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Especialista aponta 6 pilares para organizações tirarem o melhor de seus dados

Os dados são o ativo mais valioso do mercado nos dias de hoje. Investir em bases de dados e no uso desse recurso é fundamental. Porém não basta coletá-los. Há muito mais a ser feito em se tratando de transformar esse ativo bruto em inteligência de negócios. Pensando nisso e em como líderes de negócios podem melhorar para inovar com este valioso recurso, o especialista Augusto Kiramoto, COO da Certsys, reuniu seis pilares estratégicos fundamentais em tecnologia e negócios para ajudar a melhor guiar as organizações em um uso de dados mais proveitoso.

Vale a pena ressaltar que apenas 5% das empresas acreditam fazer bom uso da inteligência de dados em seus negócios e 52% delas acreditam que suas empresas estão longe de adotar soluções focadas em conquistar essa inteligência (pesquisa realizada no Universo Totvs 2022 pela Totvs e H2R Pesquisas Avançadas). Além disso, é preciso lidar com a realidade do ponto de vista do cliente. Em pesquisa recente da Twilio (Relatório de Engajamento do Cliente 2023), concluiu-se que 95% dos consumidores de LATAM querem mais controle sobre os seus dados de consumo e 89% das empresas brasileiras planejam implementar dados primários para proteger a privacidade do consumidor, melhorar a experiência e aumentar o valor da vida útil do cliente. Tendo esse contexto, seguem abaixo os pilares fundamentais para um melhor uso de dados.

  1. Organização de dados

Um conjunto de dados nem sempre é valioso, sobretudo se ele não estiver devidamente organizado. Não basta ter uma coleção de dados enorme sobre seu cliente, parceiro, concorrente ou mercado de atuação sem saber se esses dados são adequados às ações de negócios necessárias para fazer sua empresa crescer. Conhecer as possibilidades oferecidas pelos dados começa na organização. Algo que está diretamente ligado à unificação de dados.

  1. Unificação de dados

Não basta ter diversos bancos de dados gigantescos se eles não estiverem unificados de forma que não se possua dois perfis diferentes e conflitantes de dados de um mesmo cliente, parceiro concorrente etc. Isso pode gerar vários problemas, como ações de relacionamento sendo feitas em paralelo e que desconsideram informações importantes já compartilhadas e coletadas, isso para citar apenas alguns pontos.

“A unificação dos dados permite que se mantenha linhas de pensamento estratégico e inovador únicas, o que permite tirar o máximo daqueles dados, além de contribuir para saber o que está faltando de essencial e em que não investir daqui para frente, já que nem todos os dados são fundamentais. É muito comum uma empresa saber dados inúteis (em termos de estratégia) relacionados a seus clientes só porque há um padrão de informações a serem preenchidas. A empresa podia estar investindo em informações realmente valiosas, mas perde tempo, dinheiro e esforço em dados pobres”, explica Augusto Kiramoto.

  1. Atualização de sistemas legados

Os sistemas de bancos de dados e as plataformas usadas para manipulá-los são a base tecnológica por trás de se ter dados unificados e organizados. Esses sistemas precisam ser atuais e precisam ser uma saída para lidar, inclusive, com sistemas legados antigos. “É preciso estar atualizado em termos de infraestrutura, do contrário pode-se estar deixando informações importantíssimas passar, e é aqui que muitas empresas pecam, pois investir em infra é custoso, mas é muito mais custoso lidar todos os dias com sistemas obsoletos ou que não permitem que a empresa vá além em inovação”, complementa Augusto.

  1. Novas tecnologias e plataformas de dados e IA

Hoje em dia há muitas plataformas de dados interessantes, cada uma voltada a um mercado ou necessidade. Há aquelas que são personalizadas, as que são personalizáveis e aquelas que são padronizadas, mas ao menos fornecem o essencial para atualizar sistemas antigos ou implementar um bom grau de automatização a processos de análises. Além disso, hoje vemos muitas IAs sendo desenvolvidas e usadas pensando em lidar com grandes quantidades de dados. Não é à toa a popularidade das IAs e o surgimento das IAs avançadas na atualidade. Apesar disso, é preciso separar o potencial da realidade na hora de escolher em que investir.

  1. Segurança de dados

A segurança é um tópico complexo. De acordo com o Relatório de Engajamento do Cliente da Twilio, os principais desafios das empresas atualmente é encontrar um equilíbrio entre experiência do cliente e segurança dos dados desses clientes (44%). Não basta coletar dados, é preciso mantê-los seguros, respeitar leis como a LGPD, garantindo que sua organização seja positiva para o mercado, e não uma fonte de vazamentos e riscos ao consumidor, ao fornecedor e à própria organização.

  1. Inteligência de dados e de negócios vêm da liderança

Estabelecer um alto nível de confiança nos dados é fundamental, mas quando tudo isso está feito é preciso que a liderança saiba interpretar e lidar com as informações geradas. Muitas organizações estão se adequando ao uso de IAs, por exemplo, porém a IA não resolve um problema, não inova em um problema, não gera novos negócios entendendo um nicho e como abordá-lo. Quem faz isso é a liderança das organizações. A tecnologia é parte fundamental da lida com informações em massa, mas é preciso inteligência dos líderes das empresas para usufruir do que foi construído.

“Os dados são recursos, a tecnologia a ferramenta, mas sozinhos eles são inertes, e por mais automatizados que estejam, a movimentação do mercado precisa de uma liderança que se comprometa com o investimento e, acima disso, em usar a inteligência de dados. Não há uma saída fácil. É preciso se conscientizar disso, pois competir em um mercado tão fluido não é simples e demanda o melhor de cada profissional e líder da atualidade”, finaliza Augusto.



Encontro comunitário aborda a visão do Ayurveda sobre as plantas medicinais

Ocorreu neste dia 24 de abril de 2023 mais uma Oficina de Ervas do Colégio Santa Catarina, na cidade de Petrópolis, atividade que há muitos anos educa a comunidade sobre o uso adequado e seguro das plantas medicinais.

Desta vez, o evento teve por tema “O uso das plantas medicinais na terapêutica da Medicina Tradicional Ayurveda”. O tema foi apresentado pelo professor Luiz José Pinto, farmacêutico e doutor em botânica, pela farmacêutica e botânica, Luzia da Glória Silva Martins e por Fabio Goulart, colaborador de dois hospitais referência em Ayurveda na Índia e quem conquistou o reconhecimento enquanto vaidya, título conferido às autoridades no assunto em seu país de origem.

“A Oficina de Ervas do Colégio Santa Catarina iniciou seu trabalho em 1979, com Irmã Dulce Bastos junto às mulheres da Pastoral da Saúde. Logo depois, a Irmã Gabriela, trouxe olhar pedagógico para o projeto e suas ações junto à comunidade, ampliando e socializando os saberes sobre Plantas Medicinais. Atualmente o horto medicinal possui mais de cem espécies, e está aberto à visitação de escolas, universidades e grupos afins. Neste contexto, o horto medicinal e a Oficina de Ervas, além de preservar as espécies medicinais, contribui pedagogicamente, orientando a comunidade sobre o uso racional das espécies”, relatou Luzia da Glória Martins.

Ayurveda é uma medicina tradicional que, na Índia, desfruta de um importante papel em relação à promoção e tratamento de saúde da população. No Brasil, em 2017, passou a integrar o Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde e tem sido cada vez mais comum encontrar pessoas discorrendo sobre este tema.

“A maior parte das pessoas no Brasil faz uso das plantas medicinais como recursos terapêuticos. Sem uma educação adequada nesse sentido temos um problema em relação à saúde pública, ao passo que, com informação adequada temos soluções para a saúde pública. É muito importante que possamos colocar o conhecimento científico à disposição das pessoas, para que possam fazer um uso seguro das plantas medicinais e aprenderem sobre as formas adequadas de cultivo, manuseio, preparo e uso. A meu ver, o problema nunca está na população. Nós discentes em farmácia ou já farmacêuticos temos cadeiras de etnobotânica, farmacognosia, fitoterapia, logo, devemos assumir essa função de aproximar a população da ciência”, enfatizou Fabio Goulart.



Yakult promove Dia das Mães com o foco voltado para a saúde

O Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio – neste ano será dia 14 –, é uma data de grande expectativa porque é o momento de reunir as famílias para festejar. A celebração surgiu em 1858, nos Estados Unidos, por iniciativa da ativista Ann Maria Reeves Jarvis, que criou o Mothers Days Works Clubs inicialmente com objetivo de diminuir a mortalidade das crianças. No Brasil, o Dia das Mães é comemorado oficialmente desde 1932.

Mais do que uma data comercial, o mês das mães convida à reflexão sobre a importância e o papel da maternidade. Muitos são os desafios impostos à tarefa de gerar e criar um filho para mulheres em diferentes situações, que envolvem sentimentos que vão da alegria ao medo e à insegurança, entre outros que podem ser experimentados por mulheres de todas as idades. Mas alguns autores sugerem que a maternidade pode converter-se em uma experiência psicologicamente transformadora e capaz de promover um efeito ‘curativo’ para a mulher que se torna mãe.

A saúde materna é outro tema de extrema relevância no mês das mães, uma vez que muitas mulheres e bebês ainda morrem, em todo o mundo, tanto por falta de cuidados como por doenças que poderiam ser controladas – a exemplo de diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e eclâmpsia. Para estruturar e organizar a atenção materno-infantil no Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde mantém o projeto Rede Cegonha, iniciativa que completa 12 anos em 2023. O projeto qualifica os serviços ofertados pela rede pública de saúde desde o planejamento familiar, confirmação da gravidez, pré-natal, parto e puerpério até os cuidados com a criança a partir do nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudável.

Pesquisadores também investigam os benefícios da alimentação para uma maternidade saudável, com especial atenção aos alimentos e suplementos. Entre as recomendações está aumentar o consumo de frutas – inclusive sucos naturais sem conservantes –; queijos, leites (incluindo fermentados); raízes, como inhame e batata-doce; castanhas, amêndoas, nozes; verduras, legumes e hortaliças; grãos, de preferência integrais; e carnes (com frango e peixe mais vezes na semana do que a carne vermelha).

O uso de probióticos também vem sendo cada vez mais indicado nesta fase da vida da mulher, e vários estudos comprovam os benefícios dessas cepas para a saúde das mães e das crianças. Entre eles estão o artigo ‘Efeitos da suplementação de probióticos em gestantes’ e o artigo ‘Impactos de suplementação de probióticos na prevenção de complicações maternas durante a gestação’. As pesquisas indicam, por exemplo, que os probióticos podem ajudar a regular a composição da microbiota da mulher e sugerem um papel protetor para evitar a pré-eclâmpsia, o diabetes mellitus gestacional, as infecções vaginais, o ganho de peso materno-infantil e as doenças alérgicas.

Campanha

Para celebrar o Dia das Mães e estimular o consumo de alimentos saudáveis, a Yakult lança uma campanha promocional que será desenvolvida de 02 a 13 de maio por meio dos comerciantes autônomos que atuam em várias regiões do Brasil. Para saber mais sobre a campanha, basta acessar o site www.yakult.com.br.

Mais informações
Fundada em 1955 pelo médico e pesquisador Minoru Shirota, a Yakult Honsha, sediada em Tóquio, no Japão, pesquisa os microrganismos probióticos promotores da saúde há mais de 80 anos. Presente em 40 países e regiões, a marca faz parte dos hábitos alimentares diários de 40 milhões de consumidores no mundo. A filial brasileira completa 55 anos em 2023. Para outras informações, basta acessar o site ou as redes sociais da empresa: Facebook/yakultbrasiloficial Instagram@yakultbrasil.



