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Brasil se destaca na indústria financeira digital global

O Brasil se coloca à frente no desenvolvimento de tecnologias para o setor financeiro. Dentre elas, o Pix, Drex (Real Digital), Open Banking e, consequentemente, o investimento em Cibersegurança. Globalmente, o cartão de crédito vem perdendo espaço como meio de pagamento na medida em que o uso por métodos de pagamentos instantâneos, como carteiras digitais, ganha mais relevância.  

No território brasileiro, o destaque fica com o Pix: em setembro de 2023, o Banco Central divulgou o relatório de gestão de funcionamento dos últimos três anos do Pix compartilhando que o modo de pagamento é um dos principais casos de sucesso – somente no ano de 2022, o Pix movimentou R$1,2 trilhão e foi responsável por 2,9 bilhões de transações. Os números não param por aí: o relatório do BC informou que há 71,5 milhões de usuários deste modelo de transações financeiras.  

No caminho digital das moedas, vem do Banco Central (BC) que nomeou o Real Digital como Drex. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o Drex será uma versão digital do papel-moeda e usará tecnologia blockchain, o que permitirá transações com valores maiores. Ponto importante: o Drex não é uma criptomoeda. Enquanto as criptomoedas representam um ativo dentro da blockchain — sistema que abriga as criptomoedas —, o real digital representa o dinheiro brasileiro. 

“Essa tecnologia não traz riscos de fraudes – afinal, o comportamento humano ainda é responsável por utilizá-la para a finalidade que ela foi criada”, diz Nathália Santiago, Business Manager na act digital. 

O Brasil é tido como referência mundial e case de sucesso na implementação do sistema Open Banking – que já tem pouco mais de dois anos – essa é a informação divulgada pela instituição Open Banking Excelence, do Reino Unido, em parceria com a Universidade de Oxford, em um estudo recente, que avaliou 23 países. 

Segundo a pesquisa do instituto Ipsos, a parcela de brasileiros que considera serviços de Open Finance relevantes saltou de 58% para 69% entre 2019 e 2023, enquanto os que se dizem aptos a aderir à modalidade foram de 54% para 67% no mesmo período. O Open Banking é um sistema vivo, que utiliza dados para proporcionar soluções personalizadas aos seus clientes, por isso, dos R$ 45,1 bilhões que os bancos brasileiros devem investir em tecnologia neste ano, segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, a migração para cloud continua sendo o foco dos investimentos e deve-se expandir em pelo menos 20%.

“Paralelamente a este movimento, existe a colaboração entre governos, empresas de segurança cibernética e organizações privadas para criar uma frente unificada contra o crime cibernético”, afirma Nathália. “Afinal, o cuidado com o gerenciamento dos dados é lei. O incentivo ao compartilhamento de informações e à cooperação entre essas entidades aumentará a capacidade coletiva de detectar e responder às ameaças”, finaliza Nathália Santiago. 

Mais informações em actdigital.com



Tambaqui da Amazônia é apresentado em São Paulo

A quarta edição do Festival Internacional do Tambaqui da Amazônia teve uma etapa especial realizada no dia 23 de outubro, segunda-feira, em São Paulo – SP.

Foi uma mostra gastronômica com pratos à base do peixe nativo, que tem Rondônia como principal produtor nacional. O evento foi organizado conjuntamente pelo Governo de Rondônia, pelo Sebrae e pela Acripar, Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia. O objetivo foi de fato a geração de novos negócios entre os dois estados, juntando investidores e produtores.

Presente no evento, o presidente da Acripar, piscicultor Edson Sapiras, enfatizou que Rondônia continua sendo o terceiro maior produtor de peixes de cultivo do Brasil e o maior em peixes nativos como o Tambaqui, produzindo 57 mil toneladas anualmente. Falou da qualidade que o peixe rondoniense apresenta e do recente reconhecimento pelo INPI com uma indicação geográfica de Indicação de Procedência para o Tambaqui produzido no Vale do Jamari, principal região piscícola do estado.

“Num futuro muito próximo, quando comprarem um Tambaqui de Rondônia vocês terão todo um sistema de rastreamento, de onde ele veio, como foi produzido, as características de cultivo, suas qualidades nutricionais, dentre outras informações necessárias ao mercado. Antes era apenas a região norte que consumia o Tambaqui. Hoje, nosso peixe já está espalhado por todo o Brasil impulsionado por parcerias especiais como essa e por um grupo de produtores unidos em abrir novos mercados”, explicou Sapiras em sua fala durante o evento.

Para 2024 novas ações estão previstas, como a busca por um entreposto para comercialização de peixes nativos na cidade de Ariquemes, para canalizar a produção e ser uma central de distribuição. A proximidade com frigoríficos e com fábricas de gelo, equipes de despesca dentre outros fatores fazem com que a construção seja estratégica, avalia Francisco Hidalgo Farina, atual presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA).

“É um pleito antigo nosso que já está no radar das autoridades federais, estaduais e locais. Nós como associação estamos fazendo a nossa parte, que é unir a cadeia, os elos dessa corrente que não tem lados, todos estamos no mesmo propósito, no mesmo barco. Sabemos fazer muito bem o nosso peixe, agora o que precisamos que o Brasil e o mundo conheçam cada dia mais o nosso Tambaqui”, explicou Farina, também elencando a importância da IG Tambaqui do Vale do Jamari pra a estratégia de crescimento do mercado.

Nesta quinta-feira, 26, aconteceu a edição internacional do Festival do Tambaqui, na cidade de Miami. Com a presença do Governador Marcos Rocha, empresários americanos se reuniram com representantes dos produtores e indústrias do Brasil para o fomento de negócios com o peixe nativo de Rondônia. Os EUA já são um dos países que mais importam o Tambaqui de Rondônia e a ideia é aumentar essa oferta e estreitar relações, assim como a logística para a chegada do produto no continente norte-americano.



Novas tecnologias em radares apresentam avanços no Brasil

As novas tecnologias em radares – instaladas em diferentes capitais do país – estão garantindo a possibilidade de um monitoramento que vai além dos níveis de velocidade. Utilizando o chamado efeito doopler, atrelado ao laço digital, radares instalados em cidades como Curitiba, São Paulo e Salvador têm como diferencial  detectar o comportamento do motorista.

O uso do doppler, juntamente com o uso de tecnologias como o laço indutivo e laço virtual (cálculo sobre imagem) é possível capturar informações referentes à presença e tempo de passagem dos veículos, permitindo registrar informações estatísticas e as infrações de trânsito como, por exemplo, veículos acima da velocidade permitida, parada sobre faixa de pedestres, avanço de semáforo no vermelho, fluxo em contramão e conversão proibida.

Os equipamentos conseguem registrar tudo o que estiver até uma distância de 100 metros antes e depois  do seu ponto de instalação com muita precisão, diferentemente dos radares que utilizam apenas sensores no chão.

Conforme prevê a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) os radares devem ser todos homologados por portaria do Inmetro e são aferidos periodicamente. O sistema que capta altas distâncias e atende até quatro faixas de carros.

“O objetivo passa não ser apenas medir a velocidade, mas também o que o veículo está fazendo. São capacidades expandidas de fiscalização de radares”, explica o especialista em mobilidade urbana, Guilherme Araújo. 

Entre as vantagens do método não intrusivo estão a detecção de veículos, evita a destruição do pavimento para instalação dos sensores, a paralisação da via para manutenção e gastos desnecessários aos gestores públicos

“É uma das tecnologias mais avançadas do mundo. Os sensores têm alcance de centenas de metros e monitoram todo o trajeto percorrido pelo veículo, permitindo aos agentes públicos monitorar e avaliar tendências de comportamento dos condutores, bem como autuar – se houver desrespeito e legislação vigente”, explica Guilherme Araújo, presidente da Velsis, empresa de soluções em mobilidade que possui o maior número de equipamentos não intrusivos instalados no Brasil. Ao todo, são mais de 1699 faixas monitoradas e 731 equipamentos instalados em diferentes cidades. 

