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Perma-Pipe International Holdings, Inc. garante US$ 52 milhões em concessões no terceiro trimestre e expande sua atuação mundial com centros de dados nos EUA e projetos da Saudi Aramco

A Perma-Pipe International Holdings, Inc. (NASDAQ: PPIH) anunciou hoje que garantiu US$ 52 milhões em concessões para projetos durante o terceiro trimestre de 2025, incluindo US$ 30 milhões anunciados anteriormente em setembro. Os US$ 22 milhões adicionais em novas concessões incluem grandes projetos de infraestrutura de centros de dados nos EUA e projetos relacionadosàSaudi Aramco, que serão executados a partir das instalações da empresa em Dammam, na Arábia Saudita, recentemente aprovadas.

“Estas concessões evidenciam a crescente demanda que observamos em infraestrutura de missão crítica, sobretudo no setor de centros de dados”, disse Marc Huber, Vice-Presidente Sênior para a América do Norte. “Nossas equipes continuam fornecendo recursos técnicos, a capacidade de resposta e a confiabilidade que nossos clientes esperamàmedida que expandem suas operações.”

Adham Sharkawi, Vice-Presidente Sênior para o Oriente Médio e Norte da África, acrescentou: “O crescimento no Arábia Saudita é uma prioridade estratégica para a Perma-Pipe. As novas concessões com a Saudi Aramco demonstram nossa presença local fortalecida em Dammam e reforçam nosso compromisso em prover produção local, fabricação avançada e valor agregado no país, alinhados com as metas de desenvolvimento regional.”

“Estas conquistas ressaltam a solidez da plataforma que construímos e a execução disciplinada que sustenta nosso crescimento”, disse Saleh Sagr, Presidente e Diretor Executivo. “A Perma-Pipe continua oferecendo soluções confiáveis ​​e de alto valor em mercados onde desempenho e segurança são essenciais. O impulso que observamos na América do Norte e no Oriente Médio reflete não apenas o aumento da demanda, mas também nossa capacidade de resposta rápida com a experiência em engenharia, a capacidade de produção e as competências locais que distinguem a Perma-Pipe.”

A expansão das instalações da Perma-Pipe em Dammam aperfeiçoa as capacidades regionais de fabricação e produção da empresa, possibilitando uma implantação mais rápida de sistemas de tubulação projetados, componentes modulares e soluções industriais integradas para clientes dos setores de energia, serviços públicos e infraestrutura de missão crítica.

Perma-Pipe International Holdings, Inc.

A Perma-Pipe International Holdings, Inc. (Nasdaq: PPIH) é líder mundial em tubulações pré-isoladas e sistemas de detecção de vazamentos para petróleo e gás, aquecimento e resfriamento urbano, entre outras aplicações. A empresa utiliza sua ampla experiência em engenharia e fabricação para desenvolver soluções de tubulação que solucionam desafios complexos referentes ao transporte seguro e eficiente de diversos tipos de líquidos. Ao todo, a Perma-Pipe possui operações em quatorze localidades em sete países.

Declarações prospectivas

Certas declarações e outras informações contidas neste comunicadoàimprensa que podem ser identificadas pelo uso de terminologia prospectiva constituem “declarações prospectivas” conforme a Seção 27A da Lei de Valores Mobiliários de 1933, em sua versão alterada, e a Seção 21E da Lei de Bolsa de Valores de 1934, em sua versão alterada, e estão sujeitas às disposições de proteção previstas nestas seções, incluindo, entre outras, declarações sobre o desempenho e as operações futuras esperadas da Empresa. Estas declarações devem ser consideradas sujeitas a vários riscos e incertezas existentes nas operações e no ambiente de negócios da Empresa. Tais riscos e incertezas incluem, entre outros: (i) o impacto do coronavírus (“COVID-19”) nos resultados operacionais, na situação financeira e nos fluxos de caixa da Empresa; (ii) flutuações no preço do petróleo e do gás natural e seu impacto no volume de pedidos dos clientes para os produtos da Empresa; (iii) a capacidade da Empresa de cumprir todas as cláusulas de suas linhas de crédito; (iv) a capacidade da Empresa de pagar suas dívidas e renovar as linhas de crédito internacionais que estão expirando; (v) a capacidade da Empresa de executar eficazmente seu plano estratégico e alcançar lucratividade e fluxos de caixa positivos; (vi) o impacto da fragilidade e volatilidade da economia mundial; (vii) flutuações nos preços do aço e a capacidade da Empresa de compensar os aumentos nos preços do aço mediante aumentos nos preços de seus produtos; (viii) o cronograma de recebimento, execução, entrega e aceitação dos pedidos dos produtos da Empresa; (ix) a diminuição dos gastos governamentais em projetos que utilizam os produtos da Empresa e os desafiosàliquidez e ao acesso a capital dos clientes não governamentais da Empresa; (x) a capacidade da Empresa de negociar com sucesso acordos de faturamento por etapas para seus grandes contratos; (xi) a política de preços agressivos dos concorrentes existentes e a entrada de novos concorrentes nos mercados em que a Empresa opera; (xii) a capacidade da Empresa de comprar matérias-primas a preços favoráveis ​​e de manter relações benéficas com seus fornecedores; (xiii) a capacidade da Empresa de fabricar produtos sem defeitos ocultos e de recuperar-se de fornecedores que possam fornecer materiais defeituososàEmpresa; (xiv) reduções ou cancelamentos de pedidos incluídos na carteira de pedidos da Empresa; (xv) a capacidade da Empresa de receber um valor a receber relacionado a um projeto no Oriente Médio; (xvi) riscos e incertezas referentes às operações comerciais internacionais da Empresa; (xvii) a capacidade da Empresa de atrair e reter a alta administração e o pessoal-chave; (xviii) a capacidade da Empresa de obter os benefícios esperados de suas iniciativas de crescimento; (xix) a capacidade da Empresa de interpretar mudanças nas regulamentações e legislações tributárias; (xx) a capacidade da Empresa de utilizar seus prejuízos fiscais acumulados; (xxi) reversões de receitas e lucros previamente registrados, resultantes de estimativas imprecisas feitas em relação ao reconhecimento de receita por percentual de conclusão da Empresa; (xxii) a falha da Empresa em estabelecer e manter um controle interno eficaz sobre os relatórios financeiros; e (xxiii) o impacto de ameaçasàsegurança cibernética nos sistemas de tecnologia da informação da Empresa. Os acionistas, potenciais investidores e demais leitores são instados a considerar estes fatores com cuidado ao avaliar as declarações prospectivas e advertidos a não depositar confiança indevida nestas declarações. As declarações prospectivas aqui contidas são válidas apenas na data deste comunicadoàimprensa e não assumimos nenhuma obrigação de atualizar publicamente quaisquer declarações prospectivas, seja em decorrência de novas informações, eventos futuros ou outros fatores. Informações mais detalhadas sobre os fatores que podem afetar nosso desempenho podem ser encontradas em nossas apresentaçõesàComissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), disponíveis em https://www.sec.gov e na seção Centro do Investidor dE nosso site http://investors.permapipe.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Saleh Sagr, Presidente e Diretor Executivo

Perma-PipeRelações com Investidores

847.929.1200

investor@permapipe.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Cuidados tornam o barbear mais seguro e confortável

Cuidados tornam o barbear mais seguro e confortável
Cuidados tornam o barbear mais seguro e confortável

O barbear pode gerar desconfortos para pessoas com pele sensível, incluindo vermelhidão, ardor e irritações, especialmente quando não há preparação adequada da pele. Medidas simples realizadas antes, durante e após o procedimento ajudam a minimizar esses efeitos e tornam o processo mais confortável.

A escolha do aparelho também influencia no resultado, já que modelos com lâminas flexíveis e cabeça móvel tendem a reduzir o atrito ao acompanhar os contornos do rosto."A preparação da pele e a manutenção adequada das lâminas contribuem para reduzir irritações e melhorar a segurança do processo", afirma Rodrigo Iasi, diretor de Marketing da BIC Brasil e Argentina. Antes do barbear, a preparação da pele com água morna ajuda a amolecer os pelos, diminuindo a resistência ao deslizamento da lâmina. O uso de sabonete, gel ou espuma facilita o processo ao criar uma barreira protetora entre a lâmina e a pele, reduzindo a chance de irritações.

Durante o procedimento, aparelhos com lâminas flexíveis e cabeça móvel que se ajustam aos contornos do rosto tornam o corte mais uniforme. Itens que incluem cabo antiderrapante também oferecem maior controle de movimento, reduzindo riscos de atrito excessivo. A fita lubrificante presente no aparelho, com ingredientes como aloe, vitamina E e alcaçuz, ajuda a hidratar a pele durante o barbear, reduzindo irritações.

Após o barbear, recomenda-se aplicar loções ou bálsamos sem álcool para acalmar a pele e minimizar o surgimento de vermelhidão ou ardor.

A linha BIC Flex 5 reúne características como lâminas flexíveis, cabeça móvel, cabo antiderrapante, fita lubrificante com ingredientes calmantes e lâmina de precisão, oferecendo um corte mais rente e confortável. A performance do aparelho é clinicamente comprovada, atendendo às necessidades de peles sensíveis sem promover múltiplas passadas.

