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Em expansão, empresa anuncia contratação de executivo

José Antônio Caetano assume superintendência comercial e de marketing da RS Serviços. O executivo tem mais de 30 anos de atuação no setor de facilities e segurança, e após um período sabático e um pouco mais de um ano no comando do Grupo Muda, voltado à gestão de resíduos, economia circular e logística reversa, passa a integrar a alta gestão da RS Serviços.

Formado em Administração de Empresas, Caetano —como é conhecido no mercado— atuou em uma construtora e, depois, foi por 28 anos um dos sócios fundadores de empresa do setor de segurança patrimonial e privada, tendo passado por diversas áreas, como comercial, marketing, novos negócios e tecnologia.

O executivo aproveitou o período sabático para voltar à sua cidade natal, Marília, escreveu um capítulo sobre liderança no livro “Mindset de sucesso” e foi convidado para ocupar o cargo de diretor do Grupo Muda, uma oportunidade de manter o contato com o mercado e poder compartilhar todo o aprendizado em um segmento que se torna, cada vez mais, protagonista nas empresas: a sustentabilidade.

À frente do Grupo Muda retomou a rotina de eventos e de visitas às administradoras condominiais e síndicos profissionais, entre outras empresas do setor, até conhecer a RS Serviços e receber o convite para integrar a equipe de alta gestão.

Desafio aceito, Caetano está motivado e certo de que existem muitas vantagens competitivas e valores agregados já existentes na RS e muitos outros a serem construídos. “A RS tem algo diferente. Acredito que há um futuro brilhante, ela está consolidada no mercado, tem um nome reconhecido e está pronta para crescer ainda mais. Um dos aspectos que motivou o aceite em contribuir com minha expertise foi o plano de expansão nacional.”

“Se a vida é uma escola, os relacionamentos são a pós-graduação” é uma das frases preferidas de Caetano.



Mitsubishi Electric promove competição educacional no país

Chega na reta final a competição educacional MECA Brasil, promovida mundialmente pela Mitsubishi Electric. A primeira edição no país contou com cerca de 150 instituições de ensino convidadas, com mais de 60 projetos inscritos e 15 finalistas, selecionados por um comitê examinador de diferentes áreas da empresa. No dia 8 de novembro, dois projetos vão levar o prêmio – sendo um de graduação e outro de ensino técnico. O evento de premiação terá transmissão ao vivo, às 17h, nas redes sociais da empresa.

As duas equipes vencedoras ganharão robôs industriais – que serão doados para a instituição de ensino – já os alunos vão ganhar a oportunidade de estagiar na Mitsubishi Electric. Além disso, os estudantes também vão receber prêmios individuais, que incluem notebooks, troféus e mochilas.

Na seleção, foram aplicados critérios como criatividade e inovação dos projetos, além da facilidade de operação e viabilidade, assim como a didática utilizada por cada equipe para a sua apresentação, com trabalhos bem descriminados, incluindo desenhos e diagramas para compreensão plena por parte do comitê.  

“Estamos muito satisfeitos com o bom nível dos projetos, assim como, com a pluralidade das soluções. Os membros do comitê examinador também avaliaram positivamente a interação com as equipes durante as sessões de suporte. A experiência na promoção de uma competição totalmente gratuita em um mercado emergente está sendo altamente produtiva e tem tudo para ser a primeira de muitas”, ressalta Fabiano Lourenço, Presidente da Mitsubishi Electric Brasil.

Os projetos incluem soluções para diversos setores industriais, como agronegócio, sustentabilidade, logística, entre outros. “Constatamos que as equipes estão conectadas com as principais tendências da Indústria, aproveitando ao máximo as funcionalidades de nossos produtos, e bem alinhadas ao mercado de trabalho do qual em breve farão parte”, diz Fabiano.

Durante o evento de premiação, os competidores e convidados poderão visitar o showroom móvel da companhia – o MEB Truck – e conhecer melhor as soluções de automação industrial e suas aplicações.

Serviço

Competição: MECA Brasil 2023
Dias: 7 e 8 de novembro
Horário: Dia 7, instalação dos projetos, das 08h30 às 17h
Dia 8, avaliação e premiação, das 08h00 às 19h00. Coquetel de anúncio dos vencedores começa às 17h

Local: Novotel São Paulo Center Norte
Avenida Zaki Narchi, 500
*O evento será acompanhado somente por convidados, e não receberá público externo.

O evento é fechado, mas a live de premiação será transmitida pelo canal do Youtube da Mitsubishi Electric, que pode ser acessado pelo seguinte endereço: https://www.youtube.com/@mitsubishielectric_br



Primeiro semestre foi positivo para seguros, mostra ranking

Os seis primeiros meses deste ano foram favoráveis para o setor brasileiro de seguros. Segundo um ranking realizado pelo Sincor SP (Sindicato de Empresários e Profissionais Autônomos da Corretagem e da Distribuição de Seguros do Estado de São Paulo), as 50 maiores seguradoras do país apresentaram ganhos no primeiro semestre de 2023. Nesse período, o lucro líquido foi de R$ 14 bilhões, quase o dobro dos R$ 7,4 bilhões que foram registrados entre janeiro e junho do ano passado.

De acordo com o levantamento, o valor recebido pelas seguradoras como resultado das vendas de seguros e contribuições para previdência e capitalização foi de R$ 181 bilhões, um crescimento de 7%. No espaço analisado, o valor total pago em indenizações, por sua vez, foi de R$ 113,64 bilhões, 2,42% a mais do que ocorreu no primeiro semestre de 2022.

Jorge Serdan, corretor de seguros responsável pela Consult Garantia, explica que o Brasil vem passando por importantes mudanças no mercado de seguros, como fusões de seguradoras, entrada de empresas ao setor e abertura de novos produtos. Para ele, o brasileiro tem adotado cada vez mais o hábito de se valer de seguros. “O seguro garantia, de vida, de residência e de responsabilidade civil, por exemplo, passaram a ser cada vez mais procurados”. 

Como resultado, há 84 grupos empresariais atuando no segmento de seguros de produtos de risco no país, ainda segundo o ranking divulgado pelo Sincor SP.

Cresce aderência a seguro de responsabilidade civil

Serdan destaca que tem aumentado a entre a população a consciência dos direitos do consumidor e do cidadão, e com isso, cresceu a busca por direitos e reparação de danos através do Poder Judiciário. “Como resultado desse fenômeno, profissionais e empresários estão buscando resguardar seus patrimônios de possíveis solicitações de indenização por ações judiciais recebidas”, acrescenta.

De acordo com o corretor de seguros responsável pela Consult Garantia, o seguro de Responsabilidade Civil entra justamente nesse contexto, para proteger o profissional ou o empresário de ações judiciais que possa receber por falhas operacionais ou profissionais que causem danos a terceiros. 

Serdan ressalta que construir um patrimônio ou uma imagem é demorado e demanda trabalho, ao passo que, por outro lado, perder uma reputação pode ocorrer de forma rápida, sem que os envolvidos sequer tenham ciência do ocorrido.

“Proteger esses itens [patrimônio e imagem]  é importante para a sobrevivência financeira e profissional de pessoas físicas e jurídicas”, observa. “O seguro tem uma importância social no mercado, uma vez que, por um custo anual, é possível proteger uma vida toda, seja passada ou a que está por vir”, complementa.

Para mais informações, basta acessar: https://www.consultgarantia.com.br/ ou chamar no WhatsApp.



Eventos corporativos registram alta de 36% em 2023

De acordo com dados levantados pela Sympla, plataforma online de eventos, o setor de eventos corporativos registrou um aumento de 36% no primeiro trimestre de 2023 quando comparado ao mesmo período do ano anterior, e 30% relacionado ao ano de pré-pandemia, em 2019. 

Ainda de acordo com dados da plataforma, a venda de ingressos e faturamento da empresa com eventos corporativos, em 2023, foi maior do que 2019, registrando um crescimento de 50%, assim como também aumentou a quantidade de ingressos vendidos, com 88% acima do ano pré-pandêmico somente nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano.  

