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Acreditação se torna essencial para serviços de saúde

O processo de acreditação em serviços de saúde, que consiste numa avaliação externa para verificar determinados padrões de qualidade e segurança, tem ganhado espaço no Brasil desde a virada para o século XXI. Trata-se de uma importante ferramenta de gestão que tem como objetivo principal garantir a melhoria contínua dos serviços de saúde e a segurança do paciente, como explica o gestor de produção e qualidade Ronaldo José Damaceno, da Acreditare Gestores. Ele detalha que a acreditação envolve uma avaliação rigorosa de vários aspectos da instituição de saúde, em um processo voluntário que serve para demonstrar o comprometimento da organização em fornecer bons serviços.

Atualmente, mais de 600 estabelecimentos de serviços de saúde já são acreditados no país, recebendo selos de qualidade nacionais e internacionais. Esse número, no entanto, representa apenas 6,5% de todos os serviços de saúde do Brasil. “Definitivamente, é um número baixo, que demonstra a fragilidade existente no mercado”, explica Ronaldo Damaceno. 

Além de proporcionar mais segurança para os pacientes, o processo de acreditação pode trazer diversos benefícios às próprias empresas do setor de saúde. Ronaldo Damaceno conta que as empresas que mais crescem e que possuem os melhores desempenhos financeiros ou técnicos são justamente aquelas acreditadas. “No passado recente, as organizações viam a acreditação como diferencial. Porém, considerando o atual cenário do país, atualmente ela é uma necessidade”, diz Damaceno.  

De acordo com ele, isso ocorre porque o processo de acreditação é capaz de fornecer uma visão mais ampla do negócio ao exigir o planejamento estratégico e o foco na gestão de processos. Damaceno destaca que a acreditação tem sido uma parceira importante das empresas na redução de despesas desnecessárias, tais como retrabalho para corrigir falhas decorrentes de desencontros de informações e insatisfação dos clientes. Além disso, o processo de acreditação também garante o funcionamento adequado de equipamentos e instrumentos por meio do planejamento de manutenções preventivas, o que permite que a estrutura da unidade de saúde esteja sempre em dia. 

“Com toda a certeza, existe um custo inicial na acreditação, uma vez que são necessários ajustes físicos do estabelecimento, investimentos na capacitação da equipe e atualização das tecnologias utilizadas”, pondera o especialista. “Entretanto, tudo isso se faz necessário, uma vez que a cultura gerencial brasileira é imediatista e precisa mudar”, completa. 

Após a acreditação, também diminui a chance de que a instituição de saúde seja alvo de processos judiciais, de acordo com Ronaldo Damaceno. Ainda segundo ele, os serviços acreditados também passam a desfrutar de maior prestígio diante das operadoras de planos de saúde, que têm inclusive cobrado indicadores de performance e desempenho dos seus prestadores. “As melhorias pós-acreditação são significativas e todos ganham: empresa, médico, paciente, plano de saúde, governo e sociedade como um todo”, explica o especialista.

Apesar de todos os benefícios citados, muitos gestores de serviços de saúde podem se perguntar se vale a pena investir em acreditação em meio à atual crise econômica. Para Ronaldo Damaceno, a acreditação pode ser, justamente, uma forte aliada para tempos difíceis, Isso porque ela ajuda a otimizar todos os processos da empresa e a prever riscos, o que torna as companhias acreditadas mais resilientes. “É hora de as empresas de serviços de saúde agirem, arregaçarem as mangas e se renovarem para satisfazer seus clientes”, conclui. “A acreditação tem se mostrado um barco seguro, capaz de suportar tempestades, mas ainda depende de comandantes com visão de futuro, ousados e obstinados em conseguir novos resultados”, afirma.



Oferta da educação bilíngue cresce no Ensino Infantil

Nos últimos anos, muito se discute sobre o conceito de ensino bilíngue dentro do sistema educacional brasileiro. Com raras exceções e até pouco tempo, o ensino de línguas estrangeiras, particularmente da língua inglesa, era restrito a poucas horas semanais na grade das escolas regulares ou em curso de idiomas paralelo. Essa realidade mudou em 2020, quando o MEC (Ministério da Educação e Cultura) publicou as diretrizes curriculares nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue no Brasil. 

O documento foi elaborado pelo CNE (Conselho Nacional de Educação) e aborda desde a carga horária até a formação necessária para atuar nessas instituições de ensino. Um artigo sobre a evolução da educação bilíngue pós-pandemia publicada no Estado de Minas mostrou que, em 2021, o MEC apontou que existem 184 mil unidades de ensino no Brasil – 21% desse total, cerca de 40 mil, correspondem ao número de escolas privadas, e 3%, ou 1,2 mil dessas entidades particulares, oferecem algum programa de ensino bilíngue. 

Para o pedagogo Stefano Parziale, a habilidade de comunicação é fundamental para os indivíduos, visto que somos seres sociais. Ele explica que em um mundo globalizado, a sociabilidade dos indivíduos não envolve somente o domínio da língua materna, mas também a possibilidade de estabelecer contato com pessoas que falam outros idiomas e realizar trocas culturais ou comerciais significativas. Nesse contexto, a educação bilíngue ganha destaque. 

Segundo a ABEBI (Associação Brasileira do Ensino Bilíngue), houve um aumento entre 6% e 10% no número de escolas particulares deste segmento nos últimos seis anos no país. O ensino bilíngue se propõe a familiarizar as crianças com um outro idioma desde os primeiros anos de vida, afirma Parziale. Segundo ele, essa proposta tem uma série de vantagens que se manifestam não só nas oportunidades profissionais da vida adulta, mas no próprio desenvolvimento cognitivo dos estudantes. 

O ensino bilíngue na prática 

O pedagogo Stefano Parziale, da Escola Universo, explicou como se dá a conciliação das duas línguas no ensino, pontuando que as aulas em inglês acontecem diariamente e em paralelo ao ensino regular em português. “Além das aulas interativas, utilizamos algumas ferramentas que potencializam o ensino bilíngue. Por meio da tecnologia, é possível apresentar o conteúdo aos alunos de forma lúdica e interativa, sendo uma das mais importantes estratégias em educação bilíngue”, diz.

Entre dois e quatro anos de idade, o cérebro da criança é mais plástico, ou seja, se adapta melhor à aprendizagem, inclusive de idiomas, comenta o pedagogo. “Isso se deve à mielinização progressiva do circuito neural, o que faz com que esse fator biológico permita que a influência do ambiente sobre o desenvolvimento do cérebro seja mais forte na infância”, explica Parziale. 

Nesse contexto, os pais devem atuar dentro de casa com a criança. Entre as dicas, o pedagogo sugere que os responsáveis comecem pelo exemplo, recomendem filmes universais, estimulem produções culturais e compreendam as limitações de seus filhos. “É estatisticamente comprovado que a maior participação dos pais favorece o ensino bilíngue”, afirma o especialista em educação.

Para saber mais, basta acessar: https://www.escolainfantiluniverso.com.br



Queda no preço do biodiesel contribui para reduzir preço do diesel

Dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que a queda de 15,8% no preço do litro de biodiesel, de janeiro a março, contribuiu para reduzir, em média, 8,8% o preço do litro do óleo diesel, o chamado ‘diesel B’, que contém percentual de biodiesel e é vendido nos postos de combustíveis. Outro fator foi a variação negativa do preço do litro do óleo diesel (‘diesel A’) em 12,9%.

Os cálculos dos percentuais foi feito pela equipe da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) do Congresso Nacional e podem ser acessados neste link .

No entanto, a Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep) pressiona para manter em alta o preço internacional do petróleo, o que afeta o do óleo diesel. Em reação, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse em nota que “é prioridade para o governo investir na modernização e na ampliação do nosso parque de refino e fomentar ainda mais a utilização de biocombustíveis. Com isso, vamos diminuir drasticamente a dependência internacional dos derivados de petróleo”.

Segundo a FPBio, esta combinação de fatores pode abrir espaço para o governo avaliar uma eventual antecipação do cronograma de elevação da mistura de biodiesel ao diesel A. Desde 1º de abril, o teor passou de 10% para 12%. Em 2024 irá para 13%; em 2025 para 14%; e em 2026 para 15%.

ANP abordará qualidade do diesel B com parlamentares

Diante disso, o superintendente de Fiscalização da ANP, Francisco Nelson Castro Neves, fará uma palestra às 17h do dia 11/4 para deputados e senadores, no escritório da FPBio, em Brasília – o evento terá transmissão online. Castro Neves falará aos parlamentares sobre “Os procedimentos de fiscalização e controle de qualidade do diesel B”.

