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Mineração brasileira aposta em gêmeos digitais para ferro

Mineração brasileira aposta em gêmeos digitais para ferro
Mineração brasileira aposta em gêmeos digitais para ferro

O Brasil é o segundo maior produtor e exportador de minério de ferro do planeta. Em 2024, esse insumo respondeu por 47% do saldo da balança comercial brasileira, segundo dados do IBRAM. Em um mercado global de demanda crescente e de pressões cada vez maiores por eficiência, a qualidade do minério lavrado desponta como fator decisivo.

Nesse cenário, a TIMining possui uma tecnologia aplicada à mineração no Brasil que integra diferentes fontes de dados em gêmeos digitais 3D, que permitem, por meio de inteligência artificial (IA), realizar análises em tempo real do que acontece na mina. Agora, a empresa anuncia o lançamento de uma nova solução baseada em gêmeos digitais para controle de qualidade da extração mineral, que monitora o teor do minério desde a frente de lavra até o beneficiamento.

“Mais do que uma meta econômica, garantir o teor de ferro é um compromisso com a sustentabilidade, permitindo extrair mais metal útil com menor volume de material movimentado. Nesse ambiente, identificar, planejar e extrair minério com maior teor de ferro, de forma consistente e previsível, tornou-se um fator competitivo decisivo e a tecnologia assumiu o papel central”

explica Phillip Whatmore, CEO da TIMining.

A solução da TIMining combina modelagem 3D e sensoriamento contínuo, possibilitando mapear teores com precisão, monitorar o sequenciamento de lavra e otimizar o blending em tempo real. Com ela, as mineradoras conseguem controlar a qualidade do minério entregue à planta, otimizar processos, reduzindo custos, reforçando tanto a rentabilidade quanto o compromisso ambiental.

“A nova solução de Controle de Qualidade da Extração Mineral reforça nosso compromisso em transformar dados em decisões acionáveis, gerando valor tangível para nossos clientes e para toda a cadeia da mineração de ferro”

afirma. “Combinamos inteligência artificial, gêmeos digitais e análise em tempo real para apoiar as mineradoras na busca por maior eficiência, segurança e sustentabilidade operacional”

completa.

Com presença em mais de 51 operações de mineração na América Latina e no mundo, a TIMining segue expandindo seu portfólio de soluções digitais para planejamento, operação e geotecnia.



Ant Internacional se torna parceira inaugural na China

Ant Internacional se torna parceira inaugural na China
Ant Internacional se torna parceira inaugural na China

A Ant Internacional é nomeada uma Instituição Estrangeira Parceira (FIP) inaugural do Gateway de Pagamento de Interconexão Transfronteiriça (CPG) da China, sob a orientação do People’s Bank of China e da Payment and Clearing Association of China (PCAC).

A Alipay+, serviço de pagamento transfronteiriço e de digitalização da Ant Internacional, irá alavancar essa nova configuração de conexão direta para acelerar o crescimento de seu ecossistema de parceiros e expandir a cobertura global. A iniciativa possibilita que consumidores internacionais utilizem o serviço em viagens à China e que parceiros estrangeiros tenham acesso à rede de 80 milhões de comerciantes do país.

A FIP com a maior cobertura fintech no novo esquema CPG, passou a permitir que sete das principais bandeiras internacionais e usuários de 12 países e regiões realizem transações de “scan-and-pay” na China continental. Além disso, a Alipay+ também tem várias parcerias de tecnologia com mais de vinte e-wallets e redes de pagamento na Europa e no Sudeste Asiático.

O serviço construiu parcerias com esquemas de pagamento móvel apoiados por governos em mercados emergentes, em linha com iniciativas nacionais de digitalização. Seis esquemas nacionais de QR estão desenvolvendo presença internacional ativa via Alipay+, incluindo SGQR (Singapura), PayNet DuitNow (Malásia), ZeroPay (Coreia do Sul), KHQR (Camboja), NepalPay QR (Nepal) e LankaPay (Sri Lanka). As colaborações têm como foco ampliar a acessibilidade a pagamentos digitais e a inclusão financeira nessas regiões.

Também reúne 36 carteiras digitais e seis esquemas nacionais de pagamento por QR em diversos países, conectando mais de 100 milhões de comerciantes e 1,7 bilhão de contas de consumidores. A Ásia-Pacífico concentra a maior parte dessas iniciativas, com avanços relevantes na integração de pagamentos digitais transfronteiriços.

Na região, o volume de transações por e-wallets alcançou US$ 9,8 trilhões, o que representa quase dois terços do total global, além de registrar a maior taxa de penetração desse tipo de pagamento no mundo.



São José do Egito lança projeto SOGOV para digitalizar serviços públicos

A Prefeitura de São José do Egito, no Sertão de Pernambuco, deu início ao projeto São José Digital, iniciativa que utiliza a solução SOGOV para modernizar a gestão pública e facilitar o acesso da população aos serviços municipais. A proposta busca aproximar cidadãos e administração, permitindo que solicitações sejam realizadas sem sair de casa, ampliando a comodidade, a inclusão digital e a eficiência dos processos. Com a nova tecnologia, os moradores poderão registrar, acompanhar e receber respostas às suas demandas de forma totalmente digital.

Nesse cenário, o Mapa GovTech, do BrazilLAB, identifica mais de 330 iniciativas do poder público com intuito de melhorar a gestão dos municípios. O Hub GovTech ainda sinaliza que 475 startups, pequenas e médias empresas foram criadas e passaram a vender ou colaborar com o governo. Um aumento de 493% na oferta de soluções focadas em resolver problemas do setor público.

“O sistema fortalece a transparência, melhora a comunicação entre população e poder público e contribui para uma administração mais ágil e eficiente. Esse projeto deve impactar todos os setores da administração municipal. Nosso objetivo é aproximar o cidadão dos serviços públicos, oferecendo mais agilidade e comodidade, além de reduzir custos para o município”, afirma Lays Andrade, Gestora de Atendimento ao Cliente.

Ainda em fase inicial, a implementação do projeto busca transformar a relação entre prefeitura e moradores. “Estamos no começo da implementação, mas confiamos que o São José Digital vai transformar a relação entre o poder público e a comunidade, tornando-a mais simples e eficiente, completa Andrade.



Lançamento do Viva Academy foca em apoio a imigrantes

Lançamento do Viva Academy foca em apoio a imigrantes
Lançamento do Viva Academy foca em apoio a imigrantes

O Viva Academy foi lançado durante a Expo Cristã, realizada entre os dias 11 e 16 de setembro, em São Paulo. A escolha desse espaço reuniu milhares de visitantes interessados em temas ligados a conhecimento, transformação pessoal e novas perspectivas, além de reforçar o compromisso da Viva América — escritório especializado em consultoria imigratória nos Estados Unidos — em aproximar o público de informações relevantes e seguras sobre o processo de imigração.

A criação do Viva Academy responde à crescente demanda de brasileiros que buscam novas oportunidades no exterior, ao mesmo tempo em que enfrentam obstáculos burocráticos e práticos. A proposta da iniciativa é disponibilizar conteúdos educativos, orientações e ferramentas de apoio que auxiliem os imigrantes em diferentes etapas da mudança, desde questões documentais até a adaptação cultural.

A plataforma reúne cursos, workshops, mentorias e materiais práticos sobre temas diversos, como vistos, mercado de trabalho, saúde, finanças, integração social e aspectos emocionais da jornada migratória. A proposta é democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir o risco de erros que podem custar tempo, dinheiro e, muitas vezes, o próprio sonho da permanência nos Estados Unidos. O objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir o risco de erros que podem custar tempo, dinheiro e, muitas vezes, o próprio sonho de viver ou trabalhar nos Estados Unidos.

Trajetória do fundador do Viva Academy 

O projeto nasceu da trajetória de Rodrigo Costa, fundador do Viva Academy. O executivo também decidiu se aventurar no caminho da imigração para os EUA. Mesmo com experiência de mercado e bagagem profissional, enfrentou obstáculos que poderiam ter sido evitados com acesso à informação qualificada.

