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Quantexa fornece ao ING Solução para Fortalecer e Automatizar a Cobertura de Risco Global

LONDRES, May 11, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — A Quantexa, líder global em soluções de Inteligência de Decisão (DI) para os setores público e privado, anunciou hoje que o ING está implantando a sua plataforma para fortalecer seus esforços de detecção de risco e investigação. Sendo um banco global que atende 37 milhões de clientes pessoa física, clientes corporativos e instituições financeiras em 40 países, o ING está determinado a proteger seus clientes e combater o crime financeiro.

Usando IA e recursos avançados de análise gráfica fornecidos pela plataforma da Quantexa, as equipes de investigação do ING estão focadas no desenvolvimento de medidas globais mais eficazes e eficientes do tipo “Conheça Seu Cliente” (KYC) e Antilavagem de dinheiro (AML). Ao conectar clientes e contrapartes, a plataforma cria contexto e descobre redes complexas. Isso automatiza ainda mais os processos de defesa de primeira linha.

O ING selecionou a plataforma da Quantexa por sua capacidade de ajudar na análise de dados de transações internas e incorporar dados externos, para completar uma visão de 360 graus do risco da base de clientes. No início de 2023, o ING e a Quantexa concluíram uma primeira implementação bem-sucedida para o Trade Finance em Hong Kong e Cingapura.

O ING e a Quantexa estão agora trabalhando em um lançamento global com esforços expandidos em Mercados Financeiros e Correspondentes Bancários.

Dan Higgins, Diretor de Produtos da Quantexa
“O método mais eficaz para prevenir a lavagem de dinheiro é entender o contexto subjacente e vincular como os criminosos se comportam. Estamos entusiasmados em desenvolver nosso histórico bem-sucedido de inovação com o ING e os apoiar em sua missão de aprimorar a cobertura de risco em áreas de prática globais significativas e seu esforço contínuo para ser líder na identificação e combate a ameaças criminosas no setor bancário”

Karim Tadjer, líder KYC global do ING Group
“No ING, estamos comprometidos com a luta contra a lavagem de dinheiro, o crime econômico e continuamente inovando para garantir a segurança e a conformidade do banco. Estamos entusiasmados por ter encontrado um parceiro com ambições compatíveis na Quantexa. Ao aproveitar os insights contextuais gerados por meio de sua plataforma, podemos fortalecer nossos modelos de detecção e automatizar processos-chave em nossas medidas de KYC e AML. Isso está levando a eficiências para nossas equipes de investigação e melhores experiências do cliente”

Sobre a Quantexa

A Quantexa é uma empresa global de software de dados e análise pioneira em Inteligência de Decisão que capacita as organizações a tomar decisões operacionais confiáveis, dando sentido aos dados. Usando os mais recentes avanços em big data e IA, a plataforma Decision Intelligence da Quantexa descobre riscos ocultos e novas oportunidades, fornecendo uma visão contextual e conectada de dados internos e externos em um único lugar. Ela soluciona os principais desafios em gestão de dados, KYC, inteligência do cliente, crime financeiro, risco, fraude e segurança, durante todo o ciclo de vida do cliente.

A Plataforma de Inteligência de Decisão Quantexa melhora o desempenho operacional com uma precisão 90% maior e uma resolução de modelo analítico sessenta vezes mais rápida do que as abordagens tradicionais. Fundada em 2016, a Quantexa agora tem mais de seiscentos funcionários e milhares de usuários trabalhando com bilhões de transações e pontos de dados em todo o mundo. A empresa tem escritórios em Londres, Nova Iorque, Boston, Toronto, Málaga, Bruxelas, Amsterdã, Luxemburgo, Singapura, Melbourne e Sidnei, e nos Emirados Árabes Unidos. Para mais informações, visite www.quantexa.comou siga-nos no LinkedIn.

Solicitações da Mídia
C: Stephanie Crisp, Diretora Associada e Estrategista de Mídia, Fight or Flight
E: Quantexa@fightflight.co.uk

C: Adam Jaffe, Vice-Presidente Sênior de Marketing Corporativo
T: +1 609 502 6889
E: adamjaffe@quantexa.com
– ou –
RapidResponse@quantexa.com


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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1000809536)



Transformação digital é foco de empresas de varejo em 2023

A 5ª edição do estudo “Transformação Digital no Varejo Brasileiro”, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), mostrou que 64% das empresas varejistas pretendem investir mais em transformação digital neste ano. As principais áreas de implementação estão relacionadas às vendas online (88%), omnicanalidade, ou seja, integração de canais online e offline de vendas (80%), e experiência do consumidor (80%).

Outro dado relevado pelo estudo é que para 52% das empresas varejistas entrevistadas, o investimento em transformação digital equivale a mais de 0,61% do faturamento bruto. E as que já fazem investimentos nessa área apontaram que os principais benefícios foram aumento da receita (74%) e aumento do valor da empresa (64%).

O levantamento da SBVC revelou ainda que os investimentos em transformação digital são realidade do varejo, porém as empresas ainda sentem dificuldades em sua implementação. Os principais desafios são na parte financeira (38%), na mudança da cultura organizacional (25%) e em processos (17%). 

Com 23 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, o desenvolvedor de softwares Filipe Pereira Magalhães explica que uma forma simples de iniciar a transformação digital na empresa é investir em sistemas de gestão do negócio. “O sistema, quando bem pensado, irá agrupar todas as informações relevantes para o funcionamento do processo, seja ele qual for, organizará e trará agilidade, confiabilidade, rastreamento das informações, segurança e até redução dos custos do negócio”, diz, enfatizando que a coleta de informações e dados pelos sistemas implantados na empresa poderão auxiliar na tomada de decisões.

Segundo Magalhães, para que os sistemas escolhidos ou desenvolvidos para atender a todos os processos da empresa sejam eficientes e forneçam os dados necessários para o crescimento do negócio, é preciso conhecer de forma profunda todas as áreas da empresa. “Penso que para um desenvolvimento de sistema eficiente, além do conhecimento técnico, os analistas e programadores responsáveis devam viver uma imersão da rotina do projeto a ser desenvolvido. Também precisam conviver com os funcionários e coletar todas as informações possíveis de todos os setores e profissionais que participam do fluxo de trabalho, não só dos gestores”, reforça ele.

O especialista em desenvolvimento de softwares explica também que com uma visão global do negócio, tanto nos aspectos macros e micros dos processos existentes na empresa, será possível conhecer os processos que ali ocorrem, além de entender as necessidades e todos os elos desses processos. “Trabalhando desta forma o sistema terá grande potencial de sucesso”, atesta.

Sistemas de gestão prontos ou desenvolvidos exclusivamente para o negócio: como escolher?

Ao investir em transformação digital, especialmente na digitalização dos processos da empresa, uma dúvida que costuma surgir é sobre a escolha entre a aquisição de um sistema já pronto, validado pelo mercado, ou investimento no desenvolvimento de um sistema exclusivo para a empresa. O especialista em desenvolvimento de softwares Filipe Magalhães comenta que hoje existem no mercado diversos programas e sistemas prontos para utilização, entretanto, por serem genéricos, nem sempre atendem as rotinas de trabalho e o fluxo de serviço específico de cada empreendimento. “Em soluções prontas, o negócio seguirá o sistema e não o contrário”, diz.

Para o caso de ser necessário desenvolver o sistema, o profissional informa que é necessário utilizar uma linguagem de programação e, para isso, é preciso que o setor ou o responsável pela área de Tecnologia, esteja atento às atualizações do mercado. “Um bom profissional deve estar atento às mudanças, se manter atualizado e sempre buscar a melhor solução para cada situação. Eu diria que linguagens como Python, JavaScript e seus frameworks seriam os destaques atualmente”, revela.

