Dicas práticas e eficazes na hora de fazer atividade física

    Anápolis – GO 3/8/2021 – Médico responsável pelo Laboratório Teuto orienta sobre cuidados em exercícios físicos

    As dores musculares, também conhecidas como mialgias, são muito comuns e podem variar de intensidade, dependendo do local e das causas. Elas podem desaparecer em poucos dias ou durar meses, comprometendo rotina diária. Por isso, é importante saber como aliviar a dor muscular para evitar agravamentos e perda da qualidade de vida.

    Para o médico responsável do Laboratório Teuto, Nirley Arataque, seja por causa de um esforço físico além do habitual na prática de atividade física ou ao realizar tarefas do dia a dia, a dor muscular acomete muitas pessoas. “É importante saber que a distensão ocorrer tanto os músculos, quanto os tendões. É preciso, então, diferenciar estes dois componentes da estrutura do corpo humano”, alerta o médico.

    “Os músculos são órgãos elásticos que se contraem, sendo os responsáveis pelos movimentos dos seres humanos e são formados por feixes musculares ou, mais comum, conhecidos, também, como fibras. Já os tendões são tecidos fibrosos responsáveis por ligar os músculos aos ossos e são compostos por colágeno”, diferencia Dr. Nirley.

    Segundo o médico, o quadro de dor pode atrapalhar e muito o desempenho das pessoas nas atividades físicas, uma vez que, diagnosticada, requer cuidados extremos para manter a saúde do corpo de maneira geral. “Por isso, é muito importante ter cuidados antes do exercício físico, como uma alimentação balanceada com carboidratos, proteínas e vitaminas, além de práticas de aquecimento, alongamentos nos exercícios”, orienta o profissional.



    Dr. Nirley alerta para a maneira correta (da prática de uma atividade física). “Seja na academia, campo de futebol ou em outras atividades, são necessários que as pessoas se atentem se estão fazendo os movimentos corretos para não provocar ou piorar quadros de lesões ou machucados. Sendo necessário a supervisão de profissionais da educação física, fisioterapia e outros”, comenta.

    Caso tenha um músculo, ligamento ou tendão lesionado, o médico alerta para os cuidados necessários para a recuperação. “É importante que o indivíduo que tenha uma lesão, utilize algum massageador aerossol, desde que não tenha lesões expostas. Como o Fenaflan Ice, um anti-inflamatório tópico indicado para aliviar os sintomas da inflamação como o inchaço e a dor em todos os tipos de pele”, recomenda Dr. Nirley.

    O médico comenta sobre as contraindicações destes produtos e outras dicas necessárias. “As pessoas também devem ficar atentas aos componentes da fórmula, caso tenha alguma alergia. E produtos como massageadores, devem ser utilizados até no máximo por duas semanas consecutivas. Sendo importante manter uma dieta balanceada, hidratação e descanso. Além de procurar orientações com o médico de confiança”, finaliza.
    Dicas práticas e eficazes na hora de fazer atividade física



    Previous articleO Brasil é um dos únicos países do mundo que tem mais empreendedores do que investidores
    Next articlePor que planejar ações no “figital” é a chave para o sucesso do varejo