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Falcon Luxe expande oferta de fretamento de jatos particulares com acesso em horários de pico

DUBAI, Emirados Árabes Unidos, June 01, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Falcon Luxe, divisão de fretamento privado da Falcon, parte do Alex Group Investment, anuncia a disponibilidade de acesso a voos em jatos particulares com horários determinados.

O conceito é simples: os clientes adquirem antecipadamente um número definido de horas de voo e as utilizam conforme necessário, desfrutando de acesso prioritárioàfrota da Falcon. Com o sistema de horas bloqueadas (“block hours”, no inglês), não há necessidade de solicitar um orçamento para cada voo ou lidar com procedimentos repetitivos de reserva.

As horas bloqueadas vêm se tornando cada vez mais populares para indivíduos e organizações que buscam uma maneira prática e confiável de voar. Elas são especialmente úteis para empresas que organizam voos frequentes, oferecendo uma alternativa mais inteligente, com transparência de custos e disponibilidade garantida.

O sistema de contratação por horas bloqueadas da Falcon Luxe proporciona simplicidade e conveniência. Os clientes sabem exatamente o que está incluído, quando podem voar e recebem o suporte necessário sempre que viajam.

“Hoje, as pessoas desejam que voar seja algo simples”, declarou o Sr. Sultan Rashit Abdulla Rashit Al Shene, fundador e presidente do Alex Group Investment. “As horas bloqueadas são a nossa maneira de fazer isso acontecer. Você não precisa se preocupar com a disponibilidade, o preço ou burocracia o tempo todo. Você simplesmente voa quando precisa, e isso funciona.”

A Falcon Luxe continua adaptando seus serviços para atender às crescentes expectativas dos viajantes, oferecendo soluções flexíveis de viagens em jatos particulares que simplificam a maneira como as pessoas voam.

Para obter mais informações sobre a frota Falcon Luxe, visite Falcon Luxe | Nossa frota – Falcon

Sobre a Falcon

A Falcon é uma fornecedora de serviços de aviação de excelência e oferece uma solução completa para todas as suas necessidades na aviação.

Saiba mais em flyfalcon.com, Instagram e LinkedIn

Informações para a mídia

Ines Nacerddine
diretora de marketing – Aviação
Alex Group Investment
E-mail: ines.nacerddine@alexgroupinvestment.com

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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1001100058)



Bitget faz parceria com a Kronos Research para oferecer liquidez de nível institucional e eficiência comercial

VICTORIA, Seychelles, June 01, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, principal corretora de criptomoedas e empresa Web3, anunciou uma parceria estratégica com a Kronos Research, uma das principais empresas de operação quantitativa, trazendo maior liquidez de mercado e eficiência de trading para traders e clientes institucionais da Bitget.

Ao integrar os recursos avançados da Kronos, a Bitget tem como objetivo fornecer uma liquidez mais profunda e spreads bid-ask mais apertados nos principais pares de negociação para seus operadores e clientes institucionais. Essa melhoria na profundidade do mercado garante que os traders possam executar grandes ordens com o mínimo de derrapagem, levando a uma operação mais eficiente e econômica. Esses aprimoramentos são particularmente benéficos para os operadores de varejo e institucionais que buscam a execução ideal em um ambiente de mercado dinâmico.

“A colaboração é mais um passo nos esforços da Bitget para fornecer serviços de operação de nível institucional de classe mundial. Com a Kronos Research, a Bitget fortalece a eficiência de sua plataforma, atendendo aos altos padrões de segurança e liquidez exigidos para clientes institucionais. Isso acrescenta uma camada adicional de eficiência ao ecossistema da Bitget. Essa integração é uma parceria estratégica para desenvolver uma infraestrutura que atenda às necessidades de nossos usuários”, disse Gracy Chen, CEO da Bitget.

Projetada para otimizar a profundidade da negociação e melhorar a qualidade da execução, a integração das estratégias algorítmicas avançadas da Kronos Research e a profunda experiência em aprimoramento de liquidez proporcionarão um ambiente de negociação mais contínuo e ágil, reduzindo a derrapagem, estabilizando os movimentos de preços e permitindo uma execução mais consistente em todos os ciclos do mercado. Essa parceria também ampliará a cobertura de liquidez para várias categorias de negociação, incluindo spot e contratos. Ao oferecer suporte a um conjunto mais amplo de ativos digitais com soluções de liquidez orientadas por algoritmos, essa parceria oferecerá spreads mais apertados e carteiras de pedidos mais resilientes.

“A infraestrutura robusta da Bitget oferece a baixa latência e a alta velocidade de execução de que precisamos para operar perfeitamente em diversas condições de mercado”, disse Hank Huang, CEO da Kronos Research. “Essa colaboração nos permite implantar estratégias de liquidez otimizadas em escala, gerando spreads mais apertados, maior profundidade de mercado e uma experiência de operação superior.”

Em 2025, a Bitget está dobrando seu compromisso de expandir os serviços para clientes institucionais, tornando-os um foco central de seu roteiro estratégico. Isso se baseia em uma base sólida estabelecida em anos anteriores, incluindo a introdução mais recente de serviços de empréstimo de criptomoedas para todos os pares de operaçãoàvista e o sistema de contas unificado, ambos projetados para oferecer maior flexibilidade, eficiência de capital e gerenciamento de ativos adicionados para investidores institucionais.

Atualmente, a Bitget trabalha com mais de 1.000 parceiros institucionais. Por meio de inovação contínua, integrações estratégicas e ofertas aprimoradas de produtos, a Bitget oferece serviços de classe mundial a uma clientela diversificada, que vai de investidores individuais a instituições de grande porte.

Sobre a Bitget

Fundada em 2018, a Bitget é líder em bolsa de criptomoedas e empresa Web3 do mundo. Atendendo a mais de 120 milhões de usuários em mais de 150 países e regiões, a corretora Bitget está comprometida em ajudar os usuários a operar de forma mais inteligente com seu recurso pioneiro de copy trading e outras soluções de operação, enquanto oferece acesso em tempo real ao preço do Bitcoin, Ethereum e preços de outras criptomoedas. Anteriormente conhecida como BitKeep, a Bitget Wallet é uma carteira de criptomoedas multicadeia de nível mundial que oferece uma variedade de soluções e recursos abrangentes da Web3, incluindo funcionalidade de carteira, troca de tokens, NFT Marketplace, navegador DApp e muito mais.
A Bitget está na vanguarda da adoção de criptomoedas por meio de parcerias estratégicas, como seu papel como parceira oficial de criptomoedas da melhor liga de futebol do mundo, LALIGA, nos mercados do ORIENTE, SUDESTE ASIÁTICO e AMÉRICA LATINA, bem como parceira global de atletas nacionais turcos Buse Tosun Çavuşoğlu (campeã mundial de luta livre), Samet Gümüş (medalhista de ouro no boxe) e İlkin Aydın (seleção nacional de vôlei), para inspirar a comunidade global a abraçar o futuro da criptomoeda.

Para mais informações, acesse: Site | Twitter | Telegram | LinkedIn | Discord | Bitget Wallet
Para consultas da imprensa, entre em contato com: media@bitget.com

Sobre a Kronos Research

Fundada em 2018, a Kronos Research é uma empresa de ponta de criação de mercado de criptomoedas e de negociação quantitativa alimentada por pesquisa de dados e algoritmos inteligentes, gerando bilhões de dólares americanos em volume de negociação por dia.

