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Clinipae promove campanha especial durante Outubro Rosa

Clinipae promove campanha especial durante Outubro Rosa
Clinipae promove campanha especial durante Outubro Rosa

Com o objetivo de incentivar o cuidado com a saúde feminina, a Clinipae anunciou a oferta de pacotes especiais de exames voltados à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa integra a agenda de conscientização do Outubro Rosa, que busca ampliar o acesso a exames essenciais, como mamografia e ultrassonografia, fundamentais para a detecção antecipada da doença. A unidade preparou três opções de pacotes de exames, disponíveis tanto para associadas Riopae, quanto para o público em geral, ampliando o acesso aos cuidados preventivos com a saúde. O pacote mais completo inclui ultrassonografia e mamografia, com possibilidade de parcelamento em até 10 vezes sem juros para associadas Riopae.

“A Clinipae tem como missão facilitar o acesso à saúde preventiva para as associadas. Para isso, desenvolvemos combos promocionais que reúnem exames e consultas com valores abaixo do mercado, sem abrir mão da segurança no atendimento. Além disso, oferecemos um processo facilitado de marcação, buscando garantir que as associadas possam cuidar da saúde com praticidade e conforto”, detalha Vinícius Chaves de Mello, CEO do Grupo Riopae.

Segundo dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar mais de 73 mil novos casos de câncer de mama em 2025. O levantamento revela ainda uma queda na taxa de mortalidade entre mulheres de 40 a 49 anos, reforçando a importância do diagnóstico precoce na luta contra a doença.

Entre 2018 e 2023, conforme análise do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), mais de 108 mil mulheres com menos de 50 anos receberam diagnóstico de câncer de mama no país, o que representa, em média, uma a cada três pacientes identificadas com a doença. As informações são da Agência Brasil.

Quando identificado em estágios iniciais, o tratamento tende a ser menos invasivo e apresentar resultados mais positivos. “Pensando nisso, a Clinipae, alinhada ao compromisso da Riopae de cuidar da saúde integral de suas associadas, decidiu promover, durante o Outubro Rosa, a oferta dos combos especiais de exames e consultas. O objetivo é conscientizar e, ao mesmo tempo, ampliar as oportunidades de acesso à prevenção, incentivando as mulheres a priorizarem o autocuidado”, reforça o CEO.

O profissional também enfatiza que a atuação da Clinipae não se limita ao período da campanha Outubro Rosa. Durante todo o ano, são mantidas parcerias com clínicas e laboratórios conveniados, que possibilitam a realização de diversos exames a valores reduzidos, com foco em garantir que a prevenção e o cuidado contínuo estejam sempre ao alcance das associadas e fortalecendo, assim, a saúde preventiva como parte essencial da rotina.

“Contamos com uma equipe médica formada por especialistas de diversas áreas, que trabalham para oferecer diagnósticos precisos e orientações adequadas. Nosso compromisso vai além da consulta: buscamos proporcionar um atendimento humanizado, que transmite confiança e reforça o cuidado integral com a saúde das associadas Riopae”, finaliza Vinícius Chaves de Mello.

Para mais informações sobre a campanha da Clinipae, basta acessar: https://www.clinipae.com.br/site/home



Restaurantes in loco podem elevar produtividade nas empresas

Restaurantes in loco podem elevar produtividade nas empresas
Restaurantes in loco podem elevar produtividade nas empresas

A alimentação no ambiente de trabalho tem ganhado protagonismo nas estratégias empresariais voltadas ao bem-estar e à produtividade dos colaboradores. Em vez de oferecer vales ou terceirizar refeições, empresas optam por implantar restaurantes corporativos in loco, com estruturas que fornecem alimentação saudável, segura e personalizada durante o expediente.

A proposta, além de atender às necessidades nutricionais dos funcionários, pode se mostrar eficaz na melhoria de indicadores como engajamento, desempenho e clima organizacional.

Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Occupational and Environmental Medicine e compartilhada pela Forbes, maus hábitos de saúde entre colaboradores podem gerar perdas anuais de produtividade da ordem de US$ 530 bilhões para empregadores.

Outro estudo, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), aponta que trabalhadores mal alimentados podem apresentar até 20% de queda no desempenho. Esses dados reforçam a importância de iniciativas que promovam uma alimentação equilibrada e acessível dentro das empresas.

De acordo com Felipe Lisboa, CEO do Grupo Pratica, empresa especializada na montagem e gestão de restaurantes in loco, entre os principais benefícios do modelo in loco estão a economia de até 30% nos custos operacionais, a redução de deslocamentos e atrasos, a previsibilidade de gastos com alimentação, o controle nutricional e a percepção de valor por parte dos colaboradores.

"Ao criar um ambiente preparado para a alimentação do funcionário, ele não precisa sair da empresa para almoçar, o que pode evitar atrasos e melhorar a gestão do tempo. Além disso, a empresa passa a ter mais controle sobre a qualidade e a segurança dos alimentos oferecidos", explica.

Lisboa ressalta que a alimentação equilibrada durante o expediente também contribui para a manutenção da energia ao longo do dia, reduzindo episódios de sonolência pós-almoço e favorecendo a concentração.

"Cardápios elaborados por nutricionistas podem diminuir picos glicêmicos e ainda ajudar na promoção de hábitos alimentares mais saudáveis, evitando problemas de saúde e, consequentemente, afastamentos", afirma.

Especializado em soluções para ambientes corporativos, o Grupo Pratica atua com foco em alimentação saudável, consultoria operacional e serviços personalizados. Para oferecer o modelo, a empresa realiza um diagnóstico inicial a fim de entender o perfil e as necessidades de cada cliente, desenhando projetos sob medida que consideram porte, número de refeições, turnos, layout disponível e normas sanitárias.

A partir dessas informações, são definidos os recursos necessários, desde equipes e equipamentos até logística e planejamento nutricional. A consultoria busca garantir equilíbrio nutricional, padronização de processos e segurança alimentar.

"Já a gestão consciente conecta metas de saúde, custo e experiência, por meio de planejamento de compras, controle de desperdício, treinamentos de brigada, auditorias e melhoria contínua", completa Lisboa.

O CEO relata que clientes têm observado melhorias no clima organizacional, na retenção de talentos e também na reputação interna. Esses ganhos, segundo ele, se conectam a estratégias mais amplas de ESG e employer branding.

"A empresa possui um selo que certifica a aplicação de boas práticas ambientais, sociais e de governança. Além disso, focamos na redução de desperdícios, no uso de copos retornáveis, na valorização de fornecedores locais, em processos digitais e em ações de impacto real nas unidades que operamos", destaca.

Em um cenário onde o bem-estar dos colaboradores se torna cada vez mais central para a sustentabilidade dos negócios, iniciativas como essa tendem a ganhar espaço nas estratégias empresariais.

"A reputação é construída, especialmente, investindo em atração e retenção de talentos, estrutura e clima organizacional", conclui Lisboa.

Para saber mais, basta acessar: https://grupopratica.net.br/



Protocolo personalizado amplia segurança no emagrecimento

Protocolo personalizado amplia segurança no emagrecimento
Protocolo personalizado amplia segurança no emagrecimento

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e tem como parâmetro de avaliação o Índice de Massa Corporal (IMC). Segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), publicados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabologia (SBCBM), 34,66% da população brasileira apresenta algum grau da doença, que está em crescimento no país.

Um estudo realizado com brasileiros pela plataforma Bake and Cake Gourmet, e divulgado pelo portal Terra, aponta que reduzir o consumo de carboidratos — dieta normalmente relacionada à perda de peso — foi a opção mais procurada, mencionada por 26% dos respondentes. A pesquisa também revela que mais de 60% dos brasileiros estão em busca de uma dieta restritiva.

A Dra. Sylvia Magalhães, médica, pós-graduada em nutrologia e fundadora do centro médico EmagreSIM, destaca que a obesidade é uma doença metabólica e sobretudo nutricional, e não se resolve apenas com o controle do apetite. Segundo ela, concentrar-se apenas na quantidade de peso eliminado é um erro comum entre pacientes e profissionais.

"É necessário ajustar cada ponteiro desse metabolismo errático de forma individualizada, eliminar todo o peso excedente, ajustar a bioquímica corporal e aprender a gostar daquilo que faz bem, com resiliência e determinação. Outro erro grave é soltar as rédeas após os primeiros quilos eliminados. Certamente a doença vai voltar. É necessário autocuidado para sempre", afirma a médica.

A especialista explica que a obesidade é uma doença crônica, causada por fatores genéticos e epigenéticos — relacionados ao ambiente. Ela ressalta que, embora a medicina tenha avançado e existam medicamentos mais eficazes, até hoje não há um com eficácia plena. "O que interfere no emagrecimento de uma pessoa pode ser completamente diferente do que afeta outra, envolvendo hormônios, vitaminas, tireoide e até aspectos psicológicos".

Segundo a médica pós-graduada em nutrologia, não existe um padrão único na medicina anti-obesidade, e cada paciente precisa de um acompanhamento individualizado. Ela acrescenta que, à medida que o tratamento avança, o metabolismo passa por diferentes fases e surgem novos desafios — que, se negligenciados, podem levar à estagnação e ao reganho de peso pela falta de compreensão sobre a doença e os gatilhos da autossabotagem.

A médica pontua, ainda, que o perfil do paciente obeso mudou, e muitos estão conscientes de que apenas remédios e dietas não são suficientes, especialmente após várias tentativas frustradas. No entanto, observa que existem aqueles que buscam soluções rápidas, fórmulas milagrosas ou tratamentos estéticos de baixa eficácia.

Protocolo EmagreSIM

De acordo com a fundadora do EmagreSIM, o método inclui ajuste de falhas metabólicas, troca periódica de dietas personalizadas, equilíbrio da microbiota intestinal e reposição de vitaminas. Segundo ela, a abordagem favorece resultados mais seguros e sustentáveis, contribuindo para a redução da inflamação crônica, a percepção de desinchaço e a perda efetiva de peso.

"Os pacientes são acompanhados presencial e semanalmente, e a cada quinze dias, a dieta é revista, partindo da ideia de que não existe uma fórmula universal. Também orientamos sobre a atividade física mais adequada para cada momento, e com essas experiências, o paciente encontra o caminho para manter seu próprio processo ao longo da vida", detalha a médica.

A médica revela que a nutrologia e a medicina integrativa estão na vanguarda das terapias antioxidativas injetáveis, e que a clínica amplia constantemente o leque de possibilidades terapêuticas. Além disso, a EmagreSIM conta com uma equipe formada por médicos, psicólogos e nutricionistas.

"Resultados expressivos foram alcançados, incluindo perdas de peso de até 70 kg. Atendemos pessoas que tinham mobilidade limitada e hoje se tornaram atletas, uma em especial, nos enviou foto com cinco medalhas após três meses de tratamento. Ela havia engordado após a bariátrica e sofria com obesidade e baixa concentração vitamínica", relata.