Para Antonio Cortez Neto, sócio da QAP Produção em Eventos, empresa que neste ano atuou com a OMO Lavanderia na ABF 2023, ASQ no CONARH 2023, Gaming Garage da Intel, entre outras produções, esse crescimento pode ser visto com esperança. “O momento nos mostra o quanto o mercado, tanto B2B, quanto o B2C, sentiram falta das conexões pessoais através de trocas presenciais e do networking. O mercado está superaquecido e 2024 tem tudo pra ter um crescimento exponencial”, afirma. 

Para ele, esse aumento se deve à nova linguagem global. “Nos dias atuais, quem não consegue se impor no mercado, e mostrar que tem uma marca forte e consolidada, começa a perder espaço para quem está dedicado a trilhar esse caminho. Por isso, a presença em eventos relevantes torna-se fundamental”, comenta. 

Segundo um levantamento feito pela Ubrafe (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) junto a SPTuris (São Paulo Turismo), os eventos corporativos de grande porte feitos entre junho de 2022 até junho de 2023 alcançaram a marca de 705 realizações. No total, foram 8 milhões de visitantes únicos, sendo 30% somente turistas de negócios – somente os eventos B2B tiveram um impacto econômico de R$11 bilhões na cidade de São Paulo. 

Por fim, Antonio afirma que a partir desses dados, a expectativa para 2024 é extremamente positiva. “Nos próximos 2 meses desse ano será necessário focar em planejamento e ‘arrumar a casa’ para o ano que vem, visando as melhores estratégias para os eventos que forem ser realizados”. 

Para saber mais, basta acessar: https://www.eventoscorporativosqap.com.br/, https://www.instagram.com/qapproducaoemeventos/ ou WhatsApp



Até 2028, 60% das vendas serão feitas com IA

De acordo com estudo publicado pela Gartner em setembro, até o ano de 2028, 60% de toda a força de trabalho em vendas será ocupada por tecnologias de Inteligência Artificial (IA). Atualmente, apenas 5% das operações de vendas são feitas usando IA, segundo a Gartner.

O estudo prevê ainda que, nos próximos dois anos, 30% da comunicação com o público das grandes empresas será gerada artificialmente por tecnologias de automação. Seguindo a mesma tendência, 14% das conversas para fechamentos de negócios já serão feitas usando tecnologias de automação em computadores e dispositivos móveis.

A IA também irá ocupar mais espaço nas funções de planejamento de vendas, segundo a Gartner. De acordo com a previsão do levantamento, 14% dos planejamentos de vendas e 15% das reuniões de preparação serão feitas com inteligência artificial.

O empreendedor Ricardo Rocha acompanha a tendência da evolução da IA nas empresas e explica que “a velocidade de execução e a especialização da comunicação se tornaram fatores críticos para o sucesso das vendas”. Portanto, prossegue ele, “os negócios devem se aparelhar à inteligência e eficiência das IAs, que funcionam como ‘colaboradores digitais’ na execução”.

Segundo os dados coletados pela Gartner, as áreas que mais serão impactadas pela IA generativa serão venda guiada, gerenciamento de previsões, visualização e análise, criação de plataformas e sistemas de integração, e colaboração. “Quanto mais trabalhamos com IA, mais ela aprende e melhora sua entrega”, pontua Rocha, afirmando que processos de integração, auditoria de dados, tomada de decisão baseada em dados transacionais, geração de conteúdo, marketing e reposição de estoques “são fortíssimas candidatas a serem dominadas pelas IAs”.

A Gartner estima que a adoção de IA generativa nas empresas irá trazer mais ganhos em produtividade de vendas, representando uma oportunidade de repensar como os recursos para estratégias de go-to-marketing são alocadas. A IA é capaz de combinar dados de consumidores com criatividade própria para gerar mensagens automáticas com qualidade.

“Estamos no começo de uma nova etapa da ‘sociedade superinteligente’ e as IAs serão parte da nossa vida assim como os smartphones. O que precisamos entender é que as IAs serão nossos ‘funcionários digitais’, que vão nos auxiliar e suportar com muita eficiência e velocidade na execução das atividades”, finaliza Rocha.

Para saber mais, basta acessar ricardorocha.com.br 



Estudo aponta tendências do mercado contábil no Brasil

A pesquisa “O Mercado Contábil” realizada pela startup contábil HubCount em conjunto com a Linx, especialista em tecnologia para o varejo, apresentou um perfil do setor no Brasil. Divulgado no segundo semestre de 2023, o estudo abrangeu mais de 700 escritórios brasileiros, onde 70% dos entrevistados eram colaboradores em cargos de liderança, como sócio, coordenador, diretor ou gerente.

O estudo reforçou duas características do setor: a maturidade e estabilidade. Cerca de 55,4% das empresas participantes da pesquisa possuem mais de dez anos de atuação no mercado. Mas outro ponto importante observado é o número expressivo de empresas novas: 10,7% têm menos de um ano de existência, enquanto 11,5% dos escritórios atuam de um a três anos, sugerindo uma renovação do mercado.

Este panorama de renovação não surpreende João Henrique Costa, CEO da plataforma de contabilidade online Contajá, que vê um cenário onde ferramentas tecnológicas podem mudar significativamente o comportamento do mercado. “Percebe-se a abertura de um espaço para crescimento antes improvável, o que pode provocar um acúmulo de marketshare, ganho de produtividade e inclusão de novos serviços, tais como a contabilidade consultiva”, afirmou.

Transformação digital e escalonamento no setor

Um dos dados levantados pela pesquisa é sobre as regiões dos clientes atendidos pelas empresas. Ao todo, 63,59% dos escritórios contábeis entrevistados não atendem somente seu município de origem: 41,97% atendem a nível estadual, 19,87% a nível nacional e 1,75% atendem também no exterior.

Para Costa, o estudo evidencia o quanto as ferramentas tecnológicas permitiram o avanço do mercado, a partir do rompimento de fronteiras geográficas. “Ferramentas simples de comunicação e automação já proporcionam aos contadores se projetarem para diferentes regiões do estado e do Brasil”, lembrou.

De acordo com o especialista, é possível vislumbrar um novo horizonte contábil com os dados apresentados pela pesquisa. “Acredito que é o momento de extrapolarmos os dados para projetarmos a partir deles o que está por vir para o mercado de contabilidade”. Segundo Costa, os contadores cada vez mais irão buscar nas soluções tecnológicas as respostas para os problemas que vêm enfrentando: crescimento e escala. 

O uso cada vez maior da tecnologia para a oferta de serviços é reforçado quando 51,83% das empresas entrevistadas se classificam como contabilidades digitais, acompanhadas de 10,97% das empresas que se enxergam como contabilidades on-line. 

“Soluções técnicas que automatizem por completo a apuração de impostos, entrega de obrigações acessórias, folha de pagamento e demonstrativos contábeis serão frequentemente solicitadas, desde que estejam concentradas em um único ambiente, e exija pouco esforço do contador e a um preço acessível”. 

Para saber mais, basta acessar: https://contaja.com.br/



Ações contra o tabagismo alcançam 5,6 bilhões de pessoas

Em publicação realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) através do seu nono relatório sobre a epidemia global do tabaco (2023), destacando a persistência do tabagismo como uma das maiores ameaças à saúde pública, com mais de 8 milhões de mortes relacionadas ao tabaco ocorrendo anualmente. Segundo o documento publicado, o controle do tabaco permanece uma prioridade de saúde global.

O relatório também marcou o 15º ano desde a introdução do MPOWER, que é um conjunto de políticas e estratégias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para combater o consumo de tabaco e suas consequências para a saúde pública. Os resultados publicados mostram que, em 2022, mais de 5,6 bilhões de pessoas, o que corresponde a 71% da população mundial, estavam cobertas por pelo menos uma medida do MPOWER implementada no nível mais alto. A publicação em questão foi feita em julho de 2023 e apresenta dados relacionados à aplicação da estratégia MPOWER.

