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Câncer de bexiga: terapia pode reduzir 53% o risco de morte

Um tratamento para câncer da bexiga apresentou queda de 53% no risco de morte e 55% no risco de progressão da doença, em comparação à quimioterapia padrão, em primeira linha de tratamento para todo perfil de paciente com tumor metastático, revela estudo. Os dados foram apresentados na ESMO, o Congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Clínica, um dos eventos mais importantes da especialidade, que aconteceu em Madri, Espanha, no final de outubro. Esta indicação ainda precisa ser aprovada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O estudo fase III, randomizado e multicêntrico foi realizado com quase 900 pessoas, e comparou o uso combinado de enfortumabe vedotina com pembrolizumabe (EV+P) versus o tratamento quimioterápico padrão de primeira linha para pacientes com câncer de bexiga metastático. O EV é uma terapia inovadora, da classe dos anticorpos conjugados a droga (ADC), tecnologia que vem se destacando em eventos médicos pelo potencial contra diversos tumores avançados e refratários, como câncer de mama, ovário, pulmão e esôfago.

“Neste caso, o estudo apresentou um avanço que não era observado há muitos anos. A adoção desse protocolo pode mudar a forma como o câncer de bexiga metastático é tratado”, afirma o Dr. Diogo Rosa, oncologista do Grupo Oncoclínicas.

A mortalidade do câncer de bexiga se aproxima de 5 mil pessoas por ano em todo o Brasil, sendo que mais de 11,3 mil novos casos devem ser registrados entre 2023 e 2025, a cada ano, conforme estimativa do INCA (Instituto Nacional do Câncer). Dor ao urinar, sangue na urina, aumento da frequência urinária e urgência para urinar estão entre os principais sintomas, que devem ser investigados havendo ou não histórico familiar.

O tabagismo é um fator de risco importante para o desenvolvimento da doença, embora seja um fator evitável. O câncer é mais incidente em homens brancos, com idade acima de 65 anos, além de pessoas expostas a componentes químicos como azocorantes, benzeno e benzidina, poeira de metais e agrotóxicos. A detecção precoce pode ser feita com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença, ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença, segundo o INCA.

Uso ampliado

A enfortumabe vedotina está aprovada pela ANVISA desde maio de 2022 e, no último dia 30 de outubro, teve sua indicação de uso ampliada pela Agência. Com a mudança, o tratamento que era restrito para pacientes que já tivessem recebido uma ou mais linhas de tratamento prévio, agora podem receber enfortumabe vedotina em combinação com pembrolizumabe pacientes com carcinoma urotelial localmente avançado ou metastático, em primeira linha de tratamento, desde que inelegíveis para quimioterapia à base de cisplatina, conforme o DOU (Diário Oficial da União).

 

Sobre o grupo Adium 

ADIUM é um grupo farmacêutico com presença em 18 países da América Latina. A companhia desenvolve, produz e comercializa produtos líderes em inovação e tecnologia, e é especializada em áreas terapêuticas como oncologia, hematologia, ortopedia, sistema nervoso central, urologia e ginecologia, entre outras. 

A companhia está sediada em Montevidéu no Uruguai, possui quatro plantas de produção farmacêutica na região, e está presente na Argentina, Bolívia, Brasil, América Central, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai.

No Brasil o grupo assumiu a identidade Adium, a partir de 2023, até então conhecida como Zodiac Produtos Farmacêuticos. O grupo Adium é parceiro de empresas internacionais de pesquisa e desenvolvimento farmacêutico há mais de 50 anos na América Latina e há 30 no Brasil, atuando na comercialização de produtos de alta tecnologia.

Para saber mais sobre o grupo Adium: www.adiumpharma.com

Para saber mais sobre a Adium no Brasil: www.adium.com.br

 



Oportunidades do mercado imobiliário são apresentadas a investidores de Cuiabá

Eleita como principal destino turístico do Brasil no prêmio O Melhor do Turismo, a cidade do Rio de Janeiro se destaca no mercado imobiliário com diversos novos lançamentos. Com potencial para uso residencial e de lazer, a cidade vem recebendo empreendimentos de alto padrão para atender um público mais exigente. Por isso, a Gafisa, que possui atualmente  5 empreendimentos de alto padrão frente ao mar – em bairros distintos da Zona Sul e também na Barra da Tijuca – iniciou uma série de eventos em capitais do Brasil para apresentar oportunidades de investimentos no mercado imobiliário. E a primeira cidade escolhida foi Cuiabá.

A empresa reuniu um grupo de empresários para mostrar porque seus empreendimentos estão sendo adquiridos por brasileiros e estrangeiros para segunda moradia ou investimento, de olho no aumento da demanda turística na cidade.

“Somos procurados por estrangeiros e temos corretores que falam outras línguas. A locação de lazer, por exemplo, já é um segmento de negócio mais sólido no exterior. Então decidimos apresentar essas oportunidades para investidores de outra região do Brasil. Queremos que eles saibam a qualidade dos empreendimentos que estamos desenvolvendo no Rio de Janeiro. Nossos projetos atenderão a clientes que buscam o melhor em imóveis e não tinham ainda à disposição construções sofisticadas, modernas, elegantes, com arquitetura e design inovadores. São oportunidades diferenciadas para uso próprio ou locação – com novas soluções de gerenciamento  – e que muitas pessoas ainda desconhecem”, destaca Luiz Fernando Ortiz, vice-presidente da Gafisa. 

Em Cuiabá,  há investidores com potencial para crescer com esse tipo de negócio. A escolha da cidade para essa apresentação reflete a visão da Gafisa sobre o potencial financeiro na região Centro-Oeste. “Este foi um primeiro encontro, em que buscamos estabelecer laços mais estreitos com investidores do agronegócio e empresários interessados em propriedades residenciais no Sudeste”, afirma Ortiz.

Entre os empreendimentos que a Gafisa desenvolve no Rio de frente ao mar, estão o Tom Delfim Moreira, numa das regiões mais nobres do Rio de Janeiro, o Leblon. Projeto do escritório Gensler, um dos mais famosos do mundo, possui unidades de 280 a 500m², e são apenas seis apartamentos em um empreendimento que terá até uma galeria de arte no lobby, com obras de artistas contemporâneos como Iole de Freitas, Ernesto Neto, Vik Muniz e os irmãos Campana; já o Canto Mar, no Arpoador, é um residencial de 26 unidades, com assinatura do escritório Triptyque Architecture. O Canto Mar se destaca pela maior área de lazer e conveniência em um empreendimento frente mar na Zona Sul, de 4500 m². Outro empreendimento apresentado foi o Cyano Residence, com todas as unidades voltadas para o mar da Barra da Tijuca, de frente para o amanhecer do sol, e área de lazer que inclui até mesmo piscina climatizada e quadra de squash.

O evento em Cuiabá marca o início de uma série de iniciativas da Gafisa, sinalizando uma abordagem proativa para explorar o potencial financeiro crescente de investidores do Centro-Oeste no cenário imobiliário brasileiro.

 

SOBRE GAFISA

A Gafisa conta com mais de 1.200 empreendimentos desenvolvidos ao longo de 69 anos de história. Com foco no alto padrão, os projetos autorais estão presentes nas regiões nobres das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. O amplo repertório e referências internacionais permitem que os empreendimentos sejam concebidos de forma autoral, de forma cuidadosa em cada detalhe.

A Gafisa é uma empresa de capital aberto, listada na Bolsa de Valores Brasileira (B3) e integra as carteiras dos índices de Sustentabilidade (ISE) e melhores empresas para trabalhar (IGPTW).

 



Especialista explica características do detetive particular

A regulamentação da profissão de detetive particular, estabelecida no Brasil em 2017, deu origem a um aumento notável no número de profissionais que optam por essa carreira.

 

Segundo Mário Yamauchi, da Elite Detetives, os clientes quando procuram pelo serviço do detetive particular sabem muito pouco de como esse trabalho funciona e quais resultados devem esperar, por isso é inevitável o aparecimento de dúvidas e com elas os mitos que circulam por aí. Há mais de 20 anos dentro do mercado de detetives particulares, Mário Yamauchi, juntamente com a Elite Detetives, atua em casos de diversos segmentos, incluindo infidelidade conjugal, investigação empresarial e investigação particular. Para tornar a compreensão mais fácil sobre o mundo do detetive particular, Mário listou os mitos e as verdades em relação ao trabalho.

 

É possível que qualquer pessoa se torne um detetive particular?

 

Mito. Em 2017 essa profissão foi regularizada, tendo atualmente uma legislação em vigor para o setor. Sendo assim, para quem deseja seguir como detetive particular é necessário ter mais de 18 anos, brasileiro, não estar respondendo nenhum processo criminal, além de estar em dia com as obrigações civis e militares.

 

Detetive particular tem autoridade para efetuar prisão?

 

Mito. O detetive particular não representa um órgão de segurança pública, sendo assim, não possui os mesmos poderes de um policial ou um investigador de polícia. A função desse profissional é investigar e apresentar as provas para os clientes, portanto, fica à responsabilidade dos clientes tomar quaisquer providências após a apresentação desses fatos.

 

O detetive particular se disfarça em sua investigação?

 

Verdade. Para passar ausente durante uma investigação, o profissional pode sim se disfarçar. Ato comum em investigações empresariais.

 

Durante as investigações o detetive particular pode empregar o uso de equipamentos tecnológicos?

Verdade. Esse serviço é contratado, sendo assim, o profissional deve entregar ao cliente todas as respostas obtidas através da investigação. Tais informações são sigilosas e de responsabilidade de quem o contratou.

