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Mais de 3 milhões de empresas começaram a funcionar em 2023

O balanço do Mapa de Empresas, painel do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), divulgado na entrada de novembro, mostra que a quantidade de companhias fechadas em setembro deste ano (172.881) diminuiu 7% em relação a agosto (185.872). O levantamento mensal sobre o ambiente de negócios brasileiro disponibilizado pelo MCTI inclui os dados ligados aos Microempreendedores Individuais (MEIs). 

Segundo o governo federal, o número de empresas abertas no Brasil em setembro caiu 16% na comparação com o mês de agosto. Em setembro, foram 305.531 companhias com atividades iniciadas no território nacional – contra 364.568 registros em agosto.

“Esse estudo nos permite enxergar se a perspectiva do empreendedorismo por necessidade tem mudado para o de oportunidade, o que pode indicar um futuro promissor para o país. O Brasil está entre as cinco economias do mundo que mais empreendem”, avalia o CMO da Agilize Contabilidade Online, Marlon Freitas.

“Em função da nossa situação social, a realidade que se sobressai é a do empreendedorismo por necessidade. Por exemplo, a pandemia gerou desemprego, porém fez com que muitos profissionais superqualificados criassem seus próprios negócios”, acrescenta o executivo.

O Mapa de Empresas tem painéis que exibem dados atualizados mensalmente sobre as companhias registradas no país e a quantidade de aberturas e encerramentos, além do tempo médio para regularização, atividades desenvolvidas e localização.

 

Comparações 2023 X 2022: MEIs são as que mais fecham

Entre janeiro e setembro de 2023, o país soma 3.023.035 estabelecimentos abertos (contra 3.069.260 no mesmo período do ano passado), o que representa uma diminuição de 1,5% na comparação com 2022. A quantidade de empresas fechadas nesse mesmo período saltou 26%: de 1.306.139 (em 2022) para 1.650.867 (em 2023).

Um levantamento publicado neste ano pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a partir das bases de dados da Receita Federal e de estudos de campo entre 2018 e 2021, aponta que os MEIs têm a maior taxa de mortalidade na categoria Pequenos Negócios: 29% fecham após cinco anos de atividade.

Os autores do estudo indicaram como fatores que contribuíram para o fechamento de empresas uma menor capacitação técnica, planejamento/gestão deficiente e problemas no ambiente econômico, como a pandemia de Covid-19.

“Como não temos uma cultura muito forte de empreendedorismo por oportunidade, a educação empreendedora no Brasil ainda é fraca. Diversas pessoas começam a empreender intuitivamente e não fazem ideia dos riscos envolvidos. Assim, elas consideram apenas o cenário otimista e acabam não se organizando bem financeiramente”, pontua o CMO da Agilize Contabilidade Online.

 

CNPJs ativos: São Paulo lidera o ranking

O Mapa de Empresas mostra que existem mais de 22 milhões de CNPJs ativos no Brasil, das quais as microempresas representam 88,5%, seguido das companhias de pequeno porte (5,3%) e das de outros tipos (6,2%).

Desse total, São Paulo é o estado com a maior quantidade de empresas ativas: mais de 6,3 milhões. Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná aparecem na sequência da lista de unidades federativas. Rondônia tem o menor número de companhias em atividade, com 39.326.

Os setores a seguir têm destaque entre as empresas ativas em 2023:

– Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (com 1.113.711)

– Cabeleireiros, manicure e pedicure (870.373)

– Promoção de vendas (648.888)

– Obras de alvenaria (579.701)

– Comércio varejista de produtos em geral (484.997)

Segundo o Mapa de Empresas, dos últimos 14 anos, o recorde de criação de companhias no Brasil ocorreu em 2021, com 4.030.617 negócios abertos. Por outro lado, o total de estabelecimentos fechados em um ano atingiu o pico em 2018, com 2.433.677 encerramentos.

 

Expectativa para o fim de ano

De acordo com Marlon Freitas, os dois últimos meses do ano costumam ser mais fracos, em geral, na abertura de empresas no Brasil. “Apesar de as pessoas estarem um pouco mais capitalizadas nesse período, pois receberam o 13º salário, elas estão envolvidas com questões do consumo das próprias famílias, tanto é que notamos uma movimentação maior no varejo. Talvez isso seja muito cultural do brasileiro”, afirma.

“Por outro lado, o começo do ano é o momento de destaque no início das atividades das companhias. Avalio que isso também se relaciona com a nossa cultura de fazer planos e ter um otimismo mais elevado no começo do ano”, salienta o executivo.



Evento aborda desafios na formação das novas competências

O Technology Evolution Conference 2023 (TEC 2023), evento de inovação e tecnologia para negócios do IEG, acontecerá dia 22 de novembro, no formato online e ao vivo.

O TEC é um evento organizado pelo Instituto de Engenharia de Gestão (IEG) e reunirá líderes, diretores e tomadores de decisão de grandes empresas, startups e empreendedores.

Com um viés prático das principais inovações tecnológicas do mercado, é voltado para profissionais de todas as áreas de atuação que buscam entender e implementar inovações tecnológicas em diversos setores da economia.

Em sua 5ª edição, o evento despertará reflexões acerca do tema “Era digital: os desafios para formação das novas competências que irão impactar o mundo dos negócios”.

 “O TEC 2023 foi desenhado frente ao atual cenário mundial, com um olhar para os desafios enfrentados pelas empresas para adaptarem seus times às novas exigências impostas pelo acelerado avanço tecnológico. O nosso objetivo com o evento é apoiar o crescimento e a sustentabilidade das organizações nesse panorama de grandes mudanças e transformações”, destaca Taís Nascimento, Sócia do IEG e responsável pela Escola de Negócios.

Para a palestra de abertura, o IEG receberá Sérgio Sacani, Cientista, fundador do blog Space Today e apresentador do canal Ciência Sem Fim no Youtube, que vai compartilhar sua visão falando sobre “Revolução da IA: Soluções para um mundo em transformação”

Com o sucesso dos eventos realizados no formato online e ao vivo, a próxima edição será novamente realizada nesse formato imersivo onde os espectadores acessarão o evento através de uma plataforma totalmente virtual com muitas possibilidades de interatividade e conexão.

Em um dos espaços da plataforma do evento, o “Auditorium”, a audiência acompanhará apresentações planejadas pelo IEG, além de poderem interagir também no espaço de networking e visitar o “Exhibition Halls”, com estandes de parceiros do evento que de forma interativa apresentarão suas soluções, realizarão apresentações e workshops.

Todo o evento e espaços são pensados e customizados com o objetivo de garantir a melhor experiência de interação e conteúdos relevantes.

 O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para as organizações, dissemina conhecimento por meio de treinamentos customizados desenvolvidos para capacitar profissionais de diversas empresas no que tange a competências comportamentais, técnicas e ferramentais.



Terceira edição de Lado a Lado lança documentário sobre mentoria

Lar de cerca de 4,6 milhões de pessoas, o equivalente a metade da população de Portugal, a zona leste de São Paulo foi escolhida para receber a terceira edição do Lado a Lado (LAL), um programa de mentoria para impulsionar pequenos negócios. E o resultado desse trabalho pode ser conferido em um documentário que está sendo exibido em diversas praças na Zona Leste até o dia 9 de dezembro.

A terceira edição do programa Lado a Lado tem patrocínio da Braskem e da Leo Madeiras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O média-metragem é uma realização da 3 Apitos em parceria com a Nimboo’s Filmes e está disponível em uma versão com Libras, legenda descritiva e audiodescrição. 

Depois do lançamento, o filme também será disponibilizado em DVD para escolas, bibliotecas públicas, organizações sociais e ficará disponível no canal do YouTube do Programa Lado a Lado

A zona leste foi escolhida pelo programa para receber a mentoria graças a sua enorme riqueza cultural, diversidade e ancestralidade. Com 34 bairros e cerca de 400m² de área, a região tem grande relevância na história de São Paulo, graças à presença de povos originários, de migrantes vindos das regiões Norte e Nordeste e de países como Itália e Japão.

Na atual edição, desde janeiro de 2023, o programa fez várias imersões presenciais na região, sobretudo na Penha, no Itaim Paulista, em São Miguel Paulista e nos arredores, para mapear diversas iniciativas culturais criativas e potentes. A ideia do projeto é apoiar os responsáveis por esses pequenos negócios na busca por soluções concretas de desenvolvimento. 

Depois desse primeiro mapeamento, foram identificadas 78 iniciativas em potencial. E, desse universo, 18 iniciativas foram selecionadas para receberem a mentoria, levando-se em conta os seguintes critérios: diversidade de manifestação cultural; representatividade entre liderança e participantes; intersecção com economia circular ou interesse no tema; e disponibilidade e comprometimento demonstrados com o programa.

Ao final de 6 meses, essas foram as 14 iniciativas que concluíram o LAL: Chita, Samba e Fuzuê, Cia. Flor do Asfalto, Cia. Mapinguary, Circo Teatro Palombar, Coletivo Acuenda, Coletivo Corpo Aberto, Coletivo Meninas Mahin, Cordão Tereza de Benguela, Diva Formosa, Espaço de Arte e Cultura Batakerê, Filhas da Mãe África, Grupo Da Mata, São Mateus em Movimento e Sucatas Ambulantes.

