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Validação do RNTRC já é obrigatória na emissão do Vale-Pedágio a caminhoneiros

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) comunicou que já está em vigor a exigência de validação do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) e da placa do cavalo mecânico na emissão do Vale-Pedágio Obrigatório (VPO).

A medida, que anteriormente havia sido suspensa por três meses, volta a ser aplicada com efeito imediato. A partir de agora, o CPF ou CNPJ informado no momento da emissão do VPO deve, obrigatoriamente, corresponder ao titular do RNTRC vinculado à placa do veículo trator (cavalo mecânico).

Outro ponto que permanece inalterado é a exigência de que o RNTRC esteja com status “ATIVO” para que o vale-pedágio possa ser emitido.

A Roadcard, empresa de pagamentos no transporte rodoviário de cargas, alerta os embarcadores e transportadores para as adequações regulatórias. “Seguimos acompanhando de perto as atualizações da ANTT e mantendo nossos clientes informados, com o objetivo de minimizar impactos operacionais e garantir a conformidade”, afirma Felipe Dick, CEO da Roadcard.

Para milhares de caminhoneiros autônomos, a retomada da exigência de validação representa a necessidade de atenção redobrada ao registro de seus dados junto ao RNTRC. “É essencial que os transportadores estejam com seus cadastros atualizados e em conformidade, para evitar qualquer impedimento na emissão do vale-pedágio e garantir a fluidez das operações”, destaca Everton Kaghofer, diretor comercial da Roadcard.

A Roadcard reforça ainda que continuará atuando de forma proativa para facilitar a jornada de seus clientes. “Nossa solução já realiza a validação automática do RNTRC, bastando que o documento do contratado seja informado. Isso torna o processo mais ágil, seguro e alinhado às exigências da ANTT”, complementa Anna Luiza Miranda, diretora de Marketing, Inovação e Produto da Roadcard.

Sobre a Roadcard

A Roadcard foi uma das primeiras Instituições de Pagamento Eletrônico de Frete (IPEF) do Brasil. Sua solução Pamcard inclui vale-pedágio, vale-combustível e gestão de despesas, oferecendo eficiência e conformidade regulatória para transportadoras e embarcadores, além de flexibilidade de escolha para os caminhoneiros.

Em abril, o Pamcard foi eleito, pela quarta vez, o Melhor Sistema de Pagamento de Fretes no Prêmio Top of Mind do Transporte. A premiação se baseou em votação espontânea de 2.610 profissionais do setor, sem indicação prévia de marcas. A empresa venceu todas as edições da categoria desde sua criação.

Para mais informações: https://roadcard.com.br



Reestruturação torna galpão em farmácia para pets

Em Osasco, na Grande São Paulo, um galpão passou por uma transformação precisa para abrigar uma nova unidade da Fórmula Animal — uma farmácia de manipulação veterinária. O projeto, planejado executado pela Granieri Engenharia, propôs uma reconfiguração total do espaço, garantindo funcionalidade, controle ambiental e eficiência setorial.

A intervenção partiu da necessidade de adaptar o imóvel às exigências técnicas de uma farmácia especializada na manipulação de medicamentos veterinários. A solução adotada envolveu a criação de nichos bem definidos, como os setores comercial, técnico, farmácia de dispensação e farmácia de manipulação, permitindo um fluxo de trabalho segmentado e com controle de acesso.

“Nosso desafio foi configurar um galpão bruto para um ambiente funcional, seguro e adequado às exigências da manipulação veterinária. Estudamos a fundo as ações do nosso cliente, planejamos e pensamos cada detalhe tendo em vista eficiência técnica, controle ambiental e produtividade”, explica o engenheiro e sócio da Granieri Engenharia, Douglas Granieri.

A setorização organiza os processos internos, bem como atende às exigências sanitárias e de segurança. A criação de divisórias em drywall permitiu agilidade na execução e flexibilidade na ambientação dos espaços, otimizando o aproveitamento da planta original.

Para uma farmácia de manipulação, especialmente no ramo veterinário, o controle da temperatura e da umidade é fundamental para a estabilidade dos insumos e a segurança dos produtos manipulados. Por isso, o sistema de climatização recebeu atenção especial. Cada ambiente foi tratado como uma célula independente, com infraestrutura para ar-condicionado e vedação adequada, garantindo conforto térmico e controle ambiental rigoroso.

As atualizações também incluíram a readequação das instalações elétricas e hidráulicas, essenciais para o bom funcionamento dos equipamentos e bancadas técnicas. A pintura final seguiu a linguagem clean, reforçando a higiene visual e a sensação de precisão que o espaço exige. “Esse tipo de obra pede assertividade. A engenharia aqui não é só estrutural; mas também operacional. É o espaço servindo à técnica”, finaliza Granieri.



Brasil exporta treinamentos comportamentais para o mundo

O treinador comportamental André Kaercher, com mais de 20 anos de experiência, realiza desde 2012 programas de capacitação em diversos países. Entre eles, destacam-se o Master Coaching Peru, realizado em Cusco, que reúne profissionais de toda a América Latina; o World Training Experience, nos Estados Unidos, com sessões teóricas e vivenciais na região da Disney; e o Master Mind Zeus, em Dubai, voltado à liderança estratégica com participantes de diferentes nacionalidades.

As habilidades desenvolvidas nesses programas, como inteligência emocional, pensamento crítico e comunicação eficaz, são apontadas pelo relatório do Fórum Econômico Mundial (2023) entre as competências mais demandadas pelo mercado até 2027. Esses atributos estão diretamente relacionados à capacidade de adaptação dos profissionais diante de cenários complexos, à tomada de decisão em ambientes incertos e à construção de ambientes colaborativos, fatores considerados estratégicos para o desempenho sustentável de equipes e organizações.

O mercado de desenvolvimento pessoal foi avaliado em US$ 44,4 bilhões em 2023 e deve alcançar US$ 57,3 bilhões até 2030, crescendo a uma taxa anual composta de 3,7% entre 2023 e 2030, de acordo com relatório da Globe Newswire. Além disso, ele aponta que “empresas estão investindo cada vez mais em programas de desenvolvimento pessoal para os funcionários, com o objetivo de aumentar a produtividade, reduzir o estresse no local de trabalho e melhorar as taxas de retenção de talentos”.

A Exame destaca que o desenvolvimento humano é impulsionado por um aprendizado contínuo, no qual a prática e a reflexão constante são essenciais. Esse enfoque permite que os profissionais se adaptem às transformações do mercado e aprimorem suas habilidades, refletindo a importância do intercâmbio de metodologias e abordagens no cenário global, o que contribui diretamente para o fortalecimento do setor.

“O treinador precisa pensar fora da caixa e fora da sala de treinamento. Tudo pode virar conteúdo, e o acesso a novas frequências melhora sua entrega”, afirma André Kaercher.

Esse avanço é impulsionado por fatores como a valorização da saúde mental, programas de bem-estar corporativo e os benefícios econômicos e sociais associados aos treinamentos na área de desenvolvimento humano. Na avaliação do especialista Dr. Marco Aurélio Bussacarini, para o Portal GC+, essas iniciativas deixam de ser diferenciais pontuais para assumirem caráter de prioridade organizacional, contribuindo diretamente para a sustentabilidade das empresas em um mercado cada vez mais interconectado.



Crédito para compra de smartphone é a proposta da PayJoy, nova associada da ABCD

Provedora de serviços financeiros fundada há dez anos na Califórnia e atuando no mercado brasileiro desde 2021, a PayJoy é a mais nova filiada da Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD). Em parceria com varejistas e lojas independentes, a fintech tem como principal produto o crédito para aquisição de smartphones. 

Atendendo principalmente consumidores das classes C e D, a empresa possibilita a compra do aparelho celular com pagamento parcelado via boleto ou Pix em até nove meses. Por meio da solução, a PayJoy busca facilitar o acesso à tecnologia, mesmo para quem não possui conta em banco ou cartão de crédito. 

“Muitas vezes, nossos clientes encontram dificuldades para acessar linhas de crédito convencionais. São pessoas de baixa renda que buscam oportunidades de financiar bens essenciais, como o smartphone, ferramenta cada vez mais importante para trabalho, educação, comunicação e acesso a serviços digitais. Desta forma, atuamos com a proposta de inclusão”, afirma Wagner Mendonça, country manager da PayJoy no Brasil.

Com mais de 13 milhões de clientes atendidos globalmente, a fintech chega à ABCD como parte de sua estratégia para fortalecer a atuação no setor financeiro digital no Brasil. “A filiação reflete o compromisso da empresa com as melhores práticas de mercado, o incentivo à inclusão financeira e a colaboração com outras instituições para o desenvolvimento sustentável do crédito digital no país. Além disso, estar alinhada às pautas e discussões promovidas pela ABCD contribui para o aprimoramento dos serviços oferecidos e para a ampliação do acesso ao crédito por meio de soluções inovadoras”, ressalta o executivo.

A diretora-executiva da ABCD, Claudia Amira, destaca que a associação da PayJoy fortalece a bandeira de inclusão financeira da entidade. “Com o avanço da digitalização, possuir um smartphone permite que os cidadãos tenham acesso a uma série de produtos e serviços essenciais. Assim, oferecer condições para a compra dos aparelhos significa possibilitar que mais brasileiros participem plenamente da economia”, pontua Claudia.

Mais informações sobre as fintechs que integram a ABCD estão disponíveis em https://creditodigital.org.br/membros-associados/



Banco24Horas disponibiliza serviço de depósito para clientes

Banco24Horas, que está presente no dia a dia de mais de 160 milhões de brasileiros e possui soluções que buscam promover inclusão financeira, anuncia a habilitação do serviço de depósito nos caixas eletrônicos da rede para clientes Santander e Banco do Nordeste (BNB). A solução permite que o depósito seja realizado sem a necessidade de envelope, e, por ser on-line, assim que a transação é efetivada na máquina, o dinheiro já se torna disponível na conta do cliente. Além disso, a transação também pode ser realizada por terceiros para clientes correntistas em ambas as instituições financeiras.

A função de depósito disponível nos caixas eletrônicos do Banco24Horas permite que os valores inseridos por usuários sejam utilizados para outras transações financeiras, como saques realizados posteriormente. Essa dinâmica contribui para o fluxo interno de numerário nos terminais, funcionando de forma integrada ao sistema de autoatendimento da rede. O processo ocorre automaticamente, de acordo com os protocolos operacionais estabelecidos para a recirculação do dinheiro.