Com a adoção desses cuidados e a escolha de aparelhos adequados, o barbear tende a se tornar mais suave e confortável, contribuindo para a rotina de higiene pessoal e para a proteção da pele sensível.



Documentário de empreendedorismo feminino em favelas estreia na Casa Laura Alvim

Documentário de empreendedorismo feminino em favelas estreia na Casa Laura Alvim
Documentário de empreendedorismo feminino em favelas estreia na Casa Laura Alvim

O Instituto Aupaba convida para a exibição do documentário “Mulheres que Regeneram Territórios”, que integra o Projeto “Jornada Inovadora do Turismo”, do Instituto Aupaba em parceria com o Airbnb.

A exibição gratuita, que conta com o apoio institucional da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ), acontece nos três sábados de dezembro, sempre às 15h: dias 6, 13 e 20 de dezembro. Basta inscrever-se pelo e-mail presidencia@institutoaupaba.org, com nome completo, além de telefone ou celular.

O filme, dirigido pelo videomaker francês Florian Tomasini (Tomasini Productions), apresenta histórias inspiradoras de mulheres que protagonizam processos de transformação e regeneração em suas comunidades. A obra aborda temas como educação, empreendedorismo, cultura, sustentabilidade e identidade territorial, evidenciando o papel fundamental das mulheres na regeneração social, cultural e econômica das favelas cariocas.

Reconhecido internacionalmente por seu pioneirismo em design regenerativo, o Instituto Aupaba foi agraciado em 2025 com o “World Tourism Awards”, em Bruxelas, na categoria “Reconhecimentos Especiais”, como Melhor Projeto de Turismo Regenerativo.

Para a presidente do Instituto Aupaba, Luciana De Lamare, o documentário pretende tocar e trazer ao debate público a questão do empreendedorismo feminino nas favelas e sensibilizar gestores para que políticas públicas possam reconhecer e apoiar esse segmento importante da economia carioca.

“É inspirador ver, por meio de iniciativas como este documentário, o poder transformador do empreendedorismo para a regeneração de territórios e comunidades. Apoiar projetos que ampliam vozes, promovem inclusão e estimulam o desenvolvimento local reflete o compromisso do Airbnb em fortalecer as regiões onde está presente e colaborar para um futuro mais sustentável e diverso”, afirma Carla Comarella, líder de Relações Institucionais do Airbnb.

Documentário será lançado para autoridades e imprensa dia 02/12

O lançamento inédito do documentário aconteceu no dia 2 de dezembro, terça-feira, às 15h, e contou com a presença de autoridades, artistas, influenciadores e jornalistas.

Sobre o Airbnb

O Airbnb nasceu em 2007, quando dois anfitriões receberam três hóspedes em sua casa em São Francisco. Hoje, a plataforma conta com mais de 5 milhões de anfitriões que já receberam mais de 2 bilhões de hóspedes em quase todos os países do mundo. Todos os dias, os anfitriões oferecem acomodações e experiências que possibilitam que os viajantes conheçam outras comunidades.

Serviço:

Exibição do documentário “Mulheres que Regeneram Territórios”

Dias 6, 13 e 20 de dezembro, na Casa Laura Alvim, sempre às 15h.

Inscrições pelo e-mail presidencia@institutoaupaba.org, com nome completo, além de telefone ou celular.

Para conferir o teaser, basta clicar aqui.



Além do Enem: faculdades inovam na seleção de futuros líderes

Além do Enem: faculdades inovam na seleção de futuros líderes
Além do Enem: faculdades inovam na seleção de futuros líderes

Os processos seletivos passaram por grandes transformações ao longo dos anos. Até o início do século XX, apenas estudantes de colégios tradicionais no Brasil podiam ingressar no ensino superior. Hoje, com vestibulares cada vez mais democráticos, um número maior de pessoas tem a oportunidade de continuar os estudos após o ensino médio.

Em 2024, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Brasil alcançou a marca de 10 milhões de estudantes no ensino superior. O aumento da demanda por vagas fez com que as universidades também modernizassem seus processos de seleção.

Em Brasília, a faculdade internacional Hayek Global College adota um processo seletivo próprio, inspirado no modelo americano. Desde o ano passado, a instituição lançou o American College, um programa de graduação com duplo diploma Brasil–EUA. No formato 2+2, o estudante cursa os dois primeiros anos no Brasil, com currículo americano, e conclui os dois últimos anos em uma universidade parceira nos Estados Unidos, obtendo o bacharelado em áreas como Ciência da Computação, Administração, Finanças, Contabilidade, Economia, Marketing, Relações Internacionais, entre outros cursos ligados aos negócios.

O ensino é 100% em inglês e utiliza metodologias ativas e projetos interdisciplinares, como o modelo Collaborative Online International Learning (COIL), que conecta os alunos com professores e colegas de instituições internacionais em atividades conjuntas. Para isso, o processo seletivo da Hayek vai além dos vestibulares tradicionais ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O processo é realizado em duas fases:

1ª fase: provas de Matemática e Inglês. Candidatos com créditos AP/IB ou bons resultados em exames como SAT, TOEFL ou IELTS podem ser dispensados.

2ª fase: análise do histórico escolar, pitch em vídeo de três minutos, atividade simulada de aula e envio de portfólio.

“O portfólio é uma ferramenta fundamental para quem deseja construir uma carreira global. Ele permite que o estudante apresente não apenas seus resultados em uma prova específica em determinado dia, mas também experiências construídas em uma vida toda de conquistas. Em um mundo cada vez mais conectado e com inteligência artificial disseminada, torna-se cada vez mais relevante a aptidão às competências práticas e à capacidade de resolver problemas reais, muito mais do que decorar conteúdo para provas”, destaca Edson Agatti, diretor-executivo da Hayek Global College.

Para inscrição na instituição, o portfólio do estudante deve incluir atividades realizadas em sala de aula, como apresentações de projetos de pesquisa, trabalhos em grupo ou qualquer outro projeto que demonstre a capacidade de aplicar conceitos teóricos em situações práticas. Também são valorizadas experiências fora da sala de aula, como esportes, música, trabalho voluntário, intercâmbios, projetos sociais ou empregos de meio período. Hobbies como leitura, videogames e outras atividades de lazer também são válidos. “É essencial apresentar detalhes e evidências, como fotos, vídeos e certificados”, explica o professor Edson.

Modelo atende brasileiros e estrangeiros

O programa de graduação da Hayek é voltado tanto para brasileiros que desejam iniciar uma formação internacional no Brasil quanto para estrangeiros que residem no país e buscam uma graduação em inglês. A proposta rendeu à instituição o 8º lugar no Ranking Universitário Mundial de Inovação (WURI), na categoria Mobilidade Estudantil.

Rebecca Walker é uma das estudantes aprovadas no processo seletivo da Hayek. “Sempre quis estudar fora. Quero trabalhar com business ou marketing nos EUA, e o curso me prepara para isso, com uma metodologia alinhada ao modelo americano”.

Mais informações e inscrições para o processo seletivo 2026 no site: www.hayekcollege.com



LumRisk Anuncia Realinhamento Estratégico e Novo Capital

A LumRisk anunciou hoje um marco importante em sua evolução, com a aprovação e implementação de um abrangente realinhamento corporativo. Isto inclui a reestruturação de obrigações herdadas e o reforço do balanço patrimonial da empresa. Estas medidas estabelecem uma base sólida para uma nova fase de crescimento mundial acelerado nos principais domínios da LumRisk: Estratégias de Investimento Quantitativo (QIS) e Análise de Múltiplos Ativos.

Como parte deste realinhamento estratégico, a LumRisk obteve a aprovação dos acionistas para um aporte de capital de US$ 5 milhões, sujeito às condições usuais. Este capital é pretendido para expandir a plataforma de última geração da empresa, reforçar suas capacidades de dados e tecnologia, bem como aprofundar sua oferta em todo o ecossistema mundial de QIS.

Em paralelo, a LumRisk vem implementando uma nova estrutura corporativa liderada por gestão, sob a qual a equipe de liderança irá assumir o controle operacional total e uma participação majoritária no capital após a finalização do processo. Esta reestruturação intensifica a governança e alinha a propriedade diretamente com a execução.

Mohdi Jeroudi, Diretor Executivo, disse:

“Este realinhamento estratégico marca o início de um novo capítulo para a LumRisk. Com um balanço patrimonial mais sólido, novo capital de acionistas e total alinhamento entre a liderança e os proprietários, estamos agora prontos para acelerar nossa ambição de nos tornar uma plataforma mundial líder em QIS e análises de múltiplos ativos. Nosso lançamento em 2026 irá apresentar uma plataforma de última geração com melhor qualidade de dados, análises mais completas e fluxos de trabalho muito mais intuitivos. Também irá assentar as bases para uma integração mais profunda de IA, a fim de aperfeiçoar a navegação do usuário na plataforma, aumentar a transparência, refinar as percepções de risco e agregar um valor mais processável para investidores institucionais a nível mundial.”