Os participantes receberam orientações coletivas e mentorias individuais sobre mapeamento de oportunidades; como inscrever projetos em editais; captação de recursos; economia circular; potencialidades do mercado cultural; ampliação da rede de contatos; práticas de gestão de negócios, ferramentas de marketing e divulgação; gestão financeira; entre muitos outros conhecimentos.

“Acreditamos que as pessoas já têm, dentro de si, a capacidade de se desenvolver. Às vezes, o que falta é só uma ferramenta específica, um outro olhar ou ter tempo mesmo para pensar de forma estratégica nos negócios e sonhos de quem empreende”, comenta Flávia Paschoalin, idealizadora do Lado a Lado, sobre a importância dessa mentoria. 

O filme reúne depoimentos da equipe de mentoria do Lado a Lado e dos empreendedores que participaram do programa – sobretudo sobre a experiência de participar da mentoria e as transformações que conseguiram incorporar em seus negócios.

Sobre o Lado a Lado

O Lado a Lado (LAL) é um Programa que mapeia iniciativas socioculturais, oferece mentoria para suas lideranças e acompanha sua evolução. O objetivo é potencializar habilidades, otimizar modelos de gestão e promover desenvolvimento de negócios e comunidades. 

Desde o começo do trabalho, a iniciativa busca olhar bem de perto para cada líder – quem são, quais são seus desafios e sonhos. Eles estão no centro da atuação do Programa.

O Lado a Lado foi idealizado pela 3 Apitos a partir da percepção de que o Programa pode ser ponte e apoio para que iniciativas muito legais alcancem seus objetivos. As primeiras edições da mentoria aconteceram no bairro do Bom Retiro, na capital paulista, e no município de Porto Feliz (SP), que contou também com um documentário.

Para mais informações sobre o Programa, basta acessar os canais do Lado a Lado. (ladoaladobr)

FICHA TÉCNICA

Lado a Lado

Concepção do programa: 3 Apitos | Flávia Paschoalin

Coordenação de produção: Flávia Paschoalin e Aninha Barros

Coordenação de metodologia e de mapeamento: Marina Lourenço

Articulador comunitário: David Costa

Pesquisador do mapeamento: Almir Rosa

Facilitadora e especialista em negócios da cultura: Aurora Oliveira

Produção audiovisual (equipe Nimboo’s): Daniel Barosa, Nikolas Maciel, Nick Gomes, Fernanda Muller e Lucas Gonzaga

Comunicação: Tâmara Carvalho Gripp e Jonatas Marques

Identidade visual: Ramon Afonso

Site: Milton Strassacappa

Produção executiva: Flávia Paschoalin

Prestação de contas: Odara Assessoria Contábil

Contabilidade: Tiago Beltrame

Realização: 3 Apitos e Secretaria Especial da Cultura

O programa foi realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Braskem e da Leo Madeiras.



Estreia O Outro Borges, espetáculo inspirado na vida e obra de Jorge Luis Borges

No dia 9 de novembro, quinta-feira, às 21h, no Teatro Paulo Autran, do Sesc Pinheiros, estreia ‘O Outro Borges’, espetáculo inspirado na vida e obra do escritor argentino Jorge Luis Borges (1899-1986), expoente do realismo fantástico latino-americano. 

Com texto de Samir Yazbek e direção de Marcelo Lazzaratto, ‘O Outro Borges’ traz no elenco André Garolli, Chiara Lazzaratto, Dagoberto Feliz, Helô Cintra Castilho, Lilian Blanc, Luciana Carnieli e Marcello Airoldi. A cenografia e o figurino são de Simone Mina, a iluminação de Guilherme Bonfanti e a trilha sonora de Marcelo Lazzaratto. A direção de produção está a cargo de Edinho Rodrigues, a produção geral da Brancalyone Produções Artísticas e a realização do Sesc-SP.

A temporada de ‘O Outro Borges’ vai até o dia 10 de dezembro, sempre às sextas-feiras e aos sábados às 21h, e domingos às 18h. Haverá uma sessão extra do espetáculo no dia 20 de novembro, segunda-feira, às 18h.

O ESPETÁCULO

A partir da metáfora de o ‘Aleph’, o ponto mágico do universo que Jorge Luis Borges nos apresenta em seu conto homônimo, ‘O Outro Borges’ constrói a sua narrativa.

O enredo traduz os impasses e contradições da poética borgeana em relação à realidade, sobretudo por meio de temas como uma linha do Metrô, que ameaça desapropriar a casa onde se encontra o ‘Aleph’, e a ditadura militar argentina, que Borges apoiou, para depois renegar.  

A relação central da peça se dá entre o Escritor (Marcello Airoldi) e a Jovem (Chiara Lazzaratto), personagem oriunda do Sul da Argentina, filha do Gaúcho (André Garolli), que é o primo da Governanta (Luciana Carnieli) que cuida da casa onde Borges vive seus últimos dias em companhia de sua Mãe (Lilian Blanc).

Os conflitos do Escritor com esta Jovem, para que ela possa herdar e transformar o legado de o ‘Aleph’, são mediados pelo Filósofo (Dagoberto Feliz), personagem do imaginário borgeano, que encarna a presença da magia no cotidiano do escritor.

Outras personagens transformam-se em peças-chave para que a realidade possa se harmonizar com o universo da ficção, tais como a Mulher (Helô Cintra Castilho) e o Engenheiro (André Garolli).

A encenação de Lazzaratto para ‘O Outro Borges’ cria um espetáculo que promove um diálogo entre a tradição e a modernidade, por meio de um mergulho na simbologia borgeana. 

 

SINOPSE

Prestes a fazer sua última viagem, Jorge Luis Borges recebe a visita de uma jovem. Poesia, tradição e modernidade entram em jogo num instigante rito de passagem.

FICHA TÉCNICA 

Texto: Samir Yazbek

Direção e Trilha Sonora: Marcelo Lazzaratto

Assistência de Direção: Carolina Fabri

Cenografia e Figurino: Simone Mina

Iluminação: Guilherme Bonfanti

Elenco: André Garolli, Chiara Lazzaratto, Dagoberto Feliz, Helô Cintra Castilho, Lilian Blanc, Luciana Carnieli e Marcello Airoldi 

Fotografia: João Caldas Fº

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Produção Executiva: Fabrício Síndice

Direção de Produção: Edinho Rodrigues

Produção Geral: Brancalyone Produções Artísticas

Realização: Sesc-SP

SERVIÇO
O Outro Borges – Texto de Samir Yazbek, com direção de Marcelo Lazzaratto

Estreia dia 9 de novembro, quinta-feira, às 21h

De 9 de novembro a 10 de dezembro de 2023. Sexta e sábado, às 21h. Domingo e feriado 20/11, às 18h

Duração: 90 minutos 

Local: Teatro Paulo Autran

Classificação: recomendação 12 anos

Ingressos: R$ 50 (inteira); R$ 25 (meia) e R$ 15 (credencial plena).

Sesc Pinheiros
Rua Pais Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo – SP
TEL.: 11 3095 94000 



Produtores culturais podem fazer mentoria gratuita com especialistas em editais

Devido ao sucesso e grande procura, a APTI (Associação dos Produtores Teatrais Independentes) abre novas turmas para o programa de mentoria gratuita para produtores teatrais de todo o Brasil com o intuito de fortalecer o setor. 

Os produtores teatrais interessados em obter uma consultoria gratuita deverão inscrever seus projetos pelo site https://www.apti.org.br/.

As orientações serão de formação práticas e focadas nas particularidades de cada proposta, e os consultores são membros da APTI e profissionais de referência no mercado em cada uma das áreas abordadas.  

Após as inscrições, será feita uma triagem dos projetos e os produtores selecionados poderão agendar consultorias de até duas horas em cinco linhas de interesse:

  • Inscrição de projetos em Editais;
  • Inscrição de projetos em Leis de incentivo;
  • Apresentando um projeto para o mercado / Captação;
  • Divulgação e formação de público;
  • Execução administrativa e prestação de contas.

De acordo com a associação, a demanda por essa estruturação se tornou mais latente após a implementação da Lei Aldir Blanc, quando produtores, artistas e agentes culturais sentiram necessidade de profissionalizar seus projetos para concorrer a editais, leis e demais ações de incentivo à cultura. 

A APTI também identificou a necessidade de apoio aos produtores na etapa de prestação de contas. Segundo a entidade, muitos agentes foram premiados ao longo dos últimos anos, mas não souberam finalizar seus projetos na hora da prestação de contas.  

Em atividade desde 2008, a APTI é uma associação sem fins lucrativos ou econômicos e apartidária, que tem a finalidade de promover a representação dos produtores de espetáculos teatrais perante órgãos públicos e privados. Seu objetivo é garantir, divulgar e incentivar o exercício da produção teatral no país.

Durante a pandemia da Covid-19, o Fundo Marlene Colé, criado pela APTI, promoveu ações para arrecadar fundos para ajudar os profissionais das artes cênicas que estavam parados durante o isolamento social. Agora, a APTI volta suas ações para formação, pesquisa e valorização da produção teatral, e do produtor independente. O Fundo Marlene Colé realizou mostras on-line, palestras e ações de auxílio que permitiram distribuir 970 cartões de Vale Refeição e mais de 6,4 mil cestas básicas, beneficiando 7.380 famílias.

Além do programa de mentoria, a APTI prepara uma pesquisa sobre o setor cultural e a criação de um prêmio para produtores de teatro de todo o Brasil, que serão divulgados em breve.