Para Rodrigo Maranini, gerente de produtos e canais de distribuição da TecBan, oferecer o depósito para clientes correntistas e não correntistas do banco significa crescer em capilaridade e fomentar a oferta de serviços financeiros que agilizam e desburocratizam as transações bancárias.

“O Banco24Horas já utiliza a tecnologia dos caixas recicladores junto a estabelecimentos comerciais que depositam o dinheiro em espécie da sangria nos caixas eletrônicos da rede. A adesão dos usuários e do próprio varejo nos impulsionou a investir ainda mais. O depósito sem envelope e on-line é uma solução para quem precisa da conveniência e agilidade e para diferentes negócios que percebem no dia a dia os benefícios da circulação local do dinheiro”, afirma Maranini.

Passo a passo para realizar o depósito em contas do banco Santander e Banco do Nordeste nos caixas eletrônicos do Banco24Horas:

  1. Selecionar a opção ‘Depósito em dinheiro’ na tela inicial do Banco24Horas (caso seja cliente do Santander ou Banco do Nordeste, inserir o cartão, fazer a identificação por senha ou biometria e no menu escolha a opção ‘Depósito’ – se preferir o acesso sem cartão, fazer a identificação por CPF e biometria e no menu escolha a opção ‘Depósito’);
  2. Selecionar uma das opções: ‘Conta corrente’ ou ‘Conta poupança’;
  3. Informar os dados de depósito do favorecido: número da agência e conta;
  4. Digitar o valor a ser depositado;
  5. Conferir as notas que podem ser depositadas no caixa;
  6. Colocar o dinheiro no local indicado;
  7. Conferir os dados do depósito;
  8. Confirmar se estiver tudo correto;
  9. Aguardar e retirar a impressão do comprovante de depósito bancário.

As notas aceitas pelos caixas eletrônicos para depósito sem envelope são as de R$ 20,00, R$ 50,00 e R$ 100,00. Já o teto de depósito varia de acordo com a modalidade do usuário. No caso de clientes Santander, os depósitos realizados por correntistas podem chegar a R$ 9.990,00. Já para os não correntistas, o limite é de R$ 2.000,00. E tanto para os clientes correntistas como os não correntistas do Banco do Nordeste, o limite é de R$ 2.000,00 por transação.

Para garantir a eficiência do depósito em dinheiro sem uso de envelope, as notas não podem estar amassadas, dobradas e nem presas com clipes, grampos ou fitas adesivas.

Para além do Santander e Banco do Nordeste, os caixas eletrônicos do Banco24Horas também aceitam depósitos em dinheiro das seguintes instituições: Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul, Banpará, Banco BMS, Banco BRB, Banco da Amazônia, Celcoin, Itaú e Fastcash.

Para encontrar os caixas eletrônicos do Banco24Horas habilitados com esta função, basta visitar o site ou o aplicativo do Banco24Horas: https://www.banco24horas.com.br/deposito



Bom Dia RH mostra como a felicidade pode ser aplicada nas organizações

A Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR) promove, no dia 22 de maio, das 8h às 10h30, mais uma edição do tradicional Bom Dia RH, com o tema “Felicidade se aprende. Vamos conversar?”, conduzido pelo especialista Henrique Bueno. O encontro será realizado no auditório da Faculdade Opet, no Centro Cívico, em Curitiba.

Coordenadora do evento, a vice-presidente da ABRH-PR, Vera Mattos, afirma que o tema da felicidade nunca deixou de ser relevante, mas ganhou ainda mais urgência diante dos desafios atuais enfrentados pelas pessoas e pelas organizações. “A felicidade sempre foi importante, mas hoje ela se tornou fundamental, pois está diretamente ligada ao bem-estar emocional e mental das pessoas. Em um cenário de crescente adoecimento psicológico, falar sobre felicidade é também falar de saúde pública, de produtividade sustentável e de qualidade de vida”, afirma.

Escolha consciente

Segundo Vera, foi justamente por reconhecer essa importância que a ABRH-PR decidiu trazer o especialista Henrique Bueno para o próximo Bom Dia RH. “Acreditamos que a felicidade pode ser aprendida. Quando as pessoas percebem que ser feliz está ligado a uma escolha consciente, elas passam a adotar atitudes que tornam seus dias mais positivos e significativos. O Henrique tem uma trajetória inspiradora e um profundo conhecimento científico sobre o tema, e estamos muito felizes em contar com ele para essa conversa”, esclarece.

A vice-presidente da ABRH-PR destaca ainda o papel estratégico das empresas nesse processo. “As organizações são compostas por pessoas. E, se queremos ambientes corporativos mais saudáveis, é preciso construir uma aliança real, com ações intencionais que promovam o bem-estar. Criar uma cultura positiva, conectada e empática não é um luxo — é uma necessidade urgente para engajar talentos, evitar o adoecimento e gerar impactos mais humanos e sustentáveis”, pontua.

A proposta do evento é justamente provocar essa reflexão. O público terá acesso a informações práticas, acessíveis e baseadas em evidências, que podem ajudar as pessoas a construir dias melhores para todos.

Ciência da felicidade

Henrique Bueno, mestre em Psicologia Positiva pela University of East London e professor adjunto do mestrado global em estudos da felicidade nos EUA, acentua que a busca pela felicidade ainda é cercada de equívocos. “Passamos boa parte do tempo acreditando que a felicidade está em algum lugar no futuro e, por isso, nosso foco acaba sendo apenas em tentar chegar até lá. A grande verdade é que uma vida mais feliz é resultado de hábitos mais felizes. Assim como não é possível ter saúde sem hábitos saudáveis, não é possível ser feliz sem cultivar práticas que favoreçam o bem-estar”, completa.

Com base na ciência da felicidade, ele reforça que esses hábitos são acessíveis e podem ser aprendidos. “Pausar e se desconectar das tecnologias, praticar a gratidão, movimentar o corpo de alguma forma e fazer exercícios de respiração são ações simples, mas que fazem diferença significativa. A felicidade está muito mais relacionada aos comportamentos do dia a dia do que a grandes conquistas”, explica.

Efeito multiplicador

Fundador e CEO global do Wholebeing Institute no Brasil e em Portugal, Henrique alerta ainda para a crise global de saúde mental, que leva muitas pessoas a viverem em constante frustração. “Estamos correndo atrás de um pote de ouro, acreditando que a felicidade está sempre à frente. Mas, quando compreendemos que ela depende das nossas escolhas cotidianas, passamos a agir com mais direção e consciência”, destaca.

Para o especialista e facilitador de programas de felicidade, liderança e bem-estar, esse movimento também tem efeito multiplicador. “Ao adotarmos práticas que nos fazem bem, geramos impactos positivos nas pessoas ao nosso redor. A felicidade é contagiosa. O desafio é parar de esperar que ela venha de fora e começar a construí-la, com intenção e propósito, a cada novo dia”, finaliza.



Avanços tornam cirurgia facial mais segura e eficaz

De acordo com último levantamento feito pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês), em 2023 no Brasil foram realizados mais de 800 mil procedimentos cirúrgicos nas áreas de face. Entre os mais realizados no país, destacam-se as intervenções que buscam melhorar a aparência da região perioral (lábios, a pele ao redor da boca e as linhas de expressão ao redor do lábio superior), lifting facial e blefaroplastia.

Cirurgião plástico especializado em cirurgias faciais, o Dr. Adriano Borges ressalta que, para garantir o sucesso de procedimentos estéticos como esses, é essencial que o profissional tenha profundo conhecimento da anatomia facial. Isso permite que as intervenções sejam feitas de maneira segura, evitando estruturas nobres que, se atingidas, podem causar sequelas.

“Na face isso é muito importante porque é uma região do corpo com uma quantidade muito grande de vasos sanguíneos, músculos e nervos. Quanto maior o conhecimento sobre todas as estruturas e camadas de tecidos da face, maior a capacidade do cirurgião de realizar procedimentos complexos com menor risco de intercorrências/sequelas e melhores resultados”, detalha.

Com especialização em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, o Dr. Adriano Borges destaca que essa área envolve o estudo aprofundado da anatomia dos planos mais internos da face, incluindo a estrutura óssea. Ele explica que, em determinados casos, alcançar uma boa harmonia facial ou corrigir assimetrias pode exigir intervenções nos ossos da face. Já em outras situações, a atuação em camadas mais profundas pode ser a melhor escolha para garantir resultados mais duradouros.

O cirurgião também afirma que existem diversos procedimentos faciais de caráter reconstrutivo:

  • Mentoplastia: pode auxiliar também a diminuir a Apnéia Obstrutiva do Sono;
  • Rinoplastia: ajuda na função respiratória;
  • Blefaroplastia: pode diminuir desconforto visual ao diminuir o peso nas pálpebras superiores.

“E temos também procedimentos reparadores que, além de melhorar a função, promovem melhora estética do local. Pacientes que apresentaram retiradas de tumores na face, ou que apresentaram alguma sequela devido a traumas (acidentes, queimaduras) ou devido a complicações de procedimentos faciais injetáveis ou cirúrgicos”, exemplifica o médico.

 Tecnologia a favor da precisão cirúrgica

Além das habilidades médicas, a tecnologia também é essencial para melhorar os resultados estéticos das cirurgias crânio-maxilo-faciais. O Dr. Adriano Borges explica que atualmente existem softwares que contribuem para o planejamento das cirurgias, possibilitando, em certos casos, a criação de modelos tridimensionais que podem ser produzidos por meio de impressoras 3D. Com a simulação, é possível realizar um planejamento virtual mais fidedigno.

“Podemos, a partir da tomografia do paciente, fazer a reconstrução tridimensional e programar de uma forma mais específica os detalhes da cirurgia. Avaliar como corrigir assimetrias, mensurar as áreas que estão desproporcionais e serão corrigidas, calcular angulação desfavorável de alguma área e a sua correção”, informa.

Ainda segundo o médico, existe uma variedade de materiais biocompatíveis que podem ser usados com segurança e estabilidade nas camadas mais profundas da face. De acordo com Dr. Adriano Borges, a própria tecnologia tem permitido avanços na bioengenharia, o que possibilita o desenvolvimento de matrizes teciduais utilizadas em procedimentos cirúrgicos, além do isolamento de componentes celulares e fatores de cicatrização que contribuem para a regeneração dos tecidos.