E para o caso de a empresa optar por desenvolvimento de um sistema próprio de gestão e de organização de sua rotina e processos, Filipe Magalhães comenta que é preciso levar em consideração fatores como tempo e custo de desenvolvimento. “O tempo e o custo da construção de uma nova solução poderão variar muito, tendo como base o tamanho do projeto e sua complexidade, além da quantidade e qualificação dos profissionais envolvidos”, diz.

O profissional destaca ainda que a utilização de metodologias ágeis desenvolvimento minimiza retrabalho e manutenções futuras. “Isso é possível pois são realizadas entregas incrementais ao cliente a cada ciclo, validando o que foi produzido até ali e garantindo que as expectativas sejam atendidas, além de eliminar custos futuros e minimizar o risco de fracasso do projeto”, conclui. 



EUA: universidade abre inscrições para disciplinas eletivas

A Full Sail University, universidade com sede em Orlando, nos Estados Unidos, acaba de divulgar as disciplinas eletivas, além dos cursos livres – para os alunos de suas escolas parceiras -, que estarão disponíveis entre os meses de agosto a novembro de 2023. As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho pelo site da Full Sail.

Os cursos são ministrados de forma síncrona, na modalidade à distância, por instrutores da faculdade, sempre em inglês e sem tradução. Não há custo para a escola nem para os alunos. O programa Carreiras Criativas está aberto aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, matriculado em escolas parceiras da Full Sail University.

Todos os programas acontecem de forma híbrida, com aulas síncronas pelo Zoom, modalidade webinar (em que os alunos não podem visualizar os nomes uns dos outros), além da plataforma digital da Full Sail University.

“A Full Sail segue contribuindo com as escolas brasileiras na formação de jovens através de programas em parceria com foco vocacional”. afirma Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University no Brasil.

Para ela, é essencial que os jovens, nesse momento do Ensino Médio, tenham acesso à informação sobre as carreiras possíveis no mercado atual. Além disso, os estudantes devem ter o direito de experimentar e entender como se sentem quando estão efetivamente produzindo projetos nas carreiras em que percebem que têm interesse.

“Somente o binômio ‘informação e prática’ pode ajudar no momento da escolha de uma carreira. Por isso, ficamos felizes em poder contribuir com esse momento tão importante para os estudantes brasileiros”, afirma.

A seguir, Olival lista os cursos disponíveis para o 2º semestre de 2023:

  • Creative Careers: programa introdutório, visa oferecer aos alunos um conteúdo mais generalista sobre a economia criativa em geral. Projeto final: a ser escolhido pelo aluno dentro da área com a qual ele tenha uma identificação maior. Início das turmas em agosto, aulas às terças-feiras das 15:00 às 15:45;
  • Art & Design: programa com conteúdo para arte e design. Nesse curso, os alunos aprenderão a criar “assets” visuais para empresas tais como: logotipo, paleta de cores, animações e gifs para posts de redes sociais e outros. Projeto final: arquivos digitais básicos para lançamento de uma empresa com assets visuais. Início das turmas em agosto, aulas às terças-feiras das 14:00 às 14:45;
  • Business: programa com conteúdo focado em projetos de monetização. Aqui, os estudantes aprenderão a criar um “business plan” passando por itens como: perfil de cliente, criação de produto ou serviço, precificação, funil de marketing e outros. Projeto final: business plan de uma empresa criada pelo próprio aluno. Início das turmas em agosto, aulas às terças-feiras das 16:00 às 16:45;
  • Film: programa com conteúdo focado em projetos de audiosivual. Nesse curso, os alunos aprenderão a criar um vídeo passando por todas as etapas que um profissional precisa dominar na pré-produção, produção e pós-produção. Projeto final: vídeo de até 3 minutos com tema a ser escolhido pelo aluno. Início das turmas em agosto, aulas às quartas-feiras das 14:00 às 14:45;
  • Technology: programa com conteúdo focado em projetos de tecnologias emergentes. Nessa formação, os jovens aprenderão conceitos básicos sobre segurança cibernética, IA (Inteligência Artificial), machine learning, IoT (Internet das Coisas), mobile development, ciências da computação e tecnologia da informação. Projeto final: utilizando uma das tecnologias abordadas, conforme a escolha do aluno. Início das turmas em agosto, aulas às quartas-feiras das 15:00 às 15:45.
  • Game Development: programa com conteúdo focado em projetos de desenvolvimento de games. Nesse caso, os estudantes aprenderão a criar um nível jogável de um jogo digital utilizando a plataforma Unity. Projeto final: jogo publicado em plataforma de jogos. Início das turmas em agosto, aulas às quartas-feiras das 16:00 às 16:45.

Olival explica que as turmas são híbridas com alunos de diversas escolas: “Recomendamos que a unidade escolar tenha um professor próprio acompanhando as aulas remotamente, mas não existe obrigatoriedade para a participação desse professor”.

A Community Outreach Director da Full Sail University no Brasil destaca que não existe a possibilidade de assistir às aulas sem que haja a participação síncrona dos jovens. “Os alunos que cumprirem todas as tarefas e atividades do programa receberão um certificado de conclusão do programa”, pontua.

Olival destaca que as disciplinas eletivas e cursos livres trazem diversos benefícios não apenas para os estudantes, como também para as escolas parceiras. “Além de todo o conhecimento adquirido, ao fazer todas as atividades propostas durante o curso, os alunos recebem uma certificação internacional da Full Sail University. O programa acontece em formato gamificado, onde os participantes ganham pontos que poderão ser trocados por presentes da Full Sail”.

Já para as escolas, prossegue, a participação proporciona um conteúdo ao vivo por instrutor da Full Sail University e sem custos. “Relatórios semanais podem ser enviados para a escola com performance de seus alunos. O programa pode ser oferecido internamente com eletiva ou como curso livre”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://fs-courses.com/creative-careers/2023/pt/2023-2/courses/



Floship Escolhida para o Leading 100 List 2023

HONG KONG e NOVA YORK, May 11, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — A Floship, fornecedora líder global de soluções de cadeia de suprimentos circular, tem o prazer de anunciar que foi escolhida para a The Leading 100 List — uma lista de pesquisa anual altamente antecipada da The Lead que reconhece startups de tecnologia inovadoras que estão impulsionando o futuro das empresas de marca para consumidor.

Empresas de toda a cadeia de valor – incluindo marketing, comércio eletrônico, logística de última milha e de terceiros, checkouts e pagamentos – foram nomeadas e consideradas.

Todas as empresas foram avaliadas e selecionadas por meio de uma metodologia rigorosa, incluindo entrevistas das empresas, formulários de indicação e dados das empresas. O processo de seleção incluiu uma avaliação detalhada dos negócios de cada empresa, com um critério de tomada de decisão que toma por base a Inovação, Impacto nos Negócios, Comercialização e Clientes, Equipes e experiência, Concorrência, Media Buzz e Criação de Valor para Investidores.

Falando sobre a seleção, o CEO da Floship, Joshua Tsui, disse: “A escolha da Floship para a The Leading 100 List é uma grande honra. A seleção ocorre em um momento emocionante da nossa jornada e esse reconhecimento destaca a capacidade inovadora da tecnologia inteligente da Floship e o valor excepcional que ela cria para nossos clientes e seus clientes. Na próxima fase do nosso crescimento a nossa tecnologia continuará a ser parte integrante do lançamento da nossa oferta de serviços modulares, incluindo soluções de marca branca para organizações empresariais, e este prêmio confere outro nível de segurança às nossas soluções.”

As empresas da lista The Leading 100 serão homenageadas em uma cerimônia de premiação no The Lead Innovation Summit entre 12 e 13 de julho em Nova York. A conferência anual reúne executivos de toda a comunidade da moda, beleza, CPG e inovação de varejo para engajar o futuro do modelo de negócios direto ao consumidor.