Para mais informações, basta acessar: http://emagresim.med.br/



Reforma tributária traz mudanças na área de telecomunicações

O Brasil inicia, em 1º de novembro, uma nova etapa de modernização fiscal com a adoção obrigatória da Nota Fiscal de Comunicação Eletrônica (NFCom), modelo 62. A medida marca o início da integração nacional dos sistemas de emissão e modernização do segmento. O que vem de corroborar com os testes operacionais dos novos tributos IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), a partir de 1º de janeiro de 2026, que compõem o processo de transição para o novo regime tributário brasileiro, previsto na reforma tributária. Essas mudanças representam uma fase de adaptação e padronização das obrigações fiscais em todo o país, impactando diretamente empresas e provedores de internet.

Diante desse contexto, a advogada, especializada em provedores de internet, Diaimerffer D. Dorneles realizará uma palestra no dia 6 de novembro em Salvador, no evento Expedição. O encontro será voltado para empresários do ramo de telecomunicações e percorrerá o país de norte a sul.

O evento “EXPO BRASIL ISP” acontece em meio a um cenário de transição tributária no Brasil e tem como objetivo fortalecer o setor. “A demonstração da importância dessa nova fase tributária para as empresas de telecomunicações, abordada por meio de palestras com temas sobre o fim do ICMS e o ISSQN e o surgimento do IBS, pode ser relevante para os empresários do ramo das telecomunicações”, relata Diaimerffer

Dados da última pesquisa TIC Provedores, compartilhados pela NIC BR, mostram que houve uma queda de 9,32% no número de empresas provedores de internet. O setor ainda passa por consolidação no mercado brasileiro e, apesar de pequenos provedores obterem mais de 50% do mercado atual, estarão sob a égide das mesmas normas tributárias e as pesquisas futuras vão poder demonstrar se o setor vai conseguir passar de forma sustentável por essas mudanças ou vai diminuir sua participação no mercado.

Com experiência no desenvolvimento de mentorias, Diaimerffer baseia sua estratégia de cobrir todas as frentes vulneráveis no método próprio denominado “ISP Fortificado 360”, que engloba toda a “Conformidade com a legalidade do país”.

O conhecimento pode transformar a visão dos empresários e abrir os olhos para um futuro que já está batendo à porta: “em 1º de janeiro de 2026, com o início definitivo dos testes dos novos tributos”, destaca a empresária.

Esse tema que mexe com todo o país, Diaimerffer visa auxiliar desde iniciantes até empreendedores consolidados a extrair o máximo desse tema, que impacta todo o país.

“Depois dessa reforma tributária, o empresário vai ter que repensar toda sua forma de trabalho, e essa palestra é para empresários que querem ganhar dinheiro mesmo depois das grandes mudanças que vão surgir”, afirma.

“A iniciativa surge em um panorama em que cada vez mais empresários se atentam para a importância da busca por capacitação, por isso desenvolvi a palestra que tem o intuito de alertar quanto à necessidade de aprender mais sobre o assunto para conseguir ter lucro e estar em conformidade com a Lei”, finaliza Diaimerffer.

Para os empresários que não conseguirem estar presentes na edição de Salvador, ainda esse ano, no dia 4 de dezembro, Diamerffer palestrará em Balneário Camboriú, seguindo o mesmo viés.

Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/assessoriaprovedoresdeinternet/



FICO anuncia 10 novas patentes, reforçando sua liderança em IA responsável e inteligência aplicada

A FICO, líder global em software analítico, anunciou que recebeu 10 novas patentes concedidas pelo Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) e pelo Escritório de Propriedade Intelectual do Canadá, reforçando sua posição como líder em inovação em IA responsável e no avanço da tecnologia de inteligência aplicada. Essas patentes abordam desafios críticos da indústria, incluindo IA responsável, detecção de vieses, prevenção a fraudes e privacidade de dados, aprimorando diretamente as capacidades das soluções de IA líderes de mercado da FICO.

O crescente portfólio de patentes da FICO destaca o compromisso da empresa com o avanço da IA responsável e a excelência na análise de transações. Até o momento, o portfólio da FICO inclui mais de 200 patentes nos Estados Unidos e em outros países, representando tecnologias inovadoras que impulsionam lucratividade, satisfação e proteção do cliente, além de crescimento em setores como serviços financeiros, telecomunicações, saúde, varejo, transporte, cadeia de suprimentos e outros.

“Nosso portfólio de patentes continua crescendo e reflete nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento de avanços tecnológicos para nossos clientes, soluções que não são apenas poderosas, mas também transparentes e confiáveis”, afirmou o Dr. Scott Zoldi, CIO da FICO. “Estamos ajudando nossos clientes a resolver problemas de forma responsável, seja identificando por que um modelo de IA fez uma determinada previsão ou detectando vieses sutis em conjuntos de dados complexos. Não estamos apenas avançando a tecnologia de IA, estamos tornando a IA responsável o novo padrão competitivo.”

As 10 novas patentes concedidas abrangem diversos aspectos de IA e tecnologia analítica:

  • Método para aprimoramento em tempo real de um algoritmo preditivo por meio de uma nova medição de deriva de conceito usando recursos gerados algoritmicamente: algoritmo de monitoramento em tempo real que identifica mudanças sistemáticas em comportamentos latentes de modelos de aprendizado de máquina, comparando-os com comportamentos esperados durante o desenvolvimento desses modelos. Essa tecnologia é essencial para a estratégia de IA responsável da FICO e para o FICO® Falcon® Fraud Manager.
  • Redução de falsos positivos em modelos de detecção de anomalias: reduz a taxa de falsos positivos de fraude em transações anômalas realizadas no mesmo estabelecimento e/ou local onde o consumidor já transacionou anteriormente. Parte importante das soluções FICO® Falcon® Fraud Manager e FICO® Fraud Predictor with Merchant Profiles.
  • Modelagem supervisionada baseada em aprendizado de máquina de sensibilidades a possíveis interrupções: relacionada ao uso de aprendizado de máquina na preparação e análise de dados históricos para geração de modelos. Permite quantificar a sensibilidade das previsões quanto ao desempenho esperado de uma entidade diante de possíveis perturbações futuras. Tecnologia fundamental para o FICO® Resilience Index.
  • Treinamento de redes neurais artificiais com restrições: aprimoramentos técnicos no treinamento de modelos de aprendizado de máquina implementados por computador para promover explicabilidade e alinhamento com requisitos ou objetivos de negócios específicos. Implementado nas soluções FICO® Falcon® Fraud Manager, FICO® Fraud Predictor with Merchant Profiles, FICO® Open Banking Analytics e FICO® Transaction Scores.
  • Atribuição de motivos a pontuações de modelos preditivos com informação mútua local: método inovador para identificar explicações para as pontuações de modelos de aprendizado de máquina. Integrado ao FICO® Falcon® Fraud Manager e ao FICO® Fraud Predictor with Merchant Profiles, permite que instituições financeiras compreendam e expliquem os fatores específicos que geram alertas de fraude, promovendo transparência e conformidade regulatória.
  • Segmentação usando recursos de valor zero em aprendizado de máquina: aborda a escassez de dados em produção, permitindo que modelos de aprendizado de máquina considerem dados ausentes como segmentações úteis para melhorar a precisão. Implementado na Plataforma FICO®, aprimora significativamente a precisão dos modelos e reduz falsos positivos ao reconhecer que valores zero podem conter informações preditivas relevantes.
  • Sistema e método para linearização de mensagens de fontes de dados: otimiza o processamento de fluxos de dados por meio de uma sequência de tarefas especializadas, incluindo desembrulhar, normalizar e validar dados. Essa inovação alimenta o FICO® Decision Management Platform Streaming, permitindo decisões em tempo real em milhões de transações.
  • Automação baseada em regras: aprimora resultados de verificação de software por meio de metodologias de teste orientadas por comportamento (BDD). Essa tecnologia amplia significativamente a cobertura de testes enquanto reduz a necessidade de manutenção, garantindo a confiabilidade de sistemas de decisão complexos.
  • Padrões de dados excessivamente otimistas e recursos latentes adversariais aprendidos: fortalece modelos de IA contra ataques adversariais potenciais, antecipando e mitigando vulnerabilidades. A tecnologia foi incorporada ao FICO® Falcon® Fraud Manager e ao FICO® Fraud Predictor with Merchant Profiles, aumentando a segurança e a resiliência.
  • Recuperação de relacionamentos em listas particionadas de registros: abrange métodos para identificar e recuperar de forma eficiente relações entre registros particionados, aprimorando as capacidades do FICO® Identity Resolution Engine. A tecnologia melhora a resolução de entidades e a descoberta de relacionamentos em grandes e complexos conjuntos de dados.

O crescente portfólio de patentes da FICO reforça sua posição na vanguarda do desenvolvimento de IA responsável. Essas tecnologias transformadoras oferecem às empresas as capacidades essenciais para implementar sistemas de IA com desempenho excepcional, alinhados a padrões regulatórios e éticos em múltiplos setores.

Para conhecer a lista completa de patentes da FICO, acesse: https://www.fico.com/en/patents

Sobre a FICO

A FICO (NYSE: FICO) capacita decisões que ajudam pessoas e empresas ao redor do mundo a prosperarem. Fundada em 1956, a empresa é pioneira no uso de análises preditivas e ciência de dados para melhorar decisões operacionais. A FICO detém mais de 200 patentes nos Estados Unidos e em outros países para tecnologias que aumentam a lucratividade, satisfação do cliente e crescimento de negócios nos setores de serviços financeiros, seguros, telecomunicações, saúde, varejo e muitos outros. Com as soluções da FICO, empresas em mais de 80 países fazem desde a proteção de quatro bilhões de cartões de pagamento contra fraudes, até a melhoria da inclusão financeira e o aumento da resiliência da cadeia de suprimentos. O FICO® Score, utilizado por 90% dos maiores credores dos EUA, é a medida padrão de risco de crédito ao consumidor nos Estados Unidos e foi disponibilizado em mais de 40 outros países, melhorando a gestão de riscos, o acesso ao crédito e a transparência.

Saiba mais em https://www.fico.com

Participe da conversa em https://x.com/FICO_corp e https://www.fico.com/blogs/.

Para notícias e recursos de mídia da FICO, visite https://www.fico.com/en/newsroom.

FICO é uma marca registrada da Fair Isaac Corporation nos EUA e em outros países.

FICO e Falcon são marcas registradas da Fair Isaac Corporation nos Estados Unidos e em outros países.

Contato:
Informações para imprensa:

InPress Porter Novelli

fico@inpresspni.com.br

FICO

Thais Sabatini

thaissabatini@fico.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Cannabis medicinal apresenta avanço na medicina de precisão

Cannabis medicinal apresenta avanço na medicina de precisão
Cannabis medicinal apresenta avanço na medicina de precisão

A medicina de precisão — ou conhecida também como medicina personalizada — é um modelo que busca oferecer terapias adaptadas às características de cada pessoa. Em 2022, pesquisadores da área afirmaram que ela irá acontecer “em um futuro não tão distante”, no qual o cuidado centrado no paciente será o norte de todos os tratamentos de saúde.

