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Esmark, Inc. e Esmark Steel Group reafirmam apoio à fusão da U.S. Steel com a Nippon Steel

A Esmark, Inc. e o Esmark Steel Group reafirmaram hoje seu apoio à proposta de fusão entre a U.S. Steel e a Nippon Steel e pedem que o governo Trump reveja essa aliança. A fusão proposta está posicionada para trazer benefícios significativos para os trabalhadores da empresa combinada, fortalecer a segurança nacional dos EUA e reforçar o status dos Estados Unidos no setor siderúrgico internacional.

A fusão criará uma força formidável no setor siderúrgico, capaz de competir com participantes globais e enfrentar os desafios impostos pelas exportações chinesas de aço. Ao alavancar a tecnologia avançada da Nippon Steel e a ampla presença de mercado da U.S. Steel, a entidade combinada estabelecerá novos padrões de qualidade na produção de aço, permitindo que a organização combinada cresça para o benefício de seus funcionários, incluindo os membros do sindicato United Steelworkers (USW), e das comunidades em que opera.

“Essa fusão é um marco transformador para o setor de aço. Ela une o melhor de dois mundos – a tecnologia de ponta da Nippon Steel e a experiência de mercado consolidada da U.S. Steel”, afirmou James P. Bouchard, fundador e presidente da Esmark, Inc. “A nova entidade resultante fortalecerá a indústria siderúrgica dos Estados Unidos e abrirá novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento na região de Pittsburgh e além. A Nippon Steel demonstrou que está comprometida em abordar preocupações sobre a manutenção da produção em solo americano, ao mesmo tempo em que emprega tecnologias ambientais avançadas para reduzir as emissões de carbono. Esse acordo pode ser concretizado em alinhamento com os princípios do America First, e incentivamos o governo Trump a reavaliar essa fusão”.

A Esmark acredita firmemente que a área de Pittsburgh, especialmente o Mon Valley, ganhará imensamente com essa fusão. A Nippon Steel se comprometeu a investir nada menos que US$ 1 bilhão na fábrica de Mon Valley e aproximadamente US$ 300 milhões na fábrica de Gary, como parte dos US$ 2,7 bilhões destinados à revitalização dessas instalações e das comunidades vizinhas1. Esse investimento criará empregos, estimulará as economias locais e apoiará o crescimento de pequenas empresas na região.

A fusão entre a U.S. Steel e a Nippon Steel ajudará os Estados Unidos a manter sua competitividade no mercado global de aço e a proteger os interesses de segurança nacional, garantindo um fornecimento constante de aço de alta qualidade”, afirmou Roberto Alvarez, CEO do Esmark Steel Group. “Essa união fortalecerá a indústria siderúrgica americana ao combinar as forças de dois gigantes do setor. Como centro de serviços de metais, podemos esperar uma inovação aprimorada, maior eficiência na produção e uma cadeia de suprimentos mais confiável”.

Sobre o Esmark Steel Group

O Esmark Steel Group, uma subsidiária integral da Esmark, Inc., é um dos principais processadores e distribuidores de aço laminado plano com valor agregado nos Estados Unidos, e seu afiliado é o terceiro maior produtor de aço estanhado nos EUA. Oferecemos produtos, serviços e inovações para ajudar nossos clientes a ganhar e manter a vantagem competitiva em seus setores.www.esmarksteelgroup.com

Sobre a Esmark, Inc.

A Esmark, Inc. é uma empresa familiar diversificada, de capital fechado, com um portfólio de empresas industriais com fortes raízes na indústria do aço. Ao longo dos anos, a Esmark diversificou seus interesses e operações em vários negócios nos setores industrial e de commodities. A Esmark (uma ex-empresa de capital aberto na NASDAQ: ESMK) concentrou-se em várias indústrias-chave, incluindo serviços de aço, exploração de petróleo e gás, aviação, imobiliário, serviços profissionais, tecnologia e desenvolvimento esportivo juvenil. A empresa também é uma cidadã corporativa ativa nas comunidades que atende, tendo comprometido mais de $10 milhões em apoio filantrópico a uma ampla gama de programas humanitários, educacionais, de bem-estar familiar e esportivos juvenis na Pensilvânia, Illinois e internacionalmente.www.esmark.com

1https://investors.ussteel.com/news-events/news-releases/detail/709/nippon-steel-and-u-s-steel-file-multiple-lawsuits-in

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Assessoria de Imprensa:

Katie Regan

Diretora de Comunicações

Esmark, Inc.

katie.regan@esmark.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Dotz tem salto de rentabilidade no 1T25 e EBITDA de R$ 10,6M

A Dotz, ecossistema digital de fidelidade e crédito para consumidores e varejo, finaliza o primeiro trimestre de 2025 mantendo sua trajetória ascendente de rentabilidade, com EBITDA positivo de R$ 10,6 milhões. O resultado representa uma evolução significativa de R$ 11,5 milhões no comparativo com o 1T24 , evidenciando o sucesso da estratégia de otimização operacional e crescimento da plataforma Techfin. 

O lucro líquido também evoluiu de forma significativa, com um incremento de R$ 9,3 milhões em relação ao mesmo período do ano anterior (atingindo -R$0,9), refletindo os ganhos de eficiência e a consolidação do patamar de rentabilidade da empresa. O desempenho operacional também permitiu à Dotz ampliar o lucro bruto em 21%, em relação ao mesmo período do ano anterior, e elevar a margem bruta em 17 pontos percentuais (de 46% para 60%).

“Nosso compromisso com o foco muito grande e a otimização de custos, aliado ao com o  aumento da participação do segmento Techfin em nosso mix de produtos, tem se mostrado extremamente eficaz para elevar nossos níveis de rentabilidade”, afirma Otávio Araujo, CEO da Dotz. “Temos conseguido ampliar nossa lucratividade, demonstrando a maturidade do nosso modelo de negócios”.

A disciplina na gestão de despesas foi, mais uma vez, outro destaque do trimestre, com redução de 18% nas despesas gerais e administrativas (SG&A) em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa eficiência contribuiu diretamente para o avanço das margens e geração de caixa operacional. Os resultados do 1T25 refletem avanços consistentes nos quatro pilares estratégicos da companhia, principalmente na vertical de Techfin. O aumento de 52% em comparação ao mesmo período do ano passado, registra um crescimento previsível, com rentabilidade do FIDC, que representa 242% de CDI. 

A empresa segue também expandindo sua proposta de valor para o varejo por meio do Dotz Pay — solução que combina CRM, App e Crédito — integrando formas de pagamento diretamente no ponto de venda. Um dos destaques é o Dotz Parcela, que traz ao Brasil o conceito Buy Now Pay Later, permitindo ao consumidor parcelar suas compras sem cartão e com zero burocracia.

Entre os movimentos estratégicos que impulsionam essa nova fase, destaca-se a parceria com a Americanas, uma das maiores varejistas do país, que levará a Dotz a mais lojas físicas em todo o Brasil, ampliando o alcance da marca a novos potenciais consumidores. Na vertical bancária, as parcerias com Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco C6 seguem reforçando a consolidação da Dotz como um ecossistema que integra fidelidade, crédito e dados.

“Os resultados deste trimestre confirmam um caminho já consolidado: estamos nos tornando cada vez mais digitais, crescendo em serviços financeiros e já funcionando como uma nova opção de carteira, sempre junto do programa de fidelidade por coalizão, nosso principal diferencial competitivo. Esses passos vêm para reforçar o propósito de salvar o mês e dar mais poder de compra ao consumidor”, finaliza Otávio.

Sobre a Dotz

Fundada em 2000, a Dotz é um ecossistema de negócios que conta com Loyalty por Coalizão, SuperApp e Techfin. Além do acúmulo ao usar os serviços do aplicativo, é possível ganhar Dotz nas mais diversas empresas que fazem parte da coalizão: supermercados, farmácias, e-commerce e bancos parceiros. Ao longo de mais de 20 anos, a empresa firmou parcerias por todo o Brasil, aumentando o potencial de vendas de seus parceiros e o poder de compra de mais de 50 milhões de consumidores



Mercado digital brasileiro atrai novos empreendedores

O mercado de trabalho tem passado por transformações significativas nos últimos anos, impulsionado pela digitalização e pela procura por novas fontes de renda. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, 83% dos domicílios brasileiros já possuem acesso à internet, fator que amplia as oportunidades profissionais remotas.

Esse aumento do acesso à internet tem possibilitado que brasileiros utilizem plataformas digitais para complementar a renda ou até mesmo substituir empregos tradicionais, trabalhando de casa. Uma pesquisa recente realizada pela HostGator indica que aproximadamente 75% dos entrevistados consideram possível viver exclusivamente de atividades digitais. Além disso, cerca de 57% dos participantes afirmam que têm a intenção de adotar o meio digital como principal fonte de renda.

Plataformas digitais e inteligência artificial como impulsionadoras de renda

Entre as estratégias que se destacam no ambiente digital, o uso de inteligência artificial para gerar renda tem se tornado cada vez mais popular. Plataformas que automatizam processos, produzem conteúdo e otimizam vendas on-line têm possibilitado o ingresso de novos empreendedores, mesmo aqueles com pouca experiência técnica, devido ao baixo custo e ao retorno potencial.

