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Remo do Corinthians conquista 37 medalhas de ouro

Brasília recebeu, de 2 a 5 de novembro, o Campeonato Brasileiro de Remo Master 2023, que contou com a presença de clubes de todo o país. Organizado pela Confederação Brasileira de Remo, o campeonato reuniu as equipes master da modalidade (essa categoria tem início com remadores a partir de 27 anos), que participaram de aproximadamente 130 provas disputadíssimas, no Lago Paranoá, com equipes masculinas, femininas e mistas.

O Sport Club Corinthians Paulista foi um dos destaques da competição, com 45% de eficiência, considerando o número de provas/barcos e a quantidade de medalhas de ouro, e ficando em segundo lugar na classificação geral. Com participação em 83 provas/barco, o clube de São Paulo encerrou sua participação com a conquista de 37 medalhas de ouro. O Corinthians firmou sua posição atrás do Minas Brasília Tenis Clube, que encerrou o campeonato com 41 medalhas e 34% de eficiência.

Já acreditando no alto desempenho e dedicação dos atletas, a equipe do Corinthians se deslocou até a capital federal com uma grande delegação. “A mesma determinação que buscamos em nossos treinos ficou refletida neste Campeonato! Sinto muito orgulho de todos os remadores, apoiadores, corpo técnico e do clube que se dedicaram a essa conquista”comenta Dorival Torres, coordenador de remo do Corinthians.

Para Giovanni M. Cardoso, integrante da equipe de remo master do Corinthians, ganhador de 5 medalhas de ouro e fundador do Grupo MK, que detém as marcas Mondial, AIWA e XZone, o remo traz grandes benefícios que vão além da saúde. Segundo o atleta e executivo, o esporte é um espelho de muitas práticas corporativas que implanta em sua empresa. “Existe uma similaridade muito grande entre esse esporte, que necessita de foco, determinação, resistência, dedicação, e a maneira como gerencio os negócios. A importância dada ao sincronismo e ao trabalho em equipe, por exemplo, é a mesma no remo e na vida corporativa.”, destaca Giovanni.

Presente no Corinthians desde 1926, o remo é um dos esportes amadores do clube paulista e que atrai atletas de diferentes faixas etárias. Os treinos são realizados até 5 vezes por semana na raia da USP, em São Paulo.



Doenças crônicas são relacionadas a desigualdades sociais

A natureza multidimensional da saúde esteve em debate no 13º encontro do Fórum Intersetorial para Combate às Doenças Crônicas não Transmissíveis no Brasil (FórumDCNTs). Especialistas de diferentes áreas discutiram estratégias para a redução da morbimortalidade dos brasileiros por doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) sob uma perspectiva sistêmica, que ultrapasse o âmbito da saúde e enfrente as causas das inequidades sociais.

Deborah Malta, docente da Escola de Enfermagem da UFMG, explanou sobre os determinantes sociais da saúde [DSS], que moldam o processo saúde-doença. Conforme modelo teórico criado em 1991, o DSS estilo de vida não depende apenas de escolha individual, sendo definido pelos DSS renda, educação, ocupação, estrutura familiar, disponibilidade de serviços e acesso a recursos ligados à saúde, saneamento, exposição a perigos, apoio social e discriminação racial.

Segundo Malta, devem ser acrescentados como DSS os fatores digitais, comerciais, relacionados ao meio ambiente e a literacia em saúde. “Interesses corporativos que possam prejudicar a saúde devem ser combatidos pelo Estado por meio de políticas públicas eficazes e mecanismos regulatórios”, exemplificou.

Nesse aspecto, Marcello Baird, professor de Ciências Políticas na ESPM e Coordenador de Advocacy na ACT Promoção da Saúde, expôs a importância da participação da sociedade nas discussões em torno da reforma tributária. “Está prevista a manutenção da alíquota zero para a cesta básica. Porém, a discriminação dos seus componentes será feita posteriormente por meio de lei complementar. É preciso a inclusão de uma especificação no texto em votação que assegure a exclusão dos alimentos ultraprocessados da lista que será estipulada posteriormente”, esclareceu.

De acordo com Dirceu Barbano, consultor do SindHosp e ex-presidente da ANVISA, o sistema público de saúde tem o dever de compensar as desigualdades que interferem nos modos de vida. “Devem ser prioridade o investimento em programas de promoção de saúde; melhoria do acesso à atenção primária com fortalecimento da prevenção às CCNTs; e integração dos serviços para facilitar o acompanhamento das pessoas com CCNTs”.

Debate multissetorial

O Encontro do FórumDCNTs incluiu reuniões dos grupos temáticos (GTs de Diabetes, Alimentação Saudável, Doenças Respiratórias, Oncologia, Saúde Digital, Doenças Cardiovasculares, Obesidade e Saúde Mental), dos quais participam representantes das esferas pública, privada e do terceiro setor. “Esses atores identificam os problemas prioritários e traçam ações com potencial de reverter ameaças ou acelerar melhorias em termos de prevenção, cuidados e indicadores em cada área”, explica Mark Barone, coordenador do FórumDCNTs.

No evento, experiências com cooperações multissetoriais para o enfrentamento às CCNTs foram compartilhadas em um debate entre representantes da indústria farmacêutica, gestões municipais e entidades da sociedade civil. “Nossas parcerias resultaram na potencialização de detecção precoce de doenças e condições crônicas; implementação de tecnologias; e desenvolvimento de estratégias de promoção de saúde, como estratificação de risco”, elencou Karina Dib, diretora da Divisão de Doenças Crônicas da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. “Empresas privadas não podem ser vistas apenas como financiadoras, mas como parceiras que oferecem novos olhares e contribuem para a melhoria de políticas públicas e produção científica”, ponderou Adriana Lima, gerente jurídica de Responsabilidade Social e Sustentabilidade na Roche. “Um de nossos desafios é construir uma relação de confiança com os gestores públicos, que mostram preocupação com possíveis conflitos de interesse”, destacou Yara Baxter, da Novartis Foundation.

Está em desenvolvimento, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), uma ferramenta que apoiará os Estados membros durante o processo de tomadas de decisão quanto a parcerias com instituições privadas, cujo pré-lançamento aconteceu no 13º Encontro do FórumDCNTs. “A metodologia em construção possibilita uma análise sistemática para o estabelecimento de parcerias para a prevenção e controle de DCNTs, identificando riscos e conflitos de interesse, o que permite uma decisão mais objetiva pelo engajamento ou não da instituição privada”, apontou Katia Campos, responsável técnica de parcerias no Mecanismo de Coordenação Global para a Prevenção e Controle das DCNTs da OMS.

Materiais educativos

Entre os lançamentos do evento, esteve o pacote de medidas técnicas HEARTS-D traduzido para o português. De autoria da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o documento apresenta estratégias para o manejo do diabetes tipo 2. “Trata-se de um conjunto de módulos com diretrizes práticas baseadas em evidências que visa o aumento da resolutividade dos serviços de atenção primária dos países, com sustentabilidade de longo prazo”, expôs Antonio Ribas, consultor da OPAS para a iniciativa HEARTS no Brasil.

O FórumDCNTs lançou materiais educativos disponibilizados gratuitamente. O guia Impacto dos distúrbios do sono sobre diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e outras CCNTS fornece conhecimentos fundamentais aos profissionais de saúde e gestores sobre o tema. Com o propósito de contribuir para que o país alcance suas metas de cobertura vacinal, foram elaborados os e-books Com vacinas protejo vidas!, destinado a profissionais de saúde, e Com vacinas escolho saúde!, para a população em geral, com ênfase às pessoas com CCNTs.

O 13º Encontro do FórumDCNTs também reservou um momento para a apresentação das estudantes vencedoras do Prêmio Destaque Febrace-FórumDCNTs 2023, que contempla trabalhos inovadores de jovens talentos nas áreas de prevenção, promoção, diagnóstico e tratamento de condições crônicas não transmissíveis. Nesta edição, foram premiadas soluções criadas para promover a alimentação saudável para a prevenção de cânceres e outras doenças, assistir mulheres com autismo e auxiliar pessoas com diabetes tipo 1 na seleção de doses mais precisas de insulina para as refeições.

Mais informações em: www.ForumDCNTs.org



Após finalizar 2022 com mais de 1000 lojas, empresa espera 1600 lojas para 2023

Segundo recente pesquisa divulgada pela Brain Inteligência Estratégica, a comodidade é uma realidade no dia a dia dos brasileiros, reflexo disso são os resultados da pesquisa, apontando que 7 a cada 10 compradores de imóveis aceitam pagar mais caro para morar em condomínios que possuem mercadinho na área comum, e esse ingrediente foi um dos fatores principais no sucesso do segmento de mercados autônomos no Brasil.