“É fundamental envolver o Congresso Nacional nessa discussão. Com as pressões internacionais para manter elevados os preços do petróleo e, consequentemente, do diesel A, faz do biodiesel um ativo ainda mais importância para a segurança energética do Brasil”, diz o presidente da FPBio, deputado Alceu Moreira (MDB-RS).



Guarulhos lança guia turístico digital gratuito no aeroporto

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Diretoria de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação, acaba de lançar o Guia Turístico Digital de Guarulhos com adesivos e displays colocados estrategicamente no Aeroporto Internacional, em redes de hotéis, restaurantes e empresas de taxi.

O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos é conhecido como a porta de entrada do estado de São Paulo e do Brasil. Registrou cerca de 34,4 milhões de passageiros de janeiro a dezembro de 2022, segundo a concessionária GRU Airport. Neste período, 243.888 voos pousaram e decolaram, incluindo viagens nacionais e internacionais. Foram voos para 112 destinos, sendo 52 internacionais e 60 domésticos.

“O aplicativo é uma oportunidade de fomentar o turismo no município e pode ser usado tanto por guarulhenses quanto por pessoas que irão nos visitar em algum momento”, explicou o diretor de Turismo, Ricardo Balcone. “Inclusive, já começamos uma campanha de divulgação do novo aplicativo com painéis instalados no Aeroporto Internacional, adesivos e displays estrategicamente localizados em cadeias de hotéis, lanchonetes e empresas de táxi”, destaca.

Interior Paulista

No Aeroporto Eriberto Manoel Reino, a Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo (Semdec), lançou o Guia Turístico Digital da cidade nas novas instalações do Posto de Informações ao Turista (PIT).

Segundo maior aeroporto do interior paulista, Rio Preto tem uma média atual de 58 mil passageiros por mês, entre embarques e desembarques, e deve fechar dezembro com atendimento a 550 mil passageiros ao longo de 2022.

Instalado próximo a área de desembarque, ao passar pelo PIT, o visitante tem acesso às informações sobre pontos turísticos, gastronomia, hotelaria e opções de lazer. “Fechamos parceria com o aplicativo Destinos Inteligentes, onde todos os dados estão disponíveis e geolocalizados”, destaca o secretário de Desenvolvimento, Jorge Luís de Souza. “Este é mais um passo para fazer a cidade evoluir em relação ao turismo, incluindo projetos como a Rota Caipira de Cicloturismo e a integração ao Caminho da Fé”, afirma o secretário de Desenvolvimento.

Guia Turístico Digital

Por meio de um QRcode, disponível gratuitamente para os sistemas IOS e Android, o aplicativo Destinos Inteligentes oferece aos usuários informações turísticas relevantes e atualizadas de Guarulhos e São José do Rio Preto e outras 32 cidades do interior e litoral paulista.

Na palma da mão, o usuário tem informações turísticas integradas, como o calendário anual de eventos, os principais atrativos, roteiros, a ampla oferta gastronômica, as variadas opções de hospedagem, os centros comerciais e serviços. Tudo 100% geolocalizado, em nove idiomas, com descritivos, imagens ilustrativas, horários de funcionamento, formas de pagamento e demais informações. 

Atualmente, estão cadastrados no Guia Turístico Digital da Destinos Inteligentes 19 regiões turísticas, 34 cidades, 5.105 localizações, dessas 1.719 estão aptos a receber pessoas com deficiência (PCD) e mobilidade reduzida e 1176 são pet-friendly.  No total são 1.035 atrativos turísticos, 665 opções de hospedagens, 1.455 locais de alimentação, 670 para compras, 825 serviços e 445 de infraestrutura.   

Os usuários ainda podem saber quais locais estão preparados para receber pessoas com deficiência (PCD) e mobilidade reduzida e os locais que permitem animais. Além de escolher seus destinos, eventos e roteiros por áreas de interesse, como: Negócios e Eventos, Religioso, Cultural, Entretenimento e Lazer, Gastronômico, Compras, criando sua própria lista de favoritos.

“Se antes o turista precisava navegar por sites de busca e procurar cada serviço para o seu roteiro de viagem, baixar um aplicativo de cada cidade, agora é possível encontrar tudo reunido em uma interface, informações de dezenas de cidades e regiões turísticas, do contato para a reserva da hospedagem, ao passeio do dia ou o restaurante para jantar”, explica Rodrigo Raineri, CEO da Destinos Inteligentes.  

Sistema Inteligente de Gestão Turística

A Destinos inteligentes é uma empresa especializada em Turismo, de inteligência e soluções tecnológicas, que já está em operação em 34 municípios que integram 19 regiões turísticas do Estado de São Paulo. O Guia Turístico Digital é uma ferramenta de captação de dados para o Sistema Inteligente de Gestão Turística, desenvolvido para fornecer dados e inteligência para a governança pública.

Em tempo real, os gestores públicos têm acesso a todo o inventário turístico da sua cidade, a quantidade de leitos disponíveis, os empregos diretos e indiretos, podem acompanhar o fluxo de turistas, tem acesso a estudos de demanda, estatísticas de busca, relatórios periódicos, os locais com Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo), informações fundamentais para valorizar o trade local, embasar políticas públicas e muito mais.

A startup Destinos Inteligentes celebra a adesão de 34 municípios ao Sistema de Gestão Inteligente do Turismo: Águas de São Pedro, Águas de Lindoia, Amparo, Analândia, Atibaia, Bariri, Barra Bonita, Bragança Paulista, Brotas, Charqueada, Guarulhos, Holambra, Iacanga, Ibitinga, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Itirapina, Joanópolis, Limeira, Lindoia, Mineiros do Tietê, Monte Alegre do Sul, Paranapanema, Pedreira, Piraju, Registro, São José do Rio Preto, São Manuel, São Miguel Arcanjo, São Pedro, São Roque, Tatuí, Torre de Pedra e Uchoa.

“Com essas informações em mãos, a plataforma se torna uma ferramenta na coleta de dados que irão ajudar a embasar a elaboração de políticas públicas de fomento à atividade turística e para ampliar as perspectivas de novos negócios no munícipio”, destaca Rodrigo Raineri, CEO da Destinos Inteligentes.     



Fechamento de empresas cresce 20% no Brasil em 2022

Dados do Mapa de Empresas, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), apontaram um crescimento de 19,8% no fechamento de empresas no Brasil, que passou de 1,4 milhão em 2021 para 1,7 milhões negócios encerrados em 2022, um cenário desafiador para organizações que querem sobreviver e ter relevância no mercado.

Para prezar pela qualidade de produtos desenvolvidos e/ou vendidos, é preciso que a empresa considere toda a cadeia de fornecimento como parte essencial da organização e que deve manter o mesmo padrão de qualidade e ética. Pensando nisso, a Sedex (Supplier Ethical Data Exchange), entidade global que promove melhorias nas práticas comerciais, criou a SMETA, um dos modelos de auditoria ética mais utilizados no mundo.

A SMETA, indicada para empresas de todos os tamanhos e setores, conta com quatro pilares avaliativos: saúde e segurança, normas laborais, meio ambiente e ética nos negócios. A avaliação realizada com as diretrizes dessa auditoria permite à empresa medir seu desempenho socioambiental e traçar estratégias para melhorá-lo, mesmo que os resultados já sejam positivos.

“Os números apresentados só demonstram um perfeito reflexo do mercado atual”, avalia Paulo Bertolini, diretor-geral da APCER Brasil, certificadora de origem portuguesa de atuação internacional. “O primeiro passo para sobreviver à concorrência é prezar pela atuação ética, seguido por outros fatores também essenciais, como a inovação”, completa.

O processo da auditoria SMETA não é certificável, mas optar por sua realização elimina a necessidade de múltiplas certificações e traz visibilidade para a empresa, uma vez que conta com reconhecimento internacional.

“A imagem de uma organização está atrelada com a sua cadeia de abastecimento. Se, por exemplo, houver um fornecedor utilizando mão de obra infantil, esse crime será responsabilidade da empresa contratante também!”, pontua Bertolini. “Quando a auditoria SMETA é realizada por uma terceira parte, tende a possuir maior credibilidade pela imparcialidade mantida no processo”, completa, indicando que a empresa deve procurar um órgão certificador para dar início ao processo de avaliação.



