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Crise energética destaca demanda de soluções alternativas

No ano passado, o Brasil enfrentou 42 apagões, conforme relatórios do Ministério de Minas e Energia (MME). Esses episódios, caracterizados por blecautes igual ou superior a 100 megawatts (MW) com duração mínima de dez minutos, indicam uma preocupante instabilidade no sistema elétrico nacional. De janeiro a junho deste ano, houve mais 15 ocorrências, totalizando uma interrupção de carga de 3.382 MW.

No inicio de novembro, a cidade de São Paulo foi duramente afetada por uma tempestade com ventos intensos, resultando em sérios problemas no fornecimento de energia elétrica. Mesmo após quatro dias do evento, 200 mil imóveis ainda enfrentam a falta de corrente elétrica, evidenciando a vulnerabilidade da rede elétrica diante de eventos climáticos extremos.

A EcoFlow destaca que alternativas confiáveis de abastecimento e armazenamento elétrico podem ser a resposta para crises como essa. “A situação recente em São Paulo demonstra como a falta de energia pode impactar profundamente nossas vidas e comunidades. É crucial que as pessoas tenham acesso a fontes alternativas para garantir que permaneçam conectadas e seguras, mesmo em circunstâncias adversas”, comenta Cristian Barrios, porta-voz da EcoFlow.

A linha de produtos inovadores da empresa oferece soluções eficazes e acessíveis para enfrentar cortes de energia e situações de emergência. Sistemas como os painéis de backup de energia para residências (Power Kits e Whole-Home Backup Power Solutions) e as estações de energia EcoFlow Delta e EcoFlow RIVER foram projetados para fornecer eletricidade e manter dispositivos e eletrodomésticos essenciais funcionando, mesmo quando a rede pública enfrenta problemas.

Com ênfase na sustentabilidade, as soluções da EcoFlow não apenas garantem o fornecimento de energia contínuo, mas também promovem a redução da pegada de carbono. Os sistemas de energia solar da empresa oferecem uma maneira eficiente de aproveitar a energia renovável, contribuindo para um futuro mais sustentável e reduzindo a dependência de fontes de energia tradicionais.

Em meio aos desafios das mudanças climáticas e eventos climáticos extremos, a EcoFlow está comprometida em fornecer soluções de energia alternativa acessíveis e confiáveis, além de ajudar em situações de emergência e durante cortes de energia.

Enquanto a cidade de São Paulo enfrenta as consequências econômicas dos apagões, com estimativas da FecomercioSP indicando uma perda de pelo menos R$ 1,3 bilhão em faturamento bruto nos setores de comércio e serviços devido a dias sem energia, a necessidade de soluções confiáveis e sustentáveis se torna ainda mais evidente. 



Período das férias de verão requer atenção para evitar acidentes com energia

Estudo realizado pela Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade) aponta que os acidentes de origem elétrica aumentaram no 1º semestre de 2023. De acordo com a entidade, nos primeiros seis meses do ano aconteceram 992 ocorrências, contra 949 no mesmo período do ano passado.

Os números de mortes também subiram no 1º semestre de 2023 e totalizam 399 acidentes fatais. No mesmo período do ano passado as estatísticas apontam para 384 óbitos. Os choques elétricos são os principais causadores desses incidentes: 458 acidentes com 330 mortes em 2022, e 521 ocorrências com 350 mortes nos primeiros seis meses de 2023.

Com relação às descargas atmosféricas (raios), o levantamento da Abracopel revela que aconteceram 28 no 1º semestre de 2022 e contra 50 em 2023. As mortes, porém, caíram. Em 2022 foram 21 e em 2023, 14.

Segundo a COBRECOM, alguns cuidados podem garantir a segurança contra a queda de raios e ainda prevenir acidentes elétricos com as pessoas que estão de férias em casa.

De acordo com o professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno, que também é consultor técnico da COBRECOM, durante o verão, o uso mais frequente, com maior duração e máxima intensidade de aparelhos de ar-condicionado, ventiladores, circuladores de ar, freezers, refrigeradores e outros, pode fazer com que mais acidentes elétricos aconteçam.

“Como uma maior quantidade de aparelhos eletroeletrônicos podem ser utilizados e nem sempre as instalações elétricas têm tomadas em quantidades suficientes e localizadas perto dos aparelhos, isto implica no uso de adaptadores tipo benjamin (T) e extensões, que, se não adequadamente empregadas, podem ser fontes de sobrecargas e curtos-circuitos, que podem resultar em princípios de incêndios”, alerta Hilton Moreno.

O profissional explica que como os aparelhos tendem a ser ligados em potência máxima e por longos períodos, caso a instalação não esteja bem dimensionada, os cabos elétricos e demais componentes podem ser vítimas de aquecimentos excessivos que resultam igualmente em princípios de incêndios se não houver dispositivos de proteção adequadamente dimensionados para essas situações.

Atenção com as crianças

Dentro da casa o principal cuidado é com relação às tomadas, enquanto na parte externa o maior perigo está em empinar pipas em locais que possuem rede elétrica aérea.

“Os responsáveis pelas crianças devem manter as instalações elétricas e os aparelhos bem cuidados e conservados. Qualquer sinal de defeito ou mau funcionamento deve ser corrigido imediatamente por um profissional qualificado. Além disso, a retirada de equipamento eletrônico da tomada deve ser feito sempre por um adulto”, ressalta Moreno.

Segundo o profissional, atenção muito especial deve ser dada à existência de um sistema de aterramento adequado na casa, e deve ser garantida a presença do DR, que é um dispositivo de proteção automática contra choques elétricos.

Tomadas

Devem ser instaladas de forma que fiquem posicionadas fora do alcance das crianças, inclusive as tomadas de uso específico, que são aquelas na qual ficam ligados os equipamentos de alta potência, como ar-condicionado, forno elétrico, geladeira, entre outros.

“O modelo ideal de tomadas para usar em locais com crianças é o que possui o chamado “obturador”, que mantém o contato elétrico da tomada fechado na ausência de um aparelho ligado nela. No entanto, embora tal modelo de tomada não seja facilmente encontrado em todas as lojas no Brasil, vale a pena pesquisar, pois os riscos de choques nas tomadas são drasticamente reduzidos”, recomenda Moreno.

Réguas, extensões e benjamins

Assim como as tomadas, esses produtos estão entre as principais causas de acidentes, seja por choque elétrico, por queimadura ou por quedas ao tropeçar nos cabos elétricos das extensões.

Por isso, os pais ou responsáveis devem estar atentos para que as crianças não toquem diretamente nesses componentes, nem devem deixar os cabos elétricos das extensões jogados de qualquer forma no meio dos locais de circulação das pessoas.

Atenção ao empinar pipa

Neste caso, os cuidados devem ser redobrados, sendo que a prática de soltar pipa deve ser realizada em lugares longe da rede elétrica aérea.

“As linhas utilizadas para empinar pipas não são totalmente isolantes e, mesmo quando possuem elevada resistência elétrica, a energia proveniente da rede aérea que foi tocada pela linha da pipa pode circular pela periferia da linha, que está úmida ou molhada, suja, com salinidade ou outros aspectos que a tornam condutiva. Desta forma, quando toca no condutor da rede aérea que está energizado, a criança acaba sendo energizada também, e sofre as consequências de um choque elétrico, que pode até levar a mesma ao óbito”, alerta Hilton Moreno.

Essa brincadeira também não deve ser realizada em horários com chuvas fortes, como as de verão, que possuem grande incidência de raios.

“Os raios em geral procuram os caminhos mais altos para percorrerem até chegarem ao solo e, eventualmente, um dos caminhos pode incluir a linha da pipa, atingindo a criança ou adolescente, causando sérios problemas”, adverte Moreno.

Alerta com os temporais e descargas elétricas

Com relação a esse ponto, Hilton Moreno indica que as pessoas nunca fiquem expostas em áreas externas quando o céu começa a ficar nublado, pois, mesmo sem chuva, podem acontecer descargas atmosféricas (raios).

“Mesmo raios que aconteçam a quilômetros de distância, podem atingir pessoas, pois eles possuem muitas ‘ramificações’ que podem se propagar por enormes distâncias. Assim, as pessoas devem procurar imediatamente locais abrigados, preferencialmente construídos com tijolos, concreto ou estruturas metálicas. Jamais se abrigar sob árvores e estruturas de madeira, vidros, entre outros, pois os raios destroem facilmente esses materiais”, destaca Moreno.

De acordo com o profissional, para evitar acidentes elétricos com relação aos raios em residências é preciso utilizar o dispositivo elétrico chamado DPS (Dispositivo Protetor de Surtos), que é instalado no quadro elétrico e que pode ser instalado adicionalmente junto às tomadas e tem por finalidade reduzir os riscos de queimas de aparelhos e acidentes com pessoas na ocorrência de raios que se propagam pelo interior da fiação elétrica.



Evidation selecionada pela Our Future Health como plataforma participante do maior programa de pesquisa em saúde do Reino Unido

A Evidation, a empresa que cria novas formas de medir e melhorar a saúde na vida cotidiana, anunciou hoje uma parceria histórica com a Our Future Health, uma iniciativa nacional de pesquisa em saúde e cooperação entre o Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido, agências de saúde pública, organizações sem fins lucrativos e empresas líderes em ciências da vida. A Our Future Health irá implantar a plataforma de medição e engajamento digital de saúde empresarial da Evidation para conduzir um programa de pesquisa longitudinal plurianual para até cinco milhões de participantes em todo o Reino Unido.

“A Evidation e a Our Future Health acreditam que compreender profundamente as experiências diárias da saúde de pessoas pode acelerar descobertas que irão transformar a saúde”, disse Christine Lemke, Co-fundadora e Diretora Executiva da Evidation. “Juntos, com a participação de milhões de voluntários em todo o Reino Unido, iremos permitir pesquisas que possam avançar em modos mais inclusivos e eficazes de prevenir, detectar e tratar doenças.”

“A Our Future Health pretende ser um recurso líder mundial em pesquisa da saúde”, disse o Dr. Raghib Ali OBE, Diretor Executivo da Our Future Health. “A Evidation possui ampla experiência em medir e caracterizar a saúde na vida cotidiana, além de envolver as pessoas em grande escala. Isto, combinado com sua experiência em implementar grandes programas de pesquisa e envolvimento, bem como seu compromisso compartilhado com os mais elevados padrões de proteção de dados e privacidade do usuário, a torna no parceiro ideal para a Our Future Health.”