São Paulo comercializa 4.419 imóveis novos em janeiro

Um total de 4.419 unidades residenciais foram vendidas na cidade de São Paulo durante o mês de janeiro de 2023. O dado é da Pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário (PMI), realizada pelo departamento de Economia e Estatística da entidade junto às incorporadoras associadas. Em 12 meses (fevereiro de 2022 a janeiro de 2023), foram vendidas 70.193 unidades.

O estudo também indicou o Valor Global de Vendas (VGV) no período. Janeiro totalizou R$ 1,987 bilhão, e são R$ 34,337 bilhões no acumulado dos últimos 12 meses. O número de lançamentos de imóveis foi de 1.799 no primeiro mês de 2023, totalizando 76.546 unidades no período entre fevereiro de 2022 até janeiro deste ano.

 “O mercado imobiliário em SP teve o melhor início de ano em termos de vendas, desde 2019, porém estes dados não indicam que teremos um ano inteiro de boas vendas, principalmente se compararmos com o ano de 2020, quando tivemos o recorde histórico na cidade de São Paulo”, afirma Claudio Hermolin, Country Manager da eXp Brasil, que atua no mercado imobiliário.

Segundo Hermolin, a preocupação para 2023 está na taxa de juros do crédito imobiliário, que subiram assim como a taxa Selic. “Temos hoje taxas superiores aos anos de 2020 e 2021, quando também tivemos um grande crescimento no volume de crédito concedido para compra de imóveis”.

Demanda e oferta

O mercado imobiliário da cidade de São Paulo encerrou o mês de janeiro de 2023 com a oferta de 68.323 unidades disponíveis para venda. Dentro desta oferta, as pessoas encontram imóveis na planta, em construção e prontos (estoque), lançados nos últimos 36 meses (fevereiro de 2020 a janeiro de 2023). 

O indicador de Vendas Sobre Oferta (VSO), que calcula a porcentagem de vendas em relação ao total de unidades ofertadas, foi de 6,1% em janeiro e de 50,0% em 12 meses, ainda segundo a pesquisa da Secovi-SP.

Modelos e oportunidades 

Em janeiro, 57% das unidades vendidas e 91% das unidades lançadas foram enquadradas como econômicas. A oferta disponível para a venda deste tipo de imóvel somou 24.338 unidades (36%), com VSO de 9,3%. Os outros mercados somaram no mês 170 unidades lançadas, 1.922 unidades vendidas, oferta final de 43.985 unidades e VSO de 4,2%.

Além disso, por conta da desvalorização do real frente a moedas como dólar e euro, algumas imobiliárias também obtêm sucesso em vendas para compradores fora do país. “As imobiliárias digitais conseguem oferecer os imóveis da capital paulista, maior mercado imobiliário do Brasil, para diversas partes do mundo, onde investidores, aproveitando o câmbio favorável, estão buscando formas de proteger o seu patrimônio e nada melhor que o investimento em tijolo”, conclui Hermolin.

Para saber mais, basta acessar: www.expglobalbrasil.com.br 



Biodiesel segue pressionando preço do diesel B para baixo

As seguidas reduções no preço do biodiesel continuam pressionando para baixo o preço do diesel B. O preço médio do diesel B S-10 caiu 2,20% entre 1º e 26 de abril, em comparação a março, e ficou cotado a R$ 6,25 reais. Já é a 4ª queda consecutiva este ano. A redução do preço foi calculada com base na variação do Índice de Preços Ticket Log (IPTL). Ele leva em consideração preços de combustíveis apurados nos abastecimentos efetivados em 21 mil postos credenciados da Ticket Log. Desde 1º de abril, o óleo diesel passou a contar com 12% de biodiesel. Até então, o teor era de 10%.

Segundo a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), do Congresso Nacional, a queda do preço do biocombustível supera 20% no acumulado do ano até 9/4. “As cotações mais baixas do biodiesel no Brasil estão sendo decisivas para segurar os preços do diesel B aos consumidores, o que é um alento principalmente para categorias como caminhoneiros e empresas de vários setores que utilizam máquinas e equipamentos a diesel”, diz o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da FPBio.

Em 12 de abril a FPBio divulgou nota oficial com cálculos para demonstrar o efeito anti-inflacionário da mistura do biodiesel no preço do diesel B. Com base em dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a FPBio calculou uma queda de 15,8% no preço do litro de biodiesel, de janeiro a março, o que contribuiu diretamente para reduzir, em média, 8,8% o preço do litro do diesel B.

Frentes Parlamentares agem pela prorrogação do RenovaBio

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) articulou junto ao governo federal o restabelecimento das metas do RenovaBio, por meio do Decreto 11.499/2023, assinado na última terça-feira (25) pela Presidência da República. Este programa de descarbonização aumenta a oferta de biocombustíveis no mercado, inclusive, biodiesel.

A FPBio apoiou a iniciativa. O deputado Alceu Moreira, que também integra a FPA, diz que o decreto normatiza o Crédito de Descarbonização, em que empresas que não querem, ou não conseguem, executar a colocação do biodiesel na mistura dos combustíveis têm a opção de comprar de outras empresas o crédito como forma de compensação.

“A prorrogação do Renovabio evita qualquer tipo de conflito de natureza legal. Neste primeiro ano, de 2023, o decreto valia até março. Com o aumento do prazo, a norma passa a valer até o fim do ano”, esclarece.

O presidente da FPA e ex-presidente da FPBio, deputado Pedro Lupion (PP-PR), entende os biocombustíveis como uma realidade. Para o parlamentar, “é preciso torná-los algo popular. A energia renovável pode nos auxiliar no futuro para garantir sustentabilidade”.



Estudo revela uso da tecnologia nas salas de aula do Brasil

A tecnologia ajuda a trazer novas possibilidades para a sala de aula. Além de aproximar estudantes de outras fontes de informação, permite que professores explorem diferentes recursos para transmitir conhecimento. Quem também ganha com isso são as instituições, que passam a oferecer educação de maior qualidade. Mas como a tecnologia vem sendo usada no ensino brasileiro?

A filial brasileira da BlinkLearning, empresa espanhola de tecnologia em desenvolvimento de soluções para educação, apresentou na última quarta-feira (25), o VII Estudo Global sobre o uso da tecnologia na educação – relatório Brasil 2022, em evento realizado no MIS, em São Paulo. A pesquisa tem apoio do Ministério da Educação e ajuda a identificar as tendências e registrar a evolução dos hábitos tecnológicos no ensino.  

Pioneiro no Brasil, quase 43 mil professores responderam ao questionário voluntariamente, entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, e 86% afirmou usar algum tipo de material digital em suas aulas, principalmente, como apoio (64%). O dispositivo mais usado pelos alunos em atividades educacionais é o celular, conforme apontado por 46% dos entrevistados.

De cada 10 centros educacionais, seis integraram, de algum modo, a tecnologia nas salas de aula e mais de 80% dos docentes consideram que o uso da tecnologia melhora os níveis de motivação dos estudantes, sobretudo devido à possibilidade de acesso a conteúdos mais atraentes, com recursos interativos e dinâmicos.

“Estamos vivendo um momento de transformação da educação e a tecnologia não é mais percebida como um mero complemento, mas como potencializadora da aprendizagem. A digitalização do ensino implica em novas descobertas, investimento e capacitação para garantir uma educação mais inclusiva e a aprendizagem adaptada ao mundo atual”, explica Gabriel Meirelles, diretor da BlinkLearning Brasil.

O ensino brasileiro ainda apresenta dificuldades relacionadas à conectividade, infraestrutura e formação – a maioria dos professores começou a usar as tecnologias por conta própria, desde a pandemia da Covid-19, e a falta de capacitação em habilidades digitais é uma das dificuldades encontradas por eles.

Adaptar o processo de ensino a uma modalidade on-line e melhorar a formação em competências digitais são as principais exigências que a pandemia revelou. Os professores consideram que o principal desafio ao uso da tecnologia na sala de aula é a falta de dispositivos suficientes (73%) e, apesar das dificuldades, 72% recomendariam a instituição a iniciar um projeto tecnológico.

De acordo com o estudo, a incapacidade de desconectar-se das redes sociais é o principal déficit acadêmico dos estudantes ao utilizar a tecnologia nas atividades acadêmicas e para melhorar o ensino é preciso reduzir as salas de aula superlotadas, conforme apontado pelos entrevistados.

A pesquisa também foi aplicada na Espanha, México, Peru e Colômbia e, no comparativo com esses países, o Brasil é o que menos integra a tecnologia em sala de aula. 

“O objetivo do estudo é avaliar aspectos como o papel das tecnologias da informação e comunicação nos centros educacionais e traçar um panorama geral sobre o uso da tecnologia no ensino brasileiro, dando voz aos grandes protagonistas quando o assunto é educação, os professores”, destaca Meirelles.

A BlinkLearning é uma empresa espanhola de tecnologia especializada em desenvolvimento de soluções para educação, com presença no Brasil, México, Colômbia, Peru, Argentina, Chile, entre outros. Há sete anos aplica a pesquisa Estudo Global sobre o uso da tecnologia na educação em diferentes países.



Jefferies e SMBC expandem e fortalecem sua aliança estratégica, ampliando os esforços comerciais conjuntos e aumentando a participação societária da SMBC na Jefferies

Jefferies Financial Group, Inc. (NYSE: JEF) (“Jefferies”) e Sumitomo Mitsui Financial Group, Inc. (NYSE: SMFG) (“SMFG”), Sumitomo Mitsui Banking Corporation (“SMBC”), SMBC Nikko Securities Inc. (“SMBC Nikko”) e SMBC Nikko Securities America Inc. (coletivamente denominados “Grupo SMBC”) anunciaram hoje que expandiram sua aliança estratégica para colaborar em futuras oportunidades de negócios corporativos e no setor bancário de investimentos, bem como na vendas, negociação e pesquisa de ações.

No ano passado, a aliança estratégica entre a Jefferies e o Grupo SMBC desenvolveu os negócios de operações bancárias corporativas e de investimento de ambas as empresas, com foco em fusões e aquisições transnacionais, assistência médica e alavancagem financeira. Essa expansão significativa da aliança ampliará o escopo da colaboração em serviços de consultoria de fusões e aquisições, além de aumentar a colaboração entre os negócios de ações e mercados de capital de dívida das empresas. A aliança expandida também inclui a cobertura conjunta de clientes com grau de investimento designados que têm relações bancárias com a SMBC e agora terão cobertura dedicada de operações bancárias de investimento da Jefferies. O Grupo SMBC será responsável por produtos de crédito e mercados de capital de dívida, enquanto a Jefferies será responsável por fusões e aquisições e mercados de capital de ações. A Jefferies e o Grupo SMBC estão confiantes de que essas iniciativas, além de aumentar e fortalecer o vínculo entre as empresas, também aumentarão ainda mais a capacidade de cada empresa de atender às necessidades de seus clientes. A Jefferies e o Grupo SMBC tiveram o cuidado de implementar uma estrutura colaborativa apropriada e uma supervisão de governança para trabalhar como uma equipe unificada para entregar melhor seus recursos combinados aos clientes. O objetivo deste importante passo na jornada das empresas é coordenar ainda melhor o amplo conhecimento do setor e dos mercados de capitais da Jefferies com a profunda experiência em bancos e mercados de capitais de dívida do Grupo SMBC, combinados com um balanço patrimonial sólido para apoiar e atender os clientes.

