Home Blog Page 898

Os impactos da mudança do novo marco cambial

No mês de dezembro de 2022 o Banco Central do Brasil editou a Res BCB 277, que dispõe sobre o mercado de câmbio e o ingresso no país e a saída do país de valores em reais e em moeda estrangeira, e dá outras providências, regulamentando a Lei nº 14.286, de 29 de dezembro de 2021.A Res BCB 277 foi objeto do Edital de Consulta Pública (ECP) 90/2022, de 12 de maio de 2022.

Essa nova Resolução tem por objetivos modernizar, simplificar e trazer maior segurança jurídica, permitindo a realização das operações cambiais com menor grau de burocracia, e de forma aderente aos melhores padrões internacionais. Ela tem como propósito aumentar a estabilidade cambial e a competitividade da economia brasileira, através de medidas como a flexibilização das regras cambiais, a redução da intervenção do Banco Central no mercado cambial e a implementação de instrumentos de gestão de risco cambial. Essas medidas devem tornar as transações internacionais mais simples, e beneficiará principalmente a atuação do Brasil no comércio exterior.

O novo mercado de câmbio deve incentivar a competição entre os agentes do mercado, através da inovação, simplificação e redução de custos operacionais, para trazer para o cliente menores custos, transparência, mais agilidade e segurança nas transações cambiais.

O novo marco cambial pode ter impactos importantes sobre a economia brasileira, incluindo o aumento da competitividade das exportações, a redução da dependência dos fluxos de capital especulativo, o aumento da estabilidade cambial e o aumento do risco para as empresas que operam no comércio exterior. No entanto, é importante lembrar que esses impactos podem variar dependendo das condições do mercado e de outros fatores.

Foram introduzidas modificações nos seguintes aspectos:

  • Equiparação do tratamento das operações de câmbio às demais operações conduzidas no SFN, observado que, no caso de operação com cliente, a instituição autorizada a operar no mercado de câmbio deve ser capaz de comprovar para o BCB que o cliente consente com as condições pactuadas;
  • Estabelecimento de que a instituição autorizada a operar no mercado de câmbio poderá requisitar ou dispensar, conforme sua avaliação, informações e documentos comprobatórios para o curso das operações, considerando a avaliação do cliente e as características da operação;
  • Inserção de dispositivos sobre requisitos para autorização para operar no mercado de câmbio e sobre tratamento a ser dado pelo BCB aos pedidos para essa autorização, bem como sobre sua revisão e seu cancelamento;
  • Os bancos autorizados a operar no mercado de câmbio poderão conduzir todas as operações de câmbio previstas na regulamentação cambial;
  • As sociedades de crédito, financiamento e investimento e as agências de fomento, autorizadas a operar no mercado de câmbio, poderão realizar as mesmas operações cambiais que as sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários, sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários e sociedades corretoras de câmbio;
  • Permissão para que as instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio enviem para o BCB, até o dia 5 do mês subsequente ao da sua realização, as informações sobre as operações de câmbio de até US$ 50 mil (cinquenta mil dólares dos Estados Unidos), ou seu equivalente em outras moedas, que não necessitem ser vinculadas a operações de capitais estrangeiros;
  • Equiparação dos requisitos para abertura, manutenção, movimentação e encerramento das contas em reais dos não residentes aos das contas dos residentes;
  • A classificação da finalidade da operação de câmbio passa a ser de responsabilidade do cliente, devendo as instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio prestar orientação e suporte técnico para os clientes que necessitarem; e
  • Simplificação e a racionalização do processo de classificação da finalidade das operações cambiais.

Em complemento às alterações introduzidas no mercado de câmbio, decorrentes da entrada em vigor da Lei nº 14.286, de 29 de dezembro de 2021, o BCB editou vários normativos para disciplinar o ingresso e a saída de valores em reais e em moeda estrangeira, o capital brasileiro no exterior, as operações de crédito externo e de investimento estrangeiro direto.

De acordo com Gilson Oliveira Marques, sócio-diretor da MK Consultoria, “Essa mudança objetiva tornar a operação de câmbio menos burocrática, mais eficiente e com um nível de segurança ainda maior para todos os lados”. Em função das alterações na regulamentação, a MK Consultoria elaborou e o Regdrive está disponibilizando uma Tabela Prática, objetivando oferecer aos clientes da MK e ao público em geral, um resumo com uma navegação interativa entre os Anexos III e IV da Res BCB 277, além da conexão com as “Notas auxiliares para classificação de operação de câmbio em geral de mais de US$ 50 mil”.

Adicionalmente, o usuário poderá consultar na Tabela Prática uma indicação das informações e documentos exigidos habitualmente para a contratação do câmbio e a percepção MK Consultoria do risco inerente para lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo – LDFT de cada Natureza de Operação.

“Estamos compartilhando e disponibilizando para todos a tabela Naturezas de Operações de Câmbio, que pode ser baixada aqui”, complementa Gilson Marques.

Sobre o Regdrive: O Regdrive é uma plataforma GRC para gestão de governança, riscos, compliance e auditoria interna, desenvolvida pela LYE Consultoria. O Regdrive está no mercado há mais de 10 anos, surgiu para atender demandas regulatórias do SFN. Em parceria com a MK Consultoria, especializada no mercado financeiro, automatiza o compliance regulatório de mais de 200 instituições financeiras, entre bancos, instituições de pagamento, varejistas e montadoras de automóveis.

Sobre a MK Consultoria: A MK Consultoria Organizacional presta assessoria às instituições bancárias e não bancárias, gerindo assuntos relacionados à organização, regulação e supervisão do Sistema Financeiro Nacional. Sua atuação inclui a constituição e o cancelamento de instituições financeiras, análises da estrutura de governança e efetividade dos controles internos. Especialista em Compliance, com acompanhamento de novas normas, disponibilização de biblioteca e programas de compliance organizados e atualizados, além da assessoria para interpretação de normativos.



A utilização do tráfego pago para impulsionar vendas online

gestão de tráfego pago, popularmente conhecida como “anúncio online”, tem sido cada vez mais utilizada por empresas que buscam aumentar sua presença na internet e alcançar novos clientes. Segundo uma matéria publicada pelo portal Propmark sobre a publicidade no Brasil, a previsão é que por aqui a publicidade cresça a uma taxa de 5% ao ano até 2026 e em virtude da pandemia, as atividades de consumo e lazer ficaram mais digitais, o que abriu oportunidade para varejistas e profissionais de marketing digital, além disso produzir e comprar conteúdos em plataformas ficou mais fácil. Esse aumento mostra que as empresas estão cada vez mais conscientes da importância de investir em publicidade online.

Angélica Bandeira, gestora de tráfego pago e CEO da ABC Agência de Marketing Digital, comenta que a profissão de gestor de tráfego tem sido muito disputada devido a sua popularidade crescente nos últimos anos. Uma matéria publicada no portal Educa Mais Brasil mostra que a profissão de gestor de tráfego ficou entre as cinco mais populares em 2022.

“A gestão de tráfego pago pode trazer diversos benefícios para as empresas que desejam aumentar sua presença na internet”, diz Angélica Chaves. Entre os principais benefícios, pode-se destacar:

– Aumento da visibilidade: as empresas conseguem aumentar sua visibilidade na internet  o que leva o alcance de um público maior;

– Segmentação de público: as plataformas de gestão de tráfego pago permitem a segmentação de acordo com diversos critérios, como idade, sexo, localização geográfica, interesses, entregando assim os anúncios para pessoas com maior probabilidade de compra ou adesão de serviço;

– Métricas precisas e em tempo real: As plataformas de gestão de tráfego pago oferecem diversas métricas que permitem o acompanhamento e a opção de fazer ajustes para melhorar os resultados;

– Retorno sobre investimento ou ROI: o retorno pode ser mais rápido do que outros canais de publicidade offline.

O artesão e proprietário da marca Seu Espaço Místico, Adriaan Zanetti, diz que o tráfego pago é de grande importância para as vendas em seu e-commerce. “Através do tráfego pago é possível alcançar um público maior, mais segmentado e que tenha maior afinidade com meus produtos”, diz Adriaan. 

Já a estomaterapeuta Micheline Sarquis, especialista no tratamento de feridas crônicas em Belo Horizonte, também utilizadora das plataformas de anúncios online, aponta que a internet é uma grande aliada para o desenvolvimento do seu negócio, em especial, quando trabalha com o tráfego pago.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a ABComm Forekast, em 2022, a venda on-line teve estimativa de faturamento de R$ 169,59 bilhões. A perspectiva para este ano é de superar esse número e chegar a R$ 185,7 bilhões. Ainda sobre tendências para 2023, o portal Exame.com mostra que os lojistas pretendem expandir ainda mais a estratégia dos negócios virtuais em 2023: a pesquisa indica que 64% dos empreendedores pretendem aprender mais sobre estratégias de e-commerce; 41% querem ampliar canais de divulgação; e 35,5% desejam expandir seu portfólio de produtos.

