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Como aumentar a segurança de alunos e professores nas escolas

A escola, como via de regra, deveria ser um dos lugares mais seguros para a população. No entanto, os acontecimentos dos últimos dias evidenciam que a sensação de segurança pode tornar o ambiente escolar um local vulnerável, reforçando a necessidade de reavaliação dos procedimentos para aumentar a proteção nas escolas brasileiras.

Há tempos que as medidas tradicionais de monitoramento não têm sido suficientes para garantir a segurança dos alunos e do corpo docente. De acordo com um levantamento da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o Brasil registrou 22 ataques a escolas entre 2002 e 2023, sendo 13 deles concentrados nos últimos dois anos.

Após os últimos eventos deste ano, governos de diversos estados organizaram forças-tarefas para executar medidas preventivas para aumentar a segurança nas unidades de ensino, como a presença de policiais e a criação de programas de mediação de conflitos.

A adesão aos sistemas de segurança eletrônica é outra tendência cada vez mais sólida na área da educação, objetivando monitorar, mitigar e prevenir incidentes. Desde outubro de 2020, tramita na câmara dos deputados o projeto de Lei 4858/20 que determina que as escolas públicas e privadas de educação básica mantenham sistema permanente de vigilância eletrônica, durante todo o seu período de funcionamento. A proposta é que as câmeras sejam instaladas em todas as áreas que compreendem a estrutura escolar, com exceção de banheiros, individuais ou coletivos.

Monitoramento Inteligente

A incorporação de câmeras de vídeo entre os requisitos obrigatórios para as instituições de ensino representa um grande avanço para a segurança nas escolas, pois se trata de recurso fundamental para inibir possíveis transgressões, assim como para fins comprobatórios. Contudo, vale ressaltar que o registro das imagens por si só tem pouca eficácia na execução de ações preventivas. Para isso, há necessidade de aplicação de tecnologias de monitoramento inteligente.

A inteligência artificial agregada aos sistemas de câmeras permite a emissão de alertas preventivos de maneira autônoma, conforme a identificação de comportamentos fora do padrão programado, tais como abusos de permanência no local, invasão de perímetros, detecção de aglomerações ou animosidades, formando assim um sistema com visão computacional que identifica automaticamente qualquer não conformidade.

“É importante manter ativo e atualizado um plano de gestão de riscos do ambiente escolar, pois assim estarão mapeados os gargalos que exigem medidas reforçadas de segurança. A tecnologia, especialmente com sistemas de monitoramento inteligente que sejam gerenciados por uma empresa independente e apartada do ambiente interno escolar, é aliada nesse cenário, pois permite ampliar os pontos de cobertura e unificar os alertas de acontecimentos fora do padrão, tornando a tomada de decisão e a ação mais rápidas”, comenta Antônio Egito, gerente de negócios, da Avantia empresa de integração e desenvolvimento de novas tecnologias para segurança eletrônica, no Brasil.

Mais iniciativas tecnológicas para segurança nas escolas

O botão de pânico é uma alternativa que vem sendo estudada pelas instituições governamentais como opção para agilizar o atendimento em caso de ataques. Ele pode ter o formato de aplicativo para ser baixado em celulares, ou ainda ser físico, instalado in loco nas unidades de ensino. “Intercomunicadores com botões de pânico já são usados em alguns locais do Brasil. Ao ser acionado, é possível estabelecer comunicações importantes, como com grupos internos escolares, unidades policiais ou com a própria central de monitoramento, para providências ágeis”, destaca Egito.

Ações conjuntas de proteção no ambiente escolar

O Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, deu início, no mês de abril, à Operação Escola Segura, que atua 24 horas por dia e contempla uma série de medidas para prevenir e coibir novos episódios nas unidades de ensino. As ações estão sendo coordenadas em parceria com delegacias de investigação e agências de inteligência da Polícias Civil e Militar. 

Uma das iniciativas é o Canal de Denúncias, que atuará exclusivamente recebendo informações de ameaças e ataques contra escolas. Por meio desse canal, também estão sendo monitoradas publicações na web com conteúdos suspeitos. 

Outras medidas também estão sendo discutidas por um grupo interministerial coordenado pelo Ministério da Educação, que terá participantes dos governos estaduais. Entre elas, além do policiamento nas escolas, monitoramento por câmeras e botão de pânico, estão ainda catracas e detectores de metal nas entradas das unidades escolares, atuação de psicólogos nas escolas e grupos de apoio comunitários.

“Não há uma solução única para evitar novos eventos. As tecnologias somam muito, mas são necessárias medidas integradas e multissetoriais no intuito de prevenir, conter e agir em caso de ataques, sem esquecer de manter o ambiente escolar como um local que desenvolve, valoriza e humaniza as relações entre as pessoas”, finaliza Antonio Egito.



Transformação digital já alcança mais de 90% das MPMEs

Uma pesquisa realizada pela Edelman para a Microsoft sobre digitalização das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) mostrou que 92% delas afirmam estar em processo de transformação digital. Desse total, 98% das empresas reconhecem o impacto positivo da implantação de tecnologia nos negócios. Os dados foram coletados com 312 líderes e tomadores de decisão em diversos setores da economia no período de 14 e 15 de novembro de 2022.

Entre os destinos dos investimentos e implementação de tecnologias digitais, os entrevistados citaram a priorização em otimização do uso de dados para a inteligência dos negócios (item citado por 47% dos respondentes), recrutamento e treinamento de talentos em tecnologia (41%) e foco na aquisição e adoção de novas tecnologias (40%).

Outro resultado mostrado pela pesquisa, realizada desde 2020, indica que a tecnologia torna o recrutamento de funcionários mais eficiente. Essa afirmação foi feita por 86% dos entrevistados, que afirmaram que a tecnologia oferece mais diversidade e qualidade nos processos de recrutamento e contratação.

Com 10 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, o desenvolvedor de softwares Gabriel Bartholo Batista confirma que a adoção de tecnologias, especialmente para automação de processos na empresa, pode resultar em diversas vantagens para o negócio. Ele cita como algumas dessas vantagens a redução de custos, aumento da eficiência, melhoria na qualidade do produto ou serviço, e maior agilidade na tomada de decisões.

O profissional comenta que no decorrer do processo de adoção de tecnologias na rotina da empresa, é comum surgirem dúvidas sobre o que priorizar na hora de adotar softwares de automação, por exemplo. Uma das principais dúvidas é sobre contratar um software pronto ou desenvolver um sistema próprio.

No caso da primeira opção, a principal vantagem, segundo Batista, é a rapidez da implementação, pois o processo de desenvolvimento já foi concluído e o software está pronto para uso. “Além disso, o custo inicial pode ser menor do que o desenvolvimento de um software próprio, já que a empresa não precisará investir em equipe especializada em programação e desenvolvimento”, esclarece.

Apesar disso, a escolha por desenvolver um software próprio também pode ser vantajosa, especialmente em longo prazo, por ter a possibilidade de customização do sistema de acordo com as necessidades da empresa. “Neste caso, a empresa terá total controle sobre o software e poderá adaptá-lo sempre que for necessário. Contudo, o processo de desenvolvimento pode levar mais tempo e o custo pode ser mais elevado”, pondera.

Para decidir a melhor opção, Gabriel Batista recomenda analisar as necessidades e os recursos da empresa. “É importante avaliar os prós e contras de cada opção e escolher a que melhor atender às necessidades da empresa e proporcione um bom custo-benefício”, resume.   

Transformação digital das empresas foi acelerada pela pandemia da Covid-19

A emergência sanitária causada pela pandemia da Covid-19 acelerou o processo de transformação digital das empresas. A pesquisa da Edelman e Microsoft faz o levantamento de dados desde 2020, primeiro ano da pandemia. Segundo as autoras do levantamento, na  primeira edição da pesquisa, realizada em 2020 e divulgada em 2021, os dados já apontavam uma tendência de continuidade da adoção de tecnologias.

Nessa edição da pesquisa, 82% das MPMEs brasileiras diziam ter a intenção de seguir a digitalização por meio de novas ferramentas. Segundo os resultados, no início, o principal investimento das MPMEs foi em plataformas de comunicação e colaboração, com 66% dos entrevistados apontando que os softwares de chamadas de vídeo seriam as principais mudanças em relação à adoção de tecnologia, seguidas por nuvem e softwares de trabalho remoto, ambos com 55%. Já em 2022, 51% das MPMEs disseram investir em soluções de vídeo chamada. 

A segunda edição da pesquisa, realizada no final de 2021 e divulgada no ano passado, mostrou que as MPMEs estavam em processo acelerado de digitalização. Já na comparação entre 2021 e 2022, os dados mostram que muitas empresas conseguiram resolver os desafios iniciais de infraestrutura, como conexão com a internet, software e hardware. Enquanto 47% das empresas disseram ter problemas de conectividade nos primeiros anos da pandemia, a terceira edição da pesquisa, divulgada recentemente, mostra que apenas 29% apontaram esta questão com um problema. 



Pesquisas prospectam crescimento nas vendas durante o Dia das Mães

Após dois anos de instabilidade provocada pela pandemia e com o cenário mais positivo atualmente, a expectativa este ano é de que os consumidores “abram mais o bolso” para presentear mães, avós, madrinhas e outras figuras femininas neste Dia das Mães. De acordo com pesquisa realizada pela Globo, 72% das pessoas entrevistadas pretendem presentear alguém e 81% já planejam comemorar a data este ano.

O pagamento parcelado facilitado pelo cartão de crédito tem sido cogitado por quem não abre mão de dar presentes neste período. Esta opção saltou 8% na intenção de compra nesse ano, comparado a 2022 – São 30% contra 22% do ano passado. Ainda segundo a pesquisa, 28% pretendem pagar com cartão de crédito à vista e 19%, no débito. Há também os consumidores que preferem pagar com dinheiro (44%), Pix (17%), boleto (4%) e cartão da própria loja (3%).

O uso do crédito consignado também pode ser utilizado para as compras neste Dia das Mães. “Os servidores públicos do Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, contam com o cartão de benefício consignado Credcesta Visa, que oferece opções de saque e crédito com limite pré-aprovado, sem cobrança de taxas de anuidade ou mensalidade, totalmente liberado para efetuar qualquer compra”, destaca Fernando Mascarenhas, diretor do Credcesta. Segundo ele, mais de 35 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas do Governo do Rio, já aderiram a este cartão só no ano passado.