A Our Future Health está reunindo até cinco milhões de pessoas para desenvolver novas maneiras de prevenir, detectar e tratar doenças. Para conseguir isto, a Our Future Health irá recrutar um grupo diversificado e inclusivo de pessoas em todo o Reino Unido que consentiram em participar. A população do programa representa quase 10% da população adulta do Reino Unido, com mais de 53 milhões de pessoas. A tecnologia da Evidation irá impulsionar a experiência digital, incluindo um aplicativo direcionado aos participantes e uma infraestrutura tecnológica, que possibilita esta tremenda iniciativa de pesquisa. Esta nova experiência digital será desenvolvida nos próximos meses.

A plataforma da Evidation é o nível de tecnologia que impulsiona programas de pesquisa e envolvimento em saúde para algumas das principais organizações de saúde do mundo. A Evidation permite aproveitar dados do mundo real, incluindo dispositivos portáteis e dados de enquetes, para compreender profundamente as experiências de saúde de modo rápido e longitudinal, em grandes populações. Refinada durante uma década, a plataforma de medição e envolvimento da Evidation ajuda a captar dados de saúde fora das clínicas e recompensa os participantes por tomarem ações saudáveis.

Sobre a Evidation

A Evidation cria novas formas de medir e melhorar a saúde na vida cotidiana, que torna possível cuidados de saúde proativos, personalizados e realmente centrados no ser humano. Ao se conectar diretamente com milhões de pessoas, a Evidation utiliza dados do mundo real para compreender profundamente as experiências de saúde, com rapidez e em grande escala. A plataforma digital de medição e engajamento de saúde centrada na privacidade da Evidation usa ciência de dados e aprendizagem automática para traduzir estas informações diárias em orientações, tratamentos e ferramentas de saúde de alto impacto. Fundada em 2012, a Evidation tem sede na Califórnia com funcionários trabalhando ao redor do mundo. Saiba mais em www.evidation.com.

Sobre a Our Future Health

A Our Future Health é uma cooperação entre os setores público, privado e de caridade. Pretende ser o maior programa de pesquisa em saúde do Reino Unido, ao reunir pessoas para desenvolver novos modos de prevenir, detectar e tratar doenças.

A Our Future Health está comprometida com os mais elevados padrões, políticas e processos que protegem a confidencialidade dos participantes, ao maximizar ao mesmo tempo a oportunidade de ajudar os pesquisadores a enfrentar doenças graves. Os dados dos participantes são anônimos e mantidos de maneira segura em ambientes de pesquisa confiáveis que atendem a rigorosos critérios de segurança. Há um processo de acesso robusto e transparente para garantir o acesso adequadoàpesquisa de dados e amostras da Our Future Health para pesquisadores registados. Todos os pesquisadores seguem os mesmos padrões.

A Our Future Health é membro da UK Health Data Research Alliance, a aliança independente das principais organizações de saúde e pesquisa que definem as melhores práticas para uso ético dos dados de saúde do Reino Unido para pesquisas em grande escala.

A Our Future Health é uma companhia limitada por garantia registada na Inglaterra e País de Gales (nº 12212468) e uma instituição de caridade registada na Comissão de Caridade da Inglaterra e País de Gales (nº da instituição de caridade 1189681) e OSCR – Scottish Charity Regulator (Regulador Escocês de Instituições de Caridade) (nº da instituição de caridade SC050917).

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contatos de mídia

Amy Puliafito for Evidation

press@evidation.com

Lucy Austin pela Our Future Health

media@ourfuturehealth.org.uk

Fonte: BUSINESS WIRE



MicroVention comemora aniversário de 10 anos e o legado dos cateteres de aspiração SOFIA™; mais de 500.000 procedimentos realizados no mundo inteiro em 170 países

A MicroVention, Inc., uma empresa neurovascular global e subsidiária integral da Terumo Corporation, comemora uma década de inovação legada, ao celebrar o aniversário dos cateteres de aspiração SOFIA™ e SOFIA™ Flow Plus, com mais de meio milhão de procedimentos realizados no mundo inteiro em 170 países, e mais de 30 artigos publicados globalmente desde que foi apresentado há 10 anos. O anúncio foi feito hoje na 2023 SVIN Annual Meeting (Reunião Anual SVIN 2023) em Miami, Flórida, onde a MicroVention está expondo no estande número 304.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231116667081/pt/

MicroVention Celebrates 10-Year Anniversary and Legacy of 
SOFIA™ Aspiration Catheters; More than 500,000 Procedures Performed Worldwide Across 170 Countries

MicroVention Celebrates 10-Year Anniversary and Legacy of
SOFIA™ Aspiration Catheters; More than 500,000 Procedures Performed Worldwide Across 170 Countries

Do acessoàrevascularização, atualmente a MicroVention oferece um portfólio totalmente integrado e simplificado de soluções para AVC, que incluem o SOFIA™, o SOFIA™ Flow Plus, assim como o dispositivo de recuperação ERIC™, o cateter guia de balão BOBBY™, o microcateter WEDGE™, os microcateteres HEADWAY™ e os fios-guia TRAXCESS™.

O cateter de aspiração SOFIA da MicroVention foi projetado para rastrear o local da oclusão e a aspiração de trombo. O segmento distal excepcionalmente macio do SOFIA proporciona excelente navegabilidade e rastreabilidade através de anatomia tortuosa, permitindo que o SOFIA alcance com segurança o local da oclusão. O design de bobina trançada híbrida do dispositivo oferece controle aprimorado enquanto o reforço de sua bobina fornece integridade do lúmen, flexibilidade e excelente retenção de forma.

“Dez anos atrás, a MicroVention estabeleceu o padrão e repensou a inovação do cateter com o desenvolvimento dos cateteres SOFIA. Neste marco de desenvolvimento, nos comprometemos com avanços significativos em inovações em AVC para ajudar a melhorar as vidas dos pacientes do mundo inteiro, e vamos continuar neste caminho com investimentos atuais e futuros”, disse Carsten Schroeder, presidente e CEO, MicroVention, Inc. “Estamos muito gratos por nossas parcerias notáveis com muitos profissionais de medicina do mundo inteiro, com os quais trabalhamos lado a lado para identificar as necessidades em evolução no atendimento ao paciente, e depois transformar essas informações em tecnologias de última geração. Cada nova tecnologia desenvolvida é inspirada pela inovação que veio antes, agora evidenciada com o portfólio abrangente e totalmente integrado de soluções para AVC da MicroVention.”

Aproveitando a experiência e a precisão internas de P&D e de fabricação da empresa, o portfólio totalmente integrado e simplificado de soluções para AVC da MicroVention oferece compatibilidade, versatilidade e velocidade. O portfólio integrado de soluções para AVC inclui:

  • Cateteres de aspiração SOFIA™ Flow Plus: assuma o controle com rastreabilidade e desempenho clínico comprovado reconhecidos

  • Dispositivo de recuperação ERIC™: remodela o tratamento do AVC isquêmico, proporcionando controle de trombos, eficiência de procedimento e versatilidade quando cada segundo conta

  • Cateter guia de balão BOBBY™: o BOBBY adiciona interrupção confiável do fluxo para procedimentos com compatibilidade otimizada, preparação simplificada e tecnologia de balão de última geração

  • Microcateter WEDGE™: suavize o caminho quando houver extrema tortuosidade para os cateteres de aspiração com o auxílio de uma navegação, que minimiza o efeito de saliência

  • Microcateteres HEADWAY™: projetados para excelente rastreabilidade, apresentando um diâmetro externo de baixo perfil, proporcionando versatilidade, confiabilidade e acesso rápido

  • Fios-guia TRAXCESS™: acompanhe anatomias desafiadoras com pontas suaves e flexíveis

Sobre a MicroVention, Inc.

Fundada em 1997, a MicroVention desenvolve e comercializa dispositivos médicos que possibilitam ou melhoram significativamente o tratamento de doenças cerebrovasculares. Em 2006, a Terumo Corporation, uma grande empresa mundial de dispositivos médicos com sede em Tóquio, Japão, adquiriu a MicroVention em sua família de empresas. A aquisição da Terumo da MicroVention permitiu que ambas as empresas tirassem proveito de suas tecnologias exclusivas e proprietárias para um maior foco no tratamento de doenças cerebrovasculares. Com sede na Califórnia, os produtos da MicroVention são vendidos atualmente em mais de setenta países por meio de uma organização de vendas diretas juntamente com parcerias estratégicas de distribuição. As instalações de fabricação localizam-se em Aliso Viejo, Califórnia e San José, Costa Rica. Para mais informações sobre a MicroVention, acesse www.microvention.com.

Sobre a Terumo Corporation

A Terumo (TSE:4543) é líder global em tecnologia médica e tem o compromisso de “Contribuir com a Sociedade através dos Cuidados de Saúde” há 100 anos. Com sede em Tóquio e operando globalmente, a Terumo emprega mais de 30.000 associados em todo o mundo para fornecer soluções médicas inovadoras em mais de 160 países e regiões. A empresa iniciou-se como um fabricante japonês de termômetros e, desde então, tem apoiado os cuidados com a saúde. Atualmente, seu extenso portfólio de negócios vai desde a intervenção vascular e soluções cardiocirúrgicas, transfusão de sangue e tecnologia de terapia celular, até produtos médicos essenciais para a prática clínica diária, como sistemas de transfusão, tratamento de diabetes e tratamentos de diálise peritoneal. A Terumo se esforçará ainda mais para agregar valor aos pacientes, profissionais médicos eàsociedade em geral. Para mais informações sobre a Terumo, acesse www.terumo.com/about/profile.

** Nota do editor: para obter um Glossário Clínico de Termos, visite https://www.microvention.com/clinical-education/glossary.

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Contato:

Contato da mídia:

Christine McCullough

Comunicações Corporativas Globais

MicroVention, Inc.

