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Suplementação de fósforo desafia a agropecuária brasileira

A deficiência de fósforo nos solos e nos alimentos básicos para a produção de rações é um desafio significativo para a agropecuária brasileira. A cooperação entre governo, indústria e produtores rurais, o investimento em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras, a adoção de práticas agrícolas sustentáveis e a formação de profissionais capacitados são medidas fundamentais para enfrentar esse desafio e garantir a qualidade, a competitividade e a sustentabilidade da produção animal no Brasil.

Os solos brasileiros apresentam, de forma geral, uma deficiência significativa em fósforo. Esse mineral, vital para o desenvolvimento e manutenção das funções biológicas dos animais, tem papel fundamental na produção comercial de bovinos, aves e suínos. Sua escassez nos solos e nos alimentos básicos, como milho e soja, torna a suplementação nutricional uma prática crucial para garantir a saúde e a produtividade desses animais.

Estudo do Instituto Agronômico de Campinas demonstra que o ganho de eficiência no uso de fósforo reduziria a quantidade a ser adicionada para a manutenção de uma produção almejada. “O conceito de uso eficiente de fósforo poderia alternativamente ser posto como um alerta para reduzir perdas do nutriente mediante aplicações excessivas ou evitar o empobrecimento do solo quando ocorrem adições abaixo da remoção pelos produtos agrícolas”.

O fósforo desempenha um papel muito importante no metabolismo energético e na síntese de proteínas. A deficiência desse mineral pode causar problemas de crescimento, reprodução e até mesmo levar à morte dos animais. No caso dos bovinos, tanto na produção de carne quanto de leite, a suplementação de fósforo é de suma importância. Uma dieta inadequada pode comprometer o ganho de peso, a produção de leite e o desempenho reprodutivo dos animais, impactando diretamente a lucratividade dos produtores.

Para aves e suínos, os alimentos básicos na produção de rações são o milho e a soja, que também são pobres em fósforo. Nesses casos, o uso de fosfato na complementação alimentar é fundamental para suprir as necessidades dos animais e garantir seu desenvolvimento adequado. Os fosfatos mais comuns utilizados na alimentação animal são o fosfato bicálcico e o fosfato monocálcico, que têm posições de destaque devido sua eficiência nutricional.

De acordo com Marcelo Rodrigues, gerente nacional de fosfatos da Katrium Indústrias Químicas, o fosfato bicálcico é a principal e mais nobre fonte de fósforo utilizada na produção de ração animal – para todas as espécies e fases de criação. “Depois do cálcio, o fósforo é o macromineral com maiores concentrações no organismo animal.  Na realidade, ele não existe como elemento livre, pois é muito reativo, mas na forma de fosfatos – sendo fundamental nas estruturas ósseas e dentária, além de várias outras funções metabólicas. Ou seja, trata-se de um mineral imprescindível para a vida animal”.

Rodrigues explica que o fosfato bicálcico geralmente é obtido pela reação de neutralização do ácido fosfórico de alta qualidade com uma fonte de cálcio, normalmente hidróxido de cálcio ou carbonato de cálcio. O ácido fosfórico, por sua vez, é o produto da reação entre rocha fosfática reativa com ácido clorídrico ou sulfúrico. “Trata-se de um processo complexo, com poucos produtores mundiais”, acrescenta.

Segundo o executivo, embora o Brasil tenha muitas minas de rocha fosfática, elas não são suficientes para atender à demanda interna. Portanto, a importação de produtos acabados e matérias-primas é obrigatória. Vale lembrar que a rocha fosfática também é matéria-prima para a produção dos fertilizantes fosfatados, consumidos pela agricultura em larga escala – o que justifica sua alta demanda nos mercados mundiais.

“O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de carne do mundo. Portanto, a deficiência de fósforo nos solos e nos alimentos básicos para a produção de rações representa um desafio para o setor agropecuário”, diz Rodrigues. “É necessário buscar alternativas sustentáveis para aumentar a disponibilidade desse nutriente nos solos, como a aplicação de adubos fosfatados, a utilização de espécies de plantas que absorvam e disponibilizem mais fósforo e a adoção de práticas agrícolas que minimizem a erosão e o escoamento superficial do solo”.

A busca por soluções sustentáveis e eficientes é fundamental para enfrentar o desafio imposto pela deficiência de fósforo nos solos e nos alimentos básicos para a produção de rações. A adoção de práticas agrícolas adequadas e a conscientização dos produtores sobre a importância da suplementação de fósforo são medidas essenciais para garantir a qualidade e a competitividade dos produtos agropecuários brasileiros no mercado global.

A cooperação entre governo, indústria e produtores rurais é fundamental para enfrentar esses desafios e buscar soluções integradas e sustentáveis. Ações conjuntas, como a implementação de políticas públicas de incentivo à pesquisa e à adoção de práticas agrícolas sustentáveis, podem contribuir para a melhoria da disponibilidade de fósforo nos solos e na alimentação animal.

“É imperativo que todos os envolvidos no setor agropecuário brasileiro estejam cientes da importância do fósforo na nutrição animal e trabalhem em conjunto para desenvolver e implementar estratégias que permitam superar os desafios apresentados pela deficiência desse nutriente nos solos e nos alimentos. O sucesso dessa abordagem integrada se traduzirá em benefícios significativos para a produtividade, a rentabilidade e a sustentabilidade da agropecuária nacional”, defende o executivo da Katrium.



Doação de leite humano deve ser mais estimulada

Com o slogan ‘Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho: doe leite materno!’, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) celebram o Dia Mundial de Doação do Leite Humano, em 19 de maio. Na mesma data, o Brasil também realiza a Semana Nacional de Doação do Leite Humano. Ambas as iniciativas têm como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da doação e estimular o aleitamento materno.

Segundo dados da OMS, o leite humano é capaz de reduzir até 13% de mortes evitáveis em crianças menores de cinco anos de idade, protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias, e reduz o risco de desenvolvimento de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta. “O leite humano é considerado um alimento completo para bebês até seis meses de vida, que não precisam sequer de água neste período”, afirma a nutricionista Adrianne Machado, do Departamento de Ciências e Pesquisas da Yakult do Brasil.

O alimento contém carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais, imunoglobulina A (principal anticorpo que fornece proteção contra infecções nas mucosas), enzimas (proteínas que têm como função regular as reações metabólicas que acontecem nas células) e interferon (proteínas com função imunorreguladora), além de fatores moduladores de crescimento. Os ácidos graxos são o macronutriente mais variável no leite humano e têm um papel reconhecidamente importante no desenvolvimento físico e cognitivo da criança.

No estudo ‘Os ácidos graxos do leite materno e sua importância no desenvolvimento da linguagem em crianças prematuras’, publicado em 2013 no Journal of Human Growth and Development, pesquisadores investigaram a relação entre o aleitamento materno de prematuros com a cognição e o desenvolvimento motor e da linguagem. Os resultados mostraram que o leite humano, a partir da primeira semana pós-parto, apresentou proporção elevada de ácidos linoleico: alfa-linolênico, que foi positivamente associada com medidas de linguagem receptiva.

A amamentação também é um fator de fundamental importância para a colonização microbiana no intestino humano logo após o nascimento. No estudo ‘Key bacterial taxa and metabolic pathways affecting gut short-chain fatty acid profiles in early life’, pesquisadores do Instituto Central Yakult, em Tóquio, mostraram que a microbiota intestinal inicial tem perfis distintos dos adultos, e sua diversidade em composição e função aumenta ao longo dos primeiros anos de vida. “Os autores destacaram, ainda, que a amamentação tem sido associada ao desenvolvimento de uma microbiota com domínio de Bifidobacterium, que favorece a diminuição do pH intestinal e impede a multiplicação de microrganismos patogênicos, contribuindo para menor incidência de diarreia”, sinaliza a nutricionista da Yakult.

Para avaliar se a duração da amamentação estava associada ao quociente de inteligência (QI), anos de escolaridade e renda, pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, desenvolveram o estudo ‘Association between breastfeeding and intelligence, educational attainment, and income at 30 years of age: a prospective birth cohort study from Brazil’. Lançado em 1982, o estudo registrou informações sobre amamentação na primeira infância de 3,5 mil recém-nascidos. Quando completaram 30 anos, os pesquisadores avaliaram o QI, a escolaridade e a renda dos participantes e concluíram que a amamentação estava associada a um melhor desempenho em testes de inteligência três décadas depois do nascimento, aumentando a escolaridade e a renda na idade adulta.

Bancos de leite
O Brasil lidera a Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), composta por 24 países da América Latina, Europa e África. Além disso, mantém a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, uma iniciativa do Ministério da Saúde por meio do Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz). A ação envolve coleta, processamento e distribuição do leite para bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados pelas próprias mães, e também apoio e orientações para estimular o aleitamento.

O Brasil tem a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo, com distribuição de aproximadamente 160 mil litros anualmente para recém-nascidos de baixo peso internados em unidades neonatais. No total, são 228 bancos de leite humano distribuídos por todos os estados brasileiros, e 240 postos de coleta. Outras informações pelo https://portal.fiocruz.br/banco-de-leite-humano.