Além da IA, o comércio eletrônico tem se consolidado como uma fonte significativa de geração de renda. O crescimento do setor é impulsionado pela adoção de estratégias digitais eficientes, como a automação de processos e a personalização da experiência do consumidor. De acordo com o relatório Webshoppers 51, produzido pela NIQ Ebit, o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 19,1% em 2024, alcançando um faturamento de R$ 351,4 bilhões. Esse avanço reflete a crescente demanda dos consumidores por conveniência e a expansão das vendas on-line em diversas categorias de produtos.​

Modelos de negócios digitais acessíveis e com alto potencial de lucro

Estratégias de monetização via Google têm sido amplamente utilizadas por produtores de conteúdo, proprietários de sites e afiliados digitais. Programas como o AdSense e outras iniciativas baseadas em tráfego orgânico e pago oferecem oportunidades de geração de receita, permitindo a exploração de diferentes nichos no ambiente digital.

Diante de diversas oportunidades emergentes, a presença dos brasileiros no ambiente digital tem crescido de forma significativa. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 7,4 milhões de pessoas no país já atuam em regime de teletrabalho. A adoção de estratégias criativas e a transição para o trabalho remoto configuram um movimento em expansão, impulsionado pela flexibilidade, pelo baixo custo inicial e pelo amplo alcance das iniciativas digitais.



Origins lançada na loja Amazon Premium Beauty dos EUA

A Origins, com mais de 30 anos de experiência na combinação de ingredientes de origem natural e cientificamente elaborados para um cuidado com a pele eficaz, anunciou hoje sua estreia oficial na loja Amazon Premium Beauty dos EUA. A Origins irá oferecer seus icônicos produtos para cuidados com a pele e o corpo, junto com kits para presente, perfeitos para qualquer ocasião. A Origins agora trará produtos de beleza eficazes e de origem natural aos clientes da Amazon em todo o país, com praticidade e presentes de consideração.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250516985040/pt/

Este lançamento marca um passo estratégico nos esforços contínuos da Origins para satisfazer as necessidades em constante evolução dos clientes de cuidados com a pele, que buscam beleza consciente e de alto padrão em suas plataformas favoritas. Ao expandir para a loja Amazon Premium Beauty nos EUA, a Origins reforça seu compromisso de proporcionar eficácia e acessibilidade a ainda mais clientes. Os clientes da Amazon agora poderão descobrir e comprar os produtos mais vendidos da Origins, incluindo o energizante creme iluminador de olhos GinZing™, o refrescante sabonete facial espumoso Checks and Balances™ e a calmante loção de tratamento Mega-Mushroom™ Relief & Resilience. Os clientes também podem explorar uma ampla seleção de presentes e produtos favoritos para cuidados com a pele e o corpo, tornando mais fácil do que nunca compartilhar os produtos mais amados da Origins em qualquer ocasião, de aniversários a feriados e momentos de cuidado pessoal.

Como parte de seu compromisso responsável com a beleza, a Origins atualizou recentemente a sustentabilidade de suas embalagens em todo o seu portfólio, incluindo uma missão contínua para aprimorar a sustentabilidade de cada frasco, bisnaga e garrafa. Mais informações sobre os esforços de sustentabilidade da Origins podem ser encontradas em origins.com/sustainable-packaging.

“Os clientes de hoje buscam marcas que reflitam seus valores e ofereçam qualidade excepcional”, disse Francesca Damato, Vice-Presidente de Marketing Global da Origins. “Para nós, significa cuidados com a pele de alto padrão, impulsionados pela natureza e pela ciência, e cuidados com o corpo prazerosos e sensoriais, sempre pensando no bem-estar das pessoas e do planeta. O lançamento da loja Amazon Premium Beauty nos EUA nos possibilita fazer a conexão com um público ainda mais amplo em uma plataforma que conhecem e confiam, além de oferecer uma experiência de presentes mais integrada e conveniente mediante opções prontas para presentear da Amazon.”

Com esta estreia, a Origins se une ao crescente portfólio de marcas de beleza de prestígio da The Estée Lauder Companies, disponíveis na loja Amazon Premium Beauty dos EUA, que respalda ainda mais sua missão de encontrar entusiastas da beleza onde quer que estejam: de modo digital, conveniente e autêntico.

Explore a loja Origins na Amazon em amazon.com/origins.

Para mais informações, acesse www.origins.com ou siga @origins nas redes sociais.

Sobre a Origins

Durante mais de 30 anos, a Origins comemora a genialidade da natureza ao criar produtos de alto padrão para a pele e o corpo. Combinamos os ingredientes mais potentes da natureza com pesquisa científica avançada e experiência para oferecer fórmulas 100% veganas, transformadoras e profundamente sensoriais. Fundada com a visão de priorizar o bem-estar das pessoas e do planeta, a Origins mantém seu compromisso com o fornecimento responsável e a sustentabilidade ambiental, e continua contando com confiança de clientes ao redor do mundo para produtos de cuidados com a pele que conferem resultados reais.

Sobre The Estée Lauder Companies

The Estée Lauder Companies Inc. (ELC) é uma das principais empresas internacionais de fabricação, comercialização e vendas de produtos de qualidade para cuidados com a pele, maquiagem, fragrâncias e cuidados com os cabelos, sendo administradora de marcas de luxo e prestígio a nível mundial. Os produtos da empresa são vendidos em cerca de 150 países e territórios sob nomes de marcas, incluindo: Estée Lauder, Aramis, Clinique, Lab Series, Origins, M·A·C, La Mer, Bobbi Brown Cosmetics, Aveda, Jo Malone London, Bumble and bumble, Darphin Paris, TOM FORD, Smashbox, AERIN Beauty, Le Labo, Editions de Parfums Frédéric Malle, GLAMGLOW, KILIAN PARIS, Too Faced, Dr.Jart+, a família de marcas DECIEM, incluindo The Ordinary and NIOD, e BALMAIN Beauty.

ELC-B

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Investidores: Rainey Mancini

rmancini@estee.com

Mídia da The Estée Lauder Companies: Meg Teggart

mteggart@estee.com

Origins: Catherine Bomboy Dougherty

cdougher@estee.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Comunicação é pilar estratégico no mercado financeiro

No dinâmico e complexo mercado financeiro e de capitais, a comunicação corporativa vem crescendo e ganhando muito mais que espaço: hoje, é pilar estratégico que sustenta a reputação, fomenta a confiança e impulsiona o crescimento sustentável do setor. Em um ambiente no qual a transparência e a credibilidade são moedas de alto valor, a forma como as organizações se comunicam pode ser o fator determinante para atrair investidores, fidelizar clientes e obter bons resultados.

“A base de um relacionamento duradouro no mercado financeiro é a confiança. Por esse motivo, é imprescindível que as empresas adotem uma postura de transparência na divulgação de informações, que vá além das exigências regulatórias. A informação clara evita erros, aumenta a eficiência e melhora a experiência do cliente”, aponta a diretora de Comunicação e Marketing do Grupo RTSC, Adriana Noguti.

A executiva ressalta que, no ambiente financeiro, decisões rápidas e precisas são essenciais e uma comunicação clara e objetiva agiliza processos internos e garante que os clientes compreendam os produtos e serviços oferecidos, criando pontos de diferenciação em relação à concorrência.

“No mercado financeiro, a reputação é um ativo precioso, construído ao longo de anos, mas que pode ser facilmente destruído em instantes. E uma comunicação corporativa estratégica é vital para fortalecer a credibilidade, evidenciar diferenciais e destacar inovações e compromissos da empresa. Por esses motivos, a área vem ganhando relevância nos últimos anos, por bancos, corretoras, gestoras e entidades de mercado”, complementa.

Crescimento dos investimentos na área e os desafios no caminho

Diante desse cenário, não surpreende que o orçamento dedicado à comunicação corporativa deve crescer em 2025, segundo pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom).

Outro levantamento, realizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), em parceria com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), apresenta um retrato da estrutura de comunicação dentro das instituições financeiras. Com o título de “A Comunicação nos mercados Financeiro e de Capitais no Brasil”, a pesquisa mostra dados importantes.

Segundo o estudo, os principais desafios da comunicação são adequar a linguagem, o conteúdo e os canais ao público-alvo, conciliar a comunicação com um ambiente altamente regulamentado, além de aumentar o foco da comunicação na educação financeira do público.

Outros ajustes identificados foram criar diferenciação em relação à concorrência, maior alinhamento entre a comunicação interna e externa, evidenciar a especialização da empresa e adaptar a linguagem a públicos diversos.

Adicionalmente, a educação financeira desponta como tema prioritário entre os influenciadores digitais do segmento e o conteúdo original distribuído pelos canais da empresa (mídia própria) é lembrado como o mais valioso.

Para Adriana Noguti, esses dados refletem a conscientização das empresas sobre o valor estratégico da comunicação, um sinal da importância dessa área para seu crescimento e relevância, como um elemento central para a gestão da imagem positiva, a construção de relacionamentos e a geração de valor para o negócio. 

“Estamos diante de um momento desafiador, e a imagem e a reputação tornaram-se um diferencial competitivo. Construir e manter uma reputação forte é essencial para a sobrevivência das organizações. Esse é um grande desafio: criar diferencial competitivo por meio da influência e da percepção positiva de cada stakeholder, fundamentado em dados e práticas inovadoras”.

A executiva destaca que, em um ambiente cada vez mais competitivo e regulamentado, no qual a transparência, a autenticidade e o engajamento são cada vez mais valorizados, a comunicação no mercado financeiro não se limita a divulgar resultados: ela gera percepções, que influenciam valuation e mitigam riscos. “A lição que fica é clara: em tempos de volatilidade, comunicar não pode ser visto apenas como gasto. É investimento imprescindível em reputação”.