O especialista também destaca a importância dos exames de imagem no planejamento cirúrgico. “Procedimentos que envolvem contornos ósseos faciais como a mentoplastia, ou cirurgias no nariz (rinoplastia), necessitam de uma tomografia computadorizada de face. Em alguns casos, na rinoplastia é também interessante uma avaliação funcional com videonasofibroscopia”, avalia.

Por fim, em relação à fase pós-operatória, Dr. Adriano Borges destaca alguns cuidados essenciais para garantir uma boa recuperação e minimizar riscos. Todas as cirurgias faciais demandam “repouso relativo, cuidados de higiene com a ferida operatória, ingestão hídrica adequada, alimentação saudável e balanceada, evitando alimentos gordurosos e inflamatórios, cuidados relacionados à prevenção de trombose venosa profunda e curativos conforme orientação médica”, explica.

Para mais informações, basta acessar o site oficial do Dr. Adriano Borges: https://dradrianoborges.com.br/



IR pago por ganhos em ações trabalhistas pode ser recuperado

A Instrução Normativa RFB 1.500/2014 da Receita Federal do Brasil (RFB) estabelece as regras para a apuração e a retenção do imposto de renda na fonte sobre os rendimentos recebidos por pessoas físicas, incluindo os oriundos de ações judiciais, como as trabalhistas. A instrução também versa sobre as verbas consideradas tributáveis, como salários, férias e 13º salário, estarem sujeitas à retenção do imposto.

De acordo com a norma, quando um contribuinte recebe valores referentes a uma ação judicial, ele pode optar por calcular o Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) de forma proporcional aos meses em que os rendimentos foram recebidos, considerando a tabela progressiva do IRPF, ao invés de pagar todo o imposto de uma só vez.

Segundo o advogado especialista Daniel Lima, no caso de uma ação trabalhista, esses meses se referem aos valores que não foram pagos durante o contrato de trabalho, e muitos contribuintes acham que o número de meses é o tempo que dura a ação trabalhista, o que induz a erro na hora de declarar.

“Se o trabalhador entra com uma ação para receber salários atrasados, férias não pagas ou outras verbas trabalhistas, pode optar por calcular o IR considerando os meses em que esses valores deveriam ter sido pagos. Isso significa que, ao invés de considerar todo o valor recebido no mês em que a decisão judicial foi cumprida, pode distribuí-lo ao longo dos meses correspondentes”, explica Lima.

O advogado especialista esclarece que essa abordagem pode resultar em uma carga tributária menor, já que o IR é calculado com base na tabela progressiva, onde as alíquotas aumentam conforme a renda. Portanto, diluir os rendimentos ao longo dos meses pode ajudar a evitar que o contribuinte entre em uma faixa de imposto mais alta do que seria se os rendimentos fossem considerados todos de uma vez.

Em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que os juros incidentes em verbas salariais e previdenciárias, pagas em atraso, têm caráter indenizatório e não de acréscimo patrimonial, e por isso, não compõem a base de cálculo do imposto de renda. Para recuperar os valores retidos a maior, os contribuintes precisam retificar a Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda relativa ao ano do recebimento dos rendimentos.

Outro erro comum, de acordo com Lima, é lançar os valores recebidos no processo de forma integral como rendimento tributável na Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF). “Quando a pessoa recebe o valor da ação, fica obrigada a declarar no ano seguinte, e a maioria das pessoas preenchem a DIRPF de forma errada, lançando os valores que constam do processo fielmente ao cálculo homologado. Isso faz com que pague mais IR ou não recupere nada”.

O especialista ressalta que quando uma pessoa ganha um processo judicial e recebe o dinheiro em várias parcelas, normalmente o IR é retido somente após o último recebimento, podendo, na maioria das vezes, ocorrer pagamentos em mais de um ano. “Isto tem gerado problemas para os contribuintes com a RFB, que vem cobrar o valor que deveria ter sido retido, sobre tais parcelas, inclusive com multa de 75% e juros, para somente ao final do recebimento do processo, poder recuperar aquele IR pago”.

Segundo Lima, é comum que advogados digam aos clientes que não precisam declarar os valores recebidos por já ter havido a retenção de IR no processo. No entanto, isso acaba por se caracterizar como omissão e consequentemente ocasionar a cobrança de IR, acrescido de multa e juros. “Na maioria dos casos de ganho de valores com ações trabalhistas, que têm retenção do IR, existe a possibilidade de recuperação total do imposto retido. Todavia, cada processo tem sua peculiaridade e tudo depende do que compõe o cálculo”.

Processo de recuperação do IR pago a maior

De acordo com o advogado, mais de 17 milhões de processos trabalhistas, que arrecadaram mais de R$ 3 Bilhões para os cofres públicos, foram encerrados no Brasil nos últimos cinco anos. Segundo ele, há um prazo de cinco anos, contados da data da retenção do imposto, para que os valores sejam recuperados.

Conforme explica o especialista, todo trabalhador que recebeu uma ação trabalhista, nos últimos cinco anos e sofreu retenção de Imposto de Renda, independentemente do valor retido, inclusive aqueles que foram cobrados indevidamente pela RFB, após apresentar DIRPF ou que foram cobrados e realizaram parcelamento da suposta dívida estão aptos a solicitar a recuperação do IR.

Daniel Lima pontua que o procedimento para recuperação se inicia com a análise do processo judicial. “As fontes pagadoras não mandam informe de rendimentos, apenas depositam os valores na justiça. Assim, não resta outra alternativa aos reclamantes, senão analisarem o processo”.

Segundo o especialista, é nesta etapa que será identificado o número de meses do processo, o que é rendimento tributável, rendimento isento, honorários para advogado e se foi pago honorários para perito, pois esses valores também podem ser utilizados para abater o valor do rendimento recebido, para fins de recuperação do imposto de renda.

Em seguida, após descoberto os valores corretos, deve-se preencher a declaração ou apresentar uma retificadora. A restituição de IRPF é feita pela própria DIRPF. Nesta etapa também são apresentados esclarecimentos, para que o auditor possa entender o porquê da devolução. Após análise e liberação, a DIRPF é colocada na fila de restituição.

O advogado lembra que é importante buscar um especialista no assunto, tão logo ao receber os valores de ação, ou seja, antes de apresentar a declaração de imposto de renda, pois é necessário fazer uma análise prévia nos cálculos existentes dentro do processo trabalhista, a fim de identificar se há algo que não está de acordo com a legislação fiscal vigente.

Lima criou uma ferramenta digital para auxiliar contribuintes na identificação dos valores a restituir, como apresentar a declaração e por fim como resolver a liberação da restituição na malha fina junto à RFB. A e-Restituição permite que qualquer pessoa que recebeu uma ação trabalhista, nos últimos cinco anos,  descubra se recuperou menos do que devia, ou o quanto pode recuperar.

Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/daniel.rslima/



Consórcio registra recordes de diferentes índices em 2024

O sistema de consórcios no Brasil alcançou a marca histórica de 11,21 milhões de participantes ativos em dezembro de 2024, representando um aumento de 8,9% em relação aos 10,29 milhões registrados no mesmo mês de 2023. Os dados são da assessoria econômica da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

A entidade também divulgou que o setor registrou um recorde no índice de créditos comercializados, ou seja, a somatória de todas as cotas de consórcios vendidas no acumulado do ano. O volume de R$378,73 bilhões foi 19,6% maior que o contabilizado no acumulado de 2023, quando o segmento registrou R$316,7 bilhões.

Para Lucas Schacht, especialista em consórcios e CEO da LTS Consultoria e Consórcios, esse desempenho reflete a crescente conscientização dos brasileiros sobre a importância do planejamento financeiro e a busca por alternativas econômicas e seguras para aquisição de bens e serviços. 

“O consórcio pode ser uma estratégia eficiente para quem busca investir de forma planejada e sem juros. Além da possibilidade de adquirir bens de alto valor, como imóveis e veículos, destaca-se a oportunidade de venda da carta contemplada”.

Segundo o especialista, a estabilidade econômica e a confiança na modalidade também contribuíram para esse cenário positivo. “Ao ser contemplado, o consorciado pode optar por vender sua carta de crédito por um valor superior ao investido, obtendo rentabilidade significativa. Essa prática pode ser especialmente vantajosa em cenários de valorização dos bens, tornando o consórcio uma alternativa atrativa de investimento”.

De acordo com Schacht, o consórcio se diferencia de outras formas mais comuns de aquisição por ser uma modalidade de compra planejada e econômica. “Enquanto financiamentos tradicionais impõem taxas elevadas de juros e a compra à vista exige alto desembolso imediato, o consórcio permite pagamentos mensais acessíveis e flexíveis”. 

Opção de diversificação de investimentos

Schacht esclarece que o consórcio oferece a possibilidade de contemplação por sorteio ou lances. Para ele, isso proporciona ao participante o poder de compra à vista e potencializa negociações vantajosas. “O consórcio é uma ferramenta de diversificação de investimentos, que permite ao investidor formar patrimônio, direcionar recursos para diferentes segmentos, e a possibilidade de venda da carta contemplada adiciona uma camada extra de flexibilidade e potencial de lucro”.

A ABAC registrou 1,70 milhão de contemplados em 2024, o que representa uma alta de 4,9% sobre os 1,62 milhão registrados no acumulado de 2023. O volume de créditos disponibilizados chegou a R$100,58 bilhões, portanto cresceu 19,8% em relação aos R$ 83,93 bilhões do ano anterior. O segmento de imóveis alcançou 115,41 mil contemplações.

Ademais, estudos da assessoria econômica da ABAC, que consideram uma possível evolução da inflação com consequente elevação da taxa Selic e uma menor evolução do Produto Interno Bruto (PIB), projetam um crescimento de 8,0% para o setor de consórcio, em 2025. As previsões incluem um aumento de 20% no segmento de imóveis e novos recordes de adesões, negócios e participantes do sistema de consórcios.

Mesmo com as possibilidades animadoras, o especialista alerta que a análise especializada é fundamental para identificar a modalidade de consórcio que melhor se adapta ao perfil e objetivos do cliente. “Profissionais experientes avaliam fatores como capacidade financeira, prazo desejado, valor das parcelas e possibilidades de lances, orientando o cliente na construção de um plano estratégico de aquisição. Essa abordagem personalizada pode minimizar riscos e maximizar as chances de uma experiência bem-sucedida no consórcio”, alerta.