“Gostaria de agradecer ao comitê de seleção e parabenizar as outras empresas selecionadas para a The List. Estou pronto para me conectar com os colegas da indústria em Nova York”, concluiu Tsui.

Sobre a Floship

As soluções de ecossistema de cadeia de suprimentos circular global da Floship abrangem todos os aspectos da cadeia de suprimentos global, garantindo um esforço operacional mínimo para as empresas de comércio eletrônico e permitindo que os proprietários de empresas se concentrem em impulsionar o crescimento com a flexibilidade do investimento e, ao mesmo tempo, ter tranquilidade.

Saiba mais em www.floship.com ou siga-nos no LinkedIn,

Para mais informações sobre a Floship, contate:

James Linacre, Líder de Relações Públicas e Comunicações

Telefone: (+852) 5333 9420

Email: pr@floship.com 


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Democratização da IA generativa e capacidade humana são temas trazidos pela CBYK

Ferramentas como Dall-E, Midjourney e o famoso Chat GPT estão contribuindo para a democratização da inteligência artificial (IA) generativa. Segundo o Fórum Econômico Mundial 2023, a tecnologia é uma categoria de algoritmos de inteligência artificial que gera novos resultados com base nos dados em que foram treinados, e claro, são a bola da vez.

A frase que é atribuída ao poeta Vinicius de Moraes diz “uísque é o cachorro engarrafado”, porque faz companhia, consola, aconselha e dá apenas uma leve dor de cabeça. E julgando pelo debate atual, Fabricio Visibeli, CEO da CBYK, afirma que o Chat GPT e seus similares são algo como um ‘cachorro cibernético’ e ainda um aspirador robô. As pessoas esperam que eles resolvam todos os problemas banais, dê conselhos e faça companhia.

Fato é que profissionais de diferentes áreas, como logística, marketing, finanças e pesquisas utilizam ferramentas de IA há algum tempo, e provavelmente não foram totalmente surpreendidos pelo lançamento comercial de novas tecnologias como o Chat GPT, Character. AI entre outros competidores. Mas está acontecendo uma verdadeira mudança de paradigma com o seu desenvolvimento.

De forma similar à popularização dos computadores pessoais e para pequenas empresas, foi a capacidade de uso fornecida por empresas como Microsoft e Apple, que permitiram que qualquer um utilizasse um computador em suas tarefas. Agora, com algum mínimo treinamento, poderão também interagir com a IA em tarefas repetitivas, de dificuldade baixa ou média, deixando a própria capacidade criativa e de trabalho em equipe focada apenas em questões estratégicas ou de maior relevância.

Esta nova IA, mais “friendly”, poderá ser uma forte ferramenta de aumento da produtividade em diversos ambientes, como em operações logísticas associadas a contratos inteligentes, no atendimento de usuários em um SAC de terceira geração, na formulação de planos de pesquisa e de mídia e em muitas tarefas de escritório – ainda que já tenha se aberto a discussão sobre o fim dos estagiários – ela não irá resolver os seus problemas de IT ou estratégia empresarial, mas vai ajudar.

“Acredito que Vinicius de Moraes, como humanista, poeta e bon vivant, dificilmente seria hoje um apaixonado por tecnologia, mas aceitaria estender o conceito do cachorro: a IA pode nos ajudar a relaxar, reduzir nosso estresse, aumentar nosso foco e liberar tempo para o mais importante, cuidar de pessoas. Quase mesmo um cachorro cibernético”, analisa Visibeli.

Mas nessa história, há muito a se conversar. O banco de investimento Goldman Sachs afirmou que sistemas de IA “generativos” como o Chat GPT, poderão desencadear um boom de produtividade que acabaria por aumentar o produto interno bruto global anual em 7% num período de dez anos, mas que em compensação tratá “perturbações significativas” ao mercado de trabalho, expondo à automação, o equivalente a 300 milhões de trabalhadores em tempo integral nas grandes economias.

Visibeli explica que a CBYK, uma empresa especializada em desenvolvimento de software de forma simples e descomplicada, segue estudando e testando possibilidades de uso adicional da IA nos projetos que produzem, e que toda discussão e perspectivas positivas sobre a transformação que a inteligência artificial generativa trará é essencial, mas que é preciso levar em conta a capacidade humana indiscutível para muitas tarefas também.

“Estamos certos de que a nossa missão inclusiva e nosso propósito permanecem inalterados. E que o sentido de grupo e de pertencimento que desenvolvemos na CBYK, e as fortes parcerias estabelecidas com nossos clientes, não serão alteradas. Em sua essência, são pessoas cuidando de pessoas, em suas necessidades de tecnologia”, ressalta o executivo.



Sensedia fecha parceria com Builders para alavancar soluções

A Sensedia, empresa especialista no gerenciamento de APIs, firmou uma parceria com a Builders, empresa especializada em transformação digital e destaque TOP 10 Negócios em Expansão 2022 da Exame.

O objetivo é unir as capabilities da Builders e a excelência de integração de APIs da Sensedia para potencializar as soluções aos clientes das empresas, uma vez que as ofertas de ambas se complementam. Sammuel Garcia, CEO e founder da Builders, relata que a movimentação visa ampliação de mercado.

“A Builders vem crescendo exponencialmente e, em 2023, entra em uma nova fase onde vai expandir suas ações. Uma parceria estratégica como a da Sensedia é fundamental e vai possibilitar o acesso a novos mercados e complementar nossas soluções de plataformização, viabilizando o acesso à soluções de API”, conta.

A aproximação faz parte de um projeto lançado pela Sensedia, o SPIN, programa de parcerias por meio do qual organizações podem atuar como distribuidoras das soluções Sensedia, complementar seu portfólio incluindo os produtos e serviços da empresa em sua oferta, ou embarcar as soluções de API para potencializar uma plataforma já existente, aprimorando seu funcionamento e ampliando seu alcance.

Adilson Cavati, Diretor Executivo de Vendas da Sensedia, conta que a Builders veio para somar. “Buscamos sempre por conexões que nos ajudem a entregar mais valor para nossos parceiros. A Builders se mostra alinhada com a nossa visão de mercado e, por isso, essa parceria complementa nossas soluções em diversos projetos que estão em expansão”, afirma.

Conforme explica Sammuel Garcia, a Builders possui competências sólidas em Value Streams, Customer Experience, Service Design, Platform Engineering e SRE, o que contribui para uma abordagem integrada em projetos de transformação digital. “O principal benefício da parceria para os clientes é o acesso a soluções que auxiliam no aumento da produtividade, modernização de sistemas, simplificação de conexões e aceleração da inovação dos ecossistemas”, conclui.

O relacionamento entre as empresas já é antigo e foi crescendo ao longo dos anos, com atuação estratégica em projetos e patrocínio da Builders ao evento da Sensedia, o APIX 2022um dos maiores eventos de APIs da América Latina, segundo a Exame. Vale citar que tanto os fundadores como alguns Builders já passaram pela Sensedia, o que torna a parceria ainda mais significativa para a história das empresas.

Sobre a Sensedia

A Sensedia apoia empresas a se tornarem mais digitais, conectadas e abertas. Seja com o propósito de integrar canais, habilitar ecossistema de parceiros ou criar arquiteturas modernas multi-cloud/híbridas. 

Sobre a Builders

A Builders é um ecossistema de negócios, que tem como objetivo desenvolver continuamente produtos e ecossistemas digitais, a partir de uma visão contínua de transformação de curto, médio e longo prazo. 



Douglas Gomides, Igor Moraes e mais: E-Summit divulga primeiros palestrantes

O E-Summit chega a sua quarta edição e pela primeira vez o congresso de marketing digital acontece em dois dias, 1º e 2 de junho, no Instituto SEB – A Fábrica. Nomes do mercado de marketing e estratégias vão se apresentar em quatro palcos e compartilhar seus cases em conjunto com ativações sensoriais e instalações relacionadas ao universo digital que estarão espalhadas pelo espaço.