Com atividade de negociação em todas as bolsas de nível 1 e 2, bem como nos principais protocolos e plataformas DeFi, a Kronos é capaz de oferecer desempenho de negociação e liquidez superiores por meio de infraestrutura de negociação avançada e recursos de pesquisa quantitativa profunda.

Para mais informações, acesse: Site | X | LinkedIn ou entre em contato conosco pelo e-mail media@kronosresearch.com

Aviso de risco: os preços dos ativos digitais podem flutuar e sofrer volatilidade de preços. Os investidores são aconselhados a alocar apenas fundos que possam se dar ao luxo de perder. O valor de qualquer investimento pode ser afetado e existe a possibilidade de que os objetivos financeiros não sejam alcançados nem o investimento principal recuperado. Deve-se sempre procurar uma consultoria financeira independente, e a experiência financeira pessoal e a posição devem ser cuidadosamente consideradas. O desempenho passado não é um indicador confiável de resultados futuros. A Bitget não se responsabiliza por possíveis perdas incorridas. O conteúdo deste documento não deve ser interpretado como orientação financeira. Para mais informações, consulte nossos Termos de Uso.

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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1001100057)



Aplex expande e fecha parceria com monday.com e Keepit

A Aplex Distribuidora, empresa que faz a distribuição das soluções Kaspersky no Brasil, acaba de fechar uma parceria com a monday.com para fornecer estrutura de atendimento às revendas brasileiras. A empresa é uma das primeiras a operar neste modelo de negócios com a fabricante.

Além de monday, a empresa também vai passar a distribuir a solução da Keepit, voltada para backup de plataformas SaaS.

Essa expansão do portfólio representa um passo significativo para a Aplex, e visa atender à crescente demanda por soluções tecnológicas inovadoras no mercado brasileiro. Além disso, a Aplex planeja realizar uma série de eventos e treinamentos para apresentar as novas soluções e modelo de negócio ao mercado e capacitar as revendas interessadas na parceria comercial.

monday.com: crescimento no Brasil

Atualmente, a monday.com tem uma base de quase 10 mil clientes no país — e dez revendas. A solução é conhecida por seu sistema operacional — Work OS, uma plataforma low-code, no-code que possibilita que equipes criem fluxos de trabalho de acordo com suas necessidades. Também possui um modelo pronto para CRM, Desenvolvimento e Serviços.

“A Aplex vai oferecer a sua estrutura para as revendas da plataforma monday.com durante a venda e também no pós-venda. Isso permite que as revendas parceiras ampliem sua atuação sem investimentos em quadro de funcionários ou necessidade de suporte técnico interno, potencializando suas oportunidades de negócio com um modelo de parceria flexível e rentável”, explica Priscila.

Keepit: proteção de dados em SaaS

A Keepit fornece uma plataforma backup desenvolvida especificamente para a nuvem, com backup para serviços Microsoft como Azure DevOps, Dynamics 356, Entra ID e Microsoft 365; Google Workspace, Salesforce e Zendesk.

A empresa tem um serviço de armazenamento de dados imutável e à prova de violação, além de oferecer backup ilimitado com custo fixo por usuário. A Keepit tem sede em Copenhage, e data centers na Europa e Estados Unidos.



Zanini Seguros reforça atuação em gestão de riscos para transporte de cargas

O transporte de cargas sensíveis, como produtos farmacêuticos, eletrônicos e itens de alto valor agregado, exige estratégias específicas de gestão de riscos. Dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) apontam que, em 2023, o Brasil registrou mais de 7,2 mil ocorrências de roubo de cargas, uma média de 27 casos por dia nas rodovias nacionais.

Diante desse cenário, a Zanini Seguros tem intensificado sua atuação na oferta de soluções para a proteção de operações logísticas que envolvem cargas sensíveis. A corretora oferece consultoria especializada, gestão de apólices, monitoramento de riscos e assistência durante todo o trajeto, com foco na prevenção de perdas e na mitigação de impactos financeiros.

Nicolas Fritch, consultor de negócios da Zanini Seguros, destaca que “o transporte de cargas sensíveis requer não apenas uma cobertura robusta, mas também uma gestão ativa de riscos. Atuamos desde a análise dos roteiros até o acompanhamento do transporte, identificando pontos críticos e recomendando medidas preventivas”.

Entre as soluções disponibilizadas estão seguros específicos para transporte nacional e internacional, averbação online, suporte em casos de sinistros e integração com sistemas de rastreamento e monitoramento. Essas ferramentas ajudam a reduzir o tempo de resposta em casos de incidentes e garantem maior segurança operacional.

Além disso, a Zanini orienta seus clientes sobre as melhores práticas para reduzir vulnerabilidades, como o cadastro e a análise de motoristas, a escolha de rotas seguras e a adoção de tecnologias de monitoramento.



Comunicar falecimentos com respeito fortalece vínculos

A forma como uma instituição lida com a perda de um colaborador, líder ou ente próximo de alguém da equipe pode refletir diretamente em seu ambiente interno. O falecimento de uma figura relevante, seja no contexto corporativo ou em esferas maiores da sociedade, impacta coletivamente e exige uma abordagem cuidadosa na comunicação.

O falecimento do Papa Francisco, ocorrido em 21 de abril de 2025, na Cidade do Vaticano, mobilizou autoridades, veículos de imprensa e instituições religiosas ao redor do mundo. O momento demandou homenagens formais e comunicados respeitosos por parte de inúmeras entidades, evidenciando a importância de se comunicar a perda com empatia, clareza e responsabilidade.

De acordo com a publicação “Por que falar de luto nas empresas é tão importante?”, da Great Place to Work, o acolhimento em momentos de perda deve fazer parte da cultura institucional. A ausência de ações sensíveis ou falhas na comunicação pode acentuar o sofrimento e provocar distanciamento entre pessoas e grupos dentro das organizações.

A psicóloga Adriana Klein, especialista em luto no ambiente organizacional, afirma que “a elaboração de uma nota de falecimento deve ser feita com clareza, sobriedade e respeito à família e aos colegas”. Segundo ela, o conteúdo costuma incluir o nome da pessoa falecida, seu vínculo com a organização, a data do falecimento e, quando autorizado, as informações do velório. Klein também observa que, para facilitar esse processo, algumas empresas utilizam ferramentas digitais como o gerador de nota de falecimento da Coroa de Flores Nobre, que oferece modelos adaptáveis ao contexto institucional.

Adriana também explica que “em muitos casos, instituições optam por gestos simbólicos como o envio de flores ou mensagens de apoio, além de flexibilizar horários para que colegas participem de homenagens”. Segundo a psicóloga, essas ações contribuem para humanizar o ambiente organizacional e respeitar o momento vivido. Ela acrescenta que algumas empresas oferecem suporte psicológico por meio de programas internos ou convênios com profissionais especializados.

De acordo com Adriana Klein, o modo como uma organização reage ao luto influencia diretamente sua cultura. “Reconhecer o sofrimento coletivo, mesmo em pequenos gestos, fortalece os vínculos internos e ajuda a construir um ambiente mais empático e estável”, afirma. Ela ressalta que o acolhimento contínuo pode ser um diferencial importante na percepção de cuidado e respeito dentro das instituições.

