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Pagamento via Pix é preferência entre brasileiros

Lançado pelo Banco Central em outubro de 2020, o Pix já se consolidou como o meio de pagamento favorito dos brasileiros. É o que aponta a pesquisa Carat Insights, realizada pela Fiserv, em setembro de 2022. Dos 600 participantes, 86% optam pelo pagamento instantâneo, mesma porcentagem daqueles que escolhem fazer uso de cartão de crédito e débito inserido na máquina. Já o pagamento com dinheiro em espécie é a escolha de 84% dos entrevistados.

Os dados ainda revelam que o uso do Pix é preferência entre diferentes níveis socioeconômicos (A, 84%; B, 87%; e C, 86%); faixas etárias (18-36 anos, 86%; 31-45 anos, 86%; 46 ou mais, 85%), e regiões do país ( Nordeste, 86%; Sudeste, 86%; e outros, 85%).

No momento de escolher um meio de pagamento, os entrevistados elencaram como principais razões a segurança (72%), rapidez (60%) e descontos (58%). O Pix é o meio de pagamento favorito pela praticidade (43%), por não ser necessário andar com dinheiro (28%) e devido à rapidez (15%), responderam os participantes. 

Para a Diretora Comercial da TCHPAY, Gracielle Guimarães, o Pix revolucionou as formas de pagamento em todas as esferas financeiras. “No universo corporativo, já é possível utilizar o Pix até mesmo para premiações corporativas. Os custos das transações são extremamente baixos e o meio de pagamento é seguro e rápido. O produto PIX Premium é um exemplo de como fazer esse tipo de operação”, explica. 

Ainda segundo a pesquisa, quando questionados sobre formas de pagamento utilizadas num futuro próximo, o Pix é o mais atraente para 93% dos participantes. Da mesma forma, os meios de pagamento digitais devem se manter como preferência nos próximos dez anos, seja por Pix (87%), carteira digital (80%) e pagamento por leitura de QR Code (78%). 

“O Pix é um instrumento de uso massivo em transações financeiras. Ele representa segurança, agilidade e rapidez. Apostar nele como forma de premiação corporativa é um passo natural ”, finaliza a Diretora da TCHPAY. 

 

 

 



Ponto de Cultura Modelando Tradições inicia ações em escolas públicas

O Projeto Modelando Tradições visa difundir a tradição figureira através de oficinas que proporcionam aos participantes a oportunidade de aprendizado e geração de renda. No município de Taubaté, o Projeto foi instituído pela Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi, em 2009, através do Edital de Ponto de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, com o objetivo ministrar oficinas monitoradas por arte educadores que fomentam a história da arte figureira nas escolas públicas, estimulando a prática da modelagem em argila e difundindo a história de um dos ícones mais importantes da cultura popular: o Pavão Azul, figura bastante tradicional na arte figurativa da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Com foco nas crianças do ensino fundamental, este projeto enfatiza a modelagem, a pintura, estimulando a criatividade, a coordenação motora, a imaginação e desenvolvendo as capacidades intelectuais e psicomotoras, através da experiência com o tridimensional. Esta é uma ferramenta que, segundo especialistas, favorece a expressão artística do educando melhorando sua noção espacial e sua memória visual.

Os Figureiros, como se autodenominam os artesãos da cidade de Taubaté, criam pequenas imagens do seu dia-a-dia, fruto do aprendizado de várias gerações, uma tradição herdada de antigas técnicas ceramistas vindas do período colonial.

As peças delicadas e de grande efeito cromático, chamam a atenção do público, em especial o Pavão Azul, criado por D. Maria Cândida, hoje com quase 90 anos, que se inspirou em um pavão que viu pela primeira vez em um parque da estação ferroviária de Taubaté. Na época jamais poderia imaginar que sua peça seria tão difundida, reinterpretada por outros artesãos e mais tarde, em 1979, se tornaria o Símbolo do Artesanato Paulista.

A história contada por D. Cândida, repercutiu e se tornou livro infantil, ilustrado por Giovanna Goeldi, uma artista que também integra o Ponto de Cultura.



Fim de semana paulista tem exposição e palestras gratuitas sobre orquídeas

Um evento alternativo para os paulistanos incluir na sua programação de fim de semana. Essa é a proposta da XXI Exposição de Orquídeas e Bromélias, que trará de 14 a 16 de abril, mais de 400 tipos de orquídeas e 200 diferentes bromélias, em uma exposição gratuita. O evento também contará com três palestras, abertas ao público, sobre como cultivar e montar orquidários verticais ou horizontais.

Serão três dias de exposição de centenas de orquídeas e bromélias, dentre elas as premiadas de colecionadores do Círculo Paulista de Orquidófilos (CPO) e da Sociedade Orquidófila de Santo André, além do apoio dos orquidófilos Marcos Campacci e Roberto Martins – curadores da mostra.

O evento contará com palestras gratuitas e abertas a todos os visitantes, mediante inscrição. No dia 15 de abril (sábado), às 10h, Marcos Campacci e às 15h, Roberto Martins, darão aulas sobre à Familia Orchidaceae, suas principais características, suas origens, gêneros, espécies, abordarão as técnicas e cuidados básicos para o cultivo das orquídeas, a escolha das mudas, os cuidados iniciais, mostrarão as ferramentas e vasos adequados, os tipos de substratos e adubos, além da quantidade de luz necessária. No dia 16 de abril, Marcos Campacci dará nova palestra, às 10h.

Campacci também responderá dúvidas e analisará as espécies doentes levadas pelos visitantes, dando dicas sobre os cuidados necessários para a recuperação das plantas.

Os visitantes ainda contarão com a possibilidade de levar as flores para casa com preços especiais. A XXI edição da Exposição é gratuita. Para participar das palestras é necessário se inscrever por meio dos contatos: (11) 95582-1650 e (11) 95581-3145. As vagas são limitadas,

Serviço:

XXI Exposição de Orquídeas e Bromélias

Data: De 14 a 16 de Abril

Onde: Shopping Garden Tatuapé

Endereço: Av. Salim Farah Maluf, 2211

Telefone: (11) 2227-8500

Horário de evento: das 8:00 às 17h30 (de sexta a domingo)

Palestras Orquídeas

Data: 15 de abril, às 10h e 15h

Datas: 16 de abril, às 10h

Endereço: Av. Salim Farah Maluf, 2211

Inscrições pelo WhatsApp: (11) 95582-1650 e (11) 95581-3145 ou por e-mail: marketing@shopgarden.com.br



Precificação e análise de mercado são pilares no marketplace

As vendas em plataformas de marketplace crescem em ritmo acelerado nos últimos anos, e um dos motivos para esse aumento foi a pandemia da Covid-19, quando comerciantes tiveram que buscar uma adaptação em seus negócios para continuarem vendendo em meio ao isolamento social. Nesse sentido, o comércio eletrônico foi uma das soluções encontradas pelo setor – segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), no ano de 2020, houve um crescimento de quase 70% na base de usuários no comércio eletrônico no Brasil.

De acordo com o livro “O preço é o lucro: Como multiplicar a lucratividade do seu negócio por meio da gestão profissional dos preços”, de Peter Hill,  a precificação é a atividade de estabelecer o preço adequado para um produto ou serviço, considerando diversos fatores, tais como custos de produção, concorrência, demanda do mercado, entre outros. 

Segunda a obra de Hill, a precificação é uma das principais alavancas para aumentar a lucratividade de um negócio e que uma gestão profissional dos preços pode ajudar as empresas a maximizar seus lucros, sem necessariamente aumentar as vendas. Para obter lucros mais expressivos, o autor diz o que pode fazer um negócio crescer: o empreendedor deve aumentar a quantidade de clientes, a frequência das transações, o ticket médio (em qualidade ou em volume), os preços e a eficiência do negócio.

Para Bruno Darolt, CEO da BD Consultoria, a precificação, além do custo de comissão, deve se atentar aos custos ligados a vendas, como frete, impostos, publicidades, descontos, entre outros fatores. “Vender com uma margem alta nos marketplaces é uma fase que todo produto vai passar, mas geralmente não dura por muito tempo”, explica.

Como os marketplaces têm inúmeros vendedores atuando com o mesmo item, Darolt diz que o preço de venda é um fator de alta competição. “Saber precificar é essencial para entender qual é o seu limite nessa batalha por preços. A precificação e a análise de mercado são essenciais para o crescimento do vendedor dentro dos marketplaces”. 

O papel da análise de mercado dentro de um negócio

Segundo o livro “Marketing 4.0: Do tradicional ao digital“, de Philip Kotler, a análise de mercado é o processo de coletar, analisar e interpretar informações relevantes sobre o mercado em que a empresa atua ou pretende atuar. Essas informações são utilizadas para entender as necessidades, desejos e comportamentos dos consumidores; identificar oportunidades e ameaças; e orientar a tomada de decisões estratégicas.

O primeiro passo antes de cadastrar de fato um produto no canal é fazer a análise de mercado, afirma o CEO da BD Consultoria. Ele recomenda fazer um estudo de mercado para entender o comportamento dos vendedores nessa categoria. “Além de olhar a precificação que é o principal, é importante entender o padrão de comportamento de cadastro, modo de envio, entre outros pontos”, pontua.

O livro de Kotler enfatiza que, no contexto do marketing 4.0, a análise de mercado deve levar em consideração tanto os canais de marketing tradicionais quanto os digitais, como redes sociais e e-commerce, sendo fundamental para que a empresa possa desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades dos clientes, definir preços adequados, planejar a distribuição e promover a comunicação efetiva com o público-alvo. 

Existem ferramentas, como a BD Analytics, que atuam junto aos vendedores para auxiliar nessas questões. Bruno Darolt comenta que dentro da plataforma, além de diversas funcionalidades, há um módulo exclusivo para análise de mercado. “Dentro dela você pode estudar os concorrentes e também o ranking de anúncios por produtos”, explica.