Com apenas um clique no botão do elevador do condomínio, moradores de todo o Brasil têm à sua disposição um minimercado com tudo que o eles precisam para uma demanda emergencial.

Campinas-SP foi berço de nascimento de uma das maiores redes do Brasil, a SmartStore, especializada no segmento e com mais de 1400 lojas em operação e faturamento anual superior a R$ 191 milhões.

A empresa que hoje conta com atendimento em 25 estados do Brasil e mais de 220 cidades, além de 5 operações em funcionamento no sul da Flórida – Estados Unidos, oferece o serviço por meio de representantes licenciados, que conduzem a montagem e operação das unidades, amparados pela orientação e padronização da matriz, podendo ser implementadas em condomínios verticais, horizontais, hotéis e empresas com mais de 100 funcionários.

O diretor nacional da rede, Oberdan Siqueira ressalta o grande volume de procura para instalações em 2022, que das 1000 lojas ativas, o ano representou 600 novas unidades desse total.

“A procura pela SmartStore mais do que triplicou, devido à maior difusão de conhecimento do modelo, tanto pelos próprios moradores de condomínios como por empresas do segmento”, diz Siqueira.

Além da comodidade aos moradores e funcionários que utilizam o sistema, o modelo de negócios da SmartStore e demais empresas do segmento, proporciona oportunidade para pequenos e microempreendedores, já que conta com simples operação e baixo custo de investimento comparado a outros modelos de negócio.

Estima-se que hoje no Brasil existam mais de 10 mil mini mercados como esse em condomínios e empresas, e a expectativa do setor é atingir rapidamente a marca de 100 mil unidades.

Um dos principais debates dentro do segmento é o furto de produtos, que para a SmartStore gira entre 1% e 3%, devido ao formato de negócio escolhido.

“Acreditamos no formato de poucas lojas por licenciado, entendemos que essa é a essência desse modelo de negócios, proporcionando assim, melhor atendimento aos síndicos e moradores bem como um cuidado mais próximo do dia a dia da loja, do que empresas que concentram 100, 200 lojas sob uma única administração, por exemplo. Além de facilitar a controlar furtos e a operação, essa forma proporciona maior oportunidade para mais empreendedores poderem se encaixar no segmento”, ressalta Siqueira.

Para 2023 a empresa projeta um crescimento ainda maior, chegando a marca de 1600 lojas em operação, e para isso conta com 2 escritórios, administrativo e comercial, ambos na cidade de Campinas que fornecem atendimento a todo o Brasil.

 



Campus Experience: evento tem vagas disponíveis para a edição de julho de 2024

Ainda há vagas disponíveis para a próxima edição do “Campus Experience”, que ocorre de 15 a 19 de julho de 2024, na sede da Full Sail University em Orlando, nos Estados Unidos. Os inscritos, com inscrição paga, poderão conhecer pessoalmente o campus da instituição, além de fazer um tour pela Flórida. 

O Campus Experience é realizado pela Full Sail University duas vezes ao ano a fim de abrir as portas da universidade a jovens brasileiros de 13 a 17 anos, para quem a instituição oferece uma semana de workshops e descobertas totalmente em inglês.

Aliás, Estados Unidos, Canadá e Inglaterra – países que têm o inglês como língua oficial -, são os principais destinos de jovens brasileiros para intercâmbio, segundo um levantamento desenvolvido pela consultoria STB (Student Travel Bureau).

Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University no Brasil, destaca que, além da prática da língua inglesa, os participantes do Campus Experience poderão conhecer “tudo o que a economia criativa pode oferecer para sua vida profissional”.

Ela também conta que, ao longo do evento, os estudantes terão acesso a uma das coisas mais importantes para jovens em momento de escolha de carreira, que é a possibilidade de aumentar repertório.

“O trabalho ‘The Future of Jobs’ mostrou que 5% das profissões que conhecemos devem desaparecer e novas profissões devem surgir. Assim, as profissões que permanecem no mercado demandam atualização por parte dos profissionais”, afirma Olival. “Se o jovem não conhece as possibilidades do mercado e não tem oportunidade de experimentá-las, como adequá-lo ao que o mercado espera em termos de performance?”, questiona.

É nesse contexto que, segundo a Community Outreach Director da Full Sail University no Brasil, a universidade realiza o Campus Experience geralmente em janeiro e julho, com cinco dias de imersão em carreiras dos mercados dos games, do cinema, dos negócios inovadores e da mídia e comunicação, além das tecnologias emergentes e muito mais.

A experiência oferecida pela universidade ocorre em um momento em que a “Geração Z”, formada por jovens que nasceram na primeira década do século 21, é a mais interessada em carreiras criativas, segundo um balanço recente do site de empregos Glassdoor.

“Restam poucas vagas para a segunda edição do próximo ano. A primeira edição acontecerá em janeiro de 2024 e já estão com as vagas encerradas”, ressalta Olival. “É incrível ver a transformação que acontece nos jovens de 13 a 17 anos que participam desse programa vocacional”, observa.

Como funciona a viagem e hospedagem?

Olival explica que a Full Sail University não oferece dormitórios, por isso os participantes devem providenciar espaço de alojamento para o período do programa. “Existem dois formatos que podem ser adotados pelos participantes: viagem com a família ou com uma agência de turismo recomendada pela instituição, que organiza o alojamento e o transporte para os jovens que queiram participar do Campus XP”.

Segundo a profissional da Full Sail, a escola da qual os alunos fazem parte também pode organizar um grupo de participantes e providenciar um pacote que inclua acomodação, acompanhamento de adultos e transporte para os estudantes. “No caso de agências e escolas, essas têm autonomia para comercializar os pacotes terrestres de acordo com suas possibilidades, não cabendo à Full Sail qualquer tipo de gerência sobre valores ou condições dos pacotes”, explica.

Para mais informações, basta acessar: @fullsailbrazilcommunity



Widom lança curso online de fitoterapia e plantas medicinais

A plataforma de cursos de qualificação profissional à distância Widom, que conta com mais de 30 mil alunos no Brasil e no exterior, está lançando um curso de fitoterapia e plantas medicinais destinado a pessoas que desejem trabalhar profissionalmente como fitoterapeutas ou que já atuem na área da saúde e queiram se atualizar e adquirir novos conhecimentos.

A fitoterapia é uma prática terapêutica que utiliza princípios ativos de plantas ou derivados vegetais que tenham ação medicinal para o tratamento, prevenção e cuidados paliativos de enfermidades e uma série de problemas de saúde.

O curso oferecido pela Widom é 100% online e organizado em videoaulas em resolução 4k. De acordo com André Barbalho, sócio-fundador da plataforma, o material é elaborado em consonância com as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

No curso de Fitoterapia e Plantas Medicinais da Widom, são abordados temas como a fitoquímica das plantas medicinais, assim como suas formas de utilização, modos de preparo, posologias, atendimento ao paciente, entre outros, além de aulas-bônus sobre saúde da mulher e aromaterapia e óleos essenciais.

A Widom tem como objetivo popularizar o ensino da Fitoterapia, contribuindo diretamente para o crescimento e uso seguro das Plantas Medicinais no país. 

No Brasil, a fitoterapia foi regulamentada pela Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, aprovada em 2006 por meio do Decreto nº 5.813, cujo objetivo era garantir à população o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos. Isso possibilitou sua implantação na Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS).

Vale ressaltar que, apesar de serem à base de plantas, para que possam ser comercializados, os produtos fitoterápicos devem passar por testes e pesquisas e receber o registro da Anvisa.

André Barbalho destaca que, além do curso de Fitoterapia, a Widom também disponibiliza a Enciclopédia Brasileira de Plantas Medicinais, com mais de 500 páginas ilustradas e elaboradas nas normas da ANVISA. 

“A enciclopédia aborda o histórico de cada doença e como as plantas medicinais são utilizadas em cada condição de saúde e também os seus modos de preparo e utilização correta”, afirma Barbalho. 

Para saber mais sobre o Curso de Fitoterapia e também sobre a Enciclopédia Brasileira de Plantas Medicinais da Widom, basta acessar os links abaixo:

Curso de Fitoterapia e Plantas Medicinais: https://widom.com.br/curso-de-fitoterapia-e-plantas-medicinais-com-certificado-abrath/

Enciclopédia Brasileira de Plantas Medicinais:

https://widom.com.br/enciclopedia-brasileira-de-plantas-medicinais/



Gabi Topázio lança novo single, “Nunca fui santa”

A cantora e compositora Gabi Topázio lançou, no último dia 27 de outubro, seu mais recente single “Nunca fui santa”. O reggaeton foi disponibilizado em todas as plataformas digitais, simultaneamente ao lançamento do vídeo de uma apresentação ao vivo no canal oficial da artista no YouTube – a performance ao vivo contou com a presença de mais de 10 mil espectadores.