+ 1 714 206 9800

christine.mccullough@microvention.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Duck Creek Introduz a Próxima Era de Tecnologia com Base em Nuvem para Seguradoras de P&C com o Serviço OpenAI da Microsoft Azure

BOSTON, Nov. 16, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — A Duck Creek Technologies, fornecedora de soluções inteligentes que definem o futuro do seguro de propriedades e acidentes (P&C) e geral, anuncia o lançamento de uma iniciativa revolucionária com a Microsoft. Essa colaboração capacita as seguradoras a reimaginar seus negócios, facilitando processos de implementação mais tranquilos e velocidade mais rápida no lançamento no mercado com a ajuda da inteligência artificial (IA) generativa – uma tecnologia transformadora que permite a criação de aplicativos e soluções low-code inovadoras.

A plataforma abrangente da Duck Creek é baseada na Microsoft Azure, a tecnologia preferida para a utilização da capacidade do Serviço Azure OpenAI,àmedida que grandes modelos de linguagem (LLMs) continuam a redefinir e moldar o cenário tecnológico. Isso representa um salto significativo no setor de seguros, pois incentiva a inovação e a eficiência que prometem influenciar a forma como as seguradoras conduzem seus negócios e se envolvem com os clientes. Com a combinação da experiência da Duck Creek em soluções de seguros com os recursos de ponta da Microsoft, essa colaboração visa criar um futuro mais brilhante e ágil para todo o setor de seguros.

“A IA generativa é uma tecnologia verdadeiramente transformadora, e nossos clientes tão importantes se beneficiarão imensamente das suas capacidades potentesàmedida que continuamos a impulsionar a modernização do setor de seguros. Nosso objetivo é capacitar as seguradoras para que possam inovar seus produtos mais rapidamente e ajudar os funcionários com ferramentas de IA”, disse Mike Jackowski, Diretor Executivo da Duck Creek Technologies. “Isso dá início ao próximo capítulo na evolução da nossa parceria de longa data, na qual somos pioneiros no espaço, unindo o talento excepcional da Microsoft e da Duck Creek no desenvolvimento de soluções de tecnologia de ponta para os setores de seguros de P&C e em geral. Estamos empenhados em liderar a adoção da IA generativa pelo setor de seguros e resolver os desafios com a inovação que as seguradoras enfrentam, mantendo os mais altos padrões de conformidade regulatória e responsabilidade ética.”

A Duck Creek está utilizando essa tecnologia emergente para selecionar soluções inovadoras para as seguradoras, ajudando-as a abraçar o futuro da tecnologia com:

  • Soluções Copilot alimentadas por dados quase em tempo real que capacitam as seguradoras a tomar decisões informadas e responder às mudanças das condições do mercado de forma rápida e eficaz.
  • Ferramentas de produtividade aprimoradas que aumentam a eficiência e a produtividade em todo o ecossistema de seguros, projetadas para beneficiar consumidores, agentes, subscritores e reguladores de sinistros.
  • A próxima era de ferramentas configuradoras low-code que simplificam o desenvolvimento e a adoção de produtos de seguros, permitindo que as seguradoras acelerem a colocação de configurações novas e contínuas no mercado.

“A Duck Creek continuará avançando a forma de utilizar o IA com responsabilidade no setor de seguros, viabilizando a rápida transformação dos negócios em direção a experiências humanizadas”, disse Jess Keeney, Diretora de Produtos e Tecnologia da Duck Creek Technologies. “Estamos avaliando consistentemente como nossas soluções podem se integrar mais integralmente aos cenários operacionais dos nossos clientes, e nos dedicamos a fornecer resultados significativos e enfrentar desafios comerciais importantes. Tanto a Duck Creek quanto a Microsoft compartilham uma dedicação comum para com o aprimoramento da jornada do cliente em todo o ciclo de vida do seguro. Isso é uma evolução significativa na forma como os subscritores utilizam os dados do consumidor e conduzem a análise de risco, eficiência do tratamento de sinistros, detecção de fraudes e capacidade do setor de atender às necessidades do cliente e de responder prontamente ao feedback.”

“As seguradoras inovadoras querem agir rapidamente para usar a capacidade da IA generativa para gerar valor comercial demonstrável”, disse Bill Borden, CVP da Worldwide Financial Services da Microsoft. “Estamos empolgados em aprofundar nossa colaboração com a Duck Creek na oferta de novos recursos de IA generativa para ajudar nossos clientes de seguros em conjunto a impulsionar melhorias marcantes na produtividade dos funcionários, reinventar o envolvimento do cliente e dobrar a curva da inovação – de forma segura e responsável.”

Sobre a Duck Creek Technologies

A Duck Creek Technologies é fornecedora de soluções inteligentes que definem o futuro do setor de seguros de propriedade e acidentes (P&C) e geral. Somos a plataforma utilizadas como base dos sistemas de seguros modernos, permitindo que a indústria capitalize o poder da nuvem para executar operações ágeis, inteligentes e perenes. Autenticidade, propósito e transparência são fundamentais para a Duck Creek, e acreditamos que o seguro deve estar disponível para indivíduos e empresas quando, onde e como eles mais precisarem. Nossas soluções líderes do mercado estão disponíveis de forma independente ou como um pacote completo disponíveis em Duck Creek OnDemand. Visite www.duckcreek.com para obter mais informação. Siga a Duck Creek nos nossos canais sociais para obter as mais recentes informações – LinkedIn e Twitter.

Contato com a Mídia:
Carley Bunch
carley.bunch@duckcreek.com


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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 8981135)



Eurofins Scientific anuncia aquisição da Labor 3, expandindo ainda mais sua oferta ao mercado de alimentos e rações no Brasil e a presença dos laboratórios Eurofins na América Latina

A rede de empresas Eurofins, líder mundial em avançados testes de produtos alimentícios, ambientais, farmacêuticos e cosméticos e em farmacologia de descoberta, ciência forense, ciências de materiais e serviços de pesquisa de contratos agrocientíficos, anuncia a conclusão da aquisição da Labor 3.

A aquisição da Labor 3 expande ainda mais a presença da rede Eurofins de empresas na América Latina, que se somam aos laboratórios da Eurofins em 5 países da América Latina que operam em áreas de alimentos, agrociências, genômica, meio ambiente, produtos farmacêuticos, testes de produtos cosméticos e diagnóstico clínico. Esta aquisição irá reforçar especificamente o suporte da rede Eurofinsàindústria de alimentos no Brasil, ao oferecer testes, consultoria e avaliação de apoio em toda a cadeia de produção de alimentos, com os mais altos padrões de qualidade e tempo de resposta.

Conhecido como Eurofins Labor 3 daqui em diante, o laboratório representa o quinto laboratório de testes de alimentos e rações da Eurofins no Brasil. Com sede em São Paulo, Brasil, a Labor 3 tem mais de 25 anos de experiência em testes de alimentos e serviços de consultoria em segurança alimentar, com foco particular em contribuir para o avanço da ciência acadêmica na área de segurança alimentar. O laboratório está equipado com aparelhos de teste, tecnologia e plataformas de informação de última geração, estando credenciado para todos os requisitos regulatórios aplicáveis, além de empregar seu próprio e robusto Sistema de Garantia de Qualidade, que respalda o compromisso da equipe com seus clientes, bem como os processos de testes mais confiáveis e precisos.

As origens da presença da Eurofins no Brasil remontam a 2001, quando a Eurofins Genescan estabeleceu sua presença no Brasil, ao inaugurar um escritório em São Paulo/SP, logo seguido pela abertura de um laboratório. Desde então, a rede de empresas Eurofins continuou se expandindo no Brasil e na América Latina, com mais de 10 laboratórios em 5 países da América Latina, operando agora em testes de diagnóstico alimentar, ambiental, farmacêutico, agrocientífico e clínico, além de prestar serviços especiais de consultoria e auditorias.

Para saber mais, acesse: www.eurofins.com.br

Eurofins – líder global em bioanálise

A Eurofins está testando para a vida. Com mais de 61.000 funcionários em uma rede com cerca de 900 laboratórios em 61 países, a Eurofins oferece um portfólio de mais de 200.000 métodos analíticos.

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Mais informação:

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Eurofins Scientific anuncia aquisição da Quasfar, estabelecendo presença na Colômbia e ampliando a presença dos laboratórios Eurofins na América Latina

A rede de empresas Eurofins, líder mundial em avançados testes de produtos alimentícios, ambientais, farmacêuticos e cosméticos e em farmacologia de descoberta, ciência forense, ciências de materiais e serviços de pesquisa de contratos agrocientíficos, anuncia a conclusão da aquisição da Quasfar.

Conhecido daqui em diante como Eurofins Quasfar, o laboratório representa o primeiro laboratório Eurofins na Colômbia, sendo um laboratório líder em testes de produtos farmacêuticos, veterinários e cosméticos, com mais de 26 anos de experiência, empregando mais de 100 funcionários. Com sede em Bogotá, na Colômbia, o laboratório de 1.680 m² está equipado com aparelhos de testes, plataformas e sistemas de tecnologia e informação de última geração, sendo certificado em Boas Práticas Laboratoriais para laboratórios de controle de qualidade farmacêutica, sob as diretrizes do Relatório Técnico da OMS, Série nº 957, 2010, 44º Relatório – Anexo 1. Com foco na formação científica e P&D, a equipe da Quasfar desenvolve metodologias analíticas que respondem às necessidades dos clientes e regulamentares, com compromisso com sistemas de gestão de qualidade excepcionais, bem como boas práticas laboratoriais, de biodisponibilidade e de bioequivalência

As origens da presença da Eurofins no Brasil remontam a 2001, quando a Eurofins Genescan estabeleceu sua presença no Brasil, ao inaugurar um escritório em São Paulo/SP, logo seguido pela abertura de um laboratório. Desde então, a rede de empresas Eurofins continuou se expandindo no Brasil e na América Latina, com mais de 10 laboratórios em 5 países da América Latina operando agora em testes de diagnóstico alimentar, ambiental, farmacêutico, agrocientífico e clínico, além de prestar serviços especiais de consultoria e auditorias.

Com um histórico comprovado no suporte ao setor farmacêutico na Colômbia, a aquisição da Quasfar reforça o apoio da rede Eurofinsàindústria farmacêutica na América Latina, mediante o fornecimento de P&D e o suporteàavaliação nas fases iniciais do desenvolvimento de produtos farmacêuticos, com os mais altos padrões de qualidade e TAT.