A ferramenta também conta com uma extensão que auxilia na análise do anúncio, trazendo informações essenciais para que o empreendedor tome decisões mais assertivas. “No módulo de precificação, o vendedor tem facilmente que consegue entender como precificar seu produto de maneira correta”, diz o especialista. 

Através do preenchimento de dados básicos, a BD Analytics calcula o quanto o determinado item deve ser vendido, incluindo todos os custos relacionados à venda. A obra de Kotler destaca ainda que a análise de mercado deve ser realizada de forma contínua, para que a empresa possa se adaptar às mudanças no ambiente de negócios e manter-se competitiva em um mercado cada vez mais dinâmico e complexo.

Para saber mais, basta acessar: https://bdanalytics.com.br/



Pan-American Life Insurance Group Nomeia Novo Vice-Presidente Executivo de Operações e Tecnologia

O Pan-American Life Insurance Group (PALIG), líder no fornecimento de seguros de vida, acidentes e saúde nas Américas, promoveu Frank Recio a Vice-Presidente Executivo de Operações e Tecnologia.

No cargo recém-criado, o Sr. Recio irá liderar o avanço contínuo da digitalização do PALIG com foco elevado em aproveitar a tecnologia e a inovação como os principais facilitadores de operações corporativas e comerciais do PALIG, incluindo serviços e processos de segurados. O Sr. Recio atuou recentemente como Vice-Presidente Sênior de Tecnologia e Operações de Negócios Internacionais.

“A tecnologia aperfeiçoa experiências de segurados e parcerias de negócios do PALIG, bem como nosso crescimento contínuo e capacitação comercial. Além disto, a prontidão é essencial a nosso negócio e a tecnologia facilita nossa preparação”, disse José S. Suquet, Presidente do Conselho e Diretor Executivo do Pan-American Life Insurance Group. “Estamos confiantes de que Frank continuará ajudando a impulsionar a agilidade dos negócios para oferecer soluções cada vez mais integradas e que melhoram a facilidade de fazer negócios com o PALIG.”

O Sr. Recio irá assumir o cargo recém-criado após a saída de Miguel Edwards, Vice-Presidente Sênior e Diretor de Informações, no qual é creditado por desenvolver e executar a estratégia de TI do Grupo nos últimos quatro anos com soluções dedicadasàmodernização e imperativos de negócios.

SOBRE O PAN-AMERICAN LIFE INSURANCE GROUP

O Pan-American Life Insurance Group (PALIG), líder no fornecimento de seguros de vida, acidentes e saúde nas Américas, oferece serviços financeiros confiáveis desde 1911. O Grupo com sede em Nova Orleans abrange mais de vinte empresas associadas, emprega mais de 2.100 funcionários ao redor do mundo e oferece seguros de vida individual e/ou em grupo, seguros contra acidentes e saúde, benefícios para funcionários e serviços financeiros em 49 estados, no Distrito de Columbia (DC), em Porto Rico, nas Ilhas Virgens Americanas e em toda a América Latina e o Caribe. O Grupo possui filiais e afiliadas na Costa Rica, Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Panamá e 13 mercados do Caribe, incluindo Barbados, Ilhas Cayman, Curaçao e Trinidad e Tobago. Para mais informação, acesse o site do Pan-American Life em palig.com, curta nosso Facebook @PanAmericanLife, siga-nos no Twitter @PanAmericanLife e se conecte conosco no LinkedIn em Pan-American Life Insurance Group.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Marta C. Reeves

Pan-American Life Insurance Group

MReeves@palig.com

Isabel Abislaiman

FleishmanHillard

isabel.abislaiman@fleishman.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Empresas dos EUA enfrentam dificuldades de priorização frente ao peso das informações de inteligência cibernética

A nova análise de tendências para 2023 compilada pela Armis, empresa líder em visibilidade e segurança de ativos, mostra que as organizações estão tendo dificuldades para priorizar e se concentrar nos principais projetos de segurança em relação a um ataque de alertas, ameaças crescentes e uma superfície de ataque cada vez maior.

Solicitações concorrentes do conselho e de executivos, juntamente com uma rápida progressão em projetos de transformação digital e regulamentos de conformidade, estão causando riscos ocultos nas organizações. Os líderes de negócios e de TI não acreditam que tenham esses pontos cegos e exibem uma falsa sensação de confiança em sua percepção em tempo real dessas áreas de vulnerabilidade.

“Algumas das tendências que estamos observando não são um bom presságio para combater a escalada de ameaças globais que as organizações estão enfrentando”, disse Curtis Simpson, Diretor de Segurança da Informação (CISO) da Armis. “Muito progresso foi feito para trazer conscientização e percepções para as organizações sobre as ameaças representadas por diferentes tipos de dispositivos e agentes de ameaças. No entanto, as equipes estão batalhando para consumir com eficácia essas percepções de maneira ágil, sem falar em priorizar esforços táticos e estratégicos com o maior valor comercial. A estratégia de aplicar as melhores práticas em escala para todos os ativos, em todos os lugares com contexto de negócios limitado, não é mais viável e nem é o que as empresas precisam hoje”.

A análise da Pesquisa de Tendências de Segurança Cibernética e Visibilidade de Ativos Cibernéticos de 2023 da Armis mostrou as seguintes tendências principais:

  • Os maiores desafios cibernéticos identificados este ano pelos entrevistados foram:

  1. Acompanhamento da inteligência de ameaças (70%)

  2. Alocação de recursos e orçamento de segurança cibernética (47%)

  3. Visibilidade de todos os ativos conectadosàrede (44%)

  4. Conformidade e regulamentação (39%)

  5. Convergência de TI e TO (32%)

  • 94% dos entrevistados disseram que tinham uma visualização ao vivo de todos os seus ativos conectados, mas quando questionados com que frequência atualizavam o inventário, 46% disseram semanalmente, 30% disseram diariamente, 15% disseram mensalmente e 5% disseram trimestralmente.

  • Quando questionados sobre quantos dispositivos eles acham que existem na rede da organização, 34% disseram 5.000 a 15.000, 29% disseram 15.001 a 25.000, 26% disseram 25.001 a 35.000 e 10% disseram mais de 35.001. De acordo com dados proprietários da Plataforma de Segurança e Inteligência de Ativos da Armis coletados entre 1º de janeiro de 2023 e 27 de março de 2023, 60% da base de clientes da Armis nos EUA tem mais de 35.000 dispositivos em sua rede, enquanto quase um terço (32%) possui mais de 100.000 dispositivos de rede.

  • 64% dos entrevistados disseram ter sofrido uma violação ou ataque de ransomware nos últimos 5 anos, com 43% afirmando que foi causado por phishing de funcionários e 26% como resultado de um golpe de dispositivo IoT. 20% dos entrevistados disseram que sofreram uma violação devido a uma vulnerabilidade conhecida que não foi corrigida, enquanto 12% indicaram que a violação foi causada por um dispositivo sem correção.

  • 62% dos entrevistados registraram preocupação crescente com a ameaça de dispositivos fabricados na China na rede da empresa. No entanto, os entrevistados classificaram consistentemente os dispositivos conectados fabricados na China ou na Rússia em último lugar em uma lista de dez desafios enfrentados por suas organizações em termos de segurança cibernética nos últimos seis meses.

  • Com a escalada da guerra cibernética patrocinada pelo país e com a orientação da CISA, 76% dos entrevistados afirmaram que priorizarão obter visibilidade total da superfície de ataque de sua organização.

  • No entanto, quase metade (48%) dos entrevistados ainda usa planilhas, como Excel ou Google Sheets, para rastrear seu inventário de ativos conectados, com 55% dizendo que usam várias ferramentas.

  • 6% dos entrevistados admitiram que não rastreiam ativamente dispositivos não gerenciados que estão conectados às redes de suas organizações.

  • 21% dos entrevistados disseram que monitoram apenas dispositivos corporativos.

  • 33% dos entrevistados também afirmaram que tinham 10 ou mais ferramentas diferentes para monitorar seu cenário de ativos, com 58% dizendo que usavam de 5 a 10 ferramentas diferentes.

  • 83% dos entrevistados esperam conectar dispositivos não tradicionais, como tecnologia operacional (TO),àsua rede corporativa em 2023.

  • Os entrevistados classificaram em ordem de prioridade a importância de proteger equipamentos de infraestrutura de rede, como roteadores, comutadores (38%), dispositivos pessoais como notebooks, telefones celulares (28%), dispositivos IoT (25%), sistemas prediais como HVAC (24% ) e, por último, médico.

“As organizações precisam pensar em sua estratégia de resiliência cibernética/tecnológica em três etapas principais: primeiro, precisam de uma única fonte de informações de ativos em todos os dispositivos conectadosàrede, não apenas nos dispositivos gerenciados”, continuou Simpson. “Em segundo lugar, a visibilidade fornece clareza sobre a dívida técnica e operacional com maior potencial de impacto nos negócios e, por último, a ação da inteligência para que o ambiente de tecnologia possa ser otimizado para dar suporteàresiliência. Regularmente, repete as duas etapas finais para garantir um foco contínuo no que tem maior probabilidade de interromper as operações e estratégias fundamentais de negócios”.

O Mecanismo de Inteligência Coletiva de Ativos da Armis é a maior base de conhecimento de ativos do mundo rastreando mais de três bilhões de dispositivos — e continua crescendo. Essa base de conhecimento de comportamento de ativos massiva, de crowdsourcing e baseada em nuvem fornece informações exclusivas do dispositivo, como a frequência com que cada ativo se comunica com outros dispositivos, sobre quais protocolos, quantos dados são normalmente transmitidos, se o ativo é geralmente estacionário, qual software é executado em cada ativo e muitas outras. Essas percepções contextuais em tempo real permitem que a Armis entenda não apenas o que é o ativo e o que está fazendo, mas o que deveria estar fazendo, comparando o comportamento do ativo com linhas de base “conhecidas”. Quando um ativo opera fora de sua linha de base, a Armis emite um alerta ou pode desconectar ou colocar um ativo em quarentena automaticamente.

