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COP30 pode marcar virada à ação climática, diz especialista

COP30 pode marcar virada à ação climática, diz especialista
COP30 pode marcar virada à ação climática, diz especialista

Às vésperas da COP 30, o debate sobre a responsabilidade das organizações na descarbonização global ganhou destaque. A Pré-COP 30, realizada em Brasília nos dias 13 e 14 de outubro de 2025, reforçou que a sociedade civil tem dado atenção a impactos mensuráveis, transparência e coerência entre discurso e prática por parte de empresas, governos e ONGs, fatores que influenciam reputação e credibilidade.

Anatricia Borges, diretora de Stakeholders Management e Líder ESG LATAM da LLYC,  acompanhou o evento e alerta que a credibilidade reputacional, a partir dos impactos efetivos de cada ator na jornada ESG,  será o ativo mais valioso da próxima década, para que governos, empresas, organizações da sociedade civil não carreguem mais este passivo em sua reputação, Mais ainda, a discussão principal não é manter a reputação, mas sim demonstrar quais mudanças operacionais estão sendo realizadas na operação e cultura de cada um destes atores, que já estão sob júdice da sociedade civil.

“A emergência climática pôs o holofote na confiança, no trust destes atores, e a Pré-COP 30  é um evento preparatório essencial para a COP, que permite alinhar posições, discutir agendas e antecipar temas críticos relacionados à mudança climática. Ela oferece aos países, empresas, ONGs e sociedade civil a oportunidade de negociar estratégias, construir consensos e revisar compromissos antes da conferência principal. As organizações precisam demonstrar, com dados e resultados, o impacto real de suas ações e como contribuem para uma transição justa, inclusiva e de impacto nas normas determinantes , E com o que saimos desta Pré COP, é isso que os atores principais devem pensar” alerta Anatricia Borges.

Segundo a diretora, o setor privado tem diante de si cinco caminhos essenciais para atuar em sinergia com a agenda climática da COP 30. O primeiro é apresentar compromissos com resultados tangíveis, estabelecendo metas claras, indicadores públicos e mecanismos de monitoramento contínuo. O segundo passa por integrar a Amazônia e outros biomas às estratégias de negócios, com parcerias baseadas na ciência e relações horizontais com comunidades locais e cadeias produtivas sustentáveis.

Também é necessário revisar políticas de comunicação e transparência, tornando-as mais acessíveis ao público e aos investidores, com linguagem clara e didática. Outro eixo fundamental é demonstrar compromisso com uma transição justa, combinando inovação tecnológica, descarbonização e geração de empregos verdes. Por fim, Borges destaca a importância de planejar o legado pós-COP 30, garantindo continuidade das ações e credibilidade após o evento em Belém, em um contexto no qual a sociedade civil continuará a cobrar posicionamento e resultados concretos, dez anos após o Acordo de Paris.

Ainda segundo Anatricia, a COP 30 não será apenas um encontro político, mas um divisor de águas na forma como governos e empresas serão cobrados por coerência. “A reputação climática está se tornando um ativo estratégico. As companhias que entenderem essa virada e agirem com consistência sairão na frente, serão vistas não apenas como parte da economia verde, mas como protagonistas de uma nova economia de confiança”, conclui.

A COP 30 será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA), e deve reunir líderes de mais de 160 países. Para o setor privado, acompanhar de perto as discussões e deliberações será essencial para antecipar tendências, compreender novas exigências globais e fortalecer o posicionamento de suas marcas em uma economia cada vez mais orientada pela sustentabilidade e pela credibilidade climática.



Dívida pública abre reflexão sobre o futuro dos precatórios

Dívida pública abre reflexão sobre o futuro dos precatórios
Dívida pública abre reflexão sobre o futuro dos precatórios

Em uma análise com base nos Relatórios Mensais da Dívida Pública Federal (RMD) do Tesouro Nacional, a PrecPago observou um crescimento contínuo no estoque da Dívida Pública Federal (DPF). Um recorte dos últimos cinco anos, no comparativo do mês de agosto, permite uma visualização ampla do aumento da dívida, que pode gerar incerteza para os beneficiários de precatórios.

Os relatórios oficiais da Secretaria do Tesouro Nacional detalham os números na unidade de medida em bilhões de reais. Já as divulgações oficiais do Governo utilizam a unidade de medida em trilhões reais. Para manter a coesão com o que é veiculado publicamente, a PrecPago opta por utilizar os valores em trilhões.

Os números do Tesouro Nacional traçam uma curva ascendente para a Dívida Pública Federal nos últimos cinco anos. Em agosto de 2020, o estoque da DPF estava em R$ 4,412 trilhões. De lá para cá, o aumento tem sido constante e acelerado: em 2021 (R$ 5,481 trilhões), 2022 (R$ 5,781 trilhões). No ano seguinte, em agosto de 2023 (R$ 6,265 trilhões). O ritmo se intensificou em 2024 (R$ 7,036 trilhões), culminando no patamar de R$ 8,145 trilhões em agosto de 2025, divulgado recentemente pelo RMD 2025/agosto, em 30 de setembro de 2025.

Esse crescimento de quase 84,59% em um período de apenas cinco anos (2020 – 2025) indica um desafio fiscal significativo para o país. De acordo com o RMD de agosto de 2025, a Dívida Pública Mobiliária Federal Interna (DPMFi) somava R$ 7.844,77 bilhões (ou R$ 7,845 trilhões), representando aproximadamente 96,3% do total. Já a Dívida Pública Federal Externa (DPFe) era de R$ 300,23 bilhões (ou R$ 0,300 trilhão), correspondendo aos 3,7% restantes.

O Recorte que antecede à Covid-19

É natural observar que o mundo sofreu um grande período de instabilidade em muitas esferas com as questões sanitárias da Covid-19, o que pode impactar qualquer análise feita com parâmetros históricos. Tal cenário de incerteza no mundo também foi ponderado pelos especialistas da PrecPago na análise, levando o recorte para os anos anteriores ao surgimento do vírus, seguindo a mesma comparação do mês de agosto.

O estoque da DPF em agosto de 2015 era de R$ 2,686 trilhões. A partir daí, o valor demonstrou uma expansão contínua ano a ano, passando para R$ 2,955 trilhões (2016), R$ 3,404 trilhões (2017), R$ 3,786 trilhões (2018) e R$ 4,074 trilhões no mesmo mês de 2019.

Esse período que antecede a crise da Covid-19, já apresentava uma elevação de 51,67% no endividamento público (2015 – 2019), o que indica que a tendência de endividamento já estava em curso.

A dívida pública no contexto dos precatórios

Para o beneficiário de precatório, a escalada da Dívida Pública Federal é um fator que pode gerar uma natural preocupação, pois o pagamento futuro pode estar diretamente atrelado à saúde fiscal do país.

Como exemplo de medidas frente ao período pandêmico, a PEC mais significativa foi a PEC 23/2021, "PEC dos Precatórios”, que, embora tenha sido aprovada no final de 2021, a proposta nasce para a necessidade de abrir espaço fiscal no Orçamento, também como principal finalidade financiar programas sociais, como o ‘Auxílio Brasil’, e cobrir gastos emergenciais decorrentes da crise.

Trazendo para os dias atuais relacionados à PEC dos Precatórios, a aprovação da PEC 66/2023, em setembro de 2025, traz consigo mudanças significativas relacionadas aos precatórios no longo prazo, gerando novos pontos de atrito, discussões e pontos de vista divergentes.

Por tais fatores, que muitas vezes fogem do controle e do planejamento do país, junto a um cenário de endividamento crescente, pode afetar a previsibilidade e o cumprimento de prazos para a quitação dessas obrigações fiscais com beneficiários. A busca por um pagamento previsível se torna um desafio em meio a esse panorama.

O especialista em precatórios e CEO da PrecPago, Bruno Xavier, pontua que "ao observar um cenário a longo prazo, a instabilidade da DPF levanta questionamentos pertinentes sobre a capacidade da União de honrar todos os seus compromissos no prazo estipulado, o que tem um impacto direto na percepção de risco dos beneficiários, e gera essa natural, e compreensível, preocupação".

A antecipação de precatórios como alternativa legal

Nesse ambiente de desafios fiscais, a antecipação de precatórios abre novas possibilidades, ao entregar ao credor o poder de escolha. A antecipação de precatórios é uma operação com respaldo jurídico pela Constituição Federal, em seu Artigo 100, que legitima a cessão de precatórios no Brasil, assim como no Código Civil Brasileiro, Arts. 286 e 298.

Nesse cenário, ao optar pela venda do direito de crédito, o beneficiário de precatório transfere o risco de pagamento para uma empresa especializada, mitigando as incertezas de um cenário econômico instável. Para Xavier, essa alternativa ganha ainda mais relevância quando o credor precisa do dinheiro para lidar com emergências, realizar investimentos ou simplesmente ter controle total sobre seus recursos imediatos, sem lidar com o tempo de espera:

"É perceptível que uma grande parte dos beneficiários são pessoas que necessitam de seu benefício imediato, ou em um espaço de tempo mais curto, fazendo com que a espera seja um desafio ainda maior para lidar, muitas vezes um obstáculo, como no caso de aposentados e servidores públicos. São pessoas que teriam um impacto real em suas vidas com o recebimento mais rápido do que lhes é de direito. Nesse sentido, ficam expostos não só à espera, mas a todas as incertezas e decisões no país que podem ocorrer nessa janela de tempo."

Um olhar para a segurança e a liquidez

Esse panorama ressalta a importância de soluções e alternativas que ofereçam acesso imediato aos recursos, transformando a incerteza de um ativo de longo prazo em uma solução de liquidez e previsibilidade.