“Cometi erros que custaram caro, tanto do ponto de vista financeiro quanto emocional. Percebi que, se eu – com anos de experiência em gestão de negócios – enfrentei tantas dificuldades, imagine quem chega sem uma rede de apoio, sem domínio do idioma ou sem orientação adequada. Foi dessa dor que nasceu o Viva Academy, com a missão de ser uma fonte segura de informação e suporte para que outras famílias não passem pelo que eu passei”, afirma Costa.

Apoio integral para imigrantes 

Diferente de serviços isolados de consultoria, o Viva Academy foi pensado como um ecossistema completo, que une conhecimento, rede de contatos e ferramentas práticas. O objetivo não é apenas informar, mas também dar autonomia ao imigrante, oferecendo condições de tomar decisões mais seguras e estratégicas em todas as áreas da vida nos EUA.

Pilares da plataforma 

  • Educação prática: cursos e treinamentos sobre temas importantes para imigrantes, como vistos, mercado de trabalho, finanças, saúde e adaptação cultural.
  • Mentoria especializada: acesso a profissionais com experiência real em imigração e vivência nos EUA.
  • Suporte emocional: conteúdos e grupos de apoio voltados para o equilíbrio psicológico diante dos desafios da mudança de país.
  • Comunidade ativa: espaço de networking para que imigrantes compartilhem experiências, soluções e conquistas.

Impacto e perspectivas de futuro

O lançamento do Viva Academy busca atender uma demanda crescente por informação estruturada e confiável entre famílias brasileiras que se preparam para residir nos Estados Unidos. A expectativa é alcançar, nos próximos meses, milhares de pessoas interessadas em iniciar esse processo, contribuindo para que cada etapa da jornada seja mais clara, segura e planejada.

“Acreditamos que ninguém deveria enfrentar a jornada da imigração sozinho. O Viva Academy nasceu para ser esse braço de apoio, combinando tecnologia, conhecimento e comunidade. Nosso propósito é transformar vidas, ajudando cada imigrante a não apenas chegar aos Estados Unidos, mas a prosperar nele”, conclui Costa.



Taxa de sobrevida de leucemia infantil atinge 80% no Pasteur

Taxa de sobrevida de leucemia infantil atinge 80% no Pasteur
Taxa de sobrevida de leucemia infantil atinge 80% no Pasteur

A adoção de protocolos internacionais, associada a terapias complementares de suporte e a uma abordagem multidisciplinar, tem levado a taxa de sobrevida da leucemia linfoide aguda, tipo mais comum de câncer na infância, a alcançar até 80% no Hospital Pasteur, no Rio de Janeiro.

A leucemia representa cerca de 25% dos casos de câncer em menores de 15 anos, segundo o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC). A doença tem origem na medula óssea, responsável pela produção das células do sangue, comprometendo principalmente os glóbulos brancos, que passam a se multiplicar de forma descontrolada após mutações genéticas, ocupando o espaço das células saudáveis.

No Setembro Dourado, mês de conscientização do câncer infantojuvenil, o hematologista pediátrico Daniel Aranha, do Hospital Pasteur e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), destaca que na maioria dos casos os fatores de risco estão ligados à predisposição genética, e infecções virais podem servir de gatilho para uma segunda mutação, dando origem a uma célula leucêmica.

Entre os principais sintomas estão febre persistente (raramente ultrapassa 38, 5 °C), dor óssea intensa, palidez, manchas roxas, sangramentos e aumento dos linfonodos, fígado e baço, relata o especialista. Esses sinais podem ser confundidos com doenças comuns, como viroses, mas diferem pela persistência e intensidade.

“O câncer infantil não pode ser confundido com condições típicas da infância. É preciso estar atento ao quadro que não passa, é intenso e contínuo. A investigação médica e o tratamento iniciado precocemente aumentam consideravelmente as chances de cura”, explica o hematologista.

Segundo o médico, atualmente a quimioterapia continua sendo a base do tratamento da leucemia, mas, em alguns casos, sobretudo em crianças e adolescentes, pode ser indicado o transplante de medula óssea já nas fases iniciais. Nos últimos anos, novas terapias, como imunoterapia e inibidores celulares, também passaram a ser recomendadas para formas específicas da doença ligadas a mutações genéticas. Em todas essas frentes, o Pasteur mantém atuação integrada de médicos, enfermagem, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e assistência social, seguindo protocolos reconhecidos internacionalmente — soma de fatores que sustenta os altos índices de sobrevida.

Além da tecnologia e dos protocolos médicos, o Pasteur aposta no cuidado humanizado, com a introdução de atividades lúdicas individuais, que ajudam a aliviar a ansiedade durante o tratamento e reforçam o vínculo entre equipe e pacientes. Celebrações simbólicas, como o “chá das princesas” ou a festa de encerramento da quimioterapia fazem parte dessa rotina de cuidado. Também são realizadas terapias de suporte, como o laser de baixa intensidade contra a mucosite oral (feridas dolorosas na boca, causadas pela quimioterapia) e a aromaterapia com óleos essenciais, aplicada para reduzir ansiedade, náuseas e auxiliar no sono. Esses recursos não substituem o tratamento convencional, mas contribuem para melhorar a qualidade de vida das crianças.

Daniel Aranha explica que algumas estratégias ajudam a aproximar a rotina do habitual: “A escola pode enviar tarefas online, os amigos podem interagir por chamadas de vídeo e a família pode ajudar a manter hábitos e horários semelhantes aos de antes da doença”. Após a fase em que os quimioterápicos são administrados por via oral, a criança já pode retomar gradualmente a vida fora de casa.

O hematologista reforça ainda que o diagnóstico precoce, especialmente no caso de câncer, aumenta consideravelmente as chances de cura. “Quanto mais cedo ele é identificado, em estágio menos avançado, maiores são as chances de controle e tratamento eficaz. Já quando o diagnóstico é tardio, a doença tende a estar mais disseminada, o que dificulta o tratamento e reduz as possibilidades de sucesso”, explica.



Livros resistem à era digital e fortalecem o desenvolvimento

Livros resistem à era digital e fortalecem o desenvolvimento
Livros resistem à era digital e fortalecem o desenvolvimento

Com a popularização de vídeos curtos, plataformas de microlearning e inteligência artificial generativa, há uma tendência crescente de priorizar informações rápidas, de fácil digestão e com foco em recompensas imediatas. Essa mudança de comportamento é apontada no estudo State of the Consumer 2025: When disruption becomes permanent, que destaca a consolidação de hábitos digitais voltados à conveniência e à gratificação instantânea, principalmente no período pós-pandemia. No entanto, a leitura de livros segue como uma das formas mais completas de aquisição de conhecimento, sendo considerada um pilar fundamental do desenvolvimento humano e profissional.

A resenha crítica sobre o livro Faça-os ler!, do autor Michel Desmurget, intitulada Menos Face, mais Books – a importância da leitura para a saúde mental dos adolescentes, ressalta a relevância da leitura para o desenvolvimento do pensamento crítico, empatia e concentração. Além disso, na obra são mencionados estudos, os quais apontam que alguns neurônios específicos são ativados a partir de palavras que geram gatilhos no cérebro, até mesmo no campo sensorial. Essas são algumas competências essenciais em ambientes de trabalho cada vez mais complexos e colaborativos.

“Vivemos como se estivéssemos em uma competição de Fórmula 1, sempre em alta velocidade. Ler é mais do que apenas adquirir conhecimento; a partir desse hábito, é possível viabilizar que novas ideias encontrem espaço dentro de você. O conhecimento verdadeiro não vem do volume, mas da qualidade daquilo que você absorve”, destaca André Kaercher, treinador comportamental e fundador da Editora Kaercher.

Com base em sua experiência à frente de treinamentos e mentorias, Kaercher afirma que, ao longo da última década, percebeu uma lacuna crescente entre informação e sabedoria aplicada. Foi essa constatação que o motivou a fundar a Editora Kaercher, com o objetivo de oferecer livros que transformassem leitores em agentes de mudança, especialmente nas áreas de liderança, autoconhecimento, inteligência emocional e comportamento humano.

“Nos treinamentos, percebo que muitas pessoas carregam conteúdo, mas não sabem aplicar. Ler um livro bem estruturado, com linguagem acessível e base prática, é como ter um mentor acompanhando cada etapa da sua evolução”, comenta.