Tonyu comemora 40 anos com mercado consolidado

A longevidade é uma das marcas da multinacional japonesa Yakult. Neste ano, o alimento à base de extrato de soja Tonyu, desenvolvido inteiramente pela filial brasileira, celebra seus 40 anos. O produto lançado em 1985 foi um dos primeiros da categoria no Brasil e segue em um mercado consolidado e em crescimento. Ao longo dessas quatro décadas, o Tonyu passou por algumas mudanças na formulação e, desde 2022, foi enriquecido de vitaminas B1, B3, B5, B6, B9, B12, D e zinco.

Alguns micronutrientes presentes na formulação do Tonyu auxiliam no bom funcionamento do sistema imunológico. Além disso, as vitaminas B6 e B12 ajudam a regular os níveis de homocisteína – este aminoácido localizado no plasma do sangue está relacionado a doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Já a vitamina D exerce um papel fundamental auxiliando na manutenção da massa óssea, enquanto o zinco é um antioxidante que ajuda na proteção dos danos causados pelos radicais livres.

O Tonyu foi totalmente desenvolvido pela Yakult do Brasil na década de 1980 e, na época, houve uma grande preocupação em criar um alimento que atendesse totalmente ao gosto do consumidor brasileiro. O presidente da filial brasileira, Atsushi Nemoto, afirma que a multinacional tem uma história de desenvolvimento de alimentos que possibilitam aos consumidores a manutenção da saúde. “Desde a fundação, a Yakult sempre teve este foco. Por isso, ao longo desses 40 anos fizemos algumas alterações para deixar o Tonyu ainda mais enriquecido do ponto de vista nutricional”, acentua.

Outros benefícios

A intolerância à lactose é uma desordem genética comum, que ocorre devido à diminuição da atividade da enzima lactase para hidrolisar o principal carboidrato do leite (lactose) na mucosa do intestino delgado. Como o Tonyu tem como base uma proteína vegetal, também é indicado para pessoas com esse problema ou, ainda, para aquelas que têm alergia à proteína do leite de vaca (APLV). “Por ser adoçado com sucralose e ter apenas 37 calorias na embalagem longa vida de 200ml, o alimento também contribui para a manutenção do peso”, acentua a engenheira de alimentos Helena Sanae Kajikawa, gerente de Ciências & Pesquisas (C&P) da Yakult do Brasil.

A soja contém uma grande quantidade de isoflavonas, que são substâncias com importantes atividades antioxidantes e anticancerígenas. Nos últimos anos, estudos têm comprovado que o consumo do grão também contribui para a diminuição das incidências de câncer de mama e próstata. “Além disso, a soja pode auxiliar no controle dos sintomas da menopausa e na melhora dos níveis de colesterol. Dessa forma, ajuda a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares”, sinaliza a gerente de C&P da Yakult.

Mercado em expansão

Nas perspectivas do mercado de 2025 a 2035, a Future Market Insights estima que a indústria global de bebidas de soja atinja um valor de US$ 25.437,3 milhões neste ano e de US$ 44.702,1 milhões até 2035. Estes números incluem o consumo global e o comércio de bebidas à base de plantas produzidas a partir de soja, geralmente comercializadas como substitutas do leite lácteo.

Ainda segundo o levantamento da Future Market Insights, o mercado de bebidas de soja tem sido importante no cenário global devido, principalmente, à grande mudança do consumidor em direção a dietas à base de plantas por causa de preocupações com a saúde, sustentabilidade ambiental e considerações éticas. “Além disso, as bebidas à base de soja se destacam pela versatilidade, pelo sabor suave e pela possibilidade de serem ofertadas em vários sabores e com a adição de nutrientes, como fizemos com o Tonyu”, ressalta o presidente da Yakult do Brasil. O Tonyu é oferecido nos sabores uva, laranja, maçã e morango.

Sobre a Yakult

Fundada em 1955 pelo médico e pesquisador Minoru Shirota, a Yakult Honsha, sediada em Tóquio, no Japão, pesquisa os microrganismos probióticos promotores da saúde. Presente em 40 países e regiões, a marca faz parte dos hábitos alimentares diários de mais de 40 milhões de consumidores no mundo. A filial brasileira completa 57 anos em 2025. Para outras informações, basta acessar o site: www.yakult.com.br ou as redes sociais da empresa: Facebook/yakultbrasiloficial,  Instagram@yakultbrasil e TikTok/yakultbrasil.



Relatório aponta dados do setor de comércio eletrônico global

De acordo com o conteúdo publicado no International Trade Administration, o mercado global de comércio eletrônico B2B deverá alcançar a marca de US$ 36 trilhões até 2026, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 14,5%. Segundo os dados apresentados em relatório assinado por James Bledsoe, diretor do eCommerce Solutions Center, os setores industriais mais pesados — como manufatura avançada, energia, saúde e serviços profissionais — continuam a liderar o volume de vendas nesse segmento.

Conforme informado na publicação, a região Ásia-Pacífico (APAC) será responsável por 80% da participação no mercado B2B global até 2026, o que reforça a força econômica crescente do continente nesse setor. Ainda assim, o relatório aponta dados que revelam um crescimento proporcionalmente mais acelerado em mercados menores, como América Latina e Oriente Médio, o que destaca o potencial dessas regiões para investimentos futuros e expansão de plataformas de comércio eletrônico B2B.

O relatório aponta que, em termos de operação, desde 2020, mais de 90% das empresas B2B migraram para modelos de vendas virtuais, utilizando telefone e videoconferência. A adoção de softwares de gestão mais eficientes tem impulsionado essa mudança, promovendo ganhos em produtividade e alcance comercial. No entanto, países como Coreia do Sul e Japão ainda demonstram resistência à digitalização total, com 13% e 15% das empresas, respectivamente, mantendo a preferência por reuniões presenciais.

A publicação informa ainda que, no segmento B2C, a previsão é de que o faturamento global atinja US$ 5,5 trilhões até 2027, com uma taxa de crescimento anual composta de 14,4%. Os segmentos líderes em receita continuam sendo eletrônicos de consumo e moda, mas os biofármacos de saúde (BHPHC) são o grupo de produtos com crescimento mais acelerado, de acordo com o conteúdo publicado.

Segundo os dados mais recentes do setor, a Índia se destaca como o mercado de e-commerce com maior potencial de expansão entre 2023 e 2027, com uma CAGR de 14,1%. Argentina e Brasil também figuram entre os países com crescimento mais veloz, ambos com taxas superiores a 13,6% ao ano. Para efeito de comparação, o crescimento médio global do varejo eletrônico no mesmo período foi estimado em 11,16%, evidenciando o protagonismo dos países emergentes no cenário digital.

Vinícius Sá, CEO da Consultoria em SEO Miranttus, afirmou que os dados apresentados pelo relatório do International Trade Administration reforçam não apenas o crescimento do e-commerce B2B e B2C, mas também evidenciam a urgência de estratégias digitais sólidas para sustentar esse avanço, sendo importante manter relevância, experiência e recorrência, e isso só é possível com uma estrutura técnica de marketing aliado a estratégias de SEO bem aplicadas, somados a produção de conteúdo útil, personalizado e escalável. “Sobre posicionamento orgânico em mecanismos de buscas e como essa vantagem competitiva pode impactar positivamente uma loja virtual, é preciso entender que o futuro do SEO para e-commerce não será apenas sobre ranquear bem no Google, mas sim sobre construir ecossistemas digitais para gerar crescimento em um mercado cada vez mais competitivo, principalmente com a chegada de ferramentas de IA, fazendo com que as pesquisas de pessoas sobre produtos não se limitem somente ao Google”.

O relatório ainda apresenta dados sobre o comportamento dos consumidores no ambiente digital. Em 2023, os marketplaces de e-commerce foram a principal fonte de busca por produtos on-line, sendo utilizados por aproximadamente 30% dos consumidores. Em seguida, aparecem as visitas a lojas físicas (18%) e, empatados com 14% cada, os motores de busca e os sites das marcas. Esses números reforçam a importância das plataformas de marketplace e do omnichannel na jornada de compra do consumidor moderno.



Fisioterapia avança no cuidado após cirurgia plástica

O Brasil segue entre os protagonistas globais em procedimentos estéticos. Segundo o relatório mais recente da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), foram realizados 3.381.551 procedimentos estéticos no país em 2023. Desse total, 2.185.038 foram cirurgias plásticas — número que posiciona o Brasil como líder mundial em intervenções cirúrgicas com fins estéticos.

Com a alta demanda por procedimentos como lipoaspiração, abdominoplastia, mamoplastia e ritidoplastia, cresce também a procura por recursos complementares que favoreçam uma recuperação segura, confortável e eficiente. Nesse cenário, a fisioterapia pós-operatória tem ganhado espaço como um importante apoio terapêutico.

Para a fisioterapeuta Camila Neves Silva, com formação na área e especializações em terapia intensiva, estética corporal avançada, pós-operatório estético, pré e pós-parto, o acompanhamento fisioterapêutico pode fazer diferença significativa nos resultados da cirurgia e na qualidade de vida do paciente durante a reabilitação.

“O pós-operatório não se limita apenas ao repouso. É um período que exige atenção aos sinais do corpo, acompanhamento adequado e estímulos corretos. A fisioterapia ajuda a controlar o inchaço, prevenir fibroses, melhorar a circulação e promover uma cicatrização mais harmônica”, explica.