Um dado que foi publicado no estudo é que o número de países com uma ou mais medidas do MPOWER em vigor mais do que triplicou desde 2007, passando de 44 para 151 países. Além disso, o relatório afirma que o número de países com duas ou mais medidas do MPOWER implementadas aumentou quase 10 vezes, de 11 para 101 países. Quarenta e oito nações possuem pelo menos três políticas em vigor, abrangendo uma população de 1,5 bilhão de pessoas.

Sobre o assunto, Miler Nunes Soares, médico psiquiatra e responsável pela Clínica de Recuperação em Cuiabá no Mato Grosso Granjimmy afirma que o relatório indica que mais países estão comprometidos em resolver os problemas relacionados ao consumo de tabaco no mundo. “É importante notar que uma das ações do MPOWER também foca em proteger pessoas que não fumam, mas que podem frequentar lugares onde possam haver fumantes, mesmo que usando setores de locais públicos para seu consumo”.

O relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) enfatiza a importância de medidas  que eliminem a fumaça do tabagismo para proteger as pessoas. O relatório afirma que o foco do estudo sobre a epidemia global do tabaco está no “P” das medidas MPOWER, que se refere à proteção das pessoas contra a exposição à fumaça do tabaco.

O documento apresenta dados de locais públicos fechados, locais de trabalho e transporte público que são completamente livres de fumaça A partir dessa informação, a publicação mostra que 2,1 bilhões de pessoas em 74 países já são beneficiadas por esta ação. Isso representa um aumento de sete vezes desde 2007 e faz com que ambientes livres de fumaça sejam a segunda medida do MPOWER mais amplamente adotada em termos do número de países atendidos.

Perguntado sobre o assunto, Miler Nunes comentou que na unidade da Clínica de Recuperação em Rondônia, as pessoas são orientadas a ficarem afastadas de locais separados para consumo de tabaco, como no caso de área para fumantes. “O relatório da OMS aponta que 71 países ainda permitem áreas ou salas designadas para fumantes em muitos estabelecimentos e que espera-se das autoridades desses países a rápida adequação das ações estabelecidas pela OMS”.



Encontro discute efeitos do clima no cultivo de uvas

As mudanças climáticas em 2023 surpreenderam os brasileiros. De acordo com pesquisa realizada pela FAPESP, o El Niño tem 80% de chance de ter alta intensidade. Isso ocorre quando as temperaturas das águas aumentam mais de 1,0ºC.

O El Niño é um fenômeno climático caracterizado pelo enfraquecimento dos ventos alísios, que sopram do leste para o oeste e, consequentemente, pelo aumento da temperatura das águas superficiais da região central do Oceano Pacífico.

Com duração média de um ano e meio, o El Niño causa diversos impactos na viticultura, seja na produtividade, na qualidade e no preço dos frutos. O Brasil é um país com suas dimensões continentais, por isso o fenômeno deve ser avaliado localmente. Geralmente, em anos do fenômeno, espera-se aumento de chuvas na região Sul do país e secas ou estiagens nas regiões Norte e Nordeste, além de aumento na temperatura.

“Por isso, o 6º Encontro Enoconexão, evento técnico sobre viticultura, enologia e enoturismo, vai abordar duas palestras técnicas relevantes com profissionais referências no setor para trazer informações para que os produtores de uva possam se apropriar do assunto”, explica Rafael Vicchini, sócio-diretor da Enoconexão.

O engenheiro agrônomo e professor do Curso de Viticultura e Enologia, Dr. Leonardo Cury, abordará os pontos de atenção para os produtores das principais regiões vitícolas brasileiras e apontará as principais estratégias para minimizar os efeitos do El Niño na viticultura. Já o Dr. Henrique Pessoa dos Santos, engenheiro agrônomo da Embrapa Uva e Vinho, fala dos principais aspectos do manejo sob o cultivo protegido das videiras, um tema relevante diante dos fenômenos climáticos da atualidade.

Segundo Ariana Sgarioni, enóloga e organizadora do evento, o produtor de uva e de vinho deve ser estrategista. “O que queremos é que o produtor avalie quais os principais impactos desses fenômenos na região dele e quais as mudanças seja na infraestrutura, seja no manejo ele terá que estar preparado para fazer”.

O 6 Enoconexão, que tem coorganização do Polo Turístico do Circuito das Frutas, acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro de 2023, no Salão de Cultura e Eventos de Louveira, localizado na Estrada Miguel Bossi, 130 – Bairro Guembê, Louveira – SP. Para a programação completa e inscrições, basta acessar: enoconexao.com.br/eventos.

Palestrantes

Dr. Leonardo Cury possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005), mestrado em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012).

Palestra: Mudanças climáticas e os impactos na viticultura: El Niño, La Niña… e agora?

Data e horário: 09 de novembro de 2023 das 13h30 às 15h00

Dr. Henrique Pessoa dos Santos é engenheiro agrônomo com mestrado em Fitotecnia e doutorado em Fisiologia Vegetal. Atua como pesquisador da EMBRAPA desde 2001, trabalhando com pesquisas em fisiologia de produção de videiras destinadas ao consumo in natura ou processamento.

Palestra:Cultivo protegido de videira: Detalhes para se garantir produção e qualidade.

Data e horário: 9 de novembro de 2023 das 15h00 às 16h30.

Para efetivar a inscrição, basta acessar o link: https://bit.ly/enoconexao

O 6º Encontro Enoconexão contará com sete palestras, além de brindes e degustação de vinhos.  Entre as palestras, duas são com nomes internacionais importantes do setor vitivinícola.

Dra. Marta Dizy Soto é graduada em Ciências Biológicas e Doutora em Química pela Universidad Autónoma de Madrid com especialização no Master em Enologia e Viticultura da Universidad Politécnica de Madrid.  

Palestra: Como determinar o perfil organoléptico aplicado ao caso dos vinhos ultra premium.

Data e horário: 08 de novembro de 2023 das 15h às 16h30.

Dr. Álvaro Peña-Neira é engenheiro agrônomo/enólogo e professor titular da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade do Chile. Possui PhD em Ciências e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Politécnica de Madrid (Espanha). 

Palestra: Fatores relevantes que determinam a qualidade dos vinhos e seu potencial de passagem por barricas de carvalho.

Data e horário: 08 de novembro de 2023 das 16h30 às 18h00

Lucas Amaral possui graduação em Viticultura e Enologia pelo Instituto Federal de São Paulo (2017) e mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2021). Pesquisador da EPAMIG- Núcleo Tecnológico Uva e Vinho desde 2021 e Responsável Técnico pela Vinícola Experimental.

Palestra: Novas fronteiras vitivinícolas – A técnica de dupla poda.

Data e horário: 9 de novembro de 2023 das 16h30 às 18h00.

Sobre o Encontro Enoconexão

O Encontro Enoconexão foi criado em 2018, com o objetivo de ser um instrumento sociocultural de promoção de informações técnicas e gratuitas de produção, manejo e vinificação a entusiastas da sociedade, representantes e profissionais da Enologia e da Viticultura.

O projeto surgiu a partir de uma significativa necessidade de resgate cultural da vitivinicultura, primeiramente percebida em Jundiaí (SP), como nas demais cidades do Circuito das Frutas e as regiões de Jales, São Roque e São Miguel Arcanjo.



Gastos globais com segurança em TI crescerão 14% em 2024

Estimativas da consultoria Gartner apontam que, em comparação com este ano, os gastos globais de usuários finais com segurança e gerenciamento de riscos em Tecnologia da Informação (TI) vão aumentar 14,3% em 2024, chegando a US$ 215 bilhões. Neste ano, a previsão de gastos era de US$ 188,1 bilhões. Desse montante, a consultoria prevê que os gastos com privacidade de dados e segurança na nuvem registrem as maiores taxas de crescimento no próximo ano.

De acordo com a Gartner, no caso de segurança de dados, a previsão de aumento dos gastos é de 17,4% em relação a 2023, ultrapassando os US$ 4,3 bilhões. Outra prioridade dos usuários finais é o investimento em privacidade de dados, que terão aumento de 24,6% em relação ao ano passado, com montante de gastos totalizando US$ 1.667,3 bilhão no próximo ano.