Eurofins – líder mundial em análises biológicas

A Eurofins está testando para a vida. Com mais de 61.000 funcionários em uma rede com cerca de 900 laboratórios em 61 países, a Eurofins oferece um portfólio de mais de 200.000 métodos analíticos.

As ações da Eurofins estão cotadas na Bolsa de Valores Euronext de Paris.

Eurofins Quasfar:

A Eurofins Quasfar, com sede em Bogotá, é um laboratório de última geração, que oferece um amplo portfólio de testes analíticos aos segmentos farmacêutico, veterinário e cosmético, sendo reconhecido por sua experiência no desenvolvimento de metodologias analíticas complexas com diversas técnicas para satisfazer as necessidades regulatórias e de clientes.

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Mais informação:

edbr-marketing@eurofinslatam.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Lenovo Group: resultados do segundo trimestre de 2023/24

O Lenovo GroupLimited (HKSE: 992) (ADR: LNVGY), junto com suas subsidiárias (“o Grupo”), anunciou hoje os resultados do segundo trimestre, reportando receita do Grupo de US$ 14,4 bilhões e lucro líquido de US$ 273 milhões fora dos Padrões de Relatórios Financeiros de Hong Kong (HKFRS)[1] A margem de lucro bruto melhorou ano a ano, para 17,5%, um recorde alto para um segundo trimestre. Os mecanismos de crescimento diversificado do Grupo continuaram entregando desempenho forte, com receita dos negócios de não-PC correspondendo a 40% da receita do Grupo, até três pontos ano a ano.

O Grupo está vendo sinais claros de recuperação em todo o setor de tecnologia, observando a forte execução de sua estratégia, excelência operacional e investimento contínuo em inovação como contribuidores chave para o seu melhor desempenho trimestre a trimestre. Para o futuro, a Lenovo aproveitará ainda mais as oportunidades criadas pela IA, onde está posicionada de forma única para triunfar, dado seu modelo de IA híbrida, portfólio de bolsa para a nuvem, ecossistema e parcerias sólidos, e um crescente portfólio de tecnologias e recursos de IA. Seu investimento contínuo em inovação e, em particular, em IA, apoiará ainda mais a capacidade da Lenovo de captar o crescimento exponencial da IA e impulsionar crescimento sustentável e lucratividade para o negócio. O Grupo está confiante na sua capacidade de retomar o crescimento ano a ano muito em breve.

Destaques financeiros:

 

T2 AF 23/24

Milhões de US$

T2 AF 22/23

Milhões de US$

Variação

 

Receita do Grupo

14.410

17.090

(16%)

Lucro antes dos impostos

358

710

(50%)

Lucro líquido (lucro atribuível a acionistas)

249

541

(54%)

Lucro líquido (lucro atribuível a acionistas – não-HKFRS)[1]

273

591

(54%)

 

 

 

 

Ganhos básicos por ação (centavos de dólar americano)

2,09

4,54

(2,45)

O Conselho Administrativo da Lenovo declarou um dividendo provisório de 8,0 centavos de HK por ação.

Yuanqing Yang, presidente e CEO, citou:

“No último trimestre, apesar dos grandes desafios, vimos claros sinais de recuperação em todo o setor de tecnologia. Graçasànossa forte execução, excelência operacional e investimento contínuo em inovação, tivemos melhoras no desempenho consecutivo trimestre a trimestre, indicando uma trajetória encorajadoraàrecuperação. Com a execução contínua da nossa estratégia de transformação inteligente, e com nosso ecossistema de IA e parcerias ainda mais fortalecidos, alavancaremos nossos recursos de IA completos do bolso para a nuvem de forma a possibilitar aplicações de IA híbrida para todas as pessoas jurídicas e físicas, em última instância impulsionando crescimento sustentável para o nosso negócio”.

Acelerando a liderança da IA

A IA não é algo novo para a Lenovo; tem sido o foco da sua estratégia de transformação digital e inteligente. A empresa traçou sua visão de “IA para todos” no seu evento anual de inovação, Tech World, em outubro, focando particularmente em seu modelo de IA híbrida, no qual modelos públicos, privados e pessoais de base coexistem a fim de possibilitar IA para todos, ao mesmo tempo em que respeitam segurança e privacidade. A visão da Lenovo inclui um rico portfólio de dispositivos inteligentes, incluindo PCs, smartphones e tablets habilitados com IA, bem como infraestrutura, soluções e serviços prontos com IA e otimizados por IA. A Lenovo está posicionada de forma única para captar o crescimento exponencial da IA dado o seu portfólio de bolso para a nuvem, ecossistema e parcerias sólidos (incluindo a expansão da parceria da empresa com a NVIDIA) e o portfólio crescente de tecnologias e recursos de IA.

Yuanqing Yang, presidente e CEO da Lenovo, foi acompanhado no palco da Tech World por líderes dos parceiros globais da Lenovo, incluindo o fundador, presidente e CEO da NVIDIA, Jensen Huang; a presidente e CEO da AMD, Dra. Lisa Su; e o presidente e CEO da Formula 1®, Stefano Domenicali. O presidente e CEO da Microsoft, Satya Nadella; o CEO e presidente da Qualcomm, Cristiano Amon; e o CEO da Intel, Pat Gelsinger, participaram do Tech World por vídeo.

Conforme anunciado no último trimestre, a Lenovo está comprometendo US$ 1 bilhão adicional em investimentos para inovação impulsionada por IA, que não só garantirá que a empresa possa realizar sua visão de “IA para todos”, mas também possa impulsionar crescimento sustentável para todo o negócio.

Grupo Soluções e Serviços (SSG, Solutions and Services Group): recorde de receita e lucro operacional, acumulando serviços e soluções de IA

Desempenho no T2 do ano fiscal de 2023/24:

  • O SSG quebrou recordes no segundo trimestre tanto em receita quanto em lucro, com receita de US$ 1,9 bilhões e uma margem operacional de 20%.

  • Os serviços de suporte e software foram o mecanismo principal de lucro para o SSG.

  • Serviços gerenciados e serviços para projetos e soluções expandiram ainda mais no segundo trimestre, juntos compondo 56% da receita do SSG, até três pontos ano a ano.

Oportunidades e crescimento sustentável:

  • O SSG tem um forte momentum por suas ofertas mais importantes, incluindo soluções digitais para espaços de trabalho (DWS, Digital Workplaces Solutions), nuvem híbrida, e soluções e serviços de sustentabilidade.

  • O SSG focou suas ofertas mais importantes de forma a apoiar indústrias verticais específicas com soluções e serviços inteligentes, ganhando negociações pioneiras com clientes em vários mercados.

  • A nova prática de serviços profissionais com IA híbrida também está permitindo que as empresas usem a infraestrutura híbrida e a IA para transformar seus negócios.

Grupo de soluções de infraestrutura (ISG, Infrastructure Solutions Group): enfrentando os ventos contrários do mercado, construindo a infraestrutura de IA híbrida

Desempenho do T2 para o ano fiscal 2023/24:

  • A receita do ISG declinou ano a ano, para US$ 2 bilhões, um impacto inevitável de ventos contrários mais amplos na indústria macroeconômica, desaceleração econômica e migração de plataformas.

  • O ISG teve desempenho forte em armazenamento, software e serviços, e impulsionou crescimento em computação de alto desempenho (HPC, High Performance Computing) e borda.

  • O negócio de armazenamento alcançou um recorde histórico de receita, fazendo da Lenovo a terceira maior fornecedora de armazenamento do mundo.

Oportunidades e crescimento sustentável:

  • À medida que a IA híbrida se desenvolve ainda mais, impulsionará o crescimento futuro e a diversificação do mercado global de infraestrutura de tecnologia de informação e comunicação, no qual a Lenovo está bem posicionada para lidar, dado seu rico portfólio de produtos e soluções de infraestrutura.

  • O ISG continuará fortalecendo a competitividade do seu portfólio, bem como sua excelência operacional, e está confiante em retomar o crescimento e a lucratividade o mais rápido possível.

Grupo de dispositivos inteligentes (IDG, Intelligent Devices Group): solidificando a liderança de mercado, captando oportunidades de dispositivos de IA

Desempenho do T2 para o ano fiscal de 2023/24:

  • O IDG manteve sua posição global número 1 no segundo trimestre para ambas remessa de PC e ativações, apesar dos desafios do mercado.

  • A receita declinou ano a ano, para US$ 11,5 bilhões, mas a resiliência da lucratividade foi mantida com uma margem operacional líder da indústria de 7,4%.

  • O negócio de smartphones atingiu um número de dois dígitos no crescimento de remessas ao mercado ano a ano, embora, no geral, o mercado estivesse estável. O negócio aprimorou sua competitividade geral de produtos e otimizou seu portfólio com um mix maior de produtos premium, com um recorde alto nesse mix, impulsionado pelas vendas de razr.

Oportunidades e crescimento sustentável:

  • Para o futuro, o IDG alavancará por completo a IA generativa para acelerar o lançamento dos dispositivos de IA de próxima geração, incluindo o lançamento de um PC com IA no próximo ano.

  • A Lenovo investirá ainda mais em inovação de tecnologia para crescimento e competitividade a longo prazo.

Destaques de ESG

A Lenovo foi reconhecida por várias conquistas na área de ESG no último trimestre, incluindo:

  • Sendo incluído em 2023: Índice de sustentabilidade corporativa Hang Seng, onde alcançou a pontuação mais forte na indústria de TI para conquistas ambientais e sociais.

  • O Grupo também recebeu o status de “Campeão” na matriz de liderança global de ecossistemas de sustentabilidade da Canalys.

  • O Grupo foi nomeado Campeão climático EPEAT, com mais de 400 produtos registrados como parte da primeira listagem de produtos designada EPEAT Climate+. EPEAT é o principal rótulo ecológico global para produtos eletrônicos e tecnológicos.

  • Em setembro, a Lenovo se juntouàiniciativa Forward Faster do Pacto Global da ONU para acelerar a ação do setor privado para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU a fim de satisfazer a agenda de 2030.

[1] A medida não-HKFRS foi ajustada pela exclusão das variações líquidas do valor justo dos ativos financeiros a valor justo por meio de lucro ou perda, amortização de ativos intangíveis resultantes de fusões e aquisições, encargos relacionados a fusões e aquisições, e os correspondentes efeitos do imposto de renda, se houver.

