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Kohll Beauty participa da rodada de negócios Brasil-Colômbia

Bogotá foi o destino de empresas brasileiras de cosméticos levadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para a Missão Empresarial Brasil-Colômbia 2023 Cosméticos, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de outubro.

Presente em diversos países e operando nos Estados Unidos com site próprio, a Kohll Beauty foi uma das 13 empresas participantes do evento, e a única de Santa Catarina.

“Nós já temos a venda dos produtos da marca em diversos países, mas principalmente na Europa, América do Sul e Central temos uma grande demanda e estamos buscando expandir nosso mercado para atender mais regiões”, afirma Helo Bertolini, diretora executiva da marca.

A Missão Empresarial Brasil-Colômbia 2023 surgiu com o objetivo de dar continuidade ao processo de exportação de empresas nacionais. “É uma oportunidade para o empreendedor criar a expansão internacional. O evento faz a ponte entre o cliente e as empresas e criam essa facilidade”, explica Helo.

Os cosméticos brasileiros têm taxa zero de importação na Colômbia, devido a um acordo com o Mercosul. Em 2022, o país foi o terceiro principal destino de cosméticos brasileiros no mundo, com um total de US$ 80 milhões exportados. Além disso, tem um mercado interno relevante e pode servir de base de distribuição para os países da comunidade andina.

Ednei Melo, head de negociações internacionais da Kohll Beauty, avalia que a participação da marca no evento foi positiva. “Essas oportunidades são excelentes para expandir e reforçar a visibilidade da companhia. Tivemos um fluxo intenso de compradores no espaço, e fizemos bons negócios nestes dias”.

Durante a programação do evento, as empresas participaram de seminários sobre o mercado colombiano, visitas técnicas e uma rodada de negócios entre empresários brasileiros e compradores colombianos. “A Apex preparou nossa equipe para ficar à frente dos negócios durante o evento. Recebemos um treinamento especializado e os cursos que a agência disponibiliza para acelerar os negócios”, finaliza Helo Bertolini. 




Empresas premiam funcionários com benefício de viagem

Final do ano está chegando. Isso significa que está na hora de as empresas planejarem a confraternização e garantirem um reconhecimento aos colaboradores pelas metas alcançadas durante o ano. Nestas ocasiões, comumente, as organizações oferecem bônus, dias de folga, jantares ou almoços, ingressos para eventos e cursos ou até mesmo vale-presentes para recompensar ou premiar os funcionários. Também há a prática de presentear com objetos, como medalhas, placas, canetas e relógios, que, apesar do valor afetivo, muitas das vezes, acabam esquecidos em algum canto da casa do profissional.

Para fugir das opções tradicionais de reconhecimentos aos colaboradores, o Férias & Co, benefícios de viagens para colaboradores, surge como uma opção para apoiar o RH nesta escolha. A partir do acesso a uma plataforma online, o colaborador pode usar o benefício de viagem para escolher hotéis, pousadas, resorts ou até passagens aéreas para viajar para onde quiser e com quem desejar.

“Um dos pontos importantes para as instituições é estabelecer uma premiação significativa ao funcionário de destaque com um reconhecimento corporativo”, afirma Bruno Carone, CEO e cofundador do Férias & Co. Segundo o executivo, nesse grupo de profissionais que recebem este reconhecimento, em geral, estão aqueles que apresentam um desempenho acima do esperado; solucionam questões desafiadoras com eficiência; concluem projetos importantes com sucesso; conquistam novos clientes; possuem um vínculo com a companhia há muito tempo; e atingem ou superam metas propostas. 

Carone também acrescenta que as pessoas estão cansadas de receberem as premiações tradicionais como, por exemplo, um cartão, cesta ou kit, que muitas das vezes acaba sendo gasto de outra forma. “Às vezes o colaborador recebe um vale e ao invés de comprar algo, paga um boleto. Em outros casos, pode ser que não goste de todos os itens que integram a cesta. Com a viagem, não tem desculpa porque ele escolhe para onde quer ir e com quem quer ir. Com certeza isso vai trazer mais significado e boas lembranças para ele, que pode conhecer lugares diferentes e marcantes para sua vida”, conclui. 

 

 

 



Acesso à tecnologia apresenta desafios no ensino brasileiro

Dados do IBGE revelam que a evolução tecnológica no ambiente educacional apresenta disparidades regionais e educacionais no acesso à tecnologia no Brasil. A professora Débora Lima responde algumas questões sobre essa problema no país

Enquanto a infraestrutura tecnológica apresenta avanços em algumas áreas, outras regiões ainda enfrentam desafios consideráveis para garantir acesso equitativo e eficaz aos recursos tecnológicos necessários. Dados revelados por uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destacam a disparidade existente no acesso à tecnologia entre as diferentes regiões e níveis educacionais no Brasil.

No âmbito da educação infantil, a presença da internet banda larga em escolas particulares atinge cerca de 85%, contrastando com a rede municipal, na qual esse percentual se reduz para 52,7%. Quando se trata do ensino fundamental, as estatísticas revelam que a rede escolar dos municípios, embora seja a principal provedora nessa etapa de ensino, apresenta um déficit significativo em capacidade tecnológica, com apenas 9,9% das escolas possuindo lousa digital, 54,4% com projetor multimídia, e 38,3% dispondo de computadores de mesa.

Por outro lado, os dados do Censo revelam que, à medida que os alunos avançam para o ensino médio, a disponibilidade de recursos tecnológicos tende a aumentar, com 80,4% das escolas de ensino médio na rede estadual oferecendo internet banda larga e 79,3% dispondo de computadores de mesa para os alunos.

Informações da pesquisa TIC Domicílios 2022 ressaltam a importância da conectividade domiciliar, evidenciando que cerca de 80% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet, embora a inclusão digital varie consideravelmente entre áreas urbanas e rurais.

A professora e Mestre em Ciências e parceira das plataformas educacionais Super Professor e Pazzei, Débora Lima, reforça que ações governamentais que priorizem a ampliação da infraestrutura de conectividade, investimentos em equipamentos tecnológicos e capacitação de professores para a utilização eficaz dessas ferramentas são fundamentais para promover a igualdade de oportunidades educacionais em todo o país.

Para Débora, a criação de programas de acesso digital em comunidades remotas e o fomento de parcerias entre setores público e privado podem desempenhar um papel crucial na redução das disparidades e na promoção de um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e tecnologicamente avançado.

Além disso, a educadora responde a algumas questões sobre os desafios da educação no Brasil.

Quais são as principais dificuldades em sala de aula hoje?

Débora Lima: Existem diferentes dificuldades em uma sala de aula, uma delas se dá pelo encontro de gerações que o ambiente escolar proporciona, aprender com o outro e entender suas necessidades é mais do que empatia, é fundamental no processo de ensino e aprendizagem.

Por que é tão difícil implementar a tecnologia na sala de aula?

DL: O professor atual possui a tecnologia a seu favor, desde a preparação da aula até o uso de ferramentas educacionais, entretanto é preciso reconhecer que o acesso ainda não é universal e expõe fragilidades do sistema educacional brasileiro.

Superado o problema do acesso por meio de equipamentos e conexão com a internet, outros desafios se apresentam, tais como a formação continuada dos docentes e o desenvolvimento de competências fundamentais na construção do conhecimento.

Como isso está previsto pela BNCC?

DL: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda competências gerais para o desenvolvimento do aluno e nelas prevê o uso de diferentes linguagens: verbal, corporal, visual, sonora e digital; além de trazer que a educação deve compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética. Abordar a formação continuada no Brasil transpassa diversos aspectos sociais e políticos, mas em um contexto amplo a atualização é necessária e urgente, os professores precisam se apropriar do que a tecnologia tem a oferecer, desde o desenvolvimento de metodologias ativas, softwares pedagógicos e ferramentas que auxiliam na avaliação formativa.