A análise histórica da DPF pela PrecPago revela um movimento de crescimento da dívida mesmo em meio a grandes desafios ou crises ocorridas durante os anos. Essa tendência de escalada fiscal gera um cenário de incerteza que se reflete diretamente na previsibilidade de pagamento dos precatórios, uma dívida que, em grande parte, possui uma importante natureza social. Compreender essa dinâmica é fundamental para que o credor possa tomar decisões estratégicas em um ambiente econômico de alta volatilidade.



Criança autista ganha direito de andar com cão de suporte em condomínio

Criança autista ganha direito de andar com cão de suporte em condomínio
Criança autista ganha direito de andar com cão de suporte em condomínio

Uma decisão recente da Justiça de Pernambuco garantiu a uma criança autista o direito de circular com sua cachorrinha de suporte emocional pelas áreas comuns e utilizar o elevador social de um condomínio de médio-alto padrão em Recife. O caso, conduzido pelo advogado Leandro Petraglia, especialista em Direito Animal, é considerado um avanço significativo no reconhecimento do papel dos animais de suporte no bem-estar de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

Segundo Petraglia, a restrição imposta pelo condomínio prejudicava a rotina da criança. “O regulamento não permitia que o animal transitasse pelas áreas comuns nem que utilizasse o elevador social. Era obrigado a entrar pela garagem ou pelo elevador de serviço, o que gerava crises de ansiedade e fobias para a criança, já que o espaço era fechado e muitas vezes ocupado por prestadores de serviço”, explica o advogado.

Durante a audiência, a presença da cachorrinha foi simbólica e reforçou a importância do vínculo para a adaptação da criança. “A audiência foi muito especial. O animal estava ao lado da criança, sentado à mesa com o juiz. Conseguimos demonstrar que se tratava de um cão de suporte, essencial para o bem-estar dela”, conta Petraglia.

A decisão judicial autorizou não apenas a circulação do animal nas áreas comuns do condomínio, mas também o uso do elevador social — considerado o maior avanço para a autonomia da criança. “Esse direito foi fundamental porque ela não podia descer sozinha pelo elevador de serviço. Agora, com o cão de suporte, ela consegue circular com mais segurança e dignidade”, ressalta o advogado.

Petraglia lembra que, embora já existam algumas dezenas de decisões semelhantes no país, esta se destaca pela completude do reconhecimento. “Não é nada tão absurdo, mas é uma decisão bastante relevante em Pernambuco. Nossa conquista está entre as primeiras tão completas assim, e abre caminho para que outras famílias tenham seus direitos respeitados”, conclui.

Sobre a Furno Petraglia e Pérez Advocacia
O escritório Furno Petraglia Advocacia iniciou suas atividades em 2004 com a advogada Ester Lúcia Furno Petraglia e, posteriormente, em 2011, com o sócio-advogado Leandro Furno Petraglia. Já o escritório Branco Pérez Advocacia, iniciou suas atividades sob o comando da advogada Monica Alice Branco Pérez em 2009. Foi em 2016 que houve a união entre os dois escritórios, sendo que hoje atuam em toda a Baixada Santista e São Paulo, além de outros Estados do Brasil, diretamente e através de correspondentes.

O escritório já atuou em quase 3 mil processos ao longo da sua trajetória e tem presença constante em diversos Tribunais. Atualmente, além de atuar em Marcas e Patentes, Direito do Trabalho, de Família e Sucessões, Previdenciário, Civil, do Consumidor, Imobiliário, Tributário e Administrativo, tem sua a maior atividade na área de Direito Animal, como no caso da Pandora, que se perdeu no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, no começo do ano, e o caso das búfalas de Brotas, que foi eleito o maior caso de maus tratos do mundo.

Das conquistas, além de quase centenas de embarques de animais em cabine, foram os responsáveis pela permissão, junto à Justiça Federal, para o transporte de coelhos em todo o Brasil. O caso foi noticiado no programa Fantástico, da Rede Globo, em abril de 2022.

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Ways, da Arco Educação, faz parceria para estudo no exterior

Ways, da Arco Educação, faz parceria para estudo no exterior
Ways, da Arco Educação, faz parceria para estudo no exterior

A Ways Bilingual School, rede de franquia de escolas bilíngues de formação integral e alta performance do grupo Arco Educação, anuncia o início de uma série de parcerias internacionais estratégicas para reforçar sua proposta de preparar estudantes brasileiros para carreiras acadêmicas e profissionais globais. A primeira colaboração confirmada é com a Texas Tech K-12, dos Estados Unidos.

Por meio do programa, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental até o 2º ano do Ensino Médio terão acesso ao modelo blended learning, com disciplinas ministradas por professores capacitados pela Texas Tech K-12 e acompanhamento direto de instrutores americanos localizados no Texas, responsáveis pela avaliação e feedback dos estudantes no ambiente virtual de aprendizagem.

Além de enriquecer o currículo, o acordo também facilita a entrada em universidades estrangeiras: estudantes da Ways poderão acumular bolsas anuais de US$ 21 mil caso optem por ingressar na Texas Tech, com base em seu desempenho acadêmico.

As disciplinas, integradas à grade regular da escola e com carga horária de três aulas semanais, incluem matérias como Discurso em Público, voltada ao desenvolvimento de habilidades comunicativas essenciais; Escrita Criativa, que estimula a produção textual em diferentes gêneros; e Empreendedorismo, com foco na criação de planos de negócios, precificação e gestão de equipes.

“Ao estabelecer conexões diretas com instituições estrangeiras, criamos caminhos reais para que nossos estudantes ingressem no ensino superior fora do país já com bagagem acadêmica reconhecida. Isso muda a perspectiva das famílias sobre o planejamento de futuro e amplia as oportunidades dos alunos para além dos vestibulares e caminhos nacionais”, afirma Juliana Zero, diretora de franquias da Arco Educação.

“Sabemos que o bilinguismo é o primeiro fator que atrai as famílias para a Ways”, afirma a executiva. “No entanto, o que garante a permanência e a confiança dos pais é nossa proposta de formação integral: preparar o estudante não apenas com fluência em outro idioma, mas também com competências socioemocionais, pensamento crítico e habilidades práticas para a vida acadêmica e profissional”.

Durante o período de matrículas para o ano letivo de 2026, as famílias terão a oportunidade de conhecer em detalhes o programa em parceria com a Texas Tech K-12 e outros acordos em negociação com instituições internacionais. Ao mesmo tempo, poderão explorar disciplinas complementares que compõem a formação integral da rede, como educação financeira e desenvolvimento socioemocional.

“A parceria com a Texas Tech K-12 é apenas a primeira de uma série de iniciativas que a Ways deve anunciar nos próximos meses com instituições de ensino superior em outros países de língua inglesa, ampliando ainda mais as possibilidades de internacionalização para seus estudantes”, afirma Bruno Fischetti, gerente pedagógico da Ways Bilingual School.

Presença e expansão

A Ways Bilingual School iniciou suas operações em 2025 e é uma das apostas mais recentes do grupo Arco Educação, que atende mais de 3,4 milhões de alunos em mais de 12 mil escolas com soluções pedagógicas e de gestão para um ensino de alta performance.

A rede de franquias terá ao todo três unidades em funcionamento no ano que vem, localizadas em São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e São Luís (MA). Outras unidades já estão em negociação e devem ser anunciadas em breve.

A primeira unidade da Ways está localizada na Avenida Braz Leme, no bairro de Santana, zona norte de São Paulo. A escola abrange desde a educação infantil até o ensino médio, oferecendo 40 horas semanais de aulas e atividades aos alunos, com um ensino bilíngue desde a educação infantil. Sob gestão de Rosilene Teixeira Rodrigues, diretora com mais de 30 anos de experiência na área educacional, a unidade desenvolve, além do ensino em duas línguas de acordo com diretrizes curriculares nacionais e referências internacionais, a oportunidade de trabalhar habilidades cognitivas e socioemocionais.

“A Ways reúne de forma integrada todo o ecossistema de soluções educacionais da Arco Educação, desde sistemas pedagógicos e administrativos consolidados, como o SAS Educação na área de conteúdo e o Isaac para gestão financeira, até a produção de materiais bilíngues autorais. Valorizamos uma aprendizagem multicultural que permita o protagonismo de cada estudante ao escolher seu próprio caminho”, conclui Juliana Zero.



Selbetti lança selo Carbon Free para compensação de emissões

Selbetti lança selo Carbon Free para compensação de emissões
Selbetti lança selo Carbon Free para compensação de emissões

A Selbetti Tecnologia, uma das maiores One-Stop-Tech brasileiras, acaba de lançar o selo Carbon Free by Selbetti, projeto desenvolvido para neutralizar as emissões de carbono associadas ao consumo energético dos equipamentos de TI contratados por meio das soluções de outsourcing da empresa, ou por empresas que queiram realizar a compensação de seu parque próprio.

Para viabilizar o projeto, a Selbetti fez uma parceria com a empresa Green Carbon by NDD, uma greentech brasileira que desenvolve e implementa projetos de plantio de árvores com forte potencial de capturar carbono. Com o selo Carbon Free by Selbetti, a compensação será calculada de forma personalizada. A Green Carbon licencia um número correspondente de árvores que representam os créditos de carbono necessários para atingir o equilíbrio ambiental da operação.

A iniciativa será implementada primeiramente pela unidade Selbetti Print Solutions, liderada por Kleiton Schwantes de Jesus, que destaca a relevância estratégica desse lançamento frente às demandas de sustentabilidade do mercado corporativo. "A sustentabilidade ambiental está no topo das prioridades dos líderes empresariais atualmente. Com o selo Carbon Free by Selbetti, reforçamos nosso compromisso com o meio ambiente e oferecemos aos clientes uma solução que impulsiona não apenas sua eficiência operacional, mas também sua reputação e posicionamento no mercado", afirma Schwantes de Jesus.

Opções para compensação

O projeto contempla duas opções principais para os clientes da Selbetti: a contratação de soluções da linha própria de hardware da empresa (Selbetti Hardwares) ou a adesão à solução para ativos já existentes no ambiente corporativo dos clientes (Legado Próprio – Work Space). Cada opção possui etapas exclusivas, garantindo um processo claro e transparente.