Mais informações
Fundada em 1955 pelo médico e pesquisador Minoru Shirota, a Yakult Honsha, sediada em Tóquio, no Japão, pesquisa os microrganismos probióticos promotores da saúde. Presente em 40 países e regiões, a marca faz parte dos hábitos alimentares diários de 40 milhões de consumidores no mundo. A filial brasileira completa 55 anos em 2023. Para outras informações, basta acessar o site ou as redes sociais da empresa: Facebook/yakultbrasiloficial Instagram@yakultbrasil



Granito Pagamentos recebe novo diretor comercial

A Granito Pagamentos, credenciadora do Banco BMG e do Super App Inter, anuncia a chegada de Eduardo Werner como novo diretor comercial. A vinda do executivo faz parte do movimento da empresa que visa uma nova estrutura organizacional para acelerar o crescimento. No último ano, a Granito alcançou importante papel no segmento, com mais de R$ 16 bilhões em TPV (volume total de pagamentos) e 200% de crescimento de 2021 para 2022. O objetivo agora é ir mais longe. 

Eduardo Werner atua há 25 anos no mercado de serviços financeiros. Formado em Engenharia pela UFRJ, passou por empresas como Fiserv, Safrapay, Rede, Hipercard e Itaú Unibanco. Além disso, liderou as estratégias comerciais e de negócios das empresas onde atuou, implementando ações para melhoria na rentabilidade e na satisfação dos clientes com os serviços e produtos. Na Granito, Werner estará à frente das áreas de marketing, parcerias, inteligência de mercado, canal direto e gestão de portfólio.

Nas últimas semanas, a Granito também apresentou seu novo CEO, Henrique Capdeville, com mais de 30 anos de trajetória na indústria de meios de pagamento, e Renato Catalan, novo COO da companhia, vindo do Inter e com ampla experiência em operações de instituições financeiras. 

As mudanças anunciadas acontecem simultaneamente a uma nova rodada de investimentos pelos acionistas majoritários. Juntos, BMG e Inter estão aportando R$ 70 milhões para justamente acelerar o plano de expansão da empresa. Hoje, a Granito atua com 130 filiais espalhadas por todo o Brasil e mais de 1.200 colaboradores. 

Sobre a Granito

GRANITO é uma empresa brasileira de tecnologia para soluções de meios de pagamento. Especializada em produtos customizados para as necessidades de cada cliente, a Granito entrega desde máquinas de pagamento modernas, rápidas e com tarifas justas, até aplicativos para meios de pagamento digitais. Nasceu com o objetivo de atender a expectativa e a necessidade do empreendedor que deseja crescer de forma sustentável e inteligente. Atualmente, possui mais de 1200 colaboradores, com presença em todos os estados brasileiros e conta, desde 2018 com o Banco BMG como sócio e, mais recentemente em 2020, também o Super App Inter. 

 



Betminds é a nova agência da varejista Multiloja

A Betminds, aceleradora de negócios fundada em 2014 com um DNA 100% digital e uma equipe estratégica 360º, está anunciando sua mais nova parceria, desta vez com a varejista paranaense Multiloja.

De acordo com Bruno Freire, coordenador de e-commerce da Multiloja, o interesse da marca no trabalho da Betminds surgiu após ouvirem o podcast da aceleradora. Depois de conversarem e negociarem, perceberam que havia uma oportunidade de profissionalizar a área de performance da varejista.

Entre os pontos fortes da agência que chamaram a atenção da Multiloja, Bruno destacou o tempo de atuação no mercado, os clientes de renome e a experiência da equipe, que sempre se mostrou solicita em atender às demandas e desafios da varejista.

“O objetivo principal é o crescimento do e-commerce próprio da Multiloja, aumentando o tráfego, conversões e assim elevando o nível do canal”, ressaltou o coordenador de e-commerce da marca. Segundo ele, a meta é ultrapassar um milhão de reais em vendas mensais no canal o mais rapidamente possível.

Rafael Dittrich, CEO da Betminds, explica qual será a ênfase da parceria entre a Betminds e a Multiloja. “Vamos fazer um trabalho de performance, 100% focado nas mídias pagas — Google e Meta Ads, e outros canais que façam sentido”.

Segundo Rafael, será um desafio grande, pois o cliente tem uma meta de crescer pelo menos duas vezes seu volume atual de negócios sem necessariamente expandir muito os investimentos atuais. “Teremos que maximizar a estratégia para termos um retorno melhor do que temos hoje”. 

O CEO da Betminds explica como chegaram aos objetivos traçados. “Antes de fecharmos [a parceria], fizemos todo um diagnóstico da conta para identificarmos o que era possível e plausível. Então nossa expectativa é bem alta para alcançarmos as metas que estipulamos com eles. Estamos bem felizes em atendê-los”.

Tk Santos, CMO da Betminds, também comemora o fechamento do contrato. “Estamos muito felizes com essa parceria! Nosso propósito será assegurar um enfoque totalmente estratégico de performance, que impactará de forma significativa o progresso do e-commerce da marca nos próximos meses. A Multiloja é o tipo de cliente com o qual é sempre um prazer trabalhar para evoluirmos juntos. É aqui do nosso Paraná.”

Aquecimento e expansão do mercado de e-commerce

A aposta da parceria entre Betminds e Multiloja segue o aquecimento e expansão do comércio eletrônico brasileiro no último ano. De acordo com informações da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas realizadas no segmento de e-commerce do país atingiram R$ 169,59 bilhões em 2022, um crescimento de aproximadamente 5% em relação a 2021.

E a tendência é que o panorama continue favorável em 2023. As previsões da entidade apontam para uma movimentação de R$ 185,7 bilhões neste ano. Ainda segundo a ABComm, o comércio eletrônico deve continuar a se expandir até pelo menos 2027. Espera-se que o faturamento atinja R$ 205 bilhões em 2024, R$ 225 bilhões em 2025, R$ 248 bilhões em 2026 e R$ 273 bilhões em 2027.

A associação traz ainda dados sobre o perfil dos consumidores: a maioria dos compradores de e-commerce é do sexo feminino, está na faixa dos 35 a 44 anos, mora no Sudeste e pertence à classe C.



Como executar uma jornada completa de pós-venda no varejo?

A revolução digital chegou e gerou transformações nas relações sociais e de consumo. Com mais informações e possibilidades, os clientes são protagonistas do processo de compras, e as empresas que não conseguem suprir os desejos e as demandas dessa nova realidade podem ficar para trás.

Estatísticas do IBGE apontam que, independentemente do segmento de atuação, 80% das empresas fecham as portas antes mesmo de completar o primeiro ano de existência. Nesse contexto, é essencial entender que a sobrevivência de um negócio depende da expertise no mercado de atuação e da relação com o público-alvo.

Em uma sociedade empoderada e exigente, se torna fundamental criar vínculos com as pessoas. Quando a empresa foca a experiência do cliente, não apenas o produto ou serviço, oferecendo um atendimento pós-venda eficiente e de qualidade, ela transmite a mensagem de que se importa e está comprometida em oferecer o melhor possível. E isso pode ser a peça-chave para superar a concorrência, cada vez mais acirrada.

Sendo assim, o setor de pós-venda é responsável pela continuidade do atendimento que o cliente recebeu no início do contato com a marca. O foco está em garantir a satisfação do consumidor.

O projeto de atender bem após a finalização da compra não requer altos custos de investimento. A ideia é estar atento e preparado para garantir que esse fluxo passe a ocorrer de forma orgânica e ativa. Uma dica é disponibilizar canais de comunicação diversos e fazer o cross entre o presencial e o online, com atendimento via WhatsApp, telefone, site e outras possibilidades, de acordo com o trade da marca.

Também é essencial solucionar os problemas com agilidade e eficiência para que o cliente não enfrente processos burocráticos desnecessáriamente e aguardar muito para ter um problema resolvido. Garantir o comprometimento da equipe de funcionários é outro ponto transformador: para isso, é interessante se certificar de que o time está alinhado às diretrizes da empresa e preparado para fornecer o atendimento que o cliente necessita. Além, claro, de sempre cumprir com o que a companhia se comprometeu a entregar.

Quando esses conceitos estão amarrados, começam a surgir diversos impactos claros nos negócios. Além de fortalecer o nome e a credibilidade do empreendimento, torna-se possível monitorar a satisfação do cliente para fazer ofertas que ampliem o engajamento e garantam a fidelização definitiva.

Se a experiência do cliente é completa e positiva desde o início, a fidelidade tende a ser conquistada, além de criar um defensor da marca. A opinião desses consumidores gera credibilidade dentro do círculo social em que vivem, o que aumenta a visibilidade da marca de forma natural.

Outra vantagem do pós-venda é a possibilidade de oferecer serviços adicionais, como manutenção, reparo ou troca do produto. Esse tipo de serviço pode ser importante para garantir a satisfação do cliente e aumentar a fidelidade do mesmo com a empresa. É fundamental evitar que o cliente tenha a sensação de abandono após a compra, isso porque um bom pós-venda pode antecipar problemas que o cliente nem mesmo sabia que poderia ter. A empresa pode, ainda, utilizar de banco de dados sobre os produtos para agir de forma preventiva e evitar problemas como a ruptura de estoque ou promover produtos com chances de queda no faturamento.