Fraudes online cresceram 5% em 2022; como se proteger?

O número de fraudes online cresce a cada ano. De acordo com um estudo da ClearSale, apenas em 2022 foram 5,6 milhões de tentativas, um aumento de quase 5% se comparado aos valores mostrados em 2021 e totalizando quase R$ 5,8 bilhões em ações fraudulentas.

Com um mercado que em breve fica aquecido com as vendas de Dia das Mães, Dia dos Namorados e outros períodos celebrativos, a HostGator, empresa especializada em domínios e hospedagem de site, separou algumas dicas para ajudar a minimizar essas ações tanto para quem cria páginas online quanto para usuários em geral. 

1 – Apostar em múltiplos domínios

A primeira dica vai para aqueles que estão pensando em criar sites, e é trabalhar com múltiplos domínios.

Com o registro de múltiplos domínios, são mais baixas as chances de uma pessoa mal-intencionada criar um clone de um site, já que o controle das várias extensões (como .net, .com e .com.br, por exemplo) ficam sob o comando de uma única empresa ou pessoa.

“Ao implementar múltiplos domínios em seu negócio online, você aumenta a segurança ao consolidar a presença digital da sua marca, dificultando ataques de phishing e typosquatting. Essa estratégia previne a exploração de variações no nome do domínio, evitando que pessoas mal-intencionadas registrem URLs similares e criem sites fraudulentos para enganar os usuários, protegendo as informações sensíveis e garantindo a integridade das transações realizadas em teu site/negócio.”, explica Igor de Andrade, especialista em segurança digital da HostGator. 

2 – Investir em certificados de segurança

Outra forma de garantir que os usuários vão ter uma experiência confiável é investindo em certificados de segurança, como o SSL. Eles são a garantia de que a página corresponde aos critérios necessários de defesa e está protegida contra qualquer tipo de ameaça.

“O uso de um certificado SSL no seu site é essencial, pois garante a criptografia de dados transmitidos entre o navegador do usuário e o servidor, protegendo informações sensíveis e confirmando a identidade do seu site. Além disso, o uso do SSL aumenta a confiança do usuário, melhora o posicionamento nos mecanismos de busca e contribui para a conformidade com regulamentações e padrões de segurança. Portanto, utilizar um certificado SSL é fundamental para fortalecer ainda mais a segurança do negócio”, complementou Andrade.

3 – Ter ferramentas anti-spam

Quando os e-mails possuem ferramentas anti-spam, o sistema faz varreduras para tentar encontrar eventuais vulnerabilidades e corrigi-las. Dessa forma, as chances de os usuários de sites serem pegos em tentativas de fraudes ou golpes também diminui.

“Ferramentas anti-spam são fundamentais para evitar incidentes de segurança através de e-mail. Hoje em dia o maior vetor de ataques cibernéticos para roubo de dados ainda é o e-mail, segundo grandes pesquisadores e blogs focados em segurança”, diz o especialista em segurança da HostGator.

Quais foram os golpes mais comuns em 2022?

Ainda que os sites busquem formas de proteger os clientes contra tentativas de fraudes dos mais variados tipos, os compradores também devem ficar atentos a algumas formas comuns de ataque na rede.

Um levantamento feito pela OLX em parceria com a AllowMe revelou que os golpes mais comuns no último ano foram os seguintes:

  • Compra Confirmada (65%): modelo em que o fraudador cria um comprovante falso com todos os dados da vítima, fazendo-a acreditar que o dinheiro já está na conta e entregando o produto negociado;
  • Falso Anúncio (30%): a pessoa mal-intencionada cria um anúncio falso para um produto, geralmente com um valor bem mais baixo que o praticado no mercado – levando muitos compradores a acreditarem se tratar de uma oferta real;
  • Roubo de Dados (6%): aqui é geralmente criada uma página oferecendo algo que não existe, com o único propósito de roubar os dados das vítimas.

“Ao realizar um negócio, esteja atento aos detalhes, seja crítico e sempre desconfie. Também é importante validar comprovantes com seu banco/operador de cartão, desconfiar de preços baixos e fora da realidade e evitar canais de pagamentos sem garantias do retorno do dinheiro por meio de marketplace ou similares. Outro ponto é procurar sempre lojas com credibilidade e ficar de olho no ReclameAqui para encontrar lojas de procedência”, conclui Andrade.



Duravant estabelece unidade no Brasil e adquire participação majoritária na BVSP

A Duravant LLC (“Duravant”), fornecedora mundial de equipamentos de engenharia e soluções de automação aos setores de processamento de alimentos, embalagens e manuseio de materiais, anunciou hoje a formação da Duravant Brazil Ltda. O anúncio coincide com a aquisição pela empresa do controle acionário da BVSP Ltda. (“BVSP”). A BVSP é fabricante de peças e componentes para máquinas de processamento, além de fornecedora de serviços de pós-venda para linhas de processamento de aves.

“O Brasil é o segundo maior mercado mundial para produção de aves, e o investimento da Duravant em construir uma infraestrutura de vendas e serviços na região fortalece nosso compromisso em dar suporte diário a nossos clientes internacionais no processamento de alimentos”, disse Petros Diamantides, Diretor de Operações da Duravant em Mercados Emergentes. “Nossa nova unidade no Brasil também irá aproveitar o portfólio de marcas, produtos e serviços de classe mundial da Duravant para expandir nosso alcance local em mercados finais mais diversos.”

O portfólio superior de produtos, serviços e soluções integradas da Duravant é implantado mediante suas treze empresas operacionais, as quais elaboram, fabricam e oferecem suporte a clientes em mais de 190 países. A Duravant Brazil é a primeira unidade de vendas e serviços da empresa que irá oferecer suporte centralizado a clientes de diversas marcas em uma única região geográfica. “Estamos comprometidos em formar parcerias a longo prazo com contas importantes e clientes locais, sendo essencial investir em uma infraestrutura respaldada pela Duravant para agregar o maior valor duradouro a nossos clientes”, acrescentou Diamantides.

“Tudo tem início em fornecer o melhor serviço e suporte a nossos clientes”, disse Fabio Figueiredo, Diretor Geral da Duravant Brazil. “A aquisição da BVSP reforça de imediato nossa capacidade de oferecer peças de reposição locais e implantar uma equipe de serviço e suporte técnico com a experiência e o talento em que nossos clientes podem confiar.”

A BVSP opera em três locais com planos de expandir suas capacidades de fabricação. “Estamos muito empolgados com nossa nova parceria com a Duravant”, disse Vinicius Cuchiara dos Santos, Diretor Geral da BVSP. “Sua impressionante história de crescimento e inovação é um reflexo de sua cultura centrada no cliente, que se alinha perfeitamente com nossa filosofia de serviços e compromisso com o mercado brasileiro.”

Sobre a Duravant

Com sede em Downers Grove, Illinois, a Duravant é uma empresa internacional de equipamentos de engenharia com instalações de fabricação, vendas e serviços na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Através de seu portfólio de empresas operacionais, a Duravant oferece soluções confiáveis de processos de ponta a ponta a clientes e parcerias mediante experiência em engenharia e integração, gerenciamento de projetos e excelência operacional. Com redes de distribuição de vendas e serviços a nível mundial, fornece suporte pós-venda imediato e duradouro a todos os mercados que atendem nos setores de processamento de alimentos, embalagens e manuseio de materiais. As marcas líderes de mercado da Duravant são sinônimo de inovação, durabilidade e confiabilidade. Para mais informação, acesse www.duravant.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato de mídia Duravant:

Eleni Yianas

Vice-Presidente de Marketing

Eleni.yianas@duravant.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Chatbots podem ser utilizados em startups de saúde

O número de healthtechs  aumentou 16,11% no Brasil entre 2019 e 2022, conforme balanço desenvolvido pela Liga Ventures em parceria com a PwC Brasil

Os dados integram o levantamento “Evolução das startups no setor de saúde”, que traçou um panorama das iniciativas do segmento, que inclui centros de medicina diagnóstica, hospitais, laboratórios farmacêuticos e operadoras.

Na análise de Marcio Mantovani, CEO do Clude Saúde, o fenômeno é resultado da crescente digitalização das relações sociais, humanas e comerciais que vem impulsionando a inovação tecnológica em diversas áreas, incluindo a saúde.

“A tecnologia está se tornando cada vez mais integrada em nossas vidas cotidianas, o que permite que a saúde digital ofereça serviços acessíveis, convenientes e personalizados aos usuários”, afirma Mantovani.

