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Facebook engaja colaboradores da Óticas Carol

Com 730 lojas, faturamento de R$ 580 milhões e mais de 4 mil colaboradores, a Óticas Carol investiu na criação da página ‘Somos Carol’, no Facebook, para incrementar a comunicação, a colaboração e o engajamento interno. Um investimento iniciado há três anos e que agrega agora 2,5 mil colaboradores, algo como 60% de toda a sua rede.

“O projeto surgiu quando buscamos um canal de engajamento dinâmico e informal com o franqueado e os colaboradores, e o próprio Ronaldo (Ronaldo Pereira, presidente da empresa) chegou à conclusão de que como todo mundo estava no Facebook esse era o melhor caminho. Não tinha necessidade de criar um novo ambiente e sim usar aquele que as pessoas já conheciam”, aponta Raquel Pirola (foto), gerente de Marketing das Óticas Carol. Da consolidação da ideia a efetiva entrada da página no ar, de acordo com a executiva, levou apenas uma semana.

A criação da página e toda a estratégia foram feitas dentro de casa. A divulgação no portal institucional da empresa e os convites enviados pelo próprio presidente para os colaboradores e franqueados acelerou o engajamento no projeto. “A participação foi-se alastrando rapidamente. O ingresso é simples, a pessoa pede para entrar na página e é feita a validação a partir do cadastramento dele na franquia”, explica.

Colaborar é preciso
Estimular conversas sobre gestão de negócios, trocar ideias bem-sucedidas e propiciar uma maior conexão entre as pessoas foram objetivos alcançados. “Conseguimos com o ‘Somos Carol’ uma ferramenta colaborativa para a melhoria na qualidade dos serviços”, comemora e completa Ronaldo Pereira, presidente da companhia.

Um exemplo dessa troca de ideias por meio do ‘Somos Carol’ aconteceu na última campanha de Natal, quando um franqueado compartilhou sua sugestão para a vitrine natalina, o que gerou uma personalização das lojas de acordo com o perfil do público de cada região. Algo que se está repetindo no Carnaval. “Trocamos sugestões para que tenhamos vitrines mais bonitas e criativas”, garante Raquel.



Liberdade sim, mas com responsabilidade. A executiva revela que uma pessoa foi deslocada para monitorar as postagens e filtrar aquilo que não deve circular pela página, como perguntas operacionais que devem ser endereçadas a alguma área específica da empresa ou frases que possam ferir a ética.

O presidente e a direção da companhia participam ativamente do dia a dia do ‘Somos Carol’ com o compartilhamento de conteúdos como vídeos motivacionais, campanhas de produto e promocional, novidades e oportunidades exclusivas. “Nós incentivamos o uso da ferramenta diariamente nas visitas às lojas e o objetivo é que toda a rede tenha acesso e participe efetivamente do canal”, admite Pereira.

O resultado é um engajamento que pode ser considerado interessante – afinal, a maior parte dos colaboradores trabalha em franquias –, com 60% do total ou um universo de 2,5 mil pessoas. “Estamos montando uma plataforma interna de gestão, o ‘Mundo Carol’, que vai integrar o ‘Somos Carol’ e a plataforma do Facebook para empresas, queremos aprimorar essa comunicação para manter ou ampliar esse engajamento”, explica a executiva.

Caminho do negócio
Mas será que o projeto da rede social trouxe resultados efetivos para o negócio? “É complicado mensurar, porém a rede ajuda na criação e na continuidade da cultura da empresa. O presidente e toda a gerência se comunicam e estão engajados com o projeto, assim como os colaboradores. Obtivemos crescimento de 32% no ano passado e projetamos 24% para este ano e o ‘Somos Carol’ contribui para esses resultados”, aponta Raquel.

Como ensinamento, a executiva argumenta ou aconselha que as empresas criem grupos fechados utilizando o Facebook, pela cultura que as pessoas têm na plataforma, entretanto faz uma ressalva: “Não se deve limitar a conversa interna, mas é preciso uma mediação”.

A perspectiva de crescimento da Óticas Carol para 2015 é fechar o ano com faturamento aproximado de R$ 700 milhões e manter a estratégia de expansão com a abertura de mais 150 lojas. A meta para os próximos dois anos é estar presente em todas as cidades com mais de 100 mil habitantes.

Os investimentos destinados ao crescimento da rede de lojas neste ano totalizarão R$ 5 milhões e R$ 28 milhões em mídia. De acordo com a empresa, a ideia é consolidar o posicionamento “fast fashion” no setor ótico, oferecendo aos consumidores marcas de destaque a preços atrativos.

 

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