O principal benefício do pós-venda é o aumento do patamar de vendas. Isso significa garantir que o mínimo de vendas cresça, além de assegurar que o desempenho nos meses mais fracos supere a performance em períodos semelhantes no passado. Com isso a empresa pode mirar um crescimento sustentável, que não depende apenas de picos de consumo, proporcionando um fluxo de receita mais estável e previsível.

Quando um consumidor sai de casa para fazer compras, ou entra em uma loja virtual, vários fatores são determinantes para ele concluir a compra e, principalmente, voltar. Todos esses fatores juntos estão ligados à experiência que o cliente terá durante a jornada de compra.

Na outra ponta, quando o empreendedor consegue reunir esses pontos de forma organizada e integrar tudo com o uso da tecnologia, a tendência é que o cliente se sinta acolhido pela marca.

*Por Leonardo Ji, CEO da Orient Mix



Hipertensão traz muitos problemas de saúde

Dia 17 de maio é o Dia Mundial da Hipertensão Arterial (HA), mais popularmente conhecida como pressão alta. Uma doença crônica, não transmissível e que chega de maneira silenciosa. Na maioria das vezes, por ser assintomática, só é percebida quando aparecem lesões em órgãos essenciais como coração, rins, cérebro, retina e vasos sanguíneos. Segundo dados do Ministério da Saúde, de 2021, mais de 38 milhões de pessoas sofrem de pressão alta no Brasil. Dados de 2022 da Organização Pan-Americana de Saúde, mostram que as Doenças Cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte nas Américas, e a Hipertensão Arterial (HA) é responsável por mais de 50% delas; e mais de 25% das mulheres adultas e quatro em cada dez homens adultos têm hipertensão no continente americano, e tanto o diagnóstico, quanto o tratamento e o controle têm sido ineficazes.

A adoção de hábitos saudáveis como melhora na alimentação e o início da prática de exercícios físicos regulares são as principais mudanças para quem quer fazer o controle da doença. Além disso, obesidade, fatores genéticos, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão, o que só reforça a ideia de que uma mudança de hábitos cotidianos é o melhor remédio preventivo para pressão alta.

“Um estilo de vida ativo e saudável traz benefícios como, por exemplo, manter um peso apropriado”, afirma o Dr. Rizzieri Gomes, médico cardiologista, focado na mudança do estilo de vida (MEV) de seus pacientes. “O emagrecimento traz a redução da pressão arterial causadora de doenças como o AVC e infarto, de gordura no fígado e quando associado com exercícios físicos traz a redução de crises de enxaqueca e o alívio de dores articulares. Além disso, a mudança alimentar pode ajudar na redução de crises alérgicas e na menor utilização de remédios para os diabéticos”, completa o médico.

Além disso, é importante saber que alguns alimentos devem ser evitados. O excesso de sal, alimentos industrializados, defumados, processados, ultraprocessados, ricos em gorduras, bebidas ricas em açúcares e adoçantes, temperos prontos precisam ser evitados. “As escolhas que fazemos para nos alimentarmos determinam o estado de saúde do corpo todo. Para se ter uma vida melhor, o segredo é ter equilíbrio. Comer de maneira saudável, sem muitos excessos, pois os alimentos ingeridos têm o poder de manter a saúde do coração, do corpo e da mente em dia. Quanto mais eu cuido da minha saúde, quanto mais exercício eu pratico, quanto mais eu cuido da alimentação, menor o risco de doenças”, completa o Dr. Rizzieri.

Dicas do Dr. Rizzieri Gomes para adotar hábitos saudáveis:

  1. Buscar uma vida saudável;
  2. Ter uma alimentação saudável rotineiramente, priorizar a ingestão de alimentos frescos, usar sal de maneira moderada, assim como açúcares e adoçantes, trocar o óleo por azeite, refrigerantes, bebidas lácteas e sucos de caixinha por água ou sucos naturais, escolher frutas no lugar de pães e doces industrializados;
  3. Praticar exercício físico regularmente, pois a atividade física pode promover diversos benefícios, inclusive ajudando a regular o peso;
  4. Hidratar-se, beber água é importante para garantir que tudo funcione bem, ajudando na digestão, facilitando a circulação, fortalecendo os músculos, contribuindo com o cérebro e até mesmo com o funcionamento do coração;
  5. Dormir bem, pois dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo
  6. Buscar apoio emocional, pois muitas vezes o excesso de peso ou o ato de comer descontroladamente está associado a algum desequilíbrio emocional;
  7. Criar metas plausíveis de serem cumpridas, pois a frustração de não conseguir cumprir as metas traçadas poderá impedir a pessoa de seguir com o planejamento. É importante fazer planos de longo prazo, pensando no envelhecimento saudável.



Universidade dos EUA lança programa para ligar brasileiros

Um balanço recente do site de empregos Glassdoor indicou que a chamada “Geração Z”, formada por jovens que nasceram na primeira década do século 21, é a mais interessada em carreiras criativas.

Com o intuito de fomentar o crescimento e o relacionamento entre profissionais da área de Recording Arts, que pertence ao segmento criativo, a Full Sail University – universidade com sede em Orlando, nos Estados Unidos -, abriu as inscrições para o VXP (Virtual Experience – Ambassador Edition), programa on-line com 12 horas de duração, que acontece ao vivo, pelo Zoom, entre os dias 22 a 25 de maio.

A VXP é uma iniciativa gratuita e exclusiva para parceiros da universidade e sua comunidade no Brasil a fim de conectar profissionais do mercado entre si, com educadores da Full Sail University e, ainda, embaixadores da universidade no Brasil e graduados. 

Além de aprender com a experiência e conteúdo que será compartilhado pelos palestrantes, os participantes serão desafiados a criar e apresentar um projeto. O objetivo é desenvolver e autoanalisar as próprias capacidades de vender os projetos, serviços ou produtos e, até mesmo, o posicionamento profissional no mercado.

Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University no Brasil, explica que o programa é voltado a aspirantes e profissionais da área de Recording Arts que querem compartilhar conhecimentos, aprender com profissionais e refletir sobre como a aprendizagem contínua pode ajudar a desenvolver uma carreira assertiva no mercado.

“O curso acontece ao vivo e deve ser assistido de forma síncrona. Não serão oferecidas gravações das aulas do programa e, para concluir e receber o certificado, os participantes precisam participar ao vivo e cumprir todas as tarefas do programa, inclusive a submissão e apresentação do projeto final”, detalha.

Olival acredita que um mercado forte e consolidado passa por uma rede de networking entre seus profissionais mais experientes. “É isso que queremos oferecer com a Virtual Experience em Recording Arts: conectar quem está começando com quem já sabe o caminho das pedras para inspirar e compartilhar experiências”, pontua.

“Com isso, ajudamos o mercado a crescer e profissionalizar cada vez mais”, complementa. Ela destaca a programação do VXP nos tópicos a seguir:

Welcome Session – Nessa sessão os participantes conhecerão os detalhes da agenda, os palestrantes e o projeto que deverá ser apresentado ao final da experiência.

Virtual Tour – Aqui, os integrantes irão conhecer o campus da Full Sail (de forma virtual) e entender a relação da universidade com o mercado de Recording Arts. A atividade será oferecida em inglês, sem tradução.

Networking – Momento para os participantes criarem conexões, aumentarem sua rede e começarem a pensar sobre os projetos.

“Profissionalização de técnicos de som no Brasil”, com Marcelo Claret – Nesta sessão, os participantes irão entender os caminhos para a boa qualificação e entrada no mercado de trabalho do áudio.

“Diversas facetas de atuação de um Sound Engineer considerando o mercado e as relações interpessoais”, com Leco Possollo – Nesta sessão, os participantes irão entender como Leco criou seu posicionamento de mercado tornando-se um profissional reconhecido no Brasil e no exterior.

“A nova geração da engenharia de som”, com Arthur Luna e Edu Pinter – Aqui, os participantes irão conhecer como trabalham Arthur Luna e Eduardo Pinter e o que pode fazer a diferença para profissionais na área de Recording Arts.

“Podcasts, filmes sem vídeo e identidade sonora”, com Pedro Zimmer – Nesse momento, os participantes vão aprender sobre produção de audiodramas, composição e produção de trilhas, vinhetas e identidades sonoras, além de possibilidades criativas com podcasts.

“O cenário brasileiro de Live sound digital” – Kalunga – Com este encontro, os participantes poderão entender como está organizado o cenário do live sound no Brasil e os caminhos para fazer parte desse mercado.

“O áudio nas áreas de Broadcasting e Audiovisual, a evolução do analógico ao digital, o tripé sonoro do audiovisual, os formatos de transmissão e o futuro do Broadcast” – Ronconi – Sessão em que os participantes poderão conhecer um panorama da importância do áudio no mundo Audiovisual. 

“Investindo na sua carreira em Recording Arts”, com Tatiana Augusto: O entretenimento como solução corporativa: aprender a vender-se ao mercado tradicional. Nessa sessão participantes vão conhecer exemplos de projetos que demonstram como profissionais do audiovisual podem transitar no mercado corporativo e desenvolver uma carreira de sucesso.