“Nunca fui santa” representa uma mudança na carreira de Gabi Topázio, marcando o momento em que ela escolheu dedicar-se exclusivamente à música. A letra, segundo ela, retrata sua trajetória, revelando as decisões que a levaram até este ponto, enquanto a melodia expressa “a intensidade de sua autodescoberta”. 

Gabi Topázio destacou que a canção representa um marco “monumental” em sua carreira. “É o meu primeiro single no estilo reggaeton, um gênero onde finalmente encontrei uma verdadeira conexão pessoal e profissional. Após anos de dedicação ao estudo de dança e interpretação, descobri um ritmo que permite expressar-me por completo, com corpo e alma”, afirma.

Para a cantora, é o início de uma nova jornada. “A música fala sobre a coragem de deixar para trás tudo o que me atrasa como artista e abraçar a mulher e profissional que sempre aspirei ser”, diz. “É a celebração da minha transformação e o compromisso de ser a melhor versão de mim mesma. Estou ansiosa para compartilhar essa parte autêntica de mim com o mundo”.

O mercado fonográfico e o reggaeton no Brasil

Segundo a IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), em 2022, pelo sexto ano seguido, o mercado fonográfico brasileiro apresentou crescimento em seus valores totais, atingindo a cifra de US$ 489 milhões, o que representa um crescimento de 15,4% em relação ao ano anterior – o país ocupa atualmente a 9ª posição geral no ranking mundial da entidade.

A compositora ressalta que ser uma artista de reggaeton cantando em português, em um país onde o ritmo ainda não foi completamente abraçado, é uma jornada desafiadora, mas também extremamente gratificante. “Embora muitos conheçam e apreciem o gênero em espanhol, ainda não se acostumaram totalmente a ouvi-lo na língua portuguesa. Isso me impulsiona a quebrar barreiras e mostrar que o reggaeton pode transcender fronteiras linguísticas”, disse, acrescentando que é um privilégio ser parte desse movimento, introduzindo novas nuances e narrativas ao gênero.

“Estou confiante de que, com o tempo, as pessoas vão se abrir para essa nova expressão e encontrarão uma conexão genuína com a minha música. É uma jornada desafiadora, mas estou determinada a ser uma voz pioneira nessa evolução do reggaeton no cenário musical brasileiro”, enfatiza.

O reggaeton é um gênero musical que ganhou crescente popularidade nas últimas décadas, especialmente na América Latina. Ele se caracteriza por suas batidas rítmicas distintas, influências do reggae jamaicano e do hip-hop, e letras que frequentemente abordam temas como romance, festas e vida urbana. 



Brasileiros buscam cada vez mais o seguro de vida

A população brasileira está reservando uma parte de suas economias para se prevenir e garantir um pouco mais de conforto diante de situações inesperadas. É o que revela uma pesquisa realizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), mostrando que o seguro de vida teve um aumento no faturamento de 15,1% em 2022 no Brasil. A perspectiva é que essa porcentagem continue aumentando ao longo deste ano de 2023.

Após a pandemia de Covid-19, a contratação de seguros de vida teve um aumento significativo no Brasil e o que antes parecia ser um tabu, passou a ficar no radar de muita gente. Isto porque a população se viu diante de um mar de incertezas que pegou muita gente desprevenida 3 anos atrás: desemprego, crise econômica, pandemia global, morte de familiares e amigos.

Diante dessa situação, as pessoas passaram a considerar o seguro de vida como uma possibilidade de se sentirem mais confortáveis e com suporte diante das imprevisibilidades da vida, conforme explica Michelle Machado, gerente de Seguros do grupo imobiliário Auxiliadora Predial. “O seguro de vida garante coberturas que protegem tanto o próprio segurado, quanto seus dependentes. É uma forma de reduzir as eventualidades e assegurar o futuro”, reitera.

 

Como funciona e quais as vantagens

O seguro de vida garante o pagamento de uma indenização aos dependentes do beneficiário em caso de morte, minimizando o impacto financeiro daqueles que dependem dele mesmo em sua ausência.

A vantagem é que o beneficiário tem acesso de forma rápida à quantia em dinheiro, uma vez que, mesmo que o segurado tenha deixado uma herança, o processo de inventário pode ser demorado. O serviço se aplica a todas as fases da vida e é indicado tanto para quem está em fase de construção patrimonial, quanto para quem já tem um patrimônio consolidado.

Atualmente, existem ainda diversas coberturas dentro de um seguro de vida, inclusive para o próprio beneficiário, como indenizações por doenças graves, invalidez, acidente, entre outros. “Hoje em dia o mercado pode oferecer uma grande gama de seguros ativos. Isso mostra o quanto o setor está preparado para assegurar às pessoas no que elas precisarem e em qualquer fase de suas vidas, inclusive pagamento do seguro em vida para coberturas de doenças graves”, afirma Michelle.

Na contratação, a seguradora emite a apólice, que é um documento onde consta informações sobre as partes envolvidas, os riscos cobertos, a quantia que o segurado precisa pagar e o capital segurado em caso de indenização.



ESG é viável para organizações de todos os tamanhos

A adoção das práticas ESG – Environmental, Social and Corporate Governance se torna primordial no mundo dos negócios, porque para uma empresa crescer é preciso ter uma operação sustentável. Na maioria dos casos, os ganhos em ESG vêm de melhorias nos processos produtivos. Reduções na utilização de insumos como energia e água, otimização de rotas logísticas que permitam economias de combustível, melhorias de processo que reduzam desperdícios.

O ESG teve sua origem no mercado financeiro, através dos Princípios para o Investimento Responsável da ONU. Esse conceito busca demonstrar a interação entre investimentos e questões ambientais, sociais e de governança.

As empresas, mercado financeiro e o ambiente de negócios precisarão cada vez mais focar neste conceito, pois torna-se evidente que não há mais condições para ignorar a importância destas questões.

“Cada vez mais se leva em consideração a análise de como as empresas se relacionam com seus stakeholders e as ações que uma empresa pode tomar para construir sua responsabilidade social atingem a qualidade de vida de diferentes indivíduos, comunidades e a sociedade de forma geral, por meio de ações éticas”, relata a economista Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News.

Com o crescente movimento global de combate às mudanças climáticas e a Agenda 2030 com seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o ESG ganhou ainda mais notoriedade no mundo corporativo como uma ferramenta estratégica que possibilita às organizações incorporar as externalidades de suas atividades.

Uma das questões mais discutidas é se o ESG se aplica apenas a empresas de grande porte. Segundo Otávio Neri, Bacharel em Gestão Ambiental e Técnico de Meio Ambiente, a implantação do ESG é viável para organizações de todos os tamanhos, já que toda atividade gera externalidades. Independentemente do porte econômico, o ESG pode ser implementado, e o compliance (cumprimento das legislações e regulamentos) é um alicerce importante para adoção de estratégias alinhadas a esse conceito.

De acordo com Davi Alberto, CEO da Mercoline, o ESG oferece uma visão holística do impacto das empresas no mundo, indo além dos aspectos financeiros tradicionais. Ele se baseia em princípios éticos e sustentáveis, que são fundamentais para a construção de uma sociedade mais equitativa e um planeta mais saudável.

Para Norman Neto,  consultor e professor ESG do ISAE Escola de Negócios, Mestre em Governança e Sustentabilidade, uma formação em prol de práticas ambientais, sociais e de governança é de grande importância para auxiliar organizações a obterem um diferencial competitivo significativo frente a seus concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos.

“À medida que estas questões ganham destaque, as empresas que estão alinhadas à esta realidade têm uma vantagem competitiva. E a formação e capacitação para uma cultura ESG provoca os líderes a entenderem e se adaptarem às mudanças, antecipando-se às expectativas dos seus clientes e a sociedade como um todo”, completa o professor Norman Neto.

“De acordo com dados do 8º Estudo de Sustentabilidade da BDO Brasil, quinta maior empresa de auditoria e consultoria do mundo, 61% das empresas brasileiras enxergam a agenda ESG como uma estratégia de negócio. Entretanto, apenas 39% possuem um departamento de ESG e/ou Sustentabilidade”, finaliza Vininha F. Carvalho.



Preocupação com saúde mental materna aumenta com o decorrer dos anos.

