Home Blog Page 907

Transição alimentar ajuda na adoção de um novo pet

Uma adoção responsável envolve vários detalhes que devem ser levados em consideração antes da chegada do novo integrante da família. Além dos cuidados básicos, como a primeira consulta ao veterinário, vacinas e casinha para transporte, a alimentação é essencial para proporcionar o início de uma vida saudável ao pet. 

Para os tutores, é importante garantir que os novos amigos estejam bem nutridos, pois a alimentação é essencial para o funcionamento adequado do sistema imunológico.

No momento da adoção é sempre importante entender e conhecer o histórico alimentar do animal a fim de evitar qualquer problema gastrointestinal. 

Flavio Lopes, supervisor de assuntos veterinários da Hill’s Pet Nutrition Brasil, explica que muitos dos abrigos de animais, felizmente, recebem doações de vários alimentos de marcas diferentes de voluntários e de outras fontes, porém essa prática faz com que não se tenha um padrão de alimentação. 

“Além disso, como normalmente existem muitos animais nos abrigos, pode existir uma competição no momento da alimentação entre eles, principalmente cães, o que pode levar alguns animais a não conseguirem ingerir a quantidade de alimento suficiente para a sua manutenção ou até mesmo uma quantidade maior do que necessita”. Por isso, a importância de saber o máximo de informações possíveis referentes ao animal antes de levá-lo à sua primeira consulta ao médico-veterinário.

Dificilmente o tutor saberá exatamente como foi a alimentação do pet ao longo do tempo em que permaneceu em um abrigo ou até mesmo na rua. Nesses casos, a orientação é que o tutor ofereça um alimento completo e balanceado de alta qualidade. 

Lopes orienta para a escolha de uma ração super premium, pois esta garantirá que serão fornecidos todos os nutrientes necessários na manutenção da boa saúde destes animais. “A ideia é que o novo amigo comece seu recente ciclo com um alimento que possa suprir as necessidades nutricionais do animal”, ressalta Lopes.

É sempre recomendável um bom bate-papo com o médico-veterinário e responsáveis pelo local da adoção para levantar o histórico alimentar e de doenças, não só do pet, mas de todos os animais que ali convivem. Lopes orienta que o tutor pergunte quais alimentos o animal já comeu e se em algum momento, teve reação alérgica a algo específico que  tenha comido. 

É importante os novos pais também terem em mente que existem alimentos que são conhecidamente tóxicos a cães e gatos, como chocolate, café, açaí, cebola, alho, uvas e uvas passas. “Portanto, nada melhor do que conversar com o médico-veterinário para entender o que pode ou não pode ser oferecido”, lembra Lopes.

Transição para uma nova dieta

Para a transição de alimentação, uma dica é o tutor solicitar um pouco da ração que o pet estava ingerindo no local de adoção e trocar gradualmente, em até sete dias, para que o organismo se adeque a nova dieta, evitando, assim, problemas gastrointestinais como vômitos, diarreias, flatulência e borborigmos. “Uma troca gradual para a nova alimentação vai permitir uma adequação da microbiota intestinal ao novo alimento e garantir a saúde intestinal do pet”.

Lopes ressalta a importância dos tutores observarem sinais que o pet está enfrentando problemas de alimentação ou na transição da dieta escolhida. Caso o novo amigo apresente alguns dos problemas citados acima, é recomendado levá-lo ao médico-veterinário para ele entender o que pode estar acontecendo e dar as instruções mais adequadas.



Empresas expandem os negócios com os CRIs

O Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) é uma opção de investimento em renda fixa que permite que empresas captem recursos ao antecipar recebíveis de origem imobiliária, como fluxo futuro de recebimentos de aluguéis ou parcelas da venda de um imóvel.

O CRI foi criado em 1997 como o primeiro instrumento de securitização do país e é distribuído pelas Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM) e Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (CTVM). Existem diversas modalidades de CRIs, como o Corporativo e o Pulverizado, e algumas subcategorias que possuem impacto, como BTS e Sale and Lease-Back.

Uma das diferenças entre o CRI e outros investimentos em renda fixa, como a Letra de Crédito Imobiliário (LCI), é que os CRIs emitidos por securitizadoras não possuem a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Além disso, os CRIs tendem a ter prazos mais longos do que as LCIs, variando de 2 a 10 anos, podendo chegar a 15 anos em casos específicos.

Além disso, o certificado pode ser uma alternativa interessante para diversificar a carteira de investimentos e obter rentabilidade, já que geralmente oferecem taxas superiores aos investimentos em renda fixa mais tradicionais.

No entanto, é importante estar ciente dos riscos envolvidos ao investir na modalidade, como o risco de crédito da securitizadora e o risco de inadimplência dos devedores dos recebíveis. Por isso, é importante realizar uma análise cuidadosa do histórico da securitizadora, da qualidade dos recebíveis e da rentabilidade oferecida.

Além disso, Lut Neto, Head de Solutions da Criteria Partners ressalta que “embora o (CRI) seja uma opção de investimento em renda fixa que permite às empresas antecipar recebíveis de origem imobiliária, como aluguéis ou parcelas da venda de um imóvel, as taxas ainda são superiores aos investimentos em renda fixa mais tradicionais.”

Em suma, Lut destaca que “o CRI é uma opção interessante para investidores que desejam obter rentabilidade em renda fixa, com um foco específico no mercado imobiliário. Diante disso, como em qualquer investimento, é importante avaliar cuidadosamente os riscos e a rentabilidade oferecida antes de investir.”



É fácil se prevenir do aumento do roubo de roda e estepe veículos?

Atualmente, no Brasil, não são apenas os automóveis que correm o risco de serem roubados. O roubo de rodas vem se tornando cada vez mais comum, podendo acontecer a todo momento, em qualquer local.

Mesmo não existindo dados concretos sobre a quantidade de roubo de rodas no país, o crime tem ocorrido com uma frequência maior desde 2014, principalmente no estado de São Paulo.

“A maioria dos criminosos levam o carro completo. Mas também existem aqueles que percebem que as rodas podem ser um bom negócio e quando o carro está ali, vulnerável, retiram as rodas e fogem. É uma ação que costuma ser rápida, muitas vezes, o dono do carro só percebe ao estacionar”, comenta Alexandre Tost, especialista em parafusos e porcas antifurto.

Roubo de rodas dos veículos

Existem diversos tipos de carros circulando pelas cidades, alguns muito mais personalizados do que outros, devido a customizações, trocas de peças e o uso de acessórios diferenciados, de acordo com o gosto do proprietário.

As rodas de ferro, por exemplo, estão sendo substituídas por rodas de liga leve e muitos veículos já saem da fábrica com esse item. Os que não possuem originalmente, logo recebem essa personalização.

“Rodas como essas, de liga leve, possuem um alto valor e os bandidos acabam reconhecendo e cometendo o crime sem pensar duas vezes”, diz Alexandre Tost, que lembra, ainda, que, além das rodas, o roubo de estepe também vem sendo uma das ocorrências relacionadas aos automóveis.

Estepes também entram na lista de roubo/furto

Em pesquisa feita pela empresa CarGlass , o roubo de estepe no Brasil se aproxima dos 40%, o roubo de estepe no Brasil se aproxima dos 40%, principalmente quando o item se encontra dentro do porta-malas do veículo da vítima, pois trata-se de um furto silencioso. Assim como acontece no roubo de rodas, em um primeiro momento, o dono do carro não percebe o ocorrido.

Além de agregar ainda mais valor ao automóvel, o estepe é um item que possui a melhor relação com preço de revenda, algo que também contribui para que o item seja roubado.

“Seja mais simples, ou mais caro, sempre existe uma pessoa disposta a comprar uma roda e pneu por um valor reduzido, sem se preocupar com a procedência, gerando uma compra ilegal”, explica.

Como proteger o veículo do roubo/furto de rodas e estepe?

Existem alguns caminhos que podem ajudar a evitar o roubo como, por exemplo, o carro ser estacionado em locais bem-iluminados e movimentados, não ser deixado na rua, principalmente à noite e, até mesmo, utilizar uma lona no estepe, travas e parafusos antifurtos, estes últimos, bastante eficazes, disponíveis no mercado automotivo.

