tem como meta atingir o crescimento de 18% em todo país, com 850 mil pedidos até o final de 2023.



EKKO Group projeta abertura de capital da companhia

A EKKO Group, incorporadora voltada para o desenvolvimento de projetos mistos com casas e apartamentos modernos, está lançando mais dois projetos residenciais na região de Alphaville: o EKKO LIVE Alpha 3 e o EKKO LIVE Alpha 4. Os condomínios EKKO LIVE Alpha contam com mais 60.000 mil m2 de terreno. O Live Alpha 3 é composto por 127 unidades, sendo 53 casas de 187m² e 74 apartamentos de 114m², 135m² e 265m², com vista para uma reserva ambiental, além de mais de 125 unidades do Alpha 4, sendo 51 Casas de 187m², 74 apartamentos de 114m² 135m² e 265m², que fazem parte da estratégia da incorporadora para a abertura do capital na Bolsa de Valores.

Os recentes lançamentos se juntam aos empreendimentos Ekko Live Alpha 1 e 2, alavancando a participação da incorporadora na Região Metropolitana de São Paulo onde conta com diversos lançamentos de alto e médio padrão. Também consolida a visão estratégica da EKKO Group como “player” não apenas em Osasco e Granja Viana, onde concentra seus lançamentos, mas também em Alphaville, aumentando seu Market Share local e buscando criar uma marca com mais valor agregado e custo-benefício favorável.

A empresa, que completou 24 anos de história, sendo 13 anos como incorporadora, possui indicadores que sustentam o projeto de abertura de capital da companhia. O grupo gera quase 2 mil empregos diretos e indiretos, com mais de 4.300 unidades lançadas, mais de 1.300 unidades entregues e R$ 4,3 bilhões em VGV (Valor Geral Vendas) ofertado, cerca de R$ 3,2 bilhões de vendas realizadas, além de 56 projetos simultâneos em desenvolvimento, com capacidade de lançar R$ 20 Bilhões de VGV pelos próximos 10 anos.

“Assumi o cargo de CEO em 2010 e recebi como missão transformar uma empresa, que nasceu familiar, em um grupo corporativo”, destaca Diego Dias, CEO da EKKO Group. “Nosso propósito está em ‘transformarmos vidas’ com produtos adequados ao perfil das cidades que atuamos, buscando diferenciais competitivos para nossos clientes, como projetos de alto padrão, e oferecer o melhor custo-benefício possível. Nesses 13 anos de gestão profissional da companhia, alcançamos indicadores financeiros relevantes, sócios estratégicos e grandes bancos como parceiros, nos quais detemos indicadores que buscam tornar a companhia mais atrativa”.

Em 2023, pelo terceiro ano consecutivo, a Ekko Group registrou o VGV de R$ 858 milhões. “Estamos no quinto ano seguido de balanços combinados lucrativos e pelo terceiro ano consecutivo entre as melhores empresas para se trabalhar pelo ranking GPTW. Atingimos a NPS (nota satisfação do consumidor na zona de qualidade), além de solidez financeira com mais de 175 milhões de PL (patrimônio líquido) em nossa Ekko Group SA”, completa o executivo.

A companhia apresenta portfólio com mais de 37 empreendimentos lançados, sendo 15 projetos entregues, 20 obras em andamento, além dos 02 novos projetos Ekko Live Alpha 3 e 4. Como região sede da companhia, seu planejamento estratégico visa o bairro de Alphaville, onde já conta com dois empreendimentos lançados, que tem vendas superior a 90% e duas obras em andamento. Esse ano a empresa registra seu sétimo lançamento na região metropolitana de SP.

Para atingir o patamar atual, a desenvolvedora imobiliária vem investindo práticas de gestão empresarial que renderam a conquista prêmios e certificados, como o Master Imobiliário e o GPTW. Com investimento em tecnologia e modernização, a empresa implantou a plataforma internacional para atendimento a sua cadeia de valores, o SALESFORCE. Possui Certificação do ISO 9001 em toda companhia. Segue o Processo Aqua, que atesta a “Alta Qualidade Ambiental”, dos programas, o “Green Building Council” e o PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), além de contar com um programa de ESG, através de seu projeto Ekkológico.

