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Técnicas de metodologias ágeis reduzem os entraves do mundo jurídico

Com foco na indústria de tecnologia, as metodologias ágeis são facilitadoras para entregar soluções de alta qualidade. Estes elementos também podem ser aproveitados no setor jurídico, para simplificar e angariar mais eficácia aos processos dentro dos escritórios. Parte desse avanço é perpetuado pelo papel do Product Owner (PO), profissional responsável por gerenciar a entrega de produtos e serviços.

O Product Owner é responsável por etapas centrais de metodologias ágeis, como o Scrum. Conforme sugerido pelo nome, trata-se do Dono do Produto, o ponto central da liderança e a voz das partes interessadas (stakeholders). Afinal, o PO é responsável por definir as ações e processos ao desenvolver soluções.

Este profissional, no entanto, não atua apenas como um chefe, demandando ordens. Grande parte da sua atividade é destinada à simplificação de processos, deixando os objetivos mais claros, direcionando as melhorias e facilitando o caminho para onde se quer chegar. 

O Product Owner também deve descobrir as verdadeiras dores dos clientes. “E como fazer isso? Fazendo as perguntas certas. E, claro, essas perguntas precisam ser direcionadas para a simplificação”, explicou André Alves de Lima Bueno, Product Owner do Cartório Virtual e Pré-Litígio da Finch. “Sabe aquela frase, o ótimo é inimigo do bom? Pois é, o PO tem arraigado em sua essência a simplificação”, completa.

Por isso, é preciso considerar as seguintes questões para elaborar um plano de ação eficaz: entender qual é a causa raiz da dor do cliente ou usuário?, qual o problema que deve-se solucionar?, a dor é latente? e qual é o desafio e a recompensa? Ou seja, o Product Owner precisa propor alternativas, buscar novos desafios e ser apaixonado por soluções. O desafio é entregar melhores experiências aos usuários/clientes. Com ou sem emprego da tecnologia. 

As responsabilidades do Product Owner são o gerenciamento do produto, estabelecer as metas do produto, ter a visão do produto, o backlog do produto e do time de desenvolvimento. Assim, o papel do PO é bem importante para o mercado de tecnologia.

“O grande desafio do Product Owner, com o propósito de simplificar o mundo jurídico, é empacotar e entregar produtos com soluções que maximizem valor e simplifiquem os processos e procedimentos para o ecossistema jurídico”, afirmou André Alves de Lima Bueno. 

Bueno ainda ressalta que o profissional é o entorno e o centro da propositura de ideias das possíveis soluções. Ou seja, o PO quebra a barreira que existe entre “produto” e “jurídico”, aplicando todo o conhecimento de produto para os pacotes de soluções jurídicas.

“Em nossa empresa, o Product Owner precisa estar alinhado com Metodologias Ágeis e com a Metodologia das Operações Legais, considerando nove áreas de gestão jurídica: desenvolvimento operacional; gestão de terceiros; estrutura jurídica; processos e tecnologia; relação institucional e com Poder Judiciário; gestão do conhecimento e sustentabilidade; Data Driven; governança jurídica; e planejamento estratégico”, diz Bueno.

Cabe ressaltar que o PO não apenas cria soluções inovadoras “do zero”. O profissional também precisa estar antenado aos movimentos da concorrência e do mercado, além de testar hipóteses de como melhorar o produto.



Aspectos positivos do convívio com os cães proporcionam benefícios aos tutores

Os cães chegam a ser considerados como membros da família, influenciando decisões importantes como, por exemplo, onde residir e para onde viajar, levando em consideração a estrutura dos hotéis para recebê-los. Atua como um estímulo ao exercício físico e promove o contato do dono com outras pessoas na rua, sendo reconhecido como um facilitador social.

Um ditado diz que o cão é o melhor amigo do homem, mas nem sempre a recíproca é verdadeira. A presença dos animais na vida de uma pessoa traz inúmeros benefícios, mas esta convivência precisa ser alicerçada no compromisso de respeito à vida dele.

“A companhia do animal, também, é muito salutar para quem vive sozinho ou não tem contato constante com familiares e amigos, proporcionando afeto e diversão, reduzindo a tensão do dia a dia e até o batimento cardíaco da pessoa que o toca”, salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News.

Os cardíacos hospitalizados no Centro Médico da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, submeteram-se ao “animal assisted-therapy”, o tratamento coadjuvado pela presença de um cão. No Congresso Anual da Associação Americana de Cardiologia (AHA), realizado nos EUA, colaboradores da enfermaria clínica, relataram que a presença de cães entre pessoas normaliza a pressão nos que estão sadios e reduz a pressão em hipertensos, tornando as pessoas felizes, calmas e fazem com que se sintam mais amadas.

Segundo Vininha F. Carvalho, a expectativa de vida do cão varia conforme o tratamento que recebem. Eles necessitam de vermifugação, vacinação e de uma alimentação adequada. O animal quando é abandonado, sofre com igual intensidade tanto a fome e a sede, quanto a dor da rejeição. Mas, basta um afago, um pouco de comida e um abrigo seguro, para que ele comece demonstrar toda a sua gratidão.

Numa pesquisa na região metropolitana de São Paulo realizada por pesquisadores de quatro universidades, constatou-se que a média de vida dos cães que vivem em São Paulo é de três anos, sendo que a sobrevivência média é de 9,9 anos nos E.U. A e de 11 anos na Inglaterra. Após as doenças infecciosas, apareceram os tumores ( 13,28%), os acidentes com traumatismo (13,08%). Morreram de velhice apenas 5,57%.

“Independentemente de ter ou não uma raça definida, os animais conseguem propiciar ao tutor uma qualidade de vida melhor, e isto precisa ser divulgado em campanhas educativas em colégios, associações comunitárias e de bairros, igrejas, etc. estimulando a população a realizar a posse responsável. Felizes são os que fazem do amor incondicional a sua filosofia de vida”, conclui Vininha F. Carvalho.



SEPRORGS apresenta proposta de políticas públicas em tecnologia e inovação

O SEPRORGS – Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul realizou, ao longo do mês de março, reuniões com os deputados estaduais Felipe Camozzato (NOVO), autor da Lei do Sandbox Regulatório no Município de Porto Alegre, e Gustavo Victorino (Republicanos), além do ex-ministro Ronaldo Nogueira e com o prefeito de Estrela-RS, Elmar Schneider.

Também em março, dirigentes da entidade tiveram reunião e almoço com o deputado estadual Marcus Vinicius Vieira de Almeida (PP), Presidente da Frente Parlamentar de Inovação.

Nos encontros, estiveram presentes o presidente do SEPRORGS, Rafael Krug, a executiva Savana de Andrade, a assessora da Diretoria, Karen Amaro, e as representantes da Assessoria Legislativa, a advogada e diretora da AGF Advice, Dra. Ana Paula Gaiesky Oliva, e a Dra. Fernanda Gregory.

Na pauta de todas as reuniões, estiveram focos como apresentar os principais compromissos do SEPRORGS com o crescimento da economia digital, bem como tratar de assuntos prioritários para o desenvolvimento do ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul.

Entre as propostas levantadas pelo SEPRORGS, que constam em um documento entregue aos parlamentares, está a implantação do Programa Sandbox Regulatório em âmbito estadual. A iniciativa tem como objetivo regulamentar e fomentar os ambientes regulatórios experimentais, já implantados ou em andamento em diversas cidades gaúchas.

A pauta, que teve avanços nos últimos meses, pretende desburocratizar processos, permitindo que empresas possam testar produtos, serviços e modelos de negócios inovadores, em prol do crescimento econômico e em busca de soluções para as demandas latentes no Estado. A Entidade vem acompanhando a evolução do projeto através de seus diretores regionais.

Outro ponto debatido durante as reuniões foi a inclusão do empreendedorismo e da lógica na grade curricular escolar e universitária, como uma das soluções para ajudar a suprir a carência de profissionais qualificados vivida pelo setor de TI, no qual sobram milhares de vagas todos os anos, segundo dados da ABES. 

Além dessas duas pautas, o SEPRORGS também ressaltou a importância da concessão de maiores incentivos às empresas de TI, visto que evidências demonstram que o investimento em pesquisa e desenvolvimento é um fator crítico que impulsiona a inovação e o crescimento econômico de um estado.

A entidade tem abordado também a necessidade de atualização da Lei de Inovação (Lei 13.196, de 13 de julho de 2009). A normativa estabelece medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica e define mecanismos de gestão aplicáveis às instituições científicas e tecnológicas do Estado, mas, na análise do SEPRORGS, não apresenta efetivas melhoras ao segmento.

Ainda, o SEPRORGS busca atuar junto com o Legislativo pela redução da burocracia para a atuação das empresas da área de inovação, por meio de revogação de normas que impeçam o avanço do setor de TIC, buscando melhorar o ambiente de negócios e flexibilizar o mercado de economia digital.

Segundo o presidente do SEPRORGS, a realização de um estudo comparativo com outras legislações modernas, do país e do exterior, é fundamental para que se tenha uma norma com atualizações capazes de trazer mais desenvolvimento para o RS.

“Nos próximos meses, acompanharemos de perto os desdobramentos das pautas que estamos trabalhando, as quais consideramos primordiais para o presente e futuro da tecnologia e inovação”, comenta Krug. 

Conforme explica o presidente, o trabalho do SEPRORGS abrange a atuação em relação a políticas públicas e interlocução com os Poderes Legislativo e Executivo, visando a propiciar um ambiente inovador, capacitação de capital humano, redução de impostos e outras demandas geradas pelas empresas representadas.

“Atuamos sempre no alinhamento de estratégias essenciais para a construção de políticas de inovação em nosso Estado, em pautas que favoreçam o crescimento das empresas do nosso setor”, finaliza. 



Volume de uso de redes sociais pode afetar saúde mental

A internet e as redes sociais fazem parte do cotidiano dos habitantes do Brasil. Em 2022, segundo o relatório “Digital in 2022: Brazil” da Hootsuite e We Are Social, os brasileiros passaram em média mais de 10h por dia na internet, sendo 3 horas e 41 minutos nas redes sociais.

Além disso, levantamento da Comscore mostra que o Brasil é o 3º país que mais consome redes sociais no mundo. São 131.506 milhões de contas ativas. Destas, 127,4 milhões são usuários únicos nas redes sociais (96,9%).