Além do maior uso do cartão de crédito, somando 49% entre as opções à vista e parcelado, a expectativa é que a data mantenha certo fôlego para o setor de varejo. Em projeção divulgada pela Voxus, empresa de mídia programática especializada em smart display e awareness, espera-se uma intensificação das vendas pelo e-commerce brasileiro, principalmente durante a semana de celebração do Dia das Mães – de 7 a 14 de maio –, que podem chegar a um aumento de 5 a 7%.

De acordo com este mesmo levantamento, os setores que devem apresentar maior procura são: vestuário, saúde e beleza, com foco em cosméticos e eletrônicos. Especialistas da Voxus ainda ressaltam que marcas e empresas que focarem em ações direcionadas especificamente para esta data terão maior crescimento, com potencial aumento de vendas em 30%.



Hipertensão pode contribuir para doenças do coração

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão é comemorado anualmente no dia 26 de abril e serve para alertar sobre a necessidade de enfrentar a pressão alta, pois ela pode ser um grande fator de risco para doenças cardiovasculares, derrames e insuficiência renal. 

De acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados no ano passado, o número de diagnósticos de hipertensão em adultos aumentou 3,75% em 15 anos no país, sendo os homens com um indicador ainda maior (5,9%). 

O Dr. Sérgio Francisco, cirurgião cardiovascular, pontua que, neste dia, é importante lembrar que a hipertensão, assim como as doenças cardiovasculares, podem ser prevenidas e tratadas com mudanças de estilo de vida, como redução do consumo de sal, aumento da ingestão de frutas e vegetais e prática regular de atividade física. 

“É também importante manter um acompanhamento regular com o médico para verificar a pressão arterial, pois o controle da hipertensão é essencial para uma boa saúde e para evitar o aparecimento de doenças relacionadas”, complementa.

Ao longo da data, a Sociedade Brasileira de Hipertensão promove várias atividades para incentivar a prevenção e o combate à hipertensão, como palestras, oficinas, campanhas de informação e debates sobre o assunto, com a participação de profissionais de saúde e especialistas.

Segundo o especialista, a hipertensão é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. “Quando ocorre hipertensão, a pressão arterial aumenta, o que causa o estreitamento das artérias e o endurecimento dos vasos sanguíneos. O crescimento da pressão arterial eleva o risco de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, aneurismas e até mesmo a insuficiência cardíaca”.

“Quanto maior for a pressão arterial, mais grave será a doença. Por isso, é essencial controlar e tratar a pressão para prevenir a ocorrência dessas doenças”, explica. “Além disso, é importante lembrar que alguns fatores de risco para doenças cardiovasculares, como o tabagismo, um estilo de vida sedentário e o consumo excessivo de álcool, também estão associados à hipertensão”. 

Segundo o Dr. Sergio Francisco, na prática médica, um dos maiores desafios é fazer com que as pessoas tenham boa adesão ao tratamento, ou seja, que cumpram o necessário para o controle da pressão durante sua vida, e não apenas nos primeiros dias após uma consulta.

“Hoje, a responsabilidade da indústria farmacêutica precisa ir além de vender o medicamento. Todos os esforços no sentido de aumentar a adesão ao tratamento são bem-vindos, inclusive com iniciativas que estimulem a medição da pressão arterial em casa e aplicativos que engajem o paciente no compromisso com seus hábitos e com os medicamentos ”, pontua.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no mundo, por isso, o Dr. Sergio Francisco ressalta a importância das pessoas adotarem hábitos de vida saudáveis e adquirirem o hábito de monitorar seus sinais vitais, para que possam prevenir e tratar as doenças cardiovasculares, assim como a hipertensão, o mais cedo possível. 

Para saber mais, basta acessar: https://instagram.com/sergiofranciscojr



IR 2023 possui itens que podem aumentar a restituição

O Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) é uma das obrigações fiscais mais importantes para os cidadãos brasileiros. Até a segunda quinzena de abril, mais de 15 milhões de contribuintes já entregaram suas declarações. Entretanto, muitos contribuintes têm imposto a restituir e imposto a pagar. Neste contexto, a contadora e especialista Mayra Saitta explica que diversos itens podem impactar a restituição, portanto, não devem ser ignorados.

O contribuinte que precisa declarar à Receita Federal o Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) sempre fica atento a uma coisa: à restituição, sendo o dinheiro devolvido ao cidadão. No entanto, para receber os valores a que se tem direito, é preciso cuidado. Existem itens que pesam nesta conta e que não podem ser esquecidos, para que o montante que retorna seja maior.

Conforme a contadora, uma série de serviços deduzem valores a serem pagos ou elevam a restituição. Ela lista quais precisam ser lembrados e colocados no documento.

“Os serviços que mais ajudam neste sentido são plano de saúde, despesas particulares com fisioterapeutas e dentistas e mensalidades de escolas ou faculdades. Estes não podem faltar. E um detalhe importante: os dependentes têm de ser citados, porque a presença destes parentes ajuda”, ressalta.

Ainda sobre os dependentes, a especialista explica quem se encaixa nesta categoria. “Filhos ou enteados, que tenham até 24 anos, desde que estudem — caso contrário, a idade cai para 21 anos. O cônjuge também pode ser acrescentado, mas, se ele tiver renda tributável, os rendimentos do casal serão somados, fazendo crescer a probabilidade de pagamento do imposto”.

Por fim, a contadora diz que muitos contribuintes declaram itens que não ajudam em nada na hora da restituição. Segundo ela, os mais mencionados são “transporte público e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)”.



Brachiaria Dunamis dá início à terceira revolução no setor

As brachiarias são plantas forrageiras amplamente utilizadas em pastagens para o gado. Elas são conhecidas de maneira geral por sua rusticidade e facilidade no manejo. No entanto, o cultivo desses vegetais pode apresentar desafios em algumas regiões, devido a fatores como pragas, falta de nutrientes e variações climáticas extremas. Nesse sentido, a escolha adequada da variedade de brachiaria para plantação torna-se fundamental para garantir a qualidade das pastagens e a saúde do gado.

Especialistas explicam que, no início da década de 1970, a introdução da brachiaria Decumbens representou uma verdadeira revolução nos pastos do cerrado brasileiro, possibilitando a abertura de novas áreas. No entanto, as pastagens passaram a sofrer com ataques de cigarrinha. A partir de 1984, a chegada da brachiaria Marandu desencadeou uma segunda revolução no setor, proporcionando maior resistência às pragas. Contudo, essa variedade, que se tornou dominante no Brasil, trouxe outros desafios, já que ela perdeu excelentes características contidas nos pastos de Decumbens, como a adaptabilidade a solos mais ácidos, resistência à seca e a presença de estolões que enraízam no solo e realizam ótima cobertura de solo.

Essas dificuldades, no entanto, já podem ser solucionadas graças à brachiaria híbrida Dunamis, uma nova cultivar desenvolvida pela Milagro Agro Brasil e a protagonista da terceira revolução no setor. A planta é um híbrido resultado do cruzamento entre Decumbens e Marandu, sendo capaz de oferecer ao produtor as melhores qualidades dessas duas variedades.

A principal característica da Dunamis, de acordo com a Milagro Agro Brasil, é a presença dos estolões que enraízam no solo. Esses estolões existem na Decumbens, mas estão ausentes na Marandu, que é atualmente a brachiaria mais plantada no mundo. Devido a essa característica, a Dunamis pode facilitar a cobertura do solo, diminuir a degradação da área plantada e aumentar a longevidade do pasto, consequentemente melhorando a produtividade, a sustentabilidade e a lucratividade para o pecuarista. Ela apresenta, ainda, outras vantagens em relação às demais brachiarias, tais como:   

  • Crescimento inicial muito superior ao da Marandu e da Decumbens;
  • Resistência à cigarrinha das pastagens;
  • Fácil adaptação a solos de baixa fertilidade (pH 4,8 a 5,5), solos arenosos e terrenos com alta declividade;
  • Melhor controle de erosões;
  • Maior tolerância à seca se comparada à Marandu;
  • Boa tolerância a períodos curtos de encharcamento do solo (15 a 30 dias) se comparada à Marandu (3 a 6 dias);
  • Tolerância a Rhizoctonia (um dos fungos causadores da morte súbita das brachiarias);
  • Facilidade de plantio em covas em solo arenoso e sem correção;
  • Teores de proteína bruta e digestibilidade superiores aos da Marandu.

O diretor de marketing e vendas da Milagro Agro Brasil, Alexandre Hemza, afirma que clientes que já usam a brachiaria Dunamis têm relatado benefícios para seus negócios. “Esses dias, recebi um depoimento de um cliente que plantava mombaça, um dos capins mais usados para gado leiteiro. Quando ele começou a plantar Dunamis e as vacas passaram a se alimentar dessa variedade, saltaram de uma produtividade de 8 a 9 litros por dia para uma média de 12 litros diários”, conta.

A Dunamis também será destaque na Agrishow, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo, que deve reunir cerca de 200 mil pessoas, em Ribeirão Preto, entre os dias 1 e 5 de maio. De acordo com Alexandre Hemza, os clientes que desejarem poderão adquirir as sementes durante a feira em condições especiais, que não serão oferecidas ao longo do restante do ano. “Somos uma empresa que leva a tecnologia ao campo de maneira acessível. Nesse evento, vamos reforçar essa característica”, diz ele. Além dos preços reduzidos, o cliente que fechar negócio durante a Agrishow também terá direito a um pagamento facilitado e à entrega no período correto para o plantio.



Levantamento revela o que atrai os consumidores ao comprar alimentos e bebidas

Pesquisa realizada pela ADM, empresa global do setor de nutrição humana, destaca as principais percepções e demandas dos consumidores ao redor do mundo, e também na América Latina e Brasil. O levantamento aponta que as novas análises, baseadas na relação cruzada entre saúde, bem-estar, sustentabilidade e segurança alimentar, resultaram na identificação de sete tendências-chaves, que revelam a evolução em comportamentos, atitudes e aspirações dos consumidores e que orientarão e servirão de pontos de partidas para a inovação no mercado. 

O estudo chama a atenção para a transversalidade dos temas que permeiam as escolhas, demandas e expectativas dos consumidores em relação às marcas que compram. O desejo de ter mente, corpo, alma, comunidade e planeta saudáveis se traduzem em consumo consciente, proativo e decisivo em várias categorias, pontuando que, ao mesmo tempo em que os consumidores buscam priorizar o que é mais importante para eles, as marcas de nutrição querem fazer o mesmo.