Arpad “Arki” Busson, Fundador e Presidente, disse:

“A LumRisk tem sido pioneira em levar transparência e inovação ao setor de QIS. O Conselho nomeou Mohdi Jeroudi como Diretor Executivo da LumRisk para liderar a implementação desta importante iniciativa estratégica. O balanço patrimonial atualizado e o capital de investimento renovado conferem à empresa a solidez financeira necessária para impulsionar sua próxima fase de crescimento, com a IA no centro de toda a nossa infraestrutura. Ao capacitar a equipe de gestão através da nova propriedade societária, colocamos o futuro da empresa firmemente nas mãos daqueles que estão mais próximos de nossos clientes e de nossa tecnologia.”

Olhando para o futuro

A LumRisk irá compartilhar mais atualizações nas próximas semanas e meses,àmedida que conclui o realinhamento, expande seus recursos orientados por IA e avança rumo ao lançamento de sua plataforma de próxima geração em 2026, uma solução unificada criada para dar suporte a investidores em todo o ciclo de vida, da análise pré-negociaçãoàpós-negociação, cobrindo efetivamente toda a jornada de qualquer investidor de QIS ou potencial investidor, além de expandir sua oferta no espaço de múltiplos ativos.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato para Mídia

Mohdi Jeroudi

Diretor Executivo

Tel. +41 58 330 21 48

Cel. +971 58 863 17 46

mohdi.jeroudi@lumrisk.com

www.lumrisk.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Inteligência Artificial consegue analisar grandes volumes de informações

 Inteligência Artificial consegue analisar grandes volumes de informações
Inteligência Artificial consegue analisar grandes volumes de informações

Um relatório recente da McKinsey & Company revelou que apenas 1% das organizações consideram suas operações com IA plenamente maduras, mesmo enquanto 92% planejam ampliar investimentos nos próximos três anos. O estudo mostra que o principal obstáculo para essa evolução não é a tecnologia, mas a liderança.

“Usar a IA de forma inteligente exige concentração mental, verificação e responsabilidade. É fundamental checar as informações, compreender o contexto e manter o controle sobre o que é produzido”, pontua Vininha F. Carvalho, economista, administradora de empresas e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

Segundo Marcos Junior, cofundador e CEO da Invent Software, as organizações que desejam competir no mundo da IA precisam começar pelo básico: arrumar a casa. Isso significa investir em infraestrutura, automação, integração de dados e revisão de processos. Só assim será possível extrair valor real da IA. Não adianta contratar especialistas em prompts se sua operação ainda depende de carimbos e planilhas.

“O crescente uso e desenvolvimento da Inteligência Artificial traz uma série de inovações. Assim, a criação de um marco legal para a IA é de extrema importância. Há poucos meses, o Senado Federal deu um passo importante ao aprovar o Projeto de Lei 2.338/2023, que visa garantir segurança jurídica e ética no uso da tecnologia, além de proteger os direitos fundamentais”, finaliza Vininha F. Carvalho.



Brasil perde R$ 1,08 tri por falhas no trabalho, diz estudo

Brasil perde R$ 1,08 tri por falhas no trabalho, diz estudo
Brasil perde R$ 1,08 tri por falhas no trabalho, diz estudo

O Brasil é o país com as maiores perdas econômicas entre oito economias analisadas pelo estudo Lost in Transition Brasil, divulgado pela Pearson, empresa global em educação e aprendizado ao longo da vida. A edição brasileira da série de estudos global, lançada no último Fórum Econômico Mundial, estima que o país perca anualmente cerca de R$ 1,08 trilhão, o que corresponde a 9% do seu Produto Interno Bruto (PIB), devido às falhas nos chamados momentos de transição do ciclo do trabalho, que incluem a passagem entre a escola e o mercado de trabalho, as trocas de emprego e o impacto da automação.

A pesquisa já analisou dados de Brasil, Austrália, Canadá, Arábia Saudita, Reino Unido, Estados Unidos (e mais as economias de Nova York e Califórnia) e mostrou que, embora todas as economias estejam sendo afetadas por mudanças tecnológicas e estruturais envolvendo aprendizagem e qualificação, o Brasil é o que mais perde valor econômico nessas fases de transição. Na Califórnia, segunda colocada no ranking, o impacto equivale a 4,8% do PIB, praticamente a metade da perda brasileira.

O levantamento mostra que, enquanto nas demais economias as maiores perdas são provocadas pela automação, no Brasil o fator mais crítico está nas transições de um emprego para outro, que respondem por quase dois terços das perdas totais (R$ 701 bilhões). O estudo aponta que mais de 20% dos desempregados brasileiros permanecem sem ocupação por mais de dois anos, com uma duração média de 42 semanas, muito acima do observado em países como Canadá (18) e Reino Unido (32).

"Os resultados da pesquisa mostram que o Brasil não está perdendo valor econômico apenas por causa da automação, mas porque muitas pessoas demoram demais para se reconectar ao mercado de trabalho. Essa demora tem um custo alto para o país, em produtividade, em renda e em desenvolvimento humano", afirma Cinthia Nespoli, CEO da Pearson no Brasil.

De acordo com o estudo, 32% dos empregos brasileiros estão sob alto risco de automação, sobretudo em setores industriais e agrícolas. Ao mesmo tempo, 24% dos jovens entre 18 e 24 anos são um perigo à economia, pois estão caracterizados como ‘nem-nem’, ou seja, não estudam nem trabalham, uma das taxas mais altas do mundo, segundo dados complementares da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Esses fatores reforçam a urgência de políticas que combinem requalificação profissional, apoio à transição de carreira e estímulo à aprendizagem contínua.

"A pesquisa deixa claro que as economias mais resilientes são aquelas que investem em aprendizado ao longo da vida e em políticas ativas de recolocação. No Brasil, reduzir em apenas 20% o tempo médio de desemprego poderia gerar ganhos de até R$ 140 bilhões por ano", reforça Cinthia. "Aprender de forma contínua não é mais uma vantagem, é uma estratégia para garantir relevância profissional em um mercado cada vez mais impactado pela inteligência artificial e outras tecnologias", complementa.Prioridades para o país

O Lost in Transition propõe uma reflexão sobre como governos, empresas e instituições de ensino podem reduzir o custo econômico das mudanças ao longo da vida profissional — do início da carreira à aposentadoria — e destaca a importância de alinhar políticas de educação e trabalho em um cenário global de rápida transformação tecnológica e social.

Para formuladores de políticas, o estudo sugere investimentos ainda maiores no combate ao desemprego estrutural, com programas de encaixe profissional, requalificação e reinserção ágil dos profissionais no mercado, além de estratégias para antecipar-se aos impactos da automação, agindo antes que ela se torne a principal fonte de disrupção. Já entre as empresas, o estudo aponta para ações que promovam a resiliência da força de trabalho e que fortaleçam processos de recrutamento, ao adotar estratégias de aprendizagem contínua.

"O Brasil tem uma força de trabalho jovem e diversa, com enorme potencial para liderar essa transição. O desafio é conectar o talento às oportunidades certas, com o apoio de uma educação que prepare para o futuro", conclui Nespoli.

Metodologia

A série Lost in Transition utilizou como fonte diferentes bases de dados nacionais. No Brasil, as estatísticas vieram prioritariamente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de fontes do Ministério da Educação (MEC), que fundamentaram a análise. Nos EUA, por exemplo, predominam dados do Bureau of Labor Statistics. Essas variações indicam que, apesar de as categorias estarem alinhadas, as entradas não são idênticas.

Já as perdas da pesquisa foram convertidas para dólares ajustados pelo Poder de Compra (PPC) de 2024 para permitir comparações mais precisas entre países. O PPC reflete diferenças de preços locais e mostra melhor o custo real das perdas. Apesar da metodologia comum, cada economia usa fontes e ajustes próprios, o que exige cautela nas comparações. Os resultados devem ser vistos como referências indicativas, voltadas a evidenciar diferenças estruturais e orientar discussões sobre prioridades de políticas, especialmente no caso do Brasil.



Cabo LiteSPEed™: Inovação em Interconexão Ethernet

A Winchester Interconnect, empresa da Aptiv e líder em oferecer soluções de interconexão de alto desempenho, apresentou hoje o cabo LiteSPEed™, uma solução Ethernet de par único (SPE) de próxima geração que oferece taxas de dados de 10 gigabits em um design drasticamente menor e mais leve. Desenvolvido para os ambientes cada vez mais conectados e com restrições de espaço dos setores aeroespacial, de defesa, automação industrial e mobilidade de última geração, o LiteSPEed™ ajuda os clientes a transmitir mais dados com menos cabos, reduzindo peso, complexidade e custo, enquanto aumenta o desempenho e a confiabilidade do sistema.

“À medida que os sistemas se tornam mais inteligentes e interconectados, os engenheiros precisam de formas mais leves e eficientes de fornecer energia e dados”, disse Juan Contreres, Diretor de Gestão de Produtos. “O LiteSPEed™ oferece a eles uma solução Ethernet robusta e de alta velocidade que simplifica a instalação sem comprometer o desempenho.”