Sendo assim, é possível ver que o trabalho de tráfego pago realizado nas plataformas digitais vem atuando cada vez mais como uma forma de atrair e prospectar clientes através do meio online, auxiliando de forma direta as marcas e empresas, sejam elas pequenas, médias, ou grandes, a estarem presentes e se estabelecerem no universo digital.



Yakult continua entre as melhores em Satisfação do Cliente

A Yakult do Brasil volta a figurar no ranking do prêmio Melhores Empresas em Satisfação do Cliente na categoria Bebidas Sucos, pelo terceiro ano consecutivo. Em setembro, a Yakult também concorrerá para permanecer entre as 100 melhores empresas no cômputo geral pela terceira vez seguida – que serão anunciadas em setembro em uma cerimônia no Teatro Frei Caneca, em São Paulo. A filial da multinacional japonesa Yakult Honsha, que completa 55 anos de Brasil neste ano, se destaca entre 3.411 empresas do setor de Bebidas e Sucos na pesquisa que recebeu mais de 20 milhões de opiniões de clientes e envolveu mais de 10 mil marcas, de 207 segmentos do mercado.

As Melhores Empresas são aquelas que conseguiram atingir amostragem mínima para garantir 98% de Confiança Estatística e também no Índice de Satisfação do Cliente (ISC – média MESC) superior a 80%. As empresas são classificadas de acordo com as médias obtidas em ordem decrescente. Todas as empresas que passaram para a segunda fase da seleção foram submetidas a uma auditoria do MESC, que realizou ao menos um processo de Cliente Oculto em seus Canais de Atendimento.

O presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto, ressalta que ser novamente reconhecida pelos consumidores por meio da pesquisa do Instituto MESC é motivo de muito orgulho para a Yakult e para todos que trabalham na empresa. “Esperamos estar novamente entre as 100 marcas mais reconhecidas pelos clientes neste ano, como ocorreu em 2022. Agradeço a todos os clientes que nos prestigiaram e reafirmo o nosso compromisso com a produção e o desenvolvimento de alimentos que objetivam o cuidado com a saúde e o bem-estar das pessoas, seguindo a filosofia do nosso fundador, o Dr. Minoru Shirota”, assegura.

A pesquisa
Em parceria com o Google, o Programa de Recompensas MESC seleciona usuários para avaliação, de forma espontânea, de produtos e serviços que consumiram nos últimos 12 meses. Neste ano, o MESC recebeu mais de 20 milhões de opiniões na pesquisa com cunho científico que envolveu marcas de todos os segmentos – de aço e empresas aéreas a shopping centers, call center e construção civil. O projeto também tem parceria com grandes portais de E-commerce de lojas varejistas espalhadas pelo mundo.

Os clientes responderam a um questionário com 30 questões cuidadosamente elaboradas e que se dividem em três dimensões: Valor, Atendimento e Execução. Dessas, duas questões são abertas e dissertativas para complementar o estudo qualitativo, detalhar o sentimento dos clientes em relação às marcas e avaliar 22 dimensões do Índice de Satisfação do Cliente (ISC). Até serem premiadas, as empresas passam por duas fases eliminatórias que envolvem amostras estatísticas – toda empresa, para avançar, precisa atingir 98% de confiança estatística –; e ao menos 70% (média MESC) de satisfação do cliente.

As empresas que passam nas duas fases eliminatórias também são submetidas a uma auditoria de eficácia das práticas para satisfazer os clientes. “Além de uma análise rigorosa de reputação, realizada por auditor MESC, realizamos um processo de Cliente Oculto nos canais de atendimento das empresas que passaram pela segunda fase da seleção. Todo o processo segue rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e as diretivas do International Privacy Shield”, afirma o CEO do Instituto MESC, Luiz Rocha. O Instituto MESC, especializado em comportamento do consumidor, patenteou a metodologia que engloba e amplia as principais práticas de mercado para obter o Índice de Satisfação do Cliente (ISC), entre elas o Net Promoter Score (NPS), C-SAT, CES, Share of Wallet, ACSI, BCSI e todas as diretivas ISO.

Mais informações
Fundada em 1955 pelo médico e pesquisador Minoru Shirota, a Yakult Honsha, sediada em Tóquio, no Japão, pesquisa os microrganismos probióticos promotores da saúde. Presente em 40 países e regiões, a marca faz parte dos hábitos alimentares diários de 40 milhões de consumidores no mundo. A filial brasileira completa 55 anos em 2023. Para outras informações, basta acessar o site ou as redes sociais da empresa: Facebook/yakultbrasiloficial Instagram@yakultbrasil



Casa do Fitness começa a atuar como fornecedor oficial Bluefit

A Casa do Fitness, loja conceito especializada em equipamentos de ginástica, recentemente recebeu uma grande notícia: a equipe de homologação da rede de academias Bluefit aprovou a empresa para ser um de seus fornecedores oficiais.

A partir dessa parceria, a loja teve a oportunidade de fornecer equipamentos para várias das novas unidades da franquia que estão sendo abertas. As primeiras academias entregues pela Casa do Fitness já estão, inclusive, funcionando e atendendo ao público da região onde estão localizadas as novas unidades.

Treino para todos, tudo para treinos

Desde a homologação, a Casa do Fitness já entregou equipamentos para inauguração de três novas unidades da franquia em diferentes regiões do país. Os equipamentos entregues incluem esteiras, bicicletas ergométricas, elípticos, equipamentos de musculação e muitos outros.

A Bluefit, por sua vez, tem continuado a buscar a Casa do Fitness para fornecer cada vez mais equipamentos para as novas franquias que estão sendo planejadas.

Bluefit Diadema

Um dos destaques nas entregas é a unidade nova de Diadema da rede de academias, que foi completamente montada utilizando produtos da Speedo. Entre os equipamentos utilizados na montagem da academia estão:

A esteira TR9 Pro da Speedo.

O remo à base de água WaterRower A1.

O Hip Thruster da Speedo é um equipamento que permite fazer a elevação pélvica, guiada pelo aparelho.

A Casa do Fitness é licenciada exclusiva da Speedo Fitness no Brasil.



Síndrome do Intestino Irritável é um distúrbio crônico que atinge o intestino

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) acomete duas vezes mais as mulheres do que os homens e provoca dor e distensão abdominal, inchaço, constipação e/ou diarreia recorrente. Esta condição é comum na população, mas acomete duas vezes mais as mulheres do que os homens, afetando negativamente a qualidade de vida do paciente, tendo em vista que seus sintomas podem persistir por um longo período. 

A gastroenterologista também destaca que existem outros fatores que podem contribuir para a maior prevalência da SII em mulheres, como, por exemplo, a resposta biocomportamental ao estresse, a ansiedade, a depressão e a somatização, além da prevalência de comorbidades associadas à dor crônica, frequentemente associadas à síndrome, como fibromialgia, síndrome da fadiga crônica, dor pélvica crônica e enxaqueca, o que sugere associação com o status hormonal.  

Segundo a Dra. Marcella Salazar Sousa, gastroenterologista e membro da Comissão da Mulher da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), este fator pode estar relacionado a mudanças hormonais: “Enquanto na população masculina há um predomínio da SII com diarreia, entre as mulheres há mais relatos de sintomas de constipação – redução na frequência das evacuações e fezes mais endurecidas – exceto durante o período menstrual, quando os níveis hormonais caem”, explica. Durante o período menstrual e, quando as mulheres estão mais vulneráveis ao estresse, ansiedade e depressão, os sintomas podem ser mais intensos: “Nesse período, quando há uma queda nos níveis hormonais, há também muitos relatos de exacerbação da dor abdominal, barriga inchada e da sensibilidade retal, quando comparado com outras fases do ciclo menstrual. Já o estresse afeta a barreira intestinal e aumenta a permeabilidade intestinal através de fatores imunológicos que agravam os sintomas da SII”, esclarece a médica. 

Outro fator que pode agravar e causar desconforto aos pacientes com SII é a alimentação. O ideal é manter um estilo de vida saudável, o que engloba a prática de atividade física, que, além de trazer vários benefícios para a saúde, ajuda os movimentos intestinais e aumenta a frequência evacuatória, reduzindo, assim, os sintomas relacionados à síndrome. Evitar o consumo excessivo de cafeína, álcool, bebidas gaseificadas, cigarro, alimentos gordurosos, condimentados e fermentados também auxiliam na redução do desconforto abdominal. 