Um dos segmentos que está focado em investir em segurança de dados é o financeiro. De acordo com a última pesquisa Febraban e Deloitte sobre Tecnologia Bancária, as empresas do setor, em 2023, têm como prioridade direcionar seu orçamento em segurança cibernética para infraestrutura, prevenção às ameaças cibernéticas, gestão de identidades e acesso e, ainda, na contratação de especialistas na área de segurança da informação.

Entre as áreas beneficiadas com investimentos, a de treinamento em segurança foi prioridade para as instituições bancárias e financeiras. Em relação a 2021, por exemplo, os investimentos totais em 2022 chegaram a R$ 14,2 milhões contra R$ 6,4 milhões gastos em 2021, o que representa um aumento de 122% em investimentos em treinamento.

Com 10 anos de experiência na área de TI, o engenheiro de software José Batista de Andrade Pereira concorda que a busca por soluções de segurança passa pelo investimento em equipes multidisciplinares, que devem trabalhar em estreita colaboração para garantir que os sistemas de pagamento sejam resistentes a invasões e que os dados dos usuários estejam protegidos.

“Isso envolve a implementação de técnicas de criptografia avançada, o desenvolvimento de protocolos de segurança personalizados, o uso de inteligência artificial e testes minuciosos para identificar possíveis vulnerabilidades. Além disso, essas equipes são responsáveis por monitorar continuamente as ameaças emergentes no mundo cibernético e por se adaptar e melhorar suas soluções de segurança conforme necessário”, comenta.

Pereira ressalta que além de atuar na criação de soluções de segurança e monitoramento, as equipes de engenharia de software e demais profissionais de TI desempenham papel fundamental na educação e conscientização sobre a necessidade de manter o ambiente cibernético seguro.

“Eles contribuem para difundir as melhores práticas de segurança cibernética, tanto entre colegas como na alta administração, reconhecendo que a segurança dos dados é uma responsabilidade compartilhada”, acrescenta.

Segurança de transações financeiras precisa ser garantida, comenta especialista

O Brasil foi o segundo país da América Latina mais atingido por ataques cibernéticos em 2022, segundo levantamento da Fortinet divulgado pela Febraban. Foram 103,16 bilhões de tentativas de ataques, o que representou um aumento de 16% em relação ao ano anterior. Na região, o país só perde para o México, que teve 186 bilhões de tentativas.

O engenheiro de software José Batista de Andrade Pereira atesta que no cenário atual, em que as transações financeiras estão cada vez mais no dia a dia das pessoas, a segurança dos dados passou a ser obrigatória. “Cada vez que realizamos uma compra, seja em um estabelecimento físico ou virtual, nossas informações são transmitidas. Garantir a segurança desses dados em trânsito é vital não apenas para proteger os consumidores, mas também para manter a confiança em nossos sistemas de pagamento”, diz.

O profissional observa que as soluções de segurança para dados em trânsito desempenham um papel central para o sucesso das transações financeiras, pois funcionam como uma camada invisível de proteção que envolve os dados durante a transmissão, tornando-os ilegíveis para qualquer pessoa não autorizada.

“Somente o destinatário legítimo pode decifrar e usar essas informações. Esta camada de segurança é fundamental, pois nos defende de tentativas de fraude, ataques cibernéticos e interceptações maliciosas”, conclui.



Gupy lança curso gratuito para pessoas candidatas

A Gupy, empresa brasileira de soluções para RH, acaba de lançar o curso “Currículo em Tempos de Alta Concorrência”, uma série gratuita de vídeo aulas para pessoas candidatas. A HRTech, que recém completou oito anos no mercado e 2 milhões de pessoas contratadas por meio das mais de 4 mil empresas que utilizam sua plataforma de Recrutamento & Seleção, dá mais um passo rumo à sua visão de proporcionar processos seletivos simplificados e dignos, e reafirmar seu compromisso de transparência com os profissionais que estão em busca de uma oportunidade.

O curso será composto por 14 aulas com mais de 20 horas de conteúdo, e serão abordados assuntos sobre como navegar na plataforma — do cadastro ao acompanhamento dos processos seletivos —, como identificar vagas mais condizentes com cada perfil, como montar um currículo para ser lido por uma Inteligência Artificial, além de questões éticas relacionadas à IA.

“Acabamos de atingir 2 milhões de pessoas contratadas por meio da nossa plataforma de recrutamento. Mas, ainda não estamos conformados e vamos continuar buscando oportunidades de melhorar”, enfatiza Mariana Dias, CEO e cofundadora da Gupy.

A CEO afirma ainda que 50% dos próximos lançamentos e ações estão focados na experiência das pessoas candidatas. “Estamos firmando um compromisso com as pessoas candidatas: nossa missão é proporcionar processos cada vez mais dignos, simples e justos”, complementa.

Para colocar o projeto em prática, a HRTech  contou com um time de especialistas da própria empresa, do mercado, e de influenciadoras da área como Mariana Torres, Tais Targa e Andrea Greco para a produção dos conteúdos.

Além do curso, a Gupy já anunciou outras iniciativas pensando nas pessoas candidatas, como as lives quinzenais nas redes sociais da empresa, com dicas de preenchimento de currículo na plataforma e espaço para esclarecer dúvidas dos participantes. Também neste último mês, anunciou seu Programa de Creators, com um grupo de criadores de conteúdo sobre carreira e RH que toparam o desafio de criar um volume maior de materiais e ampliar o alcance de sua distribuição.

Desde o início de 2023, a Gupy também vem lançando novas funcionalidades no seu ecossistema, como a ferramenta de pesquisa de satisfação para pessoas candidatas, que os RHs podem utilizar nos seus processos seletivos para identificar como melhorar a experiência entre as etapas. A empresa também colocou em prática o Programa de Recolocação para conectar as empresas com vagas abertas a profissionais que sofreram layoff, tornou a plataforma acessível para pessoas cegas e com baixa visão, e lançou a ferramenta de reaproveitamento de currículo, para tornar o processo de aplicação nas vagas, mais ágil.

“Ainda existem muitas dúvidas sobre a IA no imaginário coletivo. Usamos essa tecnologia desde 2015 no Recrutamento & Seleção, queremos aproveitar essa bagagem para trazer luz ao assunto”, comenta também o cofundador e CMPO, Guilherme Dias.

Todos os conteúdos e iniciativas para pessoas candidatas podem ser encontrados na nova página da Gupy para pessoas candidatas que, além de concentrar informações e materiais, também direciona os visitantes para o portal de vagas da empresa e Central de Ajuda.



Pesquisa lista percepções de brasileiros na Estônia

Uma pesquisa realizada com brasileiros residentes na Estônia aponta que eles se mudam para o país europeu principalmente pelas oportunidades de trabalho em grandes empresas de tecnologia. O levantamento foi feito pelo hub Startup Estonia, iniciativa governamental responsável por fomentar o ecossistema de startups na Estônia.

Os respondentes da pesquisa avaliaram bem todas as características listadas relativas ao mercado de trabalho na Estônia, incluindo avanço digital, desenvolvimento de carreira, flexibilidade e visão global. Quase metade dos participantes soube da oportunidade de trabalho na Estônia por meio de um amigo, e a maioria recomendaria o país para outras pessoas e está feliz com a mudança.

“A Estônia desperta muito interesse, especialmente entre aqueles ligados à tecnologia, por ser um país totalmente digitalizado e que trabalha continuamente para atrair mais startups e talentos globais. Programas como Startup Visa e Work in Estonia ajudam a divulgar vagas e no processo de obtenção de visto, que é rápido e fácil”, ressalta Annika Järs, gerente do programa Startup Visa. A executiva também explica que o país ainda valoriza o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e apresenta uma qualidade de vida pouco observada em outros países. Por exemplo, os estonianos não prezam por longas jornadas de trabalho que outros centros tecnológicos praticam, e a lei estoniana exige um mínimo de 28 dias de férias anuais remuneradas por ano — reforçando a importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

No primeiro semestre de 2023, mais de 340 de fundadores globais e funcionários de startups receberam vistos e autorizações de residência temporária na Estônia. Entre as principais origens estão Brasil, Nigéria e Filipinas. Além disso, cerca de 18% das startups na base de dados de startups da Estônia foram fundadas graças ao Startup Visa. “Sendo um país pequeno, o recrutamento global é a única oportunidade para as nossas empresas de tecnologia crescerem”, acrescenta Järs. Segundo a executiva, há uma escassez de profissionais com competências específicas — razão pela qual um quinto dos funcionários de startups da Estônia são estrangeiros.