Project presentation – Apresentação de projeto de desenvolvimento de carreira / produto ou serviço. Nessa sessão, os integrantes vão assistir, juntos, aos projetos de participantes e refletir como é possível apresentar e vender os serviços, produtos e a própria trajetória profissional para o mercado.

Certificate – Oportunidade para que os participantes dêem um feedback ao time da Full Sail e baixar seus certificados de participação. Por ser integrada com o LinkedIn, a plataforma permitirá que os participantes que concluírem o programa todo possam publicar um badge de conclusão dado pela Full Sail University em seus perfis na mesma rede social digital.

Para mais informações, basta acessar: https://fs-courses.com/vxp/2023/may-pt/



Com 70 milhões de inadimplentes, Brasil conta com IA para crédito mais inclusivo

Em um contexto de desafios econômicos persistentes, o mercado de crédito no Brasil vem enfrentando uma série de adversidades, principalmente no que diz respeito aos altos índices de inadimplência. Com mais de 70 milhões de brasileiros com nome restrito, segundo dados recentes, e 78,3% das famílias endividadas, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), instituições que oferecem recursos financeiros têm buscado soluções capazes de ir além do tradicional score de crédito na hora de avaliar os potenciais clientes. 

Levantamento da Provenir, especializada em tecnologia para tomada de decisão de risco, aponta que a maior parte dos tomadores de decisão de fintechs e de provedores de serviços financeiros entende que os novos tempos demandam produtos e serviços que consigam equacionar a mudança nos perfis de risco e a necessidade de um nível cada vez mais alto de personalização. 

Pesquisa global da empresa feita em parceria com a Pulse revelou que 74% dos profissionais do setor planejavam empregar uma plataforma de decisão de risco de crédito em tempo real ainda em 2022, com 69% pretendendo investir em decisão de crédito habilitada por IA. 

Na visão de Jose Luis Vargas, Vice-Presidente Executivo para a América Latina da Provenir, a combinação dos dados alternativos com a Inteligência Artificial impacta a inadimplência principalmente porque possibilita ao mercado intervir junto aos consumidores de crédito e oferecer soluções e alternativas antes que os usuários não consigam honrar seus compromissos. 

“O emprego da tecnologia preditiva permite entender quais clientes têm a melhor propensão a pagar ou quais devem ter o limite de crédito reduzido, por exemplo. E isso é possível por meio de todos os dados de crédito não informados atualmente pelos scores tradicionais. Essas informações fortalecem o perfil do tomador e fornecem uma visão mais robusta e abrangente do risco associado ao empréstimo”, afirma Vargas. São considerados dados alternativos, entre outros, pagamentos de aluguel, registros de serviços públicos, presença em redes sociais, dados de telecomunicações e informações bancárias abertas.

O executivo destaca também que as tecnologias desempenham papel fundamental de inclusão financeira em momentos em que há grande demanda de recursos por parte das famílias e dos empreendedores. 

“Plataformas de decisão de risco baseadas em Inteligência Artificial e potencializadas por dados alternativos não são apenas boas para as empresas que fornecem crédito, mas também para os consumidores. Instituições de todo o mundo têm encontrado maneiras únicas de empregar informações e tecnologia para promover maior inclusão de clientes com pouco ou nenhum histórico de crédito, ou seja, os desbancarizados ou com acesso limitado ao sistema financeiro, e apoiar um maior acesso ao crédito para pequenas e médias empresas (PMEs)”, finaliza Vargas. 



Brasileiras são campeãs em procedimentos íntimos

No Brasil, o número de ninfoplastias realizadas em apenas um ano ultrapassou a marca dos vinte mil, conforme o último levantamento da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS). Os números superam em mais de sete mil cirurgias o segundo lugar, ocupado pelos Estados Unidos, que registraram treze mil procedimentos no ano. Esses dados destacam a crescente popularidade dessa prática no país, que vem ganhando cada vez mais adeptas em busca de melhorias estéticas e de qualidade de vida.

A ninfoplastia é um procedimento cujo objetivo é corrigir alterações estéticas ou funcionais da genitália feminina, especialmente o excesso de tecido nos lábios menores da vagina. Essa condição, conhecida como hipertrofia dos lábios menores, pode causar desconforto, constrangimento e, até mesmo, dor durante atividades físicas e sexuais. Durante o procedimento, o excesso de tecido é removido para reduzir o tamanho dos lábios menores, resultando em uma aparência mais harmoniosa e funcional da genitália. 

A hipertrofia labial é uma condição comum que pode ser causada por diversos fatores, como alterações naturais dos hormônios, obesidade, hipertireoidismo, problemas renais e uso de medicamentos específicos. No entanto, essa condição pode se tornar um impedimento para muitas mulheres, afetando sua qualidade de vida e autoestima. “É comum receber relatos de pacientes que se sentem constrangidas ao usar certas roupas ou até mesmo de ter relações sexuais devido ao excesso de tecido nos lábios menores da vagina” relata Dra. Mayara Prudêncio, médica com residência em Ginecologia pelo Hospital Santa Casa de Curitiba, pós-graduada em Sexologia e Ginecologia endócrina pelo Hospital Sírio Libanês.

Ao longo dos anos, a ninfoplastia evoluiu e novas técnicas foram desenvolvidas para tornar o procedimento menos invasivo e com menor tempo de recuperação. Atualmente, médicos do Brasil e do mundo estão se atualizando em relação às novas tecnologias disponíveis, como o uso de laser para realizar a ninfoplastia, o que reduz os riscos de sangramento e facilita a recuperação das pacientes.

Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, as cirurgias são procuradas pelas mulheres principalmente por desconforto e constrangimento, em cerca de 95% das pacientes.  

“Cabe a cada mulher entender do seu corpo e tomar a decisão que mais lhe convém, realizando uma consulta com um profissional capacitado e experiente na área. Dessa forma, o médico especializado poderá avaliar o caso de forma individualizada, esclarecer as dúvidas da paciente e indicar o melhor tratamento para as suas necessidades específicas. Além disso, é fundamental que a mulher esteja segura e confortável com a decisão de realizar a cirurgia, uma vez que a ninfoplastia é um procedimento íntimo e pessoal”, afirma a Dra. Mayara Prudêncio, ginecologista especializada em estética íntima e ninfoplastia sem cortes.

Mais informações em: www.dramayaraprudencio.com.br/



Audiência debate alternativas digitais de desburocratização

O Grupo de Trabalho sobre Alternativas Digitais de Tributação e Desburocratização realizou, na terça-feira, (9.5), uma audiência pública na Câmara dos Deputados para debater a digitalização da administração pública. O GT, cujo relator é o deputado Julio Lopes (PP-RJ), tem seu plano de ação com nove áreas de gestão governamental sobre as quais o colegiado deve se debruçar para buscar soluções de simplificação da vida do cidadão.

Uma das áreas é a administração tributária, em linha com o Grupo de Trabalho da Reforma Tributária. Na primeira reunião do grupo, Lopes disse que apenas a adoção de medidas de digitalização na área tributária, como o monitoramento dos combustíveis, já teria o poder de ampliar a base de arrecadação do governo. 

As outras oito áreas objeto do grupo de trabalho são: moeda e sistema financeiro; saúde pública; desenvolvimento social; eventos climáticos extremos; educação; monitoramento dos biomas brasileiros e Amazônia; saneamento; e administração pública e governança.

Segurança

Convidado para o debate, o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e vice-presidente da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), Paulo Milliet Roque, lembrou sobre os constantes casos de ataques hackers nos sistemas públicos e privados e sugeriu um aumento no nível de segurança na identificação do cidadão nos serviços digitais disponibilizados pelo governo, em especial no Gov.br, plataforma digital de relacionamento do cidadão com o governo federal. “Hoje, em função da conveniência, tem se usado muito login e senha e acho que é uma das coisas mais frágeis que existem. Recentemente, só as fraudes do INSS afetaram 22 mil beneficiários e causaram prejuízo ao governo de mais de R$ 1 bilhão”, disse.

Roque elogiou o Gov.br, mas ponderou que a segurança para os acessos a dados sensíveis na conta ouro precisa ser reforçada. “Os beneficiários da conta padrão ouro podem fazer transações com o governo que afetam o patrimônio, como o e-CAC, informações do Imposto de Renda, saúde e previdência, porém, recentemente, o Gov.br alterou a forma de acesso. Quem tem conta ouro consegue acessar estes serviços usando login e senha. Teria que voltar o acesso para quem tem certificado digital ou alguma outra forma que seja forte o suficiente para evitar acessos indevidos. Da forma como está, significa que colocamos uma fechadura fantástica, mas deixamos a porta aberta”, alertou.

O dirigente enfatizou a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil como uma parceria público-privada que deu certo. “Nós temos 40 mil agentes de registro no Brasil que são profissionais de identificação, espalhados com ampla capilaridade no país, com três mil empresas envolvidas. Eles podem ajudar o governo com outras formas de identificação que hoje não estão sendo aproveitadas”. Milliet sugeriu ainda que seja criada uma comissão com a participação de entidades de classe que militam na área de tecnologia da informação. O deputado Júlio Lopes agradeceu as sugestões, que serão encaminhadas para estudo.