Entre os procedimentos utilizados nos atendimentos, Camila menciona a drenagem linfática manual, a liberação de tecidos aderidos, a avaliação das órteses (como cintas e faixas), taping funcional e alongamentos suaves.

“Cada caso exige uma abordagem diferente. O primeiro passo é fazer uma avaliação ampla, observando a cirurgia realizada, o tempo decorrido desde o procedimento, o estado da pele, a resposta do organismo e a presença ou não de complicações. A partir disso, montamos um plano terapêutico ajustado à realidade de cada paciente”, detalha.

Segundo Camila, uma das queixas mais comuns no pós-operatório é a sensação de rigidez nos tecidos e o acúmulo de líquidos, que podem gerar desconforto e atrapalhar a cicatrização.

“A drenagem bem feita auxilia na reabsorção de líquidos e na redução de edemas, diminuindo a sensação de peso e promovendo alívio rápido. Já o taping pode ser usado com a finalidade de promover redução de inchaço, diminuição nos hematomas equimoses, e pode aliviar a dor e acelerar a recuperação”, afirma.

Outra área de atenção são as fibroses do pós-operatório, que é uma formação excessiva de tecido cicatricial que podem surgir como resposta natural do corpo. Camila ressalta que o acompanhamento precoce é fundamental para evitar ou minimizar esses quadros.

“Se não tratadas logo no início, as fibroses podem comprometer o resultado estético da cirurgia e causar desconforto. Utilizamos técnicas manuais específicas e, quando necessário, aparelhos complementares para romper essas aderências com segurança”, explica.

A fisioterapeuta também chama atenção para a importância de integrar o atendimento à equipe médica e às recomendações do cirurgião responsável.

“Trabalhar em conjunto com os médicos é essencial. O fisioterapeuta precisa respeitar os limites impostos pelo procedimento, os prazos indicados para liberação de técnicas e manter o diálogo com o paciente sempre baseado na escuta e na orientação técnica.”

Camila destaca ainda que a busca por cuidados pós-operatórios não se restringe apenas à questão estética, mas também ao bem-estar físico e emocional de quem passou por uma cirurgia.

“Muitos pacientes chegam inseguros, com medo de fazer algo errado ou de prejudicar o resultado da cirurgia. O atendimento fisioterapêutico oferece acolhimento, segurança e orientação, ajudando a pessoa a se reconectar com o próprio corpo durante esse processo de transformação”, conclui.



PipeRun anuncia integração com IA da OpenAI e Anthropic

A PipeRun, empresa brasileira especializada em CRM de Vendas para negócios com modelo de receita recorrente, acaba de homologar uma integração inédita com duas das principais desenvolvedoras de Inteligência Artificial do mundo: OpenAI, criadora do ChatGPT, e Anthropic, responsável pelo modelo Claude.

A partir dessa integração, a plataforma da PipeRun passa a operar com o protocolo MCP (Model Context Protocol), desenvolvido pela Anthropic. Essa tecnologia representa uma nova camada de conectividade e interpretação inteligente de dados, permitindo que os clientes do CRM possam desenvolver novas experiências contextuais, preditivas e personalizadas para seus processos de marketing, vendas e atendimento.

Segundo o cofundador e CTO da PipeRun, Osvaldo Gehm, a inovação transforma o CRM em uma solução mais estratégica para os clientes. “Estamos criando uma nova geração de CRM, que atua como cérebro comercial das empresas, oferecendo inúmeras possibilidades de inteligência contextual em tempo real e sugestões automáticas para vendedores ao longo do funil”, explica.

Com a integração, empresas provedoras de tecnologias de IA passam a ter a possibilidade de integração e oferta conjunta da PipeRun em seus projetos, visto que o “server MCP” faz a interface direta com as APIs e dados do CRM.

Diante desta nova realidade, a empresa se coloca novamente na vanguarda da tecnologia, tornando-se ainda mais estratégica para outras empresas desenvolvedoras. O objetivo é facilitar o acesso direto aos recursos do CRM, como o Kanban de vendas, os múltiplos canais de comunicação (e-mail, telefone e WhatsApp) e os canais de captação de leads (landing pages, Instagram, Google, Facebook e LinkedIn), além das novas automações com uso de IA.

Mais de 30 casos de uso já foram mapeados com a nova tecnologia de integração. Entre os principais, destacam-se:

  • Captura de dados via voz ou mensagens: leads podem interagir por voz ou texto, e a IA organiza as informações automaticamente, reduzindo a fricção no atendimento e permitindo captação fora do horário comercial.
  • Diagnóstico automatizado via chat: assistente com IA realiza a qualificação do lead sem intervenção humana, otimizando o trabalho de pré-vendas.
  • Agendamento automatizado com vendedores: a IA agenda reuniões com base na disponibilidade e perfil dos vendedores, agilizando a passagem de bastão no funil.
  • Confirmação de reunião com envio de resumo prévio: o sistema confirma automaticamente os compromissos e envia um resumo da pauta, reduzindo faltas.

As documentações técnicas da integração estão disponíveis em:

Server MCP 

Documentação MCP 

Atualmente, a PipeRun atende mais de 1.600 empresas no Brasil e contabiliza mais de 15 mil usuários ativos. A expectativa é que os clientes e parceiros façam novos projetos com uso de recursos de IA, tendo a PipeRun com base estratégica para as iniciativas que envolvam marketing, vendas e atendimento.

Sobre PipeRun

A PipeRun é uma empresa brasileira de tecnologia especializada em máquina de vendas multicanal, com foco em negócios de receita recorrente, criada em 2017. O sistema de CRM da PipeRun apoia a aceleração de vendas de empresas que atuam com vendas consultivas e complexas, com modelos de vendas remotas e canais parceiros, contendo funcionalidades como automação de vendas, calendários de atividades, e-mails, geração de propostas, assinatura eletrônica de documentos e atendimento de vendas multicanais e WhatsApp oficial. Todas as funcionalidades podem ser testadas gratuitamente por 14 dias.  



Ambiente empático impulsiona inclusão LGBTQIA+ no setor de contact center

O setor de contact center reúne atualmente 20,6% de profissionais que se autodeclaram LGBTQIA+, segundo levantamento do Sindicato Paulista das Empresas de Contact Center (Sintelmark), em parceria com a FairJob. A representatividade no setor é mais de quatro vezes superior à média nacional de 4,9%, registrada pelo Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022.

“A alta representatividade está associada à natureza das atividades desenvolvidas nas operações de atendimento ao cliente, que exigem empatia, escuta ativa e habilidades interpessoais. O perfil das funções favorece a criação de um ambiente que, ao longo dos anos, se tornou receptivo à diversidade”, afirma Luis Crem, presidente do Sintelmark.

No mês em que se marca o Dia Internacional de Combate à Homofobia (17 de maio), o Sintelmark destaca a consolidação de um ambiente de trabalho onde manifestações de preconceito são rejeitadas, e a diversidade faz parte do cotidiano das operações.

“O setor é formado por pessoas que lidam diretamente com outras pessoas, o que exige sensibilidade, respeito e acolhimento. Esses valores estão presentes no dia a dia e contribuem para um ambiente profissional mais diverso e inclusivo”, diz Luis.



Outono inspira festival no Thermas em Poços de Caldas

Para celebrar a estação das folhas secas e dos dias mais frescos, o Thermas All Inclusive Resort Poços de Caldas realiza ao longo do mês de maio o Festival Maravilhas de Outono. Com uma programação diversificada que contempla todos os públicos, o evento oferece atividades variadas diariamente, de domingo a domingo.

Segundo Ricardo Aly, diretor da Rede Nacional Inn de Hotéis, a proposta do festival é valorizar cada estação do ano, ampliando as experiências oferecidas aos hóspedes. “Percebemos que o outono era perfeito para isso. Além disso, o clima mais ameno de Poços de Caldas nessa época favorece atividades ao ar livre e experiências sensoriais”, afirma.

A ideia foi desenvolver um evento completo, que unisse conforto, diversão e momentos memoráveis. Ainda de acordo com Ricardo, o projeto se inspira em eventos temáticos anteriores que tiveram uma boa aceitação dos hóspedes. “Foi um processo natural, mas pensado para que a estação ganhasse vida aqui dentro do Thermas”, comenta.

O profissional também destaca que um dos objetivos do Maravilhas de Outono é agregar mais significados emocionais à viagem, por meio de um ambiente repleto de experiências. “Toda a programação foi elaborada para despertar emoções e fazer com que os hóspedes se sintam parte do festival, e não apenas espectadores. A iniciativa tem um papel estratégico: movimentar a ocupação durante um período fora da alta temporada”, completa Aly.

Atividades para todos os perfis

Com o objetivo de atender um público variado, Ricardo explica que o planejamento do festival foi pensado de forma que cada perfil de hóspede pudesse encontrar atrações voltadas aos seus interesses. “Os adultos têm opções como hidroginástica, caminhadas, jogos interativos e até desafios em grupo, como o Desafio dos Casais ou o Beer Pong”, exemplifica.

Para o público infantil, há oficinas criativas, gincanas, visitas ao parque de diversões Walter World e brincadeiras na piscina.

“Para a melhor idade, o clima também é favorável. As leves caminhadas, os momentos de relaxamento como yoga e pilates, além de atividades como bingo e estações gastronômicas, foram pensadas para oferecer bem-estar e socialização”, detalha.