Exemplos 

Em Curitiba, o programa Muralha Digital com suas 1,9 mil câmeras instaladas em diversos pontos da cidade e integradas a um Centro de Operações,  reduziu  em 40% a criminalidade onde estão dispostas.

Já em Salvador, após o início do uso da tecnologia não intrusiva, o número de mortes em decorrência de acidentes de trânsito diminuiu em 56%, saindo de 247 mortes registradas em 2012, para 109, em 2022. Neste período também houve uma redução de 57% na quantidade de acidentes, passando de 6.827, em 2012, para 2.946, no ano passado.   

Em São Paulo, a empresa venceu a licitação para instalação dos equipamentos, aguarda apenas a definição da data dos testes.

Segundo Guilherme Araújo, atualmente, as tecnologias são fabricadas utilizando inteligência artificial e integrando dados, vídeos e imagens para otimizar ações de fiscalização de trânsito e de segurança pública nas rodovias e vias públicas.

“Estamos em um momento da história em que se torna mais frequente a fusão de tecnologias para realizar funções complexas, para melhorar a experiência e a segurança dos usuários, trazendo benefícios para a sociedade”, finaliza Guilherme.

 

 



Cirion expande seu complexo de data center em Cotia, São Paulo

A Cirion Technologies, provedora de infraestrutura digital e tecnologia, anunciou hoje a expansão de seu complexo de data center carrier-neutral em São Paulo (SAO1) com um novo edifício de 3.600 m2 que aumenta em 50% a sua capacidade total. O prédio está habilitado para hospedar cargas de trabalho que exigem alta densidade, tais como IA, jogos e machine learning, entre outros. A empresa tem o respaldo da Stonepeak, uma firma de investimentos alternativos especializada em ativos reais, com cerca de US$ 57 bilhões em ativos sob gestão e um amplo portfólio de investimentos em comunicações e infraestrutura digital ao redor do mundo.

A expansão do complexo SAO1 em Cotia, São Paulo, permite à Cirion continuar apoiando as demandas de diversos hyperscalers, carriers e provedores de conteúdo – todos os quais exigem uma infraestrutura robusta e escalonável. Dando assim continuidade aos mais de 30 anos da Cirion atendendo clientes corporativos no Brasil e na América Latina em geral.

Ambos os edifícios do complexo SAO1 compartilham uma subestação de energia de 20MW, com entradas de linhas redundantes de alta voltagem. O novo edifício segue a política carrier-neutral da empresa, fornecendo aos clientes acesso direto a mais de 90 operadoras e às principais empresas de nuvem pública operando no mercado latino-americano.

Além disto, o complexo SAO1 é certificado pelos padrões ISO, tais como ISO 9001; ISO 20000-1; ISO 27001; ISO 27017; ISO 27018; ISO 27701; ISO 22301; ISO14001; ISO 45001 (BS OHSAS 18001); ISAE 3402; PCI-DSS 3.2.1; com Tier III Design Documents e Tier III Constructed Facility do Uptime Institute, e conformidade com o PCI-DSS, SOC 1, SOC 2 e SOC 3 da AICPA, além de SAP Outsourcing Operations Partner.

A Cirion possui e opera três complexos de data center no Brasil, estrategicamente localizados nas cidades de São Paulo (SAO1), Rio de Janeiro (RIO1) e Curitiba (CUR1). Essas instalações estão localizadas em regiões seguras e de fácil acesso, perto das principais áreas de negócios e aeroportos, permitindo assim maior agilidade logística e operacional.

Os data centers da Cirion permitem às empresas construir e escalonar suas operações em instalações que são alinhadas aos objetivos de sustentabilidade da América Latina, além de aderir aos princípios de meio-ambiente, segurança e governança (ESG) da Cirion, assim como a seu compromisso com a inovação tecnológica. Esta expansão permitirá que o complexo SAO1 atinja uma Efetividade no Uso de Energia (PUE), com um consumo mínimo de energia, água e recursos naturais, para reduzir seu impacto ambiental de forma geral.  

“A expansão do data center de São Paulo representa mais um passo em nossa jornada para aumentar a plataforma de data centers interconectados e de baixa latência e estabelecer um ecossistema digital próspero na América Latina”, disse Facundo Castro, CEO da Cirion Technologies. “Esta nova instalação no complexo de data center de São Paulo reflete o compromisso contínuo da Cirion de investir em nossos clientes e fornecer a eles o mais completo conjunto de soluções de data center para apoiar a transformação digital em toda a região”.  

Sobre a Cirion

A Cirion é uma provedora de infraestrutura digital e tecnologia, oferecendo um conjunto de soluções de redes de fibra, conectividade, colocation, infraestrutura em nuvem e comunicação e colaboração com o objetivo de promover o progresso da América Latina através da tecnologia. Atende a mais de 5.500 clientes latino-americanos e multinacionais, incluindo empresas, agências governamentais, provedores de serviços em nuvem, operadoras, ISPs e outras empresas líderes. A Cirion possui e opera um portfólio de redes e data centers próprios, com cobertura abrangendo toda a região América Latina.



Maioria das empresas não investe em leads qualificados

Um estudo inédito que envolveu 2 mil empresas demonstrou que mais da metade (57%) das empresas ainda não têm um time de SDR (Sales Development Representative, na sigla em inglês – Representantes de Desenvolvimento de Vendas, em português). Cabe a esses profissionais fazer a prospecção digital para captar e qualificar potenciais clientes antes de direcionar para o time comercial.

Ainda de acordo com a pesquisa, desenvolvida pela Ramper, 36,1% das organizações têm somente um SDR, ao passo que 38,6% das companhias possuem equipes comerciais que contam com dois a quatro colaboradores da área. Segundo a análise, apenas 12% das empresas empregam seis profissionais no grupo de trabalho. 

“Depois de 9 anos de atuação no mercado, notamos que a maioria das empresas que nos procura para desenvolver estratégias de marketing, anúncios on-line e estratégias de captação de leads não possui uma estrutura de marketing ou comercial adequada para a qualificação de um lead e realização de uma venda”, conta Giovanni Ballarin, CEO da agência de marketing digital Mestres do Site.

Ele ressalta que, apesar de a prospecção ser fundamental para negócios B2B, muitas empresas ainda não possuem a estrutura necessária para realizá-la.

Na visão de Ballarin, a falta de uma estrutura adequada de marketing e comercial para a qualificação de leads e conversão de vendas pode ter várias consequências negativas para o desenvolvimento das empresas, como:

  • Perda de oportunidades de negócios – Sem uma estratégia eficaz de marketing e qualificação de leads, as empresas podem perder oportunidades de negócios, deixando potenciais clientes escaparem;
  • Baixa conversão de vendas – A falta de estrutura pode resultar em uma baixa taxa de conversão de leads em vendas, o que afeta diretamente a receita e a rentabilidade da empresa;
  • Crescimento limitado – A ausência de uma estratégia de marketing e vendas pode limitar o crescimento das empresas, impedindo a expansão e a conquista de novos mercados;

“Para maximizar o desenvolvimento e o sucesso das empresas, é fundamental investir em estruturas de marketing e vendas eficazes, garantindo que os leads sejam devidamente qualificados e convertidos em clientes satisfeitos”, acrescenta.

SDR é alternativa para as empresas de hoje

Ainda de acordo com o CEO da Mestres do Site, uma estratégia de marketing e vendas é relevante nos dias atuais por, por exemplo, três motivos:

  1. Mudança no comportamento do consumidor – Os consumidores modernos estão cada vez mais presentes on-line, fazendo pesquisas na internet antes de tomar decisões de compra. Ter uma estratégia eficaz de marketing digital permite que as empresas alcancem esse público;
  2. Concorrência intensa – A competição em muitos setores é intensa. Ter uma estratégia de marketing eficaz ajuda a destacar a empresa da concorrência e conquistar a preferência do cliente;
  3. Geração de leads qualificados – Uma estratégia eficaz de marketing pode atrair leads qualificados. Ou seja, pessoas que têm um interesse genuíno nos produtos ou serviços da empresa, o que leva a uma maior taxa de conversão.