O diagnóstico da SII é de inclusão e baseado em sintomas, conforme os critérios de Roma IV, que são: o paciente deve apresentar dor abdominal recorrente, ao menos um dia na semana nos últimos três meses, associado a dois ou mais dos seguintes critérios: relação com evacuação, alteração na frequência das evacuações e alterações na forma e/ou consistência das fezes. É importante ressaltar que estes sintomas devem estar presentes nos últimos três meses e terem iniciado, pelo menos, há seis meses. Poucos exames complementares são necessários para exclusão de diagnósticos diferenciais. 

Embora a doença não tenha cura, existe tratamento para auxiliar no controle dos sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes: “É importante ter uma boa relação médico-paciente e assegurar que, apesar de interferir na qualidade de vida, a doença é uma condição benigna. A conduta terapêutica depende da intensidade e dos sintomas predominantes (diarreia, constipação, dor abdominal e distensão) e incluem também mudanças no estilo de vida do paciente, além das medicações”, afirma a médica. 

Além disso, a gastroenterologista ressalta que a terapia cognitiva comportamental é uma excelente ferramenta para reduzir a ansiedade e o estresse, que são os fatores que também contribuem para a piora dos sintomas relacionados à síndrome.

Este texto não substitui uma consulta médica. Em caso de dúvidas, um gastroenterologista deve ser consultado.



Filantropia no Brasil tem espaço para crescer

A filantropia no Brasil tem oportunidade para crescer seu nível de investimento em pelo menos seis vezes. Hoje, o total estimado é de US$4 bilhões em doações anuais, cerca de R$20 bilhões. Com base no número de bilionários, 54 conforme dados da Forbes, o país teria potencial para chegar a US$28 bilhões em apoios. A conclusão faz parte do estudo “O Futuro da Filantropia no Brasil: Contribuir para a Justiça Social e Ambiental”, elaborado pelo Instituto Beja, organização de impacto social para uma filantropia colaborativa.

O estudo faz um panorama da filantropia no Brasil. Para montar esse retrato, 21 filantropos brasileiros e 21 profissionais ou especialistas atuantes no setor foram entrevistados entre setembro e dezembro de 2022. Segundo o relatório, a doação é comum em todos os níveis socioeconômicos da população. A classe média é vista como a mais consciente e empática por conviver mais diretamente com os problemas sociais. Entre os mais ricos, porém, essa prática está aquém da capacidade financeira desse grupo. A percepção é de que existe receio em contribuir de forma mais significativa.

“Quando a doação envolve dinheiro, a relação de confiança é menos estabelecida”, avalia o relatório. De acordo com Cristiane Sultani, fundadora e presidente do Instituto Beja, para aumentar a cultura da filantropia, é preciso conquistar espaços em políticas públicas com o governo federal, melhorando o sistema fiscal das doações, e garantir que os ‘endowments’ (fundos patrimoniais filantrópicos) tenham mais segurança jurídica.

A apresentação do estudo foi realizada em abril, em São Paulo, e contou com a presença de filantropos, instituições e ONGs do setor. O evento marcou também o início do movimento “Filantropando – Oxigenando boas ações”, idealizado pelo Instituto Beja. O objetivo é promover um ambiente de trocas e discussões sobre a filantropia, alinhando comunicação e estratégias em busca de aprimoramento do setor.

O relatório também aponta que a forma como as fundações operam no Brasil está mudando. Entre 20% e 30% são de iniciativas subsidiadas, ou seja, de fundações que apoiam projetos desenvolvidos por outras instituições. A mudança é impulsionada por fatores como o impacto da pandemia da Covid-19 e o reconhecimento do valor do fortalecimento da sociedade civil. Já em relação às causas, a filantropia se mantém focada em temas tradicionais, com destaque para a educação e saúde, mas com tendência para ações voltadas aos direitos humanos e à justiça social.

Há ainda um crescente apoio financeiro internacional às questões ambientais e de mudanças climáticas. “O governo brasileiro atual parece estar mais inclinado na área de proteção ambiental. Pelo menos, há um otimismo internacional para esse setor”, avalia a consultora independente de filantropia estratégica Silvia Bastante de Unverhau, autora do estudo e parceira da Braymont Philanthropy Advisory.

Mudança sistêmica

O relatório sugere reflexões da chamada “mudança sistêmica” e de que forma esse conceito pode desenvolver ainda mais a prática de filantropia. “Mudança sistêmica é ver a causa real de um problema. Se você tem uma população passando fome, é preciso entender o porquê. É dar um passo adiante na filantropia”, explica Peter Drobac, diretor da Skoll Centre for Social Entrepreneurship da Universidade de Oxford. Ele explica que a filantropia reúne todos os atores que lidam com a mesma causa para promover um futuro melhor.

Para essa mudança ocorrer, na opinião da filantropa americana Peggy Dulany, é importante a filantropia ter estratégia e pensar a longo prazo. Dulany é presidente e fundadora da Synergos, organização sem fins lucrativos que visa reduzir a pobreza global e acompanhou o lançamento do relatório. “Ter um grupo de pessoas discutindo a filantropia, como esses profissionais presentes na divulgação desse estudo, é essencial. Questões de equidade e de inclusão são necessárias para um Brasil mais inclusivo, participativo e colaborativo”, avalia.

Mais informações no site http://institutobeja.org/filantropando/



Mercado de beleza passa por momento inédito de busca por profissionalização

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. De acordo com a pesquisa realizada pelo Euromonitor International, o país está atrás somente dos Estados Unidos, China e Japão. O levantamento aponta também que o setor atingiu a marca de 29,62 bilhões de dólares em 2019 e segue em alta.

Dados do Ministério da Economia e da Secretaria de Comércio Exterior indicam que o Brasil se destaca no número de lançamentos no segmento de beleza, com exportações para 174 países. Uma previsão da Goldstein Research aponta uma taxa composta anual de crescimento de 4,76% neste mercado até 2030.

Para atender a demanda cada vez maior, e acompanhar as exigências das clientes, empresas e profissionais buscam capacitação. A oferta de cursos do setor de beleza mudou. “Antes aprendia-se muito por repetição. O profissional de beleza não tinha o hábito do estudo”, afirma Robson Trindade, mestre e doutorando em Visagismo – PUC/SP TIDD.

Com participação ativa na implantação de cursos de graduação e pós-graduação em universidades brasileiras, Robson conta que percebeu a necessidade de aprimorar a educação no setor de beleza. “Notamos que investidores conhecem o mercado de beleza, mas não sabem como é fazer a gestão de um negócio. E que profissionais de beleza precisam de conhecimentos e formação em visagismo para entregar resultados desejados.”

Foi a partir desta constatação que Trindade decidiu se dedicar a estudar a grade de estudos ideal para atender integralmente o profissional do setor. O professor conta que o programa está estruturado a partir de três grandes eixos temáticos: gestão de negócios, de projetos e da imagem. “Os três eixos podem ser aplicados na imagem pessoal, empresarial, midiática e na criação de personagens”, explica.

Trindade reforça a necessidade do profissional de beleza se dedicar ao estudo científico do visagismo. “Só com conhecimento aprofundado é possível ler e interpretar o desejo de seus clientes. E assim, oferecer uma conexão direta entre essência, individualidade e exclusividade pela imagem.”

Entusiasta do aprimoramento profissional constante, Trindade descreve a educação como o grande desenvolvimento para o mercado de beleza no Brasil para o mundo. “Acredito que a educação torna um indivíduo mais feliz e satisfeito consigo mesmo e, desta forma, apto a servir melhor as pessoas. É um empoderamento absurdamente fantástico”, conclui.



Impactos da Inteligência Artificial no RH serão debatidos em evento na Flórida

A Brazil-Florida Business Council, Inc., organização sem fins lucrativos voltada à promoção de negócios internacionais, localizada em Tampa, na Flórida (EUA), realiza, no próximo dia 16 de maio (terça-feira), às 17 horas (Flórida), e às 19 horas (Brasília), o webinar AI and the Future of Work: HR in the Age of Digital Transformation (IA e o Futuro do Trabalho: RH na era da transformação digital).

Na ocasião, renomados CEOs, fundadores de HRTechs e grandes executivos de RH do setor debaterão como a tecnologia vem, sutilmente, mudando o comportamento corporativo, e como a IA conduzirá contratações, treinamentos, reuniões e colaboração no local de trabalho no futuro.

Estarão presentes para enriquecer o debate, Fernando Cariello, presidente do comitê de inovação do conselho empresarial Brazil-Florida; Erica Castelo, CEO e fundadora da The Soul Factor; Neusa Hirota, diretora sênior de Aprendizagem e Gestão de Talentos Empresariais da Jabil; Lázaro Malta, CEO e fundador da Ahgora; e Lucas Mendes, cofundador da Revelo.