Embora pequena e com uma população de apenas 1,3 milhão de habitantes, a Estônia abriga dez unicórnios e é líder global em número de startups per capita. Entre os unicórnios estonianos estão Wise, Skype e Pipedrive.

Primeiras impressões da Estônia

Ainda que a reputação do cenário digital estoniano seja notória, os brasileiros mencionaram a tecnologia e a inovação como algumas das surpresas no contato inicial após a mudança para o país. Entre outras impressões citadas estão os dias longos de verão; a combinação entre um lugar moderno com arquitetura histórica; qualidades de vida e do ar; natureza; baixa burocracia; gratuidade do transporte público para residentes da capital Tallinn e a segurança no país, inclusive com crianças habituadas a se deslocarem sozinhas.

“Por conta do incentivo que a Wise proporciona aos seus colaboradores ao redor do mundo, pude trabalhar em dois escritórios da Wise: o brasileiro e o estoniano. Essa experiência enriquecedora me permitiu compreender melhor as nuances e peculiaridades de cada ambiente de trabalho”, conta Gabriela Rubino, especialista em Desenvolvimento de Pessoas e Organizacional da Wise. 

“Enquanto os estonianos são extremamente pragmáticos e valorizam a organização em suas tarefas, nós, os brasileiros, damos uma ênfase maior na construção de relacionamentos pessoais e na criação de um ambiente de trabalho amigável. Essa mentalidade ajudou a impulsionar minha criatividade e a buscar soluções inovadoras para os desafios do dia a dia”, compara a executiva, que está na empresa há mais de cinco anos.

Possibilidade de trabalhar de qualquer lugar

Seguindo as tendências globais no local de trabalho, muitas empresas estonianas criaram políticas de trabalho flexíveis. Isso significa que as pessoas também podem trabalhar de casa e, em algumas empresas, do exterior. A medida é especialmente bem recebida pela comunidade internacional do país, que pode aproveitar para prolongar as férias em casa e passar mais tempo com a família e os amigos. Na Wise, os funcionários podem trabalhar no exterior por até três meses por ano, e a popularidade da iniciativa é crescente. No último ano, mais de 1.400 colaboradores da equipe global da empresa aproveitaram para conciliar o trabalho com as viagens utilizando o programa Mobile Wiser.

Culinária e clima brasileiros fazem falta

O levantamento da Startup Estonia também questionou o que os brasileiros sentem mais falta no país de origem. Além da família, eles mencionaram a comida e a temperatura no Brasil como motivos de saudades. Quando perguntados sobre quais comidas apresentariam a amigos estonianos, os respondentes citaram feijoada, brigadeiro, coxinha, churrasco e pão de queijo.

Novas experiências

Além das oportunidades de trabalho, a Estônia ainda proporcionou novas experiências aos brasileiros, como o primeiro contato com a neve, admirar a aurora boreal, de aproveitar o verão na praia com fogueira, nadar no inverno, ir à sauna, esquiar e jogar squash e padel.

Programas auxiliam na mudança de país

Para facilitar a mudança para a Estônia, o Work in Estonia oferece diferentes programas para os recém-chegados. Existem serviços gratuitos prestados pelo Estado para todos os estrangeiros, que oferecem diversos cursos, desde a língua local até dicas para famílias que se mudaram para o país europeu. Existe também um programa de carreira e networking para quem vai para a Estônia como cônjuge para os ajudar a evoluir profissionalmente.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa foi realizada com quase 100 brasileiros residentes na Estônia, por meio de um formulário online. Atualmente, o país é residência de mais de 600 brasileiros.



Enerbras recebe troféu da Anamaco em novembro

A Enerbras está entre as empresas vencedoras da 32ª edição do Prêmio Anamaco 2023. A cerimônia será no próximo dia 7 de novembro, no Espaço Unimed, em São Paulo (SP). A premiação reconhece as indústrias do setor de varejo de material de construção e é fruto de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Anamaco, da qual participaram 1650 lojas de material de construção de todo o Brasil.

A Enerbras será reconhecida na categoria “Pulverização”, que evidencia a presença da marca em grande número de lojas de médio e pequeno porte em todas as regiões brasileiras. A pesquisa abrangeu mais de 50 segmentos e a indústria paranaense se destacou na linha de interruptores, plugs e tomadas.

A cerimônia terá a participação de representantes de instituições, personalidades, empresários e executivos de todo o setor de material de construção – indústria, comércio e principais revendas, além das Associações dos Comerciantes de Material de Construção (Acomacs) e Federações das Associações dos Comerciantes de Material de Construção (Fecomacs).

Helder Leal, gerente de marketing e exportação da Enerbras, aponta que receber o prêmio da Anamaco é gratificante, sobretudo, pelo destaque da empresa em um segmento no qual a indústria paranaense está investindo para lançar novos produtos em breve. “O prêmio é um reconhecimento da qualidade da nossa entrega e dos nossos esforços contínuos para atender as demandas do setor da construção e do consumidor final de forma ainda mais inovadora e sustentável. O prêmio confirma ainda nossa capacidade de atender varejistas de todas as regiões do Brasil, distantes geograficamente do nosso parque fabril. Esse reconhecimento é mais um incentivo para que nossa equipe siga trabalhando para gerar valor compartilhado para os nossos clientes e parceiros, por meio da oferta de soluções e produtos que atendam às necessidades do mercado”, afirma.

A Enerbras foi fundada em 1995 e atua no mercado nacional e internacional no segmento de materiais elétricos. A indústria paranaense é fabricante de materiais elétricos, canaletas, duchas e torneiras, proteção elétrica, além de ferramentas e utilidades. A linha de produção é composta por mais de 2.000 itens. O parque fabril está localizado em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, e possui 50.000m². A organização emprega mais de 250 colaboradores.

Lançamento

Além da premiação da Anamaco, a Enerbras tem mais um motivo para comemorar neste mês de novembro: mais um lançamento no segmento de interruptores, plugs e tomadas. A nova linha ganhou o nome de “Dubai Mate” e será complementar à linha que já está disponível no mercado, a Dubai, e que foi premiada com o “Oscar” da construção civil. O lançamento traz produtos com quatro novas cores e acabamento fosco: VOLCANO (cinza escuro), CHOCO (marrom), GRIS (cinza claro) e BLACK (preto).

Helder Leal conta que a linha Dubai é resultado de mais de 20 anos de experiência na produção de materiais elétricos aplicados em um produto com característica minimalista, de ângulos retos e bem definidos. E, como o próprio nome diz, a linha é inspirada na cidade cosmopolita, reconhecida mundialmente pela modernidade das suas construções de arranhas céus. “O novo design, que apresentamos com o lançamento da Dubai Mate promove simetria ao ambiente ao valorizar o acabamento de alto brilho. Outro diferencial é sua propriedade antichamas”, conta Leal.

A criação da linha Dubai Mate representa a migração da Enerbras para o atendimento de um novo público-alvo, composto por arquitetos, decoradores, entusiastas deste setor e, sobretudo, para consumidores da classe A. “Os produtos possuem um ticket mais alto em comparação aos que praticamos”, destaca Helder Leal.

Os produtos da linha Dubai Mate já estão disponíveis em lojas que vendem materiais elétricos e de construção em todo o Brasil.