Há também as apresentações musicais, como o show da Banda Cover Coldplay, realizado aos sábados, e atrações ao vivo durante a semana com artistas como Giovani & Denilson e Fabi Santos. “Embora o foco maior tenha sido nos shows e atrações, a ideia de abrir espaço para talentos locais e regionais também está presente no festival. A proposta é fortalecer o vínculo com a comunidade e os hóspedes com um toque regional”, reforça o diretor da Rede Nacional Inn de Hotéis.

Parte de um calendário temático

O Maravilhas de Outono, segundo Ricardo, integra um calendário de experiências temáticas que a Rede Nacional Inn tem estruturado ao longo do ano. A ideia é transformar cada estação e cada feriado em uma oportunidade de oferecer algo novo para os hóspedes.

“Cada unidade da rede tem liberdade criativa para adaptar os temas à sua realidade e ao perfil do público, mas preservamos essa base comum de oferecer experiências sazonais, o que permite personalização em cada destino. E o Thermas, por ser um resort all inclusive, acaba sendo um cenário estratégico para ações como essa”, conclui o empresário.

Abaixo é possível conferir a programação completa do Festival Maravilhas de Outono:

Segunda-feira

Stop | Hidrofolia | Qual é o Cantor? | Vôlei para adultos | Karaokê

Infantil: Oficina da Massinha | Pique Bandeira | Brincadeiras na piscina | Feira Divertida | Queimada Russa

Terça-feira

Hidroginástica | Pilates | Desafio Afunda ou Boia | Torta na Cara | Terçaneja com Ronchini | Bingo

Infantil: Caça ao Tesouro | Visita ao Parque Walter World | Desvendando Mistérios do Parque

Quarta-feira

Logo Marca | Caminhada na Pedra | Beer Pong | Qual é a Série? | Estação de Caldos + Música ao Vivo

Infantil: Batata Quente | Hidrofolia Kids | Oficina da Pulseira | Gincana | Futebol de Índio

Quinta-feira

Desafio dos Casais | Hidroginástica | Qual é o Filme? | Música ao vivo com Giovani & Denilson

Infantil: Corrida do Tênis | Quem Sou Eu? | Oficina da Mandala | Bingo de Letrinhas | Visita ao Parque

Sexta-feira

Caminhada entre Hotéis | Complete a Música | Responda se Puder (Balão d’Água) | Happy Hour | Música ao Vivo

Infantil: Futebol Kids | Ajudando o Capitão América | Atividades na piscina

Teens: Jantar Brega com os Tios + Desafio Canibal

Sábado – Dia Especial

Yoga | Mimicando | Campeonato de Caipirinha | Show ao vivo com Fabi Santos

Grande Show da Banda Cover Coldplay

Infantil: Jantar à Fantasia | Carteiro Maluco | Oficina do Arco-Íris | Gincaninha | Visita ao Parque

Domingo

Gincana em Família | Quem Sou Eu? | Bingo | Queimada Xadrez

Infantil: Leão da Montanha | Bom Dia com Sonic | Contação de Histórias com Marshmallow e Personagens

Para mais informações, basta acessar: https://www.nacionalinn.com.br/thermas-resort/promocoes/hotel-thermas-resort-walter-world-programacao-de-maio 



Nova era da estética vai do visual ao bem-estar integral

O mercado de estética vive uma transformação constante. Nos últimos anos, o foco deixou de ser apenas correções estéticas para se tornar uma jornada de autocuidado, saúde mental e bem-estar integral. O segmento deve atingir US$ 32 bilhões (R$ 182,02 bilhões) até 2027.

Em 2024, o mercado de beleza no Brasil movimentou cerca de US$ 27 bilhões (R$ 153,58 bilhões), posicionando o país entre os cinco maiores do mundo na área. As informações  são da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e Statista, noticiadas pelo portal do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A mudança no mercado de estética reflete uma demanda por resultados mais naturais, tratamentos menos invasivos e uma abordagem que valoriza a autoestima e a saúde global do paciente, como destacam os especialistas da Clínica Espaço Nova Derma, que chamam a atenção para as novas tendências e como a estética está se reinventando.

A Dra. Karina Burgi, dermatologista clínica, explica que a busca por procedimentos estéticos hoje está ligada a uma visão mais madura e holística do autocuidado. “O paciente não busca mais apagar seus traços, mas sim valorizar o que já tem de forma equilibrada. Há uma demanda crescente por tratamentos que promovam regeneração, prevenção e melhora da qualidade da pele com resultados progressivos e sutis”, revela.

Essa mudança de mentalidade também se reflete no perfil do consumidor, como destaca a fisioterapeuta Dra. Katia Burgi, também especialista em tecnologias e laser: “O paciente moderno pesquisa, questiona e entende sobre ativos e tecnologias. Ele não busca o imediatismo, mas soluções estratégicas, seguras e baseadas em ciência”, articula.

Naturalidade e equilíbrio: as novas prioridades

A busca por resultados naturais tem influenciado os tratamentos mais procurados. O Dr. Kim Knud, médico tricologista e cirurgião capilar, observa: “Os pacientes não querem mais soluções artificiais, mas buscam saúde capilar real, com técnicas que respeitem a fisiologia do couro cabeludo. Exemplo disso, o transplante evoluiu para garantir naturalidade e harmonia com o formato facial”.

Dr. Kim Knud destaca que, na Espaço Nova Derma, essa tendência levou à adoção de novos protocolos e tratamentos, tais como:

  • Microscopia digital e exames hormonais para diagnóstico personalizado;
  • Terapias integradas (microagulhamento avançado e LED);
  • Design fio a fio em transplantes capilares para resultados mais naturais. 

Atendimento humanizado e multidisciplinar

Para atender a essa nova demanda, os profissionais da estética estão adotando uma abordagem mais humanizada e integrada. “Não basta dominar a técnica, é preciso entender o momento emocional do paciente. No Espaço Nova Derma, trabalhamos em equipe para oferecer um atendimento completo, aliando dermatologia, tricologia e tecnologia”, reforça a Dra. Karina Burgi. 

“A tecnologia só faz sentido quando aplicada com empatia. Buscamos equipamentos menos invasivos, com recuperação rápida, mas queremos que o nosso diferencial esteja no acolhimento e na personalização de cada tratamento”, completa Dra. Katia Burgi.

O futuro da estética: ciência, sensibilidade e propósito

Segundo o Dr. Kim Knud, o Espaço Nova Derma tem se adaptado à nova realidade do segmento de estética investindo em tecnologias avançadas. “Atuamos com protocolos combinados para tratar pele e cabelo de forma integrada, além de atendimento personalizado, com escuta ativa e acompanhamento próximo”, detalha.

Dr. Kim Knud observa que a estética moderna deve unir ciência, técnica refinada e sensibilidade. “O maior resultado é ver o paciente se reconhecer no espelho, não como alguém diferente, mas como uma versão mais saudável e confiante de si mesmo”.

Ele destaca que isso só é possível quando o tratamento é feito com verdade, quando há diálogo entre áreas e quando o bem-estar é colocado acima de qualquer modismo. “A medicina estética tem o poder de impactar a autoestima profundamente, desde que seja conduzida com ética, cuidado e propósito”, finaliza o médico tricologista.

Para mais informações, basta acessar: https://espaconovaderma.com/home/



Integração de dados ganha espaço na rotina das empresas

A discussão sobre a integração de dados tem sido recorrente em ambientes corporativos, especialmente diante do avanço das tecnologias em nuvem e de sistemas de gestão integrados. Alguns executivos apontam esse movimento como estratégico para decisões mais rápidas e sustentadas por dados.

“Temos visto que nossos clientes superaram barreiras internas de comunicação entre áreas investindo em integração, afirma Flávio Silva, CEO da Upper, consultoria Gold Partner da SAP há 18 anos e especialista na implantação do SAP Business One. Para ele, a capacidade de conectar sistemas e departamentos tem se mostrado fundamental para organizações que buscam decisões mais ágeis e embasadas.

De acordo com o executivo, empresas que integram dados de atendimento ao cliente e suporte técnico com o SAP Business One relatam ganhos evidentes em eficiência e redução de custos operacionais. “Temos observado que a integração proporciona ganhos tangíveis em eficiência e uma base mais consistente para decisões em tempo real”, complementa Flávio.

Entre as tecnologias mais utilizadas por empresas em processo de transformação digital, os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) ocupam papel de destaque, segundo o CEO. Ele pontua que soluções como o SAP Business One têm apoiado organizações de diversos segmentos na automatização de processos e na melhoria da gestão.

Flávio também ressalta que a integração entre áreas como vendas, operações e tecnologia tem permitido uma atuação mais estratégica. “A conectividade entre departamentos facilita o acesso a dados em tempo real, e isso impacta diretamente na capacidade de resposta da empresa, explica.

A percepção do executivo encontra respaldo em estudos recentes. Segundo a pesquisa State of Data, realizada pela Bain & Company em parceria com a Data Hackers, a integração de dados figura entre os principais focos das empresas brasileiras que buscam maior maturidade analítica e operacional. O levantamento mostra que a adoção de ferramentas que promovem a interoperabilidade entre áreas tem crescido no país.

Outro levantamento, o relatório Tendências em Dados e IA, elaborado pelo Google Cloud em parceria com a IDC, aponta que 82% das organizações pretendem, até 2026, integrar completamente os fluxos de dados e inteligência artificial em suas plataformas. O material sugere que a integração total dos recursos pode beneficiar diretamente a escalabilidade e a agilidade nos processos corporativos.