Sobre a Lenovo

A Lenovo é uma potência tecnológica global com receita de US$ 62 bilhões, classificada em 217.º lugar na lista Fortune Global 500, empregando 77.000 pessoas em todo o mundo e atendendo a milhões de clientes, todos os dias, em 180 mercados. Com foco em uma visão ousada para fornecer tecnologia mais inteligente para todos, a Lenovo construiu seu sucesso como a maior empresa mundial de PCs, expandindo ainda mais em áreas de crescimento que alimentam o avanço de tecnologias de “Nova TI” (cliente, borda, nuvem, rede e inteligência), incluindo servidor, armazenamento, dispositivos móveis, software, soluções e serviços. Com essa transformação, juntamente com a capacidade de inovação que muda o mundo, a Lenovo está construindo um futuro mais inclusivo, confiável e mais inteligente para todos, em todos os lugares. A Lenovo está listada na bolsa de valores de Hong Kong sob Lenovo Group Limited (HKSE: 992)(ADR: LNVGY). Para saber mais, acesse https://www.lenovo.com, e leia sobre as últimas notícias no nosso StoryHub.

 

 

 

LENOVO GROUP

 

RESUMO FINANCEIRO

Para o trimestre com término em 30 de setembro de 2023

(em milhões de US$, exceto os dados por ação)

 

 

 

 

 


T2 23/24


T2 22/23


Variação ano a ano

Receita

 

14.410

17.090

(16)%

Lucro bruto

 

2.522

2.877

(12)%

Margem de lucro bruto

 

17,5%

16,8%

0,7 pontos

Despesas operacionais

 

(2.008)

(2.026)

(1)%

Despesas com P&D

 

(498)

(556)

(10)%

(incluídas nas despesas operacionais)

 

 

Relação despesas/receita

 

13,9%

11,9%

2,0 pontos

Lucro operacional

 

514

851

(40)%

Outros lucros não operacionais/(despesas) – líquido

 

(156)

(141)

11%

Lucro antes dos impostos

 

358

710

(50)%

Tributação

 

(69)

(156)

(56)%

Lucro no período

 

289

554

(48)%

Participações de não controladores

 

(40)

(13)

215%

Lucro atribuível a acionistas

 

249

541

(54)%

Lucro atribuível a acionistas – não-HKFRS[1]

 

273

591

(54)%

Ganhos por ação (centavos de dólar americano)

 

 

 

 

Básico

2,09

4,54

(2,45)

Diluído

1,99

4,23

(2,24)

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Hong Kong – Angela Lee,angelalee@lenovo.com, +852 2516 4810

Londres – Charlotte West, cwest@lenovo.com, +44 7825 605720

Zeno Group LenovoWWcorp@zenogroup.com

Fonte: BUSINESS WIRE



CNTXT firma parceria exclusiva com o Google Cloud Platform para atender a clientes na Arábia Saudita

Com o lançamento ontem da nova região do Google Cloud na Arábia Saudita, a CNTXT assume o papel de revendedora exclusiva, atendendo a empresas locais e multinacionais com serviços do Google Cloud Platform de forma independente por meio de suas entidades sediadas na Arábia Saudita. Serviços do Google Cloud Platform de forma independente por meio de suas entidades sediadas na Arábia Saudita.

Amparada pela sólida colaboração entre a CNTXT e o Google Cloud na Arábia Saudita, a CNTXT também apoiará os parceiros do Google Cloud no país no fornecimento de serviços em nuvem profissionais e gerenciados. Uma das principais áreas de foco da CNTXT será acelerar a jornada de fornecedores independentes de software (ISVs) sauditas locais para a nuvem e para o Google Cloud Marketplace, promovendo um maior desenvolvimento e implantação de software.

Além disso, a CNTXT está oferecendo suporte para cargas de trabalho hospedadas no Reino da Arábia Saudita através de sua colaboração estratégica com a Saudi Information Technology Company (SITE) e a Fortanix. Essa parceria histórica oferece aos clientes do Google Cloud soluções de segurança inovadoras que aproveitam a nova região do serviço no país.

O Google Cloud é uma nova maneira de usar a nuvem, e o destino compartilhado é a nova maneira de operar, gerenciar riscos e ter sucesso na responsabilidade compartilhada. Essa iniciativa ressalta o compromisso conjunto do Google Cloud e da CNTXT em fornecer soluções que ajudem as empresas sauditas a atender aos requisitos corporativos de segurança e conformidade de dados.

Fundada no ano passado como uma joint venture entre a Aramco e a Cognite, a CNTXT se consolidou como uma empresa líder em transformação digital com sede em Riade. Essa parceria com o Google Cloud reforça ainda mais o compromisso da CNTXT em liderar a mudança da transformação digital no país.

Segundo Nabil Al-Nuaim, vice-presidente sênior de tecnologia digital e informação da Aramco: “quando se trata de liderar a transformação digital nos setores públicos e privados do país, a CNTXT desempenha um papel significativo e fundamental em colaboração com seus parceiros, o que é extremamente importante. Sua dedicação em capacitar e aprimorar talentos locais alinha-se perfeitamente com nossa busca visionária por uma Arábia Saudita digitalmente capacitada. Isso marca o início de uma era de transformações, um marco incrível no cenário digital do país que levará a um avanço sem precedentes e possibilidades infinitas.

Abdul Rahman Al Thehaiban, diretor geral do Google Cloud no Oriente Médio, Turquia e África, afirmou: “o Google Cloud se destaca como um dos pioneiros entre os hiperescaladores a lançar uma região de nuvem no Reino da Arábia Saudita, uma demonstração clara de nosso compromisso em liderar a evolução digital da região.

Segundo Bader Al Madi, gerente de país do Google Cloud na Arábia Saudita: “nossa parceria com a CNTXT apoiará os planos do Google Cloud de oferecer acesso às mais recentes tecnologias de nuvem a todas as empresas e pessoas no Reino da Arábia Saudita. Estamos muito animados para trabalhar com a CNTXT e todos os nossos parceiros para abrir o caminho rumoàtransformação digital no país e colaborar no auxílio a empresas de todos os tamanhos no país para acelerar sua transformação digital, otimizar operações, reduzir custos e oferecer experiências excepcionais aos clientes.

O CEO da CNTXT, Abdullah Jarwan, declarou: “é uma honra termos nos tornado uma empresa líder em nuvem e transformação digital no país. Nossa colaboração com o Google Cloud nos capacitará a trabalhar na aceleração da transformação digital dos setores público e privado na Arábia Saudita. Estamos comprometidos em construir um futuro mais brilhante e tecnologicamente mais avançado para o país”.

Sobre a CNTXT: a CNTXT, uma joint venture entre a Saudi Aramco e a Cognite, é uma empresa líder em transformação digital com sede em Riad, Arábia Saudita. Com a missão de capacitar organizações por meio da tecnologia e da inovação, a CNTXT cria parcerias estratégicas e conta com uma rede de revendedores para acelerar a transformação digital em setores públicos e privados no país.

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Contato:

Giedre Malinauskaite

giedre@cntxt.com

+966 57 0489987

Fonte: BUSINESS WIRE



Empresa #1 Lavanderia adquire Pink Laundry

A rede de franquias de lavanderias de autosserviço #1 Lavanderia anunciou recentemente a aquisição da franqueadora Pink Laundry, que investe em um conceito de lavanderias glamour com ambiente intimista.

Segundo a companhia, a aquisição faz parte de uma estratégia de expansão da rede para consolidar sua posição como líder no mercado de lavanderias de autosserviço. Com a nova aquisição, ela amplia sua participação no mercado, sua cobertura geográfica e sua oferta de serviços.

A expectativa da rede é de que a integração se conclua nos próximos dias, com a preocupação de que seja realizada uma transição sutil tanto para clientes quanto para franqueados.

“A franquia Pink Laundry veio agregar à estratégia de expansão internacional, tornando-se a marca internacional da rede e a primeira marca a entrar no mercado sul-americano como franquia”, afirma o Raphael Marques, CEO da #1 Lavanderia.

Segundo um relatório da Research and Markets, o mercado global de serviços de lavanderia teve um faturamento de US$ 104,2 bilhões em 2021 e, desde 2016, apresenta taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 2,1%. A previsão, ainda segundo o relatório, é de que, em 2031, o faturamento do segmento atinja U$ 145,8 bilhões.

Já de acordo com estimativa do Sindicato Intermunicipal de Lavanderias do Estado de São Paulo (Sindilav), no Brasil há aproximadamente 8.000 lavanderias, sendo 6.000 domésticas e 2.000 industriais.

Fundada em 2018, a #1 Lavanderia possui mais de 200 unidades distribuídas por 23 estados brasileiros. Segundo Raphael Marques, a expectativa com a fusão é “garantir uma visão macro do mercado, criando estratégias mais assertivas e gerando maior rentabilidade e confiança aos franqueados”. Além disso, “os franqueados terão acesso a um amplo suporte, permitindo-lhes impulsionar seus negócios”, declara o CEO.

Para saber mais, basta acessar https://www.lavanderiafranquia.com.br/



Decisão do STF garante direitos de alunos autistas

Em junho deste ano, o STF (Supremo Tribunal Federal) julgou inconstitucional uma lei do Estado do Amapá que limitava a conceituação de pessoas com deficiência (PcD) e isentava instituições de ensino locais de receber estes alunos e fornecer educação inclusiva.

A resolução do STF se aplica a todos os estados brasileiros e impacta diretamente na educação de alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) do Brasil, onde estima-se que existam 2 milhões de pessoas com este tipo de neurodivergência.

Em seu voto, o ministro relator Luís Roberto Barroso declarou que é inconstitucional uma lei estadual que reduza o conceito de pessoas com deficiência previsto na Constituição, na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, de estatura constitucional, e na lei federal de normas gerais” e que desconsidere, para a aferição da deficiência, “a avaliação biopsicossocial por equipe multiprofissional e interdisciplinar prevista pela lei federal” ou “exclua o dever de adaptação de unidade escolar para o ensino inclusivo”.