 

As evidências obtidas por um detetive particular geralmente não são admitidas em tribunal?

 

Mito. Quaisquer evidências obtidas durante uma investigação podem ser utilizadas em um processo judicial, desde que o advogado que representa o cliente solicite sua inclusão no caso.

 

O trabalho de um investigador particular é bastante dispendioso?

 

Mito. O custo dos serviços de um detetive particular é variável e depende do intrincamento do caso, bem como do tempo necessário para concluir as investigações. Portanto, ao contratar um detetive particular, é essencial entender a estrutura de preços, como se o serviço é cobrado por hora ou por dia. É importante destacar que, nesse processo, é necessário formalizar um contrato entre as parte

 

Veja mais em: www.elitedetetives.com.br



Recuperação do setor de engenharia aponta tendência

O setor de serviços de engenharia no Brasil demonstrou uma recuperação notável em 2022, marcando um período de resiliência e expansão após enfrentar diversos desafios econômicos e ciclos de baixa. O segmento, que abarca também a engenharia consultiva e gerenciamento, aponta um crescimento geral de 37,45% (link para a edição da revista), sinalizando uma tendência positiva de recuperação e crescimento.

Um exemplo deste avanço é a empresa Timenow, que registrou um aumento de 60% em sua Receita Operacional Bruta entre 2021 e 2022. Além disso, a empresa progrediu no Ranking da Engenharia Brasileira, subindo da 50ª para a 5ª posição em uma década. Este desempenho reflete a capacidade de adaptação e inovação que tem sido uma característica marcante das empresas que se diferenciam no setor.

O Ranking da Engenharia apontou que a recuperação da indústria de engenharia no Brasil é atribuída aos investimentos de setores de capital intensivo e indústrias de base, mas também com o avanço de segmentos como infraestrutura e agronegócio. Já pela perspectiva de produtividade, o avanço tem sido reflexo de uma série de fatores, incluindo a adoção de novas tecnologias, a valorização do capital humano e a implementação de processos operacionais mais eficientes. As empresas estão cada vez mais focadas em desenvolver culturas organizacionais fortes, diversificadas e inovadoras, um aspecto que tem se mostrado crucial para o crescimento sustentável.

Antonio Toledo, CEO da Timenow, salientou a importância desta cultura. “Nossa estratégia não se baseia apenas em números. Estamos construindo uma cultura diversificada e inovadora. Tudo que estamos conquistando gira em torno deste alinhamento entre pessoas, processos e tecnologia,” afirmou Toledo.

Este cenário positivo para a indústria de engenharia no Brasil sinaliza um futuro promissor, marcado por avanços tecnológicos, sustentabilidade e um forte enfoque na melhoria contínua e na excelência operacional.



CVM 175 altera regras importantes para os Fundos

Um dos objetivos da Resolução CVM n.º 175/22 de 23/12/22 é adequar o mercado brasileiro às práticas internacionais, oferecendo maior clareza e padronização nas operações de fundos de investimento. As novas regras aumentam a transparência e dispõem sobre a constituição, o funcionamento e a divulgação de informações dos fundos de investimento, principalmente na distribuição de taxas e responsabilidades entre os participantes do mercado.

Essas novas regras se aplicam a todas as categorias de fundos de investimentos, sem prejuízo das regras específicas dispostas em seus anexos normativos da Resolução 175 e, que impactam diretamente os gestores, administradores, distribuidores, custodiantes e outros players envolvidos na cadeia de Fundos de Investimentos no Brasil.

O que mudou nos fundos

A resolução delimita algumas informações relevantes: Fundos de Investimentos não possuem patrimônio próprio ou CNPJ, e podem ser divididos por:

Classes

  • Devem ser da mesma categoria do Fundo;
  • Anexas ao Regulamento;
  • Patrimônio deve ser segregado por categoria de Fundo (Ativo);
  • Cada classe conta com um CNPJ;
  • As classes não podem realizar aplicações entre si.

Subclasses

  • Devem constar em apêndice ao Anexo do Regulamento;
  • Podem ser diferenciadas por:
  • Público-alvo ou passivo;
  • Prazos e condições de aplicação, amortização e resgate;
  • Taxas de administração, gestão, máxima de distribuição, ingresso e saída.

Cada tipo de fundo será tratado em anexo específico da nova regulação. A aplicação de instituto de insolvência civil aos fundos, a redistribuição de responsabilidades dos administradores para os gestores de fundos, que passam a ser os prestadores de serviços essenciais, equilibrando obrigações e riscos entre as partes. 

Mariana Groth, sócia-fundadora da Growth Compliance, assessoria especializada em compliance para Assets, alerta que a Resolução CVM 175 e seus Anexos Normativos entraram em vigor em 2 de outubro de 2023. As regras relacionadas à criação de classes e subclasses, aos rebates e à segregação das taxas do fundo (administração, gestão e máxima de distribuição) entrarão em vigor a partir de 1 de abrir de 2024.

Novos fundos que venham a ser constituídos a partir de 2 de outubro de 2023 já serão regidos pelo novo marco regulatório dos fundos. Enquanto os fundos em vigor devem se adaptar seus regulamentos até 31 de dezembro de 2024, com exceção dos FIDCs, cujo prazo para adaptação será até 1 de abril de 2024.

Para os Cotistas houve a limitação da responsabilidade de cada cotista ao valor das cotas subscritas, a flexibilização e acesso do varejo (público em geral) para classes de fundos de crédito, investimentos no exterior e fundos de investimentos em direitos creditórios.

No caso do Gestor, de acordo com cada tipo de fundo, o gestor passa a ser responsável pela contratação (abaixo) e monitoramento, assumindo um papel mais ativo na gestão dos riscos. O gestor terá que se dedicar ainda mais à análise, avaliação e mitigação dos riscos associados aos investimentos realizados pelo fundo:

  • Consultoria de investimentos;
  • Intermediação de operações;
  • Agência de rating;
  • Distribuidor;
  • Formador de mercado de classe fechada;
  • Consultor de crédito e cobrança.

A contratação é obrigatória caso assim esteja disposto no regulamento, ou tenha sido deliberada pela assembleia de cotistas da classe de cotas.

Em casos de contratação de cogestor, o contrato deve definir claramente as atribuições de cada um. Essas atribuições devem incluir, no mínimo, o mercado específico de atuação de cada gestor e a classe ou classes de cotas objeto da cogestão. 

Já para o Administrador, ele será responsável pela contratação e monitoramento, podendo acumular as funções de tesouraria, escrituração, controle e processamento dos ativos e auditoria independente, caso esteja autorizado a prestar o serviço de auditoria.

A resolução CVM 175 é dividida em parte geral, aplicável para todas as categorias de fundos e seus anexos normativos, com disposições e regras específicas para cada tipo de fundo: Anexo I – Fundos de Investimentos em Ações, Cambiais, Multimercado e Renda Fixa, denominados Fundos de Investimentos Financeiro–FIF e Anexo II – Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios–FIDC.

Em 28 de março de 2023, a CVM divulgou a Resolução CVM n.º 181/23, alterando pontualmente dispositivos da Resolução CVM 175, incluindo a alteração da entrada em vigor. Em 31 de maio de 2023, a CVM divulgou a Resolução CVM n.º 184/23, alterando dispositivos da CVM 175, consolidando os entendimentos de outras modalidades de fundos de investimentos e integrando os Anexos da Resolução 175, em destaque os anexos III e IV,  com as regras específicas para Fundos de Investimento Imobiliários e Fundos de Investimento em Participações, respectivamente.

Para se adequar as novas regras, os participantes do mercado de Fundos de Investimentos devem entender as mudanças trazidas pela resolução e adequar seus procedimentos frente as novas exigências. A resolução afeta tantos os fundos operacionais, fundos em estoque, quanto os novos fundos.

É importante compreender as alterações dispostas na resolução e avaliar internamente como se adequar a cada novo dispositivo, ou buscar por uma assessoria que ofereça suporte técnico e didático para o cumprimento normativo dessas e de outras instituições reguladas, como CVM e ANBIMA.

A Growth Compliance disponibiliza, a partir de novembro, a sua Plataforma Growth Compliance, onde é possível acessar cada normativo, fazer a gestão, visualização e acompanhar as atualizações obrigatórias de forma online e sistêmica. Um calendário regulamentar está disponível contendo as obrigatoriedades a serem cumpridas durante o ano, com detalhes de cada obrigação e alertas antecipados para uma gestão organizada das demandas regulatórias.

Para Itamar Junior, sócio-diretor do Regdrive, Regtech especializa em compliance, “a Plataforma Growth Compliance veio para atender a uma demanda recorrente do mercado das Assets, com informações atualizadas e classificadas de acordo com cada atividade realizada no mercado de Fundos de Investimentos.”

É importante ter em mente os diferentes prazos de implementação das novas regras estabelecidas pela CVM 175, para mais informações, basta baixar o e-book.



Maestrina rege sinfônica pela primeira vez no Recife

A Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) e o Aria Social serão protagonistas de um feito histórico nesta quarta-feira (8 de novembro) e nos dias 28 e 30 deste mês, no Teatro de Santa Isabel, quando, pela primeira vez em 73 anos, uma mulher subirá ao pódio para reger o conjunto musical. A maestrina Rosemary Oliveira, vice-presidente do Aria Social, irá conduzir 67 músicos da orquestra e 58 jovens do coro do Aria Social, apresentando “Missa Armorial”, obra pouco conhecida do compositor pernambucano Capiba, além de três árias de Bodas de Fígaro, de Mozart. A apresentação contará com solos dos cantores líricos Rodrigo Lins e Gleyce Vieira, integrantes do Aria Social.