Na primeira opção, ao contratar o serviço de outsourcing de TI com o hardware da Selbetti, o cliente recebe um relatório personalizado de emissões do parque de equipamentos, calculado com base em metodologias reconhecidas e comparado com médias de mercado. Com isso, pode optar pela inclusão do selo Carbon Free by Selbetti e proceder à compensação de carbono.

Na segunda opção, quando o cliente utiliza seus próprios ativos — sem contratação de hardware Selbetti — a empresa já deve possuir seu inventário de carbono, e com base nele realizamos o cálculo da compensação de carbono necessária e posterior contratação por parte do cliente.

Foco regional

A Green Carbon já plantou mais de 1,6 milhão de árvores em várias unidades de manejo florestal, localizadas em Santa Catarina. Todas as mudas plantadas são espécies arbóreas de ciclo longo, mantidas por mais de 20 anos, selecionadas por seu alto poder de sequestro de CO₂. Elas são mapeadas individualmente via app, com fotos e geolocalização — o que garante rastreabilidade e transparência.

Além disso, o manejo segue exigências do FSC e IBAMA, mantendo o entorno preservado mesmo após o plantio, conforme metodologias validadas por órgãos reguladores.



ExaGrid é finalista do MSP Channel Awards 2025

A ExaGrid®, a única solução de armazenamento de backup em camadas do setor com o Retention Time-Lock (RTL) com tecnologia de IA, que inclui uma camada sem acesso à rede (air gap em camadas), Auto Detect & Guard, exclusões com atraso e imutabilidade para recuperação de ransomware, anunciou hoje que foi indicada em seis categorias na primeira ediçãoanual do MSP Channel Awards, que celebra a inovação no setor de canais de TI.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251021495655/pt/

O novo MSP Channel Awards continua o legado do antigo SDC Awards, refletindo de forma mais precisa o dinâmico cenário atual de TI. À medida que os serviços gerenciados transformam a forma como a tecnologia é entregue, da transformação digital e cibersegurança à nuvem, dados e automação, o prêmio reconhece as empresas, parcerias e profissionais que fazem a diferença no ecossistema de canais.

As votações para definir os vencedores de cada categoria já estão abertas e vão até 7 de novembro de 2025. Os ganhadores do MSP Channel Awards serão anunciados em 3 de dezembro de 2025, durante a cerimônia de premiação em Londres.

As categorias em que a ExaGrid foi indicada incluem:

  • Inovação do Ano em Backup e Recuperação de Desastres
  • Empresa de Canais do Ano
  • Inovação do Ano em Hardware de Armazenamento
  • Fornecedora de Armazenamento do Ano
  • Equipe Técnica ou de Serviços de Excelência do Ano
  • Programa de Canais de Fornecedores do Ano
  • Iniciativa de Marketing/Capacitação de Fornecedores do Ano

A ExaGrid segue inovando em seu Tiered Backup Storage, que já oferece suporte a mais de 25 aplicativos de backup. Neste ano, a empresa adicionou compatibilidade com Rubrik e MongoDB e anunciou o suporte a Cohesity para 2026. A ExaGrid também aprimorou seu Retention Time-Lock com IA para recuperação de ransomware, incorporando o recurso Auto Detect & Guard, que utiliza IA para identificar exclusões anormais, estender automaticamente a política de exclusão por tempo indeterminado e alertar a equipe de TI sobre possíveis ataques. Além disso, a ExaGrid adicionou funções voltadas a provedores de serviços gerenciados (MSPs), como o rastreamento de dados por compartilhamento com relatórios para cobrança por TB/PB por cliente, recuperação de ransomware em nível de compartilhamento, para não afetar outros clientes, e muito mais.

“É uma honra para a ExaGrid estar entre os finalistas em sete categorias, pois isso destaca as diferentes áreas da empresa que nos diferenciam como a maior fornecedora independente de armazenamento de backup do setor, desde nosso compromisso com a segurança completa até nosso suporte ao cliente de excelência e nosso inovador Programa de Parceiros de Revenda”, afirmou Bill Andrews, presidente e CEO da ExaGrid. “Estamos muito felizes com a indicação ao MSP Channel Awards e ansiosos para ver quais fornecedores, provedores de serviço e programas serão escolhidos pelos votantes.”

Sobre a ExaGrid

A ExaGrid oferece o Tiered Backup Storage com uma Landing Zone de cache de disco exclusiva, repositório de retenção de longo prazo, arquitetura scale-out e recursos de segurança completos, incluindo o Retention Time-Lock com IA para recuperação de ataques de ransomware. A Landing Zone da ExaGrid oferece alta velocidade de backups, restaurações e recuperações instantâneas de VMs. O Repository Tier oferece o menor custo para retenção de longo prazo. A arquitetura scale-out da ExaGrid inclui appliances completos e mantém janelas de backup de comprimento fixo à medida que os dados crescem, eliminando atualizações caras e obsolescência programada de produtos. A ExaGrid apresenta a única abordagem de armazenamento de backup em duas camadas com tier isolado da rede (tiered air gap), exclusões com atraso e objetos imutáveis para recuperação de ransomware.

A ExaGrid conta com engenheiros de vendas e pré-vendas presenciais nos seguintes países: Argentina, Austrália, Áustria, Benelux, Brasil, Canadá, Chile, CEI, Colômbia, República Tcheca, França, Alemanha, Hong Kong, Índia, Israel, Itália, Japão, México, países nórdicos, Polônia, Portugal, Catar, Arábia Saudita, Singapura, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Suíça, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Estados Unidos e outras regiões.

Acesse nosso site em exagrid.com ou se conecte conosco no LinkedIn. Veja o que nossos clientes têm a dizer sobre suas próprias experiências com a ExaGrid e saiba por que agora gastam significativamente menos tempo em armazenamento de backup em nossas histórias de sucesso de clientes. A ExaGrid sente orgulho de nossa pontuação NPS +81!

A ExaGrid é uma marca registrada da ExaGrid Systems, Inc. Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos titulares.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato com a mídia:

Mary Domenichelli

ExaGrid

mdomenichelli@exagrid.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Arquitetura em grandes alturas exige soluções técnicas

Arquitetura em grandes alturas exige soluções técnicas
Arquitetura em grandes alturas exige soluções técnicas

Balneário Camboriú abriga o maior conjunto de arranha-céus do Brasil — e também uma nova forma de pensar a arquitetura e o design de interiores. À frente dessa transformação está a we.arch, estúdio de arquitetura do grupo FG Empreendimentos, responsável por alguns dos prédios mais altos e icônicos do país, como o One Tower (290 metros), Boreal Tower (241 metros) e o Infinity Coast (234 metros).

Criada e dirigida por Maria Fernanda Wiethorn Aliano, a we.arch nasceu com o propósito de levar o mesmo rigor técnico da engenharia da FG para o interior dos lares. “Quando você vive a 200 metros de altura, tudo muda: o vento, a temperatura, o silêncio, a luz. A decoração precisa traduzir isso e respeitar os limites técnicos da estrutura”, explica a arquiteta.

Projetar em grandes alturas impõe desafios que vão da logística de montagem à escolha dos materiais. O peso acumulado sobre as lajes, a influência dos ventos e a necessidade de conforto térmico e acústico exigem precisão técnica. Cada detalhe é calculado para garantir segurança, estética e funcionalidade — princípios que definem o conceito de engenharia aplicada à decoração, adotado pela we.arch. Algumas soluções criativas para viver nas alturas:

1. Mobiliário bipartido e montagem in loco
Utilizados em apartamentos onde a elevação de móveis pela fachada é inviável, os móveis são desenvolvidos em partes, com encaixes imperceptíveis, garantindo estética e ergonomia sem comprometer a logística.

2. Estruturas leves e resistentes
O estúdio privilegia materiais de menor densidade e alta durabilidade, como drywall reforçado, painéis compostos e porcelanatos ultrafinos, que reduzem a carga estrutural sem abrir mão da sofisticação.

3. Design que respeita o vento e o clima
A pressão dos ventos e as microvibrações das torres exigem fixações seguras e marcenaria ancorada. Nas varandas, prevalecem materiais resistentes à maresia e ao sol direto, evitando o uso de espelhos e vidros suspensos.

4. Automação e conforto sob medida
A integração tecnológica é fundamental em ambientes elevados. Cortinas, iluminação e climatização são controlados por voz ou aplicativo, unindo conforto e praticidade.

5. Coberturas: o auge do design vertical
Combinam resistência, drenagem eficiente e integração entre interior e exterior. Jardins suspensos e mobiliário planejado criam refúgios panorâmicos que valorizam a vista e o bem-estar.

6. Piscina interna: conforto e técnica em harmonia
Nos projetos com piscina interna, a we.arch utiliza sistemas de desumidificação que garantem a durabilidade dos móveis e materiais, resultando em espaços sofisticados e funcionais.

Para Maria Fernanda, projetar em grandes alturas é transformar restrições técnicas em narrativa estética. “É dialogar com a natureza em outro nível — entender o vento, a luz e o silêncio absoluto. É uma arquitetura de precisão e emoção ao mesmo tempo”, define.

Por trás da estética sofisticada, há uma equipe multidisciplinar com consultores de acústica, luminotécnica e eficiência energética. O resultado são projetos que unem funcionalidade, conforto e longevidade — valores herdados da própria FG Empreendimentos.



Solução brasileira de IA para educação é das mais inovadoras da América Latina

A Vínculo, plataforma de educação baseada em inteligência artificial (IA) criada no Brasil, foi eleita uma das soluções mais inovadoras apresentadas no Congresso Regional sobre Inteligência Artificial na Educação, encerrado ontem em Montevidéu, Uruguai. Voltada para a inclusão de alunos com deficiências, a solução competiu com outras 193 recebidas pela organização do evento, procedentes de 22 países da América Latina e Caribe.