Ranking internacional

Para que a redução da burocracia ocorra, é fundamental a digitalização não apenas dos serviços e processos do governo federal, mas também de estados e municípios. De acordo com o gerente do Departamento de Desburocratização e Inovação da Federação das Indústrias de São Paulo, Matheus Palluci de Campos, levantamento do Banco Mundial mostrou que o Brasil é o segundo país com governo digital mais maduro no mundo na esfera federal, atrás apenas da Coreia do Sul.

Porém, essa realidade não se reproduz nos estados e municípios. Por causa disso, o país ocupa a posição de número 44 em governo digital em estudo da ONU, disse a gerente de Competitividade Industrial da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, Julia Nicolau Butter.

Prejuízos

Para dar uma ideia do prejuízo devido à falta de digitalização, Matheus Palluci disse que as empresas gastam R$ 137 milhões por dia somente para acompanhar modificações legislativas, principalmente por falta de acesso digital às legislações estaduais e municipais. Segundo o especialista, a economia com a digitalização ampla do poder público pode chegar a R$ 4,5 bilhões por ano.

Essa economia viria tanto da redução de custos para as empresas quanto para o Estado, com diminuição da máquina pública. Além disso, os especialistas argumentam que a informatização dos sistemas de tributação, por exemplo, evitaria evasão fiscal, com aumento da arrecadação sem necessidade de novos impostos.

Os participantes da audiência defenderam dois projetos de lei de autoria do deputado Júlio Lopes. As propostas tratam exatamente da adoção de medidas para ampliação do governo digital. O parlamentar adiantou que irá pedir à ministra de Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, que solicite regime de urgência para os projetos.

“Eu tenho estado com o governo e com a ministra Esther Dweck, e ela se mostra favorável. Ela está incumbida de toda a reforma digital do Estado, e isso é exatamente a reforma digital de que nós estamos falando: a obrigatoriedade de que todo agente público faça documentos digitais e com assinatura digital. Isso vai, obviamente, permitir o monitoramento integral de todas as ações do governo”, afirmou o deputado.

Estiveram presentes também na audiência o presidente do Conselho de Economia Digital e Inovação da Federação do Comércio São Paulo, Andriei Gutierrez, presidente da Confederação Nacional de Serviços – CNS, Luigi Nese, e o vice-presidente da Câmara Brasileira de Economia Digital, Leonardo Elias.

Com informações da Agência Câmara de Notícias



Neurociência auxilia estratégias de marketing

De acordo com dados levantados pela pesquisa Comportamento do Consumidor da Opinion Box, há algumas tendências de comportamento de consumo que devem ser levadas em consideração no momento da elaboração das estratégias de marketing, tais como: a forte presença da geração z chegando ao mercado de trabalho, o que traz à tona a relevância de pensar em estratégias focadas para as redes sociais, e o  comportamento mobile, uma vez que 8 em cada 10 consumidores fazem compra pelo celular e o marketing de relacionamento, onde a marca precisa estar disponível para criar uma relação com o seu cliente. 

Com isso, uma das estratégias possíveis de serem aplicadas ao marketing é a utilização da neurociência, que visa entender como o cérebro humano processa e interpreta a informação, a fim de auxiliar no desenvolvimento de estratégias mais eficazes. Ela oferece um conjunto de ferramentas para entender melhor o comportamento do consumidor, possibilitando que os profissionais de marketing identifiquem os fatores que influenciam a decisão de compra, bem como as reações emocionais que ocorrem durante o processo de consumo.

Para Mariana Provazi, especialista em neuromarketing, neurolinguística e comunicação humanizada, a abordagem da neurociência pode ajudar os profissionais de marketing a se desenvolverem nos pontos citados anteriormente, os auxiliando na criação de campanhas mais eficazes e melhorando o branding da marca. 

“A neurociência pode, por exemplo, ajudar a identificar e utilizar as cores certas para despertar determinadas respostas emocionais. Além disso, também pode ajudar a direcionar melhor os recursos de marketing, como anúncios e mídia, para obter o máximo retorno”, explica. 

Na pesquisa citada, em um levantamento realizado sobre o WhatsApp, foi possível constatar que 75% dos entrevistados consideram que tirar dúvida ou pedir informações são os principais motivos para falar com a empresa pela plataforma, por isso, Mariana reforça a importância da comunicação humanizada a partir de técnicas como o neuromarketing. “A comunicação nos traz infinitas possibilidades principalmente no quesito empresarial quando utilizamos de suas técnicas de forma consciente e correta”, pontua. 

“Essencialmente, a neurociência aplicada ao marketing permite que os profissionais da área entendam melhor o cérebro humano, para criar campanhas de marketing mais eficazes e com isso atingir os resultados mais positivos de vendas”, finaliza. 

Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/marianaprovazi/ ou https://www.instagram.com/humanizacomunicacao/



YouTube pode auxiliar na potencialização de negócios

Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, é fundamental que as empresas busquem estratégias de marketing mais eficazes. Nesse contexto, o YouTube tem-se mostrado uma ferramenta valiosa, por meio da qual se faz possível divulgar produtos e serviços em nível global, alcançar novos públicos, prospectar clientes e alavancar vendas.

De acordo com a terceira edição da pesquisa WhyVideo, estudo realizado de forma conjunta entre a agência R/GA e a Ipsos, é alta a receptividade do público do YouTube em relação aos anúncios. O levantamento indicou que 90% dos entrevistados se dizem abertos a anúncios de marcas e 85% afirmaram que a publicidade em vídeo os ajuda a conhecerem melhor novas marcas.

Na análise de João Adolfo de Souza, especialista em YouTube, na ânsia de buscar novos clientes, muitas empresas optam por anúncios offline, como panfletagem, outdoors e cartazes, ou investem um valor alto no chamado tráfego pago, que consiste em anúncios veiculados nas redes sociais. “Essas formas de anúncio são válidas, contudo, nem sempre trazem o retorno esperado, pois não atingem os clientes em potencial para os produtos e os serviços da empresa”.

De acordo com o profissional, por meio de um canal na plataforma de compartilhamento de vídeos, as empresas têm a oportunidade de se posicionar como uma referência dentro do nicho no qual atuam e, desse modo, expor seus produtos e serviços para um público-alvo engajado, ativamente envolvido em seus conteúdos. “O YouTube é o lugar onde a maioria das pessoas busca informações. Por isso, na plataforma, ser uma autoridade em determinado assunto eleva o reconhecimento da marca a outro patamar e, como consequência, impulsiona também as vendas ao atrair clientes interessados pela expertise da empresa.”

E se engana quem pensa que ter um canal no YouTube só funciona para as grandes empresas. Para o especialista, até mesmo empresas de médio e pequeno porte, se adotarem a estratégia adequada, podem angariar excelentes oportunidades de negócios ao divulgar sua marca nessa grande vitrine digital. 

Ele aponta a regularidade no compartilhamento de conteúdo como principal estratégia para as empresas que objetivam um crescimento acelerado por meio da plataforma. “A palavra-chave que resume o crescimento no YouTube é constância: manter a frequência de uploads de vídeo alta é a melhor maneira de fazer com que a sua audiência permaneça interessada em seu canal.”

João Adolfo salienta, ainda, que para conquistar uma boa performance de engajamento é relevante que as empresas sigam algumas técnicas de otimização de vídeos, além de priorizar a boa comunicação e interagir com o público, retendo a sua atenção com conteúdo de qualidade. 

“O YouTube, com suas ferramentas e funções que auxiliam na divulgação de conteúdo, vem se tornando cada vez mais importante para as empresas, remunerando-as muito bem, especialmente aquelas que se utilizam de técnicas de SEO e de algoritmo”, afirma. 

Para saber mais, basta pesquisar por João Adolfo de Souza nas redes sociais.



Granito promove nova estrutura de gestão para acelerar crescimento

A Granito Pagamentos está promovendo mudanças estratégicas em sua estrutura organizacional e de liderança. Visando acelerar o crescimento da empresa, que nos últimos anos alcançou importante e significativo papel no mercado financeiro e de tecnologia, a credenciadora do Banco BMG e do Super App Inter anuncia a chegada de Henrique Capdeville como novo CEO.

O executivo possui mais de 30 anos de trajetória na indústria de meios de pagamento e passagens por Mastercard, Redecard, Banco Pan, BRB, Fiserv, ACI Worldwide e Rendimento/pay. 

O novo diretor de operações é Renato Catalan, executivo vindo do Inter e com ampla experiência em operações de instituições financeiras. Catalan construiu sua trajetória no setor bancário, com uma passagem de quase 20 anos no Itaú. Diante da nova estrutura, em comum acordo, os fundadores Rodrigo Teixeira e Roberto Masotti deixam a empresa, após vender sua participação na companhia. 

“A Granito tem um modelo de negócio característico. Muito mais do que uma ferramenta para transacionar dinheiro, construiu seu negócio por meio de um modelo sólido, com tecnologia proprietária capaz de gerar soluções para atender a expectativa e a necessidade do empreendedor que deseja crescer de forma sustentável e inteligente. Estou muito contente em embarcar nessa grande empresa e nesse desafio de tornar o negócio ainda maior”, comenta Capdeville.