Setor de móveis apresenta crescimento no Brasil

O mercado mobiliário desempenha um papel crucial na economia brasileira, gerando empregos e contribuindo com exportações, que atingiram a marca de R$ 764,3 milhões no início de 2022, de acordo com dados do SEBRAE. Além disso, o setor registrou um aumento de 2,3% nas vendas varejistas nos primeiros dez meses de 2022, indicando uma tendência de crescimento contínuo.

Conforme dados do IEMI – Inteligência de Mercado, empresa especializada em pesquisas de mercado, o segmento de varejo de móveis e colchões registrou um período de expansão nos últimos anos, atingindo o pico de vendas durante a pandemia, em 2021. Com a transição das atividades profissionais e de estudo para o ambiente remoto, houve mudanças no comportamento do consumidor, que passou a buscar móveis que atendessem às demandas da vida profissional em casa.

A evolução do mercado de móveis no Brasil é evidenciada pelo expressivo aumento de 80,8% nas vendas online em 2021 em comparação com 2019. Embora as vendas online representem cerca de 36% do total de vendas, é notável o alto nível de satisfação do consumidor, que alcançou 97%, refletindo a crescente aceitação do comércio eletrônico no setor.

Para explicar mais sobre o assunto e esclarecer dúvidas, Bruna Dias, fundadora da Elements, empresa especializada em cadeiras ergonômicas e móveis para escritórios, responde algumas perguntas.

Quais foram os principais impulsionadores por trás do crescimento do mercado moveleiro nos últimos anos no Brasil?

B. D.: Nos últimos 3 (três) anos, o mercado moveleiro nos levou a uma montanha-russa emocionante. Após um susto devido à pandemia, o setor se recuperou de forma impressionante em 2021. Neste período, a demanda cresceu substancialmente e os consumidores passaram a dar mais atenção para o home office, refletindo um foco maior em seu próprio bem-estar. A realidade é que a indústria moveleira enfrentou uma tempestade. Porém, em 2023, estamos vendo sinais fortes de recuperação, embora seja importante ressaltar que este crescimento se torna cada vez mais seletivo, pois o mercado está mais informado, mais tecnológico e com mais concorrência.

Como você vê o crescimento do setor no país?

B.D.: Sem dúvida, o cenário atual é incrivelmente promissor, diretamente falando em mobiliário corporativo. Há uma série de fatores que contribuem para esse otimismo, como a proximidade da Black Friday e do Natal, bem como uma inflação mais controlada. O que tenho observado é que o setor moveleiro não está apenas se mantendo relevante, mas está abraçando ativamente a transformação tecnológica. Esse olhar está resultando em uma experiência excepcional ao longo de toda a jornada do cliente, com um foco cada vez maior na agilidade e na satisfação do consumidor, o que gera impactos significativos.

Uma tendência interessante é a crescente receptividade do consumidor a inovações, sustentabilidade, exclusividade e o sentimento de pertencimento. Empresas do setor que estão direcionando seus esforços para atender a essas necessidades específicas estão se destacando e experimentam um crescimento constante. Portanto, o futuro do mercado moveleiro no Brasil parece brilhante, impulsionado por uma combinação de fatores econômicos, tecnológicos e uma atenção cada vez maior às demandas e desejos dos consumidores.

Considerando a transição contínua para o trabalho remoto, quais são os principais fatores que influenciam o design e a ergonomia dos móveis para escritório, visando atender às crescentes demandas dos consumidores?

B.D.: Vejo que muitas marcas/indústrias se preocupam apenas com a venda ou com volume de venda, tratam pessoas como números, pois estão com olhar inclinado para isso.

Quando se tem um objetivo como promover a satisfação através da alta performance, entregar novas tecnologias e promover uma sensação de futuro no agora através de designs futuristas, assim, acabamos gerando valor a vida das pessoas, entregando sim a produtividade e consequentemente o produto acaba sendo uma extensão natural de toda nossa entrega.

O consumidor percebe que criamos produtos pensando na sua evolução, satisfação, e diretamente para seu desempenho pessoal. As pessoas desejam o novo, o diferente, a performance, a satisfação, o futuro, agora.

À luz do crescente apelo do comércio eletrônico no setor de móveis, como as empresas estão utilizando as plataformas online para expandir o alcance de seus produtos e garantir uma experiência de compra satisfatória para os consumidores que buscam soluções específicas para o home office?

B.D.: As empresas estão investindo cada vez mais em uma presença online. Sites bem projetados e otimizados. Ampliar fortemente a variedade de produtos é um grande diferencial. Imagine encontrar não apenas o que você precisa, mas também o que combina perfeitamente com seu espaço. A importância neste setor de realidade aumentada não pode ser ignorada, pois permite que os clientes visualizem como os móveis ficarão antes de comprar. Mas, além disso, o investimento em branding, e as estratégias de fortalecimento de marca influenciam, criam movimentos e geram confiança. É como construir uma ponte direta para o coração e a mente do consumidor, tornando a marca como uma escolha natural. E para promover ainda mais a marca, disponibilizar materiais de marketing para parceiros facilita o alcance de mercado e levanta oportunidades para todos.



ABIMAQ realiza curso para auxiliar a redução de custos na indústria

A ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) promove, no próximo dia 10 de novembro (sexta-feira), o curso “Como reduzir custos na Indústria de Máquinas e Equipamentos”.

Ministrado de forma online, via plataforma zoom, o curso, destinado a líderes e colaboradores da área produtiva da indústria, discutirá às condições para avaliação e redução dos custos nas operações industriais, que impactará no efetivo aumento da competitividade e lucratividade de preços.

O conteúdo programático, aplicado de forma prática e dinâmica, envolvendo situações do cotidiano industrial, será lecionado pelo consultor técnico no levantamento de custos e formação do preço de venda, Vito Carrieri, e abordará os seguintes tópicos:

O tripé do custo industrial:

– Matéria-prima, mão de obra direta e insumos;

– Gargalos operacionais: Como identificá-los e corrigi-los;

– Lay-out industrial e sua otimização nos processos produtivos.

Principais ferramentas de controle do processo industrial:

– PPCP, Kanban, Set-Up, Kaizen, CEP;

– Aplicação das ferramentas em indústrias não seriadas (sob encomenda).

Redução de custos: A chave da lucratividade:

– Como medir corretamente os custos;

– O peso de cada um na formação do preço;

– Como e onde o lucro deve ser alocado.

Como reduzir os custos industriais:

– Como e por que fazer certo da primeira vez;

– O que agrega e o que não agrega valor;

– O elemento humano como instrumento de redução de custos.

Preparação e implantação prática do programa 5S:

– Elaboração do plano de implantação da ferramenta 5S;

– O dia da bermuda: Principais preparativos;

– Como proceder com o material descartado nos canteiros de obras;

– Ficha de avaliação das equipes;

– Relatório de resolução de problemas.

Serviço – Curso Como reduzir custos na Indústria de Máquinas e Equipamentos:

Data: 10 de novembro (sexta-feira)

Horário: 9h às 17h

Carga horária: 6h

Local: online, via plataforma Zoom

Mais informações: (11) 5582-6321/6326 ou https://abimaq.org.br/cursos/419/como-reduzir-custos-na-industria-de-maquinas-e-equipamentos



Tríplice fronteira iluminada pela saúde respiratória

Próxima quarta, 15 de novembro de 2023 é o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A data acontece na terceira quarta-feira de novembro de cada ano e tem o objetivo de conscientizar a respeito desta condição, que é uma das principais causas de incapacidade no Brasil. A  Crônicos do Dia a Dia (CDD) participa desta mobilização com a campanha #RespireVida, que planeja mostrar os caminhos para uma maior qualidade de vida e os cuidados para #VivercomDPOC.

No feriado do dia 15 a CDD realizará um evento em Foz do Iguaçu, iluminando de laranja monumentos e marcos da cidade fronteiriça, o elevador Lacerda em Salvador e a Câmara dos Deputados em Brasília, em prol da conscientização a respeito da DPOC. 

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

 A DPOC é o termo usado para descrever doenças pulmonares progressivas, como enfisema, bronquite crônica e asma refratária. É uma condição respiratória atualmente sem cura, caracterizada pela falta de ar, tosse, chiado e pressão no peito.  Os principais fatores de risco para DPOC são o tabagismo, ambientais como poluição e gases nocivos, e genética.

Estima-se que no Brasil cerca de 12% da população adulta tenha DPOC, com incidência maior à medida que a idade avança. No Brasil, a DPOC é a 5ª maior causa de mortes e uma das principais causas de internação hospitalar. De acordo com uma pesquisa realizada pela FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), além do impacto humano, a DPOC tem um impacto econômico massivo. São cerca de 20 mil pessoas aposentadas por invalidez por causa da doença, gerando um custo previdenciário de meio bilhão de reais. Além do custo previdenciário, há também um grande impacto na produtividade, entre 2017 e 2021 foram mais de 68 milhões de dias de trabalho perdidos em decorrência da DPOC.

Qualidade de vida e DPOC

Por ser uma doença muito incapacitante, a DPOC pode ter um peso muito forte na qualidade de vida da pessoa. Como é uma condição progressiva, afeta a capacidade respiratória e pode impossibilitar tarefas cotidianas simples, como tomar banho ou vestir-se, tamanho o esforço que a falta de ar demanda. Em alguns casos, o paciente fica dependente de terapia de oxigênio domiciliar, o que impede ainda mais a sua mobilidade. A depressão é comum em pessoas com DPOC, devido a perda da autonomia e ao cansaço constante.