Com a proliferação de sensores avançados, análises em tempo real e sistemas de controle distribuídos em vários setores, o cabeamento se tornou um gargalo oculto. O LiteSPEed™ enfrenta este desafio de frente, ao consolidar energia e dados em um único cabo de fácil roteamento, que libera espaço valioso e permite uma implementação mais rápida em todas as plataformas.

Principais vantagens do cabo LiteSPEed™

  • Terminação de par único: Terminação até 75% mais rápida do que a Ethernet tradicional de quatro pares.
  • Diâmetro até 50% menor: Facilita a passagem por caminhos de roteamento estreitos e recintos compactos.
  • Até 25% mais leve: Reduz a tensão em bandejas de cabos, chicotes elétricos e estruturas de suporte.
  • Raio de curvatura estreito: Percorre com facilidade por cantos e conjuntos densos.
  • Cabo com alimentação e dados integrados: Elimina o cabeamento de alimentação separado em muitos casos de uso.
  • Transmissão de dados de 10 Gbps: Ocupa-se com aplicações de alta largura de banda com facilidade.
  • Redução dos custos de mão de obra: Acelera a instalação e reduz os gastos no local.

O LiteSPEed™ também foi projetado para substituir protocolos legados como CANbus, Profinet e I/O Link, que minimiza a necessidade de portas de conexão e pontos de terminação extras, bem como simplifica a arquitetura de rede.

Para mais informação, acesse a página do produto Cabo LiteSPEed™.

Sobre a Winchester Interconnect

Winchester Interconnect, uma subsidiária da Aptiv PLC, é líder em projeto e fabricação de conectores, conjuntos de cabos, e cabos de alta precisão para aplicações de missão crítica nos mercados militar, aeroespacial, industrial, médico e espacial, onde desempenho e confiabilidade incomparáveis ​são essenciais. Com instalações de engenharia e fabricação ao redor do mundo, a Winchester trabalha em estreita cooperação com os clientes para oferecer soluções de interconexão personalizadas que agem nos ambientes mais exigentes. A Winchester Interconnect é parte do Grupo de Componentes de Engenharia da Aptiv, que reúne ciência de materiais, fabricação avançada e experiência em interconexão para impulsionar a próxima geração de sistemas inteligentes em vários setores. Saiba mais em www.winconn.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Lisa Scalzo

Lisa.Scalzo@aptiv.com

Brooke Sinko

b.sinko@winconn.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Supercarga digital compromete foco e altera ritmo produtivo

Supercarga digital compromete foco e altera ritmo produtivo
Supercarga digital compromete foco e altera ritmo produtivo

A constante exposição a estímulos digitais e interrupções no ambiente de trabalho tem impactado diretamente a capacidade de foco de profissionais e equipes, afetando a produtividade e a tomada de decisão. A autora de Attention Span, Gloria Mark, descobriu que depois de uma interrupção ou distração, pode levar até cerca de 25 minutos para retomar totalmente o foco na tarefa inicial. Segundo a pesquisadora, esse período de reorientação exige esforço cognitivo, pois a mente precisa se reajustar, não tratando a pausa como um simples intervalo.

O relatório Why Can’t I Focus? confirma a dimensão sistêmica do problema. Segundo o estudo, 49% dos participantes apontaram notificações de smartphone como seu principal fator de distração, e 71% relataram sentir-se ocupados o dia inteiro, sem realizar o que realmente importa. A pesquisa revela que o foco não desaparece por fraqueza individual, ele é progressivamente desmontado por ambientes que operam por interrupção constante. O estudo também mostra o custo emocional: 68% se sentem frustrados ao perder o foco, e a fadiga aparece mesmo em dias leves, afetando 78% dos respondentes. É a chamada fatigue without effort, o esgotamento que nasce não da intensidade do trabalho, mas do desgaste de alternar atenção dezenas de vezes por hora.

O fenômeno da sobrecarga cognitiva ocorre quando o cérebro recebe mais informações do que consegue processar com clareza, resultando em desafios para manter a atenção e o ritmo de trabalho em contextos digitais. Equipes hiperconectadas, notificações constantes e pressão por entregas rápidas aumentam a reatividade e reduzem a capacidade de raciocínio profundo. O excesso de estímulos não se limita ao digital, a economia da atenção, conceito cunhado por Herbert Simon nos anos 70, mostra que a disputa pelo foco humano é intensa em todos os âmbitos da vida, do marketing digital às interações cotidianas, tornando cada vez mais difícil manter concentração e disciplina.

A superestimulação digital também está diretamente associada aos ciclos de gratificação imediata. Estudos mostram que estímulos rápidos, como rolagem infinita, compras instantâneas e notificações frequentes, ativam repetidamente os circuitos de recompensa no cérebro, liberando dopamina em pequenas doses. Esse mecanismo reforça comportamentos de busca por estímulos curtos e variados, favorecendo decisões impulsivas e dificultando a manutenção de foco prolongado. Em contextos profissionais, esse padrão reduz a capacidade de sustentar tarefas de maior complexidade e compromete a construção de resultados consistentes ao longo do tempo.

Segundo André Kaercher, CEO do Instituto Kaercher e especialista em desenvolvimento humano, compreender o próprio padrão de atenção e energia é fundamental para avançar com consistência: "Padrões mentais podem definir escolhas e travar sucesso, mesmo quando há desejo de mudança". Estratégias de autoconhecimento e gestão da atenção, alinhadas à neurociência comportamental, ajudam a resgatar o foco e otimizar resultados em contextos complexos.

Para reverter esse cenário, a adoção de práticas estruturadas é cada vez mais recomendada. O conceito de "trabalho profundo" (deep work), popularizado por Cal Newport, propõe reservar blocos de tempo ininterruptos dedicados a tarefas cognitivamente exigentes, sem distrações externas. 

Entre os dias 5 e 7 de dezembro de 2025, São Paulo receberá o Arenna, evento que inclui uma trilha vivencial dedicada ao pilar "Energia de Avanço", com práticas para restaurar a atenção, gerenciar energia e consolidar hábitos de produtividade sustentável.



Tecnisa entrega o Bosque Pitangueiras e alcança 277 obras concluídas

Tecnisa entrega o Bosque Pitangueiras e alcança 277 obras concluídas
Tecnisa entrega o Bosque Pitangueiras e alcança 277 obras concluídas

A Tecnisa oficializou a entrega do Bosque Pitangueiras, empreendimento residencial localizado no Jardim das Perdizes, Zona Oeste de São Paulo. Com a finalização do projeto, a incorporadora alcança a marca de 277 empreendimentos concluídos em quase cinco décadas de atuação.

O Bosque Pitangueiras está inserido no Jardim das Perdizes, bairro planejado que reúne infraestrutura urbana, mobilidade, áreas verdes e um projeto voltado à segurança dos moradores. Entre as áreas comuns estão piscina com deck molhado, quadra de beach tennis, espaço gourmet, salão de festas, brinquedoteca, coworking e fitness, além da proximidade de um parque com mais de 45 metros quadrados. O projeto foi desenvolvido pela MCAA Arquitetos, com design de interiores de Chris Silveira e paisagismo de Marcelo Vassalo.

“Chegar à 277ª entrega é motivo de muito orgulho para nós. Representa a força de um trabalho coletivo e a realização de milhares de famílias que confiam na Tecnisa para construir seus sonhos”, afirma Fernando Tadeu Perez, CEO da Tecnisa.

Entregue em novembro, o Bosque Pitangueiras teve 100% das unidades vendidas, reunindo moradores, clientes, parceiros e equipes envolvidas em mais uma etapa de trajetória da Tecnisa no mercado residencial de São Paulo.

Ficha técnica Bosque Pitangueiras

Nome: Bosque Pitangueiras
Localização: Jardim das Perdizes, São Paulo – SP
Arquitetura: MCAA Arquitetos
Interiores: Chris Silveira 
Paisagismo: Marcelo Vassalo
Tipologias: Apartamentos de 79 metros quadrados a 136 metros quadrados
Dormitórios: dois a quatr
Parceria: Tecnisa + Hines
Entrega: novembro de 2025
Entrega nº: 277ª obra concluída pela Tecnisa 

Sobre a Tecnisa

Com 48 anos de história, a Tecnisa entregou 277 empreendimentos — equivalentes a 45 mil unidades e 7,2 milhões de metros quadrados de área construída — e ultrapassou R$ 14 bilhões em Valor Geral de Vendas (VGV). A incorporadora se coloca em evidência pela adoção de práticas digitais, sustentáveis e centradas no cliente. Com foco em inovação, transparência e qualidade, a companhia se propõe a seguir transformando a experiência de comprar e viver em um imóvel, conectando pessoas, tecnologia e design inteligente em cada novo projeto.



Cirurgião plástico comenta tendências de cirurgias faciais

Cirurgião plástico comenta tendências de cirurgias faciais
Cirurgião plástico comenta tendências de cirurgias faciais

O termo rejuvenescimento facial refere-se a práticas estéticas (cirúrgicas e não cirúrgicas) que visam reduzir sinais de envelhecimento, como rugas, flacidez, perda de volume, manchas e perda de contorno, restaurando uma aparência mais equilibrada e jovem.