OPÇÕES DE PROTEÍNA EXPANDIDAS

Mais de metade (52%) dos consumidores globais agora se consideram flexitarianos, incorporando proteínas animais e vegetais em sua dieta. Entre os brasileiros, 48% já se consideram flexitarianos. À medida que a geração Z e a geração Alfa crescem, a aceitação da aplicação de avanços científicos para fazer os alimentos continuará se tornando mais comum e práticas como agricultura celular, fermentação de precisão, produtos híbridos e diferentes fontes de proteínas prosperarão.

BEM-ESTAR EQUILIBRADO

Ter saúde nos aspectos emocional, mental, físico e até espiritual é algo visto cada vez mais pelos consumidores como interligado e um é tão importante quanto o outro. Os consumidores estão adotando uma abordagem sinérgica, fazendo escolhas intencionais e tomando medidas para apoiar sua saúde física, bem como seu humor e sentimentos gerais. Globalmente, 79% dos consumidores acreditam que apoiar sua saúde mental tem um efeito positivo sobre sua saúde geral e bem-estar. Além disso, 48% dos consumidores globais planejam lidar com seu bem-estar mental no próximo ano, colocando a questão entre suas maiores preocupações. No Brasil, o número de consumidores que planejam lidar com seu bem-estar mental em 2023 é ainda maior, chegando a 53%.

PERSONALIZAÇÃO PROATIVA

O que funciona para o bem-estar de uma pessoa pode não ser ideal para o de outra. Uma estratégia “tamanho único” para saúde e alimentação foi deixada de lado, dando espaço para abordagens “melhor para mim” sob medida. Na verdade, 63% dos consumidores globais dizem estar interessados em alimentos e bebidas personalizados para atender às suas necessidades nutricionais individuais. Na América do Sul, 72% responderam ter interesse na nutrição personalizada. Além disso, 55% dos consumidores globais afirmam que estão dispostos a gastar mais em alimentos funcionais que possam apoiar suas metas de saúde.

CONFIANÇA E RASTREABILIDADE

Da terra à mesa, os consumidores querem saber de onde vem seu alimento, quem o fez e exatamente quais ingredientes foram incluídos. Eles querem saber ainda como o produto foi feito e se as condições de sua produção foram humanas. Algum progresso tem sido feito em ganhar a confiança do consumidor, com pesquisas mostrando que 42% dos consumidores globais passaram a confiar mais em alegações ambientais feitas por produtos e marcas nos últimos dois anos. No Brasil, a confiança aumentou para 46% dos consumidores. Esta necessidade de transparência nasce não apenas das preocupações com alimentos, mas também de um desejo de conexão com o alimento e as comunidades que o cultivam ou fabricam.

PRODUÇÃO ECOLÓGICA

Globalmente, 49% dos consumidores alegam ter mudado sua dieta nos últimos dois anos para levar um estilo de vida mais amigável ao meio ambiente, entre os brasileiros, 59% disseram ter realizado mudanças no prato. Além disso, exigem um padrão mais alto das companhias de quem compram com relação a suas práticas ambientalmente conscientes. Os consumidores estão focando bastante em reduzir o seu desperdício de alimentos e esperam o mesmo das marcas que apoiam. Eles também querem provas de reconstrução e restauração ambiental.

IMPACTO SOCIAL

Usando suas vozes e seu poder de compra, os consumidores estão exigindo que as empresas pratiquem tratamento justo e humano de pessoas e animais envolvidos em cada aspecto da produção. Quase 30% dos consumidores globais já boicotaram ativamente um produto ou uma marca devido a suas credenciais éticas e 40% buscam marcas que garantem que os produtores foram tratados de forma ética. No Brasil, o estudo identificou que 29% dos consumidores são ativos em relação ao boicote de marcas e 41% procuram marcas que defendem o tratamento ético nas relações humanas. Garantir a subsistência de trabalhadores, empregar métodos de inclusão e diversidade e manter os produtos acessíveis ao usuário final são considerações importantes para consumidores modernos tomarem decisões.

ALIMENTAÇÃO EXPERIMENTAL

Cada vez mais, os consumidores globais estão ficando mais aventureiros com a comida, pois 74% expressam um desejo de experimentar novos sabores de todo o mundo e 63% relatam gostar de fazer experimentos quando cozinham. O consumidor sul-americano também apresenta um perfil aventureiro, 70% disseram experimentar novos sabores e 52% afirmaram gostar de fazer experimentos. Além de buscar por novos e interessantes sabores, eles também querem se envolver com marcas divertidas e descontraídas que conquistam a fidelidade do consumidor através da sensação de comunidade que o entretenimento oferece.



Incentivos tributários impulsionam investimentos em inovação

As intervenções bem-sucedidas de incentivos fiscais dependem de um desenho de programa eficaz – tratando-se de um grande desafio. Os formuladores de políticas precisam chegar a um ponto ideal sobre o valor (máximo) do incentivo, sua duração, quem é elegível e se devem visar empresas específicas diante de assimetrias de informação significativas sobre o que funciona para estimular PD&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação). Afinal, recursos públicos são finitos. 

De acordo com o Relatório do Ecossistema de Startups (2022), o Brasil ocupa a 26ª posição entre os 100 países mais empenhados em transformar inovação em produto ou serviço. Já a cidade de São Paulo apresentou o maior salto no top 20 de sua categoria, ocupando a 16ª posição global e liderando na América Latina – o que demonstra o quanto o estado tem se esforçado em dar condições para que se invista mais em PD&I, muito em razão das parcerias firmadas entre instituições de ensino e parques tecnológicos – que são clusters de empresas jovens e com grandes ideias. 

Segundo a gerente de inovação da consultoria internacional G.A.C. Brasil,  Débora Beraldo, “os incentivos fiscais são fundamentais porque reduzem o custo da inovação. Portanto, deveriam corresponder diretamente a um maior esforço inovador e resultar em produtos com maior grau de novidade”. O Brasil tem pelo menos cinco incentivos fiscais que contribuem para incentivar PD&I:

  1. Lei do Bem. “A Lei do Bem (Lei nº 11.196/05) é uma Lei federal que visa incentivar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo brasileiro. Trata-se de uma ferramenta valiosa para empresas presentes no regime de lucro real que buscam impulsionar seus negócios, já que permite a dedução de impostos e contribuições sobre a receita bruta quando há investimentos em PD&I. Essa Lei engloba todos os setores da economia e todas as regiões do país, sendo fundamental para sustentar o desenvolvimento da capacidade técnico-produtiva nacional e o aumento do valor agregado da produção de bens e serviços”.
  1. Rota 2030. “Esse incentivo fiscal tem por objetivo fomentar os investimentos em PD&I com relação à produção de novas tecnologias, eficiência energética e automatização do processo de manufatura do setor automotivo, impactando na qualidade dos veículos e das autopeças. Seus principais benefícios são a redução de IPI na comercialização de veículos novos que se enquadrem nos requisitos do programa quanto à eficiência energética e de segurança, bem como a possibilidade de redução de até 15% do IRPJ e CSLL sobre os valores investidos em PD&I”. 
  1. Lei de Informática. “Trata-se de um incentivo desenvolvido especificamente para o setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que concede créditos financeiros às fabricantes de eletroeletrônicos que investem no desenvolvimento de tecnologias e inovação tecnológica para o setor. Válida até o final de 2029, essa Lei substitui a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em vigor anteriormente por créditos tributários sobre Imposto de Renda (IR) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), com base no total que a empresa investir em P&D a cada trimestre”.
  1. Ex-Tarifário. “Esse incentivo concede isenção do imposto de importação para itens que não possuam similares nacionais e que sejam destinados aos projetos de PD&I. Sendo assim, é aplicável a máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos, bem como a partes e peças de reposição, acessórios, matérias-primas e produtos intermediários sem similar nacional. A redução do imposto pode chegar a zero”.
  1. Lei de Informática da Zona Franca de Manaus. “Essa Lei concede redução e até mesmo isenção do IPI na comercialização dos itens de TIC para empresas que investem em PD&I na região da Zona Franca de Manaus. O Polo Industrial de Manaus, como a Zona Franca também é conhecida, conta com modernos aparatos tecnológicos, abrigando uma vasta linha produtiva, que vai desde indústrias de ponta à produção de eletrodomésticos, veículos, produtos de informática e outros”. 

Débora chama atenção para o que outros países têm feito para alimentar o ecossistema de inovação. “No Reino Unido, há mudanças contínuas na disponibilidade, escopo e generosidade dos incentivos fiscais para PD&I”. Naqueles países, as taxas marginais implícitas de subsídios fiscais à PD&I para as PME (lucrativas e deficitárias) aumentaram desde a introdução de um subsídio fiscal específico no ano 2000. Esse aumento esteve diretamente relacionado com o aumento gradual das taxas de dedução fiscal das PME. 

Nação que se mantém em primeiro lugar no Top 20 países com melhor ecossistema para startups, os Estados Unidos também vêm promovendo reformas regulares de incentivos fiscais para PD&I, levando a mudanças contínuas na disponibilidade, escopo e generosidade dos incentivos fiscais. A última mudança na concepção do crédito fiscal de PD&I nos Estados Unidos ocorreu em 2016, quando o crédito fiscal FR&E (móveis, equipamentos, máquinas e instalações) tornou-se permanente e uma compensação de impostos sobre a folha de pagamento de até US$ 250.000 foi introduzida para algumas empresas iniciantes. “O governo norte-americano entende o quanto é importante fomentar um ecossistema favorável à inovação, com todos os riscos implícitos. Além disso, a desburocratização de alguns processos é muito bem-vinda para que os negócios aconteçam”, diz a especialista em inovação.

Por fim, Débora cita o caso de Israel, que, “apesar de ser um país de nove milhões de habitantes (menos que a cidade de São Paulo), e enfrentar escassez de água de modo crônico até recentemente, desenvolveu uma economia vibrante, bem como um dos mais dinâmicos ecossistemas de inovação e empreendedorismo do mundo com atributos únicos”. Naquele país há uma alta concentração de startups e empresas de base tecnológica que oferecem produtos ou serviços inovadores com potencial de escalabilidade. Dados do StartupBlink, centro de pesquisa que mapeia ecossistemas de inovação no mundo, mostram que Israel tem 1.748 startups, uma média de uma startup para cada 5.000 habitantes. O Brasil tem em média uma startup para cada 180 mil habitantes. “Integrar melhorias nas condições da Lei do Bem e promover maior abertura para que se invista em novas tecnologias também poderá ampliar o fomento à inovação”.