“Desenvolvemos e apoiamos projetos sociais e de proteção ao meio-ambiente nas áreas em que atuamos, bem como ações de governança. De tratamento de esgoto a biofilia; passando por atividades junto às comunidades locais, melhorias nos bairros do entorno; incorporação dos princípios ESG ao planejamento estratégico, além do aculturamento e capacitação do time EKKO para as melhores práticas”, listou Dias. “Isso impacta a vida para nossos colaboradores e traz benefícios para nossos clientes, a quem buscamos entregar mais do que produtos e sim o que será um dia o lar de cada um”.

Verticalização empresarial

O grupo EKKO engloba verticais estratégicas que oferecem condições de aquisição aos clientes EKKO GROUP. Uma delas é a Ekko Vendas, vertical responsável pela comercialização de 98% de toda produção de vendas do grupo. O canal DIREKKT trata das parcerias com imobiliárias locais e está em fase de franca expansão. Outra vertical, para a personalização e decoração do imóvel pronto, é a empresa DEKKOR.

Financial

A EKKO Group é auditada há cinco anos pela Ernst Young, BIG FOUR mundial de auditoria, que atesta a segurança nas informações financeiras do grupo. A empresa apresentou resultados líquidos positivos e crescentes nos últimos cinco anos, acumulando reservas financeiras consistentes, além de possuir ROE (retorno sobre o patrimônio) equivalente a 31%.

O grupo EKKO é composto por 300 colaboradores em seu staff, conta com mais de 400 corretores em sua House de vendas, além de agregar milhares de trabalhadores em seus canteiros de obras.

A governança, princípios e valores da companhia têm um objetivo definido: “Buscamos figurar em breve entre as maiores e mais rentáveis empresas do mercado imobiliário do Brasil e futuramente fazermos a abertura de capital da companhia”, resumiu o CEO da EKKO Group.



Mercado pet friendly conquista o setor turístico

O censo do Instituto Pet Brasil (IPB), apresentado no final do ano de 2021, aponta que o Brasil é o terceiro país com o maior número de animais domésticos, com 149,6 milhões de pets. Por essa razão, os espaços pet friendly têm atraído cada vez mais consumidores acompanhados de seu animal de estimação, inclusive no setor turístico.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Booking.com, 46% dos viajantes brasileiros optam por acomodações pet friendly na escolha por um destino de férias, um percentual bem acima da média global (31%). A tendência dos hotéis pet friendly é mundial. Os animais de estimação são, para muitas pessoas, como mais um membro da família.

Viajar com os pets exige um bom planejamento e alguns cuidados essenciais para garantir o bem-estar dos animais durante o passeio. “Dependendo do porte do animal, também é preciso ficar atento às taxas cobradas pelos hotéis”, alerta Vininha F. Carvalho, diretora de marketing da Rede Del Valle de Hotéis e editora da Revista Ecotour News.

Segundo Vininha F. Carvalho, o número de hotéis que aceitam pets cresceu consideravelmente nos últimos anos. Esse tipo de serviço virou um diferencial para a maioria dos hotéis de lazer. Na maioria desses estabelecimentos, os animais de estimação podem ficar acomodados nos quartos com seus tutores e em muitos casos recebem até mimos do hotel. 

Cleber Santos, especialista em comportamento animal e CEO da Comportpet orienta que o check-list de viagem aérea relacionado aos pets engloba uma pré-adaptação à caixa de transporte com antecedência, de preferência semanas antes da viagem. Ele alerta ser crucial ficar atento para os cuidados tomados pelas companhias aéreas, a fim de garantir a segurança dos animais durante os voos e no momento do desembarque até a chegada aos braços do tutor.



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