Home Cultura Circuito Litoral Norte de São Paulo assina parceria inédita com Centro Inteligência...

Circuito Litoral Norte de São Paulo assina parceria inédita com Centro Inteligência da Economia do Turismo da Setur/SP

São Paulo 4/6/2021 – Saindo na frente, o consórcio regional se destaca por ser o primeiro a firmar esse convênio com o poder público estadual.

O Consórcio Turístico Intermunicipal do Circuito Litoral Norte de São Paulo assinou, nesta quarta-feira (2), uma parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo para promover a cooperação técnica de informações sobre fluxos turísticos via Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET).

Isso significa que, a partir de agora, tanto o consórcio, integrado pelas cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, quando a Setur/SP vão trocar informações, avaliar e disponibilizar os dados organizados em informações como taxa de ocupação mensal, previsão semanal, valores de diária média, fluxo de visitas em atrativos, movimento de bares e restaurantes, além de avaliação de turistas nas redes e dados do setor público. Sempre em nível regional, seguindo atuação do consórcio.

O CIET é responsável pela coleta e tratamento de dados a fim de monitorar e compreender o comportamento dos visitantes no destino São Paulo, bem como antecipar as tendências do mercado turístico e a sustentabilidade do próprio setor. As análises e pesquisas são um trunfo importante para todo o setor de turismo no planejamento de ações e direcionamento de esforços para o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo, viagens e eventos.

“O CIET fez parte do nosso planejamento para a nova Secretaria de Turismo e Viagens. Começou a ser estruturado o segundo semestre de 2019, coordenou pesquisas em eventos, desenvolveu modelagens e criou cursos para atender os municípios turísticos. Em uma nova fase, já consolidado, passa agora a ser um aliado poderoso das regiões turísticas. O acordo com o Circuito Litoral Norte sinaliza esta nova fase que, não temos dúvida, terá como resultado o fortalecimento no setor”, disse o secretário de Turismo e Viagens do Estado, Vinicius Lummertz.



O relançamento do Observatório de Turismo Regional terá informações e análises completas sobre o fluxo de turismo na região, o que deve apoiar tanto ao trade turístico, quanto à gestão pública na tomada de decisões e planejamento de seus negócios.

Com a parceria, o Circuito Litoral Norte segue priorizando a consolidação do turismo regional, já que as informações das cinco cidades podem influenciar para a formação de produtos turísticos mais completos e integrados, entre outras coisas, assim como deve fortalecer a posição estratégica do turismo como vetor econômico do Litoral Norte de São Paulo.

“Com mais essa importante parceria assinada com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, garantimos o alinhamento de dados estratégicos para a tomada de decisão do trade e do poder público regional, que já vem se capacitando para uma forte retomada. Os próximos passos do planejamento já preveem a promoção e geração de demanda, de acordo com a melhora do cenário de pandemia. O Circuito Litoral Norte vem trabalhando para a região sair na frente nessa retomada”, finaliza o presidente interino e secretário Executivo do consórcio, Gustavo Monteiro.Circuito Litoral Norte de São Paulo assina parceria inédita com Centro Inteligência da Economia do Turismo da Setur/SP

Website: http://www.circuitolitoralnorte.tur.br



Previous articleDia Mundial do Meio Ambiente incentiva a reflexão sobre a preservação da biodiversidade
Next articleNo Dia Mundial do Meio Ambiente marcas destacam iniciativas sustentáveis para indústria mais consciente