A Armis estará presente na Conferência RSA em São Francisco, no Moscone Center, de 24 a 27 de abril de 2023, e estará localizada nos estandes S-1127 e S-4411. Para obter mais detalhes sobre o que a empresa planeja para o evento ou para agendar uma reunião, acesse: https://www.armis.com/rsac-2023/

Metodologia

A Armis reuniu percepções de 230 tomadores de decisões de TI sênior de organizações com 500 funcionários em vários setores, incluindo manufatura, governo, saúde, serviços financeiros, varejo, telecomunicações e vários outros. As respostas foram coletadas em março de 2023.

Para percepções adicionais e mais informações, visite nosso site para ler nosso blog sobre esta pesquisa aqui: https://www.armis.com/blog/2023-cyber-security-trends-and-cyber-asset-visibility-survey-insights-from-armis

Sobre a Armis

A Armis, empresa líder em visibilidade e segurança de ativos, fornece a primeira plataforma de inteligência de ativos unificada do setor, projetada para lidar com a nova superfície de ataque estendida criada pelos ativos conectados. As empresas da Fortune 100 confiam em nossa proteção contínua e em tempo real para ver com contexto total todos os ativos gerenciados e não gerenciados em TI, nuvem, dispositivos IoT, dispositivos médicos (IoMT), tecnologia operacional (TO), sistemas de controle industrial (ICS) e 5G. A Armis fornece gerenciamento passivo de ativos cibernéticos, gerenciamento de riscos e aplicação automatizada. A Armis é uma empresa privada com sede na Califórnia.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato de mídia:

Rebecca Cradick,

Diretora Sênior de Comunicações Globais

da Armis

pr@armis.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Imposto de Renda para pessoas jurídicas já pode ser enviado

Anualmente, todas as empresas precisam fazer a declaração de uma série de tributos como o Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas (IRPJ). Neste ano, os tributos do IRPJ já podem ser entregues e seus prazos finais de entrega variam entre 31 de maio e 31 de julho. É muito importante se atentar às datas de entrega das declarações para evitar as multas, afinal, todas as pessoas jurídicas precisam estar sempre de acordo com as obrigações fiscais.

O Imposto de Renda é um tributo que incide sobre a renda e os proventos de contribuintes brasileiros, tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas. No caso das pessoas jurídicas, o Imposto de Renda é um tributo obrigatório que incide sobre os lucros obtidos pela empresa em determinado período. O imposto é devido por todas as pessoas jurídicas (IRPJ), incluindo empresas, sociedades, cooperativas, instituições financeiras e demais entidades jurídicas que exerçam atividades empresariais.  

“Para calcular o Imposto de Renda devido, a PJ deve apurar o seu lucro real, que é o resultado contábil do período, ajustado pelas adições, exclusões e compensações previstas na legislação tributária”, explica Silvio P. Pacheco Santos, Coordenador de Produtos da Online Applications. 

É importante lembrar que o não pagamento ou atraso no pagamento de impostos pode acarretar multas e juros. Dependendo do regime tributário em que a empresa se encontra, a apuração pode ser realizada de formas diferentes. 

Tributos para empresas Lucro Real, Presumido e Arbitrado: IRPJ 

As empresas tributadas pelo lucro real, lucro presumido ou lucro arbitrado precisam entregar duas declarações referentes ao Imposto de Renda: a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e a Escrituração Contábil Digital (ECD). 

A entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) é prevista para o último dia útil do mês de julho do ano anterior da escrituração no ambiente do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). 

A Escrituração Contábil Digital, mais conhecida como ECD, é um arquivo de transmissão criado para fins fiscais e previdenciários, em que são dispostos todos os detalhes de lançamento do livro diário, livro razão, balancetes, balanços e demais demonstrações financeiras das empresas ativas do país. A ECD é uma obrigação de importante tanto para as empresas e para o governo, já que possibilita que as informações contábeis sejam compartilhadas com a Receita Federal. Segundo Silvio Pacheco, estão obrigados a entregar a obrigação acessória anual:   

  • Lucro real: todas as empresas;   
  • Lucro presumido: a ECD é obrigatória para as empresas que não optaram pelo Livro Caixa ou distribuíram lucro isento acima do presumido.  

Silvio Pacheco também destaca que a Escrituração Contábil Digital (ECD) é um dos componentes do SPED Contábil, sendo obrigatória para empresas, e é um arquivo de transmissão. As empresas que se enquadram no Simples Nacional não precisam da Escrituração. A ECD deve ser entregue até o dia 31 de maio e corresponde ao ano-calendário 2022.  

Em resumo, o Imposto de Renda para pessoas jurídicas é um tributo obrigatório que incide sobre os lucros obtidos pela empresa em determinado período. As empresas devem ficar atentas às regras e obrigações acessórias relacionadas ao Imposto de Renda para evitar problemas com a Receita Federal. Sem contar as outras obrigações tributárias presentes na Agenda Tributária

Obrigações para empresas Simples Nacional 

As empresas que se enquadram como Simples Nacional precisam se preparar para entregar duas declarações até maio de 2023: a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional e Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais. 

A Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN-SIMEI). Ela é obrigatória e deve ser enviada mesmo que o MEI não tenha tido receitas durante o ano. Se o MEI não realizar a entrega da declaração, ele estará sujeito a uma multa de até 20% dos tributos declarados.  

DEFIS é a sigla para Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais. De acordo com Silvio, “ela é uma das obrigações que as empresas optantes pelo Simples Nacional devem cumprir anualmente. O seu objetivo, como o nome indica, é informar à Receita Federal alguns dados econômicos, sociais e fiscais de cada organização”.  

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) e a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI), situação normal, relativas ao ano-calendário 2022, devem ser entregues até 31/05/2023. 



ExaGrid continua seu crescimento estável no primeiro trimestre de 2023

ExaGrid®, a única solução para o armazenamento de backup em camadas da indústria, anunciou hoje que teve o seu primeiro trimestre mais forte na história da empresa para o período com encerramento em 31 de março de 2023.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230411005312/pt/

A ExaGrid teve um primeiro trimestre recorde em 2023 e cresceu mais de 20% quando comparado ao mesmo período em 2022. A ExaGrid continua a crescer mais de 20% ao ano, enquanto mantém um P&L (lucros e perdas), EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) e fluxo de caixa livre positivos. A ExaGrid adicionou 141 novos clientes neste primeiro trimestre de 2023, incluindo mais de 60 novos negócios com clientes de seis dígitos. O novo cliente ASP foi, mais uma vez, bem acima de $ 100 mil no trimestre. A ExaGrid tem mais de 3.800 clientes ativos de médio porte a grandes empresas que utilizam o armazenamento de backup em camadas da ExaGrid para proteger seus dados. O crescimento da ExaGrid está acelerando e a empresa está contratando para expandir as equipes de vendas no mundo inteiro.

“A ExaGrid continua a expandir seu alcance e agora possui equipes de vendas em mais de 30 países do mundo inteiro e instalações de clientes em mais de 80 países. Também adicionamos equipes de vendas dedicadas a grandes empresas e grandes organizações terceirizadas de TI. Fora dos Estados Unidos, nossos negócios no Canadá, América Latina, Europa, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico estão crescendo rapidamente”, disse Bill Andrews, presidente e CEO da ExaGrid.

“Anos atrás, a ExaGrid percebeu que nenhum fornecedor estava desenvolvendo armazenamento específico para backup, já que todos estavam vendendo produtos de armazenamento primário como destinos de armazenamento de backup, o que acabava ficando caro, ou estavam vendendo dispositivos de desduplicação em linha, que eram lentos para backups e restaurações e resultavam em atualizações em massa de alto custo da infraestrutura de TI. O armazenamento de backups possui necessidades únicas devido a grandes trabalhos de backup, incrementais, sintético completo, rotação de backup, retenção de longo prazo e muitos outros aspectos que tornam o backup diferente do armazenamento primário. O armazenamento de backup em camadas da ExaGrid foi desenvolvido especificamente para aprimorar o desempenho do backup, restaurar o desempenho, escalabilidadeàmedida que os dados crescem, segurança, recuperação de ransomware, recuperação de desastres e a economia do backup, com baixos custos iniciais e ao longo do tempo”, disse Andrews. “O armazenamento primário não é tão rápido para grandes trabalhos de backup, geralmente não é escalável e é uma solução muito cara para a retenção de prazo mais longo, além de ser voltado para a rede, o que o torna vulnerável a ataques de segurança. Os dispositivos de desduplicação em linha são lentos quando se trata de backups, lentos para restaurações e não são escaláveis, além de também serem voltados para a rede, tornando-os vulneráveis a ataques de segurança.

“A ExaGrid se orgulha de ter um produto altamente diferenciado que simplesmente funciona, faz o que queremos que faça, é de tamanho apropriado, tem bom suporte e realiza o trabalho. Podemos apoiar estas declarações com nossa retenção líquida de clientes de 95%, pontuação NPS de +81 e com o fato de que 92% de nossos clientes contam com o nosso dispositivo de bloqueio de tempo de retenção para recuperação de ransomware ativado, e com o fato de que 99,2% de nossos clientes estão em nosso plano anual de manutenção e suporte”, disse Andrews.