O Future of Jobs Report 2025, do Fórum Econômico Mundial, projeta que até 39% das competências atuais se tornarão obsoletas até 2030, mesmo com a desaceleração na taxa de substituição em relação a 2023. Entre as habilidades prioritárias estão: pensamento analítico, resiliência, criatividade, liderança, autoaprendizagem e inteligência emocional.

A partir dessa lacuna crescente entre conhecimento superficial e aplicação profunda, o treinador comportamental André Kaercher reforça: “Mesmo em um mundo acelerado, o livro é um instrumento de pausa e profundidade. Ele exige presença, reflexão, escuta”, afirma o fundador da Editora Kaercher.

A editora publica obras como A Chave do Sucesso, Eu Sou a Mudança e Como Acessar o Seu Poder, que combinam técnicas de coaching, PNL e líderes comportamentais com textos diretos e foco em aplicação prática.

Relatórios como o do WEF destacam que as competências humanas continuarão fundamentais em um mercado cada vez mais tecnológico. Empresas que investem no desenvolvimento de soft skills obtêm melhores resultados em inovação e engajamento, indicadores que têm conexão direta com os efeitos duradouros da leitura reflexiva.

Para Kaercher, a leitura não é apenas conhecimento: é um convite para “agir, refletir, reavaliar escolhas e crescer”.



Abordagem arquitetônica inspira cirurgias plásticas faciais

A cirurgia plástica facial compreende procedimentos estéticos e reparadores voltados à região da face. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), técnicas como lifting facial, blefaroplastia, rinoplastia, otoplastia, implantes e cirurgias reconstrutivas de pele fazem parte do conjunto de intervenções disponíveis para essa área.

A pesquisa global da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) mostra que os procedimentos estéticos cirúrgicos na face cresceram 4,3% em 2024, totalizando 7.497.709 cirurgias no mundo. O Brasil registrou 910.879 procedimentos estéticos cirúrgicos na face, o maior volume global, à frente dos Estados Unidos, que somou 563.426. Na categoria de Face Lifting, o número de procedimentos realizados ultrapassa 700 mil.

Avanços tecnológicos em arsenal terapêutico, como a cirurgia robótica, aprendizado contínuo em Cadáver Labs e cursos hands-on, também têm permitido intervenções com maior precisão e melhores resultados preditivos, é o que afirma o Dr. Hebert Lamblet, médico e cirurgião plástico.

Ele pontua que os princípios estruturais da arquitetura relacionados à cirurgia plástica facial podem ser aplicados para alcançar resultados mais estruturados e duradouros: “Assim como na arquitetura, o rosto humano possui uma base estrutural (ossos), pilares de sustentação (tecidos profundos e ligamentos) e uma fachada (pele e tecido subcutâneo)”.

Para o especialista, ao respeitar a estrutura do rosto e intervir para reforçá-la, é possível alcançar um rejuvenescimento esteticamente superior, mais natural,duradouro e, sobretudo, que preserve a identidade do paciente.

Inspirada na prática arquitetônica de restauração adaptativa, essa abordagem busca preservar as características definidoras do rosto enquanto adapta sua estrutura às mudanças trazidas pelo tempo. Em vez de “demolir e reconstruir”, o objetivo é respeitar e restaurar sua funcionalidade e estética de forma integrada

“Embora não se altere a estrutura óssea de forma invasiva na maioria dos casos de rejuvenescimento, a compreensão dessa fundação é crucial para planejar onde o volume e a sustentação precisam ser restaurados. Isso pode ser feito indiretamente, por exemplo, com o reposicionamento de tecidos moles que se apoiam nessas estruturas, ou com a restauração de volume em áreas estratégicas para compensar a perda óssea”, esclarece o especialista.

De acordo com o médico, o Sistema Músculo Aponeurótico Superficial (SMAS) e os ligamentos que fixam a pele e os músculos às estruturas ósseas são os pilares de sustentação do rosto, que com o tempo, enfraquecem e cedem, permitindo que os tecidos moles deslizem para baixo, criando sulcos, flacidez e perda de contorno. A abordagem arquitetônica propõe o reposicionamento e reforço desses pilares internos.

“Ao liberar e reposicionar o SMAS e os ligamentos, é possível restaurar a sustentação original da face, elevando os tecidos de forma natural e sem tensão na pele. Isso permite que o resultado seja mais estável e duradouro, pois é corrigida a causa da flacidez, e não apenas seus sintomas superficiais”, detalha o cirurgião.

Lamblet estabelece que a pele e o tecido subcutâneo — camada de gordura logo abaixo da pele — são como o revestimento externo de um edifício, que interage com o ambiente e reflete a luz. Segundo ele, esses elementos são responsáveis pela textura, luminosidade, hidratação e volume superficial. No entanto, dependem diretamente da solidez das fundações e pilares.

Após a restauração da estrutura profunda, pode-se focar na ‘fachada’ e restaurar o volume perdido de forma natural, preencher áreas de concavidade e melhorar a qualidade da pele”, declara o médico.

Segundo o especialista, a abordagem busca garantir um rejuvenescimento que preserve a naturalidade da expressão, considerada a essência da cirurgia plástica facial moderna. O método se baseia em cinco princípios que envolvem restauração em vez de transformação, foco na estrutura profunda, uso de tecido autólogo e regenerativo, mapeamento tridimensional personalizado e preservação da dinâmica facial.

“O objetivo é restaurar o que o tempo levou, devolvendo tecidos e volumes à posição original. Ao reposicionar os pilares internos, a pele se acomoda sem tensão, criando um resultado natural. O  uso da gordura do próprio paciente evita reações adversas e favorece a integração dos tecidos, o mapeamento tridimensional orienta a intervenção e, ao trabalhar as estruturas profundas respeitando os vetores naturais, a expressão e os movimentos são preservados”, ressalta o cirurgião.

Método Blueprint Facial

Inspirado nos princípios da abordagem arquitetônica, o Dr. Hebert Lamblet desenvolveu a metodologia Blueprint Facial, que combina tecnologia avançada e planejamento estratégico para resultados personalizados e duradouros. O método inclui mapeamento facial tridimensional, permitindo identificar  áreas de sustentação, projeção e transição, além de projetar o envelhecimento do rosto para planejar intervenções que respeitem a evolução natural da face e preservem sua estrutura.

“O Deep Plane Facelifting reposiciona tecidos profundos e SMAS, reforçando ligamentos e contornos naturais sem repuxar a pele, enquanto a cirurgia endoscópica frontal eleva a região frontal por incisões discretas. O enxerto de gordura autóloga devolve volume a têmporas, malar e mandibular, e procedimentos ancilares — lasers fracionados, radiofrequência e J-Plasma — redefinem textura, poros e uniformidade da pele”, revela o especialista.

O processo de avaliação do paciente na metodologia Blueprint Facial parte de anamnese detalhada e compreensão das expectativas, seguida por análise estrutural da base óssea com sobreposição digital dos tecidos moles e fotografias de alta resolução, mapeamento da pele com dermatoscópios digitais, avaliação dos pilares de sustentação e dos espaços negativos, avaliação dinâmica das expressões faciais e projeção de envelhecimento.

“O futuro aponta para integração ainda mais profunda entre a compreensão arquitetônica da face, tecnologia de ponta e avanços da medicina regenerativa. O rosto humano é a obra arquitetônica mais complexa e significativa que se pode ter o privilégio de trabalhar.”, conclui Lamblet.

Para mais informações, basta acessar: drhebertlamblet.com/



Dia Nacional de Adotar um Animal será comemorado em 4 de outubro

Dia Nacional de Adotar um Animal será comemorado em 4 de outubro
Dia Nacional de Adotar um Animal será comemorado em 4 de outubro

Muitos animais domésticos são abandonados pelos seus tutores, e os motivos para essa atitude são os mais diversos possíveis. O objetivo primordial do Dia Nacional de Adotar um Animal é incentivar a conscientização das pessoas a respeito dos direitos dos animais, mostrar que o abandono, a reprodução descontrolada e a falta de informação contribuem para gerar esta situação indesejada, que vai além do bem-estar animal e impacta também a saúde pública.

A data, comemorada anualmente no dia 4 de outubro, é uma oportunidade para combater o preconceito ainda existente contra animais que não possuem pedigree.

“Adotar um animal é um ato de responsabilidade social. Ajuda a reduzir o número de animais nas ruas e nos abrigos e valoriza a vida”, salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News, que no ano 2000 lançou esta campanha, criando o conceito de utilizar a denominação Dia Nacional para realizar o engajamento para muitas outras campanhas educativas.