Para Ballarin, uma estratégia de marketing é crucial nos dias atuais devido à mudança no comportamento do consumidor e ao ambiente altamente competitivo. “Os principais ganhos incluem o alcance de um público mais amplo, a geração de leads qualificados, a personalização das mensagens e o aumento da eficiência dos custos, resultando em um crescimento e sucesso sustentável para as empresas”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://mestresdosite.com.br/



Projeto quer aumento do limite de faturamento de ME e EPP

Atualmente em posse da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado para exame de emendas, o Projeto de Lei Complementar (PLP) n° 127, de 2021, que atualiza os limites de receita bruta anual para enquadramento de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) no Simples Nacional, será votado em regime de urgência pelo Senado Federal. Se aprovado, será analisado pela Câmara dos Deputados e, em seguida, enviado para sanção presidencial.

Hoje, para que as empresas se enquadrem no regime do Simples Nacional, sua receita bruta em cada ano-calendário deve ser de no máximo R$ 4,8 milhões, no caso de empresas de pequeno porte, e de no máximo R$ 360 mil, no caso de microempresas. O Projeto prevê a alteração desses limites para, respectivamente, R$ 5,7 milhões e R$ 427,5 mil.

Outro critério a ser cumprido pelas empresas para se enquadrarem nesse tipo de regime é ter seu campo de atuação contemplado nele. É preciso, portanto, que a atividade econômica prestada (ou o conjunto de serviços executados) conste na tabela de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae), com seu respectivo código e a informação de que a tributação pelo Simples Nacional é permitida.

No caso de prestação de serviços advocatícios, por exemplo, o código utilizado é o 6911-7/01, que compreende a representação legal dos interesses de uma parte contra outra, diante de tribunais ou de outros órgãos judiciais, realizada por advogado ou sob sua supervisão. “Para as empresas, ganhar dos órgãos fiscais esse benefício, que significa uma redução da carga tributária incidente sobre a atividade econômica, é uma grande oportunidade e pode ser visto como um incentivo ao seu desenvolvimento”, afirma Ricardo Marquart, diretor executivo do escritório CPA Prime Contabilidade.

Advocacia e o Simples Nacional

O Simples Nacional para profissionais de direito se tornou realidade após a entrada em vigor da Lei Complementar nº 147, de 2014. A partir de então, todo escritório de advocacia passou a ter o direito de optar pelo Simples Nacional se seu faturamento estiver dentro da faixa permitida, podendo incidir sobre ele alíquota única que vai de 4,5% a 16,85% de tributos.

Segundo dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), atuam hoje no país cerca de 1,3 milhão de profissionais da categoria, o que representa uma média de 667 advogados para cada 100 mil habitantes. Cálculos da mesma entidade revelam que, no que diz respeito à proporção de advogados por habitante, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial.

Para o diretor executivo do CPA Prime Contabilidade, o Simples Nacional é uma oportunidade dada especialmente aos pequenos escritórios para que consigam iniciar suas atividades sem precisar arcar com custos elevados de impostos. Uma pesquisa inédita realizada em 2021 pelo Datafolha, com o objetivo de traçar o perfil da advocacia no Brasil, revelou que 27% dos advogados do país atuavam em escritórios, o que significa que o benefício atinge uma parcela considerável de profissionais.

Marquart explica, ainda, que, pelo regime simplificado, o empresário paga até oito tributos em uma única via de recolhimento. São eles: imposto de renda da pessoa jurídica (IRPJ), tributo do Programa de Integração Social (PIS), contribuição para o financiamento da Seguridade Social (Cofins), contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL), contribuição previdenciária patronal, imposto sobre produtos industrializados (IPI) – exclusivo para indústrias –, imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS) – exclusivo para prestação de serviços – e imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços (ICMS).

Na avaliação do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o Simples Nacional pode ou não ser mais vantajoso do que o regime do lucro presumido, dependendo da faixa de rendimento da empresa.

Garantir que as obrigações fiscais e tributárias sejam devidamente cumpridas de acordo com a legislação em vigor impõe-se como mais um desafio após a abertura de um negócio. “Devido às constantes mudanças na legislação e à grande dificuldade de interpretá-las, torna-se difícil para os empresários atender a tantas demandas fiscais, contábeis e trabalhistas”, avalia Ricardo Marquart.

Marquart ressalta a importância de contar com um serviço de consultoria contábil para garantir a saúde financeira de um negócio e assegurar o correto cumprimento de suas obrigações financeiras, fiscais e tributárias.

Para saber mais, basta acessar www.cpaprimecontabilidade.com.br



Rede de restaurantes adere ao Dia Mundial do Veganismo

Nesta quarta-feira, 1º de novembro, o grupo Seventh participou das celebrações do Dia Mundial do Veganismo com um menu de brunch vegano. A data é celebrada mundialmente desde 1994 e tem como objetivo promover os benefícios do estilo de vida que busca excluir toda forma de exploração dos e crueldade com animais.

As várias opções feitas inteiramente sem ingredientes de origem animal ficaram disponíveis nos três restaurantes de brunch do grupo Seventh durante o Dia Mundial do Veganismo. O húmus (pasta de grão de bico) e cogumelos são componentes comuns dos pratos veganos incorporados ao menu.

Eduardo Volpato, fundador do grupo Seventh, conta que aderir às celebrações da data foi um movimento natural para a marca. “A filosofia de vida do veganismo, que promove a saúde, o respeito pelos animais e a sustentabilidade ambiental, está alinhada com os valores da rede, pois acreditamos que é possível oferecer alimentos gostosos e nutritivos sem a necessidade de produtos de origem animal”, explica o empresário.

A rede de restaurantes de brunch foi fundada no ano passado em Lisboa e está em expansão como um espaço de valores de ajuda ao próximo, segundo seu fundador. “Mais do que atender a um público específico, vemos a oferta de pratos veganos também como uma maneira de promover a justiça alimentar e a sustentabilidade e como uma expressão de respeito e compaixão pelos animais”, diz. “Acredito que é possível e necessário conduzir um negócio de sucesso sem contribuir para a exploração animal”, acrescenta o empresário.

Outra motivação para a Seventh aderir às celebrações do Dia Mundial do Veganismo é a promoção de uma alimentação mais benéfica para a saúde. “O Seventh Brunch reconhece que uma dieta vegana pode oferecer muitos benefícios para a saúde, incluindo a redução do risco de doenças crônicas como doenças cardíacas e diabetes”, completa Volpato.

Para saber mais, basta acessar http://www.seventhbrunch.com



Revisão da vida toda aguarda pedido de vista do STF

Em abril deste ano, o STF (Supremo Tribunal Federal), que é a última instância do Poder Judiciário brasileiro, publicou a validação da chamada “revisão da vida toda” do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), medida que pode aumentar os valores dos benefícios recebidos por aposentados e pensionistas.

A revisão da vida toda dá aos segurados o direito de requerer a revisão de seus benefícios previdenciários, incluindo em seu cálculo as parcelas pagas por esses contribuintes antes de julho de 1994, quando entrou em vigor o Plano Real.

Na tentativa de minimizar o ônus dessa decisão do STF, o INSS interpôs embargos, defendendo que a revisão dê direito ao aumento de valores de benefícios e pagamentos de atrasados apenas a partir da data na qual o acórdão foi publicado, buscando, assim, que a Suprema Corte module os efeitos da medida.

O Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev) acionou, então, o STF, pedindo a rejeição da modulação do julgamento no processo da revisão da vida toda, argumentando que não é possível de se determinar uma espécie de marco para a incidência da decisão tomada pelo órgão.