Alunos neurodivergentes no país

De acordo com o Censo Escolar 2022, estudo estatístico elaborado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) com secretarias estaduais e municipais de educação, foram feitas 429.521 matrículas de alunos com TEA no Brasil no ano passado, o que corresponde a quase 1% do número de matriculados no ensino de educação básica em todo o país. 

Para Fernando Almeida, Sócio fundador da holding de educação Eklod, “a decisão do STF fixa um marco relevante em apoio a essa causa tão crucial que é a integração ampla e sensata de crianças com TEA ao ambiente educacional tradicional”.

Para ele, ainda assim, as famílias enfrentam um difícil caminho na escolha das escolas para filhos neurodivergentes. “Isso porque instituições de ensino regular tendem a fixar um limite de alunos por sala, dado os custos extras em fornecer uma experiência personalizada para esse público”, explica.

Por isso, Almeida pontua a importância da inclusão de alunos autistas no ensino regular na redução do estigma em relação ao autismo. Segundo ele, este passo ajuda a criar um ambiente mais compreensivo não apenas para as crianças com TEA, mas para alunos sem neurodivergências. “A decisão auxilia na quebra de barreiras e preconceitos e mostra que todos têm um lugar na sociedade e merecem as mesmas oportunidades de desenvolvimento”.

O executivo ressaltou ainda a necessidade da luta pela transformação do setor educacional no país, para gerar cada vez mais equidade no acesso ao ensino e para a evolução  constante da conscientização da causa inclusiva pela sociedade. 

“À medida que avançamos na promoção da inclusão, estamos construindo um futuro mais igualitário para todos os estudantes, independentemente de suas características individuais. Isso é benéfico para a sociedade como um todo, que aprende a valorizar a diversidade.”

Para saber mais, basta acessar: https://eklod.com.br/



Estúdio Solo cria sommelier virtual com a Casa Valduga

Realizada entre os dias 12 e 14 de setembro deste ano em Bento Gonçalves, município localizado no Rio Grande do Sul que é conhecido popularmente como a capital brasileira da uva e do vinho, a quarta edição do Wine South America teve a participação de cerca de 360 marcas nacionais e internacionais.

Trata-se de uma das mais importantes feiras profissionais de vinhos da América Latina, tendo recebido, neste ano, segundo o site oficial do evento, mais de 7 mil visitantes entre varejistas, atacadistas, importadores, distribuidores, enófilos e demais profissionais do setor vitivinícola, auxiliando na prospecção de mais de R$ 50 milhões em negócios.

Na Serra Gaúcha está a tradicional vinícola Casa Valduga, pertencente ao Grupo Famiglia Valduga, que escolheu o evento para apresentar outra novidade: a Val, sua sommelier virtual. Durante os três dias de feira, Val interagiu com visitantes em totens no estande da marca, convidou-os à degustação e compartilhou experiências.

O objetivo da empresa foi trazer um elemento de inovação no segmento de vinhos e espumantes, promovendo uma experiência de degustação aos visitantes da feira, unindo o mundo real e digital. Val estreou oficialmente na Wine South America 2023 e, a partir de agora, também poderá ser encontrada nos canais oficiais do grupo.

O processo de criação da personagem

Para a criação da sua sommelier virtual, a marca contou com o trabalho da produtora de vídeos e animações gráficas Estúdio Solo, que já conquistou duas vezes a medalha de bronze no Brazil Design Award com projetos em 3D.

Guilherme Rohr, sócio e diretor executivo do Estúdio Solo, conta que todo o processo levou cerca de três meses e que o primeiro passo foi estudar os distintos públicos das marcas do Grupo Famiglia Valduga e definir os conceitos-chave que norteariam a criação da personagem virtual. A partir desses conceitos, as equipes de marketing e inovação da Famiglia Valduga e o time da Solo, determinaram a identidade da Val, como, por exemplo, ela ter descendência italiana, assim como a própria marca.

“Com base em sua origem, buscamos referências para construir suas feições, o formato do seu rosto e do seu corpo e para determinar o seu universo e a sua personalidade, para que as interações com as pessoas fossem coerentes”, explica Guilherme.

Segundo o diretor-executivo do Estúdio Solo, cerca de quinze profissionais trabalharam no desenvolvimento da personagem, que incluiu a modelagem em 3D, a composição de características do rosto e do corpo e a concepção dos seus cabelos, dentes e roupas. No processo final, de animação, a produtora utilizou a técnica de motion capture, na qual os movimentos de uma atriz real são gravados e transpostos para a personagem digital.

“Toda criação em 3D é sempre um desafio, há uma relação muito sensível entre prazo e qualidade. O realismo que conseguimos trazer para a Val em um prazo tão desafiador nos deixa muito orgulhosos do resultado obtido”, conclui.

Para saber mais e visualizar o vídeo case do processo de criação, basta acessar: https://solo.vc/portfolio/casavalduga/



BRITA SE otimiza seu processo de cadeia de suprimentos com o Kinaxis

A BRITA SE, uma empresa alemã de filtração de água, escolheu a Kinaxis® Inc. (TSX: KXS), a principal plataforma de gerenciamento de cadeia de suprimentos, para introduzir o planejamento simultâneo em sua cadeia de suprimentos. Fundada em 1966, a BRITA SE inventou o filtro de água para jarras domésticas e agora desenvolve, produz e distribui uma ampla gama de produtos de água para uso privado e comercial. Recentemente, a empresa experimentou um crescimento significativo, o que adicionou pressão ao seu planejamento de demanda e operações. Com a Kinaxis, a BRITA SE alcançará transparência de ponta a ponta em toda a cadeia de suprimentos e aprimorará as capacidades de planejamento de demanda para se adaptar e responder a quaisquer mudanças na demanda, de forma mais rápida e precisa.

“A BRITA continuou a crescer, tanto no nosso número de segmentos de negócio como no nosso alcance geográfico, pelo que ser capaz de compreender como a perturbação numa área pode afetar imediatamente toda a nossa cadeia de suprimentos é inestimável”, disse Oliver Schilling, diretor do grupo gerenciamento da cadeia de suprimentos na BRITA SE. “Estamos comprometidos com os mais altos padrões de atendimento ao cliente e com nosso negócio em crescimento, com a ajuda da Kinaxis e da 4flow.”

Com o RapidResponse® a BRITA SE poderá executar vários cenários simultaneamente, dando aos seus planejadores a flexibilidade para reagir às mudanças na demanda eàvolatilidade do mercado. Com esses insights, a BRITA poderá tomar as decisões mais inteligentes para sua cadeia de suprimentos, com mais rapidez.

“As cadeias de suprimentos, em sua essência, existem para serviràhumanidade. A BRITA fornece produtos de filtragem para pessoas de todo o mundo, fornecendo água filtrada aos seus clientes, reduzindo a necessidade de garrafas plásticas de água”, disse Claire Rychlewski, vice-presidente executiva de vendas globais em campo da Kinaxis. “Estamos entusiasmados em ajudar a BRITA a transformar sua cadeia de suprimentos e encontrar resiliência, além de ajudá-la a servir melhor a humanidade.”

Para a implementação do RapidResponse, a BRITA SE trabalhará com a 4flow, líder global em serviços de otimização de cadeia de suprimentos e parceira da Kinaxis para apoiar a digitalização da cadeia de suprimentos.

“Com nossa compreensão profunda das cadeias de suprimentos globais e das infraestruturas de TI associadas, somos capazes de apoiar os clientes em parceria com a Kinaxis, acelerar a tomada de decisões e derrubar barreiras”, disse Dr. Marc Schleyer, parceiro da 4flow e chefe da prática digital. “Estamos empolgados em ajudar a BRITA com uma implementação bem-sucedida e garantir uma transformação sustentável das operações da cadeia de suprimentos.”

Sobre a Kinaxis

A volatilidade e a incerteza cotidianas exigem ação rápida. A Kinaxis® oferece a agilidade necessária para tomar decisões rápidas e confiantes em todo o planejamento de negócios integrado e na cadeia de suprimentos digital. As pessoas podem planejar melhor, viver melhor e mudar o mundo. Com a confiança de marcas inovadoras, combinamos inteligência humana com IA e planejamento simultâneo para ajudar as empresas a planejar qualquer futuro, monitorar riscos e oportunidades e responder no ritmo das mudanças. Alimentado por uma plataforma extensível e baseada na nuvem, a Kinaxis oferece aplicativos comprovados pelo setor para que todos possam saber mais cedo, agir mais rápido e eliminar o desperdício. Para obter mais notícias sobre a Kinaxis, acesse Kinaxis.com ou siga-nos no LinkedIn ou Twitter.

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Contato:

Relações com a mídia

Jaime Cook | Kinaxis

jcook@kinaxis.com

289-552-4640

Relações com Investidores

Rick Wadsworth | Kinaxis

rwadsworth@kinaxis.com

613-907-7613

Fonte: BUSINESS WIRE



IA pode aumentar empregabilidade de pessoas com deficiência

Enquanto se discute os riscos da Inteligência Artificial (AI) na extinção de cargos de trabalho em nível global – estima-se uma queda de 300 milhões de vagas em dez anos, segundo estudo da Goldman Sachs –, especialistas apontam para os benefícios da tecnologia na empregabilidade de pessoas com deficiência (PcD).

De acordo com informações do Harvard Business Review, pelo menos 386 milhões de pessoas em idade ativa contam com algum tipo de deficiência; em alguns países, apesar da persistente escassez de mão de obra, o desemprego entre PcD chega a 80%.

Segundo Laurie Henneborn, diretora administrativa da Accenture Research e autora do artigo, a IA generativa pode ajudar os indivíduos a encontrar empregos e ter um bom desempenho em funções que não poderiam ser ocupadas sem a tecnologia. “Na minha própria experiência, vivendo com esclerose múltipla, já posso ver o potencial que um ‘copiloto’ poderia oferecer àqueles de nós que trabalham e vivem com deficiência – seja para encontrar e garantir empregos, fornecer informações para nos ajudar a interpretar situações com mais precisão ou oferecendo orientação enquanto participamos de diversas tarefas que envolvem linguagem”, escreveu Hanneborn.

Uma das formas que os sistemas alimentados por IA podem ajudar a remover barreiras ao emprego de PcD é proporcionando novas oportunidades de trabalho remoto. Assistentes virtuais e chatbots podem ser usados, por exemplo, ​​para ajudar funcionários com deficiência a utilizar mais facilmente tecnologias como videoconferências e software de gestão de projetos.