Segundo especialistas em gestão de pessoas, o luto não se encerra com o anúncio da perda. O acolhimento contínuo e a escuta ativa nos dias seguintes são considerados essenciais para preservar o vínculo entre os membros da equipe. A psicóloga Elaine Gomes, em entrevista à Fiocruz Brasília, destaca que “é preciso viver o luto porque é o tempo que cada um precisa para aprender a viver sem a pessoa que morreu”. A profissional reforça que esse processo exige compreensão, respeito ao tempo individual e suporte emocional durante toda a trajetória.



Está pronto? O recurso “Right Now” da Grindr já está disponível no mundo inteiro

A Grindr, a Global Gayborhood in Your Pocket™ com média aproximada de mais de 14,6 milhões de usuários ativos mensais, anunciou hoje o lançamento global do Right Now, o seu mais novo recurso baseado em intenção idealizado para conectar instantaneamente pessoas em busca de encontros imediatos.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250530301009/pt/

Grindr's Right Now feature.

Grindr’s Right Now feature.

O Right Now é um feed em tempo real, separado da grade principal do aplicativo, que exibe perfis, onde os usuários do Grindr podem publicar textos e compartilhar fotos exibidas por uma hora, possibilitando que outros usuários com interesses parecidos saibam exatamente o que procuram.

“O Right Now possibilita que nossos usuários encontrem exatamente o que desejam, quando desejam, sem a necessidade de suposições”, disse AJ Balance, diretor de produto da Grindr. “Criamos esse recurso baseado em intenção com base no feedback da nossa comunidade para que eles possam se conectar com pessoas com ideias semelhantes, sem perder tempo com expectativas incompatíveis. A resposta ao nosso lançamento inicial em março foi tão expressiva que antecipamos o lançamento mundial antes do previsto, já que é evidente que as pessoas desejam isso… exatamente agora.”

Após pilotos bem-sucedidos na Austrália e em Washington, D.C., e expansões regionais no início de 2025, o Right Now está agora disponível para todos os usuários globais em sistemas operacionais iOS e Android. O Right Now pode ser acessado diretamente por um novo botão de entrada na grade principal, pela barra de navegação inferior ou a partir de uma barra lateral de perfil do aplicativo, resultando em um feed dedicado otimizado para engajamento imediato.

No lançamento, dependendo da localização, as pessoas terão acesso a uma série de sessões gratuitas de uma hora por semana (atualizadas toda sexta-feira) do Right Now, com a possibilidade de adquirir mais sessões após utilizar as sessões gratuitas.

Explore nosso roteiro de produtos para uma análise mais detalhada dos novos recursos que chegarão ao Grindr em 2025.

Sobre a Grindr Inc.

Com mais de 14,6 milhões de usuários ativos mensais em média, a Grindr (NYSE:GRND) cresceu para se tornar o Global Gayborhood in Your Pocket™, com a missão de criar um mundo onde as vidas de nossa comunidade global sejam livres, iguais e justas. Disponível em 190 países e territórios, a Grindr costuma ser o principal meio para os nossos usuários LGBTQ+ se conectarem, expressarem e descobrirem o mundo ao seu redor. Desde 2015, o Grindr for Equality promove os direitos humanos, a saúde e a segurança de milhões de usuários da comunidade LGBTQ+ em parceria com organizações em todas as regiões do mundo. A Grindr possui escritórios em West Hollywood, Bay Area, Chicago e Nova York. O aplicativo Grindr está disponível na App Store e no Google Play.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Hayley Richard

Press@grindr.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Consórcio é opção cada vez mais escolhida por brasileiros pelos seus atrativos

Com o cenário econômico desafiador e a taxa Selic ainda em patamar elevado (14,75%), os brasileiros têm buscado alternativas mais acessíveis e vantajosas para realizar grandes conquistas, como a compra de um imóvel ou veículo. 

Nesse contexto, o consórcio tem se consolidado como uma das escolhas preferidas. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), 57% das pessoas que optaram por essa modalidade afirmaram que o principal critério foi o valor das parcelas acessíveis. A pesquisa também mostrou que os entrevistados destacaram o consórcio como um bom investimento e que se trata de um parcelamento com taxas mais baixas.

A ausência de juros é um dos diferenciais do consórcio em comparação com outras modalidades de crédito. Ao contrário do financiamento tradicional, o consórcio não cobra juros — apenas uma taxa de administração diluída nas mensalidades. Isso significa menos custo ao final do contrato e mais controle sobre o planejamento financeiro. 

“O consórcio tem se mostrado uma alternativa inteligente para quem deseja conquistar um bem com organização e tranquilidade. Além de não ter juros, o cliente tem a vantagem de participar de um sistema colaborativo e pode ser contemplado tanto por sorteio quanto por lance”, explica José Climério Silva Souza, Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás.

Pesquisa da ABAC também mostra que 69% dos entrevistados pretendem adquirir um consórcio em 2025. Desse número, 44% têm interesse em imóveis e 38% mencionaram veículos leves.



Expansão de franquia imobiliária impulsiona setor no Brasil

O setor imobiliário brasileiro tem passado por constantes transformações, com novas soluções que buscam tornar os processos de compra e venda de imóveis mais eficientes.
A Kasa+, que opera com um modelo de franquia que integra crédito pré-aprovado ao processo de negociação, amplia sua atuação nacional e investe em estrutura para seus franqueados.

De acordo com Jefferson Aguiar, CEO da Kasa+, “a necessidade de agilidade e previsibilidade nas transações imobiliárias tem impulsionado o setor a buscar novos formatos de atuação. Nosso foco é fortalecer a rede e proporcionar estrutura para que os franqueados consigam atuar com mais segurança e assertividade no mercado”.

Com essa ampliação, a Kasa+ busca ampliar sua atuação em diferentes regiões e oferecer um modelo de operação que conecta corretores a compradores com maior previsibilidade financeira.

Investimento em suporte e tecnologia

A expansão da Kasa+ segue acompanhada de investimentos estratégicos para otimizar a operação das unidades franqueadas. Entre as novas iniciativas estão:

  • Consultoria especializada: apoio na implantação e gestão das unidades franqueadas;

  • Sistema de gestão automatizado: plataforma digital para administração de leads e acompanhamento de processos de venda;

  • Capacitação técnica e comercial: treinamentos voltados para o aprimoramento das estratégias de negociação e relacionamento com clientes.

“Queremos garantir que cada franqueado tenha uma estrutura que favoreça seu crescimento no setor imobiliário, com ferramentas que auxiliem desde a captação até o fechamento das vendas”, afirma Aguiar.

Projeção para os próximos anos

A Kasa+ acompanha o crescimento das franquias imobiliárias no Brasil. Dados da Associação Brasileira de Franchising apontam que o segmento cresceu 19,2% no último ano, reforçando a tendência de modelos estruturados para atender à demanda do mercado e posicionando-se entre os mais buscados no franchising em 2025.

A meta da Kasa+ é alcançar 120 unidades ativas nos próximos cinco anos, buscando atender empreendedores interessados no segmento imobiliário.

Entre os diferenciais do modelo de franquia estão a integração do crédito pré-aprovado, que facilita o fechamento de negócios com mais agilidade e previsibilidade, e a operação por meio de um sistema 100% digital, que permite ao franqueado gerenciar leads, acompanhar o funil de vendas e automatizar documentos em uma única plataforma.

A rede também oferece capacitação contínua, com treinamentos nas áreas comercial, jurídica e operacional, além de suporte completo, desde a fase de implantação até a rotina de gestão da unidade.

Mais informações sobre a expansão da Kasa+ e as oportunidades para novos franqueados estão disponíveis no site oficial (“https://akasamais.com.br/seja-um-franqueado-kasa“).