Segundo Schacht, através do serviço de uma consultoria, é realizada uma tutoria com o cliente para verificar a opção mais viável de acordo com o objetivo. “Iniciamos com uma análise detalhada das necessidades e objetivos do cliente, compreendendo seu perfil financeiro e metas de curto, médio e longo prazo. Com base nessa avaliação, apresentamos as opções de consórcio que melhor se alinham às suas expectativas, garantindo uma decisão segura e assertiva”.

Para mais informações, basta acessar: youtube.com/@lucas.ltsconsorcios?si=meJx2lG7rEm_dMvt



Seguro protege médicos de despesas judiciais e indenizações

Médicos enfrentam diferentes riscos no exercício da profissão, incluindo a possibilidade de um erro ou situação inesperada levá-los à Justiça, ameaçando sua estabilidade financeira. Como forma de se proteger, há quem opte por contratar um seguro de responsabilidade civil profissional.

Essa modalidade funciona de maneira semelhante a outros tipos de seguro: ela é acionada quando surgem despesas não previstas resultantes de uma atividade de trabalho, como medicina, advocacia, engenharia ou contabilidade. Em outras palavras, é uma forma de resguardar o patrimônio e ter mais tranquilidade para exercer a profissão.

“O seguro é especialmente importante em áreas nas quais a prestação de serviços exige conhecimento técnico e em que os erros ou omissões podem levar a consequências graves. Em um mundo onde a litigiosidade está em ascensão e onde o custo de uma ação judicial pode ser exorbitante, o seguro de responsabilidade civil profissional ganha ainda mais relevância”, afirma Gabriela Heinen, advogada especialista em seguros da Genebra Seguros.

Ela lembra que, segundo um levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e outras instituições, aumentou o número de processos na saúde. O dado, disponível em um artigo de 2024 publicado pela Associação Paulista de Medicina (APM), apontou a existência de mais de 573 mil processos para um total aproximado de 562 mil médicos. Ou seja, mais processos do que profissionais em exercício

“O crescimento da judicialização na área da saúde tem impulsionado diretamente a demanda pelo seguro de responsabilidade civil profissional. Esse fenômeno, cada vez mais evidente no Brasil, reflete uma maior conscientização dos pacientes sobre seus direitos, aliada à facilidade de acesso ao Judiciário e ao aumento do número de advogados especializados em ações por erro médico”, avalia Heinen.

Os tipos de incidentes cobertos incluem alegações de erro, negligência ou omissão na prática médica, independentemente de haver culpa comprovada, acrescenta a advogada. “O seguro cobre custos de defesa, perícias, custas judiciais e até indenizações, caso haja condenação”, explica.

Heinen cita alguns exemplos nos quais o seguro pode ser acionado. Em um deles, o paciente sofreu um acidente doméstico, machucou a mão e foi atendido por dois médicos em dias diferentes. Os profissionais fizeram curativo e liberaram a pessoa, pois o ferimento apresentava boa cicatrização. Dias depois, o paciente perdeu o movimento do polegar e processou os dois médicos por danos morais e estéticos, pedindo mais de R$ 100 mil.

A perícia concluiu que não houve falha, pois o paciente não relatou dor nem sintomas neurológicos. Os médicos foram absolvidos, mas os custos de defesa chegaram a quase R$ 60 mil. Graças à apólice de seguro, o valor foi coberto e os profissionais não precisaram usar recursos próprios para arcar com as despesas.

A advogada cita que os custos com perícias, honorários de advogados e despesas judiciais podem ser ainda mais altos dependendo do caso. Se for comprovado o erro, o profissional fica sujeito ao pagamento de uma indenização ao paciente. 

Como acionar o seguro de responsabilidade civil profissional

O processo de acionamento do seguro de responsabilidade civil profissional para médicos é rigoroso e exige atenção desde o primeiro sinal de problema.  

“Ele não se inicia necessariamente com uma ação judicial. Na verdade, qualquer situação em que o médico perceba que pode ter ocorrido uma falha profissional, ou mesmo quando um paciente ou familiar faz uma alegação informal de erro, já é suficiente para que o segurado comunique o fato ao seu corretor de seguros”, salienta Heinen.

A recomendação é que essa comunicação aconteça de forma imediata, ainda que não exista, naquele momento, uma notificação formal ou pedido de indenização. Heinen afirma que essa conduta é essencial para preservar o direito à cobertura, pois muitos sinistros são negados por falta de comunicação em tempo hábil. 

“Quando o médico só aciona o seguro após a condenação ou após o processo estar em andamento há muito tempo, pode-se configurar prescrição ou descumprimento contratual, o que resulta na perda do direito à cobertura”, alerta.

Após a notificação, o médico pode escolher seu próprio advogado para conduzir a defesa. No entanto, essa contratação só pode ocorrer com a autorização expressa da seguradora. Para isso, é necessário que o profissional envie três orçamentos de honorários advocatícios para avaliação e aprovação.

“Em algumas seguradoras, há a indicação de advogados referenciados, o que costuma agilizar o processo e reduzir custos”, finaliza a advogada especialista da Genebra Seguros.

Para saber mais, basta acessar: https://www.genebraseguros.com.br/



Manutenções preventivas que você pode fazer sozinho para evitar surpresas

Quando eletrodomésticos começam a apresentar defeitos, não significa que chegou a hora de gastar dinheiro comprando um novo. Na maioria dos casos, problemas simples poderiam ser facilmente evitados com pequenos cuidados e manutenções que podem ser realizadas em casa.

Essas ações preventivas são práticas que economizam dinheiro e garantem uma vida longínqua para os aparelhos, como geladeiras, micro-ondas, fornos e máquinas de lavar. Por exemplo, manter em casa algumas peças para forno pode facilitar muito na hora de resolver pequenos problemas que eventualmente aparecem.

E quem ficou tentado a descobrir o poder das manutenções preventivas, a seguir estão algumas dicas simples e eficazes que podem evitar gastos desnecessários.

Limpeza periódica dos filtros

Um dos pontos mais importantes para cuidar bem dos eletrodomésticos é fazer a limpeza periódica dos filtros. Equipamentos como máquinas de lavar roupa e aspiradores de pó possuem filtros que acumulam resíduos e sujeiras ao longo do tempo.

O ideal é que esses filtros sejam limpos pelo menos uma vez ao mês. Basta retirá-los e remover o excesso de sujeira com água morna e detergente neutro. Após secar bem, é só colocá-los de volta no equipamento. Esse pequeno cuidado garante que a máquina de lavar continue eficiente e que o aspirador mantenha a potência original, além de evitar superaquecimento e danos ao motor.

Cuidados com a vedação da geladeira e do micro-ondas

Outro ponto crucial que quase todo mundo ignora é a vedação dos eletrodomésticos. Geladeiras e micro-ondas possuem borrachas que garantem a eficiência térmica dos aparelhos. Com o tempo, essas borrachas podem ressecar ou acumular sujeira, comprometendo a vedação e provocando aumento no consumo de energia.

Para evitar isso, é importante limpar regularmente as borrachas com um pano úmido e sabão neutro. Caso a borracha esteja ressecada ou trincada, deve ser substituída por uma nova. Essa simples manutenção evita gastos maiores na conta de energia e ajuda o aparelho a funcionar bem por muito mais tempo.

Verificação de cabos e tomadas

Os cabos elétricos também precisam de atenção especial, sabia? Fios ressecados, desgastados ou rompidos são um grande risco e podem provocar curto-circuitos ou mesmo acidentes domésticos.

Por isso, vale a pena conferir periodicamente os cabos dos principais aparelhos, observando se há sinais de desgaste visível ou fios expostos. Em caso de qualquer irregularidade, o mais seguro é substituir o cabo imediatamente.

Não é difícil fazer essa troca em equipamentos como ferros elétricos ou liquidificadores, mas quem não souber é interessante buscar ajuda.

Atenção especial aos fornos elétricos e fogões

Por fim, serão abordados os cuidados com dois equipamentos importantes: forno e fogão. Peças como resistência, acendedores ou termostatos são fáceis de trocar, e ter algumas peças sobressalentes em casa pode ajudar muito na hora que surgir um problema.

Limpar regularmente os queimadores e as bocas do fogão também é importante. Para os fornos, especialmente os elétricos, a limpeza constante da parte interna é fundamental. Lá, ficam acumulados restos de alimentos queimados que podem dificultar o aquecimento correto e reduzir a vida útil da resistência.

Pequenos hábitos que fazem diferença

Agora que viu as principais manutenções preventivas, sabe que pequenos hábitos podem fazer grandes diferenças. Mas, além dessas manutenções práticas, algumas atitudes simples também prolongam a vida dos eletrodomésticos.

Por exemplo, não sobrecarregar máquinas de lavar, utilizar utensílios adequados em micro-ondas e desconectar aparelhos que não estão sendo usados são medidas pequenas, mas que fazem grande diferença na conservação dos equipamentos.

Ao realizar esses cuidados com frequência, os aparelhos domésticos funcionam melhor, com menos problemas e menor risco de gastos adicionais. Então, quem quer garantir um bom funcionamento e ainda evitar surpresas, coloque essas dicas em prática.



Médicos criam método integrado para cirurgia plástica

A busca pela realização de um sonho por meio da cirurgia plástica envolve mais do que apenas o desejo de transformar a aparência. Pensando nisso, os médicos e especialistas em cirurgia plástica da Clínica Ser, Dr. Carlos Camilo e Dra. Cíntia Rios, criaram o método “Cirurgia Plástica Funcional”, protocolo que oferece aos pacientes um acompanhamento integral e detalhado.

O método precede a intervenção cirúrgica, visando otimizar a saúde e garantir resultados mais seguros, duradouros e com uma recuperação mais rápida. A necessidade dessa abordagem integrada surgiu a partir de observações clínicas ao longo de 15 anos de experiência em cirurgia plástica.

“Começamos a orientar sobre alimentação, exercício físico e suplementos que, até então, eram apenas de farmácia comum. Observamos que as pacientes que aderiram às orientações evoluíam mais, tanto no trans-operatório, durante a cirurgia, quanto no pós-operatório. Além disso, modificaram seu estilo de vida e mantiveram os resultados”, relata Dra. Cíntia Rios.

Dr. Carlos Camilo, com base em sua experiência em metabolismo, longevidade e saúde, uniu-se a Dra. Cíntia Rios para formalizar essa visão. “Sistematizamos tudo aplicando para cirurgia plástica. Daí nasceu o conceito da ‘Cirurgia Plástica Funcional’, que hoje tomou forma e aplicamos de forma constante para todos os pacientes da clínica”, completa.