Neste contexto, a Cannabis medicinal tem sido objeto de estudos científicos e análises clínicas que apontam para sua viabilidade como uma alternativa terapêutica individualizada, sobretudo em casos refratários às abordagens convencionais, como confirma o “Mapa de Evidências sobre a Efetividade da Cannabis Medicinal”, artigo e site que apresenta uma seleção de 194 estudos de revisão sobre o uso da Cannabis em todo o mundo.

De acordo com a médica Ana Elisa de Queiroz Crepaldi (CRM MG 33815), a principal diferença está no paradigma de abordagem. “A medicina convencional se baseia em protocolos construídos a partir de médias populacionais e tende a aplicar tratamentos padronizados a grupos amplos de pacientes com o mesmo diagnóstico. Já a medicina de precisão parte do pressuposto de que cada indivíduo possui características genéticas, bioquímicas e ambientais únicas que impactam diretamente sua forma de adoecer e de responder aos tratamentos”, explica a profissional.

O modelo da medicina de precisão, ainda segundo a médica, favorece não apenas a eficácia terapêutica, como também a mitigação de efeitos adversos e o aprimoramento da prevenção. Nesse escopo, os fitocanabinoides, moléculas da Cannabis que são utilizadas com fins medicinais, como o Tetrahidrocanabinol (THC) e o Canabidiol (CBD), atuam sobre o Sistema Endocanabinoide (SEC). Este sistema, também conhecido como SEC, é uma rede fisiológica envolvida na regulação de processos como dor, sono, humor e inflamação.

“A Cannabis medicinal, por sua complexidade farmacológica e ampla atuação sobre o Sistema Endocanabinoide, se insere de forma natural no contexto da medicina de precisão”, avalia a Dra. Crepaldi.

Neste sentido, estudos apontam que variações na expressão do SEC entre diferentes indivíduos requerem ajustes clínicos personalizados, o que reforça a necessidade de acompanhamento médico qualificado na prescrição de derivados da Cannabis — como a medicina de precisão.

“A medicina de precisão representa uma evolução ao integrar ciência, tecnologia e análise clínica para oferecer tratamentos personalizados. E o uso de fitocanabinoides se integra neste escopo por atuar em um sistema fisiológico altamente individualizado, como o Sistema Endocanabinoide”, afirma Ana Gabriela Baptista, P&D&I de produtos de Cannabis para fins medicinais e CEO da TegraPharma.

Segundo a profissional, a crescente atenção à personalização das terapias médicas tem colocado a Cannabis medicinal no centro de debates clínicos e científicos. E, sendo assim, Ana Gabriela salienta que compreender o paciente de forma integral é essencial para definir intervenções mais assertivas e seguras.

“A individualização do tratamento passa por compreender a totalidade do paciente. A Cannabis medicinal tem contribuído para protocolos clínicos baseados em evidências, com perfil de segurança monitorado pela ciência”, complementa Ana Gabriela.

Brasil atualmente tem 672 mil pacientes de Cannabis medicinal

Dados do Anuário da Cannabis Medicinal no Brasil, produzido pela consultoria Kaya Mind, indicam que mais de 672 mil brasileiros fazem uso regular de terapias com derivados da Cannabis.

Este número tem crescido desde a vigência da RDC n.º 660/2022, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que regulamenta a importação de produtos à base de Cannabis mediante prescrição médica.

“A medicina de precisão oferece ferramentas fundamentais para orientar a escolha da formulação, a proporção entre THC e CBD, a via de administração e a posologia mais adequada para cada paciente, com base em seu perfil genético, metabólico e clínico”, destaca a Dra. Crepaldi.

A despeito do protagonismo da genética na medicina de precisão, tanto a Dra. Crepaldi como Ana Gabriela ressaltam a importância de uma conduta clínica que observe, de uma forma próxima à resposta terapêutica em tempo real, o comportamento do paciente e demais fatores não codificados. Segundo as profissionais, a atuação científica e ética têm desempenhado papel relevante nesse processo, promovendo capacitação técnica para prescritores de Cannabis medicinal, apoio multidisciplinar às famílias e conformidade com a regulação sanitária vigente.

Igualmente, pesquisas em andamento, como as realizadas em centros paulistas, buscam identificar biomarcadores genéticos e bioquímicos que possam prever a eficácia dos fitocanabinoides em diferentes perfis de pacientes.

Cannabis medicinal aliada à medicina de precisão

Portanto, a incorporação da Cannabis medicinal à medicina de precisão desponta, segundo as pesquisadoras, como uma tendência capaz de redefinir protocolos de cuidado, especialmente em casos complexos ou resistentes às terapias tradicionais. Amparada por um corpo crescente de evidências científicas, essa abordagem busca ajustar formulações, dosagens e vias de administração às características únicas de cada paciente, ampliando a eficácia e reduzindo riscos. O avanço é impulsionado tanto por regulamentações que ampliam o acesso quanto por pesquisas que exploram o potencial dos fitocanabinoides no Sistema Endocanabinoide.

Mais do que uma alternativa terapêutica, a Cannabis medicinal, integrada à lógica da medicina de precisão, simboliza uma mudança de paradigma no tratamento de doenças: o foco deixa de ser exclusivamente a patologia e passa a ser o indivíduo em sua totalidade. “Esta sinergia em prol da saúde, sustentada por ciência e ética, vem moldando um futuro em que tecnologia e acompanhamento próximo se unem para oferecer soluções mais humanas, assertivas e seguras nos cuidados médicos”, finaliza Ana Gabriela.



Biópsia de mama com resultado em 24h acelera diagnóstico

Biópsia de mama com resultado em 24h acelera diagnóstico
Biópsia de mama com resultado em 24h acelera diagnóstico

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estimam-se 73,6 mil novos casos de câncer de mama no Brasil em 2025. Ainda de acordo com o Inca, o câncer de mama é o que mais mata mulheres no país. Em 2023, foram registradas mais de 20 mil mortes pela doença. Entre os anos de 2020 e 2023, observou-se uma redução da mortalidade entre mulheres na faixa etária de 40 a 49 anos, resultado de avanços na detecção precoce e ampliação do acesso aos exames.

O mês de outubro, dedicado à campanha Outubro Rosa, reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. De acordo com as sociedades médicas, todas as mulheres a partir dos 40 anos devem realizar mamografia anualmente, mesmo que o Sistema Único de Saúde (SUS) recomende a partir dos 50 anos. A mamografia continua sendo o principal método para detecção precoce, capaz de identificar alterações milimétricas antes do surgimento de sintomas.

Além dos exames regulares, a prevenção do câncer de mama também envolve hábitos saudáveis: manter uma rotina de atividade física, controlar o peso corporal, evitar a obesidade, além de reduzir o consumo de álcool e não fumar. São atitudes que comprovadamente diminuem o risco da doença.

Apesar de ser mais comum após os 40 anos, o câncer de mama também pode ocorrer em mulheres mais jovens, e, nesses casos, podem ocorrer tipos mais agressivos. Por isso, a agilidade no diagnóstico é ainda mais crucial. A comunicação efetiva e rápida entre os médicos e o acesso rápido à biópsia fazem toda a diferença.

É nesse cenário que a equipe do Dr. Bruno Farnese – Biópsias 24h entra, oferecendo um serviço de diagnóstico rápido, que transforma e acelera o processo de cuidado da paciente com nódulo na mama. O médico Dr. Bruno Farnese, ultrassonografista intervencionista e especialista em biópsias e procedimentos minimamente invasivos guiados por imagem, explica que o novo protocolo permite realizar o exame de forma precisa e confortável.

“A biópsia é feita por meio de um procedimento minimamente invasivo, guiado por ultrassonografia, com anestesia local e sem necessidade de internação. Em 95% dos casos, conseguimos liberar o resultado em até 24 horas úteis após a coleta”, afirma o médico.

Antes, as pacientes aguardavam de dez a 30 dias para receber o resultado, tempo que aumentava a ansiedade e, em muitos casos, atrasava o início do tratamento. Quando há a confirmação do câncer de mama na biópsia, geralmente é necessário um teste avançado adicional chamado imunohistoquímica, antes de iniciar o tratamento. Esse exame identifica características específicas do tumor e orienta o melhor tipo de terapia. Porém, ele pode dobrar o tempo total de resultado, somado ao período de retorno aos médicos.

“Por isso também tornamos toda a logística para esse teste ainda mais rápida, integrando a análise da imunohistoquímica de forma quase simultânea à biópsia, logo que se finaliza uma etapa, já começamos a etapa seguinte. O objetivo é reduzir ao máximo o intervalo entre o diagnóstico e o início do tratamento”, destaca o Dr. Bruno Farnese.

Com o resultado disponível em um prazo tão curto, o tratamento pode ser iniciado rapidamente, o que poderá aumentar as chances de cura e melhorar a qualidade de vida das pacientes. “O avanço tecnológico aliado à integração entre equipes médicas e laboratoriais coloca o Brasil em um novo patamar no enfrentamento do câncer de mama, unindo agilidade, precisão e cuidado humanizado no momento em que a paciente mais precisa”, finaliza o médico.



Empresa aposta no agro e projeta faturamento de R$ 202M

Empresa aposta no agro e projeta faturamento de R$ 202M
Empresa aposta no agro e projeta faturamento de R$ 202M

A p2xPay, empresa especializada em soluções de pagamento para programas de incentivo, premiações e benefícios corporativos, intensifica sua atuação no agronegócio brasileiro com projeções ambiciosas para 2025 e estima alcançar R$ 32 milhões em faturamento no setor, o que representaria 16% do faturamento total previsto de R$ 202 milhões — um salto de 30% em relação ao ano anterior.

Com mais de 600 empresas atendidas, incluindo nomes como Petrobras, Nortox, Rovensa, Claro, Chubb e Natura, a p2xPay oferece uma plataforma que viabiliza a entrega de prêmios em tempo real, com simplicidade operacional, segurança jurídica e transparência. A solução inclui cartões pré-pagos, ferramentas de pagamento flexíveis e suporte especializado, permitindo o controle completo do ciclo de premiação.

A estratégia de expansão da empresa no agronegócio incluiu a abertura de uma filial em Pederneiras (SP), no Centro-Oeste Paulista. De acordo com uma matéria da InvestSP, a indústria de Pederneiras representa 36,7% do PIB local, com destaque para fabricação de máquinas e equipamentos, produção de alimentos e indústria química.

Além da nova unidade, a p2xPay estabeleceu parcerias com representantes especializados para atender o setor nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Espírito Santo.

"O agronegócio é um setor estratégico e prioritário para a p2xPay. Estamos expandindo nossa presença regional e realizando investimentos substanciais, como a inauguração da nossa filial em Pederneiras. Nosso compromisso com o agro brasileiro é inabalável", afirma Felipe Andrade, COO da empresa.

O executivo destaca que a empresa está direcionando recursos para desenvolver soluções específicas para o setor.

"Identificamos um potencial extraordinário no agronegócio e estamos ampliando significativamente nossa participação. Nossa meta é dobrá-la até o final de 2025, transformando o agro em um dos pilares fundamentais da p2xPay", diz Andrade.