A professora finaliza ressaltando que os desafios e soluções do uso da tecnologia em sala de aula delineiam uma jornada complexa, mas essencial, para o aprimoramento do processo educacional. A superação das disparidades no acesso, aliada à capacitação docente e à criação de ambientes virtuais inclusivos, emerge como um caminho promissor. A integração responsável da tecnologia não apenas amplia as possibilidades de aprendizado, mas também prepara os estudantes para um futuro cada vez mais digital. Nesse cenário em constante evolução, a reflexão contínua sobre as práticas pedagógicas e a adaptação às demandas tecnológicas são imperativas, visando uma educação verdadeiramente equitativa e alinhada com as demandas da sociedade contemporânea.

 



Intelbras apresenta projetos de educação no Mundo Senai

A Intelbras (INTB3), empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias com 47 anos de história, participou da 15ª edição do evento Mundo Senai, realizado com o objetivo de incentivar a inserção de pessoas no mercado de trabalho e promover capacitação profissional. Segundo estudo realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), cerca de 800 mil pessoas que vivem e trabalham em Santa Catarina terão que se qualificar ou requalificar até 2025, a fim de atender às demandas da indústria. Quando o cálculo é feito para todo o Brasil, esse número sobe para 9,6 milhões. 

“Nossa missão é tornar a tecnologia mais acessível para todos. Estamos semeando as bases do conhecimento, fomentando oportunidades de emprego e estimulando o espírito empreendedor nas pessoas, a fim de ajudá-las a enxergar as perspectivas positivas para que possam construir um futuro próspero para si mesmas e para suas famílias. Eventos como o Mundo Senai também estimulam a capacitação profissional dos catarinenses”, afirmou Marta Nunes, supervisora de treinamento técnico da Intelbras.

Na ocasião, foi apresentada a palestra Intelbras Instrutiva, conduzida pelas colaboradoras da empresa Marta Nunes, supervisora de treinamento técnico, e Karoline Martins, analista de capacitação e desenvolvimento, em que os participantes puderam conhecer os principais projetos de educação da companhia, como a Academia do Conhecimento: Intelbras Itec e o Portal do Conhecimento. Por meio da Intelbras Itec, a empresa promove cursos de capacitação, contando com dezoito laboratórios em parceria com o Senai, localizados em cinco estados do Brasil (Amazonas, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina) e Distrito Federal. Nos espaços, são oferecidos cursos para os estudantes da instituição nas áreas de segurança eletrônica, automação residencial, telecom e tecnologia da informação.

O evento Mundo Senai também integra a 6ª Feira de Talentos Contrate-me, que auxilia qualquer pessoa que esteja em busca de investir na carreira a conquistar uma nova posição no mercado de trabalho. Para as empresas, a ação oferece a oportunidade de entrarem em contato com diferentes mercados e especialidades, pois agrega profissionais de todo o país. A Intelbras participou da dinâmica e o time de Gestão de Pessoas realizou o cadastro de diversos participantes no banco de talentos da empresa.

Segundo Ricardo Anzolin, gerente de operações da Fiesc – Sesi/SC para a Regional Sudeste, o evento é uma grande oportunidade para apresentar as possibilidades de entrada no mercado de trabalho e desenvolvimento de carreiras por meio de ações de educação”.

Investimento em educação para colaboradores e sociedade

Considerando a diversidade de negócios, a Intelbras oferece programas direcionados a perfis específicos de profissionais, como comercial, industrial e de tecnologia, conteúdos relacionados às unidades de negócios, bem como programas de desenvolvimento que abrangem desde aprendizes até cargos de liderança.

Em 2022, por meio do Portal do Conhecimento, foram disponibilizados 205 cursos gratuitos, 23 livros digitais, mais de 150 textos e vídeos e mais de 32 mil horas de treinamento. No período, 3.177 colaboradores foram impactados, valor que representa 66% do efetivo total, e 20.952 matrículas concluídas, cujos colaboradores foram aprovados nos cursos.

Também no ano passado, foram mais de R$ 16 milhões investidos no projeto Intelbras Itec, um aumento de 22% em relação ao ano anterior. Até o presente momento, esse montante proporcionou cerca de 235 mil qualificações, por meio da realização de 761 cursos online e presenciais, que beneficiaram mais de 50 mil pessoas. Os resultados foram excelentes, com um índice de satisfação dos alunos nos cursos de 97%.

Serviço

Os cursos da Intelbras Itec podem ser acessados por meio do portal oficial do projeto: https://cursos.intelbras.com.br/. O usuário deve clicar no campo de login e fazer seu cadastro para ter acesso aos cursos. Os certificados são emitidos eletronicamente após a conclusão e ficam disponíveis para os alunos no próprio portal.



Mercado de Telecom cresce exponencialmente no Brasil

De todos os cenários que precisaram se reinventar devido à pandemia, um dos que mais chamou atenção e ainda está se desdobrando, inovando e descobrindo novas possibilidades é o de Telecomunicações. Isso porque, conforme à Anatel, o setor de provedores de internet do Brasil desenvolveu um crescimento exponencial que não para mais depois da declaração oficial da OMS sobre o COVID-19.

De acordo com os dados da Anatel, os assinantes de banda larga fixa passaram de 36,3 milhões em dezembro de 2020 para 41,4 milhões em dezembro de 2021 – crescimento de 14% superando o aumento, até então significativo, de 10% entre os anos de 2019 e 2020. Como destaque, os acessos com fibra óptica, somavam 26 milhões no final de 2021.

Se no auge de um dos períodos mais turbulentos o mercado de Telecom se superou, nos anos seguintes o resultado continuou surpreendendo. A Consultoria IDC Brasil, através do estudo IDC Telecom Service Database Tracker, prevê que 2023 fechará com crescimento de 3,5% a mais que em 2022. Este sucesso é muito por causa dos segmentos B2C e B2B.

Dinamicidade do mercado impulsiona os negócios

Em um mercado que cada vez mais se mostra de diferentes formas e a alta competitividade, que é uma das principais características deste setor, os negócios têm a grande missão de aproveitar as oportunidades. Dessa forma, estas transformações estimulam o crescimento das empresas, mesmo aquelas que estão há décadas no mercado, adequando-se ao que os clientes mais precisam.

De acordo com Jeferson Zaminhan, CEO da WSP Progresso, que oferta serviços e soluções corporativas para pequenas e médias empresas e provedores de acesso à internet, implantação de redes locais e de longa distância, baseando-se na tecnologia de fibra óptica, reinventar-se é o que mais os estimula, desde melhorar as transmissões e os recebimentos dos dados para com seus clientes até expansões físicas do endereço da empresa.

“Estamos há mais de duas décadas no mercado e é claro que precisamos acompanhar as transformações e inovar junto ao setor. Evidentemente não somos os mesmos que nos anos 2000, mas quando estamos agarrados ao propósito de chegar ao maior número de pessoas, nos mais remotos lugares da região sudoeste do Pará e no norte mato-grossense, temos a certeza de que estamos no caminho certo”, analisa Zaminhan.

Uma das provas desse acompanhamento no setor é a inauguração do novo prédio. A WSP passou por uma transformação e agora é WNP. Conforme os donos do provedor de internet, a única mudança é a letra do nome, mas a conexão e serviços mantém a mesma qualidade. “A ideia é continuar expandindo para atender da melhor maneira os nossos clientes”, explica Jeferson.

A internet é uma necessidade, seja para trabalho, estudos, ficar atualizado com os fatos do mundo, entretenimento e relações sociais. “Estamos contentes com este momento inovador do mercado, mas também da nossa empresa, que projeta um crescimento especial em cidades mais afastadas, entregando a todos este direito essencial”, finaliza Jeferson.