Depois do pedido de recurso do INSS, o julgamento da revisão da vida toda entrou em suspensão. No dia 11 de agosto, em sessão virtual, o STF voltou a julgar os embargos de declaração (recursos) do INSS, mas o julgamento foi novamente suspenso após o ministro Cristiano Zanin, recém-empossado, entrar com um pedido de vista do processo, cujo prazo é de 90 dias úteis.

Até o momento, há apenas dois votos: o do ministro Alexandre de Moraes, que é o relator e foi favorável a uma limitação dos efeitos da revisão da vida toda, proibindo o recálculo de benefícios já extintos e de parcelas recebidas antes de dezembro de 2022 nos casos em que houver decisão judicial negando o direito à revisão; e o da ministra Rosa Weber, que, por estar na iminência de se aposentar, antecipou seu voto, acompanhando o relator mas propondo um novo marco temporal: 17 de dezembro de 2019, data em que foi publicado um acórdão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmando o direito dos aposentados à revisão.

“É preciso dar celeridade ao processo, pois a revisão da vida toda tem sido muito aguardada pelos segurados, até porque não se trata de um privilégio, mas sim de um direito deles”, avalia João Adolfo de Souza, economista e proprietário da João Financeira, empresa que atua com empréstimos consignados para aposentados e pensionistas.

Quem tem direito à revisão?

Vale destacar que a revisão para a vida toda não é automática: é necessário que os aposentados e pensionistas entrem com uma ação individual na justiça, solicitando o recálculo de seus benefícios.

“Apesar da suspensão do julgamento, os aposentados e pensionistas que atendam aos pré-requisitos podem, desde já, entrar com o processo de revisão, mas os trâmites só vão avançar após as determinações finais do STF em relação ao recurso pedido pelo INSS”, ressalta Souza.

O proprietário da João Financeira informa que não são todos os aposentados e pensionistas que têm direito à reavaliação dos valores. Ele frisa que, entre os principais critérios exigidos, estão o de que o segurado tenha começado a receber o benefício entre 29 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019, e o de que a revisão seja pedida em até dez anos contados a partir do mês seguinte ao primeiro pagamento da aposentadoria.

“É importante que o segurado consulte um especialista, que vai avaliar se o recálculo será vantajoso, já que a revisão da vida toda oferece mais vantagens para trabalhadores que recebiam salários mais altos antes de 1994”, finaliza Souza.

Para saber mais, basta acessar https://www.joaofinanceira.com.br/blog



PL para reduzir fila de perícias do INSS é enviado ao Senado

No início deste mês de outubro, o Plenário da Câmara aprovou em regime de urgência o Projeto de Lei 4.426/2023, que foi então encaminhado ao Senado. O PL em questão estabelece um programa para diminuir a fila de espera de perícias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Chamado de Programa de Enfrentamento à Fila de Previdência Social (PEFPS), a proposta tem como objetivo reduzir o tempo de análise dos processos sobre benefícios que estão parados. Além disso, o projeto também dá reajuste salarial a policiais do Distrito Federal e prorroga contratos temporários da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

De acordo com o governo federal, no mês passado havia 6,4 milhões de processos de requerimento de benefícios do INSS em estado de análise. Devido à interrupção das perícias médicas durante o período da pandemia de Covid-19, houve um acúmulo de análises pendentes.

André Beschizza, advogado especialista em benefícios do INSS, considera a notícia “muito positiva para os beneficiários e para o sistema previdenciário”. Segundo ele, a iniciativa “é fundamental para aliviar o sofrimento daqueles que estão na fila, muitos dos quais enfrentam dificuldades financeiras significativas enquanto aguardam uma decisão”.

O projeto estabelece uma série de medidas que visam acelerar o processo das perícias e reduzir o tempo de espera dos beneficiários. O programa de redução de filas atende processos com prazo de análise de mais de 45 dias ou cujo prazo judicial de análise tenha expirado.

Uma das medidas incluídas no projeto é a autorização do uso de telemedicina nas perícias médicas federais. Há uma série de casos em que consultas médicas remotas serão permitidas, como o de beneficiários de municípios com pouco provimento de médicos peritos ou com tempo de espera muito elevado.

Outra medida do projeto de lei é a criação de um bônus para remunerar o esforço de redução da fila do INSS. “A implementação de um programa que oferece gratificações aos servidores do INSS para realização de perícias, juntamente com a autorização para o uso da telemedicina, indica um esforço para agilizar o processo de concessão de benefícios”, diz Beschizza. O advogado explica ainda que “a incorporação da telemedicina nas perícias médicas não apenas reduz os obstáculos logísticos, mas também pode permitir que mais perícias sejam realizadas em um curto espaço de tempo, beneficiando diretamente os segurados”.

Caso o projeto for aprovado e virar lei, benefícios de auxílio acidente, auxílio-doença ou aposentadoria por incapacidade poderão ser liberados após perícias médicas feitas por teleconferência, substituindo inclusive o deslocamento de peritos até a residência de segurados com incapacidade de locomoção. Em algumas regiões do país, o tempo de espera por perícias passa de 200 dias, e espera-se que o conjunto de medidas do PL 4.426/2023 reduza esse tempo para atender às 1.168.581 demandas represadas.

Beschizza destaca a importância de manter a transparência no sistema de perícias e comunicação clara com os beneficiários para garantir que eles estejam cientes do andamento de seus casos. “As perícias devem continuar sendo realizadas de maneira minuciosa para garantir que os benefícios sejam concedidos de acordo com a necessidade e a lei. Essas medidas são passos positivos na direção certa para melhorar o sistema previdenciário e oferecer um melhor suporte aos cidadãos que dependem desses benefícios”, finaliza o especialista.

Para saber mais, basta acessar https://andrebeschizza.com.br/aposentadoria-por-invalidez-doencas/ 



Brasil avança 5 posições em Índice Global de Inovação

Após 12 anos, o Brasil voltou a figurar entre as 50 economias mais inovadoras do mundo. O país passou o Chile e conquistou o primeiro lugar na América Latina, ocupando o 49º lugar no Índice Global da Inovação. O ranking é divulgado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO, na sigla em inglês), em parceria, no Brasil, com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Mobilização Nacional pela Inovação (MEI).

De acordo com a CNI, as cinco posições conquistadas pelo Brasil no ranking de 2023 colocam o país entre as economias que mais melhoraram o desempenho no IGI nos últimos quatro anos.

No topo da lista, os 10 países mais inovadores do mundo são Suíça, Suécia, Estados Unidos, Reino Unido, Singapura, Finlândia, Holanda, Alemanha, Dinamarca e Coreia do Sul. Na América Latina, o Brasil ultrapassou, pela primeira vez, o Chile (52ª posição), que costumava ser o mais bem colocado da região. Entre os países do BRICS, o Brasil ocupa a terceira colocação, à frente da Rússia (51ª) e da África do Sul (59ª).

Como um dos segmentos que vem se destacando em inovação, a construção civil tem como aliada a engenharia química, que está presente no desenvolvimento de produtos e materiais inovadores. Com mais de cinco anos de experiência em Engenharia Química, Kamilla Pontes Siqueira de Souza Carvalho Domingos explica que a área desempenha um papel significativo no desenvolvimento de tecnologias e materiais de construção mais seguros, duráveis e sustentáveis, ao mesmo tempo em que reduz o impacto ambiental.

“Novas formulações de concreto de alto desempenho, por exemplo, reforçadas com nanomateriais, polímeros e aditivos especiais, tornam o concreto mais durável e resistente. Isso significa que as estruturas construídas com esses tipos de concreto podem ter uma vida útil mais longa, resultando em menos necessidade de reparos e manutenção ao longo do tempo”, comenta.

Outro exemplo destacado pela profissional são os isolantes térmicos de alta eficiência, como aerogéis, que estão sendo desenvolvidos para reduzir a perda de calor nas estruturas, economizando energia e reduzindo as emissões de CO2. “Em regiões com variações climáticas significativas, a aplicação desses isolantes térmicos é especialmente importante, onde a expansão e contração do produto, devido às mudanças de temperatura podem causar rachaduras. Menos rachaduras significam menos custos com reparos”, diz.