Destaques do 1o trimestre de 2023:

  • Forte taxa de ganhos competitivos em 74,5% no trimestre

  • Atraiu 141 novos clientes

  • Mais de 60 novos negócios de clientes de seis dígitos e 3 negócios de novos clientes de sete dígitos

  • Equipes de vendas e suporte em 30 países e instalações de clientes em mais de 80 países

  • A empresa permanece com o caixa, EBITDA e P&L positivos nos últimos 10 trimestres

  • Mais de 3.800 clientes protegem seus dados com o armazenamento de backup em camadas da ExaGrid

  • A ExaGrid possui uma retenção de clientes de 95% e mais de 99% dos clientes possuem um contrato anual de manutenção e suporte

  • Pontuação NPS de +81

Sobre a ExaGrid

A ExaGrid oferece armazenamento de backup em camadas com uma zona de aterrissagem de cache em disco exclusiva, um repositório de retenção de longo prazo e uma arquitetura de scale-out. A zona de aterrissagem da ExaGrid proporciona os backups, restaurações e recuperações mais rápidos de VM. O repositório de retenção em camadas oferece o menor custo para retenção a longo prazo. A arquitetura de scale-out da ExaGrid inclui dispositivos completos e garante uma janela de backup de comprimento fixoàmedida que os dados aumentam, o que elimina as atualizações em massa de alto custo da infraestrutura de TI e a obsolescência do produto. A ExaGrid oferece a única abordagem de armazenamento de backup de duas camadas com uma camada não voltada para a rede, exclusões programadas e objetos imutáveis para a recuperação de ataques de ransomware

A ExaGrid possui engenheiros de sistemas de vendas físicas e pré-vendas nos seguintes países: Argentina, Austrália, Benelux, Brasil, Canadá, Chile, CEI, Colômbia, República Tcheca, França, Alemanha, Hong Kong, Península Ibérica, Índia, Israel, Japão, México, Nórdicos, Polônia, Arábia Saudita, Cingapura, África do Sul, Coréia do Sul, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Estados Unidos e outras regiões.

Visite-nos em exagrid.com ou conecte-se conosco no LinkedIn. Veja o que os clientes têm a dizer sobre suas próprias experiências com a ExaGrid e por que eles agora gastam significativamente menos tempo com o backup em nossas histórias de sucesso de clientes. A ExaGrid orgulha-se de sua pontuação NPS de +81!

A ExaGrid é uma marca registrada da ExaGrid Systems, Inc. Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos titulares.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Videos:
https://mms.businesswire.com/media/20230411005312/pt/1760061/19/ExaGrid_Corporate_Video_captions.mp4
Contato:

Mídia:

Mary Domenichelli

ExaGrid

mdomenichelli@exagrid.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Quod seleciona profissionais de TI com 50 anos ou mais

Com o objetivo de ampliar o quadro de colaboradores com mais diversidade, a Quod, empresas de inteligência de dados e uma das gestoras do Cadastro Positivo, abre novas vagas exclusivas para candidatos com 50 anos ou mais (inclusive PCDs) para atuarem em diversas áreas de TI, com maior ênfase em sistemas de dados. Os cargos contemplam todos os níveis hierárquicos, desde analistas até coordenadores e gerentes.

Atualmente, a Quod conta com 17 funcionários com idade igual ou superior a 50 anos. Além de experiência, outra vantagem desses profissionais, na avaliação da empresa, é o desejo por estabilidade. Em uma área de alta rotatividade de mão de obra, como a TI, colaboradores com perfil 50+ preferem manter um vínculo empregatício de longo prazo.

“Nosso programa de recrutamento é responsável por integrar à Quod talentos que muitas vezes encontram dificuldades em recolocar-se no mercado de trabalho devido à idade. Porém, sabemos que profissionais com esse perfil trazem uma importante bagagem de conhecimento que pode ser compartilhada com os colaboradores mais jovens, possibilitando um importante intercâmbio de ideias”, explica Priscila Serpa, diretora de Gestão de Pessoas e Cultura da Quod.

Os candidatos devem ter curso superior completo em estatística, matemática ou engenharias, conhecimento em linguagem de programação R, SQL, Python e ETL, além de vontade de se desenvolver no time de dados da empresa.

As vagas oferecidas são para o estado de São Paulo e o modelo de trabalho é híbrido, com atividades presenciais no escritório da empresa em Barueri. A Quod oferece pacote completo de benefícios, incluindo horário flexível, participação nos lucros, planos de saúde e odontológico, vale alimentação, refeição, transporte, clube de descontos, educação e mobilidade, além de seguro de vida e Gympass.

Os interessados devem se inscrever no site https://vempraquod.gupy.io/.



Startups de turismo faturaram U$ 18 bilhões no último ano

Em relatório promovido pela Onfly, foi destacado que quatro das maiores marcas mundiais do setor de turismo registraram, em média, 25% de crescimento em receita, quando comparado ao mesmo período de 2019. 

As marcas Airbnb, Booking, Expedia e Despegar, somadas, faturaram U$ 18 bilhões apenas no terceiro trimestre do ano passado, representando quase o dobro do faturamento de 2021, quando atingiram juntas cerca de U$ 10 bilhões de receita, em comparação ao mesmo período. 

Segundo levantamento da Organização Mundial do Turismo (OMT), entre janeiro e setembro de 2022, cerca de 700 milhões de turistas fizeram viagens internacionais neste período. Os dados promovidos pela OMT mostram que a indústria de viagens já atingiu 65% dos níveis pré-pandemia. 

A recuperação do setor em níveis acelerados, também repercutiu diretamente no faturamento de alguns dos maiores players de turismo. A plataforma de hospedagem Airbnb, foi um dos motores que impulsionaram este crescimento. A empresa entrou na bolsa de valores realizando o maior IPO de 2020 nos Estados Unidos. A estreia da marca no pregão de Nasdaq, realizada no fim de 2020, aumentou 81% nos ganhos da startup.

Com sinais promissores para o setor de viagens mundial, empresas brasileiras também viram os seus números ampliarem. Em comemoração aos dez anos de mercado, a plataforma de viagens brasileira, Guia Viajar Melhor, começou o ano de 2023 atingindo a marca de 35 milhões de turistas únicos durante todo o período, conforme dados do próprio Google Analytics, ferramenta que audita e rastreia tráfego online.

“Após o fim das restrições de viagem, vimos um aumento considerável no número de alcance e ações com marcas e destinos. Em nosso perfil de viagens no Instagram, nos comunicamos com mais de 1,6 milhão de turistas apenas no mês de maio”, conforme informado por Gustavo Albano, durante a WTM Latin America, evento direcionado aos profissionais da indústria de viagens. 

O empresário está formando um ecossistemas de mídia e tecnologia para o mercado de viagens, unindo análise de dados, tecnologia e distribuição de conteúdos. Com a pandemia desestabilizando o setor de viagens, o empresário sentiu a necessidade de reinventar as marcas que complementam o grupo. Em um primeiro semestre promissor, com um mercado aquecido, a empresa começa a colher os frutos das estratégias de inovação adotadas nos últimos anos.

“Há poucos meses lançamos uma nova vertical, o Guia dos Hotéis, direcionado para suprir as necessidades de comunicação, distribuição de mídia e estratégias para o setor hoteleiro no mercado brasileiro e português. Em pouco tempo garantimos ações com hotéis independentes, alcançando mais de 200 mil pessoas de forma orgânica”, complementou Albano.

Outro caso recente na indústria de viagens brasileira foi marcado pelos resultados obtidos após os processos de M&A adotados pela BeFly. ​​Com recorde histórico, a holding faturou R$ 907 milhões apenas em março de 2023, posicionando-se como um dos maiores grupos de turismo da América Latina.

Em entrevista para a Forbes Brasil, Marcelo Cohen, CEO da BeFly, destaca o desempenho da empresa nos projetos desenvolvidos nos últimos anos, entre eles, a aquisição de empresas de viagens que se uniram ao grupo. “Esse ano além de muita tecnologia, também traremos produtos exclusivos em nosso portfólio, como a parceria que fechamos com o The Town e a Fórmula E”, afirmou Cohen.

O empresário também comanda outras marcas que fazem parte do portfólio da BeFly, entre elas estão a Belvitur, Flytour, Queensberry, além de diversas startups de tecnologia e inteligência artificial que completam a holding.



Projeto beneficia comunidades com bibliotecas feitas a partir de geladeiras

Geladeiras recicladas que viram minibibliotecas para comunidades ribeirinhas e rurais de Manaus é o objetivo do projeto “Descongele sua Leitura”. Neste ano, a meta é entregar 11 unidades para a população com a parceria da secretaria municipal de educação da capital amazonense e contribuir com a sustentabilidade e o incentivo à leitura. 

O projeto faz parte das atividades do Centro Universitário Fametro, Unidade Sul, localizada no bairro Cachoeirinha, em Manaus, e conta com a participação de alunos de todos os cursos da instituição.

Além das bibliotecas feitas a partir de geladeiras recicladas, o projeto também oferece, durante as visitas às comunidades, serviços pedagógicos, atendimentos psicológicos, exames rápidos, entre outros, com alunos de diversos cursos da Fametro Sul.

“Iremos planejar o cronograma com a Semed para iniciar as entregas para as comunidades ainda no primeiro semestre. A secretaria nos ajuda a identificar os locais que mais precisam desses serviços”, informa o gestor da unidade, Alberto Bezerra. 

Em 2022, o “Descongele sua Leitura” alcançou três comunidades em Manaus, com bibliotecas entregues nas escolas municipais Sílvio Romero, Epitácio Nunes da Fonseca e Escola Municipal São Francisco das Chagas.

Ainda de acordo com Alberto Bezerra, o projeto ao se pensar na questão ambiental no Amazonas, como o descarte incorreto de lixo nos igarapés e o reaproveitamento desses materiais para a utilização da comunidade. 