No caso de estepes existem pessoas que usam correntes grossas com cadeado, alarmes sonoros, mas isso apenas dificulta e não protege totalmente.



The Estée Lauder Companies Conclui Aquisição da Marca Tom Ford

The Estée Lauder Companies Inc. (NYSE: EL) (“ELC”) anunciou hoje que concluiu a aquisição da marca TOM FORD e agora é a única proprietária da marca TOM FORD e de toda a sua propriedade intelectual.

A administração da ELC e suas licenças com a Ermenegildo Zegna N.V. (NYSE: ZGN) (“Zegna Group”) e o Marcolin Group proporcionam continuidade e permitem a maior evolução da marca TOM FORD como uma das proeminentes marcas de luxo mundiais do século XXI.

Conforme anunciado anteriormente, o contrato avalia a empresa total em US$ 2,8 bilhões. No fechamento, a ELC pagou cerca de US$ 2,25 bilhões. Este montante foi financiado por dinheiro em caixa e produto da emissão de papel comercial, bem como US$ 250 milhões recebidos da Marcolin. Um valor agregado adicional de U$ 300 milhões em pagamentos diferidos da ELC aos vendedores vence a partir de julho de 2025. O restante da avaliação total da empresa está refletido na aquisição da TOM FORD FASHION pelo Zegna Group.

# # #

As declarações prospectivas contidas neste comunicadoàimprensa, incluindo aquelas referentes aos benefícios e outras expectativas para a TOM FORD, envolvem riscos e incertezas. Os fatores, que podem fazer com que os resultados reais sejam diferentes destas declarações prospectivas, abrangem condições econômicas atuais e outras, incluindo volatilidade, no mercado internacional, ações de varejistas, fornecedores e clientes, concorrência, transição e sucesso contínuo do relacionamento de cooperação das partes envolvidas na aquisição e licenças, habilidades de implementar futuros planos de negócios e fatores de risco descritos no relatório anual da ELC no Formulário 10-K para o ano finalizado em 30 de junho de 2022.

Sobre The Estée Lauder Companies

The Estée Lauder Companies Inc. é um dos principais fabricantes, comerciantes e vendedores mundiais de produtos de qualidade para cuidados com a pele, maquiagem, fragrâncias e cuidados com cabelos, sendo um administrador de marcas de luxo e prestígio a nível mundial. Os produtos da empresa são vendidos em cerca de 150 países e territórios sob marcas, incluindo: Estée Lauder, Aramis, Clinique, Lab Series, Origins, M·A·C, La Mer, Bobbi Brown Cosmetics, Aveda, Jo Malone London, Bumble and bumble, Darphin Paris, TOM FORD, Smashbox, AERIN Beauty, Le Labo, Editions de Parfums Frédéric Malle, GLAMGLOW, KILIAN PARIS, Too Faced, Dr.Jart+ e a família de marcas DECIEM, incluindo The Ordinary e NIOD.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Relações com a mídia:

Jill Marvin

jimarvin@estee.com

Relações com investidores:

Rainey Mancini

rmancini@estee.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Burnout: exercícios físicos ajudam a combater o estresse no trabalho

A qualidade de vida no trabalho (QVT) pode afetar de maneira importante a saúde dos colaboradores. No Brasil, o assunto tem sido cada vez mais discutido até porque, de acordo com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho, cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem de burnout, nome dado a um conjunto de sintomas como estresse extremo e exaustão elevada em relação ao cotidiano profissional. Após a pandemia, o percentual chegou a registrar 44%. 

Para ajudar a diminuir esse número, cada vez mais companhias têm apresentado programas de bem-estar e cuidado com a saúde dos seus profissionais, e a implantação de medidas simples ligadas à atividade física podem contribuir de maneira significativa. 

“O que acontece fora do ambiente de trabalho exerce influência nesse indicador, e pode interferir na produtividade dos profissionais e como ele interage na empresa”, comenta Mônica Marques, diretora técnica da Cia Athletica – por isso, muitas companhias criam programas de incentivo às práticas esportivas e atividades físicas dentro dos projetos de QVT – Qualidade de Vida no Trabalho. Entre os critérios de avaliação estão também o clima organizacional, estrutura física, benefícios, interação social, plano de carreira, entre outros. 

De acordo com Marques, além dos benefícios para o corpo, praticar atividade física também traz consequências positivas para a saúde mental. A prática regula diversos hormônios, e melhora a circulação sanguínea e a oxigenação no cérebro.

“A atividade física também produz os hormônios endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina, que são responsáveis por promover a sensação de felicidade, autoestima, confiança e tranquilidade. Além disso, os exercícios físicos melhoram a capacidade respiratória, o que faz com que haja uma oxigenação maior no sangue, e estimula o fluxo sanguíneo, responsável por levar o oxigênio para nossos órgãos e músculos. Com o aumento de oxigênio no cérebro, nossa capacidade de concentração e memória também aumenta”. 

Outros benefícios são: aprendizagem mais rápida, mais criatividade e resistência mental. E isso tem um efeito positivo no desempenho de diversas atividades, como jogos, estudo e trabalho. 

Mas as empresas também devem ter em mente, dentro de seus espaços, a oferta de um espaço adequado para os colaboradores, assim como equipamentos apropriados para os colaboradores realizarem seu trabalho. As regras também valem para o home-office. 

Há outros pontos que também são importantes no ambiente de trabalho, como definição das atividades dos cargos, bom clima organizacional, cultura de valores, além de desenvolver ações internas para envolver os colaboradores.

Para acessar o estudo completo: https://www.anamt.org.br/portal/2018/12/12/30-dos-trabalhadores-brasileiros-sofrem-com-a-sindrome-de-burnout/



Brasil aparece em destaque de baixa cobertura vacinal

Na Semana Mundial de Imunização, que acontece entre os dias 24 e 30 de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta dados e estratégias para restaurar a cobertura vacinal no mundo, especialmente em números sobre as crianças e adolescentes durante e no pós-pandemia. Segundo informações divulgadas pelo órgão, em 20 países 75% das crianças ficaram sem vacinas em 2021. Entre esses países está o Brasil, único país da América do Sul a figurar na lista. A constatação também preocupa pelo aparecimento de um caso de poliomielite aguda no Peru, no fim de março deste ano, e que coloca o Brasil – por fazer fronteira com o país – em estado de alerta.

A baixa cobertura vacinal em todo o território nacional é um risco à saúde principalmente para pessoas com condições crônicas não transmissíveis (CCNTs), como doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, já que 88,9% das mortes por Influenza, a conhecida gripe, acometem pessoas com condições pré-existentes. E não apenas a imunização contra a Influenza está baixa, outras 20 vacinas também não atingiram a meta no Brasil.

Além das vacinas já consagradas, novas vacinas têm chegado ao Brasil. O Dr. Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, explica que essas novas vacinas, como a nova contra a dengue e a de influenza quadrivalente de alta dose, ainda precisarão de mais análises para serem incorporada ao SUS. Ao mesmo tempo, revela que “é uma prioridade a produção da vacina quadrivalente contra influenza, pelo Butantã, para substituição da vacina trivalente”. De acordo com o especialista, outra prioridade deve ser a disponibilização da vacina contra a Herpes zoster no SUS. A Dra. Margareth Dalcolmo, Presidenta da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e Embaixadora do Movimento Nacional pela Vacinação, complementa que é fundamental recuperar a cobertura para vírus da influenza, ainda mais quando pensamos em pessoas com doenças respiratórias crônicas, como asma.