A maternidade é considerado um momento de extrema satisfação para os pais. A romantização desta fase é enfatizada por crenças, valores e até mesmo pela mídia, como algo que provém do divino e que pode exigir um processo de entrega vinda por parte da mulher. Porém, por conta do protagonismo do bebê que acabou de chegar, a puérpera pode enfrentar algumas situações que mexem com o paradigma materno, levando esta mãe a quadros de depressão, por exemplo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já apontava em 2009, que a depressão pós-parto atinge cerca de 19% das mulheres em países como o Brasil, chamando atenção à temática que emergiu diante de um cenário em que a saúde mental ainda não era tão valorizada.

Dados esses que profissionais da saúde da mulher, como a Dra Cristiane Coelho do Rio de Janeiro, ratificam ao pontuar a crescente preocupação com a saúde mental materna já desde o início da década passada. ”Com anos na área, percebo que a mulher acaba se anulando mediante os cuidados com a criança por insegurança devido à fragilidade do bebê, esquecendo da própria saúde”, explica.

A médica ainda alerta que esse momento de negligência da mãe consigo mesma somado às alterações hormonais, pode levar ao aparecimento de quadros como a depressão e, por consequência em alguns casos, até mesmo ao suicídio.

Devido a crescente discussão acerca da temática, a OMS lança em 2022, um guia de cuidados, ressaltando que 20% das mulheres em puerpério já sentiram a saúde mental afetada por terem pensamentos suicidas ou de automutilação, o que demonstra a importância das autoridades em saúde e da população se atentar à maternidade e seus contextos, entendendo o seu papel também como mediadores desses possíveis conflitos mentais, fortalecendo uma rede de apoio com objetivo oferecer a esta mulher o conforto e alívio durante esse período e, para além disso, fazê-la também compreender a importância do cuidar de si para conseguir cuidar do outro.



Afrocódigos: novo programa que visa formar estudantes negros em tecnologias

O Olabi, organização sem fins lucrativos que tem como objetivo democratizar a produção e acesso a tecnologia e inovação, anuncia o lançamento da iniciativa Afrocódigos. Com o apoio do J.P. Morgan, o Olabi realizará uma nova formação com foco na qualificação de pessoas negras. Com um time composto majoritariamente por profissionais negros, como tecnologistas e psicólogos, o programa oferece um curso online de 17 semanas, abordando temáticas que qualificarão as pessoas selecionadas como desenvolvedoras de sistemas em front-end e back-end. 

Com uma metodologia autoral composta por três pilares – conhecimento técnico qualificado , autoconhecimento e autogestão –, a formação visa não só a qualificação do conhecimento técnico, mas, também, oferecer acompanhamento psicopedagógico para o desenvolvimento de carreira e socioemocional dos participantes. Também ajudará atender uma demanda do mercado que, cada vez mais, urge por profissionais que saibam gerir suas atividades, identificar prioridades e atuar com autonomia. 

“Em um mundo cada vez mais digital, a equidade racial é fundamental para impedir a perpetuação de desigualdades, garantir oportunidades e avançar para um futuro em que a tecnologia atue com cada vez menos vieses. Por isso, é muito importante contar com o apoio do J.P. Morgan como parceiro nessa primeira edição do Afrocódigos”, comenta Silvana Bahia, codiretora executiva do Olabi. 

“Com os avanços das Linguagens Tecnológicas e outras inovações emergentes ao redor do globo, além da desvantagem sistêmica que assola os negros no Brasil, tenho orgulho de anunciar que o Advancing Black Pathways, do J.P. Morgan, está apoiando esforços para reduzir a diferença racial neste setor do mercado de trabalho nacional”, disse Selma Moreira, vice-presidente de Diversidade, Equidade e Inclusão com foco em raça na América Latina. “O trabalho que estamos realizando dentro e fora do Brasil em relação à criação de bases econômicas sólidas para comunidades negras deve ser um convite para outras empresas fazerem o mesmo e se unirem aos esforços para combater preconceitos e criar equidade para todas as pessoas”, complementa Moreira. 

Além disso, o Afrocódigos é uma oportunidade para autoconhecimento, novas descobertas, criação de comunidade e networking com outras pessoas negras tecnologistas que possibilitam um crescimento mais ágil no mercado de trabalho, garantindo não só a ascensão social para população negra, mas, também, soluções mais completas para o mercado. 

“O nosso maior desejo é contribuir com um ciclo de aprendizagens que serão fundamentais no desenvolvimento profissional desses tecnologistas. Buscaremos aqueles que estão começando no mundo da programação e têm comprometimento para aprender e crescer em suas carreiras”, complementa Bahia. 

O processo seletivo do Afrocódigos será dividido em três etapas: análise das inscrições, teste de nivelamento técnico em linguagens de programação e lógica, e, por fim, entrevistas. Para se candidatar, as pessoas interessadas precisam ser negras (pardas ou pretas), maiores de 18 anos, estar cursando uma formação/tecnólogo em tecnologia/computação e ter conhecimento intermediário em tecnologia. As inscrições podem ser efetuadas entre os dias 25 de outubro até 30 de novembro, por meio da página afrocodigos.olabi.com.br 



Agora é Novembro Azul na UBB, União Brasileira Beneficente

Durante o mês de novembro, diversas ações são realizadas para promover a conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde dos homens em geral. Está participando dessa campanha também o Laboratório EMS Pharma, com campanhas de informação, palestras e divulgações.

O câncer de próstata é o tumor maligno mais comum no homem, excluindo os tumores de pele. Todo homem acima dos 50 anos de idade e aos 45 anos de idade se houver histórico familiar, deve fazer exames anuais no urologista. Mesmo que um em cada sete homens venha a apresentar esse tumor, o câncer de próstata é um dos mais curáveis quando achado cedo. No início da doença, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Assim, fazer exames periódicos com o urologista é fundamental.

“O exame de toque retal é muito importante, pois nesse exame o urologista consegue detectar alterações de consistência da próstata, como a presença de algum nódulo, e dura poucos segundos; deve-se também realizar exame de sangue de PSA, que complementa a avaliação inicial pelo urologista”,  conforme declarou o Dr. Thiago Correa Tambelli – Urologista – CRM-SP: 113076, integrante da equipe médica da UBB.

Além do câncer de próstata, o “Novembro Azul” também aborda outras questões relacionadas à saúde masculina, como a prevenção de doenças cardíacas, diabetes e problemas de saúde mental. A campanha tem como objetivo promover uma mudança cultural, encorajando os homens a cuidarem melhor de sua saúde e a buscar assistência médica regularmente.

UBB – União Brasileira Beneficente
Rua Pedro Americo 32, 16 andar



Dude São Thiago estreia show O Sexo do Vento para celebrar a invenção e o amor

Para celebrar a constante inventividade da vida e como ela se transforma em amor, o ator e diretor Dude São Thiago traz um repertório diverso de músicas populares para o show O Sexo do Vento, que estreia no Teatro Giostri, na Bela Vista, em São Paulo. Com direção musical e arranjos do pianista Iuri Salvagnini, supervisão cênica do ator e diretor João Paulo Lorenzon e mentoria artística da cantora, compositora e poeta Ana Luiza, o artista se apresenta de 10 de novembro a 1º de dezembro, às sextas-feiras, a partir das 20h30.

Ao lado de uma banda formado por Iuri Salvagnini (piano), Mathilde Fillat (violino), Reginaldo Feliciano (contrabaixo) e Claudio Vecchiato (bateria), o repertório inclui canções de Jorge Drexler (Al otro lado del rio), Renato Rocha (Bicho de sete cabeças), Chet Baker (Born to be blue), Marina Lima (Charme do mundo), Milton Nascimento (Conversando no bar), Caetano Veloso (Milagres do povo), Chico Buarque (O que será – À flor da pele), entre outras.

Dude São Thiago é ator e médico psicanalista. Durante sua carreira artística, ele dirigiu espetáculos de teatro, música e dança de 2000 a 2012. E nos últimos 10 anos, se dedicou à psicanálise. Sua volta aos palcos se dá por meio de um solilóquio musical, que combina clássicos da música popular com monólogos autorais permeados pela poética da trajetória diversa da experiência humana com a qual ele conviveu nesta última década.

“Estive mais de dez anos afastado dos palcos, completamente mergulhado na prática psicanalítica, escutando histórias das mais diversas, e acompanhando de perto o modo como diferentes pessoas lidavam com suas histórias. Algumas mais aprisionadas do que outras, mas todas envolvidas nesse conflito que é tomar para si a responsabilidade do sentido da própria existência”, esclarece. “E eu, assim como elas, lidava profundamente com este mesmo conflito perante a minha história pessoal”, conta.