Em 2021, a SMBC forneceu US$ 2,25 bilhões em financiamento para a Jefferies e comprou aproximadamente 4,5% das ações ordinárias da Jefferies emitidas e em circulação. Mediante as aprovações regulatórias aplicáveis e a aprovação dos acionistas da Jefferies para autorização de uma nova classe de ações ordinárias sem direito a voto, a SMBC pretende aumentar seu investimento na Jefferies por meio de compras diretas e indiretas no mercado aberto de ações ordinárias da Jefferies que serão trocadas por ações preferenciais sem direito a voto, as quais serão obrigatoriamente conversíveis em ações ordinárias sem direito a voto. Ao fazer isso, a SMBC planeja aumentar sua propriedade econômica para até 15% em uma base convertida e totalmente diluída. Considerando os preços de mercado atuais, o financiamento de US$ 2,25 bilhões da SMBC em 2021 e os investimentos resultarão em um compromisso financeiro de aproximadamente US$ 3,4 bilhões com a Jefferies. A Jefferies espera receber a aprovação das ações ordinárias sem direito a voto em uma assembleia especial de acionistas em julho de 2023. As ações preferenciais obrigatoriamente conversíveis sem direito a voto e as ações ordinárias sem direito a voto da Jefferies têm direito a receber os mesmos dividendos e distribuições que as ações ordinárias com direito a voto da Jefferies.

Após o investimento da SMBC alcançar ou ultrapassar 10% da propriedade econômica da Jefferies em uma base convertida e totalmente diluída, a SMBC terá o direito de designar um novo membro para o Conselho Administrativo da Jefferies. Esse processo estará sujeito aos procedimentos habituais de integração da Jefferies para determinar a elegibilidade e as qualificações do designado para atuar como diretor.

Rich Handler, CEO da Jefferies, e Brian Friedman, o presidente da empresa, afirmaram: “Quando firmamos nossa aliança originalmente com o Grupo SMBC em julho de 2021, acreditávamos que era o início de uma parceria importante de longo prazo que queríamos ampliar ainda mais em nossa plataforma global. Estamos muito animados com este próximo passo lógico e objetivo que nos permitirá oferecer mais produtos e serviços aos nossos clientes atuais, além de ajudar o Grupo SMBC a atender melhor sua base de clientes. Acreditamos que isso pode ser alcançado alinhando nossos amplos recursos de operações bancárias de investimento, vendas, negociação e pesquisa com a grande base de capital e recursos de alto nível do Grupo SMBC. Estamos muito satisfeitos e gratos pelo fato de o Grupo SMBC não apenas ver o mesmo valor estratégico no desenvolvimento de nossa parceria, mas também ter confiança e fé na Jefferies, tornando o Grupo SMBC o maior acionista da Jefferies”.

O presidente e CEO do Grupo SMFG, Jun Ohta, o presidente e o CEO da SMBC, Akihiro Fukutome e Yuichiro Kondo, e o CEO da SMBC, Nikko, comentaram: “Nossa aliança estratégica está avançando como planejamos. A diversidade de capacidades e o foco no cliente da Jefferies complementa a visão de longo prazo do Grupo SMBC para melhor atender nossos clientes. A Jefferies construiu uma franquia líder global de operações bancárias de investimento, que o Grupo SMBC aprimorou durante a primeira fase de nossa aliança em 2021. Este próximo passo em nossa colaboração e no maior alinhamento de nossos recursos reúne o melhor dos bancos comerciais e de investimento para nossos clientes. Além disso, acreditamos que é do interesse de nossos acionistas expandir nossa parceria com a Jefferies e esperamos a entrada de um representante nosso no Conselho Administrativo da Jefferies. Temos muito trabalho pela frente e estamos animados para encontrar outras maneiras mutuamente benéficas de trabalhar em parceria com a Jefferies a longo prazo”.

A Citi e a SMBC Nikko atuaram como consultoras financeiras, e a Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom LLP atuou como consultora jurídica do Grupo SMBC. A Jefferies LLC atuou como consultora financeira, enquanto a Cravath, Swaine & Moore LLP e a Davis Polk & Wardwell LLP atuaram como consultoras jurídicas da Jefferies.

Sobre o Jefferies Financial Group Inc.

A Jefferies é uma empresa líder global em serviços bancários de investimento e mercados de capitais que fornece serviços de consultoria, vendas e negociação, pesquisa e gestão de patrimônio. Com mais de 40 escritórios no mundo todo, oferecemos insights e expertise para investidores, empresas e governos.

Sobre o Sumitomo Mitsui Financial Group, Inc.

A SMFG é uma das maiores instituições financeiras com sede no Japão, com presença em todos os negócios bancários corporativos e de consumo. Por meio de suas subsidiárias e afiliadas, a SMFG oferece uma gama diversificada de serviços financeiros, incluindo operações bancárias comerciais, leasing, valores mobiliários, cartão de crédito, serviços financeiros ao consumidor e outras soluções. Os ativos totais consolidados da SMFG eram de 264 trilhões de ienes em 31 de dezembro de 2022.

Sobre a Sumitomo Mitsui Banking Corporation

A SMBC é a subsidiária de serviços bancários comerciais da SMFG e um dos maiores bancos do mundo com base no total de ativos. Ela fornece uma ampla gama de serviços bancários corporativos e de consumo no Japão e globalmente.

Sobre a SMBC Nikko Securities Inc.

A SMBC Nikko é uma das principais empresas de valores mobiliários de linha completa no Japão, atendendo todos os segmentos de clientes com uma ampla gama de produtos e serviços financeiros com sua rede internacional.

Informações adicionais e onde encontrá-las

Este comunicado pode ser considerado como material de solicitação em relaçãoàaprovação dos acionistas (a “Aprovação dos Acionistas”) do contrato social alterado e consolidado que autoriza a criação de ações ordinárias sem direito a voto. Em conexão com uma reunião especial de seus acionistas para Aprovação dos Acionistas, a Jefferies pretende arquivar materiais relevantes juntoàSecurities and Exchange Commission (a “SEC”), incluindo o formulário de referência da Jefferies em forma preliminar e definitiva. INVESTIDORES E ACIONISTAS DA JEFFERIES DEVEM LER TODOS OS DOCUMENTOS RELEVANTES ARQUIVADOS NA SEC, INCLUINDO O FORMULÁRIO DE REFERÊNCIA DA JEFFERIES (SE E QUANDO DISPONÍVEL), POIS ELES CONTÊM OU CONTERÃO INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O CONTRATO SOCIAL ALTERADO E REFORMULADO PROPOSTO. Os investidores e detentores de valores mobiliários podem ou poderão obter os documentos (se e quando disponíveis) gratuitamente no site da SEC em www.sec.gov ou gratuitamente com a Jefferies, diretamente com Laura Ulbrandt DiPierro, secretária corporativa, 520 Madison Avenue, Nova York, NY 10022.

Participantes na solicitação

De acordo com as regras da SEC, a Jefferies e seus diretores, executivos e outros membros da administração e funcionários podem ser considerados “participantes” na solicitação de procurações de acionistas da Jefferies em favor da Aprovação dos Acionistas. As informações sobre os diretores e executivos da Jefferies são apresentadas no Formulário de Referência da Jefferies no Anexo 14A da Reunião Anual de Acionistas 2023, que foi arquivada na SEC em 17 de fevereiro de 2023. Caso as participações de títulos da Jefferies por seus diretores ou executivos tenham sido alteradas desde os montantes divulgados no formulário de referência de 2023, essas alterações foram ou serão refletidas em Declarações Iniciais de Propriedade Beneficiária, no Formulário 3, ou em Declarações de Mudança de Propriedade, no Formulário 4, arquivadas na SEC. Quando disponível, o formulário de referência da Jefferies referenteàAprovação dos Acionistas conterá informações adicionais sobre os interesses diretos ou indiretos dos participantes da empresa na solicitação, pela posse de títulos ou de outra forma, que podem variar dos interesses dos acionistas em geral.

Declarações prospectivas

Este comunicado de imprensa contém “declarações prospectivas”, no significado indicado nas disposições de “safe harbor” da Seção 27A da Securities Act de 1933, conforme alterado, e da Seção 21E do Securities Exchange Act de 1934, conforme alterado. As declarações prospectivas incluem afirmações sobre nosso futuro e declarações que não são fatos históricos. Essas declarações prospectivas normalmente são identificadas por palavras como “acreditar”, “esperar”, “antecipar”, “poder”, “pretender”, “perspectiva”, “irá”, “estimar”, “prever”, “projetar”, “dever” e outras palavras e expressões semelhantes, estando sujeitas a inúmeras suposições, riscos e incertezas, que mudam com o tempo. As declarações prospectivas podem conter convicções, metas, intenções e expectativas com relação a receitas, ganhos, operações, acordos e outros resultados, e podem incluir declarações de desempenho, planos e objetivos futuros. As declarações prospectivas também incluem afirmações referentes às nossas estratégias para o desenvolvimento futuro de nossos negócios e produtos, incluindo a aliança estratégica entre a Jefferies e o Grupo SMBC. Em particular, as declarações prospectivas incluem afirmações sobre os potenciais benefícios da colaboração com o Grupo SMBC e a intenção da SMBC de aumentar seus investimentos de capital na Jefferies, já que a SMBC não tem obrigação de fazê-lo. As declarações prospectivas se referem apenasàdata em que são feitas. Não assumimos nenhum dever e não nos comprometemos a atualizar quaisquer declarações prospectivas. Além disso, como as declarações prospectivas representam apenas nossas convicções em relação a eventos futuros, muitos dos quais são incertos por natureza, os resultados ou consequências reais podem diferir, possivelmente de forma material, dos resultados antecipados ou indicados nessas declarações prospectivas. Informações sobre fatores importantes, incluindo Fatores de Risco que podem causar resultados ou consequências reais diferentes, talvez materialmente, daqueles em nossas declarações prospectivas, são registradas em relatórios que arquivamos na SEC. Você deve ler e interpretar qualquer declaração prospectiva junto com os relatórios que arquivamos na SEC. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. Diferentes tipos de investimentos envolvem diferentes graus de risco. Portanto, não se deve presumir que o desempenho futuro de qualquer investimento ou estratégia de investimento específica será lucrativa ou igual aos níveis de desempenho correspondentes indicados.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Jonathan Freedman

Diretor de Marketing e Comunicações

Jefferies Financial Group Inc.

jfreedman@jefferies.com

Drew Benson

Diretor de Comunicações

Sumitomo Mitsui Banking Corporation – Divisão das Américas

drew.benson@smbcgroup.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Intersolar Europe: Energia agrofotovoltaica – Cultivando energia solar

A população mundial está crescendo, assim como também a demanda por alimentos. Para lidar com a crise climática, o mundo precisa tanto de terras agrícolas quanto de superfícies para a implementação de energia solar fotovoltaica (ESF). Alinhada com o zeitgeist, a energia agrofotovoltaica junta ambos os universos: agricultura e geração de energia renovável. Os módulos solares construídos nos campos podem nos levar ao mundo da nova energia mais rapidamente, ao mesmo tempo em que protegem produções agrícolas importantes. É por isso que a Intersolar Europe, principal exibição do mundo no setor solar, focará nesse tópico. Junto com o Escritório Franco-Alemão para a Transição Energética (DFBEW), a Intersolar Europe apresentará novos modelos empresariais e as melhores práticas da França e da Alemanha. A energia agrofotovoltaica também está na agenda da Conferência Intersolar Europe. A Intersolar Europe acontecerá como parte da The smarter E Europe, maior plataforma do continente para o setor de energia, de 14 a 16 de junho de 2023 em Munique.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230427005418/pt/

A energia agrofotovoltaica, tema em alta, será apresentada na Intersolar Europe 2023 em Munique, Alemanha.  (Foto: Solar Promotion GmbH)

A energia agrofotovoltaica, tema em alta, será apresentada na Intersolar Europe 2023 em Munique, Alemanha. (Foto: Solar Promotion GmbH)

A energia agrofotovoltaica está atualmente em alta. Projetos de energia agrofotovoltaica estão demonstrando como a geração de energia solar e a agricultura podem caminhar lado a lado e se beneficiar uma com a outra e como é possível resolver o conflito de superfícies disponíveis de forma inteligente.