Outra importante cobertura vacinal é contra o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano), causador de câncer de colo do útero, vagina, pênis e ânus. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) de 2019, com uma amostra composta por 160.721 estudantes de escolas públicas e privadas, com idade entre 13 e 17 anos, o número de imunizações está abaixo do esperado. No Brasil, 62,9% dos escolares referiram que foram vacinados contra o HPV, sendo 76,1% entre as meninas e 49,1% entre os meninos. Grande parte dos não vacinados afirmaram que o principal motivo é não saber que precisava ser imunizado, sendo Alagoas o estado mais afetado com 65,12%, e Santa Catarina o estado menos afetado com 32,03%. Nas escolas públicas, o principal motivo entre os não vacinados é a distância e/ou dificuldade para ir até a unidade de serviço, enquanto nas escolas privadas, a mãe, o pai ou responsável proibiram seus filhos de serem vacinados.

E com a força-tarefa totalmente voltada na Semana Mundial de Vacinação, o Dr. Nésio Fernandes, Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, define ser primordial que os imunizantes cheguem a todas as crianças e jovens. Para o especialista, as dificuldades em atingir números satisfatórios na cobertura vacinal passam por problemas como a complexidade do calendário de vacinação, o baixo alcance das campanhas, a burocratização no acesso, a fragilidade nos sistemas de informação, profissionais desmotivados e teses antivacinas. Algumas soluções propostas, e que entram na pauta do Ministério da Saúde, envolvem o registro de forma simplificada; a integração dos sistemas de informação com a rede privada; o estímulo do uso de plataformas de agendamento online; e a expansão e qualificação de 70 mil equipes pelo Brasil na Estratégia Saúde da Família (ESF).

A recuperação da cobertura vacinal no país também é pauta para o Dr. Eder Gatti, Diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde, que afirma ter variação muito grande no estoque de vacinas. “Precisamos trabalhar algumas questões estruturais do Programa Nacional de Imunizações, já que o cenário é discrepante. Há sobras de vacinas monovalentes, mas faltam vacinas orais contra poliomielite, tríplice viral limítrofe, assim como hepatite B. A partir disso precisamos elaborar estratégias a fim de cobrir essas coberturas vacinais”, ressalta o diretor.

Para o Dr. Mark Barone, Coordenador Geral do FórumDCNTs, “só conseguiremos superar o desafio da baixa cobertura, hoje muito associada à hesitação vacinal, com um forte trabalho intersetorial envolvendo setor público, sociedade médica, sociedade civil, academia e o setor privado”. De acordo com o especialista, “saúde, educação e comunicação devem caminhar de mãos dadas nesse movimento”. E alerta que “a baixa cobertura vacinal é ainda mais acentuada em relação às vacinas disponibilizadas gratuitamente nos CRIE (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais) para proteção adicional a pessoas com diabetes, câncer, asma grave, HIV, entre outras condições”.

Mais informações estão disponíveis em www.ForumDCNTs.org.



Furukawa apresenta soluções de conectividade para o campo na Agrishow 2023

As soluções Furukawa destinadas a levar conectividade ao campo – fator essencial para a transformação digital do agronegócio – serão apresentadas na Agrishow 2023, feira internacional de tecnologia agrícola que acontece entre os dias 1º e 5 de maio, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Realizada anualmente por iniciativa de várias entidades ligadas ao agronegócio, a Agrishow deverá reunir, na edição 2023, mais de 800 expositores e receber um público de aproximadamente 200 mil pessoas, do Brasil e do exterior, interessadas em conhecer as principais novidades tecnológicas para o setor. 

Um dos destaques do estande da Furukawa será a solução de LTE privado, que permite a implantação de redes sem fio multisserviços em áreas rurais – e grandes áreas em geral – operando na frequência de 250 MHz. “Trata-se de uma solução de conectividade de fácil instalação, baixa manutenção e que, em condições ideais, oferece cobertura de até 100 km de raio e até 15 Mbps na ponta, o que permite ter múltiplos serviços na rede, com transmissão simultânea de dados, voz e vídeo em tempo real”, afirma Daniel Blanco, gerente de Engenharia de Vendas e Inovação da Furukawa. 

Já em uso na Usina Coruripe, uma das maiores produtoras do setor sucroenergético do Brasil, a solução de LTE privado da Furukawa inclui eNodeB (estação radiobase), terminais de usuário (UEs) com Wi-Fi e GPS integrados e design robusto – o que os torna indicados para uso no campo, por exemplo, em tratores e máquinas agrícolas, ou ainda incorporados a sensores, medidores e gateways IoT utilizados na coleta de dados. A solução também inclui o software de controle (EPC), que pode ser embarcado na eNodeB e tem capacidade para suportar até 10 mil terminais registrados e cem em comunicação simultânea.

Além disso, a Furukawa apresenta na Agrishow um amplo leque de produtos e soluções de conectividade para redes corporativas e, também, para ambientes industriais, com potencial para aumentar a eficiência administrativa e a produtividade de agroindústrias, por exemplo. É o caso do Laserway Industrial, solução de infraestrutura de rede baseada em tecnologia óptica que permite atender às necessidades de automação em ambientes críticos. Entre as vantagens do produto, destacam-se a economia de espaço, a redução do consumo de energia (uma vez que o número de equipamentos ativos na rede é menor), a robustez, a flexibilidade para expansão da rede e, ainda, a imunidade a interferência eletromagnética – uma característica da tecnologia óptica.

Para atender a preocupações relacionadas à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente, a Furukawa também irá exibir na Agrishow sua linha de cabos e acessórios green, fabricados com revestimento em polietileno verde à base de etanol extraído da cana-de-açúcar.

O estande da Furukawa está localizado na Rua A1a1 da Agrishow – que acontece na Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, km 321, em Ribeirão Preto (SP).



Fintechs Addi e VERT são novos membros da ABCD

A ABCD – Associação Brasileira de Crédito Digital anuncia as fintechs Addi e VERT como suas mais novas associadas. O movimento faz parte da estratégia da entidade que objetiva ampliar sua representatividade e atuação em prol de um mercado de crédito mais plural, inteligente e inclusivo. 

Fundada em 2018 na Colômbia e em operação em todo o Brasil desde 2021, a Addi oferece um produto de parcelamento 100% transacionado por Pix. O modelo de negócios da companhia é mais conhecido no mercado internacional como Buy Now Pay Later, popularizado nos últimos 5 anos. A empresa oferece duas opções de pagamento: à vista e à prazo. No momento da compra, o cliente pode escolher como prefere pagar. Se optar por solicitar um empréstimo, o processo de aprovação é realizado em tempo real. 

Em caso de aprovação, a instituição cobra uma entrada a ser paga no ato, e o restante é parcelado de forma mensal e sucessiva – em três vezes sem juros, ou de quatro a seis, com juros. “O público-alvo da Addi são pessoas pouco atendidas pelas opções tradicionais de crédito, sejam elas assalariadas ou autônomas, que tenham ou não cartões de crédito. Em última análise, pretendemos atender às necessidades de um amplo conjunto de faixas etárias entre os consumidores que procuram melhores maneiras de pagar online e na loja”, afirma Santiago Suarez, co-fundador e CEO da empresa.

Apostando no crescimento da aceitação da modalidade BNPL na América Latina, especialmente no Brasil, Suarez atribui a filiação à ABCD como meio para impulsionar o ecossistema de crédito brasileiro. “Passamos por muitos desafios que outros membros da ABCD também passam. Desta forma, queremos unir forças para que tenhamos um ambiente cada vez mais sustentável e adequado à realidade dos consumidores. Nossas bandeiras, que incluem a descentralização da oferta de crédito, a desburocratização, o uso da tecnologia e da inovação e uma maior inclusão de crédito, têm total convergência com os objetivos da associação”, completa o executivo.

Em operação há quase 7 anos,  com mais de 230 emissões e aproximadamente R$ 54 bilhões emitidos em títulos e fundos sob gestão, a VERT presta serviço em operações estruturadas, com foco na emissão de instrumentos como CRA, CRI, FIDC, CR, nota comercial, debêntures, Fiagro e fundos imobiliários, para empresas de diversos portes e setores. “Atualmente, temos clientes nos segmentos financeiro, agronegócio, imobiliário, farmacêutico, geração de energia, tecnologia, educação e transporte, entre outros. E, ainda neste ano, vamos expandir o portfólio de serviços ofertados. No segundo semestre, nossa DTVM (Distribuidora de títulos e valores mobiliários) estará no ar e passaremos a atender demandas de administração, controladoria, distribuição, custódia e distribuição”, adianta Victoria de Sá, cofundadora da VERT. 