Foi dessa vasta pesquisa que o questionamento a respeito da criação e de seu papel na manifestação do amor surgiu e se transformou em arte. “O roteiro, portanto, vai narrando essa trajetória, a trajetória da invenção da vida, sem entrar em particularidades ou fatos. Entendo que a arte carrega em si essa potência. Freud afirma, em sua obra, que o poeta é como uma antena do mundo, costumando chegar antes do cientista à revelação de nossos conflitos”, diz.

O espetáculo se divide em quatro cenas: Denúncia, Fe-menino, o milagre e a invenção. Para Dude a poesia e a união com a música foram a melhor forma de tornar o pensamento psicanalítico mais acessível. Por isso, a curadoria do repertório buscou canções marcantes, que fizessem parte do repertório de vida de todos nós e com letras que falassem dessas sensações conflitantes, que despertem reflexões no espectador.



Fundo Saudita para o Desenvolvimento disponibiliza mais de US$ 580 milhões em empréstimos de desenvolvimento a países africanos para projetos vitais

O CEO do Fundo Saudita para o Desenvolvimento (SFD), Sultan Al-Marshad, assinou 14 novos acordos de empréstimo de desenvolvimento no valor de US$ 580 milhões com 12 ministros africanos para financiar projetos em Angola, Burkina Faso, Benim, Burundi, Cabo Verde, Guiné, Malaui, Moçambique, Níger, Ruanda, Serra Leoa e Tanzânia na Conferência Econômica Saudita-Árabe-Africana, realizada em Riad.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231110843124/pt/

CEO of SFD, Mr. Sultan Al-Marshad and African Finance Corporation's CEO, Mr. Samaila Zubairu signed MoU to drive sustainable development (Photo: AETOSWire)

CEO of SFD, Mr. Sultan Al-Marshad and African Finance Corporation’s CEO, Mr. Samaila Zubairu signed MoU to drive sustainable development (Photo: AETOSWire)

O CEO do SFD também assinou um memorando de entendimento (MoU) com a Corporação Financeira Africana (AFC) que permitirá ao SFD colaborar com a AFC para identificar, desenvolver e cofinanciar projetos de infraestruturas e industriais no continente.

Os 14 acordos de empréstimo de desenvolvimento assinados incluem a construção e equipamento de um hospital de referência para mães e crianças na Guiné, por US$ 75 milhões, um hospital de referência na Serra Leoa, por US$ 50 milhões, escolas secundárias internas para meninas em diversas regiões de Níger, por US$ 28 milhões, e o Colégio Superior de Preparação de Professores e o Projeto da Escola Secundária Científica no Benin, por US$ 40 milhões. Além disso, os acordos incluem a reabilitação do Hospital Universitário King Khalid em Bujumbura (Burundi), por US$ 50 milhões, do Hospital Regional de Manga (Fase 2) em Burkina Faso e das bacias hidrográficas nas Ilhas de Santiago (Cabo Verde), por US$ 17 milhões.

O SFD financiará o Projeto de desenvolvimento industrial da Catumbela (Fase 1) em Angola por US$ 100 milhões, a Expansão do sistema de transmissão e distribuição de água no leste de Kigali (Ruanda), por US$ 20 milhões, e a Construção e reabilitação da estrada Mangochi-Makanjira em Malaui, por US$ 20 milhões. Três outros acordos com Moçambique incluem a Construção e equipamento de cinco hospitais em diferentes regiões, a Construção da barragem de Muera e a Reabilitação e melhoria de duas partes da estrada nacional nº 1 por US$ 50 milhões cada e, por último, o Projeto da linha de transmissão Benaco a Kyaka na Tanzânia, por US$ 13 milhões.

O CEO do SFD, Sultan Al-Marshad, comentou o seguinte: “O SFD se orgulha de continuar fazendo parcerias com países africanos, contribuindo para apoiar projetos de desenvolvimento que terão um impacto tangível na vida de milhões de pessoas. Com esses novos acordos e o memorando de entendimento, estamos dando mais um passo em direção a uma África mais brilhante e equitativa”.

O SFD financiou mais de 400 projetos de desenvolvimento sustentável no valor de US$ 10,7 bilhões em 46 países, representando 57% do seu financiamento nos países em desenvolvimento.

* Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Nawaf Alojrush

alojrush@sfd.gov.sa

Fonte: BUSINESS WIRE



Empresa de Marketing de Influência lança método na RD Summit

Com o crescimento da economia criativa no país, as empresas buscam a inovação e o acompanhamento das tendências do mercado. Este ecossistema é composto por uma diversidade de profissionais, incluindo criadores de conteúdo, gestores de comunidades, cinegrafistas, bem como softwares e ferramentas projetadas para auxiliar na mensuração, expansão e monetização.

Antenada no mercado, que de acordo com um estudo conduzido pela CB Insights, já movimenta anualmente mais de R$70 bilhões, a People Group desenvolveu um método exclusivo, construído e validado durante 5 anos de trabalho de influência com grandes marcas e creators.

De acordo com Bruna Cipullo, CEO da People Group, o método ID People é baseado na pirâmide de Maslow, uma teoria da psicologia proposta por Abraham Maslow que define cinco categorias de necessidades humanas: fisiológicas, segurança, afeto, estima e as de autorealização.

“Diante disso, criamos o método utilizando o ‘capital de influência’, registro criado por mim e que também define qual tipo de influência o expert avaliado tem sobre seu público. Analisamos todo o perfil comportamental do expert, utilizamos ferramentas tecnológicas para auxiliar também nesta avaliação e distribuímos esse poder de influência que pode ser em até oito categorias. Por exemplo, a Duda Vieira é a conexão”, explica a especialista em marketing.

Ainda segundo Bruna Cipullo, a partir da análise ID People, a empresa desenha estratégias personalizadas para cada especialista. “Assim, eles podem se concentrar na produção de conteúdo envolvente com a tranquilidade de que um time está trabalhando para fortalecer suas marcas pessoais e posicioná-las no mercado. Além disso, a chance de oferecer acesso a um elenco de influenciadores de alto calibre para a criação de estratégias e campanhas para grandes players”.

Com clientes de renome no mercado digital como Duda Vieira e Maia Santos, a People Group decidiu lançar o método e uma nova identidade visual na RD Summit, realizado em São Paulo. “A ideia é apresentar ao mercado o nosso ID People e mostrar como ele funciona de fato, após termos validado durante anos de trabalho”.

De acordo com a Co – Fundadora Beatriz Mendes, é um momento muito significativo para o cenário do marketing de influência e digital. “Para nós, movimentar e inovar num mercado que já emprega 1 milhão de pessoas em todo o país, é fantástico. Durante nosso tempo de atuação no mercado, entregamos mais de 1500 estratégias para marcas e influenciadores. Nosso compromisso com a excelência reflete nos resultados consistentemente. Unimos criatividade e estratégia para criar campanhas envolventes que realmente conectam com o público”, explica Mendes.

A People Group compartilha no Instagram @peoplegroup.br e no site www.peoplegroupbr.com conteúdos e dicas de estratégias no segmento.

 



DEUNA chega ao BR e prevê impacto de até 5% na Black Friday

De acordo com o relatório “Estratégias e Expectativas para a Black Friday 2023”, divulgado em setembro pelo Neotrust, a data marcada por promoções agressivas deve registrar neste ano um crescimento de 12% na comparação com 2022. Considerando apenas o e-commerce, a pesquisa projeta que a Black Friday movimente R$ 6,92 bilhões. No entanto, esse valor poderia ser bem mais alto se as operações de varejo fossem mais eficientes. Essa é a premissa que alicerça o trabalho da DEUNA, empresa fundada no Vale do Silício que começa a operar no Brasil. A companhia de “one-click checkout” é capaz de aumentar em até 40% a conversão de vendas em lojas digitais e diminuir em cerca de 50% o número de pagamentos negados. Com isso, oferece um incremento de até 5% no faturamento de varejistas.

Entre 2021 e 2022, a DEUNA realizou a maior captação de recursos em uma única rodada de investimentos no setor (USD 38 milhões), o que está possibilitando a aceleração do crescimento da empresa no México, Colômbia, Equador, Chile e, também, sua entrada no Brasil. A empresa escolheu o executivo Fabio Di Santoro para o cargo de General Manager, responsável pelas operações no Brasil. 