A organização divulgou a lista dos primeiros palestrantes confirmados, tem especialista em tráfego, ecommerce, LinkedIn, produção de conteúdo e growth na grade de conteúdo. São eles: Igor Moraes, Douglas Gomides, Ramon Campos, Valter Rito, Matheus Ferreira, Higor Franco, Marcelo Sales, Felipe Martins, Marília Dovigues, Lucas Vasconcellos e André Patrocínio.

Criado em 2020, o E-Summit conta com conteúdo específico para a área, o evento promove networking e proporciona experiências imersivas ao público. O evento nasceu da expertise da Etus, gerenciadora de redes sociais.

“Esse ano teremos muitas surpresas, com uma estrutura maior e prontos para receber pelo menos o triplo dos visitantes de 2022, são quatro palcos que serão ricos em conteúdo e excelentes atrações”, comenta a Marília Dovigues, head de marketing na Etus e organizadora do E-Summit.

André Patrocínio, CEO da Etus e um dos idealizadores do E-Summit, comenta sobre a quarta edição e o que o público pode esperar: “O objetivo principal é fomentar a ideia de democratizar o marketing, mostrar o poder e dar acessibilidade desta área a todos. Por isso, fazer esse evento em Ribeirão vai de encontro com essa ideologia, para fortalecer o cenário local e gerar uma experiência única, trazendo players de mercado pela primeira vez a Ribeirão”, fala o CEO da Etus.

Segundo lote disponível

O evento já está com os ingressos à venda com cinco opções para acompanhar todos os palcos do E-Summit:

– Ingresso Social (valor reduzido mediante doação de 1kg de alimento);

– Ingresso Diário;

– Ingresso ALL PASS (dois dias);

– Ingresso VIP.

O evento com 10 horas de conteúdo em cada dia, é realizado pela Etus e espera reunir mais de 1000 pessoas presenciais. Em breve, a organização irá divulgar a grade de palestras e atrações artísticas. As inscrições para o E-Summit 2023 podem ser feitas pelo site do E-Summit.

Serviço:

E-Summit 2023

Data: 1º e 2 de junho, das 9h às 19h

Local: Instituto SEB – A Fábrica, R. Mariana Junqueira, 33 – Centro



Presentes para o Dia das Mães devem estar em conformidade com normas técnicas

Com a chegada do Dia das Mães, começa a busca pelo presente ideal. A data é considerada uma das mais lucrativas para o comércio durante o ano e, por isso, o consumidor deve ter cuidado na hora da compra. É o que alerta o vice-presidente de Produtos da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Marcos Zevzikovas.

Os produtos elétricos são algumas das opções para presentear no Dia das Mães. No Brasil, eles são certificados compulsoriamente por um Organismo de Certificação de Produtos acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Além disso, mais de 170 produtos, como ar-condicionado, prancha de cabelo, torradeiras, entre outros, precisam ser testados e certificados, principalmente no quesito segurança elétrica e outros critérios técnicos de avaliação da conformidade antes de chegarem ao mercado.

Para garantir a segurança desta mercadoria, é fundamental que o consumidor verifique se o produto escolhido apresenta o selo de identificação Inmetro na embalagem, assim como o do Organismo de Certificação de Produto (OCP). “Esse selo é a evidência de que o produto passou por testes e certificação que asseguram a sua conformidade com as exigências previstas na legislação, garantindo assim a segurança do produto”, explica Zevzikovas.

Os eletrodomésticos que fazem barulho, como aspiradores de pó, secadores de cabelo, liquidificadores e outros, também precisam exibir em local visível na embalagem o selo de ruído do Inmetro, que informa a potência sonora do aparelho e fornece dados sobre o som emitido por esses aparelhos, permitindo que o consumidor escolha o produto mais adequado.

Quando se trata de roupas, é importante verificar se a etiqueta contém todas as informações necessárias para garantir uma lavagem correta e também identificar a composição do tecido. Além disso, a etiqueta deve estar escrita em português e o consumidor deve adquirir peças somente no mercado formal, evitando a compra de produtos falsificados ou com informações incorretas que possam oferecer riscos.

“É importante ressaltar que algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas ao entrar em contato com certos tipos de tecidos. Portanto, é fundamental que o consumidor verifique as informações contidas na etiqueta”, esclarece o vice-presidente de Produtos da Abrac.

Muitos consumidores também optam por presentear as mães com cosméticos. Nesses casos, Zevzikovas recomenda que o consumidor leia todo o rótulo da embalagem ou folheto explicativo, que deve seguir as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com informações básicas sobre advertências e restrições de uso, a marca, lote e validade, ingredientes/composição, fabricante/origem, entre outras. A verificação de tais informações é necessária e demonstram que o produto está registrado na autarquia e foi testado.

Nas situações em que o consumidor constatar alguma irregularidade, é possível fazer uma manifestação pela Ouvidoria no Portal de Serviços do Inmetro, ou pelo telefone 0800 285 1818. Já em casos de acidentes de consumo envolvendo um produto ou um serviço, deve-se relatar no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac). Para produtos cosméticos o canal de reclamação junto à Anvisa é o “Fala.BR”.

Sobre a Abrac

Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne as empresas responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, sistemas e laboratórios de ensaio e calibração, acreditados pelo Inmetro e designados pela Anatel, que são oferecidos aos cidadãos, trabalhando em sua inspeção e certificação com o objetivo de informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.



Boa Noite RH celebra a parceria entre a ABRH-PR e o Isae Escola de Negócios

A ABRH-PR fechou uma parceria com o Isae Escola de Negócios focada no desenvolvimento de carreiras, com cursos que utilizam a metodologia de Learning Agility. Os programas estão alinhados com as tendências mais importantes no mundo dos negócios da última década, e a aprendizagem rápida é o critério mais utilizado mundialmente para mensurar o potencial de liderança.

“A metodologia tem foco no potencial humano e na capacidade de aprender com a experiência e transformar este aprendizado rapidamente em ação, fortalecendo comportamentos voltados ao autoconhecimento, agilidade com pessoas, agilidade com mudanças, agilidade mental e agilidade para resultados”, explica Tania Mara Lopes, Diretora de Educação e Coordenadora do Curso de Learning Agility do Isae Escola de Negócios.

São mais de 100 cursos corporativos nas áreas de Governança, Inovação, Sustentabilidade e Desenvolvimento de Lideranças. Os associados da ABRH-PR e seus dependentes terão benefícios, como descontos de acordo com a modalidade escolhida – além dos cursos e 116 horas. Há MBAs presenciais, online e híbridos da FGV, graduações e pós. A parceria com a Associação inclui, ainda, a locação de salas no Isae e orientação acadêmica para escolha do curso.

Palestra sobre learning agility

O lançamento oficial da parceria será no dia 11/05 (quinta-feira, às 19h), no “Boa Noite RH”. A coordenadora Tania Mara Lopes vai apresentar os principais conceitos e aplicações práticas do learning agility, com alguns exercícios voltados ao fortalecimento do potencial individual. “Podemos trabalhar a metodologia de learning agility aplicada a identificação, avaliação, desenvolvimento de altos potenciais na organização, assim como na construção de uma cultura voltada a aprendizagem”, complementa Tania.

Para a ABRH-PR, a parceria está conectada com a missão da associação, de estimular o desenvolvimento de pessoas para alavancar os negócios. “É nossa premissa trabalhar o sucesso das organizações a partir do sucesso do capital humano”, destaca o presidente, Gilmar Andrade.

Os cursos do Isae Escola de Negócios ofertados para associados da ABRH-PR vão atender executivos, gestores, analistas e profissionais da área de RH, proporcionando a aprendizagem prática, crescimento profissional, networking, potencialização de competências e certificação reconhecida pelo mercado.