Cresce uso de IA nas áreas de TI e experiência do cliente

Segundo estudo feito pela Bain & Company e noticiado pelo jornal O Globo, as áreas de Tecnologia da Informação (TI) e atendimento ao cliente são as que mais intensificaram o uso de Inteligência Artificial (IA) recentemente. A pesquisa foi feita no mês passado e incluiu 120 executivos de empresas de grande porte.

De acordo com os dados do estudo, 30% das empresas têm pelo menos uma estratégia de implementação de IA em curso e em estágio avançado. A terceira área que mais utiliza IA, depois do atendimento ao cliente, é a administrativa.

Dos executivos entrevistados, 58% colocam a IA como uma das cinco prioridades da empresa. Esse percentual ainda é baixo em relação à média global, de 86%. Falta de entendimento sobre a tecnologia (37%), preocupações sobre segurança de dados (21%) e falta de profissionais qualificados (20%) foram as razões citadas pelos participantes para ainda resistir à implementação de IA nos processos.

“A inserção da inteligência artificial nas empresas e nas atividades corporativas pode parecer, para algumas pessoas, uma ideia futurista. Mas a verdade é que o futuro é o que estamos vivendo hoje”, diz Thiago Fuhr, Diretor Comercial GWCloud Company, empresa de infraestrutura de TI. “A IA tem sido amplamente adotada para automatizar tarefas rotineiras e repetitivas em empresas brasileiras. Isso inclui atividades como atendimento ao cliente por chatbots, processamento de dados, triagem de currículos, entre outras”, resume o profissional.

Thiago Fuhr, menciona a redução de custos como um benefício do uso de IA nas atividades das empresas. Na área de atendimento ao cliente, por exemplo, a inteligência artificial pode auxiliar equipes comerciais, de vendas e de operação a agilizarem os processos. “Chatbots podem responder a perguntas frequentes, solucionar problemas simples e até mesmo realizar agendamentos. A melhora no nível de satisfação é considerável”, exemplifica Fuhr.

No Brasil, as empresas dos setores financeiro e de varejo são as que mais têm procurado automatizar processos com IA. Nessas empresas, a customização de processos que já são automatizados é uma das capacidades da inteligência artificial que tem sido explorada.

Fhur alerta, porém, que, principalmente na área de experiência do cliente, é preciso equilíbrio entre se beneficiar da agilização de processos e manter a qualidade da operação feita por humanos. “Como para qualquer outro produto ou sistema, recomendamos a adoção de uma abordagem centrada no cliente com a maior humanização possível de forma que ajude a entender a qualidade da experiência do utilizador, tornando a IA mais bem alinhada com as suas necessidades”, finaliza o especialista.

Para saber mais, basta acessar:



Supply Chain pode movimentar US$ 45,7 bi no mundo até 2027

Um estudo apresentado pela empresa de pesquisa de mercado Markets and Markets Research apontou que, em 2022, o mercado global de SCM (Supply Chain Management) movimentou cerca de US$ 28,9 bilhões. E a tendência é a geração de US$ 45,7 bilhões em receitas para o segmento até o final de 2027, uma taxa de crescimento anual de 9,4%.

O Supply Chain, ou cadeia de suprimentos, é o conjunto de métodos e operações que vão desde a fabricação à distribuição do produto, passando por todo o processo de logística, integrando assim todos os setores da empresa, o relacionamento com fornecedores, até a chegada do produto ao cliente final.

O bom gerenciamento de Supply Chain, além disso, pode representar diminuição de custos, aumento de eficiência dos processos e traz dados importantes para planejamento e escalonamento das empresas. Conforme aponta a Pesquisa sobre Tendências Digitais na Cadeia de Suprimento 2022, feita pela PWC com 244 líderes de operações e tecnologia da informação, mais de 30% dos entrevistados veem risco moderado aos negócios por problemas relacionados aos fornecedores.

Ao mesmo tempo, a pesquisa demonstra que 80% dos profissionais participantes dizem que os investimentos em tecnologia de SCM não produziram totalmente os resultados esperados. Isso indica um “gap” do mercado de Supply Chain que, por conta dos desafios surgidos durante a pandemia de Covid-19, exploraram as soluções tecnológicas para resolução de problemas e potencialização de relacionamentos com fornecedores e clientes.

Este estudo também indicou que apenas 19% dos entrevistados apontam como prioridade a promoção de upskilling (processo de qualificação em livre tradução) digital dos funcionários.

A cofundadora e CEO do Lingopass, edtech brasileira com atuação global focada no ensino de idiomas para empresas, Alexandrine Brami ressalta que grande parte da comunicação de softwares de gerenciamento de Supply Chain, bem como legislação e artigos deste segmento, são em inglês, e exige a expansão do conhecimento dos colaboradores sobre estas plataformas e o idioma.

Para a especialista, vencer a barreira linguística é um dos desafios principais para desenvolvimento do setor de Supply Chain. “No cenário empresarial globalizado de hoje, as empresas enfrentam desafios multifacetados na gestão da cadeia de suprimentos, incluindo a navegação pelas regulamentações internacionais, otimização de estoques, controle de custos e atendimento às crescentes expectativas dos clientes”, destacou.

Brami explica que a proeminência em outro idioma relacionada às atividades logísticas é primordial para se ter uma comunicação efetiva com fornecedores e clientes no mundo inteiro, assim como para ter acesso a informações difundidas em outros países e até para fechamento de negociações.

“A gestão da cadeia de suprimentos desempenha um papel crucial no comércio eletrônico internacional contemporâneo. Ela facilita a expansão global das empresas, garantindo operações eficientes, entregas rápidas e satisfação do cliente”, pontuou.

Para saber mais, basta acessar: https://www.lingopass.com.br/



Câncer: INCA prevê mais de 700 mil casos anuais até 2025

Anualmente, até 2025, são estimados 704 mil novos casos de câncer no Brasil, 70% deles nas regiões Sul e Sudeste. Os dados são do relatório trienal Estimativa 2023 – Incidência do Câncer no Brasil, apresentado pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer). 

No levantamento, foram analisados 21 tipos da doença considerados mais incidentes no país –  os cânceres de pâncreas e fígado foram incluídos na lista pela primeira vez nesta edição da pesquisa. 

O câncer de maior incidência no Brasil é o de pele não melanoma, que chega a 31,3% dos casos. Em seguida está o de mama feminina, equivalente a 10,5%; de próstata, que corresponde a 10,2%; de cólon e reto, com 6,5%; de pulmão, 4,6%; e estômago, com 3,1%. 

O biólogo e sócio-proprietário da Tech Four Medical Antonio Luccisano cita uma das justificativas para os números. “A causa mais frequente do câncer de pele não melanoma é a exposição prolongada e repetida aos raios solares. Considerando que o Brasil é um país tropical, litorâneo e agrícola, vemos esse tipo de câncer dominar as estatísticas brasileiras”.

Em 2022, o governo brasileiro, por meio do Ministério da Saúde, destinou R$ 15 milhões para a área de dispositivos médicos como recursos não reembolsáveis destinados ao desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas de oncologia e cardiologia. A medida foi uma parceria com a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).

Segundo o INCA, 30% dos casos de câncer podem ser prevenidos e muitos outros têm chance de cura, quando detectados precocemente e tratados adequadamente. A tecnologia favoreceu o avanço dos tratamentos e trouxe novas perspectivas para os pacientes.

Exames precisos para a identificação precoce de tumores, novos medicamentos, imunoterapia e cirurgia minimamente invasiva são exemplos de técnicas associadas ao uso da tecnologia com foco em diagnóstico, prevenção e tratamento oncológico.

Luccisano afirma que atualmente a medicina conta com tecnologias capazes de realizar exames personalizados para cada paciente. “Uma das linhas de atuação é o uso da genômica, testes para rastreio de alterações no DNA, que permitem a identificação de possíveis tumores em desenvolvimento”. 