Dados do último relatório da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) revelam que o Brasil é o país que mais realizou procedimentos cirúrgicos em 2023 e o segundo com o maior número de intervenções não cirúrgicas, que compreendem as aplicações injetáveis.

Consciência, preparo e avaliação integral

O principal objetivo da “Cirurgia Plástica Funcional” é engajar o paciente de forma ativa no processo cirúrgico, elevando sua consciência sobre a importância dos cuidados pré e pós-operatórios.

“Essa jornada pré-operatória visa trazer consciência para o paciente da necessidade e da responsabilidade que ele tem no processo da cirurgia e diminuir de forma expressiva a chance de complicações, levando a um pós-operatório mais confortável e um resultado mais duradouro”, explica Dra. Cíntia Rios.

Antes de qualquer procedimento, os pacientes passam por uma avaliação minuciosa que abrange diversos aspectos de sua saúde e estilo de vida.

“O principal fator avaliado no pré-operatório é a motivação para a cirurgia. Dentro dessa motivação, o paciente traz sua história de vida, incluindo rotina de sono, alimentação, metabolismo, hormônios e a expectativa em relação à cirurgia. Na sequência, analisamos a composição corporal e os exames laboratoriais”, detalha Dr. Carlos Camilo.

Segundo o médico, a abordagem holística busca garantir que todos os fatores relevantes sejam considerados para uma cirurgia mais segura e eficaz.

Tratamento personalizado respeita a individualidade biológica

A “Cirurgia Plástica Funcional” não adota um protocolo único para todos os pacientes, a jornada é personalizada para cada pessoa, uma vez que cada ser humano é único, com um metabolismo específico. 

Para a Dra. Cíntia Rios, é preciso respeitar a individualidade, a necessidade e o resultado que cada paciente pode e deseja ter. “Assim como cada ser é único, o preparo e a cirurgia também serão únicos. Essa personalização garante que o plano de cuidados seja adaptado às necessidades específicas de cada indivíduo”.

Correção de hábitos

Segundo Dr. Carlos Camilo, identificar e corrigir hábitos de vida inadequados é uma etapa crucial do protocolo, a fim de otimizar a função do organismo para que ele esteja preparado para o estresse cirúrgico.

“O que há de mais comum é que as pessoas não dormem bem, na sequência elas não bebem água e o mais importante, talvez, elas não vão ao banheiro regularmente — e quem não vive bem não pode ter uma boa cirurgia”, alerta.

Dra. Cíntia Rios destaca que o investimento no preparo pré-operatório tem um impacto direto na velocidade e qualidade da recuperação pós-cirúrgica. “Todo esse preparo visa acelerar a recuperação do pós-operatório. Ou seja, quanto mais preparado, desinflamado, desinchado, com sono e intestino regulados e alimentação balanceada, melhor o metabolismo funcionará e responderá ao trauma cirúrgico”, explica.

Beleza de dentro para fora

Para disseminar o conhecimento sobre o método “Cirurgia Plástica Funcional”, o Dr. Carlos Camilo (CRM: 86838) e a Dra. Cíntia Rios (CRM: 84535) lançaram o livro “Ser Funcional – Beleza De Dentro Para Fora”.

Segundo Dra. Cíntia Rios, o conceito tem inspirado diversos profissionais da área. “Muitos cirurgiões e nutricionistas do mundo todo que adotaram o conceito são nossos mentorados, que trabalham com objetivo de mudar as suas vidas e de seus pacientes”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://sercirurgiaplastica.com/home/



Bitget lança programa Starlink para reduzir a exclusão digital nas comunidades das ilhas filipinas

SIARGAO, Filipinas, May 14, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, principal corretora de criptomoedas e empresa Web3, lançou seu Programa Starlink, levando internet via satélite de alta velocidade para ilhas remotas nas Filipinas em uma iniciativa ousada para combater a desigualdade digital. A iniciativa, que teve início na Espoir School of Life e na Barangay Pitogo de Siargao, aborda as lacunas crônicas de conectividade que há muito tempo prejudicam a educação, a saúde e as oportunidades econômicas. Ao implantar a tecnologia de ponta da Starlink, a Bitget tem como objetivo capacitar essas comunidades com acesso confiávelàInternet, estabelecendo as bases para a futura educação em blockchain e inclusão financeira. 

Durante anos, os residentes de Siargao contaram com frágeis conexões de rádio de micro-ondas, deixando-os vulneráveis a interrupções frequentes, velocidades lentas e exclusão da economia digital. Escolas como Espoir, que atende crianças carentes, lutam com o aprendizado apenas offline, enquanto aldeias como Barangay Pitogo enfrentam isolamento devido a redes de comunicação não confiáveis. 

“Sem Internet estável, comunidades inteiras ficam sem acessoàeducação moderna, ao trabalho remoto e até mesmo a serviços básicos como a telemedicina. Não se trata apenas de conectividade, mas de equidade. O acessoàInternet não deve ser um privilégio, é a base de tudo, desde educação até finanças descentralizadas. Estamos construindo portas para o mundo digital, uma ilha de cada vez”, disse Vugar Usi Zade, COO da Bitget.

A primeira fase do programa inclui uma instalação de hardware Starlink na Espoir School e na escola pública de Barangay Pitogo. Isso fornecerá seis meses de internet via satélite de alta velocidade, permitindo acesso a currículos on-line, treinamento de professores e ferramentas de governança eletrônica. Com isso, a Bitget planeja fornecer suporte de longo prazo por meio das iniciativas Blockchain 4 Youth e Blockchain 4 Her, de US$ 10 milhões cada, que apresentarão alfabetização em blockchain e habilidades financeiras digitais para estudantes e cooperativas lideradas por mulheres. O investimento total de 155.400 pesos filipinos, que cobre hardware, assinaturas e logística. Um custo modesto para o impacto transformador. 

A iniciativa da Bitget mostra um reconhecimento crescente no setor de criptomoedas: a adoção começa com o acesso. Ao abordar primeiro as barreiras de infraestrutura, a bolsa está criando um modelo replicável para outras regiões carentes. As fases futuras podem se expandir para as ilhas vizinhas, alavancando as parcerias com ONGs locais e unidades governamentais. 

Os kits Starlink serão lançados em maio, com a Bitget documentando o lançamento por meio de relatórios de impacto e histórias da comunidade. Para os alunos do Espoir, a mudança será imediata: aulas interativas, colaborações globais e, em breve, workshops sobre blockchain. Para Barangay Pitogo, é um salto em direção a uma comunicação resiliente durante as temporadas de tufões. 

À medida que a Bitget expande este programa, a mensagem é clara: o futuro das criptomoedas não é apenas sobre mercados, mas sobre pessoas. E, às vezes, mudar vidas começa com algo tão simples quanto um sinal de Internet.

Sobre a Bitget

Fundada em 2018, a Bitget é líder em bolsa de criptomoedas e empresa Web3 do mundo. Atendendo a mais de 100 milhões de usuários em mais de 150 países e regiões, a bolsa Bitget está comprometida em ajudar os usuários a operar de forma mais inteligente com seu recurso pioneiro de copy trading e outras soluções de trading, enquanto oferece acesso em tempo real ao preço do Bitcoin, preço do Ethereum e preços de outras criptomoedas. Anteriormente conhecida como BitKeep, a Bitget Wallet é uma carteira de criptomoedas multicadeia de nível mundial que oferece uma variedade de soluções e recursos abrangentes da Web3, incluindo funcionalidade de carteira, troca de tokens, NFT Marketplace, navegador DApp e muito mais.

A Bitget está na vanguarda da adoção de criptomoedas por meio de parcerias estratégicas, como seu papel como parceira oficial de criptomoedas da melhor liga de futebol do mundo, LALIGA, nos mercados do ORIENTE, SUDESTE ASIÁTICO e AMÉRICA LATINA, bem como parceira global de atletas nacionais turcos Buse Tosun Çavuşoğlu (campeã mundial de luta livre), Samet Gümüş (medalhista de ouro no boxe) e İlkin Aydın (seleção nacional de vôlei), para inspirar a comunidade global a abraçar o futuro da criptomoeda.

Para mais informações, acesse: Site | Twitter | Telegram | LinkedIn | Discord | Bitget Wallet

Para comunicação social, entre em contato com: media@bitget.com

Aviso de risco: os preços dos ativos digitais podem flutuar e sofrer volatilidade de preços. Invista somente o que pode perder. O valor de qualquer investimento pode ser afetado e existe a possibilidade de que os objetivos financeiros não sejam alcançados nem o investimento principal recuperado. Deve-se sempre procurar uma consultoria financeira independente, e a experiência financeira pessoal e a posição devem ser cuidadosamente consideradas. O desempenho passado não é um indicador confiável de resultados futuros. A Bitget não se responsabiliza por possíveis perdas incorridas. O conteúdo deste documento não deve ser interpretado como orientação financeira. Para mais informações, consulte nossosTermos de Uso.

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Barbieri fecha parceria com Bullfor para ampliar portfólio

A Barbieri do Brasil, indústria especializada na fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall e light steel framing na América Latina, anuncia parceria com a fornecedora global de parafusos e acessórios para construção metálica e industrializada, Bullfor. A iniciativa visa soluções completas para construtores e empresas do setor, ampliando a atuação da companhia no segmento de construção civil. 

A parceria entre as empresas complementará a oferta de perfis de Light Steel Frame e Drywall da Barbieri com a linha de parafusos da Bullfor, desenvolvidos para todos os portes de projetos da indústria de construção a seco. O setor de construção civil terá mais soluções, capazes de potencializar a eficiência, a qualidade e o tempo de execução nas obras. 

“O objetivo da parceria é impulsionar o cross-selling da Barbieri e fornecer ao mercado perfis de light steel frame e drywall para o segmento da construção industrializada a seco”, complementa Bruno Silva, técnico de engenharia da Barbieri do Brasil.

A Bullfor acompanha de perto a evolução do setor e participa ativamente de toda a cadeia do processo produtivo,  levando ao mercado novidades sob medida para as necessidades dos clientes. A ideia da parceria é justamente oferecer o melhor em consultoria técnica, ajudando a identificar soluções com excelente custo-benefício e performance no mercado. 

A preocupação com detalhes, o investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento e uma rigorosa política de controle de qualidade garantem a excelência no setor de construção civil. Essa sinergia entre a Barbieri do Brasil e Bullfor representa a união de duas empresas comprometidas com a excelência e o desenvolvimento do setor. 

