De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 7,3 milhões de brasileiros realizaram atividades voluntárias em 2022, número que representa apenas 4,2% da população com 14 anos ou mais. Ciente da sua responsabilidade social, entre 2023 e 2024, o Grupo Amil promoveu 17 ações voluntárias com a participação de mais de 800 colaboradores, somando mais de duas mil horas doadas e beneficiando diretamente mais de 1.900 pessoas. Este ano, a empresa segue atuando para promover ações consistentes e transformadoras.
Márcia Soares, assistente social do Hospital Pasteur, no Rio de Janeiro, é uma das colaboradoras engajadas da empresa de saúde. Ela participou recentemente de uma ação no Instituto Severa Romana, instituição que há mais de 50 anos desenvolve projetos socioeducativos para pessoas com deficiência (PcD) em situação de vulnerabilidade.
“Ver o compromisso da empresa em que trabalho com iniciativas voluntárias me motiva ainda mais. Saio dessa experiência com a certeza de que todos podemos fazer a diferença — um gesto de cada vez, uma vida de cada vez”, diz a assistente social. O sentimento expressa a essência do voluntariado, celebrado recentemente, em 28 de agosto, Dia Nacional do Voluntariado.
No último mês, a empresa realizou vivências inclusivas em parceria com a ASID Brasil, que promove a inclusão social e econômica de pessoas com deficiência. A ação ocorreu em duas instituições: o Instituto Gabi, em São Paulo, que há 25 anos promove autonomia por meio de oficinas inclusivas; e o Instituto Severa Romana, no Rio de Janeiro. Nos encontros, os colaboradores puderam compartilhar do tempo das pessoas assistidas pelas instituições, apoiando em atividades, celebrando identidade, diversidade e pertencimento.
Para pessoas voluntárias como Márcia Soares, cada vivência é também uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional: “O voluntariado reforça o compromisso com o cuidado humano, mas também me inspira a levar essa sensibilidade para o meu trabalho, aplicando empatia, colaboração e dedicação em tudo o que faço”, completa.
“Promover acolhimento e inclusão é transformador para quem se dispõe ao voluntariado. Quem ajuda as pessoas é feliz, como disse minha filha, Gabriele, antes de nos deixar aos seis anos de idade — inspirando a criação do instituto e seu slogan. Na vivência com os colaboradores da Amil, foram criados vínculos com jovens e crianças com deficiência que fortalecem a nossa missão, parcerias e projetos”, afirma Francisco Sogari, fundador do Instituto Gabi.
Outras ações também vêm marcando o calendário da companhia este ano. Em junho, Mês do Orgulho, em parceria com a plataforma Atados, o Instituto PROA e a Associação TODXS, voluntários do Grupo Amil trocaram cartas manuscritas com jovens LGBTQIAPN+ que enfrentam barreiras para ingressar no mercado de trabalho. A ação criou um amplo espaço de escuta, conexão e aprendizado mútuo. Em março, no Mês da Mulher, foram arrecadados itens de higiene e cuidado pessoal, em parceria com o Instituto Quimioterapia e Beleza, em São Paulo.