Home Cultura POP O que é e como se organiza o movimento “Cycle Chic”?

O que é e como se organiza o movimento “Cycle Chic”?

Maringá 23/2/2021 – “Cycle Chic” não é uma ideia nova, o movimento busca apenas resgatar o hábito de usar roupas normais para pedalar.A moda chega e conquista espaço também no mundo das bicicletas.

O “Cycle Chic” é um movimento que defende ser possível pedalar com estilo, sem precisar ser um atleta ou encarar a atividade como uma prática esportiva. A ideia é aposentar as roupas fitness e adotar o uso de roupas comuns, usadas nos compromissos diários.

O objetivo por trás desse movimento que começou há alguns anos na Europa é fazer com que o ciclismo seja visto como um meio de transporte comum nas cidades, e não apenas como um hobby ou um esporte. Quem adota esse estilo de se locomover pela cidade, mesmo nos grandes centros urbanos, acaba sendo mais comprometido com outros ideais, como qualidade de vida e sustentabilidade.

Uma das características do movimento “Cycle Chic” é exatamente a busca dessa relação mais próxima com a cidade. É uma forma pacífica de reivindicar a presença de mais bicicletas nas ruas, por isso é considerado uma forma de cicloativismo.

Quem gosta desse conceito e usa a bicicleta para se locomover também costuma gostar de customizar sua bike. Muitos escolhem modelos mais antigos e há até espaço para acessórios específicos, como cestas, bolsas e luvas para incrementar a magrela. Existem, inclusive, lojas voltadas para suprir esse mercado e profissionais especializados na customização de bicicletas. É uma forma de mostrar a personalidade através de um meio de locomoção e também de adaptá-lo às necessidades.



Além disso, essas bicicletas personalizadas acabam trazendo mais segurança para o o dono, já que o fato de serem muito diferentes acaba inibindo possíveis roubos. Isso acontece pois é bastante fácil identificar bicicletas tão diferentes e pessoais.

O movimento “Cycle Chic” surgiu em 2006, em Copenhagen, na Dinamarca, quando o fotógrafo, cicloativista e cineasta Mikael Colville-Andersen criou um blog chamado Copenhagen “Cycle Chic” para publicar fotos de ciclistas cheios de estilo da cidade. No ano seguinte, a ideia começou a se espalhar e ficou conhecida mundialmente.

De acordo com o fotógrafo, o “Cycle Chic” não é uma ideia nova, o movimento busca apenas resgatar o hábito de usar roupas normais para pedalar, como acontecia desde o surgimento da bicicleta.

A Dinamarca é conhecida pela incorporação dos ciclistas no seu cotidiano – mais da metade da população do país usa a bicicleta como meio de transporte. Segundo Mikael, “a ideia é que tudo o que você precisa para pedalar é ter uma bicicleta”, é perfeitamente possível pedalar usando suas roupas comuns do dia a dia. Para ele, quem usa a bicicleta para corridas e outros fins esportivos vai precisar de acessórios e roupas adequados, mas para quem quer usá-la como meio de transporte para os seus compromissos diários, basta abrir o armário.

Mais em GTA Bike

O que é e como se organiza o movimento "Cycle Chic"?

Website: https://www.gtabike.com.br



Previous articleEvento discutirá como a infraestrutura pode ser fator chave para a recuperação econômica do Brasil
Next articleComo a auditoria de dados de CRM pode fazer uma empresa economizar 2% do faturamento anual