O especialista conta que a digitalização permite que as healthtechs coletem e armazenem dados de saúde dos pacientes, permitindo a análise dos dados para detectar tendências e padrões – o que pode ajudar a prever e prevenir doenças, melhorar o tratamento e a eficácia de medicamentos, além de proporcionar um atendimento mais personalizado aos pacientes.

“A digitalização também permite o uso de chatbots, inteligência artificial e outras tecnologias para fornecer atendimento aos clientes e pacientes 24 horas por dia, sete dias por semana, e reduzir o tempo de espera em filas e ligações”, acrescenta.

Além disso, Mantovani destaca que a digitalização da saúde trouxe à tona a telemedicina, que oferece serviços médicos remotos, incluindo consultas, diagnósticos e prescrições de medicamentos, e facilitou a pesquisa médica. “A tecnologia possibilita que pesquisadores coletem dados de pacientes em todo o mundo, o que acelera a descoberta de novos tratamentos e medicamentos”.

O empresário observa que os chatbots, de uma maneira específica, podem ser utilizados para melhorar a experiência dos clientes e pacientes de diversas maneiras, oferecendo atendimento rápido, eficiente e personalizado – o que pode levar a uma maior satisfação e fidelidade à marca da healthtech. Ele apresenta os principais recursos que as startups de saúde podem explorar com o uso de chatbots nos tópicos a seguir:

  • Triagem: a ferramenta pode ser programada para fazer perguntas sobre os sintomas de um paciente e ajudar a determinar se é necessário buscar atendimento médico urgente ou se a pessoa pode agendar uma consulta para uma data posterior;
  • Agendamento: o robô pode ser integrado a sistemas de agendamento de consultas para permitir que os pacientes marquem consultas com mais facilidade e rapidez;
  • Respostas a perguntas frequentes: chatbots podem ser programados para fornecer respostas rápidas a perguntas frequentes, como horários de funcionamento da clínica, requisitos para agendamento de exames, entre outros;
  • Acompanhamento: as soluções podem ser utilizadas para acompanhar o estado de saúde de pacientes, enviando lembretes de medicação, perguntando sobre sintomas ou reações a tratamentos, e dando dicas sobre hábitos de vida saudável;
  • Suporte emocional: o recurso pode ser programado para dar suporte emocional, oferecendo palavras de encorajamento, dicas de relaxamento e direcionando-os a recursos de ajuda em caso de necessidade.

 Quais são as melhores estratégias para usar chatbots?

De acordo com Mantovani, com as estratégias certas, as healthtechs podem aproveitar ao máximo os benefícios dos chatbots e fornecer uma experiência melhor e mais eficiente para seus clientes e pacientes. Para implementar os robôs em um healtech de forma eficiente, algumas estratégias podem ser úteis:

  • Objetivos: antes de implementar um chatbot, é importante definir quais são os objetivos da ferramenta e como ela pode ser útil para os clientes. É preciso avaliar as necessidades dos pacientes e como um chatbot pode ajudar a atendê-las.
  • Plataforma: existem vários chatbots disponíveis no mercado. É necessário avaliar qual plataforma atende melhor às necessidades da healthtech e dos pacientes;
  • Personalização: as respostas dos chatbots devem ser personalizadas para atender às necessidades específicas dos clientes. Isso pode ser feito através da criação de um banco de dados com as perguntas mais frequentes e respostas apropriadas;
  • Integração: os chatbots podem ser integrados com sistemas existentes, como o sistema de agendamento de consultas ou o de registro de saúde eletrônico, para melhorar a eficiência do atendimento;
  • Teste e otimização: é importante testar o chatbot e otimizá-lo continuamente com base no feedback dos clientes. Isso pode ajudar a identificar áreas que precisam de melhoria e aperfeiçoar a experiência do usuário.

Para Mantovani, as inovações podem ajudar a reduzir custos e aumentar a eficiência de todo o sistema de saúde. A tecnologia pode ser usada para monitorar pacientes remotamente, evitando hospitalizações desnecessárias e reduzindo os custos associados aos cuidados de saúde. 

Para concluir, o CEO do Clude Saúde observa que a tecnologia não pode substituir o cuidado humano na área da saúde. “É essencial que haja um equilíbrio entre o uso da tecnologia e a interação pessoal entre pacientes e profissionais de saúde”, diz ele.

Para mais informações, basta acessar: https://clude.com.br/



Brasileiros estudam se é hora de investir em imóveis nos EUA

Investir em imóveis internacionais sempre foi uma perspectiva atraente para muitos investidores. No entanto, com a pandemia de COVID-19 em andamento e seu impacto na economia global, muitos investidores sentiram-se retraídos com as instabilidades geradas para a economia mundial, deixando os planos para depois. Com a retomada da vida normal, alguns podem estar se perguntando se é o momento certo para investir em imóveis internacionais.

De acordo com a Knight Frank, uma importante consultoria imobiliária global, o mercado imobiliário internacional está mostrando sinais de recuperação e crescimento. Eles afirmam que os preços residenciais nobres em cidades como Paris, Sydney e Miami devem aumentar 5% nos próximos anos. Além disso, o relatório sugere que os investimentos em logística e data centers provavelmente fornecerão retornos atraentes para os investidores.

Além disso, o Fundo Monetário Internacional (FMI) informou que a economia global teve um crescimento de cerca de 5,5% em 2021, após uma contração de 3,5% em 2020. Essas perspectivas positivas para a economia global podem se traduzir em oportunidades de crescimento para investidores imobiliários internacionais.

No entanto, é importante observar que o investimento em imóveis internacionais vem com seu próprio conjunto de riscos e desafios, como flutuações cambiais, questões legais e regulatórias e instabilidade geopolítica. É crucial que os investidores conduzam uma pesquisa completa e a devida diligência antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Mercado imobiliário americano 

De acordo com a Associação Nacional de Corretores de Imóveis (NAR), o mercado imobiliário americano permaneceu resiliente durante a pandemia, com vendas de casas aumentando 5,6% em 2020. A NAR também relata que o preço médio de uma casa existente nos EUA aumentou 14,6% em 2020, atingindo um recorde.

Segundo o Bureau of Labor Statistics. Essa perspectiva econômica positiva é um bom presságio para o mercado imobiliário americano, pois sugere que haverá demanda contínua por residências e propriedades comerciais.

Para Lucio Santana, empresário do ramo imobiliário e CEO da Royal Mortgage USA, “Os EUA têm fortes leis de direitos de propriedade que protegem os interesses dos investidores. Além disso, o país possui um mercado imobiliário bem desenvolvido, com ampla gama de opções de investimento”

Apesar dos riscos, ele acredita que agora pode ser um bom momento para investir em imóveis, especialmente para quem busca diversificação e maior potencial de retorno. À medida que o mundo continua a se recuperar da pandemia, os investimentos imobiliários internacionais podem oferecer oportunidades únicas para os investidores. E conclui, “com uma economia forte, sistema político estável e um mercado imobiliário bem desenvolvido, os EUA oferecem oportunidades únicas para investidores imobiliários.”



Saúde em primeiro lugar: porque investir em saúde deve ser prioridade

À luz da pandemia em curso e da importância de manter uma boa saúde, agora é mais importante do que nunca priorizar nossa saúde. A pandemia do COVID-19 trouxe à tona a importância de cuidar da nossa saúde e bem-estar, e a necessidade de torná-la uma prioridade em nossas vidas. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Esta definição destaca a importância de uma abordagem holística para a saúde e o bem-estar e a necessidade de abordar todos os aspectos de nossas vidas para alcançar a saúde ideal.

Existem várias razões pelas quais priorizar a saúde é essencial para uma vida feliz. Em primeiro lugar, uma boa saúde é essencial para o nosso bem-estar físico. Um corpo saudável nos permite realizar tarefas diárias com facilidade, praticar atividades físicas e manter um peso saudável. Também reduz o risco de desenvolver doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes e câncer.

Outro benefício de investir em saúde é a melhora da saúde mental. De acordo com um estudo do National Bureau of Economic Research, investir em saúde mental leva a uma redução nos custos com saúde e melhora no bem-estar geral, além de evitar a incidência de transtornos mentais, em geral.

Finalmente, priorizar nosso bem-estar social também é essencial para uma vida feliz. O apoio social proporciona um sentimento de pertencimento e nos ajuda a enfrentar os altos e baixos da vida. Também reduz o risco de desenvolver isolamento social, o que pode levar a uma série de resultados negativos para a saúde.