Ao adotar um animal, é importante estar consciente das responsabilidades envolvidas: alimentação, vacinação, consultas regulares, tempo para brincadeiras, além de um local adequado para abrigá-lo.

Um animal com alto grau de bem-estar, segundo a Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), é considerado aquele que tem boa saúde e que pode expressar o seu comportamento natural.

Para o bem-estar, o animal deve, de acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), ser livre de fome e sede; livre de desconforto; livre de dor; livre de lesões e doenças; livre para expressar seu comportamento natural; livre de medo e estresse.

“Comemorado pelo 25º ano consecutivo, o Dia Nacional de Adotar um Animal, já conseguiu, por meio de iniciativas individuais e do apoio de entidades sérias, um resultado surpreendente. Ocorreram muitas adoções e aproximação de muitas pessoas à causa dos animais”, finaliza Vininha F. Carvalho.



Modelagem oversized avança na moda e ganha espaço global

Modelagem oversized avança na moda e ganha espaço global
Modelagem oversized avança na moda e ganha espaço global

A modelagem oversized, caracterizada por peças amplas e confortáveis, tem suas raízes na década de 1920. Naquele período, o estilo la garçonne marcou uma ruptura com os espartilhos ao introduzir vestidos tubulares de cintura baixa e linhas retas. A estilista Coco Chanel foi uma figura central nesse movimento, utilizando o jersey para criar conjuntos minimalistas que redefiniram a relação entre moda e conforto. Esse marco histórico ajuda a explicar como peças de grande volume se tornaram um elemento duradouro no vestuário.

As décadas seguintes foram marcadas por uma dualidade. Enquanto os anos 1980 trouxeram o power dressing, com seus ombros largos e volumes exagerados, subculturas emergentes começaram a desafiar a formalidade. No início dos anos 1990, o portal Fashion History documenta a adoção generalizada de roupas folgadas. O movimento grunge, de Seattle, popularizou o uso de jeans gastos e camisas xadrez, enquanto a cultura hip-hop estabeleceu camisetas extra grandes e calças baggy como símbolos de expressão cultural.

Essa estética logo alcançou o mercado de massa. Uma análise da CNN Brasil aponta que, nos anos 90, looks casuais eram frequentemente compostos por bermudas ciclistas, jeans de cintura alta e camisetas largas. O ponto de virada ocorreu em 1993, quando o estilista Marc Jacobs levou o grunge para a passarela para a grife Perry Ellis, legitimando a influência das ruas na alta-costura.

No Brasil, a tendência foi impulsionada pela música e pelo skate, sendo rapidamente absorvida pelo streetwear. Com a chegada dos anos 2000, marcas nacionais passaram a desenvolver coleções com modelagens oversized para atender a uma crescente demanda por peças que unissem conforto e individualidade.

Nesse cenário, a Brunx, fabricante brasileira de moda urbana, alinhou sua produção ao movimento, lançando linhas de camisetas lisas com modelagem oversized e apelo minimalista. Segundo a empresa, a estratégia visa oferecer roupas confortáveis com uma estética contemporânea. Em comunicado oficial, Valdecir Knies, CEO da Brunx, afirma que a adoção do estilo "reflete o compromisso da marca em atender às necessidades de conforto e expressão individual de nossos clientes".

Ao focar em peças lisas e cortes amplos, a Brunx desenvolveu uma identidade visual que busca traduzir conceitos de liberdade e fluidez. A empresa também destaca o uso de diferentes gramaturas de algodão e processos de lavagem para assegurar o caimento e a durabilidade dos produtos.

No cenário internacional, o oversized ressurgiu nos anos 2010. O Fashion History observa que designers como Demna Gvasalia (Balenciaga) e Hedi Slimane (Saint Laurent) revisitaram os anos 1980, criando casacos e blazers com volumes ampliados. Mais recentemente, marcas como Peter Do e Marc Jacobs seguiram a mesma linha, apresentando peças extragrandes em suas coleções.

Atualmente, a tendência oversized continua em alta, impulsionada pela busca por conforto e inclusão, conforme indicam relatórios da WGSN e análises de passarela da Vogue. No Brasil, o setor de streetwear ganha relevância pela inovação em materiais e design. Dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) posicionam o país como o segundo maior produtor mundial de denim e o terceiro em malhas. Globalmente, projeções do relatório The State of Fashion 2024, da McKinsey, apontam para a continuidade da tendência, consolidando o oversized como um pilar da moda contemporânea.



Lente desenvolvida com IA contribui para a correção visual

Lente desenvolvida com IA contribui para a correção visual
Lente desenvolvida com IA contribui para a correção visual

O avanço da Inteligência Artificial (IA) na medicina tem alcançado diferentes especialidades, e a oftalmologia é uma das áreas que mais tem incorporado soluções tecnológicas em seus procedimentos. Um dos exemplos mais recentes é o desenvolvimento da primeira lente intraocular espiral do mundo, criada com o auxílio de algoritmos de IA. O projeto foi realizado em parceria com o médico brasileiro João Marcelo Lyra e resultou na lente RayOne Galaxy, fabricada pela empresa britânica Rayner e já está disponível no Brasil.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados pelo Ministério da Saúde, apontam que cerca de 285 milhões de pessoas no mundo têm algum grau de deficiência visual. No Brasil, o último Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010 identificou mais de 35 milhões de pessoas com dificuldade para enxergar. Nesse cenário, soluções que ampliam o acesso a tratamentos eficazes e personalizados têm ganhado relevância.

De acordo com o oftalmologista Dr. Guy Romaguera Canto, a lente Galaxy é um implante intraocular de última geração, desenvolvido a partir da análise de milhões de simulações visuais e padrões de visão humana.

Os algoritmos utilizados, segundo ele, permitiram a criação de um desenho óptico que oferece foco contínuo em diferentes distâncias, o que representa uma mudança significativa em relação às lentes tradicionais. "A grande diferença está na redução dos efeitos colaterais, como halos e reflexos noturnos, e na capacidade de proporcionar uma visão mais natural e nítida", explica.

Enquanto as lentes trifocais convencionais operam com pontos de foco fixos, a Galaxy simula o funcionamento do olho humano, o que contribui para uma experiência visual mais próxima da realidade.

"O principal benefício para os pacientes é a independência quase total dos óculos, tanto para visão de longe quanto para perto e distâncias intermediárias, como o uso de computadores ou celulares. Além disso, a lente oferece estabilidade visual em diferentes condições de luminosidade, o que pode ser útil em atividades como dirigir à noite", destaca.

Já a aplicação da IA não se limita apenas ao desenvolvimento da lente. Segundo o médico, softwares baseados nesta tecnologia também são utilizados no planejamento personalizado das cirurgias, considerando características específicas de cada olho, como curvatura da córnea e tamanho da pupila. "A tecnologia está presente desde a concepção da lente até o momento em que ela é implantada, tornando o procedimento cada vez mais preciso e seguro", afirma.

Canto ressalta que o implante pode ser indicado tanto para pacientes com catarata quanto para aqueles que desejam apenas corrigir erros refrativos, como miopia, hipermetropia ou presbiopia. "No caso da catarata, a substituição do cristalino opaco por uma lente de última geração representa uma evolução no tratamento. Já para quem não apresenta a condição, a Galaxy surge como uma alternativa cirúrgica para quem busca se libertar do uso de óculos".

Em relação aos riscos, o especialista explica que eles são semelhantes aos das lentes intraoculares já consolidadas, como inflamação ou infecção, que são raros e controláveis com técnica adequada.

"A principal diferença está na seleção criteriosa do paciente, que exige exames detalhados da córnea, retina e pupila para garantir o resultado ideal. Quando bem indicada, a segurança é equivalente às lentes tradicionais, mas com benefícios superiores", pontua.

A chegada da lente Galaxy ao Brasil aproxima ainda mais a oftalmologia da chamada medicina de precisão. "Cada paciente passa a contar com uma solução visual sob medida, baseada em dados científicos e inteligência artificial", reforça Canto. Para o médico, essa integração representa uma tendência irreversível. "Ela já está nos auxiliando em diagnósticos, no planejamento cirúrgico e agora também na criação de tecnologias como a lente Galaxy", completa.