Segundo o estudo "Panorama de Benefícios Corporativos – Percepções e Expectativas para 2025", realizado pela Onhappy, 62% das empresas brasileiras pretendem aumentar o orçamento destinado a premiações e benefícios no próximo ano. Esse cenário favorável reforça a aposta da p2xPay no setor.

Entre as soluções desenvolvidas para o agronegócio, destaca-se o cartão corporativo de gestão de pagamentos, voltado para propriedades rurais com estruturas de custo complexas.

"A plataforma simplifica drasticamente as operações ao direcionar recursos às contas corporativas específicas, respeitando as particularidades de cada centro de custo. O sistema permite transferências ágeis da conta principal para cartões individuais, buscando facilitar transações via terminais de pagamento eletrônico e saques em caixas automáticos", explica Andrade. Segundo ele, a abordagem integrada elimina burocracias e proporciona controle financeiro centralizado ao produtor rural.

Com planos de ampliar sua presença em outras regiões estratégicas, a p2xPay busca consolidar-se como parceira essencial para empresas do setor agroindustrial. Além das soluções financeiras, a empresa aposta no fortalecimento de vínculos com colaboradores e parceiros, contribuindo para o desenvolvimento econômico das regiões onde atua.



Praias de Búzios têm retirada de 2 toneladas de resíduos em ação de limpeza

Praias de Búzios têm retirada de 2 toneladas de resíduos em ação de limpeza
Praias de Búzios têm retirada de 2 toneladas de resíduos em ação de limpeza

A limpeza semanal realizada pela Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, retirou cerca de 2 toneladas de resíduos das praias de Manguinhos e Rasa, em Búzios, Região dos Lagos do Rio, nesta quinta-feira (16).

O trabalho abrange todo o trecho entre a ponta da Sapata e a ponta do Pai Vitório e vem sendo executado de forma contínua desde que a Associação de Moradores das Praias de Manguinhos e Rasa (Amanrasa) se reuniu com o poder público para tratar da manutenção regular da faixa de areia.

Entre o material recolhido estão rejeitos naturais, como algas e sargaços trazidos pelas marés, além de uma grande quantidade de plástico e outros resíduos urbanos, que continuam sendo o principal desafio para a limpeza das praias.

Além do serviço rotineiro de varrição e recolhimento, a Praia Rasa recebeu lixeiras e placas educativas instaladas pela Amanrasa. A iniciativa busca reduzir o descarte irregular e incentivar a educação ambiental entre moradores e visitantes.

A associação também realiza mutirões de conscientização, envolvendo estudantes da rede pública de ensino em atividades práticas de cuidado com o meio ambiente. As ações incluem coleta de resíduos e rodas de conversa sobre o impacto do lixo nas praias e na vida marinha.

Outra iniciativa da Amanrasa, em parceria com o Porto da Barra, foi a instalação de uma “baleia coletora de plástico” — uma estrutura metálica em formato de peixe, usada para o descarte de resíduos plásticos — na Praia de Manguinhos, em frente ao empreendimento, que é associado da entidade.

Segundo a Amanrasa, a combinação entre limpeza permanente e conscientização ambiental tem apresentado resultados concretos: o volume de lixo deixado por frequentadores vem diminuindo em alguns trechos da orla.

“A limpeza semanal garante que a praia se mantenha em boas condições, mas o trabalho de conscientização é o que transforma comportamento”, afirma Kiki Lessa, presidente da Amanrasa.

O serviço de limpeza, realizado pela Prefeitura, continuará sendo executado todas as semanas, enquanto novos mutirões e campanhas educativas promovidos pela Amanrasa estão previstos para os próximos meses.

 



Lenovo Lança Desktops ThinkCentre com IA e Processadores AMD Ryzen

A Lenovo™ anunciou sua mais nova geração de computadores de IA para desktops ThinkCentre™, equipados com processadores AMD Ryzen™ AI série 300, capazes de atingir até 50 TOPS de capacidade NPU integrada. Os novos modelos incluem: o simplificado ThinkCentre neo 55a Gen 6 all-in-one (AIO), o pequeno formato ThinkCentre neo 55s Gen 6 e o compacto ThinkCentre neo 55q Gen 6. Desenvolvida para pequenas e médias empresas que buscam turbinar sua produtividade com a IA, a família de desktops ThinkCentre neo Gen 6 oferece experiências especiais de PC Copilot+1, desempenho excelente, flexibilidade e capacidade de expansão para atender às necessidades, além de eficiência e suporte para trazer tranquilidade aos usuários.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251021920083/pt/

ThinkCentre™ desktop next-gen AI PCs powered by AMD Ryzen™ AI 300 Series processors

ThinkCentre™ desktop next-gen AI PCs powered by AMD Ryzen™ AI 300 Series processors

“A IA reformulou, reformula e continuará reformulando a maneira como interagimos com a tecnologia, com 90% das empresas planejando ou explorando implementações de computadores com tecnologia de IA neste ano”, disse Sanjeev Menon, vice-presidente e gerente-geral do Worldwide Desktop Business no Intelligent Devices Group, Lenovo. “A Lenovo ajuda empresas de todos os tamanhos a se tornarem mais inteligentes, mais eficientes e ainda mais produtivas por meio de nosso amplo portfólio de IA. A nova família de computadores desktop com IA, Lenovo ThinkCentre neo 55 Gen 6, apresenta uma seleção exclusiva que se adapta às demandas individuais dos negócios, proporcionando experiências de IA personalizadas, desempenho confiável, capacidade de expansão e segurança de dados.”

IA no AIO

Uma declaração audaciosa em um design minimalista, o desktop multifuncional ThinkCentre neo 55a Gen 6 se apresenta como a opção perfeita para empresas que exigem desempenho de IA estruturado, dispensando a necessidade de um monitor externo ou de cabos indesejáveis. Equipado com um processador AMD Ryzen AI série 300 com NPU integrada, até 32 GB de memória DDR53 e até 1 TB de armazenamento SSD3, o AIO se destaca com uma tela FHD de 23,8 polegadas que apresenta uma taxa de atualização de 100 Hz4 e cobertura de 99% sRGB para visuais nítidos.

Ideal para espaços reduzidos ou locais de trabalho compartilhados, o ThinkCentre neo 55a Gen 6 vem com uma câmera de 5 MP e com o Lenovo Smart Meeting Tools, um conjunto de recursos concebidos para tornar as reuniões mais fluidas, produtivas e protegidas. Isso inclui a criação de um avatar digital, supressão de ruído por IA para filtrar sons indesejados e manter a voz do palestrante clara e natural, além de rastreamento facial e de grupo que aplica zoom, panorâmica ou amplia automaticamente para garantir que o palestrante ou o grupo esteja sempre centralizado. Este AIO vem com um Lenovo AI Now, um assistente pessoal de IA no dispositivo que maximiza a produtividade ao ajudar o usuário na localização de arquivos, na síntese e rascunhagem de documentos, entre outras funções. Ele vem com áudio imersivo Dolby® sintonizado pela Harman® e um eShutter integrado que bloqueia fisicamente a câmera para privacidade.

O pequeno encontra a IA

Um desktop de formato pequeno de última geração, o ThinkCentre neo 55s Gen 6 traz a capacidade de um processador AMD Ryzen AI série 300 para colaboradores de pequenas e médias empresas. Desenvolvido para desempenhar múltiplas tarefas e operar com IA, este desktop integra poderosas opções gráficas de até 4 GB da AMD Radeon™ RX 6400 ou até 6 GB da NVIDIA® GeForce™ RTX 30505, aliadasàconectividade pronta para o futuro do Wi-Fi 76 eàcapacidade de se conectar simultaneamente a vários monitores e a todos os periféricos. O desktop também é construído de forma responsável, com 85% de plástico ABS reciclado PCC em seu chassi e possui certificação ENERGY STAR® 9.0 e TÜV Ultra Low noise. Para empresas que desejam ir além, a Lenovo disponibiliza os Serviços de Compensação de CO2 para compensar as emissões estimadas de CO2 ao longo do ciclo médio de vida do seu dispositivo por meio da aquisição de créditos que apoiam projetos de ação climática verificados, com o objetivo de ajudar a reduzir as emissões de CO₂. A Lenovo também oferece os Serviços de Recuperação de Ativos para apoiar a aposentadoria responsável e a circularidade dos dispositivos.

IA poderosa, pegada mínima

Pequeno, mas poderoso, o ThinkCentre neo 55q Gen 6 pode se esconder atrás de uma tela de monitor e executar tarefas complexas de IA simultaneamente. Medindo apenas 7,2 polegadas (183 mm) de comprimento e pesando cerca de 2,49 libras (1,13 kg), o desktop pode ser instalado em praticamente qualquer local sem sacrificar o desempenho, contando com um processador AMD Ryzen AI série 300, até 64 GB de memória DDR53 e até 2 TB de armazenamento SSD3. Apesar de seu tamanho pequeno, este desktop é o sonho de qualquer multitarefa, apresentando várias portas, sendo compatível com até três monitores 4K e tendo a opção de adicionar uma porta COM, HDMI, VGA, DP ou LAN adicional com uma porta Punch-out extra para ainda mais conectividade. O ThinkCentre neo 55q Gen 6 possui 85% de plástico reciclado pós-consumo em sua estrutura e vem em uma embalagem livre de plásticos10.

Como parte da linha de computadores Copilot+1, a família de desktops ThinkCentre neo 55 Gen 6 libera experiências exclusivas do PC Copilot+, incluindo pesquisa aprimorada do Windows, Click to Do (Clique para fazer) e Agent in Settings (Agente de configurações). Estes recursos com tecnologia de IA facilitam a localização de informações, a execução de ações rápidas e a personalização da experiência do seu computador com Windows 119.

Os novos desktops ThinkCentre neo Gen 6 da Lenovo vêm com o Lenovo Vantage, um aplicativo proprietário que ajuda a gerenciar e otimizar o software, hardware e configurações do sistema. Com o Lenovo Vantage, os usuários podem monitorar o desempenho do sistema, agendar atualizações, personalizar as configurações do dispositivo e muito mais a partir de um local conveniente. Eles também contam com o suporte do Lenovo ThinkShield, uma solução de segurança completa e abrangente que combina hardware e software para a proteção de seus dados, além de um chip fTPM ou dTPM 2.0 que criptografa senhas e dados,

Para maior tranquilidade, a nova família de desktops vem com o Lenovo Premier Support Plus, um programa premiado que fornece acesso direto 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano a técnicos especialistas para solução de problemas, serviço de suporte pronto para IA para capacitar as empresas a adotar a IA mais rapidamente e entregar resultados mais cedo, e muito mais.