“O uso excessivo das redes sociais pode levar ao desenvolvimento de diversos problemas. Isso pode ser causado por uma série de fatores como comparação social, cyberbullying, exposição a notícias negativas, isolamento social e falta de interações sociais significativas no mundo real”, afirma Jair Soares, presidente do Instituto Brasileiro de Formação de Terapeutas (IBFT).

Saúde mental e transtornos

A presença em um ambiente virtual que é constantemente agressivo ou tóxico, segundo Soares, pode desencadear transtornos como ansiedade, depressão, dependência digital, baixo autoestima, transtorno do sono, entre outros.

E eles são motivados por alguns “gatilhos mentais”, isto é, agentes externos capazes de provocar uma reação nas pessoas e tirá-las da zona de conforto. Dentre eles, pode-se citar a comparação social. “As redes sociais muitas vezes promovem uma cultura de comparação, onde as pessoas podem se sentir pressionadas a comparar suas vidas e conquistas com as dos outros. Isso pode levar à baixa autoestima, sentimentos de inadequação e ansiedade em relação à imagem e status social”, conta Soares.

O excesso de exposição a notícias negativas, como desastres naturais, violência, crises políticas e outros eventos estressantes, também pode causar ansiedade, depressão e estresse emocional. De acordo com a Pesquisa Vigitel 2021, um dos mais completos levantamentos sobre saúde do país, 11,3% dos brasileiros relataram ter recebido um diagnóstico médico de depressão.

“Embora as redes sociais possam conectar as pessoas virtualmente, seu uso excessivo pode levar ao isolamento social no mundo real. A dependência das redes sociais pode prejudicar as interações sociais face a face, levando a problemas de saúde mental, como solidão, depressão e ansiedade social”, explica o presidente do IBFT.

Uso saudável e ajuda profissional

Estar presente nas redes sociais em si não é necessariamente prejudicial à saúde mental, mas seu uso excessivo, inadequado ou envolvimento em situações negativas, como cyberbullying, pode ter um impacto negativo na saúde mental das pessoas, de acordo com o especialista. 

“Para utilizar as redes sociais de maneira saudável é importante definir limites, seguir conteúdos e pessoas positivas, evitar comparações ruins, controlar o tempo gasto on-line e equilibrar com atividades fora da internet, desenvolver habilidades emocionais e buscar apoio profissional caso sinta que as redes sociais esteja afetando negativamente sua saúde mental”, conclui Soares.

Para saber mais, basta acessar: www.ibft.com.br 



Saúde mental no Brasil: país tem 3º pior índice

De acordo com relatório global anual Estado Mental do Mundo 2022 encomendado pela Sapien Labs, o Brasil possui o 3º pior índice de saúde mental, levando em consideração respostas de 64 países. Segundo os números divulgados pelo governo, há mais de 300 milhões de pessoas que sofrem com depressão no mundo, sendo 11 milhões no país. 

Em nota divulgada pelo Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), hoje a população brasileira vive uma segunda pandemia, já que os traumas deixados pela crise sanitária causada pela Covid-19 têm grande impacto na saúde mental dos indivíduos. Dessa forma, faz-se necessário, cada vez mais, a conscientização da sociedade em torno dos temas que se relacionam com a saúde mental.  

“Muitas pessoas são tratadas de forma injusta e discriminatória por causa de problemas relacionados à mente”, afirma Jair Soares, presidente do Instituto Brasileiro de Formação de Terapeutas. “Para ajudar, é preciso compartilhar informações, ensinar as pessoas, incentivar a busca por ajuda profissional e lutar contra o preconceito”, complementa. 

Segundo matéria publicada pelo Jornal da USP (Universidade de São Paulo), o preconceito contra as doenças mentais – como a depressão – faz com que a busca por ajuda e tratamento leve mais tempo do que o indicado, podendo impactar no resultado.

Tal intolerância pode estar diretamente ligada com a falta de informação. “Apesar de algumas melhorias, é necessário focar ainda mais na evolução da formação dos profissionais da área para tratar o tema de forma cada vez mais especializada”. 

“Algumas regiões do país ainda têm dificuldades para conseguir serviços de saúde mental de qualidade e, além disso, a existencia de algumas crenças culturais e sociais fazem com que as pessoas vejam a saúde mental de forma errada, causando a discriminação”, comenta o profissional.  

Hoje existem algumas iniciativas para conscientizar a população no que diz respeito à saúde mental e fazer com que o quadro de pessoas que sofrem com isso abaixe cada vez mais, tais como o Janeiro Branco e o Setembro Amarelo. 

Porém, para o presidente do IBFT, há outras maneiras, como realizar campanhas em rádio, TV e internet; desenvolver programas educativos sobre saúde mental nas escolas; treinar os profissionais de saúde, educadores e líderes comunitários; trabalhar junto para ajudar as pessoas; dar acesso aos serviços de saúde mental; e usar as redes sociais com cuidado para conscientizar a sociedade. 

“Também é importante lutar contra o preconceito e a discriminação. Todos devem trabalhar juntos para alterar a cultura e fazer com que a sociedade seja mais informada, compreensiva e inclusiva em relação à saúde mental”, finaliza. 

Para mais informações, basta acessar: http://www.ibft.com.br



Zion Pharma anuncia um acordo global com a Roche para desenvolver e comercializar um inibidor de tirosina quinase oral do HER2 projetado para penetrar na barreira hematoencefálica

A Zion Pharma Limited, uma empresa chinesa de biotecnologia focada no desenvolvimento de compostos penetráveis no cérebro, anunciou hoje que a Roche adquiriu os direitos internacionais do programa principal da Zion: o ZN-A-1041. O ZN-A-1041 é um inibidor de tirosina quinase oral seletivo que tem como alvo o receptor do fator de crescimento epidérmico humano 2 (HER2). O ZN-A-1041 foi projetado para penetrar na barreira hematoencefálica e tem o potencial de tratar ou prevenir o aparecimento de metástases cerebrais em pacientes com câncer de mama metastático HER2-positivo. Até 50 % dos pacientes com câncer de mama metastático HER2-positivo desenvolverão metástase cerebral durante o curso da doença.

“Nosso acordo com a Roche é a culminação de um tremendo esforço de equipe para oferecer a melhor terapia da categoria em potencial para pacientes com câncer de mama HER2-positivo, particularmente no campo da metástase cerebral em virtude da alta permeabilidade da barreira hematoencefálica deste ativo”, afirmou Zack Cheng, M.D., Ph.D., presidente, CEO e cofundador da Zion Pharma Limited. “Em cinco anos, passamos da formação da empresaàrealização de estudos pioneiros em humanos, até encontrar uma parceria na Roche, que possui os recursos e a experiência para levar o ZN-A-1041 a pacientes com poucas opções terapêuticas adicionais”, completou o Dr. Cheng.

O Dr. Ding Zhou, Ph.D., diretor científico e cofundador da Zion Pharma Limited acrescentou: “Estamos satisfeitos que a Roche reconheça o potencial de nosso ativo no avanço do padrão de atendimento em relação a compostos penetráveis no cérebro em câncer de mama HER2-positivo”.

“Estamos entusiasmados em firmar esta parceria com a Zion para desenvolver ainda mais esta opção de tratamento inovadora para pessoas com câncer de mama HER2-positivo. Esta parceria se baseia no legado e na experiência da Roche no tratamento do câncer de mama HER2-positivo e apoia nossa busca pelo avanço da ciência, combinando inovação externa com nossos recursos internos visando atender a áreas de altas necessidades não atendidas dos pacientes”, afirmou James Sabry, diretor global de Parcerias Farmacêuticas.

Após um período de transição, a Roche será responsável pelo desenvolvimento, fabricação e comercialização do ZN-A-1041 a nível internacional. A Zion receberá até US$ 70 milhões em pagamentos antecipados e de curto prazo, pendentes do cumprimento de determinadas etapas. A Zion também será elegível para receber até US$ 610 milhões em pagamentos extras após a realização de determinados eventos de desenvolvimento, regulatórios e baseados em vendas do ZN-A-1041, bem como royalties escalonados sobre as vendas.

Sobre o ZN-A-1041

O ZN-A-1041 é um inibidor de tirosina quinase oral seletivo que tem como alvo o receptor do fator de crescimento epidérmico humano 2 (HER2). O ZN-A-1041 foi projetado para penetrar na barreira hematoencefálica. O estudo de Fase 1 está sendo conduzido em vários locais nos EUA e na China. Mais detalhes serão apresentados em sessões durante a reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) em junho de 2023.

Sobre a Zion Pharma Limited

A Zion Pharma é uma empresa privada de biotecnologia em estágio clínico focada no desenvolvimento de novos agentes antitumorais de moléculas pequenas. Fundada em 2018, a sede de investigação da empresa fica em Suzhou (China), com operações de pesquisa adicionais em Xangai (China). A empresa está aplicando uma abordagem inovadora de descoberta de medicamentos, capitalizando sua experiência em farmacocinética e metabolismo dos medicamentos (DMPK), para desenvolver uma linha de compostos exclusivos de primeira classe/melhores da sua classe focados em objetivos terapêuticos que promovem a inibição do tumor, incluindo ataxia-telangiectasia mutada (ATM), Kirsten RAt Sarcoma (KRAS G12D) e SMARCA2 (BRM). Para mais informações sobre a Zion Pharma, acesse www.zionpharma.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Imprensa e parcerias:

J. Michael French

Vice-presidente sênior de Desenvolvimento Corporativo

michael.french@zionpharma.com

+1.703.338.1972

Fonte: BUSINESS WIRE



WhatsApp: aplicativo se tornou um aliado das empresas como estratégia de vendas

Uma pesquisa realizada pela empresa americana de consultoria empresarial Mckinsey no início de 2021 aponta que os consumidores brasileiros estão cada vez mais exigentes. Para atender as necessidades dos clientes é preciso que as empresas recorram a novas tecnologias e quando se fala em atendimento, o uso do WhatsApp junto ao uso de chatbots e plataformas digitais como estratégia de marketing conversacional facilita o relacionamento entre empresa e cliente.

O resultado de um estudo encomendado pela Panorama Mobile Time em parceria com a Opinion, mostra que o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones brasileiros. Isso significa que, mais do que nunca, é preciso estar atento ao avanço tecnológico do mercado e investir em novas estratégias de vendas digitais.