Reciclagem – De acordo com Kamilla Domingos, a engenharia química desempenha ainda um papel importante na pesquisa e desenvolvimento de novos materiais de construção a partir de resíduos reciclados. Atualmente, no mercado, já é possível ter acesso a concreto, asfaltos, tijolos e outros produtos feitos a partir de materiais reciclados.

“Isso envolve a formulação de novas misturas e o ajuste das propriedades para atender aos padrões de desempenho. Como muitos desses resíduos são descartados no meio ambiente, ao aprimorar a reciclagem, isso contribui também para a sustentabilidade e meio ambiente reduzindo assim o impacto ambiental”, conclui a engenheira química.

Brasil avançou cinco posições no Índice Global em Inovação em 2023

Em comparação com 2022, quando o país figurou na 54ª posição, o Brasil avançou cinco posições, o que colocou o país entre as economias que mais melhoraram o desempenho no IGI nos últimos quatro anos. Conforme informado pela CNI, o país demonstra desempenho destacado em indicadores como serviços governamentais online (14ª posição) e participação eletrônica (11ª posição). O pais também se destaca por seus 16 unicórnios (22ª posição), que representam 1,9% do PIB nacional em 2023. Adicionalmente, o país se sobressai na categoria de ativos intangíveis (31ª posição), alcançando resultados positivos em âmbito global, tanto no que se refere a marcas registradas (13ª posição) quanto ao valor global de suas marcas (39ª posição).

Também de acordo com a Confederação, na edição anterior, o Brasil demonstrou um desempenho superior no que diz respeito ao conjunto de indicadores relacionados aos “resultados de inovação”. Essa tendência se manteve na edição deste ano, com um aumento da discrepância entre os desempenhos na categoria de insumos e na categoria de resultados de inovação, passando da 59ª para a primeira categoria e da 49ª para a segunda. Isso indica que em 2023, os agentes que compõem o ecossistema de inovação brasileiro, ou seja, pesquisadores, empresas e governo, conseguiram inovar de forma mais eficaz, mesmo diante de condições menos favoráveis em comparação ao ano anterior.

A CNI observa ainda que, em análise comparativa com os demais países em desenvolvimento que compõem o índice, o Brasil se destaca por ter um desempenho em inovação acima da média em relação ao PIB. Os destaques gerais do país no IGI são o grupo de indicadores de sofisticação de negócios, em que o país ocupa a 39ª posição geral, e resultados de criatividade – 46ª posição geral.



HUBRH+ cria manifesto em apoio a melhores atendimentos

A HUBRH+, empresa especializada em recursos humanos, criou um manifesto para apoiar melhores atendimentos para pessoas LGBTQIAPN+ e aos PCDs nas redes de saúde. Uma das principais idealizadoras deste movimento é a presidente da Organização, Tania Machado.

Segundo ela, o atendimento inclusivo nas redes hospitalares permite maior acesso aos tratamentos disponibilizados nestes locais, pois potencializa a assistência a esses pacientes. Para ela, a ausência deste serviço personalizado pode dificultar a eficiência dos procedimentos.

“Está cada vez mais visível que um atendimento humanizado aproxima as pessoas dos serviços de saúde, e isso não é diferente quando falamos das pessoas LGBTQIAPN+ e dos PCDs, principalmente”, comenta Tania.

Entre as principais reivindicações do manifesto está o pedido do levantamento do número de pessoas destas classes que são atendidas pelos serviços de saúde, o que, segundo ela, é fundamental para ter uma dimensão das ações que devem ser tomadas para melhorar estes processos. “Hoje, nem as companhias de saúde, nem os RHs, conseguem mensurar o número de LGBTQIAPN+ e PCDs que são atendidos. Nós precisamos ter esse número para conseguirmos resultados satisfatórios, pois essas pessoas também precisam ser enxergadas”, afirma a presidente.

Tania explica que tanto a organização da qual ela é presidente, como as empresas, estão dispostas a unir esforços para permitir que ocorram melhorias nos serviços. “Vamos disponibilizar uma equipe técnica de diversidade e inclusão com todos os diretores de núcleos de diversidade de diversas empresas de grande porte para ajudar na criação desses programas que possam incluir e promover uma excelente experiência ao beneficiário dos planos de saúde”.

Em setembro, durante o Hub Connect RH – evento voltado às ações inovadoras do setor, realizado em São Paulo – a executiva da HUBRH+, entregou um exemplar do manifesto à ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e para a Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) para incentivar o desenvolvimento de estratégias que visam promover a inclusão nos atendimentos hospitalares. “Acreditamos que o nosso empenho trará grandes resultados para os beneficiários. Entregar um documento tão importante para órgãos expressivos como esses nos dá um horizonte de melhora”, desabafa Tânia.

Ainda segundo ela, o alto número de pessoas com deficiências, mostra a importância de que seja dada uma atenção especial para o assunto. “Vale lembrar ainda, que de acordo com os dados do censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência e destas, 12,7 milhões tem um comprometimento mais significativo em razão da deficiência e dependem de espaços, produtos e serviços acessíveis”, explica.

Por fim, a presidente da HUBRH+ diz que ações simples realizadas no atendimento podem fazer a diferença no tratamento e vida destas pessoas. “É dever dos planos de saúde e prestadores de serviços hospitalares cumprirem as legislações e regulamentações vigentes, assegurando o respeito, a igualdade de tratamento e a inclusão de todos os beneficiários, independentemente de sua orientação sexual, identidade de gênero, deficiência ou raça. Isso é só o início; temos muito a fazer ainda”, completa.



Estabelecimentos apostam em automação para reduzir gastos

Desde a pandemia, diversos estabelecimentos comerciais apostam em automação para reduzir gastos. Uma pesquisa realizada pela Abrasel, que envolveu mais de 1.500 empresários do setor alimentício no Brasil, revelou que o aumento de produtividade e eficiência impulsionado pelo uso de softwares e ferramentas digitais foi crucial para a sobrevivência desses negócios.

A pesquisa aponta que 83% dos bares restaurantes brasileiros atualmente utilizam algum tipo de software para gerenciamento de vendas. Além disso, 75% desses locais empregam ferramentas de controle financeiro, enquanto 67% já adotam soluções para serviços de delivery. 

Um exemplo de soluções digitais para negócios é o Cardapex Pedidos Online. A empresa oferece uma plataforma de pedidos online que permite a criação de cardápios digitais, pedidos direcionados ao WhatsApp, controle de delivery e acompanhamento de status dos pedidos.

É comum estabelecimentos utilizarem o WhatsApp para se comunicar diretamente com os clientes. Contudo, sem uma ferramenta de automação, a gestão dessas interações pode se tornar caótica e dados importantes podem se perder. 

Com uma solução como o Cardapex, os negócios podem receber todos os detalhes de pedidos em uma única mensagem no Whatsapp. Segundo Bruno Machado, cofundandor do Cardapex “isso otimiza o atendimento e proporciona uma experiência mais fluida e eficiente, tanto para o estabelecimento quanto para o consumidor”.

“O cardápio digital também é facilmente personalizável, o que oferece a flexibilidade de alterar itens, preços e promoções em tempo real, sem os custos e o tempo associados à impressão de cardápios tradicionais”, afirma.

Uma tecnologia comum em cardápios digitais é a função de QR Code. O QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser escaneado por smartphones para acessar informações.

“O QR Code é uma tecnologia simples e fácil de usar, que permite que os usuários acessem o cardápio digital rapidamente sem precisar baixar nenhum aplicativo. Isso gera mais comodidade para empresas e consumidores”, acrescenta Bruno. 

Ele explica que essa inovação também contribui significativamente para a redução de custos operacionais, pois diminui a necessidade de funcionários dedicados exclusivamente ao atendimento de pedidos e à gestão de cardápios físicos. “Informações atualizadas e disponíveis na palma da mão proporcionam um atendimento mais rápido e eficiente, melhorando a experiência geral do consumidor”.