 



Ponto de equilíbrio: por que ele decide o sucesso do negócio

No universo empresarial, entender os números é tão essencial quanto ter um bom produto ou serviço. Um dos indicadores mais relevantes para avaliar a saúde financeira de um negócio é o chamado ponto de equilíbrio, conhecido também como break-even. Ele funciona como uma espécie de termômetro que mostra exatamente quando a empresa deixa de operar no vermelho para começar a lucrar.

O conceito é simples: o ponto de equilíbrio é alcançado quando as receitas igualam os custos operacionais, segundo o consultor Stefanos Alexakis, especialista em inteligência de mercado. “Ou seja, é o momento em que tudo o que a empresa faturou serve exclusivamente para cobrir os seus gastos fixos e variáveis. Nessa fase, ainda não há lucro, mas também não há prejuízo — as receitas igualam os gastos, marcando uma etapa anterior ao lucro.”

Essa métrica é importante para gestores e empreendedores, pois permite uma análise clara dos resultados. “Saber quando a empresa atingiu esse ponto ajuda na tomada de decisões mais estratégicas, como ajustar preços, cortar custos, aumentar a produção ou mudar o foco de investimentos. Operando acima do ponto de equilíbrio, os empresários poderão renovar máquinas e equipamentos, investir em tecnologia, capacitar seus colaboradores e distribuir dividendos. Mais do que uma fórmula matemática, o ponto de equilíbrio representa um marco na trajetória de qualquer negócio”, afirma Alexakis.

A estimativa de tempo para atingir esse patamar varia conforme o setor e o modelo de negócio adotado, exigindo planejamento prévio e execução de estratégias comerciais. “O tempo para que uma micro ou pequena empresa atinja o ponto de equilíbrio no Brasil pode durar meses e até anos, dependendo do segmento. No setor de serviços, esse prazo pode se estender ainda mais, devido ao ciclo de fidelização do cliente e ao custo de estruturação inicial”, afirma Alexakis.

O Sebrae ensina como calcular o ponto de equilíbrio. Empreendedores podem acessar o site para identificar qual é o volume de vendas necessário para que a empresa consiga cobrir todos seus custos e despesas, tanto fixos quanto variáveis. Ele pode ser calculado tanto em termos de volume de faturamento quanto em quantidade de produtos ou serviços que precisam ser comercializados. 

A unidade da Farmácia Biomagistral em Belém, no Estado do Pará, alcançou o ponto de equilíbrio no segundo mês de operação, após desenvolver um plano para controlar despesas e manter a operação financeiramente equilibrada desde a inauguração. Alcançar esse patamar em dois meses é considerado atípico em relação à média nacional.

Stefanos Alexakis afirma que o ponto de equilíbrio é indicador de segurança do negócio, pois mostra o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos custos. Trata-se de uma ferramenta de gestão relevante, pois permite ao empreendedor mensurar o volume mínimo de faturamento necessário para cobrir as despesas e não haver prejuízos.

A operação em Belém é liderada pela franqueada Gizelle Vallinoto, que tem formação em odontologia e decidiu investir no setor magistral após estudos sobre o mercado de saúde no Brasil. Segundo ela, a unidade reproduziu ações já testadas em outras operações da rede, o que contribuiu para o desempenho financeiro em curto prazo. E quais são essas ações: muita pesquisa de mercado, apoio e estratégias desenvolvidas pela franqueadora e dedicação do empreendedor que comandou a operação desde antes mesmo da inauguração, com metas definidas e um plano de ação aplicado para atingir o sucesso, além de atendimento personalizado.

Com base nos primeiros resultados, a empreendedora Gizelle planeja a abertura de quatro novas unidades: duas em Belém, uma em Castanhal e outra em Macapá, ambas cidades localizadas no Pará. A segunda loja está prevista para julho, no bairro Umarizal, e contará com 1.200 metros quadrados de estrutura, incluindo laboratórios tecnológicos com capacidade para produzir até 5.000 fórmulas por dia, salas de vacinação, infusão e soroterapia, além de anfiteatro e rooftop, espaços voltados para eventos na área da saúde, como congressos.

O objetivo não é ser apenas uma farmácia de manipulação, mas sim um centro integrado de saúde, que atua na manipulação de medicamentos humanos e veterinários, vacinação e soroterapia. “Nossa missão é oferecer um serviço de saúde personalizado e completo ao paciente, em um ambiente onde ele se sinta acolhido e valorizado”, afirma Gizelle.

A empresária Gizelle Vallinoto destaca que atingir o ponto de equilíbrio em dois meses é um feito relevante, sobretudo por se tratar de uma franquia de serviços, e não de produtos — modelo que, segundo ela, costuma demandar mais tempo para estabilização financeira. Ela atribui parte dos resultados ao bom relacionamento com médicos prescritores, que também são clientes da unidade, o que, na avaliação da franqueada, contribui para a confiança na operação.

A expansão da operação ocorre com aporte financeiro da Valli Company Participações Ltda. O investimento é R$ 9 bilhões. A expectativa é que as novas unidades atendam não apenas a capital paraense, mas também outras regiões do estado e da região Norte, ampliando o alcance da marca no setor de manipulação.

Contexto de mercado

O desempenho da Biomagistral Belém ocorre em cenário favorável de expansão do setor. Segundo dados da Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), o segmento de farmácias de manipulação teve aumento de faturamento de 17,1% entre 2019 e 2023, atingindo R$ 11,3 bilhões – índice superior ao crescimento do PIB brasileiro.

A Anfarmag registou ainda um aumento da presença feminina no setor magistral. Segundo dados do Panorama Setorial da Anfarmag 2024, o setor magistral registrou um crescimento de 9,7% nos últimos cinco anos. O destaque vai para a região Nordeste, que apresentou um expressivo avanço de 47% no período. O setor emprega cerca de 65.400 profissionais, dos quais 78,7% são mulheres — o equivalente a quase quatro para cada homem. O levantamento também revela que 68% dos sócios fundadores das farmácias de manipulação são do gênero feminino, reforçando a forte presença e liderança das mulheres no segmento.



Pagamentos instantâneos vêm passando por revolução global

A transformação dos meios de pagamento vem avançando em ritmo acelerado. De Mumbai a São Paulo, de Nairobi a Pequim, consumidores e empresas estão cada vez mais conectados por soluções que oferecem agilidade, segurança e eficiência. Os pagamentos instantâneos evoluíram e se tornaram fundamentais no setor.

Sistemas como o Unified Payments Interface (UPI), que processou mais de 181 bilhões de transações em 2023 na Índia, e o Pix, que movimentou R$ 26,5 trilhões no Brasil em 2024, vêm transformando a maneira como o dinheiro circula, seja entre pessoas, empresas ou governos.

Estima-se que Alipay e WeChat Pay sejam responsáveis por mais de 90% dos pagamentos móveis chineses, demonstrando a tendência pelo uso de pagamentos digitais ao invés do dinheiro físico, no qual os pagamentos acontecem de forma integrada a aplicativos que fazem parte do dia a dia da população. O impacto social do M-Pesa na África, que levou à inclusão financeira milhões de pessoas em áreas sem acesso a bancos tradicionais, é outro exemplo, processando mais de 31 bilhões de transações anuais só no Quênia.

A América Latina desponta como a região com maior projeção de crescimento em pagamentos instantâneos, segundo a ACI Worldwide. O Pix abriu caminho para iniciativas como o Transferencias 3.0 na Argentina e o avanço de soluções digitais no México, Colômbia e Peru. Entre 2024 e 2026, mais de 35 milhões de latino-americanos estarão conectados à internet pela primeira vez, enquanto o número de fintechs cresceu 340% desde 2017. Esse cenário cria oportunidades para empresas que buscam não apenas vender, mas oferecer experiências de pagamento rápidas, seguras e adaptadas às preferências locais.

Se por um lado a agilidade é celebrada, por outro surgem desafios como o aumento de fraudes digitais, regulamentações mais rígidas e a necessidade de interoperabilidade entre sistemas. Sistemas ao redor do globo têm se preocupado em aprimorar sua infraestrutura de segurança. 

A evolução não para: a Inteligência Artificial já é usada para detectar fraudes em tempo real, como no caso do Alipay, que tem reduzido as transações suspeitas. A Internet das Coisas (IoT) começa a habilitar pagamentos automáticos em carros conectados, dispositivos vestíveis e ambientes inteligentes. O avanço das moedas digitais de bancos centrais (CBDCs) e demais inovações do setor devem transformar ainda mais esse ecossistema, trazendo novas camadas de segurança e eficiência.

Nesse cenário, é importante contar com empresas que atuem com o formato que companhias como a Nuvei, por exemplo, possuem: sendo uma ponte entre organizações e as soluções de pagamento do mundo. Contar com empresas que funcionem como uma plataforma global que integra métodos locais e alternativos, como Pix, SPEI (México), PSE (Colômbia), carteiras digitais, QR codes e outros. Além de processar pagamentos, há a ajuda na otimização e conversão, visando simplificar operações em variados mercados, suporte a tendências como pagamentos instantâneos transfronteiriços, integrações com Open Finance, e soluções impulsionadas por IA. Hoje, o setor demanda parceiros estratégicos.

Como citado acima, observa-se que a revolução dos pagamentos instantâneos vem ganhando destaque em várias partes do globo, com os países investindo em velocidade,  negócios e tecnologias seguras. E a tendência aponta que os países seguirão buscando soluções para lidar com os desafios que virão.



Planning amplia presença nacional com duas incorporações

O Grupo Planning, empresa especializada em soluções contábeis, tributárias, financeiras e societárias para médias e grandes empresas, anuncia a incorporação da TBS Consultoria, com sede em São Paulo, e da Officer Contabilidade, de Curitiba. O movimento integra o plano estratégico de fortalecimento regional da companhia e amplia sua atuação nas regiões de maior concentração econômica do país.

Com a integração das novas unidades, a Planning passa a contar com quase 100 novos profissionais, somando mais de 600 colaboradores em todo o Brasil. A carteira de clientes ultrapassa dois mil grupos empresariais, representando mais de R$50 bilhões em faturamento sob gestão, com operações ativas em todos os estados.

“A união com a Planning representa um novo capítulo para a TBS e para os nossos clientes. Compartilhamos valores como excelência técnica, proximidade no relacionamento e foco em soluções estratégicas, o que potencializa nossa capacidade de entrega”, afirma Marcos Amorim, CEO da TBS.

