Senado abre consulta pública do texto base do anteprojeto do Código Comercial

    26/9/2013 – É importante compartilharmos e conhecermos essas opiniões e sugestões para que o novo Código atenda as reinvindicações do empresariado. É fundamental aprimorar e discutir a legislação empresarialJá está disponível no Portal e-Cidadania do Senado Federal (www.senado.leg.br/ecidadania), a minuta do texto do anteprojeto do novo Código Comercial, aprovado pela comissão de 19 juristas instituída pelo Senado. Pelo período de 30 dias, até 18/10, será possível apresentar sugestões ao texto, votar a favor ou contra o conteúdo do Código. Ao total, são 1.102 artigos e qualquer cidadão pode fazer seu comentário ou sugestão, que ficarão visíveis no portal. Os outros caminhos para a consulta são: www.senado.leg.br ou bit.ly/NovoCodigoComercial.

    As sugestões apresentadas serão discutidas pelas subcomissões temáticas que integram a comissão. O prazo final para a apresentação do texto ao presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, será no dia 18 de novembro.

    Vice-presidente da Comissão, o advogado Alfredo de Assis Gonçalves Neto, afirma que paralelamente à consulta no site do Senado, serão organizadas audiências públicas para ouvir a opinião dos empresários nos principais centros de negócios do país. “É importante compartilharmos e conhecermos essas opiniões e sugestões para que o novo Código atenda as reinvindicações do empresariado. É fundamental aprimorar e discutir a legislação empresarial”, diz.

    Após a consulta pública, a comissão terá três reuniões para adequar as sugestões ao texto final. Para formalizar a entrega ao presidente do Senado, será realizado um Seminário sobre o tema.

    O Código Comercial brasileiro é de 1850 e hoje se limita a regular o direito marítimo, pois foi quase todo revogado com a entrada em vigor do Código Civil de 2002, que tratou da matéria no Livro II de sua Parte Especial, referente ao direito de empresa.



    Senado abre consulta pública do texto base do anteprojeto do Código Comercial



    Previous articleABRHestágios dispõe de 717 vagas para estudantes
    Next articleOutubro Rosa na Grão de Gente – Benefícios da Amamentação na Prevenção do Câncer de Mama