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Dia Mundial da Bicicleta: Quais os benefícios de praticar essa atividade?

Nessa sexta (03) é comemorado o Dia Mundial da Bike e nada melhor que saber quais benefícios a prática desse esporte traz para a nossa saúde



A prática de pedalar traz vários benefícios para a saúde física e mental, seja a bike utilizada para lazer, locomoção ou como instrumento de esporte. O ciclismo praticado de forma regular ou diária previne o ganho de peso, combate e ajuda a evitar uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, câncer e diabetes.

“Além desses benefícios, mais óbvios, posso citar vários outros. Nas crianças e adolescentes, por exemplo, a prática ajuda na melhoria da saúde óssea, composição corporal, aptidão muscular, resistência cardiorrespiratória; nos adultos, melhora da circulação sanguínea, prevenção de peso, menor risco de morte precoce por AVC, diabetes, pressão arterial”, comenta o fisioterapeuta Bernardo Sampaio.

Andar de bicicleta é um ótimo exercício cardiovascular que “fortalece o nosso coração”, além disso, a participação dos músculos e das articulações é máxima em número e intensidade. Está cientificamente demonstrado que a intensidade do exercício realizado ao andar de bicicleta nos traz excelentes benefícios à saúde. Pedalando pelo menos meia hora, treinamos ao máximo os quadríceps e os glúteos. 

Entenda quais os maiores benefícios de andar de bike: 



– Exercitamos a parte superior (peito, costas, ombros);
– E a parte inferior do corpo (coxas, nádegas, pernas).
– Qualquer pessoa pode realizar o exercício, adaptando a intensidade e frequência ás suas características pessoais.

A duração e frequência dos trajetos podem ser ajustadas de acordo com a condição física, a idade e os resultados que se queira atingir. Apenas 10 minutos de pedalada já repercutem na musculatura, na irrigação sanguínea e nas articulações. A partir de 30 minutos, aparecem influências positivas nas funções do coração, e a partir de 50 minutos é estimulado o metabolismo lipídico.

“Uma das grandes vantagens de andar de bike ao ar livre é a boa quantidade de calorias gasta, o ciclismo é uma ótima ferramenta para o emagrecimento. Além de ser um exercício gratuito, promove uma sensação de liberdade, pedalar ao ar livre durante um dia ensolarado, por exemplo, ajuda na produção de vitamina D no nosso organismo.”, conclui Sampaio.

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