Só no comparativo 2022 x 2021, a Granito cresceu mais de 200%, consolidando seu papel de investidora em soluções e tecnologias próprias para se tornar referência no mercado de meios de pagamento. As mudanças anunciadas acontecem simultaneamente a uma nova rodada de investimentos pelos acionistas majoritários. Juntos, BMG e Inter estão aportando R$ 70 milhões para justamente acelerar o plano expansão da empresa, que já vem obtendo significativo avanço.

Até o início de 2021, a empresa era prioritariamente direcionada a micro e pequenos empreendedores, quando passou a credenciar clientes maiores oferecendo um ecossistema abrangente de soluções inovadoras em serviços financeiros e meios de pagamento. Hoje, a Granito atua com 130 filiais espalhadas por todo o Brasil e mais de 1.200 colaboradores. No último ano, a empresa negociou mais de R$ 16 bilhões em TPV (volume total de pagamentos), fruto da ampliação de sua cobertura estratégica em macrorregiões, a qual resultou no avanço de sua base, que atualmente conta com cerca de 100 mil clientes.

Para a Granito, o que explica o rápido crescimento, tanto financeiro quanto em clientes, é sua expertise tecnológica, uma vez que desenvolve todas as soluções dentro de casa – e ainda de forma customizável. A exemplo, desenvolver tecnologia proprietária a permite trabalhar com segmentos chamados de “small tickets”, onde a maioria dos players do setor têm dificuldades de entrada, ao mesmo tempo em que a robustez, a personalização e o investimento contínuo em seu aparato tecnológico são atrativos para grandes contas.

 

Sobre a Granito

GRANITO é uma empresa brasileira de tecnologia para soluções de meios de pagamento. Especializada em produtos customizados para as necessidades de cada cliente, a Granito entrega desde máquinas de pagamento modernas, rápidas e com tarifas justas, até aplicativos para meios de pagamento digitais. Nasceu com o objetivo de atender a expectativa e a necessidade do empreendedor que deseja crescer de forma sustentável e inteligente. Atualmente, possui mais de 1200 colaboradores, com presença em todos os estados brasileiros e conta, desde 2018 com o Banco BMG como sócio e, mais recentemente em 2020, também o Super App Inter.



Mês das Mães aquece mercado de beleza e cosméticos

Data mais esperada pelos varejistas no primeiro semestre do ano, o Dia das Mães desperta no mercado a expectativa de alta nas compras para a ocasião, e parte do comércio aproveita para estender o cenário de oportunidades durante o Mês das Mães. De acordo com pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em  em parceria com a Offerwise, cerca de 128,7 milhões de brasileiros devem fazer compras para presentear neste período, o que indica uma movimentação de R$ 33,2 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.

O levantamento aponta ainda que, neste ano, os itens mais procurados para presentear na data são roupas, calçados ou acessórios (46%), perfumes (42%), cosméticos (23%) e chocolates (23%). Estas categorias indicam a busca por presentes que incentivam o autocuidado e a autoestima das mães, um gesto genuíno de afeto para que elas sintam-se cada vez mais valorizadas. Atenta a este cenário, a rede de clínicas Mais Top Estética é uma das empresas do segmento de beleza com ação especial para celebrar o Mês das Mães promovendo os cuidados com a beleza de quem mais cuida.

Segundo Natália Ribeiro, fisioterapeuta dermatofuncional e CEO da Mais Top Estética, o objetivo é restaurar a autoestima das mães neste Mês das Mães. “Muitas mulheres ainda acham que não merecem passar uma horinha recebendo uma sessão de cuidado estético, por exemplo. Outras ainda acham que os tratamentos que as pessoas famosas fazem, como preenchimentos, toxina botulínica, fototerapia e outros, não são acessíveis. E é isso que eu quero que elas parem de pensar. Não tem luxo demais para a mulher, para a mãe… Se tem alguém que merece isso, é justamente ela”, afirma a empresária.

Para os 79% dos consumidores que pretendem fazer compras no data, a mãe (78%), a esposa (18%) e a sogra (16%) serão as mais presenteadas no Dia das Mães de 2023.



Hideaway at Royalton Blue Waters, Nova Adição do Blue Diamond Resorts, está aberto para reservas

TORONTO, May 16, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — Após sua recente adição ao prestigiado portfólio do Blue Diamond Resorts, o Hideaway at Royalton Blue Waters, An Autograph Collection All-Inclusive Resort – Adults Only, está com inauguração prevista para receber hóspedes neste paraíso caribenho no final de novembro. O resort possui características exclusivas, acomodações modernas com vistas sem igual para o mar e experiências gastronômicas incomparáveis. Esta propriedade exclusiva para adultos, com tudo incluído altamente esperada, abriu suas reservas no dia 15 de maio de 2023.

Localizado a apenas 35 minutos do Aeroporto Internacional de Montego Bay, Hideaway at Royalton Blue Waters, An Autograph Collection All-Inclusive Resort – Adults Only oferecerá um oásis privado para adultos amigos, casais e turistas que desejam relaxar, se reconectar e promover o Convívio Cordial. Com 352 suítes e quartos com uma decoração moderna com tons suaves de marrom e bege para dar uma vibe elegante a todos os seus espaços e evocar o relaxamento harmonioso com os outros quatro Hideaway em propriedades Royalton em todo o Caribe. O resort será o primeiro a oferecer uma suíte Chairman exclusiva dentro das instalações apenas para adultos. Sua Suíte Presidente Ocean Front oferece o mais alto nível de luxo com vista para o mar além do horizonte, perfeita para coquetéis ao pôr do sol ou café da manhã enquanto o hóspede planeja o dia.

“A Jamaica sempre foi um destino essencial para o Blue Diamond Resorts, onde nos estabelecemos como líderes no segmento de tudo incluído. Com a adição do Hideaway no Royalton Blue Waters, continuamos a ampliar o nosso portfólio, oferecendo ainda mais opções para atender às preferências e necessidades exclusivas de cada viajante”, disse Jordi Pelfort, presidente do Blue Diamond Resorts. “Estamos orgulhosos de poder oferecer a nossa experiência e serviço excepcional no nosso mais novo resort exclusivo para adultos, e estamos prontos para oferecer aos hóspedes experiências inesquecíveis.”

Os hóspedes acordarão revigorados após uma noite de sono na DreamBed™ exclusiva da Royalton com lençóis de alta contagem de fios. As comodidades adicionais incluem chuveiro de efeito chuva, All-In Connectivity™, serviço de quarto 24/7 disponível por telefone ou Smart TV, minibar reabastecido diariamente, vaporizador, cafeteira e secador de cabelo na suíte. O Hideaway at Royalton Blue Waters oferecerá áreas exclusivas para adultos, como de piscina e praia, sociais, um lobby exclusivo, um lounge Diamond Club™ exclusivo e pontos de venda de alimentos e bebidas.

Entre suas 11 opções de refeições requintadas, os hóspedes encontrarão uma variedade de petiscos culinários em diferentes especialidades internacionais, como jamaicana, italiana, japonesa, indiana, Tex-Mex e Índias Ocidentais. O destaque gastronômico do resort será o restaurante Dorado, o primeiro na região de Montego Bay e o segundo na Jamaica, que irá encantar a todos com seu menu eclético, incluindo frutos do mar frescos, e ceviches e pratos na grelha de dar água na boca. O mais casual Jerk Hut na praia prestará homenagem ao destino que oferece uma das suas amadas iguarias, jerk de frango perfeitamente temperado. A experiência gastronômica do resort é completa com um buffet, um bar esportivo, um café lounge e 13 bares para coquetéis pós-praia ou encontros com amigos antes do jantar.

Uma variedade de tratamentos estará disponível no The Royal Spa, com consultores que irão proporcionar aos hóspedes uma experiência personalizada, onde os casais podem relaxar juntos em tratamentos exclusivos com uma esfoliação e massagem, bem como tratamentos corporais com ingredientes naturais. Para complementar a jornada de bem-estar, uma seleção de equipamentos modernos no centro de fitness, incluindo um vasto programa de atividades lideradas por instrutores, que podem ajudar os hóspedes a continuar seus objetivos de fitness, incluindo Paddle Board, Sunset Yoga e Beach Bootcamp. Eles também podem passar momentos relaxantes sob o sol na espumante piscina de borda infinita ou na privacidade de uma cabana na piscina.

Os hóspedes podem aproveitar a funcionalidade Stay at 1, Play at 2 com acessoàpropriedade vizinha Royalton Blue Waters Montego Bay, An Autograph Collection All-Inclusive Resort. Grupos sociais e empresariais poderão contar com serviços de categoria internacional e as instalações All-In Luxury®, com espaços para reuniões de negócios e viagens de incentivo, bem como locais de tirar o fôlego para casamentos e luas de mel de luxo com hospedagem para eventos dos mais íntimos aos maiores.

O Hideaway at Royalton Blue Waters fará parte do Marriott Bonvoy, o aclamado programa de fidelidade do Marriott International, permitindo que os hóspedes ganhem e resgatem pontos por suas estadias.