Um exemplo de país que investe fortemente em saúde é a Noruega. De acordo com o Bloomberg Healthiest Country Index de 2021, a Noruega é classificada como o país mais saudável do mundo, com pontuação alta em áreas como expectativa de vida, fatores ambientais e acesso à saúde. A Noruega tem um forte sistema público de saúde que oferece cobertura universal a seus cidadãos, garantindo que todos tenham acesso a serviços essenciais de saúde.

Um dos benefícios de investir em saúde é uma população mais saudável. Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) constatou que investir em saúde pode levar à redução da prevalência de doenças, menos dias de afastamento por doença dos funcionários e menor carga para o sistema de saúde. Isso, por sua vez, leva a uma força de trabalho mais produtiva e a uma melhoria geral da situação econômica do país.

Para Mario Mendes Junior, fundador da MultUSA, especialista na área da saúde, “Investir em saúde também leva a uma redução nos custos com saúde no longo prazo. Ao investir em medidas preventivas, como vacinas, exames regulares de saúde, adoção de um seguro saúde e promoção de um estilo de vida saudável, os custos com saúde podem ser reduzidos. Isso deve ser uma prioridade para os governos e para qualquer ser humano, a saúde deve sempre vir em primeiro lugar”.

 



Entra em vigor lei que dá residência para brasileiros

Entrou em vigor no início de março um novo modelo de autorização de residência em Portugal para imigrantes da CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa. A nova lei concede para imigrantes do Brasil, Cabo Verde, Moçambique e outros países de língua portuguesa a oportunidade de morarem por até um ano em Portugal. A estimativa é que até 150 mil imigrantes que já residem no país sejam beneficiados e consigam regularizar sua situação – a maioria brasileiros.

Com a residência automática, os beneficiários poderão trabalhar, se inscrever em cursos e alugar imóveis, mesmo sem o visto permanente. O certificado pode ser emitido online, pelo custo de €15 – cerca de R$ 80 pela cotação atual – e após um ano poderá ser renovado. A autorização automática faz parte da reestruturação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras do país e tem o objetivo de regularizar a situação de milhares de imigrantes no país.

Para Djelly Girelli, especialista no mercado de turismo e diretor da franquia Voarmais.com, a nova lei é uma oportunidade para aqueles que desejam migrar. “Muitos brasileiros têm o sonho de morar fora do país, e Portugal é uma ótima opção, principalmente por compartilharmos a mesma língua e diversos aspectos da cultura. Percebemos em nossas agências um crescimento elevado de pessoas buscando passagens para Portugal com o intuito de migrar nos últimos dois anos e a tendência é que essa procura continue crescendo, principalmente pela facilidade agora disponível para se legalizar no país”, comentou Djelly Girelli.

Documentos e requisitos para solicitar a residência automática

Para receber a autorização, o imigrante deve apresentar uma manifestação de interesse, que pode ser apresentada antes ou depois da chegada do imigrante ao país, acompanhada dos seguintes documentos:

• Passaporte ou outro documento de viagem válido;

• Comprovante de entrada regular em território português;

• Comprovante que mostre que o requerente tem meios de subsistência, conforme previsto na Portaria n.º 1563/2007, de 11/12;

• Antecedentes criminais do país de origem;

• Certificado de registro criminal do país em que resida há mais de um ano (quando não seja Portugal);

• Autorização para consulta do registro criminal português pelo SEF;

• Comprovante de residência em Portugal;

• Comprovante de inscrição e situação regularizada perante a Segurança Social, salvo no caso de promessa de contrato de trabalho;

• Comprovante de inscrição na Administração Fiscal;

• Contrato de trabalho, promessa de contrato de trabalho celebrado nos termos da Lei ou comprovante de sociedade nos termos da lei, declarado o início de atividade junto da Administração Fiscal e da Segurança Social como pessoa singular; ou contrato de prestação de serviços para o exercício de profissão liberal e declaração da ordem profissional comprovando a respectiva inscrição (quando aplicável);

• Habilitação para o exercício de uma atividade profissional independente (quando aplicável).

 



Nova Acrópole promove no Dia da Terra reflexões sobre a biodiversidade humana

No próximo dia 22 de abril se comemora o Dia Internacional da Terra. Para celebrar a data, a Organização Internacional Nova Acrópole promove campanha de sensibilização para ajudar a despertar no Ser Humano sua responsabilidade com o Meio Ambiente. A instituição integra, como organização de caráter consultivo, o Conselho Econômico e Social (ECOSOC) da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo papel é discutir e encaminhar políticas relativas ao desenvolvimento sustentável.

A programação inclui a realização de diversas atividades, como palestras gratuitas, mostras artísticas e ações voluntárias, nas mais de 60 sedes da Nova Acrópole no Brasil, alusivas ao Dia Internacional da Terra, para lembrar que tudo que existe é natureza, o cosmos com suas leis, do qual o próprio ser humano faz parte. O evento traz a visão filosófica para além de uma ideia racional e utilitarista, mas como sacralizar o espaço e mudar a forma de se relacionar com o planeta.

Para a filósofa Lúcia Helena Galvão Maya, professora da Nova Acrópole há mais de 30 anos, “por trás de todos os problemas do mundo está o egoísmo, pensar demais nos próprios interesses. A natureza nos mostra outro caminho, o da profundidade e da harmonia”. Esse é um dos assuntos que ela irá abordar na live em homenagem ao Dia da Terra, ao lado de Roberto Pértile, filósofo que desde 2002 trabalha na capacitação de voluntários nas áreas de ecologia, proteção civil, primeiros socorros, ajuda humanitária e atuação em eventos extremos. O evento acontece dia 22 de abril, sábado, às 20h, no canal @NovaAcropole – YouTube .

“O Universo é Uno e quando eu ajudo, não ajudo simplesmente uma árvore, uma pessoa ou um animal; quando eu auxilio, ajudo o todo. Cada ser tem seu lugar próprio neste espaço, natural pelo qual responde. Participar dele é assumir de forma ativa e voluntária esta responsabilidade”, explica Roberto.

 

O ser humano e a natureza

A programação tem o objetivo de relembrar a necessidade do ser humano estabelecer uma nova relação com a natureza e, de certa forma, aprender com suas leis. “O que importa é a vida como um todo. A Terra é um gigantesco sistema complexo onde tudo está interligado, autorregulado e evoluem juntos, ou seja, coevoluem”, afirmou Manuel Ruiz Torrez, filósofo e doutor em Biologia e voluntário da associação GEA (Grupo de Ecologia Ativa).

Para o professor Francisco Javier Saura Vílchez, escritor e filósofo da Nova Acrópole de Candiz na Espanha, o fato de concebermos o Universo como uma unidade, não fere a ideia de diversidade das partes. “A Vida-Única atravessa todos os mundos e suas leis são as mesmas para todos, não há favoritismo. É um chamado a reconhecer, a nos libertar de maus hábitos e destacar o que é importante na vida para preservar”, explicou. 

Sobre Nova Acrópole

Nova Acrópole é uma organização internacional filosófica presente em mais de 60 países, atuando há 65 anos, e que tem por objetivo desenvolver em cada ser humano aquilo que tem de melhor, por meio da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado.

Serviço:

Diálogo virtual com Profa. Lúcia Helena Galvão Maya e Roberto Pértile – 22 de abril, sábado, às 20h no canal @NovaAcropole – YouTube 

 



Startup mineira cresce 270% a.a

Fundada em 2018, no município de Governador Valadares (MG), a startup mineira Bit Tech, especializada em tecnologia para o bem-estar e qualidade de vida, alcançou um crescimento de receita anual de 270%. Através do desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para empresas de assinatura, a Bit Tech apresenta ao mercado soluções que buscam melhorar o bem-estar e qualidade de vida das pessoas e ao mesmo tempo colaborar para a saúde financeira das empresas de assinatura.

 

Tayronne Medeiros, CEO da Bit Tech, conta como o projeto saiu do papel e se tornou realidade. “Toda empresa quer pagar menos impostos, reduzir o churn e oferecer mais valor a seus clientes. E vimos nessa necessidade de mercado uma oportunidade de negócio. Preparamos o time para compreender as necessidades dos clientes e oferecer soluções. Em quatro anos de história, atendemos atualmente mais de 100 empresas parceiras, desde as pequenas com 200 clientes na base, até grandes com milhões de clientes”, contou. 