Apesar disso, #ViverComDPOC não é uma sentença de morte, existem tratamentos e é possível ter qualidade de vida com a condição. Para isso são necessários ajustes de rotina e hábitos: uma alimentação e rotina de sono saudável, evitar consumo de álcool e manejo do estresse são práticas importantes para quem tem DPOC. Fazer exercícios físicos também é muito importante, para aumentar a resistência pulmonar, no entanto, é importante contar com acompanhamento profissional – antes de qualquer exercício, é preciso conversar com seu médico.

Tabagismo é o maior vilão para a DPOC

O primeiro e mais importante passo para uma melhor qualidade de vida e com DPOC é  a cessação do tabagismo. 85% das mortes por DPOC são causadas pelo fumo, ativo ou passivo, este é o principal fator de risco para a doença. O número de fumantes no Brasil caiu drasticamente após anos de combate ao fumo e campanhas de conscientização e restrição ao cigarro. No entanto, o cigarro eletrônico é uma ameaça, especialmente aos mais jovens. Este tipo de produto, que foi criado sob o pretexto de auxiliar na dependência de cigarro, rapidamente se transformou em epidemia em diversos países, atraindo jovens e adolescentes, que jamais haviam fumado anteriormente. Um levantamento do Centro de Controle de Doenças dos EUA apontou que, em 2018, 20% dos estudantes de ensino médio usavam regularmente cigarros eletrônicos.

Apesar de ser considerado inofensivo por muitos, o cigarro eletrônico não apenas tem uma taxa de nicotina que proporciona uma dependência ainda maior dos usuários, como possui em sua composição taxas elevadas de componentes químicos, prejudiciais à saúde pulmonar. 

Luzes na fronteira pela DPOC

O evento em Foz do Iguaçu irá iluminar três pontes que ligam o Brasil à Argentina e Paraguai: a Ponte Nova Brasil-Paraguai, a Ponte da Argentina e a Ponte da Amizade, e ainda o marco da Tríplice Fronteira e a roda gigante de Foz do Iguaçu. Tudo isso será acompanhado pelos convidados do evento em um passeio de Kattamaram pelo rio Iguaçu. A bordo, os convidados participarão de um jantar com música ao vivo, para apreciar o passeio. Além de representantes da CDD, o evento terá a participação de representantes dos investidores sociais da Sanofi, GSK e Chiesi. 

Para Bruna Rocha, vice-presidente da CDD, além de dar visibilidade sobre a doença à população, eventos como este também são uma forma de conscientizar gestores públicos de saúde. “Pessoas com DPOC sofrem com preconceito e mau atendimento, primeiro pois a maioria são idosas, segundo pelo tabagismo. Esse evento quer mostrar que pessoas com DPOC merecem um bom atendimento, merecem ser vistas, e merecem, especialmente, um bom tratamento. Existem boas terapias disponíveis para o tratamento de DPOC, porém, nem todos têm acesso a elas. E principalmente falta acesso a diagnóstico correto. Quanto mais cedo as pessoas souberem que tem esta condição, melhor são as chances delas.”

A campanha #RespireVida também acontece online com a produção e disponibilização de material informativo em diversos formatos, nas redes da CDD (Instagram e Facebook), e-book com material sobre nutrição e DPOC, séries de vídeos sobre qualidade de vida e DPOC, além de uma live com especialistas em tratamento e fisioterapia respiratória. 

Sobre a CDD

A associação Crônicos do Dia a Dia (CDD) é uma organização sem fins lucrativos e acredita que o diálogo é a ponte para que ninguém precise conviver com uma doença crônica sozinho. O objetivo do trabalho da CDD é apoiar todo o potencial humano para ampliar as perspectivas de vida das pessoas com condição crônica de doença, através de projetos e conteúdos, para que as pessoas não sejam definidas nem reduzidas a seus diagnósticos.



Musical ‘Viva o Povo Brasileiro’ tem músicas originais de Chico César

Depois de estrear em agosto no Rio de Janeiro, o musical Viva o Povo Brasileiro (De Naê a Dafé), produzido pela Sarau Cultura Brasileira, apresentado pelo Nubank e realizado pelo Sesc São Paulo, desembarca na capital paulista para uma temporada no Sesc 14 Bis, entre os dias 18 de novembro e 14 de janeiro de 2024. As apresentações acontecem no Teatro Raul Cortez, de quinta a sábado, às 19h30, e aos domingos, às 18h.

O espetáculo é uma versão musical para o romance “Viva o Povo Brasileiro”, uma das obras do saudoso autor baiano João Ubaldo Ribeiro (1941-2014), vencedor dos prêmios Camões de Literatura e Jabuti. Esse livro ainda inspirou o samba-enredo da Império da Tijuca no Carnaval de 1987. 

A versão teatral, dirigida por André Paes Leme, conta com 30 músicas originais compostas por Chico César, a partir de letras inspiradas ou que utilizam parte textual da obra de Ubaldo. Já a direção musical e a trilha original são de João Milet Meirelles (da banda BaianaSystem). No elenco, estão Alexandre Dantas, Guilherme Borges, Hugo Germano, Izak Dahora, Jackson Costa, Ju Colombo, Júlia Tizumba, Luciane Dom, Lucas dos Prazeres, Maurício Tizumba e Sara Hana.

Sinopse

Baseada em livro de João Ubaldo Ribeiro, a montagem é ambientada em Itaparica, na Bahia, e percorre o período de 1647 a 1977, acompanhando uma alma em busca da identidade brasileira, que encarna em personagens invisibilizados pela história. Ao longo desses 400 anos, a construção dos abismos sociais é mostrada através das figuras de Caboclo Capiroba, o Alferes e Maria Dafé, que transformam suas dores em heroísmo e demonstram a força da ancestralidade que percorre a formação do nosso povo.

Ficha Técnica 

Da obra de João Ubaldo Ribeiro 

Diretor e dramaturgo: André Paes Leme 

Com Alexandre Dantas, Guilherme Borges, Hugo Germano, Izak Dahora, Jackson Costa, Ju Colombo, Júlia Tizumba, Luciane Dom, Lucas dos Prazeres, Sara Hana e Maurício Tizumba. Stand-in: Lucas dos Prazeres.

Músicas originais:  Chico César

Direção musical e trilha original: João Milet Meirelles

Direção de produção e produção artística: Andréa Alves 

Diretora de projetos: Leila Maria Moreno 

Coordenador de Produção: Rafael Lydio

Diretor Assistente: Anderson Aragón 

Consultoria: Ynaê Lopes

Desenho de som: Gabriel D’Angelo 

Iluminação: Renato Machado 

Cenografia: Natália Lana 

Figurino: Marah Silva 

Preparação corporal e direção de movimento: Valéria Monã 

Visagismo: Cora Marinho

Assessoria de imprensa: Pombo Correio

 

Serviço

Viva o Povo Brasileiro (De Naê a Dafé)

Temporada: 18 de novembro a 17 de dezembro de 2023 e de 4 a 14 de janeiro de 2024*, de quinta a sábado, às 19h30, e aos domingos, às 18h

*Sessão extra acontece no dia 20 de novembro, às 18h. 

Não haverá apresentação no período de 18 de dezembro a 3 de janeiro.

Sesc 14 Bis – Teatro Raul Cortez – Rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista

Ingressos: R$ 60 (inteira), R$30 (meia-entrada) e R$18 (credencial plena)

Venda online no aplicativo Credencial Plena e no site sescsp.org.br a partir do dia 07/11/2023 e presencial nas unidades do Sesc a partir do dia 08/11/2023.

Classificação: 14 anos

Duração: 180 minutos (com intervalo)

Capacidade: 506 lugares

Acessibilidade: Teatro acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.



Sims Limited anuncia a nomeação de Warrick Ranson para o cargo de diretor financeiro

Sims Limited (ASX:SGM), líder global em sustentabilidade e facilitadora da economia circular, anunciou hoje a nomeação de Warrick Ranson como diretor financeiro do grupo, a partir de 4 de dezembro de 2023. Warrick Ranson sucederá Steve Skurnac, diretor financeiro interino, que ocupa o cargo desde 1º de outubro de 2023.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231108918809/pt/

Warrick Ranson, incoming CFO at Sims Limited (Graphic: Business Wire)

Warrick Ranson, incoming CFO at Sims Limited (Graphic: Business Wire)

Warrick Ranson, que se reportará a Stephen Mikkelsen, diretor geral e diretor executivo da Sims Limited, traz mais de duas décadas de ampla experiência em nível executivo adquirida em cargos seniores em empresas líderes, operando em mercados

“Estou muito feliz em receber Warrick em nossa equipe. Sua excepcional experiência no incentivoàinovação, desenvolvimento de uma cultura orientada para o crescimento e criação de valor para os acionistas ajudará a fortalecer a cultura da Sims Limited”, comentou Mikkelsen sobre a nomeação. “Warrick contribuirá significativamente para a equipeàmedida que avançamos em uma fase importante de nossa organização, incluindo a reciclagem de capital, a busca de iniciativas de crescimento e a otimização de nossa estrutura de custos. Esta nomeação ocorre num momento em que estamos a passar por uma transformação significativa nos negócios e estou confiante de que ele desempenhará um papel vital no nosso sucesso contínuo”.