Website: www.cardapex.com.br 



Apartamentos compactos aquecem o mercado imobiliário

No Brasil, onde 15,9% das unidades domésticas eram unipessoais em 2022, ou seja, compostas apenas por um morador, alta de 3,7 pontos percentuais em relação a 2012, conforme Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a busca por apartamentos menores, otimizados, práticos e com boa localização é uma realidade. Em meio a esse cenário, os compactos são protagonistas do mercado imobiliário.

Segundo dados do Censo do Mercado Imobiliário, divulgado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), no primeiro semestre deste ano, o número de lançamentos de empreendimentos com padrão especial, no caso studio e loft, com apenas um quarto, em Belo Horizonte e Nova Lima, chegou a 703, alta de mais de 2.000% ante igual período do ano passado, quando o total foi 32.

Para atender os potenciais moradores e investidores, as construtoras têm apostado em apartamentos flexíveis e funcionais. A Somattos Engenharia é uma delas. Como forma de apresentar o novo empreendimento, Flow, a incorporadora realizou ações recentes em praças e espaços culturais da região centro-sul de BH. Por meio de uma bike balloon, as pessoas que faziam corridas e caminhadas nos locais ganharam um isotônico personalizado e material informativo sobre o Flow.

A Somattos também promoveu iniciativa no Minas Tênis Clube. Na ocasião, os sócios do clube ganharam tatuagens digitais relacionadas ao Flow. O empreendimento está em fase de pré-lançamento na Savassi e terá apartamentos de um e dois quartos com tamanhos de 42m² a 70m².

De acordo com o gerente comercial da Somattos, Aurélio Rezende, as ações reforçam as potencialidades do Flow, que foi projetado com foco no conforto, na praticidade e na qualidade de vida. Segundo ele, em quatro semanas após a convenção de vendas, realizada em 26 de setembro, já somam 65 reservas, das quais 70% são para apartamentos de um quarto com perfil de investidor. 

Com o Valor Geral de Vendas (VGV) estimado em R$109 milhões, o Flow terá 114 apartamentos com varandas em todas as unidades. O prédio, com 24 andares, oferece os serviços de coworking, minimercado, espaço para armazenar delivery (tipo locker, com senha e refrigeração), lavanderia compartilhada, bike sharing, vaga para carregar carro elétrico, além de estacionamento rotativo, com manobrista. No rooftop, que fica no 24º andar, o morador terá vista de Belo Horizonte e uma área para o lazer com piscina climatizada, lounge de festas, com cozinha e bar, espaço gourmet com terraço, ambiente para massagem, academia e sauna.



WAFUU.COM no Japão: expansão global em 20 idiomas e crescimento superior a 1200%

A WAFUU.COM, uma plataforma de comércio eletrónico sediada no Japão, explora novos territórios ao expandir a sua rede de expedição para 70 países e ao disponibilizar uma interface em 20 idiomas, aproximando a cultura japonesa de um público global.

TÓQUIO, Nov. 01, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — O fascínio do mundo pela cultura japonesa está longe de diminuir, e a WAFUU.COM, operada pela QRESTIA Inc., tomou medidas ambiciosas para satisfazer esta procura global. A taxa de crescimento superior a 1200% (em comparação com o mesmo mês do ano passado) é atribuída a uma gama de produtos abrangente, ao apoio multilingue, ao impacto da desvalorização do iene e a um público-alvo alargado.

Esta iniciativa foi concretizada por uma equipa profundamente apaixonada por partilhar a beleza do Japão. A WAFUU.COM expandiu recentemente as suas ofertas, disponibilizando envios para 70 países e apoio adicional para 20 idiomas, e eliminou os desafios precedentes relativosàexistência de zonas de envio restritas, custos de envio elevados e barreiras linguísticas para alcançar um público mais amplo do que nunca.

Este crescimento sugere que a nossa plataforma multilingue está a chegar eficazmente a países que anteriormente tinham um acesso limitado aos produtos japoneses. À medida que continuamos a aperfeiçoar a experiência do utilizador, estão previstas várias atualizações futuras para tornar a plataforma de mais fácil utilização. “Sempre tivemos como objetivo construir uma ponte entre o Japão e o resto do mundo, e esta nova iniciativa permite-nos fazer isso mesmo”, afirma FUKADA HIDEMASA, CEO da QRESTIA Inc.

Antes da mudança para o seu atual modelo de comércio eletrónico, a WAFUU.COM estava envolvida numa atividade que utilizava ativamente o marketing na web. A experiência e os conhecimentos adquiridos foram uniformemente adotados no novo empreendimento de comércio eletrónico transfronteiriço. A seleção de produtos é apoiada por uma pesquisa de mercado abrangente e pela tecnologia de IA, tendo em conta as tendências japonesas globais e locais, bem como os dados relativos a compras online e offline. A experiência anterior em operações comerciais multilingues permitiu também acelerar o apoio multilingue da empresa, tornando os produtos japoneses mais acessíveis do que nunca. Esta abordagem multifacetada garante uma linha de produtos que se adapta a uma base de clientes diversificada. Para obter mais informações, visite https://wafuu.com/

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CONTACTO FUKADA HIDEMASA
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Festival Internacional do Tambaqui acontece em SP

O peixe Tambaqui, produzido em Rondônia foi a base de uma mostra gastronômica nesta segunda-feira, 23, na Casa dos Bares e Restaurantes, espaço da Abrasel em São Paulo-SP. O evento, que faz parte do Festival Internacional do Tambaqui, realizado anualmente por entidades de Rondônia, buscou apresentar o potencial do pescado amazônico para a culinária nacional.

O evento foi organizado de forma conjunta pelo Sebrae Rondônia, Governo do Estado e Associação dos Criadores de Peixes do Estado de Rondônia (Acripar) e buscou reunir donos de bares e restaurantes, influenciadores, empresários do segmento de pescados e chefs de cozinha para uma degustação especial de pratos feitos com o Tambaqui, visando a abertura de novos mercados para o pescado rondoniense.

O cardápio foi capitaneado por chefs do restaurante paulista Da Selva, especializado em comida amazônica e pelo chef Sassaki Régis, especialista em comida japonesa. “O Tambaqui tem um sabor único, difícil resistir ou comer um só”, disse Larissa Morales, assadora e influencer de culinária em São Paulo.

O governador do Estado de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, o diretor-superintendente do Sebrae Rondônia, Clébio Billiany, o presidente da Acripar, piscicultor Edson Sapiras e o presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Francisco Hidalgo Farina estiveram presentes ao evento e falaram das potencialidades do pescado rondoniense para os convidados.

Rondônia é o terceiro maior produtor de peixes de cultivo do Brasil e o maior produtor de peixes nativos, sendo o Tambaqui a espécie mais produzida com cerca de 57 mil toneladas produzidas em 2022 (fonte Anuário Peixe BR 2023). O Tambaqui de Rondônia é produzido em tanques de cultivo, com manejo adequado, alimentação à base de ração, controles de qualidade de água, cumprindo todas os processos de sustentabilidade ambiental.

Há pelo menos 20 anos o Sebrae Rondônia mantém regularmente investimentos na piscicultura de Rondônia, ora capacitando produtores de Tambaqui com consultorias, ora investindo na busca de novos mercados para a produção local. Através de Projetos Setoriais, anualmente, ações estratégicas para melhoria da produção e da geração de trabalho e renda para os produtores são realizadas pela entidade. 

 

 

 



Debate discute os rumos da saúde suplementar

Para fomentar discussões relevantes no atual cenário da saúde suplementar, o escritório M3BS Advogados realizou o podcast oficial do 26° Congresso Internacional UNIDAS, em Salvador, em parceria com a Roche.  

O tema vem na esteira de um momento desafiador: com 50,7 milhões de beneficiários, o setor vive em meio a um cenário de transformação tecnológica, além de debates constantes sobre judicialização, aumento de sinistralidade, fraudes e desperdícios nos planos de saúde. O podcast traz todo esse universo em mais de 40 entrevistas com lideranças do setor de saúde privada, disponíveis no no YouTube.  