Acidentes ocupacionais cresceram 14% em 2022

Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho apontaram 612,9 mil notificações de acidentes ocupacionais em 2022, um aumento de 14,3% em relação ao ano anterior – que somou 536,1 mil registros. A falta de segurança para a prática de atividades laborais tem sido um dos motivos de maior prejuízo às empresas e também ao Governo, que cada vez mais arca com um número maior de afastamentos.

Dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mostram que em 2022 foram concedidos 48 mil benefícios previdenciários a pessoas que sofreram acidentes de trabalho. Uma das soluções cada vez mais adotada pelas empresas para a diminuição dos afastamentos, a ISO 45001, Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, possibilita a redução dos riscos de acidentes, doenças profissionais e de custos, implementando diretrizes de segurança para toda a organização.

“Ao procurar um organismo certificador para validar em auditoria a implementação da norma, a empresa vai ser avaliada e orientada de quais pontos devem ser melhorados, se é necessária uma fiscalização, se a obrigatoriedade de equipamentos de segurança está sendo cumprida ou se são necessárias ações educacionais para os colaboradores”, explica Paulo Bertolini, diretor-geral da APCER Brasil, certificadora de origem portuguesa com atuação internacional.

A ISO 45001 pode ser aplicada a organizações de todos os setores e tamanhos, e possui fácil integração com outros padrões ISOs, como a ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade – e ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental. “A redução de custos também é notória, considerando que com menos trabalhadores acidentados, maior será a continuidade do negócio. A norma também traz maior motivação na empresa pela garantia de um ambiente de trabalho seguro e saudável”, completa Bertolini.

Movimento Abril Verde

O mês foi escolhido por 28 de abril ser o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, data em memória ao acidente ocorrido no mesmo dia em 1969, nos Estados Unidos, no qual 78 trabalhadores perderam a vida na explosão de uma mina.

O movimento possui ações de conscientização sobre a importância de zelar pela saúde e segurança ocupacional, promovendo uma cultura de prevenção de acidentes de trabalho, além de reforçar a importância de notificar os casos.



Laços Saúde vê faturamento crescer 13 vezes e espera resultado ainda mais forte

A Laços Saúde, empresa especializada em cuidados autogerenciados para público 60+ no Brasil, teve crescimento expressivo, de 1.200% em 2022, em relação ao ano anterior. O faturamento também aumentou, registrando avanço de 13 vezes em relação ao ano passado. O resultado reflete o momento de expansão vivido pela empresa e o potencial do mercado de saúde voltado para a população 60+.

Em 2022, a Laços ampliou o número de operadoras de saúde parceiras, além de reduzir a sinistralidade em cerca de 30%. O número de clientes também cresceu, com alta de 650%. De acordo com Martha Oliveira, CEO do Laços Saúde, a expectativa é manter o ritmo de expansão em 2023. “Estamos muito otimistas para este ano e nossa projeção é mais do que dobrar o número de vidas. Para isso, iremos ampliar nossas parcerias e expandir as localidades em que atuamos”, ressalta a executiva.

Outro indicador importante de crescimento é a evolução da equipe. O número de enfermeiras contratadas, que são a base do modelo utilizado pela Laços Saúde, passou de 10 para 150 profissionais em 2022.  “Além de ganhar escala para atender a demanda crescente no Brasil, essa é também uma oportunidade para profissionais de enfermagem se especializarem nesse modelo de atuação”, ressalta a executiva.

Outro fator que contribui para o crescimento, junto à atuação das enfermeiras, é o uso da tecnologia. “Por meio dela, nossas equipes de atendimento fortalecem os vínculos com o paciente e atuam de forma preditiva e preventiva”, explica Martha. A empresa prevê para 2023 uma média de 200 mil atendimentos no acumulado do ano, ante 40 mil atendimentos em 2022. Um exemplo de como a tecnologia contribui para o trabalho da Laços é a Larissa, primeira enfermeira virtual dedicada ao público 60+, lançada no começo deste ano.

A Laços Saúde  utiliza o modelo holandês Buurtzorg, que preza a independência do beneficiário e está  fundamentada no autocuidado. O modelo refuta a estrutura hierárquica piramidal e se baseia em uma forma de liderança colaborativa, tendo os enfermeiros como peças-chave. O foco é a descentralização e a desburocratização do atendimento à saúde, com atendimento realizado na casa do paciente.

Sobre a Laços Saúde

A Laços Saúde, empresa especializada em cuidados autogerenciados para público 60+ no Brasil, tem como foco o cuidado à saúde do idoso para além das necessidades fisiológicas, promovendo um olhar holístico e individualizado. A metodologia adotada está em linha com o “modelo cebola” criado pela organização holandesa Buurtzorg, utilizada em mais de 20 países, e alia o trabalho de profissionais especializados, enfermeiras capacitadas e tecnologia – o que inclui metadados, inteligência artificial e assistentes virtuais como ferramentas potencializadoras de resultados. A equipe multiprofissional da Laços Saúde atua na casa do paciente, reduzindo a necessidade de visitas ao hospital, além de oferecer apoio remoto por meio da tecnologia de apoio. Saiba mais sobre a Laços Saúde no site, Linkedin, Facebook, Instagram e YouTube da Companhia.

Assessoria de imprensa – Laços Saúde:

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Suor em excesso pode ser tratado com procedimento cirúrgico

O suor excessivo pode ser um problema constrangedor, mas o que poucas pessoas sabem é que se trata de uma doença e que ela tem soluções razoavelmente simples. A principal função do suor é o controle da temperatura do corpo. Quando está calor ou são realizadas atividades físicas a temperatura do corpo aumenta e o Sistema Nervoso Autônomo (SNA) produz suor para que evapore e diminua a temperatura corporal. O SNA também é responsável por regular várias funções do corpo de forma automática, como a frequência cardíaca, a motilidade do intestino e das pupilas e outras. 

O médico Marcos Chesi, cirurgião torácico e especialista em tratamento de hiperidrose do Hospital VITA, em Curitiba, explica que quando uma pessoa apresenta suor acima das necessidades, causando desconforto, constrangimento social ou dificuldade para executar os afazeres diários, pode-se dizer que ela tem suor excessivo ou, tecnicamente falando, hiperidrose.

De acordo com o cirurgião torácico, se a ocorrência do suor for principalmente nas mãos, axilas e planta dos pés, isoladamente ou em conjunto e não for encontrada uma causa específica (doença de base) para o suor excessivo, pode-se classificar como hiperidrose primária ou essencial. O especialista destaca que o suor aparece mesmo quando está frio e que a hiperidrose primária também pode acometer a cabeça, com a presença ou não do rubor facial (face vermelha), principalmente quando a pessoa passa por alguma emoção mais forte. “A ansiedade normalmente piora os sintomas, mas não é a principal causa”, destaca o Dr. Chesi.”

O simples ato de cumprimentar alguém, manipular papéis ou usar roupas escuras pode ser muito desconfortável para uma pessoa com suor excessivo. O suor das axilas pode escorrer pelo corpo molhando e estragando roupas. “É comum que uma pessoa com hiperidrose tenha que trocar de roupa mais de uma vez ao dia. Além disso, alguns trabalhos podem se tornar perigosos, como manipular equipamentos elétricos ou conduzir veículos”, alerta o especialista.

Quanto ao tratamento, o médico conta que depende da intensidade dos sintomas, ou seja, o nível de desconforto do paciente conforme a intensidade e regularidade do suor. Pode ser feito com o uso de medicamentos que diminuem a produção do suor, aplicação de toxina botulínica, dietas específicas, iontoforese ou cirurgia, que normalmente é reservada para os casos com suor bem localizado e com maior intensidade.

Existe também a hiperidrose secundária, na qual o suor ocorre no corpo todo de forma generalizada e pode haver uma causa específica, uma doença de base como alteração hormonal, uso de alguns medicamentos, obesidade ou sensibilidade aumentada ao consumo de alimentos hiperidróticos.

Já nos casos de hiperidrose secundária, o tratamento é direcionado conforme a origem encontrada. O excesso de suor pode favorecer a proliferação de algumas bactérias que podem produzir um cheiro desagradável, causando a bromidrose.

Uma avaliação médica com suporte multidisciplinar de psicólogo, nutricionista e endocrinologista é importante para a definição do diagnóstico e previsão da melhor forma de tratamento, pois varia conforme a necessidade e diagnóstico de cada paciente.

Técnica cirúrgica

O nervo do Sistema Nervoso Autônomo que estimula a da glândula sudorípara está no tórax, logo, a cirurgia é realizada, habitualmente, por um cirurgião de tórax. A simpatectomia (nome dado ao procedimento) é realizada nos dois lados do tórax, simultaneamente. O procedimento atua sobre o nervo que estimula a glândula sudorípara, a glândula não é modificada pela cirurgia, apenas bloqueia o estímulo que chega até ela.

As incisões têm aproximadamente 0,5cm e normalmente não há necessidade de pontos, apenas aproxima-se os bordos com micropore especial, que será retirado no consultório, com a finalidade de obter-se melhor resultado estético. 

O médico explica que o paciente é internado no mesmo dia da cirurgia, e pode receber alta hospitalar no dia seguinte. Em alguns casos selecionados o paciente poderá receber alta hospitalar no mesmo dia do procedimento.

Na alta, o paciente receberá prescrição de medicação analgésica e a orientação dos cuidados específicos. Os curativos podem ser molhados durante o banho e secados com o uso de secador de cabelo ou toalha macia e limpa, durante cinco dias, até serem retirados pelo médico. Nesse período o paciente deverá evitar fazer esforços físicos de maior intensidade.

O paciente poderá retornar às atividades habituais de três a quatro dias após a cirurgia. O médico poderá informar quais as principais restrições nas semanas seguintes à cirurgia.

Suor compensatório ou rebote

O especialista ressalta também, que quando bloqueado o estímulo das glândulas sudoríparas, em alguma parte do corpo o estímulo que iria para aquela região pode ser distribuído para outras áreas do corpo, como o tronco e face interna das coxas. Isso pode acontecer em até 40% dos pacientes. O suor compensatório costuma aparecer em dias quentes ou atividades físicas, diferentemente da hiperidrose primária que piora com a ansiedade e aparece mesmo em dias mais frios.