Entre os principais temas discutidos no congresso, destaca-se o potencial de transformação da IA na educação pública da América Latina, com a participação de representantes da Argentina, Brasil e México. Ou ainda, os desafios e oportunidades mediante uma análise das expectativas e realidades da IA na educação, incluindo o uso de assistentes de escrita e ferramentas de avaliação.

Representando o Brasil, Rafael Anselmo, fundador da Vínculo, desenvolveu a plataforma há cinco anos, quando esbarrou com as dificuldades de integrar seu filho com Síndrome de Down ao sistema educacional.

No Brasil, dados divulgados no Censo Escolar 2024 indicavam que o país tinha mais de 3,4 milhões de alunos com deficiência matriculados em escolas das redes estadual, municipal, pública e privada. Paralelamente, segundo dados de 2022 do MEC, cerca de 94% dos professores do país não têm formação continuada sobre Educação Especial.  Esse cenário tem levado ao desenvolvimento de diversas plataformas de inclusão, como a da Vínculo, que desde seu lançamento, em 2019,  já atende quase três mil alunos.

“A tecnologia da Vínculo, baseada em Inteligência Artificial, simplifica o processo de gestão educacional de estudantes com deficiência, tornando o currículo mais flexível, adaptando atividades e colocando a escola em conformidade com a legislação brasileira. Além disso, oferece formação para professores e adapta o plano de aula da turma para criar estratégias específicas para cada aluno com deficiência, construindo um ensino personalizado”. Entusiasta do uso de IA na educação, Anselmo defende que o futuro da educação passa pela integração com IA.



Estudo PROSPER: Conclusão do Recrutamento para Tratamento da PSP

A Ferrer, empresa farmacêutica internacional espanhola, anunciou a conclusão do recrutamento de pacientes para o estudo PROSPER, um ensaio clínico de Fase II projetado para avaliar a eficácia, a segurança e a farmacocinética do FNP-223, um potente e seletivo inibidor da enzima OGA, de administração oral e licenciado da Asceneuron, com o objetivo de desacelerar a progressão da paralisia supranuclear progressiva (PSP)1.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251021368248/pt/

Ferrer's pharmaceutical production plant in Sant Cugat del Valles, Barcelona, Spain.

Ferrer’s pharmaceutical production plant in Sant Cugat del Valles, Barcelona, Spain.

A PSP é uma doença neurodegenerativa rara, de progressão rápida e fatal2. Até o momento, não há terapias modificadoras da doença aprovadas para a PSP.

O estudo PROSPER é randomizado, duplo-cego e controlado por placebo3, e conseguiu recrutar 220 participantes com PSP em apenas 14 meses, atingindo essa meta em 6de outubro de 2025, dois meses antes do previsto. Participam 44 centros na União Europeia, Reino Unido e Estados Unidos. O protocolo inclui seis semanas de triagem, seguidas de 52 semanas de tratamento com FNP-223 ou placebo e um período de acompanhamento de quatro semanas após o término do tratamento3.

O estudo foca em participantes com PSP em estágio inicial – síndrome de Richardson (PSP-RS), fase crítica em que a intervenção precoce pode ter maior impacto na desaceleração da progressão da doença. Identificar a PSP nesse estágio é um desafio devidoàrapidez da evolução eàcomplexidade diagnóstica, o que torna ainda mais relevante o cumprimento antecipado da meta de recrutamento.

O professor Dr. Med. Günter Höglinger, da Universidade Ludwig-Maximilian de Munique (Alemanha), investigador principal e coordenador do estudo PROSPER, declarou: “Sou profundamente grato aos pacientes, cuidadores e às equipes especializadas de nossos centros acadêmicos pelo empenho excepcional que nos permitiu atingir este marco tão rapidamente. Juntos, estamos avançando para responder a uma questão científica essencial: o papel da inibição da OGA na PSP. Nosso esforço coletivo nos aproxima de soluções que realmente possam melhorar a vida dos pacientes”.

De acordo com Kristophe Diaz, CEO da CurePSP, “concluir o recrutamento completo de um ensaio clínico de PSP não é tarefa simples, e o sucesso da Ferrer com o estudo PROSPER é um feito tanto científico quanto humano. Por trás desse progresso estão pacientes e famílias que transformam esperança em ação, acelerando todo o ecossistema rumo a terapias significativas. Para nossa comunidade, cada passo como esse nos aproxima de uma mudança duradoura”.

Oscar Pérez, diretor científico da Ferrer, observou: “A conclusão antecipada do recrutamento representa um passo fundamental no compromisso da Ferrer de acelerar programas de pesquisa clínica voltados a doenças raras e complexas, como a PSP. Em linha com nosso propósito de usar os negócios para promover a justiça social, esperamos oferecer uma solução que transforme a vida das pessoas afetadas e das que as cercam. Somos profundamente gratos a pacientes, famílias, cuidadores, pesquisadores e associações pelo apoio e confiança. Sem eles, nada disso seria possível”.

A Ferrer também incorporou contribuições de pacientes, cuidadores e profissionais de saúde no desenho do estudo PROSPER, com o objetivo de alinhar a pesquisa clínica às necessidades reais dos participantes, melhorando sua experiência e garantindo resultados mais pertinentes.

Compromisso da Ferrer com a pesquisa

Com sede em Barcelona (Espanha), a Ferrer é uma empresa internacional fortemente comprometida com a pesquisa e o desenvolvimento de terapias inovadoras em áreas de alta necessidade médica não atendida, como doenças neurológicas raras e doenças pulmonares vasculares e intersticiais. A companhia atua em programas clínicos complexos e globais, com projetos em múltiplas fases de desenvolvimento.

Com estudos como o PROSPER, a Ferrer reforça sua missão de gerar impacto social positivo, desenvolvendo soluções transformadoras para doenças graves e de baixa prevalência que ainda não dispõem de tratamentos aprovados.

Sobre a PSP

A paralisia supranuclear progressiva (PSP) é uma doença neurodegenerativa rara que afeta principalmente pessoas acima de 60 anos e evolui rapidamente, levandoàgrave incapacidade.

A PSP é uma tauopatia primária, causada pelo acúmulo anormal da proteína tau em áreas do cérebro que controlam o movimento e a cognição, principalmente nas regiões subcorticais e no tronco encefálico4,5. Esse acúmulo danifica os neurônios e compromete as funções cerebrais, provocando perda de equilíbrio, dificuldade para falar ou engolir, movimentos oculares anormais e distúrbios cognitivos ou de humor6.

Embora rara – afeta entre 5,8 e 6,5 pessoas por 100 mil7, a PSP tem impacto profundo: a perda de independência costuma ocorrer em poucos anos7, e a expectativa média de vida após o diagnóstico varia de seis a nove anos. Casos genéticos são incomuns8, mas já foram identificados mais de 10 genes associados, sendo mutações no MAPT o principal fator de risco9. O papel de fatores ambientais, como exposição a toxinas ou agentes infecciosos, também está sob investigação7.

Sobre a Ferrer

Na Ferrer, usamos o negócio como força para promover a justiça social. Há décadas, buscamos fazer as coisas de forma diferente: em vez de maximizar retornos a acionistas, reinvestimos grande parte do lucro em iniciativas que beneficiam a sociedade. Devolvemos valor onde ele pertence. Atuamos além da conformidade, guiados pelos mais altos padrões de sustentabilidade, ética e integridade. Por isso, somos a empresa farmacêutica com maior certificação B Corp do mundo.

Fundada em Barcelona, em 1959, a Ferrer oferece soluções transformadoras para doenças graves em mais de 100 países. Em linha com nosso propósito, temos foco crescente em doenças pulmonares vasculares e intersticiais e em doenças neurológicas raras. Nossa equipe de 1,8 mil pessoas é movida por uma convicção clara: nosso negócio não é um fim em si mesmo, mas um meio de mudar vidas.

Somos a Ferrer. Ferrer pelo bem.

www.ferrer.com

Referências:

  1. Permanne B, Sand A, Ousson S, Nény M, Hantson J, Schubert R, Wiessner C, Quattropani A, Beher D. O-GlcNAcase Inhibitor ASN90 is a Multimodal Drug Candidate for Tau and α-Synuclein Proteinopathies. ACS Chem Neurosci. 20/04/2022;13(8):1296-1314. doi: 10.1021/acschemneuro.2c00057. Epub 31/03/2022. PMID: 35357812; PMCID: PMC9026285.
  2. Höglinger GU, et al. Mov Disord. 2017;32(6):853–864; 2. Agarwal S and Gilbert R. Progressive Supranuclear Palsy. [Atualizado em 27/03/2023]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; Janeiro de 2025. Disponível em: www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK526098/ (Acessado em: Agosto de 2025); 3. Boxer LB, et al. Lancet Neurol. 2017;16(7):552–563
  3. ClinicalTrials.gov: A Randomized, Double-blind, Placebo-controlled, Phase 2 Study to Assess the Efficacy, Safety, and Pharmacokinetics of FNP-223 (Oral Formulation) to Slow the Disease Progression of Progressive Supranuclear Palsy (PSP) (PROSPER). ClinicalTrials.gov [Internet]. Disponível em: https://www.clinicaltrials.gov/study/NCT06355531. Acessado em 10/01/2025
  4. Murray ME, Kouri N, Lin WL, Jack CR, Jr., Dickson DW, Vemuri P. Clinicopathologic assessment and imaging of tauopathies in neurodegenerative dementias. Alzheimers Res Ther. 2014;6(1):1. doi: 10.1186/alzrt231.
  5. Planche V, Mansencal B, Manjon JV, Meissner WG, Tourdias T, Coupé P. Staging of progressive supranuclear palsy-Richardson syndrome using MRI brain charts for the human lifespan. Brain Commun. 2024;6(2):fcae055. doi: 10.1093/braincomms/fcae055.
  6. National Institute of Neurological Disorders and Stroke (NINDS) [Internet]. Bethesda: National Institutes of Health; data de início desconhecida [data da última atualização desconhecida; citado em 23/04/2025]. Disponível em: https://www.ninds.nih.gov/health-information/disorders/progressive-supranuclear-palsy-psp.
  7. Agarwal S, Gilbert R. Progressive Supranuclear Palsy. StatPearls. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing
  8. Ichikawa-Escamilla E, Velasco-Martínez RA, Adalid-Peralta L. Progressive Supranuclear Palsy syndrome: an overview. IBRO Neurosci Rep. 2024;16:598-608. doi: 10.1016/j.ibneur.2024.04.008.
  9. Donker Kaat L, Boon AJ, Azmani A, Kamphorst W, Breteler MM, Anar B, et al. Familial aggregation of parkinsonism in progressive supranuclear palsy. Neurology. 2009;73(2):98-105. doi: 10.1212/WNL.0b013e3181a92bcc.