 



Apenas 43% das empresas protegem 3/4 de seus dispositivos

Descobertas do estudo “Endpoint Management“, mostram que o uso de dispositivos conectados não gerenciados segue aumentando, com a maioria das organizações tendo pontos cegos de segurança de endpoints (qualquer dispositivo que esteja fisicamente conectado em uma rede). De acordo com o documento, apenas 43% dos entrevistados afirmam monitorar ativamente três quartos ou mais de seus dispositivos.

O estudo revela, ainda, que nas organizações que possuem entre 1.000 e 4.999 dispositivos, 34% deles não são monitorados e mais da metade dos gestores dessas empresas relata ter sofrido vários ataques cibernéticos como resultado de dispositivos de endpoint não monitorados.

O estudo que foi realizado pelo instituto de análises de mercado Enterprise Strategy Group (ESG) por encomenda da empresa Syxsense e que entrevistou, no primeiro semestre de 2023, 380 profissionais de TI e de segurança digital, além mapear as políticas de gerenciamento de patches e correção de vulnerabilidades em smartphones, desktops, notebooks, servidores e dispositivos IoT, deixou claro que um dispositivo sem as atualizações necessárias pode ser uma porta aberta a invasões.

Thiago Felippe, o TJ, CEO da Aiqon, empresa de inteligência em cibersegurança, conta que outra descoberta do estudo que merece destaque é o fato de que, para 50% dos entrevistados, seus usuários interagem com até 5 diferentes dispositivos de acesso. “Os analistas do ESG deixam claro que a atualização de software em ambientes distribuídos e com diferentes dispositivos endpoint continua sendo um desafio para as organizações”, ressalta TJ.

O documento revela o quanto o espalhamento de dispositivos de todos os tipos em ambientes remotos – um resultado não só do home office, mas da demanda que muitas empresas enfrentam de monitorar dispositivos de consultores, vendedores, técnicos de manutenção etc. – torna desafiadora a tarefa de garantir a postura de segurança dos dispositivos dos usuários.

Ainda de acordo com o estudo “Endpoint Management”, outra frente de batalha é a crescente disseminação de dispositivos IoT por áreas antes não digitalizadas. Ao serem perguntados sobre o aumento no número de dispositivos de acesso e IoT – 59% dos entrevistados dizem que isso aumenta a complexidade do monitoramento, enquanto outros 22% afirmam que essa verdade dificulta a proteção dos dispositivos.

TJ explica que para os líderes de TI entrevistados, as organizações estão lidando com um desafio que acontece simultaneamente em dois níveis: monitorar e proteger o dispositivo de acesso. “A pesquisa ressalta que novas superfícies de ataques extremamente distribuídas dificultam o alinhamento da organização usuária às melhores práticas do gerenciamento seguro de patches”, diz Thiago Felippe.



Investimentos estruturados chegam a R$ 60 bi no país

Os investimentos estruturados, conhecidos no Brasil como Certificados de Operações Estruturadas (COEs), alcançaram a marca de R$ 60 bilhões, segundo dados da B3 de agosto deste ano. Isso representa um crescimento de 185% em relação ao estoque do mesmo período de 2022. Mesmo com pouco tempo no país – o COE foi criado em 2014 – o produto caiu no gosto do brasileiro.

O Santander Brasil foi eleito a melhor instituição do país em investimentos estruturados pelo prêmio internacional da SRP Americas Awards 2023. O Banco ganhou nas três categorias em que concorreu: Melhor casa em investimentos estruturados, Distribuição e Performance. A premiação foi concedida pela Structured Retail Products (SRP), agência especializada neste tipo de aplicação.

O prêmio levou em consideração o desempenho dos COEs de abril de 2022 a março deste ano. Neste período, 81% dos produtos do Santander na categoria tiveram desempenho superior ao benchmark, o CDI.

“O prêmio corrobora com o trabalho que estamos desempenhando para ser a melhor plataforma de investimentos do país, e os investimentos estruturados fazem parte disso. Estamos bastante orgulhosos de termos ficado à frente de concorrentes tão fortes e de contribuir para um mercado que cresce a cada ano, atraindo cada vez mais os investidores brasileiros”, afirma Antonio Polezzi, Head da Mesa de Investimentos da Tesouraria do Santander.

Esta é a terceira vez que o Banco conquista esta premiação. A primeira ocorreu em 2019 como a Melhor Casa, a segunda, em 2021, pela performance e, neste ano, nas três categorias.

A carteira do Santander está dividida em cinco classes: Inflação, Bolsa brasileira, Dólar, Juros e Bolsa Internacional. Destaque para as estruturas de Inflação, que prometem retorno entre uma taxa fixa, ou a alta da inflação. Outro destaque é o Dólar bidirecional, que permite com que os investidores se beneficiem na alta ou na queda da moeda americana.

Informações: imprensa@santander.com.br

 



Nimble Evolution nos EUA é Gold Solution Partner Atlassian

No final de agosto, a Nimble Evolution, especializada em Consultoria, Treinamento e Ferramentas de Apoio, foi promovida ao nível de Gold Solution Partner da Atlassian nos Estados Unidos. Este marco refere-se ao trabalho da Nimble em oferecer treinamentos e soluções empresariais da marca Atlassian. 

No Brasil, a Nimble Evolution mantém sua posição como Platinum Solution Partner da Atlassian, reforçando ainda mais sua parceria com a empresa, que traz soluções para a colaboração.

“O reconhecimento como Gold Solution Partner da Atlassian nos Estados Unidos é mais um momento inesquecível”, afirmou o CEO da Nimble, Álvaro D’Alessandro. “Esta conquista é reflexo de algumas das características principais da cultura da Nimble, e estamos apenas começando”, complementa o CEO.

Além disso, é importante destacar que, antiga OAT Solutions e com quase 20 anos de experiência no setor, a empresa mudou de nome para Nimble Evolution em abril deste ano, marca que já usava nos Estados Unidos. Essa mudança faz parte de uma estratégia de alinhamento global da empresa, buscando uma identidade unificada em todos os mercados em que atua.

Refletindo a mudança da marca, a Nimble também se prepara para seu maior evento no Brasil: a NEXP 2023 (Nimble Evolution Experience), com três dias de conteúdo para profissionais de negócios e tecnologia, em São Paulo, nos dias 29 e 30 de novembro ao 1º de dezembro.



FIDC é fundamental para PMEs, segundo ANFIDC

Nos últimos anos, o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) ganhou crescente importância no cenário econômico brasileiro, segundo a ANFIDC, a Associação Nacional de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios. O segmento ganhou ainda mais força durante a pandemia, quando o BNDES anunciou um investimento de R$ 4 bilhões em fundos de crédito para PMEs, incluindo FIDCs. Essa medida buscou fornecer linhas emergenciais de crédito e apoiar o financiamento das empresas, reforçando a importância crescente dos FIDCs no cenário econômico brasileiro.

Esse destaque se deve ao papel fundamental que os FIDCs desempenham no fornecimento de capital de giro e financiamento para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), permitindo seu crescimento e prosperidade em um mercado altamente competitivo.

A Resolução CVM 175, que entrou em vigor neste mês de outubro, trouxe uma nova dinâmica para o mercado das FIDCs. Isso porque a nova regulação possibilitou que investidores menores, ou chamados de varejo, pudessem agora investir nessa modalidade. O último relatório Anbima sobre o volume administrado por gestores, mostrou que Fundos de renda fixa, títulos públicos e FIDCs são responsáveis pelos maiores montantes financeiros entre os instrumentos de renda fixa e respondem por 61,2% do crescimento entre todos os ativos de renda fixa.  O levantamento divulgado em setembro passado revelou que os FIDCs aumentaram 14,7%, chegando a R$ 22 bilhões. 

Durante o 6° Encontro Nacional da ANFIDC, realizado em outubro, no WTC Teatro, em São Paulo, o presidente da Associação Nacional dos Participantes em Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (ANFIDC), Klever Lairana Muller, comentou que essa tendência deve se intensificar ainda mais, pois os FIDCs vão ocupar cada vez mais espaço entre as pequenas e médias empresas do Brasil. “Hoje, atendemos cerca de um terço desse mercado. A dificuldade de acesso a crédito a custos competitivos fez com que o mercado buscasse alternativas e os FIDCs se tornaram uma opção mais vantajosa. Isso explica o grande crescimento nos últimos dois anos”, explica.