Antes desta nomeação, Ranson atuou como diretor financeiro da OZ Minerals Limited por quase seis anos, onde foi fundamental na orientação da empresa durante um período de crescimento substancial e criação de valor. Anteriormente, Ranson passou aproximadamente 18 anos na Rio Tinto, onde ocupou vários cargos. Durante sua gestão, suas responsabilidades incluíram a supervisão de investimentos de capital significativos e atividades de fusões e aquisições para o grupo de produtos de cobre. Além disso, Ranson desempenhou um papel fundamental na implementação de iniciativas de desenvolvimento de negócios como diretor comercial do segmento de minério de ferro, a maior divisão operacional da Rio Tinto.

Warrick Ranson trabalhará na sede corporativa da Sims Limited em Sydney, Austrália.

Sobre a Sims Limited

Fundada em 1917, a Sims Limited cria valor usando soluções circulares para fornecer caminhos para uma economia de baixo carbono. Através de suas três divisões de negócios, Sims Lifecycle Services, Sims Metal, e Sims Resource Renewal, a Sims Limited permite a reutilização de recursos naturais limitados e promove a descarbonização das cadeias de suprimentos dos clientes, o que gera um impacto mensurável e positivo para indivíduos, comunidades, setores e governos. Ancorada em sua missão de criar um mundo sem resíduos para preservar nosso planeta, os três pilares de sustentabilidade da Sims Limited, operar de forma responsável, fechar o ciclo e parcerias para a mudança, direcionam sua abordagem estratégica para criar novas soluções inovadoras que disponibilizem recursos para uso futuro e reduzam as perdas ambientais. As ações ordinárias da empresa são listadas na Bolsa de Valores da Austrália (ASX: SGM) e suas American Depositary Shares são cotadas no mercado de balcão nos Estados Unidos (USOTC: SMSMY). Para mais informações, acesse www.simsltd.com.

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Contato:

Relações com investidores

Ana Metelo

Diretora, relações com investidores

ana.metelo@simsmm.com

Relações com a mídia

Réal Hamilton-Romeo

Diretor global de comunicações e marketing

real.hamiltonromeo@simsmm.com

Fonte: BUSINESS WIRE



A Esri integra blocos 3D ao sistema de registro ArcGIS, aprimorando fluxos de trabalho GIS 3D

Organizações de governos nacionais, estaduais e locais, setores de arquitetura, engenharia e construção (AEC), entre outros,estão implementando fluxos de trabalho em 3D para tudo, do monitoramento de ativosàanálise de riscos. As pessoas percebem naturalmente o mundo em 3D e, quando essa perspectiva inata é combinada com a tecnologia abrangente do sistema de informações geográficas (GIS), os usuários finais podem entender e interpretar melhor as representações complexas de dados e informações.

Avanços na coleta de imagens e técnicas de fotogrametria aumentaram a demanda por representações digitais do mundo físico, ou gêmeos digitais geoespaciais. Para atender a essa demanda, a Esri, líder global em tecnologia GIS, integrará os 3D Tiles ao seu software ArcGIS. Com a capacidade de trabalhar com vários tipos de dados, incluindo padrões abertos de dados 3D, os clientes podem desenvolver soluções inovadoras, como gêmeos digitais, com maior facilidade.

O 3D Tiles permite que os aplicativos transmitam e renderizem conteúdo geoespacial 3D massivo de forma rápida e eficiente. Como um padrão aberto de dados 3D, o 3D Tiles é interoperável e amplamente utilizado por diversos setores. “Ser capaz de consumir e trabalhar com blocos 3D no ArcGIS é muito importante para muitos de nossos clientes”, disse Patty Mims, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Esri, Governo Nacional Global. “A onipresença do GIS 3D está aumentando rapidamente e muitas organizações enfrentam decisões sobre qual padrão adotar e onde investir.”

A próxima versão do ArcGIS Pro 3.2 oferecerá aos usuários a capacidade de consumir a malha integrada e elementos de objeto 3D de um conjunto de blocos 3D de diretórios locais ou serviços públicos. Esses conjuntos de blocos podem ser combinados com outras camadas GIS, como camadas de Cena 3D Indexada (I3S), um padrão alternativo de dados 3D aberto, para uso em ferramentas exploratórias, análises, animações, layouts e muito mais.

“Com o 3D Tiles perfeitamente integrado ao sistema ArcGIS 3D de registro, os usuários podem elevar seus dados além de uma visualização realista, aproveitando o poder analítico de um GIS completo”, continuou Mims. Permitir que os usuários combinem 3D Tiles com outras fontes de dados para visualização 3D e fluxos de trabalho analíticos é o primeiro de muitos passos no compromisso contínuo da Esri com os padrões do Open Geospatial Consortium (OGC).

O ArcGIS permite que organizações em diversos setores implementem um sistema de registro multidimensional, combinando análises geoespaciais e de gráficos, GeoAI, dados em tempo real e ambientes 3D realistas. Além da integração no ArcGIS Pro, os 3D Tiles em breve serão publicados no ArcGIS Online e no ArcGIS Enterprise como um serviço hospedado em tile (lado a lado) com suporte adicional em toda a Plataforma ArcGIS para desenvolvedores.

Para saber mais sobre a próxima integração do 3D Tiles da Esri para usuários do ArcGIS Pro, acesse esri.com/arcgis-blog/products/arcgis-pro/announcements/whats-new-in-arcgis-pro-3-2/.

Sobre a Esri

A Esri, líder mundial de mercado em software de sistema de informações geográficas (GIS), inteligência de localização e mapeamento, ajuda os clientes a desbloquear todo o potencial dos dados para melhorar resultados operacionais e de negócios. Fundada em 1969 em Redlands, Califórnia, EUA, o software da Esri é implantado em centenas de milhares de organizações em todo o mundo, incluindo empresas da Fortune 500, agências governamentais, instituições sem fins lucrativos e universidades. A Esri possui escritórios regionais, distribuidores internacionais e parceiros que fornecem suporte local em mais de 100 países em seis continentes. Com seu compromisso pioneiro com a tecnologia geoespacial e análises, a Esri desenvolve as soluções mais inovadoras que aproveitam uma abordagem geográfica para resolver alguns dos problemas mais complexos do mundo, colocando-os no contexto crucial da localização. Visite-nos no site esri.com.

Direitos autorais © 2023 Esri. Todos os direitos reservados. Esri, o logotipo Esri Globe, ArcGIS, The Science of Where, esri.com e @esri.com são marcas comerciais, marcas de serviço ou marcas registradas da Esri nos Estados Unidos, na Comunidade Europeia ou em algumas outras jurisdições. Outras empresas e produtos ou serviços mencionados aqui podem ser marcas comerciais, marcas de serviço ou marcas registradas de seus respectivos proprietários.

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Contato:

Jo Ann Pruchniewski

Relações Públicas, Esri

Celular: 301-693-2643

E-mail: jpruchniewski@esri.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Alphawave Semi ganha o Enterprise–Industry Leaders no Canadá, prêmio do programa Technology Fast 50™ da Deloitte

Alphawave Semi (LSE: AWE), líder em conectividade de alta velocidade para a infraestrutura tecnológica mundial, foi homenageada hoje como vencedora do prêmio Enterprise–Industry Leaders no programa Technology Fast 50™ de 2023 da Deloitte. A empresa também ficou em 94º lugar na lista geral do Technology Fast 500™ da Deloitte, que reconhece as companhias de tecnologia mais inovadoras e de crescimento mais rápido na América do Norte.

Comemorando seu 26ºaniversário, o prêmio reconhece as empresas de tecnologia, mídia e telecomunicações de nível empresarial que mais cresceram, por porcentagem de incremento de receita, nos últimos quatro anos de operação. Essa categoria de liderança está aberta a empresas com receita mínima de US$ 10 milhões em 2019 e US$ 50 milhões em 2022.

A Alphawave Semi ocupa o primeiro lugar na lista deste ano, depois de experimentar um crescimento de 1.547% de 2019 a 2022.

Tony Pialis, CEO e cofundador da Alphawave Semi, disse: “É um grande orgulho ficar em primeiro lugar na lista Enterprise–Industry do programa Technology Fast 50™. Nossa dedicaçãoàinovação, as aquisições estratégicas que concluímos e a excelência tecnológica na indústria de semicondutores são as responsáveis por essa conquista. Com nosso foco em atender às demandas de dados da IA e na liderança tecnológica contínua, queremos continuar ultrapassando limites e alcançando um sucesso ainda maior no futuro”.

“Os ganhadores do Enterprise–Industry Leaders deste ano representam um alto nível de excelência e sucesso como membros da elite do Canadá no setor de tecnologia”, afirmou Anders McKenzie, sócio e líder nacional do programa Technology Fast 50™ da Deloitte Canadá. “Com sua visão ousada para o futuro, tecnologias impactantes, impulso competitivo e paixão por superar limites, esses vencedores catapultam a inovação canadense – tanto a nível nacional quanto mundial. Não há dúvida de que seus êxitos são uma fonte de orgulho e inspiração para todos os empreendedores tecnológicos”.