Preços e disponibilidade7

  • O Lenovo ThinkCentre neo 55a Gen 6 já está disponível com preço inicial previsto de US$ 549
  • O Lenovo ThinkCentre neo 55q Gen 6 estará disponível com um preço inicial previsto de US$ 499
  • O Lenovo ThinkCentre neo 55s Gen 6 já está disponível com preço inicial previsto de US$ 479

Sobre a Lenovo

A Lenovo é uma potência global de tecnologia, com receita de US$ 69 bilhões, classificada em #196 no Fortune Global 500, e atende milhões de clientes todos os dias em 180 mercados. Com uma visão ousada de oferecer Tecnologia Mais Inteligente para Todos, a Lenovo consolidou seu sucesso como a maior empresa de PCs do mundo, com um portfólio completo de dispositivos habilitados para IA, prontos para IA e otimizados para IA (PCs, workstations, smartphones e tablets), infraestrutura (servidores, armazenamento, edge, computação de alto desempenho e infraestrutura definida por software), software, soluções e serviços. O investimento contínuo da Lenovo em inovações que mudam o mundo está criando um futuro mais justo, confiável e inteligente para todos, em qualquer lugar. A Lenovo está listada na bolsa de valores de Hong Kong sob Lenovo Group Limited (HKSE: 992) (ADR: LNVGY). Para saber mais, acesse https://www.lenovo.com e leia as últimas notícias em nosso StoryHub.

1 Alguns recursos do PC Copilot+ exigem câmera, microfone, alto-falantes e/ou hardware avançado. Para mais detalhes, consulte os requisitos de hardware do PC Copilot+ – Suporte da Microsoft

2 Com base no Lenovo e IDC CIO Playbook 2025 – https://www.lenovo.com/us/en/explore/lenovo-ai-nomics-idc-cio-playbook-2025

3 A memória interna e a capacidade de armazenamento disponíveis são menores e podem variar por causa de diversos fatores, como formatação, particionamento, sistema operacional, entre outros, que consomem parte dessa capacidade. A capacidade disponível pode mudar com as atualizações de software.

4 As taxas de atualização reais podem variar com base nas limitações e requisitos do aplicativo/conteúdo, nas configurações do modo do dispositivo e em outros fatores.

5 Opcional

6 Necessita de um roteador Wi-Fi adquirido separadamente e de um plano que pode variar conforme a localização. Termos, condições e/ou taxas adicionais se aplicam. As velocidades de conexão podem variar devidoàlocalização, ambiente, condições de rede e outros fatores.

7 Os preços podem não incluir impostos, frete ou opções e estão sujeitos a alterações sem aviso prévio; termos e condições adicionais se aplicam. Os preços de revenda podem variar. As datas de lançamento e as opções de cores podem variar de acordo com a região, e os produtos podem estar disponíveis apenas em mercados selecionados. Todas as ofertas estão sujeitasàdisponibilidade. A Lenovo reserva-se o direito de alterar as ofertas, recursos e especificações dos produtos a qualquer momento, sem aviso prévio.

8 Registrado na EPEAT quando aplicável — consulte www.epeat.net para saber o status do registro por país.

9 As experiências com o Copilot+ PC variam de acordo com o dispositivo e o mercado, e podem exigir atualizações contínuas até 2025; o cronograma pode variar. Consulte aka.ms/copilotpluspcs

10 Aplicável somente ao tipo de embalagem mini.

LENOVO, THINKCENTRE e THINKSHIELD são marcas registradas da Lenovo. AMD, Radeon, Ryzen e suas combinações são marcas registradas da Advanced Micro Devices, Inc. TÜV é uma marca registrada do TÜV Rheinland Group. Wi-Fi é uma marca registrada da Wi-Fi Alliance. USB Type-C® e USB-C® são marcas registradas do USB Implementers Forum. microSD é uma marca registrada da SD-3C, LLC. Dolby é uma marca registrada da Dolby Laboratories Licensing Corporation. Fabricado sob licença da Dolby Laboratories. NVIDIA, GEFORCE e RTX são marcas registradas da NVIDIA Corporation, Inc. A marca e os logotipos Bluetooth® são marcas registradas de propriedade da Bluetooth SIG, Inc. e qualquer uso de tais marcas pela Lenovo é feito mediante licença. Todas as outras marcas registradas são propriedade de seus respectivos proprietários. ©2025 Lenovo Group Limited. Todos os direitos reservados.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Pedro Chen (pchen25@lenovo.com)

Fonte: BUSINESS WIRE



WePlay x Care Bears Carnaval de Halloween começou oficialmente!

BRASÍLIA, Brasil, 21 de outubro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Com a chegada da noite de Halloween, a WePlay se uniu ao clássico IP global “Care Bears™ (Ursinhos Carinhosos)” para criar uma “Halloween Carnival Party” repleta de surpresas e aconchego!

Este não é apenas um festival de celebração, mas um encontro emocionante que transcende dimensões, a WePlay convida todos os usuários a se juntarem aos Ursinhos Carinhosos para desbloquear a magia especial dentro de si, derrotar a tristeza e acender o calor que pertence a este outono!

WePlay x Care Bears Carnaval de Halloween

Prévia do conteúdo da colaboração: benefícios exclusivos e visuais especiais chegam juntos!

Durante o período de colaboração, de 17 a 31 de outubro, a WePlay lançará uma série de conteúdos especiais em torno do tema “Festa de Halloween”. Confira os destaques:

  • Ofertas especiais de recarga: durante o evento, os usuários poderão aproveitar múltiplos benefícios de recarga, desfrutando ao máximo das funcionalidades de jogos e interação social;
  • Novos presentes virtuais temáticos: Presentes virtuais com o tema dos Ursinhos Carinhosos serão lançados, trazendo calor e incentivo para todos;
  • Skins temáticas exclusivas: combinando elementos travessos do Halloween com o estilo fofo dos Ursinhos Carinhosos, uma série de skins especiais será lançada, permitindo que os usuários se transformem nos “amiguinhos mágicos” mais fofos do festival;


Por que nos reunimos? 
Vamos escrever juntos uma nova história neste Halloween 

“Cada pessoa tem um mago dentro de si capaz de derrotar a tristeza.”

Assim como os Ursinhos Carinhosos vêm transmitindo desde os anos 1980, os símbolos de coração em suas barriguinhas representam coragem, esperança e cuidado. Na festa virtual criada pela WePlay, essa sensação de aconchego é reproduzida: os usuários poderão se unir aos Ursinhos Carinhosos para enfrentar emoções negativas, participar de jogos interativos, conhecer amigos com interesses em comum e redescobrir a alegria pura através da diversão.

Sobre a WePlay: tornando o mundo mais incrível através da interação

Como o principal produto de entretenimento social da WeJoy, com sede em Singapura, a WePlay se dedica a combinar jogos e interação social para criar um espaço de entretenimento acessível e altamente interativo para jovens de 18 a 25 anos. A plataforma oferece uma variedade de jogos, como Lobisomem Espacial, Desenhe e Adivinhe e Competição HiSong, permitindo que os usuários façam novas amizades enquanto se divertem.

Atualmente, a WePlay domina consistentemente os rankings de aplicativos gratuitos da App Store e do Google Play em mercados como Oriente Médio, Sudeste Asiático e Taiwan, tornando-se uma das escolhas favoritas de jovens para socialização e entretenimento.

A colaboração com os Ursinhos Carinhosos é mais um marco significativo, após parcerias de sucesso como BugCat Capoo e Chibi Maruko-chan. Ela simboliza o compromisso contínuo da WePlay em expandir colaborações globais e enriquecer seu ecossistema social.

No futuro, a WePlay continuará a expandir parcerias com IPs mundialmente reconhecidos, promovendo intercâmbios culturais e experiências conjuntas, criando um ecossistema social que atenda às necessidades dos jovens, e criando, junto aos jogadores, uma nova era de socialização e jogos cheia de possibilidades e inovação.

Contato: qipeinan@wejoysg.com
sitehttps://weplayapp.com/

Foto deste comunicado disponível em: https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/218e6981-8b2c-4103-b4b6-8d8efb1e9b06


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Fluxo de caixa evita crises e sustenta o negócio

Fluxo de caixa evita crises e sustenta o negócio
Fluxo de caixa evita crises e sustenta o negócio

A análise de fluxo de caixa é um dos pilares da gestão financeira saudável. Ao acompanhar entradas e saídas de recursos, a empresa identifica padrões, antecipa desequilíbrios e ajusta decisões antes que problemas se tornem crises. Essa prática preserva a liquidez e garante que haja recursos disponíveis para honrar compromissos e investir no futuro.

Um fluxo de caixa bem estruturado não se limita a mostrar o saldo do dia. Ele projeta cenários de curto, médio e longo prazo, considerando datas de recebimento, obrigações a pagar, sazonalidades e impactos de decisões comerciais. Com essa visão, a gestão pode planejar desde o pagamento de fornecedores até a expansão de operações.

Segundo o Sebrae, elaborar um fluxo de caixa eficiente envolve registrar entradas e saídas por período, projetar recebimentos e pagamentos e usar essas projeções para planejar pagamentos e investimentos com antecedência, reduzindo riscos de falta de liquidez. O material apresenta orientações práticas em linguagem voltada a empreendedores.

A falta de controle sobre o fluxo de caixa é um dos motivos frequentes para crises financeiras em empresas de diferentes portes. Sem visibilidade sobre prazos e valores, é comum enfrentar atrasos em pagamentos, perda de crédito no mercado e dificuldade para aproveitar oportunidades de investimento.

“Fluxo de caixa monitorado é ferramenta de prevenção e de crescimento”, afirma Adriana Matos, COO da Person Consultoria. Segundo ela, o acompanhamento detalhado ajuda a identificar gargalos, como clientes que atrasam pagamentos ou custos fixos que comprimem a margem, e a agir antes que esses fatores impactem a operação.

O monitoramento também fortalece o relacionamento com instituições financeiras e investidores. Ao apresentar relatórios claros e projeções realistas, a empresa transmite credibilidade e amplia as chances de obter crédito ou atrair aportes para novos projetos.

Além de prevenir crises, a análise de fluxo de caixa apoia decisões de investimento mais seguras. Ao conhecer a capacidade de geração de caixa, a empresa dimensiona corretamente valores e prazos de retorno de cada iniciativa, reduzindo riscos e maximizando o uso dos recursos.

Ao integrar o fluxo de caixa ao planejamento estratégico, a organização combina prevenção de problemas e estímulo ao crescimento. Com dados confiáveis e visão de futuro, torna-se possível atravessar períodos de instabilidade e aproveitar oportunidades de forma estruturada.

Sobre a Person Consultoria

Criada em 1999, a Person Consultoria é uma contabilidade digital e consultiva, que oferece soluções personalizadas aos seus clientes. A empresa utiliza amplamente a tecnologia para automatizar e aprimorar seus processos contábeis. Além disso, possui certificações como: PQEC, PQEC Gestão Intensivo, ISO 9001 e CSI, que validam sua adesão a padrões de gestão de qualidade e segurança da informação.



Clube Sírio realizará palestra “Síria no Museu do Louvre”

O Esporte Clube Sírio, por meio do Núcleo de Cultura Árabe, promoverá no sábado, 25 de outubro, às 16h, na Sala Palmira, a palestra “Síria no Museu do Louvre”, com o Professor Ayman Esmandar.

Na ocasião, o professor abordará sua visita ao Museu do Louvre, em Paris, que abriga milhares de artefatos do Oriente Médio, especialmente da Síria, Mesopotâmia e do Egito.