“Com o aumento da taxa de juros, muitas empresas enfrentaram dificuldades na obtenção de crédito. Através do Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), conseguimos oferecer uma alternativa mais acessível”, completou.

O evento também contou com a participação Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara dos Deputados e atual presidente da CNF (Confederação Nacional das Instituições Financeiras). Ele destacou o papel dos FIDCs para o desenvolvimento econômico do país, ressaltando que eles oferecem às empresas acesso a recursos de longo prazo, com taxas de juros competitivas e sem burocracia. Ele também afirmou que os FIDCs estimulam a inovação no segmento financeiro, criando alternativas para os investidores e promovendo maior abertura para o mercado de capitais. “As instituições financeiras devem pensar mais em agenda de longo prazo. Não as de curto prazo, como na política, que são de quatro em quatros anos. Eu vejo os FIDCs multissacados e multicedentes com potencial para isso”, disse.

Maia falou ainda sobre seu trabalho na presidência da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e sua aproximação com a ANFIDC. “Assumi esse ano depois de encerrar meu sexto mandato. Quando cheguei, a estrutura estava desorganizada. Meu propósito foi incentivar melhor a integração dos segmentos das instituições financeiras, com parceiros como a própria ANFIDC”, relatou.



Seminário Internacional do Café terá lançamento dia 31/10

A Associação Comercial de Santos realizará o evento de lançamento das novidades do XXIV Seminário Internacional do Café 2024, na próxima terça-feira, dia 31 de outubro, às 16h, no Sheraton Santos Hotel, localizado na Rua Guaiaó, nº 70, na cidade de Santos no litoral paulista.

O Seminário Internacional do Café de Santos é um evento tradicional no mundo do café com um histórico de 50 anos. A cada ano, o seminário reúne especialistas, produtores, pesquisadores e líderes da indústria cafeeira de todo o mundo para discutir tendências e desafios significativos que impactam o setor.

No lançamento, serão reveladas todas as inovações, informações sobre os temas a serem abordados, os palestrantes confirmados e os detalhes da estrutura completa da 24ª edição do Seminário Internacional do Café, a ser realizado em maio de 2024.


Local do Evento de Lançamento:

Data: 31 de outubro de 2023 (terça-feira)
Horário: 16h
Local: Sheraton Santos Hotel – R. Guaiaó, 70 – Santos – SP – Brasil

Para mais informações e credenciamento, os interessados deverão contactar a assessora do evento, Gabriela Nebot, através do WhatsApp (13) 97406-4874.



Sebrae realiza projeto inédito junto com desenvolvedora mineira

Em Uberlândia, no interior de Minas Gerais, cidade de pouco mais de 700 mil habitantes, teve início em outubro um projeto inédito do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) junto com a Granja Marileusa Desenvolvedora. O InnovaCity – Inovação e ESG para territórios usará como objeto de pesquisa o bairro planejado Granja Marileusa. A comunidade de moradores, trabalhadores e visitantes completa o tripé desta ação.

O InnovaCity é o primeiro projeto do Sebrae no Brasil a atuar junto com um bairro planejado com o objetivo de identificar oportunidades para o desenvolvimento social, econômico e ambiental, alinhados aos projetos desenvolvidos por especialistas em smart city em parceria com a comunidade. O bairro escolhido foi o Granja Marileusa. O estudo terá como referências as iniciativas para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) no Brasil definidos pela ONU – Organização das Nações Unidas – que são um apelo global para garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar entre outros objetivos, de saúde e bem-estar, inovação, energia limpa e acessível e crescimento econômico.

Durante os próximos meses especialistas do Sebrae estarão no bairro para fazer um raio x que possibilitará a transformação do território por meio da inovação, alinhado à sua identidade e às suas potencialidades. A primeira etapa do projeto, com reuniões internas, será realizada com o apoio de toda a comunidade e do entorno, com representantes do mercado imobiliário, de órgãos públicos e da Associação de Moradores e Empresas – AME.

José Inácio Pereira, diretor superintendente do Granja Marileusa, comenta que após dez anos é preciso manter a inovação, que faz parte do DNA do bairro, e que iniciativas devem fazer parte do bairro de forma sistematizada, para trazer um conhecimento de fora para dentro e vice-versa, sempre com um objetivo que vai além das fronteiras do bairro, beneficiando toda a cidade.

“Com esta parceria, abrimos as portas do bairro para potencializar a nossa economia da inovação, gerando prosperidade econômica, sustentabilidade e bem-estar para quem mora, visita, trabalha ou investe no bairro”, explicou o executivo.

Moradores, empreendedores, trabalhadores de empresas instaladas no bairro Granja Marileusa são parte fundamental na pesquisa que trará resultados referentes ao posicionamento do empreendimento no município e em comparativo com outros Distritos de Inovação que são referências mundiais.

O analista do Sebrae Minas, Eduardo Ramos, destaca que o InnovaCity é um programa pioneiro que potencializa o crescimento econômico do território. “Vamos desenvolver um trabalho na Granja Marileusa para que o bairro possa crescer de uma forma ainda mais integrada, inteligente e que contemple as necessidades de quem vive e empreende na região”, finaliza.

O resultado dessa pesquisa também servirá de referência para outros empreendimentos do Brasil e do mundo, por meio do conteúdo final que será compartilhado de forma gratuita no portal da Granja Marileusa Desenvolvedora.



Fortrea Conclui Expansão das Soluções de Farmacologia Clínica Seguindo Investimentos Direcionados às suas Quatro Unidades de Pesquisa Clínica nos EUA e Reino Unido

DURHAM, N.C., Nov. 03, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — A Fortrea (Nasdaq: FTRE) (a “Empresa”), uma organização líder global de pesquisa por contrato (CRO), anunciou hoje que concluiu um trabalho de vários anos de expansão das suas soluções e capacidade de farmacologia clínica, que agora estão totalmente disponíveis para os clientes. A expansão inclui uma instalação de última geração de 100.000 pés quadrados em Leeds, Reino Unido, bem como aproximadamente 20.000 pés quadrados de espaço novo ou renovado, aumento da capacidade e recursos das suas unidades de pesquisa clínica (CRUs) em Dallas, Texas; Daytona, Flórida; e Madison, Wisconsin.

“A crescente complexidade dos estudos de farmacologia clínica exige infraestrutura, experiência e conhecimento adequados para proteger a segurança dos participantes do estudo e a integridade dos dados criticamente importantes”, disse Oren Cohen, M.D., presidente de Farmacologia Clínica e diretor médico da Fortrea. “Nossa plataforma de serviços integrados inclui a melhor infraestrutura da categoria e profissionais experientes totalmente dedicadosàfarmacologia clínica, incluindo médicos, enfermeiros, cientistas clínicos, CRAS e farmacocinéticos. Os investimentos que fizemos foram focados nas necessidades que os clientes têm de recursos e capacidade para avaliar com precisão os primeiros candidatos ao pipeline e acelerar aqueles com promessa de desenvolvimento em fase posterior e, finalmente, para os pacientes que precisam deles.”

As melhorias nas instalações após a expansão concluída incluem o novo CRU da Fortrea em Leeds, bem como salas construídas especificamente em Madison e Daytona, projetadas para flexibilidade na execução de estudos clínicos complexos na fase inicial. Melhorias nos espaços recreativos, de vida e de “trabalho em casa” nas CRUs foram construídas na Fortrea para aprimorar a experiência dos voluntários que participam de pesquisas nos locais.

A expansão das instalações de serviços de farmácia de desenvolvimento clínico inicial da Fortrea inclui novas farmácias cGMP de última geração nas CRUs de Leeds e Daytona. Todas as CRUs da Fortrea agora terão farmácias cGMP. Isso permite a fabricação no local de medicamentos estéreis e não estéreis. O design das suas instalações compatíveis com GMP proporciona o manuseio e a entrega segura de medicamentos de qualidade GMP que atendam as demandas exclusivas dos estudos de farmacologia clínica, com foco na eficiência e flexibilidade com o nível de controles esperado pelas autoridades reguladoras e patrocinadores.