Em 2024, foram realizados cerca de 38 milhões de procedimentos estéticos globais, entre cirúrgicos e não cirúrgicos. Desse total, mais de 7,4 milhões envolveram face e cabeça, um crescimento de 4,3% em relação ao ano anterior.

Entre os procedimentos não cirúrgicos mais procurados globalmente, destacam-se:

  • Toxina botulínica – com aproximadamente 7,8 milhões de aplicações.
  • Preenchimento com ácido hialurônico – cerca de 6,3 milhões.
  • Outras técnicas como skin tightening (firmeza da pele não cirúrgica), peelings químicos e remoção de pelos também aparecem com destaque.

No segmento cirúrgico facial, alguns procedimentos se destacam fortemente:

  • Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) foi o mais realizado, com ~2,1 milhões de cirurgias em 2024, ultrapassando até a lipoaspiração.
  • Face lift (cirurgia da face), com 121,494 cirurgias.

No Brasil, os dados mais recentes indicam que em 2024 foram realizados um pouco mais de 3 milhões de procedimentos estéticos cirúrgicos e não cirúrgicos, dos quais 74.973 foram relacionados a rejuvenescimento facial.

O cirurgião plástico Dr. João Pedro Biló, membro da SBCP, explica que as cirurgias de Blefaroplastia e Face Lift – Deep Plane (cirurgias mais profundas para face e pescoço) são amplamente procuradas para rejuvenescimento facial com naturalidade. Ele esclarece que essas cirurgias são opções quando há flacidez significativa, excesso de pele ou comprometimento estrutural, além do que tratamentos menos invasivos podem resolver.

"Os benefícios principais incluem melhora da aparência geral, sensação de mais viço, contorno facial mais definido, e em alguns casos, melhora funcional, como no caso da pele caída das pálpebras, que atrapalha visão"

O rejuvenescimento facial permanece como uma das áreas de maior demanda no setor estético, combinando procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos. A tendência global é de crescente busca por intervenções, com recuperação rápida e resultados naturais, sem perder de vista a segurança e a técnica.



VSR: proteção para adultos 50+ com comorbidade é aprovada

VSR: proteção para adultos 50+ com comorbidade é aprovada
VSR: proteção para adultos 50+ com comorbidade é aprovada

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a ampliação do uso da vacina Arexvy (recombinante com adjuvante contra o Vírus Sincicial Respiratório), da biofarmacêutica GSK, para adultos a partir de 50 anos de idade em risco aumentado. Aprovada no Brasil desde dezembro de 2023, a vacina era indicada apenas para indivíduos com 60 anos ou mais. Arexvy foi a primeira vacina aprovada pela Anvisa no país contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para essa faixa etária.

"A ampliação da vacina VSR Adjuvantada para adultos de 50 a 59 anos oportuniza mais uma forma de proteção para um grupo altamente vulnerável que corre sério risco de complicações graves, como pneumonia, agravamento de doenças crônicas, longas internações e óbito. Essa decisão alinha o Brasil às melhores práticas globais, garantindo que pacientes com saúde mais frágil tenham acesso à imunizantes essenciais para sua qualidade de vida e longevidade. É fundamental que pacientes e médicos iniciem essa conversa sobre prevenção de VSR para adultos no calendário de rotina", afirma Isabella Ballalai (CRM/RJ 52.48039-5), diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

A importância da vacinação ampliada para a população de risco

O VSR não é uma preocupação apenas para crianças. Muitas vezes visto como inofensivo por se assemelhar a um resfriado, esse vírus pode representar uma ameaça séria para adultos e idosos, principalmente pessoas acima de 50 anos em risco aumentado, como doenças cardíacas, asma, DPOC e diabetes, elevando o risco de complicações graves, como hospitalização e óbito. Estudos indicam que pessoas com 50 anos ou mais com insuficiência cardíaca têm até 7,6 vezes mais risco de serem hospitalizadas devido ao VSR.

"É fundamental alertar a população sobre os riscos do VSR para os adultos e idosos. Estudos mostram que o VSR pode ser responsável por até 15% dos casos de pneumonia adquirida na comunidade em adultos. E muitos casos são confundidos com um resfriado comum, devido a sintomas como coriza, tosse, febre e mal-estar. Além disso, há um outro fator que chama a atenção, que é a transmissão intradomiciliar, em que crianças pequenas, que frequentemente são infectadas pelo VSR, podem transmitir o vírus aos adultos mais velhos, como os avós. Adultos mais velhos em contato com crianças com VSR têm 22,6 vezes mais chances de apresentar infecção por esse vírus. Tudo isso reforça a necessidade de medidas preventivas e da importância da vacinação, que é uma das principais formas de proteção, especialmente para os adultos em grupos de risco", alerta a infectologista Lessandra Michelin (CRM 23494-RS), líder médica de vacinas da GSK.

Dados clínicos sustentam a aprovação

A base para a ampliação de uso está fundamentada nos resultados de um ensaio global de fase III, que demonstraram uma forte resposta imune em adultos de 50 a 59 anos com condições crônicas, comparável à resposta observada em adultos com 60 anos ou mais. O estudo avaliou a imunogenicidade e a segurança da vacina nesse grupo, e forneceu evidências robustas que indicam a capacidade de Arexvy em reduzir o risco de Doença do Trato Respiratório Inferior (DTRI) causada pelo VSR.

Além disso, dados de um estudo com 25 mil participantes com 60 anos ou mais em 17 países mostram que uma única dose de Arexvy confere proteção contra o VSR por pelo menos três temporadas de circulação do vírus, ou seja, 30 meses. Esta é a única vacina contra o VSR com dados de eficácia e segurança disponíveis com essa duração de proteção.

"Esses estudos reforçam a importância da prevenção, principalmente nos adultos com doenças pré-existentes, que podem ter mais chances de complicações causadas pelo VSR. Dados científicos demonstram que a eficácia de Arexvy é de até 82,6% na prevenção de infecções pulmonares e das vias aéreas inferiores por VSR em pessoas com 60 anos ou mais. Já em quadros respiratórios severos, em pessoas com pelo menos uma comorbidade, a eficácia é de aproximadamente 94%. Visto que adultos a partir dos 50 anos em risco aumentado demonstraram uma resposta imune comparável com os 60+, podemos garantir que essa ampliação representa um impacto positivo para estes pacientes", explica a infectologista.

Segurança e eventos adversos

A análise dos dados mostrou também que a vacina Arexvy possui um perfil de segurança favorável. Os eventos adversos mais comuns são geralmente leves a moderados e de curta duração (média de 1 a 2 dias). As reações mais frequentemente relatadas incluem:

  • Dor, vermelhidão e inchaço no local da injeção (reações locais);
  • Dor de cabeça (cefaleia);
  • Fadiga (cansaço);
  • Dor muscular (mialgia) e nas articulações (artralgia).

A vacinação deve ser adiada em casos de doença febril aguda moderada ou grave. É contraindicada para pessoas com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da vacina. A decisão de vacinação deve ser sempre discutida com um profissional de saúde.

Além disso, medidas simples podem ajudar a evitar a disseminação do vírus, tais como lavar as mãos com frequência, evitar tocar o rosto com as mãos não higienizadas, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, evitar contato próximo com pessoas doentes, limpar e desinfetar superfícies de uso frequente, ficar em casa quando apresentar sintomas.



Dr. Emmanuel França destaca cuidados com a pele masculina

Dr. Emmanuel França destaca cuidados com a pele masculina
Dr. Emmanuel França destaca cuidados com a pele masculina

A quantidade de homens que se preocupam com a aparência tem aumentado. Segundo o estudo Cosmentolog, realizado pelo Grupo Croma em 2023 e divulgado pelo Estadão, 72% dos homens brasileiros declaram cuidar da beleza pessoal e dizem não ver esse hábito como "coisa de mulher". Em 2018, essa porcentagem era de 34% — ou seja, mais do que dobrou em cinco anos.

Outro indicativo que cresceu foi o interesse em manter o autocuidado com o corpo, indo de 56% em 2018 para 75% no último relatório. O dermatologista Dr. Emmanuel França, da Clínica Skin Prime, em Recife (PE), afirma que essa tendência também se reflete em cuidados com a pele, com o público masculino dando mais atenção a esse aspecto da saúde.

"O homem atual está mais antenado e sabe que a boa apresentação não se restringe somente às roupas e ao físico. Um rosto bem definido fala muito alto", descreve o médico. Ele explica que, entre os procedimentos mais buscados por esse público, estão a fototerapia e o laser.

"A fototerapia usa a radiação ultravioleta pura ou associada a psoralenos orais [medicamentos fotossensibilizantes] para fazer, principalmente, o tratamento de micose fungoide, que é um linfoma cutâneo de células T. Também é possível tratar casos de psoríase grave, dermatite atópica grave e vitiligo."

A psoríase, ao qual o profissional se refere, é uma doença crônica da pele caracterizada pela presença de manchas róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas. Já a dermatite atópica grave tem a pele seca e prurido (coceira) como sinais clássicos, enquanto o vitiligo leva à perda da coloração da pele.