Lucas Miglioli, sócio-diretor do M3BS Advogados, ressalta a complexidade do ecossistema de saúde suplementar, composto por operadoras (inclusive as autogestões), hospitais, laboratórios, indústria farmacêutica e prestadores de serviço, como os escritórios de advocacia. “Precisamos ter um olhar mais abrangente, fomentando debates, o compartilhamento de experiências e a interlocução de todos os stakeholders do setor”, diz. Abaixo, alguns dos principais temas discutidos.  

De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope, encomendada pelo IESS, ter plano de saúde é um dos principais desejos dos brasileiros, ficando atrás apenas da educação e da casa própria. Para ampliar o acesso da população ao ecossistema de saúde, um dos pilares é a atuação dos órgãos reguladores e fiscalizadores.  

“Temos de levar saúde às pessoas, para que se sintam protegidas e tenham acesso a cuidados para aumentar sua longevidade. A autogestão, por exemplo, é um modelo de promoção e prevenção que impacta positivamente a economia do país, que tem os idosos como a maioria dos seus beneficiários”, comenta Lenise Secchin, secretária executiva da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). “Vale lembrar que as famílias estão próximas do limite na contribuição e, nas empresas, os planos de saúde são o segundo maior custo, atrás somente da folha de pagamento. Oferecer plano de saúde, no entanto, é um investimento para ter uma população economicamente ativa e saudável.” 

A experiência das autogestões pode contribuir para aprimorar o ecossistema de saúde privado. “Hoje, a agência entende que as operadoras de saúde estão mais focadas na saúde do paciente e menos na intermediação financeira e, as autogestões têm a vocação de dar uma guinada no modelo de atenção à saúde. A ANS quer ajudar e induzir essa reconstrução do cuidado de saúde com atenção efetiva aos beneficiários, buscando maior sustentabilidade e entrega de um serviço de melhor qualidade”, ressalta Daniel Tostes, procurador da ANS. 

Dinâmica do sistema de saúde suplementar 

Entender a dinâmica do sistema mutualista, dos direitos e dos deveres também é essencial para conter a judicialização, tema constante no setor. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no primeiro quadrimestre de 2023 houve 45 mil novas ações contra as operadoras de saúde. Para Fernando Bianchi, sócio-diretor do M3BS Advogados, a judicialização afeta a saúde financeira das operadoras. “Houve até judicializações a favor das fraudes, o que impacta mais ainda a economia das operadoras. É um tema sensível, os conflitos existem, mas é preciso evitar a judicialização. Uma das medidas é a qualificação técnica dos envolvidos, capacitados a analisar os impactos regulatórios, econômicos e o próprio posicionamento da agência reguladora”, diz. 

Em linha com a pauta, a comunicação com o beneficiário foi o ponto central para a nova campanha da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) – o movimento Todos Por Todos com Muita Saúde, lançado recentemente. “Muitas pessoas pagam os planos de saúde e poucos utilizam. Mas a população não tem a percepção e o conhecimento de que o plano funciona por meio do mutualismo. O volume de recursos é menor do que a necessidade das operadoras de saúde e, nosso desafio é conscientizar, comunicar e engajar a população”, diz Marcos Novais, superintendente da Abramge. 

Tecnologia e novos olhares 

Na rota da sustentabilidade, a tecnologia é um pilar importante para vencer os desafios logísticos no Brasil. “Em um país tão extenso e com tanta desigualdade social, a saúde digital pode minimizar essas dificuldades”, destaca Denise Eloi, CEO do Instituto Coalizão Saúde (ICOS). Carmen Ribeiro, diretora de mercado na Dr. Online, comenta que a telemedicina também tem uma grande contribuição para o ecossistema de saúde. “É uma grande aliada no combate às fraudes. No caso da telemedicina, por exemplo, há uma perspectiva de maior controle de sinistralidade e uma gestão do cuidado mais adequada”, explica. 

Já do ponto de vista regulatório, vale destacar o projeto de lei que prevê a revisão da Lei dos Planos de Saúde (Lei 9656/1998). Para Fred Borges, superintendente da Abramge, o marco legal brasileiro, com 20 anos de existência, precisa ser revisitado. “Hoje temos medicações mais complexas e elaboradas, terapias gênicas e tecnologias que não existiam quando a lei foi criada e implementada. O parlamentar precisa entender o que a população quer e trazer uma solução sustentável. E a população precisa acionar o Congresso por meio das entidades, operadoras, pacientes, especialistas na área jurídica para mostrar o que quer e financiar esse acesso de maneira sustentável”, diz. 

Por fim, merece destaque o setor de odontologia suplementar, do qual o Brasil é referência. Segundo o levantamento da ANS de junho deste ano, os planos exclusivamente odontológicos registraram 31,3 milhões de beneficiários no fim de abril, e vêm em crescimento desde janeiro de 2022. Para Roberto Cury, presidente da Associação Brasileira de Planos Odontológicos (Sinog), o cenário reflete a valorização da saúde bucal como parte fundamental da saúde. “Conseguimos dar acesso de qualidade no país por um preço que cabe no orçamento das empresas e das famílias. Até 2030, o número de beneficiários estará próximo aos 51 milhões na odontologia suplementar”, estima. 



Psicanalista Fabiana Guntovitch lança obra “Chega de Brigas”

Psicanalista, pós-graduada em Neurociência e Comportamento, Fabiana Guntovitch acaba de lançar o livro “Chega de Brigas: Pequeno Manual Para Viver Em Paz”. A obra tem como principal premissa ser um lembrete de que mesmo diante de desafios da vida, há como desenvolver inteligência emocional para lidar com as relações interpessoais e questões do dia a dia.

A noite de autógrafos foi realizada no dia 31 de outubro, na Livraria da Travessa, no shopping Iguatemi, em São Paulo. O livro também pode ser adquirido através da internet e em plataformas como a Amazon e no site oficial da psicanalista.

Fabiana comenta que esse é seu primeiro livro, após muito desenvolvimento e trabalho, a profissional deseja que o leitor sinta-se acolhido de alguma forma através de suas palavras. “Aprender a se relacionar de peito aberto, enfrentar as nossas fragilidades e vulnerabilidades sem, necessariamente, brigar com alguém. Isso pra mim é amor”, comenta.

Embora a ideia para a obra tenha sido colocada em prática durante a pandemia e isolamento social, a autora revela que suas principais inspirações refletem sua própria vida. “Autoconhecimento é tudo. Ao longo dos meus 50 anos, vim desenvolvendo técnicas e formas de me relacionar com as pessoas que evitassem conflitos e trouxesse harmonia. Agora, fico muito feliz em compartilhar esse meu novo olhar para essas questões através desse livro”, conta.

No geral, a especialista tem como objetivo nutrir relacionamentos saudáveis e cultivar a compaixão. Fabiana destaca que, em primeiro lugar, as pessoas devem encontrar uma oportunidade de autoconhecimento e, a partir disso, conseguir mudar as dinâmicas desequilibradas das relações. “Meu desejo é que, a partir dessa leitura e desses exercícios, todos consigam se relacionar com mais plenitude e consigam também diferenciar as discussões saudáveis de brigas das quais é melhor se afastar”, completa Fabiana.

Para adquirir a obra e saber mais sobre a autora, basta acessar: https://fabianaguntovitch.com/inicio/



Fragrância em cosmético influencia experiência do consumidor

O setor de cosméticos tem se aprofundado cada vez mais na produção de fragrâncias, uma vez que estas desempenham papel vital influenciando a experiência do consumidor e, por isso, merecem atenção meticulosa desde a concepção até a finalização. A criação de fragrâncias é um processo que aprimora o potencial dos produtos e dão um diferencial a todas as linhas. 