No futuro, segundo o especialista, a oftalmologia deverá incluir sistemas que ajustam parâmetros em tempo real durante as cirurgias, aumentam a precisão dos procedimentos e antecipam possíveis complicações, gerando mais segurança, melhores resultados visuais e uma abordagem cada vez mais personalizada.

"Estamos vivendo um momento histórico em que ciência, tecnologia e inteligência artificial se unem para transformar a forma como as pessoas literalmente enxergam", conclui.

Para saber mais, basta acessar: http://www.guycanto.com.br



Next Day #7 conecta startups e autoridades regulatórias

Next Day #7 conecta startups e autoridades regulatórias
Next Day #7 conecta startups e autoridades regulatórias

Nos dias 11 e 12 de setembro, São Paulo foi palco da sétima edição do Next Day, evento oficial do programa de aceleração realizado pela Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac). Voltado para startups de base tecnológica com alto potencial de mercado, o evento reuniu mais de 100 participantes, entre empreendedores, investidores e representantes de instituições financeiras e regulatórias, com o objetivo de fomentar conexões estratégicas e apresentar soluções que estão redesenhando o setor financeiro.

A programação combinou palestras, painéis e apresentações de cases de startups que passaram por ciclos anteriores do programa. Um dos destaques foi o painel “O Amanhã Regulado: inovação em movimento”, que contou com a presença de Fabio Araújo, economista do Banco Central, e Felippe Barretto, inspetor federal da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O debate abordou os impactos da regulação sobre tecnologias emergentes como blockchain, DLT e tokenização.

Durante o evento, foram anunciadas as startups selecionadas para os novos ciclos de aceleração, o Next Fintech – Batch #7 e o Next Impact – Batch #3. Também foi lançado o Next Report #5, documento que reúne os principais aprendizados da jornada anterior e contribuições de mantenedores, startups e parceiros.

De acordo com Daniele Teixeira, líder de inovação aberta na Fenasbac, a sétima edição do evento foi estruturada para gerar aprendizados, trocas e conexões relevantes para o ecossistema de inovação financeira. “As soluções apresentadas refletiram demandas concretas do mercado, com foco em áreas como análise documental, gestão de contratos, tokenização esportiva e de benefícios, business intelligence, blockchain aplicado à movimentação de valores e ferramentas voltadas à resiliência climática”.

A executiva ressalta que entre as startups com maior potencial de transformação estão a Wibx, que propõe um novo modelo de engajamento digital entre empresas e consumidores, a Investplay, que aposta em inteligência artificial para análise de dados financeiros, e a Netspaces, com soluções voltadas à tokenização e fracionamento de ativos imobiliários. “Também merecem destaque as soluções da Finchain, voltada à tokenização de commodities, e da TokenOne, que atua na antecipação de recebíveis via crowdfunding”.

Teixeira avalia que as startups selecionadas para o Batch #7 apresentaram alto grau de maturidade e escalabilidade, com base tecnológica sólida e histórico comprovado no setor. “Essas empresas estão alinhadas aos desafios diretamente ligados ao core business das corporações mantenedoras, o que potencializa as oportunidades de colaboração e crescimento”, afirma.

As tendências que devem orientar o próximo ciclo de aceleração, segundo a executiva, incluem fluxos de pagamento inteligentes, soluções de KYC para o middle market, infraestrutura para pagamentos globais via stablecoins, DeFi institucional para o mercado de capitais e agentes digitais voltados à oferta de produtos sustentáveis.

“Esses desafios foram definidos em parceria com mantenedores e parceiros estratégicos, assegurando alinhamento com necessidades reais do setor financeiro. Isso deu clareza aos participantes sobre para onde o mercado está caminhando, tanto no Brasil quanto no cenário internacional, e quais oportunidades despontam nos próximos anos”, explica.

Para Teixeira, a sétima edição reafirma o compromisso da Fenasbac em impulsionar o sistema financeiro por meio da inovação aberta, conectando corporações, startups e reguladores. “Ao reunir diferentes atores em um mesmo ambiente, o Next Day contribui para alinhar expectativas, promover o debate e acelerar soluções com potencial de transformação. Essa pluralidade de olhares é essencial para gerar impacto real e sustentável no setor financeiro”, conclui.

Para saber mais, basta acessar: https://next.fenasbac.io/



Turismo paulista deve representar 3,75% do PIB estadual

Turismo paulista deve representar 3,75% do PIB estadual
Turismo paulista deve representar 3,75% do PIB estadual

A economia do turismo em São Paulo segue em trajetória ascendente e já provoca revisões nas projeções oficiais. A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur-SP) atualizou a estimativa de participação do setor no Produto Interno Bruto (PIB) estadual para 2025, elevando o índice de 3,65% para 3,75%. Com isso, a movimentação financeira gerada pelo turismo deve alcançar R$ 340 bilhões, segundo análise do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), divulgado pela Agência SP.

O desempenho reforça o papel estratégico do turismo na economia paulista, que tem se beneficiado de uma agenda de eventos robusta, conectividade aérea ampliada e mudanças no perfil dos visitantes. Para Nicolas Sevi, CEO da TrevizZo, empresa especializada em hospedagem no modelo short stay, o setor deixou de ser coadjuvante e passou a ocupar posição central na dinâmica econômica do estado. "Isso mostra que o setor soube se reinventar e passou a ser um dos motores da economia paulista", afirma.

A expansão do turismo também tem favorecido formatos de hospedagem mais flexíveis, como o short stay, que se consolida como alternativa tanto para o público de lazer quanto para o corporativo. Segundo o executivo, esse modelo contribui para a descentralização da atividade turística e amplia o impacto econômico em diferentes regiões da cidade.

"Ele traz agilidade para o destino absorver picos de demanda, seja por lazer ou negócios, sem perder qualidade. É um modelo que gera capilaridade, porque leva o turismo para além dos grandes hotéis, conectando o visitante a bairros, restaurantes, cafés e comércios locais", explica.

O crescimento do modelo acompanha uma tendência global, em que o turista valoriza experiências locais e opções de hospedagem conectadas ao estilo de vida urbano. Nesse cenário, São Paulo se posiciona de forma competitiva em relação a outras capitais internacionais. Em 2024, a cidade foi eleita como um dos 100 melhores destinos do mundo, ocupando a 47ª posição segundo o ranking da Euromonitor International.

"Temos uma densidade de eventos única na América Latina, indo da Fórmula 1 ao Carnaval e passando por feiras e congressos. Isso nos coloca em um patamar competitivo com cidades como Nova York ou Paris, mas com a vantagem de sermos um hub natural de negócios e lazer ao mesmo tempo", avalia o Sevi.

O CEO avalia ainda que o short stay tem se adaptado ao público que busca a movimentação intensa das grandes cidades ao oferecer soluções voltadas à conveniência e à eficiência. "O modelo disponibiliza exatamente isso: check-in flexível, localização estratégica perto dos polos empresariais, internet de alta velocidade e até mesmo a opção de usar Salas VIP para reuniões rápidas ou para descansar antes de um voo."

De acordo com Sevi, a TrevizZo, que atua diretamente nesse segmento, já investe em soluções voltadas para o novo perfil de turista, que busca praticidade, flexibilidade e experiências personalizadas. Entre os benefícios oferecidos pela empresa está o espaço próximo aos prédios de hospedagem que reúne maleiro, vestiário, poltrona de massagem, salas de reunião e café. A empresa também oferece serviços de transfer e passeios personalizados. "O hóspede encontra a praticidade de um hotel e, ao mesmo tempo, a autenticidade da cidade", resume.

Com o cenário favorável, o executivo projeta crescimento acima da média do mercado nos próximos anos. O plano inclui expansão em regiões estratégicas, investimentos em serviços complementares e uso de tecnologia para otimizar a operação. Entre os projetos em desenvolvimento estão o CaféCoffee Stay, que leva café da manhã hoteleiro para prédios residenciais, a NooValise, voltada para soluções de armazenamento de bagagens, e a Dose Pioneira, que oferece passeios turísticos exclusivos. "Juntos, esses projetos formam o nosso ecossistema completo de hospitalidade urbana", conclui Sevi.