A energia renovável para autoconsumo descentralizado é uma ótima oportunidade para as operações agrícolas que estão adicionando as instalações solares aos seus ativos. Permite que essas operações usem a energia renovável gerada em suas terras e reduzam suas contas com energia fornecida pela rede. Se tiverem excesso de energia, é possível vendê-la, o que gera uma fonte de renda adicional. Além disso, as instalações de energia agrofotovoltaica podem estimular resiliência e aumentar a produção de operações agrícolas, pois os módulos solares oferecem proteção contra chuva pesada, granizo ou seca para frutas e safras especiais.

A Europa reconhece o potencial

Em muitos países europeus, cada vez mais agricultores e tomadores de decisão política estão reconhecendo o potencial da energia agrofotovoltaica. A Itália, por exemplo, recentemente aprovou novos regulamentos que determinam quais instalações de energia agrofotovoltaica são elegíveis para financiamento de um programa de incentivo governamental com um escopo de 1,1 bilhões de euros, dando um impulso para as energias agrofotovoltaicas inovadoras. Enquanto a Alemanha está testando energia agrofotovoltaica em combinação com o cultivo de maçãs, por exemplo, em Gelsdorf na Renânia-Palatinado, a França começou a instalar módulos solares em uma série de videiras.

Com trator e rastreador – tendência ao uso duplo

Cobrir as colheitas com módulos solares elevados (como os vinicultores franceses estão fazendo agora) é particularmente interessante, pois é favorávelàvinicultura, bem como para as frutas, frutos silvestres ou ervas, e quaisquer plantas que preferem sombra parcial. Além disso, os tetos solares podem substituir as redes convencionais de proteção contra granizo ou os politúneis, e protegem as safras de secar.

Integrar as instalações solares na agricultura abre muitas áreas de aplicação. As instalações de painéis solares soltos nos campos e campinas também podem ser equipadas com rastreadores que acompanham o percurso do sol, o que aumenta em cerca de 20% a produção quando comparado com os convencionais módulos fixos. Os painéis solares também podem ser movidos para que não fiquem no caminho de nenhuma máquina agrícola em operação.

Energia agrofotovoltaica: tópico em alta no Intersolar Europe

Para aprender tudo sobre a geração de energia solar na agricultura, junte-se a nós na Intersolar Europe. A sessão “Energia agrofotovoltaica na França e Alemanha: Potencial, modelos de negócio e melhores práticas” (Agri-PV in Deutschland und Frankreich: Potenziale, Geschäftsmodelle und Best Practices) em 15 de junho às 15:20 CEST (horário de verão da Europa Central) no Intersolar Forum fará uma ampla apresentação geral das soluções e aplicações que já funcionam. Uma experiência ainda mais prática será oferecida por muitos expositores, como BayWa r.e. AG, Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems (ISE), Next2Sun GmbH, Goldbeck Solar GmbH, SunFarming GmbH e muitos outros. A programação da Conferência Intersolar Europe abordará a Energia agrofotovoltaica um dia antes do início da exibição. Especialistas discutirão o potencial da energia solar na agricultura.

A Intersolar Europe acontecerá de 14 a 16 de junho de 2023 como parte do The smarter E Europe 2023 no Messe München. Espera-se a participação de mais de 85 mil visitantes de todas as partes do mundo. Mais de 2.200 expositores em 17 salões de exposição cobrindo 180 mil metros quadrados estarão esperando por eles.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Peggy Zilay

Porta-voz

The smarter E Europe

+49 7231 58598-240

zilay@solarpromotion.com

Juliane Heermeier

Gerente de contas

+49 151 41482446

juliane.heermeier@fischerappelt.de

Fonte: BUSINESS WIRE



A MODIFI expande sua presença em Cingapura para melhor atender clientes empresariais na Ásia

CINGAPURA, April 28, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — A MODIFI, fintech europeia líder especializada em soluções de pagamento transfronteiriças e fornecimento de liquidez para exportadores de todo o mundo, anuncia a abertura de seu novo escritório em Cingapura. A expansão faz parte da estratégia da MODIFI para fortalecer sua presença global e atender melhor os clientes na Ásia.

O diretor comercial da empresa, Matthias Hendrichs, se mudará da Alemanha para Cingapura para liderar o novo escritório e supervisionar o crescimento da empresa na região. Hendrichs traz mais de 16 anos de experiência na Ásia e desempenhou um papel fundamental na condução da expansão global da MODIFI até o momento.

“Estamos entusiasmados em anunciar a abertura de nosso novo escritório em Cingapura, que assinala um marco importante em nossa jornada para expandir nossa presença global”, disse Nelson Holzner, CEO da MODIFI. “Com este novo escritório, pretendemos aprofundar as nossas relações com os clientes na Ásia e fornecer-lhes as melhores soluções de pagamento transfronteiriças disponíveis.”

A localização estratégica de Cingapura na interseção das principais rotas marítimas a tornou um porto de escala crucial para navios que viajam entre Europa, Ásia e o Oriente Médio. Além disso, com uma rede de transporte aéreo bem desenvolvida e o Aeroporto de Changi servindo como um importante terminal principal para voos internacionais, Cingapura é um local eficiente para as empresas transportarem mercadorias e se conectarem com os mercados globais. E mais, Cingapura ultrapassou recentemente Hong Kong e agora é o terceiro maior centro financeiro do mundo.

A expansão da MODIFI para Cingapura ocorre em um momento em que a empresa está experimentando um rápido crescimento e crescente demanda por seus serviços na Ásia. A plataforma inovadora da empresa oferece aos exportadores o método de pagamento número 1 em negócios transfronteiriços: com a MODIFI, os exportadores são pagos instantaneamente, enquanto os compradores podem pagar até 180 dias depois. As soluções da MODIFI já ajudaram mais de 1.500 empresas em todo o mundo a expandir seus negócios e ingressar em novos mercados.

“Estamos entusiasmados por fazer parte do vibrante ecossistema de fintech de Cingapura e colaborar com parceiros locais para fornecer aos nossos clientes o melhor serviço”, disse Hendrichs. “Nosso objetivo é ajudar as empresas na Ásia a prosperar, fornecendo-lhes o apoio de que precisam para ter sucesso no mercado global de hoje.”

O novo escritório da MODIFI fica no distrito financeiro de Cingapura e servirá como sede regional da empresa para a Ásia.

Uma foto que acompanha este anúncio está disponível em https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/44281225-6202-425f-8caa-c82fed6761bb


Pessoa para contato:

Sara Debevec, gerente de relações públicas, marketing@modifi.com

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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1000806860)



Starr agora subscreve diretamente seguros de propriedade de riscos técnicos mediante suas próprias companhias de seguros

A Starr Insurance Companies anunciou hoje que, a partir de 23 de abril, a empresa passou a subscrever diretamente sua propriedade: riscos técnicos mediante suas próprias companhias de segurados, ao concluir um relacionamento bem-sucedido de 17 anos com a Chubb.

Esta transição dos riscos complexos e negócios de propriedade de energia da Starr para as próprias companhias de segurados da Starr deve ser perfeita a nossos clientes. Os clientes continuarão trabalhando diretamente com a equipe de especialistas do setor da Starr, que usa a mesma abordagem de gerenciamento de riscos técnicos e oferece os mesmos níveis de capacidade e atendimento ao cliente. A única mudança que os clientes verão é que as companhias de seguros da Starr serão entidades nomeadas emitindo apólices.

“Temos subscrito o negócio de riscos complexos e propriedade de energia há mais de 55 anos”, disse Richard Shaak, Presidente da International Insurance and Starr Tech. “AgradecemosàChubb por seu apoio ao longo deste relacionamento.”

Sobre a Starr Insurance Companies

Starr Insurance Companies (ou Starr) é um nome de marketing para as companhias operacionais de seguros e assistência a viagens e subsidiárias da Starr International Company, Inc. Starr & Co., Inc. e suas subsidiárias. A Starr é uma organização líder em seguros e investimentos com presença nos seis continentes; através de suas companhias de seguros operacionais, a Starr fornece produtos de seguros de propriedade, acidentes e saúde, bem como uma variedade de coberturas especiais, incluindo seguros de aviação, marítimo, energia e acidentes múltiplos. As subsidiárias da companhia de seguros Starr domiciliadas nos EUA, Bermuda, China, Hong Kong, Malta, Singapura, Suíça e Reino Unido têm, cada uma, uma classificação A.M. Best “A” (Excelente). O sindicato da Starr’s Lloyd’s tem uma classificação “A+” (Forte) da Standard & Poor’s.

Acesse nosso site www.starrcompanies.com ou siga-nos no LinkedIn e Twitter.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Charlie Armstrong

Vice-Presidente de Marketing

charlie.armstrong@starrcompanies.com, 646.758.8308

Fonte: BUSINESS WIRE



LTIMindtree Relata Intenso Ano Fiscal de 2023

LTIMindtree [NSE: LTIM, BSE: 540005], uma empresa internacional de consultoria em tecnologia e soluções digitais, anunciou hoje seus resultados consolidados do quarto trimestre e do ano finalizado em 31 de março de 2023, conforme aprovado por seu Conselho Administrativo.

“Temos o prazer de relatar um intenso ano fiscal de 2023, com um crescimento de receita anual de 19,9% em moeda constante”, disse Debashis Chatterjee, Diretor Executivo e Diretor Geral da LTIMindtree. “Este desempenho líder do setor nos posiciona bem para oferecer um crescimento lucrativo contínuo no ano fiscal de 2024. À medida que avançamos para sistemas e processos unificados, estamos prontos para explorar as sinergias. Nossa receita do quarto trimestre chegou a US$ 1,06 bilhão, um aumento de 13,5% quanto ao ano anterior em moeda constante e 11,9% em termos relatados em dólares. Nossa entrada de pedidos no trimestre foi de US$ 1,35 bilhão, nos ajudando a fechar a entrada de pedidos do ano inteiro em US$ 4,87 bilhões. Acrescentamos 31 novos clientes no quarto trimestre e aumentamos nossa contagem de mais de US$ 50 milhões em clientes de 2 para 13. Nossa margem operacional para o ano inteiro foi de 16,2% e o EPS básico foi de INR 149,1. Os requisitos de clientes mudaram no último trimestre e agora estamos atendendo a novos requisitos para oferecer economia de custos, que estão sendo direcionados para financiar programas de transformação em voo.”

