Home Novidades Cinco dicas essenciais para proteger a pele no inverno

Cinco dicas essenciais para proteger a pele no inverno

Cuidados com a pele no inverno

Durante as estações mais frias do ano, é normal a pele sofrer com ressecamento e descamação. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Isso acontece, não só por conta das baixas temperaturas, mas porque a umidade do ar diminui, tornando o clima e a cútis mais seca. “Outros fatores que também contribuem para este aspecto é a redução da transpiração e os banhos mais quentes, fazendo com que a oleosidade natural da pele vá embora, deixando-a esbranquiçada”, explica Thaís Carvalho, fisioterapeuta dermato-funcional da Onodera Estética.

Para proteger a pele e curtir a estação sem preocupação, a especialista separou cinco cuidados para incluir na rotina:

Mantenha a pele hidratada – Nos cotovelos, joelhos e calcanhares, áreas que costumam ficar mais ressecadas e até rachadas, aposte em um creme mais concentrado. Para o restante do corpo, um hidratante básico é o ideal.

Para peles normais e levemente ressecadas, a hidratação deve ser realizada pelo menos uma vez ao dia, sempre após o banho. Já as peles com maior tendência ao ressecamento precisam que os cremes sejam aplicados de 2 a 3 vezes ao dia, mas sem exagero.

Controle a temperatura do chuveiro – Quando está frio o banho quente parece ser uma das melhores partes do dia, mas é preciso atenção. “Banhos muito quentes retiram a oleosidade natural, resultando em peles mais ressecadas e com sinais de irritação e dermatite. Portanto, o ideal é banhos mornos. Evite, também, ensaboar-se demais e o uso de buchas, pois também contribuem para alterar a composição do hidratante natural produzido pelo organismo que protege a pele”, recomenda.

Beba bastante água – Ingerir pelo menos dois litros de água por dia não vale apenas para o verão. “No inverno, apesar de não estarmos perdendo líquido através da transpiração, nosso corpo fica seco pela falta de umidade do ar e precisa de todo o líquido que pudermos oferecer. Por isso, mantenha sempre uma garrafa de água ao lado”.

Não esqueça o filtro solar – Para muita gente, o sol de inverno é inofensivo, mas não é bem assim. “Apesar de uma menor incidência dos raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, a radiação UVA continua forte, sendo mais agressiva no que diz respeito à penetração sobre a derme. Por consequência, é uma das causadoras do aspecto envelhecido e dos tumores na pele”.

Verifique a umidade do ar – Como o inverno traz o tempo seco, para manter o ambiente mais úmido, use um vaporizador ou uma bacia com água.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Cinco dicas essenciais para proteger a pele no inverno

 

Veja também
Quatro truques para cuidar da pele do bebê no verão
Cinco truques para controlar a oleosidade da pele nos dias quentes
Hidratação dos olhos requer atenção

Previous articleMusic Lab: Desperte o músico dentro de você!
Next articlePesquisa mostra que 75% dos brasileiros ainda não têm flexibilidade no trabalho