Errata – Setor de laticínios amplia investimentos em higiene industrial

A matéria enviada anteriormente continha duas citações da ABIA, que, através da assessoria de imprensa, solicitou a remoção das citações. Segue a versão corrigida.

A indústria de laticínios no Brasil vem intensificando seus investimentos em higiene industrial após episódios de contaminação que colocaram a segurança alimentar em xeque. Casos como os surtos de listeriose registrados em 2023 aumentaram a vigilância sobre os processos de higienização na produção de leite e derivados. Um relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apresentou importantes avanços em 2024, com destaque para a execução de 46% da Agenda Regulatória, melhorias nos fluxos normativos e reconhecimento de duas normas com o Selo de Boas Práticas Regulatórias. O passivo de processos caiu 46%, e houve ganho de agilidade nas análises, com redução de prazos e do índice de indeferimentos.

Em resposta, as empresas passaram a adotar protocolos mais rigorosos de limpeza, recorrendo a ferramentas como escovas técnicas, desenvolvidas para alcançar superfícies complexas em tanques, tubulações e ordenhadeiras. “A higienização adequada é o pilar da segurança alimentar no setor de laticínios”, afirma Jefferson Weinberger, consultor da área. Escovas com cerdas de nylon e design específico reduzem significativamente os riscos de contaminação cruzada.

Essas ferramentas são fabricadas com materiais resistentes a produtos químicos e altas temperaturas, atendendo não só às exigências da Anvisa, como também ao Regulamento Europeu EC 1935/2004, que regula materiais em contato com alimentos.

A crescente demanda por soluções de higiene impulsionou o setor de equipamentos industriais. Segundo o Relatório do Mercado de Máquinas 2024 da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), apresenta a evolução da indústria brasileira de máquinas e equipamentos, com dados analíticos, estatísticos e informativos, comparando, o desempenho do setor em 2024 com os anos de 2023 e 2013, este último marcado pelo melhor resultado histórico.

A fiscalização sobre Boas Práticas de Fabricação (BPF) também foi reforçada pela Anvisa, que exige o uso de ferramentas que não liberem partículas contaminantes. Isso impulsionou a busca por escovas certificadas que garantem eficiência sem comprometer os equipamentos.

Além disso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento intensificou auditorias em laticínios para garantir a conformidade com normas internacionais. O Brasil, que exportou US$ 1,2 bilhão em laticínios em 2024, segundo o Boletim de Exportações Agropecuárias 2024 da Embrapa, enfrenta pressão global para manter padrões elevados de qualidade.

A sustentabilidade também avança como prioridade. Escovas duráveis, que substituem itens descartáveis, estão alinhadas às metas de redução de resíduos da Agenda 2030 das Nações Unidas. Fabricantes têm apostado em materiais recicláveis e designs que aumentam a vida útil das ferramentas, reduzindo o impacto ambiental da indústria.

“A integração de tecnologias como sistemas automatizados de limpeza combinados com escovas técnicas é o futuro da higiene industrial, unindo eficiência, segurança e sustentabilidade no setor de laticínios”, destaca Jefferson Weinberger.



CBYK e VTEX impulsionam o e-commerce da NCR em Angola

A CBYK, empresa especialista em soluções digitais e tecnologia para negócios, anuncia uma parceria estratégica com a VTEX, uma plataforma global de comércio digital que permite que grandes marcas escalem e gerenciem suas operações B2B e B2C com total integração omnichannel em todos os canais de venda. Juntas, as empresas desenvolveram a nova plataforma de e-commerce da NCR, a maior varejista de TI em Angola. A iniciativa representa um avanço significativo na digitalização do comércio no país, estabelecendo um novo padrão para o setor.

O projeto tem como principal objetivo fortalecer a presença digital da NCR, acompanhando o crescimento da demanda por compras online. A adoção da plataforma VTEX proporciona escalabilidade, aumento no volume de vendas e uma experiência de compra alinhada às melhores práticas globais. Além disso, a parceria viabiliza customizações essenciais para o mercado angolano, como precisão na localização de entrega e novos métodos de pagamento.

“A flexibilidade da nossa tecnologia e a nossa capacidade de adaptação ao mercado angolano foram determinantes para o êxito desta implementação. Estamos construindo infraestruturas robustas e escaláveis, que lançam as bases para operações sustentáveis e de grande impacto em toda a África”, destaca Thiago Borba, da VTEX.

“Este é um momento transformador para a NCR e para o comércio eletrônico em Angola. A parceria com a CBYK e a integração com a VTEX nos permitem oferecer uma jornada de compra mais fluida, segura e adaptada às necessidades do consumidor angolano”, destaca Leonardo Oliveira, da NCR.

Desafios e inovações

A implementação do primeiro e-commerce VTEX em Angola exigiu soluções inovadoras para superar desafios técnicos e operacionais. Entre os principais avanços do projeto, destacam-se:

  • Payment App customizado, desenvolvido para integrar meios de pagamento locais ainda não homologados na VTEX; Sistema de localização aprimorado, garantindo maior precisão nos endereços de entrega e melhorando a experiência do consumidor;
  • Integração omnichannel, conectando estoques físico e digital em tempo real para otimizar a operação da NCR;
  • Interface intuitiva e acessível, facilitando a navegação e ampliando a inclusão digital;
  • Capacitação da equipe da NCR, preparando-a para operar um sistema mais sofisticado.

“O desenvolvimento desse projeto exigiu um profundo entendimento do mercado local. A combinação da expertise da CBYK e da tecnologia da VTEX permitiu soluções sob medida, que garantem uma operação eficiente e escalável”, explica Fábio Torino, da CBYK.

Impacto na economia e no varejo angolano

A digitalização do varejo em Angola impulsiona a economia local, fomenta a inclusão digital e cria novas oportunidades de emprego. Entre os benefícios do projeto, destacam-se: 

Crescimento do setor de e-commerce e modernização do varejo;
Expansão do conhecimento sobre tecnologia e digitalização;
Geração de empregos e capacitação profissional nas áreas de tecnologia e logística.

O e-commerce da NCR reflete a estrutura das lojas físicas, oferecendo categorias como Informática, Escritório e Papelaria, Eletrodomésticos, Smartphones e Tablets, Energia, e Imagem e Som. 

A NCR projeta um crescimento de 30% no faturamento digital nos próximos meses, consolidando o e-commerce como um canal estratégico de vendas. Além disso, o Grupo STYLUS, ao qual a NCR pertence, planeja expandir a digitalização para o atacado, ampliando o impacto do projeto.

“Estamos confiantes de que essa parceria não só impulsiona as vendas da NCR, mas também servirá de referência para todo o varejo angolano. Este é apenas o começo de uma nova era para o e-commerce na região”, conclui Fábio Torino, da CBYK.

O projeto reflete o compromisso da CBYK e da VTEX em transformar o varejo digital em Angola, estabelecendo um modelo de sucesso que pode inspirar outras empresas no continente africano.



Cresce a busca por biópsias de tireoide no Brasil

Especialistas em cabeça e pescoço, como a Dra. Adriana Brasil, têm observado um aumento no diagnóstico de nódulos tireoidianos na última década. Segundo a médica, esse cenário pode estar relacionado a dois fatores principais: o aumento na solicitação de ultrassons de tireoide em triagens de check-up, especialmente em grandes corporações, e a percepção de que a incidência de nódulos na tireoide pode estar crescendo na população. Na maioria dos casos, os nódulos não causam sintomas, o que reforça a importância dos exames de imagem para o diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado.