Para acompanhar o webinar, é necessário fazer inscrição gratuitamente, através do link: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_1QDAtyEFQXKR38SGyLCpig

Para mais informações, acesse https://brazilfloridabusiness.com/event-5253894



A LeddarTech apresenta LeddarVision, seu software premiado de fusão e percepção de sensores, e produtos na EcoMotion 2023, de 22 a 24 de maio, em Tel Aviv, Israel

QUEBEC, May 10, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — A LeddarTech®, uma empresa de software automotivo que fornece soluções inovadoras de tecnologia de software de fusão e percepção de sensores de nível baixo para ADAS e AD que são escaláveis e flexíveis enquanto proporcionam alto desempenho, anunciou hoje sua participação como patrocinador prata na EcoMotion Week 2023 em Tel Aviv, Israel.

A empresa, que é liderada por seus peritos técnicos com base em Israel, demonstrará sua tecnologia premiada em seu estande e oferecerá aos representantes a oportunidade de uma experiência ao vivo na estrada em seu LeddarCar. Além disso, o CTO da LeddarTech presidirá um painel no evento.

Visite a exibição da tecnologia LeddarTech apresentando a LeddarVision™, uma solução de fusão e percepção de sensores de baixo nível em hardware-agnóstico escalável, econômico e de alto desempenho para aplicações ADAS e AD industriais, automotivas e dfora da estrada. Testemunhe o alto desempenho do software em vários níveis de autonomia e em diversos cenários, tais como condições climáticas severas, por meio do painel de demonstração premiado.

Descubra

LeddarVision Front-View (LVF), uma família de produtos de software automotivos que trata dos desafios deparados durante o desenvolvimento de aplicações ADAS de nível 2/2+, tais como a solução de questões de segurança e descoberta de software de fusão e percepção escalável que oferece alto desempenho a baixo custo. Estes dois produtos distintos são abrangentes pacotes de software de fusão e percepção de baixo nível que combinam de forma ideal modalidades de sensores para aplicações ADAS de nível 2/2+, com classificação 5 estrelas em NCAP 2025/GSR 2022.

  • LeddarVision Front (nível de entrada) (LVF-E): Este produto amplia o envelope de desempenho, com o potencial de dobrar o alcance efetivo dos sensores e permitindo uma solução operável com apenas três sensores.
  • LeddarVision Front (alto nível) (LVF-H): Com a configuração de sensor estendida a 1V5R com base em uma única câmera de 3 megapixels com 120 graus e cinco radares, o conjunto LVF-H estende o suporte de percepção para aplicações de assistência rodoviária, incluindo controle de cruzeiro adaptável de 160 km/h, alcance de 200 metros e troca semiautomática de faixa.

LeddarVision Surround (LVS-2+) amplia com eficiência a configuração do sensor 1VxR da família de produtos de visão frontal LVF para uma configuração 5V5R, melhorando o suporte a aplicações de apoio a engarrafamento de trânsito (TJA) e assistência rodoviária (HWA). Também permite aplicações como troca automática de faixa, ultrapassagens e controle de cruzeiro adaptável em faixa de velocidade alta (ACC).

Acompanhe-nos: LeddarCar ao vivo – OEMs e representantes de fornecedores do setor automotivo de nível 1 e 2 estão convidados para fazer uma reserva para uma demonstração de estrada da tecnologia de software de fusão e percepção de baixo nível LeddarVision da LeddarTech.

Participe: Pierre Olivier, CTO da LeddarTech, presidirá um painel chamado “Veículo autônomo 360: Casos de uso”.

Agende previamente uma reunião para uma demonstração de produtos ou vivencie o LeddarCar ao vivo.

Informações sobre a EcoMotion

A EcoMotion é uma comunidade dinâmica e crescente de mobilidade inteligente que abrange mais de 650 start-ups e 15.000 integrantes. A EcoMotion é um empreendimento conjunto da ONG Israel Innovation Institute (instituto de inovação de Israel) junto com o Ministério de Transporte e Segurança Rodoviária e o Ministério da Economia e da Indústria de Israel.

Sobre a LeddarTech

A LeddarTech, uma empresa de software global fundada em 2007, desenvolve e fornece uma ampla gama de soluções de software de percepção que possibilita a implantação de ADAS e aplicações de direção autônoma. O software de uso na indústria automotiva da LeddarTech aplica algoritmos de IA avançada e visão computacional para gerar modelos precisos em 3D do ambiente, permitindo uma melhor tomada de decisão e navegação mais segura. Esta tecnologia de alto desempenho, escalável e econômica está disponível para OEMs e fornecedores de nível 1 e 2 para implantar de forma eficaz soluções ADAS para veículos automotivos e fora de estrada.

A LeddarTech é responsável por várias inovações de sensoriamento remoto, com mais de 150 patentes concedidas ou requeridas para melhorar as capacidades de ADAS e AD. Uma melhor ciência do que está ao redor do veículo é crítico para uma mobilidade global mais segura, mais eficiente, sustentável e acessível: isso é o que move a LeddarTech na busca de se tornar a solução de software de fusão e percepção de sensores mais amplamente adotada.

Informações adicionais sobre a LeddarTech estão acessíveis em www.leddartech.com e no LinkedIn, Twitter, Facebook e YouTube.

Contato:
Sr. Daniel Aitken, Vice-Presidente, Marketing Global, Comunicação e Relação com Investidor, LeddarTech Inc.
Tel.: + 1-418-653-9000 ext. 232 daniel.aitken@leddartech.com

Contato das relações com investidores e website: InvestorRelations@leddartech.com
https://investors.leddartech.com/

Leddar, LeddarTech, LeddarVision, LeddarSP, VAYADrive, VayaVision e os logotipos relacionados a elas são marcas comerciais ou marcas registradas da LeddarTech Inc. e suas subsidiárias. Todas as outras marcas e nomes de produtos são ou podem ser marcas comerciais ou registradas usadas para identificar produtos ou serviços de seus respectivos proprietários.


Primary Logo

GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 8833569)



Sustentabilidade ganha espaço na tatuagem

A sustentabilidade é um tema cada vez mais importante na sociedade atual. Com o aumento da população e o consequente aumento do consumo, é fundamental pensar em formas de utilizar os recursos naturais de maneira consciente, preservando o meio ambiente para as gerações futuras. Nesse sentido, o empreendedorismo tem um papel importante, uma vez que os empreendedores podem criar soluções inovadoras e sustentáveis para diversos setores.

O combate à destruição do meio ambiente é um tema que rege a humanidade há anos. Segundo o relatório da ONU Meio Ambiente “Single-use Plastics: A roadmap for Sustainability”, publicado em 2018, cerca de 300 milhões de toneladas de plástico são produzidas anualmente em todo o mundo. Desse total, aproximadamente 50% são de produtos descartáveis, que são utilizados apenas uma vez e depois descartados.

Ainda, de acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil lança 3,44 milhões de toneladas de lixo plástico no mar por ano. E não é só isso, um estudo realizado pela WWF, em 2019, revelou que mais de 104 milhões de toneladas de plástico irão poluir o ecossistema até 2030, caso nenhuma providência seja tomada.

O plástico é prejudicial ao meio ambiente por diversas razões. Primeiramente, ele leva centenas de anos para se decompor e, quando descartado de maneira incorreta, pode poluir rios, mares e solos, prejudicando a fauna e a flora. Além disso, sua produção requer grandes quantidades de energia e recursos naturais, como petróleo, gás e água.

A preocupação da população em relação ao tema tem crescido nos últimos anos, conforme apontado pelo estudo “Percepções dos consumidores sobre plásticos e embalagens”, realizado pela empresa britânica Unilever em 2019. Segundo a pesquisa, 96% dos entrevistados acreditam que é importante reduzir o uso de plástico e 90% estão dispostos a mudar seus hábitos de consumo para ajudar a resolver o problema.

Diante desse cenário, é fundamental que a população esteja cada vez mais preocupada com o tema da sustentabilidade. Um levantamento realizado pela Opinion Box revelou que aproximadamente 82% dos brasileiros têm preferência por empresas sustentáveis.

Esses dados mostram que a sustentabilidade deixou de ser uma preocupação de uma minoria engajada e está se tornando uma demanda crescente da sociedade. As empresas que não se adaptarem a essa nova realidade podem correr o risco de perder clientes.

No Brasil, o problema ganha proporções ainda maiores. Isso porque uma pesquisa realizada pelo WFF (Fundo Mundial para a Natureza), desenvolvida com base em dados do Banco Mundial, aponta o Brasil como o 4.° maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas dos EUA, China e Índia.