Os aprimoramentos na ciência e na tecnologia incluem a adição de programas habilitados para inteligência artificial que otimizam a utilização do espaço do leito e o agendamento clínico, e a aplicação de modos de falha e análise de efeitos para reduzir o risco de execução do estudo antes do início do estudo. Após investimentos em sistemas de coleta de dados, todos os dados do estudo de farmacologia clínica coletados nas CRUs da Fortrea são inseridos diretamente em um sistema digital de captura de dadosàbeira do leito, que também pode ser usado como uma solução eficiente de captura eletrônica de dados.

“Acredito que as primeiras soluções de desenvolvimento clínico da Fortrea venham a estabelecer um novo padrão do que a indústria de pesquisa deve esperar dos seus parceiros”, disse o Dr. Cohen. “Estou muito orgulhoso desta equipe e sei que eles também se beneficiarão das mudanças que fizemos. Assim como eles se inspiram na nossa missão de acelerar a oferta de tratamentos que mudam a vida dos pacientes, também me inspiro da dedicação diária deles,àmedida que oferecemos soluções para nossos clientes.”

Sobre a Fortrea

A Fortrea (Nasdaq: FTRE) é fornecedora líder global de soluções para o desenvolvimento clínico e acesso ao paciente para a indústria de ciências da vida. Fazemos parcerias com grandes e emergentes empresas biofarmacêuticas, de dispositivos médicos e de diagnóstico para impulsionar a inovação na saúde que acelera terapias que mudam a vida dos pacientes que precisam delas. A Fortrea fornece gerenciamento de testes clínicos de fase I-IV, farmacologia clínica, soluções de testes com tecnologia diferenciada e serviços pós-aprovação.

As soluções da Fortrea utilizam suas três décadas de experiência abrangendo mais de 20 áreas terapêuticas, sua dedicação ao rigor científico, insights excepcionais e uma forte rede de pesquisadores. Nossa equipe talentosa e diversificada de mais de 19.000 pessoas que trabalham em mais de 90 países é dimensionada para fornecer soluções focadas e ágeis para clientes de todo o mundo.

Saiba mais sobre como a Fortrea está se tornando uma força transformadora de pipeline para paciente na Fortrea.com e siga-nos no LinkedIn e X (antigo Twitter) @Fortrea.

Advertência a Respeito de Declarações de Previsão

Algumas das declarações neste comunicado de imprensa, particularmente aquelas relacionadas aos benefícios financeiros e outros benefícios previstos, incluindo, mas não se limitando a, se os investimentos em unidades de pesquisa clínica nos EUA e no Reino Unido irão aumentar a capacidade, aprimorar as capacidades terapêuticas, aumentar a experiência dos voluntários do estudo, acelerar o desenvolvimento de testes de fase posterior e aprimorar a integridade dos dados, e se a adição de programas habilitados para inteligência artificial irá otimizar a utilização do espaço do leito e o agendamento clínico, são declarações de previsão na acepção da Lei de Reforma de Litígios de Títulos Privados dos EUA de 1995. Essas declarações de previsão envolvem riscos e incertezas, muitos dos quais estão fora do controle da Empresa. Os resultados reais podem ser substancialmente diferentes das expectativas expressas ou implícitas nas declarações de previsão se uma ou mais das suposições ou expectativas subjacentes forem imprecisas ou não forem realizadas. Importantes fatores que podem fazer com que nossos resultados reais sejam substancialmente diferentes de tais expectativas são detalhados na declaração de registro da Fortrea no Formulário 10 protocolado inicialmente no SEC no dia 15 de maio de 2023 (emendado e posteriormente suplementado), relatório trimestral da Fortrea no Formulário 10-Q protocolado no SEC no dia 14 de agosto de 2023, e em outros documentos da Fortrea protocolados no SEC. As declarações de previsão tomam por base convicções e suposições atuais da gerência e estão sujeitas a riscos, incertezas e mudanças nas circunstâncias. A Fortrea não é responsável pela atualização de tais declarações, e tais declarações são válidas somente até a presente data.

Contatos da Fortrea:

Fortrea para Mídia: Zaranek – 919-943-5422, media@fortrea.com
Fortrea para a Mídia: Dillon – 646-818-9115, kdillon@prosek.com
Fortrea para Investidores: Hima Inguva – 877-495-0816, hima.inguva@fortrea.com


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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 8972039)



ZAPI GROUP apresenta soluções avançadas para eletrizar o setor agrícola

O ZAPI GROUP, um líder global em eletrificação, tem orgulho de anunciar sua participação na AGRITECHNICA 2023, a principal feira internacional de negócios para maquinário agrícola, que ocorrerá de 12 a 18 de novembro de 2023, em Hanover, Alemanha.

A experiência do ZAPI GROUP em sistemas de transmissão elétrica, que abrangem controladores de movimento, inversores, motores elétricos, carregadores de bateria e software de navegação autônomo, representa uma oportunidade ideal de parceria para OEMs que procuram soluções sustentáveis em seu caminho rumoàeletrificação.

“Estamos ansiosos por esta exposição na AGRITECHNICA e para apresentar nossas soluções de eletrificação ao setor agrícola”, disse Claes Avasjö, diretor executivo do ZAPI GROUP. “À medida que o setor agrícola navega pelos desafios das mudanças climáticas, demandas crescentes e forças geopolíticas, a eletrificação de equipamentos demonstra ser essencial para um futuro sustentável. Estamos ansiosos para discutir com os participantes como aproveitar a tecnologia para aumentar a eficiência operacional, a produtividade e a sustentabilidade ambiental.”

O portfólio estratégico de marcas de produtos do ZAPI GROUP oferece uma essencial rica experiência e soluções em eletrificação às empresas agrícolas que planejam eletrificar suas linhas de produtos. A evidência deste processo pode ser vista por meio de relações duradouras com OEMs de primeiro nível com alto volume nos mercados de veículos fora da estrada. A equipe de empresas de produtos do ZAPI GROUP, incluindo a Zapi SpA, Schabmuller, Delta-Q, ZIVAN, Inmotion, BlueBotics, BestMotor e Schabmüller, participará do evento para apresentar soluções de transmissão elétrica ao setor de maquinário agrícola.

Um destaque da presença do ZAPI GROUP na AGRITECHNICA 2023 será a apresentação compartilhada pela Delta-Q e a Inventus Power com o nome de “Off-Highway Vehicle Electrification: Best Practices in Battery & Charger Integration” (Eletrificação de veículos fora de estrada: melhores práticas na integração de baterias e carregadores). Esta sessão ocorrerá em 16 de novembro, das 10h30m às 11h, no Expert Stage, na seção Sistemas e Componentes da feira.

O ZAPI GROUP convida todos os participantes a visitarem seu estande localizado no Pavilhão 15, Estande H11. Os visitantes terão a oportunidade de explorar os produtos mais recentes, consultar especialistas e descobrir como o ZAPI GROUP pode promover a inovação e sustentabilidade no setor de maquinário agrícola. A empresa também realizará a sua terceira conferência virtual anual, o Futuro da Eletrificação, que acontecerá de 7 a 8 de fevereiro de 2024.

Sobre o ZAPI GROUP

O ZAPI GROUP está projetando a transição para um futuro totalmente elétrico com um portfólio de produtos altamente integrados que inclui controladores de movimento, motores elétricos, carregadores de bateria de alta frequência e software de navegação autônoma para aplicação em veículos totalmente elétricos e híbridos. Como líder mundial em eletrificação com profunda experiência em sistemas, importantes inovações e uma verdadeira obsessão por promover o sucesso dos clientes, o ZAPI GROUP conta hoje com mais de 1.500 funcionários em todo o mundo e receita anual total superior a US$ 600 milhões. Para mais informações, acesse www.zapigroup.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

AnnMarie Carson, Comunicados de Relações Públicas

Tel.: (206) 282-4923

ZapiGroupPR@communiquepr.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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