“Fazer parte da Planning significa integrar uma estrutura nacional, com visão de longo prazo e capacidade de atender clientes em diferentes mercados de forma coordenada”, complementa Evandro Pierini, fundador da Officer Contabilidade e agora sócio da Planning.

A expansão para São Paulo e Curitiba integra o plano de consolidação nacional da marca, que prevê a abertura de dez novas unidades em regiões estratégicas até 2026. A companhia aposta em uma estrutura com hubs regionais para padronizar a operação e manter o alto nível de atendimento a médias e grandes empresas.

“A incorporação da TBS e da Officer fortalece nossa presença nas regiões Sudeste e Sul, que são centrais para a estratégia de expansão da Planning. Esse movimento reforça nosso compromisso em desenvolver hubs de alta performance em praças prioritárias”, afirma Pedro Araújo, sócio e CEO do Grupo Planning.

Com oito anos de mercado, a Planning oferece soluções de contabilidade, gestão tributária, financeira e societária para empresas de diferentes setores, mantendo um NPS superior a 90. “Acreditamos em uma contabilidade integrada à gestão, com foco em dados, performance e apoio à tomada de decisão estratégica”, conclui Araújo.



Cirion apresenta Serviços de Landing Party na América Latina

A Cirion Technologies, um fornecedor de infraestrutura digital e tecnologia na América Latina, tem anuncia o lançamento de seu novo serviço de Landing Party, agora disponíveis em 15 estações de aterragem de cabos (Cable Landing Station -CLS) carrier-neutral na América Latina.

Os serviços de Landing Party da Cirion são desenhados para garantir a implantação e operação de sistemas de cabos submarinos. Desde a câmara de praia (BMH) até a estação de aterragem de cabos (CLS), e além, a Cirion oferece um conjunto de serviços e infraestrutura para atender às necessidades de conectividade. Isso inclui alojamento seguro para equipamentos, espaços dedicados, soluções robustas de energia, câmaras de praia existentes e novas, conexões de backhaul de fibra óptica de alta capacidade, gerenciamento seguro de redes, provisão e gestão avançada de capacidade, serviços remotos especializados e acesso 24 horas.

 

Os serviços de Landing Party fornecem infraestrutura dinâmica e escalável, combinada com conectividade de desempenho carrier-neutral e acesso a data centers de terceiros regionais. Com infraestrutura e CLS de alta disponibilidade, a Cirion garante que seus clientes possam navegar pelo ecossistema digital em constante mudança com confiança.

 

Características chave:

  • Espaços dedicados, seguros e personalizáveis para os equipamentos dos clientes.
  • Operação de equipamentos de alimentação de energia (PFE) e equipamentos de transmissão para fibra submarina (SLT), e fibra terrestre (TX).
  • Soluções de energia AC e DC personalizáveis, incluindo PDUs, UPS e geradores de backup.
  • Câmaras de praia (BMH) projetadas para as necessidades de aterragem do cabo submarino, equipamentos e dutos necessários, assim como rotas sob medida (fronthaul routes) até a CLS.
  • Serviços que garantem desempenho ótimo e uso eficiente da capacidade.
  • Técnicos especializados para manutenção e suporte de equipamentos submarinos e terrestres.
  • Acesso 24 horas para técnicos especializados.
  • Rotas de fibra diversas e conexões de alta capacidade para conectividade confiável.

 

Este conjunto abrangente de soluções turnkey é projetado para facilitar a aterragem sem problemas de novos sistemas de cabos na região, oferecendo aos proprietários de sistemas a oportunidade de aproveitar a ampla experiência da Cirion na operação de redes de fibra e equipamentos críticos para a missão. A abordagem carrier-neutral dos serviços de Landing Party da Cirion garante que os clientes tenham a flexibilidade de se conectar com múltiplos provedores, melhorando suas opções de conectividade e otimizando o desempenho da rede.

 

Os serviços de Landing Party da Cirion representam um avanço significativo na implantação e operação de sistemas de cabos submarinos na América Latina. Com foco em segurança, eficiência e desempenho, a Cirion continua a liderar a indústria na provisão de soluções inovadoras para conectividade global.

 

 

Sobre a Cirion:

A Cirion é uma empresa provedora de infraestrutura digital e tecnologia, oferecendo um conjunto abrangente de serviços de colocation, infraestrutura de data center, conectividade e serviços de redes de fibra terrestre e submarina. A Cirion atende mais de 5.500 clientes multinacionais e com sede na América Latina, incluindo empresas, agências governamentais, hyperscalers, provedores de serviços, operadoras, ISPs e outras empresas líderes. A Cirion possui e opera um portfólio de redes e data centers próprios, com ampla cobertura abrangendo toda a região da América Latina. Saiba mais sobre a Cirion em www.ciriontechnologies.com

 



Colaboração Boomi e AWS: Transformando IA Empresarial

A Boomi™, líder em automação orientada por IA, anunciou hoje um Acordo de Colaboração Estratégica (SCA) plurianual com a Amazon Web Services (AWS) para ajudar os clientes a criar, gerenciar, monitorar e governar agentes de inteligência artificial (IA) generativa em operações corporativas. Além disso, o SCA terá como objetivo ajudar os clientes a acelerar as migrações do SAP do local para o AWS.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250514465929/pt/

Boomi and AWS Announce Strategic Collaboration to Transform Enterprise AI Integration, Automation, and SAP Cloud Migration

Boomi and AWS Announce Strategic Collaboration to Transform Enterprise AI Integration, Automation, and SAP Cloud Migration

Atualmente, as organizações empresariais enfrentam desafios com o gerenciamento fragmentado de agentes de IA em múltiplas plataformas e ambientes, o que pode gerar riscos de segurança e ineficiências operacionais. Com a aceleração da adoção de agentes de IA, torna-se essencial que as organizações disponham de uma forma confiável de monitorar, proteger e otimizar seus investimentos em IA dentro de um cenário tecnológico diversificado.

Ao integrar o Amazon Bedrock, um serviço totalmente gerenciado para criar e dimensionar aplicativos de IA generativa, que oferece acessoàmais ampla seleção de modelos das principais empresas de IA, com o Boomi Agent Control Tower, uma solução centralizada para implantar, monitorar e governar agentes de IA em ambientes híbridos e multinuvem, os clientes podem descobrir, criar e gerenciar facilmente agentes em execução em suas contas da AWS, mantendo também visibilidade e controle sobre agentes operando em outros provedores de nuvem ou ambientes de terceiros. Por meio de uma única API, o Amazon Bedrock fornece um conjunto abrangente de recursos para o desenvolvimento de aplicativos de IA generativa com foco em segurança, privacidade e responsabilidade, incluindo suporte ao protocolo de contexto de modelo (MCP), um novo padrão aberto que permite conexões seguras e bidirecionais entre dados e ferramentas alimentadas por IA. O MCP possibilita que os agentes interpretem e operem de forma eficaz com dados de ERP, ao mesmo tempo em que atendem aos requisitos de segurança e governança de dados.

“Nosso Acordo de Colaboração Estratégica com a AWS chega em um momento crucial, em que a adoção de IA pelas empresas exige um equilíbrio delicado entre inovação e governança”, disse Steve Lucas, presidente do conselho e CEO da Boomi. “Ao integrar os poderosos recursos de IA generativa do Amazon Bedrock com a Agent Control Tower da Boomi, estamos oferecendo às organizações uma visibilidade e controle sem precedentes em todo o seu ecossistema de IA, ao mesmo tempo em que aceleramos a migração de cargas de trabalho críticas do SAP para a AWS. Essa parceria permite que as empresas expandam com confiança suas iniciativas de IA, com a segurança, conformidade e excelência operacional exigidas por seus negócios”.

“À medida que trabalhamos com milhares de clientes na adoção de IA generativa, uma coisa ficou clara: as empresas precisam de soluções robustas para implantar, monitorar e governar agentes de IA de forma eficaz em seus ambientes tecnológicos”, disse Rahul Pathak, vice-presidente de Go-to-Market de Dados e IA da AWS. “O Amazon Bedrock oferece aos clientes opções – a seleção mais abrangente de modelos de base, com recursos de governança integrados. Quando isso é combinado com a Agent Control Tower da Boomi, que proporciona visibilidade e controle centralizados, os clientes têmàdisposição tudo o que precisam para inovar com confiança, mantendo a segurança e a conformidade. Essa colaboração reúne forças complementares, permitindo que os clientes avancem rapidamente do conceitoàprodução, atendendo aos requisitos do negócio”.

“À medida que expandimos a automação impulsionada por IA em toda a nossa empresa, a Boomi e a AWS são parceiros essenciais que nos permitem gerenciar com segurança a complexidade e ampliar a inovação”, disse Amit Sinha, presidente e cofundador da WorkSpan. “Ao utilizar os recursos de integração da Boomi combinados com a infraestrutura da AWS, conectamos de forma fluida diversos sistemas, aceleramos iniciativas com SAP e IA, e mantemos a visibilidade e a governança essenciais em todo o nosso ecossistema tecnológico, aprimorando significativamente nossa capacidade de inovar com agilidade e confiança”.

A colaboração apresentará várias iniciativas conjuntas estratégicas, incluindo:

  • Agent Control Tower – Integrado ao Amazon Bedrock, o Agent Control Tower da Boomi, parte do Boomi Agentstudio (anteriormente Boomi AI Studio), oferece governança holística para agentes de IA em ambientes de múltiplas nuvens. As organizações obtêm visibilidade abrangente, monitoramento proativo e controle tanto de agentes de IA desenvolvidos pela Boomi quanto de terceiros. Esta solução é fundamental para a escalabilidade segura de iniciativas de IA em ambientes locais, públicos ou híbridos, reduzindo a complexidade e garantindo segurança e conformidade de nível empresarial.
  • Enhanced Agent Designer – O Agent Designer de baixo código da Boomi, agora integrado ao Amazon Q index, permite a criação rápida de agentes de IA com compreensão contextual profunda e seleção inteligente de modelos. As empresas podem desenvolver, treinar e implantar agentes inteligentes que aproveitam o Amazon Q index para maior relevância e desempenho – e então gerenciá-los em escala por meio do Agent Control Tower da Boomi, compatível com múltiplas plataformas.
  • Novos conectores AWS nativos e Boomi para SAP – Como parte de sua colaboração estratégica com a AWS, a Boomi introduziu novos conectores nativos para AWS Lambda, Amazon Bedrock, Amazon DynamoDB e a Amazon Selling Partner Appstore. Esses conectores possibilitam integração contínua entre serviços da AWS, suportando casos de uso que vão desde computação sem servidor até IA generativa e e-commerce. Também dentro da colaboração estratégica mais ampla, o Boomi para SAP oferece integração nativa certificada pela SAP, simplificando e acelerando a conectividade entre sistemas SAP e não SAP, reduzindo o tempo de integração e apoiando a migração para a nuvem com capacidades modernas de ETL impulsionadas pela aquisição da Rivery. As organizações podem transferir dados SAP de forma eficiente para qualquer data warehouse ou data lake alimentado pela AWS, viabilizando análises em tempo real e iniciativas de IA. Juntas, a Boomi e a AWS permitem que as empresas conectem o SAP a aplicações não SAP, transfiram dados perfeitamente para a nuvem e impulsionem iniciativas de IA e análise – maximizando o valor de seus investimentos em tecnologia.