A intensidade do suor compensatório, quando aparece, pode variar de leve a intenso. Normalmente ocorre por um período de adaptação do organismo após a cirurgia. Cada paciente tem um período de adaptação diferente. Algumas medicações ajudam muito na diminuição do suor compensatório caso se torne incômodo.



Brasil e Alemanha estreitam parceria para estimular a inovação industrial

Com o objetivo de fortalecer a indústria e promover o desenvolvimento econômico sustentável em ambos os países, novos acordos têm sido fechados com o objetivo de cooperação em áreas estratégicas, como automação industrial, tecnologia, eficiência energética, indústria, economia e logística.

Além disso, acordos para a realização de intercâmbios entre instituições de pesquisa e empresas dos dois países têm se tornado cada vez mais constantes, com o objetivo de fomentar a transferência de conhecimento e tecnologia. Também estão previstas ações conjuntas para promover a capacitação profissional e o desenvolvimento de startups e projetos inovadores.

A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) neste último mês, assinou um acordo de cooperação com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, para incentivar a cooperação entre os dois países no desenvolvimento de inovação na indústria brasileira. A parceria estreita as relações entre os dois países, de forma a fomentar projetos na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com foco em bioeconomia e hidrogênio verde, e a conexão entre startups e empresas, especialmente pequenas e médias.

O acordo prevê também a possibilidade de realização de pesquisas, levantamentos e compartilhamento de informações com o intuito de identificar as principais demandas e necessidades da indústria local, com foco especial em startups e PMEs; assim como desenvolvimento, planejamento e execução de projetos, eventos e iniciativas no âmbito da inovação aberta, promovendo associações entre empresas, startups e entidades de pesquisa do Brasil e da Alemanha.

A parceria entre Brasil e Alemanha é considerada estratégica para ambos os países, que são importantes parceiros comerciais. Em 2022, o comércio bilateral entre Brasil e Alemanha alcançou o valor de US$ 19,1 bilhões, com destaque para as exportações brasileiras de produtos agrícolas, como soja, carne bovina e aves, e como exportação de produtos manufaturados alemães, como veículos e máquinas.

Para o especialista da área de trade Brasil-Alemanha, Luis Campos, “com a intensificação da cooperação em inovação industrial, espera-se que a parceria entre Brasil e Alemanha possa sustentar o desenvolvimento de setores estratégicos, gerar empregos e fortalecer a competitividade das indústrias de ambos os países no mercado global, o Brasil deve se basear em práticas alemãs já praticadas, se quiser se equiparar em tecnologia e inovação”.



Mãe e empresária: como implantar processos gerenciais para facilitar a rotina

De acordo com dados da pesquisa “Empreendedorismo no Brasil – Um recorte de gênero nos negócios (2019)”, realizada pela Rede Mulher Empreendedora, 59% das mulheres que empreendem são casadas e, dessas, 52% são mães. A pesquisa também revelou que a dupla jornada é uma realidade para 66% das empreendedoras.

“No entanto, essa sobrecarga não precisa ser um obstáculo para o sucesso empresarial”. De acordo com Deiah Rodrigues, empresária com especialização internacional em Processos Gerenciais (CBPP), a aplicação de boas práticas de gestão pode otimizar o tempo e acelerar os resultados na vida pessoal e profissional das mães empresárias.

Nesse contexto, os processos gerenciais podem ser uma ferramenta fundamental para auxiliar as mães empresárias a gerenciarem melhor o seu tempo e a conciliarem as responsabilidades profissionais e familiares. A adoção de processos bem estruturados pode permitir uma maior eficiência e produtividade nas atividades empresariais, liberando tempo para que as mães possam se dedicar à família e a si mesmas, ressalta a especialista.

A pesquisa aponta que 49% das mulheres iniciam um negócio sem planejamento e apenas 34% se sentem capazes de planejar, e por este motivo, Deiah esclarece que a gestão de processos pode ajudar as mães empresárias a terem uma visão mais clara do seu negócio, permitindo identificar oportunidades de melhoria e de crescimento. A implementação de processos bem definidos pode ainda contribuir para a redução de custos, o aumento da qualidade dos produtos ou serviços oferecidos e a melhoria da satisfação dos clientes.

A primeira etapa para a implementação de processos gerenciais eficientes é a análise dos processos existentes na empresa. Deiah Rodrigues destaca que “é fundamental identificar gargalos e pontos de melhoria, com o objetivo de estabelecer um fluxo de trabalho mais ágil e eficaz. Além disso, é importante que as empreendedoras estejam abertas a novas tecnologias e ferramentas que possam automatizar tarefas repetitivas, liberando tempo para atividades estratégicas”.

Outro ponto-chave é a delegação de tarefas. Muitas vezes, as empreendedoras tentam assumir todas as responsabilidades da empresa, o que pode levar a uma sobrecarga e afetar a qualidade do trabalho. Deiah Rodrigues recomenda que as empreendedoras identifiquem as tarefas que podem ser delegadas para colaboradores ou terceirizados, mantendo o foco nas atividades que agregam mais valor para a empresa.

No levantamento feito pela pesquisa, 73% das mulheres afirmaram tomar decisões sozinhas sobre o negócio, mas apenas 23% se sentem seguras sobre a gestão financeira, sendo que o principal desafio é gerenciar o tempo entre trabalho e família.

Para Deiah, uma das estratégias eficazes para aumentar a produtividade e reduzir o tempo de entrega (de projetos, serviços e produtos), é adotar conceitos de metodologias ágeis, como o Scrum e o Kanban. Essas metodologias são baseadas em ciclos curtos de trabalho, com entregas parciais e feedback constante, o que ajuda a identificar problemas rapidamente e corrigi-los antes que se tornem grandes obstáculos.

Por fim, é importante que as empreendedoras sejam realistas em relação ao tempo disponível para o trabalho e as atividades pessoais. Deiah Rodrigues enfatiza que é possível ser bem-sucedida no mundo empresarial sem abrir mão da qualidade de vida e do tempo dedicado à família. Para isso, é necessário estabelecer uma rotina equilibrada, com horários definidos para trabalho e lazer, e buscar apoio em profissionais ou serviços que possam auxiliar nas atividades domésticas.

O estudo também revela que as mulheres dedicam à família, 24% de tempo a mais do que os homens, o que reforça a visão da especialista que “a aplicação de processos gerenciais eficientes pode ser uma estratégia poderosa para acelerar os resultados da empresa e reduzir a jornada dupla de trabalho das empreendedoras que são mães. Com análise de processos, automação de tarefas, delegação de responsabilidades, metodologias ágeis e rotina equilibrada, é possível alcançar o sucesso empresarial e pessoal.”

Deiah encerra, afirmando que “A gestão de processos é uma atividade essencial em qualquer empresa, independentemente do porte ou do segmento de atuação, mas para as mães empresárias, o gerenciamento adequado de processos pode ser ainda mais crucial, pois elas enfrentam desafios adicionais na conciliação entre vida pessoal e profissional.”

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Aquecimento do setor de festas infantis gera novos investimentos e inovações

O mercado de eventos está em plena retomada após a forte recessão causada pela pandemia do Covid-19. Segundo a Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos Sociais), antes da pandemia da Covid-19, o mercado de festas e eventos foi o responsável por movimentar R$ 17,2 bilhões no Brasil. Deste total, 16% são representados por festas infantis. Agora, as perspectivas da entidade é que o mercado movimente R$ 40 bilhões em 2023, soma 62% maior do que a alcançada em 2019.

É neste cenário que empresas voltam a investir para acompanhar a forte demanda que se apresenta para este ano. As empresas que promovem as festas infantis estão cada vez mais antenadas aos interesses do público-alvo. E um dos itens que mais estão em alta é a criação de ambientes cada vez mais interativos e que tragam uma experiência única para os convidados.

Para o diretor do Aniversário FC, Ricardo Pinheiro, é importante entender as mudanças neste mercado e perceber que a festa infantil de hoje é muito diferente de uma década atrás. “Nós entramos no mercado de festa infantil ao perceber um nicho ainda menos explorado que era a criação de um ambiente real de uma partida de futebol, com narração, entrevista pós-jogo, medalhas e outros detalhes que proporcionam aos convidados uma experiência muito interativa e diferente do que se vê em outros modelos de festas”, explica Pinheiro.

A BR Arena, um dos principais players do mercado de buffets infantis, coloca como um de seus principais produtos a promoção de festas infantis com foco na prática de esportes e atividades ao ar livre. E, mais recentemente, firmou parceria com o Aniversário FC para agregar valor a este modelo de evento. “Sempre pensamos em investir neste segmento de festas infantis. Entregamos uma experiência com estrutura e serviços de buffets infantis, somado a isso o esporte e atividades lúdicas. Com o Aniversário FC, fortalecemos este serviço com todo o ambiente como se estivesse acontecendo uma partida de futebol profissional. Além disso, temos perspectivas muito positivas, principalmente com o arrefecimento da pandemia”, acrescenta o diretor da BR Arena, Cesar Zeppelini.

Com as perspectivas positivas para os próximos anos, o Aniversário FC, que chega ao seu quinto ano de atividades, deve alcançar, em 2023, crescimento de até 60% no número de festas em relação ao ano passado. “Estamos com novas parcerias que também nos ajudam a ter um cenário ainda mais positivo em relação ao volume de festas. E, sem dúvida, temos inovado para estar alinhados com as tendências deste segmento”, pontua Ricardo Pinheiro.

Dados da Abrape (Associação Brasileira de Promotores de Eventos) mostram que houve um crescimento de 4,5% do setor de recreação em comparação com o ano anterior. O volume de negócios chegou a R$ 73.4 Bilhões, resultado ainda inferior ao período anterior a pandemia em -4,9%. No entanto, a estimativa de consumo segue em crescimento ao atingir o décimo primeiro mês consecutivo de alta. Em setembro houve elevação de 2,4%, passando de R$ 8.59 bilhões para R$ 8.79 bilhões.



GLOBENEWSWIRE (Distribution ID )



Angioedema hereditário é uma doença grave e pouco conhecida

Ciente da responsabilidade em proporcionar uma saúde melhor para todos, a biofarmacêutica Takeda compartilha informações sobre o angioedema hereditário (AEH). O objetivo é chamar a atenção para a complexidade e a gravidade da doença, ainda pouco conhecida, contribuindo com a qualidade de vida dos pacientes que convivem com AEH.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), é considerada doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos. Numa proporção muito menor, está o AEH, que além de apresentar incidência menor ou igual a um caso para cada 50 mil pessoas, é crônica, debilitante e pode ameaçar a vida. Características que levam à denominação ultrarrara.