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Contato:
gortizdez@ferrer.com

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Fonte: BUSINESS WIRE



Bella Capri inaugura segunda unidade em São Paulo

Bella Capri inaugura segunda unidade em São Paulo
Bella Capri inaugura segunda unidade em São Paulo

A Bella Capri, rede de pizzarias com 55 unidades pelo país, inaugura no dia 22 de outubro, a partir das 18h, sua segunda unidade na capital paulista, localizada na Av. Alcides Sangirardi, 82, Loja 4, no bairro Cidade Jardim.

A unidade funcionará diariamente, com delivery e retirada, das 18h às 23h, com um cardápio que inclui pizzas salgadas, massas tradicionais, integrais e sem glúten, e sobremesas como pudim, cheesecake, pizza doce e torta de ninho com creme de avelã.

A nova operação marca mais um passo no plano de expansão da marca na cidade, onde projeta atingir 20 franquias em São Paulo e faturar R$ 35 milhões até o final de 2026.

Casal aposta em nova fase com a franquia

A nova loja será comandada por Maria Isabel Machado, advogada, e Christiano Cruz, oficial de náutica. O casal inicia sua primeira jornada como franqueado. “Buscávamos um negócio sólido e estruturado. A Bella Capri nos passou segurança desde o início, com processos e suporte da franquia”, afirma Maria Isabel.

Acostumado a longos períodos embarcado, Christiano decidiu mudar de vida e ficar mais próximo da família. “A franquia representa uma virada pessoal e profissional para mim. Estar perto da família e ingressar em um novo segmento me motivaram. Pizza tem relação com família, não poderia ser outro produto para começar essa nova etapa”, completa.

Expansão com estrutura e logística próprias

A Bella Capri fechou 2024 com R$ 67 milhões em faturamento e 55 unidades em operação. A rede mantém uma central de operações com cozinha industrial, logística e compras centralizadas, garantindo padronização entre as lojas. Com capacidade de distribuição para um raio de até mil quilômetros a partir de sua base, a Bella Capri planeja chegar a 100 unidades até 2027.

“Já avaliamos a criação de centros regionais de redistribuição para sustentar o crescimento em novas regiões”, explica Guto Covizzi, diretor de expansão da marca.

Mercado e consumo

O momento do setor reforça a estratégia da rede. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias faturou R$ 273 bilhões em 2024, com crescimento de 13,5%. O segmento de alimentação teve alta de 16,1%.

O setor de pizzarias também segue em crescimento. De acordo com a Associação de Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), o Brasil é o segundo maior consumidor de pizzas do mundo, com produção diária de 3,8 milhões de unidades.

Só a capital paulista soma mais de 4 mil pizzarias, o que representa 12% do total nacional, e registrou 1.135 novas aberturas em 2024.

Rede acelera expansão e mira 60 lojas até o fim de 2025

Covizzi, que também é diretor regional da ABF no interior paulista, destaca o crescimento da rede. “A Bella Capri cresceu 20% em faturamento no primeiro semestre de 2025 e deve fechar o ano com 15 novas unidades, totalizando 60 lojas em operação”, afirma.

Com um modelo enxuto e apoio ao franqueado, a Bella Capri mantém o foco em oferecer uma experiência gastronômica para os paulistanos.



ACI Worldwide e Prosa redefinem os pagamentos na América Latina com atualização revolucionária de infraestrutura

A ACI Worldwide (NASDAQ: ACIW), pioneira em tecnologia mundial de pagamentos, e a Prosa, uma das maiores redes de pagamentos eletrônicos da América Latina e líder em infraestrutura financeira, concluíram com sucesso uma grande atualização de infraestrutura, migrando os serviços de câmara de compensação da Prosa para um novo data center de última geração em Monterrey (México), operado com o software de ponta da ACI.

A Prosa vem liderando a inovação no ecossistema de pagamentos, fortalecendo continuamente sua infraestrutura tecnológica. Agora, opera o único modelo de data center triple-active da América Latina. Resultado de anos de investimento e desenvolvimento contínuo, essa conquista posiciona o México como líder regional e global em resiliência, segurança e continuidade operacional, estabelecendo um novo padrão para soluções de pagamento modernas, confiáveis e avançadas.

Essa evolução tecnológica permite que a Prosa continue oferecendo serviços de excelência, com os mais altos níveis de disponibilidade, conformidade regulatória e continuidade de negócios para clientes e parceiros em todo o ecossistema financeiro:

  • Escala massiva:

    Suporta mais de 5 mil transações por segundo.
  • Liderança de mercado:

    A Prosa é uma das maiores processadoras de pagamentos da América Latina, com mais de 12 bilhões de transações anuais.

  • Localização estratégica:

    Monterrey foi escolhida por seu baixo risco sísmico e climático, apoiada pelo data center da Triara, certificado ICREA Nível VI.

“Essa conquista representa um dos investimentos tecnológicos mais importantes da Prosa”, afirmou Salvador Espinosa, CEO da Prosa. “Nosso novo data center triple-active reafirma nosso compromisso de garantir que cada transação no México seja processada com os mais altos padrões de segurança, confiabilidade e eficiência. Não estamos apenas atualizando sistemas – estamos construindo o futuro dos pagamentos na América Latina, oferecendo a nossos clientes mais confiança, escalabilidade e continuidade em um mundo cada vez mais digital.”

“Quando cada segundo conta, a paralisação não é uma opção”, disse Alberto Olivares, vice-presidente da ACI Worldwide para a América Latina hispânica. “O modelo triple-active da Prosa proporciona uma continuidade 10 vezes superior – exatamente o tipo de infraestrutura necessária para sustentar um crescimento digital seguro e escalável.”

“Operar três data centers em paralelo sem interrupção foi uma grande conquista”, destacou Claudio Ávila Luna, diretor de Operações de TI da Prosa. “Isso reflete a capacidade do talento mexicano e a força da visão da Prosa em liderar a modernização dos pagamentos na região.”

Sobre a ACI Worldwide

A ACI Worldwide, pioneira em tecnologia mundial de pagamentos, oferece soluções de software transformadoras que possibilitam a orquestração inteligente de pagamentos em tempo real, permitindo que bancos, empresas e comércios promovam crescimento e modernizem continuamente suas infraestruturas de pagamento de forma simples e segura. Com 50 anos de experiência e confiança, a ACI combina presença internacional e atuação local para oferecer experiências de pagamento melhoradas, mantendo-seàfrente dos desafios e oportunidades de um setor em constante evolução.

Sobre a Prosa(Promoción y Operación, S.A. de C.V.)

A #WeAreProsa é uma empresa líder de tecnologia no ecossistema de pagamentos eletrônicos do México e uma das 10 maiores processadoras da América Latina. Processamos mais de 10 bilhões de transações anuais, beneficiando mais de 70 milhões de usuários de cartão. Estamos comprometidos com o desenvolvimento de soluções inovadoras, eficientes, seguras e ágeis para todos os participantes do ecossistema de pagamentos, mantendo o mais alto nível de disponibilidade de serviços. Mais de 200 clientes – incluindo bancos, fintechs, facilitadores de pagamento, redes de comércio e cooperativas de crédito – confiam em nossa tecnologia e expertise. Nossa infraestrutura e segurança são respaldadas por certificações como PCI DSS, PCI PIN, ISO 9001:2015 e ISO 27001:2013.

© Copyright ACI Worldwide, Inc. 2025

ACI, ACI Worldwide, ACI Payments, Inc., ACI Pay, Speedpay e todos os nomes de produtos e soluções são marcas registradas da ACI Worldwide, Inc. ou de suas subsidiárias nos EUA e em outros países. Outras marcas mencionadas pertencem a seus respectivos proprietários.

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Contato:
Imprensa

Katrin Boettge

Diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos

katrin.boettger@aciworldwide.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Gestão jurídica e IA: Fácil leva novidades à Fenalaw 2025

Gestão jurídica e IA: Fácil leva novidades à Fenalaw 2025
Gestão jurídica e IA: Fácil leva novidades à Fenalaw 2025

Durante a Fenalaw 2025, o maior evento jurídico da América Latina, que acontece de 22 a 24 de outubro, em São Paulo (SP), a Fácil apresenta as mais recentes inovações do Espaider – software que integra inteligência artificial e automação à gestão de processos jurídicos e gestão de demandas consultivas para otimizar a rotina de profissionais do Direito.

O destaque deste ano é o módulo de Painéis de Controle. Desenvolvido para otimizar a gestão do dia a dia jurídico, o novo recurso auxilia na condução, priorização e acompanhamento de tarefas e prazos, reduzindo atrasos e perdas. Com layout intuitivo, personalizável e atualizado em tempo real, essa novidade oferece uma visão estratégica das demandas e proporciona mais autonomia e eficiência aos usuários. 

A Gestão de Contratos – CLM oferece total controle sobre prazos, valores, parcelas, andamentos, renovações e aditivos. O módulo permite o gerenciamento completo do fluxo contratual, com possibilidade de assinatura eletrônica, além de emitir alertas automáticos que reduzem riscos e garantem o cumprimento das obrigações.