Especialista em automação residencial, o brasileiro Roney Vanucci, CEO da Interactive Home Automation, com sede nos Estados Unidos, fala como a IA pode colaborar no controle de tarefas por meio de voz e gestos. “A tecnologia permite que pessoas com necessidades especiais possam romper barreiras físicas na hora de se alimentar, ir ao banheiro ou se medicar, dando a elas mais autonomia e, consequentemente, mais chance de empregabilidade”, disse. “Além disso, as ferramentas de agendamento e gerenciamento de tempo baseadas em IA podem ser usadas para ajudar pessoas com deficiência a executar seu trabalho com mais facilidade, reduzindo o stress e melhorando a produtividade”, afirma.

Enquanto a IA ameaça funções mecânicas e processuais, o futuro do mercado de trabalho mira na valorização de habilidades humanas como empatia, pensamento crítico e criatividade. “Essa colaboração entre humanos e máquinas tem o poder de abrir portas para uma inovação sem precedentes, beneficiando diversos setores e promovendo melhorias substanciais. A chave para abraçar essa evolução reside na compreensão de que a Inteligência Artificial é uma aliada, uma ferramenta que impulsiona o crescimento humano e inaugura uma era de trabalho mais humanizada do que nunca”, analisa Sandra Maura, CEO da TopMind.

No Brasil, um levantamento do IBGE divulgado em 2021 aponta que 8,4% da população (17,3 milhões de pessoas) têm algum tipo de deficiência. Entre elas, apenas 28,3% estavam empregadas no momento da pesquisa.



Empreendedorismo Feminino: mulheres dominam a venda direta

O Brasil possui 93 milhões de pessoas envolvidas com empreendedorismo, de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, levantamento realizado pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe). Autonomia tem sido um dos atributos mais considerados na escolha de seguir esse caminho, levando muitos para o marketing multinível, que atrai especialmente mulheres. Neste Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro, a liderança feminina mostra sua força de trabalho, constituindo 60% da frente de vendas, entre os 3,5 milhões de empreendedores do setor que atuam como distribuidores diretos das empresas, seja em modelo de marketing multinível ou mononível, segundo informações da Federação Mundial das Associações de Vendas Diretas.

Sem as amarras de um estabelecimento fixo, alguns dos benefícios que se apresentam aos interessados em seguir pelo caminho do marketing multinível são a possibilidade de fazer seu próprio horário, a liberdade para gerir o negócio e a maior socialização por conta do constante contato com público. 

O segmento, que faturou R$ 45 bilhões em 2022, chamou a atenção de Mariane Angelino, distribuidora autorizada independente da Royal Prestige®, marca norte-americana de utensílios de cozinha premium. “Analisamos tanto o histórico da companhia quanto a possibilidade de ter ganhos significativos em pouco tempo.”, contou a empreendedora que atua no Sudeste e é uma das 10.300 distribuidoras mundiais da marca. 

Entre elas também está Gabriela Silveira, de Brasília, que enxergou no marketing multinível uma oportunidade de se unir a uma rede de mulheres que se apoiam e se ajudam mutuamente. “A dinâmica de negócio dá igual condição de crescimento e ascensão às mulheres, e favorece que juntas elas sejam protagonistas na construção de um empreendimento sólido que traz segurança e liberdade, algo que todas as mulheres buscam e merecem.”, destaca Gabriela, que é uma das maiores distribuidoras da companhia no Brasil.

Também empreendendo com produtos da Royal Prestige®, Monica Gabrielli, de Maringá, no Paraná, conta que viu na venda direta a oportunidade de realizar o sonho de ter o próprio negócio. “Via as pessoas realizando sonhos, viagens e eu já estava com poucas esperanças de realizar os meus. Hoje minha autoestima e independência nunca foram tão evidentes. Me sinto empoderada como mulher de ser responsável por grande parte da nossa renda familiar.”, celebra a distribuidora. 



Transição para uma economia de baixo carbono no Brasil será regulamentada

O crédito de carbono é gerado a cada tonelada não emitida de gases de efeito estufa (GEE) e, para maior credibilidade, uma empresa que deseja ingressar nesse mercado promissor pode verificar seu relatório de emissões com um organismo certificador acreditado. Com a regulação do mercado de carbono no Brasil, surgiram dois mercados: o voluntário e o regulado, que vai tratar principalmente dos grandes poluidores.

De acordo com dados do Relatório Anual da CCS Brasil, o país possui potencial de capturar cerca de 200 milhões de toneladas de carbono por ano, número que representa 12% de todas as emissões do país.

O mercado de crédito de carbono tem ganhado destaque como uma ferramenta para mitigar as mudanças climáticas e preservar a Amazônia. “A Amazônia desempenha um papel fundamental na regulação do clima, na biodiversidade e na manutenção dos recursos hídricos. Além disso, a floresta amazônica também é um importante estoque de carbono, que se liberado contribuirá significativamente para o aumento das emissões de gases de efeito estufa”, salienta Vininha F. Carvalho, economista e editora da Revista Ecotour News.

De acordo com Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan Consultoria e Sustentabilidade, “o crédito de carbono funciona como dinheiro ou ação criado para ajudar a viabilizar financeiramente projetos de tecnologia limpa, preservação ou recuperação florestal ou agricultura regenerativa. Quando uma empresa ou pessoa física quer compensar 10 toneladas de CO2 emitidas durante a sua operação ou viagem, ela pode comprar 10 créditos de carbono de um projeto ambiental certificado. Este recurso ajuda a subsidiar e viabilizar o projeto ambiental”, explica o CEO da Eccaplan.

A regularização do Mercado de Carbono Brasileiro representa um passo importante na direção da compensação de emissões de gás carbônico no Brasil. O Projeto de Lei 412/2022 aprovado, por unanimidade, na Comissão de Meio Ambiente do Senado, no dia 4 de outubro, seguiu para discussão na Câmara dos Deputados. No dia 23 de novembro, será realizada na Comissão de Desenvolvimento da Câmara uma audiência pública para avançar o debate do projeto e fornecer subsídios para a implementação de outros projetos sobre o tema.

“Todos os tipos de empresas que querem reduzir as emissões de GEE podem obter benefícios deste mercado. Para participar é necessário calcular, primeiramente, a pegada de carbono da organização. A partir dela é possível traçar estratégias para reduzir as emissões, resultando em créditos para sua comercialização”, relata Vininha F. Carvalho.

 

 

 



IRES realiza pesquisa nacional sobre ESG

O mundo passa por grandes transformações sociais e ambientais e, com elas, a importância de adotar mudanças nessas áreas se mostra cada vez mais urgente na sociedade. Por isso, o IRES – Instituto de Responsabilidade Socioambiental da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, acaba de compilar os resultados da sua 15° Edição da Pesquisa Nacional sobre Sustentabilidade nas organizações e aplicação das dimensões ESG.

O estudo apontou que 97,3% das organizações pesquisadas têm a sustentabilidade integrada à sua visão estratégica. Dentre elas, 73% das organizações desenvolvem ações sociais e ambientais. Tendo como beneficiários dos projetos de sustentabilidade, 64,9% a comunidade em geral e 54,1% os jovens.

Além disso, o estudo apontou que 78,4% das empresas sinalizaram a adoção de práticas mais responsáveis e preocupadas com o meio ambiente e passaram a reciclar seus resíduos. Dentre elas, 24,3% compensam com plantio de árvores e utilização de créditos de carbono.

Outro lado da pesquisa

A pesquisa também apontou que dentre as empresas participantes ainda é necessário ampliar a consciência ambiental: 54,1% não possuem políticas formais de compras de materiais verdes ou ambientalmente certificados e 51,4% não desenvolvem nenhuma ação voltada à logística reversa.

Além disso, 64,9% das organizações não possuem um Sistema de Gestão Ambiental implantado, auditado e certificado; 73% não realizam o Inventário de Emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa); 75,7% não têm indicadores e metas de redução de GEE (Gases de Efeito Estufa) e 75,7% das organizações não têm plano de compensação das emissões;

Vale lembrar que empresas preocupadas com o meio ambiente, são mais bem vistas por funcionários e fornecedores, que passam a valorizar cada vez mais o espaço de trabalho. Assim como os clientes, que vêem essas empresas com mais credibilidade.

Panorama ESG

O estudo também apontou um paradoxo no segmento: mesmo que apenas 45,9% das empresas tenham políticas claras de sustentabilidade baseada no ESG, quase 62,2% das organizações disseram que desenvolvem a Matriz de Materialidade como ferramenta de alinhamento das suas dimensões ESG (Environmental, Social e Governance, que em tradução significa ambiental, social e governança) na percepção junto aos grupos e indivíduos.

Na questão sobre a diversidade, para 73% e 76% das organizações sinalizaram que consideram e promovem ações de contratação e de políticas de apoio à diversidade. E 64,9% apoiam as mulheres para cargos de liderança. Entretanto, 30% das organizações não cumprem as cotas de inclusão de PCD´s, mesmo tendo a lei das cotas 8213/91 e regulamentada apenas em 2000, em que as empresas devem destinar de 2% a 5% das vagas.

“O estudo é uma fotografia do momento que as empresas estão passando e o seu envolvimento na adoção dos conceitos ESG e outras práticas sustentáveis. O que importa é que estas organizações possuem uma conscientização sobre o tema e o papel do IRES é fornecer as melhores práticas e experiências de gestão para auxiliá-las na implementação dessas ações e apoiar nessa jornada de transformação”, afirma Lívio Giosa, coordenador geral do IRES. 

A pesquisa de alcance nacional abrangeu companhias de todos as regiões do país, com 6975 empresas alvo, sendo 33% de grande porte, 56% de médio e 11% de pequeno porte. Destes percentuais, houve um retorno de 1138 empresas, sendo 16,5% empresas responderam.  4% e 2% respectivamente são de empresas públicas, em nível municipal, estadual e federal. O resultado servirá de modelo para que o Instituto desenvolva uma cartilha de orientação aos dirigentes para aplicação de ESG. Além de uma série de atividades como palestras e fóruns dedicados ao tema.