“Com o objetivo de transformar vidas, a Takeda na busca por respostas às necessidades médicas não atendidas, vai além do desenvolvimento de tratamentos inovadores. Depende também do acesso à informação baseada em evidência pelo paciente e por todos que o acompanham”, comenta Dra. Vivian Lee, diretora executiva de Medical Affairs da Takeda Brasil.

No mundo, estima-se que 1 em cada 50 mil pessoas convive com o angioedema hereditário, dificultando o conhecimento sobre a doença e seu diagnóstico. De origem genética, passando de pais para filhos, o AEH ocorre por uma deficiência do sistema imune, que causam inchaços pelo corpo e dores características da doença. Muitas vezes é confundida com crises alérgicas comuns, com a diferença de que não apresentam melhora nem mesmo após a utilização de antialérgicos, corticoides ou outros medicamentos do tipo.

As crises de AEH duram em média cinco dias, podem ser desfigurantes e ocorrer em qualquer parte do corpo, sendo as mais comuns: abdômen, face, garganta, genitais, mãos e pés. Podem também atingir órgãos internos, como a mucosa do intestino, causando dor intensa e aumento do volume abdominal, se tornando potencialmente fatal quando o inchaço acomete vias respiratórias, apresentando risco de asfixia e morte.

Um estudo brasileiro aponta que 66% dos pacientes com diagnóstico de AEH apresentam crises laríngeas em algum período da vida. Além disso, o AEH frequentemente surge na primeira década de vida, e o subdiagnóstico é recorrente, refletindo em um atraso de aproximadamente 15 (quinze) anos entre o início dos sintomas e diagnóstico efetivo, impactando o paciente ainda na infância.

Para o Dr. Régis de Albuquerque Campos, os desafios desses pacientes são inúmeros. A maioria deixa de realizar diversas atividades por medo das crises. Se o paciente for uma criança, há comprometimento no rendimento escolar. Quando são adultos, enfrenta problemas de rendimento no trabalho. Existem casos de pacientes que são demitidos por causa das crises ou por faltarem muito no trabalho. Existe ainda, o quadro chamado ‘presenteísmo’, que é quando a pessoa está presente no emprego, mas não consegue ter um bom rendimento porque tem medo de ter uma crise. “Isso tudo gera um impacto psicológico e psíquico que por si só gera estresse, fator desencadeante de crise. Então, o paciente vive num ciclo vicioso”, destaca o especialista em Alergia e Imunologia Clínica pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).

Dra. Vivian finaliza: “Nesse cenário, a Takeda espera contribuir não apenas com a jornada dos pacientes, mas de toda a sua rede de apoio, formada por familiares, amigos e cuidadores, cumprindo com o seu propósito de mais de 240 anos de proporcionar uma saúde melhor para todos”.

A Takeda oferece globalmente tratamentos para: Hemofilia, Doença de Von Willebrand, Angioedema Hereditário (AEH), Imunodeficiência Primária (IDP), Imunodeficiência Secundária (IDS), Doenças Autoimunes Raras, Hipoalbuminemia e Hipovolemia, Deficiência Congênita Grave da Proteína C (DCGPC), Deficiência de Protrombina, Deficiência de Alfa-1 Antitripsina (AATD ou Deficiência Alfa-1), Síndrome de Hunter, Doença de Fabry e Doença de Gaucher.

No Brasil, a Takeda lançou o portal Juntos pelos Raros, que reúne informações de oito doenças raras de origem genética e não genética além de dados gerais sobre o tema, e os desafios do paciente e dos que convivem com ele. O objetivo é melhorar a qualidade de vida não apenas da pessoa com doença rara, mas de seus familiares, cuidadores e profissionais de saúde, reafirmando o foco global da Takeda em proporcionar uma saúde melhor para as pessoas. Além disso, mantém constante atualização sobre as Doenças Raras. 



Tigo Energy oferece gerenciamento de frotas solares com base em dados para plataforma Energy Intelligence

Tigo Energy, Inc. (NASDAQ: TYGO) (“Tigo” ou a “Empresa”), líder em oferecer soluções inteligentes de armazenamento solar e de energia, anunciou hoje o lançamento do Tigo EI Fleet Manager, uma nova experiência de gerenciamento de frotas dentro de sua plataforma Energy Intelligence (EI). À medida que a Tigo expande simultaneamente sua capacidade de aproveitar dados de energia e melhorar a experiência do instalador, a empresa vem acrescentando recursos de gerenciamento de frotas com um poderoso painel interativo que fornece dados de desempenho de sistemas completos e processáveis desde a frota até o nível do módulo. A plataforma Energy Intelligence da Tigo com o novo EI Fleet Manager foi criada para melhorar drasticamente a experiência do instalador, ao reduzir custos de operação e manutenção (O&M) e aumentar o desempenho e a receita do sistema.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230531005461/pt/

The new fleet management experience within its EI platform drastically advances the installer experience by decreasing O&M costs and increasing system performance and revenue. (Graphic: Business Wire)

The new fleet management experience within its EI platform drastically advances the installer experience by decreasing O&M costs and increasing system performance and revenue. (Graphic: Business Wire)

O EI Fleet Manager oferece aos instaladores solares novas ferramentas para gerenciar portfólios solares de todos os tamanhos. Informações sofisticadas sobre dados de implantação e entrada em operação, automação de correção de problemas e poderosos recursos de análise de falhas permitem que os instaladores solares vejam as condições atuais e revisem um histórico detalhado dos dispositivos implantados. Com o EI Fleet Manager, os operadores podem descobrir tendências e extrair percepções processáveis dos fluxos de dados produzidos pelos sistemas que gerenciam, tudo mediante um painel abrangente. Como nem todos os locais solares são do mesmo tamanho e os cronogramas de suporte variam, o EI Fleet Manager da Tigo permite agrupamentos de sistemas organizados de modo personalizado por atributos comuns, como tipo de equipamento, localização, tamanho ou status.

“A crescente base instalada de nossos instaladores solares também exige inevitavelmente que se tornem gerentes de frotas solares, sendo que o acesso a análises sofisticadas de energia e equipamentos se torna essencial”, disse Archie Roboostoff, Vice-Presidente de Software da Tigo. “Esta expansão do volume de tecnologia Tigo transforma um conjunto de dados abrangente, desde a demanda de energia até relatórios a nível de módulo e informações processáveis. Com a capacidade de monitorar e gerenciar sistemas de clientes com apenas alguns cliques, os instaladores podem usar o EI Fleet Manager para garantir a operação eficiente e segura de todos os ativos solares monitorados.”

O EI Fleet Manager da Tigo oferece novas visualizações de dados criadas para elevar o que é processável, reduzir a fadiga de alerta e apresentar aos instaladores uma interface intuitiva que rastreia dados operacionais, de produção e consumo cruciais em todos os sistemas monitorados em uma frota. Desde a visibilidade de instalações pendentes e em curso até indicadores abrangentes de sistema e status de produção, o EI Fleet Manager oferece diagnóstico de sistemas e monitoramento detalhado de mais de uma dúzia de métricas essenciais de saúde e desempenho para sistemas solares implantados. Com este nível de visibilidade, o EI Fleet Manager da Tigo facilita a identificação e implantação rápida de mitigações em dispositivos de diversos fornecedores, desde o nível do sistema até o módulo.

“O EI Fleet Manager da Tigo vai muito além dos dados usuais de produção fornecidos por ferramentas de monitoramento solar comuns, que o torna o primeiro sistema de gerenciamento de frotas solares que realmente faz jus ao nome”, disse Zvi Alon, Diretor Executivo da Tigo Energy. “Além de proporcionar pontos de dados cada vez mais relevantes, o EI Fleet Manager permite que a Tigo Energy agrupe equipamentos e locais de modo exclusivo, ao abrir novas possibilidades para que a empresa e seus clientes monitorem suas operações e melhorem seu desempenho geral.”

O EI Fleet Manager da Tigo suporta todos os tamanhos de sistema, incluindo implantações solares residenciais, comerciais e industriais, bem como casos de uso, desde grandes frotas de diversos sistemas até sistemas individuais, a nível do módulo. Para saber mais sobre o novo EI Fleet Manager, agende uma demonstração com seu gerente de conta Tigo em https://www.tigoenergy.com/contacts.

Sobre a Tigo Energy

Fundada em 2007, a Tigo (NASDAQ: TYGO) é líder mundial em desenvolver e produzir soluções inteligentes de hardware e software que melhoram a segurança, aumentam o rendimento de energia e reduzem custos operacionais de sistemas solares residenciais, comerciais e de serviços públicos. A Tigo combina seu Flex MLPE (Module Level Power Electronics) e tecnologia de otimização solar com recursos inteligentes de software baseados em nuvem para monitoramento e controle avançados de energia. Os produtos MLPE da TIGO maximizam o desempenho, permitem o monitoramento de energia em tempo real e propiciam o desligamento rápido exigido por código a nível do módulo. A empresa também desenvolve e fabrica produtos como inversores e sistemas de armazenamento de bateria para o mercado residencial de armazenamento solar. Para mais informação, acesse www.tigoenergy.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato de Relações com a Mídia:

Technica Communications

Cait Caviness

tigoenergy@technica.inc

Contato de Relações com Investidores:

Gateway Group, Inc.

