Home Blog Page 893

Samsung SDS dá suporte à gestão de emissões de carbono

Fundada em 1985 como o braço de TI e logística do Grupo Samsung, a Samsung SDS opera hoje em 36 países, com escala de atendimento em 327 localidades no mundo, oferecendo serviços que abrangem todas as áreas de logística, incluindo transporte internacional, desembaraço aduaneiro e transporte doméstico.

A empresa atua prestando serviços de logística internacional avançada por meio de sua plataforma digital integrada, a Cello Square. A plataforma reúne todas as etapas logísticas de importação e exportação em um único sistema operacional, que possui recursos como cotações mais rápidas e on-line, visibilidade em tempo real de embarques com gerenciamento on-line de documentos e rastreamento facilitado de cargas.

Outra funcionalidade na Cello Square é a gestão de emissões de carbono, garante Rosa Amador, diretora comercial da Samsung SDS. Ela afirma que a principal meta da organização é zerar a emissão de carbono em todas as suas operações até 2030. “Nesse sentido, a Samsung SDS resolveu oferecer a funcionalidade de gestão de emissões de carbono também para seus clientes”, conta.

A diretora comercial da Samsung SDS explica que, com a crescente preocupação global em relação às mudanças climáticas, as empresas estão cada vez mais responsáveis em avaliar o impacto ambiental de suas operações. “Uma das metas tangíveis das boas práticas ESG [Environmental, Social and Governance] é a redução da emissão de carbono. Por isso, uma ferramenta que realize o cálculo dessas emissões nas operações pode auxiliar as empresas”, avalia Rosa Amador.

A Cello Square viabiliza estimativas e relatórios mensais de emissões de carbono no momento em que o cliente faz a cotação, usando como base de cálculo o volume de carga e a distância entre a origem e o destino, utilizando os parâmetros da solução certificada internacionalmente (EcoTransIT).

“O transporte internacional é responsável por uma grande parcela das emissões de carbono, por isso é importante que as corporações avaliem suas emissões e busquem adotar práticas que reduzam seu impacto no meio ambiente”, finaliza Rosa Amador. 

Para mais, basta acessar: https://www.samsungsds.com/la/digital-forwarding-platform/cello-square.html



Econet Editora completa 21 anos com mais de 50 mil clientes no Brasil

A Econet Editora foi fundada em 2002, quando o acesso à Internet era realizado pela linha telefônica. Vanguardista, o empresário Silvio Garbosa enxergou na ferramenta uma oportunidade de negócio. Ele é o fundador da empresa que se tornou uma das maiores produtoras de conteúdos legislativos do Brasil.

Com sede em Curitiba (Paraná), a empresa possui mais de 600 colaboradores em outras unidades em Santa Catarina (Joinville) e no Mato Grosso do Sul (Campo Grande), na produção de conteúdos. As mais de 140 publicações mensais são o core da empresa, além de terem sido a motivação para a sua fundação.

Democratizar a informação por meio da Internet e comercializar conteúdos por assinatura foi a ideia que norteou o negócio. Até então, a referência dos contadores eram as publicações que saíam no Diário Oficial, em letras pequenas e de difícil leitura. Além disso, o armazenamento de todos aqueles documentos era outro complicador dos conteúdos impressos. E, com a Internet, Silvio Garbosa percebeu que tinha “a faca e o queijo nas mãos” para criar um produto inovador.

“Fomos nós que construímos o primeiro boletim online da área tributária do país. Eu conhecia esse mercado e sabia que existia uma carência dos profissionais da contabilidade, que precisavam de informação confiável para se manterem atualizados com a lei vigente para realizarem seu trabalho”, relata Garbosa.

Antes mesmo da expansão e da popularidade das empresas por assinatura, como Netflix e Spotify, a Econet Editora já atuava neste modelo de negócio, que garante a compra por recorrência e a previsibilidade de receita. 

Com o avanço da transformação digital, o modelo de assinatura ganhou força. Para se ter uma ideia, no Brasil, os serviços por assinatura cresceram 167% entre 2014 e 2018, segundo um estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm). Outra pesquisa recente, divulgada em dezembro de 2022 e realizada pela Betalabs com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), aponta que os clubes de assinatura movimentaram cerca de R$ 1 bilhão na economia brasileira no ano passado.

Novas plataformas, mais conteúdo

O formato dos conteúdos da Econet Editora evoluiu com o surgimento de novas plataformas. O canal do YouTube conta com mais de 115 mil inscritos e disponibiliza mais de 1,1 mil vídeos. O canal apresenta ainda, conteúdo ao vivo no formato de lives e webinars, que trazem em primeira mão as mudanças na legislação assim que são publicadas no Diário Oficial da União.

Além da produção de conteúdo, a Econet oferece atendimento especializado como um complemento para ajudar os clientes que assinam os boletins. Os mais de 50 mil clientes da empresa são responsáveis por mais de 3,5 milhões de acessos mensais ao website da editora. O volume de atendimentos telefônicos ultrapassa os 150 mil por mês, enquanto mais de 65 mil dúvidas são respondidas por e-mail mensalmente. Inclusive, este atendimento ilimitado é um grande diferencial da Econet e simboliza a dedicação em auxiliar de verdade os clientes e o seu compromisso com “a informação por completo”, slogan da empresa.

Este atendimento surgiu para dar suporte para os empresários diante das necessidades de se adequarem à legislação. E para assegurar a precisão e excelência no atendimento, a Econet forma e capacita seus próprios atendentes. O “Programa Trainee Econet” é um destaque deste trabalho. O programa é permanente e o processo seletivo é contínuo. Podem candidatar-se à seleção, profissionais formados em administração, direito, contabilidade e de comércio exterior. No Programa, os candidatos têm a oportunidade de se especializar na área de sua maior afinidade e ingressar em uma nova carreira, com grandes chances de crescimento profissional.

 “Diante da complexidade que envolve a formação destes profissionais, desenvolvemos um modelo próprio de capacitação, que leva em torno de quatro meses, para moldá-los de acordo com o perfil da Econet Editora. E esta é uma grande vantagem competitiva da empresa, que possui um departamento de qualidade que objetiva capacitar as equipes e os profissionais que não nasceram prontos”, ressalta Tiago Machado, gerente de RH da Econet Editora.

Tecnologia a favor da informação

O Grupo Econet também vislumbrou no ambiente tecnológico uma forma de aprimorar sua atuação e oferecer melhores experiências aos seus clientes. “De forma pioneira desenvolvemos uma solução de substituição tributária em todos os estados. Hoje, disponibilizamos instrumentos que mostram como abrir uma empresa, que diz sobre lucro presumido e qual é o regime tributário mais adequado, por exemplo. Oferecemos mais de 300 ferramentas em nosso website para auxiliar contadores e empresários”, acrescenta Silvio Garbosa.

Atualmente a empresa possui mais de 50 colaboradores divididos entre o time de TI, de Projetos de Negócios e de Desenvolvimento. O último foi responsável por melhorar a experiência do cliente por meio do lançamento de um novo site, que pode acessado pelo endereço: www.econeteditora.com.br.

“O projeto de modernização deste canal contou com um estudo detalhado e um cuidado em preservar a essência e forma de uso. Dedicamos um grande esforço para oferecer uma nova proposta que permite uma navegação mais simples”, destaca Ronaldo Ferreira, Gestor de Desenvolvimento do Grupo Econet.

Econet Educacional

Recentemente, o Grupo Econet ingressou no mercado de ensino a distância. Em 2022, a empresa incrementou seu portfólio de cursos livres que já eram oferecidos há mais tempo e lançou cinco cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas Tributária e Trabalhista. Atualmente são quatro cursos de pós-graduação, sendo 2 MBAs. São eles: Gestão de Tributos, Direito Trabalhista e Previdenciário aplicado ao Departamento Pessoal e Recursos Humanos, MBA em Gestão Tributária e MBA em Compliance Tributário e Mitigação de Riscos.

 

O diferencial dos cursos da Econet Educacional são os conteúdos voltados à prática diária, desenvolvidos por professores que trabalham nas áreas de cada pós-graduação e que conhecem as necessidades reais e as lacunas do mercado de trabalho.



Multinacionais estão otimistas com o Brasil, mostra estudo

Segundo uma pesquisa realizada pelo jornal Folha de S.Paulo, 80% das multinacionais que atuam no país estão otimistas com o Brasil frente a um contexto de redução de expectativas de inflação e boas perspectivas referente a pautas como Reforma Tributária e arcabouço fiscal. O estudo revelou que os participantes têm perspectivas positivas de vendas no país em segmentos como alimentação, tecnologia, suprimentos agrícolas e medicamentos.