A DEUNA estreia em nosso país com boas perspectivas. Estima-se que o varejo no e-commerce brasileiro atinja, em  2023, um patamar de faturamento anual  da ordem de R$ 320 bilhões. Segundo Di Santoro, a companhia aposta em sua capacidade de gerar, por meio de suas soluções, entre 3% a 5% de faturamento adicional aos varejistas, percentuais que representam um excelente custo de oportunidade ao setor. O executivo estima que até R$ 15 bilhões poderiam ser adicionados ao faturamento do varejo apenas com mais eficiência nos pagamentos. 

Ainda de acordo com Di Santoro, a DEUNA atua diretamente nessas dores do mercado brasileiro, desenvolvendo soluções em infraestrutura de pagamentos e de prevenção de fraudes, que permitem experiências de checkout otimizadas para comerciantes e compradores online. A companhia apoia, na América Latina, empresas e negócios digitais para que maximizem seus resultados nos canais digitais (mobile, web, marketplace, e-commerce) com foco na conversão dos carrinhos de compra no checkout e no aumento da taxa de aprovação das transações de pagamento. 

Isso ocorre porque a solução integra-se com facilidade às principais plataformas de e-commerce e permite a implantação de fluxos de pagamento customizáveis, que dão ao comerciante ferramentas para tratar cada transação de forma única. O executivo comenta  que a DEUNA não concorre com os provedores de gateways, adquirentes, sub-adquirentes, plataformas e sistemas de anti-fraude, bandeiras e emissores. A empresa se posiciona como plataforma tecnológica orquestradora, atuando de maneira agnóstica e parceira desses diversos atores do ecossistema de pagamentos. Na prática, conecta comerciantes por meio de uma única integração a um ecossistema de mais de 80 provedores e meios de pagamento e antifraude.

Parcerias e novos negócios 

A DEUNA conta com importante parceria com uma das maiores plataformas de soluções para full commerce da América Latina, com presença dominante no Brasil, o que deve alavancar seu crescimento no país. Entre os clientes com tratativas avançadas, há gigantes do varejo e do segmento de seguros. Esse último setor compreende mais de 30 grandes empresas com considerável percentual de seu faturamento proveniente de canais on-line.

Di Santoro afirma que a empresa espera anunciar em breve as primeiras parcerias no Brasil, com grandes expectativas de crescimento no país e muitos investimentos previstos para 2024.

Brasil representa um grande desafio no cenário de aprovação de pagamentos on-line

De acordo com um estudo recente, realizado por um provedor de soluções anti-fraude, parceiro estratégico da DEUNA, o país registrou dois milhões de tentativas de fraude de janeiro a agosto deste ano. Em valores, o total chega a somar R$ 2,5 bilhões.

A DEUNA busca reduzir esse problema com alternativas de roteamento e identificação dos códigos de erro, o que permite uma orquestração inteligente do processo de “retentativas” nas transações não aprovadas. A solução oferece ainda sistemas sofisticados de detecção de fraude, sem colocar em risco transações legítimas, mantendo em níveis mínimos o risco de chargeback (a cobrança contestada pelo titular do cartão).

Os golpes, pontua o general manager da companhia no Brasil, são um dos pontos mais sensíveis do e-commerce e o país tem um dos índices mais altos do mundo. Ele pontua que são aproximadamente 2 milhões de transações fraudulentas por ano, que geram prejuízos da ordem de R$ 6 bilhões. Apenas no primeiro trimestre deste ano, segundo dados do setor, 3,9% do faturamento do e-commerce foram afetados por fraudes.

Outros pontos: no Brasil, o consumidor paga com cartão de crédito em 60% das vezes; cerca de 30% dessas compras são feitas por meio de cartões de terceiros. E mais: o brasileiro costuma utilizar múltiplos cartões e meios de pagamento. A DEUNA, portanto, conta com soluções de identificação para que essas transações sejam analisadas e aprovadas com total segurança.

Para a Black Friday 2023, a expectativa é que as compras com cartão de crédito tenham uma representatividade alta, de cerca de 60% no período com este meio de pagamento, de acordo com o Panorama de Consumo 2023. Clientes DEUNA, segundo Di Santoro, conseguem recuperar entre 5 a 15% das suas transações perdidas, elevando a sua taxa de aprovação.



Sicredi Grandes Rios investe em Sucesso do Cliente (CS) com o Instituto Cliente

A Sicredi Grandes Rios firmou uma parceria com o Instituto Cliente Feliz para aprimorar a experiência dos associados com a cooperativa. Os novos processos para melhorar a jornada do cliente já estão em desenvolvimento e em breve serão anunciados ao mercado.

Trata-se de uma ação inovadora da Sicredi Grandes Rios e, ao mesmo tempo, essencial porque a instituição não é “apenas mais um banco” e sim uma cooperativa, ou seja, faz parte do seu próprio core business a missão de ouvir, antecipar e atender às necessidades de seus associados.

Com isso, a Sicredi Grandes Rios busca, de imediato, compreender as dores dos seus clientes, reduzir a rotatividade (churn) e aprimorar o grau de satisfação do cliente, mensurado pela ferramenta Net Promoter Score (NPS). 

Outros desafios que serão trabalhados neste momento são organizar e simplificar os processos com foco na criação de um relacionamento mais próximo com os associados. 

Ao escolher o Instituto Cliente Feliz para esta parceria, a Sicredi Grandes Rios considerou sua vasta experiência, qualidade e reconhecimento pelo mercado, bem como sua capacidade de entregar soluções inovadoras. 

“Ter o nosso Associado no centro do nosso negócio e buscar a evolução constante de nossas jornadas é uma premissa para todas as ações desenvolvidas pela cooperativa, não poderia ser diferente nesse projeto. Por esse motivo, buscamos um parceiro de referência no mercado, o Instituto Cliente Feliz”, afirma Gabriel Moro, gerente de comunicação e marketing do Sicredi Grandes Rios.

A expectativa é de que o projeto seja concluído em oito meses, ou seja, em maio de 2024. Atualmente, o grupo está na fase de imersão com os stakeholders. A próxima etapa inclui diagnóstico, seguido por entrevistas com os associados. A seguir, a formação de squads (pequenas equipes autônomas e multidisciplinares) para o plano de ação e a implementação final complementam os trabalhos. 

Ao aprimorar a experiência do associado, a Sicredi Grandes Rios não apenas fortalece sua posição nas cidades envolvidas. Essas comunidades, em sua maioria formadas por municípios menores, encontram na Sicredi uma força motriz essencial para o desenvolvimento sustentável de suas economias.



Segurança e rede são as tecnologias que mais contribuem para a receita dos parceiros na América Latina

Pelo segundo ano consecutivo, a TD SYNNEX (NYSE: SNX) realizou a pesquisa anual Direction of Technology, que apresenta dados importantes para a América Latina. O objetivo da pesquisa é entender as visões e expectativas dos canais parceiros no que toca a seus modelos de negócio, desempenho e estratégias, bem como o cenário de adoção de tecnologia por seus cientes, os usuários finais.

As conclusões do relatório regional se baseiam na segmentação dos resultados de pesquisa realizada (em colaboração com a Canalys) com 550 canais parceiros da TD SYNNEX, abrangendo a Europa, a região Ásia-Pacífico, a América do Norte e a América Latina e Caribe (LAC), sendo que a LAC ficou atrás apenas da Europa em número de entrevistados, com 22% do total.

“As particularidades da América Latina se refletem nos dados de nossa pesquisa deste ano. Os resultados revelam uma série de aspectos, mostrando que os parceiros da região estão realmente se preparando para uma realidade em mudança e ajustando suas prioridades e ofertas, como os canais em outras partes do mundo, mas de maneira diferente, correspondendoàsua situação e a de seu ecossistema”, disse Otavio Lazarini Barbosa, vice-presidente sênior da TD SYNNEX para a América Latina e Caribe. “Em nossa região, aspectos prioritários para a maioria dos canais ouvidos nos 60 países em que foi feita a pesquisa – como ofertas de Inteligência Artificial e Machine Learning, ou a importância de iniciativas ESG – são superados por outros, como segurança cibernética, rede, infraestrutura e nuvem híbrida”.

As informações mais relevantes da pesquisa dizem respeito a oito tópicos:

Os modelos de negócio de nossos parceiros estão mudando, voltando-se mais para serviços

  • As vendas de hardware continuam importantes, mas sua participação está mudando para modelos de consumo e ciclo de vida do produto.
  • 84% dos parceiros da região aumentarão as vendas de serviços profissionais nos próximos 3 anos e 82% aumentarão as vendas de serviços gerenciados.