Surgimento de novas plataformas digitais

As vendas digitais feitas com auxílio de plataformas que consigam oferecer suporte no atendimento de clientes, são capazes de impulsionar negócios, seja em empresas varejistas ou atacadistas. Foi pensando nisso que a startup Meu Catálogo Digital criou uma vitrine virtual de produtos, onde é possível fazer do WhatsApp um verdadeiro canal de vendas e não apenas um aplicativo de mensagens. É o que explica o CTO e cofundador da Startup, Miquéias Santos. “Com a plataforma é possível catalogar produtos e criar um tipo de loja virtual em que a empresa mantém um relacionamento direto com o cliente através da integração de outras plataformas, como o WhatsApp”, conta Miquéias.  

Marketing conversacional como estratégia

Outra maneira de impulsionar vendas é o uso do marketing conversacional, uma estratégia que utiliza tecnologias, como a inteligência artificial, em conversas automatizadas. Essas conversas podem ser feitas com mensagens de chatbots, os quais reproduzem diálogos reais e humanizados.

As conversas automatizadas no WhatsApp têm como diferencial o atendimento 24 horas, mesmo que o lojista esteja offline. Empresas que utilizam esse formato conseguem realizar vendas em um período maior de tempo, ao contrário de empresas que ainda não possuem esse tipo de atendimento, influenciando diretamente nos resultados das vendas. 

Grandes marcas como Bradesco, Natura e Duolingo utilizam dessa estratégia de marketing. Para aplicar essa estratégia pode ser necessário conferir as modalidades disponíveis do WhatsApp para este tipo de conversa automática que vai além das respostas rápidas já conhecidas no WhatsApp Business. 

Impulsionando as vendas com WhatsApp Business

Um levantamento realizado pela Decode, empresa que desenvolve soluções em data analytics, big data e data driven marketing, mostrou que o WhatsApp Business, plataforma direcionada micro e pequenas empresas, registrou cerca de 12 milhões de downloads entre janeiro e julho de 2020 e movimenta em torno de 4,7 milhões de usuários mensais ativos no Brasil.

Esses dados comprovam o quanto a plataforma vem impulsionando negócios por todo o país, facilitando e potencializando as vendas no meio digital. Aproveitar todas as funções e recursos que o aplicativo proporciona é se beneficiar estrategicamente de cada uma dessas funcionalidades para inovar e investir em meios que promovam um atendimento mais ágil, personalizado e funcional.

 

Website:

https://www.meucatalogodigital.com/



Festival de cinema europeu exibe documentário brasileiro sobre pesca esportiva

O documentário Fishing Factor – Snook Fish (Fator Pesca – Robalo Flecha), que estreou em 2022 na Amazon Prime Internacional, foi a primeira produção brasileira que aborda a pesca esportiva a ser selecionada pela curadoria da 5º edição do MAF, o Marginal Art Festival. O MAF surgiu com a premissa de levar arte em suas diversas formas a novos ambientes, trazendo a experimentação artística em novas direções e locais do mundo. 

Produzido pela produtora independente Clube da Pesca.org, o Fator Pesca Robalo Flecha é uma edição prolongada pertencente ao universo Fishing Factor (séries documentais, filmes e realitys da produtora Clube da Pesca.org), que teve uma excelente adesão nos seus primeiros meses após a estreia na maior plataforma de vídeo sob demanda dos Estados Unidos.

Outra conquista foi a listagem do Fishing Factor na Radio Times, uma revista que publica entrevistas e reportagens com os maiores nomes da televisão, cinema e rádio, além de listar as melhores produções de televisão terrestre, via satélite e sob demanda. “A Radio Times ganhou vários prêmios de prestígio, incluindo o Chairman’s Awards no Online Media Awards, o Lançamento do Ano no AOPs e o Melhor Uso de Mídia Social no PPA Awards, então o simples fato de fazer parte de uma produção que fora listada nela para mim é de grande importância”, afirma Cezar Roberto Oliveira, documentarista da série Fishing Factor.

“Em que pese o baixo orçamento para produzir esse documentário, a obra tomou proporções inesperadas principalmente na Europa, fato que nos surpreendeu positivamente”, afirma Laurent E. R. Serra, coprodutor executivo.

Já para Thiago Henrique Fantini, diretor do Fator Pesca: “tanto a audiência positiva quanto a seleção para o MAF são uma prova de que as produções audiovisuais independentes brasileiras estão alcançando novos nichos e finalmente tendo o reconhecimento que merecem pelo excelente nível dos profissionais do audiovisual brasileiro”.

O festival acontece entre os dias de 23 e 27 de junho de 2023 e já está em sua 5ª edição, sendo essa edição dedicada exclusivamente aos projetos audiovisuais. Os projetos passaram por uma curadoria para melhor abordagem, sendo selecionados projetos com dinâmicas totalmente diferentes para o enriquecimento do festival. Para acompanhar o festival, conhecer as obras selecionadas e assistir a exposição basta acessar o Site Oficial MAF.



Na Apas Show, árabes buscam espaço nos segmentos nobres do varejo brasileiro

Presente na feira supermercadista Apas Show já há quase uma década, a delegação de empresas árabes trazida pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira terá este ano um perfil mais diversificado em relação ao ano passado.

Com mais de 20 integrantes, a comitiva será formada por tradicionais produtores de granéis alimentares árabes de tâmaras, azeites e especiarias, mas, também, por fabricantes de produtos de valor agregado como bebidas, pratos congelados de preparo rápido, doces tradicionais e até de produtos de limpeza. 

Na avaliação da entidade, a maior diversificação dos integrantes da missão é um indicativo de que as empresas árabes estão conseguindo avançar aos poucos no varejo brasileiro e atingiram o momento de buscar espaço nas categorias nobres do setor, inclusive nos segmentos disputado por marcas competitivas, tradicionais e muito bem-estabelecidas junto ao consumidor brasileiro. 

“É um momento novo”, define Silvana Scheffel Gomes, diretora de Marketing e Conteúdo da Câmara Árabe-Brasileira. “Este ano, os árabes chegam para manter a posição competitiva que já detinham no segmento de alimentos étnicos, aproveitando a familiaridade do brasileiro com a culinária sírio-libanesa e a grande quantidade de descendentes de árabes existentes no Brasil, mas, também, com a intenção de explorar de forma séria oportunidades em novas categorias”, afirma a dirigente. 

Scheffel Gomes credita o maior interesse das empresas árabes no Brasil a dois fatores. O primeiro é o trabalho de prospecção ativa realizado pelos escritórios da Câmara Árabe, em Dubai e no Cairo, para mostrar a empresas do Golfo e do norte africano as oportunidades do mercado brasileiro a partir de prospecções estruturadas pela entidade.

Segundo a dirigente, esse trabalho rendeu a presença inédita na missão de empresas do Iraque e da Arábia Saudita que participam pela primeira vez da mostra, além de um crescente número de organizações do Egito, da Jordânia, da Tunísia e dos Emirados Árabes Unidos, que já participam da Apas Show e estarão presentes em 2023.

A diretora de Marketing da Câmara Árabe-Brasileira também credita o maior interesse dos árabes na feira, considerada por eles a principal plataforma de prospecção de negócios no Brasil, à visibilidade que marcas árabes tiveram durante a Copa do Mundo do Catar e em outros eventos internacionais realizados na região do Golfo no ano passado. 

“A Copa do Mundo, os prêmios de Fórmula 1 e outros eventos no Golfo levaram milhares de estrangeiros aos países árabes, onde puderam ter o primeiro contato com marcas da região, que agora desejam continuar essa relação, buscando espaço em mercados estrangeiros, inclusive no Brasil”, diz Scheffel Gomes.

Na Apas Show, a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira terá três estandes nos pavilhões Azul, Branco e Amarelo. A entidade também organizará rodadas de negócios na feira com potenciais compradores brasileiros mediada por intérpretes. 

A mostra começa no próximo dia 15 em São Paulo, no Expo Center Norte. Inscrições: www.apasshow.com.br 



Livro Superpontencial estreia na lista dos livros mais vendidos do país

Lançado no início deste ano, o livro “Superpotencial”, escrito pelo empreendedor Davi Braga, pela editora Gente, se destacou nas principais listas de mais vendidos. Na sua 2ª edição, a obra figurou em 2ª posição na lista de mais vendidos do PublishNews. Segundo portal de notícias, que é referência em informações do mercado editorial nacional, o livro ocupou a posição da Lista Geral, com 2.952 exemplares vendidos, entre os dias 3 e 9 de abril.

No livro, Davi Braga aborda temas como autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional, e a importância de aproveitar as oportunidades que a vida apresenta, demonstrando como liberar o potencial oculto de cada indivíduo que deseja empreender. “Minha ideia é apresentar novas perspectivas e oportunidades para as pessoas com o meu livro, pois o mundo dos negócios está sempre em busca de novas ideias e estratégias para alcançar o sucesso”, comenta Davi Braga. Segundo o autor, para se chegar ao sucesso, é preciso trabalhar duro e se esforçar para alcançar os objetivos, independentemente das circunstâncias.

Gamificação

O autor explica que a metodologia contida no livro está dividida em três ciclos de evolução: 1. Você; 2. Você no outro; e 3. Você no mundo. “É essencial que eles sejam seguidos nessa ordem porque para estar pronto para interagir com o mundo, é preciso antes aprender a interagir com o outro e, antes ainda, desenvolver um relacionamento verdadeiro consigo mesmo”, explica Braga.

Apesar da obra estar organizada em um passo a passo, a jornada não é linear. “Ou seja, você não vai vivenciar um passo de cada vez. Não se surpreenda se, após ler o capítulo 6, por exemplo, você voltar ao capítulo 3 ainda mais preparado para lidar com os desafios que ele propõe”, explica o empreendedor. Como parte da interatividade proposta do livro, a cada fase vencida o leitor pode trocar os pontos por prêmios na plataforma gratuita, aberta a toda comunidade “Superpotencial”.