TATUAGEM E O USO EXCESSIVO DE PLÁSTICO

O ramo das tatuagens é um setor que tem despertado a atenção para a sustentabilidade nos últimos anos. A prática de tatuar é antiga, mas a utilização de plástico filme para cobrir a tatuagem é uma prática relativamente recente. Esse material é utilizado para proteger a tatuagem do contato com sujeiras e possíveis atritos.

No caso dos tatuadores, a utilização de técnicas sustentáveis pode ser um diferencial competitivo e um fator de fidelização dos clientes que se preocupam com a preservação do meio ambiente. 

De acordo com dados do Portal do Empreendedor, atualmente, existem cerca de 150 mil estúdios de tatuagem e colocação de piercing no Brasil. É importante ressaltar também, que o mercado de tatuagem e piercing no Brasil é bastante pulverizado, com muitos profissionais atuando informalmente ou em pequenos estabelecimentos sem registro formal.

O que especialistas da pele dizem sobre o uso do plástico na tattoo

Segundo a CEO da MBoah Tattoo, Thaísa Boaventura, “Se cada tatuador ou tatuadora fizesse, em média, uma tatuagem por dia, gastando minimamente 20 cm de plástico em cada uma, estaríamos despejando como lixo não reciclável em torno 50 mil quilos de plástico por dia. Isso porque o plástico ou adesivo usado no pós tattoo é contaminado por material biológico e não pode ser reciclado. Usar o No Plastic é simplesmente deixar de jogar esse lixo no planeta. E olha que estamos falando somente do cenário nacional, imagine isso em escala mundial.’’

Agenda 2030 e responsabilidade social

Nesse sentido, outro fator importante foi a fundação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Brasil, um apelo global que conta com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas), em prol das melhorias e transformações sócio-ambientais.

O objetivo é encontrar soluções inovadoras em conjunto a empresas e a população mundial, visando combater a pobreza, os danos ao meio ambiente e garantir que pessoas de todas as nacionalidades e culturas, tenham sua integridade e segurança preservadas, com acesso à qualidade de vida e prosperidade. A concretização desses objetivos é vista pela ONU como uma meta a ser atingida até a Agenda 2030 no Brasil.

Nas palavras da diretora técnica da MBoah Tattoo, Mônica Boaventura, ‘’Se cada um de nós colaborar um pouco, um pouquinho que seja, teremos com certeza um ambiente mais saudável e mais favorável à vida. À vida humana, inclusive. Pense nisso antes de descartar plásticos não biodegradáveis no ambiente.’’

Para saber mais, basta acessar: MBoah Tattoo



Odontologia estética segue tendência de crescimento em 2023

A odontologia estética passa por transformações constantes, e os avanços do setor resultam em novas técnicas, cujos resultados são cada vez mais próximos de quem sonha com um sorriso bonito. E esse desejo é simplesmente uma tendência global, que vem alimentando, em número de pacientes e em cifras, um mercado que não para de se aquecer.

Um reflexo disso está presente nos resultados de uma pesquisa desenvolvida por um instituto irlandês, o Research and Markets, que projeta um faturamento de US$ 89 bilhões para o setor até 2030. Com base nessa projeção, aponta o estudo, a estimativa é de que os consultórios especializados em odontologia estética apresentem um crescimento médio anual de 13% desde 2022.

“É cristalina a identificação deste movimento também no mercado brasileiro. O número de pacientes que recorrem aos procedimentos dentários mais visados cresce continuamente”, revela o cirurgião-dentista Dr. Paulo Coelho Andrade, mestre e especialista em Implantodontia e Odontologia Estética, cuja clínica está localizada na região Sul de Belo Horizonte.

O profissional lembra que o Brasil é uma referência em odontologia estética no mundo, sobretudo por ser o segundo país em número de procedimentos, atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE)

“Uma das razões desse aumento tem relação com a valorização do sorriso nas relações interpessoais e até profissionais. As pessoas estão descobrindo o poder dos dentes bonitos. Além disso, os avanços estão tornando o clareamento dental, os implantes e as facetas dentárias, procedimentos mais acessíveis. A tendência é termos um mercado cada vez mais capacitado, tecnológico, com resultados absolutamente atraentes e com preços mais interessantes”, projeta o Dr. Paulo Coelho Andrade.



Bett 2023 traz Inteligência Artificial para professores

Em sua 28ª edição no Brasil, a Bett 2023 ocorre entre os dias 9 e 12 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O evento contará com muitas novidades pensadas para ampliar as oportunidades de conexão e fortalecer o diálogo e a colaboração entre a comunidade de educação. A visitação é gratuita, porém, é necessário realizar um cadastro no site do evento.

Realizada anualmente, a Bett é uma das principais feiras de educação do mundo. No evento, os expositores, nacionais e internacionais, oferecerão atividades e experiências para o público visitante, com demonstração de produtos, serviços e soluções que devem chegar às salas de aula de todo o país nos próximos anos.

Na edição passada, a Bett Brasil reuniu mais de 270 empresas, 26 startups de tecnologia educacional e mais de 29 mil participantes da comunidade educacional, e a edição de 2023 promete ser ainda maior. Educadores, alunos e inovadores vêm à Bett Brasil em busca de inspiração, discutir o futuro da educação e descobrir produtos e soluções para melhorar os resultados de ensino e aprendizagem.

Nesse ano, surgiu um debate entre educadores sobre Inteligência Artificial, movimento exacerbado por ferramentas como o ChatGPT, um recurso de Inteligência Artificial que simula a linguagem humana. Neste contexto, o impacto da IA na educação é um dos assuntos mais discutidos por professores e instituições de ensino. Para promover uma demonstração prática da capacidade benéfica deste tipo de tecnologia para a educação, será abordado o uso da Inteligência Artificial, aliada aos conhecimentos e experiências dos professores, para elaborar questões e avaliações.

Segundo Rafael Lima, CEO do Pruvo, “A Inteligência Artificial é uma ferramenta que pode ser utilizada até mesmo para ajudar os professores na elaboração de questões e avaliações. Através de integração com o Google Forms, as avaliações criadas por I.A. podem ser exportadas para diferentes formatos, como DOC e PDF. Juntamente com a possibilidade de correção automática de gabaritos, a inteligência artificial pode simplificar e agilizar o processo de avaliação. É importante ressaltar que, embora a tecnologia possa ser uma grande ajuda para os professores, ela não substitui o trabalho humano, pelo contrário, libera tempo dos profissionais para ações que necessitam da interação e sensibilidade.” 

A elaboração de questões e avaliações é uma tarefa conhecida por demandar um tempo e um esforço considerável dos docentes. Nesse contexto, a Inteligência Artificial é capaz de automatizar e simplificar tanto a criação quanto a correção de provas, criando questões e avaliações em segundos. Com o olhar crítico do professor, as perguntas e respostas podem ser avaliadas, corrigidas e refinadas, proporcionando maior aproveitamento do tempo e da expertise do profissional da educação.

“A Inteligência Artificial é capaz de gerar questões com diferentes níveis de dificuldade, característica que pode ajudar a personalizar as provas para diferentes perfis de alunos ou turmas. Desta forma, a inteligência artificial se torna uma ferramenta útil e inovadora para os professores que buscam simplificar e agilizar o processo de avaliação, ao mesmo tempo em que mantêm o foco em suas atividades principais de ensino.”, finalizou Lima.

O uso da Inteligência Artificial ainda está em estado inicial e causa, assim como qualquer nova tecnologia disruptiva, estranheza, porém, ferramentas como esta podem ser uma aliada não somente dos professores como também dos alunos, em estratégias que irão dinamizar e facilitar o processo de ensino e aprendizagem. O Pruvo AI estará disponível na Bett 2023 para que os professores tenham a oportunidade de testar a plataforma e verificar os benefícios da Inteligência Artificial para a educação.



SEPRORGS cria Banco de Talentos em parceria com Link Vagas

O SEPRORGS acaba de criar um Banco de Talentos em seu website. Por ali, a entidade vai mapear, com apoio da Link Vagas, os postos de trabalho mais demandados da TI gaúcha.

A partir disso, a entidade vai abrir espaço para que estudantes e profissionais da área de Tecnologia enviem seus currículos, que serão direcionados pelo SEPRORGS para empresas associadas que tiverem cargos em aberto nos setores de interesse.

Parceira na iniciativa, a Link Vagas atua como facilitadora dos processos de admissão profissional, tendo como base um software que concentra informações na nuvem, organizando bancos de currículos em linha com processos seletivos, o que torna muito mais ágil e certeiro o processo de recrutamento e seleção de candidatos e, consequentemente, o preenchimento de vagas.