“A geladeira reformada é um símbolo do que víamos quando os igarapés transbordavam e o lixo acumulado aparecia. A geladeira aparece boiando em muitos desses casos. Esse item vira uma pequena biblioteca para incentivar a leitura, mas outros materiais viram também brinquedos de diferentes tipos, que são entregues nas comunidades”, destaca Bezerra.

Nas atividades transversais, uma das metodologias da faculdade, cada curso fica responsável por encontrar geladeiras abandonadas, reformá-las e decorá-las, além da busca de doadores de livros para compor a pequena biblioteca. 

“Nestas atividades transversais também são criados vários projetos, como arrecadação de garrafas de plástico, sobre o descarte correto de medicamentos vencidos, tudo para sensibilizar a comunidade sobre a questão ambiental e mostrar o que pode retornar de utilidade para eles”, ressalta Bezerra. 

Participantes

Alunos que já participaram das entregas nas comunidades, relatam sobre os desafios e recompensas de participar do projeto. O estudante do 3º período de enfermagem, Jailson Santana, explicou que os alunos trabalham com a política dos três Rs: reduzir, reciclar e reutilizar. 

“É desafiador buscar materiais nas comunidades, achar as geladeiras, as doações de livros, mas é essencial mostrar pra eles que os materiais que eles jogam foram podem servir a comunidade, é dar vida a algo morto”, conta. 

Fabiane Neves, do 7º período de Pedagogia, ressalta que a instituição estimula como parte das metodologias visitas às comunidades de Manaus para entrar em contato com a realidade local. “É um processo de muito aprendizado entrar em contato diretamente com a comunidade ribeirinha, entender a realidade de quem mora ali para depois possamos beneficiá-los com o que aprendemos em sala de aula”.



A Pyramid entra no mercado do México e da América Latina ao assinar acordos de parceria com os principais consultores regionais de tecnologia

A Pyramid Analytics (Pyramid), fornecedora líder de inteligência de negócios e inteligência de decisão, continua executando sua estratégia de crescimento global com a assinatura de vários parceiros estratégicos de tecnologia baseados na América Latina: Analytics Mate, AS Analytics, BACIT, EMC Software C.A. e Hopewell Systems C.A.

Esses importantes acordos de parceiros de tecnologia ampliam o alcance do programa de parceiros da Pyramid Analytics no mercado do México e da América Latina. A equipe da Pyramid tem liderança comprovada em tecnologia analítica, incluindo Miguel Reyes, Diretor Regional da América Latina; Eduardo Azanza, Arquiteto de Soluções; e Javier Fernandez, Engenheiro de Soluções Sênior.

Pontos-chave sobre a expansão da Pyramid na América Latina

“Nossos novos parceiros locais, Analytics Mate, AS Analytics, BACIT Technologies, EMC Software e Hopewell Systems, trazem uma riqueza de experiência em análise para nossos clientes mútuos visando melhorar de maneira eficaz a tomada de decisão com o uso de soluções da Pyramid”, disse Bill Clayton, Vice-presidente de Parceiros Globais.

A plataforma de ponta da Pyramid Analytics permite que esses parceiros forneçam ferramentas analíticas integradas, avançadas e fáceis de usar para seus clientes, como parte de soluções empacotadas ou personalizadas com tempo de lançamento no mercado mais rápido.

As assinaturas da Analytics Mate, AS Analytics, BACIT Technologies, EMC Software e Hopewell Systems fazem parte da estratégia mais ampla da Pyramid para expandir rapidamente parcerias de canal com empresas de tecnologia complementar, fornecedores independentes de software (ISV), empresas de consultoria, revendedores de valor agregado (VAR) e integradores de sistemas (SI).

A entrada da Pyramid no mercado da América Latina se alinha com um esforço global mais amplo para ajudar as organizações a otimizar a tomada de decisões com a finalidade de capacitar qualquer pessoa a tomar decisões mais rápidas e inteligentes.

Sobre a Pyramid Analytics

A Pyramid Analytics é a próxima geração de inteligência de decisão. A Plataforma de Inteligência de Decisão premiada da Pyramid capacita as pessoas com informações colaborativas, automatizadas e aprimoradas por IA que simplificam e orientam o uso de dados na tomada de decisões. Fundamentalmente, a Plataforma da Pyramid opera de modo direto em qualquer dado, permitindo autoatendimento controlado para qualquer pessoa, além de atender às necessidades analíticas em um ambiente sem código, sem extração, ingestão ou duplicação de dados. Ela combina preparação de dados, análise de negócios e ciência de dados em uma plataforma sem atrito para capacitar qualquer pessoa com tomada de decisão inteligente. Isso permite uma abordagem estratégica em toda a empresa para inteligência e análise de negócios, do simples ao sofisticado. Agende uma demonstração hoje mesmo.

A Pyramid Analytics está incorporada em Amsterdã e tem sedes regionais em centros globais de inovação e negócios, incluindo Londres, Nova York e Tel Aviv. Nossa equipe vive em todo o mundo porque a localização geográfica não deve impedir o talento e a oportunidade. Os investidores incluem H.I.G. Growth Partners, Jerusalem Venture Partners (JVP), Sequoia Capital e Viola Growth. Saiba mais em Pyramid Analytics.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato de mídia

Pyramid Analytics

Pete Vomocil

Vice-presidente Sênior de Marketing Global da Pyramid Analytics

pr@pyramidanalytics.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Resultado do 10º Festival Cenas Curtas de Uberlândia é divulgado

A Escola Livre do Grupontapé e o Grupontapé, grupo teatral do interior de Minas Gerais, divulgaram, nesta quinta-feira (06/04), as propostas selecionadas para fazerem parte da programação do 10º Festival de Cenas Curtas de Uberlândia. O festival recebeu ao todo 77 inscrições. Sendo 63 delas para as modalidades Cenas Curtas (40) e Oficinas (23) e o restante para monitores (14). 

Doze cenas curtas e 5 oficinas (presencial e on-line) foram escolhidas pelas comissões de seleção para fazerem parte do evento, que será realizado ainda neste mês. Cada proposta selecionada receberá um cachê no valor de R$2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). 

Foram selecionados, ainda, oito monitores. Eles receberão o valor de R$1.200,00 para auxiliar nos trabalhos, durante a produção do festival.

Segue abaixo a listagem dos selecionados:

MODALIDADE: CENAS CURTAS

AMERINDIO – Proponente: Cristian Beltran Aranda – Caxias do Sul/RS

BOLSA RONO: GRAND FINALE – Proponente: Mariana Dias – Uberlândia/MG

CELESTE OS CAUSOS E O BOI – Proponente: Grupo Tramoya de Teatro – Uberaba/MG

ENCUBADO – Proponente: Jacques Alejo – Uberlândia/MG

METALINGUAGEM (OU COMO SE TRATA UM FASCISTA) – Proponente: LUPAC – Uberlândia/MG

O SOL AFASTA O MEDO – Proponente: Diego Leonardo – Uberlândia/MG

SALTO NO VAZIO – Proponente: Marcos Davi – Brasília/DF

SÃO AS ÁGUAS DE MARÇO – Proponente: Circolando Iniciativas Artísticas – Uberaba/MG

SENSITIVA – Proponente: Louisse Aldrigues – Uberlândia/MG

TEODORA E PHILIP – Proponente: Grupo Nós 3 – Uberlândia/MG

VALENTE – Proponente: Companhia Caxangá – Belo Horizonte/MG

VIA CRUCIS – Proponente: Fernando Dornas – Belo Horizonte/MG

SUPLENTES (por ordem de chamada)

EPONA – Proponente: Marciel Domingues Ferreira Junior – Uberlândia/MG

REFLEXÕES SOBRE CLARICE – Proponente: Coletivo Supervivente – Uberlândia/MG

NO AVIÃO – Proponente: Cia Grande Palco Teatral – Montes Claros/MG

MODALIDADE: OFICINAS

SELECIONADAS

AI DE MIM! CRIAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE REPERTÓRIOS MELODRAMÁTICOS – Proponente: Amanda Barbosa e Welerson Filho – Uberlândia/MG

QUEDA LIVRE – INICIAÇÃO À PALHAÇARIA – Proponente: Companhia Caxangá – Belo Horizonte/MG

DANÇA CONTEMPORÂNEA – OLHAR ATENTO E PRESENTE – Proponente: Jhonatan Rios – Uberlândia/MG

SENTIDO E PALAVRA – TRÂNSITO ENTRE TEXTO E CENA – Proponente: Juliana Marques dos Santos – Uberlândia/MG

ERA UMA VEZ NA FRONTEIRA SELVAGEM – Proponente: Núcleo Coelhos Mordem / Eduardo Gasperin – Uberlândia/MG (On-line)

SUPLENTES (por ordem de chamada)

FUNDAMENTOS DA PARADA DE MÃO – Proponente:  Louisse Aldrigues – Uberlândia/MG

OFICINA CORPO-ORIXÁ – Proponente: Projeto PRETUme – Uberlândia/MG

EDITAL DE MONITORES

SELECIONADAS(OS):

Aline Aparecida França Gonçalves

Aline Pinheiro Salmin

Anna Júlia Justino Ehlerding

Camila Amuy Silva

José Basílio Marçal Neto

Luiz André Argenton Perrella

Maria Eduarda Gama Ferreira de Lima

Paula Poltronieri Silva

Programação

Depois de realizar oito edições presenciais, o festival, na 9ª edição, foi obrigado a render-se ao modelo virtual devido à pandemia de Covid-19. E, neste momento de pós-pandemia, o evento volta a ser presencial, contemplando também atividades on-line como forma de ampliar o acesso do público. 

As atividades do festival serão realizadas entre os dias 24 e 30 de abril deste ano e toda a programação será disponibilizada para o público, tão logo os selecionados confirmem suas participações. Além das cenas curtas e oficinas, o festival contará ainda com live sobre produção cultural no pós-pandemia e atividades voltadas para alunos da rede pública de ensino. 