Sobre o programa Technology Fast 50™ da Deloitte

O programa Technology Fast 50 da Deloitte é o principal programa de premiação de tecnologia do Canadá. No seu 26ºaniversário, o programa reconhece o crescimento empresarial, a inovação e o empreendedorismo em quatro categorias distintas: ranking Technology Fast 50, Enterprise–Industry Leaders, Clean Technology e Companies-to-Watch. O programa também reconhece companhias do ranking North American Technology Fast 500, identificando empresas de tecnologia prósperas nos Estados Unidos e no Canadá. Os patrocinadores do programa 2023 englobam a Deloitte, RBCx, Osler, EDC, CCI, TMX, Clarity e Lafond. Para mais informações, acesse www.fast50.ca.

Sobre a Alphawave Semi

A Alphawave Semi é líder mundial em conectividade de alta velocidade para a infraestrutura tecnológica mundial. Diante do crescimento exponencial dos dados, a tecnologia da Alphawave Semi atende a uma necessidade crucial: permitir que os dados viajem de forma mais rápida, mais confiável e com maior desempenho com menor consumo de energia. Somos uma empresa de semicondutores verticalmente integrada e nossos produtos IP, silício personalizado e conectividade são implementados por clientes internacionais de primeiro nível em data centers, computação, redes, IA, 5G, veículos autônomos e armazenamento. Fundada em 2017 por uma equipe técnica especializada com histórico comprovado no licenciamento de IP de semicondutores, nossa missão é acelerar a infraestrutura de dados críticos no coração do nosso mundo digital. Para saber mais sobre a Alphawave Semi, acesse awavesemi.com.

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Contato:

Assessoria de Imprensa:

Gravitate PR para Alphawave Semi

alphawave@gravitatepr.com

Fonte: BUSINESS WIRE



A Shufti Pro foi reconhecida como uma fornecedora de amostra para verificação de identidade no Gartner® Hype Cycle™ para Identidade Digital de 2023

A Shufti Pro foi reconhecida como uma fornecedora de amostra no Gartner Hype Cycle para Identidade Digital de 2023, publicado em 26 de julho de 2023. Os usuários podem ler e baixar o relatório, que está disponível apenas para assinantes do Gartner®.

A Shufti Pro foi mencionada na parte inferior da página sob “Fornecedores de Amostra” na página 59, entre outros fornecedores de amostra.

“Temos fornecido soluções inovadoras de IDV para empresas em todo o mundo desde 2017 e continuamos a nos aprimorar implementando os mais recentes aprimoramentos tecnológicos e políticas robustas de segurança de dados,” disse Victor Fredung, CEO da Shufti Pro

As crescentes preocupações com a IA generativa

O relatório do Gartner também esclarece as preocupações crescentes com a tecnologia de falsificação profunda e seu uso cada vez maior por golpistas:

“Um invasor pode usar um ataque de apresentação (por exemplo, usar uma foto do rosto do alvo). As alegações de detecção de ataque de apresentação (PAD) dos fornecedores exigem uma análise cuidadosa. Uma avaliação exaustiva está além da capacidade da maioria dos compradores. As técnicas ativas de PAD podem reduzir os benefícios de UX. Os ataques de IA generativa (“deepfake”) exigem contramedidas mais sofisticadas, que se tornam o diferencial-chave entre os fornecedores.”

Garantindo a confiança na identidade de uma pessoa

O relatório afirma:

“Os protocolos de autenticação têm o ímpeto mais forte, impulsionado pelo interesse em passkeys – ou seja, credenciais para vários dispositivos. Inovações que proporcionam confiança nas reivindicações de identidade do mundo real estão atingindo um patamar. Isso inclui verificação de identidade e afirmação de identidade centrada em dados.”

Shufti Pro – Fortalecendo a confiança e a segurança na era digital

A Shufti Pro garante às empresas que apenas pessoas reais e confiáveis podem passar na verificação, com uma taxa de precisão de até 99,7%. A plataforma fornece soluções KYC e KYB completas para empresas, suportando mais de 10.000 documentos de identificação em mais de 150 idiomas. A empresa acelera a confiança em todo o mundo, fornecendo serviços de IDV orientados por IA de última geração e impedindo fraudes on-line em todo o mundo.

Além disso, a Shufti Pro reconheceu a importância de uma solução de IDV que possa detectar com eficácia falsificações profundas e desenvolveu o mais poderoso algoritmo de autenticação biométrica, com o objetivo de eliminar todos os tipos de tentativas modernas de falsificação de ID. A plataforma incorpora um algoritmo de percepção de profundidade e detecção de vivacidade, detectando com eficácia todos os tipos de falsificação profunda e tentativas de mascaramento usadas pelos golpistas.

Gartner, Hype Cycle para Identidade Digital de 2023, 26 de julho de 2023. Gartner e Hype Cycle são marcas registradas da Gartner, Inc. e/ou suas afiliadas nos EUA e internacionalmente e são usadas aqui com permissão. Todos os direitos reservados.

Aviso Legal: A Gartner não endossa nenhum fornecedor, produto ou serviço retratado em suas publicações de pesquisa e não aconselha os usuários de tecnologia a selecionar apenas aqueles fornecedores com as classificações mais altas ou outras designações. As publicações de pesquisa da Gartner consistem nas opiniões da organização de pesquisa da Gartner e não devem ser interpretadas como declarações de fato. A Gartner se isenta de todas as garantias, expressas ou implícitas, em relação a esta pesquisa, incluindo quaisquer garantias de comercialização ou adequação a um fim específico.

Sobre a Shufti Pro

A Shufti Pro é uma fornecedora líder de serviços de verificação de identidade (IDV) que oferece soluções de conheça seu cliente (KYC), conheça seu negócio (KYB), conheça sua identidade (KYI), prevençãoàlavagem de dinheiro (AML), verificação biométrica e soluções de reconhecimento ótico de caracteres (OCR), acelerando a confiança em todo o mundo. A empresa possui sete escritórios internacionais e lançou mais de 17 produtos e soluções de IDV complementares desde sua fundação em 2017. Com a capacidade de verificar automaticamente com segurança mais de 10.000 documentos de identificação em mais de 150 idiomas, a Shufti Pro atende orgulhosamente a clientes em mais de 240 países e territórios.

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Contato:

Para mais informações por favor entre em contato:

Paul Keene

Gerente Sênior de Marketing Digital | Shufti Pro

paul.k@shuftipro.com

+44 020 3435 6498

Market Pro

Parceiro de Marketing | Shufti Pro

Shuftipromedia@marketpro.ai

Fonte: BUSINESS WIRE



Elanco Saúde Animal cresce 5% no terceiro trimestre

 

A Elanco Saúde Animal divulgou os resultados do fechamento do seu terceiro trimestre fiscal de 2023, apontando crescimento de 5% nas receitas  – excluindo variação cambial – as quais atingiram US$ 1,068 bilhão no período. O lucro bruto divulgado foi de US$ 582 milhões, ou 54,5% da receita em base ajustada.  

A empresa apresentou um terceiro trimestre forte, tanto na divisão de animais de estimação quanto na de animais de produção, com receita, EBITDA ajustado e crescimento de lucro por ação ajustado. O resultado foi impulsionado pela inovação e pela melhoria das condições de mercado na Europa.

O segmento em Pet Health cresceu 6% e o de Farm Animal, 4%. A companhia atribui o resultado à sua estratégia multicanal global, diversificação de portfólio, competências  e liderança aprimoradas. “Nosso pipeline de inovação continua no caminho certo, com produtos com potencial de sucesso, como Credelio Quattro, Bovaer e o inibidor diferenciado de JAK para dermatologia canina que, após aprovação, terá o nome de Zenrelia”, disse Jeff Simmons, presidente e CEO da Elanco. A expectativa é a de que todos eles sejam aprovados nos EUA ainda no primeiro semestre de 2024.

Segundo o executivo, a Elanco segue investindo também em competências comerciais importantes e no aumento de share of voice para impulsionar o portfólio atual e lançamentos projetados para  2024.

Orientação atualizada para o ano inteiro de 2023

Em relação às orientações para o ano inteiro, a Elanco voltou a aumentar as expectativas de receitas, assim como já havia feito no fechamento do segundo trimestre, subindo de $4,360 para $4,400. Para a companhia, o  desempenho superior no terceiro trimestre permitiu o aumento do ponto médio das  expectativas para o crescimento constante das receitas em moeda, do EBITDA ajustado e do lucro por ação ajustado, cobrindo impactos negativos  das taxas de câmbio. 

“A execução dos negócios aliada aos esforços de toda a empresa para gerenciar o estoque do balanço e melhorar o capital de giro está levando a uma geração de mais fluxo de caixa”, disse Todd Young, vice-presidente executivo e CFO da Elanco.

Aumento do portfólio no Brasil

O último trimestre também foi expressivo para a afiliada brasileira da Elanco, com o lançamento de produtos importantes como o Ezatect,  que inseriu a empresa no mercado  de endectocidas de alta concentração, que movimenta mais de US$ 300 milhões no Brasil. Além disso, ainda nas unidades de negócios direcionadas aos animais de produção, a Elanco anunciou a incorporação ao portfólio local de mais de 10 produtos da NutriQuest, empresa americana especializada em nutrição animal, ampliando a oferta para os produtores rurais de aves, suínos e gado de leite e de corte.