“O Rio Grande do Sul tem, atualmente, cerca de 4 mil vagas de trabalho não ocupadas na TI. Isso, para um Estado que concentra 6,5% dos empregos do segmento no país, segundo dados da Brasscom, é uma realidade que precisa urgentemente mudar”, explica o presidente do SEPRORGS, Rafael Krug. “Esta parceria com a Link Vagas e a disponibilização do Banco de Talentos em nosso site é uma maneira de ajudar a suprir esta demanda, é fazer nossa parte, enquanto entidade formada por empresários, na mudança de um cenário que interessa a todos – pessoas, empresas, mercado e sociedade”, complementa.

Para acessar o Banco de Talentos do SEPRORGS, basta acessar: https://www.seprorgs.org.br/vagas



Engenheiro transforma construtora em franquia e expande modalidade pelo Brasil

Quando o engenheiro Paulo Chueire criou a empresa JMChueire, em 2008, a proposta era ser uma construtora voltada para empreendimentos e casas de alto padrão na região de Ponta Grossa, no Paraná. Com o tempo, ele foi criando métodos de trabalho para assegurar que todas as obras que estava construindo e gerenciando entregassem um resultado de qualidade no final, desde os serviços executados até os materiais utilizados.

Após 15 anos estudando o mercado, analisando todos os procedimentos e criando uma metodologia própria, Paulo percebeu que poderia replicar o modelo de negócio e ajudar outros profissionais como engenheiros, arquitetos, empreiteiros, além de empresários interessados em ingressar no segmento de construção civil. Dessa forma, a construtora iniciou o processo de franqueamento em 2021 e desde então começou a expandir o modelo de negócio para todos os estados brasileiros.

“Construir um empreendimento e uma casa do zero não é uma tarefa fácil, é necessário ter muito conhecimento sobre todas as etapas de uma obra, como criação de orçamento, escolha dos materiais com melhor custo-benefício, seleção da equipe de trabalhadores, desenvolvimento de um cronograma eficiente, entre outros pontos. E ao longo da minha jornada como empreendedor, percebi que muitos profissionais gostariam de ter a própria empresa, mas não sabem por onde começar, assim surgiu a ideia de compartilhar toda a experiência e conhecimento da JMChueira com essas pessoas”, explicou o engenheiro Paulo Chueire, diretor da franquia JMCHUEIRE.

Construção Civil no Franchising

O segmento de franquias de Casa e Construção cresceu 7,4% em 2022, registrando um faturamento de quase R$ 16 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ao todo, o mercado de franquias teve uma receita de R$ 211 bilhões, e a expectativa é que ocorra um crescimento entre 9,5% a 12% em 2023.

“A franquia é uma modalidade que atrai muitos empreendedores, porque trata-se de um modelo de negócio menos arriscando, já foi testado antes de ser replicado. As pessoas também recebem treinamento e suporte da franqueadora, o que traz mais segurança para aqueles que estão investindo”, finalizou Fred Henrique, especialista em expansão de negócios.



RPE e Grupo Supernosso apresentam Nosso Pay

Varejo e consumidores de Belo Horizonte (MG) estão um pouco mais conectados. Uma linha tecnológica fundamentada pela RPE, empresa de tecnologia que oferece soluções em meios de pagamento para potencializar o mercado varejista brasileiro, surgiu com o papel de ligar os clientes do Supernosso a um ecossistema de compras totalmente inovador.

Trata-se do Nosso Pay, solução recém-lançada que acaba de chegar no mercado para ofertar ao consumidor uma série de benefícios. A ferramenta é materializada no formato de cartão de crédito e pode ser encontrada pelos consumidores do Apoio Mineiro e online pelo apoioentrega.com. Além disto, ainda no primeiro semestre, o recurso chega às lojas Super Nosso e demais plataformas virtuais.

A estratégia por trás desse projeto deriva do private label, um instrumento de crediário afixado a marcas próprias com finalidade de captar e fidelizar o cliente do varejo dentro de um escopo mercadológico que vem crescendo bravamente no Brasil. Basicamente, a função é gerar um resultado financeiro para o estabelecimento e possibilitar mais margem de consumo para o consumidor a partir de privilégios exclusivos.

“O que é importante explicar sobre o private label, é sua disponibilidade ao cliente a partir de certo crediário emitido por uma empresa específica, geralmente uma rede de varejo, neste caso o Grupo Supernosso. A partir deste crédito, o cliente cria laços com a instituição, que passa a oferecer crédito para seus clientes para uso exclusivo em suas próprias lojas ou site de compras online. Não bastasse o crédito, esses cartões geralmente oferecem benefícios ímpares, como descontos ou ofertas especiais para incentivar os clientes a fazerem compras na loja ou site da empresa”, explica Glauco Soares, diretor executivo de negócios da RPE.

O especialista ainda explica como é a funcionalidade do serviço e como o varejista pode usufruir da tecnologia. “O que a tecnologia da RPE possibilita são as peças para que o varejista possa estabelecer o serviço. Em seguida, ofertamos um leque de opções para o cliente e permitimos que ele selecione quais destas ‘peças’ se encaixam melhor na oferta desejada a fim de montar o serviço. O resultado será uma jornada coerente com o DNA daquele varejo. Cada cliente tem uma demanda e o private label cria opções e circunstâncias que complementam individualmente cada uma dessas demandas”.

Do outro lado, o Grupo Supernosso demonstra satisfação. “A RPE é o que nos permite exatamente ter um momento de ecossistema. Ela nos presta um papel de plataforma, onde temos a tecnologia e o produto que precisamos. Como o crédito, medidas de análise, sistemas de segurança, integração de transações, dentre outras áreas. Através do Nosso Pay, vamos oferecer condições especiais para que nossos clientes acessem nossas lojas e comprem com melhores preços, melhores condições e fiquem mais fidelizados”, completa Vinícius Aroeira, diretor de finanças, processos e tecnologia no Grupo Supernosso.



Planejamento, Estratégia e Transformação são tema de palestra no RS

O SEPRORGS realiza, no dia 19 de maio, às 11h30, a primeira edição do Mesas TI de 2023. A palestra, com o tema “Planejamento e Estratégia: Transformação Digital”, será ministrada por Leandro Roldão, Executivo de TI com mais de duas décadas de experiência na gestão de Tecnologia, Negócios e Inovação.

Formado em Engenharia da Computação, Especialização na França em Sistemas, Pós-graduação em Tecnologia, com MBAs Executivos pelo Instituto BBS – Brazilian Business School em Gestão, Empreendedorismo e Novos Negócios e Marketing, Gestão de Projetos e Gestão Financeira, Roldão traz um currículo formado por cargos de gestão em empresas como EDP, onde atua atualmente, além de somar passagens por companhias como Wickbold, Aché Laboratórios, Fini e Intermédica, entre outras.

Além disso, foi reconhecido como um dos Executivo de TI mais Influente do Brasil pelo Optimize Group no 4CIO Brasil em 2023 e listado entre os CIOs Mais Engajados pelo grupo IT Midia em 2020, além de Executivo de TI DESTAQUE no Brasil em 2022 pela 4Network CIO.

“O tema deste Mesas TI não poderia ser mais adequado para abrir a temporada de 2023: o Planejamento e a Estratégia são fatores fundamentais para a Transformação das empresas, seja no âmbito Digital, seja no de Gestão, e falar sobre isso com uma das mentes mais destacadas do nosso mercado nestas áreas é uma oportunidade que nenhum empresário deve perder”, comenta Rafael Krug, presidente do SEPRORGS.

Para Roldão, é importante entender que a Transformação Digital não começa com a Tecnologia da Informação: na verdade, está sempre centralizada nas pessoas. “Tudo começa e termina com pessoas”, afirma o palestrante.

E isso é só uma pequena mostra do que vem por aí, no Mesas TI. O evento, que é exclusivo para Associados SEPRORGS e convidados, tem patrocínio Platinum da Dell Technologies, Silver da Dinamize e apoio da Match IT.

Para participar, os interessados devem entrar em contato com o SEPRORGS através do link: https://wa.me/message/PGWYPLOMELSZC1



Inscrições para o Desafio Semeando o Futuro do Sistema Alimentar Mundial de US$ 1 milhão serão abertas em 1º de junho

O Institute of Food Technologists (IFT), uma organização científica sem fins lucrativos comprometida com o avanço da ciência dos alimentos e sua aplicação em todo o sistema alimentar mundial, e a Seeding The Future Foundation sentem o orgulho de anunciar o retorno do evento anual Seeding The Future Global Food System Challenge (Desafio Semeando o Futuro do Sistema Alimentar Mundial). Neste Desafio são convidados cientistas, engenheiros, inovadores, empreendedores e equipes multidisciplinares de organizações não governamentais (ONGs), organizações sem fins lucrativos, empresas sociais, universidades, instituições de pesquisa, bem como startups pequenas e emergentes, para enviar suas inovações revolucionárias, as quais irão ajudar a transformar o sistema alimentar mundial.