O convite para Rosemary reger a orquestra partiu do diretor artístico e maestro titular da OSR,  Lanfranco Marcelletti Jr., que se encantou com a qualidade artística e musical da maestrina ao assistir ao musical “Capiba, pelas ruas eu vou”, que teve mais de 10 mil espectadores. No musical, foi apresentada parte da ópera “Missa Armorial”, de Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba. No concerto dos dias 7 e 8 de novembro, a obra será apresentada por completo. 

“Ter o maestro Lanfranco Marcelletti na plateia já foi uma honra, após o espetáculo, receber o convite para reger um concerto oficial da OSR é a realização de um sonho. Fui  bem recebida pela orquestra e tenho muita gratidão pela oportunidade de mostrar meu trabalho à frente do Projeto Aria Social”, diz Rosemary.

Para a presidente do Aria Social, Cecília Brennand, o concerto é um momento ímpar na trajetória do projeto que já impactou a vida de 10 mil pessoas, entre crianças, jovens e suas famílias “Estou muito feliz com esse convite da Orquestra Sinfônica do Recife. A ‘Missa Armorial’ é uma obra de Capiba, e jamais foi apresentada de uma forma tão completa, com 70 músicos e 58 coristas do Aria, preparados pela própria Rosemary e coreografado por Ana Emília Freire”, diz Cecília Brennand.

Regente, musicoterapeuta, multi-instrumentista e professora de música, Rosemary despertou o interesse pela música quando começou a estudar violão aos 13 anos. Bacharel em Música e licenciada em educação musical, ela é formada em violão clássico pelo Conservatório Pernambucano de Música, mestranda em Regência pela Universidade do Texas (EUA) e tem passagens por masterclasses na França, Áustria, Alemanha e Estados Unidos. Quando voltou dos Estados Unidos, foi convidada pela presidente do Aria Social, Cecília Brennand, a inserir e coordenar a música no Projeto Aria Social, onde atua há 19 anos. O projeto é sediado em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Ali, foi “fisgada” pela missão de incluir as crianças e jovens na sociedade por meio da música e arte. 

Sob a batuta de Rosemary, além de “Missa Armorial”, de Capiba, a OSR executará árias de Bodas de Fígaro, de Mozart. O coral do Aria Social, com 58 integrantes, adiciona um componente visual especial ao concerto: enquanto cantam, os componentes executam movimentos de dança coreografados por Ana Emília Freire, harmonizados com a performance  vocal. O figurino é de Beth Gaudêncio.

“Como grupo, estamos muito felizes em receber a maestrina. Rosemary, que tem uma regência clara e muito segura e, desde o primeiro ensaio, tudo flui perfeitamente, com os naipes cooperando entre si. Para mim, em especial, é muito significativo pois nunca fui regida por uma mulher”, afirma a violinista Andressa D’Ávila, há 20 anos na OSR, que conta com quatro mulheres em seus 67 integrantes. Ela destaca a participação do coro do Aria Social. “Já na primeira música que ensaiamos, batemos palmas para eles. Como orquestra, estamos acostumados a tocar com coros profissionais, e eles chegaram aqui muito bem afinados e trabalhados. Muitos falaram conosco sobre a emoção de se apresentarem pela primeira vez com a Orquestra Sinfônica do Recife. Mas é uma troca, porque para nós é um prazer muito grande recebê-los. Vai ser um concerto lindo e histórico”, completa Andressa. 

O momento é especial para todos os envolvidos, como destacam Rodrigo Lins e Gleicy Vieira, os solistas do concerto. Alunos e professores  do Aria Social, eles estão na fase final do curso de Bacharelado em Música/Canto na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e participam, pela primeira vez, de um concerto da OSR. 

Rodrigo Lins, 27 anos, é aluno e professor do Aria Social e desde 2019 trabalha no projeto como orientador vocal, ensaiador e cantor solista. “Tem sido uma honra para mim fazer parte deste momento histórico, principalmente nessa posição. É um momento importante para a nossa maestrina, para o projeto Social do Aria e para a história da música no Recife”, diz o barítono. Gleicy Vieira, 34 anos, é aluna e trabalha no Aria há cerca de um ano e se apaixonou pela atuação do projeto social. “É uma grande honra e alegria, um concerto marcante para a minha carreira, tanto como professora, por ver o coro dando conta muito bem de tudo que preparamos, e também como solista, porque já participei de concertos com orquestras, mas é a primeira vez com a Sinfônica do Recife”, diz a soprano Gleicy, que também foi aluna do Conservatório Pernambucano de Música.

As apresentações da OSR são gratuitas e abertas ao público, no Teatro de Santa Isabel, sempre a partir das 20h. Os ingressos serão distribuídos no site https://conecta.recife.pe.gov.br/ e na bilheteria do Teatro, a partir desta segunda-feira (06 de novembro).

Sobre o Aria – O Aria Espaço de Dança e Arte foi criado em 1991 pela bailarina Cecília Brennand com o objetivo de abrigar e integrar todas as artes e ênfase na formação de bailarinos cantores, na introdução do universo da dança, da música e do empreendedorismo social com as mães artesãs dos alunos. O projeto transforma a vida de famílias inteiras através da arte-educação, oferecendo a formação e profissionalização na música e na dança, atendendo 520 crianças e jovens a partir de 6 anos de idade Além de apoiar as famílias desses alunos, oferecendo capacitação em técnicas de artesanato e fomentando o empreendedorismo social, por meio da Casa de Maria, fundado em 2017.



Pesquisa mostra que brasileiro pode perder quase 40 horas semanais

Um levantamento apresentado pela NordVPN, multinacional especializada em cibersegurança, mostra que os brasileiros levariam uma semana inteira de trabalho, o equivalente a 39,5 horas, para ler as políticas de privacidade de 96 sites mais visitados mensalmente no país. Os termos e as condições de segurança dessas plataformas no Brasil têm em média 5.880 palavras, que representam 25 minutos de tempo de leitura. O estudo examinou os 20 principais portais em 19 países. 

Ao calcular o número de palavras de uma política, a pesquisa estimou quanto tempo levaria para lê-la. Também foi avaliada a compreensibilidade de cada documento utilizando testes de legibilidade FRED e Coleman-Liau. As práticas e os processos de segurança analisados foram redigidos em inglês ou traduzidos automaticamente para o idioma. 

“Mesmo que continuemos lembrando os usuários de lerem as políticas de privacidade, metade dos brasileiros ainda não consulta nenhuma informação legal on-line. No entanto, isso é compreensível. Precisaríamos passar um quarto do mês visitando os sites que integraram o estudo. Um trabalhador com salário mínimo no Brasil ganharia cerca de US$ 54,94 (R$ 279,18) durante esse período”, diz Maria Eduarda Melo, country manager da NordVPN. 

Sobre o desempenho, a pesquisa constatou que a leitura das políticas de privacidade dos sites brasileiros mais visitados levaria pelo menos oito horas. As mais longas em quase todos os países foram das plataformas de mídia social da Meta (Facebook ou Instagram), com 19.434 palavras. No entanto, obtiveram melhores resultados em termos de legibilidade (“bastante difícil”, com pontuação ligeiramente superior a 50 no FRES e em torno do 12º ano no Coleman-Liau). Toda a política leva cerca de 82 minutos para ser lida. 

No entanto, o X (anteriormente conhecido como Twitter) tem uma política de privacidade muito mais curta, com 4.175 palavras, a mesma pontuação de legibilidade do Facebook ou Instagram. Demora cerca de 17 minutos para ser lida. No passado, o Twitter tentava tornar a sua política de privacidade a mais acessível possível, apresentando o Twitter Data Dash, um jogo de computador que ajuda a compreender melhor os termos e as condições da empresa. 

“Apesar do tempo que se leva, ler uma política de privacidade é tão importante quanto ter uma. Por isso, as empresas devem trabalhar arduamente para tornar o documento mais curto e de fácil entendimento. Por outro lado, os usuários devem escolher sites confiáveis para navegar e saber o que procurar”, destaca Maria Eduarda. 

 

Mais informações sobre como os testes funcionam e sobre a pesquisa podem ser encontradas aqui: https://nordvpn.com/pt-br/blog/estudo-nordvpn-politicas-de-privacidade/  



Mudança do consumidor alavanca o crescimento de strip malls

Os strip malls, também chamados de centros de conveniência e serviços, ganharam relevância nos últimos anos. Muito comum nos Estados Unidos, esse modelo de negócio chegou ao Brasil há algumas décadas e ganhou força na pandemia. Agora tem conquistado mais ritmo de crescimento.

Com a busca por serviços e facilidades perto de casa, os strip malls foram inseridos, pouco a pouco, à rotina do consumidor. Isso porque, nesses espaços, ele consegue fazer compras no supermercado, ir à academia, à drogaria, fazer exames, pagar contas, lavar roupas e muitas outras atividades.

Além da conveniência ao consumidor, outra vantagem dos strip malls são os custos para os lojistas. Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Strip Malls (ABMalls) revela que eles pagam de R$ 12 a R$ 15 o metro quadrado de condomínio para ter uma loja em um strip mall. Em shoppings convencionais, o valor supera os R$ 100, especialmente se localizados em regiões mais nobres das capitais, além da diferença substancial do valor de locação.

“Com um mix variado de serviços e facilidades, os strip malls têm sido a preferência de inúmeros varejistas, especialmente redes de supermercados como o Minuto Pão de Açúcar e as redes de Drogarias Raia Drogasil e São Paulo, por exemplo”, explica Marcos Saad, sócio da MEC Malls, que faz a concepção e gestão de strip malls no Brasil.