O Fácil DocSite centraliza documentos em um ambiente seguro e integrado, simplificando o acesso às informações e ampliando a organização das equipes. A automatização de workflows completa esse conjunto, otimizando o andamento de processos e tarefas com fluxos inteligentes e visuais, que podem ser personalizados, adaptando-se à rotina de departamentos jurídicos e escritórios de advocacia.

As novidades podem ser conferidas no estande da Fácil, que apresenta a nova versão do software e conta com consultores e especialistas para demonstrar as soluções e esclarecer dúvidas dos visitantes.

“O setor jurídico vive um momento de transformação, marcado pelo uso intensivo de tecnologia. Por isso, estamos cada vez mais atentos às necessidades dos nossos clientes e desenvolvendo soluções que aliam inteligência artificial, automação e gestão integrada para apoiar e otimizar a prática jurídica”, afirma Bruno Felipe Bauler, Diretor-Presidente da Fácil.

Palestra “Legal Operations: como elevar a performance do jurídico com tecnologia” (Case CPFL Energia)

A Fácil também participa da programação da Fenatalks com um case de sucesso em Legal Operations. Rinaira Pilar Gomes Donegá, Coordenadora de Serviços Jurídicos da CPFL Energia, apresentará como a empresa aumentou a eficiência em um setor com alto volume de processos, a partir da digitalização de fluxos, parametrização de regras de alçada para contingenciamento e agilidade nas respostas ao cliente. Um exemplo prático de como o Espaider transforma o jurídico em uma área estratégica.

Bruno Felipe Bauler, Diretor-Presidente da Fácil, também vai participar do bate-papo, destacando como o software jurídico ajuda equipes a aumentarem a produtividade e aproveitarem ao máximo o ecossistema de soluções da Fácil. A palestra “Legal Operations: como elevar a performance do jurídico com tecnologia” acontece no dia 22 de outubro, das 12h às 12h20, com acesso gratuito para visitantes da Fenalaw, no 6º andar.

Sobre a Fácil 

A Fácil é uma empresa brasileira que desenvolve softwares para gestão jurídica, com mais de 30 anos de experiência no mercado. Suas soluções atendem escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, oferecendo ferramentas para automação, controle e inteligência de processos. 

Serviço:

Fenalaw 2025
Data: 22 a 24/10
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo
Horário: 10h às 20h
Estande da Fácil: 595A – 5º andar – próximo à entrada da área de exposição
Mais informações: facil.com.br 



Sleep Tales celebra 4 anos e 3 bilhões de streamings

Sleep Tales celebra 4 anos e 3 bilhões de streamings
Sleep Tales celebra 4 anos e 3 bilhões de streamings

A Sleep Tales, selo musical brasileiro dedicado a promover o bem-estar por meio do Lo-Fi, celebra seu quarto aniversário com 3 bilhões de streamings. Idealizado por Daniel Sander, o projeto nasceu em 2021, durante a pandemia, com o objetivo de ajudar pessoas que enfrentavam dificuldades para dormir. Desde então, o propósito se expandiu para outras frentes voltadas ao bem-estar, como o foco nos estudos, meditação, escrita e processos criativos.

“Estes quatro anos foram de muita paixão por criar uma música que realmente faça a diferença na vida das pessoas,” afirma Daniel Sander, fundador da Sleep Tales. “O marco de 3 bilhões de streamings reforça ainda mais nosso propósito de criar atmosferas e ambiências sonoras que acompanhem rotinas e rituais de bem-estar ao redor do mundo, através de trilhas que acalmam, inspiram e acolhem”, conclui Sander.

O selo investe em um catálogo robusto com mais de 1.300 faixas lançadas até o momento, impulsionando o trabalho de mais de 350 artistas. O ritmo de produção é constante, com cerca de 5 lançamentos de novas faixas e 2 álbuns mensais, além de uma nova coletânea a cada dois meses. Atualmente são 45 milhões de streamings por mês e o Brasil está entre os três países que mais consomem música Lo-Fi da Sleep Tales no mundo – juntamente com EUA e Canadá –, revelando a forte tendência de consumo de conteúdos voltados ao bem-estar.

“Para 2026, nosso foco estará em três importantes pilares de crescimento e fortalecimento da marca Sleep Tales”, afirma Rafael Morettini, Head Global de Marketing. O executivo detalha “A ampliação da nossa atuação em diferentes ocasiões, como hora de cozinhar, desenhar ou receber os amigos, a intensificação de iniciativas no mercado brasileiro, atualmente o terceiro mais importante globalmente, e a criação de uma linha de produtos que auxiliem na higiene do sono e que levem nossa experiência musical para o ambiente físico da nossa audiência, como uma coleção de vinis em série, entre outras iniciativas”.

Combinando batidas suaves de jazz e hip-hop, o Lo-Fi se popularizou nos últimos anos como uma trilha sonora ideal para momentos de foco, estudo, relaxamento e descanso. O termo Lo-Fi, abreviação de Low Fidelity (baixa fidelidade, em inglês), refere-se às imperfeições sonoras que surgem durante o processo de gravação — marcas de produções caseiras feitas, muitas vezes, em quartos transformados em estúdios improvisados, seguindo a estética Do It Yourself (faça você mesmo). Com raízes no início dos anos 2000, o gênero é caracterizado por melodias calmas, arranjos discretos, ritmo desacelerado e ausência de vocais. Esses elementos fazem do Lo-Fi uma opção considerada por quem busca melhorar a concentração, reduzir a ansiedade ou simplesmente criar um ambiente mais tranquilo. Com isso, a música Lo-Fi tem se tornado cada vez mais presente na rotina de quem trabalha em home office, lê um livro ou deseja desacelerar antes de dormir.

 

Para celebrar essa trajetória, a marca irá promover um evento comemorativo aberto ao público:

Celebração 4 anos Sleep Tales

Evento especial em parceria com a influenciadora @bucinhosuado promove movimento e autocuidado que promete reconectar as pessoas com o que realmente importa com a união da música, do corpo e da mente.

Data: 02/11/2025 (domingo)

Horário: 10h da manhã

Local: The Yard – Rua Cláudio Soares, 160 Pinheiros (próximo ao metrô Faria Lima) Prática de movimento/meditação: Lyka Ribeiro Funcional: Joyce Emawodia

 

 

Sobre a Sleep Tales

Criada em 2021, a Sleep Tales é uma das cinco maiores gravadoras de Lo-Fi no mundo, já lançou mais de 1.300 faixas com 350 artistas de diferentes países e mantém playlists com centenas de milhares de ouvintes em plataformas como Spotify e Apple Music — onde, inclusive, é uma das poucas gravadoras do mundo a ser parceira oficial de curadoria.

Com alcance global, a Sleep Tales tem nesses 10 países sua maior audiência sendo: EUA, Canadá, Brasil, Reino Unido, Alemanha, Austrália, França, México, Holanda e Filipinas. Também tem audiência em diversos outros países como Espanha, Japão, Suécia e Itália.

A playlist lofi sleep, lofi rain (https://sleeptales.lnk.to/lofisleeplofirainPR) obteve mais de 1 bilhão de streamings no primeiro ano de operação e hoje ultrapassa os 500 mil seguidores. Também conta com uma rádio 24 horas no YouTube, reforçando seu compromisso em criar experiências sonoras que contribuam para uma rotina mais tranquila, equilibrada e saudável.

Para saber mais, basta acessar: @sleeptales no Instagram, YouTube e TikTok. Rádio 24 horas no YouTube: https://www.youtube.com/@SleepTales/streams.

 

 

Contato para Imprensa: 

sleeptales@vsrpbr.com

 



IFF e BASF anunciam colaboração estratégica para impulsionar a próxima geração de inovações em enzimas e polímeros

A IFF (NYSE: IFF) – líder mundial em aromas, fragrâncias, ingredientes alimentícios, saúde e biociências – anunciou uma colaboração estratégica com a BASF, uma das maiores empresas químicas do mundo e referência em inovação sustentável, para acelerar o desenvolvimento da plataforma tecnológica Designed Enzymatic Biomaterials™ e criar enzimas de nova geração voltadas a produtos de limpeza de tecidos, louças, cuidados pessoais e aplicações industriais.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251021719224/pt/

Photo credit: IFF

Photo credit: IFF

A parceria une duas líderes do setor com uma visão comum: desenvolver soluções sustentáveis de alto desempenho que acompanhem as mudanças do mercado e das preferências dos consumidores. Ao combinar as capacidades químicas avançadas e a expertise em biotecnologia e engenharia de proteínas da IFF e da BASF, a colaboração busca entregar soluções inovadoras em escala, capazes de melhorar o desempenho de limpeza, aperfeiçoar formulações de cuidados pessoais, reduzir o impacto ambiental e impulsionar a transição para um futuro mais sustentável.

“Estamos muito entusiasmados com a colaboração com a BASF para liberar, juntos, novos potenciais nas tecnologias de enzimas e polímeros”, afirmou Erik Fyrwald, CEO da IFF. “Essa parceria nos permite desenvolver soluções orientadas pelo mercado que geram valor sustentável para a indústria e para o meio ambiente.”

“A parceria representa um passo estratégico importante para ambas as empresas”, disse Michael Heinz, membro do conselho executivo da BASF. “Ao unirmos nossas competências em pesquisa e desenvolvimento, criamos a base para levar ao mercado soluções inovadoras em larga escala de forma mais ágil para nossos clientes.”

O trabalho conjunto se concentrará em sistemas enzimáticos inovadores e polímeros de base biológica, permitindo que clientes alcancem melhor desempenho com menor consumo de recursos. Ambas as empresas manterão operações e posicionamentos competitivos independentes, aproveitando forças complementares para acelerar a inovação e ampliar as opções disponíveis a clientes no mundo todo.