“Há também a possibilidade do rastreio genético do próprio tumor, após o diagnóstico. Neste caso, há maior precisão na definição do tratamento, o que aumenta as chances de cura para o paciente”, completou.

O especialista destaca a importância da conscientização sobre a busca por cuidados de saúde desde os primeiros sinais de câncer. “É essencial que a população seja incentivada a procurar atendimento médico diante de quaisquer sintomas suspeitos para garantir a oportunidade de receber o tratamento adequado”.

Além de contar com o suporte da tecnologia e dos avanços da medicina, prossegue o biólogo, é fundamental ter hábitos saudáveis, praticar atividades físicas e realizar exames periódicos. “É ótimo que a tecnologia esteja evoluindo para tratar os casos de câncer, mas seria ainda melhor se agíssemos para preveni-los”, conclui Luccisano. 

Para saber mais, basta acessar: https://techfourmedical.com/



Evento internacional terá presença de construtech brasileira

Em 2023, o município do Rio de Janeiro foi escolhido pela primeira vez para receber um dos maiores eventos de inovação do mundo, o Web Summit, que em outras edições ocorreu na Europa, mais precisamente em Portugal. A feira reuniu investidores, palestrantes e empresas de todo o mundo. Este ano, ocorrerá mais uma edição, na cidade sede do evento, em Lisboa. Esse universo de inovação e o setor da Construção civil possui suas familiaridades, é o que afirma uma das participantes do evento, a startup brasileira chamada Hoff Analytics.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto do setor teve uma alta de 6,9% no ano passado (2022). Com a importância deste mercado para a economia brasileira, estão surgindo soluções tecnológicas para ajudar indústrias e profissionais inseridos neste ecossistema.

Para a CEO da Hoff Analytics, Janaine Nascimento, o mercado da tecnologia está amplamente ligado ao setor em que atuam, culminando nos resultados atuais: “Hoje temos uma cartela de clientes, como as indústrias da construção, entregando dados para uma tomada de decisão mais estratégica”, afirma Janaine.

Uma das importantes figuras em relação à inteligência de dados da startup, o empresário, fundador e atual Chief Information Officer (CIO) da Hoff Analytics, Wesley Bichoff, afirma que a tecnologia tem o poder de dar novas oportunidades de negócios e que informações exclusivas refletem na tomada de decisão de grandes empresas: “Hoje os dados são o novo petróleo e o que nós oferecemos é inteligência de dados, principalmente para empresas multinacionais que desejam investir no território brasileiro. Estar com um estande nesta edição do Web Summit Lisboa é uma grande oportunidade de negócio para nós, com toda certeza”, diz ele.

Ainda assim, todo esse levantamento de dados abordado pela CIO e a sua entrega para a indústria contribui com os trabalhadores da Construção, desde os pedreiros até os engenheiros e arquitetos, pois, segundo ele, a indústria precisa saber e se preparar para as tomadas de decisões: “Entramos para construir e ligar a indústria às necessidades dos profissionais, com eficiência, objetividade e sustentabilidade”, afirma.

Após abordar sobre como a sua empresa está construindo melhores caminhos, Janaine Nascimento ainda afirma que o mercado da Construção Civil passa por algumas dificuldades e a tecnologia é a principal ferramenta para ajudar as empresas: “nossa participação no Web Summit Lisboa vem com o intuito de apresentar nossa solução tecnológica para grandes indústrias, como reforçado pelo Wesley, as multinacionais, mostrando o tamanho do mercado no Brasil e entender mais sobre a tecnologia e inovação, que estão se tornando indispensáveis para diversos setores”, finaliza.

A startup recebeu mais de 10 prêmios nos últimos dois anos e estará na Altice Arena, considerada pavilhão de eventos de Portugal junto com centenas de outras empresas, dos dias 13 a 16 de novembro. Espera-se um aumento na participação do público feminino, número esse que vem aumentando ao longo do tempo.

Para mais informações: websummit.com.br



Produção consciente ganha espaço no mercado

A busca por produtos de beleza eficazes e éticos tem moldado a indústria cosmética, isso porque os clientes estão cada vez mais conscientes quanto à produção de suas marcas favoritas, não apenas se atentando para a qualidade dos produtos, mas também ao capital social por trás.  Uma pesquisa realizada pela Opinion Box entre agosto e setembro de 2022 com mais de 500 entrevistadas apontou que 96% delas valorizam produtos não testados em animais, veganos e naturais. 

Um relatório divulgado pela consultoria de mercado Grand View Research indica que o mercado global de cosméticos veganos deve atingir US$ 20,8 bilhões até 2025, uma taxa de crescimento anual de 6,3%. Para os produtos cruelty free (livre de crueldade animal), a previsão é de alta de 6% entre 2017 e 2023, segundo análise da Market Research Future

Nesse cenário, a Skala Cosméticos, destaca-se por seu compromisso com a beleza sem crueldade e reforça a importância da produção consciente em um mercado em constante evolução. Em um movimento que abraça ações cruelty-free, a marca nunca fez testes em animais e desde 2018 se tornou 100% vegana por meio do processo de vegetalização, que consiste na substituição de ingredientes de origem animal por alternativas de fontes vegetais.  

Dentre as mudanças notáveis, Skala substituiu o leite de cabra por leite de coco, queratina animal por milho, soja e trigo, proteína do ovo por semente de amaranto e amido de milho, ceramida animal por óleo de amêndoas, milho, semente de algodão, girassol, trigo e abacate, colágeno animal por extrato de alga e goma de Caesalpinia Spinosa (árvore) e glicerina animal por soja e coco.  

“Beleza sem crueldade está relacionada à integridade e responsabilidade em toda a cadeia de produção. Esse compromisso é evidente em nossas formulações, onde priorizamos ingredientes vegetais e não realizamos testes em animais. Os produtos são avaliados em laboratórios externos, aprovados pela ANVISA, apenas com testes in-vitro e em in-vivo (voluntários humanos, sob protocolo médico). O movimento ainda se estende a todas as etapas de desenvolvimento dos nossos produtos, desde a escolha dos ingredientes até as embalagens”, afirma Bruna Veneziano, Diretora de Marketing de Skala Cosméticos.  

As peças que se perdem no processo produtivo são reutilizadas, e após serem lavadas, moídas e triturada, voltam ao processo novamente. Para além, visando minimizar o plástico no meio ambiente, em 2022 a marca retirou os rótulos do verso dos shampoos e condicionadores dos kits de shampoo e condicionador. Com essa mudança deixaram de produzir mais de 30 toneladas de resíduos por ano.  

Além disso, toda água proveniente de processo produtivo (limpezas, setups) é tratada na estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que separa os resíduos sólidos, para coleta seletiva e devolvida para a rede pública da cidade de Uberaba. Após, essa água passa por novo tratamento e retorna para distribuição pública para que seja reaproveitada. 

Sobre a Skala Cosméticos

No mercado há mais de 30 anos, a Skala é conhecida pela comercialização de cremes de tratamento para cabelo em embalagens de um quilo. Atualmente, a marca exporta para mais de 40 países ao redor do mundo.

Consciente de sua responsabilidade social e ambiental, e que tais hábitos e atitudes melhoram a qualidade de vida, ajudando também a humanidade e o planeta, desde julho de 2018 a Skala se tornou uma marca 100% vegana, cruelty free e que utiliza ingredientes de origem vegetal.

 

Website: https://www.skala.com.br/ 



Brightcove e Socialive fazem parceria para melhorar ofertas de gerenciamento de transmissão ao vivo para comunicações internas

Brightcove (NASDAQ: BCOV), a empresa de tecnologia de transmissão digital mais confiável do mundo, anunciou hoje uma parceria expandida com a Socialive, uma plataforma líder de criação de conteúdo de vídeo concebida para empresas, a fim de fornecer aos clientes recursos adicionais de produção remota de vídeo. Aperfeiçoar a solução de transmissão ao vivo abrangente e confiável da Brightcove com recursos da Socialive oferece aos clientes maior controle sobre a criação, gestão e distribuição de conteúdo de vídeo interno ao vivo e sob demanda.