Todas as atividades serão promovidas na Escola Livre do Grupontapé, localizada na rua Tupaciguara, 471, no bairro Aparecida e na página do Grupontapé no YouTube. Os horários serão divulgados posteriormente, bem como o local para a retirada dos ingressos e a forma de inscrição do público nas oficinas.

Participação do público

O festival é realizado pela Escola Livre do Grupontapé e pelo Grupontapé, por meio do incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura e PMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia-MG, e conta com o patrocínio de diversas empresas parceiras da companhia de teatro. Todas as atividades serão oferecidas gratuitamente para o público.

Para a coordenadora do evento, Kátia Bizinotto, as inscrições para o 10º festival superaram as expectativas.  “Nós recebemos trabalhos muito consistentes de Uberlândia e de  vários cantos do país e isso vem reforçar o quanto o evento já se tornou tradicional na cena cultural de Minas Gerais. “O público pode aguardar muitas reflexões e inquietações nesta edição do festival, que é um espaço para valorização do artista, da criação, do experimento, da pesquisa, do processo e do público”.

Segundo Katia Lou, que assina a curadoria do evento, o momento é oportuno para essas reflexões. “Vivemos num mundo de constantes mudanças em todos os aspectos que nos trazem ansiedade e insegurança e depois do que passamos com a pandemia de Covid-19, é impossível não considerar esse passado recente para pensar sobre o futuro das artes cênicas, em especial o teatro”.  finaliza. 

Serviço:

O quê:  Resultado da seleção dos trabalhos do 10º Festival Cenas Curtas de Uberlândia

Onde: Uberlândia

Programação das atividades do Festival 

Quando:  24 a 30/04/2023 

24 a 26/04/2023: oficinas 

26/04/2023: Intercâmbio com bate-papo entre os selecionados 

27 a 30/04/2023: apresentação das cenas 

Durante a programação serão realizadas sessões da palestra “Por dentro das artes cênicas” para alunos da rede pública de ensino e live sobre produção cultural no pós-pandemia

Onde: Escola Livre do Grupontapé – Rua Tupaciguara, 471 – Bairro Aparecida e Canal do Grupontapé no YouTube.

Observação: os horários das atividades serão informados posteriormente

 

 



Uso de drones ganha espaço no agronegócio no Brasil

Os drones têm sido cada vez mais utilizados no agronegócio para aumentar a eficiência e a produtividade das atividades agrícolas. Algumas das principais aplicações dos drones no agronegócio incluem o monitoramento de lavouras, a aplicação de insumos, o guia de boiadas, a previsão e a promoção da sustentabilidade.

Segundo uma projeção do Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola), o país possui mais de 2 mil drones agrícolas cadastrados no Sisant (Sistema de Aeronaves Não Tripuladas), mantido pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), valor esse que deve aumentar para 93 mil Vant (Veículos Aéreos Não Tripulados) até 2026.

Estima-se, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), uma produção de 288,1 milhões de toneladas na safra de grãos. O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) avalia um aumento no PIB (Produto Interno Bruto) de 10,9%, projetando um grande crescimento para o setor de em 2023. As tecnologias como uso de imagens, inteligência artificial, ferramentas de automação e monitoramento contribuem para o avanço do agronegócio.

Em setembro de 2021, o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) regulamentou o uso de drones em atividades agropecuárias, através da Portaria nº 298, que estabelece regras para operação de ARP (Aeronaves Remotamente Pilotadas).

De acordo com o CEO do ITARC, escola de Drones, Felipe Reis, os drones podem ser usados para mapear propriedades rurais, identificar problemas de pragas, adubo e invasores. Além disso, melhoram a eficiência da aplicação de insumos para fertilizar o solo e controlar pragas e doenças nas lavouras. “Os drones pulverizadores agrícolas conseguem superar os obstáculos de terrenos acidentados”, salienta.

Segundo Reis, os drones na agricultura são essenciais para a melhora de práticas agrícolas, aumentando a precisão e a rentabilidade da lavoura. Além disso, seus benefícios são diversos, como a captura de imagens mais detalhadas e precisas, o monitoramento de áreas de fácil ou de difícil acesso, a identificação precoce de problemas que atingem a lavoura, como falhas de plantio.

Destacam-se também, conforme o CEO do ITARC, outras vantagens, como a pulverização mais precisa de insumos agrícolas, que podem ser aplicados somente nas áreas que apresentam algum déficit ou problema; e a supervisão de grandes áreas num curto espaço de tempo, que facilita o monitoramento de todas as etapas da lavoura, desde o plantio até a colheita, permitindo que o agricultor identifique problemas com antecedência. “Assim, ele pode tomar medidas com maior assertividade, visando o bom desenvolvimento das plantas e a produtividade da safra”, ressalta Reis. 



Consultoria cria ferramenta para auxiliar PME com a LGPD

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), Lei n° 13.709/2018, entrou em vigor há um ano e sete meses, em setembro de 2020, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e a livre formação da personalidade dos brasileiros. Passado todo esse tempo, a legislação ainda é um desafio às empresas do país, uma vez que para realizar a adequação, é necessária a mudança de mindset e o investimento de tempo, esforço e – eventualmente – recursos financeiros, muitas vezes limitados pela situação do mercado e do país. 

Em linhas gerais, a Lei fala em como o tratamento de dados pessoais, dispostos em meio físico ou digital, pode ser realizado pelas empresas, assim como as responsabilidades das partes sobre todo e qualquer processamento destes dados.

É importante ressaltar que em 27 de Fevereiro de 2023, a ANPD publicou a regulamentação de dosimetria para a aplicação das punições previstas na LGPD, o que em linhas gerais, coloca a lei em pleno vigor. “Organizações que ainda não tomaram suas ações visando a adequação de seus processos e sistemas, estão com o risco majorado”, explica Alexandre Antabi.

No âmbito da LGPD, o tratamento dos dados pessoais pode ser realizado por dois agentes de tratamento, o Controlador e o Operador, conforme informações oficiais. Há, ainda, a figura do Encarregado (ou DPO), que é o profissional indicado pelo Controlador para atuar como canal de comunicação entre o Controlador, os titulares dos dados e a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), além de outras responsabilidades.

É nesse panorama que, segundo Alexandre Antabi, diretor da Macher Tecnologia, a empresa desenvolveu o DPO Helper, uma solução para auxiliar empresas a estarem conformes com a LGPD. “O objetivo da ferramenta é mapear processos, dados, sistemas e terceiros, além de possibilitar a interação dos times de privacidade com os responsáveis pelas áreas de negócio e seus processos internos”.

Segundo Antabi, a ferramenta foi desenvolvida para suportar o Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais (ou DPO), times e organizações na execução de suas tarefas diárias frente à LGPD. “A solução permite que os responsáveis pelos processos e aplicações alimentem a base de dados diretamente, reduzindo o esforço do DPO e os riscos de deixar tratamentos importantes fora do seu radar”, afirma.

“O DPO HELPER é uma ferramenta que oferece funcionalidades relevantes para ajudar PMEs (Pequenas e Médias Empresas) a gerenciar o tratamento de dados pessoais em conformidade com as regulamentações da LGPD”, explica.

Antabi conta que a solução consegue dar visibilidade imediata de processos internos, sistemas, aplicações, softwares de terceiros – entre outros – que tratam dados pessoais aos times de TI e de Privacidade. “Com o DPO HELPER, Encarregados da Proteção de Dados podem oferecer respostas mais rápidas às mudanças e inovações corporativas”.

Além disso, segundo o diretor da Macher Tecnologia, o DPO HELPER oferece relatórios para garantir a transparência e rastreabilidade em relação ao tratamento de dados. “A ferramenta busca oferecer protagonismo e participação aos indivíduos, bem como compartilhar conhecimento e treinamento sobre posturas da LGPD e proteção de dados”, afirma.

Segundo Antabi, Shadow IT é uma preocupação frequente dos executivos de TI (Tecnologia da Informação) e mais de 90% dos CIOs estão sendo “bypassados” diariamente por aquisições de soluções não validadas, realizadas por diversos departamentos das organizações.

Ele explica que o termo significa a utilização de soluções predominantemente baseadas em ambientes cloud e que estão fora do radar do departamento de TI. Portanto, não podem ser validadas quanto a políticas organizacionais, de proteção de dados e de segurança da informação. “Como, então controlar a conformidade se você não sabe o quê, onde, para quê e como os dados estão sendo processados?”, questiona.

Na visão do diretor da Macher Tecnologia, ao invés de lutar contra o Shadow IT, é necessário “abraçar” o seu conceito. “Ao mesmo tempo em que é importante adotar os benefícios da agilidade e inovação através da implantação de diferentes soluções de mercado, é tão importante considerar a visibilidade, transparência, privacidade e proteção de dados”, afirma.

“Traga transparência ao processo de aquisição de ferramentas e mantenha o mapeamento sobre o fluxo de dados atualizado. Trate o ‘Shadow’ da sua TI”, recomenda.

A ferramenta do DPO Helper não é a primeira iniciativa da Macher Tecnologia frente à LGPD. Ela já atua no mercado desde 2018 oferecendo serviços de consultoria para a adequação de empresas, DPO-as-a-Service, adequação de sistemas, treinamentos, entre outros.

Para mais informaçõesda consultoria, basta acessar: https://www.machertecnologia.com.br/

Para mais informações do produto, basta acessar: https://www.dpohelper.com.br/



Site da Agência Tupiniquim bate recorde de visitas

Segundo dados da plataforma RD Station, a Agência de Marketing Digital Tupiniquim alcançou um recorde: o site da empresa recebeu mais de 33 mil acessos no mês de março de 2023. A agência paulistana atingiu esse número devido à estratégia de produção e publicação de artigos úteis e relevantes em seu blog, o que aumentou seu destaque no Google e, consequentemente, atraiu mais cliques de visitantes.

