Home CORPORATE Mercado A possibilidade do ambiente de testes no eSocial SST

A possibilidade do ambiente de testes no eSocial SST



O eSocial — Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas — é um projeto do governo federal regulamentado pelo Decreto nº 8.373/14. Ele existe para unificar diversas informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação de um trabalhador, incluindo as de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).  

Antes do envio das informações no ambiente de produção (dados oficiais), é possível enviá-las no ambiente de testes (produção restrita). Trata-se de um espaço limitado, com um número predefinido de trabalhadores por empresa, mas que permite à organização fazer adaptações e testes de software. Desde 21 de março de 2021, o ambiente de testes para envio de eventos está liberado no novo eSocial SST. 

A S1.0, em que o S é de “simplificado”. O eSocial passou por uma transformação e simplificação muito grandes para que empresas possam adaptar seus softwares ao envio de informações, incluindo de SST.  

Os pré-requisitos de um ambiente de testes são o certificado digital (é essencial para assinar um XML e comunicar-se com o governo, dentre outros benefícios. Se o envio for feito em nome de uma empresa, é preciso ter também a procuração); a estrutura inicial (é essencial ter o cadastro da estrutura da empresa dentro do ambiente de produção restrita eSocial); parametrização (aqui, a empresa precisa vincular as tabelas 24, 27 e 28, além de se habilitar para a geração de eventos); e geração/envio (cadastro de ASO, CAT e avaliação de riscos para geração de transmissão dos eventos para o ambiente nacional).



Somente será possível configurar o envio se o Certificado Digital já estiver configurado corretamente no cadastro de empresas ou contadores. Além disso, ao habilitar as opções dessa guia, o sistema estará automaticamente conectado ao Webservice. A cada novo cadastro realizado ou alterado no sistema, as informações serão enviadas automaticamente para o ambiente do eSocial. 

A possibilidade do ambiente de testes no eSocial SSTA possibilidade do ambiente de testes no eSocial SSTA possibilidade do ambiente de testes no eSocial SSTA possibilidade do ambiente de testes no eSocial SSTA possibilidade do ambiente de testes no eSocial SSTA possibilidade do ambiente de testes no eSocial SSTA possibilidade do ambiente de testes no eSocial SSTA possibilidade do ambiente de testes no eSocial SSTA possibilidade do ambiente de testes no eSocial SSTA possibilidade do ambiente de testes no eSocial SST

Previous articleCanudos sustentáveis substituem o plástico no dia a dia dos brasileiros
Next articleAdministradoras e síndicos profissionais devem ficar atentos à legislação
Diretor de Conteúdo do Portal Vida Moderna