“As forças de trabalho híbridas e distribuídas ao redor do mundo criaram a necessidade de as empresas encontrarem modos envolventes de formar cultura, transmitir informações e reunir funcionários. A transmissão ao vivo provou ser uma das formas mais eficazes de preencher esta lacuna”, disse Marty Roberts, Vice-Presidente Sênior de Estratégia de Produto e Marketing da Brightcove. “A integração da tecnologia de transmissão ao vivo da Brightcove com a Socialive ajuda nossos clientes a melhorar suas comunicações internas com ferramentas de produção mais robustas para administrar melhor todos os aspectos de uma transmissão ao vivo, como a sala de controle, diversas apresentações e elementos interativos. Com as ferramentas adicionais, nossos clientes podem contar com a Brightcove como sua plataforma completa para produzir, administrar e distribuir transmissões digitais ao vivo com qualidade de estúdio a seus funcionários.”

Os funcionários consideram o vídeo o modo de comunicação mais envolvente e as empresas devem aproveitá-lo para revigorar suas comunicações internas. Segundo um estudo da Brightcove and Ascend2, 81% dos funcionários em todo o mundo que ocupam funções não executivas relatam que se sentem mais conectados com a liderança quando recebem comunicações por vídeo deles. Outros 80% disseram que prefeririam anúncios em vídeo de seu diretor executivo. O desafio é que menos de um terço (31%) das organizações utiliza regularmente vídeo para comunicação da liderança. A Pesquisa Forrester também descobriu que os funcionários têm 75% mais probabilidade de assistir a um vídeo do que de ler um documento, e-mail ou artigo online.

“Estamos empolgados em anunciar nossa parceria de transmissão ao vivo com a Brightcove”, disse David Moricca, Fundador e Diretor Executivo da Socialive. “Juntos, oferecemos uma solução incomparável, o que torna incrivelmente fácil às empresas criar e distribuir remotamente vídeo ao vivo escalável e de alta qualidade no mundo digital de hoje.”

A parceria expandida da Brightcove com a Socialive consolida sua posição como líder comprovada em comunicações corporativas com gestão de conteúdo de transmissão digital ao vivo e sob demanda. Mediante a integração, os clientes podem:

  • Produzir facilmente conteúdo de vídeo ao vivo dinâmico de alta qualidade através do Socialive’s Studio, onde podem combinar diversos apresentações em layouts, adicionar gráficos, efeitos sonoros e vídeos gravados previamente.
  • Acessar a Sala Virtual Ecológica da Socialive cujo recurso simplifica o gestão de talentos convidados durante eventos virtuais ao vivo em qualquer dispositivo.
  • Transmitir e gerenciar vídeos ao vivo bem como conteúdo sob demanda a nível mundial e em grande escala em vários formatos e dispositivos, ao aproveitar análises e informações da Brightcove para medir o impacto do conteúdo de vídeo.
  • Integrar uma solução completa de criação, distribuição e gerenciamento de vídeo que combina facilmente a Socialive e a Brightcove com expansão, segurança, confiabilidade e suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, exigidos pelas maiores organizações empresariais do mundo.

Para mais informação, acesse Brightcove.com.

Sobre a Socialive

A plataforma completa de criação de vídeos da Socialive é a forma mais rápida e econômica de qualquer um gravar, editar, publicar e transmitir vídeos profissionais ao vivo. A plataforma oferece uma experiência intuitiva para todos, que transforma pessoas sem treinamento formal em vídeo em criadores de conteúdo completos, enquanto reduz o tempo de produção e custos para especialistas em vídeo. A plataforma libera um potencial ilimitado de comunicação interna e externa ao democratizar a capacidade de fazer vídeos.

Sobre a Brightcove

A Brightcove cria soluções de tecnologia de transmissão digital mais confiáveis, escaláveis e seguras do mundo para estabelecer uma maior conexão entre as empresas e seus públicos, não importa onde estejam ou em quais dispositivos consumam conteúdo. Em mais de 60 países, a plataforma de vídeo inteligente da Brightcove permite que as empresas vendam aos clientes de modo mais eficaz, que os líderes de mídia transmitam e monetizem conteúdo de maneira mais confiável e que todas as organizações se comuniquem com os membros da equipe de forma mais intensa. Com dois Prêmios Emmy® de Tecnologia e Engenharia pela inovação, tempo de atividade com liderança consistente no setor e escalabilidade incomparável, ampliamos continuamente os limites do que o vídeo pode fazer. Siga-nos no LinkedIn, X (anteriormente conhecido como Twitter), Facebook, Instagram e YouTube. Acesse Brightcove.com.

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Contato:

Mídia

Brightcove

Joseph J. Nuñez

press@brightcove.com

Socialive

Jennifer Burak

press@socialive.us

Fonte: BUSINESS WIRE



Redução nas taxas de juros de empréstimos consignados impulsiona economia

Em um marco histórico, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou, em outubro de 2023, uma redução significativa nas taxas de juros dos empréstimos consignados para beneficiários do INSS. Esta decisão, alinhada com a recente diminuição da taxa Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), não apenas beneficia empresas e cidadãos dependentes desses empréstimos, mas também tem um impacto positivo nas compras de fim de ano, um momento crucial para o mercado.

Com essa decisão, o teto das taxas de juros para empréstimos com desconto em folha cairá de 1,91% para 1,84%, segundo publicação da Agência GOV. Da mesma forma, para operações com cartão de crédito e cartão consignado de benefício, o índice máximo será reduzido de 2,83% para 2,73%. Essas mudanças não só estimulam o poder de compra dos consumidores, mas também impulsionam os investimentos no período das festas de fim de ano.

“Essa decisão adotada garantirá crédito de maneira mais acessível, fortalecendo não apenas as finanças dos indivíduos, mas também dinamizando o mercado durante as compras de fim de ano. O impacto direto será sentido nas transações comerciais, impulsionando os negócios durante um dos períodos mais importantes para o mercado”, comentou Gustavo Capelo, diretor do Grupo Velox.

Além disso, em um movimento para aumentar a transparência e facilitar a escolha do melhor serviço financeiro para os beneficiários do INSS, as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras no Brasil agora estão disponíveis no portal do INSS e no aplicativo Meu INSS. Esta iniciativa oferece aos segurados a oportunidade de fazer a portabilidade do empréstimo, escolhendo a taxa mais vantajosa antes de contrair um empréstimo.

A Velox Soluções Financeiras compreende que essa redução nas taxas de juros serão um impulso não apenas para seus clientes e mais de 700 franqueados, mas também como um catalisador para o crescimento do mercado durante o período de compras de fim de ano estimulando e movimentando a economia.



Feira Escandinava começa nesta terça-feira

A tradicional Feira Escandinava, realizada há quase 70 anos na capital paulista e há mais de 50 anos no Esporte Clube Pinheiros, voltará a ser presencial em 2023, depois de três anos disponível apenas on-line. A próxima edição acontece nesta terça e quarta-feira (7 e 8 de novembro), tendo a Dinamarca como país homenageado.

Promovida pela Associação Beneficente Escandinava Nordlyset e apoiada pelas embaixadas e consulados dos países nórdicos, a feira tem toda a sua renda destinada a 24 instituições que atendem cerca de 15 mil crianças e adolescentes carentes em todo o estado de São Paulo. A edição deste ano terá mais de 1.400 produtos exclusivos da Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia e Islândia que normalmente não são encontrados no Brasil – uma oportunidade para antecipar compras para o Natal.