Declaração de Isenção de Responsabilidade de acordo com a Lei de Reforma de Litígios sobre Títulos Particulares (Private Securities Litigation Reform Act) dos Estados Unidos de 1995

Este comunicado pode conter declarações prospectivas, nos termos das leis federais de valores mobiliários dos EUA. Tais declarações referem-se a eventos ou resultados futuros e geralmente incluem termos como “planejar”, “esperar”, “prever”, “pretender”, “acreditar”, “poderá”, “deverá” e expressões semelhantes. Resultados reais podem diferir de forma relevante devido a riscos e incertezas. As declarações prospectivas são válidas apenas na data deste comunicado e a empresa não assume obrigação de atualizá-las, exceto quando exigido por lei.

Sobre a IFF

Na IFF (NYSE: IFF), criamos alegria por meio da ciência, da criatividade e do coração. Como líder mundial em aromas, fragrâncias, ingredientes alimentícios, saúde e biociências, oferecemos inovações sustentáveis e revolucionárias que elevam os produtos do dia a dia – promovendo bem-estar, encantando os sentidos e melhorando a experiência humana. Saiba mais em iff.com, LinkedIn, Instagram e Facebook.

Sobre a BASF

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Nossa ambição é sermos a empresa química preferida para impulsionar a transformação verde de nossos clientes. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Cerca de 112 mil colaboradores do Grupo BASF contribuem para o sucesso dos clientes em quase todos os setores e países. Nosso portfólio abrange os segmentos principais de Químicos, Materiais, Soluções Industriais e Nutrição e Cuidados, além das áreas autônomas Tecnologias de Superfícies e Soluções Agrícolas. Em 2024, a BASF registrou € 65,3 bilhões em vendas. As ações da BASF são negociadas na Bolsa de Frankfurt (BAS) e, nos Estados Unidos, como American Depositary Receipts (BASFY). Mais informações em www.basf.com.

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Fonte: BUSINESS WIRE



Fenasan: Merieux apresenta soluções para análises ambientais

Fenasan: Merieux apresenta soluções para análises ambientais
Fenasan: Merieux apresenta soluções para análises ambientais

A Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan) ocorre juntamente com o 36º Encontro Técnico AESabesp, até o dia 23 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Considerado o principal evento de saneamento ambiental das Américas, a realização é da Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp).

A Merieux Nutrisciences participa do evento com especialistas que irão apresentar a rede integrada de atendimento com 14 laboratórios espalhados pelo Brasil em pontos estratégicos, permitindo atender de Norte a Sul o país. Essa capilaridade permite agilidade no processo, com padrão internacional de rede implantada em 32 países, o que garante alto rigor de confiabilidade.

O tema central desta edição será “Saneamento e inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aos conceitos de ESG, a edição 2025 amplia o diálogo em torno das questões de saneamento ambiental, meio ambiente e sustentabilidade.

A rede de atendimento da Merieux Nutrisciences é um diferencial na capacidade de entrega. O laboratório atende toda a cadeia de análises de água, efluentes, resíduos, solos e atmosféricos, e hoje apresenta o maior escopo de parâmetros acreditados com serviços de amostragem em 100% do território nacional e atendimento nos parâmetros 24 horas. O portfólio inclui 1.200 tipos de análises físico-químicas, microbiológicas, toxicológicas e ecotoxicológicas.

São mais de 1.000 colaboradores no Brasil, com laboratórios e serviços de coleta de amostras acreditados formando uma rede única de soluções para análises ambientais. “Cada vez mais, as empresas estão preocupadas em minimizar os impactos ambientais e precisam contar com laboratórios confiáveis para ter um controle analítico e cumprir as exigências obrigatórias para operar de maneira responsável. Além disso, temos capilaridade, o que permite uma entrega mais rápida e maior volume de processamento de amostras”, explica André Rebouças, diretor de Análises Ambientais da Mérieux NutriSciences Brasil.

A rede de laboratórios da Mérieux NutriSciences, espalhada por todo o país com diversos pontos de apoio, busca garantir maior capilaridade e melhor logística. Além disso, oferece soluções personalizadas, desenvolvendo projetos customizados de acordo com as necessidades de cada cliente. Com logística dedicada para frascos e retirada de amostras e frota própria, aérea e terrestre, com holding time e refrigeração/preservação das amostras. E equipe de Coleta Acreditada em todas as filiais.

A visitação à Fenasan é gratuita, destinada a gestores de resíduos sólidos, reciclagem, limpeza pública, saneamento urbano e geração de energia sustentável. São esperados mais de 34 mil visitantes.

O evento contará com especialistas e profissionais com alto nível de conhecimento, como engenheiros, químicos, biólogos, técnicos, pesquisadores, estudantes, gestores e empresários que atuam no saneamento ambiental e, de forma geral, todas as pessoas interessadas no avanço da aplicação dos conhecimentos da engenharia e das inovações tecnológicas no setor, com participação de congressistas, visitantes da Feira e empresas da cadeia produtiva do saneamento: fabricantes, distribuidoras e prestadoras de serviços do mercado.

Já o 36º Encontro Técnico AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, a mesa-redonda “Cultura de inovação no saneamento: transformação sustentável com pessoas, processos, tecnologia e liderança para gerar valor” reunirá especialistas para debater inovação e sustentabilidade no setor.

Serviço:

Fenasan 2025 – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente

Data: De 21 a 23 de outubro de 2025

Local: Expo Center Norte – Pavilhões Verde e Vermelho

Onde encontrar a Merieux Nutrisciences: Estande N27

Entrada: gratuita



Cursos de IA refletem nova fase do ensino no Brasil

Cursos de IA refletem nova fase do ensino no Brasil
Cursos de IA refletem nova fase do ensino no Brasil

A presença crescente da inteligência artificial (IA) em cursos de graduação sinaliza uma mudança estrutural na educação e no mercado de trabalho. O avanço das aplicações de IA em setores como tecnologia, comunicação, engenharia e marketing tem impulsionado instituições de ensino a criar formações específicas voltadas ao tema.

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) anunciou o lançamento do Bacharelado em Inteligência Artificial, previsto para o segundo semestre de 2025. O curso será multidisciplinar, integrando os departamentos de Informática, Engenharia Elétrica e Engenharia Industrial, com apoio do Instituto Behring de Inteligência Artificial, voltado à pesquisa e inovação.

A expansão da formação não se limita ao eixo Rio–São Paulo. A Universidade Federal de Sergipe (UFS) também aprovou um curso de Inteligência Artificial para início em 2026, com foco em ciência de dados, aprendizado de máquina e aplicações industriais. Outras universidades federais, como a UFG e a UFBA, seguem o mesmo caminho. Segundo o portal RT Brasil, já são 28 cursos de graduação em IA reconhecidos pelo MEC, número que demonstra o amadurecimento da área no país.

A busca por formações ligadas à IA tem crescido em ritmo acelerado. Reportagem da CNN Brasil aponta que universidades enfrentam alta procura e notas de corte elevadas, refletindo a valorização do tema entre estudantes e profissionais que buscam especialização tecnológica.

Esse movimento acadêmico acompanha a transformação do mercado, em que soluções baseadas em Inteligência Artificial já são utilizadas para interpretar dados, prever comportamentos, otimizar processos e apoiar decisões em diferentes áreas — da automação de campanhas de marketing ao uso da inteligência artificial na medicina diagnóstica, onde algoritmos contribuem para a detecção precoce e o tratamento de doenças.

A inteligência artificial também se tornou aliada das agências de publicidade, que utilizam automação para gerar insights de consumo e adaptar mensagens em escala. Essa convergência entre tecnologia e criatividade redefine o perfil profissional desejado pelo mercado — alguém que compreenda tanto o raciocínio analítico quanto a aplicação estratégica da IA em comunicação.

"A inclusão da inteligência artificial nas graduações aproxima a formação acadêmica das demandas reais do mercado. Ao incorporar a tecnologia aos currículos, as universidades preparam profissionais capazes de interpretar dados, aplicar soluções automatizadas e transformar informação em estratégia — competências cada vez mais essenciais para o marketing digital e para setores que dependem de análise de desempenho e tomada de decisão."

Com o avanço da formação em inteligência artificial, o Brasil se posiciona como um dos países que mais investem em capacitação tecnológica na América Latina. A consolidação da IA como eixo formativo não apenas responde à demanda das empresas, mas reforça a importância de uma educação voltada ao futuro, conectando ensino, inovação e mercado.



Branding fraco custa 23% da receita anual de empresas

Branding fraco custa 23% da receita anual de empresas
Branding fraco custa 23% da receita anual de empresas

A falta de uma estratégia de branding bem definida custa caro para empresas, que podem perder uma média de 23% da receita anual por falhas de reconhecimento e alinhamento da marca, segundo a pesquisa "State of brand consistency", realizada pela Lucidpress. Este erro ocorre porque a falha na gestão de marca e a falta de coerência nas campanhas impedem que as companhias se consolidem no mercado, investindo em marketing sem a base do branding. A gestão da marca é o ponto de partida para qualquer empresa que queira se destacar de seus concorrentes.

A diretora criativa Julay Barretti, da BAOBÁ FULL AGENCY, reforça que começar ou escalar um negócio sem uma estratégia de branding bem definida é um grande equívoco. Ela explica que o branding é a base para o posicionamento, o propósito e a identidade visual e verbal de uma marca. Sem esses elementos, não é possível criar campanhas de marketing eficazes, pois faltará a coerência e a direção necessárias para comunicar o que a marca realmente representa.

O poder de um branding sólido é comprovado por marcas globais. Empresas como Apple, Coca-Cola e Nike demonstram que o investimento consistente em marca constrói um legado que transcende o produto, vendendo inovação ou superação, por exemplo. De acordo com um estudo da Harvard Business Review, companhias que investem em branding de forma contínua apresentam um desempenho 2,5 vezes melhor em crescimento de receita do que aquelas focadas apenas na geração de leads.