Segurança e redes são fundamentais para a maioria dos parceiros da LAC

  • Assim como em 2022, a segurança foi a principal fonte de receita nos últimos 12 meses, com 65% das respostas.
  • Entre as principais fontes de receita durante este ano, os participantes mencionaram a segurança, em primeiro lugar (73%), seguida por redes (60%) e servidores e armazenamento (53%). Esses resultados refletem o papel dos canais, que fornecem ao mercado mais de 90% dos sistemas de segurança.

A nuvem híbrida será uma área importante de investimento no curto prazo

  • Para os próximos 24 meses, segurança (61%) e redes (45%) são as primeiras entre as 8 tecnologias de maior relevância para os clientes; a nuvem híbrida e a infraestrutura de servidores e armazenamento estão em terceiro lugar (40%); em seguida estão a infraestrutura em hiperescala (38%), automação (35%), IA/ML (27%) e análise de dados (25%).
  • Quatro em cada dez parceiros reconhecem a nuvem híbrida como um ambiente importante para seus investimentos nos próximos dois anos e, de fato, 29% a consideram prioritária em relação aos investimentos em IA.

Muitos desafios a serem superados

  • Para três quartos dos parceiros de negócios, o aumento da concorrência e a pressão sobre as margens são os principais desafios atualmente.
  • Quase 7 em cada 10 afirmam que um dos principais desafios é atrair e reter talentos e, para 45%, esse continuará sendo o caso nos próximos 2 anos.

As expectativas de crescimento destacam uma situação desafiadora

  • Nos últimos 12 meses, as expectativas de receita dos canais parceiros da TD SYNNEX na América Latina caíram ligeiramente; no entanto, mais de 70% esperam ver algum crescimento em 2023.
  • Cinquenta por cento esperam que esse aumento seja superior a 10%, o que é pelo menos 13 pontos percentuais mais alto do que no restante das regiões.
  • A proporção de parceiros que esperam uma redução na receita aumentou, mas isso representa apenas 14% dos entrevistados.

O investimento nos próximos 12 meses se concentrará no conhecimento

  • As prioridades de investimento dos participantes são: treinamento e certificação em tecnologia (com 77% das respostas), geração de demanda e marketing digital (74%) e investimento em padrões de segurança cibernética (66%).
  • Em seguida estão áreas como planejamento de negócios, gestão e aquisição de talentos, gestão do ciclo de vida do produto, soluções ESG e comércio eletrônico.

O planejamento interno de negócios está ganhando importância

  • Em 2023, 80% do planejamento de negócios foi feito internamente por nossos parceiros.
  • Além disso, os parceiros da América Latina estão migrando de um modelo de outsourcing para uma abordagem híbrida: este ano, 29% dos serviços gerenciados de TI serão híbridos, um aumento de 26% em relação ao ano anterior.

ESG ainda não é uma prioridade na América Latina

  • Apenas 8% dos parceiros da região oferecem atualmente soluções de credenciamento e relatórios de ESG, em comparação com 33% na América do Norte e 32% na Europa.
  • Apenas 16% planejam oferecê-las nos próximos dois anos.

“A pesquisa sobre rumos da tecnologia foi criada para ajudar as empresas a entender melhor e aproveitar as mais recentes tendências e demandas do ecossistema de tecnologia. É com entusiasmo que compartilhamos os resultados relativos a América Latina e Caribe, permitindo a nossos parceiros conclusões e diretrizes de negócio adequadasàregião em que atuam e possibilitando-lhes tomar melhores decisões”, disse Marcos Murata, vice-presidente para gerenciamento de fornecedores, engenharia de pré-vendas e marketing da TD SYNNEX na região. “Temos o prazer de testemunhar a enorme capacidade de adaptação e resposta de nossos parceiros frente ao futuro”, completou.

Este ano, a pesquisa foi realizada entre maio e julho, com a participação de 550 parceiros, 119 da América Latina (incluindo revendedores, integradores de sistemas, provedores de serviços, MSPs e distribuidores). Para fazer o download da pesquisa completa Rumos da Tecnologia para a América Latina 2023, acesse: https://eu.tdsynnex.com/dot-pt-lac.

Sobre a TD SYNNEX

A TD SYNNEX (NYSE: SNX) é uma empresa líder no mercado global de distribuição e agregação de soluções para o ecossistema de TI. Somos um parceiro inovador, que contribui para que 150.000 clientes, em mais de 100 países, possam maximizar o valor dos investimentos em tecnologia, demonstrar resultados de negócios e encontrar oportunidades de crescimento. Com sedes em Clearwater, Flórida, e Fremont, Califórnia, a TD SYNNEX conta com 23.500 colaboradores que se dedicam a combinar produtos, serviços e soluções de TI de mais de 1.500 dos melhores fornecedores de tecnologia em todo o mundo. Nosso portfólio edge-to-cloud está ancorado em alguns dos segmentos de tecnologia de maior crescimento, como nuvem, segurança cibernética, big data/analytics, IoT, mobilidade e “tudo como serviço”. A TD SYNNEX está comprometida em servir clientes e comunidades, e acreditamos que podemos representar um impacto positivo para nossos colaboradores e para nosso planeta, exercendo conscientemente nossa cidadania corporativa. E queremos ser o empregador preferencial, no que toca a inclusão e diversidade, para talentos em todo o ecossistema de TI. Para mais informações, acesse www.TDSYNNEX.com ou siga-nos no Twitter, LinkedIn, Facebook e Instagram.

Declaração

As declarações neste press release são “declarações prospectivas”, no sentido da Seção 27A do Securities Act de 1933 e da Seção 21E do Securities Exchange Act de 1934 dos Estados Unidos. Envolvem riscos e incertezas conhecidos e desconhecidos, que podem influir nos resultados reais da Empresa, em períodos futuros, materialmente diferentes de qualquer desempenho que esse comunicado possa sugerir. A Empresa não assume nenhuma obrigação de atualizar quaisquer declarações prospectivas contidas neste comunicado.

Copyright 2023 TD SYNNEX Corporation. Todos os direitos reservados. TD SYNNEX, o logotipo TD SYNNEX e todos os outros nomes e slogans de empresas, produtos e serviços TD SYNNEX são marcas registradas da TD SYNNEX Corporation. Outros nomes e marcas registradas são de propriedade de seus respectivos proprietários.

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Fonte: BUSINESS WIRE



Renovação da concessão da EDP é tema da abertura do Sendi

Durante a abertura do XXIV Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi) 2023, na noite desta terça-feira (07), no Pavilhão de Carapina, o presidente da EDP, João Marques da Cruz, reforçou a confiança na renovação da concessão da EDP no Espírito Santo e o investimento recorde de cerca de R$ 800 milhões que está sendo realizado pela companhia neste ano no estado.

A solenidade também contou com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, Marcos Madureira, presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Ricardo Tili.

Durante a abertura, João Marques da Cruz expressou tranquilidade e confiança nas lideranças e órgãos regulatórios do setor elétrico sobre as concessões das distribuidoras de energia. “Estamos com um processo muito bem conduzido pelo Ministério de Minas e Energia quanto a renovação da EDP Espírito Santo e confiamos nas instituições brasileiras para que a renovação não onerosa das concessões aconteça e seja pensada em benefício dos clientes. A distribuição de energia precisa de investimento para enfrentar os eventos climáticos extremos e para a capacitação de pessoas nessa frente”, disse o executivo. Marques da Cruz reforçou também sobre os investimentos no setor: “Acreditamos que esse enfrentamento só é possível através do investimento de capital e da prorrogação não onerosa das distribuidoras”.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, enalteceu o setor de energia e ressaltou o quanto o tema é importante para toda a sociedade. “Este evento é uma oportunidade única para trocar conhecimentos, debater desafios e buscar soluções inovadoras para o setor energético. Podemos compartilhar experiências e aprender com renomados especialistas e profissionais presentes no Sendi 2023. Tenho certeza de que essa jornada será enriquecedora e inspiradora, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e eficiente do setor elétrico no Brasil e, principalmente, no Espírito Santo, que tem se tornado referência em energias renováveis”.

Inovação, sustentabilidade e as atualizações sobre o mercado de energia serão os principais assuntos debatidos no decorrer da programação do Sendi. O evento se estende até nesta sexta-feira (10) com uma ampla programação, mesas-redondas sobre temas do setor, apresentação de mais de 220 trabalhos técnicos, pitchs com mais de 20 startups, ExpoSendi com 150 empresas participantes, além do tradicional Rodeio Nacional dos Eletricistas, com a participação de 15 equipes de vários estados brasileiros. No local, foi montado um palco de 70 metros para receber a cerimônia e outras programações do evento, com previsão de reunir mais de 3,5 mil participantes.