“A palestra é um resumo da minha visita ao Museu do Louvre, em Paris, com foco no departamento de antiguidades ‘O Berço da Humanidade’. Este setor abriga milhares de artefatos do Oriente Médio, especialmente da Síria, da Mesopotâmia e do Egito. O destaque será para os artefatos sírios provenientes de três reinos antigos: o Reino de Mari (3º milênio a.C.), o Reino de Ugarit (2º milênio a.C.) e o Reino de Palmira (séculos I a III d.C.)”, explica Esmandar. Ele ainda acrescenta que a apresentação também incluirá uma breve história do próprio museu do Louvre.

Sobre o palestrante

Ayman Esmandar possui graduação em Belas Artes pela Universidade de Damasco (1994), mestrado na mesma área e instituição (2003) e doutorado em História da Arte também pela Universidade de Damasco (2009). Realizou pós-doutorado em História Recente pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em 2021, e atualmente é pós-doutorando em Antiguidade na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Publicou diversos artigos em revistas científicas e acadêmicas, além de lançar, em 2024, seu primeiro livro em língua portuguesa, intitulado “Síria: Culturas, Civilizações, Estados, Reinos e Impérios”, com apoio do Núcleo de Cultura Árabe do Esporte Clube Sírio, em São Paulo.

Realizou diversas exposições de arte em diferentes países, tendo suas obras presentes em coleções particulares e museus ao redor do mundo. Participou da produção de vários documentários sobre arte e arquitetura da Antiguidade, incluindo o filme sobre o arquiteto sírio-romano Apolodoro de Damasco, premiado com a Medalha de Prata no Festival de Documentários do Cairo, Egito.

Integra missões arqueológicas em sítios históricos na Síria, como a antiga cidade fenícia de Amrit, localizada na costa mediterrânea e datada do século VI a.C., e o convento de Santo Mar Elian al-Sharqi, que remonta ao século IV a.C.

Tem experiência nas áreas de Antiguidade, História da Arte e Arqueologia, com ênfase em: Cultura e Artes da Antiguidade durante as Idades do Bronze e do Ferro no Oriente Antigo; Arqueologia da Idade Clássica no Oriente Antigo.

É membro de grupos de pesquisa em História da UERJ, do LABIMI (Laboratório de História das Migrações e da História Recente, também na UERJ) e do grupo de pesquisa CMAC – Cultura Material, Antiguidade e Cotidiano, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como professor, ministrando aulas, palestras e cursos de extensão em diversas universidades, além de participar de projetos culturais.

Seu trabalho concentra-se especialmente na História Antiga e nas artes dos reinos das Idades do Bronze no Oriente Médio, bem como nas cidades-estado fenícias do Mediterrâneo Oriental e Ocidental.

Sobre o Esporte Clube Sírio

Fundado em 1917 e plenamente integrado à vida paulistana, o Esporte Clube Sírio é referência entre os clubes socioculturais e esportivos de São Paulo, oferecendo uma infraestrutura moderna de lazer, cultura e esporte para todas as idades, preservando e difundindo a cultura, as tradições e a hospitalidade árabes no Brasil.

Serviço

O quê: Palestra “Síria no Museu do Louvre”, com o Professor Ayman Esmandar

Quando: 25 de outubro (sábado), às 16h

Onde: Esporte Clube Sírio – Avenida Indianópolis, 1192, Planalto Paulista, São Paulo – SP

Mais informações: www.sirio.org.br | (11) 2189-5000

Mais informações: https://www.sirio.org.br/ ou (11) 2189-5000



RD Summit discute futuro do trabalho e gestão de pessoas

RD Summit discute futuro do trabalho e gestão de pessoas
RD Summit discute futuro do trabalho e gestão de pessoas

O RD Summit 2025, palco para as tendências que impulsionam o mercado de Marketing e Vendas na América Latina, organizado pela RD Station – unidade de negócios da TOTVS – dedica uma atenção especial ao universo de Recursos Humanos, gestão de pessoas e o futuro do trabalho. Em sua 11ª edição, o evento acontece de 5 a 7 de novembro no Expo Center Norte, em São Paulo, e reforça seu compromisso em trazer discussões relevantes sobre como as relações humanas e a cultura organizacional estão redefinindo o cenário de negócios.

A programação do RD Summit 2025 contará com um time de especialistas que participam das transformações em RH, debatendo temas como Inteligência Artificial, Diversidade e Inclusão, Criatividade e Conexão, entre outros, ao longo dos três dias de evento. Entre eles, Ana Minuto, CEO da Minuto Consultoria e referência nacional em Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), abordará como a diversidade fortalece a liderança. Helena Bertho, executiva global de DEI no Nubank, e Tatiane Tiemi, CEO do Great Place To Work® Brasil, trarão insights sobre a construção de negócios mais fortes a partir das diferenças e da cultura de inovação.

No primeiro dia do evento, Potyra Lavor e Ana Amélia Nunes, sócias do AfroPunk Brasil, conduzem um mergulho no repertório cultural brasileiro como alavanca de inovação e relevância de marca junto a Roger Cipó no painel "Esse Negócio chamado Brasil: Repertório Cultural como diferencial competitivo". No campo das habilidades humanas e do comportamento organizacional, o público poderá acompanhar Luciano Santos, palestrante e autor, que discutirá competências essenciais para o futuro do trabalho, indo além da inteligência artificial. Genesson Honorato, psicólogo e especialista em inovação e RH, explorará a economia da atenção e o comportamento humano na era digital.

A saúde mental e o bem-estar corporativo também terão espaço com Daniela Diniz, Chief Communications Officer do Great Place to Work, e Pedro Shiozawa, Chief Scientist na Great People Mental Health, que abordarão o suporte emocional no trabalho como vantagem estratégica.

Provocando reflexões sobre novas formas de liderança, Maíra Blasi, especialista em futuro do trabalho, falará sobre liderança subversiva. Já Fellipe dos Santos, criador da metodologia Como Gostar de Gente, Apesar das Pessoas, trará uma abordagem bem-humorada sobre inteligência relacional. A comunicação e a gestão de conflitos serão temas de Patricia Oliveira Capeluto, TEDx Speaker e professora.

Completam o time Vivian Broge, VP de Relações Humanas e Marketing da TOTVS, que mostrará como a cultura pode ser alavanca de crescimento, e Carolina Nucci, CMO da Conectas, com sua visão sobre humanização nos negócios.

"O RD Summit 2025 reconhece que o capital humano é o motor de qualquer inovação e crescimento sustentável. Por isso, reunimos um time de palestrantes que não apenas compreende as complexidades do RH moderno, mas que está ativamente construindo o futuro do trabalho. Nosso objetivo é capacitar líderes e profissionais com o conhecimento e as ferramentas necessárias para criar ambientes mais humanos, produtivos e inclusivos, fortalecendo as conexões que transformam o mercado e as organizações", afirma Vicente Rezende, CMO da RD Station.

O RD Summit 2025 tem como tema "Conexões que fortalecem negócios" e, além dos nomes já confirmados, prepara uma série de novidades, reforçando seu compromisso em trazer discussões relevantes e atuais sobre Marketing e Vendas para o mercado.

Para mais informações, basta acessar a grade completa de conteúdo e convidados no site.

Programação e Ingressos

O RD Summit 2025 contará com mais de 300 palestrantes ao longo de três dias de programação. Os ingressos já estão à venda no site oficial e disponíveis em três modalidades de acesso: Diário, Passaporte e VIP, estes dois últimos com acesso aos três dias de evento.

RD Summit 2025

Data: 5, 6 e 7 de novembro de 2025

Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02055-000

Informações e ingressos: www.rdsummit.com.br



COP30 pode marcar virada à ação climática, diz especialista

COP30 pode marcar virada à ação climática, diz especialista
COP30 pode marcar virada à ação climática, diz especialista

Às vésperas da COP 30, o debate sobre a responsabilidade das organizações na descarbonização global ganhou destaque. A Pré-COP 30, realizada em Brasília nos dias 13 e 14 de outubro de 2025, reforçou que a sociedade civil tem dado atenção a impactos mensuráveis, transparência e coerência entre discurso e prática por parte de empresas, governos e ONGs, fatores que influenciam reputação e credibilidade.

Anatricia Borges, diretora de Stakeholders Management e Líder ESG LATAM da LLYC,  acompanhou o evento e alerta que a credibilidade reputacional, a partir dos impactos efetivos de cada ator na jornada ESG,  será o ativo mais valioso da próxima década, para que governos, empresas, organizações da sociedade civil não carreguem mais este passivo em sua reputação, Mais ainda, a discussão principal não é manter a reputação, mas sim demonstrar quais mudanças operacionais estão sendo realizadas na operação e cultura de cada um destes atores, que já estão sob júdice da sociedade civil.

“A emergência climática pôs o holofote na confiança, no trust destes atores, e a Pré-COP 30  é um evento preparatório essencial para a COP, que permite alinhar posições, discutir agendas e antecipar temas críticos relacionados à mudança climática. Ela oferece aos países, empresas, ONGs e sociedade civil a oportunidade de negociar estratégias, construir consensos e revisar compromissos antes da conferência principal. As organizações precisam demonstrar, com dados e resultados, o impacto real de suas ações e como contribuem para uma transição justa, inclusiva e de impacto nas normas determinantes , E com o que saimos desta Pré COP, é isso que os atores principais devem pensar” alerta Anatricia Borges.

Segundo a diretora, o setor privado tem diante de si cinco caminhos essenciais para atuar em sinergia com a agenda climática da COP 30. O primeiro é apresentar compromissos com resultados tangíveis, estabelecendo metas claras, indicadores públicos e mecanismos de monitoramento contínuo. O segundo passa por integrar a Amazônia e outros biomas às estratégias de negócios, com parcerias baseadas na ciência e relações horizontais com comunidades locais e cadeias produtivas sustentáveis.

Também é necessário revisar políticas de comunicação e transparência, tornando-as mais acessíveis ao público e aos investidores, com linguagem clara e didática. Outro eixo fundamental é demonstrar compromisso com uma transição justa, combinando inovação tecnológica, descarbonização e geração de empregos verdes. Por fim, Borges destaca a importância de planejar o legado pós-COP 30, garantindo continuidade das ações e credibilidade após o evento em Belém, em um contexto no qual a sociedade civil continuará a cobrar posicionamento e resultados concretos, dez anos após o Acordo de Paris.

Ainda segundo Anatricia, a COP 30 não será apenas um encontro político, mas um divisor de águas na forma como governos e empresas serão cobrados por coerência. “A reputação climática está se tornando um ativo estratégico. As companhias que entenderem essa virada e agirem com consistência sairão na frente, serão vistas não apenas como parte da economia verde, mas como protagonistas de uma nova economia de confiança”, conclui.

A COP 30 será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA), e deve reunir líderes de mais de 160 países. Para o setor privado, acompanhar de perto as discussões e deliberações será essencial para antecipar tendências, compreender novas exigências globais e fortalecer o posicionamento de suas marcas em uma economia cada vez mais orientada pela sustentabilidade e pela credibilidade climática.