Em Pet Health, a empresa também apresentou novidades, como o Credeli™  Gatos, um medicamento antipulgas oral, eficaz e palatável. O produto é a primeira e única isoxazolina oral, uma molécula própria, desenvolvida pela companhia, voltada exclusivamente para o organismo dos felinos. Novidade no cenário brasileiro, Credeli™ Gatos é líder no segmento em diversos países, como a França, que possui um mercado apaixonado pela espécie felina. Ainda em Pet Health, para acompanhar o crescimento do mercado e do portfólio, a Elanco Brasil está ampliando a sua equipe e prevê novas contratações. 

Sobre a Elanco 

A Elanco Animal Health (NYSE: ELAN) atua há quase 70 anos na área de saúde animal e se dedica a desenvolver e fornecer produtos e serviços para prevenir e tratar doenças em animais de produção e animais de companhia. Sua estrutura de responsabilidade social – Elanco Healthy Purpose™ – tem como propósito melhorar a saúde dos animais, das pessoas e do planeta.

 



Santa Cruz das Palmeiras sediará no sábado a 1ª Exposição de Ferreomodelismo

Santa Cruz das Palmeiras sediará a 1ª Exposição de Ferreomodelismo da cidade, que acontecerá em 11 de novembro, no Centro de Lazer do Trabalhador “Prefeito Luís Piccolo” (avenida Armando Penteado, s/nº), das 9h às 17h, terá entrada franca e reunirá amantes deste hobby de várias cidades da região.

Organizado pela Prefeitura de Santa Cruz das Palmeiras e pelo Setor de Cultura e Turismo, tem o apoio da Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.

De acordo com Leandro Eschiavoni, um dos responsáveis pela organização do evento, este encontro está sendo muito aguardado pelos fãs de trens elétricos em miniatura. “Nossa região reúne muitos praticantes deste hobby, e decidimos realizar este encontro para divulgar a prática do ferreomodelismo”, afirma.

Durante o evento, o público poderá conhecer algumas maquetes e obter informações sobre este fascinante hobby. “Mostras, encontros, convenções e shows de ferromodelismo são uma boa justificativa para viajar e conhecer novos lugares e pessoas”, conclui. Além de maquetes e dioramas, a 1ª Exposição de Ferreomodelismo de Santa Cruz das Palmeiras terá lojas, praça de alimentação, espaço kids, plastimodelismo e atrações musicais.

Seja para relaxar, divertir-se, desestressar ou mesmo cultivar o amor pelas ferrovias, muitas pessoas têm aderido ao hobby do ferromodelismo, afinal, o trem elétrico é uma opção para quem está procurando algo para entreter a mente e passar o tempo.

“O ferromodelismo é uma mistura de entretenimento e arte, pois os amantes deste hobby ficam fascinados quando começam a construir suas maquetes, fazer toda a parte de decoração e cenário e projetar as construções”, comenta Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos. As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferromodelismo para as futuras gerações”, finaliza Lucas.

Serviço

1ª Exposição de Ferreomodelismo de Santa Cruz das Palmeiras

Data: 11 de novembro

Horário: 9h às 17h

Local: Centro de Lazer do Trabalhador (Avenida. Armando Penteado, s/nº)

Informações: (19) 99823-8517



Sustentabilidade empresarial é uma necessidade no mundo dos negócios

Sustentabilidade Empresarial é um novo comportamento oriundo da necessidade que visa amenizar no mundo os desastres ambientais e o desenfreado consumo dos recursos naturais que as pessoas têm vivenciado nos últimos anos. Nasceu dentro das organizações para criar uma adaptação às novas exigências do ambiente em que a empresa está inserida. A agenda ESG, sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), representa um conjunto de critérios que guiam as organizações em direção à sustentabilidade e à responsabilidade corporativa.

A Organização das Nações Unidas (ONU) adverte que o fenômeno El Niño aumentará a incidência e a intensidade de ondas de calor extremas. Esse aquecimento global é especialmente evidente no hemisfério norte, com a ocorrência frequente de queimadas na Europa e nos Estados Unidos durante o verão, e temperaturas atingindo patamares acima de 40°C. Na China, verificou-se um recorde de 52°C.

“Adotar práticas sustentáveis no dia a dia é importante para reduzir o impacto ambiental e proporcionar um estilo de negócio mais responsável. Em outras palavras, a sustentabilidade significa prover a carência do presente sem abalar as gerações futuras”, salienta a economista Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News.

O consumo e a produção responsáveis estão entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que são parte da chamada Agenda 2030, um plano de metas e ação universal propostos pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep, na sigla em inglês), que tem como objetivo frear os efeitos das mudanças climáticas e diminuir a desigualdade social no planeta até o ano de 2030.

O Carbon Border Adjustment Mechanism (CBAM), em vigor desde 17 de maio de 2023, entrou em seu período transicional no dia 1º de outubro. Esse mecanismo exige que os importadores de produtos intensivos em carbono paguem uma taxa sobre suas importações, correspondente ao valor das taxas aplicadas às indústrias europeias. 

O objetivo é equalizar o preço do carbono entre os produtos domésticos e importados e, assim, impedir o vazamento de carbono pela realocação da produção interna para países cujas políticas climáticas são menos rigorosas.

O Projeto de Lei nº 412/2022 que cria o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE) foi aprovado pelo Senado Federal. Sua regulamentação pode render até US$ 100 bilhões ao Brasil, segundo a Câmara de Comércio Internacional (ICC Brasil), e as expectativas governamentais são que até 2050, as emissões brasileiras sejam neutralizadas.

“Ao avaliarmos o cenário atual, podemos notar que as empresas estão mais participativas e engajadas na discussão de estratégias de gestão e modelos de negócios mais justos, oferecendo ferramentas capazes de ampliar os conhecimentos e as habilidades das pessoas envolvidas nos processos produtivos”, conclui Vininha F. Carvalho.



CPF SESC promove o seminário Perspectivas do Clima

O Centro de Pesquisa e Formação do SESC (CPF SESC) anuncia a realização do seminário “Perspectivas do Clima”, sob a curadoria de Bruno Siniscalchi e Maria Borba.

Com inscrições abertas a partir de 27 de outubro pelo portal https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/ com valores entre R$ 15 (credencial plena) e R$ 50 (inteira), o seminário reúne especialistas, líderes comunitários e vozes diversas para explorar as dimensões locais e globais das questões climáticas.

“O centro do debate cultural e político dos dias atuais pode ser reconhecido na temática das mudanças climáticas. É nessa expressão que se concentram os principais desafios políticos, sociais e culturais que nos estão colocados. Derretimentos das geleiras, acidificação dos oceanos, aumento das temperaturas e da desigualdade social são alguns dos efeitos já bastante conhecidos desse evento global. Porém, quando refletimos sobre ele a partir de uma perspectiva local, acabamos por entrar em contato com questões oriundas de uma diversidade de pequenas materialidades específicas daquilo que a ciência ocidental vem chamando globalmente de ‘mudanças climáticas’. Nesse movimento, outras narrativas e histórias nos são contadas, abrindo diferentes horizontes epistemológicos e políticos de ação sobre a emergência climática.”, contam Bruno e Maria Borba, curadores do projeto. 

Tomando o partido de tais particularidades, o seminário “Perspectivas do clima” tem como objetivo exibir um conjunto de diferentes perspectivas e narrativas do clima e do ambiente, para que, através delas, seja possível construir uma imagem de dentro para fora de tal evento global. Para isso, serão convidados para compor a programação cientistas de diversas áreas, lideranças indígenas, quilombolas e urbanas, comunidades ribeirinhas, jornalistas e artistas indígenas. 

Os problemas específicos com os quais lidam uma comunidade ribeirinha, o impacto da paisagem na estrutura biológica de determinados seres vivos, os efeitos sentidos por uma comunidade urbana no seu ambiente, a mudança na composição e no curso de rios, o efeito de tais mudanças no solo amazônico e seus impactos para comunidades indígenas são alguns exemplos das narrativas locais que serão abordadas durante o encontro. “Diante delas, a pergunta para a qual desejamos esboçar uma resposta parcial é: que feição teria isso que chamamos ‘mudança climática’ quando examinadas desde pontos de vista locais? Para isso, se faz necessária uma reunião de saberes, ciências e modos de existência a fim de que possamos repensar a condição do planeta e a nós mesmos a partir de uma perspectiva múltipla, diversa e heterogênea.”, completam os curadores.

O seminário pretende também discutir condições e possibilidades de alianças e diálogos, colocando, nesse sentido, outras questões para o já tão conhecido debate global. A aposta é que esta reunião possa ser local de novas tessituras e debates pelo clima, associando diferentes pessoas, territórios e perspectivas.