Apresentações culturais

Logo na entrada do Sendi 2023, os participantes foram recepcionados pela banda de congo Raízes da Barra, que seguiu em cortejo com empresários e autoridades até o palco principal. A cerimônia contou com espetáculo de balé em um show de arte e tecnologia, além da orquestra de mulheres composta por artistas capixabas, sob direção artística de Marcelo Lages, direção musical e regência da maestrina Suelen Peroni. No final, foi servido um coquetel e os participantes foram embalados pelo bloco de Carnaval da banda capixaba Regional da Nair.  

Os números do Sendi 2023

+ de R$ 15 milhões em infraestrutura em uma área de 20 mil metros quadrados, no Pavilhão de Carapina, na Serra (ES)

+ de R$ 25 milhões serão movimentados no setor de turismo e negócios no ES

+ de 150 expositores na ExpoSendi

+ de 200 trabalhos técnicos serão apresentados

+ de 20 palestrantes de renomes nacional e internacional

21 startups selecionadas vão apresentar seus trabalhos inovadores

15 equipes vão participar do Rodeio Nacional de Eletricistas, sendo oito participantes em cada time, totalizando 120 profissionais

O Sendi

Realizado desde 1962, o Sendi apresenta as principais inovações do setor, com destaque para soluções sustentáveis e de alta qualidade. As tendências de digitalização, descarbonização e descentralização são relevantes para o setor, pois dizem respeito à transição energética.

Realizado entre os dias 7 e 10 de novembro, pelo Instituto Abradee e tendo a EDP como anfitriã, o Sendi 2023 ocupa mais de 20 mil metros quadrados, no Parque de Exposições de Carapina, e abriga a ExpoSendi, uma exposição do segmento de energia; uma arena silenciosa com palestras simultâneas de especialistas renomados, apresentação de trabalhos técnicos, o espaço Inovação e o Rodeio Nacional dos Eletricistas.

O eixo central do evento é o ESG (Environmental, Social and Governance), abordando cases e práticas ambientais, sociais e de governança, com temas relacionados às macrotendências de transformação do setor de energia. Em pauta, conteúdos como gestão inteligente da rede; soluções para clientes; tendências e fomento à inovação; sustentabilidade do negócio UND; e liberalização do mercado.

SERVIÇO

XXIV Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi) 2023 

Data: de terça (07) a sexta-feira (10) 

Local: Pavilhão de Carapina, no Espírito Santo

Atrações: ExpoSendi; seminários com palestrantes nacionais e internacionais; apresentação de trabalhos técnicos e de startups e seus trabalhos de inovação; Rodeio Nacional dos Eletricistas; Carta de Vitoria, entre outros

Informações e inscrições: www.sendi.org.br

Realização: EDP e Instituto Abradee

Sobre a EDP Brasil

Presente há mais de 25 anos no país, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 12 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração (com foco em energia solar por meio de geração distribuída), Transmissão, e Comercialização de energia no mercado livre. Em Distribuição, atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2023, foi eleita pelo quarto ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021 e 2022, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 17 anos.

 

 

 



Centro-Oeste Paulista é foco de fintechs de benefícios

Na noite do dia 31/10, a cidade de Pederneiras celebrou a inauguração da nova unidade da fintech p2xPay, em um evento que reuniu colaboradores, diretoria, clientes e autoridades locais, incluindo o vice-prefeito Jonilce Pranas (Joãozinho da Farmácia), os vereadores Raul Nacli, Adriano Camargo e Ângela Vermelho, membros do Rotary, Lions e Maçonaria, além de diversos empresários da região.

A fintech brasileira, especializada em pagamentos de benefícios e premiações, emissora homologada Visa, marca sua presença no município em parceria com a multinacional UP Brasil, terceira maior do mundo no setor de benefícios. Seguindo um plano de expansão regional, a p2xPay chega à região com o propósito de transformar os negócios do Centro-Oeste paulista, atendendo diversas empresas, associações, sindicatos e prefeituras, iniciando as operações em conjunto com o SINDSERV – Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Agudos e a Prefeitura de Agudos.

Segundo a ABBT (Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador), a cada R$ 1 (um real) disponibilizado por meio de benefícios (vale-alimentação, vale-refeição e premiação), R$ 15 (quinze reais) retornam ao erário, em razão do dinheiro que circula por vários setores da sociedade, movimentando o mercado local e gerando também para os cofres municipais maiores tributos para aplicar na própria sociedade. O mercado de benefícios no Brasil é estimado em 183 bilhões de reais.

“Com a inauguração da nova unidade em Pederneiras e a parceria com a Up Brasil, nós da p2xPay iniciamos uma jornada transformadora para a região, começando pelos municípios de Pederneiras, Bauru e Agudos. Agradecemos por se juntarem a nós na missão de revigorar os negócios locais e proporcionar benefícios significativos para a comunidade. Estamos ansiosos para criar conexões valiosas por meio de nossas soluções de pagamento e prontos para uma colaboração revolucionária”, enfatiza Felipe Andrade, COO da p2xPay.

Com suas soluções tecnológicas, as empresas visam a proporcionar inúmeras oportunidades de negócios para os empresários da região. “Contribuir com a economia do país está entre os nossos principais objetivos. A parceria com a p2xPay reafirma nosso compromisso de cuidado com os trabalhadores brasileiros, sejam empreendedores, comerciantes ou funcionários. Estamos muito felizes em levar nossas soluções de benefícios e em contribuir com o crescimento da Região”, explica Magno Palumbo, Gerente Comercial da Up Brasil.

A p2xPay atende clientes de todos os portes e setores da economia em todos os estados brasileiros. Com escritórios nas cidades de Barueri – SP e Porto Alegre – RS, a fintech expande sua presença no interior do país com sua nova base instalada em Pederneiras – SP, no Centro-Oeste paulista, região estratégica por sua economia pujante em diversos setores, incluindo agronegócio, transporte e indústrias, além da sua proximidade com o norte do Paraná e fácil acesso aos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Com o objetivo de trazer redução de custos e aumento de produtividade para seus clientes, tendo como base a experiência em meios de pagamentos, aliado ao conhecimento em marketing de incentivos e benefícios, a empresa ainda revela o compromisso de ir além da atuação com meios de pagamentos, destacando que seu maior valor está nas pessoas e em seus parceiros e por isso visa a trazer soluções que resultem em qualidade de vida para as pessoas e o desenvolvimento do comércio e indústria local, impulsionando economicamente o mercado local com a utilização de benefícios e premiações através de seus cartões e ferramentas de motivação.



Antonio Peticov apresenta exposição “Montanhas Sagradas e Transcendências”

O espaço expositivo A Estufa, no bairro Vila Madalena, em São Paulo, recebe a mostra “Montanhas Sagradas e Transcendências”, do artista visual Antonio Peticov, a partir de 11 de novembro. 

O enredo da exposição nasceu de uma sugestão do filho de Peticov, Pedro Antonio, que, em comemoração ao 77º aniversário do pai, sugeriu a ideia de que fossem pintadas sete montanhas sagradas, sendo que cada uma deveria ter a prevalência de uma das sete cores do espectro. 

Ao terminar a sétima montanha, Peticov resolveu não se deter apenas em tais escolhas e, aproveitando a enorme pesquisa que fez, seguiu em frente abordando um dos temas que mais o fascinam: a transcendência – o dia e a noite, clássicos arquétipos análogos ao consciente e ao inconsciente, o plano humano e o divino interagindo em uma sinergia quântica.

Pintar essas montanhas, presentes nos mais variados cantos da Terra, fez com que Peticov elegesse três paisagens que identificassem seu país, sendo uma delas, o “Frade e a Freira”, que pertence às suas primeiras memórias de infância, em Cachoeiro de Itapemirim, além do Corcovado e do Monte Roraima.

“A exuberância de algumas das mais icônicas montanhas da Terra tem sido, frequentemente, uma enorme fonte de ‘inspiração’ para mim”, explica Peticov. “Tenho usado paisagens diurnas como uma analogia ao plano humano (a consciência) e paisagens noturnas, com o céu estrelado, como o plano divino (inconsciente), sendo que, em geral, as montanhas comparecem como um traço de união transcendendo essas duas realidades”.

Completa a exposição a instalação “Sete Anéis”, composta por sete anéis de luz, cada um representando uma cor do espectro, instalados no topo de duas palmeiras imperiais.

“Montanhas Sagradas e Transcendências”, de Antonio Peticov

Onde: A Estufa – Rua Wisard, 53 – Vila Madalena – SP

Abertura: 11 de novembro de 2023, sábado, às 11h.

Visitação: até 15 de dezembro, de segunda a sexta, das 11h às 17h. Sábados, das 11h às 13h.



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