Nos Estados Unidos, o movimento segue a mesma direção. Após a pandemia, mais pessoas passaram a trabalhar, pelo menos em tempo parcial, a partir de casa. Com isso, as visitas anuais a strip malls cresceram 18% em 2022 em comparação com antes da pandemia, segundo a empresa de análise de dados imobiliários comerciais e de varejo RetailStat, que analisou dados de tráfego de pedestres de 2.500 centros comerciais.

Com essa mudança de hábitos, pessoas que antes dirigiam diretamente do escritório para casa, agora estão tomando um café ou fazendo outras tarefas no caminho. O fácil acesso a serviços de retirada de itens ou encomenda de refeições para retirada em drive-thru também acelerou a mudança.

Aproveitando o destaque dos strip malls no varejo, as redes de supermercados anunciaram uma expansão forte nessa direção. Em 2022, o Pão de Açúcar indicou a abertura de 250 lojas no formato de proximidade, assim como as redes Oxxo e Carrefour.

“Outro aspecto importante dos strip malls é o bem-estar que eles trazem aos clientes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou que as construções são responsáveis por 13% dos fatores que impactam a saúde dos indivíduos”, complementa Saad, enfatizando que boa parte dessas construções têm áreas abertas e paisagismo.

De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), as vendas em shopping centers caíram 90% em abril de 2020 – pior fase da pandemia. Os strip malls, por outro lado, mostraram uma retração de 25 a 30% apenas.



Evento destaca a qualidade na produção de uvas e vinhos

Mais de 500 pessoas entre produtores, técnicos, pesquisadores e lideranças do setor da Vitivinicultura já confirmaram a presença no 6º Enoconexão. São 5 palestras de especialistas que trazem mais informação e experiencias bem-sucedidas na busca pela melhora na produção de uvas e na qualidade dos vinhos.

Entre os palestrantes internacionais estão Marta Dizy Soto, pesquisadora e professora da Universidad de La Rioja (Espanha), com a palestra ‘Como determinar o perfil organoléptico aplicado ao caso dos vinhos ultra premium’; Álvaro Peña-Neira, engenheiro agrônomo e professor da Universidad de Chile (Chile), com a palestra ‘Fatores relevantes que determinam a qualidade dos vinhos e seu potencial de passagem por barricas de carvalho’.

Também estará presente o enólogo Lucas Amaral, responsável pela vinícola experimental da EPAMIG, que falará sobre a técnica da dupla poda da videira e as peculiaridades da elaboração de vinhos com essas uvas na palestra ‘Novas fronteiras vitivinícolas – A técnica de dupla poda’.

Além disso, o Dr. Leonardo Cury, com graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina e doutorado em Produção Vegetal, participa com a palestra: ‘Mudanças climáticas e os impactos na viticultura: El Niño, La Niña… e agora?’. Já o Dr. Henrique Pessoa dos Santos, engenheiro agrônomo com doutorado em Fitotecnia e doutorado em Fisiologia Vegetal, da EMBRAPA, vai falar sobre o cultivo protegido de videira: ‘Detalhes para se garantir produção e qualidade’. 

O evento ainda oferece degustações técnicas de vinhos com passagem em barricas e apresentação de modernos equipamentos de vinificação.

O vinho está presente em mais de 220 vinícolas espalhadas por todo o estado, com produtos de grande qualidade chancelados pelos principais concursos internacionais e com experiências de enoturismo que encantam os milhares de turistas. “As vinícolas do estado de São Paulo recebem muitos turistas e a produção fica cada vez maior. Por isso a qualidade das uvas dos vinhos é tema central  e tão essencial para ser debatido no nosso 6º Encontro Enoconexão”, conta Rafael Vicchini, sócio-diretor da Enoconexão.

Histórico

Conta a História que as primeiras videiras que aportaram no Brasil foram trazidas da Ilha da Madeira, Portugal, por Martim Afonso de Souza, e foram plantadas na capitania de São Vicente, litoral paulista, por Brás Cubas, em 1532. Hoje, quase meio milênio depois e, após uma jornada de muitos altos e baixos, é possível afirmar que existe uma nova ascensão dos vinhos paulistas.

Essa nova fase foi motivada pelo desenvolvimento de uma técnica de cultivo de uvas desenvolvida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). Essa técnica chamada dupla poda, na qual o viticultor, por meio da realização de duas podas na videira, direciona a colheita das uvas para o inverno, estação mais seca, o que permite maior maturação e qualidade dos frutos e obviamente a elaboração de um vinho premium.
Ultrapassando as fronteiras políticas, essa dupla poda chegou em grande parte da região Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país e impulsionou o surgimento de novas vinícolas, que já colecionam medalhas de grandes concursos internacionais.

No estado de São Paulo, o mais interessante é que essa nova movimentação inflamou até mesmo as regiões produtoras mais consolidadas que se viram motivadas a realizar novos investimentos em produtos e processos, o que se traduziu em um grande ressurgimento e renovação de polos vitivinícolas tradicionais como Jundiaí e São Roque.

Organização

O 6º Encontro Enoconexão, tem coorganização do Polo Turístico do Circuito das Frutas. A região é formada pelos municípios de: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. Destacam-se, a cultura da uva, morango, pêssego, goiaba, ameixa, caqui, acerola e figo. A região também é conhecida nacionalmente pelos inúmeros eventos ligados a temática das frutas, que são realizados anualmente. As Festas da Uva, do Morango, do Caqui, da Goiaba, Figo entre outras, comemoram a produção e valorizam o produtor rural dos municípios.

Serviço:

6o Encontro Enoconexão –

É gratuito e acontece nos dias 8 e 9 de novembro em Louveira (SP).
Salão de Cultura e eventos de Louveira
https://enoconexao.com.br/eventos/



LLYC reforça liderança no Brasil e na América Latina

A LLYC, consultoria global de comunicação, marketing digital e assuntos públicos, anuncia Flavia Caldeira como diretora-geral da operação no Brasil, em substituição a Thyago Mathias, que assume o cargo de Diretor-geral da região Sul da América Latina, baseado em São Paulo.

Os dois movimentos valem a partir de 1º de janeiro de 2024, como parte da consolidação da estrutura da LLYC na América Latina em duas áreas geográficas: Latam Sul, formada pelas operações de Argentina, Brasil, Chile, Equador e Peru, e Latam Norte, englobando Colômbia, México, Panamá e República Dominicana. Como parte deste mesmo processo, María Esteve assume como diretora-geral de Corporate Affairs para a América Latina e David González Natal segue como diretor-geral na nova composição Latam Norte.

Flavia está na consultoria há dois anos, atuando como diretora sênior de Operações e Comunicação Estratégica. Em seu novo cargo, tem a missão de manter a trajetória de crescimento da LLYC no mercado brasileiro e desenvolver localmente as áreas de especialidade e soluções globais da companhia. Jornalista com mais de 25 anos de experiência, atuou em empresas de consultoria e mídia, foi diretora-geral de agências de comunicação nacionais e internacionais, com base no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. “Assumir a liderança da LLYC no Brasil traz o reconhecimento pelo trabalho realizado até aqui em uma das operações-chave para o crescimento da companhia. Além disso, amplia a força da liderança, sob uma visão da mulher, com tudo o que ela agrega à indústria de comunicação e do marketing”, diz Flavia.

Responsável pela gestão e coordenação das operações nos países da região Sul da América Latina, Thyago se somou à companhia em 2013 e está à frente da operação brasileira desde 2021. É jornalista formado em pela PUC-Rio e advogado formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Antes da LLYC, atuou tanto no setor público (na ALERJ e no governo federal, por meio da área de consultoria e projetos da Fundação Getúlio Vargas) quanto em algumas das maiores empresas de mídia do Brasil (Globo e UOL). “A América Latina enfrenta um cenário político e econômico bastante desafiador para nós como companhia e para nossos clientes”, explica Thyago. “Nossa visão é clara: continuaremos oferecendo soluções de comunicação, relações governamentais, gerenciamentos de stakeholders e marketing digital cada vez mais inovadoras para que nossos clientes alcancem seus objetivos em cada mercado”.

Para Juan Carlos Gozzer, sócio e CEO da LLYC na América Latina, essas mudanças refletem o compromisso da LLYC em seguir fortalecendo a sua proposta de valor na região: “Buscamos sempre conectar nosso melhor talento com os desafios dos clientes, tanto em termos geográficos quanto nas práticas e nas especialidades. Essas mudanças refletem claramente nossa proposta de valor para toda América Latina, combinando essas duas perspectivas. Thyago e Flavia são parte do nosso compromisso em fortalecer nossa posição estratégica na região.”



Décimo EGAESE abordou tecnologia e gestão de pessoas em edição comemorativa

Autoridades e profissionais do setor elétrico estiveram presentes no 10.º Encontro de Gestão de Ativos para Empresas do Setor Elétrico (EGAESE). O Encontro, em 2023, teve seu maior público e reuniu centenas de pessoas que acompanharam de perto as tendências do setor e o desafio de adaptação da regulação com a chegada de mais inovação no país.

O tema deste ano foi “Mentes conectadas para o futuro da gestão de ativos”, em que foram discutidos o uso de novas tecnologias e a inclusão das pessoas neste assunto, entendendo suas atuações e os impactos nos resultados das companhias.