Para mais informação ou para reservar as suas próximas férias visite www.hideawayatroyalton.com

Sobre o Blue Diamond Resorts

O Blue Diamond Resorts tem mais de 60 hotéis e mais de 18.000 quartos em oito países localizados nos destinos de férias mais populares do Caribe. Suas nove principais marcas de hotéis incluem o premiado All-In Luxury® Royalton Luxury Resorts, onde Todos são Família. Um hotel para amigos, pais, filhos, casais, casamentos, retiros corporativos ou de incentivo, ou viajantes individuais, onde todos são família com nosso serviço em recursos personalizado e comodidades exclusivas, incluindo All-In Connectivity™, DreamBed™ e o Sports Event Guarantee™. Para se concentrar em relacionamentos e amizades valiosas, o Hideaway at Royalton oferece uma experiência somente para adultos com refeições exclusivas e acomodações preferidas para aumentar a União entre seus hóspedes. Party Your Way no Royalton CHIC Resorts, uma marca vibrante e efervescente apenas para adultos se deliciarem com o inesperado, com tudo incluído. O Mystique by Royalton está Longe de Ser Comum, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conexão com seus arredores em uma coleção de resorts de estilo boutique plenos de beleza sem fim e vibrações modernas. Na Jamaica, o Grand Lido Negril oferece para hóspedes com mais de 21 anos, férias únicas com tudo incluído, além de uma costa isolada para sua máxima privacidade. O Memories Resorts & Spa oferece férias projetadas para suas férias em família, reunião com amigos ou para relaxar com seu ente querido. O Starfish Resorts tem uma localização deslumbrante e um rico patrimônio cultural. O Planet Hollywood Hotels & Resorts atrai os hóspedes para Vacation Like A Star™(Férias de Estrela) com uma experiência envolvente e interativa, além de itens famosos da cultura pop de filmes icônicos, música e esportes, enquanto você Foge dos Paparazzi no Planet Hollywood Adult Scene que transforma as férias exclusivas para adultos no centro do fascínio e da atenção com glamour e exclusividade.

Para mais informações sobre o Blue Diamond Resorts, visite: www.bluediamondresorts.com

Sobre a Hideaway at Royalton

Exemplo da elegância moderna e exclusiva, o Hideaway at Royalton oferece uma experiência somente para adultos para aumentar a Convivência Cordial entre seus hóspedes. Vizinhas do Royalton Luxury Resorts, essas propriedades com tudo incluído, contam com um alto nível de privacidade e aprimorada qualidade do serviço em locais tropicais populares, incluindo México, República Dominicana, Jamaica e Santa Lúcia. Suas exclusivas instalações All-In Luxury® permitem que os hóspedes aproveitem as comodidades de categoria internacional, como o DreamBed™ artesanal da Royalton, o All-In Connectivity™, o Sports Event Guarantee™ e a categoria premium Diamond Club™.

Com suas refeições exclusivas e acomodações preferidas, aulas de fitness conduzidas por instrutores e tratamentos de spa, esses resorts somente para adultos com tudo incluído trazem um mundo de experiências para estimular conexões significativas no paraíso.

Para mais informações sobre o Hideaway at Royalton, visite www.royaltonresorts.com.

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Saúde Mental: como os transtornos impactam a vida medicinal

A crise sanitária mundial causada pela pandemia da Covid-19 antecipou muitos debates sociais em relação à saúde física e mental das pessoas. Entre sobreviventes e vítimas fatais da doença, todos foram impactados de alguma forma pelo vírus.

Durante a pandemia, a união dos profissionais da área para combater o vírus foi essencial, e as entidades desempenharam um papel fundamental diante da falta materiais, medicamentos, mão de obra, leitos, equipamentos. A tecnologia também foi uma forte aliada em um momento que muito se discutia a implantação da Telemedicina no Brasil. Com a pandemia esses debates se tornaram uma realidade, com a realização de consultas e teleatendimentos a distância.

Porém, com o agravamento da Covid-19, os profissionais de saúde acumularam uma rotina ainda mais exaustiva, agravando o estado de saúde mental desses profissionais. Um levantamento do Internacional de Serviços Públicos (ISP) revela que mais de 4,5 mil profissionais de saúde morreram no Brasil entre março de 2020 e dezembro de 2021. O aumento nos transtornos de ansiedade, depressão só no primeiro ano da pandemia a nível global, aumentou cerca 25%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Os números de suicídio entre os profissionais da saúde é uma das maiores preocupações do setor na atualidade. De acordo com a Universidade da Califórnia em San Diego, 1 em cada 15 médicos têm ideias suicidas e são mais propensos a enfrentarem pressões no ambiente de trabalho. Muitos são os casos de uso e dependência de álcool e drogas como paliativo para aliviar as tensões. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou diversos transtornos mentais, como a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia, entre outros, que se caracterizam por uma combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamento disfuncionais, que afetam o desenvolvimento e as relações ao redor.

Tânia Machado, CEO da TM Jobs e especialista em boas práticas de gestão e governança para o setor da saúde, com 23 anos de atuação no mercado, orienta as empresas sobre a obrigação em zelar pelo equilíbrio emocional dos colaboradores.

 “O RH, Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho tem um papel fundamental em diagnosticar de maneira segura os casos, para entender seu enfrentamento e como cuidar dos colaboradores. Contratar especialistas para mapear a população de colaboradores é essencial, para saber diagnosticar e tratar corretamente cada pessoa. Algumas empresas formam grupos de socorristas para que essas pessoas treinadas possam identificar os sinais e ajudar quando necessário. Porém, mais importante é manter uma relação profissional saudável e que preserve a saúde emocional e mental de cada pessoa”, afirma a CEO da TM Jobs, Tania Machado.

Segmento discute pautas em congresso na próxima semana

Entre os dias 23 a 26 de maio, a TMJobs, rede de especialistas do setor de Saúde, leva para o congresso ‘Hospitalar 2023’, um dos eventos mais importantes do segmento em toda a América Latina; o “Congresso de Saúde Suplementar – Saúde Mental, a ponta do iceberg”, como o principal assunto para o debate, e com o propósito de ampliar a reflexão e visualizar soluções para o problema, a partir da atuação para a Geração de Valor compartilhado e Sustentável. Os temas serão debatidos no formato talk show, com diversos palestrantes renomados e experientes da indústria medicinal. A programação foi preparada com intuito de despertar a consciência e sensibilidade dos profissionais participantes.

Com objetivo de agregar às políticas de acolhimento dos profissionais de saúde e promover melhorias na qualidade de vida dessas pessoas, incluindo as questões sociais, que ainda permeiam a área da Saúde Mental como um todo; nesta edição a TM Jobs vai intensificar as ações informativas e de conscientização sobre o tema, que contribui para ampliar o debate em torno das causas sobre as doenças mentais. Entre os palestrantes estarão Paulo Bittencourt – CEO do Plano Brasil Saúde, Gustavo Guimarães – Diretor Médico do IGH, Miryan Cristina Mazieiro – Coordenadora do Programa de Atendimento ao Colaborador no IPQ – Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP, e Andre Machado – CEO da ASQ. No Brasil, mais de 20 milhões de pessoas sofrem de transtornos mentais, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde.



Símbolo do casamento, alianças ganham novas versões

A chegada do mês de maio faz acelerar os corações de muitas noivas que estão prestes a subir ao altar. Essa tradição de associar maio aos casamentos tem diferentes origens, e algumas até curiosas. Vão desde o retorno à temporada dos banhos após o inverno rigoroso do hemisfério norte, passando pelo desabrochar das flores pela chegada da primavera europeia, até a tradição católica de celebrar a consagração de Maria. Mas, independentemente da história, uma coisa há em comum em todas elas: as alianças estão sempre presentes.

A origem das alianças pode ter diferentes origens e significados, porém, ao que indica algumas referências incluídas na web, como o artigo da Wikipedia e suas fontes, os primeiros registros do acessório foram encontrados no antigo Egito e, posteriormente, nas culturas gregas e romanas. Mas foi a partir do casamento organizado e estabelecido pela Igreja Católica que tal acessório passou a ser conhecido mundialmente como símbolo da união entre duas pessoas.

Hoje, a aliança de casamento tornou-se sinônimo de amor e de fidelidade, mas também de perpetuidade da união. Por isso, a peça ganhou status com o passar dos anos, e o ouro foi incorporado como material culturalmente usado, simbolizando justamente essa imortalidade.

“O ouro é um dos materiais mais puros da natureza, e traz consigo um valor que representa o significado da própria família. Daí essa cultura de utilizá-lo para um compromisso tão importante, e que nasce para ser eterno. Em se tratando de um casamento, que remete a durabilidade, a legado, ao surgimento de uma nova família, a aliança precisa ser algo inesquecível, que ostente o amor presente na vida do casal”, defende o designer”, explica Joalysson Conrado, designer de joias especializado em peças de alta joalheria e a mente por trás da Jeecler, marca brasileira de alianças de luxo com modelos inteiramente autorais.

Para o fundador da Jeecler, a busca dos casais costuma ser exatamente por essa genuinidade de cada peça, mostrando que a aliança é também a força de cada relação conjugal. “Um casal que prima por uma aliança que descreva seu amor quer uma peça excêntrica, única, que revele a grandiosidade e a harmonia dessa relação. Os casais de hoje investem nisso porque sabem que passa a ser uma joia da família, uma chave que dá acesso a valores mais preciosos que qualquer tesouro”, argumenta.