Principais destaques financeiros:

Ano finalizado em 31 de março de 2023

Em dólares (EUA):

– Receita de US$ 4.105,7 milhões (crescimento de 17,2% A/A)

– Lucro líquido de US$ 545,7 milhões (crescimento de 3,0% A/A)

Em rupias:

– Receita de Rs 331.830 milhões (crescimento de 27,1% A/A)

– Lucro líquido de Rs 44.103 milhões (crescimento de 11,7% A/A)

Trimestre finalizado em 31 de março de 2023

Em dólares (EUA):

– Receita de US$ 1.057,5 milhões (crescimento de 1,0% T/T / 11,9% A/A)

– Lucro líquido de US$ 135,6 milhões (crescimento de 11,6% T/T / queda de 7,8% A/A)

Em rupias:

– Receita de Rs 86.910 milhões (crescimento de 0,8% T/T / 21,9% A/A)

– Lucro líquido de Rs 11.141 milhões (crescimento de 11,3% T/T / 0,5% A/A)

Outros destaques do ano fiscal de 2023

Clientes:

– 728 clientes ativos em 31 de março de 2023

– Mais de US$ 1 milhão, clientes aumentaram em 56, total de 383 (aumentaram em 9 no quarto trimestre)

– Mais de US$ 10 milhões, clientes aumentaram em 5, total de 81 (sem mudança no quarto trimestre)

– Mais de US$ 50 milhões, clientes aumentaram em 3, total de 13 (aumentaram em 2 no quarto trimestre)

Pessoal:

– 84.546 profissionais em 31 de março de 2023

– A flutuação nos últimos 12 meses foi de 20,2%

Ganhos em Negociações

  • Foi selecionada como principal parceria de transformação digital pela Currys, uma varejista de produtos e serviços de tecnologia com sede no Reino Unido. Esta cooperação multimilionária irá permitiràCurrys reforçar sua posição no mercado. A LTIMindtree visa aperfeiçoar o fluxo de receita omnicanal da Currys e impulsionar a transformação de custos.

  • A onsemi, líder mundial em tecnologias inteligentes de energia e detecção de imagens, escolheu a LTIMindtree como provedora de serviços estratégicos para desenvolver sua plataforma de suporte de TI empresarial de próxima geração. Este contrato plurianual irá envolver a cooperação da LTIMindtree com a equipe de TI da onsemi para impulsionar a inovação e aumentar a eficiência. A transformação de TI faz parte da estratégia mais ampla da onsemi para simplificar operações e investir em áreas de crescimento, como veículos elétricos, ADAS, energia alternativa e automação industrial.

  • A LTIMindtree foi selecionada pelo Hellenic Bank, uma instituição financeira líder na Europa, como seu parceiro exclusivo de Fonte Estratégica para seu programa de transformação digital, aprimorando a experiência do cliente através da digitalização, simplificando processos e oferecendo produtos competitivos.

  • Um fabricante norte-americano de soluções de construção de alto desempenho escolheu a LTIMindtree para sua jornada de transformação digital. A LTIMindtree seria o único parceiro a ajudar o cliente com sua infraestrutura de nuvem híbrida e um leque de mais de 100 aplicativos empresariais.

  • Contrato plurianual e multimilionário concedido por uma seguradora financeira para fornecer serviços de dados e aplicativos.

  • Contrato independente de testes assinado com uma das maiores seguradoras de bens e acidentes dos EUA.

  • Uma companhia de seguros dos EUA, que é a maior provedora de seguros complementares nos EUA, fez parceria com a LTIMindtree para um contrato de AMS de vários anos.

  • Foi escolhida por uma líder mundial de produtos e serviços de engenharia para equipamentos agrícolas, a fim de fornecer serviços de consultoria e testes.

  • Uma das principais companhias aéreas dos EUA selecionou a LTIMindtree como parceira preferencial em um contrato de manutenção de aplicativos.

Reconhecimentos

  • Reconhecida no cenário de provedores de serviços de análise de clientes da Forrester, primeiro trimestre de 2023.

  • Nomeada como ‘Líder’ no Ecossistema de Parcerias de Nuvem da Google ISG Provider Lens™ 2022.

  • Nomeada como ‘Major Contender’ (Contendor Principal) na Avaliação PEAK Matrix® de Consultoria de Transformação Digital do Everest Group 2023.

  • Reconhecida no Gartner® Magic Quadrant™ 2022 por Serviços de Aplicativos em Nuvem Oracle, a nível mundial.

  • Reconhecida no Gartner® Magic Quadrant™ 2022 por Serviços de Aplicativos SAP S/4HANA, a nível mundial.

  • Nomeada como ‘Líder’ e ‘Star Performer’ (Executante de Destaque) em Aplicativos e Serviços Digitais na Avaliação de Matrizes PEAK de Seguros P&C do Everest Group 2023.

  • Ganhadora do Prêmio de Excelência em Inteligência Artificial de 2023 para Canvas da LTIMindtree.

  • Ganhadora do Prêmio de Inovação de 2022 para Ferramentas de Capacitação OnDemand da Duck Creek Technologies nas categorias Remediação CBO (Custom Business Object) e Remediação de Dados de Referência de Banco de Dados.

  • Reconhecida como uma das Melhores Organizações para Mulheres 2023 pelo The Economic Times.

  • Reconhecida no DivHERsity Awards 2023 entre as 5 práticas mais inovadoras nos ‘Programas Femininos de Aprendizagem e Desenvolvimento’ e entre as 20 práticas mais inovadoras nas categorias ‘Programas para Mulheres Retornadas’.

* GARTNER é uma marca registrada e marca de serviço, e MAGIC QUADRANT é uma marca registrada da Gartner, Inc. e/ou suas afiliadas nos EUA e a nível internacional, sendo utilizadas aqui com permissão. Todos os direitos reservados. A Gartner não endossa nenhum fornecedor, produto ou serviço descrito em suas publicações de pesquisa, nem aconselha os usuários de tecnologia a selecionar apenas fornecedores com as classificações mais altas ou outra designação. As publicações de pesquisa da Gartner consistem em opiniões da organização de pesquisa da Gartner e não devem ser interpretadas como declarações de fato. A Gartner se isenta de todas as garantias, expressas ou implícitas, referentes a esta pesquisa, incluindo quaisquer garantias de comercialização ou adequação a um propósito específico.

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O Conselho Administrativo recomendou um dividendo final de Rs 40 por ação de valor nominal de Rs 1 cada para o exercício finalizado em 31 de março de 2023.

Sobre a LTIMindtree

A LTIMindtree é uma empresa internacional de consultoria em tecnologia e soluções digitais, que permite que empresas de todos os setores reinventem modelos de negócios acelerem a inovação e maximizem o crescimento ao aproveitar as tecnologias digitais. Como parceira de transformação digital para mais de 700 clientes, a LTIMindtree traz amplo conhecimento de domínio e tecnologia para ajudar a impulsionar a diferenciação competitiva superior, experiências do cliente e resultados de negócios em um mundo convergente. Impulsionada por mais de 84.000 profissionais talentosos e empreendedores em mais de 30 países, a LTIMindtree, uma empresa do Larsen & Toubro Group, combina os pontos fortes aclamados pelo setor das antigas Larsen e Toubro Infotech e Mindtree na solução dos desafios de negócios mais complexos e na entrega de transformação em escala. Para mais informação, acesse https://www.ltimindtree.com/.

Teleconferência de Ganhos

Quinta-feira, 27 de abril de 2023 (18:45 IST)
 

Para participar da teleconferência de ganhos

Clique aqui: https://LTIMindtree.zoom.us/j/84021137095

 

Ou digite (para maior qualidade, digite um número com base em sua localização):

EUA: +1 386 347 5053 ou +1 408 638 0968

Índia: +91 80 71 279 440 ou +91 116 480 2722

 

ID do seminário virtual: 840 2113 7095

 

Números de digitação no Zoom: https://LTIMindtree.zoom.us/u/kf0wVD3qg

 

A transcrição e a gravação estarão disponíveis em: https://www.ltimindtree.com/

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Contato:

Relações com a mídia:media@ltimindtree.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Como declarar investimentos no Imposto de Renda

Como declarar ao Leão o lucro de investimentos que são isentos ou evitar a bitributação. Essas são dúvidas que surgem na hora de preencher a declaração anual do Imposto de renda. Muitos contribuintes não sabem exatamente quais informações prestar, nem mesmo se têm direito à devolução de valores retidos na fonte ou qual a melhor opção de declaração: completa ou simplificada. Dúvidas que tiram o sono de muitas pessoas, em especial investidores. Para evitar que a angústia com a proximidade do fim do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda para Receita Federal -– que termina em 31 de maio – o Banco Daycoval disponibiliza um e-book para orientar os investidores que preferem declarar sem a necessidade de contratar um contador. 

O objetivo do e-book, pensado para clientes, mas disponível para todos,  é dar segurança e descomplicar a vida do investidor. A publicação destinada aos clientes alerta que saber declarar seus investimentos pode influenciar diretamente na rentabilidade de sua carteira e orienta detalhadamente em quais abas e de que modo deve declarar aplicações de renda fixa, como CDB, LCI, LCA, CRI, CRA, Debêntures e Tesouro Direto; e também as de rendimento variável, como Ações, ETFs, Fundos Imobiliários, Fundos de Investimento e Previdência Privada. O e-book também traz as diferentes alíquotas aplicáveis a cada modalidade.

Este tipo de informação ganha relevância com a proximidade do encerramento do prazo: faltam pouco mais de 30 dias para o prazo final e a Receita Federal recebeu até o momento 15 milhões de declarações do Imposto de Renda 2023, ano-base 2022. A Receita Federal estima receber 39 milhões de declarações neste ano.

Para a especialista do Banco Daycoval, Larissa Gomes, esta é a hora de alertar os clientes pessoas físicas sobre a importância de uma declaração completa, inclusive com os lucros obtidos nas aplicações financeiras – ainda que isentos de tributação.

“Muitos ficam indecisos na hora de declarar as aplicações e acabam declarando em alguns anos e em outros não”, disse Larissa.

Ela lembra que os valores que surgem de repente nas declarações dos anos posteriores ou mesmo o surgimento desse ativo ligado ao CPF de uma pessoa física podem gerar inconformidade na Receita Federal e levar o pequeno investidor para a malha fina.

“É uma perda de tempo desnecessária para todo mundo”, complementa.

Segundo ela, os assessores do Daycoval fazem recomendações pontuais diretamente pelo aplicativo do banco e encaminham o e-book para os investidores que se enquadram nesses casos. Já para quem aplica em daytrade e ações – quando há casos de prejuízo em aplicações, exigem um tratamento um pouco mais cuidadoso, por um profissional de contabilidade.

“Os fundos de investimento, que têm o Imposto de Renda retido na fonte, e a poupança, são os mais fáceis de lidar”, disse Larissa.

Além da redução do estresse sobre o tema, conhecer, estudar e planejar o Imposto de Renda pode resultar, inclusive, em um pagamento menor do tributo, devido à organização de recibos, entendimento de regras e até mesmo escolha de aplicações nas quais o IR é isento.

A relação do brasileiro com o Imposto de Renda, que há décadas traz um Leão como seu símbolo, geralmente não é positiva. Uma prova disso é que anualmente a Receita Federal lida com a demora dos contribuintes na entrega das declarações. No ano passado, apenas um terço dos contribuintes entregaram as declarações nos primeiros 30 dias do prazo aberto pela Receita. Em 2023, o prazo se estende até 31 de maio.

A procrastinação (adiamento) da preparação do formulário disponibilizado pela Receita via internet é atribuída tanto à complexidade das informações a serem prestadas quanto à desproporcionalidade da cobrança.