Para participar do evento de lançamento, é necessário se inscrever previamente. As vagas são limitadas, no link: https://www.sympla.com.br/evento/boa-noite-rh-11-05-palestra-learning-agility-com-tania-mara-lopes/1959590.



SP inaugura Laboratório de Medição de Umidade de grãos

Prezar pela segurança alimentar da população paulista ao mesmo tempo em que busca preservar o elevado padrão de qualidade da produção de grãos no Estado e garantir fiscalização para um comércio mais saudável e justo. Estes são os objetivos do novo Laboratório de Medição de Umidade de Grãos, inaugurado pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) no último dia 24 de abril, na zona sul de SP.

Os medidores de umidade têm como função avaliar a quantidade de água presente em grãos como soja, milho, café, trigo, feijão, entre outros, sendo este um parâmetro crucial para a determinação de seu peso e preço no mercado. Ao fazer análise, este tipo de laboratório também garante que os produtos estejam dentro das faixas de erros permitidas pela regulamentação metrológica em vigor.

“A medição correta da umidade dos grãos é um parâmetro essencial para garantir a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores. Uma medição inadequada pode levar à presença de fungos e bactérias, comprometendo a segurança alimentar e a saúde da população”, garantiu o vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Claudio Torelli.

A manutenção de padrões de grãos de alta qualidade também é essencial para a economia do país, já que a produção agropecuária é responsável por 24,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional em 2022, conforme aponta o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Desta forma, a circulação de produtos inadequados pode trazer prejuízos financeiros significativos para os produtores rurais, além de comprometer a qualidade do produto exportado e a reputação do Brasil no mercado internacional.

Para Torelli, a criação de um laboratório de medição de umidade de grãos, é fundamental para garantir a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores, bem como para promover a confiabilidade das medições realizadas e aprimorar a produção agropecuária do país.

A inauguração contou com a presença do secretário da Justiça, Fábio Prieto, que destacou a importância do Laboratório. “O trabalho a ser realizado aqui será essencial para o estado de São Paulo e o país no setor do agronegócio devido a necessidade da medição correta”, afirma o secretário da Justiça.

De acordo com dados divulgados pelo Governo do Estado de São Paulo, estima-se uma economia de 1% para os produtores de grãos nos 310,9 milhões de toneladas das produções das safras 2022/2023 em todo o Brasil com a criação do laboratório. Já em São Paulo, considerando apenas os grãos de soja, milho, feijão e arroz na safra de 2022/2023, foram produzidas 149 milhões de sacas de 60 kg cada, gerando uma receita em torno de R$ 20 bilhões de reais.

“O novo Laboratório de Medição de Umidade de Grãos pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), será um avanço para maior qualidade da agricultura na região”. É o que afirma o vice-presidente de Relações Institucionais da Abrac.

Sobre a Abrac

Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne as empresas responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, serviços, sistemas e laboratórios de ensaio e calibração, acreditados pelo Inmetro e designados pela Anatel, que são oferecidos aos cidadãos, trabalhando em sua inspeção e certificação com o objetivo de informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.



Sanfarma comemora 25 anos com foco no mercado de bem-estar

Empreender é uma missão por vezes difícil. No Brasil, um verdadeiro desafio. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), praticamente quatro em cada cinco empresas fecham suas portas nos primeiros dez anos de atividades. Nem a metade delas completa sequer os primeiros cinco anos. Por isso, chegar a uma marca expressiva de 25 anos não é algo tão comum em âmbito nacional e que normalmente só se obtém com uma combinação de persistência, gestão eficiente e qualidade do produto.

A Sanfarma iniciou suas atividades em 1998 abastecendo o mercado com compressas de gaze. Com a expansão dos negócios, o número de produtos saltou para mais de 50 destinados aos segmentos de primeiros socorros, cuidados especiais, testes de gravidez, esporte, bem-estar, higiene, beleza e laboratorial.

Sua capacidade produtiva anual atualmente é de mais de 240 milhões de compressas de gaze e 150 milhões de compressas de TNT, além de 5 milhões de ataduras de crepe, 70 milhões de curativos, 10 milhões de testes de gravidez e 100 toneladas de algodão hidrófilo e hastes flexíveis. 


Presente em 85% das farmácias do Brasil

Entre os parâmetros que se pode usar para dimensionar a atuação da Sanfarma no mercado nacional está, por exemplo, o fato de que a linha “Confira”, de testes de gravidez da marca, está presente em cerca de 85% das farmácias registradas no Brasil (porcentagem apurada pelo setor comercial da empresa).

Parte desta participação em uma significativa fatia do mercado pode ser atribuída à tecnologia empregada nos produtos, que permite detectar a gestação com pouco tempo e indicar o número de semanas, além de apontar os dias mais férteis por meio de um teste de ovulação.

A pesquisa constante também é um elemento presente para desenvolvimento de soluções voltadas aos cuidados com a pele em todas as fases da vida, como a linha que utiliza a substância pantenol como princípio. O ativo proporciona cuidados também aos cabelos e unhas por meio de uma solução que reúne produtos naturais como óleo de amêndoas, lanolina e manteiga de karité.

Bem-estar com entretenimento

Com foco no bem-estar, e sabendo que a diversão também faz parte disso, em 2023 a Sanfarma estará presente na Festa do Peão de Americana, a segunda maior do gênero e uma das maiores festas populares de todo o Brasil, que neste ano chega à sua 35ª edição.

Um palco considerado ideal para uma empresa que está entre as maiores do Canal Farma, ocupando a 15ª posição em unidades na categoria não medicamentos e a 38ª no geral, segundo pesquisa elaborada pela Close-Up International. O Canal Farma engloba todos os laboratórios farmacêuticos do país e é visto como principal aliado da indústria farmacêutica na distribuição e vendas de seus produtos e medicamentos. É através dele que a indústria mantém contato direto com os consumidores e tem a oportunidade de identificar seus desejos e necessidades.



Pais só voltam a dormir bem depois dos 6 anos da criança

A universidade de Warwick, no Reino unido, realizou um estudo, publicado no ano de 2019, acompanhando 2541 mulheres e 2118 homens na Alemanha que estavam esperando o nascimento de seus bebês, e foram acompanhados por 6 anos após o evento, tendo que responder quantas horas de sono eles tiveram anualmente, também precisando atribuir uma nota de 1 a 10 para a qualidade do sono. 

Foi comprovado na pesquisa que as mães dormem muito mal no primeiro ano de vida do bebê: a cada noite elas dormem menos 40 minutos, comparando com a noite anterior. E a nota atribuída a qualidade do sono chega a 1 para mães de primeira viagem e 1,7 para as que já têm filhos. Esse número tem muita diferença comparado aos pais. Eles dormem menos 13 minutos comparando com a noite anterior. Dados esperados devido às demandas maternas institucionalizadas. Esses números voltam a normalizar geralmente após os 6 anos de vida da criança. O estudo completo está publicado no Journal Sleep.

Muito se têm feito para tentar diminuir esse tempo de distúrbios do sono, pensando em acelerar esse processo e ajudar mães, pais e, principalmente, bebês a dormirem, foi criado o curso “A Fórmula do Sono para Bebês”, que foi baseado nas técnicas do especialista em sono infantil e pediatra americano Dr. Harvey Karp, autor do livro “O Bebê Mais Feliz: Guia para um Ótimo Sono”. Esses métodos consistem em ajustar o sono dos bebês com treinamento diário de associações do sono, ruído branco, posições para a segurança do bebê e ambiente propício ao sono.

Márcia dos Santos, que é pesquisadora e fundadora do curso afirma que “os ensinamentos do Dr. Harvey aliados à determinação e foco dos pais, vem sendo um alívio para muitas pessoas que antes sofriam com noites mal dormidas. Sei o quanto pode ser desafiador ficar meses sem dormir direito e que essa situação pode ser agravante para diversos males à saúde do corpo e da mente”.