A necessidade de realizar uma biópsia na tireoide pode surgir principalmente quando o ultrassom identifica nódulos com características suspeitas, como margens irregulares, microcalcificações ou crescimento progressivo. Além disso, nódulos maiores que 1 cm também são indicativos para o exame. A decisão final deve sempre ser individualizada, considerando o perfil de risco de cada paciente.

De acordo com a Associação de Câncer de Cabeça e Pescoço (ABCG), a identificação de nódulos na tireoide tem sido cada vez mais comum nos consultórios médicos, acompanhada de um aumento no número de pacientes encaminhados para exames complementares. Com isso, a procura por biópsias de tireoide, especialmente a punção aspirativa por agulha fina (PAAF), tem crescido nos últimos anos.

“Essa tendência acompanha um cenário clínico em que os profissionais de saúde buscam maior precisão diagnóstica desde os primeiros sinais de alterações glandulares. O ultrassom cervical tem sido fundamental nesse processo, auxiliando na detecção de nódulos em estágios iniciais — muitos deles assintomáticos e descobertos de forma incidenta”, destaca a Dra. Adriana Brasil.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), cerca de 60% da população pode apresentar nódulos na tireoide ao longo da vida, sendo a maioria deles de natureza benigna. A biópsia por punção aspirativa é recomendada para avaliar a possibilidade de malignidade, especialmente quando o nódulo apresenta características suspeitas ao exame de imagem. 

“A PAAF é um exame rápido, com anestesia local e guiado por ultrassom. Na grande maioria dos casos, conseguimos tranquilizar o paciente ao confirmar que o nódulo é benigno, evitando cirurgias desnecessárias”, explica a Dra. Adriana.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para o triênio de 2023 a 2025 é de 14.000 novos casos de câncer de tireoide no Brasil

 

Dra. Adriana faz um alerta para os nódulos na tireoide: “Nem todo nódulo precisa ser investigado com punção. Levamos em conta fatores como o tamanho, padrão ecográfico, histórico familiar e sintomas do paciente para definir a melhor abordagem.”

As diretrizes internacionais da American Thyroid Association (ATA) orientam que nódulos com características específicas, como margens irregulares, microcalcificações ou crescimento progressivo, devem ser avaliados com maior atenção. Essas recomendações ajudam a evitar condutas desnecessárias e permitem um acompanhamento seguro e personalizado.

O avanço da tecnologia em exames de imagem e a ampliação do acesso ao diagnóstico por meio do SUS e da saúde suplementar contribuíram diretamente para a maior utilização da biópsia como ferramenta de triagem, como destaca notícia divulgada pelo Ministério da Saúde. “A medicina tem evoluído para ser mais precisa e menos invasiva. O nosso objetivo é oferecer um cuidado que una técnica, evidência científica e acolhimento”, conclui a Dra. Adriana Brasil.



RD Summit 2025 promete conexões para fortalecer negócios

A RD Station, unidade de negócios da TOTVS, anuncia o lançamento do RD Summit 2025. Consolidado no calendário oficial de eventos de São Paulo, o RD Summit acontece nos dias 5, 6 e 7 de novembro, no Expo Center Norte. A 11ª edição tem como tema “Conexões que fortalecem negócios”, reunindo especialistas, conteúdo prático, soluções e tendências para gerar conexões.

“O RD Summit 2025 marca um novo capítulo na nossa história, agora totalmente dentro do ecossistema TOTVS. Essa convergência nos permite ampliar a potência do evento, combinando a inovação e expertise em educação de mercado da RD Station com a escala e conhecimento da TOTVS. Juntos, vamos potencializar a rede de conexões entre quem transforma o digital e quem já move o Brasil, criando um ambiente impactante para todos os participantes”, destaca Vicente Rezende, CMO da RD Station.

Entre as novidades deste ano, estão confirmados nomes inéditos nos palcos, como: Andrew McLuhan – diretor do Instituto McLuhan e neto de Marshal McLuhan, um dos maiores nomes da comunicação mundial, a escritora brasileira Carla Madeira, Erich Shibata – designer e diretor criativo da Cimed, Sarah Buchwitz – CEO do Grupo Flow. Além destes, Flavia Mussalem, do Quinto Andar; Igão, apresentador do Flow Podcast; Theo Orosco, embaixador RD Station e Walter Longo, fundador Unimark; se juntam a outras personalidades requisitadas pelo público do evento, como Martha Gabriel, da Futurenow; Marcos Piangers, palestrante sobre tecnologia e inovação, criatividade e paternidade, e Genesson Honorato, da Kuba.

Geração de negócios e conexões

Em 2024, mais de 20 mil pessoas estiveram presentes e 50 mil acompanharam on-line a programação paralela do Live Show, com conteúdos transmitidos direto do evento. Do público total, 60% foi composto por lideranças, resultando em mais de R$ 200 milhões em negócios gerados e mais de 180 mil leads coletados pelos patrocinadores. Há seis meses da próxima edição, o evento já conta com mais de cinco mil participantes confirmados e 110 marcas patrocinadoras de diversos segmentos, como Conquer, BuzzLead, Vende-C, Instax Fujifilm, MBA USP/Esalq, MeetRox, 8D Hubify e mais. Haverá também o Startup Corner, espaço dedicado a startups, que já vendeu todas as cotas antecipadamente, sendo necessário abrir uma nova leva a pedido das empresas que desejam participar do evento.

Os participantes terão acesso a conteúdos educacionais, que vão desde a inspiração para novas ideias, práticos e avançados para escalar negócios em trilhas de conhecimento, além de outros palcos temáticos e novos formatos de conteúdos, com mais painéis. Além disso, as conexões se formam na troca entre especialistas e soluções na Feira de Negócios de mais de 20 mil metros quadrados.

Programação e ingressos

O RD Summit 2025 contará com mais de 300 palestrantes ao longo de três dias de programação. Os ingressos já estão à venda no site e disponíveis em duas modalidades de acesso: passaporte e VIP, ambos com acesso aos três dias de evento.

Evento: RD Summit 2025

Data: 5, 6 e 7 de novembro de 2025

Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02055-000

Informações e ingressos: https://www.instagram.com/rdsummit



Executivo supera falência e ganha projeção internacional

Mário Augusto de Castro tem no currículo cargos de liderança em empresas como GE, 3M, BD, Sanofi e Convatec. Em 2014, foi reconhecido como “Marketer of the Year” global pela General Electric, após liderar o projeto “Conexão GE”, um programa educacional voltado a profissionais de saúde, implementado em diversos países da América Latina e que contribuiu para os resultados da divisão de healthcare da companhia.

Antes de retomar a carreira executiva, Mário passou por um período de encerramento de atividade empresarial e reestruturação profissional, que marcaram o início de uma nova fase em sua trajetória.

Após o encerramento da operação de uma franquia da Reebok Fitness, o processo resultou em compromissos financeiros e mudanças no planejamento de carreira. “Mesmo com planejamento, existem variáveis que estão fora do controle de qualquer gestor”, afirma. Foi essa consciência — somada à decisão de investir em conhecimento — que o levou a um mestrado em negócios em Boston, nos Estados Unidos. Lá, estudou na Hult International Business School, frequentou cursos em Harvard e iniciou um novo ciclo de atuação.