Dessa forma, explica Dr. Emmanuel França, a fototerapia vai além do simples cuidado com a beleza ao promover a melhoria da pele como um todo e mais conforto e bem-estar para o paciente.

"Existem também os tratamentos a laser, que promovem renovação da pele por meio de peelings controlados [retirada de células mortas da camada superficial da pele], estímulo da formação de colágeno e elastina, tratamentos vasculares, remoção de tatuagem e várias outras possibilidades, ao passo que a fototerapia é mais específica", esclarece.

Segundo o dermatologista Dr. Emmanuel França, é comum que pacientes idosos busquem tratamentos com laser. "A pele do idoso responde muito bem à maioria dos lasers, principalmente aqueles que fazem peelings mais profundos, como o laser de CO2", detalha.

Os cuidados com a pele, no entanto, precisam continuar após o procedimento. "Nada é para sempre. Precisamos manter principalmente a formação do colágeno e a elastina de maneira constante. Por isso, a continuação dos cuidados é fundamental", alerta o médico Dr. Emmanuel França.

Além do uso de filtro solar e da limpeza do rosto, o Dr. Emmanuel França destaca que os homens não devem ignorar sinais de envelhecimento ou manchas. Um acompanhamento regular ajuda a detectar câncer de pele cedo e a tratar rugas, manchas e olheiras de forma preventiva, dependendo de cada caso.

Para saber mais, basta acessar o Instagram oficial do dermatologista: https://www.instagram.com/dremmanuelfranca/



EcoPower integra o Pacto Global das Nações Unidas

EcoPower integra o Pacto Global das Nações Unidas
EcoPower integra o Pacto Global das Nações Unidas

A EcoPower Eficiência Energética, empresa de energia solar com sede em Barretos (SP), integra desde 2023 o Pacto Global das Nações Unidas. Esse Pacto, é uma iniciativa de adesão voluntária de empresas que se baseia em compromissos assumidos pelos CEOs, para implementar princípios universais de sustentabilidade. Portanto, as empresas se comprometem em tomar medidas que apoiem o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Pacto foi lançado pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, em 2000. É um convite às empresas do mundo a alinharem suas operações, partindo dos 10 princípios universais de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, e a desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Possui hoje mais de 25 mil participantes, entre empresas e organizações, em 77 países em todos os continentes. No Pacto Global, a Rede Brasil é a segunda maior, com mais de 2.200 integrantes.

“A EcoPower, desde sua fundação em 2013, implementa ações que visam à sustentabilidade, por meio da energia solar, que é limpa. Ou seja, além de não poluir o meio ambiente, impacta diretamente a economia de quem adquire projetos residenciais, empresariais, industriais e rurais”, apontou Náchila Oliveira, vice-presidente da empresa.

Os gases de efeito estufa (GEE) mais conhecidos que contribuem negativamente para o desenvolvimento de calamidades globais são: Dióxido de Carbono (CO2), Óxido Nitroso (N2O), Clorofluorcarbonetos (CFCS) e Vapor de Água (H2O). Logo, o aumento da concentração de GEE interfere na mudança climática, aumentando a temperatura do planeta. Assim, as principais consequências do efeito estufa são: derretimento das calotas polares, aumento do nível do mar, inundações, insegurança alimentar, secas intensas, escassez intensa, elevação das temperaturas, danos ao ecossistema, incêndios, tempestades e deslizamento de terra.

Com mais de 80 mil projetos homologados, a EcoPower Eficiência Energética possui mais de 350 franquias em todo território brasileiro. Esses números demonstram o valor da empresa, que foi reconhecida recentemente pela Gaia Certificadora Ambiental, com o Selo Verde, como Empresa Consciente ESG. Assim define a própria certificadora ao explicar os termos:

  1. Ambiental (– Environmental): relação da empresa com o meio ambiente, uso de recursos naturais, gestão de resíduos, controle de emissão e combate ao aquecimento global.
  2. Social (– Social): relação da empresa com pessoas (inclusão, direitos humanos, segurança do trabalho, privacidade de dados, relacionamento com a comunidade, diversidade e equidade).
  3. Governança (– Governance): como a empresa lida com a transparência, ética e prestação de contas.

Náchila afirmou: “Integrar o Pacto Global foi a confirmação do compromisso da empresa em busca da sustentabilidade. Compromisso com a mudança climática que os países sabem que necessitamos. Nós produzimos consciência de transformação socioambiental, ao proporcionar a energia solar”.



IA transforma operações B2B com integração e estratégia

IA transforma operações B2B com integração e estratégia
IA transforma operações B2B com integração e estratégia

A aplicação da inteligência artificial (IA) nas operações Business to Business (B2B) tem avançado para além da automação de tarefas repetitivas. Em um cenário marcado por sistemas fragmentados, regras fiscais complexas e fluxos logísticos diversos, a IA começa a atuar como um orquestrador inteligente, capaz de integrar plataformas, interpretar documentos e antecipar demandas.

Essa transformação tem impactado diretamente a forma como empresas conduzem suas cadeias de compras e vendas, liberando profissionais para funções mais estratégicas. De acordo com Renato Ferraz, CEO da EASYB2B, a tecnologia está ajudando a substituir processos manuais por fluxos inteligentes. "Em vez de apenas automatizar tarefas, ela remove etapas desnecessárias e reduz obstáculos operacionais."

"Dessa forma, o comprador deixa de operar sistemas e passa a atuar diretamente em atividades de negociação e análise, enquanto a tecnologia executa tarefas como registro de pedidos, leitura de documentos e integração entre plataformas," acrescenta.

Essa mudança, segundo ele, pode reduzir o tempo de ciclo das operações e melhorar a qualidade das decisões. "O B2B é altamente fragmentado e exige interoperabilidade entre ERPs, regras de negócio e padrões de dados. As soluções da EASYB2B, por exemplo, interpretam documentos e padronizam dados, além de integrar diretamente com os sistemas dos clientes," explica Ferraz.

Um levantamento do Google Cloud, compartilhado pelo portal InforChannel, aponta que 62% das lideranças empresariais no Brasil já utilizam agentes de IA em suas operações diárias. Esses sistemas inteligentes compreendem o contexto das interações, antecipam necessidades e conduzem conversas de forma autônoma ao longo da jornada de vendas.

O executivo reforça que, na prática, os agentes de IA ajudam a absorver a complexidade operacional de cada etapa da jornada B2B. "O profissional deixa de operar sistemas e passa a gerenciar exceções. Isso pode acelerar o fluxo, reduzir erros e liberar o time para atuar em atividades de maior impacto." Ele observa que os ganhos incluem redução de custos operacionais, diminuição do tempo de ciclo e aumento da precisão.

Desafios à vista

No entanto, Ferraz destaca que a adoção da IA ainda enfrenta barreiras. Entre elas, estão a integração com sistemas legados, a qualidade dos dados e a resistência interna à mudança.

"Na EASYB2B buscamos atuar de forma não invasiva, conectar aos ERPs via APIs ou EDIs sem demandar mudanças estruturais. Assim, utilizamos nossa própria tecnologia de padronização para corrigir e qualificar dados antes que alimentem os fluxos automatizados," explica.

O CEO acredita que as tendências para o futuro apontam para modelos mais preditivos e autônomos, fazendo com que a IA antecipe demandas com base em dados de consumo, estoque e sazonalidade, iniciando cotações automaticamente. Outra frente observada por ele é o uso de interfaces conversacionais, que permitirão executar operações complexas por meio de linguagem natural.

"A EASYB2B busca estar estruturada para esse cenário, com dados padronizados e integrações ativas com ERPs, formando a base para modelos avançados de previsão e tomada de decisão," afirma.

Embora a aplicação da IA no B2B exija lidar com desafios fiscais, logísticos, tributários e de dados, o executivo ressalta que o valor da tecnologia está na capacidade de permitir que empresas com sistemas distintos operem entre si de forma integrada e eficiente.

"No fim do dia, a IA não substitui o trabalho humano nem toma decisões de forma autônoma. Ela atua como um ampliador de produtividade, executando tarefas operacionais e repetitivas para que cada profissional aumente sua capacidade de entrega e concentre seu tempo em atividades estratégicas," conclui Ferraz.

Para saber mais, basta acessar:https://www.easyb2b.io/



Venda de perfumes online demanda descrições precisas

Venda de perfumes online demanda descrições precisas
Venda de perfumes online demanda descrições precisas

De acordo com dados levantados pelo relatório de Identidade e Fraude 2025 da Serasa Experian, divulgados no site Meio & Mensagem, 82% dos consumidores brasileiros realizam pelo menos uma compra online por mês. A pesquisa também revelou que as mulheres são as principais responsáveis por comprar e vender produtos online e se destacam no consumo em quase todas as categorias, sobretudo em roupas, itens eletrônicos e produtos voltados à beleza e ao bem-estar.

A compra de determinados produtos online exige uma descrição mais detalhada por parte dos vendedores, como ocorre no mercado de perfumaria. Ricardo Castilho, sócio-proprietário do e-commerce de perfumes Gold Glow, explica que escolher um perfume sem testar ainda gera insegurança, já que se trata de um produto sensorial, fortemente ligado ao olfato e à memória afetiva.

