Home CORPORATE Especialista em marketing estratégico explica importância de gestão de marca

Especialista em marketing estratégico explica importância de gestão de marca



Em um cenário competitivo, empresas de diversos setores têm um objetivo em comum: tornar a marca presente no mercado e reconhecida pelo público. Diante desta demanda, ganha destaque a prática do “branding” (“marca”, em tradução livre), estratégia que busca despertar o interesse pelos valores que um empreendimento desenvolve em torno de si.

Em linhas gerais, Brand Management – como a estratégia também é conhecida – consiste na gestão da marca de uma empresa, o que compreende aspectos como nome, imagens e elementos de identidade visual, como logotipos, símbolos e slogans que representam o negócio, o que inclui seus produtos e serviços.

Para Paulo Guilherme Leal, especialista em marketing estratégico e empreendedorismo, a gestão de marca é um fator importante para o sucesso de um negócio e pode determinar a diferenciação positiva frente à concorrência.

“Branding é muito mais do que criar uma logomarca bonita. A marca precisa traduzir a essência da empresa, sua cultura e valores. Tudo isso de forma que o cliente entenda, à primeira vista, o que você representa”, afirma.

Marca e slogan devem ter coerência

Segundo Leal, marca e slogan normalmente andam juntos, pois a marca sintetiza e o slogan confirma. “Dou, como exemplo, uma de minhas empresas, a ‘OMEUCHIP’: minha marca já traduz o que eu sou, uma empresa que vende chips de telefone. Usamos as cores vermelha e azul e, logicamente, o fundo branco, pois estamos nos Estados Unidos e já queremos deixar claro que somos uma empresa americana”, pontua.

“E, nosso slogan: ‘Um Chip Pra Chamar de Seu’ representa o compromisso que assumimos com nosso cliente, que está na primeira posição em nossa empresa – ele chama o nosso produto de seu, e assim o tratamos”, acrescenta.

O especialista em marketing estratégico e empreendedorismo observa que há diversas ferramentas usadas por profissionais que cuidam da gestão de marca de uma empresa. Apesar disso, para ele, um ponto deve ser levado em consideração: a coerência. “Não adianta você ter uma marca moderna que te diferencie, se seus processos são burocráticos ou arcaicos”.

Para concluir, Leal destaca que a gestão de marca é parte fundamental para um bom posicionamento estratégico. “Tudo passa por ela [gestão de marca]. E não precisamos inventar a roda, pensar em coisas mirabolantes, pois, normalmente, o simples bem feito dá os melhores resultados”.

Para mais informações, basta acessar: https://instagram.com/pgleal

Especialista em marketing estratégico explica importância de gestão de marcaEspecialista em marketing estratégico explica importância de gestão de marcaEspecialista em marketing estratégico explica importância de gestão de marcaEspecialista em marketing estratégico explica importância de gestão de marcaEspecialista em marketing estratégico explica importância de gestão de marcaEspecialista em marketing estratégico explica importância de gestão de marcaEspecialista em marketing estratégico explica importância de gestão de marcaEspecialista em marketing estratégico explica importância de gestão de marcaEspecialista em marketing estratégico explica importância de gestão de marcaEspecialista em marketing estratégico explica importância de gestão de marca

Previous articleQual é o futuro da privacidade e proteção de dados?
Next articleAumenta número de robôs na indústria, aponta pesquisa global