Sobre a chegada à ABCD, Victoria destaca que a iniciativa tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de um mercado sustentável, utilizando tecnologia e inovação. “Como empresa que auxilia na captação de recursos das fintechs, é essencial estarmos cada vez mais próximos para entendermos suas dores e, dessa forma, podermos buscar soluções que tornem o processo menos burocrático e mais assertivo, tendo como consequência um impacto positivo no desenvolvimento econômico e social do país. Assim como a associação, temos como propósito tornar o mercado financeiro mais democrático e inovador”, pontua. 

Para Claudia Amira, diretora executiva da Associação Brasileira de Crédito Digital, a chegada da Addi e da VERT fortalece a presença da ABCD nos debates e pleitos do setor em um momento em que o crédito está no centro de discussões da agenda econômica do país. 

Para saber mais, basta acessar: https://creditodigital.org.br/membros-associados/



Idosos podem solicitar Benefício de Prestação Continuada

O governo brasileiro oferece um auxílio para idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade econômica chamado Benefício de Prestação Continuada (BPC). O objetivo é garantir a subsistência desta parcela da população com uma renda mínima mensal.

Para ter direito ao BPC é necessário cumprir alguns requisitos, como possuir idade igual ou superior a 65 anos (no caso dos idosos), ou possuir deficiência física, mental, intelectual ou sensorial que impeça a participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Além disso, é preciso comprovar que a renda familiar per capita é inferior a um quarto do salário mínimo.

“Acredito que, muitas pessoas encontram-se em condições de receber o Benefício Assistencial garantido pelo Governo. Acontece que, na maior parte das vezes, elas não possuem os documentos corretos para fazer o pedido no INSS, o que gera um número muito grande de indeferimento”, afirma André Beschizza, especialista em benefícios do INSS.

Como solicitar e valores

Atualmente, o governo disponibiliza uma plataforma chamada MEU INSS – através dela, é possível realizar a solicitação do pedido do BPC. Além disso, é possível fazer o requerimento pelo teleatendimento, discando para o número 135, ou presencialmente, em qualquer agência do INSS.

O valor do benefício é fixo: um salário mínimo mensal, que atualmente é de R$ 1.302. O pagamento é feito mensalmente, sempre no mês seguinte ao mês de competência – por exemplo, o benefício referente ao mês de janeiro será pago no mês de fevereiro. O pagamento é realizado em conta bancária, em nome do beneficiário ou de seu representante legal.

“Outro detalhe muito importante para conseguir o Benefício Assistencial, tanto ao portador de deficiência, como ao idoso, é manter o CadÚnico (Cadastro Único) atualizado, pois este é banco de dados que o INSS utiliza para buscar informações sobre a pessoa que está fazendo o pedido do benefício e do seu também do grupo familiar”, conclui Beschizza. 

De acordo com o Portal da Transparência, do Governo Federal, há no país, atualmente, 5.254.002 beneficiários do BPC e uma verba estimada em R$ 20.225.168.255,78 para ser distribuída ao longo do ano.

Para saber mais, basta acessar: https://andrebeschizza.com.br/entenda-tudo-sobre-o-bpc/ 



Dia das Mães exige estratégia e organização de e-commerces

Datas comemorativas e períodos festivos sempre movimentam o setor de compras, seja em shoppings centers, centros comerciais ou lojas virtuais. Nos últimos anos, a venda on-line tomou maior proporção nas pesquisas de resultados do setor. Em 2022, de acordo com informações da Nielsen Ebit. para o portal E-commerce Brasil, o e-commerce nacional faturou R$ 262 bilhões. 

Segmentando por datas, o Dia das Mães representa uma boa fatia das vendas do varejo digital. Em 2022, o faturamento on-line das pequenas e médias empresas, por exemplo, nesse período, atingiu a marca de R$ 142 milhões, segundo informações analisadas pela Nuvem Shop e divulgadas pelo portal E-commerce Brasil. Ainda de acordo com o levantamento, os segmentos de Moda, Saúde & Beleza e Acessórios foram os mais procurados, liderando as vendas on-line do ano passado. 

Para este ano, segundo uma ampla pesquisa realizada pela plataforma Gente Globo, 72% das pessoas pretendem presentear alguém no Dia das Mães. Diante do cenário promissor, lojas virtuais devem se preparar para receber os consumidores. É o que afirma o CEO da Effect E-Commerce e especialista em marketing, Guilherme Tavares. 

“É uma data importante para o comércio e pode ser uma ótima oportunidade para alavancar as vendas. Cada loja deve analisar seu público-alvo e seu mercado para definir quais ações são mais adequadas”, aponta.

O planejamento de ação comercial, em períodos de celebrações como esse, é de suma importância devido ao aumento significativo na demanda de produtos ou serviços específicos. “Sem um planejamento adequado, as empresas correm o risco de não atender à demanda dos clientes, perder vendas e prejudicar sua reputação no mercado. Esse processo é essencial para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelas datas comerciais”, aconselha o CEO da Effect E-Commerce. 

Ainda de acordo com o especialista, é necessário oferecer uma experiência de compra diferenciada, que transmita comodidade, praticidade e segurança. Dentre as ações que podem ser realizadas, Guilherme Tavares menciona o anúncio de promoções exclusivas, a garantia de segurança na compra on-line, métodos facilitados de pagamento, opções de entrega flexíveis, bom atendimento ao cliente e utilização das redes sociais para divulgação de produtos e serviços. 

Os pontos destacados pelo especialista também são apontados na pesquisa da Globo Gente, em que, entre principais motivos para escolher onde comprar estão: preço, variedade de produtos, confiança na loja e facilidade na hora da compra. Na prática, o CEO da Effect E-Commerce lista algumas ações que podem ser tomadas antecipadamente pelas lojas virtuais, visando maior aderência dos consumidores:

  1. Criar campanhas de e-mail marketing segmentadas;
  2. Utilizar anúncios nas redes sociais;
  3. Personalizar produtos;
  4. Oferecer frete grátis ou brindes;
  5. Utilizar vídeos promocionais;
  6. Em campanhas de Google Ads, aproveitar o poder das palavras-chave.

Para complementar, Guilherme Tavares salienta a importância da presença digital das empresas, pois cada vez mais os consumidores estão usando as redes sociais para efetuar compras e saber opiniões sobre algum produto ou serviço. 

“Muitas pessoas ainda acham que o mercado é simples, ou que ‘é só colocar na internet que vende’. Ainda existe esta falta de conhecimento. Um relacionamento próximo com o cliente é o que, de fato, pode trazer ótimos resultados”, finaliza.

Para saber mais sobre a Effect E-Commerce, basta acessar: effectecommerce.com.br



Acidentes são os principais riscos para animais perdidos

Basta dar uma volta pelas ruas de qualquer cidade do Brasil para se deparar com cartazes em postes, paredes e comércios que alertam para animais domésticos perdidos. Nos últimos anos, com a ampla aderência dos aplicativos e redes sociais digitais, publicações no ambiente on-line também chamam a atenção para cães, gatos e aves que estão sendo procurados por tutores aflitos.

Apesar dos esforços, muitos animais que se perdem de casa não conseguem voltar para as suas famílias. Segundo um levantamento realizado pela ASPCA (Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais), 93% dos cachorros e 75% dos gatos que foram relatados como perdidos voltaram em segurança para casa.

Ainda de acordo com a pesquisa, compartilhada pelo site Portal do Dog, 6% dos tutores de cachorros e 2% dos responsáveis por gatos acharam seus pets perdidos em abrigos e 15% dos cães foram encontrados porque estavam com coleira com identificação ou microchip.

De acordo com indicativos do IPB (Instituto Pet Brasil), a maioria dos animais em situação de vulnerabilidade recebem assistência de ONGs (Organizações Não-Governamentais) ou protetores privados.