Através da plataforma também é disponibilizada, gratuitamente para o público geral, uma imersão online que trata de abordar a metodologia contida no livro. Para saber mais sobre o autor, basta acessar: https://www.davibraga.com.br/

Para informações sobre o livro Super Potencial: https://superpotencial.com.br/



Quatro Análises de Dados do REBYOTA™ (microbiota fecal, vivo – jslm), o primeiro tratamento baseado em microbioma aprovado pela FDA para prevenir infecção recorrente de C. difficile, apresentado na DDW 2023

A Ferring Pharmaceuticals anunciou hoje três apresentações orais e uma apresentação de anúncio na Digestive Disease Week® (DDW 2023) do REBYOTA™ (microbiota fecal, viva – jslm), um tratamento baseado em microbioma de dose única aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA para prevenir infecção recorrente de C. difficile (C. diff) em pessoas com 18 anos de idade ou mais, após tratamento com antibióticos para infecção recorrente de C. diff.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230508005082/pt/

As análises revisaram a segurança do REBYOTA (anteriormente conhecido como RBX2660) em pacientes com doença inflamatória intestinal, bem como a segurança e eficácia em pacientes com imunidade comprometida e quando administrado por colonoscopia. Uma análise adicional analisou as alterações na composição do microbioma e o enxerto clonal após o tratamento com REBYOTA.

A primeira análise adequada (resultados de segurança e alterações concomitantes de medicamentos em pacientes com doença inflamatória intestinal tratados com RBX2660 contra infecção recorrente de Clostridioides difficile ; número de sessão 699) avaliaram os resultados de segurança e mudanças nos medicamentos relacionadosàDII após o tratamento com REBYOTA em adultos com infecção recorrente de C. diff , categorizada por subgrupos de comorbidade IBD no estudo de fase 3 PUNCH CD3-OLS em curso e um estudo retrospectivo concluído de uso sob discrição de aplicação.

Na população de segurança agrupada (N = 547), 18 pacientes foram identificados como tendo apenas doença de Crohn e 38 tinham apenas colite ulcerativa. Dos 56 pacientes avaliados, 39 pacientes (69,6%) receberam medicamento referenteàDII no momento da administração de REBYOTA. O número de medicamentos referentesàDII tomados quando o REBYOTA foi administrado e/ou durante o período basal de observação de oito semanas foi comparado às oito semanas após a administração. Os participantes foram monitorados quanto a eventos adversos emergentes do tratamento (TEAEs) por pelo menos seis meses após o tratamento.

A análise mostrou que 82,1% (n=32/39) não experimentaram uma mudança de medicamentos referenteàDII após oito semanas. Sete participantes pararam ou iniciaram o medicamento concomitante dentro de oito semanas de tratamento. A incidência de TEAEs foi comparável em pacientes com ou sem DII (57,1% vs. 63,1%). Os TEAEs eram sobretudo de natureza gastrointestinal, com predomínio de diarreia e dor abdominal.

“A IBD subjacente é um fator de risco conhecido para infecção recorrente de C. diff, mas ensaios clínicos prospectivos excluem com frequência estes pacientes”, disse Jessica Allegretti, M.D., M.P.H., Brigham & Women’s Hospital. “Esta análise é importante, pois reflete os resultados de uma população de pacientes do mundo real vista na prática clínica.”

Em uma análise adequada separada do ensaio PUNCH CD3-OLS avaliando a segurança e eficácia do REBYOTA em pacientes com imunidade comprometida (segurança e eficácia do RBX2660 na redução de infecção recorrente de Clostridioides difficile em pacientes com imunidade comprometida; número de seção 700), 91 de 483 participantes tinham uma condição subjacente de imunidade comprometida, incluindo câncer e doença renal terminal. Uma porcentagem semelhante de participantes com e sem condições de imunidade comprometida (64,8% e 62,0%, respectivamente) relataram TEAEs. A maioria dos participantes com e sem condições de imunidade comprometida experimentou TEAEs de gravidade leve ou moderada (42,9% e 47,7%, respectivamente) com distúrbios gastrointestinais, incluindo diarreia, dor abdominal e náusea, os TEAEs relatados com mais frequência. TEAEs graves foram relatados em 19,8% e 8,4% dos participantes com e sem condições de imunidade comprometida, respectivamente, e a maioria era referenteàinfecção de C. diff ou condições preexistentes. Sucesso do tratamento (definido como ausência de infecção recorrente de C. diff até oito semanas após o tratamento) foi comparável em pacientes com e sem condições de imunidade comprometida (79,5% e 73,5%, respectivamente). A resposta clínica sustentada ao longo de seis meses foi mantida em 80,0% e 85,0% dos que responderam ao tratamento com e sem condições de imunidade comprometida.

O anúncio apresentou uma análise retrospectiva de subgrupos avaliando a segurança e a eficácia do REBYOTA administrado via colonoscopia (análise retrospectiva de subgrupos do RBX2660 administrado por colonoscopia sob critério de imposição para reduzir a infecção recorrente de Clostridioides difficile; número de anúncio Su1866). Na análise, pacientes com infecção recorrente de C. diff e tratados com REBYOTA sob o programa Assured Active Treatment (AAT) foram identificados retrospectivamente em cinco locais de ensaios clínicos. O programa AAT ofereceu REBYOTA a adultos não elegíveis para participar em ensaios clínicos ou que precisaram de tratamento adicional após participar do estudo. O estágio final primário foi o número de participantes com REBYOTA e/ou TEAEs referentes ao procedimento. Os estágios finais secundários foram o sucesso do tratamento, definido como a ausência de infecção recorrente de C. diff oito semanas após a dose final e resposta clínica sustentada por seis meses após o tratamento. Dos 94 participantes no conjunto de análise completo, 39 receberam uma dose de REBYOTA e 10 destes pacientes receberam tratamento por colonoscopia. Dois participantes que receberam tratamento por colonoscopia, mas não tinham prontuários médicos completos, foram considerados insucessos no tratamento.

TEAEs foram relatados em 75% dos participantes (seis de oito). A maioria dos TEAEs foi de gravidade leve a moderada e não devido ao REBYOTA ouàsua administração, sendo os TEAEs mais comuns distúrbios gastrointestinais e infecções / infestações. O sucesso do tratamento foi relatado em oito dos 10 participantes que receberam REBYOTA via colonoscopia. Seis dos oito participantes que relataram sucesso no tratamento tiveram uma resposta clínica sustentada em seis meses.

“Os médicos com frequência veem a infecção recorrente de C. diff em pacientes com comorbidades e realizam colonoscopias de rotina para eles”, disse Paul Feuerstadt, M.D., F.A.C.G., A.G.A.F., Escola de Medicina da Universidade de Yale. “Estes são alguns dos primeiros dados que analisam o REBYOTA sendo administrado por colonoscopia nesta população de pacientes.”

Uma apresentação oral (mudanças significativas e duráveis na composição do microbioma e enxerto clonal em um estudo de fase 3 do RBX2660 para infecção recorrente de Clostridioides difficile; número de sessão 697) em uma análise exploratória adequada avaliou as mudanças na composição do microbioma e o enxerto clonal em participantes do ensaio clínico de fase 3 PUNCH CD3 para o REBYOTA. A análise examinou a necessidade de diferenciar entre as populações clonais para avaliar o enxerto. Amostras fornecidas por pacientes tratados com REBYOTA foram avaliadas para determinar se as espécies presentes após o tratamento eram aquelas presentes na dose de REBYOTA que receberam. A análise mostrou que a resposta clínica no ensaio de fase 3 foi associada ao enxerto clonal e bactérias de classe Bacteroidia e Clostridia foram os enxertadores mais eficazes. A análise de controle não mostrou enxerto clonal significativo em participantes tratados com placebo.

A DDW 2023 tem resumos disponíveis em seu site.

Sobre a infecção de C. diff

C. diff como infecção é uma infecção grave e potencialmente mortal que afeta as pessoas em todo o mundo. A bactéria de C. diff causa sintomas debilitantes, como diarreia grave, febre, sensibilidade ou dor no estômago, perda de apetite, náusea e colite (uma inflamação do cólon).1 C. diff como infecção pode ser o início de um círculo vicioso de recorrência, causando uma carga significativa aos pacientes e ao sistema de saúde.2,3 É estimado que até 35% dos casos de infecção de C. diff reincidem após o diagnóstico inicial, sendo que as pessoas que tiveram uma recorrência têm um risco significativamente maior de novas infecções.4,5,6,7 Após a primeira recorrência, é estimado que até 65% dos pacientes podem desenvolver uma recorrência subsequente.6,7 Antibióticos – o padrão atual de tratamento para o tratamento contra infecção de C. diff – tratam a doença, mas também podem ser um fator contribuinte para o ciclo de recorrência.1

Sobre o REBYOTA

O REBYOTA é uma suspensão de microbiota de dose única pré-embalada com 150 ml para administração retal, consistindo em uma mistura líquida de até trilhões de micróbios vivos, incluindobacteróides. O REBYOTA segue diretamente ao microbioma intestinal, sendo administrado por um profissional de saúde em uma única visita. O REBYOTA é aprovado e comercializado apenas nos EUA.

INDICAÇÃO

O REBYOTA (microbiota fecal, vivo – jslm) é indicado para prevenir a recorrência de infecção de Clostridioides difficile (C. diff) em pessoas com 18 anos de idade ou mais, após tratamento antibiótico contra infecção recorrente de C. diff.

Limitação de Uso

O REBYOTA não é indicado para o tratamento contra infecção de C. diff .

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE SEGURANÇA

  • Você não deve usar o REBYOTA se tiver histórico de reação alérgica grave (por exemplo, anafilaxia) ao REBYOTA ou a qualquer um de seus componentes.

  • Você deve informar seu médico sobre qualquer infeção que pense ter adquirido após a administração.

  • O REBYOTA pode conter alérgenos alimentares.

  • Os efeitos colaterais mais comuns podem incluir dor de estômago (8,9%), diarreia (7,2%), inchaço (3,9%), gases (3,3%) e náusea (3,3%).

  • O REBYOTA não foi estudado em pacientes com menos de 18 anos de idade.

  • Os estudos clínicos não determinaram se os adultos com 65 anos de idade ou mais responderam de modo diferente dos adultos mais jovens.

Você é encorajado a relatar efeitos colaterais negativos de medicamentos prescritosàFDA. Acesse www.FDA.gov/medwatch ou ligue 1-800-332-1088.

Clique para ver toda a Informação de Prescrição.

Sobre a Ferring Pharmaceuticals

A Ferring Pharmaceuticals é um grupo biofarmacêutico especializado e orientadoàpesquisa, comprometido em ajudar as pessoas ao redor do mundo a formar famílias e viver vidas melhores. Com sede em Saint-Prex, na Suíça, a Ferring é líder em medicina reprodutiva e saúde feminina e em áreas especializadas em gastroenterologia e urologia. A Ferring desenvolve tratamentos para mães e bebês há mais de 50 anos e possui um portfólio que abrange tratamentos desde a concepção até o nascimento. Fundada em 1950, a Ferring de propriedade privada emprega hoje cerca de 7.000 pessoas em todo o mundo, tem suas próprias subsidiárias operacionais em mais de 50 países e comercializa seus produtos em 100 países.