Hoje, Mário é fundador de duas empresas — RoleUSA e Start Smart Easy — voltadas a apoiar brasileiros e estudantes internacionais no processo de estudo e trabalho nos EUA. Ambas têm como foco o impacto social e a educação como ferramentas de mobilidade e reconstrução de carreira.

Sua trajetória foi registrada no livro Feito para vencer, lançado em 2025. A publicação reúne relatos de experiências profissionais e conteúdos relacionados a temas como liderança, marketing e tomada de decisão em contextos adversos. A obra também propõe reflexões sobre como lidar com situações de crise e reposicionamento de carreira.

“Empreender não é um destino. É um modo de servir e gerar impacto. Comece, ajuste e depois cresça”, resume Mário em um dos trechos.

A obra foi pensada especialmente para líderes em transição, profissionais enfrentando desafios pessoais ou empreendedores em fase inicial. Segundo o autor, a vitória começa com a decisão de não parar — mesmo nos momentos mais difíceis.

Sobre o livro
Título: Feito para vencer – Uma visão de propósito, sonhos e resiliência no mundo dos negócios
Autor: Mário Augusto de Castro
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 88
Editora: Independente
Ano de lançamento: maio de 2025
ISBN: 978-65-981898-1-5



Panoramas RD Station: IA é utilizada por 58% das empresas

A adoção de Inteligência Artificial (IA) continua em expansão no Brasil e começa a ser utilizada em maior escala no marketing e nas vendas das organizações. Isso porque 58% das empresas já utilizam a tecnologia em suas operações, de acordo com o Panorama de Marketing e Vendas, lançado pela RD Station, unidade de negócio da TOTVS. Para o levantamento, foram ouvidos mais de 3.800 profissionais de empresas de diferentes portes e segmentos de todas as regiões do país, além de bilhões de dados das ferramentas RD Station. 

No marketing, 70% dos profissionais utilizam IA para atividades como criação de conteúdo, planejamento estratégico e personalização de campanhas. Já nas vendas, a tecnologia é aplicada na elaboração de pitches, análise de dados e otimização da produtividade. O dado representa um crescimento de 12 pontos percentuais em relação à última edição do estudo.  

Entre os principais benefícios relatados pelas empresas que adotaram IA estão maior facilidade na criação de conteúdo (72%) e aumento de produtividade (71%). Apesar desses avanços, 48% das empresas ainda estão nos estágios iniciais de implementação, evidenciando um grande potencial para expansão e amadurecimento no uso da tecnologia.

O WhatsApp também se destacou como uma ferramenta estratégica, sendo utilizado por 72% das empresas – sete pontos percentuais a mais que em 2024 –  para diversas finalidades, como atendimento comercial e fechamento de vendas (67%), nutrição de leads e envio de ofertas (52%) e captação de leads via botões ou anúncios pagos (37%). O canal foi apontado como o mais eficaz no contato inicial com leads, superando telefone e e-mail. No entanto, desafios como esforço manual e dificuldade para mensurar resultados ainda precisam ser enfrentados. O estudo mostra uma tendência de alta, já que houve um crescimento de sete pontos percentuais em relação ao ano passado (era 65%).

Outro ponto abordado no estudo foi a integração entre Marketing e Vendas, que permanece como um desafio para muitas empresas. Apenas 18% consideram essa conexão satisfatória, embora tenha havido avanços em relação ao ano anterior. A pesquisa revela que 57% das empresas não possuem um SLA (Acordo de Nível de Serviço) definido entre as equipes, enquanto 69% dos times de marketing acompanham os resultados de vendas. Investir em processos integrados e ferramentas compartilhadas, como CRMs, tem se mostrado uma estratégia eficaz para aumentar a conversão de leads e atingir metas. Melhorar a troca de feedbacks e a análise de perdas também são pontos críticos para fortalecer essa colaboração.

Desafios, oportunidades e tendências emergentes para 2025 

O Panorama também trouxe à tona os principais objetivos das equipes de marketing para 2025, que incluem gerar mais demanda de vendas (34%), aumentar o reconhecimento da marca (27%) e inovar nas estratégias digitais (14%). Apesar dessas metas, 71% das empresas não atingiram seus objetivos de marketing em 2024, reforçando a necessidade de melhorias em áreas como automação de processos, definição de metas claras e uso mais eficiente de dados. A centralização de informações e a integração de ferramentas foram destacadas como prioridades para superar esses desafios.

Entre as tendências emergentes para o próximo ano, o relatório aponta a valorização de conteúdos mais pessoais e autênticos (52%), a transformação das redes sociais para promover maior conexão com o público (41%), o relacionamento humanizado via bots e automação (39%) e a comoditização da Inteligência Artificial (33%). Estratégias omnichannel e a hipersegmentação prometem redefinir a forma como marcas interagem com seus públicos, enquanto o live commerce e a criação de comunidades ganham força como novas formas de engajamento e inovação no setor.

“Com o Panorama de Marketing e Vendas 2025, buscamos não apenas mapear as tendências que estão transformando o mercado, mas também oferecer insights práticos para que empresas de todos os portes possam se preparar para o futuro. A Inteligência Artificial, o WhatsApp e a integração entre Marketing e Vendas são mais do que tendências — são pilares fundamentais para alcançar resultados consistentes em um cenário cada vez mais competitivo e dinâmico. Nosso objetivo é ajudar as empresas a navegarem por essas mudanças com clareza e estratégia”, destaca Gustavo Avelar, vice-presidente da TOTVS à frente da RD Station.  



Evento de Relações com Investidores acontece em 23 e 24 de junho de 2025

A 26ª edição do Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais, maior evento da área da América Latina, ocorrerá em 23 e 24 de junho de 2025, no Teatro B32, Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3.732, em São Paulo (SP).

O evento anual é realizado pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA) e pelo Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) e conta com a participação de especialistas de mercado, RIs de grandes empresas e representantes de órgãos reguladores.

Além de ser palco de debates, o Encontro de RI promove e incentiva a troca de experiência entre os profissionais. Há, também, durante os dois dias de evento, estandes com novidades e ferramentas do mercado, que podem ser utilizadas pelas equipes de Relações com Investidores.

Na 26ª edição, o evento terá uma novidade, no dia 23 de junho de 2025, às 12:00, durante o brunch na área dos estandes, também serão desenvolvidas atividades paralelas, por meio de mesas-redondas simultâneas com especialistas, abordando temas como: “ESG – S1 e S2”; “Listagem no Brasil”; “Relacionamento com o investidor institucional”; “Avaliação das áreas de RI”; “Relacionamento com o Investidor Pessoa Física”; “Como elaborar um relatório vencedor”; e “Formador de Mercado”. Os debates dos temas serão conduzidos por: Alexsandro Tavares, Presidente da Comissão de Auditoria e Normas Contábeis (CANC) da ABRASCA; Flavia Mouta, Diretora de Emissores da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão); Gustavo Carrijo Duarte, Coordenador da Comissão Técnica do IBRI; Gustavo Lopes Rodrigues, Diretor de Relações com Investidores do Itaú Unibanco Holding; Ian Nunes Costa e Costa, Gerente Executivo de Relações com Investidores da Tegma; Lícia Rosa, Gerente de RI da Itaúsa; Victor Becker Tavares, Coordenador de Sustentabilidade – Diretoria de Riscos e Controles Internos da Rede D’Or; e Rodrigo Ribas, Equities Sales do BTG Pactual.