Ainda de acordo com o levantamento, que entrevistou cem multinacionais por meio de teleconferência em maio e junho, há ao menos três elementos positivos: “melhorias na inflação e no poder de compra dos brasileiros”, “probabilidade de uma boa safra agrícola em 2023” e o “crescimento da demanda da China”, que segue com o processo de reabertura pós-pandemia. Por outro lado, 20% dos participantes que mencionaram o país em suas afirmações durante os eventos destacaram queixas ou anseios.

Na visão de Silvio Petrini, fundador da TP Digital, especialista em transfer pricing e autor do primeiro blog de preços de transferência do Brasil, a adoção das diretrizes da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para Preços de Transferência no Brasil traz um cenário otimista para multinacionais.

Para Petrini, a mudança alinha o país a padrões internacionais, simplificando processos para empresas já acostumadas com tais diretrizes em outras jurisdições. “Além de, potencialmente, reduzir litígios, a nova abordagem pode atrair mais investimentos, inserindo o Brasil de forma mais competitiva na cadeia global de valor”, afirma. “Contudo, é essencial que as empresas estejam atentas às novas exigências e se adaptem adequadamente”, complementa.

Ele também destaca que a nova lei de Preços de Transferência implica em mudanças significativas para multinacionais no Brasil.

“Enquanto alinha o país a padrões internacionais, [a nova lei] também traz desafios. Empresas precisarão revisar e, possivelmente, reestruturar suas operações intercompany, garantindo conformidade e otimização fiscal”, explica Petrini. “A adaptação a estas regras é crucial para evitar penalidades e aproveitar as potenciais vantagens desta nova regulamentação”, observa.

É nesse contexto que, na visão do fundador da TP Digital, a tecnologia é uma aliada para as empresas que precisam se adaptar à lei 14.596 de Preços de Transferência: “Softwares especializados, análise de big data e IA (Inteligência Artificial) são ferramentas que otimizam a conformidade, identificam padrões e minimizam erros”, afirma Petrini. “Em um cenário de constantes mudanças regulatórias, a integração da tecnologia na gestão tributária é fundamental para garantir eficiência e conformidade”, considera.

De forma geral, a adoção de tecnologias por parte das empresas vem em uma crescente no Brasil. Em média, 91% das corporações do mundo esperam automatizar processos de negócios, conforme dados de um balanço realizado pela Salesforce em 2023.

Paralelamente, o mercado nacional de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) deve chegar a US$ 80 bilhões (R$ 391,67 bilhões) em 2023, um aumento de 5%, conforme estimativa presente na mais recente edição do estudo IDC Predictions Brazil, conduzido pela IDC Brasil. As áreas de Telecom e TI devem crescer 3% e 6,2%, respectivamente.

Para o especialista em transfer pricing, a tecnologia desempenha um papel fundamental na adaptação das empresas às mudanças legislativas, incluindo aquelas relativas à lei de Preços de Transferência.

“Vários aspectos da tecnologia podem ser aproveitados para garantir uma transição mais suave e uma conformidade contínua, como ERP (Sistemas Integrados de Gestão), softwares especializados e análise de Big Data”, afirma. A esses recursos, Petrini acrescenta as soluções de IA, blockchain, armazenamento em nuvem e sistemas de alerta, além de formação e E-learning.

“A tecnologia, quando utilizada de forma estratégica, pode ser uma aliada para as empresas na tarefa de adaptar-se e manter-se em conformidade com a lei de Preços de Transferência, otimizando processos, reduzindo erros e garantindo uma gestão eficiente e eficaz dos requisitos legais”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.transferpricingdigital.com.br/



Connect 2023 segue até 30 de novembro no metaverso

A Acim (Associação Comercial e de Inovação de Marília-SP) é uma entidade que promoveu um evento empresarial híbrido, presencial e no metaverso. Em sua 5ª edição, o Connect 2023 foi realizado no dia 24 de agosto e segue disponível no ambiente on-line para acesso até o próximo dia 30 de novembro.

Segundo a entidade, os visitantes poderão assistir às palestras e interagir dentro dos ambientes de metaverso até a data limite. Para ter acesso, é preciso baixar o aplicativo, disponível no site da Metafuter. Depois, basta escolher a opção para se “teletransportar” para o Connect. 

O evento contou com palestrantes como Camila Farani, Leandro Karnal, Geraldo Rufino, Edna Vasselo, Tiago Mazeto e Flávio Peralta, entre outros, que falaram para mais de 3.200 pessoas presencialmente e para milhares de participantes por meio do metaverso. 

“Queremos que as pessoas ainda aproveitem esse tempo de conteúdo disponível on-line para viver a experiência nos ambientes tridimensionais do metaverso, que é considerado a próxima versão da internet”, afirma Adriano Luiz Martins, presidente da Acim.

Segundo Martins, o Connect pelo metaverso recebeu 97% de avaliações entre “muito boa” e “ótima”. Como resultado, a entidade decidiu manter todo o conteúdo de conhecimento disponível para acesso e experiência até o final de novembro. 

“Considerando a repercussão do encontro na modalidade híbrida, a diretoria da Acim decidiu adotar o uso desta tecnologia para a transmissão de outros eventos, com objetivo de acompanhar as tendências tecnologicas”, informa. 

De acordo com uma estimativa da Bloomberg Intelligence, a oportunidade de mercado para o metaverso pode atingir US$ 800 bilhões (R$ 4,3 trilhões) até 2024.

O presidente também conta que, entre os próximos planos, a entidade planeja disponibilizar gratuitamente salas de reuniões e outros recursos que estarão disponíveis no prédio da Acim dentro do metaverso a partir de janeiro de 2024.

“Recentemente, a Acim completou 89 anos. Com a 5ª edição do Connect, realizada de  modo híbrido, presencial e no metaverso, procuramos fomentar o empreendedorismo no interior do Estado de São Paulo”, afirma. 

Martins conta que a 5ª edição do Connect marca o lançamento da nova ferramenta on-line que, nos próximos meses, estará disponível para os mais de 1500 associados da Acim.

“Com a solução, cada associado poderá criar o seu perfil empresarial e marcar presença no metaverso, tendo acesso a reuniões imersivas, apresentação de negócios interativamente e ambientes de treinamento, entre outras utilidades e funcionalidades”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://acim.org.br/



Escritora lança livro sobre maternidade e produtividade

A editora Literare Books está prestes a lançar o livro “Mamãe SuperProdutiva”, escrito por Mayra Miguez, especialista em produtividade e mãe do Theo e do Benicio. Formada em Administração de Empresas e com MBA em Gestão Empresarial, a escritora tem mais de 15 anos de experiência à frente de diversas empresas e, ao longo de sua carreira, dedicou os estudos em ferramentas para otimização do tempo, tornando-se especialista em produtividade para mães . 

O livro lançado por Mayra se divide em três partes, sendo a primeira delas voltada para o mundo da maternidade – especificamente, abordando as descobertas que uma mulher enfrenta na primeira gravidez. Na segunda parte, a autora foca em sua jornada na segunda gestação, apresentando mais experiência na organização e planejamento para o controle da vida pessoal e profissional. 

Já na terceira parte, as páginas são voltadas para dicas e métodos que as mulheres podem aplicar em suas vidas cotidianas, além de apresentar o “Papel da Mamãe SuperProdutiva”, técnica desenvolvida pela autora que visa ajudar as mães a organizar suas tarefas e definir as prioridades para a manutenção de uma rotina de atividades consistente. 

Mayra conta que a motivação para a escrita veio em sua primeira maternidade. “Quando virei mãe do primeiro filho, percebi que a teoria era bem diferente da prática. Eu queria ser mãe, mas também queria trabalhar e realizar as coisas que eu fazia antes. Então, comecei a pesquisar como eu faria para gerir meu tempo e conseguir dar conta”, comenta.

Dessa forma, a administradora notou que com uso adequado da agenda, era possível se sentir realizada em todos os papéis da vida. “Com a chegada do segundo filho, eu já estava mais adaptada a conseguir gerir meu tempo. Então, tudo fluiu melhor”, explica. 

Para ela, a expectativa é de que o livro alcance o máximo de mães possível e consiga fazer com que elas coloquem em prática as ferramentas validadas e propostas na obra. “Assim, elas poderão sentir que a maternidade não é um karma e sim uma dádiva. E que ainda podemos ser mulheres e mães e exercer todos os papéis que desejamos para nossas vidas”.

Mayra também atua no Instagram, onde conta com mais de 110 mil seguidores e criou uma comunidade de mães e compartilha dicas para auxiliar as mulheres a se sentirem menos sobrecarregadas diariamente. Além disso, ela disponibiliza um e-book da superagenda, e já vendeu para milhares de mães. 