Isso em um cenário no qual o IR pode ganhar força. Todas as propostas de reforma tributária em análise tentam, de alguma maneira, cortar tributos sobre consumo e ampliá-los sobre a propriedade e a renda, estratégia mais comum em países ricos e mais igualitários.

O estudo Imposto de Renda e Distribuição de Renda no Brasil, divulgado pelo IPEA em 2019, aponta que o sistema tributário brasileiro enfatiza sobremaneira os impostos indiretos – que representam mais de 51% da carga tributária bruta total – em detrimento de impostos sobre a renda e a propriedade (impostos diretos) – modelo que sabota a aplicação real do princípio de capacidade contributiva, resultando em um sistema regressivo – no qual famílias de renda proporcionalmente menor financiam uma maior fatia do Estado que as famílias com maiores rendimentos.

Mas enquanto estas mudanças não se tornam efetivas, o IR segue amedrontando muitos contribuintes. A maior parte das pessoas tende a optar por uma declaração simplificada, com o menor volume de informações possível, acreditando nesta prática como uma atitude de proteção aos seus dados e patrimônio.

Serviço

Para preencher as informações sobre os investimentos na declaração do IR, é preciso ter em mãos o informe de rendimentos do ano passado, documento fornecido pelas instituições financeiras por meio das quais foi feito o investimento. É no informe que estão todos os dados que devem constar na declaração. No Daycoval, é possível obter o informe de rendimentos pelo site ou pelo chat, com a atendente virtual, Dayane.

Quem se enquadra nas regras de obrigatoriedade do Imposto de Renda, como atingir determinadas faixas de Renda ou operar na Bolsa de Valores, deve declarar os investimentos, de todas as classes, que estavam na Carteira no ano anterior, ainda que o produto seja isento.

Os ativos devem ser discriminados em áreas específicas da declaração e, quando há incidência de imposto, a alíquota varia de acordo com o tipo de investimento e o prazo. Muitas vezes, especialmente na renda fixa, a cobrança é feita de acordo com a tabela regressiva do IR. Portanto, investimentos de médio e longo prazo costumam ter menos incidência de imposto.

Dias                          Alíquota

Até 180 dias             22,5%

De 181 a 360 dias     20%

De 361 a 720 dias    17,5%

Acima de 720 dias    15%



Wemade inicia registro prévio a nível mundial do World Fishing Championship, o primeiro jogo eletrônico de pesca na WEMIX PLAY

A Wemade inicia registro prévio a nível mundial do World Fishing Championship, um novo jogo eletrônico de pesca desenvolvido pela Wemade Plus.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230427005440/pt/

World Fishing Championship, the first fishing game on WEMIX PLAY, started its global pre-registration on May 25th (Graphic: Wemade)

World Fishing Championship, the first fishing game on WEMIX PLAY, started its global pre-registration on May 25th (Graphic: Wemade)

World Fishing Championship é o primeiro jogo de pesca na WEMIX PLAY, uma plataforma blockchain de jogos eletrônicos da Wemade. O jogo será lançado oficialmente em 170 países (excluindo Coreia do Sul e China) em 25 de maio. O registro prévio está disponível no Google Play. Durante um mês após o lançamento, todos os usuários, incluindo os registrados previamente, irão receber itens especiais, como Fishing Gear Box e 10 Platinum Lucky Box Tickets.

Os usuários podem coletar cerca de 500 espécies de peixes, desde tropicais até pré-históricos, ao viajar pelo mundo. Por meio do crescimento do personagem e melhoria das habilidades, os usuários podem se envolver em batalhas estratégicas e emocionantes com vários tipos de peixes. Uma gama diversificada de conteúdos, como PvP e partidas de campeonato também estará disponível.

Os peixes coletados no aquário podem ser vistos de diversos modos, ao usar uma câmera de 360° ou mediante tecnologias de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA). Os usuários também podem observar a cadeia alimentar que foi criada usando a tecnologia de IA.

Mais informações sobre o World Fishing Championship podem ser encontradas no site da WEMIX PLAY.

WEMIX PLAY, a plataforma blockchain de jogos eletrônicos nº 1 do mundo, oferece jogos de vários gêneros, desde RPG até quebra-cabeças, estratégia, tiro e SNG. Com a adição do World Fishing Championship, a linha de jogos eletrônicos da WEMIX PLAY se diversificou ainda mais.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Wemade Co., Ltd. (112040: KOSDAQ)

Yeonghyun Lee, Gerente de Relações Públicas

yeonghyun@wemade.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Jack e Laura Dangermond Homenageados com Prêmio Visionário de Conservação

Em dezembro de 2022, os EUA se uniram a uma coalizão internacional comprometida em preservar 30% das terras e oceanos do planeta até 2030, uma iniciativa conhecida como 30 by 30. Como um assunto inerentemente geográfico, uma das principais ferramentas já em uso para alcançar esta meta é a tecnologia de mapeamento.Esri, líder mundial em inteligência de localização, está na vanguarda da aplicação de mapas e análises para conservação desde sua criação. Uma missão importante aos fundadores, Jack e Laura Dangermond, vem sendo compreender a conexão entre os seres humanos e o planeta para ajudar a construir um mundo mais sustentável. Em reconhecimento a seu trabalho, a International Land Conservation Network (ILCN) concedeu a Jack e Laura Dangermond o Conservation Visionary Award (Prêmio Visionário de Conservação).

“Sempre fomos apaixonados por proteger o mundo natural e este prêmio é uma honra incrível para nós”, disse Jack Dangermond, fundador e presidente da Esri. “Esperamos que nosso trabalho inspire e motive pessoas e outras organizações a buscar oportunidades semelhantes para conservar áreas naturais remanescentes importantesàsaúde de nosso planeta, sobretudo quando embarcamos na ambiciosa meta de proteger um terço das terras e oceanos do planeta.”

Jack e Laura Dangermond fundaram a Esri em Redlands, Califórnia, em 1969, sendo agora a principal empresa de software de sistemas de informação geográfica (GIS) do mundo. A Esri vem apoiando esforços ambientais ao oferecer acesso de baixo custo a software, conteúdos e recursos mediante seu Nonprofit Organization Program (Programa de Organizações sem Fins Lucrativos). A empresa também doou ou prometeu mais de US$ 1 bilhão em software gratuito da Esri a escolas e organizações ambientais.

Além do suporte da empresa, Jack e Laura Dangermond definiram pessoalmente a Preserve at Point Conception (Preservação na Concepção Pontual) na Califórnia em 2017. Sua doação de US$ 165 milhõesàThe Nature Conservancy ajudou a proteger 24.000 acres da costa central da Califórnia. Atualmente, a organização está criando um gêmeo digital da preservação disponível online, e capacitando pesquisadores a estudar a preservação em qualquer lugar do mundo.

A ILCN conecta organizações cívicas e privadas ao redor do mundo para acelerar a proteção e intensificar a gestão da terra e dos recursos naturais. O Conservation Visionary Award da organização homenageia pessoas que fizeram contribuições notáveis ao campo da conservação. Entre os premiados recentemente estão o Ministro do Meio Ambiente do Chile, Marcelo Mena; o Diretor da Biodiversidade da Direção Geral do Meio Ambiente da Comissão Europeia, Humberto Delgado Rosa; e o Diretor de Conservação da Fundación Catalunya al Pedrera, Miquel Rafa Fornieles.

O prêmio dos Dangermonds foi entregue a Jack e Laura no 2023 Esri Geodesign Summit (Encontro de Cúpula Esri Geodesign 2023).

Sobre a Esri

A Esri, líder mundial de mercado em software de sistemas de informação geográfica (GIS), inteligência de localização e mapeamento, ajuda clientes a liberar todo o potencial dos dados, a fim de melhorar resultados operacionais e de negócios. Fundada em 1969 em Redlands, Califórnia, EUA, a Esri tem seu software implantado em centenas de milhares de organizações em todo o mundo, incluindo empresas da Fortune 500, agências governamentais, instituições sem fins lucrativos e universidades. A Esri possui escritórios regionais, distribuidores internacionais e parcerias que fornecem suporte local em mais de 100 países nos seis continentes. Com seu compromisso pioneiro com a tecnologia e análise geoespaciais, a Esri desenvolve as soluções mais inovadoras que aproveitam uma abordagem geográfica para solucionar alguns dos problemas mais complexos do mundo, ao colocar os mesmos no contexto crucial da localização. Acesse nosso site em esri.com.

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Fonte: BUSINESS WIRE



Vou Para New York anuncia Pass com Summit One Vanderbilt

A VPNY (Vou Para New York), butique brasileira de turismo de experiências em Nova Iorque, anuncia parceria com o Summit One Vanderbilt, observatório da cidade. Com a parceria, turistas e residentes de NYC poderão fazer a reserva do seu ingresso para o Summit através de um passe da empresa. Até então, a atração somente vendia seus ingressos diretamente pelo seu site ou parceiros oficiais, mas não estava com sua reserva autorizada em nenhum dos passes de atrações da Big Apple, o que torna o VPNY, por enquanto, exclusivo.

No Summit One Vanderbilt a cidade de Nova York transcende 93 andares acima da selva de concreto, em uma experiência artística imersiva e multissensorial.

“Estamos muito contentes em anunciar a VPNY como parceira oficial do Summit. Oferecer reserva e suporte dos ingressos da experiência mais exuberante de NYC é um grande marco comemorativo para nós”, diz Bruno Garcia, CEO da VPNY.

O mercado brasileiro é de uma grande importância para o Summit One Vanderbilt, sendo o quarto maior mercado internacional para nós, e líder do mercado latino-americano em visitação.O brasileiro adora não apenas visitar, mas toda a experiência gastronômica e de compras que o Summit oferece”, diz Nastassia Welter, VP de Vendas Summit One Vanderbilt.

“Reforçamos que as formas mais seguras de se comprar bilhetes para o Summit são diretamente no site oficial, ou através de parcerias estratégicas como VPNY, novo parceiro do Summit.” explica Nastassia Welter.

A empresa é também possui loja física no centro do turismo nova-iorquino, a Times Square, localizada em Midtown Manhattan, para apoio e suporte in loco a turistas e residentes dos Estados Unidos que adquirem o VPNY Pass. Além disso, é a única empresa brasileira em NY com o certificado “New York Specialist”, selo de qualidade concedido pelo departamento de turismo da cidade. 

A VPNY, inclusive, fez parceria com a GoCity, empresa de passes turísticos para construir o VPNYPass. “A GoCity acaba de anunciar esta parceria estratégica com a VPNY, proporcionando aos viajantes brasileiros experiências em NY”, diz Christina Simpson, vice-presidente da GoCity.

“O nosso único segredo para termos alta aprovação do mercado e crescimento vertiginoso de vendas de passes é sermos de fato apaixonados por Nova York. O nosso cliente sente a relação afetiva e a experiência que temos na cidade, bem como nossa relação próxima com departamento de turismo local e com as diretorias de cada atração que vendemos”, diz Bruno Garcia.

Mesmo em um mundo com atendimento online, a VPNY mantém o lounge físico ma Times Square, em um dos pontos mais privilegiados do mundo. “Queremos ser mais do que um ponto de apoio aos brasileiros, queremos ser a casa do turista brasileiro em NY. Muitas pessoas já nos procuraram para ajudá-los em momentos de estresse como a perda de documentos ou ajuda na tradução quando alguém da família foi hospitalizado durante a viagem. Somos uma empresa especializada em cuidar de pessoas’’, explica Bruno.

