Home Cultura 3º Prêmio Não Aceito Corrupção destaca projetos anticorrupção no país

3º Prêmio Não Aceito Corrupção destaca projetos anticorrupção no país



O INAC – Instituto Não Aceito Corrupção criou o Prêmio Não Aceito Corrupção para aprofundar a discussão sobre conceitos e soluções práticas relacionadas à corrupção e seu combate no Brasil. Em sua 3ª edição, o concurso anuncia os finalistas de cada uma de suas categorias, premiando estudantes de graduação e pós-graduação; jornalistas e gestores de empresas.

Segundo Roberto Livianu, presidente do INAC e procurador de justiça criminal do Ministério Público de São Paulo, é motivo de extrema preocupação que a percepção da sociedade em relação à corrupção venha piorando. Segundo a pesquisa “A Cara da Democracia”, financiada pelo CNPq e organizada por um pool de Universidades, no atual Governo, para 32% das pessoas entrevistadas a corrupção aumentou muito – e este foi o maior grupo de respondentes. Outros 10% disseram que aumentou um pouco. Ou seja, para 42% aumentou.

Levantamento da ONG Transparência Internacional indica que o Brasil caiu duas posições no ranking mundial da percepção da corrupção em 2021. O país ocupava a 94ª posição do ranking em 2020 e caiu para a 96ª, avaliado em 38 pontos, cinco abaixo da média mundial, estimada em 43 pontos. Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia lideram o ranking, com 88 pontos cada, 50 a mais que o Brasil.

Livianu acredita que o desmantelamento da política anticorrupção no país com o enfraquecimento da Lei da Improbidade e da Lei da Ficha Limpa somada à impunidade crescente e inércia do poder público fizeram crescer a corrupção no país. “O Prêmio Não Aceito Corrupção é um instrumento de reconhecimento àqueles que trabalham na luta anticorrupção, servindo de modelo e exemplo para toda a sociedade”, destaca.



Os melhores de cada categoria serão anunciados durante a Cerimônia de Premiação do 3º Prêmio Não Aceito Corrupção que acontece em 27 de julho de 2022, das 19h às 22h, com transmissão no canal do Instituto Não Aceito Corrupção no YouTube e pelo SBT News.

Para assistir à cerimônia on-line, basta acessar o canal do INAC no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC6dvO328QFhvc0m7TamBJbw

Os cinco finalistas de cada categoria: https://www.premionaoaceitocorrupcao.com.br/blog/conheca-os-finalistas/

Os integrantes da banca de premiação: https://www.premionaoaceitocorrupcao.com.br/#julgamento

3º Prêmio Não Aceito Corrupção destaca projetos anticorrupção no país3º Prêmio Não Aceito Corrupção destaca projetos anticorrupção no país3º Prêmio Não Aceito Corrupção destaca projetos anticorrupção no país3º Prêmio Não Aceito Corrupção destaca projetos anticorrupção no país3º Prêmio Não Aceito Corrupção destaca projetos anticorrupção no país3º Prêmio Não Aceito Corrupção destaca projetos anticorrupção no país3º Prêmio Não Aceito Corrupção destaca projetos anticorrupção no país3º Prêmio Não Aceito Corrupção destaca projetos anticorrupção no país3º Prêmio Não Aceito Corrupção destaca projetos anticorrupção no país3º Prêmio Não Aceito Corrupção destaca projetos anticorrupção no país3º Prêmio Não Aceito Corrupção destaca projetos anticorrupção no país3º Prêmio Não Aceito Corrupção destaca projetos anticorrupção no país

Previous articleComo a má comunicação pode prejudicar a carreira profissional ou política
Next articleThiaguinho e Marcus Buaiz são os novos sócios investidores da insurtech Azos