Dívida pública abre reflexão sobre o futuro dos precatórios

Dívida pública abre reflexão sobre o futuro dos precatórios
Dívida pública abre reflexão sobre o futuro dos precatórios

Em uma análise com base nos Relatórios Mensais da Dívida Pública Federal (RMD) do Tesouro Nacional, a PrecPago observou um crescimento contínuo no estoque da Dívida Pública Federal (DPF). Um recorte dos últimos cinco anos, no comparativo do mês de agosto, permite uma visualização ampla do aumento da dívida, que pode gerar incerteza para os beneficiários de precatórios.

Os relatórios oficiais da Secretaria do Tesouro Nacional detalham os números na unidade de medida em bilhões de reais. Já as divulgações oficiais do Governo utilizam a unidade de medida em trilhões reais. Para manter a coesão com o que é veiculado publicamente, a PrecPago opta por utilizar os valores em trilhões.

Os números do Tesouro Nacional traçam uma curva ascendente para a Dívida Pública Federal nos últimos cinco anos. Em agosto de 2020, o estoque da DPF estava em R$ 4,412 trilhões. De lá para cá, o aumento tem sido constante e acelerado: em 2021 (R$ 5,481 trilhões), 2022 (R$ 5,781 trilhões). No ano seguinte, em agosto de 2023 (R$ 6,265 trilhões). O ritmo se intensificou em 2024 (R$ 7,036 trilhões), culminando no patamar de R$ 8,145 trilhões em agosto de 2025, divulgado recentemente pelo RMD 2025/agosto, em 30 de setembro de 2025.

Esse crescimento de quase 84,59% em um período de apenas cinco anos (2020 – 2025) indica um desafio fiscal significativo para o país. De acordo com o RMD de agosto de 2025, a Dívida Pública Mobiliária Federal Interna (DPMFi) somava R$ 7.844,77 bilhões (ou R$ 7,845 trilhões), representando aproximadamente 96,3% do total. Já a Dívida Pública Federal Externa (DPFe) era de R$ 300,23 bilhões (ou R$ 0,300 trilhão), correspondendo aos 3,7% restantes.

O Recorte que antecede à Covid-19

É natural observar que o mundo sofreu um grande período de instabilidade em muitas esferas com as questões sanitárias da Covid-19, o que pode impactar qualquer análise feita com parâmetros históricos. Tal cenário de incerteza no mundo também foi ponderado pelos especialistas da PrecPago na análise, levando o recorte para os anos anteriores ao surgimento do vírus, seguindo a mesma comparação do mês de agosto.

O estoque da DPF em agosto de 2015 era de R$ 2,686 trilhões. A partir daí, o valor demonstrou uma expansão contínua ano a ano, passando para R$ 2,955 trilhões (2016), R$ 3,404 trilhões (2017), R$ 3,786 trilhões (2018) e R$ 4,074 trilhões no mesmo mês de 2019.

Esse período que antecede a crise da Covid-19, já apresentava uma elevação de 51,67% no endividamento público (2015 – 2019), o que indica que a tendência de endividamento já estava em curso.

A dívida pública no contexto dos precatórios

Para o beneficiário de precatório, a escalada da Dívida Pública Federal é um fator que pode gerar uma natural preocupação, pois o pagamento futuro pode estar diretamente atrelado à saúde fiscal do país.

Como exemplo de medidas frente ao período pandêmico, a PEC mais significativa foi a PEC 23/2021, "PEC dos Precatórios”, que, embora tenha sido aprovada no final de 2021, a proposta nasce para a necessidade de abrir espaço fiscal no Orçamento, também como principal finalidade financiar programas sociais, como o ‘Auxílio Brasil’, e cobrir gastos emergenciais decorrentes da crise.

Trazendo para os dias atuais relacionados à PEC dos Precatórios, a aprovação da PEC 66/2023, em setembro de 2025, traz consigo mudanças significativas relacionadas aos precatórios no longo prazo, gerando novos pontos de atrito, discussões e pontos de vista divergentes.

Por tais fatores, que muitas vezes fogem do controle e do planejamento do país, junto a um cenário de endividamento crescente, pode afetar a previsibilidade e o cumprimento de prazos para a quitação dessas obrigações fiscais com beneficiários. A busca por um pagamento previsível se torna um desafio em meio a esse panorama.

O especialista em precatórios e CEO da PrecPago, Bruno Xavier, pontua que "ao observar um cenário a longo prazo, a instabilidade da DPF levanta questionamentos pertinentes sobre a capacidade da União de honrar todos os seus compromissos no prazo estipulado, o que tem um impacto direto na percepção de risco dos beneficiários, e gera essa natural, e compreensível, preocupação".

A antecipação de precatórios como alternativa legal

Nesse ambiente de desafios fiscais, a antecipação de precatórios abre novas possibilidades, ao entregar ao credor o poder de escolha. A antecipação de precatórios é uma operação com respaldo jurídico pela Constituição Federal, em seu Artigo 100, que legitima a cessão de precatórios no Brasil, assim como no Código Civil Brasileiro, Arts. 286 e 298.

Nesse cenário, ao optar pela venda do direito de crédito, o beneficiário de precatório transfere o risco de pagamento para uma empresa especializada, mitigando as incertezas de um cenário econômico instável. Para Xavier, essa alternativa ganha ainda mais relevância quando o credor precisa do dinheiro para lidar com emergências, realizar investimentos ou simplesmente ter controle total sobre seus recursos imediatos, sem lidar com o tempo de espera:

"É perceptível que uma grande parte dos beneficiários são pessoas que necessitam de seu benefício imediato, ou em um espaço de tempo mais curto, fazendo com que a espera seja um desafio ainda maior para lidar, muitas vezes um obstáculo, como no caso de aposentados e servidores públicos. São pessoas que teriam um impacto real em suas vidas com o recebimento mais rápido do que lhes é de direito. Nesse sentido, ficam expostos não só à espera, mas a todas as incertezas e decisões no país que podem ocorrer nessa janela de tempo."

Um olhar para a segurança e a liquidez

Esse panorama ressalta a importância de soluções e alternativas que ofereçam acesso imediato aos recursos, transformando a incerteza de um ativo de longo prazo em uma solução de liquidez e previsibilidade.

A análise histórica da DPF pela PrecPago revela um movimento de crescimento da dívida mesmo em meio a grandes desafios ou crises ocorridas durante os anos. Essa tendência de escalada fiscal gera um cenário de incerteza que se reflete diretamente na previsibilidade de pagamento dos precatórios, uma dívida que, em grande parte, possui uma importante natureza social. Compreender essa dinâmica é fundamental para que o credor possa tomar decisões estratégicas em um ambiente econômico de alta volatilidade.



Criança autista ganha direito de andar com cão de suporte em condomínio

Criança autista ganha direito de andar com cão de suporte em condomínio
Criança autista ganha direito de andar com cão de suporte em condomínio

Uma decisão recente da Justiça de Pernambuco garantiu a uma criança autista o direito de circular com sua cachorrinha de suporte emocional pelas áreas comuns e utilizar o elevador social de um condomínio de médio-alto padrão em Recife. O caso, conduzido pelo advogado Leandro Petraglia, especialista em Direito Animal, é considerado um avanço significativo no reconhecimento do papel dos animais de suporte no bem-estar de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

Segundo Petraglia, a restrição imposta pelo condomínio prejudicava a rotina da criança. “O regulamento não permitia que o animal transitasse pelas áreas comuns nem que utilizasse o elevador social. Era obrigado a entrar pela garagem ou pelo elevador de serviço, o que gerava crises de ansiedade e fobias para a criança, já que o espaço era fechado e muitas vezes ocupado por prestadores de serviço”, explica o advogado.

Durante a audiência, a presença da cachorrinha foi simbólica e reforçou a importância do vínculo para a adaptação da criança. “A audiência foi muito especial. O animal estava ao lado da criança, sentado à mesa com o juiz. Conseguimos demonstrar que se tratava de um cão de suporte, essencial para o bem-estar dela”, conta Petraglia.

A decisão judicial autorizou não apenas a circulação do animal nas áreas comuns do condomínio, mas também o uso do elevador social — considerado o maior avanço para a autonomia da criança. “Esse direito foi fundamental porque ela não podia descer sozinha pelo elevador de serviço. Agora, com o cão de suporte, ela consegue circular com mais segurança e dignidade”, ressalta o advogado.

Petraglia lembra que, embora já existam algumas dezenas de decisões semelhantes no país, esta se destaca pela completude do reconhecimento. “Não é nada tão absurdo, mas é uma decisão bastante relevante em Pernambuco. Nossa conquista está entre as primeiras tão completas assim, e abre caminho para que outras famílias tenham seus direitos respeitados”, conclui.

Sobre a Furno Petraglia e Pérez Advocacia
O escritório Furno Petraglia Advocacia iniciou suas atividades em 2004 com a advogada Ester Lúcia Furno Petraglia e, posteriormente, em 2011, com o sócio-advogado Leandro Furno Petraglia. Já o escritório Branco Pérez Advocacia, iniciou suas atividades sob o comando da advogada Monica Alice Branco Pérez em 2009. Foi em 2016 que houve a união entre os dois escritórios, sendo que hoje atuam em toda a Baixada Santista e São Paulo, além de outros Estados do Brasil, diretamente e através de correspondentes.

O escritório já atuou em quase 3 mil processos ao longo da sua trajetória e tem presença constante em diversos Tribunais. Atualmente, além de atuar em Marcas e Patentes, Direito do Trabalho, de Família e Sucessões, Previdenciário, Civil, do Consumidor, Imobiliário, Tributário e Administrativo, tem sua a maior atividade na área de Direito Animal, como no caso da Pandora, que se perdeu no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, no começo do ano, e o caso das búfalas de Brotas, que foi eleito o maior caso de maus tratos do mundo.

Das conquistas, além de quase centenas de embarques de animais em cabine, foram os responsáveis pela permissão, junto à Justiça Federal, para o transporte de coelhos em todo o Brasil. O caso foi noticiado no programa Fantástico, da Rede Globo, em abril de 2022.

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Ways, da Arco Educação, faz parceria para estudo no exterior

Ways, da Arco Educação, faz parceria para estudo no exterior
Ways, da Arco Educação, faz parceria para estudo no exterior

A Ways Bilingual School, rede de franquia de escolas bilíngues de formação integral e alta performance do grupo Arco Educação, anuncia o início de uma série de parcerias internacionais estratégicas para reforçar sua proposta de preparar estudantes brasileiros para carreiras acadêmicas e profissionais globais. A primeira colaboração confirmada é com a Texas Tech K-12, dos Estados Unidos.

Por meio do programa, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental até o 2º ano do Ensino Médio terão acesso ao modelo blended learning, com disciplinas ministradas por professores capacitados pela Texas Tech K-12 e acompanhamento direto de instrutores americanos localizados no Texas, responsáveis pela avaliação e feedback dos estudantes no ambiente virtual de aprendizagem.

Além de enriquecer o currículo, o acordo também facilita a entrada em universidades estrangeiras: estudantes da Ways poderão acumular bolsas anuais de US$ 21 mil caso optem por ingressar na Texas Tech, com base em seu desempenho acadêmico.