Busca pela naturalidade guia mercado de cirurgia plástica

O mercado de cirurgia plástica está em constante evolução e, em 2025, a harmonia natural será o principal foco. Esta é uma das principais previsões de uma publicação da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS). De acordo com a estimativa, as cirurgias plásticas “quase imperceptíveis” estão entre as principais tendências para este ano.

Para o Dr. Marcus Borba, cirurgião plástico especialista em contorno corporal, as tecnologias minimamente invasivas estão revolucionando a área, com pacientes buscando recuperação rápida e cicatrizes menores.

“Entre os destaques, estão os lasers e radiofrequência (tratamentos de pele e flacidez), além de injetáveis avançados (preenchimentos mais sutis e duradouros)”, explica.

Segundo o cirurgião plástico, o desafio é equilibrar expectativas, pois nem sempre o minimamente invasivo substitui uma cirurgia tradicional.

Procedimentos em destaque

Na visão do Dr. Marcus Borba, a naturalidade é a palavra-chave quando se trata de procedimentos de cirurgia plástica:

  • Lipo ND – Lipoaspiração de Definição Natural com contornos mais sutis e harmônicos;
  • Mamoplastia com implantes menores (movimento e formato mais naturais);
  • Remodelação mamária com gordura autóloga (alternativa às próteses);
  • Abdominoplastia MILA (incisões reduzidas e recuperação acelerada).

Personalização: o paciente no centro do tratamento

Para Dr. Marcus Borba, a chamada “era dos procedimentos padronizados” acabou. Hoje, o planejamento individualizado é essencial, com elementos como avaliação detalhada da anatomia e estilo de vida e combinação de técnicas para resultados sob medida.

“Cada vez mais, utilizamos imagens 3D para simulação realista”, acrescenta o especialista em harmonização facial e corporal. “O paciente chega muito mais informado e com expectativas claras. Nosso papel é ouvir e adaptar o tratamento”, explica.

“Também priorizamos a preservação da anatomia natural (evitando excessos) e tratamentos combinados (cirurgia mais tecnologias para refinamento). Não queremos transformações radicais, mas sim melhorias elegantes”, frisa.

Como os cirurgiões estão se adaptando?

Para atender à demanda por resultados mais naturais, os profissionais estão aprofundando conhecimentos em técnicas minimamente invasivas, diz Dr. Marcus Borba.

“Além disso, os cirurgiões estão investindo em equipamentos de última geração (como Vaser e Renuvion) e priorizando o planejamento personalizado em consultas detalhadas”, complementa.

O especialista em contorno corporal observa que ferramentas como simulação 3D, lipoaspiração assistida por vibração e energia plasmática (Renuvion/Argoplasma) permitem uma previsão mais realista do pós-operatório, maior precisão durante os procedimentos e estimulação da retração cutânea (combatendo flacidez).

“A tecnologia nos ajuda a entregar resultados mais previsíveis e naturais. Em 2025, a cirurgia plástica será marcada por técnicas refinadas, personalização e naturalidade. O paciente moderno busca melhorias discretas que respeitem sua identidade, e a medicina está evoluindo para atender esse desejo com segurança e excelência”, conclui o cirurgião.

O Dr. Marcus Borba é graduado em Medicina pela Universidade Iguaçú e realizou sua residência em Cirurgia Plástica no Hospital Mater Dei. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e ocupa o cargo de coordenador e preceptor de cirurgia plástica no Hospital Socor. Em 2015, recebeu a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais como Médico Cirurgião de referência. O profissional soma mais de 10 mil cirurgias e procedimentos estéticos e reparadores e é fundador e responsável técnico do Instituto Reflét, clínica de diversas especialidades em Minas Gerais.

Para mais informações, basta acessar: https://drmarcusborba.com.br/ 



CEO lista dicas e tendências para profissionais do setor pet

O setor veterinário está em plena expansão no país. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil é o terceiro maior país do mundo em população pet. São, atualmente, mais de 160 milhões de animais de estimação no país, de acordo com dados de 2023.

O Brasil também é o terceiro maior país do mundo quando o assunto é faturamento, ficando atrás somente dos Estados Unidos e China. Segundo estimativa compartilhada pela entidade, estima-se que o mercado pet brasileiro tenha faturado mais de R$ 77 milhões em 2024, uma expansão de 12% em relação a 2023 e recorde histórico do mercado.

O segmento de Alimentos para Animais de Estimação – o chamado “Pet Food” – chegou a R$ 42 bilhões (55% do total), tornando-se a maior fatia do setor. A receita responde por mais da metade de todo o mercado, que ainda conta com as áreas de pet care (higiene e bem-estar), pet vet (produtos veterinários), serviços veterinários, serviços gerais e venda de animais de estimação.

Na visão de Luís Henrique Rodrigues, médico-veterinário e CEO da Clínica Leal, esse crescimento reflete uma mudança significativa na relação entre tutores e seus animais, que hoje são tratados como membros da família.

Para Rodrigues, nesse panorama, os profissionais do setor pet que desejam se destacar precisam acompanhar as tendências, investir em diferenciais e fortalecer a relação com os tutores.

“Para entender melhor como aproveitar esse cenário promissor, vale ficar atento aos insights do mercado, estratégias de crescimento e à importância do cuidado com os pets”, ressalta.

Crescimento representa oportunidades

Para Rodrigues, o crescimento do setor representa oportunidades, mas também novas  responsabilidades: “O mercado pet brasileiro se consolidou como um dos maiores do mundo, tanto em número de animais quanto em faturamento. Isso reforça a necessidade de oferecer serviços de excelência, com profissionais qualificados, equipamentos modernos e um atendimento humanizado”.

“A demanda por saúde animal só cresce e nós, como clínicas e hospitais veterinários, precisamos estar preparados para atender com qualidade”, frisa. Dados apontam que o tamanho do mercado de serviços veterinários estava estimado em US$ 122,72 bilhões em 2024, com projeção para atingir US$ 155,88 bilhões até 2029, como reporta o portal Mordor Intelligence.

“Esses números não são apenas indicativos de crescimento, mas também mostram a evolução no comportamento do consumidor. Os tutores estão mais exigentes e buscam clínicas que ofereçam segurança, tecnologia e um atendimento transparente”, articula.

Diferenciais que atraem clientes

Em um mercado competitivo, o que faz uma clínica se destacar? Para Rodrigues, infraestrutura, tecnologia e humanização são fundamentais: “Um hospital veterinário deve investir em equipamentos de ponta e serviços integrados para proporcionar agilidade e confiança aos tutores. Raio-X e ultrassom próprios, exames laboratoriais rápidos, centro cirúrgico moderno e internação climatizada são alguns dos diferenciais que garantem um atendimento completo no mesmo local”, afirma.

Para o CEO da Clínica Leal, além da estrutura física, o relacionamento com os tutores é essencial: 

  • Atendimento humanizado e transparente: explicar diagnósticos e tratamentos de forma clara;
  • Disponibilidade 24h: oferecer suporte em emergências;
  • Acompanhamento pós-consulta: manter contato para tirar dúvidas e demonstrar cuidado contínuo;
  • Presença digital ativa: compartilhar informações relevantes nas redes sociais e manter canais de comunicação abertos.

Marketing veterinário

Com a maioria dos tutores buscando informações on-line antes de escolher uma clínica, segundo Rodrigues, estar presente na internet é crucial.

“Um site bem estruturado, redes sociais ativas e até um aplicativo próprio aumentam a visibilidade e a credibilidade do negócio. Estratégias como conteúdo educativo, depoimentos de clientes e agendamento on-line facilitam a vida do tutor e atraem mais pacientes”, explica.

De acordo com o CEO da Clínica Leal, algumas estratégias eficazes incluem:

  • Posts educativos: dicas de saúde, prevenção e cuidados com os animais;
  • Vídeos e stories: mostrar o dia a dia da clínica, procedimentos e depoimentos;
  • Google Meu Negócio: essencial para aparecer em buscas locais;
  • WhatsApp Business: uma alternativa para facilitar o agendamento e tirar dúvidas rápidas.

Qual o futuro do mercado veterinário?

Na visão de Rodrigues, o setor pet deve continuar em expansão no Brasil, e os profissionais que investirem em qualidade, transparência e inovação terão mais chances de crescer.

“O segredo está em equilibrar tecnologia, atendimento humanizado e uma comunicação que gere confiança. Quando o tutor percebe que o pet está em boas mãos, ele não só volta como também indica seu serviço. E, no final, o maior beneficiado é o animal, que recebe o cuidado que merece”, afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://www.youtube.com/@mvluishenrique



ART.PE confirma edição 2025 e faz mostra de lançamento

A Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco realizará sua 4ª edição de 8 a 12 de outubro de 2025, no Recife Expo Center. A apresentação formal da ART.PE, com o detalhamento da programação, ocorrerá no dia 4 de junho, em evento no Shopping Recife, durante a abertura da mostra Solos, que reúne obras de oito artistas representados por galerias confirmadas na feira.

A ART.PE reunirá este ano 40 galerias e quatro museus. O evento terá programação voltada à exibição de obras de arte, apresentação de artistas e ações comerciais entre marchands, artistas e público. A agenda incluirá debates, compartilhamento de conteúdo e atividades de formação de colecionadores. A feira terá ainda iniciativas relacionadas a design, arte urbana e gastronomia.