“O evento – que já reuniu mais de 800 convidados em edições anteriores – superou as expectativas. Sinto orgulho de ter iniciado esse trabalho há 10 anos, quando ainda eram poucos especialistas em gestão em ativos elétricos no país”, diz Marisa Zampolli, CEO da MM Soluções Integradas e idealizadora do EGAESE.

Além disso, o Grupo Inovativos & Inovativas, anunciado na edição de 2022 e que tem o objetivo de buscar soluções inovadoras para o mercado de energia elétrica, iniciou uma nova fase com o anúncio de Lilian Queiroz, diretora de Gestão de Ativos da Eletrobras, como sua patronesse. “O Grupo terá um ano de intensas atividades na busca de soluções sustentáveis e na inclusão de pessoas”, ressalta Lilian.

Segundo Marisa Zampolli, haverá muitos desafios para o Inovativos & Inovativas. “O Grupo analisará propostas e a proximidade com outras comunidades de interesse. Estamos felizes em receber a Lilian. Ela veio para agregar com seu dinamismo, visão de futuro e de empreendedora”.

O próximo EGAESE está marcado para setembro de 2024 e vai trazer como mote os dez anos da série ISO 55000. A 11° edição abordará o lançamento e o impacto desta série nas empresas do setor elétrico, além dos avanços do Grupo Inovativos & Inovativas.

O EGAESE 2023 teve Eletrobras, CEMIG, CPFL Soluções, Enel São Paulo, AES Brasil, Taesa e Evoltz como patrocinadoras, e a Hitach Energy e a Treetech como expositoras.

Já a ANEEL, o ONS, a ABRATE, a ABRADEE, a ABRAGE, a ABNT e a CTG Brasil integraram o evento como apoio institucional.

 

Informações à imprensa:

Flávia Mastrobuono – Diretora de Comunicação –  flavia@mmsoluc.com / contato@mmsoluc.com –  (11 99917-9595)

 



Confluent Medical observa melhorias drásticas na visibilidade e eficiência da cadeia de fornecimento

A Confluent Medical, parceira líder em ciência de materiais, desenvolvimento e produção para fabricantes de dispositivos médicos (“OEMs”), experimentou melhorias significativas em sua cadeia de fornecimento de ponta a ponta com a Kinaxis. A inovadora tecnologia médica (medtech), que oferece implantes que salvam vidas, sistemas de aplicação minimamente invasivos e outros dispositivos médicos, implantou a Kinaxis® em agosto de 2023 com a ajuda da Genpact e credita maior visibilidade e eficiênciaàparceria.

A empresa é especializada no projeto, desenvolvimento e produção em larga escala de dispositivos com base em cateteres e componentes de Nitinol, uma liga metálica especializada com superelasticidade e memória de forma. Com 8 instalações nos EUA e na Costa Rica, 2.000 funcionários e uma ampla gama de produtos, incluindo cateteres complexos, tubos de polímero de alta precisão e têxteis implantáveis, a capacidade de reagir com rapidez a quaisquer alterações em qualquer parte da sua cadeia de fornecimento era primordial.

Jeff McCoun, Vice-Presidente da Cadeia de Fornecimento Global da Confluent Medical, disse, “Tivemos um pico de demanda que quase dobrou e normalmente levaria meses para sincronizar novamente nossa cadeia de fornecimento, mas fizemos isto em apenas algumas semanas. Antes da Kinaxis, executávamos planilhas separadas para cada parte da cadeia, ninguém nunca estava na mesma página e se uma mudança ocorresse em algum lugar, isto nunca ficaria claro para mais ninguém na cadeia. Usei outras soluções ao longo da minha carreira, mas jamais testemunhei uma implantação e melhoria tão rápida e eficiente como a que vimos com a Kinaxis.”

Claire Rychlewski, Vice-Presidente Executiva de Vendas Globais de Campo na Kinaxis, disse, “Conseguir este tipo de impacto é o que nos move. A visão da Confluent é melhorar vidas ao fornecer dispositivos médicos de classe mundial através de ciência, engenharia e produção de materiais inovadores, e estamos animados em ajudá-los a obter isto. É uma grande vitória para todos nós.”

A Genpact iniciou o design da solução Confluent Medical no fim de 2022, sendo que já está em curso a implementação para mais locais e mais usuários.

A Kinaxis trabalha com algumas das maiores marcas do mundo em todos os setores, incluindo CPG, automotivo, alta tecnologia, ciências biológicas e muito mais. Sua tecnologia impulsionada por IA e técnica de simultaneidade patenteada permitem que as empresas orquestrem sua rede de cadeia de fornecimento de ponta a ponta, desde o planejamento estratégico até a entrega final.

Sobre a Kinaxis

A Kinaxis é líder mundial em gestão moderna de cadeias de fornecimento. Atendemos cadeias de fornecimento e pessoas que as gerem a serviço da humanidade. Marcas mundiais renomadas confiam em nosso software para oferecer a agilidade e a previsibilidade necessárias para navegar na volatilidade e na disrupção atuais. Combinamos nossa técnica de simultaneidade patenteada com uma abordagem de IA centrada no ser humano para capacitar empresas de todos os portes a orquestrar sua rede de cadeia de fornecimento de ponta a ponta, desde o planejamento estratégico plurianual até a execução instantânea e a entrega final. Para mais notícias e informações, acesse Kinaxis.com ou siga-nos no LinkedIn.

Sobre a Confluent Medical

A Confluent aplica ciência de materiaisàinovação em tecnologia médica. A Confluent é especializada no projeto especializado, desenvolvimento e produção em larga escala de dispositivos e implantes invasivos com base em cateteres. Os clientes confiam na experiência da Confluent em materiais e componentes de nitinol, balões e cateteres complexos, tubos de polímero de alta precisão e têxteis implantáveis. Com instalações em Fremont e Orange County, Califórnia; Warwick, Rhode Island; Windham, Maine; Austin, Texas; Chattanooga, Tennessee; e San José, Costa Rica, a Confluent conquistou a confiança dos líderes da comunidade de dispositivos médicos mediante um histórico comprovado de ciência, engenharia e produção de materiais inovadores. Para mais informação, acesse confluentmedical.com.

Sobre a Genpact

A Genpact (NYSE: G) é uma empresa internacional de serviços profissionais que oferece resultados que transformam os negócios de nossos clientes e moldam seu futuro. Somos orientados pela nossa experiência no mundo real, ao recriar e executar milhares de processos para centenas de empresas internacionais. Nossos clientes, incluindo muitos da Global Fortune 500, fazem parceria conosco pela nossa capacidade exclusiva de combinar profundo experiência industrial e funcional, talentos de liderança e metodologias comprovadas para impulsionar a inovação colaborativa que transforma conhecimentos em ação e proporciona resultados em escala. Criamos vantagens competitivas duradouras a nossos clientes e seus clientes, ao executar operações habilitadas digitalmente e aplicar nossos serviços Data-Tech-AI para projetar, construir e transformar seus negócios. E fazemos tudo com propósito. De Nova York a Nova Déli e mais de 30 países, nossa equipe com mais de 115.000 pessoas é apaixonada pela sua busca incansável de um mundo que funcione melhor para as pessoas. Venha nos conhecer na Genpact.com e no LinkedIn, Twitter, YouTube e Facebook.

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Contato:

Relações com a Mídia

Jaime Cook | Kinaxis

jcook@kinaxis.com

289-552-4640

Relações com Investidores

Rick Wadsworth | Kinaxis

rwadsworth@kinaxis.com

613-907-7613

Fonte: BUSINESS WIRE



Novo whitepaper da Tholos Foundation mostra que alternativas mais seguras à nicotina levam a uma redução significativa nas taxas de tabagismo

A Tholos Foundation, em parceria com o Pacific Alliance Institute, com sede no Japão, e com a empresa de consultoria Scantech Strategy Advisors, com sede na Suécia, lançaram hoje um documento político, Safer Nicotine Works, sobre como a Suécia e o Japão reduziram com sucesso as taxas de tabagismo por meio da introdução de produtos alternativos de nicotina mais seguros.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231107431996/pt/

(Graphic: Business Wire)

(Graphic: Business Wire)

O Safer Nicotine Works investiga os efeitos da nicotina oral e do tabaco aquecido sobre os índices de tabagismo na Suécia e no Japão. Ele segue o Vaping Works, que estudou as experiências de vaping de quatro países. Esse último concluiu que as nações que adotaram o vaping, como o Reino Unido, a França, o Canadá e a Nova Zelândia, tiveram reduções nas taxas de tabagismo duas vezes maiores do que a média global.

No Japão, a introdução de produtos de tabaco aquecido reduziu notavelmente as taxas de tabagismo entre homens para menos de 30% pela primeira vez, revertendo a estagnação anterior.

A Suécia, com uma taxa de tabagismo de 5,6%1, está pronta para se tornar “livre de fumo” dentro de um ano. O recente declínio do tabagismo é atribuído ao aumento das bolsas de nicotina introduzidas em 2019.

A pesquisa da Tholos Foundation indica que os consumidores de ambos os países lideraram a mudança para alternativas mais seguras. O principal papel dos formuladores de políticas foi garantir que essas alternativas fossem acessíveis e viáveis. Os dados confirmam que a nicotina mais segura ajuda significativamente a parar de fumar. Com produtos de nicotina mais seguros, como vaping, tabaco aquecido, bolsas de nicotina e snus, as taxas de tabagismo estão caindo rapidamente.