Além disso, a Tupiniquim tem trabalhado para otimizar seu blog para os mecanismos de busca, especialmente o Google. Assim, a empresa usa técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para garantir que seus conteúdos sejam facilmente encontrados pelos usuários que pesquisam informações relacionadas ao marketing digital na internet. Dessa forma, a agência conseguiu subir no ranqueamento do Google e aumentar seu alcance orgânico, com artigos do blog ocupando as primeiras posições da página de resultados do gigante de buscas.

Com essa tática de produção de conteúdo para o blog, a agência de São Paulo conseguiu também atrair mais leads (também chamados de clientes potenciais) para o seu site. Isso porque os usuários que chegam ao blog da Tupiniquim em busca de informações e tendências de marketing digital acabam se interessando pelos serviços oferecidos pela empresa. Conforme os números da RD Station, a quantidade de prospects da Tupiniquim cresceu 16% em relação a fevereiro de 2023.

Isso reforça a aposta da agência no desenvolvimento de conteúdo de qualidade para construir autoridade no mercado e criar um relacionamento duradouro com seus clientes. O sucesso da Tupiniquim no mês de março é uma prova de que a criação de conteúdo pode ser uma estratégia muito efetiva para as marcas que desejam crescer na internet e, principalmente, ganhar mais visibilidade em buscadores.

“O blog é um dos pilares da Tupiniquim, porque, graças ao conteúdo publicado nele, conseguimos ganhar mais autoridade e destaque no Google. Os artigos do blog funcionam como uma porta de entrada para que as pessoas saibam que a agência existe e conheçam os serviços de marketing digital que ela presta, resultando em mais reconhecimento de marca e mais clientes potenciais”, comemora Rodrigo Gomes, CEO da agência sediada em São Paulo.



AMGTA publica primeiro documento de pesquisa encomendado

A Additive Manufacturer Green Trade Association (“AMGTA”), um grupo de defesa mundial com foco no desenvolvimento e promoção de práticas sustentáveis do setor de fabricação aditivo, anunciou hoje que publicou sua primeira pesquisa independente, por título “LCA comparativa de um suporte de turbina de baixa pressão (LPT) por dois métodos de fabricação“. O relatório, encomendado pela AMGTA e de autoria do Instituto Golisano de Sustentabilidade do Instituto de Tecnologia de Rochester, analisou um suporte de turbina de baixa pressão aeroespacial comercial através de uma avaliação do ciclo de vida (“LCA”), ao analisar (i) o impacto comparativo de fabricação de fusão do leito de pó a laser (“LPBF”) na fabricação aditiva (“AM”) quantoàfabricação tradicional do suporte e (ii) o impacto de uma redução de peso superior a 50% do suporte durante a vida útil da aeronave. Embora o resultado final comparativo tenha sido inconclusivo sobre qual método de fabricação utilizou mais energia, os resultados confirmaram o impacto drástico que os motores e fuselagens de aeronaves comerciais mais leves possuem em emissões de carbono.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230410005350/pt/

A comparison of the AM-designed bracket (left) and the traditional version (right). (Photo: Business Wire)

A comparison of the AM-designed bracket (left) and the traditional version (right). (Photo: Business Wire)

As principais averiguações da LCA incluíram os seguintes itens:

  • Método de fabricação inconclusivo. Usando três metodologias separadas, a LCA não foi conclusiva sobre qual método de fabricação (tradicional ou aditivo) utilizou mais energia. Em geral, esta descoberta neutra representou uma melhoria quanto aos estudos anteriores, ao mostrar maior energia utilizada na fabricação de LPBF quando comparada a métodos tradicionais.
  • Importância da mescla de energia. O estudo descobriu que, de longe, o maior fator na determinação da sustentabilidade da produção era a mescla de energia de uma instalação fabril no local de geração, e se esta rede de energia era produzida com uso de meios sustentáveis.
  • Impacto superdimensionado em aeronaves leves. O estudo mostrou claramente que a redução de peso dos componentes de aeronaves através do projeto de AM resultou em uma drástica redução em emissões de carbono durante a vida útil de uma aeronave, com uma redução de 13.376 kg para cada 1 kg de redução de peso.
  • Em geral, a AM produziu uma peça mais sustentável. O impacto da redução de peso foi, de longe, o fator mais importante em determinar que os componentes produzidos por AM são mais sustentáveis do que uma peça tradicionalmente projetada e fabricada.

“A publicação desta LCA revisada por pares, a primeira de seu tipo, representa um marco para a AMGTA”, disse Sherri Monroe, Diretora Executiva da AMGTA. “Pela primeira vez, podemos publicar resultados tangíveis que demonstram a importância do projeto na fabricação aditiva quando comparada aos métodos tradicionais. Este estudo demonstra o impacto muito real que a AM pode ter em projetos de aeronaves e motores do futuro, sendo um bom presságio para usar estratégias semelhantes em outros setores e programas.”

O estudo de dois anos analisou os dois suportes com uso de três metodologias de LCA, incluindo o método de ponto médio ReCiPe 2016 versão 1.1, a Demanda Cumulativa de Energia v1.11 e os métodos IPCC 2021 GWP100 do Grupo Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Dois dos três métodos indicaram que, estritamente a partir do ponto de vista da fabricação, o suporte tradicional exigia menos energia para produzir, enquanto um método indicou que a versão de AM produzia menos dióxido de carbono. Em todos os casos, contudo, os resultados indicaram que a mescla de energia da rede elétrica subjacente teve um efeito descomunal na sustentabilidade do processo de fabricação. A LCA foi executada conforme ISO 14040:2006(E) e revisada por pares pela EarthShift Global.

O suporte subjacente, que é um dos 12 em cada um dos dois motores de turbinas GE Aviation CF6-80C2B6F que impulsionam uma aeronave Boeing 767, segura um coletor de combustívelàcaixa externa do módulo da turbina de baixa pressão do motor. Foi selecionado pela AMGTA por ser uma peça relativamente simples, de fácil acesso e localização. O projeto aditivo e a fabricação do suporte foram realizados pela Sintavia, LLC em Hollywood, Flórida, e impressos em uma impressora EOS GmbH M290 usando pó Höganäs AB Inconel 718. A peça tradicional foi fabricada por uma oficina mecânica com sede no Tennessee com uso de um processo CNC. O suporte otimizado de AM era mais de 50%, ou 0,063 kg, mais leve que a versão original. Segundo a Sintavia, o suporte otimizado superou o suporte tradicional em termos de propriedades mecânicas, com maior resistênciaàfadiga, apesar do peso reduzido.

Embora a escolha do LPT tenha oferecido uma demonstração simples de como o peso leve pode atuar em um motor de aeronave, a AMGTA acredita que as lições incorporadas na LCA atual poderiam ser adotadas muito mais amplamente por fabricantes de aeronaves e motores em diversos sistemas mecânicos. Além disto, os métodos de transporte de peso leve com uso da tecnologia de projeto aditivo não se limitam apenasàLPBF AM, pois outras tecnologias aditivas (incluindo jateamento de aglutinantes, deposição de energia direcionada e impressão de polímeros) podem remover o excesso de peso de veículos, aeronaves e embarcações.

“Este estudo destaca a importância de usar AM para desenvolver peças e componentes otimizados que foram reduzidos através da tecnologia de AM”, disse Brian Neff, Diretor Executivo da Sintavia e Presidente da AMGTA. “Nenhuma outra tecnologia comercial atualmente viável oferece um impacto tão imediato em emissões de carbono quantoàredução de peso de peças de aeronaves via AM, e agora temos dados verificados de modo independente e revisados por pares que comprovam isto. Estamos na expectativa de trabalhar com a Boeing, a GE e todos os fabricantes de equipamentos originais do setor,àmedida que buscam liberar o potencial sustentável da AM em plataformas atuais e futuras.”

“As duas fases deste estudo, produção e uso, têm implicações muito além deste suporte específico, aeronave ou setor fabril”, acrescentou Sherri Monroe. “A diferença irrisória em impactos ambientais durante a produção combinada com os benefícios da produção sob demanda, quando quiser, onde quiser, como quiser, a fim de fornecer cadeias de fornecimento mais resilientes, eficientes e sustentáveis, têm implicações significativas no ecossistema de fabricação para oferecer soluções mais sustentáveis.”

“Embora este estudo tenha implicações imediatas para fabricar motores e fuselagens de aeronaves, as descobertas na fase de uso se estendem a qualquer parte de uma aeronave que possa ser potencialmente leve, como sistemas mecânicos, assentos, carrinhos de serviço e cozinhas, e muito além da aeronave a qualquer equipamento movido por um mecanismo ou motor, como veículos, navios, trens e robôs, embora as demandas de energia para o setor aeroespacial o tornem o maior, mais óbvio e mais imediato beneficiário.”

A AMGTA informou que espera publicar pesquisas independentes adicionais durante 2023. Informações adicionais sobre a LCA podem ser encontradas no site da AMGTA, www.amgta.org.