Bruno e sua equipe atendem turistas de forma personalizada, desde ajudando na compra do passe do metrô, até recuperando um celular roubado. “Queremos que as pessoas voltem às suas casas já programando a volta para NY,e para isso, a experiência tem que ser boa”, conclui.

Como funciona o VPNY Pass

O VPNY Pass foi desenhado de forma estratégica em parceria com o departamento de Turismo de NY, e com uma das maiores emissoras de ingressos no mundo, a GoCity, e é recomendado para os visitantes novos ou que já conhecem a cidade, mas que querem ter facilidade para comprar os ingressos das principais atrações da cidade.

Além disso, a VPNY construiu o VPNYPass em parceria com a GoCity, empresa de passes turísticos.”A GoCity tem o prazer de anunciar esta parceria estratégica com a VPNY, que ajudará os viajantes brasileiros com nossos passes de NY”, diz Christina Simpson, vice-presidente da GoCity. 

O comprador pode escolher seu passe pelo número de atrações que quer visitar (3, 5, 7 ou 10) e decide seu roteiro entre as mais de 50 atrações disponíveis, sem a necessidade de reservas antecipadas. A compra tem validade de 1 ano.

Para escolher as atrações do VPNY PASS não é necessário fazer login, fornecer telefone ou e-mail. Basta passar o cartão virtual ou impresso na primeira atração, e o cartão é ativado e validado automaticamente. Usuários podem reservar com antecedência algumas atrações populares ou usar filas de entrada especiais com privilégios de entrada Fast Track em locais selecionados.

Quanto mais atrações, mais dinheiro o visitante economiza. Por exemplo: escolhendo dez principais atrações populares de NY, é possível economizar até 70% na compra de ingressos.

A VPNY traz também dentro do leque de atrações, o sistema Broadway Fácil. Em parceria com o órgão oficial de emissão de ingressos de espetáculos, a Broadway Inbound, o novo sistema integrado, retira a necessidade de troca de vouchers na porta dos teatros.

Além das atrações clássicas e tradicionalmente procuradas por quem vai a NY, como a Broadway, por exemplo, a VPNY também é conhecida pelo passeio feito em carros panorâmicos com paradas entre Manhattan, Brooklyn e New Jersey, que envolvem locais de cenas famosas de filmes e pontos de histórias curiosas de personagens nova-iorquinos. O passeio inclui paradas gourmet, playlist temática e outros locais para registros fotográficos históricos.

Sobre a VPNY

Butique de turismo de experiências em Nova York, a Vou Para Nova York é uma empresa 100% brasileira há dez anos no mercado, única com loja na Times Square e selo de reconhecimento de especialista em Nova York concedido pelo departamento de turismo da cidade. Entre seus produtos e serviços estão o VPNY Pass, pacotes de passeios especiais, transfers, ingressos para Broadway, Observatório Summit One Vanderbilt, Madison Square Garden, Barclays Center. A VPNY  já atendeu mais de 30 mil famílias nos últimos dez anos de atuação.



Dez anos após PEC, domésticas ainda buscam direitos

Dentre as mais variadas datas que servem para celebrar, lembrar ou conscientizar a população para alguma personalidade, efeméride, ofício ou classe, em 27 de abril é celebrado o Dia da Trabalhadora Doméstica. A data faz referência ao Dia de Santa Zita, considerada a padroeira das trabalhadoras domésticas. 

Foi no mês de abril, também, no ano de 2013, que foi promulgada a Emenda Constitucional 72, que ficou conhecida como PEC das Domésticas. O texto prevê a igualdade de direitos trabalhistas – como salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio acidente de trabalho, pensão por morte e aposentadoria por invalidez, idade e tempo de contribuição – entre empregadas domésticas e demais trabalhadores e trabalhadoras. 

Dois anos mais tarde, a PEC foi regulamentada a partir da aprovação da Lei Complementar nº 150, que ampliou as garantias previstas para a categoria, como a obrigatoriedade de recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Para Amalia Fischer, diretora geral do ELAS+, fundo social de investimento no protagonismo de mulheres e pessoas trans criado em 2000, lembrar do Dia da Trabalhadora Doméstica é importante “para destacar a relevância do trabalho doméstico na economia do país e para celebrar a luta da categoria”. Ela ressalta que, “mesmo historicamente marginalizadas”, as trabalhadoras domésticas se mobilizaram politicamente para alterar a Constituição brasileira e garantir direitos. 

Fischer pontua, porém, que a PEC das Domésticas, embora seja uma grande conquista para a classe, não resolve todos os problemas. “Ainda é preciso garantir o cumprimento da lei e lutar contra uma cultura de servidão que estigmatiza e subvaloriza o trabalho doméstico”, enfatiza.

Dez anos depois da PEC, informalidade cresce

De fato, dez anos após a promulgação da PEC das Domésticas, a informalidade ainda domina o mercado de trabalho no setor. De acordo com dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de cada quatro trabalhadores dedicados a afazeres domésticos no Brasil, três atuam sem carteira assinada.

Em 2013, segundo a Pnad, havia no país 6 milhões de trabalhadores e trabalhadoras domésticas no país, sendo que o grupo sem o registro na carteira de trabalho era composto por 4,1 milhões (68,4% do total). Hoje, são 5,9 milhões de trabalhadores que trabalham neste segmento, sendo que 4,4 milhões não possuem carteira assinada – o equivalente a 74,8% do total. As mulheres são a maioria da categoria, ocupando 92% das vagas de trabalho doméstico no Brasil, sendo 65% delas, mulheres negras.

Já a renda média da categoria foi estimada em R$ 1.087 no trimestre até janeiro de 2023, um valor que corresponde a um avanço real (descontada a inflação) de 6%, ou R$ 62, em relação ao mesmo período de 2013 (R$ 1.025). Considerando apenas os trabalhadores domésticos sem carteira assinada, a renda ainda continua abaixo de R$ 1.000 (mais precisamente, R$ 944). 

Para Fischer, a sociedade brasileira precisa reconhecer a importância dessa força de trabalho, e isso passa pela garantia dos direitos das domésticas, pela necessidade de cobrar a carteira assinada no emprego e o cumprimento da lei. “A economia do cuidado é essencial para os indicadores econômicos e sociais de um país”, diz. Expressão definida em 1993 pela cientista política estadunidense Joan Tronto, a “economia do cuidado” diz respeito a todo tipo de trabalho, remunerado ou não, motivado pelo objetivo de melhorar a vida de outra pessoa.

As próximas lutas da categoria

Entre as reivindicações da categoria para a completa equiparação da atuação profissional destes a outros trabalhadores do país estão a questão do seguro-desemprego e dos atestados médicos, de acordo com a coordenadora geral da Fenatrad (Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas), Luiza Batista. 

Em entrevista ao ELAS+, ela explica que a luta das trabalhadoras domésticas é anterior à CLT, e ainda assim, a partir de sua criação, a classe ficou fora dos direitos. “Esse ano nós completamos 50 anos do primeiro direito, que é a lei nº 5859”, e a CLT foi instalada a 80 anos. 

Entretanto, apesar da criação da PEC, ela ressalta que o maior desafio do sindicato é que a lei seja, de fato, cumprida. “Mesmo depois de meio século do direito da carteira assinada, nunca houve pesquisa que confirmasse que pelo menos 40% do total de 6 milhões de trabalhadoras são formalizadas”. Por isso, Luiza ressalta a importância de conscientizar a sociedade, cada vez mais, a respeito da profissão e seus direitos. 



E-commerce brasileiro de vinhos completa dez anos

De acordo com dados do relatório Global Payments Report, divulgado pela Worldpay from FIS, o comércio eletrônico deve crescer 55,3% nos próximos até 2025. No Brasil, a modalidade deve expandir 95% até 2025, impulsionada por empresas que, nos últimos anos, têm ampliado os investimentos no e-commerce a fim de possibilitar aos brasileiros a oportunidade de comprar on-line produtos dos mais diversos setores. 

Dentre os segmentos que têm explorado a internet, ganham destaque os negócios do setor de bebidas. Exemplo disso, em uma década, a Evino vendeu para mais de 1,7 milhão de clientes. Nesse período, a empresa vendeu mais de 50 milhões de garrafas para os chamados e-consumidores – cerca de 250 milhões de taças, de acordo com dados internos.

Ari Gorenstein, cofundador da Evino, conta que a empresa completa dez anos de atividade em 2023 como o maior e-commerce de vinhos da América Latina: “Começamos em dezembro de 2013, com 15 pessoas, entre colaboradores e fundadores. Em 2021, com a compra da Evino pela Grand Cru, o Víssimo Group foi criado e, atualmente, conta com 550 colaboradores”.

Segundo Gorenstein, a Evino surgiu como uma startup com o objetivo de democratizar o vinho e torná-lo uma bebida mais acessível ao público brasileiro. Para isso, era preciso se atentar a diversos pontos: ter uma plataforma intuitiva, entender o gosto do público, adotar um discurso descontraído – com viés educativo e de fácil compreensão -, tornar o vinho uma bebida atrativa e oferecer um bom custo-benefício.

De acordo com o empresário, os vinhos mais vendidos nesses dez anos foram o Dom Simon Seleccion Tempranillo e o Portada, enquanto a uva preferida do público foi a Malbec.

“Os 10 rótulos que mais fizeram sucesso ilustram a campanha de aniversário são: Portada Winemakers Selection 2020, Don Simon Seleccion Tempranillo, Miliasso 8 Vites Piemonte DOC Rosso 2021, El Molino Malbec 2022, Portada Reserva 2020, Viñapeña Rosado, Domaine de La Motte Pinot Noir 2021, Aimone Vino Rosso d’Italia, Grand Chateau do Soleil Brut e o Finca Patagonia Single Vineryard Selection Sauvignon Blanc”, explica.

Gorenstein conta que, ao longo de dez anos de atividade, a Evino percebeu uma evolução na jornada do consumidor: “Acreditamos em novas descobertas e nas histórias sobre esse universo. Por isso, buscamos sempre ouvir e aprender com os nossos clientes”.

Nos primeiros anos, a Evino trabalhou 100% com o modelo flash sales, ou seja, uma quantidade limitada de rótulos era negociada diretamente com os produtores e disponibilizada para  o cliente com um ótimo custo-benefício. Gorenstein explica que, nesse período, a empresa não tinha um portfólio de rótulos fixo e trabalhava a partir de oportunidades: vinhos que entravam e logo acabavam.

“Com o tempo, os clientes foram gostando muito de algumas marcas, as quais voltaram a pedir. Assim, assim vinhos como Portada, Anciano e Don Simon se tornaram fixos em catálogo”, explica. “Hoje, metade do nosso portfólio – cerca de 500 rótulos – é formado por rótulos fixos, e a outra parte continua sendo de oportunidades”, detalha. 

Ainda segundo o cofundador da Evino, com o propósito de quebrar barreiras e acompanhar o crescimento da marca e do consumidor, a Evino investiu em negociações com “vinícolas ícones” e vinhos pontuados. Depois, em 2020, a empresa criou um portfólio de “Produtores Renomados”, que hoje conta com cerca de 20 nomes.

“Entendemos que fazia sentido ir além do on-line, isto é, que o nosso cliente valorizaria a presença física e as experiências nessas lojas. Por isso, de dezembro de 2022 para cá, já inauguramos três lojas físicas na cidade de São Paulo (SP), com uma flagship em Pinheiros – que se propõe a oferecer uma experiência sensorial do mundo do vinho”, pontua.