Agora em seu terceiro ano, o Desafio mais uma vez irá premiar US$ 1 milhão em subvenções e prêmios através do Seed Grants (US$ 25.000 cada), Growth Grants (US$ 100.000 cada) e Seeding The Future Grand Prizes (US$ 250.000 cada). Os ganhadores do Growth Grant e do Grand Prize do ano passado incluíram:

  • Comercializar larvas de mosca soldado negro como ração para galinhas, a fim de melhorar a nutrição dos ovos e reduzir o custo dos ovos em Ruanda. (Food Systems for the Future)

  • Eliminar aflatoxinas perigosas das cadeias de fornecimento de pequenos produtores, começando com amendoins no Haiti. (Acceso)

  • Acelerar a implantação da aquaponia que combina produção agrícola sem solo e piscicultura para aumentar a produção mundial de alimentos diante da mudança climática. (INMED Partnerships for Children)

  • Programa de armazenamento a frio com energia solar conduzido pela comunidade para permitir o acesso a melhores técnicas e práticas agrícolas em desenvolvimentos rurais. (Smart Villages Resource Group)

  • Aproveitar o Serviço Postal dos EUA para trazer produtos frescos das fazendas às portas de cada residência. (World Wildlife Fund)

“O Desafio do Sistema Alimentar Mundial pretende ser um apeloàação para a comunidade alimentar internacional. Mais de 840 milhões de pessoas sofrem de fome crônica, desnutrição severa e pobreza extrema, enquanto mais de 30% dos alimentos são desperdiçados a cada ano em todo o mundo. A mudança climática, os conflitos e a pobreza impedem o acesso equitativo a alimentos seguros e nutritivos a muitas populações em regiões desenvolvidas e em desenvolvimento. Precisamos urgentemente de inovações impactantes e transformadoras que levem a um sistema alimentar sustentável e permitam o acesso a alimentos saudáveis, acessíveis e atrativos nos quais os consumidores confiam”, disse Bernhard van Lengerich, fundador da Seeding The Future Foundation.

Embora as inscrições sejam abertas em 1º de junho e encerradas em 1º de agosto, os participantes interessados podem rever as diretrizes aqui para começar a preparar sua apresentação.

Desde 2021, mais de 1.500 inscrições de 75 países foram recebidas de equipes multidisciplinares de instituições acadêmicas e de pesquisa, organizações sem fins lucrativos e startups. O Desafio é financiado pela Seeding The Future Foundation e hospedado pelo IFT.

“O Desafio Semeando o Futuro do Sistema Alimentar Mundial reflete a missão e o compromisso do IFT de abordar a insegurança alimentar e garantir um futuro saudável a nosso suprimento mundial de alimentos”, disse o diretor executivo do IFT, Christie Tarantino-Dean. “Estamos animados por fazer parceria mais uma vez com Bernhard e a Seeding The Future Foundation em uma das vitrines mais importantes de inovação e engenhosidade em alimentos.”

Para mais informação, acesse ift.org/food-system-challenge. Os candidatos que tiverem necessidade de suporte adicional são incentivados a rever as perguntas frequentes.

Sobre o Institute of Food Technologists

O Institute of Food Technologists (IFT) é uma organização internacional com cerca de 12.000 membros individuais de mais de 100 países comprometidos com o avanço da ciência dos alimentos. Desde 1939, o IFT reúne as mentes mais brilhantes em ciência dos alimentos, tecnologia e profissões relacionadas de setores acadêmicos, governos e indústrias para solucionar os maiores desafios alimentares do mundo. O IFT trabalha para garantir que seus membros tenham os recursos de que precisam para aprender, crescer e avançar na ciência dos alimentosàmedida que a população e o mundo evoluem. O IFT acredita que a ciência é essencial para garantir um suprimento mundial de alimentos que seja sustentável, seguro, nutritivo e acessível a todos. Para mais informação, acesse ift.org.

Sobre a Seeding The Future Foundation

A Seeding The Future Foundation é uma organização privada, sem fins lucrativos, motivada por seu valor principal de que todos devem sempre ter acesso equitativo a alimentos seguros, nutritivos, acessíveis, atrativos e confiáveis. Busca inspirar soluções inovadoras que possam ajudar a transformar o sistema alimentar mundial para ser mais sustentável e beneficiar a saúde das pessoas e do meio ambiente. A Fundação fornece financiamento inicial e apoio a ideias promissoras e inovações de alto impacto, a fim de melhorar sistemas alimentares a nível mundial, tecnologias para reduzir perdas após a colheita em regiões em desenvolvimento, bem como trabalho fundamental em setores acadêmicos e na pesquisa. Para mais informação, acesse seedingthefuture.org.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Dennis Van Milligen

Gerente Sênior de Relações Públicas e Mídia

Institute of Food Technologists

630-853-3022

dvanmilligen@ift.org

Fonte: BUSINESS WIRE



Santander anuncia investimento de 400 milhões de euros em educação até 2026

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, presidiu hoje a abertura do V Encontro Internacional de Reitores Universia, realizado em Valência (Espanha), ao lado da presidente do Banco Santander e da Universia, Ana Botín, e do reitor da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) e presidente do Comitê Internacional do Encontro, Enrique Graue.

Na abertura do Encontro, Ana Botín anunciou que o Banco Santander continuará a apoiar a universidade com o compromisso de investir 400 milhões de euros a mais no fomento da educação, da empregabilidade e do empreendedorismo no período de 2023 a 2026.

“Convencidos de que não há investimento social melhor do que o feito em educação, há 26 anos decidimos fazer uma aposta na universidade”, lembrou. Esse compromisso que se traduziu em mais de 2,2 bilhões de euros para o ensino superior, em bolsas, formação contínua e apoio a mais de um milhão de estudantes e acordos com mais de 1,5 mil instituições em 25 países”, Destaca a presidente.

O V Encontro Internacional de Reitores Universia, no qual estão presentes cerca de 700 reitores de 14 países – entre os quais 100 brasileiros –, representando 14 milhões de estudantes de universidades da Europa, Estados Unidos, América Latina e Reino Unido, oferece a partir de hoje um espaço de debate único sob o tema “Universidade e Sociedade”. Os participantes aprofundaram o debate para fazer avançar a universidade e o progresso social por meio de três eixos temáticos: acompanhar a formação ao longo da vida, impulsionar o empreendedorismo e a inovação e fomentar as redes e a interconexão.

“É muito estimulante ver o engajamento dos dirigentes das instituições de ensino brasileiras na discussão da evolução da educação no País. Desenvolvemos um trabalho colaborativo e contínuo, fomentado pela Universia, que, de forma prática, se manifesta no relacionamento diário com o banco, do ponto de vista estratégico por meio do conselho de reitores e cuja visão de longo prazo está representada nesta reunião global”, afirma Maitê Leite, vice-presidente Institucional do Santander Brasil e presidente do Conselho de Reitores Universia no Brasil.

Marcio Giannico, senior head do Santander Universidades no Brasil, acrescenta que as discussões ocorridas nos fóruns internacionais apontam para soluções que podem ser comuns aos desafios da formação superior em diferentes países. “O Brasil tem instituições de alto nível e potencial. Seguiremos oferecendo todo o apoio que estiver ao nosso alcance para ajudá-las na superação desses desafios, trazendo um legado de impacto social positivo por meio da educação e da promoção da empregabilidade e do empreendedorismo”, diz o executivo.

Ao reunir dirigentes de instituições de ensino superior de diferentes portes, públicas e privadas, a Universia também colabora para a conexão entre os talentos, principalmente os diversos, com as necessidades de equipes mais plurais, cada vez mais presentes nas empresas brasileiras. E assim fomenta a empregabilidade e inclusão produtiva para os quase 9 milhões de estudantes brasileiros matriculados no ensino superior. “Queremos que as universidades sejam cada vez mais espaços onde o jovem encontras as condições para reescrever seu futuro e ocupar seu lugar no mercado de trabalho, muitas vezes mudando o patamar de renda de sua família, e gerando a mobilidade social de que nossa sociedade precisa tanto”, explica Daniela Neves, CEO da Universia Brasil.