Para saber mais, basta acessar:http://www.trevizzo.com



Influenciadores protagonizam programa de verão da Ajufest

Influenciadores protagonizam programa de verão da Ajufest
Influenciadores protagonizam programa de verão da Ajufest

A plataforma Ajufest anunciou um novo lançamento para o verão 2026: o Programa de Verão Ajufest, uma produção inédita em Sergipe que será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do Ajufest e pela TV Aperipê, afiliada da TV Cultura.

Wadson Araújo, CEO e diretor executivo do Ajufest, explica que o projeto terá em torno de duas horas de duração e se destaca por ocupar um espaço ainda pouco explorado na temporada local, levando ao público informações sobre saúde, bem-estar, esporte, música, turismo e gastronomia diretamente de quatro diferentes bares de praia em Sergipe.

De acordo com ele, a ideia é produzir um formato dinâmico e interativo, conduzido pelos influenciadores Nathalia Libório e Kaio Ramon. "Nathalia é uma influencer sergipana que tem crescido em engajamento e seguidores através de brincadeiras e pegadinhas em seus conteúdos, levando a realidade do cotidiano das pessoas", detalha o profissional.

Já Kaio, conforme explica o diretor, é um jornalista e influenciador conhecido em Sergipe pelo desempenho, carisma e profissionalismo. "Além disso, ele atua como mestre de cerimônias em diversos eventos no estado", destaca.

O Programa de Verão Ajufest contará com uma grade diversificada de conteúdos que buscam dialogar com diferentes interesses do público. Na área da gastronomia, serão produzidas matérias especiais para destacar pratos e sabores regionais, além de dicas práticas de como reproduzi-los em casa.

"O bem-estar também terá espaço, com a participação de profissionais como fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e médicos, que compartilharão orientações voltadas a uma vida mais saudável. Já no campo das atividades físicas, educadores físicos vão promover dinâmicas com o público presente nas barracas de praia e instruções para quem acompanha de casa", detalha Araújo.

O turismo também terá um espaço de destaque no Programa de Verão Ajufest, em uma parceria com as secretarias municipais de turismo de Sergipe. Embora os roteiros ainda estejam em definição, a proposta é valorizar alguns dos principais atrativos do estado, como os Cânions de Xingó, a Serra de Itabaiana, as praias e dunas da Praia do Saco, o turismo religioso, além de cidades históricas como Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras e Nossa Senhora do Socorro (polo gastronômico e um dos maiores produtores de camarão do estado).

"Com a transmissão simultânea no canal do Youtube do Ajufest, na TV Aperipê afiliada à TV Cultura, site e redes sociais da plataforma, conseguimos unir e ampliar a audiência. Assim, alcançamos tanto os nossos seguidores e inscritos nas plataformas digitais quanto o público da TV aberta, fortalecendo ainda mais a proposta do programa", acrescenta.

O CEO acredita que o Programa de Verão será um passo importante para fortalecer a marca da plataforma e aproximar ainda mais o público. A empresa, conforme o profissional relembra, já consolidou uma tradição nas coberturas ao vivo e na produção diária de conteúdo em seu site e redes sociais, plataformas nas quais os números de audiência são destaque.

"Esses números, confirmados pelas métricas do Google Analytics e da Meta, têm garantido bons retornos a anunciantes e patrocinadores, consolidando a plataforma como uma das principais referências em comunicação e entretenimento no estado", conclui.

Para conferir mais informações sobre o Programa de Verão, basta acessar:
https://ajufest.com.br/



Recargas no Banco24Horas já passam de R$ 1,53 milhão em 2025

Recargas no Banco24Horas já passam de R$ 1,53 milhão em 2025
Recargas no Banco24Horas já passam de R$ 1,53 milhão em 2025

O Banco24Horas, um produto do grupo Tecban, registrou 58.343 recargas entre janeiro e agosto de 2025, movimentando R$ 1.532.041,00 no período. O ticket médio foi de R$ 26,26, com transações realizadas nos caixas eletrônicos convencionais da rede e no Atmo, o Banco24Horas compacto. A jornada de cada recarga é concluída em aproximadamente um minuto.

Nos primeiros oito meses do ano, o serviço ofereceu recargas de celular e TV pré-pagas. As principais operadoras habilitadas para essas movimentações são Claro, TIM, Vivo, Correios, Sercomtel e Algar. Durante o processo não há coleta de dados pessoais dos clientes para este tipo de operação.

Perfil de uso

O serviço de recargas está disponível em todas as regiões do país, em locais com alto fluxo de pessoas. Com base na geolocalização dos caixas eletrônicos do Banco24Horas, o público atendido é predominantemente das classes C, D e E.

“Queremos tornar a recarga do dia a dia rápida, acessível e segura para quem está em movimento. Em cerca de um minuto, o cliente conclui a operação e sai com o comprovante em mãos”, afirma Rodrigo Maranini, Gerente de Produtos e Canais de Distribuição da Tecban.

Experiência simplificada

A jornada de recarga foi desenhada com o mínimo de etapas e captura de informações para concluir a operação com segurança. O processo está disponível nos mais de 24 mil Banco24Horas de todo o Brasil.

Passo a passo para o cliente recarregar no caixa eletrônico:

  1. Na tela inicial do Banco24Horas, tocar em “Recarga, vale-presente, IPVA, multa e outros”
  2. Selecionar “Recarga de celular”
  3. Inserir o cartão de débito
  4. Escolher a operadora
  5. Digitar o número de telefone
  6. Selecionar o valor da recarga
  7. Confirmar os dados
  8. Digitar a senha
  9. Retirar o comprovante

 Recarregar no Atmo – Banco24Horas compacto:

  1. Tocar em “Mais serviços”
  2. Selecionar “Recargas” e depois “Recarga de celular”
  3. Escolher a operadora
  4. Digitar o número de telefone
  5. Selecionar o valor
  6. Confirmar os dados
  7. Digitar a senha
  8. Retirar o comprovante



Flow Multas participa da Semana Nacional de Trânsito

Flow Multas participa da Semana Nacional de Trânsito
Flow Multas participa da Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito começou com uma ação de grande impacto na Ponte Rio-Niterói, promovida pelo Detran-RJ em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Coordenadoria de Educação para o Trânsito e entidades da sociedade civil. A atividade reuniu motoristas, motociclistas e pedestres, reforçando a conscientização sobre os riscos de condutas imprudentes e a necessidade de um trânsito mais seguro para todos.

Durante a ação, os participantes puderam acompanhar simulações que demonstraram os efeitos do consumo de álcool na capacidade motora e cognitiva do condutor, deixando claro que dirigir sob influência de bebida alcoólica coloca em risco não apenas a própria vida, mas também a de terceiros. Representantes da PRF e autoridades estaduais destacaram a importância de iniciativas educativas como essa, que ajudam a prevenir sinistros e reduzir os índices alarmantes de acidentes nas rodovias.

Entre os convidados, esteve presente Gabriel França, sócio fundador da Flow Multas e representante do Instituto Brasileiro de Direito de Trânsito (IBDT). Em sua fala, reforçou o compromisso com a segurança viária e a importância de unir esforços entre órgãos públicos e sociedade para transformar o comportamento no trânsito: "Eventos como este são fundamentais para lembrarmos que o trânsito deve ser mais humano, justo e solidário. A conscientização é o primeiro passo para salvarmos vidas".

A ação integra o calendário oficial da Semana Nacional de Trânsito 2025, que tem como objetivo chamar atenção da sociedade para práticas de direção defensiva, respeito às leis e prevenção de condutas que podem resultar em tragédias. A mensagem central do evento foi clara: se beber, não dirija. Desacelere, porque o seu bem maior é a vida.

Com atividades educativas, demonstrações práticas e a participação de especialistas e autoridades, a iniciativa na Ponte Rio-Niterói reforça a necessidade de engajamento coletivo na luta por um trânsito mais seguro.



Encontro de gestão empresarial discute inteligência artificial para líderes

Encontro de gestão empresarial discute inteligência artificial para líderes
Encontro de gestão empresarial discute inteligência artificial para líderes

Alphaville, um dos maiores polos empresariais do país, será palco de um encontro voltado à gestão de negócios, nos dias 3 e 4 de outubro. O Summit Gestão em Negócios reunirá executivos, consultores e especialistas para discutir práticas de liderança, estratégias de crescimento e os impactos da Inteligência Artificial no ambiente corporativo.