O evento tratará de temas como: “Instrumento de dívida e Mercado de dívida”; “Estratégias para reduzir o custo de captação das companhias no cenário atual”; “Apresentação da pesquisa Deloitte e IBRI – Evolução nas Relações com Investidores, Normas Regulatórias e Tecnologias Emergentes Impulsionam o Papel do RI”; “Transformação Digital e Dados no RI”; “Dupla listagem – ADR BDR, como explorar outros mercados, porque duas listagens, como escolher a Bolsa onde listar e como fazê-lo”; “Geração de Valor para o Programa de Relações com Investidores – Insights com as companhias que aumentaram liquidez no último ano”; “Construindo a Estratégia ESG”; “Perspectivas Macroeconômicas”; e ISSB S1 e S2.

O 26º Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais já conta com os seguintes patrocinadores: Diamante – Itaú Unibanco; Ouro – Banco do Brasil; blendON – ESG Services; Bradesco; BTG Pactual; e Valor Econômico S/A; e Prata – B3; Deloitte; Demarest Advogados; MZ Group; Netshow.me; TheMediaGroup; e Vale. Apoio especial: Cescon Barrieu Advogados; Fitch Ratings; SUMAQ; e Workiva. Parceiros de mídia: Portal Acionista e Revista RI.

Além disso, há o apoio institucional das seguintes entidades: Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP); Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (APIMEC BRASIL); Fundação de Apoio aos Comitês de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade (FACPCS); Instituto de Auditoria Independente do Brasil (IBRACON); e Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP).

Para mais informações e inscrições, basta acessar: https://www.encontroderi.com.br/

Credenciamento de Imprensa: credenciamento@digitalassessoria.com.br

 



Experiência técnica desafia avanço da automação offshore

A transição para fontes de energia limpa tem impulsionado investimentos significativos na indústria offshore. No entanto, a rápida expansão do setor expõe uma lacuna crítica: a escassez de profissionais experientes capazes de garantir a segurança e eficiência das operações.

A Siemens Energy estima que serão necessários até 500 mil novos trabalhadores qualificados para atender às metas de neutralidade de carbono nos próximos anos. O setor offshore do Reino Unido precisa atrair 10 mil novos profissionais anualmente até 2030 para cumprir os objetivos de descarbonização da rede elétrica.

Carlos Augusto Alves Santos, Supervisor de Perfuração Marítima com mais de 40 anos de experiência embarcada e membro honorário da Science Academy, ressalta:

“A resposta adequada em momentos críticos depende de um repertório técnico construído ao longo de anos de experiência. Algoritmos e simulações são ferramentas valiosas, mas não substituem a vivência operacional”, afirma.

Em 1996, Santos participou da resolução de um incidente significativo na plataforma Petrobras IV, quando uma falha no sistema de geração elétrica resultou em incêndio e risco de colapso. A equipe técnica, liderada por profissionais experientes, implementou ajustes no sistema de Controle PID (Proporcional, Integral, Derivativo), contendo o incêndio e restabelecendo o equilíbrio energético da unidade. A metodologia aplicada foi posteriormente registrada, servindo como referência para outras plataformas.

A escassez de profissionais experientes não é exclusiva do setor offshore. A indústria manufatureira enfrenta um déficit de 600 mil trabalhadores, com projeção de 3,8 milhões de vagas até 2033.

O governo britânico lançou iniciativas para treinar milhares de trabalhadores em habilidades verdes, visando apoiar a transição para energia limpa.

Santos enfatiza a importância de programas de mentoria e transferência de conhecimento:

“A digitalização é uma aliada poderosa, mas deve caminhar junto com o conhecimento técnico embarcado. A engenharia de risco marítimo exige decisões em segundos, e nem todo cenário pode ser previsto por sistemas automatizados”, conclui.

Enquanto a automação avança, o desafio da indústria offshore permanece em encontrar um ponto de equilíbrio entre a inovação tecnológica e a preservação do conhecimento embarcado — componente essencial para garantir a segurança, a continuidade e a eficiência das operações marítimas.



Estudo do Ipea revela crescimento lento do terceiro setor

O Mapa das Organizações da Sociedade Civil (Mapa das OSCs), plataforma desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revela que o Brasil possuía 897.054 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) ativas em 2024. O dado mostra um crescimento de apenas 2% em relação ao ano anterior, representando um acréscimo de 17.674 instituições. Apesar do aumento, especialistas apontam que o ritmo de crescimento é considerado tímido, considerando a importância do terceiro setor para o desenvolvimento social e econômico do país.

O estudo do Ipea demonstra que as OSCs desempenham um papel fundamental em diversas áreas, como assistência social, educação, saúde, cultura, meio ambiente e defesa dos direitos humanos. Essas organizações atuam em complementação ao Estado, oferecendo serviços essenciais à população mais vulnerável e promovendo a inclusão social.

Na série histórica, o Brasil tinha cerca de 746 mil organizações em 2014, representando um aumento de 151 mil (16,83%) na última década. Apesar do crescimento significativo no período, o ritmo de expansão desacelerou nos últimos anos, gerando preocupação entre especialistas e representantes do terceiro setor.

“O crescimento de 2% em 2024, embora positivo, acende um alerta. Precisamos investigar os fatores que estão limitando o desenvolvimento do terceiro setor e buscar soluções para fortalecer essas organizações”, afirma o advogado Tomáz de Aquino Resende, especialista em assessoria jurídica voltada ao terceiro setor. “É fundamental que o governo, o setor privado e a sociedade civil unam forças para criar um ambiente mais favorável às OSCs, desburocratizando os processos, ampliando as fontes de financiamento e fortalecendo a sua capacidade técnica”, completa.

O Mapa das OSCs é uma ferramenta essencial para o planejamento de políticas públicas e para a compreensão da dinâmica do terceiro setor no Brasil. A plataforma oferece informações detalhadas sobre a localização, o porte, a área de atuação e a forma jurídica das OSCs, permitindo uma análise mais precisa e aprofundada do setor.



GestãoClick, Matera e Uqbar são novas parceiras da ABCD

A Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), representante das fintechs de crédito, anuncia três novas parcerias comerciais. GestãoClick, Matera e Uqbar fazem agora parte do grupo de empresas que oferecem condições especiais e benefícios para as afiliadas da entidade.

Atendendo a mais de 25 mil companhias em todo o país, a GestãoClick oferece uma plataforma de ERP 100% on-line, com funcionalidades que incluem desde a emissão de notas fiscais até o controle financeiro e de estoque.

“Para as fintechs, na prática, isso significa maior controle dos processos administrativos, integração com APIs, automação de rotinas e a capacidade de escalar operações com mais agilidade e segurança. Nosso sistema também contribui para a conformidade fiscal e contábil, pontos cruciais para instituições financeiras e empresas que operam sob forte regulação”, ressalta Ronei Marcos Silva Marques, CEO da GestãoClick. “A parceria com a ABCD nos aproxima ainda mais das dores e necessidades do setor, possibilitando um alinhamento estratégico contínuo”, completa Marques.

Especializada em tecnologia para o setor financeiro, a Matera tem mais de 35 anos de atuação e oferece soluções de core banking, meios de pagamento, crédito digital, entre outras. Com mais de 90 milhões de contas digitais ativas, a empresa administra cerca de R$ 15 bilhões em quase 2 milhões de contratos de crédito.

“A parceria com a associação é importante porque une nossa expertise em tecnologia para sistemas financeiros com a missão da ABCD de ampliar a sua rede de associados com soluções seguras, ágeis e eficientes, tanto para as instituições financeiras quanto para seus clientes, fortalecendo o ecossistema de crédito digital no Brasil”, afirma Amilcar Chaves, diretor da vertical de crédito da Matera.