Mercado de outsourcing crescerá 14% até 2024

Nos últimos anos, o outsourcing de TI tem se tornado uma prática comum entre as empresas de todos os portes. Segundo a pesquisa da Transparency Market Research, o mercado de outsourcing irá crescer cerca de 14% até 2024, recebendo investimentos de US$ 95 bilhões.

Com a transformação digital, a demanda por soluções tecnológicas e integrações que consigam conversar melhor com o cliente, oferecendo uma boa experiência de compra, estão crescendo e com isso, as solicitações para a área de Tecnologia da Informação também.

Aliado a este fato, aumenta a oferta de vagas para a contratação de profissionais de TI especializados no mercado e uma das soluções encontradas pelas empresas para atender a esta demanda é a terceirização desses serviços através do outsourcing. Além disso, estar atento ao mercado e às tendências é muito importante para sair à frente da concorrência e conhecer as tendências do setor de tecnologia é imprescindível.

Principais tendências do Outsourcing de TI

1. Aumento da demanda por serviços de nuvem

Cada vez mais é maior o número de empresas que estão reconhecendo os benefícios de usar a nuvem para armazenar e acessar dados e aplicativos. A nuvem é especialmente atraente para empresas que desejam reduzir custos, já que o armazenamento pode ser mais barato do que o armazenamento em servidores locais. Além disso, a nuvem permite que as organizações acessem dados e aplicativos de qualquer lugar do mundo, o que é particularmente útil para aquelas que têm colaboradores trabalhando remotamente ou que possuem escritórios em vários locais.

Segundo Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia, conseguir profissionais competentes nessa especialidade pode ser um desafio e por conta disso, se faz necessário contar com empresas de Outsourcing que possuam profissionais que tenham especialidades em serviços de nuvem, seja para migração de sistemas, integração, ou ainda, serviços específicos.

2. Aumento da demanda por soluções de segurança de TI

Com a crescente onda de ataques hackers, vírus e também para se adequar a LGPD, é importante que as empresas se preocupem com a segurança de seus dados e informações confidenciais, e, para tanto, ela devem contar com profissionais especializados que possam gerenciar e monitorar soluções como firewall, antivírus, detecção de intrusão, gerenciamento de patches e criptografia de dados, e assegurar que o negócio cresça sem riscos de vazamento de dados e protegidos de todas as ameaças.

3. Aumento da demanda por serviços de inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia em crescimento e as empresas estão buscando cada vez mais maneiras de aproveitá-la para melhorar seus negócios e a experiência do seu cliente.

A Inteligência artificial tem diversas funcionalidades e a cada dia, cresce mais a sua utilização em muitos projetos dentro das organizações como chatbots, análise de dados, reconhecimento de imagem e voz e automação de processos de negócios. Além disso, a IA pode ajudar as empresas a automatizar tarefas repetitivas, melhorar a precisão dos dados e a eficiência geral dos negócios.

Porém, para que a Inteligência artificial seja realmente utilizada em benefício da empresa, é necessário ter profissionais de TI especializados em desenvolvimento de softwares e gerenciamento de projetos para que assim, a demanda da empresa seja atendida conforme esperado e no prazo determinado.

4. Aumento da demanda por serviços de análise de dados

Hoje, as informações podem ser obtidas através de várias fontes, externas e internas, porém de nada adianta ter somente dados sem transformá-los em informações relevantes. À medida que as empresas coletam mais dados, elas também buscam maneiras de analisá-los para obter insights valiosos, afinal, os dados são ferramentas importantes, pois toda tomada de decisão passará por uma análise minuciosa e, sendo assim, é preciso ter um profissional que saiba lê-los de modo a torná-los uma vantagem competitiva para a corporação.

Este seria o trabalho de um cientista de dados, cujo perfil é mais analítico, estratégico e matemático e uma das suas funções é pensar quais seriam as perguntas que os dados devem responder para que um desenvolvedor crie um sistema e sejam extraídas essas informações. Ou seja, para as empresas será cada vez mais crucial ter profissionais especializados em ciência dos dados, Big data e em desenvolvimento de sistemas para extrair os dados que deseja.

A procura por bons profissionais como este é grande e muitas empresas já encontram dificuldade em contratar colaboradores para executar seus projetos de tecnologia. Profissionais digitais, engenheiros de softwares, programadores, desenvolvedores, arquitetos de soluções, cientista de dados, designers, são algumas das funções para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendam às demandas do mercado de cada setor, assim como, a satisfação de navegação e compra dos seus usuários que estão cada vez mais exigentes.

Geralmente, esses profissionais especializados são mais difíceis de contratar e contar com uma empresa de Outsourcing de TI é fundamental, além disso, ao contratar uma empresa de outsourcing de TI é importante avaliar as capacitações técnicas dos profissionais que fazem parte do Banco de Talentos da mesma, projetos já realizados, credibilidade e experiência no mercado, adverte Ricardo Nunes.

 



Inteligência artificial pode ser aliada da logística

A logística é um setor crucial para o sucesso das empresas. Afinal, é por meio dela que a mercadoria chega ao cliente final. Porém, lidar com o transporte, armazenagem e distribuição de produtos pode ser um desafio para muitos negócios. É nesse contexto que a Inteligência Artificial (IA) surge como uma solução para otimizar essas operações e torná-las mais eficientes. 

De acordo com especialistas da South Cargo, empresa de NVOCC atuante em todo o mundo, a IA pode ser aplicada em diferentes áreas, como na gestão de estoques, previsão de demanda, roteirização de entregas e análise de dados. Para entender melhor como a IA pode ajudar na logística, é preciso entender o que é essa tecnologia. 

Então, o que é Inteligência Artificial? 

A Inteligência Artificial nada mais é que uma área da computação cujo campo de estudo é compreender a criação de máquinas capazes de simular a inteligência humana, aprendendo e se adaptando às diferentes situações do dia a dia. 

A IA pode ser utilizada para otimizar funções repetitivas, identificar gargalos na logística, prever falhas, rastreio de cargas etc. Além disso, a inteligência artificial também processa um grande volume de dados ajudando na melhor tomada de decisão em diversas operações. 

De acordo com o coordenador de TI da South Cargo Latam, Guilherme Oliveira, a inteligência artificial não é um vilão, como muitos pensam, mas “permite que as empresas adotem processos mais ágeis, diminuam custos e melhorem ainda mais a qualidade dos serviços prestados”.  

Guilherme ainda destaca que ainda há desafios a serem superados até que a AI esteja totalmente inserida na rotina do comércio exterior. Um deles é a falta de mão de obra qualificada, um obstáculo que a South Cargo está driblando com investimento em capacitação tecnológica, além da adoção de sistemas que cada vez mais agilizem os embarques e potencializem os resultados para os clientes. 



IBRI realiza lançamento da 6ª edição do Programa de Mentoring

O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) realiza o lançamento do 6º Programa de Mentoring no dia 17 de maio de 2023, às 09 horas. O evento será transmitido pelo canal do IBRI no YouTube e contará com a participação de Rodrigo Luz, Conselheiro de Administração do IBRI e coordenador do Programa; Marina Miranda, Diretora da Regional do IBRI Minas Gerais; e Rita Pinheiro, Analista de Relações com Investidores da MRS Logística S/A.

O Programa de Mentoring do IBRI tem o objetivo de compartilhar conhecimento entre os membros, estreitar contatos e desenvolver perspectivas complementares para a carreira. O conhecimento transmitido é válido tanto para membros de companhias já listadas como para empresas em processo de abertura de capital.

Este programa consiste em encontros periódicos – ao longo de um semestre – entre profissionais e é exclusivo para associados. Uma comissão de profissionais do IBRI empenhará esforços para juntar mentor e mentorado por afinidade e localização, facilitando os encontros.

“Tivemos profissionais que fizeram o Programa de Mentoring e desejavam migrar de carreira, ou seja, eles trabalhavam em outras áreas – como Planejamento Financeiro, Tesouraria, Jurídica – e após participarem do Programa já ocupam lugar de destaque na área de Relações com Investidores de suas companhias”, afirma Rodrigo Luz.

Os profissionais que já participaram deste Programa relatam a importância da troca de experiências e o aprimoramento das boas práticas sobre finanças, o vínculo de finanças com ESG (do inglês, Environmental, Social and Governance; em português, ASG – Ambiental, Social e Governança), aspectos regulatórios, análise de dados, contabilidade, dentre outros assuntos.

Formação continuada – “O programa de Mentoring do IBRI se insere em um conjunto de iniciativas de capacitação e formação. O IBRI está estruturando uma trilha de aprendizado, com formação continuada, criando cursos e atualizando os conteúdos já existentes. O objetivo é entregar valor aos associados”, afirma Rafael Mingone, Coordenador da Comissão de Educação e Inovação do IBRI. “O programa de mentoring passará a ter seis encontros ao longo do semestre e a sua conclusão irá conferir pontos para a renovação automática da certificação, assim como as demais iniciativas como, por exemplo, o curso EaD, participação em webinars, participação nas Comissões, no Centro de Pesquisa e no MBA”, conclui Mingone.

O evento será realizado no canal do YouTube do IBRI: https://youtube.com/live/m4tkXFzkLsE?feature=share



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