Profissionais da área do sono apontam que dormir mal pode causar uma série de danos à saúde. De acordo com uma cartilha educacional, desenvolvida pela Associação Brasileira do Sono, dormir um sono de má qualidade ou não dormir as horas necessárias, pode afetar diretamente o desempenho intelectual de uma pessoa adulta, o controle de peso corporal, a memória, além de contribuir para o desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão arterial, obesidade e depressão. 



Indústria do setor elétrico marca presença em feira na África do Sul

Com mais de duas décadas de atuação no mercado elétrico, a KRJ participa da Enlit Africa. De 16 a 18 de maio, o evento, que acontecerá na maior capital da África do Sul, reunirá as principais novidades de empresas locais e internacionais relacionadas aos setores de engenharia elétrica, iluminação, eletrônica e serviços elétricos.

Durante os quatro dias, a empresa brasileira levará para a feira seu portfólio de conectores e soluções inteligentes – que atendem às principais concessionárias de energia do Brasil – com destaque para os conectores perfurantes de média tensão da família KARP. O objetivo principal é fechar grandes parcerias e alavancar os negócios da fábrica.

De acordo com Marcelo Mendes, gerente geral da KRJ, a feira na África do Sul é uma das principais vitrines do ano para o setor. “A KRJ chega na Cidade do Cabo com alta expectativa de negócios, muito network, e, mais que deixar nosso cartão corporativo, queremos compor parcerias que gerem frutos para a empresa, e que consigamos somar algo com cada visitante ao nosso estande”, pondera.

Com o foco para a indústria de iluminação e engenharia elétrica, a feira atrai expositores e profissionais da indústria de vários setores, incluindo fabricantes, engenheiros, arquitetos, designers, revendedores e especialistas do setor. “O aumento da urbanização, e, por consequência, maior consumo de energia, automaticamente transfere-se ao nosso setor a responsabilidade de fornecer tecnologias compatíveis com esse crescimento”, observa Mendes.

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Lei 14.457/22: empresas com CIPA são obrigadas a dar treinamentos sobre assédio

Em 2021 foram registrados mais de 52 mil casos de assédio moral e mais de três mil com relação a assédio sexual, segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST). Esses dados comprovam que esse tipo de violência é uma realidade dentro do mercado de trabalho. Um estudo global realizado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) em cerca de 121 países, mostrou que 1 a cada 5 colaboradores já sofreu algum tipo de violência ou assédio no ambiente de trabalho.

O assédio moral é uma prática que tem como característica comportamentos abusivos que causam constrangimento, discriminação e desrespeito em relação a vítima. Esse tipo de violência pode ser praticada por qualquer pessoa, independente do nível hierárquico.

Sendo um problema que afeta a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, além da produtividade e a reputação das empresas. Fernanda Duarte, doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília, explica que nos últimos quatro anos foi possível perceber uma intensificação do assédio

Ela comenta que “a partir deste ambiente de assédio as pessoas se sentem coagidas e têm a autonomia tolhida. Então, vão se sentindo sozinhos e isolados no local de trabalho. Esta vivência se relaciona com sintomas depressivos”.

Visando trazer melhorias dentro desse cenário, foi criada a Lei 14.457/22 que obriga as empresas a fornecerem treinamentos sobre assédio moral e diversidade a cada 12 meses. A nova lei tem como objetivo conscientizar os funcionários e gestores sobre a importância de prevenir e combater a prática no ambiente de trabalho.

Ela também exige que as empresas adotem medidas preventivas para evitar o assédio moral, como a criação de canais de denúncia, o acompanhamento psicológico dos funcionários e a implementação de políticas de respeito à diversidade. O não cumprimento da lei pode resultar em multas e outras penalidades.

Thalia Sousa, analista jurídica na Lexly, empresa que oferece soluções jurídicas digitais, faz algumas observações no que diz respeito à nova legislação e como as empresas e Recursos Humanos podem implementá-las dentro do mercado de trabalho.

Ela afirma que “com a nova lei, as empresas passarão a ter uma obrigação legal com relação à tratativa do assédio dentro do ambiente de trabalho, como haverá uma fiscalização pelos órgãos competentes, é de extrema importância que exista um treinamento nas empresas”.

Para a profissional, um dos pontos cruciais quando se fala em assédio moral no trabalho é a capacitação e mentoria para que recursos humanos e gestores estejam preparados para identificar esse tipo de conduta e combatê-la.

Ao ser questionada sobre dicas práticas de como empresas possam implementar estratégias tangíveis de combate ao assédio, Thalia afirma que “elaborar um código de ética e conduta com base nos valores da organização é um começo para que todos os colaboradores estejam em conformidade com boas práticas de convívio”.

A Lexly junto com um time de especialistas jurídicos produziu um manual de como criar e implantar um código de ética dentro das empresas e garantir um ambiente de trabalho mais íntegro. O material pode ser baixado gratuitamente na biblioteca virtual para recursos humanos.

Thalia completa afirmando que benefícios de apoio jurídico são uma opção para levar educação jurídica dentro das empresas e garantir mais segurança para os recursos humanos e colaboradores.



PPAG 2023 aponta parcerias com o terceiro setor

O Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) do Governo de Minas, com as metas de 2023, está atualizado, e a peça, que contém quase mil páginas, traz informações detalhadas de todos os programas que o estado pretende priorizar ao longo do ano. A previsão orçamentária para o cumprimento do PPAG este ano é de aproximadamente R$ 117 bilhões, distribuídos em diversas áreas.

Há uma clara intenção do governo de se aproximar do terceiro setor por meio do fomento e apoio a órgãos e entidades na captação de recursos e parcerias. Esse é o conteúdo constante nas diretrizes estratégicas de dezenas de programas de diversas áreas de atuação, mas não deixa claro quanto pretende direcionar para essas empresas.

O único programa cujo público-alvo que, de fato, é direcionado para entidades do terceiro setor está alocado na pasta da Educação, e contempla o atendimento às escolas Família Agrícola. A previsão do programa para este ano é de gastar cerca de R$ 25,4 milhões em todo o estado de Minas Gerais.

“Não podemos cravar que esta é a totalidade de recursos que serão direcionados para o terceiro setor, cujo papel é importantíssimo nas ações de promoção social que nem sempre o poder público dá conta de absorver. Mas há motivos para nos preocuparmos”, aponta o advogado Guilherme Azevedo, especialista no terceiro setor.

“O PPAG não tem a obrigatoriedade de elucidar, em detalhes, como vai distribuir os recursos dentro de cada programa. Então prefiro acreditar que a intenção governamental de criar um elo com essas instituições, como está constando nas diretrizes estratégicas de boa parte dos programas, vá permitir realmente investimentos que auxiliem o setor”, pontua.

Por isso, o jurista chama a atenção para a relevância do PPAG. Embora seja uma peça fictícia, tal como a Lei Orçamentária Anual (LOA), ela serve como referência para que os cidadãos exijam a obediência do estado a todos os atendimentos previstos na Constituição Federal. “O estado tem uma responsabilidade com os seus cidadãos, mas a tendência é que esse dever seja cumprido se houver uma consciência maior da população. É papel do povo cobrar ações e transparência, e o PPAG é um documento que pode auxiliar nisso”, pontua Guilherme Azevedo.



Estudantes de escolas públicas de BH participam do Dia Mundial do Scratch

Estudantes de escolas públicas de Belo Horizonte vão participar do Dia Mundial do Scratch no sábado, dia 13 de maio. A partir do contato com a ferramenta de programação, os participantes serão incentivados a criar animações, jogos e narrativas interativas para desenvolver habilidades, resolver problemas e expressar sentimentos por meio da programação em blocos.