Matt Glover ou Tom Colton

(949) 574-3860

tygo@gatewayir.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Falcon 40B dos Emirados Árabes Unidos domina a classificação: é o primeiro lugar mundial na mais recente verificação independente da Hugging Face de modelos de IA de código aberto

O Falcon 40B, primeiro modelo de IA de código aberto e de 40 bilhões de parâmetros em grande escala dos Emirados Árabes Unidos, lançado pelo Instituto de Inovação Tecnológica (TII) de Abu Dhabi na semana passada, alcançou o primeiro lugar na tabela de classificação de grande modelo de linguagem de código aberto – Open Large Language Model (LLM) – da Hugging Face. A Hugging Face, uma empresa dos Estados Unidos que busca democratizar a inteligência artificial por meio de código aberto e ciência aberta, é considerada a verificadora independente definitiva de modelos de IA do mundo.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230529005054/pt/

Falcon 40B ranks 1st globally in Hugging Face Open LLM Leaderboard. (Graphic: AETOSWire)

Falcon 40B ranks 1st globally in Hugging Face Open LLM Leaderboard. (Graphic: AETOSWire)

O Falcon 40B conseguiu superar modelos estabelecidos, como o LLaMA da Meta (incluindo seu modelo 65B), o StableLM da Stability AI e o RedPajama da Together, para chegar ao topo do cobiçado ranking. O índice utiliza quatro referências principais do Eleuther AI Language Model Evaluation Harness, uma estrutura consolidada que avalia modelos de linguagem generativa em: AI2 Reasoning Challenge (25-shot), um conjunto de questões de ciências do ensino fundamental; HellaSwag (10-shot), um teste de inferência de senso comum, que é fácil para humanos, mas desafiador para modelos SOTA; MMLU (5-shot), um teste para medir a precisão multitarefa de um modelo de texto; e TruthfulQA (0-shot), um teste para medir se um modelo de linguagem é verdadeiro ao gerar respostas para perguntas.

A tabela de classificação Open LLM da Hugging Face é uma ferramenta de avaliação objetiva abertaàcomunidade de IA que rastreia, classifica e avalia LLMs e chatbots quando são lançados.

Treinado em um trilhão de tokens, o Falcon 40B marca um ponto de virada significativo para os Emirados Árabes Unidos em sua jornada rumoàliderança da IA, permitindo acesso generalizado aos pesos do modelo, tanto para pesquisa quanto para uso comercial. O novo ranking confirma a proeza do modelo em tornar a IA mais transparente, inclusiva e acessível para o bem maior da humanidade.

Com este desenvolvimento mais recente, o TII conseguiu garantir aos Emirados Árabes Unidos um lugaràmesa quando se trata de modelos generativos de IA, permitindo entrar em uma lista exclusiva de países que estão trabalhando para impulsionar a inovação e a colaboração da IA.

O TII já iniciou o trabalho em sua próxima versão do Falcon – o modelo 180B AI. Para saber mais sobre o atual modelo Falcon 40B de IA de código aberto, acesse: FalconLLM.TII.ae. O anúncio inicial do Falcon 40B pode ser encontrado aqui: Instituto de Inovação Tecnológica dos Emirados Árabes Unidos lança o grande modelo de linguagem “Falcon 40B” de código aberto para pesquisa e utilização comercial.

Para mais informações, acesse www.tii.ae

* Fonte: AETOSWire

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Contato:

Jennifer Dewan

Diretora de Comunicação

jennifer.dewan@tii.ae

Fonte: BUSINESS WIRE



O Banco de Desenvolvimento da Eurásia organizou com sucesso o 46º Encontro de Cúpula da ADFIAP, destacando a crescente importância mundial da Ásia Central

O Banco de Desenvolvimento da Eurásia (EDB) sente o prazer de anunciar a realização bem-sucedida da 46ª conferência anual da Associação de Instituições de Financiamento do Desenvolvimento na Ásia e no Pacífico (ADFIAP) em Almaty, Cazaquistão. O evento desempenhou um papel crucial ao destacar a importância internacional da região da Ásia Central, ao servir como um catalisador essencial para promover relações internacionais e impulsionar avanços no desenvolvimento de infraestrutura.

O encontro de cúpula, realizado de 15 a 17 de maio, reuniu mais de 240 delegados e convidados de 40 países, incluindo líderes e representantes ilustres dos principais bancos de desenvolvimento, bem como dos setores de finanças, desenvolvimento e formulação de políticas.

Cumprimentos em nome do Presidente da República do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, aos participantes e convidados do fórum foram dados pelo Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças do Cazaquistão, Erulan Jamubaev.

Tokayev observou que uma das principais prioridades do Cazaquistão é a melhoria contínua do clima de investimento. O país tem imenso potencial nos setores agroindustrial, petroquímico, metalúrgico, transporte e logística, financeiro e turismo, disse.

Nikolai Podguzov, Presidente do Conselho Administrativo do EDB, disse que o encontro de cúpula enfatizou a importância de Almaty como local estratégico, pois reuniu bancos, empresas e indivíduos fundamentais ao desenvolvimento e bem-estar da região.

“A importância mundial da Ásia Central vem aumentando, e a realização bem-sucedida do 46º Encontro de Cúpula da ADFIAP pelo EDB consolida a crescente proeminência da região. Os resultados do encontro terão um impacto duradouro, ao beneficiar não apenas a Ásia Central, mas também a comunidade internacional em geral”, disse Podguzov.

Ilustres convidados incluíram Michael Dethlefsen, Chefe da Divisão de Finanças Inovadoras e Instituições Financeiras Internacionais da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, Samaila Zubairu, Presidente e Diretora Executiva da Africa Finance Corporation, Cecilia C. Borromeo, Presidente e Diretora Executiva do Land Bank das Filipinas (LBP), entre outros.

À margem do encontro de cúpula, o EDB assinou vários acordos memorandos, um dos quais é um memorando estratégico de cooperação com o FONPLATA, um banco de desenvolvimento sul-americano. O EDB e o FONPLATA planejam financiar em conjunto projetos de desenvolvimento sustentável, facilitar a cooperação do setor público-privado, expandir o comércio e realizar pesquisas sobre desenvolvimento sustentável e desenvolvimento regional. Eles planejam estabelecer um fundo fiduciário para financiar projetos e investimentos conjuntos em suas áreas de cooperação.

A Agência Anadolu se tornou a parceira internacional de comunicação do evento. Os parceiros de informação também incluíram BNE IntelliNews, Cronos Asia, FINANCEkaz, Kapital.kz, Kazakhstan Today, Kursiv.media, LSM.kz, Tazabek, TRT e outros.

O próximo 47º Encontro de Cúpula Anual da ADFIAP será realizado em Phnom Phen, Camboja, de 14 a 16 de maio de 2024 e organizado pelo Banco de Desenvolvimento Agrícola e Rural (ARDB).

Sobre a ADFIAP:

A Associação de Instituições de Financiamento do Desenvolvimento na Ásia e no Pacífico (ADFIAP) foi fundada em 1976. A ADFIAP é uma importante associação empresarial internacional que abrange 90 instituições membros em 39 países, incluindo membros não regionais como Canadá, Alemanha e França. Sua missão é promover o desenvolvimento econômico, ambiental e social sustentável bem como o crescimento na região.

O EDB é membro da ADFIAP desde 2022. O capital social do banco totaliza US$ 7 bilhões. O portfólio da EDB consiste sobretudo em projetos com efeito de integração em infraestrutura de transporte, digitalização, energia ecológica, agricultura, indústria e maquinário. Suas operações são orientadas pelas Metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU e pelos princípios de ESG.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Centro de mídia EDB:

pressa@eabr.org

www.eabr.org

Fonte: BUSINESS WIRE



Marca TOM FORD Anuncia Equipe de Liderança Executiva

A marca TOM FORD, agora propriedade da The Estée Lauder Companies Inc. (NYSE:EL), anunciou as designações de Guillaume Jesel para Presidente e Diretor Executivo da TOM FORD e Peter Hawkings para Diretor de Criação da TOM FORD, a partir do encerramento da aquisição. Ermenegildo Zegna N.V. (NYSE: ZGN) (“Grupo Zegna”) designou um Diretor Executivo da TOM FORD FASHION, que deve ser anunciado em julho e assumir a função no terceiro trimestre de 2023. Estes líderes irão trabalhar em conjunto para garantir uma imagem consistente e coesa em todos os produtos, comunicação da marca e varejo.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230428005341/pt/

Guillaume Jesel named President and CEO, TOM FORD

Guillaume Jesel named President and CEO, TOM FORD

The Estée Lauder Companies (“ELC”) adquiriu a marca TOM FORD hoje em um contrato transformacional que define a empresa como a única proprietária da marca TOM FORD e de toda a sua propriedade intelectual. A administração da marca pela ELC e pelos novos líderes anunciados hoje, e através de suas licenças com o Grupo Zegna para moda e acessórios e o Grupo Marcolin para óculos, dá continuidade e permite a evolução da marca TOM FORD como uma das proeminentes marcas mundiais de luxo do século XXI. O Grupo Zegna adquiriu as operações da empresa de moda TOM FORD (“TOM FORD FASHION”) necessárias para cumprir suas obrigações como licenciado da ELC.

Tom Ford e Domenico de Sole continuarão a atuar como consultores de marca até o fim de 2023. Sobre as novas designações de liderança, Tom Ford disse: “Não poderia estar mais feliz com a aquisição da marca TOM FORD pela The Estée Lauder Companies. Sua equipe vem sendo um grande parceiro e Guillaume é um líder excepcional, não apenas com uma grande compreensão comercial de beleza, mas também de moda.

“Também estou satisfeito com o fato de o Grupo Zegna continuar produzindo e distribuindo moda e acessórios TOM FORD e operar o varejo para TOM FORD FASHION. Trabalhei de perto com a Zegna durante mais de 30 anos, primeiro na Gucci, depois na Yves Saint Laurent. Ao contemplar a criação da marca TOM FORD, simplesmente não havia outro parceiro a quem teríamos recorrido, para criar produtos de moda de alta qualidade e uma experiência de varejo impecável.”

“O Grupo Marcolin tem sido um excelente parceiro na fabricação e distribuição de óculos TF desde o início da marca, sendo que tenho desfrutado de uma estreita cooperação com Maurizio Marcolin e sua talentosa equipe há muitos anos.

“Estas empresas, sob a administração da marca The Estée Lauder Companies, me dão a confiança de que a marca TOM FORD continuará sendo algo de que irei me orgulhar por muitos anos.”

Domenico de Sole disse: “Estou muito feliz com esta aquisição. Temos uma parceria de longa data entre a marca TOM FORD e The Estée Lauder Companies desde o início da marca, bem como um relacionamento próximo com Gildo Zegna e o Grupo Zegna nos últimos 30 anos. Devido a nossa longa e bem-sucedida história juntos, tenho certeza de que as duas empresas, em conjunto, darão continuidade ao legado que Tom e eu construímos nos últimos 18 anos. Sou grato a Tom por sua visão magnífica e liderança, e agradeçoànossa equipe incrivelmente talentosa na TOM FORD por sua dedicação e trabalho incansável pela marca.”