Segundo Bruna Sanches, veterinária do Hospital 24 horas Canguru, parceira da Pethere – empresa do Grupo FRT Brasil, responsável pelo rastreador para pets Pethere 4G -, um pet perdido é motivo de grande preocupação para os tutores, uma vez que animais nesta condição estão mais expostos a riscos com acidentes.

“Na rotina clínica, é extremamente comum atendermos pacientes acidentados. Na maioria dos casos, os acidentes ocorrem devido a fugas, por exemplo: o tutor que permite que o animal dê uma ‘saidinha’ sem o devido acompanhamento”, afirma. “Além disso, em uma clínica veterinária, recebemos muitos pacientes que se acidentaram depois de ‘escapar’ pelo portão de casa”, complementa.

Segundo Sanches, os animais perdidos podem se envolver em uma série de perigos, como maus-tratos e atropelamentos que vêm ocorrendo com maior frequência em nosso dia a dia.

Aliás, pets perdidos podem sofrer com fome, sede e desidratação, além de ficarem expostos a ataques e brigas com outros animais. A propósito, do contato com seus pares, os pets podem acabar contaminados por diversas doenças, como sarna, e terminam expostos a pulgas e carrapatos.

Diante desses elementos, a recuperação dos pets após serem encontrados exige cuidado. Para a veterinária parceira da Pethere, os tutores devem desempenhar um papel importante no processo de reabilitação.

“Animais encontrados nas ruas geralmente necessitam de cuidados intensivos e, em alguns casos, de procedimentos cirúrgicos, como cirurgias gerais e ortopédicas”, explica Sanches. “Por isso, é extremamente importante o cuidado do tutor com o paciente após os cuidados hospitalares, que deve dar continuidade com o tratamento em casa da forma correta, conforme recomendado pelo médico veterinário”, ressalta.

E, mais importante ainda, é evitar que os acidentes e fugas dos animais domésticos ocorram novamente, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.oseupetaqui.com.br/



Investimentos no exterior atraem brasileiros

O Brasil tem se feito presente em oportunidades de investimento no exterior e, segundo a pesquisa realizada pela XP Investimentos, houve crescimento do interesse entre investidores brasileiros quanto à aplicação de seu capital no mercado estrangeiro para o ano de 2023. Dentre os mais de 10 mil respondentes do estudo, 74% afirmaram o desejo de aumentar sua exposição internacional.

No setor de imóveis dos Estados Unidos, por exemplo, entre os anos de 2021 e 2022, os brasileiros aplicaram US$ 1,6 bilhão nesse segmento, posicionando o país como o quinto que mais investe em imóveis nos EUA. Mas, segundo o levantamento da XP Investimentos, os principais pontos de interesse para 2023 são os títulos de renda fixa nos EUA, com 49% dos clientes interessados, e o dólar, com 48% de interessados.

Daniela Colombo, criadora de conteúdo sobre investimentos, afirma que existem várias opções de investimentos no exterior disponíveis para investidores brasileiros que buscam por alternativas. Algumas das principais listadas pela especialista são:

  • Ações: Investir em ações de empresas estrangeiras é uma das formas mais comuns de investimento no exterior. Isso pode ser feito por meio de corretoras internacionais ou por meio de fundos de investimento.
  • ETFs: Os ETFs (Exchange-Traded Funds) são fundos de investimento negociados em bolsa que rastreiam índices de mercado. Eles podem ser uma forma fácil e acessível de investir em ações, títulos ou commodities estrangeiros.
  • Bonds: Os títulos estrangeiros, ou bonds, são uma opção de investimento de renda fixa emitida por governos, empresas ou outras instituições financeiras.
  • REITs (Real Estate Investment Trusts) são negociados em bolsa de valores que investem em uma variedade de ativos imobiliários, como edifícios comerciais, residenciais, shopping centers, hospitais e hotéis.

Com relação à procura por aquelas que gerariam mais chances de retorno imediato, ou que poderiam ser lucrativas a longo prazo, a especialista recomenda cautela, pois não é possível afirmar com certeza quais opções de investimentos no exterior geram mais retorno imediato ou a longo prazo. “O retorno depende de diversos fatores, como a conjuntura econômica dos países onde os investimentos são feitos, as condições políticas, as flutuações cambiais, entre outros”, diz Colombo.

Ao analisar opções disponíveis atualmente, Colombo afirma que, no curto prazo, investimentos em títulos de renda fixa, como bonds, podem gerar retornos mais previsíveis, mas com menor potencial de ganho. Já no longo prazo, investimentos em títulos de renda fixa, ações e REITS podem ser mais lucrativos, desde que escolhidos com cuidado e acompanhados de perto.

“É importante ressaltar que o retorno do investimento nunca é garantido e que é necessário considerar diversos fatores, como a diversificação da carteira, a alocação de ativos e a estratégia de investimento antes de tomar qualquer decisão de investimento no exterior”, alerta a profissional.

Mais informações disponíveis em https://www.instagram.com/danicolombo.invest/



Soft skills: o que são e qual a sua importância?

Em todo o mundo, o número de desempregados deve chegar a 208 milhões em 2023, 3 milhões a mais do que em 2022, segundo estimativa da OIT (Organização Internacional do Trabalho). No Brasil, o número de desempregados passou de 14,1 milhões em 2021 (13,3% da população) para 10,3 milhões em 2022 (9,5%).

Para a OIT, a queda do desemprego no país deve continuar em 2023, mas pode diminuir o compasso. A entidade destacou que “o Brasil registrou um crescimento muito forte do emprego, e uma grande redução da taxa de desemprego”, no decurso de 2021 e 2022, mas espera que “a tendência descendente pare em 2023, devido ao ambiente econômico global mais difícil”.

“Em um ambiente desafiador, conforme previsto pela organização internacional, apostar em competências comportamentais – como soft skills – pode fazer a diferença para profissionais que buscam uma oportunidade ou mesmo o crescimento profissional”, afirma Claudio Zanutim, escritor, comunicador, palestrante, trainer internacional, professor e fundador da IC-Educ Educação Corporativa.

Zanutim explica que soft skills são habilidades comportamentais ou socioemocionais que permitem que uma pessoa se relacione bem com outras pessoas e realize tarefas de forma eficaz e eficiente. “Estas habilidades vêm ganhando cada vez mais importância para o trabalho contemporâneo e, principalmente, para aqueles que querem ocupar cargos de liderança nas organizações”.

O escritor conta que, ao contrário das hard skills, que são habilidades técnicas relacionadas a um campo de conhecimento específico, as soft skills são habilidades transferíveis que podem ser aplicadas em diversas situações e que também podem ser aprendidas e desenvolvidas.

Segundo o comunicador, é possível destacar um conjunto de habilidades que são imprescindíveis:

  1. Comunicação efetiva e respeitosa – “A capacidade de comunicação, tanto verbal quanto escrita, está entre as soft skills mais valorizadas no mundo corporativo”, diz Zanutim. Para ele, é fundamental que os colaboradores saibam se expressar de forma clara, objetiva e assertiva, e que saibam ouvir e entender as opiniões dos outros: “A capacidade de se comunicar bem é fundamental para evitar mal-entendidos, conflitos e para alcançar objetivos em comum”.
  2. Trabalho em equipe – Para o palestrante, a capacidade de colaborar com outras pessoas é fundamental para alcançar objetivos comuns e resolver problemas de maneira eficaz.
  3. Resolução de conflitos –  As habilidades suaves permitem que as pessoas lidem com situações difíceis de maneira eficaz, diz Zanutim. “O conflito é resolvido em qualquer ambiente de trabalho ou relacionamento interpessoal, e a capacidade de resolvê-lo é fundamental para manter relacionamentos saudáveis ​​e produtivos”.
  4. Adaptabilidade – Segundo o trainer internacional, essa soft skill permite se ajustar a mudanças inesperadas e lidar com situações difíceis de maneira mais eficaz. “A capacidade de se adaptar às mudanças é fundamental em um mundo em constante evolução e é valorizada pelos empregadores em todas as áreas da vida”, diz ele.
  5. Empatia – Nas palavras de Zanutim, a empatia envolve a capacidade de se colocar no lugar do outro, entender suas necessidades, preocupações e desafios, e agir de forma sensível e compreensiva: “A empatia contribui para um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso, e para relações interpessoais mais saudáveis ​​e positivas”.
  6. Pensamento crítico – “Essa habilidade permite analisar problemas de maneira mais profunda e encontrar soluções criativas e eficazes”, explica.
  7. Criatividade – De acordo com o professor e fundador da IC-Educ Educação Corporativa, a capacidade de pensar de maneira crítica e criativa é fundamental para a inovação e é altamente valorizada em todos os setores.
  8. Resiliência – Essa soft skill permite lidar com situações difíceis e desafiadoras de maneira mais eficaz: “A capacidade de se recuperar de fracassos e adversidades é fundamental para o sucesso pessoal e profissional”, afirma.
  9. Gestão de tempo com produtividade – Zanutim destaca que com essa habilidade fica mais fácil realizar as tarefas de forma mais assertiva: “A capacidade de gerenciar o tempo é fundamental para alcançar objetivos pessoais e profissionais”.