As disciplinas, integradas à grade regular da escola e com carga horária de três aulas semanais, incluem matérias como Discurso em Público, voltada ao desenvolvimento de habilidades comunicativas essenciais; Escrita Criativa, que estimula a produção textual em diferentes gêneros; e Empreendedorismo, com foco na criação de planos de negócios, precificação e gestão de equipes.

“Ao estabelecer conexões diretas com instituições estrangeiras, criamos caminhos reais para que nossos estudantes ingressem no ensino superior fora do país já com bagagem acadêmica reconhecida. Isso muda a perspectiva das famílias sobre o planejamento de futuro e amplia as oportunidades dos alunos para além dos vestibulares e caminhos nacionais”, afirma Juliana Zero, diretora de franquias da Arco Educação.

“Sabemos que o bilinguismo é o primeiro fator que atrai as famílias para a Ways”, afirma a executiva. “No entanto, o que garante a permanência e a confiança dos pais é nossa proposta de formação integral: preparar o estudante não apenas com fluência em outro idioma, mas também com competências socioemocionais, pensamento crítico e habilidades práticas para a vida acadêmica e profissional”.

Durante o período de matrículas para o ano letivo de 2026, as famílias terão a oportunidade de conhecer em detalhes o programa em parceria com a Texas Tech K-12 e outros acordos em negociação com instituições internacionais. Ao mesmo tempo, poderão explorar disciplinas complementares que compõem a formação integral da rede, como educação financeira e desenvolvimento socioemocional.

“A parceria com a Texas Tech K-12 é apenas a primeira de uma série de iniciativas que a Ways deve anunciar nos próximos meses com instituições de ensino superior em outros países de língua inglesa, ampliando ainda mais as possibilidades de internacionalização para seus estudantes”, afirma Bruno Fischetti, gerente pedagógico da Ways Bilingual School.

Presença e expansão

A Ways Bilingual School iniciou suas operações em 2025 e é uma das apostas mais recentes do grupo Arco Educação, que atende mais de 3,4 milhões de alunos em mais de 12 mil escolas com soluções pedagógicas e de gestão para um ensino de alta performance.

A rede de franquias terá ao todo três unidades em funcionamento no ano que vem, localizadas em São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e São Luís (MA). Outras unidades já estão em negociação e devem ser anunciadas em breve.

A primeira unidade da Ways está localizada na Avenida Braz Leme, no bairro de Santana, zona norte de São Paulo. A escola abrange desde a educação infantil até o ensino médio, oferecendo 40 horas semanais de aulas e atividades aos alunos, com um ensino bilíngue desde a educação infantil. Sob gestão de Rosilene Teixeira Rodrigues, diretora com mais de 30 anos de experiência na área educacional, a unidade desenvolve, além do ensino em duas línguas de acordo com diretrizes curriculares nacionais e referências internacionais, a oportunidade de trabalhar habilidades cognitivas e socioemocionais.

“A Ways reúne de forma integrada todo o ecossistema de soluções educacionais da Arco Educação, desde sistemas pedagógicos e administrativos consolidados, como o SAS Educação na área de conteúdo e o Isaac para gestão financeira, até a produção de materiais bilíngues autorais. Valorizamos uma aprendizagem multicultural que permita o protagonismo de cada estudante ao escolher seu próprio caminho”, conclui Juliana Zero.



Selbetti lança selo Carbon Free para compensação de emissões

Selbetti lança selo Carbon Free para compensação de emissões
Selbetti lança selo Carbon Free para compensação de emissões

A Selbetti Tecnologia, uma das maiores One-Stop-Tech brasileiras, acaba de lançar o selo Carbon Free by Selbetti, projeto desenvolvido para neutralizar as emissões de carbono associadas ao consumo energético dos equipamentos de TI contratados por meio das soluções de outsourcing da empresa, ou por empresas que queiram realizar a compensação de seu parque próprio.

Para viabilizar o projeto, a Selbetti fez uma parceria com a empresa Green Carbon by NDD, uma greentech brasileira que desenvolve e implementa projetos de plantio de árvores com forte potencial de capturar carbono. Com o selo Carbon Free by Selbetti, a compensação será calculada de forma personalizada. A Green Carbon licencia um número correspondente de árvores que representam os créditos de carbono necessários para atingir o equilíbrio ambiental da operação.

A iniciativa será implementada primeiramente pela unidade Selbetti Print Solutions, liderada por Kleiton Schwantes de Jesus, que destaca a relevância estratégica desse lançamento frente às demandas de sustentabilidade do mercado corporativo. "A sustentabilidade ambiental está no topo das prioridades dos líderes empresariais atualmente. Com o selo Carbon Free by Selbetti, reforçamos nosso compromisso com o meio ambiente e oferecemos aos clientes uma solução que impulsiona não apenas sua eficiência operacional, mas também sua reputação e posicionamento no mercado", afirma Schwantes de Jesus.

Opções para compensação

O projeto contempla duas opções principais para os clientes da Selbetti: a contratação de soluções da linha própria de hardware da empresa (Selbetti Hardwares) ou a adesão à solução para ativos já existentes no ambiente corporativo dos clientes (Legado Próprio – Work Space). Cada opção possui etapas exclusivas, garantindo um processo claro e transparente.

Na primeira opção, ao contratar o serviço de outsourcing de TI com o hardware da Selbetti, o cliente recebe um relatório personalizado de emissões do parque de equipamentos, calculado com base em metodologias reconhecidas e comparado com médias de mercado. Com isso, pode optar pela inclusão do selo Carbon Free by Selbetti e proceder à compensação de carbono.

Na segunda opção, quando o cliente utiliza seus próprios ativos — sem contratação de hardware Selbetti — a empresa já deve possuir seu inventário de carbono, e com base nele realizamos o cálculo da compensação de carbono necessária e posterior contratação por parte do cliente.

Foco regional

A Green Carbon já plantou mais de 1,6 milhão de árvores em várias unidades de manejo florestal, localizadas em Santa Catarina. Todas as mudas plantadas são espécies arbóreas de ciclo longo, mantidas por mais de 20 anos, selecionadas por seu alto poder de sequestro de CO₂. Elas são mapeadas individualmente via app, com fotos e geolocalização — o que garante rastreabilidade e transparência.

Além disso, o manejo segue exigências do FSC e IBAMA, mantendo o entorno preservado mesmo após o plantio, conforme metodologias validadas por órgãos reguladores.



ExaGrid é finalista do MSP Channel Awards 2025

A ExaGrid®, a única solução de armazenamento de backup em camadas do setor com o Retention Time-Lock (RTL) com tecnologia de IA, que inclui uma camada sem acesso à rede (air gap em camadas), Auto Detect & Guard, exclusões com atraso e imutabilidade para recuperação de ransomware, anunciou hoje que foi indicada em seis categorias na primeira ediçãoanual do MSP Channel Awards, que celebra a inovação no setor de canais de TI.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251021495655/pt/

O novo MSP Channel Awards continua o legado do antigo SDC Awards, refletindo de forma mais precisa o dinâmico cenário atual de TI. À medida que os serviços gerenciados transformam a forma como a tecnologia é entregue, da transformação digital e cibersegurança à nuvem, dados e automação, o prêmio reconhece as empresas, parcerias e profissionais que fazem a diferença no ecossistema de canais.

As votações para definir os vencedores de cada categoria já estão abertas e vão até 7 de novembro de 2025. Os ganhadores do MSP Channel Awards serão anunciados em 3 de dezembro de 2025, durante a cerimônia de premiação em Londres.

As categorias em que a ExaGrid foi indicada incluem:

  • Inovação do Ano em Backup e Recuperação de Desastres
  • Empresa de Canais do Ano
  • Inovação do Ano em Hardware de Armazenamento
  • Fornecedora de Armazenamento do Ano
  • Equipe Técnica ou de Serviços de Excelência do Ano
  • Programa de Canais de Fornecedores do Ano
  • Iniciativa de Marketing/Capacitação de Fornecedores do Ano

A ExaGrid segue inovando em seu Tiered Backup Storage, que já oferece suporte a mais de 25 aplicativos de backup. Neste ano, a empresa adicionou compatibilidade com Rubrik e MongoDB e anunciou o suporte a Cohesity para 2026. A ExaGrid também aprimorou seu Retention Time-Lock com IA para recuperação de ransomware, incorporando o recurso Auto Detect & Guard, que utiliza IA para identificar exclusões anormais, estender automaticamente a política de exclusão por tempo indeterminado e alertar a equipe de TI sobre possíveis ataques. Além disso, a ExaGrid adicionou funções voltadas a provedores de serviços gerenciados (MSPs), como o rastreamento de dados por compartilhamento com relatórios para cobrança por TB/PB por cliente, recuperação de ransomware em nível de compartilhamento, para não afetar outros clientes, e muito mais.

“É uma honra para a ExaGrid estar entre os finalistas em sete categorias, pois isso destaca as diferentes áreas da empresa que nos diferenciam como a maior fornecedora independente de armazenamento de backup do setor, desde nosso compromisso com a segurança completa até nosso suporte ao cliente de excelência e nosso inovador Programa de Parceiros de Revenda”, afirmou Bill Andrews, presidente e CEO da ExaGrid. “Estamos muito felizes com a indicação ao MSP Channel Awards e ansiosos para ver quais fornecedores, provedores de serviço e programas serão escolhidos pelos votantes.”

Sobre a ExaGrid

A ExaGrid oferece o Tiered Backup Storage com uma Landing Zone de cache de disco exclusiva, repositório de retenção de longo prazo, arquitetura scale-out e recursos de segurança completos, incluindo o Retention Time-Lock com IA para recuperação de ataques de ransomware. A Landing Zone da ExaGrid oferece alta velocidade de backups, restaurações e recuperações instantâneas de VMs. O Repository Tier oferece o menor custo para retenção de longo prazo. A arquitetura scale-out da ExaGrid inclui appliances completos e mantém janelas de backup de comprimento fixo à medida que os dados crescem, eliminando atualizações caras e obsolescência programada de produtos. A ExaGrid apresenta a única abordagem de armazenamento de backup em duas camadas com tier isolado da rede (tiered air gap), exclusões com atraso e objetos imutáveis para recuperação de ransomware.

A ExaGrid conta com engenheiros de vendas e pré-vendas presenciais nos seguintes países: Argentina, Austrália, Áustria, Benelux, Brasil, Canadá, Chile, CEI, Colômbia, República Tcheca, França, Alemanha, Hong Kong, Índia, Israel, Itália, Japão, México, países nórdicos, Polônia, Portugal, Catar, Arábia Saudita, Singapura, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Suíça, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Estados Unidos e outras regiões.

Acesse nosso site em exagrid.com ou se conecte conosco no LinkedIn. Veja o que nossos clientes têm a dizer sobre suas próprias experiências com a ExaGrid e saiba por que agora gastam significativamente menos tempo em armazenamento de backup em nossas histórias de sucesso de clientes. A ExaGrid sente orgulho de nossa pontuação NPS +81!

A ExaGrid é uma marca registrada da ExaGrid Systems, Inc. Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos titulares.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato com a mídia:

Mary Domenichelli

ExaGrid

mdomenichelli@exagrid.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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