As seções são divididas entre o supermercado com comidas, bebidas e utilidades plásticas para o lar, e as barracas de cada país – a Suécia com cristal, a Dinamarca com objetos de design para a casa, a Finlândia com artigos de jardinagem, a Noruega com itens natalinos. “O que as pessoas mais procuram são os alimentos, como chocolates, arenques, queijos, geleias e cervejas, mas há objetos de desejo como as panelas e edredons. E também um local só para os brinquedos famosos, como Lego, Brio e Pippi Meialonga”, conta Susanne Osborn, diretora da feira.

Além disso, durante todo o período da feira, um restaurante no mezzanino servirá a autêntica culinária escandinava para os interessados em conhecer a gastronomia da região. A expectativa é receber um público de mais de 12 mil visitantes, que serão atendidos por 800 a 1 mil voluntários escandinavos e brasileiros. “A Feira Escandinava é considerada o evento mais antigo e tradicional da capital paulista, e tenho muito orgulho de contribuir com essa causa tão importante no Brasil nos últimos 45 anos”, afirma Jens Olesen, presidente da Associação Escandinava.

Serviço

Data: 7 e 8 de novembro de 2023.

Horários: dia 7, das 11h às 22h; dia 8, das 10h às 20h (ou até terminarem os estoques).

Local: Esporte Clube Pinheiros – Rua Tucumã, 36, Jardim Europa, São Paulo (SP).

Entrada gratuita.

Para mais informações sobre a Feira Escandinava 2023 e os produtos disponíveis: https://feiraescandinava.com.br/ e https://www.instagram.com/feiraescandinava/

 



Campanha orienta sobre os riscos da automedicação

Colabore com o Futuro, negócio social voltado a disseminar informação e promover a participação social nas decisões sobre as políticas públicas de saúde no Brasil, alerta para os riscos no uso de medicamentos por conta própria ou para uma indicação diferente do que é descrito em bula com a Campanha “Trate-se Bem”.

O envolvimento da Colabore junto à sociedade, seja nos temas relacionados com novas leis que atendam às necessidades dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) e planos de saúde, seja no acesso a tratamento e medicamentos, bem como na atuação junto ao Governo para o direcionamento dos investimentos públicos alinhados ao carecimento de cada região do país, motivaram a ação. Desde que foi fundada, em 2017, a Colabore já ampliou o acesso à saúde e qualidade de vida de mais de 12 milhões de brasileiros.

“Além da automedicação ser uma questão cultural aqui no Brasil, seja pela facilidade, seja dificuldade no acesso à consulta médica e até questões econômicas, notamos que tem aumentado o número de casos de pessoas se automedicando ou utilizando um medicamento para uma indicação diferente do que é descrito em bula, resultando em efeitos colaterais importantes ou em menos eficácia dos medicamentos. Por isso, entendemos ser importante alertar sobre os riscos e a importância de se tratar bem”, destaca uma das cofundadoras da Colabore com o Futuro, Carolina Cohen, especializada em políticas públicas e  campanhas para comunicação e abrangência social.

 ‘Trate-se Bem’

Disponível nas redes oficiais da Colabore com o Futuro, a campanha chama a atenção para os efeitos provocados pelos medicamentos utilizados sem indicação, que podem deixar o paciente suscetível a complicações, tais como intoxicação, reações alérgicas e até mesmo dependência, em alguns casos.

Entre os destaques da ação, o uso de medicação para outros fins que não os descritos em bula e aprovado pela Anvisa, prática chamada de uso “off-label”. “Um exemplo que podemos destacar é o de medicamento desenvolvido para tratar câncer, que vem sendo usado no tratamento de doenças da retina, tais como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e o edema macular diabético (EMD)”, explica Carolina ao salientar que o medicamento em questão não foi aprovado para essa finalidade e vem sendo injetado nos olhos de pacientes, o que traz riscos significativos associados a esse uso, inclusive contraindicado na bula do medicamento.  A Campanha esclarece  que já existem medicamentos específicos e seguros, aprovados para o tratamento dessas doenças e que deveriam ser a opção número um de escolha para os pacientes, evitando complicações na visão.

Outros exemplos nessa linha são medicamentos indicados para pessoas com TDAH, que vêm sendo usados indiscriminadamente por jovens que querem aumentar a produtividade e os prescritos em bula para tratamento do diabetes tipo 2, que têm sido utilizados exclusivamente para emagrecimento. A Campanha Trate-se Bem também esclarece sobre os riscos da automedicação e traz orientações sobre como é importante consultar o médico, não fracionar ou misturar medicamentos por conta e quais os riscos de tais procedimentos à saúde, citando exemplos de fácil compreensão, tais como o anticoncepcional, que em interação com alguns tipos de antibióticos pode ter seu efeito reduzido.

É possível acessar a campanha completa nas redes oficiais da Colabore com o Futuro:@colaborecomofuturo

 



Série de eventos traz a Filosofia para o centro da vida cotidiana

A internet está presente na vida dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa da Comscore, “Tendências de Social Media 2023”, os 131,5 milhões de usuários online no Brasil estão dedicando uma parcela crescente do seu tempo especialmente nas redes sociais. Com o intuito de auxiliar as pessoas a lidarem melhor com as tomadas de decisões cotidianas em um mundo tecnológico, a Organização Internacional Nova Acrópole realiza, gratuitamente, uma série de eventos em celebração ao Dia Mundial da Filosofia, entre os dias 12 e 19 de novembro, em mais de 100 sedes do Brasil.

Um estudo realizado pela Royal Society for Public Health (RSPH), uma instituição de saúde pública no Reino Unido, em parceria com o Movimento de Saúde Jovem, revelou que o uso das redes sociais pode ter efeitos positivos e negativos na saúde das pessoas, dependendo da maneira como são utilizadas. Segundo Lúcia Helena Galvão, professora da Nova Acrópole, em meio a todo esse fluxo de informação, a base de valores das pessoas que já não está tão sólida, vai se desconectando de sua essência. Portanto, os eventos deste ano trazem o tema “filosofia em ação” para o centro do campo da vida cotidiana. 

“Existe uma falta de confiança nas informações que recebemos, porque somos bombardeados por dados muito contraditórios, por isso o homem se sente sozinho, e muitas vezes, desmotivado, sem um referencial de vida. A principal atitude que podemos tomar para trabalhar em direção à lucidez é o autoconhecimento, o autodomínio e o altruísmo. Ou seja, se eu me conheço, sou capaz de me dominar, não deixar que a emotividade defina minhas atitudes, ver as coisas com clareza, ter um bom discernimento e ser uma pessoa lúcida.”, enfatiza a professora.

Novos horizontes por meio da filosofia

Em 2005, a UNESCO instituiu o Dia Mundial da Filosofia por acreditar no valor da filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano em cada cultura e cada indivíduo, sobretudo que o pensamento crítico ajuda a dar sentido à vida e às ações realizadas. Como uma instituição educacional e filosófica presente em mais de 60 países, a Nova Acrópole promove há 18 anos, neste dia especial, uma programação de uma semana de estudo e prática da filosofia, fomentando valores culturais, éticos e humanitários.

A filosofia nos faz criar um elo com a nossa condição humana, elo esse que se reflete em todos os nossos pensamentos, sentimentos e ações. Ou seja, a filosofia em ação é uma filosofia que permeia toda a vida prática do ser humano, não é simplesmente um conjunto de conceitos, mas uma orientação prática de como agir, como fazer escolhas e como aperfeiçoar-se dia a dia”, destaca a professora Lúcia Helena Galvão.

Por meio de palestras, encontros, música e exposições, pessoas de todas as regiões do Brasil têm a oportunidade de refletir sobre questões filosóficas, que estão no centro da vida, o que possibilita ferramentas a partir do conhecimento filosófico. A íntegra das atividades para o Dia Mundial da Filosofia está disponível em: https://diamundialdafilosofia.com.br/.