Saiba mais em www.ferring.com ou se conecte conosco no Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

A Ferring está comprometida em explorar o vínculo crucial entre o microbioma e a saúde humana, começando com o tratamento contra infecção recorrente de C. difficile . A Ferring está trabalhando para desenvolver novas terapêuticas baseadas em microbiomas para satisfazer necessidades não atendidas significativas e ajudar pessoas a viver uma vida melhor. Conecte-se conosco em nossos canais dedicados ao desenvolvimento terapêutico do microbioma no Twitter e LinkedIn.

Sobre a DDW

Digestive Disease Week® (DDW) é o maior encontro internacional de médicos, pesquisadores e acadêmicos nas áreas de gastroenterologia, hepatologia, endoscopia e cirurgia gastrointestinal. Patrocinado em conjunto pela American Association for the Study of Liver Diseases (AASLD), American Gastroenterological Association (AGA) Institute, American Society for Gastrointestinal Endoscopy (ASGE) e Society for Surgery of the Alimentary Tract (SSAT), a DDW é um encontro presencial e online de 6 a 9 de maio de 2023. O encontro apresenta mais de 3.100 resumos e centenas de palestras sobre os últimos avanços em pesquisa, medicina e tecnologia gastrointestinais. Mais informação pode ser encontrada em www.ddw.org.

Referências:

  1. Centros de Controle e Prevenção de Doenças. O que éC. Diff? 17 de dezembro de 2018. Disponível em: https://www.cdc.gov/cdiff/what-is.html.

  2. Centros de Controle e Prevenção de Doenças. 24 de junho de 2020. Disponível em: https://www.cdc.gov/drugresistance/pdf/threats-report/clostridioides-difficile-508.pdf.

  3. Feuerstadt P, et al. J Med Econ. 2020;23(6):603-609.

  4. Riddle DJ, Dubberke ER.Clostridium difficile como infecção na unidade de terapia intensiva. Infect Dis Clin North Am. 2009;23(3):727-743.

  5. Nelson WW, et al. Uso de recursos de saúde e custos de infecção recorrente de Clostridioides difficile em idosos: uma análise de reclamações do mundo real. J Manag Care Spec Pharm. 2021;27(7):828-838. doi: 10.18553/jmcp.2021.20395. Epub 2021 Mar 11.

  6. Kelly CP. Podemos identificar pacientes com alto risco de infecção recorrente de Clostridium difficile?Clin Microbiol Infect. 2012;18(suppl 6):21–27.

  7. Smits WK, et al. Clostridium difficile como infecção. Nat Rev Dis Primers. 2016;2:16020. doi: 10.1038/nrdp.2016.20.

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Lisa Ellen

Diretor de Comunicações de Marcas

+1-862-286-5696 (direto)

lisa.ellen@ferring.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Mercer da Marsh McLennan assina acordo de transição de gestão para gerenciamento de portfólio privado da BT

Mercer, uma empresa da Marsh McLennan (NYSE: MMC) e líder global em redefinir o mundo do trabalho, reformular aposentadorias e resultados de investimentos, e também em proporcionar saúde e bem-estar reais, anunciou hoje que chegou a um acordo com o Westpac Group para fazer a transição do negócio de Private Portfolio Management (PPM, Gerenciamento de Portfólios de Projetos) da BT para a Mercer.

Isso ocorre logo após a aquisição da Advance Asset Management Limited pela Mercer e a recente transferência do BT Super para o Mercer Super Trust.

Simon Eagleton, líder de investimentos da Mercer na região do Pacífico, deu as boas-vindas aos clientes e colegas da PPM e disse: “A PPM é um negócio forte com uma proposta única que oferece sinergias naturais com os atuais serviços de investimento da Mercer.”

“A Mercer é um multigestor bem estabelecido na Austrália, com um longo histórico de atender às necessidades de grandes fundos de doações e fundações, e mais recentemente indivíduos intermediados por consultores financeiros. A adição da PPM nos permite atender a todo o mercado investidor, que vai desde os nossos membros do Mercer Super Trust até clientes privados e escritórios familiares, e apoiar ainda mais os investidores para que alcancem seus objetivos patrimoniais”, ele acrescentou.

À medida que investidores do mundo inteiro lidam com uma reviravolta significativa nos mercados, a equipe global da Mercer de aproximadamente 2.000 profissionais do setor de investimentos está bem posicionada para enfrentar os desafios e oportunidades de investimento mais prementes dos clientes. Estes recursos ajudarão a revelar soluções de investimento novas e emergentes para os clientes da PPM. A transição da PPM para a Mercer está prevista para ocorrer no quarto trimestre de 2023. Nesse momento, a Mercer dará as boas-vindas aos novos colegas da PPM para continuar as funções de gerenciamento de relacionamento, atendimento ao cliente e suporte a operações.

Sobre a Marsh McLennan

A Marsh McLennan (NYSE: MMC) é a empresa líder mundial em serviços profissionais nas áreas de risco, estratégia e pessoas. Os mais de 85.000 colaboradores da empresa assessoram clientes em 130 países. Com receita anual de mais de $ 20 bilhões, a Marsh McLennan ajuda os clientes a navegar em um ambiente cada vez mais dinâmico e complexo por meio de quatro empresas líderes de mercado. A Marsh oferece serviços de consultoria de risco baseados em dados e soluções de seguros para clientes comerciais e de consumo. A Guy Carpenter desenvolve estratégias avançadas de risco, resseguro e capital que ajudam os clientes a crescer de modo lucrativo e buscar oportunidades emergentes. A Mercer oferece consultoria e soluções baseadas em tecnologia que ajudam as empresas a redefinir o mundo do trabalho, reformular aposentadorias e resultados de investimento, além de proporcionar saúde e bem-estar a uma força de trabalho em constante transformação. A Oliver Wyman atua como consultora essencial estratégica, econômica e de marcas para o setor privado e clientes governamentais. Para mais informação, acesse marshmclennan.com e siga-nos no LinkedIn e Twitter.

Sobre a Mercer

A Mercer acredita em criar futuros melhores ao redefinir o mundo do trabalho, reformular aposentadorias e resultados de investimentos, além de proporcionar saúde e bem-estar reais. Os cerca de 25.000 funcionários da Mercer estão baseados em 43 países, sendo que a empresa atua em 130 países. A Mercer é uma empresa da Marsh McLennan (NYSE: MMC), a empresa líder mundial em serviços profissionais nas áreas de risco, estratégia e pessoas, com 85.000 colaboradores e receita anual de mais de $ 20 bilhões. Mediante seus negócios com liderança de mercado que incluem a Marsh, a Guy Carpenter e a Oliver Wyman, a Marsh McLennan ajuda os clientes a navegar em um ambiente cada vez mais dinâmico e complexo. Para mais informação, acesse www.mercer.com. Siga a Mercer no Twitter @Mercer e no LinkedIn.

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Contato da mídia:

Amelia Woltering

Marsh McLennan

+1 347 703 5358

amelia.woltering@mmc.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Kenvue Anuncia Encerramento da Oferta Pública Inicial

Kenvue Inc. (NYSE: KVUE) (“Kenvue”), a maior empresa mundial de saúde dedicada exclusivamenteàsaúde do consumidor por receita, anunciou hoje o encerramento de sua oferta pública inicial (“IPO”) de 198.734.444 ações ordinárias a um preço ao público de US$ 22,00 por ação, incluindo o pleno exercício dos subscritores de sua opção de compra de 25.921.884 ações para cobrir lotes excedentes. As ações ordinárias da Kenvue começaram a ser negociadas na Bolsa de Valores de Nova York sob o símbolo “KVUE” em 4 de maio de 2023.

No encerramento do IPO, a Johnson & Johnson (NYSE: JNJ) possui cerca de 89,6% do total de ações ordinárias em circulação da Kenvue. A Johnson & Johnson declarou publicamente que tem a intenção de alienar sua participação majoritária nas ações ordinárias da Kenvue em 2023, sujeita às condições do mercado.

Os recursos líquidos da IPO serão pagosàJohnson & Johnson como contrapartida parcial pelos negócios de saúde do consumidor que a Johnson & Johnson transferiuàKenvue em conexão com a IPO.

Goldman Sachs & Co. LLC, J.P. Morgan e BofA Securities atuaram como principais administradores contábeis conjuntos para a IPO. Citigroup, Deutsche Bank Securities, BNP Paribas, HSBC, RBC Capital Markets e UBS Investment Bank atuaram como administradores contábeis para a IPO, e BBVA, ING, IMI – Intesa Sanpaolo, Santander, UniCredit Capital Markets, Academy Securities, Independence Point Securities, Ramirez & Co., Inc., R. Seelaus & Co., LLC e Siebert Williams Shank atuaram como co-administradores da IPO.

A oferta foi efetuada apenas mediante prospecto. Cópias do prospecto relacionadoàoferta podem ser obtidas em:

Goldman Sachs & Co. LLC, At.: Prospectus Department, 200 West Street, New York, New York 10282, tel.: 1-866-471-2526, fax: 212-902-9316, ou por e-mail: prospectus-ny@ny.email.gs.com; J.P. Morgan Securities LLC, c/o Broadridge Financial Solutions, 1155 Long Island Avenue, Edgewood, New York 11717, tel.: 1-866-803-9204, ou por e-mail: prospectus-eq_fi@jpmchase.com; ou BofA Securities, NC1-022-02-25, At.: Prospectus Department, 201 North Tyron Street, Charlotte, North Carolina 28255, tel.: 1-800-294-1322, ou por e-mail: dg.prospectus_requests@bofa.com.

Uma declaração de registro relativa a estes títulos foi apresentada e declarada efetiva pela Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA. Este comunicadoàimprensa não é uma oferta de venda, nem uma solicitação de oferta para comprar estes títulos, nem haverá qualquer venda destes títulos em qualquer estado ou jurisdição em que tal oferta, solicitação ou venda seja ilegal.