A pesquisa "State of brand consistency" também aponta que a gestão de marca, quando constante, pode gerar uma aceitação muito melhor de novos produtos e serviços, sendo este o caminho para evitar que o custo com marketing se torne alto e insustentável.

Julay Barretti detalha como essa ineficiência se manifesta nas campanhas: "A falta de um posicionamento claro leva à atribuição incorreta de orçamento e recursos. Campanhas que pulam a fase de branding investem em ações desalinhadas, sem a proporção ideal de mensagens nas diferentes etapas da jornada do cliente".

Segundo a diretora, os investimentos em marca e conexão emocional (topo de funil) continuam relevantes, mas precisam ser combinados com comunicações claras sobre o produto (meio de funil) e, finalmente, com os investimentos de mídia de performance (fim de funil). O uso de inteligência artificial e automação se torna crucial para medir e alocar esse orçamento de modo dinâmico, digital e offline, com base em fatos e comportamentos em tempo real, evitando que o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) se torne alto.

"A falta de uma base sólida de branding afeta todo o ciclo de vida da empresa, desde a atração de novos clientes até a fidelização. É um investimento que traz retorno a longo prazo, mas que precisa ser feito desde o início. Economizar no branding pode até parecer eficiente no curto prazo, mas te custa caro quando você percebe que está no caminho errado", finaliza Julay Barretti.



Faiston e Routerlink anunciam parceria estratégica

Faiston e Routerlink anunciam parceria estratégica
Faiston e Routerlink anunciam parceria estratégica

A Faiston, empresa especializada em soluções e serviços gerenciados de infraestrutura de TI, acaba de fechar uma parceria com a Routerlink, empresa nacional de manutenção e locação de equipamentos de rede. O objetivo da parceria é ampliar a capacidade de atendimento para suporte e reparos de equipamentos de TI da Faiston, fortalecendo serviços como Service Desk, Field Service e Hardware as a Service (HaaS).

Fundada em 2002, a Routerlink é especializada em locação e reparo de roteadores, switches, access points, firewalls, telefones IP, servidores, entre outros equipamentos. Atualmente, a empresa possui um estoque próprio disponível com mais de 15 mil peças de reposição para manutenção de equipamentos multivendors, além de ser uma empresa com certificação ISO 9001.

"As duas empresas compartilham uma visão comum: proporcionar soluções de TI que suportam o crescimento dos nossos clientes. A Faiston, com suas operações robustas e presença nos 26 estados brasileiros, no Distrito Federal e uma rede com mais de 5.500 parceiros homologados, possui uma infraestrutura vasta, incluindo dois sites em São Paulo e 257 bases operacionais. A Routerlink complementa essa capacidade com sua especialização em equipamentos de rede, abrangendo marcas como Cisco, Huawei, Juniper, entre outros", explica Marcelo Nascimento, COO da Faiston.

"A velocidade e a qualidade na reposição e recuperação dos equipamentos corporativos, somadas à grande variedade do nosso estoque e à transparência dos processos informatizados, oferecem ao cliente segurança total para prolongar a vida útil de seus ativos, maximizar o retorno sobre o investimento realizado e contribuir para a sustentabilidade do setor", destaca Carlos Alberto de Faria, CEO da Routerlink. Para suportar a operação, a Routerlink opera um laboratório de reparos, que faz cerca de mil reparos por mês, com uma taxa de sucesso de 99,6%. Os serviços incluem a manutenção e atualização de equipamentos.



Empresário amplia atuação internacional em marketing digital

Empresário amplia atuação internacional em marketing digital
Empresário amplia atuação internacional em marketing digital

A transformação digital e o avanço da inteligência artificial (IA) estão redefinindo o marketing global. Nesse cenário, o Brasil tem se consolidado como um polo exportador de inovação, com profissionais e empresas que atuam em diferentes continentes. Entre os nomes que representam essa expansão está Odair Kayser, CEO da Blue More Int. Group, sediada na Flórida (EUA), e da Yellow Ads Network, no Brasil, que lidera projetos nas áreas de mídia programática e automação em mais de 16 países na América, Europa e África.

O avanço da inteligência artificial reflete a crescente adoção de tecnologias de automação no setor e reforça o papel do Brasil como exportador de inovação digital.

Expansão internacional e uso estratégico de IA

O uso da inteligência artificial no marketing digital está redefinindo a forma como empresas se conectam a consumidores em escala global. De acordo com o estudo The State of AI in 2023, da McKinsey & Company, cerca de 40% das companhias já incorporam IA em suas operações — com marketing e vendas entre as áreas mais impactadas.

No campo da publicidade, a mídia programática, que automatiza a compra de espaços publicitários, representa mais de 82% dos investimentos globais, segundo dados atualizados da Statista. A tecnologia permite segmentar públicos em milissegundos e mensurar resultados com maior eficiência.

“A IA transformou o marketing em uma ciência de precisão. Hoje conseguimos personalizar campanhas em tempo real, com base em dados e comportamento do consumidor”, explica Kayser.

A consolidação de uma trajetória inovadora

O avanço do marketing automatizado tem gerado destaque para profissionais que associam tecnologia e estratégia. Em 2024 e 2025, Odair Kayser recebeu o Prêmio ANCEC – Categoria Gold I, concedido pela Associação Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (ANCEC).

Segundo Luciana Prado, especialista em marketing digital pela FGV, “premiações como a da ANCEC reforçam o impacto de líderes que unem tecnologia e estratégia, ampliando o alcance da comunicação brasileira em mercados internacionais”.

Privacidade, dados e o futuro da personalização

Com o fim dos cookies de terceiros e as novas regulamentações de privacidade, cresce a importância dos dados primários (first-party data), informações coletadas diretamente pelos negócios. Um relatório global da PwC projeta que a inteligência artificial poderá adicionar US$ 15,7 trilhões à economia mundial até 2030, sendo o marketing digital um dos setores mais beneficiados.

“O uso ético dos dados será o diferencial competitivo. As marcas que souberem equilibrar automação e privacidade terão a confiança do consumidor”, destaca Kayser.

Tendências e crescimento global

De acordo com dados da Insider Intelligence/eMarketer, o investimento global em publicidade digital deve ultrapassar US$ 300 bilhões em 2024, registrando um crescimento de 15,1% em relação a 2023. O avanço é impulsionado pela adoção de inteligência artificial e pela integração entre plataformas digitais, que permitem segmentação mais precisa e resultados mensuráveis em tempo real.

“O futuro é a hiperpersonalização. Cada usuário verá uma jornada digital construída sob medida. É assim que a IA vai moldar a próxima década da publicidade”, conclui Kayser.



Mulheres no comando: Fibra Corretora de Seguros anuncia diretora

Mulheres no comando: Fibra Corretora de Seguros anuncia diretora
Mulheres no comando: Fibra Corretora de Seguros anuncia diretora

As mulheres representam 54% da força de trabalho no setor de seguros no Brasil, mas ocupam somente 31% dos cargos de liderança, segundo dados da ENS e CNseg. Apesar dos avanços, os desafios de ampliar a presença feminina em posições estratégicas continuam a pautar o setor.

É nesse contexto que a Fibra Corretora de Seguros, controlada pelo Banco Fibra, anuncia a chegada de Flávia Zuim como nova diretora. Com 28 anos de experiência no setor de seguros e financeiro, a executiva se torna uma representante desse movimento de transformação, em que a diversidade se conecta diretamente à inovação e aos resultados de negócio.

"Vejo o protagonismo feminino no setor de seguros e no mercado financeiro como uma força transformadora. As mulheres têm ocupado cada vez mais posições de liderança, trazendo uma abordagem empática, colaborativa e orientada a resultados. Tenho orgulho de contribuir com esse movimento e de apoiar outras mulheres nessa jornada", afirma Flávia Zuim.

Com trajetória marcada por liderança de equipes multidisciplinares, implementação de estratégias comerciais e atuação em bancassurance, Flávia chega à Fibra Corretora para impulsionar a vertical de seguros em três frentes: desenvolvimento de soluções completas e integradas, foco na experiência do cliente e fortalecimento da equipe com cultura de alta performance.

"Acredito na força das conexões humanas, na inovação com propósito e na liderança que transforma valores, pilares que encontro na corretora controlada pelo Banco Fibra e que refletem meu compromisso em construir soluções sustentáveis, inclusivas e centradas nas pessoas", reforça a executiva.

O movimento também reflete a cultura de diversidade e sustentabilidade do Banco Fibra e das empresas controladas pela instituição, que investem em iniciativas alinhadas à responsabilidade socioambiental, à inclusão e à pluralidade de ideias. De acordo com estudo da McKinsey, empresas com maior diversidade de gênero têm 21% mais chances de lucratividade acima da média, o que evidencia a relação direta entre diversidade, desempenho e inovação.

"A liderança feminina é, acima de tudo, uma força de transformação. Quando mulheres ocupam espaços estratégicos, elas não apenas entregam resultados — elas inspiram, inovam e constroem futuros mais diversos, humanos e sustentáveis. Na Fibra Corretora, essa visão se fortalece com propósito e ação", completa Zuim.

Sobre o Banco Fibra

Fundado em 1988, o Banco Fibra faz parte do Grupo Vicunha/CSN, um dos maiores conglomerados industriais do Brasil. Especializado na concessão de crédito nos segmentos Corporate, Agro, Middle Market e PME e com forte atuação na cadeia produtiva do grupo, o Fibra alia tradição e solidez ao foco em atender empresas com soluções financeiras sob medida.

Sediado em São Paulo, o conglomerado Fibra é composto pelo Banco Fibra, Fibra Administradora de Carteira de Valores Mobiliários Ltda., Fibra Cia. Securitizadora de Créditos Imobiliários, Fibra Corretora de Seguros Ltda. e Fibra Comercializadora de Energia Ltda., atendendo clientes em todo o país.



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