Município de Guapiaçu recebe 4ª Caravana da Saúde

No próximo sábado, dia 11 de novembro, das 8h às 12h, os moradores do município de Guapiaçu terão a oportunidade de receber atendimento médico gratuito, realizar exames e obter orientações sobre sua saúde no Salão Paroquial da Igreja Matriz. Esta ação de saúde faz parte da 4ª Caravana da Saúde, promovida pela Faculdade de Medicina FACERES, em parceria com a Prefeitura Municipal de Guapiaçu.

A 4ª Caravana da Saúde é organizada pelas ligas acadêmicas da faculdade de medicina FACERES e conta com a participação de professores e alunos do curso. Seu objetivo é conscientizar e orientar a população sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), que incluem condições como hipertensão, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. Além disso, há oficinas educativas sobre alimentação saudável, atividades de entretenimento infantil e orientações sobre como agir em situações de risco em ambientes domésticos, como convulsões e engasgos, tanto em adultos quanto em crianças. Essas orientações abordarão as principais formas de conduta e prevenção.

A novidade desta edição é o foco na conscientização da população masculina sobre a importância de exames preventivos no combate aos problemas de saúde que afetam os homens, especialmente o câncer de próstata.

Dados levantados pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em 2022, junto ao Ministério da Saúde mostram que as mulheres vão ao médico mais do que os homens. Em 2022, o Sistema Único de Saúde (SUS), registrou 862 milhões de atendimentos para o público do sexo feminino contra 725,4 milhões do sexo masculino.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente entre homens no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Mundialmente, em 2020, estimou-se 1,4 milhão de casos novos, equivalente a 15,2% de todos os tipos de câncer entre homens. Já para o Brasil, o número estimado de casos novos é de 71.730 casos, para cada ano do triênio de 2023 a 2025.

Segundo o INCA, em grande parte das vezes, o câncer de próstata possui evolução silenciosa, podendo não apresentar sinais e sintomas. Contudo, as manifestações clínicas mais comuns são: dificuldade de urinar; demora em iniciar ou finalizar o jato urinário; diminuição do jato urinário; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite e presença de sangue na urina.

Fernanda Novelli Sanfelice, coordenadora de Extensão, descreve a 4ª Caravana da Saúde como “um evento de extensão integrado com o ensino e a pesquisa, com ações gratuitas, com foco no rastreio e prevenção de doenças crônicas. É uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida por meio de orientações gratuitas de saúde”.

“Ao monitorar e prevenir as Doença Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) por meio da Caravana da Saúde, estamos ativamente promovendo a saúde e levando orientações que agregam na qualidade de vida da nossa população. Paralelamente, nós estudantes, estamos expandindo nossos conhecimentos e habilidades técnicas ao oferecer cuidados à comunidade, impulsionando-nos em direção a uma medicina de melhor qualidade e mais centrada no ser humano”, declara Sueli Bonfim, diretora do DILAF (Diretório de Ligas Acadêmicas FACERES).

Talita Valentino, coordenadora de pesquisa, conta que durante o evento, ocorrerá uma ação de orientação de saúde para a população, sob responsabilidade do Departamento de Pesquisa da FACERES. “No dia do evento, os alunos entregarão o Almanaque de Saúde, em uma edição dedicada a plantas medicinais. Os alunos, autores da obra, farão a abordagem dos presentes na Caravana, conversarão sobre o uso de plantas medicinais como alternativa de tratamentos e entregarão uma unidade do Almanaque para todos que tiverem interesse pela publicação”.

Cerca de 150 profissionais, entre alunos e professores, participam do evento, desenvolvendo a integração do Ensino, Pesquisa e Extensão. A Caravana reunirá as ligas acadêmicas de: Academia de Urgências e Emergências, Anestesiologia, Angiologia e Cirurgia Vascular, Atenção Primária e Educação em Saúde, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Cuidados Paliativos, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Humanização, Medicina Esportiva e Nutrologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrino, Pediatria e Urologia.

O diretor de saúde da prefeitura de Guapiaçu, Bruno Henrique Ribeiro, destaca a importância do evento, afirmando: “A Caravana da Saúde enfatiza a prevenção e promoção da saúde, uma prioridade para o SUS e o Departamento de Saúde. Investir em medicina preventiva é fundamental, pois ajuda a orientar a mudança de hábitos e estilos de vida, o que certamente trará resultados a médio e longo prazo para a comunidade”.



Alfa Sense realiza experiência tecnológica no Sendi 2023

A Alfa Sense, deep tech de desenvolvimento e fabricação de alta tecnologia em sensoriamento óptico para segurança perimetral, participa do Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica – SENDI – que acontece a cada dois anos e terá sua edição de 2023 realizada entre os dias 07 a 10 de novembro, no Pavilhão de Carapina, no Espirito Santo.

Neste ano no SENDI, a Alfa Sense estará no estande 159, em parceria com a GITEL, levando a experiência da sua solução FENCE LITE®, através de um totem interativo e da barreira virtual, que ficou conhecida como “teste drive tecnológico”, onde o visitante consegue interagir e tirar suas próprias conclusões sobre o sistema avançado de segurança oferecido pela empresa.

“Consideramos que nossa solução Fence Lite® contribui para as empresas do setor de distribuição de energia, pois aumenta o nível de segurança (do perímetro) das suas subestações e ufvs, bem como protege seus ativos, otimiza recursos e reduz custeio simultaneamente – detectando com precisão uma tentativa de intrusão ANTES que ela ocorra no perímetro”, complementa Hamilton Luiz, CEO da Alfa Sense.



Vericode é nomeada líder em Continuous Testing pela ISG

A Vericode, empresa brasileira de engenharia de software de alto desempenho, foi nomeada líder no serviço de Continuous Testing (Testes Contínuos) em um estudo realizado pela empresa global de pesquisa de mercado de tecnologia, ISG (Information Services Group).

O estudo Next-gen Application Development & Maintenace (ADM) Services 2023, realizado pela ISG Provider Lens™, analisa e classifica os fornecedores brasileiros de software com base em uma metodologia aplicada na pesquisa da ISG. Além da classificação como líder em Continuous Testing, a Vericode foi também classificada como Product Challenger, na categoria Application Quality Assurance, mantendo a posição do último estudo.

Além da liderança registrada pela pesquisa, o último ano trouxe um aumento significativo de clientes e a expansão para além do Brasil, onde os novos escritórios da Vericode em Toronto e Lisboa servirão, primeiramente, como laboratórios para testar e validar novos métodos da empresa em diferentes países.

“Nossa próxima meta é levar a tecnologia brasileira para além das fronteiras nacionais e trazer inovações de lá para cá também, promovendo a tecnologia e desenvolvendo os padrões estabelecidos da indústria de qualidade de software em um caminho de mão dupla”, afirma Marcelo Marchi, CEO da Vericode.

A empresa atua há 20 anos no campo de testes de software e esta nomeação como líder em Continuous Testing pela ISG significa um passo importante em sua jornada.  “A liderança no ISG é uma conquista que reflete não apenas o nosso compromisso e responsabilidade com qualidade de software, mas também a nossa premissa em atender bem nossos clientes”, enfatiza o CEO.

Em um setor que está em constante evolução, com as empresas enfrentando desafios cada vez maiores para garantir a qualidade de seus produtos, a Vericode busca oferecer soluções de Continuous Testing, nas quais, através delas as organizações possam automatizar testes e identificar possíveis anomalias.

Ocupando uma posição de destaque, a Vericode está entre as três melhores empresas na categoria de Continuous Testing Brasil. Embora tenha sido um ano desafiador para a indústria de tecnologia, com um mercado inicialmente estagnado, a empresa seguiu seu plano de negócios.