Anualmente, as pessoas da comunidade criativa do Scratch organizam eventos em escolas, espaços não formais de ensino ou qualquer outro ambiente para apoiar e incentivar a comunidade da aprendizagem criativa, além de promover oportunidades de trocas de conhecimento e compartilhamentos de projetos. A Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura (Avec), que faz parte da Scratch Education Collaborative (SEC), rede global das organizações que utilizam a ferramenta, vai promover um encontro especial para o Dia do Scratch na capital mineira. 

Os participantes dos projetos Garotas Applicadas e Liga da Robótica, desenvolvidos pela Avec, terão diversas experiências com a ferramenta Scratch, sendo incentivados a imaginar e criar ideias e projetos a partir das atividades propostas. Entre as dinâmicas, uma oficina de Stop Motion, para produzir e fotografar uma história relacionada a algum esporte com massinha de modelar, e uma competição de sumô entre robôs, na qual os participantes serão desafiados a projetar e construir com peças Lego um robô que tenha a melhor estratégia e desempenho para vencer o duelo.

O encontro contará com a presença da Trincabotz, equipe de robótica aplicada à competição do Cefet-MG, que fará uma apresentação dos robôs de competição que desenvolvem e programam, e dos alunos de uma escola pública de Ribeirão das Neves, que irão com um professor de educação física para expor e propor um jogo desenvolvido por eles. Além disso, as participantes do Garotas Applicadas terão um momento de roda de conversa com mulheres pretas que estão no mercado de trabalho da tecnologia. O objetivo é proporcionar uma reflexão sobre a participação das mulheres nas áreas de ciências e tecnologia e uma troca de experiências.

De acordo com a presidente da Avec, Carmelita Vidigal, ”além de ser uma data que incentiva, valoriza e reforça a atuação da comunidade do Scratch, será mais uma oportunidade de os participantes do Garotas Applicadas e da Liga da Robótica criarem soluções para problemas e testarem as habilidades desenvolvidas nos respectivos projetos, além de escutarem experiências e aprendizados de especialistas da área de tecnologia”. Ela conta que, com a parceria do Centro Universitário Una, serão disponibilizados laboratórios de informática e espaços físicos do campus Aimorés da universidade para a execução das atividades no Dia do Scratch.



E-commerce de vinhos lança campanha inspirada na declaração do IRPF

A campanha de IRPF (Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas) ganhou destaque em todo o país nos primeiros meses de 2023. A Receita Federal já recebeu mais de 15 milhões de declarações, e a expectativa é de que 39,5 milhões de contribuintes informem os dados ao “leão” até 31 de maio, último dia para a entrega. Segundo o órgão, mais de  20 milhões de cidadãos ainda não tinham enviado as suas declarações até o final de abril.

Nesse panorama, a Evino, maior e-commerce de vinhos da América Latina, preparou um mês de maio diferente. Pela primeira vez, ao longo de todo o mês, a marca lança a campanha “Restituição Imediata”, que aposta no conceito da restituição na compra de vinhos selecionados.

Criada pela agência de publicidade Innova AATB, de São Paulo (SP), a campanha tem como defesa do conceito um tema que é resultado do mapeamento das oportunidades do mês de maio. “A pesquisa aponta que, normalmente, os brasileiros deixam a declaração do imposto de renda para a última hora, uma atitude que gera comoção da imprensa e mídias em geral”, destaca a agência.

“Pela primeira vez, em maio, a gente quis fazer diferente e criar uma campanha comercialmente forte e atual”, afirma Eduardo Souza, diretor de digital do Víssimo Group.

“Na essência, é sobre o poder que o vinho tem de transformar os momentos comuns em extraordinários. Por isso, a Evino vai trabalhar com este tema na campanha, que busca oferecer ao consumidor oportunidades diferenciadas para comprar vinhos”, completa.

Mauricio Fernandes, diretor geral de atendimento da Innova AATB, ressalta que a IRPF gera muito assunto, não apenas na mídia especializada, mas também nos grandes jornais, podcasts e redes sociais.

“Resolvemos aproveitar esse tema para criar uma promoção proprietária, e com grande potencial de perenidade, para surfar nas comunicações da época”, explica.

A campanha conta com a participação do ator e humorista Rafael Infante, conhecido em todo o Brasil por fazer parte do elenco do Porta dos Fundos, produtora de vídeos de humor veiculados na internet. Nas imagens publicitárias, Infante segura um leão no colo – em alusão à IRPF -, enquanto propõe um brinde com uma taça de vinho tinto.

Para mais informações, basta acessar: https://www.evino.com.br/



Redução de estrogênio na menopausa traz risco de osteoporose

A menopausa pode ter um impacto significativo na saúde óssea feminina. Durante esse período, a diminuição dos níveis de estrogênio pode levar à perda óssea e aumentar o risco de osteoporose. Para ajudar a prevenir essa condição, as mulheres devem adotar hábitos saudáveis de vida, como uma dieta rica em cálcio e vitamina D, além da prática regular de atividade física. Inclusive, o aumento das quedas entre idosos pode estar ligado à fragilidade óssea durante a terceira idade.

Segundo a SMS (Secretaria Municipal da Saúde), houve um acréscimo de 35% no número de notificações de quedas acidentais envolvendo pessoas com mais de 60 anos na cidade de São Paulo no último ano. De acordo com dados do Siva (Sistema de Informação para a Vigilância de Acidentes), sob a gestão da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, ocorreram 13.075 comunicações de quedas entre a população idosa em 2022, enquanto em 2021 o número registrado foi de 9.671.

Conforme registros do SIH (Sistema de Informação Hospitalar), a quantidade de internações decorrentes de quedas aumentou praticamente na mesma medida. Os dados apontam que em 2021 foram 3.055 internações – já em 2022 esse número passou para 3.903, um aumento de 27,75%.

Segundo o médico ginecologista, Dr. Rafael Lazarotto, durante a menopausa, a produção de estrogênio e progesterona diminuem, resultando em um desequilíbrio no controle de formação e reabsorção óssea, que poderá levar à perda óssea e aumentar o risco de osteoporose em mulheres. “É importante que essa área seja observada com atenção na menopausa, praticando exercícios regulares e consumindo alimentos ricos em cálcio e vitamina D. É necessário também consultar um médico para avaliações, planejamentos preventivos ou de controle de danos, caso já esteja instalada a doença”, avalia o especialista.

Lazarotto ressalta que a reposição hormonal pode ser útil para cuidar e prevenir a perda óssea relacionada à menopausa, já que o estrogênio ajuda a manter a densidade mineral do osso. No entanto, a terapia de reposição hormonal (TRH) deve ser prescrita pelo médico e avaliada individualmente em cada caso, levando em consideração os riscos e benefícios para a saúde da paciente. “Não se trata apenas de repor o hormônio, mas de suplementar o cálcio, a vitamina D e antirreabsortivos ósseos”, disse.

De acordo com o ginecologista, além da reposição hormonal e dos tratamentos específicos para a osteoporose, é importante que as mulheres na menopausa adotem um estilo de vida saudável para manter a saúde óssea. “O ideal é ter um planejamento feito por uma equipe multiprofissional, composta por educador físico e nutricionista. Pois a prática regular de atividades físicas, focando em carga progressiva com finalidade correção da baixa massa muscular, caminhadas, corridas e dança podem ajudar muito nessa fase”, esclarece o médico.  

Lazarotto salienta que uma alimentação balanceada, rica em nutrientes como cálcio, vitamina D, vitamina K e magnésio é fundamental para manter a saúde óssea. “Por fim, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool também é importante para prevenir a osteoporose”, finaliza.