O relatório do PwC’s 28th Annual Global CEO Survey indica que cerca de 49% dos CEOs esperam que a GenAI aumente a rentabilidade de suas empresas nos próximos 12 meses. O evento pretende analisar de que forma essa realidade pode ser incorporada às empresas brasileiras, especialmente em um momento de expansão digital.

Entre os nomes confirmados estão Lásaro do Carmo Jr., executivo que atuou no setor de varejo de cosméticos e acompanhou a transição do mercado para a era digital, e Eike Batista, empresário que participou de grandes projetos nos setores de energia e logística. Também participam Paulo Vitor Porto, especialista em estratégia empresarial, Raduán Melo, consultor em estruturação comercial e organizacional, e Matheus Prado, pesquisador em Inteligência Artificial.

Para Lásaro do Carmo Jr., a adoção da IA pode representar um avanço estratégico. “A Inteligência Artificial já é realidade e negá-la significa perder competitividade. O desafio está em compreender como ela amplia resultados e pode ser aplicada de forma ética e sustentável”, destacou.

Segundo Paulo Vitor Porto, a atualização constante em práticas de gestão é um dos fatores que diferencia empresas bem-sucedidas. “É fundamental que líderes estejam preparados para lidar com métricas financeiras, cultura organizacional e novas tecnologias. Eventos como este funcionam como um espaço de troca de experiências e de construção de soluções coletivas”, afirmou.

A programação prevê módulos sobre expansão de negócios, liderança de equipes, estratégias comerciais, gestão financeira e mentalidade empreendedora. Um dos destaques será o chamado “Momento Power”, dinâmica na qual participantes apresentam desafios concretos de suas empresas e recebem orientações diretas de especialistas convidados.

O Summit Gestão em Negócios – Edição São Paulo acontece no Coliseu Convenções, em Alphaville. A expectativa é reunir líderes de diferentes setores para dois dias de imersão em gestão estratégica.



Fenasan 2025 terá debate sobre Economia circular e lucro no saneamento

As mudanças climáticas e as limitações econômicas impuseram um grande desafio: reduzir impactos e gerar lucro de forma eficiente e inteligente. A economia circular é uma solução para reduzir significativamente as emissões de gases e promover o aproveitamento de resíduos. Este é o assunto da mesa-redonda “Economia circular orientada a resultados: perspectivas de negócio e lucro através da inovação com redução de perdas produtivas e aproveitamento máximo de resíduos”, que integra a programação do 36º Encontro Técnico da AESabesp/Fenasan 2025.

O engenheiro sanitarista da Sabesp, Hilton Alexandre de Oliveira, coordenador desta mesa-redonda, que ocorrerá no dia 22 (quarta-feira), das 11h às 12h30 – Sala Cantareira 5, ressalta que o tema das mudanças climáticas já está presente no evento: “Na Fenasan de 2024, tive o prazer de trazer para nosso evento uma contundente palestra de abertura sobre os pontos de não retorno climático — marcos em que os limites naturais e tecnológicos de recuperação são ultrapassados, exigindo que humanos e animais se adaptem a uma nova realidade.

O especialista ressalta que fenômenos como o derretimento das calotas polares e a expansão de desertos não são mais previsões distantes: “Já estão batendo à nossa porta. E, diante desse cenário, não podemos simplesmente abdicar das conquistas que a humanidade levou milênios para alcançar. A única saída viável é adaptar nossas tecnologias para garantir que a vida na Terra continue sustentável para nossos filhos e netos, explica.

“O tema desta mesa aborda uma nova fase da economia circular, com foco especial nos resíduos gerados pelo setor de saneamento. Trata-se de uma abordagem que vai além da consciência ambiental: ela busca gerar lucro e tornar-se economicamente viável sem depender exclusivamente de políticas públicas”, frisa o engenheiro.

Participam também do debate a vice-presidente da Attend Ambiental, Sonia Regina Rodrigues; o diretor-geral da Associação Latino Americana de Dessalinização e Reúso de Água, Luiz Fernando Bezerra (LAGUAZ); e a sócio-administradora da Switchon, Cymara Regina Oshiro.

A dificuldade para o setor é grande: “Reconhecemos os desafios dessa proposta — e os custos mais elevados das práticas de reúso e reciclagem em comparação à simples extração de matéria-prima da natureza. No entanto, diante da crescente demanda por soluções eficazes para a destinação de resíduos, abre-se espaço para que boas ideias de aproveitamento sejam compartilhadas e transformadas em iniciativas de negócio. É uma oportunidade de transformar desafios ambientais em valor econômico, conclui Hilton Alexandre de Oliveira.

Como parte do Encontro Técnico, será realizada a segunda edição do Encontro das Universidades, nos dias 22 e 23 de outubro, abordando tecnologias de ponta com pesquisa aplicada. Entre os convidados internacionais, estão confirmados os professores Francis L. de los Reyes III (North Carolina State University, EUA); Jackeline Martínez (University of Applied Science of Trier, Alemanha); Rui Cunha Marques (Universidade Lusófona, Portugal) e Lylian Coelho (Suez, França).

Serviço:

36º Encontro Técnico AESabesp – Fenasan 2025 – “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”

Mesa-redonda 8: “Economia circular orientada a resultados: perspectivas de negócio e lucro através da inovação com redução de perdas produtivas e aproveitamento máximo de resíduos”

Quando: 22 de outubro (quarta-feira), das 11h – 12h30 – Sala Cantareira 5

Onde: Pavilhões Verde e Vermelho – Expo Center Norte – São Paulo – SP

Mais informações, credenciamento e inscrições: fenasan.com.br

Visitação à feira é gratuita



Gestão de concessão por meio da URAE será debatida no Encontro Técnico AESabesp

A mesa-redonda “Os desafios da gestão de concessão por meio da URAE” abordará a gestão de contratos de concessão da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em municípios operados, com suas novas regras e formatações e o compartilhamento destas decisões dentro da Unidade Regional de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário (URAE). O debate faz parte da programação do 36º Encontro Técnico da AESabesp/Fenasan 2025, que acontecerá de 21 a 23 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo-SP.

O conselheiro e coordenador de contratos da AESabesp, Paulo Levy, organizador do debate, que ocorrerá no dia 23 (quinta-feira), das 11h às 12h30 – Sala Cantareira 2, explica como é feita a gestão do contrato de concessão por meio da URAE: “Atualmente são realizadas reuniões periódicas com os municípios atendidos, a Sabesp, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo de São Paulo (acionista da Sabesp) e a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo). Ali eles manifestam as suas demandas e situações, fazem os seus pleitos para com a Sabesp ou para com o governo. O objetivo desta mesa-redonda é mostrar o papel e o trabalho dessas três figuras que fazem a gestão”.

Para isso, vão participar da discussão: Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo de São Paulo (Semil); Samanta Souza, diretora de Relações Institucionais da Sabesp; e Luiz Antonio de Oliveira Junior, superintendente de fiscalização da Arsesp.

Serão discutidos o acompanhamento das obras do Anexo 2, as metas contratuais até 2029, o monitoramento dos investimentos, o atendimento às demandas específicas dos municípios, as fiscalizações da Arsesp e, de forma geral, toda a gestão contratual das concessões entre os municípios e a Sabesp. “Creio que este debate trará um grande aprendizado sobre a gestão do contrato e isso acaba impactando, gerando melhorias. Uma boa gestão, um bom trabalho da Sabesp, gera melhoria para o meio ambiente, gera universalização e gera melhoria de qualidade de vida também para as pessoas, conclui Paulo Levy.

Como parte do Encontro Técnico, será realizada a segunda edição do Encontro das Universidades, nos dias 22 e 23 de outubro, abordando tecnologias de ponta com pesquisa aplicada. Entre os convidados internacionais, estão confirmados os professores Francis L. de los Reyes III (North Carolina State University, EUA); Jackeline Martínez (University of Applied Science of Trier, Alemanha); Rui Cunha Marques (Universidade Lusófona, Portugal) e Lylian Coelho (Suez, França).