Além disso, segundo dados da Mordor Intelligence, o mercado de fragrâncias deve registrar um crescimento anual de 5,56% durante os próximos cinco anos, o que é principalmente influenciado por tendências no estilos de vida dos consumidores, além do que está sendo destaque no período. Um reflexo disso pode ser percebido, segundo o relatório anual de 2021 da LMVH, no aumento mundial das vendas de perfumes e cosméticos em 26%.

Para Skala Cosméticos, potência e agradabilidade são essenciais, pois garantem que a fragrância se conecte com seu público-alvo por meio de experiências culturais ou de familiaridade. Por isso, a marca utiliza tendências olfativas nacionais e internacionais que refletem modernidade, além de firmar parcerias com empresas reconhecidas do setor. 

O processo de criação de fragrâncias começa com um briefing detalhado fornecido pelo cliente que deseja utilizar em seus produtos, sendo este um documento que fornece informações essenciais sobre as necessidades técnicas e criativas do projeto. Segundo Roland Theil, perfumista da Capuani do Brasil e responsável pela formulação de algumas fragrâncias da marca, a fragrância pode nascer de um conceito simples, como “um produto capilar inspirado no cacau” e o perfumista então trabalha em que caráter dar ao cacau: se será mais doce, mais torrado, amargo e outros.

“A Avaliação de Fragrâncias é um departamento que desempenha papel crucial nesse processo, garantindo que a criação do perfumista cumpra o briefing do cliente e alcance o desempenho desejado, assim como segurança, estabilidade e custo adequado ao projeto. A escolha é baseada em critérios que incluem a potência da fragrância e sua agradabilidade na base do produto final”, explica o especialista.

No universo das fragrâncias, os elementos são conhecidos como “ingredientes” ou “matérias-primas”, e podem ser de origem vegetal, sintética ou semissintética, sendo que as fragrâncias normalmente têm a maior parte de suas composições formadas por ingredientes sintéticos devido a questões regulatórias, custos e garantia de fornecimento. Além disso, uma fórmula de fragrância pode conter dezenas ou centenas de matérias-primas, dependendo da categoria do produto final.

Cosméticos vs. Perfumes

Embora não haja limitações estritas quanto aos ingredientes usados em cosméticos ou perfumes e colônias, existem restrições regulatórias que afetam a quantidade máxima de uma matéria-prima em uma fórmula a depender da finalidade do produto. “A forma como o produto será usado e absorvido pela pele influencia essas restrições. O custo do projeto também é um fator importante, determinando quais matérias-primas podem ser usadas para atender às expectativas do consumidor em diferentes categorias’’, conta Rolando Theil.

Além desses pontos, o sucesso de uma fragrância está intrinsecamente ligado à sua agradabilidade, potência e aderência ao conceito do produto, critérios avaliados em painéis de pesquisa com consumidores, garantindo boa experiência ao cliente. Segundo o especialista, também é importante entender o estilo da linha para a qual a fragrância está sendo produzida e as necessidades específicas do produto.

Sobre a Skala Cosméticos

No mercado há mais de 30 anos, a Skala é conhecida pela comercialização de cremes de tratamento para cabelo em embalagens de um quilo. Atualmente, a marca exporta para mais de 40 países ao redor do mundo.

Consciente de sua responsabilidade social e ambiental, e que tais hábitos e atitudes melhoram a qualidade de vida, ajudando também a humanidade e o planeta, desde julho de 2018 a Skala se tornou uma marca 100% vegana, cruelty free e que utiliza ingredientes de origem vegetal.

Website: http://www.skala.com.br

 

 

 



Black Friday deve superar dezembro nas vendas de fim de ano, aponta Sensormatic

A Sensormatic Solutions, portfólio global de soluções de varejo da Johnson Controls, acaba de anunciar as previsões de movimento do varejo brasileiro para as compras de fim de ano. De acordo com a equipe de consultoria de tráfego de varejo e análise de dados da empresa, 24 de novembro (Black Friday), 23 de dezembro (sábado antevéspera de Natal) e 25 de novembro (sábado pós Black Friday) devem ser as datas mais movimentadas do setor nesta temporada.

No ano passado, havia um cenário de inflação aliado às eleições e a uma Copa do Mundo realizada entre novembro e dezembro, impactando consideravelmente a temporada de compras de fim de ano.

De acordo com os especialistas da Sensormatic, em 2023 a inflação continua sendo um fator importante na decisão de compra do brasileiro, fazendo com que o consumidor planeje melhor os gastos com presentes de Natal e aproveite as ofertas do mês de novembro.

Ainda segundo eles, os dias de maior movimento previstos para o comércio brasileiro neste fim de ano são: 

1º – 24 de novembro (Black Friday) 
2º – 23 de dezembro (sábado véspera do Natal)
3º – 25 de novembro (sábado pós Black Friday)
4º – 22 de dezembro (sexta-feira véspera de Natal)
5º – 16 de dezembro (sábado antevéspera de Natal)

Na avaliação da Sensormatic, essas informações ajudam os varejistas a se prepararem de maneira mais adequada para o período de festas, desde que o emprego de recursos tecnológicos também faça parte do processo para um planejamento eficaz. Isso inclui soluções de prevenção de perdas, análise de tráfego e precisão de inventário.

“Aqueles que desejam aproveitar ao máximo a temporada de vendas podem usar nossas previsões como guia, mas é crucial que os varejistas recorram a dados internos e ferramentas analíticas para refinar sua abordagem em relação a promoções, pessoal e experiência do cliente”, observa Tony D’Onofrio, presidente da Sensormatic Solutions.

O relatório completo com as previsões dos dias mais movimentados do varejo brasileiro neste fim de ano está disponível no site da Sensormatic para download gratuito.



Banda Bistrô se apresenta em Belo Horizonte com show ao vivo

No dia 3 de novembro (sexta-feira), às 20h, a banda mineira Bistrô se apresenta em Belo Horizonte, no Teatro Pio XII, com o novo show Bistrô Ao Vivo, em apresentação única.

O evento marca a primeira apresentação na capital mineira após o lançamento do DVD que leva o nome do show. As faixas “Te Amando Calado” e “Minha Preta” estão entre as músicas escolhidas pela banda da Sony Music para a noite de sexta-feira.

Wallace Laender, vocalista da Bistrô, promete uma apresentação especial para quem for ao teatro no fim de semana do feriado: “A Bistrô está em casa com a apresentação aqui em Belo Horizonte. É nossa primeira apresentação na capital com o show do nosso novo DVD e estamos preparando um show com muita entrega, repertório com músicas autorais, além do clássico da Bistrô, que é cantar MPB com nossa roupagem”.

DVD Bistrô Ao Vivo

Em 2023, a banda Bistrô enveredou-se pelo universo de Moraes Moreira e Luiz Galvão, dois grandes nomes da MPB que integraram a banda Novos Baianos, sucesso nos anos 70, e gravou a música “Amigo Joel”, composição de Moreira e Galvão. A faixa faz parte do DVD “Bistrô ao Vivo”, projeto recém-lançado que conta com músicas autorais da banda e regravações de clássicos da música popular brasileira.

Banda Bistrô

A banda Bistrô, da Sony Music, surgiu em 2012 em Belo Horizonte com a reunião de três irmãos: Wallace Laender, voz e violão, Peterson Soares, no baixo, Winil, na guitarra e o irmão de coração Leonardo Brito, na bateria. O nome ‘Bistrô’ é uma alusão direta aos dotes culinários que os integrantes do grupo têm (são três Chefs de cozinha e um Sommelier). No ano passado, o grupo lançou o EP “Minha Preta”, com a chancela da Sony Music. A faixa “Te amando calado” (cujo clipe possui mais de dois milhões de visualizações no YouTube) está entre os sucessos da banda. 

Serviço: Banda Bistrô Ao vivo

Data: 03 de novembro, às 20h

Local: Teatro Pio XII

Endereço: Avenida Alvarenga Peixoto, 1679, Santo Agostinho, Belo Horizonte

Ingressos à venda pelo Sympla



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