Home CORPORATE CLOUD Big Data e cloud impulsionam indústria de TI na América Latina

Big Data e cloud impulsionam indústria de TI na América Latina

A indústria de TI da América Latina está caminhando para a computação em nuvem, devido principalmente à maior compreensão sobre o conceito e também às recentes implementações de Software como serviço (SaaS em inglês) e Infraestrutura como serviço (IaaS em inglês). A expectativa é de que os serviços de cloud pública gerem uma receita de mais de 2 bilhões de dólares em 2016. Já o Big Data terá uma posição de destaque na indústria de TI, impulsionado pela grande ênfase dada pelas empresas atualmente à análise de dados.

A análise está no relatório 2016 Latin America Outlook for the Information Technology Services Industry, da Frost & Sullivan, que mostra que a indústria de serviços de TI gerou receitas de 6,46 bilhões de dólares em 2015. A estimativa é que atinja 7,78 bilhões de dólares em 2016. O estudo cobre: serviços de data center, Big Data e analytics, computação em nuvem, serviços de segurança gerenciada, Internet das Coisas, cidades inteligentes, social business e mobilidade.

“A indústria de TI apresenta oportunidades substanciais para as empresas que entendem o real valor da gestão eficaz dos dados,” afirma o consultor de Transformação Digital da Frost & Sullivan Leandro Scalize. “Além disso, os fornecedores de tecnologia estão otimistas sobre a chance de conquistar novos clientes devido à crescente conscientização sobre as vantagens dos variados serviços de TI e também devido ao aumento das oportunidades nas diversas verticais da indústria.”

A migração da computação tradicional para processos mais disruptivos tem sido severamente dificultada nas empresas latino-americanas devido a questões relacionadas a confiabilidade e falta de infraestrutura nos últimos anos. Contudo, considerando o vasto potencial de receitas da indústria de serviços de TI na América Latina, seus stakeholders estão gradualmente percebendo que a cooperação é a melhor maneira de superar esses desafios fazendo com que todos saiam ganhando.

Segurança cada vez mais relevante
“Um dos maiores obstáculos para a adoção em massa de tecnologias potencialmente disruptivas é a segurança,” pontuou Scalize. “Não importa a tecnologia, sem uma estratégia de segurança bem desenhada, há pouca chance de sucesso no longo prazo.”



A segurança se tornará cada vez mais relevante à medida que as empresas continuam seu processo de transformação digital. O setor de serviços de segurança gerenciada – como consequência – irá crescer de 580,2 milhões de dólares em 2015 para 687,5 milhões de dólares em 2016, a uma taxa de crescimento de 18,4 por cento. Ainda que o segmento de serviços de data center continue liderando o mercado de serviços de TI em termos de receita, esse panorama deve mudar em breve, uma vez que a taxa composta de crescimento anual desse segmento é a menor dentre os serviços analisados no estudo.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Previous articleDesemprego? Mercado de TI padece com a falta de profissionais
Next articleFundador do PayPal admite ser gay em convenção republicana e faz história