Em setembro, a faculdade Eniac, de SP, concluirá o projeto de capacitação de 20 professores do Ensino Médio, Superior, Tecnólogo e Profissionalizante. O grupo utilizou o TISA Educação 3.0, programa pioneiro criado pela integradora Teltec Solutions, que permite que os professores inovem nas propostas educacionais e tirem o melhor proveito das novas tecnologias em sala de aula. Mas os investimentos em tecnologia da informação vêm de longe.

Ao longo de duas décadas, a Faculdade Eniac efetuou investimentos significativos em infraestrutura de TI para conquistar conceito 4 no MEC em seus cursos em EaD (Administração, Processos Gerenciais e Recursos Humanos), mas foi na capacitação docente que a instituição encontrou um caminho para ampliar o aproveitamento da qualidade da estrutura tecnológica construída e favorecer o processo de inovação em sala de aula.

“Queremos incorporar estratégias de ensino inovadoras no uso de tecnologias pelos professores. Assim, as decisões que envolvem a diretoria de TI e pedagógica poderão ter um rumo mais propositivo e o ROI ainda será maximizado”, afirma o coordenador executivo da Teltec Solutions, Vilson Martins Filho.

Na primeira etapa com o TISA 3.0, por meio de oficinas presenciais realizadas no mês de junho, os docentes foram capacitados em dinâmicas voltadas à produção de videoaulas, avaliações no ambiente virtual de aprendizagem e mediação ao vivo. As atividades orientaram os professores a planejar, modelar e criar estratégias de ensino a partir de diferentes tecnologias e repositórios educacionais. De acordo com o coordenador executivo, o TISA Educação 3.0 combina Ensino Híbrido e Pedagogias Ativas, de maneira aplicada. “Esse contato é fundamental para conhecermos o cenário real de uso do professor, suas necessidades, dificuldades e principalmente anseios”, conta.

Novas possibilidades
O curso TISA Educação 3.0 é composto por 32 horas de atividades presenciais e 8 horas de atividades online. Nas atividades presenciais, as dinâmicas ocorrem quatro dias por semana, 8 horas por dia, sendo que cada dia trabalha um recorte específico de aprendizagem. Todas as atividades presenciais são focadas no plano de ensino do professor, e contam com trabalhos colaborativos aplicados. Com a capacitação, os docentes terão condições de criar novas possibilidades organizacionais para a instituição de ensino. O curso leva em consideração o contextual atual do profissional em sala de aula, assim como o ementário que domina.

“A UNESCO coloca a criatividade como uma das competências essenciais a toda atividade docente, por isso, o Design Thinking é um dos motores das oficinas presenciais do curso”, explica Martins Filho. A capacitação junto aos professores da Eniac seguem até setembro, a distância, por meio da plataforma online do TISA. Após esta data, a Eniac e a Teltec Solutions pretendem divulgar as melhores práticas e os casos de sucesso entre os professores, em um festival de inovação.

 

Acessse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br