 

PROGRAMAÇÃO:

DIA 1: 22/11 (quarta-feira)

[Terras] 

10h30-12h30 | Conferências 

Dário Kopenawa Yanomami 

Pedro Val

14h-15h30 | Mesa redonda 

Catarina Kunhã Numbopyruá

Cícero Pedrosa Neto 

Josias dos Santos

 

[Águas] 

15h30-17h30 | Conferências 

Josefa de Oliveira Câmara

Renata Hanae Nagai

18h-19h30 | Mesa redonda 

Eduardo Nunes

Cleber Axiwèra Karajá

Sandra Amorim

 

19h30-21h | Expressões artísticas do clima:

Carlito Azevedo

Inaicyra Falcão

Ismar Tirelli Neto

 

Dia 2:  23/11 (quinta-feira)

[Atmosferas] 

10h30-12h30 | Conferências 

Luciana Gatti 

Uýra

 

14h-15h30 | Mesa-redonda 

Alceu Luís Castilho

Fernanda Antunes

Capitoa Yuna Tembé

 

15h30-17h | Sessão audiovisual 

 

[Encerramento]

17h30-19h30 | Painel de encerramento 

Fernanda Werneck
Adriana Alves

Andréia Martins

Dia 3: 24/11 (sexta-feira)

10h30-12h30 | Workshop

Uýra

14h-16h  | Workshop

Uýra

 

Inscrições a partir de 27 de outubro, às 14h pelo link: https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/

R$ 15,00 – credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes

R$ 25,00 – pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante

R$ 50,00 – inteira

Endereço: CPF Sesc: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar



Concessão da Sabesp será diferente da Enel

O apagão que ocorre em São Paulo desde sexta-feira (3), direcionou a atenção não só para a Enel, concessionária que administra o fornecimento de energia elétrica na capital paulista, mas também para os planos do governo do Estado de conceder a Sabesp à iniciativa privada. Nas redes sociais, têm surgido dúvidas de moradores do Estado sobre se a privatização pode resultar na piora ou no encarecimento do serviço de abastecimento de água.

O texto da proposta de privatização prevê, em resumo: a) a antecipação do atingimento das metas de universalização estabelecidas no Novo Marco Legal do Saneamento para 2029, resguardados eventuais prazos inferiores previstos contratualmente; b) a extensão do prazo de duração do contrato de concessão para 2060; c) a obrigação de atendimento, pela Sabesp, da população residente em núcleos urbanos informais consolidados e áreas rurais, de modo a abranger todo o território municipal e d) detalhamento dos investimentos a serem realizados em cada município.

De acordo com o governador Tarcísio de Freitas, o governo continuará na gestão da Sabesp mesmo após eventual concessão à iniciativa privada. “O Estado continuará sendo um dos principais acionistas, talvez o maior acionista da Sabesp. Nós vamos continuar na empresa”, afirmou. 

A ideia, segundo ele, é garantir que as obrigações estabelecidas sejam executadas e não perder a capacidade de interlocução.

Segundo o Estado de São Paulo, a Justiça suspendeu a audiência pública que seria realizada nesta segunda-feira (6), na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), sobre projeto de lei que autoriza a privatização da Sabesp. Uma nova data deve ser marcada.

O economista Felipe Bernardi Capistrano Diniz reitera “a importância da privatização da companhia para os municípios para que as metas de investimento e universalização de serviços previstos no marco sejam alcançados”.

 



Startup Giross recebe certificado Apex e vira internacional

A startup Giross (@girossapp) recebeu o certificado do Programa de Qualificação para Exportação da Apex-Brasil. O reconhecimento é dado às marcas altamente qualificadas para ingressar no mercado internacional. Após a conquista, o aplicativo agora expande o seu funcionamento para Portugal.

No país estrangeiro, o app Giross propõe ativar as mesmas funções que propõe no Brasil, sendo um delivery que atende empresas e pessoas físicas com taxas reduzidas. A marca acumula clientes como Drogasil, Arezzo e Subway, além de diversas empresas do segmento farmacêutico.

Para Luiz Miranda, investidor nacional, a obtenção do certificado de exportação junto à Apex é um avanço não só para a empresa, mas para o ecossistema de startups no Brasil como um todo. “O Brasil acaba de receber uma conquista que eleva o país no ramo tecnológico. Este feito (do Giross) demonstra que startups nacionais possuem o potencial e a viabilidade para expandirem internacionalmente e competirem globalmente”,
conclui.

Como conseguir o certificado?

Para ser apto a obter o certificado, a marca precisou comprovar a sua real chance de consolidação mundial, com ampliação da rede de clientes, aumento constante de receita e a busca por novas fontes de financiamento, bem como estratégias para barrar a expansão da concorrência.

Assim, como este processo requer uma extensa fase de planejamento, o Giross atingiu o certificado da Apex de forma gradual e tática. Primeiro, alcançou diferentes prêmios e atestados antes de chegar à sua expansão mundial. Um deles foi o certificado da Anvisa, que ampliou as noções de segurança do aplicativo.

“Para quem trabalha com transporte de cargas, principalmente medicamentos, é de extrema necessidade que possua o Selo da Anvisa. Essa certificação tem como intuito registrar os produtos para garantir que são seguros. Os transportadores que não possuem esse certificado, podem levar multas e até ter a carga apreendida”, destaca Vitor Caires, cofundador da marca.

Próximos passos da Giross

Agora, com a nova fase, o aplicativo, que acumulou mais de R$ 6 milhões faturados apenas em 2022 e que atua em mais de 340 cidades do Brasil, se prepara para ativar o seu seguro e as suas atuações em diversos outros países.

“No aplicativo Giross são mais 45 mil entregadores e um sistema de rotas personalizado, com um processo de avaliação (score) que preserva a reputação da empresa”, explica Filipe Martins, cofundador.

Para saber mais, basta acessar: https://giross.com.br/

Website: https://www.instagram.com/girossapp/



Wise lista diferenças entre conta global e casas de câmbio

Viajar para destinos internacionais demanda muito planejamento financeiro. Se anos atrás as únicas opções disponíveis para levar dinheiro para fora do país eram a conversão em casas de câmbio, cartões pré-pagos ou de crédito, a popularização das contas globais mudou esse cenário e vem facilitando a vida dos viajantes internacionais. Para aqueles habituados com as opções mais antigas, porém, ainda há muitas dúvidas sobre qual das soluções é a mais vantajosa. 

As contas globais surgiram em um contexto já digitalizado, permitindo aos viajantes ter acesso às transações na palma da mão. Ainda assim, muitos ainda optam pelo uso de um cartão de crédito para os gastos no exterior. Segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), houve um aumento de 23,6% no uso de cartão de crédito por brasileiros em compras internacionais no primeiro trimestre, comparado ao mesmo período no ano passado.

Para esclarecer qual a forma mais econômica para converter moedas, a Wise fez um comparativo entre o câmbio tradicional e as contas globais, considerando transparência, praticidade, taxas e suporte:

Casas de câmbio

O câmbio com dinheiro físico costuma ser a pedida de viajantes conservadores que se sentem mais seguros em ter o dinheiro em mãos para fazer compras. No entanto, nos últimos anos, o dinheiro em espécie tem sofrido uma queda, como aponta a pesquisa Global Transformation Amid Turbulent Undercurrents, que registrou queda de 16% no pagamento em dinheiro, enquanto as transações cashless aumentaram 6% de 2020 para 2021. Muitos países já têm como preferência o pagamento digital e caminham para uma sociedade sem papel moeda, a exemplo da Suécia e China.

Além de as pessoas estarem perdendo o hábito de pagarem com dinheiro físico, a escolha pode ser limitadora, já que o dinheiro pode acabar e fazer com que o viajante tenha que gastar tempo da sua viagem tentando resolver o problema em casas de câmbio estrangeiras com taxas altas e pouca transparência. O dinheiro ainda corre o risco de ser roubado ou perdido.

Ao conhecer um país novo, é bastante comum não ter certeza sobre o quanto levar de dinheiro. Portanto, quem opta por câmbio tradicional precisa se preocupar muito mais com o planejamento e com a segurança de seus bens.

Cartões de crédito

Um dos maiores problemas das conversões realizadas em casas de câmbio ou por algumas instituições, como grandes bancos, é a falta de transparência para o cliente. Dados do Banco Mundial apontam que o total perdido por empresas e pessoas com taxas ocultas pela falta de transparência chega a £ 187 bilhões no mercado cambial – só no Brasil em 2022, o volume de taxas perdido em remessas foi de US$ 1,8 bilhão

Os cartões de crédito, por outro lado, cobram um IOF elevado de 5,38% em compras internacionais, enquanto os pré-pago têm suas limitações de cobertura, não sendo aceitos em diversos estabelecimentos. Além disso, é necessário confirmar se o cartão de crédito utilizado considera o câmbio do dia da compra ou do fechamento da fatura, gerando dúvidas sobre o valor total a ser pago ao fim da viagem.

Contas globais

Com a burocracia e as altas taxas de câmbio dos meios tradicionais, os aplicativos de contas globais surgiram no cenário de viagens como uma opção prática, segura e mais barata para aqueles que vão viajar. 

As contas globais vêm se multiplicando pela facilidade e transparência nas transações. Por meio do aplicativo, os viajantes podem acompanhar os gastos e converter entre moedas a qualquer momento do dia, inclusive fora do horário comercial e em fins de semana e feriados. Entre as vantagens da conversão por aplicativo está a maior facilidade para planejar a viagem com tranquilidade ao longo do tempo, sem converter todo o dinheiro com o mesmo câmbio. O viajante pode adicionar saldo à conta global aos poucos e fazer a conversão quando convir, aproveitando a oscilação de cotação das moedas e obtendo um preço médio.

O IOF de apenas 1,1% é cobrado no momento da conversão entre moedas. O viajante consegue ter clareza sobre o quanto está pagando, tornando a compra mais transparente e barata. O mercado brasileiro já tem opção de conta global em que os viajantes podem converter entre mais de 40 moedas e gastar em 200 países e territórios diferentes, seja para compras físicas ou online, além da possibilidade de saques gratuitos no exterior.



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