As sociedades que mais investem em educação crescem de maneira sustentável, são mais abertas e diversas, criam mais oportunidades para todos e enfrentam melhor a solução de conflitos e os desafios do futuro”, ressaltou Ana Botín. Ela convidou todos os reitores e especialistas que participam do Encontro a uma “reflexão ambiciosa” sobre a missão da universidade em uma sociedade em constante transformação, “que funciona em rede, interconectada e na qual se diluem as fronteiras entre o mundo digital e o físico”. “A formação ao longo da vida é uma demanda social e empresarial; não é um luxo, é uma necessidade, assinalou ao se referir à validade das competências que aprendemos na universidade e ao quanto dura o período de formação em nossas vidas.

As conclusões do Encontro Internacional de Reitores se converteram na “Declaração de Valência”, que será conhecida amanhã e que reunirá o compromisso dos reitores para que a universidade continue a avançar, a partir de diversas linhas de atuação, no seu propósito de contribuir para o progresso da sociedade.

O V Encontro Internacional de Reitores Universia dá sequência aos encontros anteriores de Salamanca (Espanha), em 2018; Rio de Janeiro (Brasil), em 2014; Guadalajara (México), em 2010; e Sevilha (Espanha), em 2005, com uma aposta consolidada na educação, empregabilidade e empreendedorismo, que se desenvolve há 26 anos e distingue o Banco das demais instituições financeiras do mundo (www.santander.com/universidades).

O evento poderá ser acompanhado via streaming na web corporativa do Banco Santander.



Do analógico ao digital: o segredo do sucesso dos jogos de mesa

Os chamados jogos de mesa são considerados parte da cultura e atividade fundamental para o lazer de diversas pessoas. Não é para menos, já que esse tipo de atividade, seja através das cartas ou do tabuleiro, contém elementos que tornam quase impossível não haver diversão. Isso é tão verdade que vários desses títulos até hoje fazem muito sucesso, mesmo com uma oferta enorme de outros tipos de games no mundo digital.

Não é incomum vermos sites em que você pode se divertir com jogos de cassino ou clássicos de tabuleiro como o Banco Imobiliário e o Jogo da Vida, por exemplo. Mas por que será que esses títulos continuam tão vivos ainda nos dias de hoje? Bom, exploramos algumas razões que podem explicar esse sucesso de modalidades tradicionais no mundo virtual. Confira!

Novidade constante
Um ponto importante a ser considerado quando falamos sobre as razões de jogos de cassino como o poker e o blackjack continuarem com uma alta popularidade é que, mesmo com regras e características específicas, uma partida nunca será igual a outra. Essa imprevisibilidade faz com que o senso de novidade não se perca e, portanto, que sempre seja um desafio animador, tanto para quem pratica quanto para quem apenas acompanha uma partida.

É algo muito parecido com o que acontece com os games eletrônicos de simulação de esportes como o FIFA e o NBA, por exemplo. Tanto o futebol quanto o basquete são dois dos mais populares esportes de todos os tempos e, todos os anos, vemos crescerem os torneios e inovações técnicas e gráficas nesses games, o que significa que o senso de novidade também não se perde com eles. A mesma lógica pode ser aplicada aos títulos de mesa, explicando assim o motivo do seu sucesso até os dias de hoje.

Diversão garantida
Outro fator que não pode ser descartado quando falamos sobre o sucesso dos jogos de mesa no mundo digital é o quanto eles são divertidos. A maioria desses títulos possui regras bem estabelecidas e fáceis de serem compreendidas, além de partidas relativamente rápidas, o que faz com que eles sejam um ponto de diversão e lazer atraente, já que nem sempre as pessoas irão querer tomar horas para uma única partida.

Por fim, o contato social que esse tipo de modalidade proporciona é algo que foi muito bem traduzido para o mundo digital. Se em um outro momento era necessário reunir todas as pessoas em volta de uma mesa, hoje em dia é possível se conectar com amigos do mundo inteiro e, através de ferramentas como chat e chamadas por vídeo, ter o mesmo tipo de contato social que esse tipo de jogo proporciona. As piadas, os comentários e as risadas que as partidas oferecem são parte fundamental da diversão.

A força da tradição
Não podemos esquecer também que os jogos de mesa fazem parte da cultura de muitas sociedades, como falamos no início do artigo. Isso significa que existe uma tradição em jogar diversos tipos de modalidades, ou seja, essa prática acaba se tornando parte da cultura de um determinado grupo.

Portanto, não é de se espantar que, mesmo com a oferta de outros títulos digitais em diferentes sites e aplicativos, os jogos de mesa continuem em alta. A força que a tradição tem de conectar diferentes gerações, de ativar memórias afetivas e, principalmente, de fazer com que o momento seja de diversão, faz com que jogos sempre tenham adeptos, mesmo com séculos de existência, com é o caso do poker ou do xadrez online, por exemplo.

Apesar de todos esses serem motivos fortes para entendermos o sucesso das modalidades de mesa no universo online, é importante ressaltar que o mercado dos games vem crescendo no Brasil e no mundo e esses jogos ocupam muito bem um espaço específico que conseguiram conquistar por conta dos pontos que já citamos. Isso não significa, entretanto, que há uma concorrência direta ou que eles tiram o espaço às novidades. Pelo contrário, a grande vantagem do mundo digital é que ele pode proporcionar espaços para todos os gostos e diferentes formas de diversão.



Marketing inteligente é aliado de PMEs no mercado

Cada vez mais, a maneira como as instituições se relacionam com o mercado no qual estão inseridas, analisando-as e criando ações a partir disso, tem se mostrado como uma estratégia de fundamental importância. Com o avanço do marketing digital, a competitividade tende a ser maior para as PMEs (microempreendedores, empresários individuais e pequenas e médias empresas), visto que elas possuem orçamentos mais enxutos, que criam uma necessidade maior de assertividade na escolha dos processos a serem seguidos. Atualmente, quase 70% das empresas em atividade no Brasil são formadas por microempreendedores individuais (MEI).

O método baseado na inteligência de dados que, de acordo com especialistas do setor, pode ser usado para a atuação mais assertiva no mercado, une a tecnologia a captação e retenção de consumidores. Tal metodologia consiste na análise de diversas possibilidades antes do início de uma ação, fazendo com que movimentos sejam antecipados e, consequentemente, o mercado e seu público-alvo se tornem melhor conhecidos. Para as PMEs, esse processo é capaz de ser ainda mais relevante, podendo fazer com que as empresas economizem investindo a partir do entendimento de oportunidades de retornos.

De acordo com Priscila Calegaro, fundadora e CEO da No!box Marketing Lab, essas empresas possuem pontos que devem ser levados em consideração quando o assunto é prospectar ou otimizar os serviços já prestados. Por terem menos níveis de hierarquia, explica a profissional, qualquer ajuste de rota pode ser mais ágil e prático. Além disso, prossegue, é plausível que estes empreendedores consigam obter um contato mais personalizado com seus clientes, abrindo a possibilidade de utilizarem dados de feedback, sugestões e comentários para potencializarem seus resultados.

“As empresas que incentivam a cultura de dados são aquelas que têm mais oportunidades de crescimento e consolidação no mercado. Essas empresas usam os dados para entender seus clientes e se relacionar com eles de forma personalizada”, diz Calegaro.

Fazendo uma consulta prévia, respeitando a privacidade de dados, é possível focar não apenas na oferta de produtos e serviços, mas também em soluções para necessidades sociais e que têm impacto na forma como as pessoas vivem, diz ela. Criar cenários com base nessa ideia, ademais, ajuda a clarear caminhos que devem ser seguidos.

Outra prática bastante observada pelas empresas menores que querem ganhar escala e aumentar o retorno dos seus investimentos de marketing para promoção de seus negócios, “é o uso de ferramentas tecnológicas gratuitas, como Google Analytics, softwares de gestão de relacionamento com cliente (CRMs) e outros recursos que usam IA como forte aliados”, diz Priscila.

O método da No!box 360º se assemelha às técnicas de inteligência de dados, no qual foi criado um mapeamento das necessidades dos empreendedores junto às jornadas digitais, de modo que sejam iniciadas estratégias de marketing de uma empresa até seus primeiros clientes, acelerando vendas de empresas que já possuem esses compradores primários. O mecanismo une marketing, ciência de dados e tecnologia, combinando técnicas e ferramentas nas três frentes, diz a empresária

Segundo a especialista, o mercado está em expansão e existem muitas empresas parceiras do ecossistema de inovação que contribuem com a melhoria da operação das organizações, mas o dever de ficar atento é importante: com esse crescimento, aumentam as chances de novas corporações, sem tanta experiência e qualidade nas entregas, encherem o mercado.

Segundo o Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o país registrou em 2022 quase 20,2 milhões de empreendimentos ativos, sendo que mais de 3,8 milhões de empresas foram abertas nestes 12 meses.

Website: www.noboxmarketing.com.br



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias

Translate »