Para saber mais, basta acessar: www.rafalazarotto.com.br

Instagram @rafalazarotto

 



Startup conquista benefício inédito em Viçosa (MG)

Em 2011, o CMIT (Conselho Municipal de Inovação Tecnológica) de Viçosa (MG) assinou a Lei Municipal de Inovação (2.204/2011), que concede benefícios para empresas de tecnologia. Doze anos depois, em março de 2023,  a Contajá Contabilidade Online – startup de solução contábil que utiliza tecnologia e otimização de processos – foi o primeiro negócio a conseguir a aprovação necessária.

A medida tem como objetivo incentivar e fomentar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica no município por meio de facilidades tributárias, como isenção de taxas, redução de alíquotas e adiamento, por um período determinado, do pagamento do ISS (imposto Sobre Serviços) e do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

O diferimento fiscal é um incentivo para as startups que, por vezes, têm de lidar com entraves financeiros, sobretudo em seu estágio inicial. Com a benesse, a startup pode usar os recursos com assertividade em elementos como pesquisa e inovação.

“A Contajá abriu portas para outras empresas em termos processuais e documentais. É como se tivéssemos pavimentado o caminho”, afirma João Henrique Silva Costa, CEO da Contajá. Costa foi quem reuniu os documentos e analisou a legislação, além de movimentar o processo e os servidores da Prefeitura para que a startup conseguisse o que está previsto em lei.

O CEO da Contajá, acrescenta que a empresa apresentou toda a documentação necessária e efetivou o canal de comunicação com o município, elementos que foram essenciais para a conquista. Viçosa contém 10738 empresas ativas, sendo que 228 empreendimentos iniciaram as atividades este ano. Na cidade, o tempo de abertura de um negócio é de 1 dia e 6 horas, segundo indicativos do Mapa de Empresas, organizados a partir da base de dados do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).

Sophia Curcio Ferreira Freitas, chefe do departamento jurídico da startup, explica que a legislação prevê uma série de benefícios fiscais para empresas de base tecnológica: “Com tais prerrogativas, teremos impulsionamento para investir na prestação de serviços e ampliar a gama de atuação, atingindo ainda mais empreendedores em nosso país”, afirma. “Um ponto-chave do processo foi a reativação do CMIT, responsável pela análise e concessão de tais benefícios fiscais”, complementa.

João Henrique destaca que a cidade de Viçosa conta com um amplo número de profissionais e estudantes e estimula o empreendedorismo e desenvolvimento de inovações – aplicação tecnológica que é utilizada, inclusive, para superar as barreiras físicas que o município impõe.

“Temos orgulho de sermos os primeiros a conquistar os benefícios fiscais concedidos pela Lei Municipal de Inovação e, acima de tudo, a certeza de que abrimos as portas para que mais empreendedores e inovadores possam contar com o apoio de Viçosa para concretizar os seus sonhos e ideias”, diz Costa.

Para mais informações, basta acessar: https://contaja.com.br/



Neuromarketing pode ajudar a melhorar a conversão, diz CEO

Cada dia mais, o comércio eletrônico ganha a aderência dos consumidores do Brasil e do planeta. Não à toa, a modalidade deve crescer 55,3% em todo o mundo até 2025, segundo dados do relatório Global Payments Report, divulgado pela Worldpay from FIS,. No país, o e-commerce deve expandir 95% nos próximos dois anos.

Apesar das perspectivas positivas, a indecisão dos e-consumidores preocupa as equipes de marketing das empresas do Brasil. Em média, 78% dos usuários entrevistados pela Opinion Box revelaram que têm o hábito de desistir da compra de um produto ou serviço nas etapas finais de pagamento. Aliás, 15% dos participantes afirmaram que abandonam o carrinho de compras virtual com frequência.

Segundo análise da própria Opinion Box, os dados podem representar um desafio para muitas empresas, mas podem ser uma oportunidade para que os negócios que atuam no ambiente on-line descubram o que motiva isso para, assim, investir em estratégias para suprir esses gargalos.

Na visão de Giovanni Ballarin, CEO da agência de marketing digital Mestres do Site, um elemento pode ajudar a mudar a situação: o neuromarketing.

Ballarin explica que o neuromarketing prevê o comportamento do consumidor por meio do processamento das informações. “O objetivo é levar o ser humano como centro da demanda dos produtos e serviços”, diz ele.

Segundo Ballarin, através das ferramentas que o neuromarketing dispõe – escaneamento cerebral e atividades fisiológicas -, é possível melhorar a segmentação de clientes e tornar as ofertas e design mais eficazes.

“Entender o que uma pessoa sente ao ver uma oferta, informação ou conteúdo é muito poderoso para quem sabe usar essas informações e desenvolver soluções que vão satisfazer as necessidades dos seres humanos”, afirma o empresário.

Diante disso, prossegue Ballarin, o neuromarketing pode auxiliar gestores de marketing e empresários na busca por seus resultados. “Tudo parte do princípio de que o cérebro humano sofre influência dos estímulos que recebe e um bom estrategista usa isso ao seu favor”, complementa.

Para exemplificar, o CEO da agência de marketing digital Mestres do Site destaca os principais elementos que podem auxiliar gestores de marketing e empresários na busca por seus resultados com o neuromarketing nos tópicos a seguir:

1 – Usar gatilhos mentais

“Use gatilhos mentais para incentivar ações de conversão. Os estímulos podem levar o consumidor a tomar decisões impulsivas, uma vez que o cérebro entende que é necessário decidir com urgência”, afirma. Ele explica que alguns dos principais gatilhos são: afeição, antecipação, autoridade, consistência, urgência e reciprocidade.

Além disso, é possível utilizar a chamada “prova social”: “Quando o seu cliente em potencial vê que outras pessoas já compraram o seu produto ou serviço e ficaram satisfeitos, tem o impulso natural de comprar para ficar satisfeito também. Isso porque somos sociáveis e temos uma tendência a seguir as decisões da maioria”. 

2 – Utilizar as cores 

“As cores influenciam diretamente no comportamento do público. Todos temos a tendência psicológica de associar cores a sentimentos, por isso, vale a pena usar esta percepção humana para gerar resultados para o seu negócio”, recomenda.

Para Ballarin, vale fazer um estudo detalhado sobre as cores. A partir disso, é preciso considerar as sensações que as cores são capazes de causar e quais, exatamente, a campanha de marketing deseja ativar a fim de concluir a venda.

3 – Explorar os sentidos

O empresário destaca que é possível impactar os clientes por meio da experiência com o uso de recursos sensoriais. 

“Tente trabalhar todos os sentidos, evoque lembranças e desperte a atenção para imagens, cheiros, sons, sabores e demais sensações que ‘toquem’ o seu cliente em potencial em cheio. Assim, a possibilidade de conversão é bem maior”, afirma.

4 – Limitar as escolhas 

“O excesso de opções pode deixar o seu público confuso. Com isso, o consumidor pode ficar indeciso e acabar deixando a compra de lado – e, com isso, voltamos ao dilema dos carrinhos abandonados”, pontua. 

Para resolver o problema, Ballarin ressalta que é preciso manter o foco nas estratégias de marketing digital: “Defina os seus produtos ou serviços, mostre ao consumidor, empregue argumentos de venda e torne a etapa de decisão o mais simples possível”.

5 – Escolher as palavras

Além de um significado objetivo, as palavras podem transmitir emoções e provocar uma série de sensações no consumidor, explica Ballarin.

“Por essa razão, é preciso selecionar a dedo as palavras que serão utilizadas não apenas em campanhas, mas também em espaços como descrições dos produtos e serviços”, diz. 

6 – Buscar e apurar os dados

Não basta usar as melhores estratégias de marketing possível, é preciso buscar e analisar a forma como o consumidor reage a essas táticas.

“Faça uma coleta de dados detalhada e, a partir disso, adapte tudo conforme o que, de fato, traz resultados positivos para a sua empresa”, explica. 

Para mais informações, basta acessar: https://mestresdosite.com.br/



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