O livro estará disponível para vendas em breve nas principais livrarias do país e pela internet. 

Para saber mais, basta acessar: https://mamaesuperprodutiva.com.br/



Central da Visão gera impacto de R$ 70 milhões em 2022

Pelo segundo ano consecutivo, a Central da Visão, healthtech especializada em jornada de saúde de cirurgias oftalmológicas, realizou um estudo que mensura o seu impacto positivo ao facilitar o acesso a cirurgias de visão para a população que não tem plano de saúde.

A Central da Visão é uma empresa que ajuda quem precisa operar a visão a encontrar clínicas particulares a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Com uma metodologia própria, a healthtech superou o desafio de quantificar os resultados, dificuldade comum em empresas que atuam na área de impacto social. Assim, apresenta no relatório o real efeito do acesso facilitado a cirurgias de catarata para a sociedade.

O estudo foi baseado em três fontes: dados do DATASUS, bibliografia internacional e uma pesquisa realizada com pacientes que operaram nas clínicas afiliadas da Central da Visão.

As perguntas da pesquisa foram inspiradas em estudos científicos, assim como em feedbacks da Plano CDE (empresa de pesquisa) e da Artemisia (aceleradora de negócios de impacto). Os entrevistados foram mais de 200 pacientes que passaram pela cirurgia de catarata, trazendo dados reais de impacto social e econômico.

“Tivemos o apoio de vários atores do ecossistema de impacto na realização do estudo. Foi um trabalho extenso e intenso, que mostrou efeitos significativos em qualidade de vida, redução de quedas de idosos, geração de renda e economia para o SUS”, aponta Marta Luconi, sócia e CEO da Central da Visão.

O relatório de impacto positivo não apenas indica os resultados com transparência e comprometimento com o ESG (meio ambiente, social e governança, em português), mas também apresenta a metodologia usada, a fim de ajudar demais empreendedores de impacto social na mensuração de seus resultados.

“Resolvemos deixar o relatório aberto a todos, pois ele é bastante detalhado na sua metodologia, o que pode ajudar outras startups que têm desafios semelhantes”, afirma Marta. O relatório completo está aberto para consultas no site da empresa.

Contexto
A catarata é uma doença comum em idosos, causada pelo envelhecimento do cristalino, a lente natural dos olhos. A condição é progressiva – começa com um embaçamento da visão e pode levar até a cegueira.

A única cura da catarata é cirúrgica. Sendo assim, a procura pelo procedimento só cresce, uma vez que a doença está diretamente ligada ao envelhecimento da população.

No SUS, mais de 500 mil pessoas aguardam pela cirurgia. Trata-se da maior demanda reprimida de procedimentos cirúrgicos da rede pública de saúde (dados obtidos pela Central da Visão junto ao DATASUS e pela lei de transparência de informação).

Ao mesmo tempo, em 2022, a cirurgia de catarata correspondeu a 70% dos procedimentos realizados pela Central da Visão.

Indicadores do impacto social

Melhora da qualidade de vida
São vários os aspectos que influenciam a melhora na qualidade de vida após a cirurgia de catarata. Entre eles, inclui-se a independência, capacidade de realizar atividades diárias, alegria e boa relação com a família.

Atribuindo valores monetários (conceito de QALY)
O conceito de QALY (Quality Adjusted Life Year) é usado em avaliações econômicas para medir o valor de intervenções médicas. Assim, ele combina o ganho de tempo de vida com ganhos de qualidade de vida. No caso, o aumento de 1 QALY equivale a 1 ano de vida em perfeita saúde.

Segundo um estudo indicado no relatório, há um ganho de 2,52 QALYs na cirurgia de catarata no primeiro olho, e um ganho incremental de 0,81 QALY na cirurgia do segundo. Isso totaliza um ganho de 3,33 anos em perfeita saúde quando os dois olhos são operados.

Atribuindo valores monetários, na Central da Visão, o valor médio pago por uma cirurgia de catarata é de R$ 3.500. Sendo assim, a cirurgia do primeiro olho gera um retorno de R$ 8.820, enquanto a de segundo, um ganho incremental de R$ 2.835. Todas as cirurgias de catarata realizadas em 2022 pela healthtech deram um retorno total de R$ 24,4 milhões.

Redução de queda dos idosos
A redução de queda, especialmente da população idosa, tem impacto direto na qualidade de vida, já que reduz a necessidade de acompanhantes e o custo de internações. Isso reflete, também, nos custos diretos no sistema público de saúde.

Cerca de 20% dos pacientes da Central da Visão afirmam que sofreram quedas antes da cirurgia de catarata.

Indicadores do impacto econômico

Impacto na renda do paciente e família

Em 2022, a Central da Visão operou 2.541 pacientes de 1º olho de catarata, o que representa 650 pessoas de volta ao trabalho. Considerando a renda média do trabalhador brasileiro de R$ 2.500 (jan/2021 – IBGE), o impacto é uma geração adicional de renda de R$ 39 milhões em dois anos.

Economia de custos do Sistema Único de Saúde

Em 2022, o SUS realizou 822 mil cirurgias de catarata. No mesmo ano, a Central da Visão realizou 3.526 cirurgias oftalmológicas, sendo 3.257 só de catarata. Uma vez que o valor médio pago pelo SUS por cada cirurgia é de R$ 924, a economia gerada para o SUS foi de R$ 3 milhões.

Financiamento de cirurgias no SUS com o recolhimento de impostos

Outro impacto positivo da Central da Visão é o recolhimento de impostos a cada cirurgia de catarata realizada. Em 2022, o valor estimado de impostos pagos pela healthtech e suas clínicas afiliadas foi de R$ 2,7 milhões, o que poderia custear 2.966 cirurgias de catarata na rede pública de saúde.

Redução de custos do SUS com internações de quedas

Segundo a OMS, de 28% a 35% da população com mais de 65 anos sofrem ao menos uma queda por ano. No caso de idosos com mais de 70 anos, a porcentagem é de 32% a 42%.
Para o SUS, o custo médio por internação por queda é de R$ 1.923.

Em 2022, foram 2.541 cirurgias de primeiro olho realizadas pela healthtech. Considerando o índice de redução de quedas, os procedimentos evitaram 136 quedas prejudiciais. Como resultado, foi gerada uma economia de R$ 261 mil em internações no SUS.

De acordo com os cálculos dos indicadores sociais e econômicos presentes no relatório, o impacto positivo total da Central da Visão, apenas realizando cirurgias de catarata (e sem considerar cirurgias oftalmológicas de demais problemas oculares), foi de R$ 69.638.150.



Elevar Energia avança em ESG e inovação na gestão de energia

A Elevar Energia está em processo de obtenção do selo ESG para a LESUI, sua plataforma digital de gestão de energia, com a certificação sendo realizada pela SGS, uma empresa reconhecida globalmente por sua liderança em inspeção, verificação, testes e certificações. De acordo com a SGS, o selo ESG é uma ferramenta que reflete o compromisso de uma empresa com práticas operacionais sustentáveis e é cada vez mais buscado por empresas que desejam demonstrar responsabilidade ambiental, social e de governança aos seus stakeholders. A certificação segue padrões rigorosos que visam assegurar a transparência e o alinhamento com as diretrizes internacionais de sustentabilidade.

Atualmente, o investimento global direcionado à sustentabilidade é estimado em $30 trilhões, um aumento de 68% desde 2014 e dez vezes o valor de 2004. Essa expansão é impulsionada por uma consciência social, governamental e do consumidor cada vez maior sobre o impacto das empresas, além do reconhecimento por parte de investidores e executivos de que uma estratégia robusta de ESG pode ser decisiva para o sucesso a longo prazo de uma organização. Este crescimento no investimento em ESG transcende a tendência e reflete uma mudança fundamental nas expectativas corporativas. A Elevar Energia está alinhada com essa direção, buscando certificação ESG em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, um movimento que pode desbloquear até $12 trilhões em oportunidades de mercado até 2030, segundo pesquisas do World Business Council for Sustainable Development.

A diretora de negócios da Elevar Energia, Ieda Harika, citando dados e recomendações do IBGC, ressalta a importância da governança e da responsabilidade corporativa. “A tecnologia, nesse contexto, é vista como uma alavanca para o cumprimento dos critérios de ESG, com a Harvard Business Review apontando um aumento potencial de 5 a 6% na rentabilidade operacional através do uso estratégico de tecnologia digital”.

Em suma, a obtenção do selo ESG para a plataforma LESUI da Elevar Energia,  transcende os benefícios operacionais e de eficiência para a companhia. Este passo é estratégico, pois fortalece o comprometimento com o compliance, estabelecendo a empresa como um exemplo de ética e responsabilidade corporativa. O selo ESG confirma a aderência da Elevar Energia às práticas de governança recomendadas, alinhando-a com as tendências de mercado e reforçando seu impacto social positivo.