GUILLAUME JESEL NOMEADO PRESIDENTE E DIRETOR EXECUTIVO DA TOM FORD E DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS DE LUXO DA THE ESTÉE LAUDER COMPANIES

Guillaume Jesel traz quase uma década de liderança bem-sucedida da marca TOM FORD BEAUTY a sua nova posição de liderança executiva na marca TOM FORD. Como Presidente e Diretor Executivo da TOM FORD, Guillaume irá supervisionar todos os setores verticais e definir uma estratégia holística de luxo para a marca. Guillaume irá se reportar aos líderes executivos da ELC, Jane Hertzmark Hudis, Presidente do Grupo Executivo, e Tracey T. Travis, Vice-Presidente Executiva e Diretora Financeira.

“Guillaume tem sido essencial para dar forma ao setor de beleza de luxo de nossa empresa. Sua capacidade de articular a marca TOM FORD resultou no notável sucesso mundial da TOM FORD BEAUTY, a tornando ideal para liderar a marca TOM FORD em seu futuro promissor”, disse Fabrizio Freda, Presidente e Diretor Executivo da The Estée Lauder Companies.

Sob a liderança de Guillaume na TOM FORD BEAUTY, onde trabalhou diretamente com Tom Ford e sua equipe, a marca liderou a inovação icônica e expandiu com estratégia seu alcance internacional, ao estabelecer firmemente a TOM FORD BEAUTY como uma potência em beleza de luxo. Desde 2014, quando Guillaume iniciou na TOM FORD BEAUTY, levou a marca a atingir um enorme crescimento de vendas líquidas em uma base anual composta e melhorou significativamente a classificação em fragrâncias e maquiagem de prestígio mundial, respectivamente.

PETER HAWKINGS DESIGNADO DIRETOR CRIATIVO NA TOM FORD

Peter Hawkings vem trabalhando ao lado de Tom Ford há quase vinte e cinco anos, mais recentemente como Vice-Presidente Sênior da TOM FORD Menswear. Em sua ascensão a Diretor Criativo, Peter irá suceder a Tom Ford no que se refere a suas responsabilidades como Diretor Criativo de Moda, incluindo moda feminina, masculina e categorias de acessórios, ao assumir a função de designer líder para o segmento de moda e desfiles de moda.

Peter será responsável por manter a visão da marca TOM FORD, ao garantir a consistência da direção criativa e decisões em todas as categorias de moda, bem como conduzir a marca TOM FORD a seu próximo estágio. Ele irá se reportar diretamente a Guillaume e estruturalmente ao Diretor Executivo da TOM FORD FASHION.

“Em Peter Hawkings, a marca encontrou o Diretor Criativo perfeito”, disse Tom Ford. “Peter começou trabalhando comigo há 25 anos como assistente de design de moda masculina na Gucci e se tornou rapidamente o designer masculino sênior da empresa quando saiu para se unir a mim na marca TOM FORD. Desde a criação da moda masculina TOM FORD, Peter vem sendo crucial para o sucesso da marca. Ele é um líder incrivelmente talentoso com uma tremenda experiência no setor, e sua designação me dá confiança de que dará continuidade meu compromisso em criar produtos de moda com o mais alto nível de design e qualidade.”

Peter começou sua carreira em 1998 na Gucci sob o comando de Tom Ford e trabalhou em estreita cooperação com ele no desenvolvimento das coleções de moda masculina de grande sucesso da Gucci. Peter deixou a Gucci em 2006 para se unir a Tom Ford no lançamento de sua marca homônima, onde foi encarregado de supervisionar o design e a produção de todas as categorias de roupas masculinas da TOM FORD, incluindo alfaiataria, roupas esportivas, artigos de couro e acessórios.

“Peter é um dos designers de moda masculina mais talentosos do mundo. Sua experiência em design trabalhando com Tom Ford é incomparável, e seu compromisso com a qualidade implacável”, disse Guillaume. “Não há ninguém mais adequado do que Peter para levar a lendária visão criativa do fundador para o futuro.”

LIDERANÇA DA TOM FORD FASHION

O Diretor Executivo da TOM FORD FASHION foi designado e deve ser anunciado em julho para assumir a função no terceiro trimestre de 2023. O líder será responsável pelos negócios de ponta a ponta da TOM FORD FASHION, desde o desenvolvimento da coleção até a comercialização, passando pela produção, bem como pela distribuição no varejo e no atacado.

Ermenegildo “Gildo” Zegna, Diretor Executivo do Grupo Ermenegildo Zegna, disse: “Estamos muito felizes em designar um grande líder para a TOM FORD FASHION e na expectativa de aproveitar a perspicácia em empresas de luxo e a experiência internacional do líder para expandir ainda mais os negócios da TOM FORD FASHION a nível mundial. Estou animado com as oportunidades que esta transação traz a todos nós, enquanto continuamos a jornada iniciada por Tom e Domenico, a quem parabenizamos por suas conquistas notáveis.”

Sobre a The Estée Lauder Companies Inc.

The Estée Lauder Companies Inc. é um dos principais fabricantes, comerciantes e vendedores mundiais de produtos de qualidade para cuidados com a pele, maquiagem, fragrâncias e cuidados com cabelos, sendo um administrador de marcas de luxo e prestígio ao redor do mundo. Os produtos da empresa são vendidos em cerca de 150 países e territórios sob marcas, incluindo: Estée Lauder, Aramis, Clinique, Lab Series, Origins, M·A·C, La Mer, Bobbi Brown Cosmetics, Aveda, Jo Malone London, Bumble and bumble, Darphin Paris, TOM FORD, Smashbox, AERIN Beauty, Le Labo, Editions de Parfums Frédéric Malle, GLAMGLOW, KILIAN PARIS, Too Faced, Dr.Jart+ e a família de marcas DECIEM, incluindo The Ordinary e NIOD.

Sobre a TOM FORD

Em abril de 2005, Tom Ford anunciou a criação da marca TOM FORD. Ford foi acompanhado neste empreendimento pelo ex-Presidente do Grupo Gucci e Diretor Executivo, Domenico de Sole, que atuou como Presidente da empresa. Nesse mesmo ano, a Ford anunciou sua parceria com o Grupo Marcolin para produzir e distribuir armações e óculos de sol, bem como uma parceria com The Estée Lauder Companies para criar a TOM FORD BEAUTY. Em abril de 2007, a primeira loja insígnia de propriedade direta da marca foi inaugurada em Nova York, na Madison Avenue, coincidindo com a estreia das coleções masculinas e de acessórios TOM FORD. Em setembro de 2010, durante uma apresentação íntima em sua loja insígnia na Madison Avenue, Ford apresentou sua tão esperada coleção de moda feminina. Em fevereiro de 2018, Ford estreou os relógios TOM FORD e sua coleção de roupas íntimas pela primeira vez na passarela. Atualmente, há mais de 100 lojas independentes TOM FORD e lojas dentro de outras em todo o mundo. Em 2023, The Estée Lauder Companies se tornou a única proprietária da marca TOM FORD e de toda a sua propriedade intelectual.

Sobre o Grupo Ermenegildo Zegna

Fundado em 1910 em Trivero, Itália, o Grupo Ermenegildo Zegna (NYSE: ZGN) é um grupo líder mundial de luxo. O Grupo é proprietário das marcas internacionalmente conhecidas ZEGNA e Thom Browne, operando a TOM FORD FASHION mediante um contrato de licença a longo prazo com The Estée Lauder Companies Inc. O Grupo também fabrica e distribui tecidos e têxteis da mais alta qualidade através de sua Plataforma de Laboratório Têxtil de Luxo. No centro do Grupo está uma cadeia de fornecimento verticalmente integrada que reúne o melhor do artesanato italiano. A responsabilidade para com pessoas, a comunidade e o mundo natural tem estado no centro da crença do Grupo Ermenegildo Zegna desde sua fundação pela família Zegna há mais de 100 anos. Garantir a mais alta qualidade dos produtos sem comprometer a qualidade de vida das futuras gerações é um compromisso levado desde a sede do Grupo na Itália até suas operações ao redor do mundo. Hoje, o Grupo opera em cerca de 80 países por meio de 500 lojas ZEGNA e Thom Browne, das quais 304 são operadas diretamente pelo Grupo a partir de 31 de março de 2023 (242 lojas ZEGNA e 62 lojas Thom Browne). No fim de 2022, o Grupo Ermenegildo Zegna tinha mais de 6.000 funcionários e receitas de cerca de € 1,5 bilhão.

Sobre a Marcolin

Marcolin é um grupo líder mundial no setor de óculos fundado em 1961 no coração do distrito de Veneto, na Itália. Destaca-se pela capacidade exclusiva de combinar artesanato com tecnologias avançadas mediante a busca constante de excelência e inovação contínua. O Grupo assinou uma licença de longo prazo com The Estée Lauder Companies para óculos TOM FORD como uma extensão substancial de sua licença com a TOM FORD desde 2005. Seu portfólio inclui marcas proprietárias, bem como mais de vinte marcas licenciadas. Através de sua própria rede direta e parcerias internacionais, o Grupo Marcolin distribui seus produtos em mais de 125 países. No fim de 2022, o Grupo tinha cerca de 2.000 funcionários e vendas líquidas de € 547,4 milhões.

As declarações prospectivas contidas neste comunicadoàimprensa, incluindo aquelas nas observações citadas e aquelas relacionadas ao fechamento das transações e benefícios e outras expectativas para a TOM FORD e TOM FORD BEAUTY envolvem riscos e incertezas. Fatores que podem fazer com que os resultados reais sejam diferentes dessas declarações prospectivas incluem as condições econômicas atuais e outras, incluindo a volatilidade no mercado global, ações de varejistas, fornecedores e consumidores, concorrência, a transição e o sucesso contínuo do relacionamento colaborativo das partes interessadas, contingências previstas nos diversos acordos de transação, a capacidade para implementar os planos de negócios futuros e os fatores de risco descritos no relatório anual da ELC no Formulário 10-K para o ano encerrado em 30 de junho de 2022.

ELC-B

ELC-L

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

ELC:

Investidores:Rainey Mancini

rmancini@estee.com

Mídia:Jill Marvin

jimarvin@estee.com

Grupo Zegna:

Relações com Investidores / Comunicações do Grupo / Mídia:

Francesca di Pasquantonio

francesca.dipasquantonio@zegna.com

+39 335 5837669

Clementina Tito

clementina.tito@zegna.com

Grupo Marcolin:

Relações com Investidores

invrel@marcolin.com

Comunicação do Grupo

Clara Magnanini

cmagnanini@marcolin.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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