 

Tayronne acredita que a Bit Tech democratiza o acesso a conteúdos relacionados à saúde e bem-estar através dos produtos BIT TRAINERS, um sistema via streaming com aulas curtas para o corpo e a mente, e o BIT BOOK, um aplicativo com diversos e-books sobre saúde em geral. Ambos são personalizados, levando a marca dos parceiros para os usuários. “Nosso propósito é criar soluções democráticas para levar saúde e bem-estar a todos os estados brasileiros e soluções que atendam às necessidades dos nossos clientes”, explicou Tayronne.

 

BIT TRAINERS é eleita o terceiro melhor SVA do Brasil pela revista RTI

A Bit Trainers é uma plataforma voltada para a prática de atividades físicas personalizadas em casa ou na academia. O aplicativo está disponível para usuários de smartphones dos sistemas Android e iOS, em versão gratuita e “premium”, e possibilita que eles mantenham a rotina de atividades físicas dentro de casa, conciliando seus horários e a disponibilidade de tempo. A plataforma conta com programas de treinamento para objetivos específicos; treinos atualizados diariamente por profissionais especializados, incluindo alongamentos; e mais de 500 demonstrações de como executar o movimento de forma correta evitando lesões; e também modalidades para a mente como Meditações Guiadas e treinos de Yoga.

 

Para aumentar o público, a startup elegeu a dançarina e influencer Sheila Mello como embaixadora da marca. Recentemente a plataforma alcançou a marca de mais de 100.000 downloads na Google Play. “A BITT já está presente em todos os estados brasileiros. Levar saúde de forma prática, de fácil acesso e colaborar para que as pessoas consigam adotar um estilo de vida saudável é nosso maior objetivo”, enfatizou Tayronne. 

 

Recentemente a Bit Trainers foi eleita o 3º melhor SVA de 2022 segundo os provedores de internet. A pesquisa foi publicada na revista RTI, cujo objetivo é conhecer as marcas mais usadas pelos ISPs. “Fomos destaques na categoria Plataforma de SVA, ficando na frente de streamings de entretenimento, plataformas de comunicação e muitos outros, uma vitória que nos motiva a fazermos sempre mais”, comemora Tayronne.

 

Mercado de assinaturas no Brasil ganha confiança dos consumidores

O mercado de clubes por assinatura vem ganhando força no Brasil nos últimos anos. Durante a pandemia da COVID-19, esse modelo ganhou espaço entre os consumidores que buscavam praticidade durante o isolamento social. Com o fim do cenário pandêmico, o mercado de assinaturas se consolidou e ganhou a confiança dos brasileiros. “O mercado de assinaturas recorrentes no Brasil está em franco crescimento e com excelente potencial de desenvolvimento. A VINDI descobriu que mais da metade dos brasileiros pagam entre 6 e 10 serviços mensalmente e quase 25% têm mais de 10 serviços em assinatura”, reforça Tayronne.

 

De acordo o CEO, “A Bit Tech está focando seu crescimento no setor de telecomunicações – com cerca de 30 mil empresas no mercado brasileiro – visando manter um crescimento anual de 270% e uma lucratividade de 40%, alcançando um faturamento aproximado de 5 milhões”. Segundo Tayronne para continuar atingindo a meta de crescimento, a startup pretende alcançar outros mercados como o de RH, e o de consultoria on-line de nutricionistas e personal, ampliar os descontos em estabelecimentos fitness, e criar uma loja virtual com produtos próprios. “Neste ano, nossa meta é chegar a milhões de usuários, além de levantar investimentos e acelerar a Bit Tech, disputando com outras gigantes de mercado. Estamos prontos para crescer em dois anos, o que levaria, normalmente, cinco”, afirma.



LAAD 2023 receberá 160 delegações oficiais internacionais

Com expectativa de receber 160 delegações oficiais de todos os continentes, a LAAD Defence & Security realiza sua 13ª edição no período de 11 a 14 de abril, na cidade do Rio de Janeiro, reunindo as principais empresas brasileiras e estrangeiras fornecedoras de produtos e serviços para as forças armadas e de segurança.

Até o momento, diversos países, como Alemanha, Argentina, Bahrein, Barbados, Belize, Bolívia, Cabo Verde, Camarões, Canadá, Chile, Colômbia, Coréia do Sul, Egito, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Etiópia, Filipinas, Finlândia, França, Gana, Guatemala, Guiana Francesa, Guiné Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Itália, Jordânia, Nigéria, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Portugal e Reino Unido, entre outros, já credenciaram suas comitivas para conhecer os lançamentos de 300 expositores que representam 400 marcas.

O interesse no evento traduz o potencial do setor de defesa e segurança no país. Segundo dados do Ministério da Defesa, a Base Industrial de Defesa (BID) emprega, aproximadamente, 2,9 milhões de pessoas, sendo 1,6 milhão de empregos diretos e 1,3 milhão de indiretos. O volume anual de exportações da BID em 2022 é de 648 milhões. De 2021 – 1,7 bilhões, de 2020, 777 milhões. Todos os valores são referentes aos pedidos de exportação autorizados.

Para Sergio Jardim, diretor geral da Creative Events – organizadora da LAAD Defence & Security -, a realização do evento, após um hiato de quatro anos em virtude da pandemia, revela a superação desse difícil momento para diversos setores produtivos e, ao mesmo tempo, reforça as oportunidades de lançamento de produtos e serviços para um público qualificado e com alto poder de decisão.

“Sem dúvida, a LAAD 2023 será a principal vitrine das indústrias de defesa pública, civil e de segurança oferecendo, além de oportunidades de negócios, um panorama das mais modernas tecnologias existentes, promovendo a atualização dos profissionais do setor e reforçando o relacionamento com a indústria”, analisa Jardim.

Segundo o executivo, a agenda de investimentos e modernização das Forças Armadas, recentemente divulgada pelo governo federal, também deverá ser fator determinante para o sucesso do evento e incremento dos negócios.

Inovação e tecnologia

Com previsão de 45 mil visitantes, a LAAD Security & Defence 2023 apresentará as principais novidades para os segmentos de engenharia aeronáutica e naval, equipamentos pessoais e táticos, munição e armamentos, ópticos e optrônicos, consultoria, treinamentos e serviços, cyber defense e cyber security, contraterrorismo, transmissão, comunicação e posicionamentos, emergência, salvamento e resgate, controle de acesso e vigilância, perícia criminal e forense e veículos. 

“O número recorde de delegações oficiais internacionais reforça a importância e representatividade do mercado latino-americano. Será uma oportunidade para atualização e intercâmbio sobre as últimas tendências e tecnologias para o setor de defesa e segurança”, afirma Sergio Jardim, diretor-geral da Creative Events, organizadora da LAAD Defence & Security. 

Segundo o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, “a participação da Força Aérea Brasileira na LAAD 2023 representa uma importante retomada dos encontros, debates e exposições sobre os temas defesa e aeroespacial. O retorno da feira, portanto, é uma oportunidade única para abordar o avanço da nossa capacidade de desenvolver e conduzir projetos de alta tecnologia que contribuem para o fortalecimento da defesa nacional por meio do incremento da Base Industrial de Defesa”.

Para o comandante da Marinha, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, “é importante registrar que as feiras de defesa e segurança promovem, no mundo inteiro, uma oportunidade ímpar de fomentar discussões e de estreitar relacionamentos entre as Forças Armadas, permitindo o estabelecimento de um saudável ambiente de negócios. E isso não seria diferente com a LAAD, que contribui diretamente para o fortalecimento da indústria nacional de defesa e para o estreitamento dos laços de amizade entre os países participantes”.

“A LAAD tornou-se, ao longo dos anos, em um evento de classe mundial, atraindo forças armadas e de segurança de todo o mundo. Para a Embraer, o evento é uma oportunidade ímpar para estimular novos negócios e parcerias, além de poder exibir nosso portfólio completo de produtos e soluções, os quais já estão presentes em mais de 60 países”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, patrocinadora master da LAAD 2023.

Paralelo ao evento, também acontece o X Simpósio Internacional de Logística Militar, organizado pelo Ministério da Defesa, exclusivo para oficiais/alunos das Escolas Militares das três Forças.

 

LAAD Defence & Security 2023 – Feira Internacional de Defesa e Segurança

Data: 11 a 14 de abril.

Local: RioCentro – Av. Salvador Allende, 6.555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ.