Mitsubishi Electric anuncia vencedores do MECA Brasil 2023

A competição educacional MECA Brasil, promovida mundialmente pela Mitsubishi Electric, terminou com um impasse: como selecionar somente dois vencedores, por conta da alta qualidade dos projetos apresentados. Por isso, o comitê examinador, formado por especialistas de diferentes áreas da empresa, após intenso debate, decidiu premiar os dois melhores projetos de cada categoria – graduação e curso técnico.

Entre as instituições de ensino superior, a grande vencedora foi a IFSP Sertãozinho, interior de São Paulo, com o projeto “Proposta de diagnóstico inteligente softsensor para máquinas rotativas”, dos alunos Alexandre Vieira Bernal, Pedro do Carmo Sampaio e Guilherme Marchie orientação do professor André Luís Dias.

E a equipe da IFSP Bragança Paulista, também do interior paulista, com o projeto “Armazém automático para uso em farmácias e drogarias”, desenvolvido pelos alunos César Augusto Bazílio Picarelli, Felipe dos Santos Severino, João Henrique Eliziário e o orientador Alexandre Tomazati Oliveira, ficou em segundo lugar.

Na categoria ensino técnico, o Centro de Educação Profissional e Tecnológica de Imperatriz, do Maranhão, com a solução “Aplicação de IoT em um sistema de manufatura automatizado para indústria 4.0”, projeto dos alunos Alan Rodrigues, João Vitor Moreira da Silva e Luis Gustavo Pereira Barros, sob orientação de Oberdan da Conceição Costa, conquistou o primeiro lugar.

E a escola SENAI Roberto Simonsen BRÁS, de São Paulo, com o projeto “Tecnologias sustentáveis para produção de hidrogênio verde: uma abordagem renovável para o futuro energético” ficou em segundo lugar, com a participação dos alunos Guilherme Arraias Alcantara, Felipe Moreira Martins e Erisson Andrey Gomes da Silva, que contaram com a orientação de Gustavo Arraias Alcantara.

As equipes que levaram o primeiro prêmio em cada categoria ganharam um robô industrial cada – que serão doados para a instituição de ensino – já, os alunos ganharam notebooks, além da oportunidade de estagiar na Mitsubishi Electric.

Fabiano Lourenço, Presidente da Mitsubishi Electric do Brasil, destacou durante a cerimônia de premiação que “a MECA Brasil é um grande marco para a empresa e para todos os participantes. E todos podem se considerar vencedores”.

Na seleção, foram aplicados critérios como criatividade e inovação dos projetos, além da facilidade de operação e viabilidade, assim como a didática utilizada por cada equipe para a sua apresentação.  

Durante o evento de premiação, os competidores e convidados visitaram o showroom móvel da companhia – o MEB Truck – e conheceram melhor as soluções de automação industrial e suas aplicações.



UL Solutions registra publicamente declaração de registro para oferta pública inicial proposta

A UL Solutions Inc. (“UL Solutions”) anunciou hoje que registrou publicamente uma declaração de registro, por meio do Formulário S-1, com a Securities and Exchange Commission dos EUA (a “SEC”) relacionada a uma proposta de oferta pública inicial de suas ações ordinárias de Classe A.

O número de ações oferecidas e a faixa de preço da oferta proposta ainda não foram determinados. A oferta proposta está sujeita às condições de mercado e outros fatores, e não há garantia de que ela será concluída ou de qual será seu tamanho ou termos reais.

A UL Solutions pretende listar suas ações ordinárias de Classe A na Bolsa de Valores de Nova York com o símbolo “ULS”.

A totalidade das ações ordinárias de Classe A a serem oferecidas na proposta serão vendidas pela UL Standards & Engagement, uma organização sem fins lucrativos que atualmente é a única acionista da UL Solutions. A UL Solutions não está oferecendo nenhuma de suas ações ordinárias de Classe A na oferta proposta e não receberá nenhum rendimento da venda proposta dessas ações.

A Goldman Sachs & Co. LLC e a J.P. Morgan (em ordem alfabética) estão atuando como coordenadores principais, com a BofA Securities como coordenadora líder. Citigroup, Jefferies e UBS Investment Bank participam como coordenadores adicionais. Baird, Raymond James, Stifel, Wells Fargo Securities e William Blair são coadministradores na oferta proposta.

A oferta proposta será realizada apenas por meio de um prospecto. Quando disponíveis, cópias do prospecto preliminar relacionadoàoferta proposta podem ser obtidas junto a: Goldman Sachs & Co. LLC, aos cuidados do Departamento de Prospectos, 200 West Street, New York, NY 10282, por telefone: (866) 471-2526, por fax: 212-902-9316 ou por e-mail: prospectus-ny@ny.email.gs.com e J.P. Morgan Securities LLC, através da Broadridge Financial Solutions, no endereço 1155 Long Island Avenue, Edgewood, NY 11717, pelo telefone (866) 803-9204 ou pelo e-mail prospectus-eq_fi@jpmchase.com.

Uma declaração de registro pelo Formulário S-1 relacionadaàoferta proposta desses títulos foi registrada na SEC, mas ainda não entrou em vigor. Esses títulos não podem ser vendidos, nem ofertas de compra podem ser aceitas, antes da entrada em vigor da declaração de registro. Este comunicadoàimprensa não constitui uma oferta de venda ou solicitação de oferta de compra desses títulos, nem haverá nenhuma venda desses títulos em qualquer estado ou jurisdição em que tal oferta, solicitação ou venda seja ilegal antes do registro ou qualificação, nos termos da legislação de valores mobiliários do estado ou jurisdição.

Sobre a UL Solutions

Um líder global nas ciências da segurança aplicada, a UL Solutions transforma os desafios de segurança, proteção e sustentabilidade em oportunidades para os nossos clientes em mais de 100 países. A UL Solutions fornece serviços de teste, inspeção e certificação, bem como produtos de software complementares e ofertas de aconselhamento que apoiam a inovação de produtos e o crescimento dos nossos clientes. As Marcas de Certificação UL servem como um símbolo reconhecido de confiança nos produtos dos nossos clientes e refletem um compromisso inabalável em fazer avançar a nossa missão de segurança. Ajudamos os nossos clientes a inovar, lançar novos produtos e serviços, navegar em mercados globais e cadeias de fornecimento complexas e a crescer de forma sustentável e responsável, rumo ao futuro.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Mídia:

Kathy Fieweger

Vice-presidente sênior de comunicações

Kathy.Fieweger@ul.com

312-852-5156

Fonte: BUSINESS WIRE



Dados do ArcGIS Basemaps da Esri e do ArcGIS Living Atlas serão integrados no ambiente de software da Autodesk

A transformação digital está mudando rapidamente os processos fundamentais que capacitam os setores de arquitetura, engenharia e construção (AEC). Os líderes da indústria estão contando com a interoperabilidade dos sistemas de informações geográficas (SIG) e modelagem da informação da construção (BIM, building information modeling) para reduzir os custos e impulsionar a eficiência nos projetos de construção. Em apoio a essas organizações, a Esri, líder global em inteligência de localização, e a Autodesk, líder do setor em design e engenharia, cultivam uma aliança estratégica para unificar SIG e BIM, entregando valor comercial real aos arquitetos, engenheiros, planejadores e empreiteiros.

Aprofundando sua colaboração, a Esri e a Autodesk entraram em um acordo para integrar as camadas do ArcGIS Basemaps e do ArcGIS Living Atlas of the World nos produtos da Autodesk. O conjunto de produtos da Autodesk agora fornecerá dados de referência geoespacial ricos e oficiais a partir da coleção principal de informações geográficas obtidas globalmente.

“A parceria com a Esri se destina a combinar o poder da BIM e do SIG, o que permitirá que os clientes que temos em conjunto construam qualquer coisa, em qualquer lugar”, afirmou Andrew Anagnost, CEO da Autodesk. “Nossos objetivos são fornecer aos planejadores do setor e de cidades a habilidade de desenvolver designs no contexto do mundo real. Isso permitirá que as comunidades construam cidades e infraestrutura mais conectadas e resilientes com um foco em sustentabilidade”.

“Usar SIG e BIM como um sistema integrado único dá aos tomadores de decisão um entendimento holístico de como um projeto de infraestrutura impactará a comunidade e o ambiente, dando suporte a resultados sustentáveis”, afirmou Jack Dangermond, presidente da Esri. “Integrar as camadas do Basemaps e do ArcGIS Living Atlas aos produtos da Autodesk desbloqueia um contexto agregado dos mundos natural e construído, combinando apelo visual com mapas e camadas atualizados da comunidade global”.