Comentando as constatações, o vice-presidente da Tholos Foundation, Lorenzo Montanari, disse:

A nicotina mais segura está, literalmente, salvando vidas em todo o mundo. A experiência da Suécia e do Japão, como também no Reino Unido, Canadá, Nova Zelândia e França, prova que quando as pessoas têm acesso a produtos mais seguros, escolhem-nos em grande número. Temos agora as ferramentas necessárias para combater as elevadas taxas de tabagismo prejudiciais: os governos de todo o mundo devem agora apoiar os seus cidadãos a fazerem uma escolha melhor.

O sucesso da Suécia e do Japão na redução das taxas de tabagismo destaca a eficácia de estratégias abrangentes de controle do tabaco. Eles regulamentaram produtos alternativos de nicotina, priorizando a saúde pública. As experiências da Suécia e do Japão fornecem lições importantes para as nações que pretendem reduzir o tabagismo e incentivar alternativas livres de fumo. Ao permitir o acesso a produtos alternativos de nicotina mais seguros e implementar regulamentações apropriadas, os países melhoram significativamente os resultados de saúde pública e combatem o tabagismo.

Um link completo para o relatório pode ser encontrado aqui https://tholosfoundation.org/wp-content/uploads/2023/10/Tholos-Safer-Nicotine-Works.pdf.

1Uso de tabaco e produtos de nicotina por adultos – Agência de Saúde Pública da Suécia (folkhalsomyndigheten.se)

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Contato:

Lorenzo Montanari

E-mail: lmontanari@tholosfoundation.org

Fonte: BUSINESS WIRE



Pesquisa mostra como as PMEs lidam com pagamentos digitais

A Fiserv, em parceria com o Sebrae-SP, apresenta a primeira pesquisa Fiserv Insights: Meios de Pagamento das PMEs, que avalia o impacto da diversidade dos meios de pagamento do ponto de vista do empreendedor no estado de São Paulo. Segundo o levantamento, os empreendedores que contam com uma solução de adquirência apresentam uma ampla variação no faturamento das maquininhas: 16% faturam até R$ 4 mil por mês, 18% entre R$ 4 mil e R$ 10 mil, e 20% entre R$ 10 mil e R$ 20 mil. A estimativa média de faturamento do empreendedor paulista que utiliza maquininha é de R$ 24.902 por mês, totalizando R$ 298.800 anualmente. 

No total, participaram do estudo 1.308 empreendedores paulistas, sendo 69% microempresas (MEs) e 31% empresas de pequeno porte (EPPs). Os resultados indicam que 41% dos entrevistados que utilizam maquininhas estão localizados em áreas do interior, enquanto 34% operam na capital. O uso de maquininhas prevalece nos setores de comércio (63%) e serviços (32%). 

‘Fiserv Insights’ aponta que os cartões de crédito (98%) e débito (96%) ainda são os meios mais aceitos. Entretanto, o Pix segue em ascensão, sendo aceito em 66% deles no formato de QR Code estático (quando o varejista exibe uma chave ou QR code para pagamento) e por 51% deles por meio de QR Codes gerados diretamente na maquininha (QR Code dinâmico). Especificamente sobre o Pix, o estudo observa no interior de São Paulo que o modelo estático é muito mais oferecido (81%) do que o dinâmico (40%). Dinheiro em espécie aparece por último na lista, sendo aceito por apenas 3% dos entrevistados em todo o Estado, atrás das transferências bancárias (47%), boletos (32%) e vouchers (9%).

Quanto à composição das vendas, 42% das vendas daqueles que aceitam cartão de crédito originam-se desse método. No caso dos que aceitam cartão de débito, 31% das vendas provêm desse meio. Quando se trata do Pix realizado pela maquininha, 20% das vendas têm essa origem e outros 12% são provenientes de vouchers. 

Perfil de uso das maquininhas 

Em relação ao número de maquininhas utilizadas pelos estabelecimentos, 38% dos entrevistados usam uma única maquininha de cartão, enquanto 40% operam com duas. Três maquininhas é o número relatado por 11% dos estabelecimentos, e somente 5% têm quatro equipamentos. Quanto ao tipo de conexão das maquininhas, 70% usam dispositivos que operam com Wi-Fi, enquanto 70% utilizam maquininhas com chip (3G ou outra rede de telecom)¹. Apenas 8% dos negócios utilizam maquininhas fixas conectadas por cabo ou linha telefônica.

Preferência na escolha 

A preferência pelas maquininhas de cartão revela uma busca incessante por economia e praticidade. Os entrevistados escolhem maquininhas pela “melhor taxa” (55%), seguidas pela “isenção de mensalidade conforme faturamento” e “aceitação de todos os tipos de pagamento necessários” (ambos 29%). Também valorizam “taxas personalizadas” (25%) e “atendimento rápido” (22%), buscando eficiência e flexibilidade nas transações.

Para Frederico Souza, vice-presidente de Precificação, Planejamento e Alianças do Brasil na Fiserv, entender as necessidades e os perfis dos empreendedores é essencial para apoiar a digitalização dos PMEs. “Ter uma oferta de valor para a adquirência que vai além das tradicionais maquininhas, com opções de links de pagamento, antecipação de agenda de maneira facilitada com o autoatendimento e pensar em soluções para o e-commerce são maneiras que a Fiserv tem para oferecer soluções em sintonia para as 9 milhões de micro e pequenas empresas no País que representam 27% do PIB”. 

Meios de pagamento digitais

O uso das carteiras digitais ainda é limitado entre os pequenos negócios. No que diz respeito ao QR Code, 94% dos respondentes têm conhecimento dessa funcionalidade, embora 41% a utilizem com frequência. Para 58% dos entrevistados, o aplicativo Tap on Phone, que transforma celular em maquininha de cartão para pagamento por aproximação, ainda não é conhecido – e, entre os 41% dos empreendedores que responderam à pesquisa e que têm conhecimento dessa solução, apenas 3% a utilizam. Os dados revelam que apenas 8% dos empreendedores utilizam o WhatsApp Business para aceitar pagamentos por WhatsApp. Para 35% deles, o app é desconhecido, enquanto 25% estão cientes e têm a intenção de utilizá-lo. Outros 31% conhecem, mas não têm planos de adotá-lo.

“Dentro do Brasil há uma diversificação do nível de digitalização do empreendedorismo.  Compreender essas nuances e ter tecnologias adequadas para apoiá-los, com a diversificação de terminais, soluções inovadoras como Tap on Phone e SmartPOS, são formas de apoiar o empreendedor brasileiro. Nossas ofertas de adquirência são meio para que os empreendedores tenham êxito, seja com a diversidade de aceitação de meios de pagamento ou com uma oferta de antecipação de recebíveis”, destaca Souza. Ele complementa que a oferta de Adquirência da Fiserv no Brasil atualmente opera mais de 700 mil terminais sob as marcas Bin e azulzinha (CAIXA); além de suas alianças com Sicredi, Sicoob e Afinz.

Antecipação de recebíveis

Entre os entrevistados, a maioria dos empreendedores (61%) escolhem fazer a antecipação das vendas feitas por maquininhas de cartão. Dentro desse grupo, 44% escolhem a opção de antecipação automática, enquanto 17% preferem solicitá-la eventualmente. A opção de pagamento oferecida diretamente pela maquininha é escolhida por 47% dos respondentes, com 20% deles disponibilizando essa opção de forma constante.

O levantamento também mostra que 31% dos negócios gerenciam suas operações e fazem conciliação por meio de aplicativo da maquininha de cartão. Enquanto 39% desconhecem essa opção, 13% conhecem e planejam usá-la, e 14% conhecem, mas não têm intenção de adotá-la.

Expectativa para 12 meses 

Cerca de 47% dos empreendedores acreditam que o próximo ano será melhor do que o ano anterior, enquanto 14% acreditam que será igual. No entanto, 28% expressam preocupações de que será pior. Um número significativo (11%) está incerto sobre o que esperar. Esses resultados refletem uma mistura de otimismo e cautela em relação ao futuro, sugerindo a necessidade de abordagens flexíveis e estratégias adaptáveis à medida que as empresas enfrentam incertezas econômicas.

 

 



Corro Com Elas Run e ONG Paraíso dos Focinhos se unem em evento esportivo

A corrida Corro Com Elas Run, um movimento criado pela jornalista Dani Christoffer e a administradora Ju Faria para combater o sedentarismo entre as mulheres, preparou uma  ação beneficente para anunciar sua próxima edição no Arpoador, no Rio de Janeiro, no dia 12 de novembro de 2023.  

Em parceria com a Corro Com Elas Run, a ONG Paraíso dos Focinhos realizará uma feirinha de adoção. Alguns dos cães da ONG, acompanhados de voluntários, também poderão participar da corridas. Demais pessoas que também comprarem os kits podem participar da corrida acompanhadas por seus animais.

No fim da prova, os participantes terão a oportunidade de visitar uma tenda de adoção para conhecer melhor o trabalho da ONG e, quem sabe, adotar um novo amigo peludo.  

A ONG Paraíso dos Focinhos também está oferecendo um kit especial do Corro Com Elas, que inclui uma bandana para pets.  

“Os kits podem ser comprados através do WhatsApp no número (21) 96938-0927”, acrescenta Hanri.

Sobre a corrida  

A largada da prova será às 8h, com duração de 1h30min.  

Este evento exclusivo incluirá uma corrida ou caminhada individual de 5 km, com a largada na Av. Vieira Souto, n.º 22, em frente ao Colégio São Paulo, no Arpoador.  

Atletas de ambos os sexos estão convidados a se inscrever e participar.  

Os atletas são aconselhados a chegar ao local de largada pelo menos 30 minutos antes da largada, às 07:30h.  

“Esperamos que você se junte a nós para este evento esportivo e beneficente. Correr nunca foi tão gratificante”, finaliza a presidente da ONG. 