Horário da Exposição: De terça-feira (11) a quinta-feira (13), das 10h às 18h. Sexta-feira (14), das 10h às 17h.



Vazamentos ocultos: Brasil desperdiça 39,2% de água

O Brasil enfrenta um grave problema de desperdício de água devido a vazamentos ocultos em sistemas de distribuição. De acordo com um estudo realizado pela organização Trata Brasil, aproximadamente 39,2% da água tratada no país são perdidas diariamente antes de chegar às residências, o equivalente a 7,8 mil piscinas olímpicas, causando impactos financeiros e ambientais significativos.

A detecção de vazamentos ocultos é um desafio para as concessionárias de água e para os consumidores, já que muitos desses vazamentos ocorrem em tubulações subterrâneas, dificultando a identificação e a reparação. A detecção precoce e a reparação de vazamentos podem ajudar a reduzir o desperdício de água e, consequentemente, diminuir os gastos com tratamento e distribuição.

Davi Sandro de Oliveira, técnico especialista em caça vazamentos de água da empresa ND Caça Vazamentos, destaca a importância de estar atento a sinais que indiquem a presença de vazamentos ocultos: “Muitas vezes, um aumento repentino na conta de água ou a presença de umidade em paredes e pisos pode ser um sinal de que há um vazamento oculto no local”, afirma Oliveira.

Além disso, a verificação periódica de hidrômetros e torneiras é fundamental para identificar vazamentos. Consumidores podem realizar testes simples, como fechar todas as torneiras da residência e observar se o hidrômetro continua registrando consumo de água. Caso haja alguma alteração, é possível que exista um vazamento no local.

Outra técnica recomendada pelo especialista é o uso de equipamentos específicos para detecção de vazamentos, como geofones e correlacionadores de ruído, que são capazes de identificar vazamentos em tubulações subterrâneas por meio da análise das vibrações e do som gerado pela água em movimento.

O consumo consciente de água também é fundamental para evitar o desperdício. A adoção de práticas sustentáveis, como a instalação de dispositivos economizadores de água em torneiras e chuveiros, e a reutilização de água da chuva para fins não potáveis, como rega de plantas e limpeza de áreas externas, contribuem para a preservação dos recursos hídricos.

As concessionárias de água também têm um papel importante na identificação e reparação de vazamentos na rede de distribuição. Investimentos em infraestrutura, monitoramento e manutenção preventiva das redes são fundamentais para garantir a eficiência do sistema e a redução das perdas.

A conscientização da população e o engajamento de todos os envolvidos no processo de distribuição de água são essenciais para combater o desperdício e garantir a disponibilidade desse recurso vital para as futuras gerações. Ações conjuntas e esforços contínuos podem contribuir significativamente para a solução desse problema e para a construção de um futuro mais sustentável.



Startup +CX dá dicas de Customer Experience para empresas

Atendimento ao cliente é o processo de interação entre empresas e seus consumidores, com o objetivo de fornecer informações, suporte e solucionar quaisquer problemas que possam surgir com eles. Nessa interação, também pode acontecer a coleta de feedback dos clientes sobre os produtos e serviços, e o próprio atendimento em si, para que a empresa possa avaliar todo o processo de contato com o consumidor.

Para exemplificar o impacto da interação do cliente com a empresa, de acordo com uma pesquisa da Redweb, 73% das marcas que entregam experiência ao cliente, faturam 44% mais do que os concorrentes. Em contrapartida, segundo a pesquisa divulgada pelo portal Mercado & Consumo, apenas 11% dos brasileiros estão satisfeitos com o atendimento.

Para Matheus Durães, CEO e fundador da Startup +CX, empresa especializada na assistência a organizações no desenvolvimento, implementação e manutenção do Customer Experience, atender bem é essencial para qualquer empresa. Os clientes satisfeitos podem se fidelizar e recomendar os produtos ou serviços a outras pessoas. “Vejo as empresas investindo muito em aquisição de novos clientes, mas deixando o atendimento de lado. A aquisição é um elemento importante, mas não podemos esquecer a experiência do cliente, principalmente quando ele tem um problema com a marca”, pontua Matheus.

Uma das medidas para fornecer um bom customer experience é garantir que os funcionários estejam bem-treinados, para além de responder às perguntas dos clientes e fornecer soluções rápidas para os problemas que eles possam ter, também tenham empatia e busquem ter um contato mais humanizado. “É essencial criar uma conexão com quem está do outro lado da linha. Perguntar como está a sua família e desejar felicidades em datas festivas são exemplos básicos que deixam o processo mais próximo ao cliente”, conta o CEO.

Atenção ao colaborador de atendimento

Para Matheus, todo o fluxo de atendimento, desde o treinamento dos funcionários até o efetivo trato com o cliente, só funciona se os agentes de teleatendimento forem valorizados e com papel de destaque na corporação. “É necessário oferecer um programa de desenvolvimento pessoal e profissional para os colaboradores, além de atividades que visam proporcionar bem-estar durante a jornada de trabalho, que devem ser intercaladas com outras mais estratégicas e de planejamento”, relata Matheus. 

O CEO da +CX conclui que o feedback que os clientes oferecem deve reverberar em todas as áreas internas da empresa: “Por isso, a qualidade, o acompanhamento dos processos e treinamentos devem ser contínuos e muito bem-estruturados”.

Quando uma empresa não atende bem os seus clientes, isso pode impactar até mesmo na divulgação negativa da marca. De acordo com matéria publicada pela Pequenas Empresas e Grandes Negócios, é crescente o aumento de clientes insatisfeitos com o atendimento das empresas. Com isso, as organizações estão buscando formas de estruturar seus processos de atendimento e usar estratégias, como a adoção de NPS (Net Promoter Score), métrica que indica a lealdade do cliente. Ainda, segundo a publicação citada, ter hoje um bom NPS, principal pesquisa que avalia a experiência do cliente com determinada empresa, é essencial.



Receita Federal: como se adequar às alterações na lei de alfandegamento

Um processo logístico não se faz somente com veículos de transporte. É preciso levar em conta estruturas essenciais para que as entregas e recolhas sejam realizadas com fluidez. A cadeia logística internacional é um mecanismo complexo. Inclui desde os meios de transporte até a infraestrutura que viabiliza a armazenagem e a movimentação das mercadorias, que precisam passar por vistorias e inspeções a fim de garantir a segurança das transações e a legalização por parte das autoridades aduaneiras.  

Para garantir mais agilidade nesse processo, a Receita Federal definiu novas normas para o processo de alfandegamento de recintos portuários e aeroportuários. Com a sanção da portaria RFB 143, de 11 de fevereiro de 2022, e recentes prorrogações de prazo, as empresas têm até 31 de julho de 2023 para atenderem às novas exigências. Mas como se dá esse processo? Como as corporações devem se preparar para a nova fase? 

As operações abrangem importações e exportações complexas entre empresas e governos, envio de produtos para endereços pessoais e demanda cada vez mais crescente do e-commerce. Tudo começa porque as mercadorias que vêm de outros países precisam de um espaço de armazenamento e movimento em área alfandegada, ou seja, controlada pelas autoridades aduaneiras. Nesses locais, é possível ainda realizar atividades como embarque, desembarque, movimentação e despacho de cargas. Os mais populares são os portos, os terminais aeroportuários de cargas, de passageiros e os pontos de fronteira. 

Esses estabelecimentos precisam contar com sistema próprio informatizado de controle aduaneiro sobre mercadorias, veículos e pessoas, com acesso remoto integrado a fiscalização. Além disso, a Receita Federal regulamentou os procedimentos de auditoria aos quais esses sistemas informatizados serão submetidos. 

Destaca-se a obrigatoriedade do local ou recinto dispor de sistema de monitoramento e vigilância ininterruptos de suas dependências, de forma a permitir a interface com os sistemas de controle API Recintos. 

Dentre as principais exigências dos sistemas de vídeomonitoramento dos recintos alfandegados, merece atenção especial o requisito de resolução mínima das câmeras que passou a ser de 2 megapixels (Full HD), bem como a necessidade de gravação das imagens por período mínimo de 180 dias. 

O novo texto também traz normas exclusivas para temas como o tratamento diferenciado aos Operadores Econômicos Autorizados (OEA), as competências do chefe da unidade local da Receita Federal e da equipe especialmente designada para o alfandegamento e a gestão das áreas. Além das obrigações da administradora do local quanto à disponibilização de instalações, equipamentos, infraestrutura e materiais necessários para o exercício das atividades de controle e fiscalização aduaneiras durante a vigência do alfandegamento.  