A Esri é a fornecedora geoespacial de preferência da conferência “Design and Make” (Projete e Faça) da Autodesk University (AU 2023). Mais de 10 mil participantes poderão engajar com especialistas da Esri e aprender como a parceria Esri-Autodesk pode levar a melhores resultados operacionais e comerciais. A Esri apresentará 13 sessões sobre tópicos como gêmeos digitais, 3D e mapeamento da realidade, e fornecerá mapeamento no evento AU 2023 com a ArcGIS Indoors.

Saiba mais sobre a parceria entre a Esri e a Autodesk.

Autodesk

Autodesk e o logo da Autodesk são marcas comerciais registradas e marcas comerciais da Autodesk, Inc., e/ou de suas subsidiárias e/ou afiliadas nos EUA e/ou outros países.

Sobre a Esri

A Esri, líder mundial de mercado em software de sistema de informações geográficas (SIG), inteligência de localização e mapeamento, ajuda os clientes a desbloquear todo o potencial dos dados para melhorar resultados operacionais e comerciais. A Esri foi fundada em 1969 em Redlands, Califórnia, EUA, e seu software é implantado em centenas de milhares de organizações em todo o mundo, incluindo empresas da Fortune 500, agências governamentais, instituições sem fins lucrativos e universidades. A Esri possui escritórios regionais, distribuidores internacionais e parceiros que fornecem suporte local em mais de 100 países em seis continentes. Com seu compromisso pioneiro com a tecnologia geoespacial e análises, a Esri desenvolve as soluções mais inovadoras que aproveitam uma abordagem geográfica para resolver alguns dos problemas mais complexos do mundo, colocando-os no contexto crucial da localização. Acesse esri.com.

Direitos autorais © 2023 Esri. Todos os direitos reservados. Esri, o logotipo de globo da Esri, ArcGIS, The Science of Where, esri.com e @esri.com são marcas comerciais, marcas de serviço ou marcas registradas da Esri nos Estados Unidos, na Comunidade Europeia ou em algumas outras jurisdições. Outras empresas e produtos ou serviços mencionados aqui podem ser marcas comerciais, marcas de serviço ou marcas registradas de seus respectivos proprietários.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Jo Ann Pruchniewski

Relações Públicas, Esri

Celular: 301-693-2643

E-mail: jpruchniewski@esri.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Dr. Paulo Gallo lança livro sobre psicologia e infertilidade

O livro “Psicologia em infertilidade e Reprodução Assistida: Da Teoria à Prática” reúne 19 artigos de diversos profissionais que trazem suas perspectivas e conhecimentos sobre o delicado tema da infertilidade e reprodução assistida. 

O Dr. Paulo é responsável pelo primeiro capítulo, que introduz as técnicas de reprodução assistida. Seu texto aborda de forma profundada a infertilidade conjugal, destacando-a como uma das experiências mais desafiadoras na vida de um casal.

Dedica parte de seu capítulo para esclarecer quem pode se beneficiar dos tratamentos de reprodução assistida, o Dr. Paulo apresenta os critérios de seleção e indicações para intervenções de baixa complexidade.

“O objetivo é ajudar a esclarecer as dúvidas e preocupações que muitos casais enfrentam quando se deparam com a infertilidade”, comenta o Dr. Paulo. “Esperamos que este livro seja uma fonte de informação e apoio para aqueles que estão navegando por este desafio complexo e muitas vezes emocionalmente desgastante.” 

Com este livro, o Dr. Paulo Gallo de Sá e os demais autores esperam contribuir para a discussão e a compreensão sobre infertilidade e reprodução assistida, abrindo caminhos para um diálogo mais amplo e esclarecido sobre o tema. 

Sobre do Dr. Paulo Gallo    

É o diretor-médico da Clínica Vida-Centro de Fertilidade, com graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia). Possui Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Ginecologia pela mesma instituição e é Professor Assistente da Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Além disso, é professor da Pós-Graduação em Endoscopia Ginecológica da Universidade Suprema/ Instituto Crispi de Cirurgias Minimamente Invasivas e da Pós-Graduação em Reprodução Humana Assistida, uma parceria Vida – Centro de Fertilidade e I D’Or. É especialista em Reprodução Humana pela FEBRASGO/AMB, membro da Comissão Nacional Especializada em Reprodução Humana da FEBRASGO, chefe do Setor de Reprodução Humana do Hospital Universitário da UERJ, foi presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) no período de 2021 a 2023 e é diretor da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do rio de Janeiro (SGORJ).    

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2143875393502787   

CRM: 52.42276-5    

 Redes sociais:    

Instagram: https://www.instagram.com/paulogallodesa/    

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100063510243348 



Diwali ‘Ecológico’ de Mumbai: Adani Electricity Faz História com 100% de Eletricidade Renovável

Diwali, o festival das luzes, simboliza o triunfo do bem sobre o mal, do conhecimento sobre a ignorância e da luz sobre as trevas. O compromisso inabalável da Adani Electricity com a sustentabilidade e a gestão ambiental se alinha maravilhosamente com estes valores atemporais.

A Adani Electricity sente o prazer de anunciar um marco histórico neste dia auspicioso de Diwali, que marca um passo significativo em nossa jornada rumo a um futuro sustentável. Hoje, iluminamos não apenas os lares, mas também os corações ao celebrarmos o festival das luzes com a promessa de um futuro mais limpo e brilhante.

Pela primeira vez na história, 3 milhões de residências e estabelecimentos, abrangendo mais de 12 milhões de habitantes de Mumbai, receberam 100% energia de fontes de energia renováveis “limpas”. Esta conquista monumental destaca nossa dedicação ao desenvolvimento sustentável e às práticas ambientais responsáveis.

Em 12 de novembro de 2023, das 10h às 14h, atendemos às necessidades de eletricidade de nossos clientes, contando com fontes renováveis, inclusive solar e eólica. Durante este período ininterrupto de 4 horas, a cidade recebeu apenas energia limpa.

Em 2023, chegamos com sucesso a 38% das necessidades de eletricidade de nossos consumidores a partir de fontes renováveis, sendo que nosso compromisso permanece inabalável de alcançamos nossa meta de 60% até 2027. Ao aproveitar as energias renováveis, damos um salto gigantesco em reduzir a pegada de carbono de nossa querida cidade.

Kandarp Patel, Diretor Geral da Adani Electricity, expressou sua satisfação, ao declarar: “Obter 100% de energia renovável é um marco pioneiro e significativo na transição energética de Mumbai, demonstrando que as energias renováveis podem abastecer significativamente a cidade de Mumbai com eletricidade confiável e sustentável em tarifas competitivas. Ao iluminar Mumbai com energia renovável, não apenas comemoramos o festival das luzes, mas também o festival de um futuro sustentável.”

Temos o prazer de compartilhar esta notícia inovadora com todos os habitantes de Mumbai, que foram parte desta jornada histórica.

Sobre a Adani Electricity Mumbai Limited

A Adani Electricity Mumbai Limited, parte do diversificado Adani Group, é uma empresa integrada de geração de energia, transmissão e distribuição de eletricidade no varejo. A Adani Electricity possui e opera a maior e mais eficiente rede de distribuição de energia da Índia. A Adani Electricity oferece serviços a mais de três milhões de consumidores espalhados por 400 km² em Mumbai e seus subúrbios, ao atender a cerca de 2.000 MW de demanda de energia com 99,99% de confiabilidade, estando entre as mais altas do país, e presta excelentes serviços de atendimento ao cliente com a ajuda de tecnologias avançadas. Para mais informação, acesse www.adanielectricity.com.

Siga-nos em @Adani_Elec_Mum

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Adani Electricity Mumbai Limited

Vijayendra Bhavsar

E-mail:vijayendra.bhavsar@adani.com

Neeta Dolas

E-mail: neeta.dolas@adani.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Allp Fit lança aplicativo de treino em casa

Motivada pelas estatísticas alarmantes divulgadas pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), em junho de 2023 – as quais revelaram que mais de 50% dos brasileiros não praticam atividades físicas regularmente – uma rede de academias desenvolveu um aplicativo capaz de levar a cultura de exercícios para o conforto das casas brasileiras e torná-la acessível a todos os públicos.

A solução digital se baseia no conceito de academia em casa e busca elevar a autoestima e melhorar a qualidade de vida de pessoas de todas as classes sociais. Com seu Programa de Gamificação, no aplicativo, os usuários são incentivados a se envolverem ativamente em exercícios físicos, sendo recompensados com pontos que podem ser trocados por cashback, cupons de desconto e ingressos em empresas parceiras.