Serviço:

36º Encontro Técnico AESabesp – Fenasan 2025 – “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”

Mesa-redonda 9: “Os desafios da gestão de concessão por meio da URAE”

Quando: 23 de outubro (quinta-feira), das 11h – 12h30 – Sala Cantareira 2

Onde: Pavilhões Verde e Vermelho – Expo Center Norte – São Paulo – SP

Para mais informações, inscrições e credenciamento gratuito para visitar a Fenasan, basta acessar www.fenasan.com.br



Perspectivas do consumidor para 2026 da NIQ: marcas ousadas vencem com consumidores cautelosos

A NielsenIQ (NIQ) (NYSE: NIQ) divulgou hoje seu Consumer Outlook: Guide to 2026. (Perspectivas do Consumidor: Guia para 2026). Este relatório anual é um roteiro estratégico para impulsionar o crescimento em um mercado volátil e em rápida evolução, onde a cautela é a postura padrão do consumidor, destacando oportunidades para marcas que se adaptam com propósito, constroem confiança e se conectam com os consumidores em todos os canais.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250929030985/pt/

O relatório indica que os consumidores se adaptaram às mudanças constantes. Embora mais pessoas afirmem se sentir “confiantes”, esse sentimento mascara a realidade: a inflação, as despesas diárias e os custos dos empréstimos continuam a pressionar os bolsos. Na verdade, 40% dos consumidores globais afirmam estar cautelosos, mesmo com o arrefecimento da inflação.

O relatório também mostra que os consumidores de hoje estão gastando intencionalmente, recompensando varejistas e marcas que oferecem confiança, personalização e conveniência. Os produtos com rótulos limpos nos EUA estão crescendo a uma taxa de +7,5% este ano, em comparação com a média geral de +5,9% dos produtos de grande consumo (FMCG) nos EUA, provando que a transparência e a simplicidade impulsionam a lealdade. A confiança é agora um diferencial importante, com 95% dos consumidores afirmando que a confiança é fundamental na escolha de uma marca.

A inflação continua sendo uma preocupação global dos consumidores, especialmente em relação ao aumento dos preços dos alimentos e a uma possível recessão econômica. Além disso, a volatilidade das commodities está adicionando pressão às marcas. Os preços do café aumentaram 26,9% entre 2024 e 2025, enquanto os preços do cacau aumentaram 127,9% entre 2023 e 2024.

“O crescimento das marcas depende do volume, conquistando viagens e cestas por meio de uma seleção de produtos mais precisa, inovação e ofertas de marca própria que fazem com que cada dólar discrecionário limitado renda mais. Apesar da cautela crescente dos consumidores, as marcas podem conquistar fidelidade construindo confiança e oferecendo valor além do preço”, disse Marta Cyhan-Bowles, diretora de Comunicação e chefe do Centro de Excelência (COE) de Marketing Global da NIQ.

Comércio contínuo é a próxima fronteira. Os consumidores esperam caminhos de compra sem atrito, personalizados e instantâneos. Nos EUA, as compras em loja perderam 2,3% das ocasiões por comprador por ano, enquanto as ocasiões online aumentaram 16%. “Os compradores podem descobrir um produto no TikTok, compará-lo no Google e comprá-lo via WhatsApp. Para vencer, as marcas devem ter uma estratégia omnicanal, da prateleira à tela, das mídias sociais à pesquisa”, acrescentou Cyhan-Bowles. “O sucesso virá para as empresas que transformarem a disrupção – das mudanças na saúde à IA – em inovação, confiança e crescimento.”

O relatório Consumer Outlook da NIQ mostra como essas rápidas disrupções exigem estratégias proativas. Ao diminuir a lacuna entre a intenção e o comportamento do consumidor, a NIQ capacita as marcas a transformar a incerteza em crescimento, confiança e inovação. Baixe o relatório Consumer Outlook: Guide to 2026 (Perspectivas do Consumidor: Guia para 2026) aqui.

Sobre o Consumer Outlook: Guide to 2026

O Consumer Outlook: Guide to 2026 da NIQ fornece uma avaliação analítica da situação dos consumidores, com base em uma presença global de soluções de inteligência do consumidor e no feedback de quase 19.000 consumidores em 27 países. O objetivo: compreender melhor o seu pensamento atual sobre o ambiente econômico, bem como o que o consumidor está comprando e por quê. A pesquisa foi realizada entre 10 de junho e 8 de julho de 2025.

Sobre a NIQ

A NielsenIQ (NIQ) é uma empresa líder em inteligência do consumidor, oferecendo o entendimento mais completo sobre o comportamento de compra e revelando novos caminhos para o crescimento. Nossa presença global abrange mais de 90 países, cobrindo aproximadamente 85% da população mundial e mais de US$ 7,2 trilhões em gastos globais do consumidor. Com uma visão holística do varejo e os insights mais abrangentes sobre o consumidor — entregues por meio de análises avançadas em plataformas de última geração — a NIQ oferece o Full View. Para informações adicionais, visite www.niq.com.

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Aviso sobre declarações prospectivas

Este comunicado de imprensa pode conter declarações prospectivas sobre comportamentos esperados de consumidores, tendências de mercado e desenvolvimentos do setor. Essas declarações refletem expectativas e projeções atuais com base em dados disponíveis, padrões históricos e diversas premissas. Palavras como “espera”, “antecipa”, “projeta”, “acredita”, “prevê” e expressões semelhantes têm o objetivo de identificar essas declarações prospectivas. Tais declarações não garantem resultados futuros e estão sujeitas a incertezas inerentes, incluindo mudanças nas preferências dos consumidores, condições econômicas, avanços tecnológicos e dinâmicas competitivas. Os resultados reais podem diferir significativamente daqueles expressos ou implícitos nessas declarações. Embora nos esforcemos para basear nossos insights em dados confiáveis e metodologias sólidas, não assumimos qualquer obrigação de atualizar declarações prospectivas para refletir eventos ou circunstâncias futuras, exceto quando exigido pela lei aplicável.

NIQ-GENERAL

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

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Fonte: BUSINESS WIRE



Encontro do transporte de passageiros será em Curitiba

Encontro do transporte de passageiros será em Curitiba
Encontro do transporte de passageiros será em Curitiba

O encontro nacional do setor de transporte de passageiros vai antecipar as tendências deste segmento no Brasil. O evento terá as presenças do economista Gustavo Franco e do consultor Arthur Igreja como palestrantes. Realizado em Curitiba, o encontro reunirá empresários e executivos do setor no próximo dia primeiro de outubro.

Gustavo Franco integrou a equipe responsável pelo "Plano Real", é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e sócio da Rio Bravo Investimentos. E Arthur Igreja é autor do livro "Conveniência é o nome do negócio", pós-graduado em Negócios Internacionais pela americana Georgetown University, com mestrado executivo em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

As palestras abordarão temas relacionados ao futuro do setor, incluindo análises do cenário econômico nacional, esclarecimento de dúvidas e orientações estratégicas para empresários. A programação também vai tratar dos principais pontos de defesa dos interesses da categoria. O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fepasc) e organizador do encontro, Felipe Busnardo Gulin, diz que o evento é reconhecido como estratégico pelo setor de transporte de passageiros por debater o cenário econômico e trazer inovações da área, incluindo a transformação digital, oportunidades de "networking" e parcerias estratégicas.

Além das palestras, o encontro vai apresentar soluções inovadoras e debates sobre a política macroeconômica, transformação digital, sustentabilidade, regulamentação, combate à clandestinidade e à concorrência desleal. Outros temas em pauta serão a eficiência e inovação. São esperados dirigentes e executivos de empresas operadoras, fornecedores, instituições financeiras, especialistas, advogados e representantes do poder público.

A programação também vai trazer temas como mobilidade, proteção ambiental e o papel do Estado neste setor. O Encontro Nacional Tendências é promovido pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Paraná e Santa Catarina (Fepasc), com apoio da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Mercedes Benz Caminhões e Ônibus, Escritório Justen Pereira & Talamine – Advogados, ARCA Mobility as a Service, Grupo Incavel, Viação Garcia, Expresso Princesa dos Campos e Auto Viação Catarinense.

Local histórico em Curitiba

O encontro será realizado no Castelo do Batel, localizado em região central de Curitiba. Construído entre 1924 e 1928 pelo cafeicultor Luiz Guimarães, este castelo foi inspirado nas construções do Vale do Loire, na França. Depois, tornou-se a residência oficial do governador Moysés Lupyon em 1947. Em 1975, foi protegido como patrimônio cultural do Paraná.



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