Home Cultura Em meio à Pandemia, Jaboticabal inaugura sua I Bienal Virtual de Arte...

Em meio à Pandemia, Jaboticabal inaugura sua I Bienal Virtual de Arte e Cultura

Jaboticabal, SP 19/3/2021 – “Com este formato virtual, reconhecemos os desafios trazidos pela pandemia, mas entendemos que o encontro com a arte e cultura é muito importante neste momento”Jaboticabal deu início, em meio ao lockdown, à sua I Bienal Virtual de Arte e Cultura. O evento, 100% on-line, contará com apresentações de mais de 140 artistas em diversas modalidades, convidando o público a assistir de casa, de forma segura.

Com a participação de 141 artistas, a cidade de Jaboticabal, a 350 quilômetros de São Paulo, inaugurou no dia 18 de março a I Bienal Virtual de Arte e Cultura, reunindo a produção de dez artistas de Artes Plásticas e Visuais, 107 músicos, 11 representantes das artes cênicas, além de palestrantes e profissionais de cultura convidados. O evento 100% virtual acontece em meio à decretação de lockdown no município, devido ao agravamento da pandemia.

As obras, lives, sessões musicais, cenas teatrais, rodas de conversa, contação de histórias, oficinas e lançamento de e-book, que integram a programação, podem ser acessadas de forma virtual pelo site da Bienal e mídias sociais.

A seleção de obras e a programação ficaram a cargo de Alessandra Constantino, curadora de Artes Cênicas; André Felipe Borgatto de Souza Maria, curador de Artes Plásticas; André Assis de Melo Neto, curador de Música; Thais Creolezio, curadora de Identidade Cultural – área da Música; e Eduardo Torati Silva, curador de Identidade Cultural – área de Artes Plásticas e Visuais.

O agravamento da pandemia, nos primeiros dias de março, contrariou os planos das produtoras executivas da Bienal, Alessandra Constantino e Thais Creolezio. A programação inicialmente idealizada transmitiria lives e ações gravadas, reunindo um número limitado de artistas, em espaços culturais da cidade, como o Cine Teatro Manoel Marques de Melo e a Escola de Artes Francisco B. Marino. No entanto, devido à emergência sanitária, as participações dos artistas serão transmitidas diretamente de estúdios.



Como um completo painel sobre a cena cultural local, a Bienal traz artistas que têm impacto na produção artística de Jaboticabal, latino-americana e mundial. Há artistas que integram exposições permanentes em museus do Exterior. “O critério de seleção de obra e artistas participantes, não foi, especificamente, exigir que o artista tenha nascido na cidade, mas, fundamentalmente, que seu trabalho seja relevante em nosso meio”, destaca o curador de Artes Plásticas e Visuais, André Felipe Maria.

“Nós propusemos o diálogo entre os artistas da atual cena cultural da cidade com aqueles artistas que foram pioneiros na produção cultural de Jaboticabal. As curadorias de Identidade Musical e de Artes Plásticas e Visuais promovem esse encontro entre passado e presente das artes”, afirma Thais Creolezio, que, além de curadora de Identidade Cultural Musical da Bienal é, também, Diretora de Cultura do município.

A realização da Bienal é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC LAB e da Secretaria de Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal. A Associação Jaboticabalense de Cultura – AJC é a proponente e responsável pelo evento. A AJC é presidida pela também artista plástica Angela de Stéfani Ruggiero, que participou da I e II Bienal de Arte e Cultura de Jaboticabal e dirigiu sua terceira edição, em 2004. “Com este formato virtual desta edição, nós, da AJC, reconhecemos o impacto da pandemia, que traz imensos desafios para nossa comunidade. No entanto, ao mesmo tempo, entendemos que o encontro com a arte e a cultura é muito importante neste momento, em que nossa sociedade vive, coletivamente, seus lutos, ansiedades, medos e traumas”, destaca Ângela.

A programação vai até 30 de abril e permanece a qualquer tempo nas plataformas da internet.

 

Serviço

I Bienal Virtual de Arte e Cultura de Jaboticabal

De 18 de março a 30 de abril de 2021

Onde: www.ajcultura.com.br

Em meio à Pandemia, Jaboticabal inaugura sua I Bienal Virtual de Arte e Cultura

Website: http://www.ajcultura.com.br



Previous articleAluguel de equipamentos de TI pode ser solução para baixar custos das empresas
Next articleMarketplaces oferecem acessibilidade para PMEs