Anderson Franco, CEO da rede Allp Fit, responsável pelo lançamento do aplicativo Allp Home, comenta que a ferramenta segue o conceito “top to all”, criado por ele para definir a proposta do negócio: uma estrutura de alto padrão, mas acessível para todos os públicos.

“A Allp Home foi desenhada para todo tipo de realidade e rotina. Queremos chacoalhar as bases, o acesso e o mercado fitness no Brasil com nossa iniciativa”, explica o empresário.

O aplicativo está disponível para aparelhos Android e IoS por meio da página da Allp Home.



Easy Live Scenes lança Showroom Sustentável em cenografia

A busca por práticas mais sustentáveis e responsáveis tem se tornado uma prioridade em muitos setores da sociedade. Em um mundo em constante evolução, a conscientização sobre o impacto ambiental e social das ações humanas nunca foi tão relevante. Nesse contexto, a Easy Live Scenes lançou, no dia 07 de novembro, um showroom sustentável para apresentar os dois novos braços da empresa: Virô e Now, que representam um passo significativo em direção a um futuro mais verde e equitativo. E também anunciaram o diretor Vico Barbosa como sócio da empresa nesse segmento.

O evento também contou com a palestra de Carol Piccin, a professora de sustentabilidade do IED (Istituto Europeo di Design) e fundadora da Materialab. Na apresentação para todo o time da Easy, a especialista falou sobre circularidade e regeneração de materiais, ressignificação de resíduos e todo o ecossistema de economia circular.

Cícero Souza, diretor criativo da Easy destaca a importância de trazer a sustentabilidade para a cenografia. “O showroom sustentável é um farol para marcas que compartilham nosso compromisso com a sustentabilidade. Ao destacar produtos e serviços ecoamigáveis, incentivamos escolhas conscientes por parte dos consumidores e empresários”, revela.  A ideia é a de minimizar o impacto ambiental, desde a escolha de materiais ecológicos até a eficiência energética. A busca de materiais de reuso e de fontes sustentáveis serão constantes.

“A Virô une design e ressignificação de materiais, ou seja, uma transformação criativa de objetos, promovendo soluções únicas, reduzindo o desperdício e minimizando o impacto ambiental. Temos vários produtos já criados, como mesas, cadeiras, estantes, entre outros. O foco da Virô é o design. Já a Now, será uma empresa que trabalhará com uma nova tecnologia importada, com estruturas pré-montadas e sistemas de montagem de encaixe, mais modernas, rápidas e inteligentes”, comenta Vico Barbosa.

“Esse é um marco significativo em nossa busca por práticas mais responsáveis e ecológicas. O espaço representa um compromisso com a preservação do meio ambiente e a conscientização sobre as questões sociais que cercam nossa sociedade”, revela Luis Missiroli, CEO da Easy.

O lançamento do showroom sustentável contou com a presença de representantes de agências, cenógrafos e produtores e diretores de marcas com as quais a Easy trabalha em seus cinco anos de atividade. O espaço pode ser visitado por agências e produtores ao entrar em contato com a Easy através do email contato@easylivescenes.com.br ou pelo telefone 11 4371-7778. “Esse é um passo ousado em direção a um futuro mais verde, justo e consciente. A Easy se compromete em inspirar mudanças positivas, demonstrando que é possível prosperar de maneira sustentável, respeitando nosso planeta e nossa comunidade. Juntos, estamos construindo um amanhã melhor”, conclui Cícero Souza.



Últimas semanas para trocar os pins da 3ª edição do Iguatemi Collections

A Iguatemi S.A., em parceria com a holandesa L – Founders of Loyalty, especializada em utensílios sofisticados para cozinha, trouxe com exclusividade oito opções de cerâmicas colecionáveis, que fizeram sucesso nessa 3ª edição.  Essa oferta é exclusiva para os clientes One que terão a última chance de cadastrarem suas compras realizadas no empreendimento até o dia 12, com retirada dos produtos até o dia 19 de novembro.

A campanha é idealizada pela companhia com o intuito de fidelizar os clientes Iguatemi One e reforçar o posicionamento da marca, que sempre busca proporcionar uma experiência completa no complexo para seus consumidores. “Cada nova edição do Iguatemi Collections é aguardada com enorme expectativa, e, por isso, decidimos inovar, trazendo itens que, além de serem lindos, são únicos e extremamente funcionais, tornando qualquer experiência gastronômica ainda mais especial”, afirma Alexandre Biancamano, diretor de Marketing da Iguatemi.

Com uma proposta que vai do clássico ao moderno, a Nachtmann possui mais de 185 anos de expertise, o que faz com que seus produtos sejam únicos em cada detalhe. As cerâmicas de grés cinza que integram a 3ª edição do Iguatemi Collections trazem o requinte característico da marca, além de serem peças que unem praticidade e beleza, podendo ir ao micro-ondas, máquina de lavar louças e ao forno (até 180º). A coleção é fabricada em Portugal e finalizada de forma artesanal, o que faz com que cada uma das peças seja única e especial.

Fazem parte da campanha os empreendimentos Iguatemi São Paulo, JK Iguatemi, Shopping Pátio Higienópolis, Shopping Market Place, Iguatemi Alphaville, Iguatemi Campinas, Galleria Shopping, Iguatemi Esplanada, Iguatemi São Carlos, Iguatemi Ribeirão Preto, Iguatemi São José do Rio Preto, Iguatemi Brasília e Praia de Belas Shopping (Porto Alegre, RS).

Produtos exclusivos e sofisticados

Os produtos colecionáveis são da marca alemã Nachtmann, reconhecida mundialmente pela qualidade de seus produtos. Durante o período da campanha, os clientes Iguatemi One poderão trocar seus pins, gerados no aplicativo após o cadastro das compras realizadas, por uma coleção exclusiva de cerâmicas contendo oito opções de itens como cesta para pães, bowls, saladeira, pratos e pote para molho.

Como participar

Para obter as vantagens da campanha, os clientes devem estar cadastrados no aplicativo do Iguatemi One, disponível nos dispositivos Android e iOS.  A cada R$ 100,00 gastos nas lojas participantes dos empreendimentos e/ou a cada R$ 50,00 nos restaurantes participantes (em uma única nota fiscal contendo o CPF do comprador), os clientes devem fazer o upload dos comprovantes no app e começar a colecionar os pins. Para trocar os produtos exclusivos, basta ir até o posto de troca de cada shopping.

O período para colecionar os pins e trocar pelos produtos da campanha vai até 19 de novembro de 2023. Sendo que todos os pins devem ser gerados até dia 12 de novembro.

As informações e o regulamento completo estão disponíveis no site: https://iguatemi.com.br/iguatemicollections.



Senado aprova PEC 45/19 e dá mais um passo para conclusão da Reforma Tributária

O Senado aprovou em dois turnos o texto base da reforma tributária sobre o consumo na última quarta, dia 8 de novembro. Os senadores fizeram mudanças na PEC (Proposta de Emenda à Constituição 45/19) e, agora, o documento voltará para a Câmara dos Deputados para uma nova votação. A expectativa é de que as duas casas concluam a tramitação ainda em 2023.

O objetivo da Reforma Tributária é melhorar a tributação sobre o consumo e acabar com o “carnaval tributário” para estimular a economia brasileira. Contudo, em razão da complexidade da proposta, os senadores optaram por não fatiar o texto, promulgando a parte aprovada e deixando as alterações para os deputados votarem.

O principal ponto da Reforma Tributária é a consolidação de inúmeros tributos em apenas três, o Imposto sobre Bens e Serviços, a Contribuição sobre Bens e Serviços e o Imposto Seletivo. Para isso, haverá a implementação de um novo imposto, chamado de IVA (Imposto de Valor Agregado). O novo modelo de cobrança vai unificar tributo sobre o consumo e evitar a bitributação (pagamento de imposto sobre imposto).

Juliano Garrett, diretor federal da Econet Editora, explica que tributos neste formato são vistos como modernos pelo mercado. Segundo ele, a ideia do IVA é ter uma alíquota fixa, como ocorre em outros países. Quando uma compra é feita nos Estados Unidos, por exemplo, aparece na nota fiscal o IVA (imposto de valor agregado), que é um imposto único. Lá fora, tem um documento fiscal que caracteriza o percentual de imposto pago por aquela mercadoria, que é algo mais tangível para o consumidor. “No entanto, no Brasil, não há como colocar um imposto único até por conta da distribuição da receita. Por essa razão, teremos um IVA dual, cuja implementação será gradativa”, aponta Garret.

No modelo atual, a tributação de consumo se divide em três esferas. O Programa de Integração Social (PIS), a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e o imposto sobre produtos industrializados (IPI) são tributos federais. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) corresponde à cobrança estadual e o Imposto sobre Serviços (ISS) à municipal.