Na visão de Zanutim, para ser bem-sucedido, é importante desenvolver habilidades suaves e investir no aprimoramento delas ao longo da vida. “Essas habilidades são essenciais para construir relacionamentos saudáveis, se comunicar de forma eficaz, solucionar conflitos e colaborar com outras pessoas”, afirma. “Além disso, as habilidades soft são cada vez mais importantes em um mercado de trabalho competitivo e em constante evolução”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.claudiozanutim.com.br/



Barbieri do Brasil constrói primeira casa em comunidade

A Barbieri do Brasil, indústria dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall e light steel framing na América Latina, acaba de entregar a primeira casa de seu projeto em comunidades no país. O projeto beneficiou a família da Dona Denise, que mora com cinco familiares em situação de vulnerabilidade na comunidade do Bonfim em Almirante Tamandaré, no Paraná.

A moradia era típica de uma comunidade humilde do Brasil – uma casa simples, frágil e com necessidades vitais para um lar digno e foi selecionada com base em critérios de vulnerabilidade, por meio de um cadastramento realizado. O trabalho que teve início na Argentina, vem ganhando corpo e se tornando realidade no Brasil.

“Nós já havíamos construído sedes comunitárias em algumas regiões do país, como na comunidade Fazendinha, em Osasco, São Paulo, e agora tivemos a oportunidade de construir a primeira casa com a tecnologia em steel framing em uma comunidade. O projeto é norteado pelo que chamamos de “Construir com Propósito”, ligado à nossa missão de triplo impacto, com três eixos guias: a democratização do habitat, democratização do conhecimento e a contribuição para a comunidade. A parceria com a TETO Brasil vem dando resultados e a tendência é evoluirmos para construção de futuras moradias populares no país”, explica Carlos Augusto Amaral, coordenador de marketing da Barbieri do Brasil.

O steel framing é uma tecnologia que permite uma construção sustentável, beneficiando toda a cadeia que compõe uma obra; desde o arquiteto ao consumidor final. Atrelado a isso, coloca-se como uma opção na solução do enorme déficit habitacional que existe  no Brasil. “Nós vamos posicionar o steel framing como uma alternativa acessível para as comunidades no país É um longo caminho, de muito trabalho. A ideia é dar continuidade ao projeto e fazer com que as pessoas comecem a pensar em uma construção mais durável, mais resistente, substituir a madeira por outros materiais. Nosso objetivo é ajudar a reduzir esse déficit com moradias mais confortáveis, resistentes e sustentáveis para a população”, diz Carlos.

A TETO Brasil é uma Organização não governamental que realiza inúmeras construções emergenciais em comunidades no país e já ajudou milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade no Brasil e na América Latina, em projetos comunitários como ferramenta para o desenvolvimento de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres. A parceria com a Barbieri do Brasil é inovadora e foi desenhada para a realidade das comunidades brasileiras. “Queremos levar o melhor da inteligência construtiva às comunidades no país e a Barbieri, que é nossa parceira desde 2021, é a grande empresa nesse projeto entrando com sua tecnologia para transformar a vida das pessoas”, explica Ygor Santos Melo, gerente nacional da TETO Brasil.

O trabalho exigiu uma quantidade significativa de detalhes e pessoas envolvidas, foram um total de 40 voluntários da TETO Brasil entre os dias de obras e os trabalhadores e encarregados da Barbieri. “Desde o desenvolvimento do projeto até a conclusão, durou cerca de dois meses, um trabalho em comunhão envolvendo a comunidade, voluntários da TETO e os nossos também. A primeira etapa se iniciou dentro da fábrica da Barbieri, com a nossa máquina exclusiva CB6, que realizou seu primeiro trabalho para este projeto; com perfis personalizados em steel frame próprios para a casa. Depois montamos os painéis em nossa planta e levamos até a comunidade, agilizando o processo. A obra se iniciou com a limpeza do terreno, depois passamos para a fundação com os pilotis, colocação dos painéis e por fim o telhado. Todo o processo até a entrega final, que resultou em uma morada digna e sustentável para a família”, explica Bruno Silva, técnico de projetos Consul Steel Brasil.



Brasil celebra Dia da Educação na sexta-feira, 28 de abril

No próximo dia 28 de abril, o Brasil celebra o Dia Internacional da Educação. A data foi adotada pelo MEC (Ministério da Educação) em consideração ao Fórum Mundial de Educação, realizado em Dacar, no Senegal, entre os dias 26 e 28 de abril de 2000. O evento contou com a participação de líderes de 164 países, entre eles o Brasil, com o intuito de buscar o progresso da educação em todo o mundo.

Durante o fórum, as nações envolvidas assumiram o compromisso com os avanços na área educacional por meio da chamada “Declaração de Dacar”. Desde então, o MEC realizou diversas publicações oficiais em que dá ênfase à importância da data, celebrada na próxima sexta-feira.

Para Michelle Pereira Silva – professora do curso de Atendente de Farmácia da Cebrac São Gonçalo Alcântara com formação em licenciatura em Ciências Biológicas e mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde -, a educação é processo vital em todas as sociedades, sendo capaz de contribuir na formação plena dos indivíduos.

“Logo, termos um Dia da Educação contribui para destacar a relevância do tema e levar a conscientização da população sobre os diferentes desafios presentes na Educação”, afirma. E os desafios são muitos: no país, mais de 1 milhão de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos estão fora da escola, de acordo com o Censo Escolar da Educação Básica 2022, que mapeou informações de 47,4 milhões de estudantes em 178,3 mil unidades escolares.

Para Michele Pereira, a data pode ajudar a incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar.

“Esta data [Dia da Educação] pode ser marcada por depoimentos de diferentes sujeitos envolvidos no processo educativo, de diferentes tempos e contextos de vida”, pontua. “Assim, pode-se tornar mais evidente a toda sociedade o poder que a educação, seja ela formal ou informal, pode exercer na construção e transformação de vidas”, diz ela.

A professora do curso Atendente de Farmácia da Cebrac São Gonçalo Alcântara chama a atenção para o fato de que os cursos profissionalizantes preparam os educandos para atuar no mercado de trabalho e são capazes de alargar fronteiras aos mesmos.

“Como docente no Cebrac, percebo que o curso profissionalizante fornece conhecimentos, práticas e experiências que aproximam o educando de diferentes profissionais e aumentam as chances deste se identificar em determinada profissão ou área do conhecimento”, explica.

“A partir de um curso profissionalizante, há o despertamento e o vislumbre dos estudantes para a continuidade dos estudos em faculdades, assim como para o investimento em micronegócios, o que contribui para o futuro de todo o país”, articula.