"Sem poder sentir o perfume, o cliente precisa confiar em descrições precisas, em referências olfativas e em avaliações de outros usuários. Outro desafio é a interpretação das famílias olfativas. Muitas pessoas não sabem exatamente identificar se preferem fragrâncias doces, cítricas, orientais ou amadeiradas, o que pode gerar dúvida no momento da compra. Por isso, a qualidade das informações e a clareza na comunicação fazem toda a diferença nesse processo", detalha.

Para tornar essa experiência mais assertiva e personalizada, a Gold Glow investe em descrições completas, com explicações sobre notas, famílias olfativas, intensidade e projeção. Outras estratégias incluem comparações com fragrâncias populares e um atendimento humanizado via WhatsApp, com consultoria real.

"Além disso, temos ferramentas digitais e um questionário olfativo interno que nos ajuda a identificar o estilo do cliente. Com base nas respostas, como preferência por perfumes doces, cítricos, intensos ou discretos, conseguimos direcionar o consumidor para categorias específicas e para fragrâncias que fazem sentido para o perfil dele", informa.

O marketing sensorial da marca também busca traduzir sensações para o ambiente digital. Ao transformar o aroma em narrativa, por meio de imagens, emoções e contextos, o cliente cria uma memória olfativa imaginada.

"Usamos descrições sensoriais detalhadas, vídeos explicativos, comparações com perfumes conhecidos, storytelling sobre as notas e até imagens que evocam o clima daquela fragrância. Tudo isso aproxima o cliente da experiência real do perfume, mesmo que ele ainda não tenha sentido o aroma", acrescenta.

Comportamento de compra e novas exigências do público

Segundo Ricardo, o comportamento do consumidor de perfumaria evoluiu nos últimos anos. Hoje, o comprador pesquisa e compara para compreender melhor o perfume antes de finalizar a compra. Além disso, a busca por praticidade e agilidade também tem moldado o mercado.

"Cada vez mais clientes compram perfumes online esperando rapidez. Isso impactou o setor como um todo, tanto que na Gold Glow já oferecemos entrega no mesmo dia para diversas regiões de São Paulo, o que pode atender especialmente quem deixa para comprar presentes de última hora", ressalta.

Para o futuro, a marca estuda tecnologias que tornem o processo de escolha ainda mais intuitivo. A inteligência artificial (IA) já começa a ser utilizada para identificar padrões de compra e sugerir fragrâncias personalizadas.

"Também avaliamos recursos de realidade aumentada e experiências imersivas que permitam ao cliente entender o ‘clima’ da fragrância antes da compra. Acreditamos que o futuro da perfumaria digital está na combinação de tecnologia, curadoria e atendimento humano, e pretendemos estar na linha de frente dessa evolução", conclui o sócio-proprietário da Gold Glow.

Para conferir o catálogo completo, basta acessar: www.goldglow.com.br



Varejo de materiais de construção mantém previsão de alta

Varejo de materiais de construção mantém previsão de alta
Varejo de materiais de construção mantém previsão de alta

As vendas no comércio de material de construção cresceram, em média, 4,9%, em 2024 e podem alcançar 2,5%, em 2025, de acordo com estimativa do Centro de Excelência do Varejo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGVcev), divulgada pelo Instituto de Pesquisas da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco).

Segundo outro estudo publicado no Instituto de Pesquisa Anamaco, com base na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e Emprego de 2022, o Brasil tem 152.960 lojas varejistas de material de construção. O número representa um aumento de 12,38% em relação ao ano anterior, com alta em todas as regiões brasileiras.

Bianka Mendonça, fundadora da empresa de comércio e distribuição de materiais de construção WM Construções, avalia que a projeção para 2025 é compatível com o comportamento do mercado, de crescimento gradual, sustentado pelo aumento do consumo em regiões urbanas e pela expansão dos micro comércios de bairro.

“Embora o crescimento não tenha sido explosivo, o setor manteve um avanço consistente, impulsionado por reformas residenciais, manutenção preventiva e pequenos reparos. Nos últimos anos, especialmente após o período pós-pandemia, o varejo de materiais de construção apresentou sinais de recuperação e estabilidade”, comenta a empresária.  

Bianka Mendonça atribui o aumento no número de lojas varejistas de material de construção ao crescimento dos micro comércios de bairro. Segundo ela, esse grupo tem um modelo de operação mais simples e viável financeiramente, diferente das grandes lojas, cujo investimento inicial é alto.

“Os pequenos estabelecimentos conseguem iniciar com um estoque reduzido, focado em itens essenciais de manutenção, produtos de reposição rápida, materiais básicos de obra e ferramentas e acessórios de alto giro. Esse formato mais enxuto facilita a entrada de novos empreendedores, principalmente porque atende uma demanda constante em regiões residenciais”, explica a profissional.

A fundadora da WM Construções afirma que a popularização das compras por redes sociais ajudou muitos microempreendedores a começarem de forma mais acessível, sem depender de grandes estruturas físicas. 

“Mesmo sendo um setor tradicional, o varejo de materiais de construção se mostrou altamente receptivo a novos negócios e empreendedores”, celebra.

Mudanças no segmento

A empresária destaca que, embora o setor seja um mercado historicamente tradicional, passou por mudanças significativas nos últimos anos, especialmente por conta do comportamento do consumidor, que está mais informado, compara preços, busca conveniência e exige atendimento rápido.

“Isso obrigou as empresas a adotarem práticas como digitalização do atendimento, ofertas mais personalizadas, melhoria da exposição e organização dos produtos, gestão de estoque mais eficiente, comunicação ativa via redes sociais e canais digitais”, observa a fundadora da WM Construções.

Bianka Mendonça reforça que a mudança no comportamento do consumidor impacta diretamente as estratégias das empresas do setor.O cliente busca agilidade, então as lojas precisam garantir resposta rápida, informação clara sobre estoque, entrega simples e eficiente e atendimento mais consultivo. Isso faz com que as lojas invistam em processos mais organizados”.

Novas práticas de gestão

Para a fundadora da WM Construções, os principais desafios enfrentados ao implementar essas novas práticas de gestão dizem respeito a mudar hábitos antigos — especialmente em negócios familiares —, organizar estoque com método, manter padronização no atendimento, atualizar constantemente preços e catálogos e aprender a lidar com demanda digital.

A WM Construções tem trabalhado a inovação em processos, atendimento e tecnologia de forma contínua, com foco em estoques categorizados — para facilitar reposição e atendimento —, comunicação digital rápida com clientes, melhorias no layout da loja — para deixar os produtos mais acessíveis visualmente —, controle mais organizado de entradas e saídas e uso de ferramentas como listas de verificação e controle de produtos.

A empresa pretende avançar na profissionalização de processos, aprimorando controles, logística interna e padronização de atendimento. 

“Também planejamos ampliar nossa presença digital, tornando mais acessível o processo de orçamento, comunicação e entrega ao cliente. Essas iniciativas podem posicionar a empresa para acompanhar a evolução do mercado de bairro, que hoje cresce justamente por unir agilidade, conveniência e atendimento personalizado”, conta. 

Para a fundadora, o setor vive um período de transição importante, com a profissionalização dos processos, o uso inteligente de canais digitais e a busca por eficiência operacional se tornando pilares de diferenciais das empresas nos próximos anos.

A empresária acredita que pequenos varejistas que entenderam a importância de organização, agilidade e comunicação ativa têm mais chances de crescimento.

“Esse movimento é essencial para que o setor acompanhe a evolução do varejo moderno. Olhando para os próximos anos, enxergo um setor de materiais de construção cada vez mais orientado por eficiência, proximidade e inteligência operacional. Mesmo em um mercado tradicional, há oportunidades claras em três frentes: gestão estruturada, digitalização e experiência do cliente”, conclui.

O tamanho do mercado global de materiais de construção foi avaliado em US$ 1,3 bilhões em 2023 por um levantamento da Fortune Business Insights, e deve crescer de para US$ 1,8 bilhões em 2032, com uma taxa de crescimento anual de 3,9%.



KidZenith apresenta Koalino, assistente para rotinas de sono

KidZenith apresenta Koalino, assistente para rotinas de sono
KidZenith apresenta Koalino, assistente para rotinas de sono

A plataforma de cuidado parental KidZenith anuncia o lançamento do Guardião do Sono Koalino, assistente virtual desenvolvido com inteligência artificial (IA) treinada por médicos e conteúdos verificados para apoiar famílias na criação de rotinas mais tranquilas de descanso infantil.

O recurso utiliza dados fornecidos pelos responsáveis para registrar informações, acompanhar o desenvolvimento, oferecer dicas personalizadas e apoiar noites e cochilos — incluindo trilhas sonoras — que ajudam a consolidar hábitos estáveis de sono.

A Dra. Juliana Reges, pediatra, fundadora e CEO da Kidzenith, conta que o Koalino nasceu da necessidade de apoiar famílias que enfrentam noites difíceis, cansaço extremo e insegurança diante dos desafios do sono infantil.