“O que o IVA dual propõe é justamente simplificar a taxação de produtos e serviços e reduzi-la a dois tributos principais que serviriam para unificar os cinco já existentes. O novo formato evita que a cobrança seja cumulativa ao longo da cadeia de produção e impede a bitributação. E o que permite que o mecanismo do IVA atue dessa forma é o cálculo do tributo, que é calculado “por fora”, que é quando o imposto incide apenas sobre o valor do produto ou do serviço”, enfatiza Elisabete Ranciaro, diretora fiscal da Econet Editora.

O IVA dual terá dois novos impostos: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e o Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Os dois correspondem à união dos impostos já existentes: o CBS remete às cobranças da união, ou seja, o PIS e o Cofins, ao passo que o IBS é a taxação dos estados e municípios, que é a soma do ICMS e do ISS.

Os novos impostos irão onerar ainda mais a carga tributária e também não serão cumulativos. Isso significa, por exemplo, que o imposto pago por um vendedor de algodão será abatido do imposto pago pelo fabricante de lençóis que adquiriu essa matéria-prima para produzir seu produto. Hoje, cada elo da cadeia produtiva paga o imposto cheio. Dessa forma, em cada etapa, o cálculo do imposto acaba abrangendo o que as etapas anteriores já pagaram de imposto.

Exceções

Na última votação, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) havia acatado 247 emendas de um total de 777. Entre as mudanças aceitas, está a do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), que estende ao gás de cozinha o cashback. Na versão mais antiga, o texto incluía a energia elétrica na ala de ressarcimento de tributos aos cidadãos de baixa renda.

Outra mudança diz respeito ao tratamento diferenciado a clubes de futebol, uma proposição do senador Carlos Portinho (PL-RJ). O texto da PEC mantém o recolhimento unificado de tributos pelas sociedades anônimas do futebol. Na visão de Eduardo Braga, esse mecanismo jurídico dá um suporte para a recuperação da saúde financeira dos clubes. A emenda já previa que as atividades esportivas pagariam alíquota reduzida em 60% da futura Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do futuro Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

O parecer aprovado no último dia 8, inclui ainda benefícios para taxistas comprarem veículos, além de pessoas com deficiência ou consideradas dentro do espectro autista. Na versão anterior esse benefício estava extinto. A proposição da mudança é da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP).

A emenda do senador Marcelo Castro (MDB-PI) para restaurar a alíquota reduzida para atividades de restauração urbana de zonas históricas também foi acatada na última votação do Senado.

O relatório prevê ainda benefícios como a alíquota zero para medicamentos e dispositivos médicos comprados pelo governo e por entidades de assistência social sem fins lucrativos, propostos pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES).

As medidas dos senadores Esperidião Amin (Progressistas-SC) e Izalci Lucas (PSDB-DF) para zerar a alíquota de IBS, tributo administrado pelos estados e municípios, para serviços prestados por instituições científicas, tecnológicas e de inovação sem fins lucrativos, também foram contemplados pelo novo texto da PEC.

 

 

 



Nova plataforma digital fomenta prestação de serviços

As plataformas mudaram o cenário do mercado de trabalho em muitos segmentos, incluindo a prestação de serviços. Para auxiliar esses profissionais na digitalização e gestão de seus negócios, gratuitamente, a Profiz chega ao mercado em 2023 com o objetivo de também dar maior visibilidade para quem atua nos setores de climatização, energia solar e demais áreas como manutenção predial e instalações de móveis, câmeras de segurança, entre outros.

A plataforma surgiu durante a pandemia com o objetivo de materializar o propósito do Grupo Leveros, empresa que oferece produtos e soluções em climatização e energia solar, para liderar a profissionalização do mercado de prestação de serviços. Nos primeiros anos, a Profiz ficou rodando em modelo de MVP (Produto Mínimo Viável), para que se pudesse testar funcionalidades e compreender a forma mais eficiente de ajudar estes profissionais. Ao total, foram mais de 5 mil pessoas impactadas neste período.

“Percebemos que os pequenos prestadores de serviços têm muita dificuldade para acessar soluções de tecnologia, para serem mais digitais, mandar orçamentos e ter um approach com clientes finais de forma mais profissional. Acredito que nesses três anos, o balanço foi que a gente aprendeu muito sobre as dores desses profissionais e entendeu quem é importante para eles. Por isso, estamos lançando cada vez mais produtos, como a vitrine, para nos tornarmos o principal portal deste segmento”, explica o CEO do Grupo Leveros, Tiziano Pravato Filho. 

Em números atuais, o app da Profiz tem uma média de mais de 60 downloads diários. Em julho de 2023, o montante de orçamentos realizados por prestadores de serviços dentro da plataforma passou de R$1 milhão. Em agosto, o aplicativo somou mais de R$4 milhões. “O indicador demonstra que os profissionais estão engajados, trazendo a sua gestão para dentro da Profiz”, reforça Pravato Filho.

Além da gestão de negócio e a vitrine de profissionais, a Profiz também conta com uma frente focada na qualificação dos profissionais cadastrados para que seja possível aproximá-los de grandes fabricantes que precisam de uma rede credenciada. “Eles têm acesso a fóruns de qualificação, treinamentos realizados pela própria Leveros e informamos sobre cursos profissionalizantes de entidades do setor. Tivemos uma média de 600 profissionais em nossos próprios eventos”, complementa o CEO do Grupo Leveros.

Leveros 3.0: aporte e criação de joint venture

A Profiz é o carro-chefe de um novo modelo de negócios, o Leveros 3.0.  A companhia quer atuar como um catalisador do ecossistema, numa perspectiva 360º, suprindo todas as necessidades dos stakeholders através da plataforma. 

Para alcançar o formato atual, o Grupo Leveros aportou, no início de 2023, R$10 milhões na wap.store, empresa que oferece soluções tecnológicas, resultando na criação de uma joint venture. 

“Entendemos que o modelo tradicional em que temos apenas uma persona, já não comporta o nosso segmento. A plataforma estimula o relacionamento com todos os elos da cadeia e, com isso, queremos fazer negócios com todo mundo. A Profiz traz uma solução tecnológica para o mercado, atendendo prestadores de serviços, fornecedores, indústrias, cliente final e, até mesmo, os concorrentes do Grupo Leveros que podem ser parceiros”, comenta o CEO Tiziano Pravato Filho.

Mais funcionalidades: A inspiração vem de negócios que já existem nos Estados Unidos, com modelo semelhante, focado em empresas prestadoras de serviços. Porém, a Profiz se propõe a ser mais abrangente, oferecendo ferramentas de gestão (para vendas, com propostas comerciais customizadas, e de time de campo, com ordens de serviço; checklists de serviços; gestão de contratos e Plano de Manutenção Operação e Controle), manuais de produtos; marketplace com sellers como Leveros, Refrigás, Trox e outros;  ferramenta de cashback; calendário de eventos; gestão de certificações e avaliações de clientes para execução de serviços e, a vitrine de profissionais. 

 

Sobre Grupo Leveros

Fundado em 1978, o Grupo Leveros oferece soluções completas em climatização, refrigeração e energia solar. A companhia iniciou como uma empresa prestadora de serviços de linha branca. No início dos anos 2000, passou a atuar com a comercialização de ar-condicionado split, e em 2007, foi uma das primeiras a vender o produto via e-commerce no Brasil. Em 2019, ingressou também no mercado de energia solar. Em 2020, lançou a Profiz, plataforma voltada ao desenvolvimento de prestadores de serviços e parceiros. Nos últimos anos, o Grupo Leveros vem recebendo reconhecimentos como o Prêmio Reclame Aqui e Magalu (2017), o Prêmio B2W Marketplace Seller Day (2017 e 2018), medalha de ouro no Ebit (avaliador de satisfação de consumidores em compras virtuais) e figura entre as 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro (SBVC). Além disso, sua cultura organizacional também foi destacada pelo Ranking Great Place To Work (GPTW – Melhores Lugares Para Trabalhar). Em 2023, a companhia figura no ranking Valor 1000.



Juan Duran mistura ilusionismo e música no Espaço Unimed

O cantor, ator e ilusionista Juan Duran, que se apresenta em todo o mundo, vem ao Brasil para uma exclusiva e inédita apresentação no Espaço Unimed, no dia 23 de novembro, quinta-feira. “Juan Duran – Ilusionismo, Música e Dança“, é o título do espetáculo que pretende mostrar ao público a versatilidade e a performance do artista.

Nascido na Argentina, Juan Duran desenvolveu seus dons desde cedo. Seu avô era mágico e ensinou os primeiros truques ao neto. Mas foi a música, primeira a despertar sua atenção. Fez conservatório de canto, estudou dança e teatro. Suas atuações iniciais foram em musicais onde Juan unia canto, dança e interpretação, para encenar seus personagens. Com o passar do tempo, também se aprimorou como ilusionista.