A intenção principal da mudança é agilizar os processos e garantir mais segurança às ações de importação e exportação. Seguindo a tendência global de digitalização, as empresas precisam viabilizar sistemas que atendam às novas exigências e, ao mesmo tempo, conversem com as necessidades e demandas do negócio. 

Nesse momento de transformação, o dever é se unir a parceiros estratégicos que integrem expertise para implementarem soluções com confiabilidade de dados, performance e interoperabilidade entre os sistemas, adequação entre a operação da empresa e as devidas exigências, conformidade com as especificações, requisitos técnicos, normas de segurança e documentações exigidas. 

A inovação chegou ao segmento de logística de forma definitiva. Assim como nos mais desenvolvidos setores, a área pode contar com soluções eficientes de gestão de embarques de ponta a ponta, automação de processos, Big Data, inteligência artificial (IA), entre outras. O fato é que quem não se adequar, além de ficar para trás na corrida cada vez mais competitiva do mercado, pode até mesmo ter suas operações interrompidas. É preciso preparação. 

 

Por Fábio Ávila, Gerente Comercial da Hikvision 

 

 



BGARJ aumenta sua participação na Expofood 2023

A Bolsa de Gêneros Alimentícios do Rio de Janeiro aumentou a sua participação na Super Rio Expofood (SRE) Trade Show 2023. A área teve um terço a mais que a metragem da edição de 2022, com 300 metros quadrados de ilha planejada, que possibilitou um atendimento diferenciado às 16 empresas que fizeram parte do espaço, mostrando seus produtos e trazendo novidades para o setor alimentício.

As empresas presentes no estande da BGA foram: Cerveja Proibida, Palmares, Bem Frito Salgaderia, Belong, Grupo Landim, Big Soft, Doces Santo Antônio, Suplay, Spoletto, Godam, Pontual, Coparroz, Advanced, Supermix e Café Evolutto.

O estande também contou com espaços exclusivos para reuniões de negócios e adesão de novas empresas interessadas em se associar à Bolsa de Gêneros Alimentícios do Estado do Rio de Janeiro.

A participação da BGARJ no evento consolida nossa parceria com a ASSERJ e demonstra o momento otimista em que o setor alimentício se encontra, afirma Everaldo Nascimento presidente da entidade.

Sobre a BGARJ

A Bolsa de Gênero Alimentícios  do Rio de Janeiro tem a finalidade de organizar, operar e fiscalizar a comercialização de alimentos e produtos, que chegam à mesa de centenas de milhares de cariocas e fluminenses.  Sua história iniciou na Rua do Acre 26, famosa “Esquina do Pecado”, quando os próprios negociantes locais se tornaram percussores dos associados. Sua fundação foi no dia 15 de outubro de 1951.

Há 71 anos a BGARJ permanece focada em dar continuidade a uma tradição de união entre os comerciantes, iniciada no local pelo Centro Comercial de Cereais, que consolidara as atividades atacadistas no logradouro.



Produto em promoção esgotado não serve de defesa para varejo

A cena é tão comum que a maioria dos consumidores brasileiros que costumam fazer compras pelo comércio eletrônico já devem ter deparado com ela. O internauta procura por um produto na web, encontra uma promoção e acessa o site da oferta.

Ao clicar, porém, se depara com a mensagem: “Produto esgotado”. A frustração gerada pela impossibilidade de concluir a compra não é só um sentimento de tristeza. Também é crime. É o que adverte o advogado Thiago Sus, sócio fundador do escritório Sus & Martins Advocacia.

“Esse tipo de prática é bastante comum, mas há uma estratégia por trás dela. A empresa que anuncia o produto tenta fisgar o consumidor criando um desejo de comprá-lo com uma oferta que, na verdade, não está disponível. Isso evidencia uma ilegalidade prevista no Código de Defesa do Consumidor”, orienta.

Mais especificamente, o jurista faz referência ao Art. 35, que oferece alternativas ao comprador que se sente enganado com esse tipo de oferta. Caso a empresa se recuse a cumprir a promessa através da apresentação ou da publicidade, ele pode exigir o cumprimento forçado do compromisso pelo anunciante ou aceitar a substituição do produto por outro produto ou prestação de serviço equivalente. Na melhor das hipóteses, se tiver comprado um produto com o preço diferente da oferta porque não havia em estoque, o consumidor também pode rescindir a aquisição e receber o valor de volta.

Ele conta que só entre junho de 2019 e junho de 2021, houve mais de mil reclamações relacionadas a isso registradas no Procon-MG. “Essas estratégias ficaram tão recorrentes que entraram na mira do Procon de Minas e do Ministério Público Estadual, e três das maiores varejistas de e-commerce do país foram multadas em mais de cinco milhões de reais. Mas as empresas devem entender que essa multa não é uma punição. É preciso, na verdade, moralizar as relações comerciais entre vendedor e comprador”, esclarece Sus. “Isso não passa por medidas difíceis. Basta apenas obedecer ao que já está no Código de Direito do Consumidor”, complementa.

Uma alternativa que o advogado sugere é de expor aos consumidores o tamanho do estoque disponível ou então estabelecer a data e o horário-limite para a oferta. “As estratégias publicitárias são muito vastas, mas, pelo volume de vendas dos produtos, parece que entenderam que só dá pra se chegar à mina de ouro se for à base do jeitinho, da propaganda enganosa. O Brasil tem uma legislação muito avançada em relação ao consumidor, e já demonstrou que não há espaço para ludibriá-lo aqui”, conclui o advogado.



Mercado de nicho é alternativa para pequenos empreendedores

Um levantamento realizado pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor), maior pesquisa de empreendedorismo no mundo, revelou que quase metade (46%) dos brasileiros querem ser donos do próprio negócio. Este é o terceiro maior sonho da população. Enquanto isso, apenas 32% dos entrevistados manifestaram o desejo de construir uma carreira em uma empresa.

Os motivos para empreender são muitos, mas “fazer a diferença no mundo” (76%) e “ganhar a vida” (77%) em um mercado de trabalho desafiador foram as principais razões elencadas pelos participantes, conforme publicação do jornal O Tempo.

Dentre as opções mais atrativas para empreendedores, uma em particular tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos: o mercado de nicho, um segmento com um potencial ainda pouco explorado, afirma Diego Shimohirao, CEO da Meu Kimono, loja de kimonos para prática de artes marciais.

Segundo Shimohirao, é comum que haja diversas dúvidas com relação ao tema: “Como funciona o mercado de nicho?”, “Quais as características desse mercado?” e “Como profissionais que atuam neste segmento podem desenvolver estratégias de vendas e de marketing?” são as principais questões.

Ele explica que, ao escolher um ramo de atuação, é normal que as pessoas busquem apenas pelo tamanho do mercado, esquecendo que, quanto maior o mercado, maior a concorrência. “A possibilidade de ter fortes players e bem estruturados é grande, contudo, torna-se mais desafiador ao empreendedor”.

Para o empresário, tão importante quanto mensurar o tamanho do setor, é mensurar a concorrência. “As chances de ter sucesso trabalhando em um mercado de nicho são muito maiores do que um mercado generalista, principalmente quando falamos de um pequeno empreendedor”.

Diego Shimohirao destaca que, quando o empreendedor é especializado em um mercado, conhece mais profundamente sobre ele, seus produtos, necessidades e carências. Desta forma, consegue se destacar e tornar-se autoridade no nicho escolhido.

“Quando nos especializamos em um mercado, conseguimos atender o nosso cliente na especificidade da sua dor, o que gera grande satisfação e fidelidade”, afirma

A título de exemplo, Shimohirao conta que, antigamente, quando o cliente começava a praticar uma arte marcial, tinha que comprar o kimono que encontrava. Segundo ele, a proposta da Meu Kimono é atender a este cliente oferecendo uma variedade de produtos de forma que ele possa escolher um kimono, não somente com as características técnicas necessárias, mas também com o design – cor, patch, bordado – que seja de seu agrado.

“Hoje, o kimono deixou de ser um uniforme de luta e passou a ser um artigo de moda”, pontua. “Para os empresários que pensam em atuar com o mercado de nicho, vale lembrar que não conseguimos ser bons em tudo, mas podemos ser especialistas em um mercado elevando o nível do nosso conhecimento sobre um determinado nicho”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.meukimono.com.br/



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