O evento de lançamento ocorrerá no dia 4 de junho, às 18h, no Terraço de Eventos do Shopping Recife, para convidados. A exposição Solos ART.PE ficará aberta ao público de 5 a 8 de junho, com entrada gratuita. Estarão expostos trabalhos de Derlon, pela Galeria Marco Zero; Sebastião Pedrosa, da Arte Plural; Marlan Cotrim, da Amparo 60; Maiara Ferrão, representada pela Arrecife Galeria; Bruno Rios, da Base Galeria; Ricardo Aprigio, da Número Galeria; Izidoro Cavalcanti, da Christal Galeria; e Heitor Dutra, da Garrido.

“A ART.PE busca estruturar o mercado de arte contemporânea a partir do Nordeste, conectando galerias, artistas e públicos. A exposição Solos antecipa parte do conteúdo previsto para outubro e pretende ampliar a interlocução com a cidade” diz Diogo Viana, diretor-geral da feira e sócio da Archi Cultural, realizadora do evento. Beth da Matta, diretora artística da ART.PE, destaca que Pernambuco possui produção e tradição reconhecidas no cenário nacional, com artistas que atuam no eixo Rio-São Paulo.

Durante o lançamento, será divulgada a lista completa das galerias selecionadas para a edição 2025, além das já confirmadas Marco Zero, Arte Plural, Amparo 60, Arrecife, Base, Número, Christal e Garrido. Entre as iniciativas previstas estão uma mostra de design com peças de 15 designers de mobiliário e intervenções artísticas em espaços públicos do Recife.

A ART.PE 2025 contará ainda com ações voltadas ao turismo cultural, com distribuição de mapas contendo roteiros por museus, endereços de arte e artesanato, além de sugestões gastronômicas com restaurantes, bares e cafés.

Serviço:
Solos ART.PE – Lançamento da ART.PE 2025
Local: Terraço de Eventos, Shopping Recife
Lançamento: 4 de junho (evento para convidados)
Exposição aberta ao público: 5 a 8 de junho
Entrada gratuita

ART.PE 2025 – Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco
Local: Recife Expo Center
Data: 8 a 12 de outubro



SMSBarato lança plataforma exclusiva para restaurantes

Em um mercado gastronômico cada vez mais competitivo, restaurantes e pizzarias buscam formas inovadoras de atrair e reter clientes. Para atender a essa demanda, a SMSBarato lança uma plataforma dedicada exclusivamente ao setor de alimentação. A nova ferramenta permite que esses estabelecimentos disparem campanhas de SMS marketing e notificações via WhatsApp de forma prática conectando-se diretamente com seus clientes.

 

De acordo com Italo Migotto, fundador da SMSBarato, o setor gastronômico enfrenta desafios como a alta concorrência e a necessidade de comunicação rápida com os consumidores. “Desenvolvemos essa plataforma para simplificar o marketing digital de restaurantes e pizzarias. Com ela, é possível enviar promoções relâmpago, confirmar pedidos ou notificar sobre o status de entregas em poucos cliques, tudo integrado ao SMS e WhatsApp, canais com taxas de abertura superiores a 95%”, explica. A solução foi criada após pesquisas com donos de estabelecimentos, que apontaram a dificuldade em gerenciar campanhas de marketing sem ferramentas acessíveis e específicas para o setor.

 

Na plataforma da SMSBarato, os restaurantes podem criar campanhas personalizadas, segmentando clientes por preferências, localização ou histórico de pedidos. Por exemplo, um restaurante pode enviar um SMS com uma oferta de “compre uma pizza, ganhe um refrigerante” para clientes que não compram há mais de 30 dias, enquanto notifica via WhatsApp sobre o andamento de uma entrega. “A ferramenta é intuitiva e não exige conhecimentos técnicos. O dono do restaurante configura a campanha em minutos e acompanha os resultados em tempo real, com relatórios de entrega e engajamento”, detalha Migotto.

 

Para garantir a segurança e conformidade, a plataforma segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), utilizando apenas bases de contatos autorizadas pelos clientes. Além disso, a SMSBarato integrou inteligência artificial para sugerir textos de campanhas otimizados, aumentando a conversão. “Se um restaurante quer promover um prato novo, nossa IA sugere mensagens curtas e impactantes, baseadas em dados de campanhas bem-sucedidas”, acrescenta Italo.

 

A solução já está sendo utilizada por algumas redes de pizzarias em fase de testes. Uma pizzaria em Campinas, por exemplo, relatou um aumento de 25% nas vendas após usar a plataforma para enviar promoções de combos em horários estratégicos. “Conseguimos chamar os clientes na hora do jantar com mensagens diretas, e o WhatsApp facilitou a comunicação com quem prefere pedir online”, conta a gerente do estabelecimento.

 

Com a nova plataforma, Migotto reforça seu compromisso de oferecer soluções acessíveis para pequenas e médias empresas. “Queremos que restaurantes e pizzarias, independentemente do tamanho, tenham acesso a ferramentas de marketing de alto impacto. Nossa missão é ajudá-los a crescer, fidelizar clientes e competir com grandes redes”, finaliza ele.



Espetáculo teatral celebra a tradição da Festa de Trindade

A cidade de Trindade-GO recebe neste sábado, 17 de maio, às 20h, a estreia do espetáculo “Credo e Graça – Festa de Trindade”, no Cineteatro Padre Jesus Flores. A obra é uma criação do Grupo Desencanto de Teatro e propõe, com leveza e elementos de comicidade, uma leitura cênica da fé e da cultura popular que marcam a tradicional romaria do Divino Pai Eterno, considerada uma das maiores manifestações religiosas do país.

Com direção de Amarildo Jacinto, teatrólogo com mais de 30 anos de trajetória, o espetáculo une teatro, música e dança para representar a força simbólica da festa, em uma encenação que mistura religiosidade popular com a estética cênica contemporânea. “Esta é uma obra que nasce da alma da cidade, do contato direto com as pessoas que vivem e celebram essa festa. Mais do que contar uma história, buscamos evocar memórias coletivas e provocar reflexão”, afirma o diretor.

A montagem propõe uma experiência imersiva, conectando os espectadores à espiritualidade vivida pela comunidade de Trindade. O roteiro original, também escrito por Jacinto, valoriza a tradição oral e o imaginário popular que envolvem a celebração. Segundo dados do Governo de Goiás, a romaria atrai anualmente mais de três milhões de visitantes, sendo reconhecida como patrimônio cultural imaterial do estado.

Rodrigo Cunha, ator e diretor da Escola de Artes do Grupo Desencanto, ressalta o compromisso da companhia com a cultura regional. “Este espetáculo é um retrato poético da nossa fé e da nossa identidade enquanto povo. É também uma forma de reconhecer e valorizar os símbolos que moldam a nossa vivência coletiva”, observa.

A composição visual do espetáculo foi cuidadosamente planejada. Figurino e maquiagem contribuem para reforçar os arquétipos representados em cena. “O figurino foi pensado para traduzir a alegria, a fé e o exagero típico das expressões populares brasileiras. Usamos cores vibrantes, padronagens diversas e volumes que remetem ao barroco do interior e às festas do povo. Cada peça é quase uma personagem à parte”, explica a figurinista e atriz Bya Melo.

Para garantir que o espetáculo alcance o maior número possível de pessoas, tanto moradores quanto visitantes, diversas ações de comunicação estão sendo realizadas. “Estamos mobilizando a imprensa, redes sociais, rádios locais, além de visitas a hotéis, pousadas e restaurantes, com distribuição de materiais como flyers e cartazes. O objetivo é democratizar o acesso à arte e fortalecer a conexão entre o espetáculo e o território”, afirma o produtor cultural e coordenador de comunicação do projeto, Inã Zoé.

“Credo e Graça – Festa de Trindade” é viabilizado por meio do apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), do Governo de Goiás, e é uma realização da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O apoio institucional garantiu a gratuidade da entrada para todos os espectadores, promovendo o acesso democrático à cultura e à arte cênica.

O evento contará com estrutura acessível, incluindo assentos reservados a pessoas com deficiência e idosos, presença de intérprete de Libras e equipe capacitada em acessibilidade cultural. O Cineteatro Padre Jesus Flores, sede da apresentação, dispõe de infraestrutura física adaptada.

Fundado em 1986, o Grupo Desencanto é reconhecido por seu repertório voltado à valorização das culturas populares, tendo realizado montagens emblemáticas como a “Caminhada de Fé” e a “Rua da Alegria”, entre outros espetáculos que mesclam religiosidade, crítica social e arte comunitária.



The smarter E Europe 2025: Estudos, tecnologias e tendências de mercado para o sistema energético do futuro

Faz exatamente uma semana que a The smarter E Europe teve seu encerramento em Munique. Mais uma vez, a maior aliança europeia de feiras para o setor de energia transformou a capital da Baviera no epicentro do setor internacional de energia e impressionou com resultados expressivos. Durante três dias, 2.737 expositores de 57 países apresentaram suas tecnologias, modelos de negócios e soluções prontas para o mercado destinados a um sistema de energia inteligente, interconectado e totalmente renovável. Cerca de 107.000 profissionais de 157 países aproveitaram a oportunidade para se conectar, iniciar parcerias e lançar novos projetos. As conferências e eventos paralelos também despertaram enorme interesse, atraindo mais de 2.600 participantes. A mensagem enviada pela The smarter E Europe e suas quatro feiras, Intersolar Europe, ees Europe, Power2Drive Europe e EM-Power Europe, foi clara: Nós somos o sistema energético.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250516670011/pt/

Organizers and exhibitors are looking forward to The smarter E Europe 2026, which will take place next year from Tuesday, 23 June to Thursday, 25 June.