Sobre a Kenvue

Kenvue é a maior empresa exclusivamente digital (pure-play) de saúde do consumidor do mundo em receita. Construída sobre mais de um século de patrimônio e motivada para avançar pela ciência, nossas marcas icônicas — que incluem a AVEENO®, BAND-AID® ataduras adesivas da marca, JOHNSON’S®, LISTERINE®, NEUTROGENA®, TYLENOL® e ZYRTEC® — são recomendadas por profissionais de serviços de saúde e contam com a confiança dos consumidores que utilizam nossos produtos para aprimorar suas vidas diárias. Os membros de nossa equipe compartilham a mentalidade digital-first (primeiro digital), com uma abordagem para a inovação baseada em profundas percepções humanas e no trabalho diário para ganhar um lugar para nossos produtos nos corações e lares dos consumidores. Na Kenvue, acreditamos que o cuidado diário não só pode fazer que as pessoas fiquem bem, mas pode torná-las inteiras.

Precauções relativas a declarações prospectivas

Este comunicado contém “declarações prospectivas” conforme definido na Lei de Reforma de Litígios de Valores Privados de 1995. Os leitores são advertidos a não confiar nestas declarações de previsão. Estas declarações estão baseadas em expectativas atuais de eventos futuros. Se as suposições subjacentes forem imprecisas, ou riscos ou incertezas conhecidos ou desconhecidos se materializarem, os resultados reais podem variar materialmente das expectativas e projeções da Kenvue. Riscos e incertezas incluem, mas não estão limitados a: riscos do mercado de capitais e o impacto das condições gerais da economia ou da indústria. Para obter uma lista e descrições adicionais de riscos, incertezas e outros fatores que afetam os negócios da Kenvue, revise suas apresentaçõesàSecurities and Exchange Commission (Comissão de Valores Mobiliários). Qualquer declaração prospectiva feita neste comunicadoàimprensa se refere apenasàdata deste comunicadoàimprensa. A Kenvue não se compromete a atualizar qualquer declaração prospectiva como resultado de novas informações, ou eventos ou desenvolvimentos futuros.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Relações com investidores:

Tina Romani

Kenvue_IR@kenvue.com

Relações com a mídia:

Melissa Witt

media@kenvue.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Energy Vault Lança Relatório Inaugural de Sustentabilidade

Energy Vault Holdings, Inc. (NYSE: NRGV) (“Energy Vault” ou a “Empresa”), líder em soluções sustentáveis de armazenamento de energia em escala de rede, anunciou hoje a publicação de seu primeiro Relatório de Sustentabilidade.

O relatório detalha o portfólio abrangente da Energy Vault de tecnologias e soluções de armazenamento de energia sustentável para curta, longa e ultra longa duração, a estratégia de sustentabilidade corporativa da empresa e sua abordagem para supervisão, responsabilidade, implementação e relatórios ambientais, sociais e de governança (ESG).

A estratégia de sustentabilidade da Energy Vault incorpora conscientização e alinhamento com as Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas reconhecidas a nível mundial na busca da empresa para promover energia limpa e acessível a todos. O Relatório de Sustentabilidade segue padrões da Global Reporting Initiative e criou uma estrutura para realização, incluindo o alinhamento estratégico com normas vigentes.

“Estamos orgulhosos de emitir nosso primeiro Relatório de Sustentabilidade ao concluirmos nosso primeiro ano como empresa pública, que se baseia em um ano de sucesso destacado por diversas conquistas de clientes fundamentais, sendo que nossa primeira implantação tem início em todas as nossas soluções de armazenamento de energia de gravidade, bateria e hidrogênio ecológico”, disse Robert Piconi, Presidente e Diretor Executivo da Energy Vault. “Fundamos a Energy Vault com a missão de descarbonizar nosso planeta para acelerar a transição a um mundo com energia sustentável. Meus cofundadores e eu decidimos criar uma empresa de armazenamento de energia com finalidade específica, com sustentabilidade incorporada ao centro de nossas soluções de negócios, design de produtos e cadeia de fornecimento. Nossa diretriz de sustentabilidade é permitir um mundo renovável através da implementação de práticas de negócios sustentáveis direcionadasàgeração de um impacto líquido positivo no meio ambiente em tudo o que fazemos. Com nosso foco em design de negócios sustentáveis, nossa abordagem centrada no cliente para armazenamento de energia e o apoio de nossos acionistas, estamos confiantes de que podemos continuar ultrapassando os limites do que é possível no setor de armazenamento de energia e ajudar a construir um futuro mais sustentável para as próximas gerações.”

Em 2022, a Energy Vault foi certificada pela Organização Internacional de Normatização para seus sistemas de gestão de qualidade (9001) e seus sistemas de gestão ambiental (14001). Em 2023, a Empresa visa o alinhamento com a Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD). Em 2024, a Energy Vault espera estar alinhada com a iniciativa Science Based Targets (SBTi).

A Energy Vault convida todas as partes interessadas em todo o mundo a ler seu Relatório de Sustentabilidade inaugural no seguinte link: Sustainability Report 2022

Assista a um vídeo sobre o compromisso da Energy Vault com a sustentabilidade no seguinte link: https://vimeo.com/824413511

Sobre a Energy Vault

A Energy Vault® desenvolve e implanta soluções de armazenamento de energia em escala de serviços públicos criadas para transformar a abordagem mundial ao armazenamento de energia sustentável. As ofertas abrangentes da empresa incluem armazenamento de propriedade com base em gravidade, armazenamento em bateria e tecnologias de armazenamento de energia de hidrogênio ecológico. Cada solução de armazenamento é suportada pelo software do sistema de gerenciamento de energia independente da tecnologia de hardware da Empresa e pela plataforma de integração. Exclusivo para o setor, o portfólio de tecnologia inovadora do Energy Vault oferece soluções personalizadas de armazenamento de energia em curta e longa duração para ajudar concessionárias, produtores de energia independentes e grandes usuários de energia industrial a reduzir significativamente os custos nivelados de energia, mantendo a confiabilidade do poder. Ao utilizar materiais ecológicos com a capacidade de integrar resíduos para reutilização benéfica, a tecnologia de armazenamento de energia baseada em gravidade EVx™ da Energy Vault está facilitando a mudança para uma economia circular enquanto acelera a transição mundial de energia limpa para seus clientes. Acesse www.energyvault.com para mais informação.

Declarações Prospectivas

Este comunicadoàimprensa inclui declarações prospectivas que refletem as visões atuais da empresa com relação, entre outras coisas, às operações e desempenho financeiro da empresa. Declarações prospectivas incluem informações sobre resultados operacionais futuros possíveis ou presumidos, incluindo descrições de nosso plano de negócios e estratégias. Em geral, estas declarações geralmente incluem palavras como “antecipar”, “esperar”, “sugerir”, “planejar”, “acreditar”, “pretender”, “projetar”, “prever”, “estimar”, “alvos”, “projeções”, “deveria”, “poderia”, “seria”, “poder”, “seria possível”, “irá” e outras expressões semelhantes. Baseamos estas declarações ou futuras projeções em nossas expectativas, planos e suposições atuais, que fizemosàluz de nossa experiência em nosso setor, bem como em nossas percepções de tendências históricas, condições atuais, desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos ser apropriados nas circunstâncias do momento. Estas declarações prospectivas estão baseadas em nossas crenças, suposições e expectativas de desempenho futuro, ao considerar as informações atualmente disponíveis a nós. Estas declarações prospectivas são apenas previsões baseadas em nossas expectativas e projeções atuais sobre eventos futuros. Estas declarações prospectivas envolvem riscos e incertezas significativos que podem fazer com que nossos resultados reais, nível de atividade, desempenho ou realizações sejam materialmente diferentes dos resultados, nível de atividade, desempenho ou realizações expressas ou implícitas nas declarações prospectivas, incluindo mudanças em nossa estratégia, planos de expansão, oportunidades de clientes, operações futuras, posição financeira futura, receitas e perdas estimadas, custos projetados, perspectivas e planos; a incerteza de nossas reservas e .carteiras de pedidos equivalendo a receitas futuras; a falta de garantia de que cartas de intenção não vinculativas e outras indicações de interesse possam resultar em pedidos ou vendas vinculantes; a possibilidade de nossos produtos serem ou alegadamente defeituosos ou apresentarem outras falhas; a implementação, aceitação no mercado e sucesso de nosso modelo de negócios e estratégia de crescimento; nossa capacidade de desenvolver e manter nossa marca e reputação; desenvolvimentos e projeções referentes a nossos negócios, nossos concorrentes e indústria; a capacidade de nossos fornecedores de fornecer componentes ou matérias-primas necessáriosàconstrução de nossos sistemas de armazenamento de energia em tempo hábil; o impacto das epidemias de saúde em nossos negócios e as ações que podemos tomar em resposta a elas; nossas expectativas quantoànossa capacidade de obter e manter proteção de propriedade intelectual e não infringir os direitos de terceiros; expectativas quanto ao tempo durante o qual seremos uma empresa emergente em crescimento sob a Lei JOBS; nossos futuros requisitos de capital e fontes e usos de caixa; nossa capacidade de obter financiamento para nossas operações e crescimento futuro; nossos negócios, planos de expansão e oportunidades e outros fatores importantes discutidos no título “Fatores de Risco” em nosso relatório trimestral no formulário 10-Q para o trimestre finalizado em 30 de setembro de 2022 e em nosso relatório anual no formulário 10-K para o ano finalizado em 31 de dezembro de 2022, uma vez que estes fatores podem ser atualizados periodicamente em seus outros registros juntoàSEC, acessíveis no site da SEC em www.sec.gov. Novos riscos surgem de tempos em tempos e não é possível para nossa administração prever todos os riscos, nem podemos avaliar o impacto de todos os fatores em nossos negócios ou até que ponto qualquer fator, ou combinação de fatores, pode levar resultados reais a diferir materialmente daqueles contidos em quaisquer declarações prospectivas que possamos fazer. Qualquer declaração prospectiva feita por nós neste comunicadoàimprensa se refere apenasàdata deste comunicadoàimprensa e é expressamente qualificada em sua totalidade pelas declarações de advertência incluídas neste comunicadoàimprensa. Não assumimos nenhuma obrigação de atualizar ou revisar publicamente qualquer declaração prospectiva, seja como resultado de novas informações, desenvolvimentos futuros ou de outro modo, exceto conforme exigido pelas leis aplicáveis. Você não deve depositar confiança indevida em nossas declarações prospectivas.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Investidores:

energyvaultIR@icrinc.com

Mídia:

media@energyvault.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Arcabouço fiscal será analisado no Congresso

A análise, pelo Congresso Nacional, do arcabouço fiscal proposto pelo governo é um dos passos mais importantes para o controle dos gastos públicos e, consequentemente, para a estabilidade macroeconômica. Com a apresentação do relatório do deputado Cláudio Cajado (PP-BA) e a expectativa de que o texto seja colocado rapidamente em votação, os agentes econômicos poderão calibrar melhor as expectativas para a economia para os próximos anos e estimar cenários mais realistas.