Posicionando-se como o Market Network dedicado ao mercado de Finanças Estruturadas, com mais de 50 mil acessos únicos no mês, a Uqbar atende a todos os segmentos do espectro financeiro — de empresas que buscam financiamento a investidores institucionais, passando por todos os segmentos de prestadores de serviço, órgãos reguladores e entidades de infraestrutura do mercado financeiro, tendo o propósito de entregar inteligência de mercado, conectividade e um ambiente de negócios.

“Por meio de nossa plataforma, as fintechs associadas à ABCD podem identificar oportunidades de funding, especialmente via FIDCs (Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios) e CRs (certificados de recebíveis), acompanhar o comportamento dos concorrentes, fazendo benchmarking por segmento de atuação, além de monitorar investidores ativos, gestores, cedentes e lastros e utilizar informações estratégicas para tomar decisões”, destaca Carlos Augusto Lopes, CEO da empresa.

“Fazer parte da rede de parceiros da ABCD representa uma grande oportunidade para a Uqbar se conectar a um ecossistema altamente relevante de fintechs, originadoras e plataformas digitais de crédito, que vêm transformando o mercado financeiro brasileiro”, finaliza o executivo. 

Mais informações sobre todas as parcerias comerciais da ABCD estão disponíveis em: https://creditodigital.org.br/parcerias-comerciais/

 



Treeal recebe aval do Banco Central para operar com IP e IPT

A Treeal – fintech especializada em soluções de meios de pagamento – anuncia que recebeu autorização do Banco Central do Brasil para operar como Instituição de Pagamento (IP), nas modalidades de emissora de moeda eletrônica e credenciadora, e também como Iniciador de Transação de Pagamento (ITP), o que permite à empresa iniciar transferências em nome dos usuários, com consentimento, sem a necessidade de acessar múltiplas plataformas bancárias. A conquista é um marco na trajetória da empresa e garante mais autonomia para expandir sua oferta de soluções financeiras com segurança, escalabilidade e total conformidade regulatória. 

Como parte do seleto grupo de fintechs a receber as duas licenças do Banco Central, a Treeal vai expandir sua infraestrutura de pagamentos no ecossistema do Open Finance no Brasil. “Receber as licenças do Banco Central é uma validação importante da robustez do nosso modelo de negócios e da nossa governança”, afirma João Santos, CEO da Treeal. “Acreditamos que, ao eliminar barreiras operacionais, liberamos o potencial criativo e produtivo das organizações, permitindo que se concentrem no que realmente importa: seu core business e o crescimento sustentável, em benefício dos clientes”.

Fundada em 2020, a Treeal nasceu da identificação de uma lacuna crítica no mercado corporativo: a necessidade de transações empresariais mais ágeis, seguras e transparentes em um cenário cada vez mais digital. Desde então, a fintech vem se consolidando no mercado por oferecer uma infraestrutura tecnológica que suporta grandes volumes de transações com baixa latência, por meio de APIs e sistemas próprios. Atualmente, a empresa realiza mais de 200 milhões de transações via Pix por mês, atendendo a empresas que demandam estabilidade, agilidade e decisões baseadas em dados. 

“Nosso propósito é transformar a forma como as organizações se conectam e transacionam entre si, e esse passo nos aproxima ainda mais de um ecossistema financeiro mais eficiente, acessível e digital. Combinamos tecnologia de ponta com a melhor experiência do usuário, e é isso que continuará guiando nossa atuação”, diz João Santos. 

Próximos passos 

Entre os próximos passos da Treeal estão a expansão da infraestruturade BaaS, com soluções ainda mais completas para integrar serviços financeiros diretamente aos sistemas das empresas. A proposta é clara: simplificar a gestão financeira, automatizar processos críticos como liquidação, split e conciliação, e oferecer controle total sobre o fluxo de caixa — tudo em tempo real e sob a marca do próprio cliente. 

No e-commerce, a Treeal aposta em uma abordagem disruptiva, com a implementação de pagamentos contextuais que se integram de forma nativa a qualquer plataforma digital. Essa tecnologia elimina atritos no checkout e, segundo testes realizados pela empresa, pode reduzir o abandono de carrinhos em até 40%. A solução também utilizará inteligência artificial para adaptar as opções de pagamento ao perfil de cada consumidor, aumentando a conversão. 

Além dessas verticais, a Treeal está investindo fortemente em tecnologias emergentes, como blockchain para rastreabilidade de transações e machine learning para prevenção de fraudes

“Nossa estratégia de crescimento é deliberadamente focada: em vez de disputar espaço em mercados saturados, identificamos setores com infraestrutura de pagamento defasada e desenvolvemos soluções transformadoras. Assim, criamos padrões de eficiência e experiência do usuário, o que nos permite crescer com agilidade e consolidar liderança em nichos estratégicos”, conclui Santos. 



Observatório Softex apresenta roadmap de IA no REIAD 2025

O artigo “Roadmap Estratégico para Inteligência Artificial”, produzido pelo Observatório Softex — unidade de pesquisa e inteligência estratégica voltada a apoiar à formulação de políticas públicas para TICs — foi selecionado para integrar a programação do XV REIAD – Congresso de Redes, Empreendedorismo e Inovação em Administração, que acontece em São Paulo, de 2 a 4 de junho, em formato híbrido.

Elaborado pela equipe técnica da Softex, o artigo baseia-se na experiência acumulada com o Programa IA² MCTI, iniciativa nacional voltada à aceleração tecnológica por meio da inteligência artificial. Em sua fase atual, o programa apoia 35 projetos de pesquisa em 14 estados. A edição anterior (2020–2021) envolveu 100 startups de todo o país e mobilizou R$ 5,6 milhões em investimento privado.

“O roadmap implementado no IA² MCTI estruturou iniciativas de inovação e alinhou soluções às tendências do setor”, explica Rayanny Nunes, Coordenadora de Inteligência e Design de Soluções da Softex.

Modelo brasileiro articula diretamente governo, pesquisa e mercado

O artigo também ressalta que, ao contrário de modelos internacionais focados em setores isolados como saúde, educação ou varejo, o roadmap do IA² MCTI articula governo, pesquisa e mercado diretamente no processo de inovação aberta. Essa abordagem sistêmica favorece a integração entre os agentes públicos e privados, promovendo um ecossistema de IA mais robusto e replicável em múltiplos setores estratégicos.

O modelo está estruturado em seis camadas, que abordam desde tendências e tecnologias até recursos e soluções-chave para o avanço da inteligência artificial. São tratadas dez dimensões estratégicas, como compliance de dados, infraestrutura computacional, validação de IA e aplicações específicas. A aplicação do roadmap também trouxe maior visibilidade institucional aos projetos, facilitando o acesso a investidores e melhorando o posicionamento estratégico das iniciativas no mercado.

Assinado por Ana Beatriz Atique, Barbara Lima Maciel, Carlos Perrin, Floriano de Almeida Neto e Rayanny Nunes, o artigo conclui recomendando a atualização periódica do roadmap, com a integração de tecnologias emergentes e a adaptação da metodologia para setores específicos — ampliando sua aplicabilidade e impacto no desenvolvimento da IA no Brasil. O conteúdo completo será apresentado no próximo dia 2 de junho, a partir das 14h00, em sessão gratuita e aberta ao público.



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