Para mais informações, basta acessar: https://www.cebrac.com.br/saogoncalo

Cebrac

Rua João Caetano 375, 3° andar Galeria Borges, Alcântara/SG

Telefones 

(21);2603-6363

(21) 99606-5602

@cebrac.saogoncaloalcantara



Capacidade de desenvolver equipes é novo atributo das lideranças, diz pesquisa

As mudanças no mercado de trabalho moldaram um novo perfil de líder. Na atualidade, as empresas buscam lideranças capazes de promover o espírito colaborativo, estimular a adaptação a cenários adversos e de instabilidade e formar equipes resilientes e com inteligência emocional para suportar períodos de crise. Todos esses fatores influenciam na qualidade de vida da força de trabalho.

Um estudo da plataforma de empregos INDEED, que consultou mais de 500 tomadores de decisão no final de 2022 sobre o que eles buscam em uma liderança para fazer parte da sua organização. E 70% dos respondentes afirmaram que estão procurando líderes engajados com a promoção de pessoas, ou seja, que ajudam seus funcionários no crescimento pessoal e desenvolvimento de sua carreira. Outra habilidade do líder apontada na pesquisa foi a preocupação com o bem-estar dos funcionários (61%).

Se no passado a tomada de decisões assertivas e com agilidade era uma das principais qualificações dos líderes, hoje a empatia, a escuta ativa e a capacidade de desenvolver equipes são os principais atributos das lideranças. De olho nessas tendências, a dbm Contact Center desenvolveu um programa próprio de lideranças para moldar os comandantes das equipes de acordo com as novas exigências do mercado e com a missão e os valores da própria empresa.

O programa teve início no começo de 2022 e foi criado por Francis Wagner Ferreira, diretor de inteligência operacional da dbm Contact Center. As tradicionais reuniões de resultados não são mais o único foco dos encontros das lideranças. Hoje, para além das metas, a preocupação do sponsor do programa é o desenvolvimento das chamadas soft skill, que são as habilidades comportamentais dos gerentes.

Os encontros se tornaram um espaço de compartilhamento sobre o que está dando certo em cada departamento da empresa. Nesse ambiente colaborativo é possível atuar com o aprimoramento de técnicas de apresentação, como falar em público, administração do tempo entre outras habilidades. Outro ponto relevante, na visão do sponsor do programa, é a criação de um vínculo entre os gestores de diferentes áreas.

“Eu acredito que o desenvolvimento das pessoas gera crescimento sustentável, e após um ano de um trabalho cooperativo, podemos dizer que somos um grande time de líderes com uma causa comum: desenvolver as competências individuais em nossas equipes. Afinal, sabemos que a inovação é fruto da inventividade das pessoas. Temos consciência da importância do capital humano para o crescimento do nosso negócio num momento da história da humanidade em que as habilidades mais importantes são aquelas não podem ser replicadas por máquinas”, afirma Francis Ferreira.

Protagonismo

Durante todo o ano de 2022, a palavra “protagonismo” norteou todas as ações do programa de liderança da dbm Contact Center. “Nosso intuito foi estimular ainda mais o comportamento de protagonista nos times, para que eles assumissem a responsabilidade para si e agissem com a mentalidade de donos do negócio. A ideia foi de que eles trouxessem inovações no serviço que prestamos para nossos clientes”, relata o diretor de inteligência operacional.

A dbm Contact Center surgiu no mercado há 26 anos como empresa de call center e evolui conforme as novas demandas do mercado, se tornando uma prestadora de serviço na área de relacionamento com o cliente e fabricante de tecnologia para estratégias de comunicação omnichannel. Por isso, é mais do que uma fornecedora, é uma extensão dos contratantes. “Nesse sentido, precisamos estimular todos os nossos colaboradores a serem protagonistas, ou seja, promotores da inovação dentro de cada operação. E essa atitude começa com as lideranças. Para 2023, o direcionamento do programa é a excelência operacional. Usaremos o protagonismo de 2022 para potencializarmos nossa excelência operacional em todas as frentes em que atuamos”, destaca Francis Ferreira.

Lifelong learning

O conceito de lifelong learning, que significa “aprendizagem ao longo da vida” (em tradução livre) e que também pode ser compreendido como uma educação continuada, foi incorporado no programa de liderança da dbm Contact Center. Neste contexto, Francis Ferreira criou uma espécie de “clube de leitura” com a participação dos gestores.

A participação não é obrigatória, mas tem uma adesão expressiva. Em 2022, os líderes leram dois títulos sobre liderança. As duas obras escolhidas por Francis estimulam o protagonismo e estão em sintonia com a teoria e a prática ministradas no programa de liderança. Para esse ano estão previstas cinco obras e a ampliação do clube também para o time de coordenação. Semanalmente, os participantes se reúnem durante o horário de expediente para refletir sobre um capítulo do livro. “Essa é uma forma de buscar conhecimento em outras fontes para sair da caixa. E os resultados que colhemos, em termos de mudança de comportamento, foram muito positivos. Conseguimos despertar uma análise mais crítica nas nossas lideranças”, destaca Francis Ferreira.

Apesar de não ser uma ação obrigatória, os colaboradores reservam uma pausa de 30 minutos na agenda para falar sobre os insights que a leitura do capítulo trouxe para a rotina. “O clube da leitura mantém a chama acesa e a vontade de desenvolver novas competências de liderança”, pontua Arthur Victor Rocha, gerente de operações.

Para ele, os resultados do programa de liderança são intangíveis e refletem numa nova postura dos participantes. “O foco dos treinamentos foram as habilidades comportamentais, o aprimoramento dos relacionamentos interpessoais, o comportamento do líder em situações atípicas e uma melhor postura na condução de um projeto. Todos esses fatores aumentam a eficiência do trabalho do líder e refletem na qualidade de vida dos liderados”, diz Arthur Rocha.

O gerente de operações acrescenta que o envolvimento com outros gestores também trouxe um intercâmbio de ideias e muito aprendizado. “Os treinamentos promoveram o networking e o benchmarking. As visões e os contrapontos de outros gestores contribuíram muito para o desenvolvimento de cada um dos líderes. E cada contribuição faz muito sentido no dia a dia”, finaliza Rocha. 

 

 



JCPP lança novo marketplace de arte on-line com trabalhos incríveis de artistas emergentes do Japão

Em abril de 2023, o Japan Cultural Promotion Project (JCPP) abriu a “GREEN PHEASANT”, um marketplace on-line japonês que divulga e vende uma coleção de arte, artesanato e itens colecionáveis com curadoria que fundem a cultura tradicional japonesa com tecnologia de ponta, transformando o futuro das tradições artísticas.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230423005061/pt/

3 Art Pieces Release Now (Graphic: Business Wire)

3 Art Pieces Release Now (Graphic: Business Wire)

A seleção incluirá obras de arte de artistas premiados, além de destaques futuros no “Japanese Wabunka Grand Prix”. A “GREEN PHEASANT” oferece obras de arte feitas sob encomenda para uma experiência única.

*Wabunka…Cultura japonesa

A “GREEN PHEASANT” é operada pela Re-Invention Co.,Ltd. em nome do JCPP como um projeto comissionado.

URL do site

https://gp-j.com/

Atualizaremos as informações mais recentes em tempo hábil.

Facebook

https://www.facebook.com/jcpp.official/

Instagram

https://www.instagram.com/jcpp_official/

Sobre o Japan Cultural Promotion Project (JCPP)

É uma Associação Incorporada Geral com a colaboração de indivíduos influentes de várias áreas que apoiam a cultura tradicional japonesa. Seu objetivo é criar uma estrutura sustentável para o desenvolvimento de tecnologia de ponta e obras de arte contemporâneas que incorporem a cultura tradicional japonesa e promovam as tradições futuras, por meio de parcerias entre empresas, associações e governos.

Sobre o Japanese Wabunka* Grand Prix

Criado em 2020, trata-se de um prêmio de prestígio que celebra as obras de arte da cultura tradicional japonesa de destaque criadas por empresas, organizações e indivíduos nacionais (independentemente de nacionalidade ou local de residência). Com um processo seletivo rigoroso e concorrido, os candidatos são avaliados por renomados especialistas de diversas áreas no Japão.

Decisão final em 2022

https://youtu.be/quIWojhzw-g

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Re-Invention Co.,Ltd.