Atualmente, a Vericode segue ampliando a sua atuação no mercado com a criação de Centros de Excelência (COEs) em Observabilidade, FinOps e Produtos Digitais. “Acreditamos que nossa posição de liderança traz a responsabilidade de elevar e contribuir para aumentar a maturidade técnica das empresas no Brasil, especialmente no que diz respeito à qualidade de software”, finaliza Marchi.

Sobre a Vericode

A Vericode é uma consultoria de engenharia de software com 20 anos de mercado especializada em metodologias de QA, testes e otimização de aplicações, arquitetura e infraestrutura com foco em melhoria de performance, disponibilidade, resiliência e transformação digital das aplicações de clientes.

Atualmente a empresa possui 200 colaboradores e atua com uma base de parceiros como Atlassian e Grafana. Seu portfólio de clientes inclui marcas como Banco do Brasil, B3, XP Investimentos, BTG Pactual, Safra, Bradesco, SERPRO, Via Varejo, GPA, Carrefour, Valor Econômico, Ipiranga, e Globo.com. Para mais informações, basta acessar: www.vericode.com.br

Sobre a ISG

A ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa global de consultoria e pesquisa em tecnologia que atende mais de 800 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo. Ela também busca ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia.

A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria em sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de operadora de rede; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança; inteligência de mercado e pesquisa e análise da tecnologia. Fundado em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, a ISG emprega mais de 1.300 profissionais prontos para o uso do digital que operam em mais de 20 países. Para mais informações, basta acessar: www.isg-one.com



King Faisal Specialist Hospital & Research Centre Conclui com Sucesso sua Participação Como Parceiro Estratégico de Saúde na Global Health Exhibition 2023

RIADE, Arábia Saudita, Nov. 07, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — A Global Health Exhibition, realizada de 29 a 31 de outubro de 2023, foi um sucesso extraordinário para o King Faisal Specialist Hospital & Research Centre (KFSH&RC).

Como Parceiro Estratégico de Saúde, o KFSH&RC apresentou iniciativas inovadoras destinadas a aprimorar a eficiência operacional em domínios médicos cruciais, abrangendo a jornada de atendimento ao paciente, pesquisa espacial, estudos genéticos, técnicas de radioterapia de última geração, avanços no transplante de órgãos (incluindo o primeiro transplante de doador vivo totalmente robótico do mundo), gerenciamento de capacidade e produção de radiofármacos para alcançar a autossuficiência dentro do Reino.

No dia inaugural, Sua Excelência Dr. Majid Al Fayyadh fez um discurso de abertura com foco no futuro promissor do Turismo Médico no Reino, ressaltando os esforços contínuos do KFSH&RC para aprimorar os serviços para pacientes internacionais. “A jornada transformadora do KFSH&RC em uma instituição sem fins lucrativos, focada principalmente no atendimento de pacientes da região do Golfo, teve início em 2021. No seu ano inaugural, o hospital recebeu 250 pacientes e, desde então, pudemos observar um impressionante crescimento anual de 40%. Nosso objetivo é ampliar o nosso atendimento para 10.000 pacientes até 2030.”

O Dr. Yaseen Mallawi, Diretor Executivo Interino – Prestação de Cuidados de Saúde no KFSH&RC, participou de um painel de discussão abordando “Desafios para acelerar a transformação do Setor de Saúde Saudita”, onde enfatizou o compromisso do hospital em priorizar o bem-estar funcional dos pacientes dentro de um sistema de saúde baseado em valores.

Muhannad Al Kadi, Diretor de Comunicações Corporativas e Marketing do KFSH&RC, expressou sua satisfação com o sucesso do fórum, afirmando: “Foi um prazer poder nos reunir com líderes do setor para compartilhar nossa visão e testemunhar o impacto das nossas colaborações. A Global Health Exhibition tem sido uma plataforma notável para avaliar novas oportunidades que irão reforçar ainda mais o cenário da saúde no Reino e além.”

Os especialistas do KFSH&RC participaram ativamente de vários painéis de discussão. O Dr. Dieter Broering, Diretor Executivo do Centro de Excelência em Transplante de Órgãos, compartilhou insights sobre o potencial das tecnologias cirúrgicas de ponta para reformular os cuidados de saúde. O Dr. Mohammed Alhamid, Diretor do Centro de Inteligência em Saúde, fez um discurso instigante sobre os cuidados de saúde com base em IA lançando luz sobre o futuro da inteligência em saúde.

Além disso, o evento foi um marco significativo para o KFSH&RC ao celebrar seu 100º procedimento Car-T Cell, uma conquista notável no Oriente Médio. O hospital também recebeu o prestigiado prêmio de “Best Public Services Call Centre of The Year – Critical” no Annual Middle East Call Centre 2023 Awards.

Além da participação no Global Health Exhibition, o KFSH&RC firmou Memorandos de Entendimento fundamentais. O hospital fez uma parceria com a Sabic, líder global em produtos químicos diversificados, para impulsionar o desenvolvimento e a inovação de produtos de saúde. O King Faisal Specialist Hospital International Holding Company, o braço de investimento do KFSH&RC, estabeleceu uma parceria estratégica com a Solutions by STC para aprimorar o cenário das empresas de negócios de saúde e identificar áreas de crescimento mútuo no setor.

Foram firmados outros Memorandos de Entendimento com a Microsoft Arabia, com foco na sustentabilidade e inovação para o aprimoramento do atendimento ao paciente, e com a Fundação Hevolution, enfatizando o avanço da pesquisa sobre longevidade e envelhecimento. O KFSH&RC também fez uma parceria com a Illumina e firmou um memorando de entendimento com a Johnson & Johnson, com a visão principal de revolucionar o treinamento cirúrgico na região.

Informações para Contato:
kfshrc@mcsaatchi.com

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Escritora brasileira Vanessa Brunt receberá prêmio na Suíça

A escritora brasileira Vanessa Brunt, conhecida por formatar um novo gênero literário no país, agora será também premiada internacionalmente. O seu livro Depois Daquilo receberá o VIII Prêmio Talento Helvético-Brasileiro no Salão Do Livro de Genebra, na Suíça, em 2024. O evento, que não aceita inscrições, acontece de 06 a 10 de março e terá a autora nordestina como convidada de honra.

A obra premiada de Brunt inclui contos, crônicas, poemas e frases com os seus jogos de palavras, as partindo e ressignificando. Os temas abordados nos livros de Vanessa vão desde distopias até realidades endurecidas, e abordam inspirações sobre vida profissional, amor-próprio, relações sociais e relacionamentos abusivos. Brunt, que tem títulos vendidos no Brasil e em Portugal, descreve-se como uma apaixonada por metáforas e é, ainda, empresária, fundadora de uma agência de Crescimento de Marcas, e especialista em Marketing e Comunicação. Frases como “Transbordo em tudo. Fico onde couber.”, do próprio livro Depois Daquilo, fizeram o nome da autora circular pela internet, em redes sociais como Pinterest e Instagram.

Na Suíça, o foco será na obra selecionada, mas o título não está sozinho nos lançamentos de Vanessa, que acumula mais de nove livros lançados, como Não Precisa Ser Assim e Ir Também é Ficar. “A premiação acontece todos os anos em território suíço e visa a promoção de autores lusófonos e francófonos. Nossa escolha se baseia sempre em um estudo minucioso de currículos e obras literárias que nos são indicadas por bibliotecas e instituições”, explica Jannini Rosa, diretora geral da Helvetia, editora suíço-brasileira e componente do Salão literário.

Após a entrega do prêmio, a escritora estará autografando livros e recebendo o público no evento suíço. “É uma honra estar representando o Brasil e, principalmente, o Nordeste, em um evento importante, lindo e global. O Depois Daquilo foi lançado em 2018 e é uma surpresa bonita observar como ele segue atingindo novas prateleiras de premiações”, exclama a autora.



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