Serviço:  

Evento: CORRO COM ELAS RUN 

Data: 12/11/2023 

Horário: 08h00 

Endereço: PRAIA DO ARPOADOR – RIO DE JANEIRO – RJ: AV. VIEIRA SOUTO, 22, Rio de Janeiro, RJ, Brasil 

Venda dos kits: Os kits podem ser comprados através do WhatsApp no número (21) 96938-0927 

Retirada dos kits: A retirada dos kits vendidos pela ONG será nos dias 10 e 11 de novembro, das 09h às 17h, na Clínica Paraíso Super Pet no Shopping Downtown, Av. das Américas, 500, bloco 16 – loja 124 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. 

Redes sociais: 

Site: www.paraisodosfocinhos.com.br 

Facebook: www.facebook.com/ongparaisodosfocinhos

Instagram: www.instagram.com/ongparaisodosfocinhos 

Sobre ONG Paraíso dos Focinhos: 

A ONG Paraíso dos Focinhos está localizada no Rio de Janeiro. Criada em 2012 para resgatar, proteger, tratar e cuidar dos animais de rua até que eles consigam uma família. Atualmente, conta com mais de 500 animais, entre eles cães, gatos, e até mesmo cavalos. Com muita luta e trabalho, conseguiram comprar um novo sítio e construir ambientes cercados e amplos para os cavalos. Onde fica a sede, foi construído baias espaçosas, equipadas com ventiladores, enfermarias e área para banho e tosa. 

Tem uma parte de baias com piso diferenciado para os cães especiais, além de parcão e piscina para a diversão dos peludinhos. Abrigam animais com histórico de zoofilia, maus-tratos, abandono e até baleados. E para todos aquilo que é essencial: dignidade e amor. Além de tudo que a ONG conquistou, um dos maiores orgulhos é o Programa Em Movimento, um programa que instrui e educa sobre cuidados com animais e o meio ambiente. Os episódios estão disponíveis no canal de mesmo nome no YouTube.



Pandemia gerou ansiedade em 36% dos jovens, diz estudo

Um estudo on-line, feito pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo) com seis mil crianças e adolescentes de cinco a 17 anos no Brasil, mostrou que 36% dos participantes apresentaram quadro de estresse emocional, como ansiedade, durante o período de pandemia de Covid-19. 

Conforme apontado pelo estudo, o dado pode apresentar subnotificação devido à dificuldade de acesso à internet que atinge parte da população. Ainda de acordo com o estudo, as restrições impostas pelo surto do coronavírus Sars-CoV-2 impactaram de diferentes formas o convívio social e causaram consequências para saúde mental dos mais jovens, principalmente para aqueles que já possuíam condições pré-existentes. 

O fechamento temporário das escolas e a suspensão de atividades presenciais, foram alguns dos fatores que agravaram quadros de enfermidades psicológicas desta faixa etária.

Para a médica pediatra Tatiana Cristina, além da ampliação no número de transtornos psicológicos, houve também um crescimento na quantidade de casos que não receberam acompanhamento profissional adequado.

“Em primeiro lugar, porque as escolas são o principal espaço de interação de crianças e adolescentes. Em segundo, porque uma parcela elevada dos atendimentos psicológicos para o público infanto-juvenil é feita nas instituições de ensino”, esclareceu.

Quanto aos casos de subnotificação, a Dra. Tatiana Cristina afirma que os sintomas apresentados “muitas das vezes passam despercebidos ou são confundidos com outros diversos diagnósticos, até mesmo por muitos profissionais de saúde”. Ela reforça que os responsáveis precisam estar sempre atentos às crianças e adolescentes.

Manifestação do estresse emocional por faixa etária

Outros dados revelados pelo estudo mostraram que os transtornos psicológicos ocorridos nos jovens durante a pandemia se manifestaram de diferentes formas, de acordo com cada faixa etária.

No caso das crianças, foi percebido maior irritabilidade, acompanhada de um comportamento mais impaciente e agressivo. Já os mais velhos, pré-adolescentes e adolescentes, demonstraram tristeza, solidão e tédio, sintomas geralmente já relacionados a transtornos depressivos. 

A médica ressalta que a saúde mental de crianças e adolescentes é um problema grave de saúde pública por se tratar de uma epidemia silenciosa que vem afetando jovens no Brasil e no mundo. “É preciso tratar o assunto com seriedade. Já passou da hora de deixarmos de tratar a saúde mental como um tema em segundo plano, principalmente após este momento vivido mundialmente”.

Para a especialista, os sistemas de saúde precisam estar preparados para acolher esse público específico, que precisa de acompanhamento especializado e qualificado para recobrar seu bem-estar psíquico. “Crianças e adolescentes são um público bem definido, com suas demandas e necessidades específicas e completamente diferentes dos adultos. Trata-se de um compromisso com o futuro do país”, finalizou.

Para saber mais, basta acessar: https://www.dratatianacristinaped.com/



Cibersegurança: Gerenciamento de exposição reduz em 2/3 violações

Em um press release de abril de 2023, a Gartner anunciou que o gerenciamento de exposição a ameaças é uma das tendências de cibersegurança mais em alta para 2023. O relatório prevê que até 2026, 60% das empresas terão adotado o gerenciamento de exposição como sua principal abordagem para gerenciar riscos de segurança. Isto indica um reconhecimento crescente da necessidade de uma abordagem proativa à segurança de sites que possa se adaptar ao cenário atual de ameaças em constante evolução. As violações de dados e os ataques cibernéticos como o Magecart estão se tornando mais sofisticados e frequentes, portanto as organizações têm tomado medidas proativas para proteger os seus websites e os dados dos seus clientes.

O gerenciamento de exposição é um programa que permite que as organizações gerenciem sua crescente exposição a ameaças e, ao mesmo tempo, considerem as prioridades de negócios. Suas iterações permitem que as empresas monitorem, priorizem, validem, corrijam e otimizem continuamente sua exposição à segurança. O gerenciamento de exposição adota uma abordagem proativa em relação à segurança e permite que as organizações fiquem à frente das ameaças emergentes, monitorando sua postura de segurança e priorizando seus investimentos com base na exposição ao risco.

Segundo a Gartner, os benefícios da implementação de um programa de gerenciamento de exposição incluem:

  • Melhor gerenciamento de riscos: o gerenciamento de exposição permite que as organizações monitorem continuamente sua postura de segurança e priorizem seus investimentos com base na exposição ao risco. Esta abordagem permite-lhes alocar os seus recursos de forma mais eficaz e reduzir o seu perfil de risco global.
  • Alinhamento comercial aprimorado: o gerenciamento de exposição permite que as organizações priorizem seus investimentos em segurança com base em suas prioridades comerciais. Esta abordagem garante que tais investimentos se alinhem com os objetivos de negócio e mitiguem eficazmente os riscos que enfrentam.
  • Maior consciência situacional: o gerenciamento de exposição oferece às organizações visibilidade em tempo real sobre sua postura de segurança, permitindo-lhes detectar e responder rapidamente a ameaças emergentes.
  • Abordagem proativa de segurança: o gerenciamento de exposição adota uma abordagem proativa em relação à segurança e permite que as organizações fiquem à frente das ameaças emergentes. Essa abordagem garante que eles estejam mais bem preparados para lidar com incidentes de segurança quando eles ocorrerem.

Markswell Coelho, coordenador da IBSEC – Instituto Brasileiro de Cibersegurança, destaca ainda mais os benefícios de um programa de gerenciamento de exposição: 

“Além de ser uma solução eficaz de prevenção de violações, a criação de um programa de gerenciamento de exposição é um processo transformador para as organizações que proporciona uma experiência sem atritos para equipes multifuncionais envolvidas com a resiliência cibernética. O gerenciamento de exposição fornece uma estrutura chave útil para o planejamento estratégico de longo prazo para atender às metas de segurança de TI”.

 

O Fator Humano

De acordo com a pesquisa da Gartner, preocupantes 74% dos funcionários afirmaram que “…estariam dispostos a ignorar as orientações de cibersegurança se isso ajudasse a eles ou à sua equipe a atingir um objetivo de negócios”. A segurança de uma empresa depende tanto da sua força de trabalho humana imperfeita como dos seus sistemas automatizados, minimizar as tensões cognitivas e emocionais que podem levar a atalhos, a cometer erros e, em última análise, ao esgotamento tem de ser um investimento que vale a pena. Se os funcionários atuais e futuros souberem que são apoiados, é mais provável que ingressem, permaneçam e se destaquem.

A segunda tendência ocupa o mesmo território – a gestão de talentos centrada no ser humano, o que implica focar nas necessidades do pessoal. A Gartner observou que as organizações que adotam esta abordagem registaram uma maior maturidade funcional e técnica e prevê que, até 2026, 60% das organizações cumprirão os seus requisitos de recrutamento contratando internamente em vez de procurarem noutro local.

A vigilância da equipe em resposta às ameaças no gerenciamento de exposição (e às ameaças reais) é um elemento crucial na postura de segurança da organização, portanto esta abordagem centrada no ser humano para contratar e reter funcionários torna-se ainda mais significativa.

 

Riscos  de Terceiros

Uma abordagem de gerenciamento de exposição tornou-se mais necessária devido à crescente dependência de produtos de fornecedores externos. A plataforma de privacidade de dados Osano informou que uma organização média compartilha dados com cerca de 730 fornecedores terceirizados e o Relatório da CyberRisk Alliance revelou que metade de todas as violações nos últimos dois anos resultaram de terceiros com privilégios de acesso a dados. Como apenas 23% das organizações têm visibilidade completa de todo o seu ecossistema de terceiros e apenas 41% compreendem os comportamentos dos seus fornecedores mais críticos, isto parece quase inevitável. Ilustra perfeitamente a necessidade de implantar uma estratégia de gerenciamento de exposição.