Boomi validada como parceira de competência em IA generativa da AWS

A Boomi também anunciou que conquistou a Competência em IA Generativa da AWS – uma especialização que reconhece a Boomi como uma parceira da AWS que auxilia clientes e a Rede de Parceiros da AWS na evolução de serviços, ferramentas e infraestrutura essenciais para a implementação de tecnologias de IA generativa. A partir de maio de 2025, essa conquista marca a quinta Competência AWS da Boomi, demonstrando sua liderança na construção de aplicações de IA generativa usando tecnologias da AWS, como Amazon Bedrock, Amazon Q e Amazon SageMaker. Esse reconhecimento reflete a comprovada expertise da Boomi no setor e suas melhores práticas técnicas, permitindo que clientes inovem com confiança ao desenvolver soluções de IA de próxima geração em escala.

Recursos adicionais

Sobre a Boomi

A Boomi, líder em automação orientada por IA, apoia organizações em todo o mundo na automação e otimização de processos críticos, permitindo que alcancem resultados de negócios com mais agilidade. Com recursos avançados de IA, a Boomi Enterprise Platform conecta sistemas de forma integrada e gerencia fluxos de dados por meio de uma solução completa que inclui gerenciamento de APIs, integração, governança de dados e orquestração de IA. Com mais de 23.000 clientes globalmente e uma rede de mais de 800 parceiros, a Boomi está transformando a forma como empresas de todos os portes conquistam agilidade e excelência operacional. Saiba mais em boomi.com.

© 2025 Boomi, LP. A Boomi, o logotipo “B” e a Boomiverse são marcas registradas da Boomi, LP ou suas subsidiárias ou afiliadas. Todos os direitos reservados. Outros nomes ou marcas podem ser as marcas registradas de seus respectivos proprietários.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Assessoria de Mídia da Boomi:

Kristen Walker

Comunicações Corporativas Globais

kristenwalker@boomi.com

+1-415-613-8320

Fonte: BUSINESS WIRE



Boomi Lança Inovações em Automação Inteligente

A Boomi™, líder em automação impulsionada por inteligência artificial, anunciou hoje um conjunto de inovações de produto projetadas para acelerar e expandir a automação inteligente em empresas de todos os portes e setores. Essas inovações, incluindo a disponibilidade geral do Boomi Agentstudio, novos agentes de IA poderosos, a adição do Boomi Data Integration (anteriormente Rivery)àPlataforma Empresarial Boomi, e o suporte ao Protocolo de Contexto do Modelo (MCP), refletem o compromisso da empresa com a transformação dos negócios através de uma plataforma unificada, aberta e nativamente orientada por IA.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250514288252/pt/

Boomi Advances AI-Driven Automation with Major Announcements at Boomi World 2025

Boomi Advances AI-Driven Automation with Major Announcements at Boomi World 2025

As empresas estão cada vez mais sobrecarregadas com a fragmentação digital e a dispersão de dados”, afirmou Steve Lucas, presidente do conselho e diretor executivo da Boomi. “O futuro pertence às organizações capazes de conectar tudo de forma inteligente e automatizar qualquer processo, e a Boomi é A plataforma que torna isso possível. Com essas inovações, estamos capacitando nossos clientes a agir mais rápido, trabalhar com mais inteligência e liderar em um mundo orientado por IA”.

Destaques das inovações de produto

Disponibilidade geral do Boomi Agentstudio

O Boomi Agentstudio (anteriormente chamado Boomi AI Studio) é a única solução completa de gerenciamento do ciclo de vida de agentes de IA, que capacita as organizações a projetar, governar e orquestrar todos os agentes de IA em escala, dentro de um ambiente seguro e sem necessidade de programação (no-code). Combinando ferramentas intuitivas com governança corporativa robusta, o Boomi Agentstudio acelera de forma responsável o desenvolvimento de agentes de IA para casos de uso reais, desde suporte ao cliente até automação de relatórios de despesas.

Com o lançamento oficial da disponibilidade geral, a Boomi está expandindo suas capacidades de integração para incluir o Amazon Q Business. A Boomi agora é um Processador de Dados aprovado para todos os clientes da Amazon Web Services (AWS), um marco que oferece funcionalidades robustas e de nível corporativo para quem desenvolve agentes de IA na AWS. A governança expandida do Agentstudio oferece registro centralizado de agentes para o Amazon Bedrock, permitindo observabilidade entre diferentes provedores. Além disso, a nova funcionalidade Agent Step permite que desenvolvedores integrem agentes registrados diretamente ao Process Canvas, de forma fluida.

Novos agentes de IA da Boomi

Os clientes da Boomi já implantaram mais de 33.000 agentes de IA, impulsionando hiperprodutividade. Essas entidades de software inteligentes atuam em nome de desenvolvedores para automatizar tarefas complexas, otimizar processos de negócios e acelerar a integração de aplicações, dados e APIs, reduzindo drasticamente o tempo até a entrega de valor e aumentando a eficiência operacional. Os novos agentes incluem:

  • Integration Advisor Agent: analisa processos de integração de forma autônoma e fornece feedback acionável para melhorar a eficiência e a manutenção.
  • API Design Agent: projeta e edita rapidamente APIs adaptadas às necessidades técnicas e comerciais, gerando de forma autônoma especificações OpenAPI que utilizam as práticas recomendadas para definições de API compatíveis e abrangentes.
  • API Documentation Agent: acelera o tempo de lançamento no mercado ao gerar automaticamente documentação técnica e de negócios a partir das definições de API.
  • Data Connector Agent: projeta e cria conectores de integração de dados para qualquer fonte REST com rapidez. Conecta todos os dados dentro de uma única plataforma, sem necessidade de soluções de terceiros.

Esses agentes estão incluídos naPlataforma Boomi Enterprise, sem custos adicionais, e podem ser utilizados imediatamente, oferecendo às equipes flexibilidade para incorporar IA em todos os processos de negócio.

Suporte ao Protocolo de Contexto do Modelo (MCP)

O Protocolo de Contexto do Modelo (MCP) surgiu como um padrão aberto revolucionário que permite que agentes de IA se conectem às ferramentas e recursos necessários para planejar e executar tarefas. A Plataforma Empresarial Boomi integrará suporte nativo ao MCP em toda a sua arquitetura, reconhecendo-o como protocolo principal de execução de processos e expondo automaticamente APIs como endpoints MCP por meio do Boomi API Management. O Boomi Agentstudio utilizará o MCP para acessar as ferramentas de forma contínua, e a introdução de um novo portal MCP permitirá agregação e descoberta de ferramentas, garantindo segurança e governança de nível empresarial.

Boomi Data Integration

O Boomi Data Integration, anteriormente conhecido como Rivery, é agora parte da plataforma Boomi, disponibilizando novos e poderosos recursos de dados. Com processos de dados automatizados de ponta a ponta, as organizações podem acelerar a entrega de análises e produtos de dados orientados por IA. Com conectores de dados gerenciados, captura de dados de alteração baseada em registro (CDC), uma interface de usuário moderna e intuitiva e observabilidade aprimorada, o Boomi Data Integration permite que os usuários incluam, transformem e ativem dados de qualquer fonte, com mais rapidez, em maior escala e com mais precisão do que nunca.

Uma plataforma para um mundo digital fragmentado

“À medida que as empresas aceleram a adoção de IA, elas precisam de plataformas de dados que unam silos, simplifiquem a gestão de dados e entreguem automação inteligente”, disse Matt Aslett, diretor de pesquisa da ISG. “A abordagem de plataforma da Boomi está bem posicionada para essa oportunidade, combinando integração, automação, gerenciamento de APIs e dados com capacidades nativas de IA, enfrentando os desafios das empresas digitalmente fragmentadas”.

“A Boomi está em uma posição única na interseção entre IA, dados corporativos e automação de processos de negócios”, declarou Ed Macosky, diretor de produtos e tecnologia da Boomi. “Como criadores da categoria iPaaS, e a primeira plataforma de integração e automação a introduzir agentes de IA com gestão de ciclo de vida completo, a Boomi continua liderando o setor. Com os comunicados de hoje, estamos estabelecendo um novo padrão para a automação com IA, capacitando as organizações a agir com mais agilidade, operar com mais inteligência e extrair o máximo valor de seus dados”.

Recursos adicionais

Sobre a Boomi

A Boomi, líder em integração e automação inteligente, ajuda organizações em todo o mundo a automatizar e aperfeiçoar processos essenciais para a obtenção de resultados de negócios com mais rapidez. Aproveitando recursos avançados de IA, a Boomi Enterprise Platform conecta perfeitamente sistemas e administra fluxos de dados com gestão de API, integração, gerenciamento de dados e orquestração de IA em uma solução abrangente. Com mais de 23.000 clientes a nível mundial e uma rede de mais de 800 parceiros, a Boomi está revolucionando a forma como empresas de todos os tamanhos conquistam agilidade empresarial e excelência operacional. Saiba mais em boomi.com

© 2025 Boomi, LP. A Boomi, o logotipo “B” e a Boomiverse são marcas registradas da Boomi, LP ou suas subsidiárias ou afiliadas. Todos os direitos reservados. Outros nomes ou marcas podem ser as marcas registradas de seus respectivos proprietários.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
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Kristen Walker

Comunicações Corporativas Globais

kristenwalker@boomi.com

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Fonte: BUSINESS WIRE



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