Protagonista em vários musicais, foi em “O Dilúvio” que pôde unificar seus diferentes trabalhos. Juan cantava, dançava e em meio a tudo isso, realizava efeitos de ilusionismo. A aceitação total do cantor e ilusionista aperfeiçoou o espetáculo.

Em “Juan Duran –  Ilusionismo, Música e Dança“, o artista busca manter o público atento durante todo o show, apresentando a cada instante uma surpresa. A dramaticidade dos tangos e boleros interpretados por ele faz toda a diferença e ganha forma nos passos precisos dos  bailarinos. O ilusionismo faz do público parte integrante do show. Juan interage com o espectador a todo instante.

Mostrando técnicas avançadas de ilusionismo, o show também mescla com canções românticas. O espetáculo tem aproximadamente 1h50min e traz ao palco uma equipe com mais de 60 integrantes, entre músicos, bailarinos e equipe de ilusionismo.

Para o Brasil, Juan preparou um repertório de números de ilusionismo inéditos, que foram produzidos exclusivamente para esse espetáculo. Da Argentina ele mostrará os tangos e os boleros conhecidos como El Día que me Quieras, BésameMucho, Sabor a Mi, Uno, Caminito entre outros. Já em homenagem ao Brasil ele fará números jamais vistos e cantará clássicos da música brasileira. A tônica da apresentação será o improvável.

O artista internacional, Juan Duran une em suas apresentações as artes da interpretação, voz, dança e ilusionismo.

SERVIÇOS: Juan Duran – Ilusionismo, Música e Dança no Espaço Unimed 

Show: Juan Duran – Ilusionismo, Música e Dança no Espaço Unimed

Data: 23 de novembro de 2023 (quinta-feira)

Abertura da casa: 20h

Início do show: 21h30

Local: Espaço Unimed (Rua Tagipuru, 795 – Barra Funda – São Paulo – SP

Classificação etária: 14 anos

Acesso para deficientes: sim

Ingressos: Platinum: R$ 280,00 (inteira) e R$ 140,00 (meia) | Setor Azul Premium: R$ 240,00 (inteira) e R$ 120,00 (meia) | Setor Azul: R$ 200,00 (inteira) e R$ 100,00 (meia) | Setores A, B, C: R$ 170,00 (inteira) e R$ 85,00 (meia)  |  Setores E, F, G: R$ 150,00 (inteira) e R$ 75,00 (meia) |  Setores I e J: R$ 120,00 (inteira) e R$ 60,00 (meia) | PCD: R$ 60,00 |  Camarotes A: R$ 280,00 (inteira e individual)  | Camarotes B: R$ 240,00 (inteira e individual).

Compras de ingressos: as bilheterias do Espaço Unimed (de segunda a sábado, das 10h às 19h – sem taxa de conveniência) ou online Ticket360 > Eventos > Categoria > Espaço Unimed 



Envelhecimento populacional impacta previdência pública

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem experimentado uma transformação demográfica notável nas últimas décadas. A expectativa de vida da população tem aumentado gradualmente, enquanto a taxa de natalidade tem diminuído. Ainda de acordo com os dados de 2019 do Instituto, aos 50 anos, a expectativa de vida é 11,8 anos mais alta do que era em 1940 (76,6 anos). Esse cenário resulta em uma crescente proporção de idosos na população brasileira em relação à população economicamente ativa.

Até 2060, a população idosa (com 60 anos ou mais) representará cerca de 25% do total populacional, segundo o Censo 2022. O total de pessoas com 65 anos ou mais no país (22.169.101) chegou a 10,9% da população, com alta de 57,4% frente a 2010, quando esse contingente era de 14.081.477, ou 7,4% da população. Já o total de crianças com até 14 anos de idade recuou de 45.932.294 (24,1%) em 2010 para 40.129.261 (19,8%) em 2022, uma queda de 12,6%. Isso significa que o Brasil enfrentará um aumento significativo no número de aposentados e beneficiários de programas previdenciários nas próximas décadas. 

Nesse cenário, a análise atuarial desempenha um papel fundamental na compreensão dos impactos do envelhecimento populacional sobre a previdência pública. O principal desafio atuarial decorrente do envelhecimento é o aumento da pressão sobre as finanças públicas. Com uma proporção crescente de idosos em relação à população economicamente ativa, o sistema previdenciário enfrentará ainda mais dificuldades para manter o equilíbrio financeiro.

Dados do Ministério da Fazenda demonstram que o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) teve um déficit de R$ R$ 248,87 bilhões de janeiro a setembro de 2023. “Isso ocorre, entre outros fatores, porque o número de beneficiários do sistema está superando o número de contribuintes, resultando em uma situação insustentável a longo prazo. Com o aumento da expectativa de vida e aumento concomitante do número de idosos, teremos, em um futuro bem próximo, o colapso do sistema previdenciário atual. Para manter a sustentabilidade desse modelo, deveria haver um aumento expressivo do número de contribuintes e uma redução no valor das aposentadorias pagas, que já são baixas”, destaca Andrea Mente, atuária e sócia da consultoria ASSISTANTS.

Para enfrentar os desafios atuariais decorrentes do envelhecimento populacional, o Brasil tem implementado reformas previdenciárias. A Reforma da Previdência de 2019 foi uma das medidas mais significativas, introduzindo mudanças nas regras de aposentadoria, como a idade mínima e o tempo de contribuição. “São soluções temporárias e paliativas, que não tratam o problema a longo prazo. O modelo atual deverá ser revisto completamente”, afirma a especialista.

“Uma das consequências do modelo atual é a necessidade de aumento das contribuições dos trabalhadores ativos. Com menos contribuintes em relação ao número de aposentados, é preciso buscar fontes adicionais de financiamento para o sistema”, relata Andrea.

Segundo a especialista, “outra consequência atuarial do envelhecimento populacional sobre o modelo atual é a revisão dos benefícios já concedidos. Isso inclui não apenas ajustes nos valores, como mencionado anteriormente, mas ainda a avaliação das regras de elegibilidade e critérios para a concessão de benefícios. A fim de garantir a sustentabilidade do sistema, pode ser necessário restringir o acesso a determinados benefícios ou aumentar os requisitos para sua obtenção”.

“Para mitigar os impactos atuariais do envelhecimento populacional, é fundamental investir em políticas que promovam o envelhecimento ativo. Isso envolve a criação de oportunidades para que as pessoas mais velhas permaneçam mais tempo no mercado de trabalho, contribuindo para o sistema previdenciário por mais tempo”, conclui.



Kwai e Porta dos Fundos lançam produção inédita de Natal

O Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, e o Porta dos Fundos anunciam o TeleKwai “Especial de Natal do Ed e Nabote” na plataforma. A produção faz parte da parceria firmada este ano entre o aplicativo e a produtora de humor, que reúne conteúdos e esquetes no novo canal da trupe. O primeiro episódio da série estreou na última sexta-feira (8) no perfil oficial do Porta no Kwai.

O especial de fim de ano foi gravado no formato de mininovela do programa TeleKwai, projeto exclusivo que a plataforma trouxe para o Brasil a fim de impulsionar a produção amadora e semiprofissional de dramaturgia em formato de vídeos curtos. Serão quatro episódios, todos em formato vertical, com duração de até um minuto e meio, sobre a saga da dupla de humoristas Ed Gama e Estevam Nabote para resgatar o espírito natalino de um sequestrador misterioso.

O primeiro episódio foi lançado na última sexta-feira (8/12), com a participação do criador de conteúdo Tonny Santana, do perfil “As sete vidas de Tonny”. Além dos episódios, há um teaser da história natalina disponível no perfil do Porta dos Fundos no aplicativo. Os episódios subsequentes serão lançados nos dias 15/12, 17/12 e 22/12.

Além da mininovela, a produtora de humor lançou, recentemente, novos formatos de conteúdo para o Kwai. Entre as novidades, destaca-se o Porta News, uma fonte de notícias totalmente duvidosas e nada confiáveis da web. E o quadro “Fala, Povo”, criado especialmente para a plataforma, apresentando Ed Gama interagindo com pessoas nas ruas e abordando assuntos inusitados, com o objetivo de proporcionar momentos de descontração e entretenimento aos espectadores.



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Podcast – A tecnologia de áudio e vídeo Dolby faz parte...

0
Para saber como ela nasceu e ganhou o mercado global, ouça ou veja agora o Podcast, que está bem legal, curta o vídeo, inscreva-se no canal e compartilhe nas redes sociais.

Podcast – Fusca na veia

Últimas Notícias

Translate »