“É fundamental ter uma norma clara e robusta, que seja capaz de organizar e dar previsibilidade para os gastos públicos”, diz José Maurício Caldeira, sócio-acionista da Asperbras, grupo que atua em diversos setores da indústria e do agronegócio. A ideia do novo regime fiscal é estabilizar a relação dívida/PIB, evitando uma trajetória explosiva da dívida.

Se isso acontecer, os benefícios vão além. “Será uma contribuição importante para que as taxas de juros caiam, o que é vital para uma retomada vigorosa da atividade econômica”, afirma José Maurício Caldeira.

As taxas de juros estão elevadas desde o ano passado, quando o Banco Central fixou a Selic em 13,75%. Atualmente, os juros reais no Brasil estão na casa de 8% ao ano. Taxas neste patamar inibem a venda de bens duráveis, deixam as famílias endividadas e desestimulam os investimentos.

Um novo arcabouço se faz necessário em função do esgotamento do modelo do teto de gastos que entrou em vigor em 2016 e foi furado várias vezes nos últimos anos. O novo regramento é mais flexível e adaptável aos ciclos econômicos.

O projeto do novo marco fiscal estabelece que o governo deve se comprometer a eliminar o déficit público da União no ano que vem, gerar um superávit primário de 0,5% do PIB em 2025 e, no ano seguinte, um superávit de 1%. Para este ano, está previsto um déficit de 0,5% do PIB.

Porém, isso pressupõe uma arrecadação adicional entre R$ 100 bilhões e R$ 150 bilhões para fazer frente às metas estabelecidas. O ministério da fazenda, está analisando alternativas para obter esses recursos excedentes e cobrir as despesas, como taxação de jogos online, por exemplo.

Para alguns analistas econômicos, o desafio pode ser ainda maior e, para o arcabouço se sustentar, seria necessário haver aumento de arrecadação. Além disso, há críticas de que, no texto, não há mais punição quando a meta é descumprida, ao contrário do que é previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. “Para fechar a conta é preciso arrecadar mais e cortar gastos”, enfatiza José Maurício Caldeira.

Há algumas exceções ao novo regime fiscal, mas a maioria já era prevista na lei do Teto de Gastos ou definidas na Constituição. Entre eles estão: Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), piso da enfermagem, despesas com projetos socioambientais, transferências constitucionais e despesas com universidades públicas.

“Os projetos sempre podem e devem ser aprimorados pelo Parlamento, isso é da democracia”, diz José Maurício Caldeira. “O importante é termos uma regra fiscal que cumpra o objetivo de estabilizar a relação entre dívida e PIB.”



Empresas ainda enfrentam desafios na área de T&D

Um recente estudo realizado pela ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento) mostrou que, enquanto no Brasil o investimento anual das empresas em T&D (treinamento e desenvolvimento) por colaborador é de R$ 758, nos Estados Unidos ele é de US$ 1.267, o que, pelo câmbio atual, corresponde a pouco mais de R$ 6.300 – uma diferença de 831%.

Em linhas gerais, T&D é um conjunto de propostas e ações que objetivam aumentar a capacitação e promover o desenvolvimento dos colaboradores de uma organização, visando ao seu desenvolvimento profissional e ao seu avanço em postos de trabalho dentro dela.

A pesquisa, feita com empresas atuantes em diversos setores do país, constatou também que o investimento no treinamento de líderes e não líderes voltou aos patamares pré-pandemia de Covid-19 e que a média anual de T&D por colaborador foi de 24 horas em 2022, um crescimento de 24% em relação ao registrado em 2020. Outro dado comparativo relevante desse estudo é que, enquanto em 2020, 71% do treinamento era realizado de forma presencial, em 2022 ele passou a ser majoritariamente (69%) on-line ou EaD.

No entanto, apesar da ascensão histórica do T&D, como um agente relevante no cenário estratégico de uma organização, sua aplicabilidade efetiva ainda enfrenta alguns desafios que, por vezes, podem acarretar resultados não tão satisfatórios.

Alinhamento entre metas de treinamento e metas de negócio

Daniel Nakamura, CRO e Co-founder do Lingopass, edtech brasileira especializada em soluções de idiomas para empresas, destaca que “uma das principais ‘dores’ do setor em grandes empresas brasileiras é a falta de alinhamento entre as metas de treinamento e as metas de negócio”.

O especialista aponta que fatores como a pouca disponibilidade de tempo para os funcionários participarem dos treinamentos, a falta de ferramentas de aprendizado adequadas e a ausência de um acompanhamento visando garantir a efetividade dos treinamentos são empecilhos ao pleno desenvolvimento do T&D. “Enquanto houver todos esses desalinhamentos, o setor não conseguirá gerar resultados satisfatórios”, avalia.

Nakamura ressalta que, além de estarem atentas aos pontos citados, as companhias devem priorizar a aprendizagem de idiomas, buscando que esse campo ocupe um espaço central em seus planos de treinamento e desenvolvimento, já que a fluência em outras línguas ainda é um quesito deficitário entre a mão de obra brasileira.

O CRO e Co-founder do Lingopass enfatiza, ainda, o impacto positivo de contar com colaboradores habilitados em se comunicar de maneira proficiente em várias línguas em um ambiente econômico cada vez mais dinâmico e competitivo, especialmente para empresas que almejam internacionalizar seus negócios. 

“Devido às crescentes demandas de globalização das empresas, colaboradores com habilidades em idiomas estrangeiros são fundamentais para a comunicação com clientes e fornecedores internacionais e para atuar em equipes multiculturais”, conclui.

Para saber mais, basta acessar: https://www.lingopass.com.br/para-empresas



Constellation Insurance Holdings anuncia que sua subsidiária Ohio National Seguros de Vida SA adquire a operação de rendas vitalícias da Zurich no Chile

CINCINNATI, May 08, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — A Constellation Insurance Holdings, Inc. ( Constellation ), apoiada pelos investidores institucionais CDPQ e Ontario Teachers ‘ Pension Plan Board (Ontario Teachers ‘), anunciou hoje que sua subsidiária chilena, Ohio National Seguros de Vida SA, celebrou um contrato para a aquisição da operação de rendas vitalícias da Zurich Insurance Group ( Zurich ) de aproximadamente USD 2,6 bilhões em reservas mantidas no Chile.

Desde 1993, a Ohio National Seguros de Vida SA fornece soluções de seguro de vida para proteger indivíduos, famílias e empresas em todo o Chile. Ela possui uma sólida posição de solvência e classificação de risco local “AA” tanto da ICR (afiliada da Moody’s) quanto da Fitch Chile, com reservas totais de aproximadamente US$ 1,1 bilhão, em dezembro de 2022.

Zurich é uma seguradora multilinha líder que atende indivíduos e empresas em mais de 200 países e territórios. Fundada há 150 anos, a Zurich entrou no mercado chileno em 1991, quando adquiriu uma participação majoritária na La Chilena Consolidada, seguradora local fundada em 1853.

“O anúncio de hoje marca outro passo importante para a Constellation, conforme executamos nossa estratégia de desenvolvimento em todos os segmentos por meio de crescimento orgânico e investimentos inorgânicos.”, disse Anurag Chandra, fundador, presidente e CEO da Constellation. “Juntamente com nossos segmentos de seguros de vida e rendas vitalícias nos Estados Unidos, nossas operações na América Latina estão se tornando cada vez mais parte integrante da organização.”

“Esta importante aquisição busca expandir nossa posição no mercado chileno.”, disse David Azzarito, Vice-Presidente Sênior para a América Latina e Presidente do conselho de administração da Ohio National Seguros de Vida SA. “Nossa empresa no Chile sairá fortalecida financeiramente, com aproximadamente US$ 4 bilhões em ativos sob gestão. Da mesma forma, terá uma posição melhor no mercado local para atender aos nossos segurados.”

A transação está sujeita às aprovações regulatórias correspondentes.

O BNP Paribas Securities Corp. atuou como consultor financeiro para Constellation Insurance Inc.

Sobre a Constellation

A Constellation Insurance Inc. é uma holding de seguradoras líder que atende consumidores e empresas nos Estados Unidos e na América Latina por meio de suas subsidiárias, incluindo The Ohio National Life Insurance Company, Ohio National Life Assurance Corporation, National Security Life and Annuity Company dentre outras seguradoras e resseguradoras afiliadas na América Latina. Em 31 de dezembro de 2022, o Grupo Constellation tinha mais de US$ 34 bilhões em ativos totais sob gestão. Os investidores e parceiros da Constellation, CDPQ e Ontario Teachers , são dois dos maiores investidores institucionais da América do Norte, administrando um total de $650 bilhões de dólares canadenses em ativos líquidos, incluindo mais de $140 bilhões de dólares canadenses em investimentos de private equity.

Sobre a Ohio National Seguros de Vida S.A.

A Ohio National Seguros de Vida S.A. está presente no Chile há 30 anos, com US$ 1,3 bilhão em ativos sob gestão. Ela distribui produtos de seguros de vida em todo o Chile por meio de mais de 650 intermediários independentes. Atualmente, a empresa protege mais de 26.000 clientes individuais contra riscos financeiros e cerca de 2 milhões de clientes de seguros grupais e assistência. Possui uma sólida posição de solvência com classificações de risco local “AA” tanto da ICR quanto da Fitch.

Ohio National Seguros de Vida SA, é uma subsidiária da Constellation Insurance, Inc. (Ohio National Financial Services, Inc.).


CONTACT:
Lisa Doxsee, APR, Constellation Insurance
1.513.218.5519, lisa_doxsee@constellationinsurance.com

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Bruxismo pode afetar pacientes durante o dia

Segundo a ICSD (The International Classification of Sleep Disorders – em português, Classificação Internacional de Distúrbios do Sono), o bruxismo é um distúrbio do movimento estereotipado caracterizado pelo apertar ou ranger dos dentes. Podendo ocorrer no período diurno (vigília) ou noturno (bruxismo do sono), o bruxismo pode levar ao desgaste anormal dos dentes, dano ao tecido periodontal ou dor na mandíbula.