 



Encontro de vitivinicultura reúne mais de 600

O 6º Encontro Enoconexão reuniu mais de 600 pessoas relacionadas ao setor vitivinícola. Foram cinco palestrantes, especialistas de renome internacional do setor, que validaram informação e experiências bem-sucedidas na busca pela melhora na produção de uvas e na qualidade dos vinhos.  O evento aconteceu no começo do mês,  entre os dias 8 e 9 de novembro,  no Salão de Cultura e Eventos de Louveira.

Dentre os participantes, Marcelo Andrade do projeto Vinicolaria, de Itapiraí (SP).  “… estava entusiasmado com a oportunidade, aqui temos a possibilidade de interagir e ter palestras que enriquecem o conhecimento. Eventos como este nos ajudam a desenvolver de maneira mais rápido no setor. “

Para a enóloga Gabriela Campolongo, da Vinícola Urbana Alma Gêmea, da capital, um Encontro como este consegue trazer temas de muita relevância, que são muitas das dificuldades do dia a dia da rotina dos enólogos e dos viticultores. “O nível das palestras é internacional, de alto conhecimento, essencial para a capacitação e formação, resolução de problemas aqui do setor paulista”.

A organizadora do Encontro Enoconexão, a enóloga Ariana Sgarioni explica que realizar o evento aproxima ainda mais os envolvidos no setor. “É uma oportunidade de conhecermos pessoas novas, rever amigos antigos e, juntos provar e comprovar o potencial dos vinhos paulistas, que estão conquistando cada vez mais espaço no Brasil e no exterior. Por isso essa reunião é essencial para fortalecer os vitivinicultores, enólogos e estudiosos no assunto”.

Palestras

“O Encontro Enoconexão é a prova de que estamos no caminho certo. É uma criança de 6 anos, mas é uma criança prodígio”, resumiu o professor de Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia Leonardo Cury, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Cury falou sobre as principais estratégias para minimizar os efeitos do El Niño na viticultura. “Com o envolvimento da Ariana Sgarioni (enóloga e organizadora do evento) nas ações regionais do setor se deu um outro olhar para a viticultura e a vitivinicultura paulista. A gente está indo no caminho certo e este Encontro é uma possibilidade de evolução”, ressalta o professor.

Coorganizada pelo Polo Turístico do Circuito das Frutas, esta edição da Enoconexão trouxe palestrantes de renome internacional como a Dra. Marta Dizy Soto, pesquisadora e professora da Universidad de La Rioja (Espanha). Com a palestra ‘Como determinar o perfil organoléptico aplicado ao caso dos vinhos ultra premium’, ela abordou processos importantes para a elaboração de um vinho de qualidade.

Além dela, o Dr. Álvaro Peña-Neira, engenheiro agrônomo e professor da Universidad de Chile (Chile), palestrou sobre ‘Fatores relevantes que determinam a qualidade dos vinhos e seu potencial de passagem por barricas de carvalho’.

O enólogo Lucas Amaral, responsável pela vinícola experimental da EPAMIG, falou sobre a técnica da dupla poda da videira e as peculiaridades da elaboração de vinhos com essas uvas na palestra ‘Novas fronteiras vitivinícolas – A técnica de dupla poda’.

Já o Dr. Henrique Pessoa dos Santos, engenheiro agrônomo da Embrapa Uva e Vinho, fala dos principais aspectos do manejo sob o cultivo protegido das videiras, um tema relevante diante dos fenômenos climáticos da atualidade.

Sobre o Encontro Enoconexão

O Encontro Enoconexão foi criado em 2018, com o objetivo de ser um instrumento sociocultural de promoção de informações técnicas e gratuitas de produção, manejo e vinificação a entusiastas da sociedade, representantes e profissionais da Enologia e da Viticultura.

O projeto surgiu a partir de uma significativa necessidade de resgate cultural da vitivinicultura, primeiramente percebida em Jundiaí (SP), como as demais cidades do Circuito das Frutas e as regiões de Jales, São Roque e São Miguel Arcanjo.

 



Brasil apresenta expansão de novas empresas em 2023

Nos últimos meses, o Brasil tem testemunhado um aumento significativo no número de empresas sendo criadas, levantando uma pergunta fundamental: qual é o momento certo para abrir uma empresa e qual é a melhor opção? Dados do Governo Federal revelam que, apenas nos primeiros oito meses de 2023, foram registradas a abertura de aproximadamente 2,7 milhões de novas empresas, elevando o total de CNPJs ativos no país para cerca de 22 milhões.

A crescente tendência empreendedora no Brasil pode ser atribuída a três principais razões. Um desses fatores, é a mudança no perfil de contratação dos empregadores. Segundo uma matéria da Exame, empresas estão optando por contratar prestadores de serviços PJ ao invés de funcionários CLT, numa tentativa de reduzir os custos associados aos encargos trabalhistas. Além disso, o alto índice de desemprego formal, tem incentivado muitos especialistas a buscarem novas oportunidades no mundo empresarial.

No entanto, abrir um CNPJ não é mera formalidade. A professora Priscila Maluzza Pissinato, coordenadora dos cursos de Ciências Contábeis e Gestão Fiscal e Tributária na UniPaulistana, chama atenção para os fatores que não devem ser negligenciados neste: “Logo no início da jornada de um novo CNPJ, diversas obrigações são adquiridas e é crucial não descumprir prazos, evitando possíveis multas”, adverte. 

Portanto, compreender o momento adequado para iniciar um empreendimento, seja como Microempreendedor Individual (MEI), profissional autônomo ou Pessoa Jurídica (PJ), é crucial. 

Trabalhador autônomo

Para alguns profissionais, como padeiros, jardineiros, vendedores ambulantes, costureiros, a opção de atuar como autônomo é mais viável, uma vez que não precisam de regulamentação para exercer suas atividades. No entanto, quando empresas contratam esses profissionais para prestação de serviços, isso pode resultar em custos significativos com previdência, que pode atingir até 20% do valor da atividade, segundo Guia de Previdência para Autônomos do Governo Federal. 

Além disso, autônomos também estão sujeitos a retenções tributárias, nas quais a empresa contratante deduz valores correspondentes a tributos, como Imposto de Renda (IR) e Imposto Sobre Serviços (ISS), antes de pagar o profissional.

Ainda, segundo matéria da Exame, autônomos também devem lidar com o recolhimento mensal do Imposto de Renda, conhecido como “carnê-leão”. As alíquotas variam de 0% a 27,5%, com base no rendimento desses profissionais. No entanto, pode-se deduzir gastos relacionados à atividade, o que reduz o valor devido de IR.

Microempreendedor Individual (MEI)

Outra alternativa popular é a constituição de um Microempreendedor Individual (MEI), que oferece simplificação da burocracia e economia de tributos. O recolhimento mensal é efetuado por meio de uma guia única, chamada DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), com um valor aproximado de R$71,00 por mês, que abrange o INSS e, em atividades comerciais, o ISS ou ICMS.

No entanto, a escolha pelo MEI requer atenção a dois pontos importantes: 

  • Nem toda atividade pode ser formalizada como MEI. A exemplo, profissionais liberais que, para exercer sua profissão, obtiveram formação em uma área específica do conhecimento. Desta forma, só podem praticar suas atividades legalmente através de registros em conselhos profissionais, como advogados (OAB), contadores (CRC) e médicos (CRM).
  • Cálculo do Imposto de Renda: o envio da declaração do MEI não gera custos adicionais, já que os impostos são pagos mensalmente por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que abrange o Imposto de Renda e a contribuição previdenciária. Por outro lado, na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), o rendimento obtido como MEI deve ser incluído, tratando o CNPJ do MEI como a fonte pagadora do CPF do contribuinte.

Além disso, segundo o Portal G1 de Empreendedorismo, MEIs que fornecem serviços para empresas estão obrigados a emitir nota fiscal, que, desde setembro deste ano, deve ser gerada por meio do Emissor Nacional. Também é necessária a entrega anual da declaração DASN SIMEI.

Pessoa Jurídica (PJ)

A terceira opção é a constituição de uma Pessoa Jurídica, que pode escolher o regime tributário mais adequado. No entanto, a professora Priscila Pissinato analisa: “Essa escolha implica em diversas obrigações desde o início, exigindo atenção e acompanhamento constantes. Para operações com outras empresas e a flexibilidade para faturar ou mudar de tributação conforme a viabilidade do momento, esse formato pode ser o mais vantajoso.”

Vale ressaltar que a escolha entre as três opções deve ser feita com o auxílio de um contador, pois cada cenário apresenta características específicas que favorecem uma ou outra modalidade. Em todas as alternativas, obrigações estão presentes, reforçando a importância de contar com o apoio de um profissional de contabilidade.

A decisão de abrir uma empresa no Brasil envolve diversas variáveis e a orientação de especialistas é essencial para evitar problemas futuros, além de garantir uma jornada empreendedora bem-sucedida.



Peça off-Broadway Sylvia, de A.R. Gurney, segue em cartaz no Teatro Porto

A peça teatral Sylvia, escrita por A.R. Gurney estreou na Off-Broadway, em 1995. A história, que gira em torno da cadela Sylvia e o casal que a adota, é agora estrelada por Cássio Scapin, Vera Zimmermann, Simone Zucato e Thiago Adorno. O espetáculo está em cartaz no Teatro Porto até 10 de dezembro, com apresentações às sextas e sábados, às 20h, e aos domingos, às 17h.

Sob a direção de Gustavo Wabner e com tradução de Simone Zucato, que se divide ainda entre a idealização e o papel-título, o espetáculo convida a todos a embarcarem em uma viagem para a Nova York dos anos 90, onde Greg, um homem de meia-idade e classe média alta, encontra Sylvia no parque e decide levá-la para o lar compartilhado com a esposa, Kate. Sua decisão acaba por desencadear uma série de eventos, que se desenrolam quando o relacionamento entre os três personagens passa a ser habilmente explorado, revelando uma trama de laços emocionais e desafios cômicos.

O espetáculo estreou em 1995 no circuito Broadway com Sarah Jessica Parker no papel título. Em 2015, a peça reestreou na Broadway, com Annaleigh Ashford, que ganhou o prêmio TONY por sua atuação, e Matthew Broderick, assumindo o papel masculino principal, de um homem de meia-idade, desgostoso com seu casamento.



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