“Muitos pais não têm acesso rápido a orientações confiáveis e personalizadas, e acabam recorrendo a fontes não validadas. Por isso, a proposta é oferecer informação segura, embasada e prática para ajudá-los a conduzirem o sono do bebê com confiança e tranquilidade”, afirma a CEO.

O assistente virtual oferece orientações sobre higiene do sono, identificação de sinais de cansaço, organização das janelas de sono, estratégias para lidar com despertares noturnos, sugestões de rotina e ambiente de descanso, além de alertas quando algum sintoma exige avaliação profissional.

“Na prática, o Koalino atua como um assistente inteligente que conversa com os pais com uma linguagem que tem como foco ser simples e acolhedora. Ele aprende com o contexto da família e responde de forma personalizada, sempre dentro das diretrizes pediátricas”, explica Dra. Juliana Reges.

A pediatra pontua que as famílias costumam enfrentar dificuldades para entender os sinais de sono, lidar com os despertares frequentes, a inconsistência na rotina, a ansiedade dos cuidadores e o excesso de informações contraditórias.

“O Koalino pode contribuir ao traduzir orientações complexas em passos simples, constantes e seguros, apoiando a família no dia a dia, para reduzir a insegurança e estimular hábitos saudáveis, de acordo com a individualidade de cada bebê”, explica a especialista.

A exemplo, conforme divulgado pela Sociedade Goiana de Pediatria, a duração média do sono infantil varia de acordo com a idade, segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Bebês de um mês dormem entre 16 e 20 horas ao dia. Aos três anos, a média total pode cair para 12,5 horas.

Tecnologia e segurança

O assistente virtual foi treinado com um protocolo próprio da KidZenith, no qual médicos pediatras e especialistas em sono revisaram todo o conteúdo utilizado para orientar a IA. Segundo a fundadora, cada guideline, fluxo de decisão e resposta sensível passou por avaliação e validação profissional.

“O processo inclui curadoria baseada em literatura científica, revisão linha a linha por especialistas, testes com casos reais para garantir segurança e coerência e atualizações contínuas conforme novas evidências surgem, como forma de assegurar que o assistente ofereça respostas confiáveis e responsáveis”, declara a pediatra. 

Dra. Juliana Reges destaca, ainda, que o Koalino busca equilibrar orientações baseadas em evidências com a sensibilidade necessária para lidar com situações emocionais e comportamentais das famílias, pois usa bases científicas para orientar, mas foi programado com diretrizes de comunicação que priorizam acolhimento, empatia e respeito ao momento familiar.

“O assistente foi projetado para ser técnico e humano ao mesmo tempo. Ele pode reconhecer quando a família está cansada, insegura ou emocionalmente fragilizada e ajusta o tom da conversa sem fórmulas rígidas, guiando com cuidado”, acrescenta a pediatra.

O assistente virtual Koalino segue protocolos de segurança que alertam os pais quando há risco ou sinais de gravidade e mantém a confidencialidade dos dados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), além de contar com médicos responsáveis pela curadoria contínua para garantir conformidade ética e técnica, mas não substitui consultas médicas.

“A KidZenith utiliza padrões de segurança, privacidade e validação clínica, e acredita que a tecnologia aproxima, apoia e empodera famílias, sem perder o olhar humano que caracteriza o cuidado em pediatria. O Koalino representa essa visão, e tem o objetivo de tornar o acesso à orientação de qualidade mais rápido, democrático e acolhedor”, conclui a fundadora da plataforma. 

Para mais informações, basta acessar: www.kidzenith.ai



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Seguro viagem ganha relevância nas viagens internacionais
Seguro viagem ganha relevância nas viagens internacionais

O turismo brasileiro segue em expansão, tanto no mercado doméstico quanto no internacional. Dados do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) mostram que a movimentação no mercado doméstico brasileiro cresceu 8,2% entre janeiro e julho de 2025, com 57 milhões de passageiros circulando nos aeroportos.

Além disso, informações divulgadas pela CNN Brasil indicam que 41% dos viajantes priorizam destinos na América do Sul. De janeiro a agosto deste ano, os voos internacionais para a região somaram 7,8 milhões de passageiros, com Argentina e Chile entre os destinos mais procurados.

Com o aumento da mobilidade, cresce também a discussão sobre a importância do seguro viagem. Um levantamento da IRB+Inteligência aponta que a contratação do produto aumentou 14% entre janeiro e abril deste ano, reforçando a percepção de que os brasileiros estão mais atentos aos riscos de viajar sem proteção.

Apesar de ser um item de baixo custo em comparação aos demais gastos, ainda é subestimado por parte dos brasileiros. Emerson Pereira da Silva, gerente geral da agência Assistente de Viagem, observa que "a maioria ainda desconhece a existência do produto. Daqueles que conhecem, boa parte acha que nunca vai precisar".

De acordo com o especialista, a percepção de que o seguro é dispensável contrasta com os riscos que podem surgir durante um deslocamento. "No caso das viagens internacionais, a cobertura costuma ser mais ampla, justamente porque os custos de atendimento médico fora do país são significativamente maiores", alerta.

"Há também proteções específicas para quem está fora do país que cobrem, por exemplo, repatriação sanitária. Além disso, vários países, principalmente europeus, exigem que o turista tenha um seguro viagem", acrescenta Silva.

Os imprevistos mais graves que levam ao acionamento do seguro estão relacionados a ocorrências médicas. "Em casos de acidentes ou enfermidades, pode ser necessário desde uma simples consulta até internação ou, em situações mais extremas, cirurgia", afirma o especialista. Ele ressalta que, em países como os Estados Unidos, os custos hospitalares podem atingir valores muito elevados, tornando o seguro uma proteção essencial.

Segundo Silva, a definição do valor de cobertura é outro ponto relevante. "Um valor mínimo razoável de cobertura, que sempre sugerimos, é de US$ 60.000. Mas o ideal, principalmente onde os custos médicos são mais altos, como Estados Unidos, é a partir de US$ 150.000". Essa estimativa leva em conta tanto a duração da viagem quanto o destino escolhido, já que os preços de serviços médicos variam amplamente entre países.

A conscientização sobre os riscos de viajar sem seguro é parte da estratégia da Assistente de Viagem. "Fazemos campanhas nas redes sociais e no nosso blog alertando que uma viagem sem seguro pode acabar num prejuízo enorme, até dezenas de vezes maior que o custo inicialmente orçado para a viagem. Essa dívida contraída no exterior pode se tornar impagável para uma família de classe média brasileira", destaca.

Para quem contrata o seguro pela primeira vez, o especialista da Assistente de Viagem recomenda observar as coberturas oferecidas, e não apenas o preço. "É um produto muito barato para os benefícios que oferece", ressalta. Ele completa dizendo que o seguro deve ser encarado como uma proteção, e não como um custo adicional. "Até porque, de todos os itens que compõem uma viagem, é de longe o mais barato", conclui.

Para saber mais, basta acessar: https://assistentedeviagem.com.br e https://www.instagram.com/seguro.assistentedeviagem/



Leonardo Ananda Gomes recebe o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro

Leonardo Ananda Gomes recebe o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro
Leonardo Ananda Gomes recebe o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro concedeu, na última sexta-feira, 28 de novembro, o título de Cidadão Honorário do Município a Leonardo Ananda Gomes, mineiro de Belo Horizonte. A homenagem, proposta pelo vereador Pedro Duarte, reconheceu o conjunto de ações desenvolvidas por Leonardo entre 2017 e 2025, período em que atuou como Cônsul Honorário da Índia no Rio de Janeiro.

Além de sua atuação diplomática, Leonardo é CEO e um dos fundadores da Câmara de Comércio Índia-Brasil, e Diretor da Associação Amigos da Índia, instituições que desempenham papel relevante na promoção do intercâmbio cultural e econômico entre os dois países.

“Esta homenagem representa um reconhecimento não apenas da minha trajetória, mas também do trabalho coletivo desenvolvido com parceiros institucionais, apoiadores e lideranças comunitárias ao longo desses anos”, comenta o homenageado.

Ao longo destes oito anos, Leonardo articulou iniciativas que ampliaram a presença e a visibilidade da Índia na cidade, fortalecendo relações institucionais, culturais e educacionais. Entre os destaques estão:

  • Mais de 40 eventos e recepções oficiais, reunindo autoridades indianas, lideranças políticas, empresariais e representantes do governo fluminense.

  • Iniciativas culturais de grande alcance, como festivais de cinema, apresentações de danças clássicas, concertos, exposições e ações gastronômicas.

  • Celebrações públicas do Dia Internacional do Yoga, realizadas em espaços icônicos como Copacabana, Cristo Redentor e Museu da República.

  • Projetos em homenagem a Mahatma Gandhi, incluindo exposições itinerantes, ações educativas e atividades sociais.

  • Parcerias educacionais e interculturais conectando instituições e estudantes do Brasil e da Índia.

  • Recepção de delegações indianas dos setores de tecnologia, inovação, comércio, cultura e diplomacia.

As ações lideradas por Leonardo contribuíram para fortalecer o papel do Rio de Janeiro como cidade aberta ao diálogo internacional e ampliaram oportunidades de cooperação com a Índia, hoje um dos principais protagonistas globais em tecnologia, cultura e economia.



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