Home CORPORATE Empreendedorismo Especialista explica os benefícios de criar squads para projetos

Especialista explica os benefícios de criar squads para projetos



Atualmente, a contratação de profissionais de TI é um desafio para os recursos humanos das empresas. O Brasil forma apenas 53 mil pessoas na área por ano, mas são necessários 159 mil profissionais para suprir as necessidades do mercado, segundo dados da Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, 2022. O relatório ainda prevê que as empresas de tecnologia demandem 797 mil especialistas até 2025. Nesse cenário, Alexandre Corsi Abdalla, Head de Digital Products & Squads da Certsys, companhia de TI especializada em transformação digital e inovação, comenta sobre a necessidade em adotar métodos ágeis para eficiência de trabalho, produtividade e melhor aproveitamento de toda a equipe, como digital squads sendo uma “inteligência de serviço”. 

“O método de trabalho de digital squads, que consiste na formação de um time multidisciplinar que tenha um objetivo comum. Simplificadamente, significa a junção de profissionais de diferentes áreas e especialidades para contribuírem no mesmo projeto. Ou seja, com cada pessoa executando o seu know how, o tempo de desenvolvimento e execução consequentemente será muito menor e os resultados bem mais relevantes e pertinentes”, explica Abdalla. 

A elaboração de projetos de tecnologia da informação dispõe de diversos desafios, tanto para equipe especializada que está desenvolvendo quanto para o cliente que precisa da aplicação.  Possuir um squad dedicado a isso pode trazer muitas vantagens em relação a agilidade, qualidade e sucesso efetivo do projeto. Pensando nisso, o especialista da Certsys separou três benefícios da adoção da metodologia: 

  • Agilidade – Como o squad é dedicado para um projeto específico, é mais fácil adaptar à realidade da empresa, testando os sprints e modelos de negócio que mais atendem a necessidade no momento. A Certsys possui unidades de negócios específicas centralizadas em cada nicho do mercado como: DevOps, Hiperautomation e Cybersecurity, e isso facilita na hora de executar o projeto junto à necessidade do cliente; 
  • Foco no resultado – Com a equipe focada em um único objetivo se cria uma sinergia maior com o cliente, compreendendo o processo da empresa, facilitando as trocas, storytelling e design thinkings para assim propor com domínio novas ideias para solucionar os problemas, o que traz mais resultados. Conhecendo ainda mais sobre o negócio, a equipe se destaca não só pela entrega atual, mas gera a recorrência do mesmo squad para outros projetos da mesma empresa; 
  • Dedicação exclusiva – Além da agilidade, uma das principais vantagens é que o squad é dedicado e focado totalmente no projeto, ou seja, a disponibilidade de tempo para atender a necessidade do cliente é muito maior. 

Apesar de parecer simples, Alexandre completa que: “O trabalho é extenso para a seleção do squad. Primeiro temos que entender a necessidade do cliente, depois fazemos um Discovery, que são ideias para desenvolver em cima de um modelo ágil de trabalho, selecionamos de 6 a 9 pessoas com conhecimentos diferentes para a realização e durante o processo usamos o dual track agile para acompanhar se está ocorrendo como planejado no Discovery. Mas no final, é sensacional a agilidade e efetividade que o projeto é concluído, com entregas que realmente geram valor ao cliente com evidências concretas”. 

Desde a década de 90, as empresas usam a metodologia body shop, que nada mais é quando uma companhia de TI aloca a mão de obra nos clientes, introduzindo por um determinado período o desenvolvedor na equipe interna de TI dessa empresa. Geralmente são contratos por hora, dias ou até a finalização do projeto. Agora essas empresas estão migrando para a metodologia com squads, que apesar de parecer mais nova e recente, ela surgiu na década de 70, mas só ganhou popularidade com uma plataforma de streaming de áudios. 

Especialista explica os benefícios de criar squads para projetosEspecialista explica os benefícios de criar squads para projetosEspecialista explica os benefícios de criar squads para projetosEspecialista explica os benefícios de criar squads para projetosEspecialista explica os benefícios de criar squads para projetosEspecialista explica os benefícios de criar squads para projetosEspecialista explica os benefícios de criar squads para projetosEspecialista explica os benefícios de criar squads para projetosEspecialista explica os benefícios de criar squads para projetosEspecialista explica os benefícios de criar squads para projetos

Previous articleBrasileiros usam 51% a mais de água do que a quantidade diária recomendada
Next articleRestauranteur brasileira parte do Nordeste para mercado gastrônomo internacional