Os sons produzidos pela fricção dos dentes geralmente são percebidos por alguém que é próximo do paciente. O distúrbio é normalmente relatado durante o  atendimento médico para eliminar os sons perturbadores, embora os primeiros sinais do distúrbio possam ser reconhecidos por um dentista. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o bruxismo acomete 30% da população mundial. No Brasil, 40% das pessoas sofrem com o distúrbio, segundo a ABO (Associação Brasileira de Odontologia). 

O bruxismo em vigília (diurno) é caracterizado por contatos dentários excessivos no decorrer do dia e/ou contrações dos músculos da mastigação, gerando estresse muscular e dores. Já o bruxismo do sono é caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes durante a noite e, geralmente, está associado a micro despertares, ou seja, o paciente “acorda” algumas vezes durante a noite devido ao distúrbio. 

Para o Dr. Lucas Simino, mestrando em DTM (Disfunções Temporomandibulares), a identificação do bruxismo do sono é feita também pelo próprio relato do paciente durante as consultas, que percebe que acorda com o ranger de dentes. “Além disso, podemos avaliar o bruxismo através de questionários direcionados, exames de polissonografia e avaliação das estruturas dentárias e musculares”, completa. 

Placa é tratamento para bruxismo

O bruxismo por ser caracterizado por diversos fatores, entre eles, psicológicos, motores e musculares, não possui tratamento definitivo, comenta o Dr. Lucas Simino, mestrando em odontologia/DTM pela UnB (Universidade de Brasília). De acordo com o especialista, os dentistas possuem alguns recursos para evitar os efeitos prejudiciais que o bruxismo causa a longo prazo, sendo um deles, a placa oclusal ou placa de bruxismo. 

“A placa oclusal tem como função proteger os dentes dos eventuais desgastes que o bruxismo, tanto em vigília quanto do sono, proporciona”, explica. Segundo Simino, a placa pode ser confeccionada em acrílico ou até mesmo em impressoras 3D, com resinas biocompatíveis e atóxicas. “Essas placas são confeccionadas sob medida, de acordo com as características de mordida de cada paciente”, completa. 

Técnicas também são utilizadas em outras terapias, como estratégias de mudança de comportamento para diminuição do stress a partir da diminuição ou cessão do uso de nicotina, bebidas alcoólicas, cafeína e substâncias narcóticas. 

Evoluções no tratamento do bruxismo

Estudos mais recentes mostraram que o bruxismo é uma condição multifatorial, ou seja, depende de vários fatores para ocorrer em maior ou menor grau e intensidade. A Dra. Luciana Simino comenta que desta forma, os dentistas podem observar que o bruxismo está muito mais relacionado com condições psicológicas do paciente do que com condições dentárias ou musculares individualmente. 

A especialista em ortodontia conta que os métodos de diagnóstico do bruxismo estão cada vez mais modernos e englobam várias áreas de atuação. E destaca, além da odontologia, os campos da psicologia, fisioterapia, medicina do sono, entre outros meios. 

Vale ressaltar que cabe ao profissional da odontologia avaliar minuciosamente o paciente e, por muitas vezes, trabalhar em conjunto com outros profissionais da saúde para direcionar o melhor tratamento.

Para saber mais, basta acessar: www.clinicasimino.com.br



Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa

O Brasil celebrou no dia 7 de setembro de 2022 os cem anos do rádio no país. Em 1922, os brasileiros ouviram pela primeira vez uma transmissão de rádio durante a comemoração do centenário da Independência, quando foi difundido o discurso do então presidente da República, Epitácio Pessoa.

A primeira emissora do país foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, criada em 1923 pelo antropólogo e educador Edgard Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão no país. Desde então, milhões de brasileiros tiveram acesso à música, entretenimento e informação por meio das ondas sonoras do rádio. Um fenômeno que, na visão de muitos, seria ameaçado pela chegada da televisão e, nos últimos anos, por conta da internet.

Apesar disso, contrariando o temor de muitas pessoas, o rádio seguiu se reinventando frente às inovações digitais. É o que afirma Anacleto Angelo Ortigara, CEO Audiency Brasil Tecnologia.

A empresa foi fundada em Florianópolis (SC) no ano de 2020, em plena pandemia de Covid-19. A ferramenta distribui, coleta, trata e disponibiliza dados em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana, analisando mais de 6 mil emissoras de rádio no Brasil e em 18 países.

De acordo com dados do Inside Rádio 2022, estudo anual da Kantar IBOPE Media sobre o consumo de rádio no país, o rádio é ouvido por 83% da população brasileira, considerando as 13 regiões pesquisadas regularmente pela empresa.

Segundo o instituto, três a cada cinco ouvintes escutam rádio todos os dias e 58% estão ouvindo o meio em maior, ou na mesma quantidade nos seis meses anteriores à pesquisa. Com relação ao tempo diário, a análise demonstrou que cada ouvinte passa, em média, 3h58 minutos ouvindo rádio por dia.

Além disso, 7,4 milhões de brasileiros ouvem o rádio pela internet. O consumo via web avançou 85% em relação a 2019, com um consumo médio de 2h45 minutos, conforme publicado pela Acaert (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão)

Para Ortigara, os dados comprovam que o rádio não apenas continua “vivo”, como ainda tem se mostrado uma alternativa viável para a publicidade. “É possível notarmos que o rádio se mantém forte e relevante, sendo, inclusive, a primeira vez no país em que uma campanha presidencial foi monitorada, o que ressalta o valor desse meio de comunicação como instrumento da propagação de propostas, base de trabalho e características do candidato”, ressalta o empresário. “Com isso, houve a mensuração da efetividade da veiculação da campanha política no rádio, relevando o mesmo como veículo imprescindível em todas as camadas da população”, complementa. 

A seguir, ele destaca cinco “mitos” que os anunciantes podem acreditar com relação aos anúncios no rádio, mas que, em sua visão, não correspondem à verdade: 

1 – Ninguém escuta mais rádio

“Não é verdade que ninguém escuta mais rádio. Muito pelo contrário: a pesquisa do Kantar Ibope aponta que, de 2021 para 2022, o brasileiro passou a consumir ainda mais o meio, especialmente através do streaming, que aumentou ainda mais depois da pandemia”, reporta.

2 – Anúncio no rádio só é eficaz para negócios locais

Anunciar no rádio pode ser eficaz para empresas locais e nacionais, afirma Ortigara. “O rádio pode ajudá-lo a alcançar um público amplo em todo o país ou focar em uma área específica, dependendo da estação e do horário que você escolher”.

3 – Anúncios de rádio são ignorados pelos ouvintes

Segundo o CEO Audiency Brasil Tecnologia, os ouvintes de rádio estão ativamente envolvidos com o conteúdo que estão ouvindo, então é mais provável que eles ouçam a mensagem do que a ignorem. Além disso, muitas estações de rádio oferecem oportunidades de patrocínio de eventos ou programas, o que pode aumentar ainda mais o engajamento dos ouvintes

4 – Os ouvintes do rádio não são qualificados

“Fazendo todas as segmentações de forma correta, o rádio tem, sim, o poder de converter ouvintes em clientes. Uma pesquisa do Kantar Ibope aponta que 37% dos ouvintes passaram a pesquisar ou comprar um produto em função de um anúncio de rádio”, diz ele.

5 – Não é possível mensurar uma campanha de rádio

Ortigara destaca que quem trabalha com análise de tráfego pago sabe como os dados são imprescindíveis para medir o desempenho dos anúncios em plataformas como o Facebook, Google e TikTok. “O que, entretanto, não torna tão atrativo para anunciantes é a incapacidade de mensurar campanhas off-line”, pontua.

Contudo, prossegue, iniciativas privadas como a Audiency Brasil, através da tecnologia do checking de mídia, proporcionam a mensuração com a mesma facilidade de campanhas on-line em campanhas de mídia off-line. “O rádio, apesar dos mitos e más concepções sobre a forma de anunciar, ainda é um meio de comunicação eficaz e uma alternativa para anunciar os produtos”, articula.

Para mais informações, basta acessar: https://audiency.io/



Faturamento do e-commerce deve aumentar 10% em 2023

O mercado de e-commerce vem crescendo ano a ano, e para 2023 as expectativas são boas. Conforme notado pela HostGator, empresa especialista em domínios e hospedagem de sites, a projeção é de que esse crescimento possa chegar a 10% até o final de dezembro.

Ao observar os dados divulgados pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), é possível observar que os ganhos para 2022 foram de R$ 169,59 bilhões, e para este ano as estimativas de faturamento são de R$ 186,7 bilhões. Até 2027, espera-se que essas cifras batam R$ 273 bilhões.

Vale lembrar que muitos desses ganhos devem vir de datas especiais para as vendas e que normalmente já movimentam bem o mercado, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday e Natal, apenas para citar alguns exemplos.

“Como não existe restrição geográfica, o alcance de público é muito maior e com custo operacional mais baixo que uma loja física. As vendas online só aumentam ao redor do mundo e ainda há muito espaço para novos negócios”, aponta Daniel Dias, vice-presidente de operações da HostGator Latam.

Aprender para empreender

Para aqueles que desejam investir neste mercado ou já possuem lojas montadas e querem aprimorar suas técnicas de venda, a HostGator vai organizar um evento no dia 9 de maio totalmente focado em estratégias para e-commerce.

Com mais de três horas de duração, o evento vai reunir diversos especialistas, lojistas e influenciadores. Entre os temas debatidos, haverá dicas sobre plataformas disponíveis no mercado, vendas, marketing digital e ferramentas para utilizar nas tarefas diárias.

Alguns dos tópicos abordados estão a seguir:

  • 12 meses de consultoria em 15 minutos;
  • 5 passos para criar uma loja virtual e vender na internet;
  • Tráfego pago para lojas virtuais;
  • Meios de pagamento para e-commerce;
  • Comunicação visual para vender mais.

O evento em questão será totalmente gratuito, e para participar basta acessar o canal no YouTube da DLoja Virtual. O link será enviado por e-mail para os que fizerem seu cadastro na página do evento.

Serviço – Evento Online – É Hora DLoja Virtual

Quando: 9 de maio, a partir das 18h30

Onde: no canal do YouTube da DLoja Virtual

Outras informações: participação gratuita, e as inscrições podem ser feitas na página dedicada ao evento



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