Sobre a AMGTA

A AMGTA foi fundada em 2019 para compreender e promover melhor os benefícios ambientais da fabricação aditiva em toda a economia mundial. Os membros da AMGTA representam todo o espectro de fabricação, desde o projeto e as matérias-primas até os produtos e usuários finais, concentrados em inovar produtos melhores, mais sustentáveis e financeiramente vantajosos mediante as melhores práticas aditivas. Para mais informação, entre em contato com Sherri Monroe ou acesse www.amgta.org.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Caitlyn Perry, +1 954.308.0888

info@amgta.org

Fonte: BUSINESS WIRE



Iniciativas que apoiam afroempreendedoras se fortalecem pelo país

O racismo e o preconceito no mercado de trabalho, infelizmente, têm influência direta na resolução de pessoas negras no momento de decidir empreender. Essa foi a resposta de 92% dos participantes pretos e pardos de uma pesquisa do Google em parceria com a Box 1824, realizada entre julho e outubro de 2022.  Já o levantamento Afroempreendedorismo Brasil, promovido pelo Movimento Black Money (MBM), de junho de 2021, mostra que o afroempreendedorismo é, em sua maioria, feminino, solitário e fortemente ligado à indústria de cuidados. Dados que reforçam a necessidade de se promover iniciativas que capacitem mulheres pretas e pardas a se dedicar à criação e à manutenção de um negócio próprio.
Como o projeto Obinrin (que significa mulher, na língua Yorubá), uma parceria entre o UnitedHealth Group Brasil e a Reafro (Rede Brasil Afroempreendedor) para capacitação em áreas como planejamento de negócios, ESG para pequenos negócios, gestão financeira e marketing digital, entre outras, que se iniciou no dia 27 de março. A iniciativa deu um passo além e também irá oferecer um trabalho de saúde mental para as afroempreendedoras participantes, através de outra ação de responsabilidade social apoiada pelo UnitedHealth Group Brasil, o Programa Aya, desenvolvido pela AfroSaúde, empresa que trabalha soluções em saúde com objetivos sociais e organizacionais, com atenção especial à população negra.
  

O foco do projeto Obinrin será em coletivos de mulheres negras. Foram selecionados 11, distribuídos por oito estados brasileiros: Nosso Ilé (Alagoas), Zwanga Afroperiferia Fashion (Amapá), Mulheres Negras Empreendedoras (Maranhão), Elzas (Pará), Mulheres Reafro (Paraná), Mulheres Negras da Reafro (Pernambuco), Aldeia Marakanã (Rio de Janeiro), Cabeça de Negra (Rio de Janeiro), Empreenda Pretas (São Paulo), Espaço das Pretas (São Paulo) e Meninas Mahin (São Paulo).
Dezessete líderes desses coletivos, indicadas pela Reafro, terão acesso a terapia online individual e a rodas de conversa sobre saúde mental e empreendedorismo feminino oferecidas pela AfroSaúde. Entre elas, a estilista Rejane Santos, mãe de três filhos, que lidera o Zwanga Afroperiferia Fashion. Esse projeto oferece cursos de formação em moda, artesanato e estética afro para mulheres negras costureiras, artesãs, trancistas e turbanistas, entre outras, que vivem na periferia de Macapá (AP). E também apoia mulheres que se encontram em regime semiaberto com cursos e oferta de trabalhos que possam contribuir para a sua ressocialização.
“Além de todos os desafios que já enfrentavam, as participantes dos coletivos de mulheres negras foram muito afetadas em sua saúde mental pela pandemia e pelas suas consequências. Ter o Zwanga Afroperiferia Fashion entre os que serão apoiados nessa parceria da Reafro, da AfroSaúde e do UnitedHealth Group Brasil nos enche de orgulho e nos anima bastante. Tenho certeza que será muito produtivo para o nosso trabalho e dos outros coletivos”, afirma Rejane Santos.
Em paralelo ao apoio às afroempreendedoras do projeto Obinrin, a AfroSaúde também realizará um trabalho de saúde mental, através do Programa Aya, com dois outros grupos de pessoas: 25 jovens entre 15 e 20 anos do Instituto Entre o Céu e a Favela, no Morro da Providência (RJ), e 16 pessoas com deficiência de diversas cidades do Brasil, indicadas pela organização Vidas Negras com Deficiência Importam (VNDI), movimento negro de pessoas com deficiência em busca de uma sociedade antirracista e anticapacitista.
“Iniciamos o trabalho com a Reafro em 2020, com o apoio ao projeto Afronegócios Virando a Onda, e percebemos que os coletivos agregam muitas empreendedoras que possuem o desejo de cada vez mais profissionalizar as suas atividades. Por outro lado, nossa empresa tem uma preocupação genuína em oferecer o cuidado certo para a saúde mental das pessoas. Poder trazer outra parceira nossa, como a AfroSaúde, para essa iniciativa, além do trabalho que ela fará com jovens em situação de vulnerabilidade e com pessoas com deficiência, nos deixa muito satisfeitos”, afirma Renato Casarotti, vice-presidente de Relações Institucionais do UnitedHealth Group Brasil, a companhia que controla as operadoras Amil e Amil Dental e a rede médico-hospitalar Americas.



Ana Goulart transforma sua arte com exposição Fênix, na galeria Plexi

A partir de 14 de abril, Ana Goulart expõe seu trabalho artístico de transformação de suas criações na Galeria Plexi em São Paulo, galeria contemporânea para artistas e discussões do mercado de arte.

Depois de matricular-se na Escola Panamericana de Arte, seu estilo artístico foi influenciado por uma mistura de técnicas impressionistas e expressionistas. Sua obra de arte incorpora uma mistura de tinta acrílica e pigmentos ao lado de desenhos intrincados em nanquim, caneta e tinta. Homenageada com prêmio nos Estados Unidos, tem colecionadores de suas obras na Alemanha, Reino Unido, Itália e Suíça.

Impulsionada pela necessidade de se expressar, Ana Goulart embarcou em sua jornada artística vinda da cidade brasileira de Jundiaí. Sua expressão artística parte da crença de que “A arte é um meio para transmitir emoções, história e cultura por meio de valores estéticos, composições harmoniosas e equilibradas”, descreve a artista.

Sandra Setti é curadora da exposição Fênix, que mostra peças de arte que simbolizam que a transformação é um processo contínuo e pode se manifestar de várias maneiras. Através desta exposição, os visitantes podem compreender como a arte é capaz de estimular o crescimento e a transformação pessoal resultando em mudanças positivas em suas vidas. A obra de arte também exemplifica as mudanças encontradas pela artista em sua própria vida.

Oscar Dambrosio, doutor em educação e crítico de arte, avalia que, “O êxito da poética da artista se dá, em boa parte, por manter contato com aquilo que costumamos chamar de realidade, mas sem se ater a uma cópia”. 

As produções da Plexi trabalham perspectiva das artes visuais e o design nacional, apresentando exposições individuais e coletivas que exploram temas voltados para o cultivo da consciência cultural na comunidade artística brasileira.

Serviço:

Local: Galeria Plexi, rua: R. Patizal, 76 – Vila Madalena, São Paulo 

Data: Coquetel de abertura dia 14 de abril, exposição segue até 14 de maio

Curadoria: Sandra Setti

Assessoria de imprensa: Studio Nana Higa



O que é e como funciona o empréstimo consignado privado?

Além de marcar o início de um novo ciclo, janeiro é conhecido como o mês em que os brasileiros têm que pagar mais contas do que o habitual. Contas de consumo e gastos como matrículas e materiais escolares, seguros e débitos das férias e festas de fim de ano são apenas alguns dos compromissos a serem cumpridos.

Aliás, parte dos cidadãos têm de arcar com impostos como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e o DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, ou por sua Carga, a Pessoas Transportadas ou Não).

Tradicionalmente, a busca por empréstimo cresce em situações de sobrecarga ou crise financeira. Segundo um estudo divulgado pela Serasa, 79% da população utilizou alguma fonte de crédito durante a pandemia de Covid-19.

É nesse panorama que, segundo Fernando Machado, diretor da FPE Brasil – promotora e corretora de seguros -, uma modalidade de crédito em específico tem ganhado cada dia mais espaço no país: o empréstimo consignado privado.

Fernando Machado explica que o crédito consignado privado é uma modalidade de empréstimo na qual empresas privadas fecham parcerias com instituições financeiras e disponibilizam esse recurso para seus funcionários.

“Por meio desse convênio, essas pessoas conseguem ter acesso a um empréstimo com taxas mais baixas do que a média do mercado, o que faz com que essa modalidade de crédito seja bem atraente”, afirma.

Segundo uma pesquisa realizada pela Ahfin, fintech da área de RH com foco em saúde financeira, 41,4% das pessoas já solicitaram empréstimo consignado, conforme publicação do site Valor Investe. Além disso, 11,1% dos entrevistados afirmaram que não aderiram à modalidade, mas pensariam a respeito dependendo dos juros cobrados. O levantamento coletou respostas de 1.430 indivíduos  entre outubro de 2020 e julho de 2021.

Modalidade é alternativa para as empresas

Na visão de Fernando Machado, o empréstimo consignado privado pode ser interessante para as empresas por diversos motivos.

“Não é só o colaborador que sai ganhando. A empresa que oferece essa modalidade de crédito para o seu time também tem benefícios, como maior autonomia financeira do trabalhador, que, consequentemente, pode trabalhar com maior engajamento”. Com efeito, de acordo com a Ahfin, realizadora do estudo supracitado, é possível observar uma relação direta entre a queda na produtividade dos colaboradores com conflitos financeiros.

O  diretor da FPE Brasil ressalta que o empréstimo consignado privado não gera qualquer custo para o empregador, que não precisa pagar para fazer parceria com uma instituição financeira e nem se preocupar com a possibilidade de inadimplência do seu empregado.

“Em síntese, o papel da empresa é fazer a ligação entre os dois envolvidos: o funcionário e a instituição financeira. Inclusive, se no meio tempo a pessoa for desligada do time, não tem problema”, esclarece. “Cada dia mais, a modalidade  ganha destaque por oferecer crédito acessível, taxas de juros menores, facilidade de contratação, pagamento descomplicado e flexibilidade no parcelamento”, conclui Fernando Machado.

Para mais informações, basta acessar: https://fpebrasil.com.br/



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