“As violações de dados são uma grande preocupação para as empresas, e os custos que podem infligir como resultado de multas regulamentares, ações legais e perda de reputação podem ser significativos, portanto a implementação de um programa de gerenciamento de exposição tornou-se uma necessidade”, afirma Markswell Coelho.

Mais informações: IBSEC



ANBC alerta sobre práticas lesivas que comprometem o crédito

Impulsionado por uma série de iniciativas que vêm beneficiando o ecossistema financeiro nos últimos anos, entre elas o Cadastro Positivo, a duplicata eletrônica, o Open Finance e as plataformas de empréstimos “peer-to-peer”, o mercado de crédito tem evoluído ano a ano. 

Segundo dados do Relatório de Economia Bancária 2022, elaborado pelo Banco Central, a carteira de crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN) encerrou 2022 com crescimento pelo terceiro ano consecutivo. O saldo total dos empréstimos e financiamentos do SFN teve alta de 14% no ano, alcançando R$5,3 trilhões. Desta forma, a participação do crédito no Produto Interno Bruto (PIB) atingiu 53,8% em dezembro e ainda existe um grande  potencial de crescimento, visto que em economias desenvolvidas essa relação é maior que 100% .

Os birôs de crédito, como parte fundamental dessa dinâmica por meio do uso de produtos que melhoram a tomada de decisão, investem na educação dos diversos atores do ecossistema econômico com o objetivo de aprimorar as relações de consumo, o investimento e a saúde financeira dos brasileiros. 

Uma das iniciativas do setor de birôs é alertar quanto às práticas consideradas lesivas, que têm potencial de comprometer a dinâmica  do crédito. Na visão de Elias Sfeir, presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), é fundamental que quem oferece crédito tenha avaliações precisas sobre o comportamento do tomador em relação ao crédito. E, ao mesmo tempo, é fundamental que quem busca recursos financeiros possa usar sua nota de crédito para negociar taxas e condições de pagamento mais justas. 

“Toda iniciativa que prejudique a transparência no mercado de crédito pode ser considerada lesiva. A falta de informação relevante para avaliação de crédito, além de prejudicar o acesso ao crédito aumenta o risco de o tomador ficar inadimplente, abrindo caminho para o superendividamento, o que compromete tanto concedentes quanto tomadores de crédito, e  a economia como um todo”, ressalta Sfeir, que abordará o tema durante participação da ANBC na 26ª Conferência Nacional da Unale, entre os próximos dias 8 e 10 de novembro, em Fortaleza.    

Segundo a ANBC, são três as principais práticas lesivas que podem prejudicar o setor: 

  1. Restrição do uso das informações: a limitação e restrição do uso de informações financeiras relevantes para análise de concessão de crédito prejudica o mercado porque cria assimetria, gerando uma análise de crédito distorcida. A análise de risco adequada leva em conta as informações dos bancos de dados mantidos pelos birôs, e auxilia tanto quem oferta como quem recebe o crédito. A falta de informação dificulta o acesso ao crédito e aumenta o risco de o tomador ficar inadimplente, abrindo caminho para que fique superendividado;
  2. Aumento dos custos relacionados às informações de crédito: o aumento dos custos relacionados às informações relevantes para análise de crédito é igualmente prejudicial e contraria o propósito do compartilhamento das informações de crédito aumentando o custo do crédito. Os bancos de dados que fornecem produtos para subsidiar a análise de crédito exercem função de interesse público. O acesso a esses produtos pelos concedentes de crédito deve ser facilitado, e claro sempre observando-se os requisitos estipulados na legislação aplicável;
     
  3. Recuperação complexa e sem flexibilidade: processos de recuperação de crédito complexos têm como característica envolver diversas etapas para quitação da dívida assim como dificuldades nestas etapas. A relação deve ser a mais simples possível. Facilitar o processo de negociação e flexibilizar as formas de pagamento deixam a dinâmica de recuperação mais rápida, fortalecem a economia, reforçam o relacionamento entre credor e tomador de crédito e incentivam o comportamento do bom pagador trazendo sustentabilidade para a disciplina do crédito. 

 



Pets devem ter cuidados redobrados por conta das altas temperaturas

É chegada a hora das estações mais quentes do ano e já é possível perceber que teremos dias quentes pela frente. Temperaturas acima dos 30º e clima abafado aflige os pets. Embora se para os humanos a temperatura média saudável oscila entre 36,1º e 37,2º, para os cães é um pouco maior: 37,5º a 39,5º; enquanto para os gatos varia entre 38º e 39,2º. Ou seja, o que para uma pessoa já seria febre, para eles ainda é o normal.

Os cães regulam a temperatura do corpo através da respiração. Eles respiram para eliminar ar quente de dentro do organismo e inspirar ar frio. Porém, dependendo do calor, isso é impossível, pois o ar externo já está muito quente e eles não conseguem resfriar seu próprio corpo, provocando um choque térmico.

“No período muito quente, o tutor deve manter o pet sempre em local arejado, sombreado e com circulação de ar, e água fresca com cubinhos de gelo. Quanto aos passeios diários com os animais de estimação é preciso evitar sair nos momentos mais quentes do dia. A exposição prolongada ao calor pode resultar em lesões graves e queimaduras nas almofadas (coxins) das patas dos cães devido ao contato com superfícies quentes. Qualquer sinal de desconforto, o tutor deve procurar o veterinário imediatamente”, orienta a médica veterinária Camila Eckstein, responsável técnica da Bioclin Vet.

Evite sempre ambientes muito gelados, climatizados com ar-condicionado, porque isso pode provocar uma hipotermia séria. “Cães e gatos não gostam de temperaturas extremas, e isso serve para o calor e também para o frio”, observa a diretora da Au!Happy, Simone Cordeiro.

Algumas raças de cães e gatos que têm qualidades físicas específicas sofrem mais com o calor. São os casos dos animais mais obesos, peludos e com focinhos retraídos, como são os casos dos cães das raças pug e buldogue. “Entre os gatos, o persa e o exótico também costumam apresentar dificuldades respiratórias que se agravam nos meses mais quentes do ano”, enfatiza Vininha F. Carvalho, ambientalista, que atua em defesa dos animais e editora da Revista Ecotour News.

No verão é mais comum a proliferação de parasitas, principalmente se o animal for passear por área de praia. Por isso, é importante aplicar a medicação recomendada pelo veterinário. Se o pet não estiver com a vacinação e vermifugação em dia, há o risco potencial dele contrair doenças, algumas que podem levar o animal ao óbito. “Leve a carteirinha de vacinação para a praia como comprovação, uma vez que a lei normalmente prevê essa exigência”, conclui Vininha F. Carvalho.



Santa Maria sediará, de 9 a 11 de novembro, a 2ª Mostra de Ferreomodelismo

Santa Maria sediará a 2ª Mostra de Ferreomodelismo da cidade, que acontecerá de 9 a 11 de novembro, no Arquivo Histórico Municipal (rua Appel, 900), terá entrada franca e reunirá amantes deste hobby de várias cidades da região. Na quinta e na sexta-feira, o horário será das 14h às 17h e apenas para agendamento de escolas; já no sábado, a mostra abrirá das 9h às 17h.

Organizado pela Associação de Ferreomodelismo de Santa Maria (AFSM), a 2ª mostra tem o apoio da Prefeitura de Santa Maria, Amarqhist (Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria), Arquivo Histórico e Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.

De acordo com Luciano Coimbra, um dos responsáveis pela organização do evento, este encontro é muito aguardado pelos fãs de trens elétricos em miniatura. “Nossa região reúne muitos praticantes deste hobby, e costumamos receber praticantes de vários estados. Decidimos realizar um novo encontro em Santa Maria devido ao sucesso da 1ª edição, e o público presente confirmou isso, superando nossas expectativas”, afirma.

Durante o evento, o público poderá conhecer algumas maquetes e obter informações sobre este fascinante hobby. “Mostras, encontros, convenções e shows de ferromodelismo são uma boa justificativa para viajar e conhecer novos lugares e pessoas”, conclui. A 2ª Mostra de Ferreomodelismo de Santa Maria terá maquetes, dioramas e lojas.

Seja para relaxar, divertir-se, desestressar ou mesmo cultivar o amor pelas ferrovias, muitas pessoas têm aderido ao hobby do ferromodelismo, afinal, o trem elétrico é uma opção para quem está procurando algo para entreter a mente e passar o tempo. É um hobby saudável, que ajuda neste momento tão delicado pelo qual todos estão passando.

História do hobby

O ferromodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

“O ferromodelismo é uma mistura de entretenimento, baseado em modelos de escala, e arte, pois os amantes deste hobby ficam fascinados quando começam a construir suas maquetes, fazer toda a parte de decoração e cenário e projetar as construções. É preciso ter capacidade de observação para se construir uma maquete, pois todo esse trabalho de reprodução do mundo real é totalmente artesanal”, comenta Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos. As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferromodelismo para as futuras gerações”, finaliza Lucas.

Serviço

2ª Mostra de Ferreomodelismo de Santa Maria

Data: 9, 10 e 11 de novembro

Horário: quinta e sexta, das 14h às 17h; e sábado, das 9h às 17h

Local: Arquivo Histórico Municipal (rua Appel, 900)

Informações: (55) 99912-2265



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