Home Tech Digital Confira seis apps e plataformas online para se conectar com a natureza

Confira seis apps e plataformas online para se conectar com a natureza

Ideias inovadoras aliadas ao avanço de novas tecnologias têm garantido que pessoas se conectem cada vez mais com a natureza. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Utilizando apenas um smartphone ou computador, todos nós podemos contribuir com levantamentos científicos e ter acesso, por exemplo, a informações para reconhecer espécies de animais e plantas, o que proporciona experiências ricas e diferenciadas com o meio ambiente.

Para o coordenador de Negócios e Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Guilherme Karam, a tecnologia pode ser uma aliada na busca pela conservação da natureza.

“Dispositivos móveis, como celulares e tablets, podem auxiliar pessoas a se aproximarem da natureza. Podem, por exemplo, ajudar na localização de áreas naturais, na definição de rotas, no registro fotográfico e, até mesmo, em pesquisas.

Contamos ainda com aplicativos que facilitam o acesso a novas informações, como a identificação de espécies, suas características e seu status na natureza”, afirma, ressaltando que a natureza oferece inúmeras oportunidades para novos negócios.



Conheça seis aplicativos e plataformas online que aproximam a natureza do usuário:

iNaturalist
Criada para contribuir com o banco de dados ambiental, esta plataforma permite que o usuário compartilhe a foto de um animal ou uma planta para que outros usuários ajudem na identificação das espécies.

O aplicativo tem versões exclusivas para alguns estados brasileiros para estimular a observação e o mapeamento da biodiversidade em cada região. Para usar, é preciso fazer o download gratuito do aplicativo iNaturalist, preencher o cadastro e procurar pelo projeto em cada região. Disponível em português.

Pl@ntNet Identificação Planta
Com um sistema de reconhecimento visual, o Pl@ntNet ou Leafsnap é uma ferramenta usada para a identificação de plantas. Basta o usuário fotografar a folha ou a flor da planta desconhecida e o aplicativo identifica a espécie. A plataforma é gratuita e foi desenvolvida por investigadores da Universidade de Columbia. Disponível em português.

WikiParques
Plataforma on-line interativa e colaborativa para compartilhar conhecimentos, explorar e debater sobre parques nacionais e outras áreas protegidas brasileiras. Todos os parques nacionais do Brasil estão cadastrados no sistema e o usuário pode consultá-lo para programar passeios às áreas naturais. Disponível em português.

All Trails
Com GPS integrado, o aplicativo possui mapas de 50 mil trilhas, incluindo avaliações, fotos e informações de acessibilidade. Ele possui recomendações sobre quais trilhas são pet friendly e quais são ideais para passeios com crianças. O download do app é gratuito, mas algumas operações dentro dele são pagas, com custos variáveis. Disponível em inglês.

Sistema Urubu (aplicativo e site)
O Sistema Urubu tem a proposta de reunir, sistematizar e disponibilizar informações sobre a mortalidade de fauna selvagem em rodovias e ferrovias com o objetivo de auxiliar governos e concessionárias na tomada de decisão para a redução desses impactos.

Com acesso gratuito, o sistema é alimentado com dados vindos de vários públicos e analisados por especialistas em identificação de espécies. Disponível em português.

Offline Survival Manual
Gratuito, o Manual de Sobrevivência Offline é indicado para os mais aventureiros. O aplicativo ensina a viver na natureza, com informações sobre primeiros socorros básicos, construção de abrigo, busca por alimentos, entre outras. Disponível em inglês.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Confira seis apps e plataformas online para se conectar com a natureza

 

Veja também
Conheça três parques pelo mundo que são referência em conexão com a natureza
A Arca de Noé do século XXI
A importância da tecnologia como ferramenta para políticas de sustentabilidade nas empresas



Previous articleA tecnologia a favor do RH
Next articlePesquisa mostra que 90% dos brasileiros não ficam longe do celular por mais de 1 hora