“A nossa primeira loja com restaurante integrado segue em atividade na Vilaboim, além da loja no West Plaza. Agora, a ideia é expandir esse projeto pelo Brasil”, conclui Gorenstein. 

Para mais informações, basta acessar: https://www.evino.com.br/



Carros elétricos e híbridos: vendas crescem 55,5% em março

A comercialização de veículos elétricos ou híbridos teve um aumento de 55,5% em março de 2023. A alta é ante o mesmo mês do ano anterior. Nos últimos três meses, o crescimento registrado foi de 50% na comparação com o mesmo período de 2022, segundo dados da Abve (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). 

No total, foram comercializadas 5.989 unidades, transformando março deste ano no segundo melhor mês para a venda de elétricos da série histórica, iniciada em 2021. O mesmo vale para o resultado do trimestre, o melhor já registrado, com 14.787 eletrificados leves vendidos. Na comparação com os 3 primeiros meses de 2021, a alta foi de 223%.

“O aumento nas vendas de veículos elétricos é uma tendência mundial que deve se intensificar cada vez mais. Primeiro, porque esse tipo de veículo apresenta uma série de vantagens econômicas, como menor gasto com combustível e manutenção”, avalia André Brunetta, Diretor de Digital & Inovation da Estapar. “Além disso, eles estão cada vez mais potentes e eficientes, já que a ausência do motor a combustão deixa o carro mais leve e com mais espaço”.

Tendências e barreiras

Algo que contribui para a popularização dos modelos elétricos e híbridos é o fato de que países da Europa e estados americanos estão aprovando leis que preveem o fim da produção de motores a combustão nas próximas décadas, como parte das medidas de combate às mudanças climáticas. No Brasil, carros elétricos ou híbridos pagam menos ou até mesmo são isentos de impostos, além de estarem livres do rodízio municipal de veículos da cidade de São Paulo.

No entanto, o setor ainda enfrenta alguns desafios. “O principal entrave ainda é o preço. As baterias, por exemplo, são muito caras, o que eleva o valor desses veículos. Outro problema é a autonomia, também porque em alguns modelos, as baterias ainda precisam ser recarregadas com frequência. E recarregar esses motores pode levar mais de uma hora, muito mais que os minutos de abastecimento de veículos a combustão”, pondera Brunetta. 

Trabalhando para consolidar o mercado de infraestrutura, muitas empresas surgiram nos últimos anos. Dentre elas está a Zletric, que se consolida no território nacional como facilitadora do ecossistema de eletromobilidade com uma ampla rede de carregamento semi-pública instalada no país. São mais de 650 carregadores, em 15 estados, além de uma rede privada de carregadores rápidos em funcionamento, com nove equipamentos presentes nos estados de SP, SC e RS.

“Não há dúvidas que a eletromobilidade não é mais uma promessa e, sim, uma certeza de futuro. A questão da infraestrutura de recarga não pode ser um entrave e o mercado ainda busca eficiência e maturidade. A gente acredita que o nosso papel é auxiliar neste amadurecimento, promovendo discussões e alinhamentos para que este futuro chegue mais rápido”, avalia Schaan.

Cenário brasileiro

No Brasil, a disponibilidade do etanol, um combustível considerado mais barato e eficiente do ponto de vista ambiental, pode favorecer a popularização dos veículos híbridos. “Estes carros têm um motor a combustão que carrega o elétrico, aumentando a autonomia, permitindo que as baterias sejam menores e mais baratas e, portanto, unindo as vantagens dos dois modelos. Mas, a longo prazo, a tendência mundial dos veículos totalmente elétricos deve também chegar com força no país”, conclui Brunetta.

Há também uma expectativa do mercado internacional, que afeta o mercado brasileiro, pela redução dos preços das baterias e maior oferta de modelos elétricos por montadoras como Volkswagen, Nissan e Hyundai. Além disso, Tesla, GM, Ford e seus fornecedores de baterias podem inaugurar novas fábricas, colhendo economias de custos provenientes da produção em massa.

Para saber mais, basta acessar: www.zuldigital.com.br  



Saúde emocional dos adolescentes exige atenção

Existem diversas pesquisas que indicam que a saúde mental dos adolescentes está se deteriorando em paralelo com a evolução tecnológica. Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), constatou que a depressão e a ansiedade são as principais causas de doenças e incapacidades entre jovens de 10 a 19 anos e a cada 11 minutos 1 adolescente tira a própria vida ao redor do mundo. 

Especialistas acreditam que a evolução tecnológica e a utilização inadequada de dispositivos eletrônicos no período de desenvolvimento do cérebro é um dos principais fatores responsáveis por essa tendência alarmante. Além disso, as redes sociais podem contribuir para o aumento da pressão social, do isolamento e da exposição a conteúdos inapropriados para a idade, segundo relatório da Royal Society for Public Health que mediu o impacto das redes sociais na saúde mental e no bem-estar dos jovens.

Atentas a este fator e a necessidade do resgate das habilidades de vida na fase da adolescência, que é justamente a estruturação da base da vida adulta, as empreendedoras brasileiras Amanda Calvo (cofundadora e CEO), Daniela Mazzei (cofundadora e CFO) e Gabriela Mazzei (cofundadora e CKO) fundaram a empresa “Empoderamento Adolescente”. 

“O que sentimos no nosso dia a dia com os adolescentes é que existe uma carga muito grande de informações para processarem e, ao mesmo tempo, muitas habilidades fundamentais foram se atrofiando por conta do uso excessivo de tecnologia”, conta Amanda. “Para ter uma ideia, o que eles mais pedem para ensinarmos é como fazer amizades e como lidar com a frustração fora das telas, uma vez que no mundo virtual eles podem “fingir ser como quiserem” e é muito mais fácil desligar tudo quando as coisas não saem conforme esperado”. 

A iniciativa promove saúde emocional, desenvolvimento pessoal e de habilidades de vida como resiliência, raciocínio  crítico, autoconfiança, gestão emocional, comunicação, resolução de problemas, empatia, gerenciamento  de conflitos, criatividade, autoconhecimento e responsabilidade pessoal, além de oferecer suporte especializado no que tange à questão da saúde mental dos adolescentes. 

Calvo destaca que, por meio da “Empoderamento Adolescente”, os jovens podem adquirir conhecimentos e ferramentas para serem emocionalmente saudáveis, enfrentarem os desafios da vida e se tornarem agentes ativos de transformação de si mesmos e da sociedade.  

“No Brasil, as recentes ondas de violência nas escolas evidenciam a necessidade de preparação para o enfrentamento de crises, e isso vai além do reforço da segurança física”, afirma Calvo. “Isso porque o pânico que tem se espalhado nas unidades de ensino trazem à tona a importância do adolescente desenvolver habilidades relacionadas ao manejo do estresse, gerenciamento de emoções, resiliência, comunicação, autocontrole e autoconfiança. Do contrário, certamente enfrentaremos índices ainda mais altos de fobia social, ansiedade e depressão, que acabam comprometendo a qualidade de vida desse jovem e da sua família”, diz ela.

Para ela, o avanço acelerado da tecnologia, os eventos como a pandemia de Covid-19 e os episódios de violência nas escolas alertam para a necessidade de redobrar a atenção com a saúde emocional dos jovens. A CEO da Empoderamento Adolescente destaca dados preocupantes sobre a deterioração da saúde mental logo na fase da adolescência:

  • Recentemente, metade dos adolescentes e jovens brasileiros sentiu necessidade de pedir ajuda sobre saúde mental, segundo dados da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância);
  • Em média, 50% dos entrevistados desconhecem serviços ou profissionais dedicados a apoiar adolescentes;
  • 5,5MM sofrem com algum transtorno de saúde mental no Brasil, e no mundo todo somam 166MM com idade entre 10 e 19 anos;
  • Um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que a depressão é a principal causa de incapacidade entre adolescentes em todo o mundo.
  • Cerca de 80% dos brasileiros de 15 a 29 anos vivenciaram recentemente algum problema de saúde mental, segundo dados inéditos de pesquisa Datafolha publicados pela Folha de S.Paulo;
  • Dentre os adolescentes e jovens entrevistados pelo Datafolha, mais da metade (51%) considera sua saúde mental como regular, ruim ou péssima;
  • A maioria dos respondentes sofreu com pensamentos negativos (66%), dificuldade de concentração (58%), crise de ansiedade (53%), transtornos alimentares (20%), pensamentos suicidas (13%) ou automutilação (6%). 

Iniciativa visa empoderar os adolescentes

Calvo explica que empoderar não significa “dar poder aos jovens” para que sejam superiores a alguém. Empoderar é fornecer meios e recursos necessários para que eles desenvolvam responsabilidade pessoal, ou seja, reconheçam que são responsáveis pelo que fazem e pelas escolhas que tomam em suas vidas, sejam elas boas ou ruins. “Ter responsabilidade pessoal é assumir o comando de suas vidas e de suas escolhas em vez de se vitimizar, colocar a culpa em outras pessoas ou circunstâncias externas”. 

“O objetivo é fazer com que o adolescente seja questionador, responsável e confiante, conquistando o seu espaço com respeito consigo mesmo e com os outros”, complementa.

Fundada em março de 2020, a Empoderamento Adolescente é a maior empresa do Brasil focada no desenvolvimento pessoal, educação socioemocional e saúde mental de adolescentes por meio de cursos, workshops, palestras, experiências, comunidades e atendimentos individuais com formatos disruptivos e nada tradicionais, online e presenciais.

Segundo Calvo, a empresa já atendeu a mais de 10 mil jovens de todos os Estados do Brasil e em 15 países com projetos de educação que se pulverizam para impactar não somente os jovens, mas também as três frentes que permeiam o seu ecossistema de formação para que todos consigam caminhar em direção ao mesmo objetivo: família, profissionais da educação e profissionais da saúde mental.

“Acreditamos que, ao capacitar os jovens, bem como pais e profissionais que trabalham com eles, podemos gerar um impacto positivo duradouro na sociedade e no mundo”, conclui. 

Para mais informações, basta acessar: https://empoderamentoadolescente.com.br/



Detectores de gás cloro auxiliam na proteção e segurança do tratamento da água

Atuando há mais de 15 anos em conjunto com a COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), a Fluid Feeder, empresa da área de equipamentos e serviços para tratamento de água e efluentes, certificada pelo ISO 9001:2015, entregou, recentemente, o total de 165 detectores de gás cloro, equipamento de segurança fundamental para qualquer ambiente onde haja a produção, uso ou estoque desse tipo de gás.

O sistema utilizado aciona um alarme ao identificar a presença do gás no ambiente. A partir daí, existe a possibilidade de que seja acionado um sistema de segurança que fecha as válvulas dos cilindros e/ ou liga um exaustor/ lavador de gases para reduzir a concentração indesejada em casos de eventuais vazamentos.

“Cada estação de tratamento de água utiliza pelo menos um sensor, então, podemos afirmar que 165 pontos estarão protegidos do risco de vazamento de cloro”, analisa Francisco Oliver, diretor técnico industrial da Fluid Feeder.

Presente em diversas estações de tratamento de água por sua eficiência e economia, o gás cloro pode apresentar riscos às pessoas e ao ambiente. Mesmo em situações em que há baixa concentração, o cloro gás é altamente tóxico e corrosivo em locais que apresentam umidade, causando forte mal-estar, principalmente nos olhos e sistema respiratório.

Portanto – explica Oliver – investir na detecção e fechamento rápido das válvulas é fundamental para que a empresa funcione em segurança, bem como também evitar a perda do insumo.



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