ISHIHARA Hiroyuki / EN Sakuu

TEL: 81-3-6205-5909

E-mail: info_gp@re-invention.jp

Fonte: BUSINESS WIRE



Proximidade do prazo para entrega do IR 2023 movimenta escritórios contábeis

Falta pouco mais de um mês para o fim do prazo para acertar as contas com o Leão. É nesta época do ano que o volume de trabalho nos escritórios de contabilidade do Brasil cresce exponencialmente. Na Econet Editora, especializada em boletins para dar suporte para os contadores e tributaristas, a busca pelo auxílio da consultoria também aumenta.

Juliano Garrett, diretor da Consultoria Federal da Econet Editora, conta que é comum os contadores ligarem fazendo questionamentos sobre onde encontrar informações mais específicas. “As principais dúvidas dizem respeito, especialmente, sobre o que mudou de um ano para o outro.  Além disso, muitos esquecem de alguns detalhes e não querem correr o risco de errar”, diz.

A própria Receita Federal criou um guia batizado de “Perguntão” para apoiar os contribuintes. E a Econet Editora também disponibiliza uma plataforma própria, inclusive com vários vídeos no seu canal do YouTube. Além disso, boletins técnicos são produzidos constantemente com o objetivo de esclarecer dúvidas específicas. Todos esses conteúdos trazem um detalhamento de todas as informações relacionadas ao IR 2023.

Outra facilidade para os mais de 57 mil clientes da Econet Editora em todo o Brasil foi a criação de um hotsite que facilita a busca de respostas para situações específicas, como a declaração de criptomoedas, ganho de capital, espólio, deduções legais, Pix, dentre outras.

Novidades

Os contribuintes que utilizarem a declaração pré-preenchida no IR 2023 ou que optarem por receber a restituição por Pix terão prioridade. A única chave Pix que vai servir para a Receita pagar a restituição é a formada com o número do CPF.

Essas são as principais mudanças no IR 2023. A Receita Federal espera que 25% das declarações sejam feitas no modelo pré-preenchido, que importa dados da declaração do ano anterior como fontes pagadoras, bens, direitos e dívidas. O objetivo dessa facilidade é reduzir inconsistências e agilizar o processamento da declaração.

Além disso, os contribuintes que entregarem a declaração até o dia 10 de maio podem entrar já no primeiro lote. Até o dia 25 de abril, foram contabilizadas 16 milhões de declarações entregues, segundo dados da Receita Federal.

 



Como uma agência de branding cria a identidade de uma marca?

No marketing, branding (ou gestão de marca) é o conjunto de ações que visam criar, implementar e administrar a imagem e a personalidade de uma empresa. Essas estratégias incluem desde a definição da missão e da visão da marca até a escolha do nome, da identidade visual, do tom de voz e da linguagem utilizada em todas as comunicações.

O objetivo do branding é criar uma relação autêntica com o público, diferenciar-se da concorrência e construir uma percepção positiva e consistente da empresa ao longo do tempo. Sendo assim, a criação de uma identidade para uma marca é uma das funções mais importantes de uma agência de branding.

Segundo Rodrigo Gomes, CEO da agência de marketing digital Tupiniquim, a personalidade da marca é a maneira como a empresa se apresenta ao público, sua “voz” e estilo de comunicação. “Uma imagem forte e consistente é essencial para gerar uma conexão emocional com o público-alvo e diferenciar uma marca da concorrência”, explica o sócio fundador da agência paulistana.

A primeira etapa para desenvolver a identidade de uma marca é entender o público-alvo dela e o mercado em que a empresa está inserida. Para isso, a agência de branding faz pesquisas e análises para identificar os valores, hábitos e necessidades do público, além de avaliar a concorrência para definir o posicionamento da marca.

A partir dessas informações, a agência cria a persona do negócio, que é uma representação semifictícia do público-alvo da empresa. Por meio da persona, é possível definir características como idade, gênero, interesses e estilo de vida, e usar esses dados como referência para a elaboração da personalidade da marca.

A imagem de uma marca envolve diversos aspectos, como, por exemplo, a escolha da linguagem e do tom de voz, a definição de valores e princípios, e a criação de um visual que reflita a identidade da marca. “Tudo isso deve ser pensado detalhadamente para criar uma experiência consistente para o público e transmitir a mensagem da marca de forma clara e coerente”, diz Rodrigo Gomes, da Tupiniquim.

É importante lembrar que a identidade de uma marca não é algo estático. Ela pode evoluir e se adaptar ao longo do tempo, de acordo com as mudanças do mercado e das necessidades dos consumidores. Por isso, também é papel de uma agência de branding atuar no monitoramento de tendências e na gestão da personalidade da marca, para garantir que ela continue relevante e conectada com o público que ela pretende impactar e prospectar.



Internacionalizar empresas pode evitar recuperação judicial

O ano de 2023 está sendo marcado pelo crescente número de pedidos de recuperação judicial entre as grandes, médias e pequenas empresas, de acordo com o Serasa Experian. Segundo dados, houve 35 pedidos, entre janeiro e março deste ano, para grandes companhias. Já em relação às pequenas e médias corporações, os números são os maiores desde 2018, foram 289 pedidos de recuperação judicial e 255 de falência.

Neste sentido, a internacionalização de empresas, processo pelo qual as empresas expandem suas atividades em nível internacional, estabelecendo uma presença em outras nações para buscar novos mercados, recursos e oportunidades de crescimento, pode ser uma alternativa para driblar esta situação. Segundo o Portal da Indústria, a internacionalização consiste em tornar os produtos e serviços o mais adequados ​​possível, para que possam ser aceitos facilmente em diferentes esferas, com a importação, exportação, e a produção de artigos e serviços em outros países.

De acordo com Luciano Bravo, CEO da Inteligência Comercial e Country Manager da Savel Capital Partners, o processo de internacionalização, de fato, pode ser uma alternativa para evitar a recuperação judicial de uma marca. “Mesmo que a empresa esteja com dívidas no Brasil, ela pode acessar o crédito internacional e, com este valor captado no exterior, quitar as dívidas no Brasil, antes de utilizar o instrumento da recuperação judicial”, explica. 

As etapas para internacionalização de uma marca

A internacionalização de empresas é feita através de uma estrutura internacional, como a abertura de empresas e tomada de crédito em bancos internacionais, explica o CEO da Inteligência Comercial. Além disso, ele destaca também a necessidade uma conta corporate, que é em um tipo de conta em um banco voltado para corporações, sejam elas públicas ou privadas.

Em relação às etapas para a internacionalização, o Country Manager da Savel Capital Partners, pontua, em primeiro lugar, a pré-qualificação da operação, que é o processo de avaliação se a empresa está pronta para se expandir globalmente. O próximo passo é a elaboração do “draft” (rascunho, em português) da operação, ou seja, é a fase que o empresário deve fazer um esboço preliminar. 

A Underwriting e notificação ao cliente é o terceiro passo para a internacionalização, de acordo com Bravo. O termo “underwriting” refere-se à prática de uma instituição financeira garantir a venda de um novo título ou emissão de ações de uma empresa, geralmente em troca de uma taxa. Nesse processo, o banco fará uma análise detalhada do plano de negócios e dos riscos envolvidos, e poderá oferecer uma linha de crédito para a empresa, e se aprovado, a marca será notificada.

Com o financiamento aprovado, a empresa fará uma elaboração do contrato entre a empresa e a instituição financeira. E por fim, Bravo diz que o último passo é a assinatura dos contratos das partes envolvidas. Assim, a marca poderá utilizar o financiamento para estabelecer sua presença no novo mercado, e consequentemente, podendo evitar uma recuperação judicial.

Segundo Luciano Bravo, entre as principais vantagens da internacionalização é que a empresa passa a ter um caixa em moeda forte. Além disso, a operação é imune à restrição cadastral e é aceito garantias reais de qualquer natureza. “O nosso maior desafio é apresentar esta operação ao empresário, que por vezes nunca ouvir desta estruturação de crédito”, revela.

Para saber mais, basta acessar: www.inteligenciacomercial.com



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias

Translate »