Organizadores e expositores já estão ansiosos pela The smarter E Europe 2026, que acontecerá de terça à quinta-feira, 23 a 25 de junho de 2026.

Novos estudos oferecem orientação em um mercado em rápida evolução

Um dos destaques deste ano foi o lançamento de diversos estudos e documentos técnicos importantes com foco em questões cruciais para o futuro do setor de energia, que oferecem dados consistentes, percepções com base no mercado e recomendações práticas para negócios, políticas e sociedade.

Perspectiva mundial: A energia solar continua sendo a força motriz da transição

A associação industrial europeia SolarPower Europe apresentou sua mais recente “Perspectiva Mundial do Mercado para Energia Solar 2025–2029” em Munique. O relatório oferece uma análise completa e baseada em dados dos mercados internacionais de energia fotovoltaica e descreve projeções até 2029 em três cenários. Com cerca de 600 GW de capacidade fotovoltaica recém-instalada apenas em 2024, a energia solar continua liderando a expansão da nova capacidade de geração a nível mundial. Além das tendências regionais do mercado, o relatório fornece informações sobre as condições de investimento, estruturas políticas e recomendações para acelerar o crescimento.

Baixe o estudo completo gratuitamente: www.thesmartere.com/publications/global-market-outlook-for-solar-power-2025

Armazenamento de baterias em ascensão: Europa se prepara para a próxima fase

Também foi apresentada em Munique a nova “Perspectiva do Mercado Europeu para Armazenamento de Baterias 2025–2029”. O estudo explora o grande crescimento do armazenamento em baterias estacionárias, desde sistemas residenciais até soluções industriais em larga escala. Ele ressalta o papel das tecnologias de armazenamento na estabilidade de redes, segurança energética e alcance das metas climáticas da Europa. O relatório inclui recomendações claras de medidas regulatórias para dar suporte ao crescimento contínuo do mercado.

Baixe o estudo completo gratuitamente: www.thesmartere.com/publications/emo2025

Documento técnico: Carregamento bidirecional como chave para integrar o setor

Outra importante contribuição veio do novo documento técnico sobre carregamento bidirecional, que descreve o amplo potencial da infraestrutura de carregamento inteligente. Os veículos elétricos são cada vez mais vistos como unidades flexíveis de armazenamento de energia, capazes de absorver o excedente de eletricidade proveniente de fontes renováveis ​​e devolvê-lo a residências, empresas ouàrede elétrica, conforme necessário. Esta tecnologia reduz cargas da rede, diminui custos de infraestrutura e abre novas oportunidades econômicas para concessionárias de serviços públicos, operadores de frotas e residências. A fim de concretizar este potencial em larga escala, são essenciais marcos regulatórios claros, normas técnicas e sistemas robustos de gerenciamento de energia, um tema que recebeu atenção significativa em Munique.

Baixe o documento técnico gratuitamente: www.thesmartere.com/publications/bidirectional-charging

Lembrete

The smarter E Europe terá seu retorno de 23 a 25 de junho de 2026, sendo a primeira vez de terça a quinta-feira na Messe München (Feira de Munique).

Sobre a The smarter E Europe

“Acelerando Soluções Energéticas Integradas”, este é o lema da The smarter E Europe. A maior aliança europeia de exposições para o setor energético põe em evidência soluções intersetoriais direcionadas ao fornecimento de energia renovável 24 horas por dia, 7 dias por semana, ao abranger eletricidade, aquecimento e transporte. A The smarter E Europe reúne quatro feiras e irá ocorrer de 23 a 25 de junho de 2026 na Messe München.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

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Fonte: BUSINESS WIRE



Startup brasileira impulsiona empreendedorismo em jovens

A crescente demanda por habilidades comportamentais e visão empreendedora entre jovens tem colocado a inovação educacional no centro do debate sobre mobilidade social. De acordo com o levantamento realizado pela plataforma Você S/A, as chamadas soft skills como pensamento crítico, inteligência emocional, criatividade e liderança, estão entre as dez competências mais requisitadas no mercado de trabalho até 2025. Frente a esse cenário, a Eduqhub surge com uma proposta de transformar o aprendizado de crianças e adolescentes por meio de tecnologia, gamificação e conteúdos voltados ao empreendedorismo.

A Eduqhub é uma startup voltada ao desenvolvimento de habilidades humanas e competências empreendedoras em jovens de quatro a 18 anos. Fundada com o propósito de oferecer uma educação acessível, interativa e adaptada aos desafios do século XXI, a empresa propõe um novo modelo de ensino que se baseia na ludicidade, na aplicação prática do conhecimento e na promoção da autonomia intelectual dos estudantes. A proposta da Edutech se apoia nos três pilares reconhecidos pela Bett Brasil como essenciais para a educação infantil em 2025: inovação, inclusão e intencionalidade pedagógica.

Nara Rocha, cofundadora da plataforma, destaca que a principal característica da Eduqhub reside na aplicação de estratégias de ensino fundamentadas em tecnologia e jogos educativos, recursos que tornam o aprendizado mais atrativo, especialmente para crianças em idade escolar. A metodologia empregada inclui atividades que estimulam o pensamento crítico, a resolução de problemas e o trabalho colaborativo — características amplamente valorizadas no atual cenário de transformação do ensino, conforme aponta estudo publicado pela Delinea sobre tendências em treinamento e capacitação até 2025. “O ensino passivo tradicional demonstra falhas em motivar os alunos, resultando em um maior índice de evasão escolar. Nesse contexto, a gamificação emerge como uma ferramenta promissora para engajar os estudantes, incentivando a aprendizagem ativa ao transformar tarefas rotineiras e desinteressantes em atividades dinâmicas e estimulantes”, argumenta.

De acordo com a Revista Educação, ao incorporar elementos típicos dos jogos — como desafios progressivos, recompensas simbólicas, níveis de conquista e narrativas envolventes —, o processo de ensino se torna mais atrativo e dinâmico. Além de oferecer conteúdo especificamente voltado para o desenvolvimento do espírito empreendedor, a plataforma Eduqhub utiliza a tecnologia e os jogos educativos como uma estratégia para aumentar o engajamento dos alunos e otimizar os resultados de aprendizagem. “Ao unir tecnologia, princípios da psicologia e metodologias pedagógicas inovadoras, a startup enfrenta os desafios persistentes da educação pública e à crescente necessidade de preparar os jovens para um mercado em constante transformação e evolução”, confirma Nara.

Na entrevista para o blog Café Digital, Nara Rocha, que também é psicóloga, defendeu que a expertise da psicologia aplicada à educação garante que cada etapa do desenvolvimento dos estudantes seja cumprida e esteja em consonância com as práticas educacionais que vão prepará-los para a vida. “Minha experiência clínica com desenvolvimento infantil, somada a um histórico de atuação em instituições públicas, empresas privadas e organizações sem fins lucrativos voltadas à educação de jovens em situação de vulnerabilidade e, minha vivência direta com as barreiras enfrentadas por estudantes de baixa renda no acesso à educação de qualidade, foram motivadores da criação da plataforma”, cita a especialista.

A Eduqhub, conforme cita a matéria da página Café Digital, startup que impacta mais de 25 mil estudantes em 12 estados brasileiros e que foi premiada como o 1º lugar no “Prêmio Otimista de Inovação” e no “StartupCE”, oferece um aprendizado híbrido e imersivo com gamificação on-line e eventos práticos. A plataforma permite a inclusão de crianças atípicas no seu ambiente virtual, capaz de simular situações da vida real. Nara explica que a incorporação da gamificação no processo educacional possui um impacto direto e significativo na motivação e no desempenho dos estudantes, tornando o ensino mais efetivo e prazeroso. “O objetivo central das plataformas de educação deve ser formar jovens protagonistas, munidos da capacidade de identificar oportunidades e de construir trajetórias de vida próprias e bem-sucedidas, mesmo em contextos que se apresentam como desafiadores”, comenta.

Reconhecida como única empresa do Nordeste brasileiro na lista anual da HolonIQ — a “Latin American EdTech 100” — que identifica as 100 edtechs mais promissoras da América Latina, conforme cita a matéria do Jornal O Povo, a startup tem a neuroeducação como um de seus principais pilares. Nara Rocha explica que, para definir o conteúdo dos cursos, a equipe utiliza conceitos da psicologia, a pedagogia e as neurociências com o objetivo de desenvolver nas crianças tanto habilidades práticas quanto a confiança necessária para o seu sucesso e realização pessoal. “É importante defender uma visão abrangente de empreendedorismo, que vai além da simples criação de negócios, promovendo o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras para problemas reais”, afirma.

Com destaque tanto nacional quanto internacional, conforme menciona o Portal Influxo, a startup forma crianças e jovens por meio da tecnologia e da educação empreendedora. Reconhecida pelo portal Nordeste Antenado como uma das 10 melhores Edtechs do mundo no prêmio global GESAwards e incluída na lista “Startups to Watch 2023” pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, a Eduqhub desenvolve jovens nos campos da educação, inovação e tecnologia. “O objetivo da plataforma é oferecer ferramentas educacionais para que cada vez mais jovens possam sonhar alto e, principalmente, tenham os meios e o suporte necessários para concretizar seus projetos de vida. A Eduqhub está pronta para explorar novos mercados globais e levar sua metodologia a outras realidades onde a mobilidade social também representa um desafio”, conclui Nara, reiterando o compromisso da Eduqhub com a transformação social através da educação.



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